BR112015014073B1 - sistema de controle de agitação lateral de combinada e combinada - Google Patents

sistema de controle de agitação lateral de combinada e combinada Download PDF

Info

Publication number
BR112015014073B1
BR112015014073B1 BR112015014073-4A BR112015014073A BR112015014073B1 BR 112015014073 B1 BR112015014073 B1 BR 112015014073B1 BR 112015014073 A BR112015014073 A BR 112015014073A BR 112015014073 B1 BR112015014073 B1 BR 112015014073B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
plate
lower plate
upper plate
movement
coupled
Prior art date
Application number
BR112015014073-4A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112015014073A2 (pt
Inventor
Craig E. Murray
Tyler L. Nelson
Original Assignee
Cnh Industrial America Llc.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Cnh Industrial America Llc. filed Critical Cnh Industrial America Llc.
Publication of BR112015014073A2 publication Critical patent/BR112015014073A2/pt
Publication of BR112015014073B1 publication Critical patent/BR112015014073B1/pt

Links

Images

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01FPROCESSING OF HARVESTED PRODUCE; HAY OR STRAW PRESSES; DEVICES FOR STORING AGRICULTURAL OR HORTICULTURAL PRODUCE
    • A01F12/00Parts or details of threshing apparatus
    • A01F12/44Grain cleaners; Grain separators
    • A01F12/446Sieving means
    • A01F12/448Sieve adjusting means

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Harvester Elements (AREA)
  • Threshing Machine Elements (AREA)
  • Combined Means For Separation Of Solids (AREA)
  • Mixers Of The Rotary Stirring Type (AREA)

Abstract

SISTEMA DE CONTROLE DE LIMPEZA DE COMBINADA COM AGITAÇÃO LATERAL LINEAR A presente invenção se refere a um sistema de controle de agitação lateral de combinada que inclui uma peneira para separar material de colheita de outros materiais e configurado para se mover em uma direção longitudinal. Pelo menos um conjunto de agitação lateral inclui um dispositivo de montagem fixado a um chassi de combinada, uma placa inferior configurada para girar em volta de um eixo geométrico da placa inferior e uma placa superior configurada para (i) possuir um movimento rotativo de placa superior e girar responsiva à rotação da placa inferior e (i) possuir um movimento substancialmente linear de placa superior em uma direção substancialmente linear. Um braço fixo é acoplado giratoriamente à placa superior e fixado à peneira. Um dispositivo de acionamento é configurado para girar a placa inferior em volta do eixo geométrico da placa de articulação inferior. Responsivo à rotação da placa superior, a peneira é controlada para se mover na diagonal para a direção longitudinal na direção substancialmente linear do movimento substancialmente linear da placa superior.

