BR112016013722B1 - Recipientes pequenos - Google Patents

Recipientes pequenos Download PDF

Info

Publication number
BR112016013722B1
BR112016013722B1 BR112016013722-1A BR112016013722A BR112016013722B1 BR 112016013722 B1 BR112016013722 B1 BR 112016013722B1 BR 112016013722 A BR112016013722 A BR 112016013722A BR 112016013722 B1 BR112016013722 B1 BR 112016013722B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
chamber
chambers
volume
containers
containers according
Prior art date
Application number
BR112016013722-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Sabrina Stiegler
Heinrich Gers-Barlag
Günter Wissmann
Original Assignee
Beiersdorf Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Beiersdorf Ag filed Critical Beiersdorf Ag
Publication of BR112016013722B1 publication Critical patent/BR112016013722B1/pt

Links

Images

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65DCONTAINERS FOR STORAGE OR TRANSPORT OF ARTICLES OR MATERIALS, e.g. BAGS, BARRELS, BOTTLES, BOXES, CANS, CARTONS, CRATES, DRUMS, JARS, TANKS, HOPPERS, FORWARDING CONTAINERS; ACCESSORIES, CLOSURES, OR FITTINGS THEREFOR; PACKAGING ELEMENTS; PACKAGES
    • B65D83/00Containers or packages with special means for dispensing contents
    • B65D83/0055Containers or packages provided with a flexible bag or a deformable membrane or diaphragm for expelling the contents
    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01FMEASURING VOLUME, VOLUME FLOW, MASS FLOW OR LIQUID LEVEL; METERING BY VOLUME
    • G01F11/00Apparatus requiring external operation adapted at each repeated and identical operation to measure and separate a predetermined volume of fluid or fluent solid material from a supply or container, without regard to weight, and to deliver it
    • G01F11/02Apparatus requiring external operation adapted at each repeated and identical operation to measure and separate a predetermined volume of fluid or fluent solid material from a supply or container, without regard to weight, and to deliver it with measuring chambers which expand or contract during measurement
    • G01F11/08Apparatus requiring external operation adapted at each repeated and identical operation to measure and separate a predetermined volume of fluid or fluent solid material from a supply or container, without regard to weight, and to deliver it with measuring chambers which expand or contract during measurement of the diaphragm or bellows type
    • G01F11/088Apparatus requiring external operation adapted at each repeated and identical operation to measure and separate a predetermined volume of fluid or fluent solid material from a supply or container, without regard to weight, and to deliver it with measuring chambers which expand or contract during measurement of the diaphragm or bellows type using a deformable conduit-like element

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Fluid Mechanics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Packages (AREA)
  • Bag Frames (AREA)

Abstract

recipientes pequenos; e método para a dosagem de meios líquidos sob a utilização de um recipiente pequeno. o objetivo da invenção é um meio de embalagem particularmente leve para preparações líquidas, que compreendem duas câmaras, caracterizado pelo fato de que há uma conexão entre as câmaras.

