BR112016006837B1 - Dispositivo de esfolamento para remover pele de uma carcaça de animal ou de partes de carcaça, método de esfolamento de uma carcaça ou parte de carcaça de animal e sistema para processar carcaça de animal ou partes de carcaça - Google Patents

Dispositivo de esfolamento para remover pele de uma carcaça de animal ou de partes de carcaça, método de esfolamento de uma carcaça ou parte de carcaça de animal e sistema para processar carcaça de animal ou partes de carcaça Download PDF

Info

Publication number
BR112016006837B1
BR112016006837B1 BR112016006837-8A BR112016006837A BR112016006837B1 BR 112016006837 B1 BR112016006837 B1 BR 112016006837B1 BR 112016006837 A BR112016006837 A BR 112016006837A BR 112016006837 B1 BR112016006837 B1 BR 112016006837B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
carcass
animal
angular position
housing
skin
Prior art date
Application number
BR112016006837-8A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112016006837A2 (pt
Inventor
Cornelis Joannes Janssen
Franciscus Theodorus Henricus Johannes Van Der Steen
Original Assignee
Marel Meat Processing B.V.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Marel Meat Processing B.V. filed Critical Marel Meat Processing B.V.
Publication of BR112016006837A2 publication Critical patent/BR112016006837A2/pt
Publication of BR112016006837B1 publication Critical patent/BR112016006837B1/pt

Links

Images

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A22BUTCHERING; MEAT TREATMENT; PROCESSING POULTRY OR FISH
    • A22BSLAUGHTERING
    • A22B5/00Accessories for use during or after slaughtering
    • A22B5/16Skinning instruments or knives
    • A22B5/166Drum skinners
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A22BUTCHERING; MEAT TREATMENT; PROCESSING POULTRY OR FISH
    • A22BSLAUGHTERING
    • A22B5/00Accessories for use during or after slaughtering
    • A22B5/16Skinning instruments or knives
    • A22B5/161Methods or means for pulling the hide from carcasses
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A22BUTCHERING; MEAT TREATMENT; PROCESSING POULTRY OR FISH
    • A22CPROCESSING MEAT, POULTRY, OR FISH
    • A22C17/00Other devices for processing meat or bones
    • A22C17/12Apparatus for cutting-off rind

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Processing Of Meat And Fish (AREA)
  • Confectionery (AREA)
  • Meat, Egg Or Seafood Products (AREA)

Abstract

dispositivo de esfolamento para remover pele de uma parte de carcaça de animal quando transferida por um meio de transferência. dispositivo de esfolamento inclui uma armação, um alojamento montado, de modo giratório, na armação, com uso de um mecanismo de rotação, um cilindro dentado acionado por motor montado no alojamento, uma estrutura de sustentação montada no alojamento que reveste uma porção do cilindro dentado, uma lâmina de corte posicionada adjacente à estrutura de sustentação, entre a estrutura de sustentação e o cilindro dentado, e uma estrutura de detecção para detectar partes de carcaça. o mecanismo de rotação é conectado ao alojamento e executa, em resposta a uma reação da estrutura de detecção, um movimento giratório ao redor de um eixo geométrico longitudinal do cilindro dentado de uma primeira posição angular até uma segunda posição angular. a primeira posição angular é uma posição de partida. o cilindro dentado engata a pele de uma carcaça ou parte de carcaça que chega e puxa a pele em direção à lâmina de corte, em que a posição angular é ajustada para que esteja na primeira posição angular, em direção à segunda posição angular, de modo que a carcaça ou parte de carcaça de animal seja movida através do dispositivo de esfolamento, enquanto a pele está sendo puxada ao longo do arco entre a estrutura de sustentação e o cilindro dentado, causando a remoção simultânea da pele, a partir da carcaça ou parte de carcaça de animal, após o alcance da segunda posição angular.