Description

REFERÊNCIA CRUZADA COM PEDIDOS RELACIONADOS
[001] A presente invenção é um pedido internacional que designa os Estados Unidos da América e depositado sob 35 U.S.C. § 120, que reivindica a prioridade do Pedido U.S. de Série número 13/715,251, depositado em 14 de dezembro de 2012, cuja descrição encontra-se inteiramente incorporada ao presente a título de referência.
CAMPO DA TÉCNICA
[002] A presente invenção refere-se em geral a um sistema de controle para um mecanismo de limpeza com agitação lateral para uso com uma ceifeira, tal como uma ceifeira combinada. Especificamente, a presente invenção se refere a métodos e sistemas para controlar o movimento de um mecanismo de limpeza com agitação lateral em uma ceifeira combinada.
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
[003] Uma ceifeira combinada é uma máquina que é usada para colher culturas de grãos. O objetivo é completar vários processos, que tradicionalmente eram distintos, em uma passagem da máquina sobre uma parte particular do campo. Dentre as colheitas que podem ser ceifadas com uma combinada estão trigo, aveia, centeio, cevada, milho, soja, linho ou linhaça, e outros. O refugo (por exemplo, palha) descarregado no campo inclui as hastes e folhas secas remanescentes da colheita que podem ser, por exemplo, picadas e espalhadas no campo como resíduo ou enfardados para alimentação e forragem para o gado.
[004] Uma ceifeira combinada corta a colheita usando uma grande lâmina de corte. A colheita cortada pode ser coletada e alimentada para o mecanismo de debulha e separação da combinada, tipicamente consistindo de um rotor ou cilindro de debulha de rotação ao qual barras de aço sulcadas comumente referidas como bar- ras de grosa ou elementos de debulha podem ser aparafusados. Essas barras de grosa debulham e ajudam a separar os grãos da debulha e palha por meio da ação do tambor contra as concavidades, isto é, “metade do tambor”, que podem ser também ajustadas com as barras de aço e grade de malha, através das quais o grão, a debulha e fragmentos menores podem cair, enquanto a palha, sendo grande ou longa demais, é transportada através da saída. A debulha, a palha e outros materiais indesejados são retornados para o campo por via de um mecanismo espalhador.
[005] Na combinada de fluxo axial, esse sistema de debulha e separação serve como uma função de separação principal. A safra colhida é debulhada e separada quando e transportada entre um rotor disposto longitudinalmente e a superfície interna de um compartimento associado que compreende concavidades de debulha e separação, e um alojamento ou cobertura de rotor. O material de colheita cortado move-se em forma de espiral e é transportado ao longo de um caminho em forma de espiral ao longo da superfície interna do compartimento até que substancialmente permaneça apena resíduo maior. Quando o resíduo alcança a extremidade do tambor de debulha, é expelido para fora da parte traseira da combinada. Entretanto, o grão, a debulha e outros resíduos pequenos caem através das concavidades e aumentam para um dispositivo ou sapata de limpeza. A título de referência, esse material menor de colheita particulado que contém o grão e palhiço é referido como co-lheita debulhada. O grão ainda precisa ser ainda separado do palhiço por meio de um processo de seleção.
[006] O grão limpo é separado da colheita debulhada por meio de um sistema de limpeza de oscilação plana que pode incluir uma combinação de telas de oscilação (peneiras), um ventilador que sopra ar através / acima/ abaixo das peneiras, e algum mecanismo que transporta o material a ser limpo por baixo do sistema de debulha para as peneiras. O grão limpo que é separado do resíduo através das peneiras é tipicamente transportado para um tanque de grão na combinada para arma- zenamento temporário. O tanque de grão é tipicamente situado em cima da combinada e carregado através de um transportador que porta o grão limpo coletado no sistema de limpeza para o tanque de grão. O tanque pode ser então descarregado através de um sistema de transporte para um reboque ou veículo de suporte, permitindo que grandes quantidades de grãos sejam descarregadas no campo sem precisar parar a colheita quando o tanque de grão enche.
[007] No momento, as combinadas podem ser equipadas com mecanismos de compensação no lado de declive para sistemas de limpeza de combinada que fornece compensação para o sistema de limpeza quando a combinada sofre uma mudança na inclinação (isto é, colheita em terreno irregular). Em operação de solo plano, o sistema de limpeza de uma combinada se move no movimento bidimensional, agitando para frente e para trás com algum componente vertical. Os mecanismos convencionais de agitação lateral não afetam quaisquer alterações no movimento bidimensional (vertical / longitudinal) do sistema de limpeza no solo plano. No solo inclinado, contudo, os mecanismos de agitação lateral introduzem um componente lado a lado adicional na geometria de agitação de uma peneira, levando o material a resistir sua tendência natural para migrar para o lado inferior da peneira e permanecer distribuído de maneira mais uniforme através da largura da peneira. Esses mecanismos de agitação lateral são fixados ao chassi da combinada e não se movem quando a peneira se move para frente e para trás / na vertical. Devido à diferença com relação ao movimento entre a peneira e os mecanismos de agitação lateral, é empregada uma série de ligações para mover a peneira no movimento lado a lado quando a peneira se move para frente e para trás / na vertical. Devido ao pino de ligações no chassi fixo, contudo, a peneira se move em um movimento em arco (não linear), reduzindo a eficiência do movimento de agitação lateral e requerendo menos peneiras menores desejáveis para considerar o movimento em arco entre as peneiras e as lâminas laterais que incluem o sistema de limpeza.
[008] A Patente U.S. Ns 7,322,882, cuja descrição encontra-se incorporada ao presente para seus ensinamentos nos mecanismos de compensação de sistema de limpeza, descreve um mecanismo de agitação lateral de limpeza de grão que trata do movimento em arco por via de uma configuração de ligação, levando a peneira a se mover em uma linha diagonal mais desejável. Para compensar o movimento em arco, a configuração de ligação convencional requer um acionador (que move a peneira no movimento lado a lado) a ser fixado à peneira, que vibra em uma taxa alta com a peneira, resultando em tensão indesejável. Portanto, é requerido um aciona- dor maior e mais caro para realizar o movimento lado a lado e lidar com a tensão vibracional, ocupando espaço no sistema de limpeza que poderia ser usado para peneiras maiores mais desejáveis. Portanto, é necessário um conjunto de agitação lateral aperfeiçoado para um sistema de limpeza de combinada.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
[009] As modalidades são direcionadas a um sistema de controle de agitação lateral de combinada que inclui uma peneira para separar material de colheita de outros materiais e configurado para se mover em uma direção longitudinal. O sistema de controle também inclui pelo menos um conjunto de agitação lateral que inclui um dispositivo de montagem rigidamente fixado ao chassi da combinada. O pelo menos um conjunto de agitação lateral inclui uma placa inferior acoplada rotativamente ao dispositivo de montagem e configurado para girar em volta de um eixo geométrico da placa inferior e uma placa superior acoplada à placa superior e configurada para (i) ter um movimento rotacional de placa superior e girar responsiva à rotação da placa inferior e (ii) ter uma placa superior de movimento substancialmente linear em uma direção substancialmente linear. O pelo menos um conjunto de agitação lateral também inclui um braço fixo acoplado rotativamente à placa superior e fixado rigidamente à peneira. O sistema de controle também inclui um dispositivo de acionamento (i) rigidamente fixado ao Cassi da combinada, (ii) acoplado à placa infe- rior e (iii) configurado para girar a placa inferior em volta do eixo geométrico da placa inferior. Responsiva à rotação da placa superior, a peneira é controlada para se mover na diagonal para a direção para frente e para trás na direção substancialmente linear da placa superior de movimento substancialmente linear.
[010] De acordo com uma modalidade, o sistema de controle de agitação lateral também inclui um primeiro braço de articulação (i) acoplado à placa inferior em uma primeira parte de articulação de placa e (ii) acoplado à placa de articulação superior em uma primeira parte de articulação de placa superior. O sistema de controle de agitação lateral também inclui um segundo braço de articulação (i) acoplado à placa inferior em uma segunda parte de articulação de placa inferior espaçada da primeira parte de articulação de placa inferior e (ii) acoplado à placa de articulação superior na segunda parte de articulação de placa superior espaçada da primeira parte de articulação de placa superior. A peneira é também controlada para se mover na direção substancialmente linear da placa superior de movimento substancialmente linear que é substancialmente paralela a uma linha que se estende entre a primeira parte de articulação de placa superior e a segunda parte de articulação de placa superior.
[011] De acordo com outra modalidade, o sistema de controle de agitação lateral também inclui um primeiro braço de articulação (i) acoplado à placa inferior em uma primeira parte de articulação de placa inferior e (ii) acoplado à placa de articulação superior em uma primeira parte de articulação de placa superior. O sistema de controle de agitação lateral também inclui um segundo braço de articulação (i) acoplado à placa inferior em uma segunda parte de articulação de placa inferior espaçado da primeira parte de articulação de placa inferior, (ii) acoplado à placa de articulação superior em uma segunda parte de articulação de placa superior, e (iii) substancialmente paralela ao primeiro braço de articulação. A peneira é também controlada para se mover na direção substancialmente linear da placa superior de movi- mento substancialmente linear que é substancialmente perpendicular ao primeiro braço de articulação e ao segundo braço de articulação.
[012] Em uma modalidade, a placa inferior e placa superior são configuradas para girar entre uma posição de não acoplamento e pelo menos uma posição de acoplamento e a placa superior é configurada para (i) ter um movimento de não acoplamento em uma direção de não acoplamento substancialmente linear e (ii) ter um movimento de acoplamento em uma direção substancialmente linear diferente da direção de não acoplamento substancialmente linear. A peneira é controlada para (i) permanecer fixa ou se mover na direção para frente e para trás quando a placa inferior e a placa superior estiverem na posição de não acoplamento, e (ii) mover-se na diagonal para a direção para frente e para trás na direção de acoplamento substancialmente linear da placa superior de movimento substancialmente linear quando a placa inferior e a placa superior estiverem na pelo menos uma posição de acoplamento.
[013] Em um aspecto de uma modalidade, a pelo menos uma posição de acoplamento também inclui uma primeira posição de acoplamento e uma segunda posição de acoplamento, a placa inferior e a placa superior são também configuradas para (i) girar para a primeira posição de acoplamento e (ii) girar para a segunda posição de acoplamento e a placa superior é configurada para (i) ter um primeiro movimento de acoplamento em uma primeira direção de acoplamento substancialmente linear e (ii) ter um segundo movimento de acoplamento em uma segunda direção de acoplamento substancialmente linear diferente da primeira posição de acoplamento substancialmente linear. A peneira é controlada para (i) se mover na diagonal para a direção para frente e para trás na primeira direção de acoplamento substancialmente linear do movimento de placa superior quando a placa inferior e a placa superior estiverem na primeira posição de acoplamento e (ii) se mover na diagonal para a direção para frente e para trás na segunda direção de acoplamento substancialmente linear do movimento da placa superior quando a placa inferior e a placa superior estiverem na segunda posição de acoplamento.
[014] De acordo com uma modalidade, o dispositivo de acionamento é selecionado de um grupo de dispositivos de acionamento que inclui um acionador elétrico, um acionador hidráulico, um acionador pneumático e um motor.
[015] De acordo com uma modalidade, o pelo menos um conjunto de agitação lateral também inclui um primeiro conjunto de agitação lateral e um segundo conjunto de agitação lateral. O primeiro conjunto de agitação lateral inclui um primeiro dispositivo de montagem acoplado rigidamente ao chassi da combinada, uma primeira placa inferior acoplada rotativamente ao primeiro dispositivo de montagem e configurada para girar em volta de um primeiro eixo geométrico de placa inferior, uma primeira placa superior acoplada à primeira placa inferior e configurada para (i) girar responsiva à rotação da primeira placa inferior e (ii) configurada para ter primeira placa superior de movimento substancialmente linear na direção substancialmente linear e um primeiro braço fixo acoplado entre a primeira placa superior e a peneira. O segundo conjunto de agitação lateral inclui um segundo dispositivo de montagem acoplado rigidamente ao chassi da combinada, uma segunda placa inferior acoplada rotativamente ao segundo dispositivo de montagem e configurada para girar em volta de um segundo eixo geométrico de placa inferior, uma segunda placa superior acoplada à segunda placa inferior e configurada para (i) girar responsiva à rotação da segunda placa inferior e (ii) configurada para ter uma segunda placa superior de movimento substancialmente linear na direção substancialmente linear e um segundo braço fixo acoplado entre a segunda placa superior e a peneira.
[016] Em um aspecto de uma modalidade, o sistema de controle de agitação lateral também inclui um dispositivo de movimento (i) acoplado à primeira placa inferior, à segunda placa inferior e ao dispositivo de acionamento e (ii) configurado para girar a primeira placa inferior e a segunda placa inferior. O dispositivo de acionamen- to é configurado para girar a primeira placa inferior e a segunda placa inferior movendo o dispositivo de movimento.
[017] As modalidades estão direcionadas para uma combinada que inclui uma peneira para separar material de colheita de outros materiais e configurada para se mover em uma direção para frente e para trás e pelo menos um conjunto de agitação lateral. O pelo menos um conjunto de agitação lateral inclui um dispositivo de montagem fixado rigidamente a um chassi de combinada e uma placa inferior acoplada rotativamente ao dispositivo de montagem e configurada para girar em volta de um eixo geométrico da placa inferior. O pelo menos um conjunto de agitação lateral também inclui uma placa superior acoplada à placa inferior e configurada para (i) ter uma placa superior de movimento rotacional e girar responsiva à rotação da placa inferior e (ii) ter uma placa superior de movimento substancialmente linear em uma direção substancialmente linear e um braço fixo acoplado giratório à placa superior e rigidamente fixado à peneira. A combinada também inclui um dispositivo de acionamento (i) rigidamente fixado ao chassi da combinada, (ii) acoplado à placa inferior e (iii) configurado para girar a placa inferior em volta do eixo geométrico da placa inferior. A combinada também inclui um controlador configurado para controlar a peneira para (i) mover na direção para frente e para trás ou (ii) mover na diagonal para a direção para frente e para trás na direção substancialmente linear do movimento da placa superior substancialmente linear.