Description

[001] O objetivo da invenção é um meio de embalagem particularmente leve para preparações líquidas, que compreendem duas câmaras, caracterizado pelo fato de que há uma conexão entre as câmaras.
[002] Há muitos meios de embalagem para preparações líquidas. De garrafas a ampolas de vidro, metal ou material plástico, até pequenos recipientes de materiais folheados para volumes menores.
[003] Recipientes pequenos, como blister, sachês ou sacolas, são produzidas a partir da soldagem ou colagem um no outro de folhas flexíveis de metal ou material plástico de tal modo que apenas as bordas das folhas sejam unidas entre si por vedação líquida e permaneça, ao centro, uma cavidade que possa ser preenchida. O modelo de aplicação alemão 8900366 revela, por exemplo, uma sacola com uma abertura de saída especialmente projetada.
[004] A cavidade, de forma correspondente, pode ser preenchida mecanicamente. Como, por exemplo, revelado na especificação de patente alemã 1461911.
[005] A extração do conteúdo pode ocorrer de diversas formas, por exemplo, o recipiente pequeno pode ser serrado e o conteúdo pode, então, ser pressionado ou derramado para fora.
[006] Sachês ou sacolas representam um tipo de bolsa ou sacola e são utilizadas, por exemplo, como embalagem fracionada para Ketchup. Em sachês, ambas as folhas são produzidas a partir de material muito flexível de tal modo que se forma, em estado preenchido, uma espécie de corpo ‘tipo almofada’.
[007] Os blisters, pelo contrário, apresentam geralmente uma parte de folha rígida com uma cavidade profunda que foi fechada pela selagem de uma segunda folha. Blisters apresentam uma forma mais estável do que sachês.
[008] Há também sachês, blisters ou sacolas, que apresentam uma abertura de saída que pode ser fechada ou costurada por solda na parede (denominada Spout = termo em inglês para bocal de descarga ou boca).
[009] A desvantagem desses recipientes muito pequenos é que os mesmos podem ser utilizados, mais ou menos apenas para uma única utilização, ou seja, a prontidão da quantidade necessária da preparação para uma utilização. Uma dose do conteúdo para várias aplicações (porções) é muito difícil com um tal recipiente pequeno que apresenta apenas uma câmara, visto que a preparação precisa ser pressionada a partir da junção de folhas muito instável. Conforme for a viscosidade da preparação ou quão cheio o recipiente pequeno estiver, é necessária mais ou menos pressão sobre a parede flexível do reservatório do recipiente pequenos a fim de se expelir uma determinada quantidade de um meio. Na maioria das vezes ocorre, nesse caso, uma dose excessiva, o que, de fato, alegra o fabricante do produto, mas que necessita ao usuário remover a quantidade excessiva do produto.
[010] Também há sachês ou blisters que apresentam várias câmaras, sendo que pelo menos uma câmara é preenchida com um componente de preparação e esse pode ser transportado por transição em outra câmara que pode conter um outro componente de preparação ou um outro material absorvente. Posteriormente, a mistura resultante pode ser retirada ou o material pode ser removido, embebido, de forma absorvente. Para esse fim, os recipientes pequenos são muito adequados devido ao conteúdo definido (do volume), o que é utilizado, por exemplo, em produtos adesivos ou de limpeza (documento de patente DE 8235226).
[011] Não foi previsível ao versado na técnica, que recipientes pequenos com pelo menos duas câmaras não completamente uma oposta a outra de duas folhas colocadas uma sobre a outra, que se unem costuradas, preferencialmente, soldadas entre si, em suas extremidades e nas áreas limitadas às câmaras, que apresentam pelo menos uma primeira e uma segunda câmara, caracterizada pelo fato de que a primeira câmara apresenta um volume maior do que a segunda e que a primeira e segunda câmeras na área das costuras, que separam a primeira e a segunda câmaras, apresentam uma posição de passagem de modo que seja possível uma transição do meio armazenado na primeira câmara para a segunda câmara e que a segunda câmara apresente uma abertura de saída, que permita uma saída do meio que se encontra na segunda câmara e evite uma ampla transição do meio que se encontra na segunda câmara para a primeira câmara, que possa solucionar os problemas do estado da técnica.
[012] Os recipientes pequenos, de acordo com a invenção, são especialmente adequados para fins de embalagens de meios líquidos ou viscosos. Muito particularmente adequados são os recipientes pequenos de acordo com a invenção para preparações cosméticas, como cremes, xampus e sabonetes líquidos.
[013] Recipientes pequenos, de acordo com a invenção, se adequam de forma destacada para o armazenamento de quantidades de preparação que correspondem a um múltiplo de quantidades de aplicação convencionais. Pela dose da quantidade a ser retirada pelo volume limitado da segunda câmara, de forma correspondente, apenas um volume pequeno é expelido.
[014] A proporção do volume da primeira câmara para o volume da segunda câmara é estabelecida, de acordo com a invenção, na faixa de 2: 1 a 50: 1, em particular para produtos que podem ser levados em viagens, demonstrou-se vantajosa a proporção de volume de 4: 1 a 10: 1.
[015] A saída ocorre conforme as seguintes etapas: - Em uma primeira etapa, através de pressão sobre a primeira câmara, é transportado meio armazenado na segunda câmara suficiente até que essa seja preenchida. - Em uma segunda etapa, através de pressão sobre a segunda câmara, o meio que se encontra na segunda câmara é expelido pela abertura de saída. É impedido um refluxo na primeira câmara através de um sistema de válvula.
