BR112012024827B1 - Carbonatos orgânicos com aroma de baunilha - Google Patents

Carbonatos orgânicos com aroma de baunilha Download PDF

Info

Publication number
BR112012024827B1
BR112012024827B1 BR112012024827-8A BR112012024827A BR112012024827B1 BR 112012024827 B1 BR112012024827 B1 BR 112012024827B1 BR 112012024827 A BR112012024827 A BR 112012024827A BR 112012024827 B1 BR112012024827 B1 BR 112012024827B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
flavoring
compound
consumer
perfumery
product
Prior art date
Application number
BR112012024827-8A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112012024827A2 (pt
Inventor
Jean-Marc Gaudin
Original Assignee
Firmenich Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Firmenich Sa filed Critical Firmenich Sa
Publication of BR112012024827A2 publication Critical patent/BR112012024827A2/pt
Publication of BR112012024827B1 publication Critical patent/BR112012024827B1/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C11ANIMAL OR VEGETABLE OILS, FATS, FATTY SUBSTANCES OR WAXES; FATTY ACIDS THEREFROM; DETERGENTS; CANDLES
    • C11BPRODUCING, e.g. BY PRESSING RAW MATERIALS OR BY EXTRACTION FROM WASTE MATERIALS, REFINING OR PRESERVING FATS, FATTY SUBSTANCES, e.g. LANOLIN, FATTY OILS OR WAXES; ESSENTIAL OILS; PERFUMES
    • C11B9/00Essential oils; Perfumes
    • C11B9/0061Essential oils; Perfumes compounds containing a six-membered aromatic ring not condensed with another ring

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Oil, Petroleum & Natural Gas (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Fats And Perfumes (AREA)
  • Cosmetics (AREA)
  • Detergent Compositions (AREA)
  • Seasonings (AREA)

Abstract

carbonatos orgânicos com aroma de baunilha a presente invenção refre-se a alguns aril carbonatos de fórmula (i) na qual r 1 representa um grupo de hidrocarboneto c1-3;r 2 representa um grupo de hidrocarboneto c1-3; e um r3 representa um grupo de hidrocarboneto c1-3, e o outro r3 representa um átomo de hidrogênio; que podem ser usados como ingredientes aromatizantes, por exemplo, para conferir notas de aroma do tipo saboroso e/ou balsâmico.

