BRPI1002728A2 - esfolador de ombro e de pescoço de aves domésticas - Google Patents

esfolador de ombro e de pescoço de aves domésticas Download PDF

Info

Publication number
BRPI1002728A2
BRPI1002728A2 BRPI1002728-9A BRPI1002728A BRPI1002728A2 BR PI1002728 A2 BRPI1002728 A2 BR PI1002728A2 BR PI1002728 A BRPI1002728 A BR PI1002728A BR PI1002728 A2 BRPI1002728 A2 BR PI1002728A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
support wall
neck
shoulder
handle
skinner
Prior art date
Application number
BRPI1002728-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Geno N Gasbarro
Original Assignee
Remington Holdings Llc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Remington Holdings Llc filed Critical Remington Holdings Llc
Publication of BRPI1002728A2 publication Critical patent/BRPI1002728A2/pt
Publication of BRPI1002728B1 publication Critical patent/BRPI1002728B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A22BUTCHERING; MEAT TREATMENT; PROCESSING POULTRY OR FISH
    • A22CPROCESSING MEAT, POULTRY, OR FISH
    • A22C21/00Processing poultry
    • A22C21/0092Skinning poultry or parts of poultry

Abstract

ESFOLADOR DE OMBRO E DE PESCOçO DE AVES DOMéSTICAS A presente invenção refere-se a um aparelho automatizado para remover pele a partir das áreas de ombro e de pescoço de uma carcaça de frango que incluí um esfolador de pescoço e um esfolador de ombro montados em uma parede de suporte alongada em uma relação de espaçados longitudinalmente. O esfolador de pescoço inclui um pegador acionado rotativamente tendo uma pluralidade de palhetas se estendendo radialmente dele. Um bloco de aperto com uma superfície arqueada é montado em uma relação de folga justa com o pegador para formar um ponto de aperto entre eles. O ponto de aperto do esfolador de pescoço é posicionado para encaixar a área de pescoço de um frango que chega. O esfolador de ombro é substancialmente similar ao esfolador de pescoço exceto que o ponto de aperto do esfolador de ombro é posicionado para encaixar a área de ombro de um frango que chega. O aparelho inclui adicionalmente um transportador de indexação acionado rotativamente adjacente lateralmente aos esfoladores de pescoço e de ombro para manter uma separação longitudinal entrefrangos que são transportados através do aparelho de esfolamento.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "ESFOLADOR DE OMBRO E DE PESCOÇO DE AVES DOMÉSTICAS"
Antecedentes da Invenção
1. Campo da Invenção
Esta invenção refere-se a uma maneira geral a dispositivos de processamento de aves domésticas e mais particularmente a um dispositivo automatizado para remover pele a partir das áreas de pescoço e de ombro de um frango.
2. Descrição da Técnica Relacionada
Durante as várias décadas passadas, o processo de remover pele a partir das partes de pescoço e de ombro de carcaças de aves domés- ticas foi amplamente executado de forma manual, o qual exige mão de obra qualificada. Entretanto, mesmo com uma mão de obra treinada de forma a- propriada, o processo de remoção historicamente tem sido associado com o potencial para lesão acidental, custo de mão de obra significativo e com um certo nível de inconsistência de desempenho naturalmente concomitante com qualquer serviço manual deste tipo.
Portanto, é desejável ter dispositivos para remover de forma efi- ciente pele a partir das áreas de pescoço e de ombro de aves domésticas, particularmente frango e algumas vezes perus, para maximizar consistência enquanto minimizando custos de produção e o risco de lesão acidental.
Sumário da Invenção
O aparelho da presente invenção inclui uma estação de esfola- mento montada no topo de uma base. A estação de esfolamento inclui prefe- rivelmente as primeira e segunda paredes de suporte alongadas que são posicionadas em uma relação de paralelismo, espaçadas lateralmente. A estação de esfolamento inclui adicionalmente um esfolador de pescoço e um esfolador de ombro que são montados na primeira parede de suporte em uma relação de lado a lado longitudinalmente e intermediários à primeira parede de suporte e à segunda parede de suporte.
O esfolador de pescoço inclui um pegador acionado rotativamen- te tendo uma pluralidade de palhetas se estendendo radialmente dele. Um bloco de aperto é montado intermediário lateralmente ao pegador e à se- gunda parede de suporte e tem uma superfície arqueada terminando em uma borda afunilada em uma relação de folga justa com o pegador para cap- turar e puxar pele de ave doméstica para um ponto de aperto definido entre eles. O ponto de aperto do esfolador de pescoço é posicionado para encai- xar a área de pescoço de uma carcaça de frango que é transportada através da estação de esfolamento. O esfolador de ombro é substancialmente simi- lar ao esfolador de pescoço, mas tem um ponto de aperto que é posicionado para encaixar a área de ombro de uma carcaça de frango que é transportada através da estação de esfolamento.
A estação de esfolamento preferivelmente também inclui um transportador de indexação acionado rotativamente montado na segunda parede de suporte intermediário lateralmente aos esfoladores de pescoço e de ombro e à segunda parede de suporte. O transportador de indexação é um transportador de corrente convencional tendo uma pluralidade de pinos de guia espaçados uniformemente se estendendo para fora dele para encai- xar carcaças de frangos sucessivas que são transportadas através da esta- ção de esfolamento e para manter uma separação longitudinal mínima entre elas.