[016] Os recipientes pequeno pode, por exemplo, ser produzido a partir de apenas duas tiras de um material soldável termoplástico. Uma tal construção é muito ecológica visto que menos material precisa ser utilizado em comparação a garrafas.
[017] No sentido da invenção, o recipiente pequeno deve ser reforçado por outras camadas de folhas. Em particular, é vantajoso se as áreas de borda forem reforçadas por tiras de folha adicionais distribuídas a fim de conferir a estabilidade necessária para a embalagem e o manuseio.
[018] Visto que a posição de passagem, que une a primeira câmara com a segunda câmara, em comparação com a abertura de saída, apresenta um corte transversal aberto muito menor, o meio vaza pela compressão da segunda câmara quase somente pela abertura de saída, pois essa apresenta uma menor resistência ao fluxo.
[019] Esse efeito é aprimorado quanto maior for o corte transversal da abertura de saída em relação ao corte transversal da posição de passagem.
[020] De acordo com a invenção, também é possível prever a posição de passagem com uma válvula a qual impede o refluxo da segunda na primeira câmara. O conjunto com uma válvula pode, em particular, ser vantajoso em meios de viscosidade muito baixa ou muito elevada. Em meios, por exemplos, pouco consistentes, pode ocorrer um refluxo por uma atuação da força da gravidade, pois a segunda câmara é mantida sobre a primeira. Em meios de viscosidade elevada, pelo contrário, também uma abertura de saída muito grande em proporção à abertura de passagem, não representa uma resistência irrelevante, de modo que uma pressão de saída ‘mais elevada’ seja necessária e, com isso, também parte do meio seja recuperado pela abertura de passagem, na primeira câmara.
[021] Válvulas que conseguem evitar esse refluxo de forma bem-sucedida, podem ser projetadas de modo relativamente simples pelo uso de elastômeros, como por exemplo, borracha de silicone, que pela pressurização, ocorre uma expansão na direção do fluxo que permite, então, uma passagem. Caso, pelo contrário, uma pressão seja exercida no sentido do bloqueio, ocorre uma deformação condicionada a elasticidade de modo que a abertura seja “pressionada por tração”. Válvulas desse princípio são conhecidas, por exemplo, como válvula em estrela (documento DE 1965006 Al).
[022] De acordo com a invenção, a válvula consiste de material termoplástico, de modo que a mesma possa ser integrada (soldada) no cordão de solda entre as câmaras.
[023] Pela produção de recipientes pequenos de acordo com a invenção é possível produzir uma pluralidade de tais recipientes pequenos de uma só vez. As cadeias de sacolas resultantes, nesse caso, podem ser enroladas e posteriormente, antes da utilização, podem ser separadas uma da outra por cortes ou linhas de picote ou perfurações. O preenchimento do recipiente pequeno pode ocorrer imediatamente no curso da produção ou em um momento posterior.
[024] Um preenchimento subsequente do recipiente pequeno acabado pode, então, em particular, ser difícil se, para o preenchimento, somente a abertura de saída posterior ainda estiver disponível, pois, então, a inserção do enchimento na primeira câmara através da abertura de passagem é inibido ou enfraquecido. Pode ser vantajoso não executar integralmente a costura da borda da primeira câmara, de modo que, através da abertura remanescente, por meio de uma a primeira câmara possa ser preenchida e após o preenchimento da primeira câmara, completar a costura de borda de modo que a primeira câmara seja fechada, vedada contra o ambiente externo.
[025] Com base nos desenhos esquemáticos de três exemplos de modalidade de um recipiente pequenos de acordo com a invenção, a invenção é esclarecida em mais detalhes, a seguir.
[026] A Figura 1 mostra um recipiente pequeno em vista superior. A primeira câmara 1 apresenta, em comparação com a câmara 2, superfície e volume múltiplos. A primeira câmara 1 e a segunda câmara 2 não são completamente separadas uma da outra, de modo que se forme uma posição de passagem 3. A segunda câmara 2 suporta uma abertura de saída 4 na área da borda.
[027] A Figura 2 mostra o recipiente pequeno descrito na Figura 1 ao longo do eixo de corte A-A'. A primeira câmara 1 é unida com a segunda câmara 2 pela posição de passagem 3. As paredes das câmaras, que formam a superfície externa do recipiente pequenos, são formadas pelas folhas 5 e 6. As folhas 5 e 6 são soldadas entre si e envolvem também a abertura de saída 4, que é fechada com uma aba de fecho 7.
[028] A Figura 3 mostra uma forma de modalidade de acordo com a invenção, na qual a uma folha 8, que forma o lado inferior, é formada a partir de um material de tira plana, de modo que se formem as câmaras apenas na folha 9, que formam o lado superior. A posição de passagem 3 é prevista com uma válvula 10. A abertura de saída 4 é prevista com uma tampa rosqueada 7.
[029] A Figura 4 mostra uma forma de modalidade na qual as folhas 5 e 6 na área da posição de soldagem são reforçadas por uma outra folha 12. A abertura de saída 4 é prevista com um fecho Flip-Top 11. Lista de referências numéricas 1 primeira câmara 2 segunda câmara 3 posição de passagem 4 abertura de saída 5 folha que forma o lado inferior 6 folha que forma o lado superior 7 aba de fecho 8 folha que forma o lado inferior 9 folha que forma o lado superior 10 válvula 11 fecho Flip -Top