[018] De acordo com uma modalidade, a combinada também inclui um primeiro braço de articulação (i) acoplado à placa inferior em uma primeira parte de articulação de placa inferior e (ii) acoplado à placa de articulação superior em uma primeira parte de articulação de placa superior. A combinada também inclui um segundo braço de articulação (i) acoplado à placa inferior em uma segunda parte de articulação de placa inferior espaçada da primeira parte de articulação de placa inferior e (ii) acoplado à placa de articulação superior em uma segunda parte de articu- lação de placa superior espaçada da primeira parte de articulação de placa superior. A peneira é também controlada para se mover na direção substancialmente linear da placa superior de movimento substancialmente linear que é substancialmente paralela a uma linha que se estende entre a primeira parte de articulação de placa superior e a segunda parte de articulação de placa superior.
[019] De acordo com uma modalidade, a combinada também inclui um primeiro braço de articulação (i) acoplado à placa inferior na primeira parte de articulação de placa inferior e (ii) acoplado à placa de articulação superior em uma primeira parte de articulação de placa superior. A combinada também inclui um segundo braço de articulação (i) acoplado à placa inferior em uma segunda parte de articulação de placa inferior espaçada da primeira parte de articulação de placa inferior, (ii) acoplado à placa de articulação superior em uma segunda parte de articulação de placa superior espaçada da segunda parte de articulação de placa superior, e (iii) substancialmente paralelo ao primeiro braço de articulação. A peneira é também controlada para se mover na direção substancialmente linear da placa superior de movimento substancialmente linear que é substancialmente perpendicular ao primeiro braço de articulação e ao segundo braço de articulação.
[020] Em uma modalidade, a placa inferior e a placa superior são configuradas para girar entre uma posição de não acoplamento e pelo menos uma posição de acoplamento e a placa superior é configurada para (i) ter um movimento de não acoplamento em uma direção substancialmente linear de não acoplamento e (ii) ter um movimento de acoplamento em uma direção substancialmente linear de acoplamento diferente da direção substancialmente linear de não acoplamento. A peneira é controlada para (i) permanecer fixa ou se mover na direção para frente e para trás quando a placa inferior e a placa superior estão em posição de não acoplamento, e (ii) se mover na diagonal para a direção para frente e para trás na direção substancialmente linear de acoplamento do movimento da placa superior quando a placa infe- rior e a placa superior estão na pelo menos uma posição de acoplamento.
[021] Em outra modalidade, o dispositivo de acionamento é de um grupo de dispositivos de acionamento que compreende um acionador elétrico, um acionador hidráulico, um acionador pneumático e um motor.
[022] De acordo com uma modalidade, a combinada também inclui um primeiro conjunto de agitação lateral e um segundo conjunto de agitação lateral. O primeiro conjunto de agitação lateral inclui um primeiro dispositivo de montagem acoplado rigidamente ao chassi da combinada, uma primeira placa inferior acoplada rotativamente ao primeiro dispositivo de montagem e configurada para girar em volta de um primeiro eixo geométrico de placa inferior. O primeiro conjunto de agitação lateral também inclui uma primeira placa superior acoplada à primeira placa inferior e configurado para (i) girar responsivo à rotação da primeira placa inferior e (ii) configurado para ter primeira placa superior de movimento substancialmente linear na direção substancialmente linear. O primeiro conjunto de agitação lateral também inclui um primeiro braço fixo acoplado entre a primeira placa superior e a peneira. O segundo conjunto de agitação lateral inclui um segundo dispositivo de montagem rigidamente acoplado ao chassi da combinada e uma segunda placa inferior acoplada rotativamente ao segundo dispositivo de montagem e configurado para girar em volta de um segundo eixo geométrico de placa inferior. O segundo conjunto de agitação lateral também inclui uma segunda placa superior acoplada à segunda placa inferior e configurada para (i) girar responsiva à rotação da segunda placa inferior e (ii) configurada para ter uma segunda placa superior de movimento substancialmente linear na direção substancialmente linear do movimento da primeira placa superior. O segundo conjunto de agitação lateral também inclui um segundo braço fixo acoplado entre a segunda placa superior e a peneira.
[023] Em um aspecto de uma modalidade, a combinada também inclui um dispositivo de movimento (i) acoplado à primeira placa inferior, à segunda placa inferior e ao dispositivo de acionamento e (ii) configurado para girar a primeira placa inferior e a segunda placa inferior. O controlador é também configurado para controlar a peneira para (i) mover na direção para frente e para trás ou (ii) mover na diagonal para a direção para frente e para trás na direção substancialmente linear da primeira placa superior de movimento substancialmente linear e o movimento da segunda placa superior controlando o dispositivo de acionamento para mover o dispositivo de montagem que gira a primeira placa inferior e a segunda placa inferior.
[024] As modalidades são direcionadas a um método para controlar o movimento de uma peneira em uma combinada que inclui ocasionar, por um dispositivo de acionamento rigidamente fixado ao chassi da combinada, uma placa inferior para girar em volta de um eixo geométrico da placa inferior e girar uma placa superior, que possui um movimento rotativo de placa superior e uma placa superior de movimento substancialmente linear em uma direção substancialmente linear, responsiva à rotação da placa inferior. O método também inclui controlar uma peneira para pelo menos um de (i) manter uma posição fixa; (ii) mover em uma direção para frente e para trás e (iii) mover na diagonal para a direção para frente e para trás na direção substancialmente linear da placa superior de movimento substancialmente linear usando um braço fixo acoplado entre a placa superior e a peneira.
[025] Em uma modalidade, a rotação da placa superior também inclui girar a placa superior com um primeiro braço de articulação (i) acoplado à placa inferior em uma primeira parte de articulação de placa inferior e (ii) acoplado à placa de articulação superior em uma primeira parte de articulação de placa superior e girar a placa superior com um segundo braço de articulação (i) acoplado à placa inferior em uma segunda parte de articulação de placa inferior espaçada da primeira parte de articulação de placa inferior e (ii) acoplado à placa de articulação superior em uma segunda parte de articulação de placa superior espaçada da primeira parte de articulação de placa superior. Controlar a peneira para se mover na diagonal para a direção para frente e para trás na direção substancialmente linear da placa superior de movimento substancialmente linear também inclui controlar a peneira para se mover substancialmente paralela a uma linha que estende entre a primeira parte de articulação de placa superior e a segunda parte de articulação de placa superior.
[026] Em outra modalidade, girar a placa superior também inclui girar a placa superior com um primeiro braço de articulação (i) acoplado à placa inferior em uma primeira parte de articulação de placa inferior e (ii) acoplado à placa de articulação superior em uma primeira parte de articulação de placa superior. Girar a placa superior com um segundo braço de articulação (i) acoplado à placa inferior em uma segunda parte de articulação de placa inferior espaçada da primeira parte de articulação de placa inferior, (ii) acoplado à placa de articulação superior em uma segunda parte de articulação de placa superior espaçada da primeira parte de articulação de placa superior, e (iii) substancialmente paralelo ao primeiro braço de articulação. Controlar a peneira para se mover na diagonal para a direção para frente e para trás na direção substancialmente linear da placa superior de movimento substancialmente linear compreende controlar a peneira para se mover substancialmente perpendicular ao primeiro braço de articulação e o segundo braço de articulação.
[027] De acordo com uma modalidade, o método também inclui girar a placa inferior e a placa superior entre uma posição de não acoplamento e pelo menos uma posição de acoplamento; e controlar a peneira também inclui (i) manter a peneira em uma posição fixa ou mover a peneira na direção para frente e para trás quando a placa inferior e a placa superior estão na posição de não acoplamento; e (ii) mover a peneira na diagonal para a direção para frente e para trás em uma direção substancialmente linear de acoplamento da placa superior de movimento substancialmente linear quando a placa inferior e a placa superior estão na pelo menos uma posição de acoplamento.
[028] De acordo com outra modalidade, a pelo menos uma posição de aco- plamento também inclui uma primeira posição de acoplamento e uma segunda posi-ção de acoplamento. Girar a placa inferior e a placa superior na pelo menos uma posição de acoplamento também inclui (i) girar a placa inferior e a placa superior para a primeira posição de acoplamento e (ii) girar a placa inferior e a placa superior para a segunda posição de acoplamento. Controlar a peneira também inclui (i) mo-ver a peneira na diagonal para a direção para frente e para trás em uma primeira direção substancialmente linear de acoplamento do movimento da placa superior quando a placa inferior e a placa superior estão na primeira posição de acoplamen-to; e (ii) mover a peneira na diagonal para a direção para frente e para trás em uma segunda direção substancialmente linear de acoplamento do movimento da placa superior quando a placa inferior e a placa superior estão na segunda posição de acoplamento.
[029] Os aspectos e vantagens adicionais da invenção se tornarão claros a partir da descrição detalhada que se segue das modalidades ilustrativas que prossegue com referência aos desenhos que a acompanham.
DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[030] Os aspectos anteriores e outros da presente invenção são mais bem compreendidos a partir da descrição detalhada que se segue quando lidos com relação aos desenhos que a acompanham. Para fins de ilustração da invenção, estão ilustradas nos desenhos as modalidades que são atualmente preferidas, compreendendo-se, contudo, que a invenção não está limitada às instrumentalidades específicas descritas. Nos desenhos estão incluídas as seguintes Figuras:
[031] A Figura 1 é uma vista em perspectiva de uma combinada exemplifica- tiva para uso com as modalidades da presente invenção;
[032] A Figura 2 é uma vista lateral de uma combinada exemplificativa para uso com as modalidades da presente invenção;
[033] A Figura 3 é uma vista lateral de uma combinada exemplificativa para uso com as modalidades da presente invenção;
[034] A Figura 4 é uma vista em perspectiva de um sistema de controle de agitação lateral de combinada para uso com modalidades da presente invenção;
[035] A Figura 5A é uma vista em perspectiva do conjunto de agitação lateral exemplificativo ilustrado na Figura 4 ilustrando uma ligação de Robert para uso com modalidades da presente invenção;
[036] A Figura 5B é uma vista explodida do conjunto de agitação lateral exemplificativo ilustrado na Figura 5A ilustrando uma ligação de Robert para uso com modalidades da presente invenção;
[037] A Figura 6A é uma vista superior do dispositivo de acionamento e do conjunto de agitação lateral ilustrado na Figura 4 em uma posição de não acoplamento para uso com modalidades da presente invenção;
[038] A Figura 6B é uma vista superior de dispositivo de acionamento e conjunto de agitação lateral ilustrado na Figura 4 em uma posição de acoplamento para uso com modalidades da presente invenção;
[039] A Figura 7A é um diagrama esquemático que ilustra a peneira, o dispositivo de acionamento e o conjunto de agitação lateral ilustrado na Figura 4 em uma posição de não acoplamento para uso com modalidades da presente invenção;
[040] A Figura 7B é um diagrama esquemático que ilustra a peneira, o dispositivo de acionamento e o conjunto de agitação lateral ilustrado na Figura 4 em uma posição de acoplamento para uso com modalidades da presente invenção;
[041] A Figura 7C é um diagrama esquemático que ilustra a peneira, o dispositivo de acionamento e o conjunto de agitação lateral ilustrado na Figura 4 em uma segunda posição de acoplamento para uso com modalidades da presente invenção;
[042] A Figura 7D é um diagrama esquemático que ilustra a peneira, um motor e um conjunto de agitação lateral que possui uma ligação de Robert para uso com modalidades da presente invenção;
[043] A Figura 7E é um diagrama esquemático que ilustra a peneira, o dispositivo de acionamento e um par de conjuntos de agitação lateral que possui ligações de Robert para uso com modalidades da presente invenção;
[044] A Figura 8 é um diagrama esquemático de um conjunto de agitação lateral exemplificativo que ilustra uma ligação de Watt para uso com modalidades da presente invenção;
[045] A Figura 9A é um diagrama esquemático que ilustra a peneira, o dispositivo de acionamento de acionamento e o conjunto de agitação lateral ilustrado na Figura 8 em uma posição de não acoplamento para uso com modalidades da presente invenção;
[046] A Figura 9B é um diagrama esquemático que ilustra a peneira, o dispositivo de acionamento e o conjunto de agitação lateral ilustrado na Figura 8 em uma primeira posição de acoplamento para uso com modalidades da presente invenção;
[047] A Figura 9C é um diagrama esquemático que ilustra a peneira, o dispositivo de acionamento e o conjunto de agitação lateral ilustrado na Figura 8 em uma segunda posição de acoplamento para uso com modalidades da presente invenção;
[048] A Figura 9D é um diagrama esquemático que ilustra a peneira, um motor e um conjunto de agitação lateral que possui uma ligação de Watt para uso com modalidades da presente invenção;
[049] A Figura 9E é um diagrama esquemático que ilustra a peneira, o dispositivo de acionamento e um par de conjuntos de agitação lateral que possui ligações e Watt uso com modalidades da presente invenção; e
[050] A Figura 10 é um fluxograma que ilustra um método exemplificativo para controlar o movimento de uma peneira em uma combinada de acordo com uma modalidade da invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA DAS MODALIDADES ILUSTRADAS
[051] As modalidades da presente invenção utilizam um mecanismo de agitação lateral que inclui partes de movimento de maneira que o acionador possa se estender e retrair sem vibrar com as peneiras. As modalidades da presente invenção fornecem movimento diagonal substancialmente linear das peneiras com um aciona- dor menor, mais barato, fácil de ser montado acoplado ao chassi que não vibra com as peneiras, criando mais espaço para peneiras maiores e mais eficientes. As modalidades da presente invenção utilizam uma configuração de ligação de Watt para converter movimento rotacional para movimento substancialmente linear. As modalidades da presente invenção utilizam uma configuração de ligação de Robert para converter movimento rotacional para movimento substancialmente linear.