Durante operação típica do aparelho de esfolamento, uma car- caça de frango sem cabeça suspensa por meio de um suporte em uma linha de suportes é guiada na direção de uma extremidade de entrada da estação de esfolamento com o peito do frango preferivelmente voltado para o esfola- dor de pescoço. A parte de trás do frango é levada para encaixe com o transportador de indexação e é forçada longitudinalmente em uma posição intermediária aos pinos de guia do transportador. À medida que o frango é transportado longitudinalmente através da estação de esfolamento, o pesco- ço suspenso do frango é primeiro deslocado sobre a superfície superior do bloco de aperto do esfolador de pescoço e é suportado sobre a mesma com a frente do pescoço retida de modo forçado em encaixe com um ponto de aperto intermediário à borda afunilada do bloco de aperto e às palhetas gira- tórias do pegador. As palhetas giratórias capturam e puxam assim pele a partir da área de pescoço do frango para o ponto de aperto à medida que o frango é transportado ao longo do esfolador de pescoço. A pele removida, preferivelmente, é então deixada cair por gravidade para dentro de uma cai- xa de coleta de resíduos situada abaixo.
A seguir, após o frango pendurado ter sido transportado longitu- dinalmente para além do esfolador de pescoço, o peito do frango é desloca- do para encaixe com o bloco de aperto do esfolador de ombro com a frente do ombro do frango retida de modo forçado em encaixe com um ponto de aperto intermediário à borda afunilada do bloco de aperto e às palhetas gira- tórias do pegador do esfolador de ombro. As palhetas giratórias capturam e puxam assim pele a partir da área de ombro do frango para o ponto de aper- to à medida que o frango é transportado ao longo do esfolador de ombro. A pele removida, preferivelmente, é então deixada cair por gravidade para den- tro da caixa de coleta de resíduos situada abaixo. O frango então sai por uma extremidade de saída da estação de esfolamento e está pronto para processamento adicional.
Portanto, é um aspecto da presente invenção fornecer um apa- relho de esfolamento automatizado que remove seguramente e de forma eficiente pele a partir das áreas de pescoço e de ombro de um frango.
Breve Descrição das Várias Vistas dos Desenhos
A figura 1 é uma vista em perspectiva ilustrando a modalidade preferida da presente invenção.
A figura 2 é uma vista recortada em perspectiva ilustrando a es- tação de esfolamento da modalidade preferida da presente invenção mos- trada na figura 1.
A figura 3 é uma vista de detalhe em perspectiva ilustrando o pegador e o bloco de aperto do esfolador de pescoço da modalidade preferi- da da presente invenção mostrada na figura 1.
A figura 4 é uma vista detalhada de extremidade ilustrando o es- folador de pescoço da modalidade preferida da presente invenção mostrada na figura 1.
A figura 5 é uma vista de detalhe em perspectiva ilustrando o pegador e o bloco de aperto do esfolador de ombro da modalidade preferida da presente invenção mostrada na figura 1.
A figura 6 é uma vista detalhada de extremidade ilustrando o es- folador de ombro da modalidade preferida da presente invenção mostrada na figura 1.
A figura 7 é uma vista de detalhe em perspectiva ilustrando o transportador de indexação da modalidade preferida da presente invenção mostrada na figura 1.
A figura 8 é uma vista recortada em perspectiva ilustrando a ex- tremidade de entrada da estação de esfolamento da modalidade preferida da presente invenção mostrada na figura 1.
A figura 9 é uma vista de extremidade com uma parte recortada ilustrando a estação de esfolamento da modalidade preferida da presente invenção mostrada na figura 1 durante operação.
A figura 10 é uma vista detalhada de extremidade ilustrando o esfolador de pescoço da modalidade preferida da presente invenção mos- trada na figura 1 durante operação.
A figura 11 é uma vista recortada em perspectiva ilustrando o es- folador de ombro da modalidade preferida da presente invenção mostrada na figura 1 durante operação.
A figura 12 é uma vista de extremidade ilustrando a estação de esfolamento da modalidade preferida da presente invenção mostrada na fi- gura 1 durante operação.
A figura 13 é uma vista detalhada de extremidade ilustrando o esfolador de ombro da modalidade preferida da presente invenção mostrada na figura 1 durante operação.
Ao descrever a modalidade preferida da invenção que está ilus- trada nos desenhos, terminologia específica será utilizada para efeito de cla- reza. Entretanto, não é pretendido que a invenção seja limitada ao termo específico assim selecionado e é para ser entendido que cada termo especí- fico inclui todas as equivalências técnicas que operam em um modo similar para alcançar um propósito similar. Por exemplo, a palavra "conectado" ou termos similares a esta são freqüentemente usados. Eles não estão limita- dos à conexão direta, mas incluem conexão por meio de outros elementos onde tal conexão é reconhecida como sendo equivalente pelos versados na técnica.
Descrição Detalhada da Invenção
Referindo-se às figuras 1 e 2, está ilustrado um aparelho de es- folamento 10 de acordo com a presente invenção. O aparelho 10 remove pele a partir do pescoço e do ombro de uma carcaça de frango. É conside- rado que o aparelho 10 pode ser usado para processar qualquer outro tipo de ave doméstica em um modo similar tal como descrito neste documento, com algumas modificações conhecidas para uma pessoa de conhecimento comum para acomodar os diferentes tamanhos e/ou proporções de vários animais.
O aparelho de esfolamento 10 inclui uma estação de esfolamen- to, indicada de uma maneira geral por 12, a qual é montada no topo de uma base, indicada de uma maneira geral por 14, para localizar convenientemen- te o aparelho 10 no arranjo mais prático para um dado esquema de instala- ção de produção. O aparelho de esfolamento 10 preferivelmente também inclui uma calha de coleta 16 que é montado na base 14, abaixo da estação de esfolamento 12, para coletar e desviar resíduos, tal como será descrito adicionalmente a seguir.