Claims (8)

1. RECIPIENTES PEQUENOS com pelo menos duas câmaras (1, 2) não completamente isoladas uma a outra a partir de duas folhas (5, 6, 8, 9) colocadas uma sobre a outra, que são conectadas uma a outra em suas extremidades e nas áreas limitadas às câmaras (1, 2) por costuras, que apresentam pelo menos uma primeira e uma segunda câmara (1, 2), em que a primeira câmara (1) apresenta uma multiplicidade em volume do que a segunda câmara (2), e em que a segunda câmara (2) possui uma abertura de saída (4) que permite o meio, na câmara (2), ser dispensado, caracterizados pela primeira e segunda câmaras (1, 2) apresentarem uma posição de passagem (3) na área das costuras, que separam a primeira e a segunda câmaras (1, 2), , de modo que seja possível uma transição do meio armazenado na primeira câmara (1) para a segunda câmara (2), em que a posição de passagem (3) que une a primeira câmara com a segunda câmara (2) possui uma seção transversal aberta menor do que a abertura de passagem (4).
2. RECIPIENTES, de acordo com a reivindicação 1, caracterizados pela costura ser soldada.
3. RECIPIENTES, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizados pela proporção do volume da primeira câmara (1) em relação ao volume da segunda câmara (2), se encontrar na faixa de 2:1 a 50:1.
4. RECIPIENTES, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizados pela proporção do volume da primeira câmara (1) em relação ao volume da segunda câmara (2) se encontrar na faixa de 4:1 a 10:1.
5. RECIPIENTES, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizados pelo ponto de passagem (3) apresentar uma válvula (10), o que impede o refluxo da segunda câmara (2) para a primeira câmara (1).
6. RECIPIENTES, de acordo com a reivindicação 5, caracterizados pela válvula (10) ser uma em estrela.
7. RECIPIENTES, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizados pela folha (8), que forma o lado inferior ser formada de um material plano mais rígido do que da folha (9) que forma o lado superior, de forma que as câmaras apenas se formem na folha (9).
8. RECIPIENTES, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizados pelas áreas de borda das folhas (5, 6, 8, 9) serem reforçadas por folhas mais rígidas aplicadas adicionalmente.
BR112016013722-1A 2013-12-19 2014-12-04 Recipientes pequenos BR112016013722B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102013226706.1A DE102013226706A1 (de) 2013-12-19 2013-12-19 Leichtverpackung mit Dosierkammer
DE102013226706.1 2013-12-19
PCT/EP2014/076514 WO2015090990A2 (de) 2013-12-19 2014-12-04 Leichtverpackung mit dosierkammer

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR112016013722B1 true BR112016013722B1 (pt) 2021-07-20

Family

ID=52003794

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112016013722-1A BR112016013722B1 (pt) 2013-12-19 2014-12-04 Recipientes pequenos

Country Status (3)

Country Link
BR (1) BR112016013722B1 (pt)
DE (1) DE102013226706A1 (pt)
WO (1) WO2015090990A2 (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US10485227B2 (en) * 2016-01-11 2019-11-26 Woodstream Corporation Liquid ant bait pack with tear-away tab
DE102017223676A1 (de) * 2017-12-22 2019-06-27 Beiersdorf Ag Leichtverpackung