[052] As Figuras 1 a 3 ilustram combinadas agrícolas exemplificativas nas quais as modalidades exemplificativas da presente invenção podem ser implementadas. A Figura 1 ilustra uma combinada agrícola exemplificativa 100, que pode ser também referida como uma combinada ou ceifeira por todo o relatório. Conforme ilustrado na Figura 1, a combinada 100 pode incluir uma estrutura de combinada 116 e um sistema de alimentação 114, que possui um coletor 110 e um mecanismo de alimentação móvel 112. O mecanismo de alimentação móvel 112 pode ter uma posição que inclui um ângulo a com relação a uma parte da estrutura de combinada 116. A combinada 100 pode também incluir um sistema de debulha e separação disposto longitudinalmente axial 12, e uma concavidade 20 dentro do sistema de debulha e separação 12. O mecanismo de debulha pode ser também qualquer um de construção e operação bem conhecidas. Em algumas modalidades, a concavidade 20 pode ser também usada com combinadas que possuem sistema de debulha e separação alinhado transversalmente em uma combinada.
[053] Conforme ilustrado, o sistema de debulha e separação 12 é disposto axialmente, em que inclui um rotor de debulha cilíndrico 14 convencionalmente su-portado e giratório em uma direção predeterminada em volta de um eixo geométrico de rotação através do mesmo para transportar um fluxo de material de colheita em um caminho de fluxo em espiral através de um compartimento de debulha 16 que se estende circunferencialmente em volta do rotor 14. Conforme ilustrado, as concavi-dades 20 podem se estender circunferencialmente em volta do rotor 14 e o fluxo de colheita pode passar no espaço entre o rotor de rotação e as concavidades. Quando o material de colheita flui através do sistema de debulha e separação 12, o material de colheita que inclui, por exemplo, grão, palha, legumes, e similares, serão afrou-xados e separados do resíduo de colheita ou MOG (material sem ser grão) tais como, por exemplo, cascas, barros, vagens, e similares, e os materiais separados podem ser afastados do sistema de debulha e separação 12 em uma maneira convencional bem conhecida. O resíduo de colheita pode ser redistribuído para o campo através de um pulverizador 120, situado na parte traseira da ceifeira.
[054] A colheita debulhada, que inclui o grão a ser coletado, é então limpa através do sistema de limpeza. O sistema de limpeza pode incluir mecanismos de seleção convencionais que incluem um ventilador 176 que sopra ar através de uma série de peneiras de movimento alternativo 172. Através da ação de seleção do ar das peneiras de movimento alternativo 172, o grão limpo pode ser coletado e separado do joio restante. Os sistemas de manipulação de colheita, que incluem escavadores e elevadores, podem ser usados para transportar a colheita limpa, tal como grão, para um tanque de grão 150 e do tanque de grão 150 para uma caçamba de grão (não ilustrada). Os sistemas de manipulação de colheita podem também transportar materiais de rejeito de volta para o sistema de limpeza / sistema de debulha através do elevador de rejeitos 174. O grão limpo pode ser transportado para o tanque de grão 150 através de um escavador que transporta grão lateralmente do fundo do sistema de limpeza para um transportador vertical (ou elevador) que transporta o grão até um tubo de carga para ser derramado no tanque de grão 150. No fundo do tanque de grão 150, um ou mais escavadores de grão (tais como escavadores transversais) movem o grão lateralmente do fundo do tanque de grão 150 para o tubo vertical 162 de tubo de descarga 160, representando um sistema de estilo torre de descarregamento. O tubo vertical 162 pode incluir um único escavador de transporte de descarga ou vários escavadores de transporte de descarga, tal como um escavador para impulsionar grão para outro escavador dentro do tubo de descarga 160. O tubo de descarga 160 pode ser girado de maneira que possa se estender inteiramente lateral para descarregar grão do tanque de grão 150 para um veículo de suporte, tal como um caminhão que esteja percorrendo ao longo da lateral da combinada 100. O tubo de descarga 160 pode ser também orientado para a parte traseira para armazenamento, conforme ilustrado. Em um sistema de descarregamento de estilo pino giratório (não ilustrado), o tubo vertical 162 e o tubo de descarga 160 é substituído por um escavador de transporte de descarga que é fixado ao um ou mais escavadores transversais que transportam grão do sistema de limpeza e podem girar lado a lado a partir da combinada 100, transportando grão proveniente da combinada 100.
[055] A Figura 2 ilustra uma vista em corte transversal transparente de outra combinada agrícola 200 na qual as modalidades exemplificativas da presente invenção podem ser implementadas. A combinada 200 inclui um tanque de grão 220 e um sistema de debulha 12 para debulhar colheita, tal como grão. A colheita debulhada é então limpa através do sistema de limpeza 30. A superfície no sistema de limpeza 30 separa o grão limpo que coleta ao longo do caminho do fundo do sistema de limpeza no escavador transversal 205. O escavador transversal 205 se move o grão limpo lateralmente para um elevador 210, que inclui um levantador de correia de pá 212. O levantador de correia de pá 212, em que as pás são espaçadas de maneira uniforme ao longo da correia para levantar o grão, transporta o grão para cima para um esca- vador dispensador 237 que descarrega o grão no tanque de grão 220. Em outras disposições, o grão é levantado do levantador de correia de pá 212 e então sacudido na parte superior do elevador para um reservatório, que contém o escavador “bubble-up". O escavador “bubble-up" transporta grão dos lados do tanque de grão 220 para o centro superior do tanque onde o grão é descarregado no centro do tanque 220 para formar naturalmente uma pilha em forma de cone, em que os ângulos dos lados do cone iguais ao ângulo de descanso do grão. Outras disposições implementam outros conjuntos de escavadores ou para distribuir o grão nivelado ao longo do fundo do tanque de grão ou centralmente no meio do tanque de grão 220. Nessa disposição do tanque de grão 220, paredes laterais inclinadas 222 e 224 são inclinadas de maneira que quando o grão acumula no tanque de grão 220 conforme transportado do escavadores dispensador 237, o grão desliza naturalmente para baixo para os escavadores transversais 226 e 228. Essas paredes laterais 222 e 224 são inclinadas de maneira que um ângulo em que se encontram no fundo do tanque 220 forme um fundo de chão em forma de “W”, conforme ilustrado. Os escavadores transversais do tanque de grão 226 e 228 transportam o grão acumulado lateralmente de maneira que possa ser coletado para o tubo vertical 262, que inclui um esca-vador vertical de transporte de descarga 264 que impulsiona o grão para cima. Isso permite que o grão seja movido para um veículo de descarga através do tubo de descarga 260, que pode incluir outro escavador interno de transporte de descarga e pode girar em volta de um pino de extensão igual ao tubo vertical 262. O volume de não armazenável 270 é identificado por marcas diagonais na Figura 2 para mostrar espaço efetivamente não usável entre o tanque de grão, e o sistema de debulha 12 devido à geometria das laterais inclinadas 222 e 224 que formam o chão do tanque de grão 220.
[056] A Figura 3 ilustra outra combinada agrícola 300 na qual as modalidades exemplificativas da presente invenção podem ser implementadas. A combinada 300 inclui um motor 370, uma cabina 380 e um tanque de grão 320. O tanque de grão 320 inclui paredes laterais verticais 322 e 324 e geralmente fundo plano 325. Ao longo do fundo 325 do tanque de grão 320 é colocado um sistema de transporte 330. O fundo 325 inclui um sistema de transporte ativo 330 de maneira que o tanque de grão 320 não precise contar com a gravidade para alimentar grão para o escavador transversal. O sistema de transporte 330, em algumas modalidades, transporta grão coletado para frente no tanque de grão 320 para um único escavador transversal do tanque de grão 326. O escavador transversal 326 então transporta o grão lateralmente para ser coletado pelo tubo vertical 362, que inclui um escavador de transporte de descarga vertical 364 para impulsionar o grão para cima. Isso envia grão para um tubo de descarga 360, que pode incluir outro escavador de transporte de descarga (não ilustrado).
[057] A Figura 4 ilustra um sistema de controle de agitação lateral de combinada exemplificativo 400 para uso com as modalidades da presente invenção. Conforme ilustrado na Figura 4, o sistema de controle de agitação lateral 400 pode incluir uma peneira 402 para separar material de colheita de outros materiais. A peneira 402 pode ser configurada para se mover em uma direção para frente e para trás ilustrada pelas setas 404. O sistema de controle de agitação lateral 400 pode incluir conjunto de agitação lateral 406 e dispositivo de acionamento 408, que é fixado rigidamente a um chassi de combinada 706 (ilustrado na Figura 7A) por uma parte de montagem de dispositivo de acionamento 408a.
[058] Os sistemas de controle de agitação lateral de combinada podem incluir conjuntos de agitação lateral que possuem configurações de ligação diferentes para converter movimento rotativo para movimento aproximado em linha reta. Em algumas modalidades, um sistema de controle de agitação lateral de combinada pode incluir um conjunto de agitação lateral 406 que possui uma configuração de ligação de Robert para converter movimento rotativo para movimento aproximado em linha reta. Em outras modalidades, um sistema de controle de agitação lateral de combinada pode incluir um conjunto de agitação lateral 800 que possui uma configuração de ligação de Watt para converter movimento rotativo para movimento em linha reta aproximado. A Figura 8 é uma vista em perspectiva de um conjunto de agitação lateral exemplificativo que ilustra uma ligação de Watt para uso com as modalidades da presente invenção. São contempladas outras configurações que podem ser usadas de ligação para converter movimento rotacional para movimento em linha reta aproximado.
[059] Referindo-se à Figura 5A e 5B, o conjunto de agitação lateral exempli- ficativo 406 (ilustrado na Figura 4) ilustra uma ligação de Robert para uso com as modalidades da presente invenção. A Figura 5 é uma vista explodida do conjunto de agitação lateral exemplificativo 406 mostrado na Figura 5A. Conforme ilustrado nas Figuras 5A e 5B, o conjunto de agitação lateral 406 inclui um dispositivo de montagem de agitação lateral 502 fixado rigidamente a um chassi de combinada 706 (ilustrado na Figura 7A). O conjunto de agitação lateral 406 também inclui uma placa inferior 504 e uma placa superior 506 acoplada à placa inferior 504. O conjunto de agitação lateral 406 também inclui um primeiro braço de articulação 510 acoplado à placa inferior 504 em uma primeira parte de articulação de placa inferior 504a e acoplado à placa superior 506 em uma primeira parte de articulação de placa superior 506a. O conjunto de agitação lateral 406 também inclui um segundo braço de articu-lação 512 acoplado à placa inferior 504 em uma segunda parte de articulação de placa inferior 504b espaçada da primeira parte de articulação de placa inferior 504a e acoplado à placa superior 506 em uma segunda parte de articulação de placa superior 506b espaçada da primeira parte de articulação de placa superior 506a. O conjunto de agitação lateral 406 pode também incluir um braço fixo 508 acoplado rotativamente à placa superior 506 e fixado rigidamente à peneira 403 (conforme ilustrado na Figura 7A). O braço fixo 508 pode também incluir uma parte de monta- gem de braço fixo 508a para fixar rigidamente o braço fixo 508 à peneira 402. O conjunto de agitação lateral 406 pode também incluir um dispositivo de suporte 514 fixado rigidamente tanto ao braço fixo 508 quanto à placa superior 506. Em algumas modalidades, o braço fixo 508 e o dispositivo de suporte 514 podem ser componentes separados que não estão incluídos como parte do conjunto de agitação lateral 406.
[060] Quando a placa inferior 504 e a placa superior 506 estão na posição de não acoplamento, o componente lado a lado da peneira 402 não é acoplado. Quando a placa inferior 504 e a placa superior 506 estão na posição de acoplamento, o componente lado a lado da peneira 402 é acoplado. As Figuras 6A a 7C ilustram movimentos relativos de elementos do conjunto de agitação lateral exemplificativo 406, o dispositivo de acionamento 408 e a peneira 402 ilustrados na Figura 4 durante uma posição de não acoplamento e primeira e segunda posições de acoplamento. A Figura 6A é uma vista superior de dispositivo do acionamento 408 e do conjunto de agitação lateral 406 em uma posição de não acoplamento. A Figura 7A é um diagrama esquemático que ilustra a peneira 402, o dispositivo de acionamento 408 e o conjunto de agitação lateral 406 em uma posição de não acoplamento e um controlador 712. A Figura 6B é uma vista superior do dispositivo de acionamento 408 e do conjunto de agitação lateral 406 em uma posição de acoplamento. A Figura 7B é um diagrama esquemático que ilustra a peneira 402, o dispositivo de acionamento 408 e o conjunto de agitação lateral 406 em uma posição de acoplamento.
[061] Conforme ilustrado na Figura 6A, o dispositivo de acionamento 408 pode incluir prendedores 408c e uma parte de montagem de dispositivo de acionamento 408a. A parte de montagem de dispositivo de acionamento 408a pode ser usada para fixar rigidamente o dispositivo de acionamento 408 ao chassi da combinada 706 (ilustrado na Figura 7A). É contemplado que um dispositivo de acionamento exemplificativo pode ser fixado diretamente ao chassi ou pode ser fixado ao chas- si usando uma parte de montagem que possua tamanho e formato diferentes. O dispositivo de acionamento 408 é acoplado à placa inferior 504 em uma parte de acoplamento de acionamento 504c (ilustrado na Figura 7A).
[062] A placa superior 506 pode ser configurada para ter um movimento de placa superior substancialmente linear em uma direção substancialmente linear. Por exemplo, conforme ilustrado nas Figuras 6A e 7A, quando a parte de movimento de dispositivo de acionamento 408b na posição ilustrada na Figura 6A e Figura 7A, a placa inferior 504 e a placa superior 506 estão em uma posição de não acoplamento. Além disso, conforme ilustrado na Figura 7A, quando a placa inferior 504 e a placa superior 506 estão na posição de não acoplamento, a placa superior 506 é configurada para ter um movimento substancialmente linear de não acoplamento na direção longitudinal, ilustrado pelas setas 514. A peneira 402 pode ser controlada para permanecer fixa ou se mover na direção para frente e para trás 514, quando a placa inferior 504 e a placa superior 506 estão na posição de não acoplamento. O movimento para frente e para trás 514 pode ser controlado por um dispositivo de acionamento diferente do dispositivo de acionamento 408. Quando a peneira 402 se move na direção para frente e para trás 514, o braço fixo 508 pode ser configurado de maneira que o movimento para frente e para trás 514 da peneira 402 esteja na direção substancialmente linear 514 do movimento da placa superior.