A não ser que notado de outro modo, todos os componentes do aparelho de esfolamento 10 são fabricados de aço inoxidável. É considerado que todos os outros materiais de grau alimentício suficientemente rígido, tais como alumínio e Delrin, adicionalmente ou de forma alternativa podem ser usados na fabricação de vários componentes do aparelho de esfolamento 10.
Por conveniência e clareza, termos tais como "frente", "traseira", "superior", "inferior", "acima", "abaixo", "internamente", "externamente", "late- ral" e "longitudinal" serão usados neste documento para descrever a coloca- ção e orientação relativa de vários componentes da invenção, todos com relação à geometria e orientação do aparelho de esfolamento 10 tal como aparece na figura 1. Particularmente, "frente" deve se referir à extremidade longitudinal mais à direita do aparelho de esfolamento 10 tal como aparece na figura 1, e "traseira" deve se referir à extremidade longitudinal mais à es- querda do aparelho de esfolamento 10 tal como aparece na figura 1. A dita terminologia incluirá as palavras especificamente mencionadas, derivativas das mesmas e palavras de significação similar.
A estação de esfolamento 12 do aparelho de esfolamento 10 in- clui as paredes de suporte 18 e 20, um esfolador de pescoço 22, um esfola- dor de ombro 24, um transportador de indexação 26 (ver as figuras 1 e 7), um trilho de batente 28, e os trilhos guias 30 e 32. As paredes de suporte 18 e 20 se estendem acima da base 14 em uma relação de paralelismo espa- çadas lateralmente, e definem uma entrada de produto na frente da estação de esfolamento 12 e uma saída de produto na traseira da estação de esfo- lamento 12. O esfolador de pescoço 22 e o esfolador de ombro 24 são mon- tados na superfície voltada para dentro da parede de suporte 20 em uma orientação horizontal lado a lado, com o esfolador de pescoço 22 mais perto da extremidade de entrada da estação de esfolamento 12 (isto é, a montante em relação ao esfolador de ombro 24) e o esfolador de ombro 24 mais perto da extremidade de saída da estação de esfolamento 12 (isto é, a jusante em relação ao esfolador de pescoço 22). Embora as paredes de suporte 18 e 20 sejam preferidas para suportar os outros componentes da estação de esfo- lamento 12, é considerado que qualquer outra estrutura de sustentação ade- quada, tal como uma armação rígida construída de tubulação de aço inoxi- dável, alternativamente ou de forma adicional pode ser incorporada.
Referindo-se agora às figuras 2-4, o esfolador de pescoço 22 in- clui um pegador 34, um bloco de aperto 36 e um par de suportes de monta- gem 38a e 38b. O pegador 34 é um elemento de uma maneira geral cilíndri- co provido com uma pluralidade das projeções ou palhetas elevadas 40. Pre- ferivelmente, as palhetas 40 são formadas ao criar rebaixos ou vazios em forma de V alinhados axialmente na superfície cilíndrica externa de um corpo cilíndrico para deixar uma superfície essencialmente plana 42 na extremida- de externa de cada palheta 40. Embora as palhetas 40 sejam preferidas, é considerado que o pegador 34 alternativamente ou de forma adicional pode incorporar outros tipos de recursos de superfície de atrito de forma mínima ou moderadamente ou materiais que sejam adaptados para agarrar pele de ave doméstica, músculo ou outro tecido macio externo sem danificá-lo signi- ficativamente. Por exemplo, um pegador pode ser provido com uma série de cristas estreitas rasas ("estrias") formadas na sua superfície para agarrar pele de ave doméstica por encaixe por atrito.
As extremidades longitudinais do pegador 34 terminam nos ei- xos de montagem cilíndricos 44a e 44b que são montados rotativamente nos suportes de montagem 38a e 38b, tal como por meio de montagem em man- cais substituíveis convencionais, para permitir ao pegador 34 girar livremente em volta de seu próprio eixo longitudinal. Os suportes de montagem 38a e 38b são montados rigidamente na superfície voltada para dentro da parede de suporte 20, tal como com soldas ou prendedores convencionais. O pega- dor 34 é assim retido em uma orientação paralela em relação à parede de suporte 20 e é posicionado longitudinalmente adjacente à extremidade de entrada da estação de esfolamento 12.
O eixo de montagem 44a se estendendo da extremidade diantei- ra do pegador 34 se estende através do suporte de montagem 38a e para dentro de um alojamento de acionamento 46. Uma polia de acionamento (não visível) é montada operacionalmente no eixo de montagem dianteiro 44a dentro do alojamento de acionamento 46. Um motor elétrico convencio- nal é conectado operacionalmente à polia de acionamento por meio de uma correia dentada (não visível) para girar o pegador 34 em um sentido anti- horário tal como visto pela extremidade na figura 4. Embora o sistema de acionamento descrito anteriormente seja preferido para acionar o pegador 34 do esfolador de pescoço 22, é considerado que qualquer tipo de sistema de acionamento convencional, tal como um que inclui uma série convencio- nal de rodas dentadas de acionamento e correntes de acionamento tal como descrito na Patente U.S. Ns 6.264.542 para Gasbarro (incorporada neste documento pela referência), adicionalmente ou de forma alternativa pode ser usado. Referindo-se ainda às figuras 2-4, o bloco de aperto 36 é um corpo unitário alongado que preferivelmente é formado de Delrin. O bloco de aperto 36 é montado de forma removível nos suportes de montagem 38a e 38b intermediário lateralmente ao pegador 34 e à parede de suporte 18 em uma relação de paralelismo com o pegador 34. O bloco de aperto 36 apre- senta uma superfície arqueada 48 que é disposta em uma relação de folga justa para o caminho arqueado definido pela rotação das superfícies exter- nas 42 das palhetas 40 do pegador 34. Uma borda afunilada 50 define a ex- tremidade superior da superfície arqueada 48 que termina aproximadamente na posição de 10 horas do pegador 34, tal como visto pela extremidade na figura 4. A borda afunilada 50 casa exatamente com as extremidades das palhetas 40 à medida que elas se aproximam rotativamente do bloco de a- perto 36 durante operação do esfolador de pescoço 22, formando assim um ponto de aperto 52 intermediário à borda 50 e a uma palheta 40 adjacente.