Description

CAMPO DA INVENÇÃO:
[001] A presente invenção refere-se a um dispositivo de esfola- mento para remover pele de uma carcaça de animal quando transferida por um meio de transferência, e a um método de remoção de pele de uma carcaça de animal com uso de tal dispositivo de esfolamento.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
[002] O dispositivo de esfolamento para remover pele de uma carcaça de animal, em particular, porco, é um dos desafios dentro do campo de processamento de carne.
[003] Um desenvolvimento considerável foi feito nas últimas dé cadas dentro desse campo, em que esfoladores portáteis, tal como o esfolador revelado no documento n° US 4.631.780, foram desenvolvidos, bem como os esfoladores estacionários conforme revelado no documento n° US 3.504.721 e n° US 3.703.199.
[004] Esses esfoladores estacionários, entretanto, exigem um trabalho manual para mover a carcaça de animal/parte de carcaça sobre o dispositivo de esfolamento enquanto a pele está sendo removida do mesmo. Além disso, o fato de que a superfície da carcaça de ani- mal/parte de carcaça pode ser muito irregular limita a produção devido ao fato de que o operador precisa mover a carcaça de animal/parte de carcaça várias vezes através do esfolador estacionário. Além disso, alguma gordura é removida simultaneamente com a remoção de pele, o que afeta o rendimento do processamento devido ao fato de que a gordura tem tipicamente mais valor do que a pele. Ademais, os esfola- dores estacionários mencionados acima exigem que o trabalho manual esteja presente em todos os momentos.
[005] O inventor da presente invenção observou que há, assim, uma necessidade de um dispositivo de esfolamento aprimorado, sendo que as modalidades preferenciais dos mesmos fornecem produção e rendimento mais altos, e desenvolveu, em consequência, a presente invenção.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
[006] É um objetivo das modalidades da invenção fornecer um dispositivo de esfolamento aprimorado que não exija mais interferência manual ou pelo menos que reduza a necessidade de trabalho manual. É, adicionalmente, um objetivo das modalidades da invenção fornecer um dispositivo de esfolamento, o qual tenha capacidade para remover pele de uma carcaça de animal com uma quantidade mínima de gordura. Em geral, a invenção preferencialmente busca mitigar, aliviar ou eliminar uma ou mais dentre as desvantagens mencionadas acima da técnica anterior individualmente ou em qualquer combinação. Em particular, pode ser visto como um objetivo das modalidades da presente invenção fornecer um dispositivo de esfolamento que solucione os problemas mencionados acima, ou outros problemas.
[007] Para direcionar melhor uma ou mais dentre essas preocu pações, em um primeiro aspecto da invenção, um dispositivo de esfo- lamento é fornecido a fim de remover pele de uma carcaça de animal ou partes de carcaça quando transferida por um meio de transferência, sendo que a carcaça ou cada parte de carcaça é preferencialmente movida através do dispositivo de esfolamento de modo que a mesma repouse, opcionalmente, pelo menos de modo parcial, no mesmo enquanto é transferida, sendo que o dispositivo compreende: • uma armação, • um alojamento montado, de modo giratório, na armação, com uso de um mecanismo de rotação, • um cilindro dentado acionado por motor continuamente giratório ao redor de um eixo geométrico de rotação, • uma estrutura de sustentação montada no alojamento que reveste pelo menos uma porção do cilindro dentado, • uma lâmina de corte posicionada entre a estrutura de sus-tentação e o cilindro dentado, em uma posição fixa em relação à estrutura de sustentação, e • uma estrutura de detecção para detectar partes de carcaça ou carcaça de animal que chegam,
[008] em que o mecanismo de rotação é operavelmente conecta do ao alojamento e adaptado para executar, em resposta a uma reação da estrutura de detecção, um movimento do alojamento que inclui um movimento giratório ao redor de um eixo geométrico longitudinal do cilindro dentado de uma primeira posição angular até uma segunda posição angular, sendo que a primeira posição angular é uma posição de partida em que o cilindro dentado, durante a operação do dispositivo, engata a pele de uma carcaça ou parte de carcaça de animal que chega e puxa a pele em direção à lâmina de corte quando o cilindro dentado é continuamente girado ao redor de seu eixo geométrico de rotação, em que o alojamento é movido subsequentemente a partir da primeira posição angular em direção à segunda posição angular de modo que a carcaça ou parte de carcaça de animal seja movida através do dispositivo de esfolamento enquanto a pele está sendo puxada entre a estrutura de sustentação e o cilindro dentado, causando a remoção simultânea da pele, a partir da carcaça ou parte de carcaça de animal, após o alcance da segunda posição angular.
[009] Consequentemente, um dispositivo de esfolamento é forne cido, o qual pode operar de uma maneira totalmente automatizada, isto é, sem interação de trabalho manual, em que a produção do pro- cessamento de remoção de pele é grandemente elevada.
[0010] Devido ao movimento do alojamento, a partir da primeira posição angular, em direção à segunda posição angular, em que a carcaça ou parte de carcaça de animal é movida através do dispositivo de esfolamento, ou é movida através da lâmina de corte e da estrutura de sustentação do dispositivo de esfolamento, é garantido que uma quantidade mínima de gordura será deixada na pele após remover a mesma da carcaça ou parte de carcaça de animal, o que torna o processamento mais rentável, considerando o fato de que o preço da gorduraé tipicamente mais alto do que o preço de pele.
[0011] De modo mais importante, devido ao fato de que o disposi tivo de esfolamento gira à medida que a carcaça ou parte de carcaça de animal é transferida ou laminada através do mesmo, isto é, gira para fora, a partir da primeira posição angular, em direção à segunda posição angular, no sentido horário (visto de uma vista lateral em que a direção de transferência é da esquerda para a direita), é garantido que a pele inteira, que está em contato físico com o dispositivo de esfola- mento, enquanto a carcaça ou parte de carcaça de animal é movida através do dispositivo de esfolamento, será removida.
[0012] A carcaça ou parte de carcaça de animal pode ser, confor me um exemplo, porém, sem limitação, porcos abatidos, notavelmente partes de coxa, pernis e partes de lombo de porcos.
[0013] O cilindro dentado também pode ser montado no alojamen to, tal como de maneira giratória, de modo que, ao mudar a posição angular, da primeira posição angular para a segunda posição angular, ou vice-versa, a posição angular do cilindro dentado acionado por motor também esteja sendo mudada (além do movimento giratório do cilindro dentado).
[0014] Além disso, em uma modalidade da invenção reivindicada, a posição angular apenas da estrutura de sustentação e da lâmina de corte, da primeira posição angular até a segunda posição angular, ou vice-versa, pode ser mudada em relação ao cilindro dentado acionado por motor, de modo que a estrutura de sustentação e a lâmina de corte se movam em relação ao arco do cilindro dentado e ao longo do mesmo.
[0015] A lâmina de corte pode, em uma modalidade, ser montada no alojamento ou ser montada na estrutura de sustentação.
[0016] O termo "reação"pode significar uma reação física que ati va o movimento mencionado acima do alojamento, por exemplo, as partes de carcaça ou carcaça de animal que chegam, pelo exercício de uma força gravitacional em um braço de alavanca, um cabo e similares, que é acoplado ao mecanismo de rotação. O termo "reação" também pode significar um sinal, por exemplo, um sinal elétrico ou sem fio, que ativa aquele movimento mencionado acima do alojamento, em que o mecanismo de rotação pode compreender um meio que chega, por exemplo, uma unidade receptora, para receber o sinal e, com base no mesmo, executar aquele movimento do alojamento.