Description

Campo técnico
A presente invenção refere-se ao campo da perfumaria. Mais especificamente, ela diz respeito a certos alquil aril carbonatos como ingredientes aromatizantes para fornecer notas saborosas e/ou balsâmicas. A presente invenção refere-se ao uso dos referidos compostos na indústria de perfumaria assim como nas composições de artigos que contêm esses compostos.
Técnica anterior
O mundo da perfumaria está sempre à procura de ingredientes novos interessantes que forneçam aromas saborosos, balsâmicos, particularmente do tipo da baunilha. Além disso, se esses novos ingredientes não tiverem em troca o problema de coloração com o tempo (como vanilina), será ainda melhor.Alguns dos compostos da invenção têm sido relatados na literatura. Entretanto, pelo que sabemos, para nenhum deles foi relatada ou sugerida nenhuma propriedade organolética, muito menos nenhum uso dos referidos compostos como ingredientes aromatizantes.
Por exemplo, 2-metoxi-4-metilfenil metil carbonato foi relatado por Scarpati et al.(em Synthetic Communication,20, 2565, 1990) como material químico simples de partida. Além disso, 2-metoxi-4-(prop-2-enil) etil carbonato foi relatado por Challis et al. (em J.Chem.Soc, 1962, 1967) como material químico simples de partida. Entretanto, este documento da técnica anterior não relata nem sugere nenhuma propriedade organolética dos compostos de fórmula (I), nem nenhum uso dos referidos compostos no campo da perfumaria.
Descrição da invenção
Nós descobrimos agora surpreendentemente que um composto da fórmula
Figure img0001
na qual R1 representa um grupo de hidrocarboneto Ci.3; R2 representa um grupo de hidrocarboneto Ci.3; e um R3 representa um grupo de hidrocarboneto Ci_3, e o outro R3 representa um átomo de hidrogênio; pode ser usado como ingrediente aromatizante, por exemplo para fornecer notas de aroma do tipo saboroso e/ou do tipo balsâmico.
De acordo com uma realização específica da invenção, o referido composto (I) tem a formula
Figure img0002
na qual R1 e R2 têm o significado acima indicado, e R4 representa um grupo de hidrocarboneto Ci-3.
De acordo com um aspecto específico de qualquer uma das realizações acima citadas da invenção, os referidos grupos de hidrocarbonetos são grupos alquil.
De acordo com um aspecto específico de qualquer uma das realizações acima citadas da invenção, R1 pode representar um grupo metil ou etil, especialmente um grupo metil.
De acordo com um aspecto específico de qualquer uma das realizações acima citadas da invenção, R2 pode representar um grupo metil ou etil, especialmente um grupo metil.
De acordo com um aspecto específico de qualquer uma das realizações acima citadas da invenção, R3 ou R4 pode representar um grupo metil, etil ou n-propil, especialmente um grupo metil ou n-propil.
De acordo com qualquer uma das realizações acima citadas da invenção, o referido composto é um composto C10-C12.
Como exemplos específicos dos compostos da invenção, pode ser citado, mas sem limitar-se a este, 2-metoxi-4-metil-fenil metil carbonato. Esse composto tem um aroma do tipo doce de baunilha (balsâmico), muito próximo de e lembrando o aroma de vanilina.
Além disso, nós também descobrimos, surpreendentemente, que 0 referido composto, ao contrário da vanilina ou da etil vanilina, é estável e não colore, no meio agressivo em que se sabe que a vanilina ou a etil vanilina são estáveis e provocam forte coloração indesejada (por exemplo, em meios como composições alcoólicas, sabões, xampus ou limpadores para todos os fins).
Portanto, 2-metoxi-4-metil-fenil metil carbonato é muito interessante como substituto da vanilina ou etil vanilina, estável e colorante. Nesse contexto, é interessante notar que 0 composto da invenção parece-se muito mais com a fragrância de baunilha, ao mesmo tempo em que tem um impacto semelhante ao sabor muito menos pronunciado sobre o aroma geral do que outros compostos da técnica anterior conhecidos como possíveis substitutos da vanilina (por exemplo, se comparado com 3-hidroxi-2-metil-4(4h)-piranona ou 2-etil-3-hidroxi-4(4h)-piranona), ou também muito mais forte (por exemplo, se comparado com 4-dimetoxibenzaldeído).
Podem ser citados como outros exemplos específicos mas não limitantes doscompostos da invenção os que se seguem na Tabela 1: Tabela 1: Compostos da invenção e suas propriedades aromáticas
Figure img0003
De acordo com uma realização específica da invenção, os compostos de fórmula (I) são 2-metoxi-4-metil-fenil metil carbonato ou 4-alil-2-metoxi-fenil metil carbonato.
As propriedades olfativas dos compostos da invenção são com mais razão interessantes considerando que os compostos da invenção que têm uma nota de baunilha são muito surpreendentes, uma vez que, pelo que sabemos, os compostos da técnica anterior que se sabe terem uma nota de baunilha ou serem usados como substitutos da vanilina têm todos uma estrutura química significativamente diferente daquele da presente invenção.
Como mencionamos acima, a invenção refere-se ao uso de um composto de fórmula (I) como ingrediente aromatizante. Em outras palavras, refere-se a um método para conferir, acentuar, melhorar ou modificar as propriedades aromáticas de uma composição aromatizante ou de um artigo perfumado, método esse que compreende adicionar à referida composição ou artigo uma quantidade eficaz de pelo menos um composto de fórmula (I). Por “uso de um composto de fórmula (I)” também deve ser entendido aqui o uso de qualquer composição que contenha um composto (I) e que possa ser empregada vantajosamente na indústria de perfumaria.
Essas composições, que de fato podem ser empregadas vantajosamente como ingredientes aromatizantes, também são objeto da presente invenção.