Referindo-se agora às figuras 2, 5 e 6, o esfolador de ombro 24 inclui um pegador 56, um bloco de aperto 58 e um par dos suportes de mon- tagem 60a e 60b que são substancialmente similares ao pegador 34, bloco de aperto 36 e aos suportes de montagem 38a e 38b, respectivamente, do esfolador de pescoço 22 descrito anteriormente. O pegador 56 é um elemen- to de uma maneira geral cilíndrico provido com uma pluralidade das proje- ções ou palhetas elevadas 62. Preferivelmente, as palhetas 62 são formadas ao criar rebaixos ou vazios em forma de V alinhados axialmente na superfí- cie cilíndrica externa de um corpo cilíndrico para deixar uma superfície es- sencialmente plana 64 na extremidade externa de cada palheta 62. Embora as palhetas 62 sejam preferidas, é considerado que o pegador 56 alternati- vamente ou de forma adicional pode incorporar outros tipos de recursos de superfície de atrito de forma mínima ou moderadamente ou materiais que sejam adaptados para agarrar pele de ave doméstica, músculo ou outro te- cido macio externo sem danificá-lo significativamente. Por exemplo, um pe- gador pode ser provido com uma série de cristas estreitas rasas ("estrias") formadas na sua superfície para agarrar pele de ave doméstica por encaixe por atrito. As extremidades longitudinais do pegador 56 terminam nos ei- xos de montagem cilíndricos 66a e 66b que são montados rotativamente nos suportes de montagem 60a e 60b, tal como por meio de montagem em man- cais substituíveis convencionais, para permitir ao pegador 56 girar livremente em volta de seu próprio eixo longitudinal. Os suportes de montagem 60a e 60b são montados rigidamente na superfície voltada para dentro da parede de suporte 20, tal como com soldas ou prendedores convencionais. O pega- dor 56 é assim retido em uma orientação paralela em relação à parede de suporte 20 e é posicionado adjacente à extremidade de saída da estação de esfolamento 12.
O eixo de montagem 66b se estendendo da extremidade traseira do pegador 56 se estende através do suporte de montagem 60b e para den- tro de um alojamento de acionamento 68. Uma polia de acionamento (não visível) é montada operacionalmente no eixo de montagem dianteiro 66a dentro do alojamento de acionamento 68. Um motor elétrico convencional é conectado operacionalmente à polia de acionamento por meio de uma cor- reia dentada (não visível) para girar o pegador 56 em um sentido horário quando visto pela extremidade tal como na figura 6. Embora o sistema de acionamento descrito anteriormente seja preferido para acionar o pegador 56 do esfolador de ombro 24, é considerado que qualquer tipo de sistema de acionamento convencional, tal como um que inclui uma série convencional de rodas dentadas de acionamento e correntes de acionamento tal como descrito na Patente U.S. Ns 6.264.542 para Gasbarro, adicionalmente ou alternativamente pode ser incorporado.
Referindo-se ainda às figuras 2, 5 e 6, o bloco de aperto 58 é um corpo unitário alongado que preferivelmente é formado de Delrin. O bloco de aperto 58 é montado de forma removível nos suportes de montagem 60a e 60b intermediário lateralmente ao pegador 56 e à parede de suporte 18 em uma relação de paralelismo com o pegador 56. O bloco de aperto 58 apre- senta uma superfície arqueada 70 que é disposta em uma relação de folga justa para o caminho arqueado definido pela rotação das superfícies exter- nas 64 das palhetas 62 do pegador 56. Uma borda afunilada 72 define a ex- tremidade superior da superfície arqueada 70 que termina aproximadamente na posição de 10 horas do pegador 56, tal como visto pela extremidade na figura 4. A borda afunilada 72 une-se exatamente com as extremidades das palhetas 62 à medida que elas se aproximam rotativamente do bloco de a- perto 58 durante operação do esfolador de ombro 24, formando assim um ponto de aperto 74 intermediário à borda 72 e a uma palheta 62 adjacente.
Referindo-se às figuras 1 e 7, o transportador de indexação 26 é um transportador de corrente convencional tendo uma corrente de aciona- mento 78 que é acionada rotativamente em volta de uma pista alongada 80.
Uma pluralidade dos pinos de guia espaçados uniformemente 76 é montada rigidamente na corrente de acionamento 78 e se estende perpendicularmen- te para fora dela. As extremidades longitudinais do transportador de indexa- ção 26 são montadas rigidamente na base 14, tal como com soldas ou pren- dedores convencionais. O transportador de indexação 26 é assim posiciona- do lateralmente de forma segura adjacente aos esfoladores de pescoço e de ombro 22 e 24 em uma relação de paralelismo com eles.