[0017] Em uma modalidade, o mecanismo de rotação é adaptado adicionalmente para, em resposta a um comando de controle, executar um movimento do alojamento para uma terceira posição de desvio angular, antes de se engatar a uma carcaça ou parte de carcaça de animal que chega, sendo que a terceira posição de desvio angular é uma posição em que uma borda de corte da lâmina de corte não se engata à carcaça ou parte de carcaça de animal que chega. Isso é de particular importância, em que uma dentre várias etapas de processamento deve ser omitida ou desviada, isto é, em que nenhum processamento deve ocorrer, mas isso pode ser baseado em uma pré-solicitação, em que, por exemplo, partes de carcaça ou carcaça que chegam devem ser processadas diferentemente, com base nas solicitações dos clientes.
[0018] Uma carcaça ou parte de carcaça que chega pode ter da dos de processamento associados que indiquem como processar a mesma, mas isso poderia incluir que essa carcaça ou parte de carcaça particular não deve ser esfolada. Em tais ocorrências, uma unidade de controle que, por exemplo, controla o esfolador, pode receber um comando de controle que indique que essa carcaça ou parte de carcaça que chega não deve ser esfolada. Essa terceira posição de desvio angular pode ser alcançada girando-se o esfolador no sentido horário (visto a partir de uma vista lateral em que a direção de transferência é da esquerda para a direita) em que uma carcaça ou parte de carcaça que chega não entra em contato com a lâmina de corte. A carcaça ou partes de carcaça podem ser encontradas ou rastreadas em todos os momentos, o que significa que a posição da carcaça ou partes de carcaça é conhecida em todos os momentos. Assim, quando, por exemplo, uma parte de carcaça particular não dever ser esfolada com base nos dados associados a essa parte de carcaça particular, os dados relacionados de posição podem ativar essa rotação do esfolador a fim de se mover para a terceira posição angular.
[0019] Em uma modalidade, a estrutura de detecção compreende um braço de alavanca adaptado para, ao entrar em contato com uma carcaça ou parte de carcaça de animal que chega, ativar o mecanismo de rotação a fim de mover o alojamento de uma segunda posição angular de volta para uma primeira posição de partida angular. Assim, uma solução mecânica simples é fornecida para ativar os movimentos angulares do dispositivo esfolador. Outras soluções são obviamente possíveis também a fim de ativar esses movimentos angulares do es- folador, por exemplo, o cruzamento de um feixe de laser pode ativar esse movimento, ou outros tipos de meios de detecção podem ser utilizados para ativar tal movimento angular.
[0020] Em uma modalidade, a estrutura de sustentação se esten- de ao longo do cilindro dentado acionado por motor e em proximidade ao mesmo, e compreende uma extremidade estreita alongada posicionada adjacente ao cilindro dentado que aponta para o lado oposto à direção giratória do cilindro dentado, e em que a lâmina de corte é montada na estrutura de sustentação, de modo que a mesma se projete para fora, da extremidade estreita alongada, em uma direção de modo substancialmente tangencial a uma circunferência do cilindro dentado.
[0021] Em uma modalidade, a estrutura de sustentação compre ende uma sapata que tem um formato de arco, que segue essencialmente o formato do cilindro dentado acionado por motor, e um prendedor montado na sapata, em que pelo menos um dentre a sapata e o prendedor compreende um sulco e em que uma porção da lâmina de corte é posicionada ou presa no sulco entre o prendedor e a sapata. Assim, uma solução simples é fornecida, a fim de montar a lâmina de corte em uma posição fixa em relação à estrutura de sustentação. Além disso, a(s) lâmina(s) de corte pode(m) ser facilmente substituí- da(s) simplesmente pela desafixação do prendedor da sapata.
[0022] Em uma modalidade, o mecanismo de rotação compreende um eixo geométrico de rotação operavelmente conectado a um eixo geométrico de rotação do cilindro dentado acionado por motor ou que é uma parte integral do eixo geométrico do cilindro dentado acionado por motor, um sistema hidráulico ou pneumático que compreende um pistão que é montado, de modo deslizável, em um alojamento a fim de fornecer um movimento para frente e para trás do pistão, e um membro de conexão que conecta o pistão ao eixo geométrico de rotação, de modo que o movimento para frente e para trás do pistão passe a ser transferido para um movimento giratório do alojamento. Assim, uma solução simples é fornecida para realizar o movimento menciona-do acima do alojamento.
[0023] Em uma modalidade, o cilindro dentado acionado por motor compreende uma pluralidade de rodas dentadas dispostas em uma disposição axialmente afastada, com uma distância mútua entre as rodas dentadas adjacentes, a fim de definir um espaço entre as mesmas, em que as rodas dentadas têm dentes circunferencialmente dispostos que se projetam para fora das mesmas, de modo a facilitar a tração da pele, a partir da carcaça ou parte de carcaça de animal, em direção à lâmina de corte.
[0024] Em uma modalidade, o dispositivo de esfolamento compre ende adicionalmente uma pluralidade de extratores dispostos no espaço entre as rodas dentadas e que, pelo menos parcialmente, circundam, de modo circunferencial, o espaço entre as rodas dentadas adjacentes, sendo que cada um dentre a pluralidade de extratores compreende uma parte de cauda que aponta, de modo distal, para longe do cilindro dentado acionado por motor e da estrutura de sustentação de modo a guiar a pele removida da carcaça ou parte de carcaça de animal para fora do dispositivo esfolador. Assim, impede-se que a pele fique presa no cilindro dentado acionado por motor, mas, ao contrário, seja guiada para fora do dispositivo de esfolamento.
[0025] Em uma modalidade, o dispositivo de esfolamento compre ende adicionalmente uma estrutura de placa em formato de arco que segue essencialmente o contorno circunferencial do cilindro dentado acionado por motor e que é posicionada ou montada em frente e adjacente ao cilindro dentado acionado por motor e à lâmina de corte, sendo que a estrutura de placa em formato de arco é adaptada para limitar a remoção de pele da carcaça ou parte de carcaça que chega à medida que o alojamento se move da primeira posição angular até a segunda posição angular. Assim, é possível restringir a parte da carcaça ou parte de carcaça de animal que chega, isto é, restringir a parte não esfolada. Como um exemplo, é possível realizar esfolamento em cascata, o que significa que se, por exemplo, a carcaça ou parte de carcaça de animal que chega for uma parte de lombo de um porco, pode-se desejar, primeiro, não esfolar a parte do pescoço até um certo nível. Subsequentemente, o lombo pode ser avançado para um segundo dispositivo de esfolamento para não esfolar o lombo, mas esse segundo dispositivo de esfolamento pode ser similar ou idêntico ao dispositivo de esfolamento, de acordo com a presente invenção, porém, pode ser ajustado após um ângulo diferente. Consequentemente, a estrutura de placa em formato de arco fornece as limitações de não esfolamento, ou esfolamento definido ou restrito.
[0026] Por exemplo, se a carcaça ou parte de carcaça de animal que chega for um músculo traseiro completo de um porco e a meta for produzir Eisbein, será possível, agora, impedir que o dispositivo de es- folamento danifique a pele nessa parte do lombo, isto é, apenas a parte inferior do músculo traseiro não será esfolada. Consequentemente, é possível restringir a funcionalidade do dispositivo de esfolamento a um trajeto específico, nesse caso, à parte inferior do músculo traseiro.