Portanto, outro objeto da presente invenção é uma composição aromatizante que compreende: i) como ingrediente aromatizante, pelo menos um composto da invenção acima definido; ii) pelo menos um ingrediente selecionado do grupo que consiste em um veículo de perfumaria e uma base de perfumaria; e iii) opcionalmente pelo menos um adjuvante de perfumaria.
Por “veículo de perfumaria” entendemos aqui um material praticamente neutro do ponto de vista de perfumaria, isto é, que não altera significativamente as propriedades organolépticas dos ingredientes aromatizantes. Esse veículo pode ser líquido ou sólido.
Como veículo líquido, pode ser citado como exemplo não limitante um sistema emulsificante, isto é, um solvente e um sistema surfactante, ou um solvente habitualmente usado em perfumaria. Uma descrição detalhada da natureza e tipo de solventes habitualmente usados em perfumaria não pode ser exaustiva. Entretanto, podem ser citados como exemplos não limitantes solventes como dipropilenoglicol, dietilftalato, isopropil miristato, benzil benzoato, 2-(2-etoxietoxi)-1-etanol ou etil citrato, que são os mais comuns. Para as composições que compreendem um veículo de perfumaria e uma base de perfumaria, outros veículos de perfumaria adequados, além daqueles anteriormente especificados, podem ser etanol, misturas água/etanol, limonenos ou outros terpenos, isoparafinas como as conhecidas com a marca registrada Isopar® (origem: Exxon Chemical) ou glicol éteres e glicol éter ésteres como os conhecidos sob a marca registrada Dowanol® (origem: Dow Chemical Company).
Como veículo sólido, podem ser citados como exemplos não limitantes gomas absorventes ou polímeros ou ainda materiais de encapsulação. Exemplos desses materiais podem compreender materiais de formação de parede e de plastificação, como mono, di ou trissacarídeos, amidos naturais ou modificados, hidrocoloides, derivados de celulose, polivinil acetatos, polivinilálcoois, proteínas ou pectinas ou ainda os materiais citados em textos de referência como H. Scherz, Hydrokolloids: Stabilisatoren, Dickungs und Gehermittel in Lebensmittel, Band 2 der Schriftenreihe Lebensmittelchemie, Lebensmittelqualitãt, Behr’s VerlagGmbH &Co., Hamburg, 1996. A encapsulação é um processo bem conhecido por uma pessoa versada na técnica, e pode ser executada, por exemplo, com o uso de técnicas como secagem de spray, aglomeração ou ainda extrusão; ou consiste em encapsulação de revestimento, incluindo coacervação e técnicas complexas de coacervação.
Por “base de perfumaria” nós entendemos aqui uma composição que compreende no mínimo um coingrediente aromatizante.
O referido coingrediente aromatizante não tem a fórmula (I). Além disso, por “coingrediente aromatizante” entendemos aqui um composto usado em uma preparação aromatizante ou uma composição para produzir um efeito hedônico. Em outras palavras, esse coingrediente, para ser considerado como aromatizante, deve ser reconhecido por uma pessoa versada na técnica como capaz de produzir ou modificar para uma forma positiva ou agradável o aroma de uma composição, e não apenas ter um aroma.
A natureza e o tipo dos coingredientes aromatizantes presentes na base não justificam uma descrição mais detalhada aqui, a qual de qualquer forma seria não exaustiva, a pessoa versada na técnica sendo capaz de selecioná-los com base em seus conhecimentos gerais e de acordo com o uso ou aplicação pretendida e com o efeito organoléptico desejado. Em termos gerais, esses ingredientes aromatizantes pertencem a classes químicas tão variadas quanto alcoóis, lactonas, aldeídos, cetonas, ésteres, éteres, acetatos, nitrilas, terpenoides, compostos nitrogenosos ou sulfurosos e óleos essenciais, e esses coingredientes aromatizantes podem ser de origem natural ou sintética. Muitos desses coingredientes são de qualquer forma relacionados em textos de referência como o livro por S. Arctander, Perfume and Flavor Chemicals, 1969, Montclair, New Jersey, EUA, ou suas versões mais recentes, ou em outros trabalhos de natureza semelhante, assim como na abundante literatura de patente no campo da perfumaria. Entendemos também que esses coingredientes também podem ser compostos conhecidos por liberarem de uma forma controlada vários tipos de compostos aromatizantes.
Por “adjuvante de perfumaria” entende-se aqui um ingrediente capaz de produzir benefício adicional como uma cor, resistência especial à luz, estabilidade química, etc. Uma descrição detalhada da natureza e tipo de adjuvantes habitualmente usados em bases aromatizantes não pode ser exaustiva, mas é necessário mencionar que esses ingredientes são bem conhecidos para uma pessoa versada na técnica.
Uma composição da invenção que consiste em pelo menos um composto de fórmula (I) e no mínimo um veículo de perfumaria representa uma realização específica da invenção, assim como uma composição aromatizante que compreende no mínimo um composto de fórmula (I), no mínimo uma base de perfumaria e opcionalmente no mínimo um adjuvante de perfumaria.
Vale a pena mencionar aqui que a possibilidade de ter, nas composições mencionadas acima, mais do que um composto de fórmula (I) é importante na medida em que ela permite ao perfumista preparar accords,perfumes, com a tonalidade de aroma de vários compostos da invenção, criando assim novas ferramentas para seu trabalho.
Para esclarecer, entende-se também que uma mistura resultante diretamente de uma síntese química, por exemplo, um meio de reação sem purificação adequada, no qual o composto da invenção seria envolvido como material inicial, intermediário ou produto final, não poderia ser considerado como composição aromatizante de acordo com a invenção uma vez que essa mistura não produz o composto da invenção em uma forma adequada para perfumaria. Dessa forma, misturas de reação não purificadas são geralmente excluídas da presente invenção a não ser que se especifique o contrário.