Family Cites Families (23)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE1461911A1 (de) 1965-02-13 1969-02-13 Wilhelm Heisig Verfahren und Vorrichtung zur Herstellung von mit verschiedenen Medien gefuellten Formkoerpern aus thermoplastischen Kunststoff-Folien
US3607539A (en) 1969-01-03 1971-09-21 Ifoeverken Ab Methods of manufacturing facing panels
DE8235226U1 (de) 1982-12-15 1983-02-10 Unionpack Industrielle Lohnverpackungs GmbH & Co, 6000 Frankfurt Folienbeutel mit mindestens einem Wischelement
US4890744A (en) * 1988-10-28 1990-01-02 W. A. Lane, Inc. Easy open product pouch
DE8900366U1 (de) 1989-01-13 1989-08-03 Indag Gesellschaft für Industriebedarf mbH, 69214 Eppelheim Folienbeutel
US4952068A (en) * 1989-03-21 1990-08-28 Flint Theodore R Static mixing device and container
US5215221A (en) * 1992-05-07 1993-06-01 The Procter & Gamble Company Disposable unit dose dispenser for powdered medicants
CA2155435A1 (en) * 1993-02-10 1994-08-18 Daniel Joseph O'reilly A bag for dispensing fluid material
FR2750678B1 (fr) * 1996-07-05 1998-10-30 Valois Dispositif de distribution biphasique d'une dose unique
JPH11227843A (ja) * 1998-02-13 1999-08-24 Shiseido Co Ltd アルミパウチ混合容器
GB9817575D0 (en) * 1998-08-12 1998-10-07 Cambridge Consultants Pack
JP4335334B2 (ja) * 1998-10-07 2009-09-30 株式会社細川洋行 薬剤混合輸液容器
DE19962436B4 (de) * 1999-12-22 2005-05-25 3M Espe Ag Verfahren zum Ausbringen einer fließfähigen Substanz aus einer Verpackung
AU2001286061A1 (en) * 2000-09-11 2002-03-26 Adrian James Gaunt Applicator
DE10056212B4 (de) * 2000-11-13 2005-08-18 3M Espe Ag Vorrichtung zum Lagern und Ausbringen von fließfähigen Zusammensetzungen, Verfahren zur Herstellung und Verwendung der Vorrichtung
DE20208450U1 (de) * 2002-05-31 2003-12-04 Pari GmbH Spezialisten für effektive Inhalation Ausgabe- und Dosiervorrichtung
FR2846305B1 (fr) * 2002-10-24 2006-02-10 Valois Sas Distributeur de produit fluide.
EP1526092A1 (en) * 2003-10-24 2005-04-27 3M Espe AG Device for storing and dispensing a flowable substance
DE202005001203U1 (de) * 2005-01-26 2006-06-14 Sulzer Chemtech Ag Mehrkomponentenfolienbehälter
DE202005004135U1 (de) * 2005-03-11 2005-05-19 Klocke Verpackungs-Service Gmbh Mehrkomponentenverpackung mit Applikator
US8328017B2 (en) * 2006-04-11 2012-12-11 Poppack, Llc User inflated breachable container, and method
US20100047403A1 (en) * 2006-10-30 2010-02-25 Elizabeth Johnson Pouch container for food product
EP2591748A1 (en) * 2011-11-11 2013-05-15 3M Innovative Properties Company Device for dispensing a dental material and method of dispensing

Also Published As

Publication number Publication date
WO2015090990A3 (de) 2015-07-30
WO2015090990A2 (de) 2015-06-25
DE102013226706A1 (de) 2015-06-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
EP2935039B1 (en) Squeezable dispensing package and method of making the same
JP6927957B2 (ja) パッケージバルブ閉塞システム及び方法
JP6550047B2 (ja) 医療用液体用のアンプル及びアンプルを製造する方法
BRPI0408985B1 (pt) Recipiente flexível para conter um líquido
JP2008543683A (ja) 流動性物質を格納及び投与するための多室形ブリスターパッケージ
JP5148510B2 (ja) 注ぎ口付き包装袋
ITMO20080206A1 (it) "contenitore per prodotti fluidi, particolarmente farmaceutici, cosmetici, alimentari o simili
BRPI0822035B1 (pt) Recipiente com válvula coesiva e bolha de fechamento
US11286096B2 (en) Opening mechanism for plastic vial
BR112016013722B1 (pt) Recipientes pequenos
JP2020517534A (ja) 液体を計量吐出する輪郭弁
BR112013022055B1 (pt) método para fabricar um recipiente de câmara dupla
AU2011252214B2 (en) Handling
US10822136B2 (en) Dual dispenser
ITPR20090058A1 (it) Busta per conservare almeno una sostanza, sacchetto per imballaggio comprendente detta busta e metodi di fabbricazione di questi
JP5380475B2 (ja) 密封容器
JP5712270B2 (ja) 液体流出防止機能付バッグ
BR112016017182B1 (pt) Dispositivo de dispensação de dois canais destinado a fechar um frasco
JP5022988B2 (ja) 袋容器
EP3116465A1 (en) Container for fluid products, particularly pharmaceuticals, cosmetics, medical products or the like
JP6869084B2 (ja) 複室容器
JP6878026B2 (ja) 包装袋
JP2024079072A (ja) 加圧注出用パウチ
JP6620451B2 (ja) 自立性フィルム容器
JP6046382B2 (ja) 液状物包装体の製造方法

Legal Events

Date Code Title Description
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 04/12/2014, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 8A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2699 DE 27-09-2022 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.