[0027] A estrutura de placa em formato de arco pode ser anexada ao dispositivo de esfolamento, por exemplo, de maneira semelhante a uma articulação, de modo a facilitar a "ativação"(impedir parcialmente o esfolamento) ou "desativação"(nenhum impedimento ao esfolamen- to) da mesma, ou pode ser montada, de modo deslizável, no dispositivo de esfolamento, onde pode deslizar para frente e para trás, ao longo do cilindro dentado, por exemplo, no trilho deslizante ou em meios similares. Isso pode facilitar o posicionamento exato da estrutura de placa em formato de arco ao longo do dispositivo de esfolamento, por exemplo, por um operador, ou essa posição pode ser semi- ou totalmenteautomática, em que, por exemplo, uma unidade de controle pode, com base no comando de posicionamento recebido, ajustar o posicionamento da estrutura de placa em formato de arco automaticamen- te. A estrutura de placa em formato de arco também pode ser montada, de modo giratório, no dispositivo de esfolamento, onde pode ser deslizada ao redor de um eixo geométrico longitudinal do cilindro dentado acionado por motor, onde pode ser movida em frente e adjacente ao cilindro dentado acionado por motor e, assim, impedir parcialmente que o cilindro dentado acionado por motor se engate a uma carcaça ou parte de carcaça de animal que chega, em que a estrutura de placa em formato de arco é posicionada, e pode ser removida do mesmo. A mesma pode ser dirigida por um indicador, em que essa "ativação"ou "desativação"da estrutura de placa em formato de arco possa ser operada para, por exemplo, por lombo, por fazendeiro ou por espécies com base, por exemplo, em pré-solicitações.
[0028] A largura da estrutura de placa em formato de arco é signi ficativamente menor do que o comprimento do cilindro dentado acionado por motor, por exemplo, se o comprimento do cilindro dentado acionado por motor for entre 40 a 70 cm, a largura dessa estrutura de placa em formato de arco pode ser na faixa de 5 a 15 cm.
[0029] Em um segundo aspecto da invenção, um método que é de esfolamento de uma carcaça ou parte de carcaça de animal que chega é fornecido no dispositivo de esfolamento mencionado acima, sendo que o método compreende: • posicionar o alojamento na primeira posição angular, em que, após o que, o cilindro dentado engata a pele de uma carcaça ou parte de carcaça de animal que chega e puxa a mesma em direção à lâmina de corte, • mover o alojamento da primeira posição angular em direção à segunda posição angular, de modo que o cilindro dentado e a lâmina de corte estejam em contato físico contínuo com a carcaça ou parte de carcaça de animal enquanto se remove simultaneamente a pele da mesma durante o movimento da primeira posição angular em direção à segunda posição angular, e • mover o alojamento a partir da segunda posição angular de volta para a primeira posição angular antes que a carcaça ou parte de carcaça de animal subsequente chegue ao dispositivo de esfola- mento.
[0030] Um método totalmente automatizado é, assim, fornecido para remover pele da carcaça ou parte de carcaça de animal de modo eficiente, em que a quantidade mínima de gordura está sendo removida simultaneamente.
[0031] Além disso, o fato de que nenhuma interação de trabalho manual é necessária durante a remoção de pele não apenas torna o método de esfolamento mais econômico, mas também impede que lesões ocorram, o que pode, facilmente, ser o caso em que o esfola- mento é realizado manual ou semimanualmente.
[0032] O esfolamento realizado pelo dispositivo de esfolamento pode ser somente uma dentre várias etapas de processamento realizadas na pluralidade de estações de processamento dispostas ao longo do trilho, em que cada uma das estações de processamento é adaptada para realizar uma ou mais etapas de processamento na carcaça de animal ou partes de carcaça que inclui o esfolamento da carcaça de animal ou partes de carcaça.
[0033] Em uma modalidade, o método compreende adicionalmen te, em resposta a um comando de controle para desviar uma carcaça ou parte de carcaça que chega do esfolamento, ajustar a posição angular do dispositivo de esfolamento para uma terceira posição de desvio angular antes de se engatar à carcaça ou parte de carcaça de animal que chega subsequentemente, sendo que a terceira posição angular é uma posição de desvio em que a borda de corte da lâmina de corte não se engata à carcaça ou parte de carcaça de animal que chega. Um método é, assim, fornecido, em que a decisão de se o esfola- mento deve ocorrer ou não, em parte, pode ser controlada, mas alguns clientes podem preferir manter a pele na carcaça ou parte de carcaça de animal, enquanto outros clientes podem preferir que a pele seja removida.
[0034] Em uma modalidade, a etapa em que o movimento do alo jamento da segunda posição de volta à primeira posição é ativada por meio de um contato físico entre uma carcaça ou parte de carcaça de animal que chega com o braço de alavanca da estrutura de detecção do dispositivo de esfolamento.
[0035] Em uma modalidade, a primeira posição angular é uma po sição em que o ângulo entre um eixo geométrico de referência que aponta para o lado oposto à direção de transferência da carcaça ou parte de carcaça de animal e à lâmina de corte é menor do que 90°, tal como na faixa de 10° a 80°, preferencialmente na faixa de 20° a 70°, mais preferencialmente na faixa de 30° a 60°.
[0036] Em uma modalidade, a segunda posição angular é uma po sição em que o ângulo entre um eixo geométrico de referência que aponta para o lado oposto à direção de transferência da carcaça ou parte de carcaça de animal e à lâmina de corte é igual ou maior do que 90°, tal como na faixa de 90° a 120°, preferencialmente na faixa de 100° a 110°.
[0037] Em uma modalidade, a terceira posição de desvio angular é uma posição em que o ângulo entre um eixo geométrico de referência que aponta para o lado oposto à direção de transferência da carcaça ou parte de carcaça de animal e à lâmina de corte é maior do que 90°, tal como na faixa de 100° a 180°.
[0038] Essas posições angulares não devem, entretanto, ser inter pretadas como sendo limitadas a essas faixas.
[0039] Em um terceiro aspecto da invenção, um sistema é forneci do para processar a carcaça de animal ou partes de carcaça, que in- clui esfolamento da carcaça de animal ou partes de carcaça, que compreende: • o dispositivo de esfolamento mencionado acima, • um sistema de transferência-transporte na parte superior que compreende: o um trilho, o uma pluralidade de portadores montados, de modo desli- zável, nos trilhos, sendo que cada um dentre os portadores é adaptado para portar uma carcaça ou parte de carcaça de animal, o uma unidade de acionamento acoplada à pluralidade de portadores, a fim de avançar a pluralidade de portadores ao longo do trilho, • uma unidade que chega para receber um comando de controle que inclui processar instruções para as partes de carcaça ou carcaça de animal que chegam, sendo que as instruções de processamento incluem instruções que especificam se as partes de carcaça ou carcaça de animal que chegam devem ser esfoladas ou não, • uma unidade de controle operavelmente conectada ao mecanismo de rotação do dispositivo de esfolamento para operar o movimento do alojamento do dispositivo de esfolamento de acordo com o comando de controle.
[0040] Em uma modalidade, no caso de o comando de controle indicar que uma carcaça ou parte de carcaça que chega não deve ser esfolada, a unidade de controle instrui o mecanismo de rotação para executar um movimento do alojamento para a terceira posição de desvio angular antes de se engatar à carcaça ou parte de carcaça de animal que chega, sendo que a terceira posição de desvio angular é uma posição em que a borda de corte da lâmina de corte não se engata à carcaça ou parte de carcaça de animal que chega.
[0041] Um sistema avançado é, assim, fornecido, em que o pro- cessamento de carcaça de animal ou partes de carcaça que inclui o esfolamento da carcaça de animal ou partes de carcaça pode ser totalmente controlado e adaptado às solicitações dos clientes.
[0042] As usinas/sistemas de processamento de alimento tradicio nais, por exemplo, para porco, exigem muito trabalho manual, por exemplo, mover partes da coxa, pernil e partes do lombo de uma posição em que um tipo de processamento está ocorrendo para outra posição em que outro tipo de processamento está ocorrendo, tal como esfolamento. Devido a essas partes de coxa, de pernis e partes de lombo serem pesadas, isso será obviamente difícil para os operadores e pode facilmente causar lesões físicas à medida que o tempo passa.