Além disso, o composto da invenção também pode ser usado vantajosamente em todos os campos da perfumaria moderna, isto é, perfumaria fina ou funcional, para produzir ou modificar positivamente o aroma de um produto do consumidor ao qual esse composto (I) é adicionado.
Consequentemente, um produto aromatizante do consumidor que compreende: i. como ingrediente aromatizante, no mínimo um composto de fórmula (I); acima definido; e ii. uma base de perfumaria do consumidor também é objeto da presente invenção.
O composto da invenção pode ser adicionado como tal ou como parte de uma composição aromatizante da invenção.
Para clareza, deve-se mencionar que por “produto aromatizante do consumidor” entende-se um produto do consumidor que se espera que produza no mínimo um efeito aromatizante; em outras palavras, é um produto do consumidor aromatizado. Para clareza, deve-se mencionar que por “base de perfumaria do consumidor” nós entendemos aqui a formulação funcional assim como opcionalmente agentes benéficos adicionais, correspondendo a um produto do consumidor compatível com os ingredientes aromatizantes, que se espera que libere aroma agradável na superfície à qual é aplicado (por exemplo, superfície da pele, cabelo, tecidos, ou da casa). Em outras palavras, um produto aromatizante do consumidor de acordo com a invenção compreende a formulação funcional assim como opcionalmente agentes adicionais de benefício, correspondendo ao produto do consumidor desejado, por exemplo, um detergente ou um refrescante de ar, e uma quantidade eficaz olfativa de pelo menos um composto da invenção.
A natureza e o tipo dos componentes da base aromatizante do consumidor não justificam uma descrição mais detalhada aqui, a qual de qualquer forma não seria exaustiva, a pessoa versada na técnica sendo capaz de selecioná-la com base em seus conhecimentos gerais e de acordo com a natureza e o efeito desejado do referido produto.
Exemplos não limitantes de base aromatizante do consumidor adequada pode ser um perfume, como perfume fino, colônia ou loção após a barba; um produto de cuidados com tecidos, como detergente sólido ou líquido, amaciante de tecido, refrescante de tecido, uma água para passar a ferro, um papel ou um alvejante; um produto de cuidado corporal, como produto de cuidado com os cabelos (por exemplo, xampu, preparação para tingimento ou spray de cabelo), uma preparação cosmética (por exemplo, creme de limpeza ou desodorante ou antiperspirante), ou um produto de cuidado com a pele (por exemplo, sabonete perfumado, sabonete líquido, óleo ou gel, ou produto de higiene); um produto de cuidado com o ar, como um refrescante de ar ou um refrescante de ar em pó “pronto para usar”; ou um produto de cuidado com a casa, como esfregão, lava-louça ou detergente para chão.
Algumas das bases de produto do consumidor acima mencionadas podem representar um meio agressivo para o composto da invenção, de forma que pode ser necessário proteger este último de decomposição prematura, por exemplo, por encapsulação ou por ligação química a outro produto químico adequado para liberar o ingrediente da invenção sob um estímulo externo adequado, como uma enzima, luz, calor ou alteração de pH.
As proporções nas quais os compostos de acordo com a invenção podem ser incorporados aos vários artigos ou composições acima mencionados variam dentro de uma ampla faixa de valores. Esses valores são dependentes da natureza do artigo a ser aromatizado e do efeito organoléptico desejado assim como da natureza dos coingredientes em uma dada base quando os compostos de acordo com a invenção são misturados com os coingredientes aromatizantes, solventes ou aditivos habitualmente usados na técnica.
Por exemplo, no caso das composições aromatizantes, as concentrações típicas são da ordem de 0,01% a 15% em peso, ou mais, dos compostos da invenção com base no peso da composição a que eles são incorporados. Concentrações mais baixas do que essas, como na ordem de 0,001% a 7% em peso, podem ser usadas quando esses compostos são incorporados a artigos perfumados, a percentagem sendo relativa ao peso do artigo.
Os compostos da invenção podem ser preparados de acordo com um método que compreende uma reação entre um fenol adequado ((R3)2(OR2)C6H2OH) e um derivado adequado de mono alquil carbonato, por exemplo de fórmula C1COOR1.
Exemplos específicos desse método são fornecidos nos Exemplos abaixo.
Exemplos
A invenção será agora descrita em maior detalhe por meio dos seguintes exemplos, cujas abreviaturas têm o significado habitual na técnica, as temperaturas são indicadas em graus centígrados (°C); os dados espectrais NMR foram registrados em CDCI3 (se não declarados de outra forma) com uma máquina de 360 ou 400 MHz para 1H e 13C, os deslocamentos químicos δ são indicados em ppm relativamente a TMS como padrão, as constantes de acoplamento J são expressas em Hz.
Exemplo 1 Síntese de compostos de fórmula (I) A) Preparação de 2-metoxi-4-metíl-fenil metil carbonato:
2-metoxi-4-metilfenol (250mmol) foi dissolvido em diclorometano seco (500ml) com piridina (392mmol) e DMAP (N,N-dimetil-4aminopiridina, 4.26mmol). Metil cloroformato (317mmol) foi adicionado lentamente a essa solução e a reação foi agitada à temperatura ambiente por 3 horas. A mistura da reação foi então vertida sobre uma solução de HCI 2M (120ml), e a camada aquosa foi extraída duas vezes com diclorometano (50ml). Então as camadas orgânicas combinadas foram lavadas duas vezes com água (100 ml), secas sobre MgSO4 e filtradas. O solvente foi evaporado e o resíduo destilado sob pressão reduzida (120-140°C, 0,4 mbar) para dar 38 g (186mmol, 74% de coleta) de puro 2-metoxi-4-metil-fenil metil carbonato. H-NMR: 2,33 (s, 3H); 3,81 (s, 3H); 3,87 (s, 3H); 6,72 (d, J= 7,71; 1H); 6,77(s, 1H); 6,98 (d, J= 8,22Hz; 1H). C NMR: 21,4 (q), 55,4 (q), 55,8 (q), 113,4 (d), 121,0 (d), 121,9 (d), 137,2 (s), 137,9 (s), 150,8 (s), 154,2 (s).