[063] A linha B-E na Figura 7A representa o primeiro braço de articulação 510 (ilustrado na Figura 5B) acoplado à placa inferior 504 em uma primeira parte de articulação de placa inferior 504a (ponto E) e acoplado à placa superior 506 em uma primeira parte de articulação de placa superior 506a (ponto B). A linha C-DCEN na Figura 7A representa o segundo braço de articulação 512 (ilustrado na Figura 5B) acoplado à placa inferior 504 em uma segunda parte de articulação de placa inferior 504b (ponto DCEN) e acoplado à placa superior 506 em uma segunda parte de articulação de placa superior 506b (ponto C). A linha B-C se estende entre a primeira parte de articulação de placa superior 506a (ponto B) e a segunda parte de articulação de placa superior 506b (ponto C). Conforme ilustrado na Figura 7A, quando a placa inferior 504 e a placa superior 506 estão na posição de não acoplamento, a peneira 402 é controlada para se mover na direção substancialmente linear 514 do movimento substancialmente linear da placa superior que é substancialmente paralelo à linha B-C que se estende entre a primeira parte de articulação de placa superior 506a e a segunda parte de articulação de placa superior 506b.
[064] De acordo com algumas modalidades exemplificativas, a placa inferior 504 pode ser acoplada rotativamente ao dispositivo de montagem 502 e configurada para girar em volta de um eixo geométrico de placa inferior 502a. O dispositivo de acionamento 408 pode ser configurado para girar a placa inferior 504 em volta do eixo geométrico da placa inferior 502. Por exemplo, conforme ilustrado nas Figuras 6B e 7B, quando a parte de movimento do dispositivo de acionamento 408b se retrai, conforme indicado pelas setas 408c a partir da posição ilustrada na Figura 6A e Figura 7A, a placa inferior 504, que é acoplada ao dispositivo de montagem 502, gira, indicado pelas setas 702, com relação ao dispositivo de montagem 502 em volta do eixo geométrico da placa inferior 502a (ilustrado na Figura 4) para uma posição de acoplamento. A placa inferior 506 pode ser configurada para ter um movimento de rotação da placa superior e girar (também indicado pelas setas 702) responsiva à rotação da placa inferior 504.
[065] A placa inferior 506 pode também possuir um movimento de acoplamento em uma direção substancialmente linear 704 diferente da direção substancialmente linear de não acoplamento 514 (ilustrado na Figura 6A e Figura 7A). Res- ponsivo à rotação da placa inferior 504, a peneira é controlada para se mover na diagonal 704 para a direção para frente e para trás 514 (ilustrada na Figura 7A) na direção substancialmente linear 704 do movimento de acoplamento da placa superior. Por exemplo, responsivo à rotação da placa inferior 504, a barra fixa 508 é confi- gurada de maneira que a peneira se mova na diagonal 704 para a direção para frente e para trás 514 (ilustrada na Figura 7A). Isto é, a peneira 402 também se move na direção substancialmente linear 704 do movimento de acoplamento da placa superior quando a placa superior 506 é girada para uma posição de acoplamento. Além disso, como no caso da posição de não acoplamento, a peneira 402 se move na direção substancialmente linear correspondente do movimento da placa superior quando a placa superior 506 está em sua respectiva posição. Isto é, quando a placa superior 506 é girada para uma posição de acoplamento, a peneira 402 se move na direção substancialmente linear 704 do movimento da placa superior que é substancialmente paralelo à linha B-C que se estende entre a primeira parte de articulação de placa superior 506a e a segunda parte de articulação de placa superior 506b. Portanto, é adicionado um componente lado a lado ao componente para frente e para trás para mover a peneira 402 na diagonal 704 para a direção para frente e para trás 514 (ilustrado na Figura 7A) na direção substancialmente linear 704 do movimento de acoplamento da placa superior. Nas modalidades aqui descritas, substan-cialmente linear pode ser indicado pelo desvio da peneira do centro como uma função do movimento para frente e para trás da peneira. Por exemplo, movimento substancialmente linear indica que o movimento pode não se desviar mais do que 2,5% de um movimento linear em linha reta. Isto é, se a peneira 402 se mover 100 mm na direção longitudinal, indicada pelas setas 514, a peneira mantém o movimento substancialmente linear se a peneira 403 não se mover mais do que 2,5 mm da linha de direção longitudinal.
[066] Em algumas modalidades exemplificativas, um conjunto de agitação lateral exemplificativo 406 pode incluir em uma primeira posição de acoplamento e uma segunda posição de acoplamento. Por exemplo, a placa superior 506 e a placa inferior 504 podem girar para a primeira posição de acoplamento descrita acima e ilustrada na Figura 6B e 7B. A placa superior 506 e a placa inferior 504 podem tam- bém girar para uma segunda posição de acoplamento na Figura 7C. Por exemplo, quando a parte de movimento do dispositivo de acionamento 408b se expande, conforme indicado pelas setas 408d, a partir da posição ilustrada na Figura 6A e Figura 7A, a placa inferior 504 gira na direção indicada pelas setas 708 com relação ao dispositivo de montagem 502 em volta do eixo geométrico da placa inferior 502a (ilustrado na Figura 4) para a segunda posição de acoplamento ilustrada na Figura 7C. A placa superior 506, que pode ser configurada para ter um movimento rotativo da placa superior, gira (também indicado pelas setas 708) responsiva à rotação da placa inferior 504.
[067] A placa superior 506 pode também possuir um segundo movimento de acoplamento em uma direção substancialmente linear 710 diferente da primeira direção de acoplamento substancialmente linear 704 (ilustrada na Figura 7B) quando a placa superior 506 gira para a primeira posição de acoplamento. Responsivo à rotação da placa inferior 504, a peneira 402 é controlada para se mover na diagonal para a direção para frente e para trás 514 (ilustrada na Figura 7A) na segunda direção de acoplamento substancialmente linear 710 do movimento da placa superior quando a placa inferior 504 e a placa superior 506 estão na segunda posição de acoplamento ilustrada na Figura 7C. Por exemplo, responsivo à rotação da placa inferior 504, a barra fixa 508 é configurada de maneira que a peneira 402 se mova na diagonal para a direção para frente e para trás 514 (ilustrada na Figura 7A). Isto é, a peneira 402 também se move na direção substancialmente linear 710 do movimento de acoplamento de placa superior quando a placa superior 506 é girada para a segunda posição de acoplamento. Além disso, como no caso da posição de não acoplamento e da primeira posição de acoplamento, a peneira 402 se move na direção substancialmente linear correspondente do movimento da placa superior quando a placa superior 506 está em sua respectiva posição. Isto é, quando a placa superior 506 é girada para a segunda posição de acoplamento, a peneira 402 se move na direção substancialmente linear 710 do movimento da placa superior que é substancialmente paralelo à linha B-C que se estende entre a primeira parte de articulação de placa superior 506a e a segunda parte de articulação de placa superior 506b.
[068] Conforme descrito acima, os sistemas de controle de agitação lateral de combinada exemplificativos podem incluir conjuntos de agitação lateral que possuem configurações de ligação diferentes para converter movimento rotativo para movimento de linha reta aproximado. A Figura 8 é uma vista em perspectiva de um conjunto de agitação lateral exemplificativo 800 que ilustra uma ligação Watt para uso com as modalidades da presente invenção. Conforme ilustrado na Figura 8, o conjunto de agitação lateral 800 inclui uma placa inferior 804 w uma placa superior 806 acoplada à placa inferior 804. A placa inferior 804 pode ser acoplada rotativamente a um dispositivo de montagem, tal como o dispositivo de montagem 502 (ilustrado na Figura 5B), que é fixado rigidamente a um chassi de combinada 706 (ilustrado na Figura 9A). O conjunto de agitação lateral 800 também inclui um primeiro braço de articulação 810 acoplado à placa inferior 804 em uma primeira parte de articulação de placa inferior 804a e acoplado à placa superior 806 em uma primeira parte de articulação de placa superior 806a. O conjunto de agitação lateral 800 também inclui um segundo braço de articulação 812 acoplado à placa inferior 804 em uma segunda parte de articulação de placa inferior 804b espaçada da primeira parte de articulação de placa inferior 804a e acoplada à placa superior 806 em uma segunda parte de articulação de placa superior 806b espaçada da primeira parte de articulação de placa superior 806a. O conjunto de agitação lateral 800 também inclui um braço fixo 808 acoplado rotativamente à placa superior 806 e rigidamente fixado à peneira 402. O braço fixo 808 pode também incluir uma parte de montagem de braço fixo, tal como a parte de montagem de braço fixo 508a para fixar rigidamente o braço fixo 808 à peneira 403. Em algumas modalidades, o braço fixo 808 e a parte de montagem de braço fixo 508a podem ser componentes separados que não estão incluídos como parte do conjunto de agitação lateral 406.
[069] Quando a placa inferior 804 e a placa superior estão na posição de não acoplamento, o componente lado a lado da peneira não é acoplado. Quando a placa inferior 504 e a placa superior 506 estão na posição de acoplamento, o componente lado a lado da peneira é acoplado. As Figuras de 9A a 9C ilustram movimentos real- tivos de elementos do conjunto de agitação lateral exemplificativo 800, o dispositivo de acionamento 408 e a peneira 402 durante uma posição de não acoplamento e primeira e segunda posições de acoplamento. A Figura 9A é um diagrama esquemático que ilustra a peneira 402, o dispositivo de acionamento 408 e o conjunto de agitação lateral 800 em uma posição de não acoplamento.
[070] Conforme ilustrado na Figura 9A, a placa superior 804 pode ser configurada para ter um movimento de placa superior substancialmente linear em uma direção substancialmente linear 814. Por exemplo, quando a parte de montagem do dispositivo de acionamento 408b está na posição ilustrada na Figura 9A, a placa inferior 804 e a placa superior 806 estão em uma posição de não acoplamento. Além disso, quando a placa inferior 804 e a placa superior 806 estão na posição de não acoplamento, a placa superior 806 é configurada para ter um movimento de não acoplamento em uma direção substancialmente linear de não acoplamento 814. A peneira 402 pode ser controlada para permanecer fixa ou se mover em uma direção substancialmente linear de não acoplamento 814, conforme ilustrado pelas setas 814 na peneira 402, quando a placa inferior 502 (ilustrada na Figura 5B) e a placa superior 804 estão na posição de não acoplamento. Quando a peneira 402 se move na direção para frente e para trás 814, o braço fixo 808 pode ser configurado de maneira que o movimento para frente e para trás 814 da peneira 402 esteja na direção substancialmente linear 814 do movimento da placa superior.
[071] A linha B-E na Figura 9A representa o primeiro braço de articulação 810 (ilustrado na Figura 8) acoplado à placa inferior 804 em uma primeira parte de articulação de placa inferior 804a (ponto E) e acoplado à placa superior 906 em uma primeira parte de articulação de placa superior 806a (ponto B). A linha C-D na Figura 9A representa o segundo braço de articulação 812 (ilustrado na Figura 8) acoplado à placa inferior 804 na segunda parte de articulação de placa inferior 804b (ponto DCEN) e acoplado à placa superior 806 em uma segunda parte de articulação de placa superior 806b (ponto C). A linha B-C se estende entre a primeira parte de articulação de placa superior 806a (ponto B) e a segunda parte de articulação de placa superior 806b (ponto C). Conforme ilustrado na Figura 9A, quando a placa inferior 804 e a placa superior 806 estão na posição de não acoplamento, a peneira 402 é controlada para se mover na direção substancialmente linear 814 do movimento substancialmente linear da placa superior que é substancialmente perpendicular ao primeiro braço de articulação 810 e ao segundo braço de articulação 812.
[072] De acordo com algumas modalidades exemplificativas, o conjunto de agitação lateral 800 que possui uma ligação de Watt pode incluir uma primeira posição de acoplamento. A Figura 9B é um diagrama esquemático que ilustra a peneira 402, o dispositivo de acionamento 408 e um conjunto de agitação lateral 800 em uma primeira posição de acoplamento. Conforme ilustrado na Figura 9B, a placa inferior 804 pode ser acoplada rotativamente ao dispositivo de montagem 502 e configurada para girar em volta de um eixo geométrico da placa inferior (não ilustrado) no ponto F. O dispositivo de acionamento 408 pode ser configurado para girar a placa inferior 804 em volta do eixo geométrico da placa inferior. Quando a parte de movimento do dispositivo de acionamento 408b se retrai (indicado pela seta 408c) da posição ilustrada na Figura 9A, a placa inferior 804, que é acoplada ao dispositivo de montagem 502, gira na direção indicada pela seta 902 com relação ao dispositivo de montagem 502 em volta do eixo geométrico da placa inferior para uma posição de acoplamento. A placa superior 806 pode ser configurada para ter um movimento ro- tacional da placa superior e girar (também indicado pelas setas 902) responsivo à rotação da placa inferior 804.
[073] A placa superior 806 pode ser também dotada de um movimento de acoplamento em uma direção substancialmente linear 904 diferente da direção subs-tancialmente linear de não acoplamento 814 (ilustrado na Figura 8). Responsivo à rotação da placa inferior 804, a peneira 402 é controlada para se mover na diagonal para a direção para frente e para trás 814 (ilustrada na Figura 7A) na direção substancialmente linear 904 do movimento de acoplamento da placa superior. Por exemplo, responsivo à rotação da placa inferior 804, a barra fixa 808 é configurada de maneira que a peneira 402 se mova na diagonal para a direção para frente e para trás 514 (ilustrada na Figura 9A). Isto é, a peneira 402 também se move na direção substancialmente linear 904 do movimento de acoplamento da placa superior quando a placa superior 806 é girada para uma posição de acoplamento. Além disso, como no caso na posição de não acoplamento, a peneira 402 se move na direção substancialmente linear correspondente do movimento da placa superior quando a placa superior 806 está em sua respectiva posição. Isto é, quando a placa superior 806 é girada para a primeira posição de acoplamento ilustrada na Figura 9B, a peneira se move na direção substancialmente linear 904 do movimento da placa superior que é substancialmente perpendicular ao primeiro braço de articulação 810 e o segundo braço de articulação 812.
[074] De acordo com algumas modalidades exemplificativas, o conjunto de agitação lateral 800 que possui uma configuração de ligação de Watt pode incluir uma segunda posição de acoplamento. A Figura 9C é um diagrama esquemático que ilustra a peneira 402, o dispositivo de acionamento 408 e o conjunto de agitação lateral 800 em uma segunda posição de acoplamento. Conforme ilustrado na Figura 9C, a placa superior 806 e a placa inferior 804 também giram para uma segunda posição de acoplamento, diferente da primeira posição de acoplamento descrita acima e ilustrada na figura 9B. Por exemplo, quando a parte de movimento do dispo- sitivo de acionamento 408b se expande, conforme indicado pela seta 408d, a partir da posição ilustrada na Figura 9A, a placa inferior 804 gira na direção indicada pelas setas 908 com relação ao dispositivo de montagem 502 em volta do eixo geométrico da placa inferior (no ponto A Figura) para a segunda posição de acoplamento ilustrada na Figura 9C. a placa superior 806, que pode ser configurada para ter um mo-vimento giratório de placa superior, gira (também indicado pelas setas 908) respon- sivo à rotação da placa inferior 804.