[0043] Assim, transferindo-se a carcaça de animal ou partes de carcaça, por exemplo, as partes de coxa, pernis e partes de lombo de um porco, em tal sistema de transferência-transporte na parte superior, tais lesões físicas podem ser impedidas. Além disso, é possível realizar as várias etapas de processamento ao longo do trilho do sistema de transferência-transporte na parte superior, onde operações diferentesestão ocorrendo, isto é, a intervenção física mencionada acima com a carcaça de animal ou partes de carcaça não é mais necessária.
[0044] Ademais, aquela posição de desvio mencionada acima permite pular essa etapa de processo particular, que pode ser baseada nas solicitações do cliente, por exemplo, não realizar a etapa de processamento de não esfolamento.
[0045] Em geral, os vários aspectos da invenção podem ser com binados e acoplados, de modo possível, dentro do escopo da invenção. Esses e outros aspectos da invenção serão evidentes e elucidados com referência à(s) modalidade(s) descrita(s) doravante.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0046] Serão descritas agora modalidades da invenção, a título de exemplo apenas, com referência aos desenhos, nos quais:
[0047] a Figura 1 retrata uma modalidade de um dispositivo de es- folamento, de acordo com a presente invenção, a fim de remover pele de uma carcaça ou parte de carcaça de animal,
[0048] a Figura 2 mostra uma vista lateral em corte transversal do dispositivo de esfolamento mostrado na Figura 1,
[0049] a Figura 3 mostra o dispositivo de esfolamento na Figura 1 e 2, em que o dispositivo de esfolamento foi montado em uma estrutura de armação,
[0050] as Figuras 4a a 4d retratam graficamente o funcionamento de um dispositivo de esfolamento, de acordo com a presente invenção,
[0051] a Figura 5 mostra uma modalidade à qual o mecanismo de rotação é adaptado adicionalmente para, em resposta a um comando de controle, executar um movimento do alojamento para uma terceira posição de desvio angular, e
[0052] a Figura 6 mostra um dispositivo de esfolamento, de acordo com a presente invenção, que compreende adicionalmente uma estrutura de placa em formato de arco que segue essencialmente o formato de arco do cilindro dentado acionado por motor e adaptada para que seja posicionada ou montada em frente e adjacente ao cilindro dentado acionado por motor e à lâmina de corte de modo a limitar a remoção de pele da carcaça ou parte de carcaça que chega.
DESCRIÇÃO DAS MODALIDADES
[0053] A Figura 1 retrata uma vista em perspectiva de um disposi tivo de esfolamento 100, de acordo com a presente invenção, a fim de remover pele de uma carcaça de animal ou partes de carcaça quando transferida por um meio de transferência.
[0054] O dispositivo de esfolamento 100 compreende uma arma ção 101, um alojamento 102 montado de modo giratório na armação 101 com uso de um mecanismo de rotação 110 e um cilindro dentado acionado por motor 103 que pode ser montado de modo giratório no alojamento 102.
[0055] O dispositivo de esfolamento 100 compreende adicional mente uma estrutura de sustentação alongada 104 montada no alojamento 102, que reveste pelo menos uma porção do cilindro dentado 103, uma lâmina de corte alongada 105, posicionada adjacente à estrutura de sustentação entre a estrutura de sustentação 104 e o cilindro dentado 103 e posicionada em uma posição fixa em relação à estrutura de sustentação 104, e uma estrutura de detecção 106. Conforme retratado aqui, a estrutura de sustentação 104 se estende ao longo do cilindro dentado acionado por motor 103 e em proximidade ao mesmo e compreende uma extremidade estreita alongada 112 posicionada adjacente ao cilindro dentado 103 que aponta para o lado opostoà direção giratória do cilindro dentado, indicado pela seta 113, e em que a lâmina de corte é montada na estrutura de sustentação de modo que se projete para fora a partir da extremidade estreita alongada.
[0056] O cilindro dentado acionado por motor 103 compreende uma pluralidade de rodas dentadas 114, 115 dispostas na disposição axialmente afastada, com uma distância mútua entre as rodas dentadas adjacentes, a fim de definir um espaço entre as mesmas.
[0057] A estrutura de detecção 106 é adaptada para detectar par tes de carcaça ou carcaça de animal que chegam.
[0058] O mecanismo de rotação 110 é operavelmente conectado ao alojamento 102 e é adaptado para executar, em resposta a uma reação da estrutura de detecção, um movimento do alojamento 102 que inclui movimento giratório, conforme indicado pela seta 117, ao redor de um eixo geométrico longitudinal do cilindro dentado 103 de uma primeira posição angular até uma segunda posição angular, e vice versa, em que a primeira posição angular é uma posição de partida em que o cilindro dentado 103 engata a pele de uma carcaça ou parte de carcaça de animal que chega e puxa a pele em direção à lâmina de corte 105. Subsequentemente, a posição angular é ajustada para que esteja na primeira posição angular em direção à segunda posição angular, de modo que a carcaça ou parte de carcaça de animal seja movidaatravés do dispositivo de esfolamento 100 enquanto a pele está sendo puxada ao longo do arco entre a estrutura de sustentação 104 e o cilindro dentado 103, causando a remoção simultânea da pele, a partir da carcaça ou parte de carcaça de animal, após o alcance da segundaposição angular. Isso será discutido em mais detalhes em relação à Figura 4.
[0059] O dispositivo de esfolamento compreende adicionalmente uma pluralidade de extratores 116 posicionados entre as rodas dentadas adjacentes 114, 115. Isso será discutido em mais detalhes posteriormente em relação à Figura 2.
[0060] O mecanismo de rotação 110 compreende um eixo geomé trico de rotação 109 operavelmente conectado a um eixo geométrico de rotação do cilindro dentado acionado por motor ou que é uma parte integral do eixo geométrico de rotação do cilindro dentado acionado por motor, um sistema hidráulico ou pneumático que compreende um pistão 107 que é montado, de modo deslizável, em um alojamento 111, a fim de fornecer um movimento para frente e para trás do pistão. Um membro de conexão 108 conecta o pistão 107 ao eixo geométrico de rotação 109, de modo que o movimento para frente e para trás do pistão passe a ser transferido para um movimento giratório do alojamento, conforme indicado pela seta 113.
[0061] A Figura 2 mostra uma vista lateral em corte transversal do dispositivo de esfolamento 100 mostrado na Figura 1. A estrutura de sustentação pode, conforme mostrado aqui, compreender uma sapata 104b e um prendedor 104a conectado à sapata e em que a extremidade estreita alongada 112 é uma parte integral do prendedor 104a. A sapata ou o prendedor, ou os dois, pode ter um sulco que se estende transversalmente de uma primeira borda até uma segunda borda. Uma porção 105a da lâmina de corte é posicionada ou presa no sulco entre o prendedor 104a e a sapata 104b e em que, conforme já direcionado, a porção que se projeta para fora 105b se estende para fora da mesma, oposta à direção giratória do cilindro dentado acionado por motor 103.
[0062] Conforme retratado aqui, a estrutura de sustentação 104, ou a sapata 104b, é moldada de modo que o lado da estrutura de sustentação que defronta o cilindro dentado 103 tenha um contorno em formato de arco que segue essencialmente o cilindro dentado 103. Ademais, a estrutura de sustentação 104, ou a sapata 104b, é moldada de modo que uma porção 104b da mesma se desvie para fora 202 do cilindro dentado 103, de modo a fornecer uma área de orientação para a pele que foi removida da carcaça.
[0063] A Figura 2 mostra também onde as rodas dentadas têm dentes circunferencialmente dispostos 203 que se projetam para fora das mesmas, de modo a facilitar a tração da pele (não mostrada) em direção à lâmina de corte alongada 105.