Durante operação do transportador de indexação 26, os pinos de guia se projetando horizontalmente 76 se deslocam longitudinalmente da extremidade de entrada para a extremidade de saída da estação de esfola- mento 12 no caminho longitudinal de frangos ou de outras aves domésticas que são transportadas através do aparelho de esfolamento 10. A distância entre os pinos de guia 76 adjacentes do transportador de indexação 26 pre- ferivelmente é grande o suficiente para acomodar a circunferência de um maior frango considerado para ser processado pelo aparelho de esfolamento 10. As extremidades dos pinos de guia 76 preferivelmente são embotadas para abrandar danos à carne de aves domésticas que são encaixadas pelo transportador de indexação 26, tal como será descrito com mais detalhes a seguir.
Um eixo de acionamento 83 se estende acima de uma engrena- gem de acionamento (não visível) na extremidade traseira do transportador de indexação 26 e para dentro de um alojamento de acionamento 82. Um motor elétrico convencional 81 é localizado adjacente ao alojamento de a- cionamento 82 e é conectado operacionalmente ao eixo de acionamento 83 para acionar rotativamente o transportador de indexação 26 por meio do seu eixo de acionamento vertical 83 e de pontos de eixo de engrenagem inter- mediária. Embora o sistema de acionamento descrito anteriormente seja pre- ferido para acionar o transportador de indexação 26, é considerado que qualquer tipo de sistema de acionamento convencional, tal como um que inclui uma série convencional de rodas dentadas de acionamento e corren- tes de acionamento tal como descrito na Patente U.S. N- 6.264.542 para Gasbarro1 adicionalmente ou de forma alternativa pode ser incorporado. É considerado adicionalmente que o transportador de indexação 26 e seu sis- tema de acionamento podem ser totalmente omitidos da estação de esfola- mento 12, e que uma parede alongada, proteção, trilho, ou parafuso aciona- do rotativamente pode ser substituto para o transportador de indexação 26.
Referindo-se agora às figuras 2 e 9, o trilho de batente 28 é uma barra alongada que é montada na superfície voltada para dentro da parede de suporte 20 acima dos esfoladores de pescoço e de ombro 22 e 24, se estendendo horizontalmente e de forma preferível continuamente da extre- midade de entrada para a extremidade de saída da estação de esfolamento 12. Os postes de montagem 84a e 84b se estendem perpendicularmente do trilho de batente 28 através das aberturas na parede de suporte 20 e para os apoios de montagem ajustáveis semelhantes a torno de bancada 86a e 86b (o apoio de montagem 86b não é visível, mas ele é substancialmente idênti- co ao apoio de montagem 86a) que são fixados rigidamente à superfície vol- tada para fora da parede de suporte 20. Ao girar as alavancas dos apoios de montagem 86a e 86b, os apoios de montagem 86a e 86b podem ser afrou- xados ou apertados em volta dos postes de montagem 84a e 84b de um modo convencional. Isto permite ou impede, respectivamente, movimento axial dos postes de montagem 84a e 84b em relação aos apoios de monta- gem 86a e 86b, facilitando assim ajuste lateral da posição do trilho de baten- te 28 em relação à parede de suporte 20. Um segmento mais dianteiro do trilho de batente 28 preferivelmente é angulado na direção da parede de su- porte 20 para direcionar aves domésticas que chegam para a extremidade de entrada da estação de esfolamento 12 tal como será descrito adicional- mente a seguir. É considerado que uma proteção ou parede alongada pode ser substituta para o trilho de batente 28 para alcançar o mesmo propósito funcional tal como será descrito com mais detalhes a seguir.
Referindo-se às figuras 1 e 9, os trilhos guias 30 e 32 são subs- tancialmente idênticos em estrutura ao trilho de batente 28 e são montados nas paredes de suporte 18 e 20 em um modo ajustável de forma similar pela incorporação dos apoios de montagem 88a, 88b, 90a e 90b. Os trilhos guias 30 e 32 são posicionados acima do transportador de indexação 26 em uma relação de espaçados em paralelo com uma separação lateral de cerca de 10,16 centímetros (4 polegadas) entre os trilhos guias 30 e 32. Tal como o trilho de batente 28, os segmentos mais dianteiros dos trilhos guias 30 e 32 são angulados na direção de suas respectivas paredes de suporte adjacen- tes 18 e 20 para encaixar e guiar suportes de carcaça de frango que chega na direção de uma posição lateral predeterminada dentro da estação de es- folamento 12, tal como será descrito adicionalmente a seguir. É considerado que proteções ou paredes alongadas podem ser substitutas para os trilhos guias 30 e 32 para alcançar o mesmo propósito funcional tal como será des- crito com mais detalhes a seguir.
Durante operação típica, uma carcaça de frango sem cabeça 94 (referida neste documento como "o frango 94") suspensa por meio de uma linha de suportes convencionais 96 é transportada longitudinalmente na di- reção da extremidade de entrada da estação de esfolamento 12 com o peito do frango 94 preferivelmente voltado para a parede de suporte 20, tal como ilustrado nas figuras 8 e 9. À medida que o frango 94 e o seu respectivo su- porte 96 se aproximam da extremidade de entrada da estação de esfolamen- to 12, eles se encaixam nas partes anguladas do trilho de batente 28 e dos trilhos guias 30 e 32 e são assim guiados na direção de uma posição lateral predeterminada dentro da estação de esfolamento 12 que é ditada pelas posições dos trilhos 28-32. A parte detrás do frango 94 é assim levada para encaixe com os pinos de guia de deslocamento 76 do transportador de inde- xação 26 e é impelida longitudinalmente por gravidade para uma posição intermediária aos pinos de guia 76. Simultaneamente, o peito do frango 94 é levado para encaixe com a parte orientada longitudinalmente do trilho de batente 28. Com o frango posicionado assim, o transportador de indexação 26 e o trilho de batente 28 impedem movimento lateral excessivo das partes de perna e de peito do frango 94 à medida que o frango 94 é transportado longitudinalmente da extremidade de entrada da estação de esfolamento 12 na direção da extremidade de saída da estação de esfolamento 12. Os pinos de guia de deslocamento 76 do transportador de indexação 26 mantêm uma separação longitudinal contínua e uniforme entre as extremidades inferiores de frangos sucessivos à medida que eles avançam através da estação de esfolamento 12 enquanto que a linha de suportes 96 mantém as extremida- des superiores espaçadas lado a lado uniformemente.