[075] A placa superior 806 pode ser também dotada de um segundo movimento de acoplamento em uma direção substancialmente linear 910 diferente da primeira direção substancialmente linear de acoplamento 904 (ilustrada na Figura 9B) quando a placa superior 806 gira para a primeira posição de acoplamento. Res- ponsivo à rotação da placa inferior 804, a peneira 402 é controlada para se mover na diagonal para a direção para frente e para trás 814 (ilustrada na Figura 9A) e se mover na segunda direção substancialmente linear de acoplamento 910 do movimento da placa superior quando a placa inferior 804 e placa superior 806 estão na segunda posição de acoplamento ilustrada na Figura 9C. Por exemplo, responsivo à rotação da placa inferior 804, a barra fixa 808 é configurada de maneira que a peneira 402 se mova na diagonal para a direção para frente e para trás 514 (ilustrada na Figura 7A). Isto é, a peneira 402 também se move na direção substancialmente linear 910 do movimento de acoplamento da placa superior quando a placa superior 806 é girada para a segunda posição de acoplamento. Além disso, como no caso na posição de não acoplamento e da primeira posição de acoplamento, a peneira 402 se move na direção substancialmente linear correspondente do movimento da placa superior quando a placa superior 806 está em sua respectiva posição. Isto é, quando a placa superior 806 gira para a segunda posição de acoplamento ilustrada na Figura 9C, a peneira 402 se move na direção substancialmente linear 910 do movimento da placa superior que é substancialmente perpendicular ao primeiro braço de articulação 810 e ao segundo braço de articulação 812.
[076] Apesar do dispositivo de acionamento ilustrado nas modalidades exemplificativas descritas acima ser um acionador linear, um dispositivo de acionamento exemplificativo pode, por exemplo, incluir um acionador elétrico, um acionador hidráulico, um acionador pneumático e um motor. Por exemplo, conforme ilustrado na Figura 7D e Figura 9D, um sistema de controle de agitação lateral exemplificativo 700, 900 pode incluir um motor 720 configurado para girar uma placa inferior 904, em volta de um eixo geométrico de placa inferior.
[077] Referindo-se à modalidade ilustrada na Figura 7D, o sistema de controle de agitação lateral 700 pode incluir um conjunto de agitação lateral 730 que possui uma configuração de ligação de Robert. O conjunto de agitação lateral 730 pode incluir uma placa inferior 904 que possui dentes de placa inferior 904a. O conjunto de agitação lateral 730 pode também incluir outros elementos que estão descritos acima com referência à Figura 5A e Figura 5B. O sistema de controle de agitação lateral 700 pode também incluir um motor 720. Conforme ilustrado, o motor 720 pode ser rigidamente fixado ao chassi de combinada 706 e acoplado à placa inferior 904. O motor 720 pode ser configurado para girar a placa inferior 904 em volta de um eixo geométrico da placa inferior (no ponto A Figura). Por exemplo, o motor 720 pode incluir uma parte de movimento 720b que possui uma pluralidade de dentes de motor 720c que é configurada para acoplar aos dentes da placa inferior 904a para girar a placa inferior 904 em volta de um eixo geométrico da placa inferior no ponto F. quando a parte de movimento de motor 720b gira na direção indicada pelas setas 722 em volta do eixo geométrico de motor 724, a placa inferior 904, que pode ser acoplada ao dispositivo de montagem 502, gira na direção indicada pelas setas 726, com relação ao dispositivo de montagem 502 em volta do eixo geométrico da placa inferior no ponto A Figura para as primeira e segunda posições de acoplamento. A placa superior 506 pode também girar na direção indicada pelas setas 726 responsi- va à rotação da placa inferior 904. Responsivo à rotação da placa inferior 904 e da placa superior 506, a peneira 402 pode ser controlada para se mover na diagonal na direção para frente e para trás 514 nas direções substancialmente lineares correspondentes 704 e 710 do movimento de acoplamento da placa superior quando a placa superior 506 está em suas respectivas primeira e segunda posições de acoplamento.
[078] Referindo-se à modalidade ilustrada na Figura 9D, o sistema de controle de agitação lateral 900 pode incluir um conjunto de agitação lateral 930 que possui uma configuração de ligação de Watt. O conjunto de agitação lateral 930 pode também incluir placa inferior 904 que possui dentes de placa de articulação inferior 904a. O conjunto de agitação lateral 730 pode também incluir outros elementos que estão descritos acima com referência à figura 8. O sistema de controle de agitação lateral 700 pode também incluir um motor 720. Responsivo à rotação da placa inferior 904 e da placa superior 506, a peneira 402 pode ser controlada para se mover na diagonal para a direção para frente e para trás 814 nas direções substancialmente lineares correspondentes 904 e 910 do movimento de acoplamento da placa superior quando a placa superior 806 está em suas respectivas primeira e segunda posições de acoplamento.
[079] De acordo com algumas modalidades exemplificativas, um sistema de controle de agitação lateral, tal como o sistema de controle de agitação lateral 760 na Figura 7E e o sistema de controle de agitação lateral 960 na Figura 9E, pode incluir um primeiro conjunto de agitação lateral 740, 940 e um segundo conjunto de agitação lateral 750, 950. A Figura 7E é um diagrama esquemático de um sistema de controle de agitação lateral exemplificativo 760 que ilustra a peneira 402, o dispositivo de acionamento 408, um primeiro conjunto de agitação lateral 740 que possui uma configuração de ligação de Robert e um segundo conjunto de agitação lateral 750 que possui uma configuração de ligação de Robert. A Figura 9E é um diagrama esquemático de um sistema de controle de agitação lateral exemplificativo 960 que ilustra a peneira 402, o dispositivo de acionamento 408, um primeiro conjunto de agitação lateral 940 que possui uma configuração de ligação de Robert e um segundo conjunto de agitação lateral 950 que possui uma configuração de ligação de Watt.
[080] Conforme ilustrado nas Figuras 7E e 9E, o primeiro conjunto de agitação lateral 740, 940 pode incluir um primeiro dispositivo de montagem 742, 752 rigidamente acoplado ao chassi da combinada 706 e uma primeira placa inferior 744, 944 acoplada rotativamente ao primeiro dispositivo de montagem 742, 752 e configurado para girar em volta de um primeiro eixo geométrico da placa inferior no ponto X. O primeiro conjunto de agitação lateral 740, 940 pode também incluir uma primeira placa superior 746, 946 acoplada à primeira placa inferior 744, 944 e configurada para girar responsiva à rotação da primeira placa inferior 744, 944 e configurada para ter primeira placa superior de movimento substancialmente linear na direção substancialmente linear 514 (ilustrada na Figura 7A) e 814 (ilustrada na Figura 9A). O primeiro conjunto de agitação lateral 740, 940 pode também incluir um primeiro braço fixo 748, 948 acoplado entre a primeira placa superior 944 e a peneira 402. O segundo conjunto de agitação lateral 750, 950 pode incluir um segundo dispositivo de montagem 752, 952 rigidamente acoplado ao chassi da combinada 706 e uma segunda placa inferior 754, 954 acoplada rotativamente ao segundo dispositivo de montagem 752, 952 e configurada para girar em volta de um segundo eixo geométrico da placa inferior no ponto Y. O segundo conjunto de agitação lateral 750, 950 pode também incluir uma segunda placa superior 756, 956 acoplada à segunda placa inferior 754, 964 e configurada para girar responsiva à rotação da segunda placa inferior 754, 964 e configurada para ter segundo movimento substancialmente linear da placa superior na direção substancialmente linear 514 (ilustrada na Figura 7A) e 814 (ilustrada na Figura 9A). O segundo conjunto de agitação lateral 750, 950 pode incluir ainda um segundo braço fixo 758, 958 acoplado entre a segunda placa supe- rior 756, 956 e a peneira 402.
[081] De acordo com um aspecto das modalidades ilustradas nas Figuras 7E e 9E, um sistema de controle de agitação lateral 760, 960 pode também inclui um dispositivo de montagem 760 acoplado à primeira placa inferior 744, 944, à segunda placa inferior 754, 954e ao dispositivo de acionamento 408 e configurado para girar a primeira placa inferior 744, 944 e a segunda placa inferior 754, 794. O dispositivo de acionamento pode ser configurado para girar a primeira placa inferior 744, 944 e a segunda placa inferior 754, 954 movendo o dispositivo de movimento 760. É contemplado que um primeiro dispositivo de acionamento pode ser configurado para girar a primeira placa inferior 744, 944 e um segundo dispositivo de acionamento pode ser configurado para girar a segunda placa inferior 754, 794.
[082] De acordo com algumas modalidades, um controlador 712 pode receber uma instrução para levar o dispositivo de acionamento 408, 720 a girar a placa inferior 504, 804, 904, 944, 954 para uma posição de não acoplamento, uma primeira posição de acoplamento e uma segunda posição de acoplamento. O controlador 712 pode receber uma instrução de um operador da combinada. As instruções podem ser também baseadas nas condições de operação percebidas da combinada a partir dos sensores (não ilustrado). O controlador 712 pode ser configurado para controlar a peneira 402 para mover na direção para frente e para trás 514, 814 levando o dispositivo de acionamento 408 a girar a placa inferior 504, 804, 904, 944, 954 para uma posição de não acoplamento. A direção para frente e para trás 514, 814 da peneira 402 pode ser também diretamente controlada pelo controlador 712 (por exemplo, controlando outro dispositivo de acionamento acoplado à peneira). A direção para frente e para trás 514, 814 da peneira 402 pode ser também controlada por outro controlador (não ilustrado) diferente do controlador 712. O controlador 712 pode ser também configurado para mover a peneira 402 diagonal à direção para frente e para trás 514, 814 na direção substancialmente linear do movimento sistema de limpeza da placa superior levando o dispositivo de acionamento 408 a girar a placa inferior 504, 804, 904, 944, 954 para a primeira e segunda posições de não acoplamento. É também contemplado que um mecanismo de agitação lateral exemplifi- cativo possa incluir mais de duas posições de acoplamento e que o controlador 712 possa receber uma instrução para levar o dispositivo de acionamento 408, 720 a girar a placa inferior 504, 804, 904, 944, 954 para mais de duas posições de acoplamento.
[083] A Figura 10 é um fluxograma que ilustra um método exemplificativo para controlar o movimento de uma peneira 402 em uma combinada 100, 200, 300 de acordo com uma modalidade da invenção. Conforme ilustrado no bloco 1002, o método inclui levar, por um dispositivo de acionamento fixado ao chassi da combinada, uma placa inferior a girar em volta de um eixo geométrico da placa inferior. Por exemplo, nas modalidades exemplificativas ilustradas na Figura 7A a 7C, o dispositivo de acionamento 408, que é fixado ao chassi da combinada 706, pode levar a placa inferior 504 a girar em volta do eixo geométrico da placa inferior 502a. O controlador 712 pode receber uma instrução para levar o dispositivo de acionamento 408 a girar a placa inferior 504. Nas modalidades exemplificativas ilustradas na Figura 9A a 9C, o dispositivo de acionamento 408, que é fixado ao chassi da combinada 706, pode levar a placa inferior 804 a girar em volta do eixo geométrico da placa de articulação inferior no ponto F. Portanto, a placa inferior 504 pode ser levada a girar entre uma posição de não acoplamento, uma primeira posição de acoplamento e uma segunda posição de acoplamento.
[084] Conforme ilustrado nas blocos 1002a, 1002b e 1002c, o método inclui girar, responsivo à rotação da placa inferior, uma placa superior entre uma posição de não acoplamento, uma primeira posição de acoplamento e uma segunda posição de acoplamento. Por exemplo, nas modalidades exemplificativas ilustradas nas Figuras 7A a 7C, a placa inferior e a placa superior podem ser giradas entre uma posição de não acoplamento no bloco 1102a, uma primeira posição de acoplamento no bloco 1002b e uma segunda posição de acoplamento no bloco 1002c. É contemplado que a placa superior 506 possa ser padrão para a posição de não acoplamento quando o conjunto de agitação lateral é desacoplado. Nesse caso, a placa superior 506 pode ser controlada para permanecer na posição de não acoplamento ilustrada na Figura 7A. É também contemplado que a placa superior 506 possa ser girada para a posição de não acoplamento a partir da primeira posição de acoplamento ou da segunda posição de acoplamento. Na posição de não acoplamento ilustrada na Figura 7A, a placa superior 506 pode ter um movimento substancialmente linear em uma direção substancialmente linear de não acoplamento 514. Na primeira posição de acoplamento ilustrada na Figura 7B, a placa superior 506 pode ter um movimento substancialmente linear em uma primeira direção substancialmente linear 704. Na segunda posição de acoplamento ilustrada na Figura 7C, a placa superior 506 pode ter um movimento substancialmente linear em uma segunda direção substancialmente linear 710.
[085] Conforme ilustrado no bloco 1004a, o método inclui controlar a peneira para manter uma posição fixa ou mover a peneira na direção para frente e para trás quando a placa inferior e a placa superior estão na posição de não acoplamento. Por exemplo, na modalidade exemplificativa ilustrada na Figura 7A, quando a peneira 402 não está se movendo e quando a placa inferior 504 e a placa superior 506 estão na posição de não acoplamento, a peneira 402 pode ser controlada para manter uma posição fixa. Quando a peneira 402 está na direção para frente e para trás 514 e quando a placa inferior 504 e a placa superior 506 estão na posição de não acoplamento, a peneira 402 pode ser controlada para se mover na direção para frente e para trás 514.
[086] Conforme ilustrado no bloco 1004b, o método inclui controlar a peneira para mover na diagonal para a direção para frente e para trás em uma primeira dire- ção substancialmente linear de acoplamento do movimento da placa superior quando a placa inferior e a placa superior estão na primeira posição de acoplamento. Por exemplo, na modalidade exemplificativa ilustrada na Figura 7B, quando a placa inferior 504 e a placa superior 506 estão na primeira posição de acoplamento, a peneira 402 pode ser controlada para se mover na diagonal para a direção para frente e para trás 514 em uma primeira direção substancialmente linear de acoplamento 704 do movimento da placa superior.
[087] Conforme ilustrado no bloco 1004c, o método inclui controlar a peneira para se mover na diagonal para a direção para frente e para trás em uma segunda direção substancialmente linear de acoplamento do movimento da placa superior quando a placa inferior e a placa superior estão na segunda posição de acoplamento. Por exemplo, na modalidade exemplificativa ilustrada na Figura 7C, quando a placa inferior 504 e a placa superior 506 estão na segunda posição de acoplamento, a peneira 402 pode ser controlada para se mover na diagonal para a direção para frente e para trás 514 em uma segunda direção substancialmente linear de acoplamento 710 do movimento da placa superior.
[088] Apesar de a invenção ter sido descrita com referência às modalidades exemplificativas, não está limitada às mesmas. Aqueles versados na técnica irão apreciar que podem ser feitas várias alterações e modificações nas modalidades preferidas da invenção e que tais alterações e modificações podem ser feitas sem se afastar do verdadeiro espírito da invenção. Portanto, as reivindicações em anexo devem ser consideradas para cobrir todas essas variações equivalentes conforme incidam no verdadeiro espírito e escopo da invenção.