[0064] Essa vista lateral também mostra um extrator 116 selecio nado a partir da pluralidade de extratores, mas os extratores circundam parcialmente, de modo circunferencial, o espaço entre rodas dentadas adjacentes e compreendem uma parte de cauda 204 a fim de garantir que a pele que está sendo removida da carcaça ou parte de carcaça seja guiada para fora do dispositivo esfolador 100.
[0065] Os extratores 116 também podem ser anexados à roda dentada acionada por motor 103, de modo que os mesmos não tenham quaisquer pontos de fixação diferentes do fechamento ao redor do cilindro dentado acionado por motor 103, e, preferencialmente, de modo que cada esfolador tenha um movimento livre restrito, mas que isso possa auxiliar na redução de atrito entre os extratores e o cilindro dentado e, assim, reduzir o consumo de energia do motor do dispositivo de esfolamento 100.
[0066] A Figura 3 mostra o dispositivo de esfolamento 100 na Fi gura 1 e 2, em que o dispositivo de esfolamento 100 foi montado na armação 301. Um motor 302 também é mostrado para suprir a energia para o cilindro dentado e/ou a energia necessária para executar o movimentogiratório do alojamento.
[0067] Conforme retratado aqui, o dispositivo de esfolamento 100 pode ser montado na armação 301 de modo inclinado. A carcaça ou parte de carcaça de animal, que é indicada aqui por linhas pontilhadas 302, pode ser transportada nas guias de trilho de um sistema de trans- ferência-transporte, na parte superior, por meio de um portador de carcaça ou parte de carcaça que é montado, de modo deslizável, nas guias de trilho.
[0068] Um exemplo de tal sistema de transferência-transporte na parte superior e de tais portadores é descrito no documento WO 2011/074966, incorporado ao presente documento, em sua totalidade, a título de referência.
[0069] Quando a carcaça ou parte de carcaça chega ao dispositivo de esfolamento 100, a mesma pode ser verticalmente disposta ou ser, de alguma forma, inclinada, de modo que a mesma repouse, pelo menos parcialmente, no dispositivo de esfolamento 100 enquanto é transferida, e em que o dispositivo de esfolamento execute o movimento mencionado acima do alojamento da primeira posição angular até a segunda posição angular.
[0070] A Figura 4a a 4d retrata graficamente o funcionamento de um dispositivo de esfolamento, de acordo com a presente invenção, tal como o dispositivo discutido, em relação às Figuras 1 a 3, ao esfolar uma carcaça ou parte de carcaça que chega 401 enquanto é transferida, conforme indicado pela seta, por um meio de transferência.
[0071] A Figura 4a mostra onde o mecanismo de rotação (não mostrado) do dispositivo de esfolamento tem ajustada a posição angular do alojamento do dispositivo de esfolamento para uma primeira posição angular x<90°, que é o ângulo entre um eixo geométrico horizontal de referência 404, que aponta do centro do cilindro dentado acionado por motor 103 e contra a direção de transferência, e o eixo geométrico 405 que aponta do cilindro dentado 103 em direção à extremidade estreita alongada 112 da estrutura de sustentação. Essa primeira posição angular é a posição de partida em que o cilindro dentado engata a pele de uma carcaça ou parte de carcaça de animal que chega 401 e puxa a pele em direção à lâmina de corte. A direção giratória do cilindro dentado acionado por motor, indicada pela seta 113, também é mostrada.
[0072] A Figura 4b mostra uma etapa intermediária, durante o es- folamento, em que o mecanismo de rotação está ajustando a posição angular do alojamento, a partir da primeira posição angular, em direção à segunda posição angular, conforme indicado pela seta 406, enquanto a carcaça ou parte de carcaça de animal está se movendo através do dispositivo de esfolamento ou através da lâmina de corte e da estrutura de sustentação enquanto o mesmo remove automaticamente a pele 402 da carcaça ou parte de carcaça de animal 401.
[0073] A Figura 4c mostra onde o alojamento do dispositivo de es- folamento alcançou a segunda posição angular y>90°, isto é, uma posição em que a pele 402 no lado que defronta o dispositivo de esfola- mento foi automaticamente removida da carcaça ou parte de carcaça de animal 401.
[0074] A Figura 4d mostra onde o mecanismo de rotação girou o alojamento do dispositivo de esfolamento de volta para a primeira posição angular x, conforme indicado pela seta 407, em que o dispositivo de esfolamento está pronto para a remoção de pele, para uma carcaça ou parte de carcaça de animal subsequente que chega 403.
[0075] A Figura 5 mostra, em uma modalidade, que o mecanismo de rotação é adaptado adicionalmente para, em resposta a um comando de controle, executar um movimento do alojamento a uma terceiraposição de desvio angular z, antes de se engatar a uma carcaça ou parte de carcaça de animal que chega. Essa seria a posição em que a pele de uma carcaça ou parte de carcaça de animal que chega 501 não deve ser removida, isto é em que a carcaça de animal ou animal que chega deve ser desviada pelo dispositivo de esfolamento.
[0076] A Figura 6 mostra um dispositivo de esfolamento, de acordo com a presente invenção, por exemplo, o dispositivo de esfolamento 100 mostrado na Figura 1, na vista em perspectiva de um dispositivo de esfolamento 100, de acordo com a presente invenção, para remover pele de uma carcaça de animal ou partes de carcaça quando transferida por um meio de transferência. Nessa modalidade, o dispositivo de esfolamento 100 compreende adicionalmente uma estrutura de placa em formato de arco 601 que segue essencialmente o contorno circunferencial do cilindro dentado acionado por motor 103 e pode ser posicionada ou montada em frente e adjacente ao cilindro dentado acionado por motor e à lâmina de corte 105. A estrutura de placa em formato de arco 601 é adaptada para limitar a remoção de pele da carcaça ou parte de carcaça que chega e restringe o esfolamento à medida que o alojamento do dispositivo de esfolamento se move da primei-raposição angular até a segunda posição angular, conforme previamente discutido, em relação à Figura 4.
[0077] Movendo-se a estrutura de placa em formato de arco 601, em uma direção, conforme indicado pela seta 602, que também pode ser referida como uma placa de segurança, em frente ao cilindro dentado e à lâmina de corte, é possível proteger a pele, ou gordura, por exemplo, no topo ou no fundo da carcaça ou parte de carcaça de ani mal. Desse modo, é possível limitar, por exemplo, a altura do processo de não esfolamento. Nesse caso, a posição da estrutura de placa em formato de arco 601 pode resultar em que apenas a pele do lado inferior 601, de uma carcaça ou parte de carcaça de animal que chega (não mostrada) seja removida.
[0078] A estrutura de placa em formato de arco 601 pode ser mon tada, de modo deslizável, no dispositivo de esfolamento, onde a posição da estrutura de placa em formato de arco pode, facilmente, ser ajustada de modo manual ou automático, por meio de mecanismo de ajuste apropriado (não mostrado aqui). Assim, a posição exata da estrutura de placa em formato de arco 601 pode ser totalmente controlada com base, por exemplo, em uma pré-solicitação de um cliente.
[0079] Embora a invenção tenha sido ilustrada e descrita em deta lhes nos desenhos e na descrição precedente, tal ilustração e descrição devem ser consideradas ilustrativas ou exemplificativas e não restritivas; a invenção não se limita às modalidades reveladas. Outras variações para as modalidades reveladas podem ser compreendidas e executadas pelas pessoas versadas na técnica na prática da invenção reivindicada a partir de um estudo dos desenhos, da revelação e das reivindicações anexas. Nas reivindicações a palavra "que compreende"não exclui outros elementos ou etapas, e o artigo indefinido "um" ou "uma"não exclui uma pluralidade. O mero fato de que determinadas medidas são mencionadas nas reivindicações dependentes mutuamente diferentes não indica que uma combinação dessas medidas não possa ser usada como vantagem.