B) Preparação de 4-alil-2-metoxi-fenyl metil carbonato:
Seguindo o mesmo procedimento descrito sob A), iniciando de eugenol (45mmol) foi obtido 4-alil-2-metoxifenil metil carbonato (18mmol, 40% de coleta). 1H-NMR: 3,37 (d, J= 6,62Hz; 2H); 3,83 (s, 3H); 3,88 (s, 3H); 5,07-5,12 (m, 2H); 5,80- 6,0 (m, 1H); 6,01 (d, J= 8,02; 1H); 6,79 (s, 1H); 7,03 (d, J= 7,52; 1H). 13C NMR: 40,1 (t), 55,5 (q), 55,9 (q), 112,8 (d), 116,2 (t), 120,6 (d), 122,1 (d), 137,0 (d), 138,4 (s), 139,3 (s), 150,9 (s), 154,1 (s).
C) Preparação de 2-metoxi-4-propil-fenil metil carbonato:
Seguindo o mesmo procedimento descrito sob A), iniciando de dihidroeugenol (20mmol) foi obtido 2-metoxi-4-propil-fenil metil carbonato (8mmol, 40% de coleta). H-NMR: 0,94 (t, J= 7,3, 3H); 1,58-1,69 (m, 2H); 2,56 (t, J= 7,7, 3H); 3,83 (s, 3H); 3,88 (s, 3H); 6,73 (d, J= 4,21; 1H); 6,78(s, 1H); 7,0 (d, J= 4,17; 1H). C NMR: 13,8 (q), 24,5 (t), 38,0 (t), 55,4 (q), 55,9 (q), 112,8 (d), 120,5 (d), 121,9 (d), 138,1 (s), 142,0 (s), 150,8 (s), 154,2 (s).
D) Preparação de 2-metoxi-5-metil-fenil metil carbonato:
Seguindo o mesmo procedimento descrito sob A), iniciando de 2-metoxi-5-metilfenol (72 mmol) foi obtido 2-metoxi-5-metil-fenil metil carbonato (50 mmol, 69% de coleta). 1H-NMR: 2,27 (s, 3H); 3,80 (s, 3H); 3,87 (s, 3H); 6,85 (d, J= 8,31; 1H); 6,93(s, 1H); 6,98 (d, J= 8,16; 1H). C NMR: 20,4 (q), 55,4 (q), 56,0 (q), 112,5 (d), 123,0 (d), 127,4 (d), 130,5 (s), 139,8 (s), 149,0 (s), 154,1 (s).
E) Preparação de 2-metoxi-4-etil-fenil metil carbonato:
Seguindo o mesmo procedimento descrito sob A), iniciando de 4-etil-2-metoxi-fenol (72 mmol) foi obtido 2-metoxi-4-etil-fenil metil carbonato (45 mmol, 63% de coleta). 1H-NMR: 1,23 (t, J= 7,6, 3H); 2,60-2,65 (m, 2H); 3,82 (s, 3H); 3,87 (s, 3H); 6,75 (d, J= 4,25; 1H); 6,80(s, 1H); 7,0 (d, J= 4,0; 1H). 13C NMR: 15,5 (q), 28,8 (t), 55,4 (q), 55,8 (q), 112,3 (d), 119,8 (d), 122,0 (d), 138,1 (s), 143,5 (s), 150,8 (s), 154,2 (s).
F) Preparação de 2-metoxi-4-propil-fenil etil carbonato:
Seguindo o mesmo procedimento descrito sob A), iniciando de dihidroeugenol (75 mmol) foi obtido 2-metoxi-4-propil-fenil etil carbonato (66 mmol, 87% de coleta). 1H-NMR: 0,94 (t, J=7, 3H); 1,36 (t, J=7; 3H); 1,58-1,69 (m, 2H); 2,6 (t, J=8; 3H); 3,84 (s, 3H); 4,29 (q, J=7; 2H); 6,73 (dd, J=8,2; 1H); 6,77 (d, J=2; 1H); 7,01 (d, J=8; 1H). 13C NMR: 13,8 (q); 14,2 (q); 24,6 (t); 38,0 (t); 55,8 (q); 64,8 (t); 112,8 (d); 120,4 (d); 121,9 (d); 138,1 (s); 141,9 (s); 150,8 (s); 153,5 (s).
Exemplo 2 Preparação de uma composição aromatizante
Um perfume para mulher, do tipo oriental, foi preparado misturando-se os seguintes ingredientes:
Figure img0004
* em dipropilenoglicol 1) tetrahidro-2-isobutil-4-metil-4(2H)-piranol; origem: Firmenich SA, Genebra, Suíça 2) metil cis-diidrojasmonato; origem: Firmenich SA, Genebra, Suíça 3) origem: Firmenich SA, Genebra, Suíça 4) mistura de isômeros de metiliononas; origem: Firmenich SA, Genebra, Suíça 5) 1 -(octaidro-2,3,8,8-tetrametil-2-naftalenil)-1 -etanona; origem: International Flavors & Fragrances, EUA 6) 4-(1-etoxietenil)-3,3,5,5-ciclohexano-1-ona; origem: Givaudan SA, Vernier, Suíça 7) carbonato de 3-hexenil-metil; origem: International Flavors & Fragrances, EUA 8) 3-metil-5-ciclopentadecen-1-ona; origem: Firmenich SA, Genebra, Suíça
A adição de 1.000 partes em peso de 2-metoxi-4-metil-fenil metil carbonato à composição acima descrita produziu nessa fragrância uma doçura de baunilha natural característica da vanilina, mas sem conferir coloração como fez a adição de vanilina. Quando ao invés do composto da invenção foi adicionada a mesma quantidade de 3- hidroxi-2-metil-4(4h)-piranona ou 2-etil-3-hidroxi-4(4h)-piranona, dois substitutos conhecidos e amplamente usados da vanilina, então a fragrância não adquiriu coloração mas o efeito olfativo foi significativamente diferente daquele de vanilina no sentido de que a fragrância adquiriu uma conotação semelhante ao sabor e de chocolate, um evento não observado com o composto da invenção.
Quando ao invés do composto da invenção foi adicionada a mesma quantidade de 4- dimetoxibenzaldeído, outro conhecido e amplamente usado substituto da vanilina, então a fragrância não adquiriu coloração, mas o efeito olfativo foi muito mais fraco (10 vezes mais fraco) do que aquele obtido com o composto da invenção.
Exemplo 3 Preparação de uma composição aromatizante
Uma composição aromatizante para sabão, do tipo oriental, foi preparada misturando- se os seguintes ingredientes:
Figure img0005
Figure img0006
Figure img0007
* em dipropilenoglicol 1) 1,2,3,5,6,7-hexahidro-1,1,2,3,3-pentametil-4-indenona; origem: InternationalFlavors & Fragrances, EUA 2) tetrahidro-4-metil-2-fenil-2H-pirano; origem: Firmenich SA, Genebra, Suíça 3) metil cis-dihidrojasmonato; origem: Firmenich SA, Genebra, Suíça 4) 3-(4-tert-butilfenil)-2-metilpropanal; origem: Givaudan SA, Vernier, Suíça 5) 4-(1,1-dimetiletil)-1-ciclohexil acetato; origem: Firmenich SA, Genebra, Suíça 6) 4/3-(4-hidroxi-4-metilpentil)-3-ciclohexeno-1-carbaldeído; origem: InternationalFlavors &Fragrances, EUA 7) 3-metil-5-ciclopentadecen-1-ona; origem: Firmenich SA, Genebra, Suíça 8) 3,3-dimetil-5-(2,2,3-trimetil-3-ciclopenteno-1-il)-4-penteno-2-ol; origem: FirmenichSA, Genebra, Suíça 9) propil (S)-2-(1,1-dimetilpropoxi)propanoato; origem: Firmenich SA, Genebra, Suíça 10) Metil cedril cetona; origem: International Flavors &Fragrances, EUA
A adição de 50 partes em peso de 2-metoxi-4-metil-fenil-metil carbonato à composição acima descrita produziu nesta última doçura semelhante à baunilha parecida com aquela conferida pela vanilina.
Um sabão que compreende a composição acima e o composto da invenção não adquirem coloração, enquanto um sabão que compreende a composição acima e - 5 vanilina tornam-se totalmente marrões dentro de 3 dias.