Claims (12)

1. Sistema de controle de agitação lateral de combinada (400, 700, 760, 900, 960), compreendendo: (I) uma peneira (402) para separar material de colheita de outros materiais e configurada para se mover na direção longitudinal; (II) pelo menos um conjunto de agitação lateral (406, 800) que compreende: um dispositivo de montagem (502) fixado a um chassi de combinada (706); uma placa inferior (504, 804) acoplada rotativamente ao dispositivo de montagem (502) e configurada para girar em volta de um eixo geométrico da placa inferior (502a); uma placa superior (506, 806) acoplada à placa inferior (504, 804) e configurada para (i) ter um movimento rotacional de placa superior (506, 806) e girar res- ponsivo à rotação (702, 708, 726, 902, 908) da placa inferior (504, 804) e (ii) ter um movimento linear de placa superior (506, 806) em uma direção linear (514, 814, 704, 904, 710, 910), um primeiro braço de articulação (510, 810) (i) acoplado à placa inferior (504, 804) em uma primeira parte de articulação de placa inferior (504a, 804a) e (ii) acoplado à placa superior (506, 806) em uma primeira parte de articulação de placa superior (506a, 806a); e um segundo braço de articulação (512, 812) (i) acoplado à placa inferior (504, 804) em uma segunda parte de articulação de placa inferior (504b, 804b) espaçada da primeira parte de articulação de placa inferior (504a, 804a) e (ii) acoplado à placa de articulação superior (506, 806) em uma segunda parte de articulação de placa superior (506b, 806b) espaçada da primeira parte de articulação de placa superior (506a, 806a); e um braço fixo (508, 808) acoplado rotativamente à placa superior (506, 806) e fixado à peneira (402); e (III) um dispositivo de acionamento (408, 720) (i) fixado ao chassi de combinada (706), (ii) acoplado à placa inferior (504, 804) e (iii) configurado para girar a placa inferior (504, 804) em volta do eixo geométrico da placa inferior (502a), CARACTERIZADO pelo fato de que, responsiva à rotação da placa superior (506, 806), a peneira (402) é controlada para se mover na diagonal para a direção para frente e para trás com um plano incluindo a peneira (402) na direção linear (514, 814, 704, 904, 710, 910) do movimento linear de placa superior (506, 806).
2. Sistema de controle de agitação lateral de combinada (400, 700, 760, 900, 960), de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a peneira (402) é também controlada para se mover na direção linear (514, 814, 704, 904, 710, 910) do movimento linear da placa superior (506, 806) que é perpendicular ao primeiro braço de articulação (510, 810) e ao segundo braço de articulação (512, 812).
3. Sistema de controle de agitação lateral de combinada (400, 700, 760, 900, 960), de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a placa inferior (504, 804) e a placa superior (506, 806) são configuradas para girar entre uma posição de não acoplamento e pelo menos uma posição de acoplamento; a placa superior (506, 806) é configurada para (i) ter um movimento de não acoplamento em uma direção linear de não acoplamento (514, 814) e (ii) ter um movimento de acoplamento em uma direção linear de acoplamento (704, 904, 710, 910) diferente da direção linear de não acoplamento (514, 814); a peneira (402) é controlada para (i) permanecer fixa ou se mover na direção para frente e para trás quando a placa inferior (504, 804) e a placa superior (506, 806) estão na posição de não acoplamento, e (ii) se mover na diagonal para a direção para frente e para trás na direção linear de acoplamento (704, 904, 710, 910) do movimento linear da placa superior (506, 806) quando a placa inferior (504, 804) e a placa superior (506, 806) estão na pelo menos uma posição de acoplamento.
4. Sistema de controle de agitação lateral de combinada (400, 700, 760, 900, 960), de acordo com a reivindicação 3, CARACTERIZADO pelo fato de que: a pelo menos uma posição de acoplamento compreende uma primeira posição de acoplamento e uma segunda posição de acoplamento; a placa inferior (504, 804) e a placa superior (506, 806) são também configuradas para (i) girar para a primeira posição de acoplamento e (ii) girar para a segunda posição de acoplamento; a placa superior (506, 806) é configurada para (i) possuir um primeiro movimento de acoplamento em uma primeira direção linear de acoplamento (704, 904) e (ii) possuir um segundo movimento de acoplamento em uma segunda direção linear de acoplamento (710, 910) diferente da primeira direção linear de acoplamento (704, 904); e a peneira (402) é controlada para (i) se mover na diagonal para a direção para frente e para trás na primeira direção linear de acoplamento (704, 904) do movimento da placa superior (506, 806) quando a placa inferior (504, 804) e a placa superior (506, 806) estão na primeira posição de acoplamento e (ii) se mover na diagonal para a direção para frente e para trás na segunda direção linear de acoplamento (710, 910) do movimento da placa superior (506, 806) quando a placa inferior (504, 804) e a placa superior (506, 806) estão na segunda posição de acoplamento.
5. Sistema de controle de agitação lateral de combinada (400, 700, 760, 900, 960), de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o dispositivo de acionamento (408) é selecionado de um grupo de dispositivos de acionamento que compreende um acionador elétrico, um acionador hidráulico e um acio- nador pneumático.
6. Sistema de controle de agitação lateral de combinada (400, 700, 760, 900, 960), de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o pelo menos um conjunto de agitação lateral (406, 800) compreende ainda: um primeiro conjunto de agitação lateral (740, 940) que compreende: um primeiro dispositivo de montagem (742, 752) acoplado ao chassi de combinada (706); uma primeira placa inferior (504, 744, 944) acoplada rotativamente ao primeiro dispositivo de montagem (742, 752) e configurada para girar em volta de um primeiro eixo geométrico da placa inferior (X); uma primeira placa superior (746, 946) acoplada à primeira placa inferior (504, 744, 944) e configurada para (i) girar responsiva à rotação da primeira placa inferior (504, 744, 944) e (ii) configurada para possuir um movimento linear da primeira placa superior (746, 946) na direção linear (514, 814, 704, 904, 710, 910), em que a primeira placa superior (746, 946) e a primeira placa inferior (504, 744, 944) estão articuladamente conectadas por uma ligação; um primeiro braço fixo (748, 948) acoplado entre a primeira placa superior (746, 946) e a peneira (402); e um segundo conjunto de agitação lateral (750, 950) que compreende: um segundo dispositivo de montagem (752, 952) acoplado ao chassi de combinada (706); uma segunda placa inferior (754, 794, 954) acoplada rotativamente ao segundo dispositivo de montagem (752, 952) e configurada para girar em volta de um segundo eixo geométrico da placa inferior (Y); uma segunda placa superior (506, 756, 956) acoplada à segunda placa inferior (754, 794, 954) e configurada para (i) girar responsiva à rotação da segunda placa inferior (754, 794, 954) e (ii) configurada para ter um movimento linear da segunda placa superior (506, 756, 956) na direção linear (514, 814, 704, 904, 710, 910); um segundo braço fixo (758, 958) acoplado entre a segunda placa superior (506, 756, 956) e a peneira (402).
7. Sistema de controle de agitação lateral de combinada (400, 700, 760, 900, 960), de acordo com a reivindicação 6, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende ainda um dispositivo de movimento (760) (i) acoplado à primeira placa inferior (504, 744, 944), à segunda placa inferior (754, 794, 954) e ao dispositivo de acionamento (408) e (ii) configurado para girar a primeira placa inferior (504, 744, 944) e a segunda placa inferior (754, 794, 954), em que o dispositivo de acionamento (408) é configurado para girar a primeira placa inferior (504, 744, 944) e a segunda placa inferior (754, 794, 954) movendo o dispositivo de movimento (760).
8. Combinada compreendendo: uma peneira (402) para separar material de colheita de outros materiais e configurada para se mover em uma direção longitudinal; pelo menos um conjunto de agitação lateral (406, 800) compreendendo: um dispositivo de montagem (502) fixado ao chassi de combinada (706); uma primeira placa (504) acoplada rotativamente ao dispositivo de montagem (502) e configurada para girar em volta de um eixo geométrico da primeira placa; uma segunda placa (506) acoplada à primeira placa (504) e configurada para (i) possuir um movimento rotativo de segunda placa (506) e girar responsiva à rotação da primeira placa (504) e (ii) possuir um movimento linear da segunda placa (506) em uma direção linear (514, 814, 704, 904, 710, 910); e um primeiro braço de articulação (510, 810) conectado articuladamente às primeira e segunda placas (504, 506); e um segundo braço de articulação (512, 812) conectado articuladamente às primeira e segunda placas (504, 506), em que as conexões dos primeiros braços de articulação nas primeira e segunda placas (504, 506) de articulação são espaçadas das conexões do segundo braço de articulação (512, 812) nas primeira e segunda placas de articulação, um braço fixo (508, 808) acoplado rotativamente à segunda placa (506) e fixado à peneira (402); e um dispositivo de acionamento (408) (i) fixado ao chassi de combinada (706), (ii) acoplado à primeira placa inferior (504, 744, 944) e (iii) configurado para girar a primeira placa (504) em volta do eixo geométrico da primeira placa; e CARACTERIZADA pelo fato de que compreende um controlador (712) con-figurado para controlar o dispositivo de acionamento (408) para controlar o conjunto para controlar a peneira (402) para (i) mover na direção para frente e para trás ou (ii) se mover na diagonal para a direção para frente e para trás na direção linear (514, 814, 704, 904, 710, 910) do movimento linear da segunda placa (506).
9. Combinada, de acordo com a reivindicação 8, CARACTERIZADA pelo fato de que: a primeira placa (504) e a segunda placa (506) são configuradas para girar entre uma posição de não acoplamento e pelo menos uma posição de acoplamento; a segunda placa (506) é configurada para (i) possuir um movimento de não acoplamento em uma direção linear de não acoplamento (514, 814) e (ii) possuir um movimento de acoplamento em uma direção linear de acoplamento (704, 904, 710, 910) diferente da direção linear de não acoplamento (514, 814); a peneira (402) é controlada para (i) permanecer fixa ou se mover na direção para frente e para trás quando a primeira placa (504) e a segunda placa (506) estão na posição de não acoplamento, e (ii) se mover na diagonal para a direção para frente e para trás na direção linear de acoplamento (704, 904, 710, 910) do movimento da segunda placa (506) quando a primeira placa (504) e a segunda placa (506) estão na pelo menos uma posição de acoplamento.
10. Combinada, de acordo com a reivindicação 8, CARACTERIZADA pelo fato de que o dispositivo de acionamento (408) é selecionado de um grupo de dispositivos de acionamento que compreende um acionador elétrico, um acionador hidráu- lico e um acionador pneumático.
11. Combinada, de acordo com a reivindicação 8, CARACTERIZADA pelo fato de que compreende ainda: um primeiro conjunto de agitação lateral (740, 940) que compreende: um primeiro dispositivo de montagem (742, 752) acoplado ao chassi de combinada (706); uma primeira placa inferior (504, 744, 944) acoplada rotativamente ao primeiro dispositivo de montagem (742, 752) e configurada para girar em volta de um eixo geométrico da primeira placa inferior; uma primeira placa superior (746, 946) acoplada à primeira placa inferior (504, 744, 944) e configurada para (i) girar responsiva à rotação da primeira placa inferior (504, 744, 944) e (ii) configurada para possuir um movimento linear da primeira placa superior (746, 946) na direção linear (514, 814, 704, 904, 710, 910); um primeiro braço fixo (748, 948) acoplado entre a primeira placa superior (746, 946) e a peneira (402); e um segundo conjunto de agitação lateral (750, 950); um segundo dispositivo de montagem (752, 952) acoplado ao chassi de combinada (706); uma segunda placa inferior (754, 794, 954) acoplada rotativamente ao segundo dispositivo de montagem (752, 952) e configurada para girar em volta de um eixo geométrico da segunda placa inferior; uma segunda placa superior (506, 756, 956) acoplada à segunda placa inferior (754, 794, 954) e configurada para (i) girar responsiva à rotação da segunda placa inferior (754, 794, 954) e (ii) configurada para possuir um movimento linear da segunda placa superior (506, 756, 956) na direção linear (514, 814, 704, 904, 710, 910) do movimento da primeira placa superior (746, 946), e um segundo braço fixo (758, 958) acoplado entre a segunda placa superior (506, 756, 956) e a peneira (402).
12. Combinada, de acordo com a reivindicação 8, CARACTERIZADA pelo fato de que compreende ainda um dispositivo de movimento (760) (i) acoplado à primeira placa inferior (504, 744, 944), à segunda placa inferior (754, 794, 954) e ao dispositivo de acionamento (408) e (ii) configurado para girar a primeira placa inferior (504, 744, 944) e a segunda placa inferior (754, 794, 954), em que o controlador (712) é ainda configurado para controlar a peneira (402) para (i) mover na direção para frente e para trás ou (ii) se mover na diagonal para a direção para frente e para trás na direção linear (514, 814, 704, 904, 710, 910) do movimento linear da primeira placa superior (746, 946) e do movimento da segunda placa superior (506, 756, 956) através do controle do dispositivo de acionamento para mover o dispositivo de movimento (760) que gira a primeira placa inferior (504, 744, 944) e a segunda placa inferior (754, 794, 954).
BR112015014073-4A 2012-12-14 2013-12-13 sistema de controle de agitação lateral de combinada e combinada BR112015014073B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US13/715,251 US8939829B2 (en) 2012-12-14 2012-12-14 Combine linear side-shake cleaning control system
US13/715,251 2012-12-14
PCT/US2013/075174 WO2014093922A2 (en) 2012-12-14 2013-12-13 Combine linear side-shake cleaning control system