Claims (15)

1. Dispositivo de esfolamento (100) para remover pele (402) de uma carcaça de animal ou de partes de carcaça (401, 403), quando transferida por um meio de transferência, que compreende: • uma armação (301); • um alojamento (102) montado, de modo giratório, na armação com uso de um mecanismo de rotação (110), • um cilindro dentado acionado por motor (103) continua-mentegiratório ao redor de um eixo geométrico de rotação, • uma estrutura de sustentação (104) montada no alojamento que reveste pelo menos uma porção do cilindro dentado, • uma lâmina de corte (105) posicionada entre a estrutura de sustentação (104) e o cilindro dentado (103), em uma posição fixa em relação à estrutura de sustentação (104), e • uma estrutura de detecção (106) para detectar umas partes de carcaça ou carcaça de animal que chegam, em que o mecanismo de rotação é operavelmente conectado ao alojamento e adaptado para executar, em resposta a uma reação da estrutura de detecção, um movimento do alojamento caracterizado pelo fato de que o dito movimento do alojamento inclui um movimentogiratório ao redor de um eixo geométrico longitudinal do cilindro dentado, de uma primeira posição angular até uma segunda posição angular, sendo que a primeira posição angular é uma posição de partida em que o cilindro dentado, durante a operação do dispositivo, engata a pele de uma carcaça ou parte de carcaça de animal que chega e puxa a pele em direção à lâmina de corte, quando o cilindro dentadoé continuamente girado ao redor de seu eixo geométrico de rotação, em que o alojamento é movido subsequentemente, a partir da primeira posição angular, em direção à segunda posição angular, de modo que a carcaça ou parte de carcaça de animal seja movida atra- vés do dispositivo de esfolamento, de modo que, pelo menos em parte, repouse no dispositivo enquanto está sendo transportado enquanto a pele está sendo puxada entre a estrutura de sustentação e o cilindro dentado, causando a remoção simultânea da pele da carcaça ou parte de carcaça de animal, após o alcance da segunda posição angular.
2. Dispositivo de esfolamento, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o mecanismo de rotação (110) é adaptado adicionalmente para, em resposta a um comando de controle, executar um movimento do alojamento para uma terceira posição de desvio angular, antes de se engatar com uma carcaça ou parte de carcaça de animal que chega, sendo que a terceira posição de desvio angular é uma posição em que uma borda de corte da lâmina de corte não se engata à carcaça ou parte de carcaça de animal que chega.
3. Dispositivo de esfolamento, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que a estrutura de detecção (106) compreende um braço de alavanca adaptado para, mediante o fato de entrar em contato com uma carcaça ou parte de carcaça de animal que chega, ativar o mecanismo de rotação, a fim de mover o alojamento de uma segunda posição angular de volta para uma primeiraposição de partida angular.
4. Dispositivo de esfolamento, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que a estrutura de sustentação (104) se estende ao longo do cilindro dentado acionado por motor (103), e em proximidade ao mesmo, e que compreende uma extremidade estreita alongada (112), posicionada adjacente ao cilindro dentado, que aponta para o lado oposto à direção giratória do cilindro dentado, e em que a lâmina de corte (105) é montada na estrutura de sustentação, de modo que a mesma se projete para fora, da extremidade estreita alongada, em uma direção de modo substancialmente tangencial a uma circunferência do cilindro dentado.
5. Dispositivo de esfolamento, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo fato de que a estrutura de sustentação compreende uma sapata (104b) que tem um formato de arco, que segue essencialmente o formato do cilindro dentado acionado por motor, e um prendedor (104a) montado na sapata, em que pelo menos um dentre a sapata e o prendedor compreende um sulco e em que uma porção da lâmina de corte (105a) é posicionada ou presa no sulco, entre o prendedor (104a) e a sapata (104b).
6. Dispositivo de esfolamento, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que o mecanismo de rotação (110) compreende um eixo geométrico de rotação (109) operavelmente conectado a um eixo geométrico de rotação do cilindro dentado acionado por motor ou que é uma parte integral do eixo geométrico do cilindro dentado acionado por motor, sendo que um sistema hidráulico ou pneumático compreende um pistão (107) que é deslizável, montado em um alojamento (111), a fim de fornecer movimento para frente e para trás do pistão, e um membro de conexão (108) para conectar o pistão (107) ao eixo geométrico de rotação (109), de modo que o movimento para frente e para trás do pistão passe a ser transferido para um movimento giratório do alojamento.
7. Dispositivo de esfolamento, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que o cilindro dentado acionado por motor (103) compreende uma pluralidade de rodas dentadas (114, 115) dispostas em uma disposição axialmente afastada, com uma distância mútua entre as rodas dentadas adjacentes, a fim de definir um espaço entre as mesmas, em que as rodas dentadas que têm dentes circunferencialmente dispostos (203) se projetam para fora dos mesmos, de modo a facilitar a tração da pele, a partir da carcaça ou parte de carcaça de animal, em direção à lâmina de corte (105).
8. Dispositivo de esfolamento, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente uma pluralidade de extratores (116) dispostos no espaço entre as rodas dentadas (114, 115) e que, pelo menos parcialmente, circundam, de modo circunferencial, o espaço entre as rodas dentadas adjacentes, sendo que cada um dentre a pluralidade de extratores (116) compreende uma parte de cauda (204) que aponta, de modo distal, para longe do cilindro dentado acionado por motor e a estrutura de sustentação (104), de modo a guiar a pele removida da carcaça ou parte de carcaça de animal para fora do dispositivo esfolador (100).
9. Dispositivo de esfolamento, de acordo com qualquer uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente uma estrutura de placa em formato de arco que segue essencialmente o contorno circunferencial do cilindro dentado acionado por motor e que é posicionada ou montada em frente e adjacente ao cilindro dentado acionado por motor e à lâmina de corte (105), sendo que a estrutura de placa em formato de arco é adaptada para limitar a remoção de pele da carcaça ou parte de carcaça que chega, visto que o alojamento se move da primeira posição angular até a segunda posição angular.
10. Método de esfolamento de uma carcaça ou parte de carcaça de animal que chega em um dispositivo de esfolamento, como definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado pelo fato de que compreende: • posicionar o alojamento na primeira posição angular, em que, após a qual o cilindro dentado engata a pele de uma carcaça ou parte de carcaça de animal que chega e puxa a mesma em direção à lâmina de corte, • mover o alojamento da primeira posição angular, em direção à segunda posição angular, de modo que o cilindro dentado e a lâmina de corte estejam em contato físico contínuo com a carcaça ou parte de carcaça de animal, enquanto removem simultaneamente a pele da mesma, durante o movimento da primeira posição angular, em direção à segunda posição angular, e • mover o alojamento a partir da segunda posição angular de volta para a primeira posição angular, antes que a carcaça ou parte de carcaça de animal subsequente chegue ao dispositivo de esfola- mento.
11. Método, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que o método compreende adicionalmente, em resposta a um comando de controle para desviar uma carcaça ou parte de carcaça que chega do esfolamento, ajustar a posição angular para uma terceira posição de desvio angular, antes de se engatar com carcaça ou parte de carcaça de animal subsequente que chega, sendo que a terceira posição angular é uma posição de desvio em que a borda de corte da lâmina de corte não se engata à carcaça ou parte de carcaça de animal que chega.
12. Método, de acordo com a reivindicação 10 ou 11, ca-racterizado pelo fato de que o movimento do alojamento da segunda posição de volta à primeira posição é ativado por meio de um contato físico entre uma carcaça ou parte de carcaça de animal que chega com o braço de alavanca da estrutura de detecção do dispositivo de esfolamento.
13. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 10 a 12, caracterizado pelo fato de que a primeira posição angular é uma posição em que o ângulo entre um eixo geométrico de referência que aponta para o lado oposto à direção de transferência da carcaça ou parte de carcaça de animal e à lâmina de corte é menor do que 90°, tal como na faixa de 10° a 80°, preferencialmente na faixa de 20° a 70°, mais preferencialmente na faixa de 30° a 60°, e/ou a segun- da posição angular é uma posição em que o ângulo entre um eixo geométrico de referência que aponta para o lado oposto à direção de transferência da carcaça ou parte de carcaça de animal e à lâmina de corte é igual ou maior do que 90°, tal como na faixa de 90° a 120°, preferencialmente na faixa de 100° a 110°, e/ou a terceira posição de desvio angular é uma posição em que o ângulo entre um eixo geométrico de referência que aponta para o lado oposto à direção de transferência da carcaça ou parte de carcaça de animal e à lâmina de corte é maior do que 90°, tal como na faixa de 100° a 180°.
14. Sistema para processar carcaça de animal ou partes de carcaça que inclui esfolar a carcaça de animal ou partes de carcaça caracterizado pelo fato de que compreende: • um dispositivo de esfolamento, como definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 9; • um sistema de transferência-transporte na parte superior que compreende: o um trilho, o uma pluralidade de portadores montados, de modo desli- zável, nos trilhos, sendo que cada um dentre os portadores é adaptado para portar uma carcaça ou parte de carcaça de animal, o uma unidade de acionamento acoplada à pluralidade de portadores para avançar a pluralidade de portadores ao longo do trilho, • uma unidade que chega para receber um comando de controle que inclui processar instruções para partes de carcaça ou carcaça de animal que chegam, sendo que as instruções de processamento incluem instruções que especificam se as partes de carcaça ou carcaça de animal que chegam devem ser esfoladas ou não, • uma unidade de controle operavelmente conectada ao mecanismo de rotação do dispositivo de esfolamento para operar o movimento do alojamento do dispositivo de esfolamento, de acordo com o comando de controle.
15. Sistema, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que, no caso de o comando de controle indicar que uma carcaça ou parte de carcaça que chega não deve ser esfolada, a unidade de controle instrui o mecanismo de rotação para executar um movimento do alojamento para a terceira posição de desvio angular do dispositivo de esfolamento, antes de se engatar à carcaça ou parte de carcaça de animal que chega, sendo que a terceira posição de desvio angular é uma posição em que a borda de corte da lâmina de corte não se engata à carcaça ou parte de carcaça de animal que chega.
BR112016006837-8A 2013-10-04 2014-10-03 Dispositivo de esfolamento para remover pele de uma carcaça de animal ou de partes de carcaça, método de esfolamento de uma carcaça ou parte de carcaça de animal e sistema para processar carcaça de animal ou partes de carcaça BR112016006837B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP13187406 2013-10-04
EP13187406.7 2013-10-04
PCT/EP2014/071259 WO2015049380A1 (en) 2013-10-04 2014-10-03 A skinning device for removing skin from an animal carcass part when conveyed by a conveyor means