A seguir, referindo-se às figuras 9 e 10, o pescoço suspenso 100 do frango 94 é deslocado sobre a superfície superior do bloco de aperto 36 do esfolador de pescoço 22 e é suportado sobre a mesma em um ângulo de aproximadamente 45 graus com a horizontal, com a frente do pescoço 100 retida de modo forçado em encaixe com o ponto de aperto 52 por meio de gravidade e pelo transportador de indexação 26. À medida que o frango 94 avança de uma extremidade longitudinal do esfolador de pescoço 22 para a outra, as extremidades externas 42 das palhetas giratórias 40 encaixam a pele do pescoço 100 e, aproximando do ponto de aperto 52, cooperam com a borda 50 definindo a extremidade superior da superfície arqueada 48 para apertar ou capturar a pele entre as extremidades externas 42 e a borda 50 da superfície arqueada 48. À medida que cada palheta 40 puxa um segmen- to de pele para baixo entre o pegador 34 e o bloco de aperto 36, uma palhe- ta 40 sucessiva encaixa e puxa um segmento de pele sucessivo. Com este puxamento contínuo por meio das palhetas sucessivas acionadas rotativa- mente 40, a pele é puxada continuamente a partir do pescoço 100 do frango 94 em uma peça contígua à medida que o pescoço 100 é arrastado Iongitu- dinalmente ao longo do esfolador de pescoço 22. A pele removida é então transportada em um sentido anti-horário entre o pegador 34 e o bloco de aperto 36 para a extremidade inferior do caminho arqueado definido pelo bloco de aperto 36, onde ela é deixada cair por gravidade para dentro da caixa de coleta 16 (ver a figura 1) situada abaixo. Constatou-se por meio de testes que o esfolador de pescoço 22, empregado no modo descrito anteri- ormente, remove efetivamente toda a pele a partir de um pescoço do frango acima da área de ombro do frango.
A seguir, referindo-se às figuras 11-13, o peito do frango 94 é deslocado para encaixe com a superfície superior do bloco de aperto 58 do esfolador de ombro 24 com a frente do ombro do frango 102 retida de modo forçado em encaixe com o ponto de aperto 74 por gravidade e pelo transpor- tador de indexação 26. À medida que o frango 94 avança de uma extremi- dade longitudinal do esfolador de ombro 24 para a outra, as extremidades externas 64 das palhetas giratórias 62 encaixam a pele do ombro 102 e, a- proximando do ponto de aperto 74, cooperam com a borda 72 definindo a extremidade superior da superfície arqueada 70 para apertar ou capturar a pele entre as extremidades externas 64 e a borda 72. À medida que cada palheta 62 puxa um segmento de pele para cima, entre o pegador 56 e o bloco de aperto 58, uma palheta 62 sucessiva encaixa e puxa um segmento de pele sucessivo. Com este puxamento contínuo por meio das palhetas acionadas rotativamente 62 sucessivas, a pele é puxada continuamente a partir do ombro 102 do frango 94 em uma peça contígua à medida que os ombros 102 são arrastados longitudinalmente ao longo do esfolador de om- bro 24. A pele de ombro removida é então transportada em um sentido horá- rio entre o pegador 56 e o bloco de aperto 58 para a extremidade inferior do caminho arqueado definido pelo bloco de aperto 58, onde ela é deixada cair por gravidade para dentro da caixa de coleta 16 (ver a figura 1) situada abai- xo. Constatou-se por meio de testes que o esfolador de ombro 24, emprega- do no modo descrito anteriormente, remove efetivamente toda a pele a partir de uma área de ombro do frango acima do peito do frango (assumindo que a pele a partir do pescoço do frango já tenha sido removida).
Finalmente, o frango 94 sai longitudinalmente da extremidade de saída da estação de esfolamento 12 com a pele removida a partir de suas áreas de pescoço e de ombro. O frango 94 pode então ser inspecionado e passado para frente para processamento adicional tal como necessário.
Em virtude da descrição exposta anteriormente, deve ser pron- tamente entendido que a presente invenção fornece um aparelho e método aperfeiçoados para remover a pele a partir das áreas de pescoço e de om- bro de um frango ou de outras aves domésticas. Uma modalidade alternativa do aparelho de esfolamento 10 descrito anteriormente é considerada na qual o esfolador de ombro 24 é omitido e somente o esfolador de pescoço 22 é empregado para remover pele somente a partir das áreas de pescoço de frangos. Uma modalidade alternativa adicional do dispositivo é considerada na qual o esfolador de pescoço 22 é omitido e somente o esfolador de om- bro 24 é empregado para remover pele somente a partir das áreas de ombro de frangos.
Esta descrição detalhada, em conexão com os desenhos, é pre- tendida principalmente como uma descrição das modalidades preferidas a- tualmente da invenção, e não é pretendida para representar a única forma na qual a presente invenção pode ser construída ou utilizada. A descrição expõe os projetos, funções, meios e métodos de implementação da invenção em conexão com as modalidades ilustradas. É para ser entendido, entretan- to, que as mesmas funções e recursos ou equivalentes podem ser concreti- zadas por diferentes modalidades que também são pretendidas para serem abrangidas pelo espírito e escopo da invenção e que várias modificações podem ser adotadas sem divergir da invenção ou escopo das reivindicações a seguir.