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112015014073A2 BR112015014073A2 (pt) 2017-07-11
BR112015014073B1 true BR112015014073B1 (pt) 2020-12-01

Family

ID=49885491

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112015014073-4A BR112015014073B1 (pt) 2012-12-14 2013-12-13 sistema de controle de agitação lateral de combinada e combinada

Country Status (5)

Country Link
US (1) US8939829B2 (pt)
EP (1) EP2934086B1 (pt)
CN (1) CN105120651B (pt)
BR (1) BR112015014073B1 (pt)
WO (1) WO2014093922A2 (pt)

Families Citing this family (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US9699970B2 (en) * 2013-09-19 2017-07-11 Cnh Industrial America Llc Combine side-shake cleaning control system
BE1021870B1 (nl) * 2014-04-22 2016-01-22 Cnh Industrial Belgium Nv Aandrijving met een variabele slag voor een reinigingssysteem in een oogstmachine.
BE1023076B1 (nl) * 2015-07-14 2016-11-17 Cnh Industrial Belgium Nv Maaierkantelmechanisme
EP3120686B1 (en) * 2015-07-23 2019-06-26 CNH Industrial Belgium nv Linkage for agricultural harvester cleaner
BR102016017197B1 (pt) 2015-07-23 2021-08-24 Cnh Industrial America Llc Conjunto de peneira e colheitadeira agrícola
BR102016017238B1 (pt) 2015-07-23 2021-09-14 Cnh Industrial America Llc Arranjo de peneira para uma colheitadeira agrícola
US10080330B2 (en) * 2015-08-20 2018-09-25 Cnh Industrial America Llc Variable amount of side shake based on user inputs
US10334781B2 (en) * 2015-08-20 2019-07-02 Cnh Industrial America Llc Side shake rate based on machine throughputs
RU2729159C2 (ru) * 2015-08-28 2020-08-04 СиЭнЭйч ИНДАСТРИАЛ БЕЛДЖИУМ НВ Сельскохозяйственная уборочная машина с движущейся в боковом направлении скатной зерновой доской
WO2017040261A1 (en) 2015-08-28 2017-03-09 Cnh Industrial America Llc Combine harvester with lateral motion of the grain pan
US9844186B2 (en) * 2015-09-29 2017-12-19 Deere & Company Drive linkage for cleaning shoe
US10398085B2 (en) 2015-10-23 2019-09-03 Cnh Industrial America Llc Drive arm for agricultural harvester
US10076078B2 (en) * 2016-07-29 2018-09-18 Cnh Industrial America Llc Lateral shake mechanism for agricultural harvester cleaner
US10827683B2 (en) * 2018-05-02 2020-11-10 Cnh Industrial America Llc Sieve assembly for a crop processing system of an agricultural harvester
US10820520B2 (en) 2018-05-22 2020-11-03 Cnh Industrial America Llc Cleaning system for a combine harvester including electromagnetically driven sieves
CN108713775A (zh) * 2018-06-05 2018-10-30 荆门畅享光年机电技术服务有限公司 一种多功能大豆加工装置
CN109937712B (zh) * 2019-02-20 2021-09-10 江苏大学 一种清选装置及安装该装置的收获机
DE102019125500A1 (de) * 2019-09-23 2021-03-25 Claas Selbstfahrende Erntemaschinen Gmbh Reinigungseinrichtung an einem Mähdrescher
DE102019125489A1 (de) * 2019-09-23 2021-03-25 Claas Selbstfahrende Erntemaschinen Gmbh Verschwenkvorrichtung zur gleichmäßigen Verteilung eines Gutes auf einem Förder- und Reinigungsorgan

Family Cites Families (20)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US86942A (en) 1869-02-16 Improvement in grain-separators
US853061A (en) 1906-01-08 1907-05-07 John M Case Gyratory sifter.
US2123876A (en) 1936-03-12 1938-07-19 Gump B F Co Supporting means for gyratory sifters
US2189706A (en) 1938-10-12 1940-02-06 Sigurd Enemark Automatic side hill equalizer attachment for grain combines
US2893558A (en) * 1957-08-14 1959-07-07 Ezra J Zollinger Chaffer screen feed for agricultural combine harvester
DE6905754U (de) 1969-02-14 1969-05-22 Koedel & Boehm Gmbh Verstelleinrichtung fuer reinigungssiebe an maehdreschmaschinen
FR2416636A1 (fr) 1978-02-08 1979-09-07 Sperry Rand Nv Moissonneusebatteuse
DE3008385C2 (de) 1980-03-05 1985-07-18 Claas Ohg, 4834 Harsewinkel Vorrichtung zum Verteilen von Siebgut
US4332127A (en) 1980-10-14 1982-06-01 International Harvester Co. Combine feeder drive control
DE3332763A1 (de) 1983-09-10 1985-03-28 Claas Ohg, 4834 Harsewinkel Vorrichtung zur gleichmaessigen gutverteilung bei selbstfahrenden maehdreschern
EP0547036B1 (en) * 1987-10-22 1997-09-17 New Holland Belgium N.V. Combine harvester cleaning mechanism including grain pan and cleaning sieves
CA2214867C (en) 1997-09-08 2001-03-13 Pembina Colony Ltd. Remote adjustment of a sieve of a combine harvester
DE10111531A1 (de) * 2001-03-10 2002-09-26 Deere & Co Sieb für einen Mähdrescher
GB2415349A (en) 2004-06-22 2005-12-28 Cnh Belgium Nv Grain cleaning system for a combine harvester.
BE1016486A4 (nl) * 2005-04-08 2006-12-05 Wiele Michel Van De Nv Jacquardinrichting.
DE102005016950A1 (de) * 2005-04-12 2006-10-19 Claas Selbstfahrende Erntemaschinen Gmbh Antriebssystem für eine Erntegutfördereinrichtung
DE102008002697A1 (de) * 2008-06-27 2009-12-31 Zf Friedrichshafen Ag Aufhängungseinrichtung mit aktivem Wattgestänge
US7927199B2 (en) 2008-07-16 2011-04-19 Deere & Company Grain cleaning assembly support frame movable in two planes
CN202206755U (zh) * 2011-07-18 2012-05-02 湖南省双峰县湘源皇视电子有限公司 一种收割机震动筛传动机构
US8622792B1 (en) * 2012-11-26 2014-01-07 Cnh America Llc Rack and pinion sieve adjustment mechanism

Also Published As

Publication number Publication date
US8939829B2 (en) 2015-01-27
CN105120651A (zh) 2015-12-02
EP2934086B1 (en) 2019-03-20
US20140171163A1 (en) 2014-06-19
WO2014093922A3 (en) 2014-08-07
CN105120651B (zh) 2019-01-29
EP2934086A2 (en) 2015-10-28
BR112015014073A2 (pt) 2017-07-11
WO2014093922A2 (en) 2014-06-19

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112015014073B1 (pt) sistema de controle de agitação lateral de combinada e combinada
EP3066910B1 (en) Folding mechanism for wide wheat headers
US10143141B2 (en) Harvester concave with modularized independently configurable and detachable assemblies
US8951105B2 (en) Combine side-shake control system slider joint
EP3034325B1 (en) An agricultural harvester axle
BR112019020738B1 (pt) Sistema de debulha para uso em uma colheitadeira agrícola
BR102012032787A2 (pt) Sistema de controle de limpeza de balanço lateral combinado
BR102016019385A2 (pt) taxa de agitação lateral baseada em rendimentos de máquina
EP3275304B1 (en) Lateral shake mechanism for agricultural harvester cleaner
RU2514644C2 (ru) Элеваторная система для чистого зерна комбайна
BR112015028245B1 (pt) sistema de limpeza para uma colheitadeira combinada
EP3120688B1 (en) Structural members for a side shaking sieve arrangement in an agricultural harvester
EP3120686B1 (en) Linkage for agricultural harvester cleaner
EP3011823B1 (en) Combine with a weight transfer and residue spreading apparatus
BR102016017233A2 (pt) arranjos de peneira para um sistema de limpeza em uma ceifeira agrícola
BR102022017000A2 (pt) Alojamento de alimentador com batedor de pedra acionado independentemente
BR102023014881A2 (pt) Removedor de trado de transição
EP2979532B1 (en) Grain tank with increased storage capacity for an agricultural harvester
JPH0739389Y2 (ja) 普通形コンバイン
BR102020005922A2 (pt) Inserto removível para uma caixa de rotor de debulha

Legal Events

Date Code Title Description
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B06I Technical and formal requirements: publication cancelled

Free format text: ANULADA A PUBLICACAO CODIGO 6.6.1 NA RPI NO 2462 DE 13/03/2018 POR TER SIDO INDEVIDA.

B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: suspension of the patent application procedure
B06A Notification to applicant to reply to the report for non-patentability or inadequacy of the application according art. 36 industrial patent law
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 13/12/2013, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.