Claims (10)

1. USO COMO INGREDIENTE AROMATIZANTE, caracterizado por um composto de fórmula (i),
Figure img0008
na qual R1 representa um grupo de hidrocarboneto C1-3; R2 representa um grupo de hidrocarboneto C1-3; e um R3 representa um grupo de hidrocarboneto C1-3 e o outro R3 representa um átomo de hidrogênio.
2. USO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo referido composto ser de fórmula
Figure img0009
na qual R1 e R2têm o mesmo significado daquele da reivindicação 1, e R4 representa um grupo de hidrocarboneto C1-3.
3. USO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo referidocomposto ser um composto C10-C12.
4. USO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo referidocomposto ser 2-metoxi-4-metil-fenil metil carbonato ou 4-alil-2-metoxi-fenil metil carbonato.
5. USO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo referidocomposto ser usado para conferir, acentuar melhorar ou modificar notas de aroma saboroso e/ou balsâmico de uma composição aromatizante ou de um artigo perfumado.
6. COMPOSIÇÃO AROMATIZANTE, caracterizado por compreender: i) como ingrediente aromatizante, no mínimo um composto de fórmula (I) de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 4; ii) no mínimo um ingrediente selecionado do grupo que consiste em um veículo de perfumaria e uma base de perfumaria.
7. COMPOSIÇÃO AROMATIZANTE, de acordo com a reivindicação 6,caracterizada pela composição perfumadora compreender pelo menos um adjuvante de perfumaria.
8. PRODUTO AROMATIZANTE DO CONSUMIDOR, caracterizado porcompreender: i) pelo menos um composto de fórmula (I) de acordo com qualquer uma das reivindicações de 1 a 5; e ii) uma base aromatizante do consumidor.
9. PRODUTO AROMATIZANTE DO CONSUMIDOR, de acordo com areivindicação 8, caracterizado pela base aromatizante do consumidor ser um perfume, um produto de cuidado com tecidos, um produto de cuidado com o corpo, um produto de cuidado com o ar ou um produto de cuidado com a casa.
10. PRODUTO AROMATIZANTE DO CONSUMIDOR, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pela base de perfumaria do consumidor ser um perfume fino, colônia, loção após a barba, detergente sólido ou líquido, amaciante de tecido, refrescante de tecido, uma água para passar a ferro, um papel, um alvejante; xampu, preparação para tingimento de cabelo, um spray de cabelo, creme de limpeza, desodorante ou antiperspirante, sabonete perfumado, sabonete líquido, óleo ou gel, produto de higiene, um refrescante de ar, um refrescante de ar em pó “pronto para usar”; esfregão, lava-louça ou detergente para o chão.
BR112012024827-8A 2010-04-21 2011-04-04 Carbonatos orgânicos com aroma de baunilha BR112012024827B1 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US32632710P 2010-04-21 2010-04-21
EP101605575.6 2010-04-21
US61/326,327 2010-04-21
EP10160575 2010-04-21
PCT/IB2011/051427 WO2011132098A1 (en) 2010-04-21 2011-04-04 Organic carbonates with vanilla odor