Claims (13)

1. Aparelho de esfolamento automatizado para remover pele de uma carcaça de ave doméstica que pende de um suporte móvel, o aparelho de esfolamento compreendendo: a. Uma primeira parede de suporte plana alongada e uma se- gunda parede de suporte plana alongada, a segunda parede de suporte pa- ralela à primeira parede de suporte e espaçada lateralmente dela; e b. Um esfolador de pescoço montado na primeira parede de su- porte intermediário lateralmente à primeira parede de suporte e à segunda parede de suporte, o esfolador de pescoço compreendendo: i. Um pegador acionado rotativamente tendo uma pluralidade de palhetas se estendendo radialmente dele; e ii. Um bloco de aperto intermediário lateralmente ao pegador e à segunda parede de suporte, o bloco de aperto tendo uma superfície arquea- da terminando em uma borda afunilada em uma relação de folga justa com o pegador para capturar e puxar pele de ave doméstica para um ponto de a- perto definido entre eles.
2. Aparelho de acordo com a reivindicação 1, compreendendo adicionalmente um transportador de indexação acionado rotativamente in- termediário lateralmente ao esfolador de pescoço e à segunda parede de suporte, o transportador de indexação tendo uma pluralidade de pinos de guia espaçados uniformemente se estendendo dele para encaixar extremi- dades inferiores de carcaças de aves domésticas sucessivas que são trans- portadas através do aparelho de esfolamento e para manter uma separação longitudinal mínima entre elas.
3. Aparelho de acordo com a reivindicação 1, compreendendo adicionalmente um trilho de batente alongado montado na primeira parede de suporte para manter uma distância predeterminada entre a carcaça de ave doméstica e a primeira parede de suporte e entre a carcaça de ave do- méstica e o transportador de indexação.
4. Aparelho de acordo com a reivindicação 3, em que o trilho de batente é espaçado de forma ajustável da primeira parede de suporte.
5. Aparelho de acordo com a reivindicação 1, compreendendo adicionalmente um primeiro trilho guia alongado montado na primeira parede de suporte e um segundo trilho guia alongado montado na segunda parede de suporte, o segundo trilho guia paralelo ao primeiro trilho guia, e espaçado lateralmente dele, para limitar o movimento lateral de uma linha de suportes se estendendo verticalmente entre os trilhos guias.
6. Aparelho de acordo com a reivindicação 5, em que os trilhos guias são espaçados de forma ajustável das paredes de suporte.
7. Aparelho de acordo com a reivindicação 1, compreendendo adicionalmente um esfolador de ombro montado na primeira parede de su- porte intermediário lateralmente à primeira parede de suporte e à segunda parede de suporte e adjacente longitudinalmente ao esfolador de pescoço, o esfolador de ombro compreendendo: a. Um pegador acionado rotativamente tendo uma pluralidade de palhetas se estendendo radialmente dele; e b. Um bloco de aperto intermediário lateralmente ao pegador e à primeira parede de suporte, o bloco de aperto tendo uma superfície arquea- da terminando em uma borda afunilada em uma relação de folga justa com o pegador para capturar e puxar pele de ave doméstica para um ponto de a- perto definido entre eles.
8. Aparelho de esfolamento automatizado para remover pele de uma carcaça de ave doméstica, o aparelho de esfolamento compreendendo: a. Uma primeira parede de suporte plana alongada e uma se- gunda parede de suporte plana alongada, a segunda parede de suporte pa- ralela à primeira parede de suporte e espaçada lateralmente dela; b. Um esfolador de pescoço montado na primeira parede de su- porte intermediário lateralmente à primeira parede de suporte e à segunda parede de suporte, o esfolador de pescoço compreendendo: i. Um pegador acionado rotativamente tendo uma pluralidade de palhetas se estendendo radialmente dele; e ii. Um bloco de aperto intermediário lateralmente ao pegador e à segunda parede de suporte, o bloco de aperto tendo uma superfície arquea- da terminando em uma borda afunilada em uma relação de folga justa com o pegador para capturar e puxar pele de ave doméstica para um ponto de a - perto definido entre eles; e c. Um esfolador de ombro montado na primeira parede de supor- te intermediário lateralmente à primeira parede de suporte e à segunda pa- rede de suporte e adjacente longitudinalmente ao esfolador de pescoço, o esfolador de ombro compreendendo: i. Um pegador acionado rotativamente tendo uma pluralidade de palhetas se estendendo radialmente dele; e ii. Um bloco de aperto intermediário lateralmente ao pegador e à primeira parede de suporte, o bloco de aperto tendo uma superfície arquea- da terminando em uma borda afunilada em uma relação de folga justa com o pegador para capturar e puxar pele de ave doméstica para um ponto de a- perto definido entre eles.
9. Aparelho de acordo com a reivindicação 1, compreendendo adicionalmente um transportador de indexação acionado rotativamente in- termediário lateralmente ao esfolador de pescoço e à segunda parede de suporte, o transportador de indexação tendo uma pluralidade de pinos de guia espaçados uniformemente se estendendo dele para encaixar extremi- dades inferiores de carcaças de aves domésticas sucessivas que são trans- portadas através do aparelho de esfolamento e para manter uma separação longitudinal mínima entre elas.
10. Aparelho de acordo com a reivindicação 8, compreendendo adicionalmente um trilho de batente alongado montado na primeira parede de suporte para manter uma distância predeterminada entre a carcaça de ave doméstica e a primeira parede de suporte e entre a carcaça de ave do- méstica e o transportador de indexação.
11. Aparelho de acordo com a reivindicação 10, em que o trilho de batente é espaçado de forma ajustável da primeira parede de suporte.
12. Aparelho de acordo com a reivindicação 8, compreendendo adicionalmente um primeiro trilho guia alongado montado na primeira parede de suporte e um segundo trilho guia alongado montado na segunda parede de suporte, o segundo trilho guia paralelo ao primeiro trilho guia, e espaçado lateralmente dele, para limitar o movimento lateral de uma linha de suportes se estendendo verticalmente entre os trilhos guias.
13. Aparelho de acordo com a reivindicação 12, em que os tri- lhos guias são espaçados de forma ajustável das paredes de suporte.
BRPI1002728-9A 2009-10-21 2010-08-26 Aparelho de esfolamento automatizado para remover pele de uma carcaça de ave doméstica BRPI1002728B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US12/582,859 2009-10-21
US12/582,859 US8272927B2 (en) 2009-10-21 2009-10-21 Poultry shoulder and neck skinner

