BR112012023342B1 - dente para uma lâmina de um aparelho de corte de cabelo e lâmina de corte - Google Patents

dente para uma lâmina de um aparelho de corte de cabelo e lâmina de corte Download PDF

Info

Publication number
BR112012023342B1
BR112012023342B1 BR112012023342-4A BR112012023342A BR112012023342B1 BR 112012023342 B1 BR112012023342 B1 BR 112012023342B1 BR 112012023342 A BR112012023342 A BR 112012023342A BR 112012023342 B1 BR112012023342 B1 BR 112012023342B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
tip
tooth
root
blade
flat
Prior art date
Application number
BR112012023342-4A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112012023342A2 (pt
Inventor
Russell L. Moseman
Original Assignee
Wahl Clipper Corporation
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Wahl Clipper Corporation filed Critical Wahl Clipper Corporation
Publication of BR112012023342A2 publication Critical patent/BR112012023342A2/pt
Publication of BR112012023342B1 publication Critical patent/BR112012023342B1/pt

Links

Images

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B26HAND CUTTING TOOLS; CUTTING; SEVERING
    • B26BHAND-HELD CUTTING TOOLS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B26B19/00Clippers or shavers operating with a plurality of cutting edges, e.g. hair clippers, dry shavers
    • B26B19/38Details of, or accessories for, hair clippers, or dry shavers, e.g. housings, casings, grips, guards
    • B26B19/3846Blades; Cutters

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Forests & Forestry (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Dry Shavers And Clippers (AREA)

Abstract

PERFIL DO DENTE DA LÂMINA DE UM APARADOR DE CABELO DE BAIXA RESISTÊNCIA - Um dente (22') para uma lâmina (10) de um aparelho de corte de cabelo inclui uma raiz (24) fixada a uma base (12) da lâmina, uma ponta (26) oposta à raiz e um eixo longitudinal do dente definido entre a raiz e a ponta. A superfície de corte plana e mais baixa (28) é fornecida sobre o dente, como é uma superfície superior (30) oposta à superfície inferior, e paredes laterais (32) separando a superfície superior da superfície inferior. Pelo menos uma parte da superfície superior e das paredes laterias(32) é elíptica na direção do eixo longitudinal, a partir da ponta (26).