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112012024827A2 BR112012024827A2 (pt) 2017-08-08
BR112012024827B1 true BR112012024827B1 (pt) 2020-12-15

Family

ID=42734588

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112012024827-8A BR112012024827B1 (pt) 2010-04-21 2011-04-04 Carbonatos orgânicos com aroma de baunilha

Country Status (8)

Country Link
US (1) US8648033B2 (pt)
EP (1) EP2561051B1 (pt)
JP (1) JP5738400B2 (pt)
CN (1) CN102858930B (pt)
BR (1) BR112012024827B1 (pt)
ES (1) ES2444633T3 (pt)
IL (1) IL222501A (pt)
WO (1) WO2011132098A1 (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US8846723B2 (en) 2010-07-29 2014-09-30 Eastman Chemical Company Esters of O-substituted hydroxy carboxylic acids and preparations thereof
JP6427113B2 (ja) * 2014-01-16 2018-11-21 高砂香料工業株式会社 フレグランス組成物
BR112017016794A2 (pt) 2015-02-06 2018-04-17 Firmenich & Cie microcápsulas que conferem nota de odor intenso de baunilha
MY179170A (en) * 2015-02-26 2020-10-30 Kao Corp Insect repellent
JP2019534584A (ja) * 2016-09-12 2019-11-28 ネルソン マンデラ ユニバーシティ デジタル電子回路のシングルイベントトランジェント又はグリッチを抑制するための方法及び回路構造
GB201720380D0 (en) * 2017-12-07 2018-01-24 Givaudan Sa Organic compounds
JP7232833B2 (ja) 2017-12-20 2023-03-03 エス エイチ ケルカル アンド カンパニー リミテッド エチルバニリン及びエチルバニリン誘導体の匂いを持つアセタール
CN112625018A (zh) * 2020-12-10 2021-04-09 河南中烟工业有限责任公司 2,3-二氢-3-羟基-6-甲基-4h-吡喃-4-酮-5-o-碳酸芳樟醇酯及应用