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI1002728A2 true BRPI1002728A2 (pt) 2012-05-29
BRPI1002728B1 BRPI1002728B1 (pt) 2019-07-02

Family

ID=43879661

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI1002728-9A BRPI1002728B1 (pt) 2009-10-21 2010-08-26 Aparelho de esfolamento automatizado para remover pele de uma carcaça de ave doméstica

Country Status (2)

Country Link
US (1) US8272927B2 (pt)
BR (1) BRPI1002728B1 (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
NL2004521C2 (en) * 2010-04-07 2011-10-11 Marel Stork Poultry Proc Bv SLAUGHTERING INSTALLATION AND METHOD.
NL2007506C2 (en) 2011-09-29 2013-04-02 Meyn Food Proc Technology Bv Poultry processing device and method for poultry processing.
NL2009718C2 (en) * 2012-10-29 2014-05-01 Foodmate B V Method of mechanically removing skin from animal parts.
NL2011369C2 (en) * 2013-09-02 2015-03-03 Marel Stork Poultry Proc Bv Skinning installation and method for removing skin from slaughtered poultry parts.
US9999234B1 (en) * 2017-05-18 2018-06-19 Remington Holdings Llc Apparatus for skinning poultry products
CN111970931B (zh) * 2018-03-29 2022-05-24 北欧机械制造鲁道夫巴德尔有限及两合公司 用于对包含家禽胸部的家禽部分去皮的设备和方法

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5766066A (en) * 1996-06-05 1998-06-16 Ranniger; Richard L. Skinning machine
US6264542B1 (en) 1999-10-12 2001-07-24 Geno N. Gasbarro Apparatus for skinning pieces of poultry product
NL1019293C1 (nl) * 2001-11-05 2003-05-07 Stork Pmt Werkwijze en inrichting voor het verwijderen van een bot uit een extremiteit van een slachtdier.
US7465224B1 (en) * 2008-01-07 2008-12-16 Tyson Foods, Inc. Method and apparatus for removing feathers from a segmented wing

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI1002728B1 (pt) 2019-07-02
US20110092146A1 (en) 2011-04-21
US8272927B2 (en) 2012-09-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
EP0309539B1 (en) Process and apparatus for recovering meat from carcase sections in particular severed animal heads
US5188559A (en) Method and apparatus for separating the legs from the back of a poultry carcass
BRPI1002728A2 (pt) esfolador de ombro e de pescoço de aves domésticas
US4395795A (en) Poultry gizzard processing system
US5194035A (en) Automatic poultry processor and method
US6322438B1 (en) Poultry leg and thigh processor
US4118829A (en) Opening cut machine
JPH09103231A (ja) 屠殺獣の処理装置及び処理方法
US5041053A (en) Heart harvesting system and method
US3805328A (en) Apparatus for dispatching poultry
ES2400007T3 (es) Sistema y método para la limpieza de una carcasa o parte de una carcasa de aves de corral sacrificadas
CN211322835U (zh) 一种全自动鳗鱼剖杀装置
BR112017011781B1 (pt) Aparelho e método para depenar aves de corte abatidas
US5186678A (en) Heart and liver harvesting system
US3277514A (en) Poultry neck remover
US9167823B2 (en) Method of mechanically removing skin from animal parts
US5954574A (en) Wing remover
US3927440A (en) Method of eviscerating animals and fowl
US5041052A (en) Liver harvesting system and method
US3271815A (en) Poultry head remover
US3778867A (en) Method and apparatus for eviscerating animals and fowl
EP0784932B1 (en) Wing Remover
US3277518A (en) Method of removing the neck of a bird from its body
CN110710560A (zh) 一种鸡肠去除装置及方法
BR102019021922A2 (pt) Dispositivo para evisceração de peixe aplicado a equipamentos de corte de cabeça

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 26/08/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 26/08/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS

B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: REMINGTON HOLDINGS, LTD. (US)

B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: PRIME EQUIPMENT GROUP, INC. (US)

B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: PRIME EQUIPMENT GROUP, LLC (US)

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 11A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2640 DE 10-08-2021 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.