Description

DENTE PARA UMA LÂMINA DE UM APARELHO DE CORTE DE CABELO E LÂMINA DE CORTE HISTÓRICO
A presente invenção refere-se, em geral, aos dispositivos de corte de cabelo, também denominados cortadores de cabelo ou aparadores de cabelo que empregam a ação de vaivém da lâmina para obter uma ação de corte, aqui referida coletivamente como cortadores de cabelo, mais especificamente a lâminas para tais cortadores, e mais particularmente a uma configuração específica dos dentes de tais lâminas.
Convencionalmente, as lâminas aparadoras incluem uma lâmina estacionária ou fixa, e uma lâmina móvel que alterna sob uma força de acionamento em relação à lâmina fixa. Cada lâmina tem uma base geralmente plana que, nas lâminas estacionárias, é muitas vezes fornecida com aberturas de fecho para acomodar prendedores que seguram a lâmina no cortador. A lâmina móvel é tipicamente presa contra a lâmina fixa através de um grampo de mola, e inclui uma abertura geralmente central para recepção de um elemento de acionamento.
Bordas comuns das lâminas fixas e em movimento são fornecidas com uma pluralidade de dentes de corte. Dependendo do tipo da ação de corte desejado, e o sujeito alvo a ter seu cabelo cortado, incluindo seres humanos, animais domésticos, animais de estimação, ou até tapetes, etc., o comprimento do dente e a configuração podem variar, mas, na maioria dos casos, os dentes têm uma seção transversal em forma de caixa transversal. Esta configuração da seção transversal se estende a partir de uma raiz da base de dente adjacente, a uma ponta oposta do dente. Em muitos casos, as pontas dos dentes são inicialmente acabadas por meio do uso de técnicas convencionais de moagem e polimento para remover bordas afiadas nos cantos. Uma superfície plana é formada ao longo de uma superfície inferior do dente, formando a superfície de corte. Além disso, muitas lâminas convencionais estão sujeitas a um revestimento secundário que aplica um raio entre os lados e a superfície de corte. Apesar de tal acabamento, os dentes nas lâminas convencionais são tipicamente formados por uma pluralidade de superfícies planas.
SUMÁRIO
É fornecida uma melhoria no perfil de dente de lâmina convencional identificado acima, a qual foi encontrada para melhorar significativamente a operação de corte de cortadores de cabelo. Na realidade, ao se substituir lâminas convencionais por lâminas que têm dentes configurados conforme descrito a seguir, a taxa de avanço de cabelo através do conjunto de lâminas de um cortador de cabelo foi melhorada em várias vezes, a quantidade de melhoria em função da densidade do material a ser cortado e a configuração da lâmina em particular. Em alguns casos, foi obtido um aumento como o de dez vezes a taxa de avanço convencional por meio do uso da presente configuração de dentes de lâmina. Além disso, a qualidade do corte aumenta significativamente, e um dado cortador equipado com as presentes lâminas é capaz de um corte e um avanço de fibras (de cabelo) superior em comparação com o mesmo cortador equipado com lâminas convencionais.
Outra característica do presente dente de lâmina é uma zona de transição elíptica na ponta do dente, criando um formato que reforça a alimentação tridimensional. Depois de formada, a ponta do dente não possui uma superfície plana, exceto para a superfície de corte. Numa forma de configuração preferencial, o arco definido na direção axial ou direção Ύ” do dente é maior do que a direção transversal ou direção “X”, criando uma forma elíptica. Em algumas aplicações, é contemplado que as dimensões do arco na direção Ύ” serão três vezes maiores do que na direção “X”.
Mais especificamente, um dente para uma lâmina de um aparelho de corte de cabelo inclui uma raiz presa em uma base da lâmina, uma ponta oposta a raiz, e um eixo longitudinal do dente definido entre a raiz e a ponta. É fornecida uma superfície de corte plana e mais baixa sobre o dente, bem como uma superfície superior oposta à superfície inferior, e paredes laterais que separam a superfície superior da superfície inferior. Pelo menos uma parte da superfície superior e as paredes laterais são elípticas na direção do eixo longitudinal, a partir da ponta.
Numa outra configuração, é fornecida uma lâmina de corte para uso em um aparelho de corte de cabelo, incluindo uma base tendo uma primeira borda e uma segunda borda oposta, uma pluralidade de dentes que se projetam a partir da primeira borda, sendo que cada dente define um eixo longitudinal entre uma raiz fixada à primeira borda e uma ponta oposta da raiz. Cada um dos dentes é fornecido com uma superfície de corte mais baixa e plana, e superfícies superiores e opostas da parede lateral. Uma seção transversal tomada de cada um dos dentes de um plano definido pela ponta e sendo pelo menos uma das paralelas à superfície de corte plana e perpendicular à superfície de corte e estendendo-se ao longo do eixo longitudinal que define uma elipse.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A FIG. 1 é uma vista superior esquemática e em perspectiva de uma lâmina estacionária de um cortador da arte anterior;