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4464280A (en) * 1982-09-23 1984-08-07 International Flavors & Fragrances Inc. Organoleptic uses of phenyl ethyl methyl carbonate mixtures
NL8403220A (nl) * 1984-10-23 1986-05-16 Naarden International Nv Parfumcomposities en geparfumeerde produkten, die een of meer o-alkoxyfenolen als grondstof bevatten.
US6306818B1 (en) * 1996-06-24 2001-10-23 Givaudan Roure (International) Sa Fragrance precursors
DE19802198A1 (de) * 1998-01-22 1999-07-29 Guenter E Prof Dr Rer Jeromin Kohlensäurediester, deren Herstellung und Verwendung als Riechstoffe und Aromastoffe
JP2000191597A (ja) * 1998-12-25 2000-07-11 Ge Plastics Japan Ltd 芳香族カ―ボネ―トの製造方法
JP2001106655A (ja) * 1999-10-05 2001-04-17 Sumitomo Chem Co Ltd イソカンフィルグアヤシルカルボナート、その製造方法及びそれを用いてなるトランス−3−イソカンフィルシクロヘキサノールの製造方法
DE10227734A1 (de) * 2002-06-21 2004-01-08 Symrise Gmbh & Co. Kg Neue Phenylester
BRPI0514090A (pt) * 2004-08-04 2008-05-27 Firmenich & Cie composto, método para conferir, acentuar, melhorar ou modificar as propriedades de odor de uma composição para perfumar ou artigo perfumado, composição para perfumar, e , artigo perfumado
JP4691432B2 (ja) * 2005-10-31 2011-06-01 花王株式会社 香料組成物
JP2009280502A (ja) * 2008-05-19 2009-12-03 Mitsubishi Chemicals Corp 有機カーボネートの製造方法

Also Published As

Publication number Publication date
WO2011132098A1 (en) 2011-10-27
JP5738400B2 (ja) 2015-06-24
US8648033B2 (en) 2014-02-11
EP2561051B1 (en) 2013-12-18
ES2444633T3 (es) 2014-02-26
IL222501A0 (en) 2012-12-31
EP2561051A1 (en) 2013-02-27
US20130011352A1 (en) 2013-01-10
BR112012024827A2 (pt) 2017-08-08
JP2013525535A (ja) 2013-06-20
CN102858930B (zh) 2014-05-28
CN102858930A (zh) 2013-01-02
IL222501A (en) 2015-11-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112012024827B1 (pt) Carbonatos orgânicos com aroma de baunilha
ES2309662T3 (es) Derivados del nitrilo como ingredientes de perfumeria.
ES2371437T3 (es) Aldehido como ingrediente perfumante o aromatizante.
JP6377154B2 (ja) 香料成分としての1−イソプロポキシ−1−オキソプロパン−2−イルピバレート
ES2442776T3 (es) Piridinas 2,4-disustituidas como ingredientes perfumantes
ES2556818T3 (es) Derivados de ciclododecadienona como ingredientes perfumantes
BRPI0809064A2 (pt) Nitrilas perfumantes
JP5086078B2 (ja) サフラン香気を有する香料成分
JP6562910B2 (ja) 付香成分としてのビシクロアルデヒド
JP5907996B2 (ja) ガルバナム系統の芳香成分
BR112012028163B1 (pt) cetonas bicíclicas como ingredientes de perfumaria
JP5689134B2 (ja) アニスノートを有する着臭剤
ES2448600T3 (es) Acetales como ingredientes perfumantes
JP5399376B2 (ja) 付香成分としての4−ドデセン誘導体
JP6016922B2 (ja) スミレ葉着香剤
JP4801070B2 (ja) 香料成分としての不飽和エーテル
JP6479001B2 (ja) ウッディな匂いを有する化合物
JP5150627B2 (ja) 芳香成分としてのオキサチアン誘導体
ES2411092T3 (es) Fenol éster como ingrediente perfumante
MX2012012043A (es) Carbonatos organicos con olor a vainilla.
JP2016529207A (ja) 着臭剤ケトン
JP2006117585A (ja) 新規香料物質及びその利用

Legal Events

Date Code Title Description
B15I Others concerning applications: loss of priority
B12F Other appeals [chapter 12.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 04/04/2011, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.