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112016006837A2 BR112016006837A2 (pt) 2017-08-01
BR112016006837B1 true BR112016006837B1 (pt) 2021-09-21

Family

ID=49303823

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112016006837-8A BR112016006837B1 (pt) 2013-10-04 2014-10-03 Dispositivo de esfolamento para remover pele de uma carcaça de animal ou de partes de carcaça, método de esfolamento de uma carcaça ou parte de carcaça de animal e sistema para processar carcaça de animal ou partes de carcaça

Country Status (10)

Country Link
US (1) US9675086B2 (pt)
EP (1) EP3051955B1 (pt)
JP (1) JP6346668B2 (pt)
CN (1) CN105636448B (pt)
BR (1) BR112016006837B1 (pt)
CA (1) CA2925963C (pt)
DK (1) DK3051955T3 (pt)
ES (1) ES2645506T3 (pt)
PL (1) PL3051955T3 (pt)
WO (1) WO2015049380A1 (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN107751328B (zh) * 2017-11-07 2020-10-30 义乌市鼎莎针织有限公司 一种联排猪脚抽筋流水线
CN107950625B (zh) * 2017-11-26 2020-11-06 义乌市鼎莎针织有限公司 一种猪脚除筋机构
CN109964989A (zh) * 2017-12-28 2019-07-05 安徽省卓创信息科技服务有限公司 一种滚动式牛皮剥离机
US11388906B2 (en) 2018-03-29 2022-07-19 Nordischer Maschinenbau Rud. Baader Gmbh + Co. Kg Arrangement and method for skinning poultry parts containing the poultry breast
CN108450535B (zh) * 2018-04-27 2023-06-02 查维斯机械制造(北京)有限公司 去皮机
CN114901075B (zh) * 2019-11-06 2023-05-16 瞰度创新有限公司 用于动力操作式剥皮设备的生产率提高设备
CN114271308B (zh) * 2022-01-17 2022-07-26 朗易智能科技(天津)有限公司 一种多联驱动的鸡心剔油装置

Family Cites Families (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3504721A (en) * 1968-02-20 1970-04-07 Townsend Engineering Co Skinning apparatus with automatic blade control
US3703199A (en) * 1970-04-09 1972-11-21 Townsend Engineering Co Automatic blade control mechanism for meat skinning machines
US3737949A (en) * 1971-01-25 1973-06-12 A Davis Method and apparatus for processing hides
DE2715546C2 (de) * 1977-04-07 1986-05-28 Maja-Maschinenfabrik Hermann Schill Gmbh, 7640 Kehl Speckentschwartungsmaschine
DE3216150A1 (de) * 1982-04-30 1983-11-03 Maja-Maschinenfabrik Hermann Schill Gmbh, 7640 Kehl Entschwartungsmaschine
US4631780A (en) 1985-04-26 1986-12-30 Geo. A. Hormel & Co. Hand skinner device
CN2504902Y (zh) * 2001-08-25 2002-08-14 张义闽 全自动履带式无刀剥皮机
CN2576006Y (zh) * 2002-09-25 2003-10-01 徐运德 自控剥猪皮机
US6824460B2 (en) * 2003-02-26 2004-11-30 Hormel Foods, Llc Method for removing skin having variations in thickness from the torso of an animal
US7198563B2 (en) * 2005-07-07 2007-04-03 Stork Townsend Inc. Shoe tensioning linkage for meat skinner
US7172502B1 (en) * 2005-07-07 2007-02-06 Stork Townsend Inc. Tool-less blade change shoe for a skinning machine
EP2018809B1 (en) * 2006-05-10 2014-09-03 Mayekawa Mfg. Co., Ltd. Skinning method and device for cutting meat with skin
EP2210494A1 (en) 2009-01-23 2010-07-28 Slagteriernes Forskningsinstitut A method and apparatus for removing fat from meat cuts
PL2512254T3 (pl) * 2009-12-17 2019-08-30 Marel Meat B.V. Układ i sposób do obróbki zwierząt rzeźnych i/lub ich części
DE102010018514A1 (de) * 2010-04-27 2011-10-27 Nordischer Maschinenbau Rud. Baader Gmbh + Co Kg Vorrichtung und Verfahren zum Trennen einer Oberflächenschicht von tierischen Nahrungsmittelprodukten
NL2009718C2 (en) * 2012-10-29 2014-05-01 Foodmate B V Method of mechanically removing skin from animal parts.

Also Published As

Publication number Publication date
CA2925963A1 (en) 2015-04-09
PL3051955T3 (pl) 2018-05-30
JP6346668B2 (ja) 2018-06-20
CA2925963C (en) 2020-04-14
JP2016531597A (ja) 2016-10-13
BR112016006837A2 (pt) 2017-08-01
US9675086B2 (en) 2017-06-13
WO2015049380A1 (en) 2015-04-09
CN105636448A (zh) 2016-06-01
ES2645506T3 (es) 2017-12-05
DK3051955T3 (en) 2017-11-13
US20160249628A1 (en) 2016-09-01
EP3051955B1 (en) 2017-08-02
EP3051955A1 (en) 2016-08-10
CN105636448B (zh) 2018-05-18

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112016006837B1 (pt) Dispositivo de esfolamento para remover pele de uma carcaça de animal ou de partes de carcaça, método de esfolamento de uma carcaça ou parte de carcaça de animal e sistema para processar carcaça de animal ou partes de carcaça
EP2555628B1 (en) Slaughtering installation and method
AU2012338938A1 (en) Method and installation for handling poultry
KR102152736B1 (ko) 도축 동물의 몸통을 개방하기 위한 방법 및 장치
BR112015022363B1 (pt) sistema de processamento e dispositivo carreador para processar carcaças de aves abatidas e depenadas que compreende dispositivos de sustentação de aves e dispositivos de processamento de aves
BR112015028395B1 (pt) método, sistema e montagem-guia para separação de conjuntos de vísceras eviscerados de aves abatidas
BR112014015411B1 (pt) método e aparelho para separar completamente da carcaça de um corpo de ave eviscerado filés de peito já previamente separados da carcaça
BR112016017408B1 (pt) Dispositivo de posicionamento para posicionar pernas de aves de criação conduzidas em fila única na direção de condução ao longo de uma seção de condutor e método que compreende o dito posicionamento para remover a carne da coxa das pernas de aves de criação
EP2101591B1 (en) Puller and method for use in animal carcass boning or cutting
CN109258753A (zh) 一种生猪屠宰设备
BR112016010976B1 (pt) elemento de guia, conjunto de guia, sistema e método para separação de um conjunto de vísceras evisceradas de aves domésticas abatidas
BRPI1002728A2 (pt) esfolador de ombro e de pescoço de aves domésticas
BR112018001568B1 (pt) Sistema e método para automaticamente afrouxar ou remover escápulas de ombros de carcaças
US7625267B2 (en) Device and a method for fixing a carcass
EP2591679A1 (en) Method and installation for handling poultry
EP1417889B1 (en) Device and method for fixation of carcases
US5425668A (en) Poultry slaughtering machine
US3245107A (en) Carcass gripping apparatus
EP3367805B1 (en) A method, a guide assembly and a system for separating viscera sets eviscerated from slaughtered poultry
FR2931339A1 (fr) Arrachage automatise de peaux d&#39;animaux de boucherie.
BR102015021262B1 (pt) Máquina e método de acionamento automático de extração do reto suíno
NZ235513A (en) Apparatus for cutting brisket of animal carcass

Legal Events

Date Code Title Description
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 03/10/2014, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.