A FIG. 2 é uma vista superior em perspectiva, fragmentada e ampliada de um dente da lâmina do cortador representado na FIG. 1;
A FIG. 3 é uma vista superior em perspectiva e fragmentada da presente lâmina equipada com o presente dente;
A FIG. 3A é uma seção transversal composta tomada ao longo da linha A'-A' da FIG. 3 e ao lado direito na direção geralmente indicada, e ao lado esquerdo na direção inversa;
A FIG. 4 é uma vista em perspectiva fragmentada e ampliada do dente representado na FIG. 3;
A FIG. 5 é uma vista inferior parcial plana de uma configuração alternativa do presente dente;
A FIG. 6 é uma vista inferior parcial plana de outra forma de configuração alternativa do presente dente;
A FIG. 7 é uma elevação lateral fragmentada do dente da FIG. 5;
A FIG. 7A é uma vista transversal tomada ao longo da linha 7A-7A da FIG. 7 e na direção geralmente indicada;
A FIG. 7B é uma seção transversal tomado ao longo da linha 7B-7B das FIGS. 3 e 7 e na direção geralmente indicada, e
A FIG. 8 é uma vista em perspectiva explodida do presente conjunto de lâminas fornecido com a configuração dos presentes dentes.
DESCRIÇÃO DETALHADA
Fazendo agora referência às FIGS. 1 e 2, uma lâmina de cortador de cabelo convencional ou da técnica anterior é ilustrada esquematicamente e designada geralmente (10), e inclui uma base (12) geralmente planar que tem uma primeira ou posterior borda (14) e uma segunda borda oposta ou frontal (16). Uma superfície superior (18) é vista pelo usuário, quando a lâmina (10) está montada em uma máquina de cortar cabelo, como é bem conhecida na arte, e uma superfície inferior oposta (20) está voltada para o invólucro do cortador (não mostrado). Deve ser entendido que a lâmina (10) pode ter uma variedade de formas, tal como é conhecido na arte, e a representação na FIG. 1 serve somente para fins de referência. O presente foco é na construção dos dentes.
Uma pluralidade de dentes do aparador (22) se projeta a partir da segunda borda (16) e cada um tem uma raiz (24) fixada à segunda borda, e uma ponta oposta (26). Na presente aplicação, a ponta (26) se refere à extremidade distai ou à região do dente (22), e não está limitada a seu ponto final. O número de referência (26), portanto, também se refere a uma área da ponta. Cada dente (22) define um eixo longitudinal "Q" entre a raiz (24) e a ponta (26). Será visto a partir da FIG. 2 que cada dente (22) tem uma seção transversal que tem forma de caixa, definida aqui como significando retangular, quadrada, trapezoidal ou de outra forma quadrilateral. No entanto, outras formas poligonais que possuem superfícies planas também são conhecidas na arte por seções transversais de dentes. A superfície de corte planar (28) encontra-se, sobre uma superfície inferior do dente (22). Oposta à superfície de corte (28), está uma superfície superior do dente (30) e paredes laterais (32) que separam a superfície de corte da superfície do dente superior.
A superfície do dente superior (30) e as paredes laterais (32) também são planas. Note que o dente convencional (22) tem vários cantos afiados, formando ângulos aproximadamente retos nas bordas (34), (36) e (38) que definem a borda (26), e as extremidades (40) e (42) que separam a superfície superior (30) das paredes laterais (32).
Fazendo agora referência às FIGS. 3 a 8, o presente dente é mostrado e geralmente designado (22’). Os componentes compartilhados com o dente (22) são designados com números de referência idênticos. Testes realizados pelo inventor demonstraram que a remoção de ângulos retos ao longo das bordas (34), (36), (38), (40) e (42) e a reconfiguração do dente (22’) tendo um contorno exterior totalmente não plano, com exceção da superfície inferior do dente (28) que forma a superfície de corte plana, proporciona melhor desempenho de corte. Uma característica importante do presente dente de lâmina (22’) é que em, pelo menos uma porção de cada uma da superfície superior (30), e também, de preferência, as paredes laterais (42), são elípticas na direção do eixo longitudinal “Q” partindo da ponta (26). É preferível que a ponta (26) da lâmina (22’) defina um arco “X” transversal ao eixo longitudinal “Q”, e pelo menos uma porção do eixo longitudinal “Q” defina um arco Ύ”, tal que “Y”>“X”I formando assim a forma elíptica (FIGS. 4 a 6). Também é preferível que a transição entre as extremidades adjacentes dos arcos “X” e Ύ” sejam suaves. Outra característica é que os arcos “X” e Ύ” são, de preferência, medidos em pelo menos dois planos, um paralelo à superfície de corte (28) (FIGS. 4 e 6), e outro perpendicular à superfície de corte e alinhado com o eixo longitudinal “Q” (FIG. 7). Além disso, é particularmente preferível que o arco Ύ” englobe menos que ou o equivalente a 1/3 do eixo longitudinal “Q” partindo da ponta (26). No entanto, é contemplado que o comprimento do arco Ύ” pode variar para se adequar à aplicação, e pode exceder a 1/3 do eixo longitudinal “Q”.
Fazendo agora referência às FIGS. 3 e 4, é contemplado que os arcos "X" e Ύ" definem uma forma elíptica através de Ύ” sendo maior do que “X”. Foi descoberto que tal forma aumenta significativamente a taxa de avanço de cabelo através de um cortador equipado com pelo menos com uma lâmina fornecida com os presentes dentes (22’). No dente preferencial (22’), o arco não radial ou elíptico Ύ” é formado dentro de uma configuração de dente de tal forma que as paredes laterais (32) também sejam elípticas e a única superfície plana do dente (22’) é a superfície de corte (28). Assim, na ponta (26), as transições entre a superfície superior (30) e as paredes laterais (32) não possuem cantos.
Como pode ser visto nas FIGS. 3 e 3A, uma primeira seção transversal A-A transversa ao eixo longitudinal “Q” tomada próxima à raiz (24) possui forma de caixa; e uma segunda seção transversal A'-A' semelhante tomada próxima à ponta (26) tem geralmente uma forma em “D”, com uma única linha reta sendo definida pela superfície inferior de corte (28) e as superfícies restantes sendo elípticas. Como é conhecida na arte, a ação de corte de um conjunto de lâminas de uma máquina de corte de cabelo é obtida nas bordas laterais dos dentes da lâmina, o que cria uma ação de tesoura à medida que a lâmina se move em relação à lâmina fixa. Para preservar esta ação de corte, é preferível que a seção transversal 3A-3A do dente (22’) e voltada à raiz (24) tenha um canto (44) formando uma borda afiada de corte em que a superfície de corte plana (28) faça uma transição com a parede lateral (32). Isto é visto ao lado direito da FIG. 3A.
No entanto, para aumentar a capacidade da presente lâmina (22’) de avançar pelo cabelo, é preferível que da linha 3A-3A voltada para a ponta (26), (vista ao lado esquerdo da FIG. 3A), o canto (44A) seja arredondado. Dessa forma, será apreciado que a ação de corte não vai ocorrer a partir da linha 3A-3A até a extremidade distal da ponta (26).
Referindo-se agora às FIGS. 3A e 5-7, ampliando o conceito da forma arredondada do canto (44A), opcionalmente, em algumas aplicações, uma borda periférica (46) da superfície inferior de corte (28) é também arredondada ou suavemente transferida em “R”, de modo que não há canto definido entre a superfície de corte e as paredes laterais (32) na ponta (26). Esta zona de transição “R” funde-se suavemente na superfície plana de corte (28). É especialmente preferível que a zona de transição arredondada “R” seja restrita à ponta do dente (26), no entanto, também seja contemplado que a zona de transição “R” se estenda para a raiz do dente (24), ao longo da borda periférica (46).
Comparando as FIGS. 5 e 6, observa-se que a zona de transição “R” pode variar e definir uma distância “D” da ponta relativamente menor na FIG. 5, ou a uma distância “D” relativamente maior da ponta na FIG. 6.
Referindo-se agora à FIG. 7, 7A e 7B, uma transição gradual e suave “T” é formada entre a primeira seção transversal 7A-7A e a segunda seção transversal 7B-7B no dente (22’). Em outras palavras, a seção transversal do dente (22’) suavemente faz uma transição de uma forma não plana e curva próxima à ponta (26) tal como se observa na FIG. 7A, para uma forma de caixa com uma superfície plana superior (30) e paredes laterais (32), como visto na FIG. 7B próxima à raiz (24).
Referindo-se agora à FIG. 8, na prática, após a exibição da fotografia em alta velocidade da ação da lâmina do cortador de cabelo, verificou-se que a fibra de cabelo é impedida no seu fluxo através do conjunto de lâminas por cantos afiados do tipo encontrado em geometrias convencionais de dentes de lâmina. Mais especificamente, a geometria abrupta de configurações existentes de dentes provoca um aumento na pressão no ponto de contato com a fibra do cabelo, o que aumenta drasticamente o arrasto. Assim, isso resulta em velocidades de arrasto de corte menores e qualidade inferior do corte em geral. Além disso, enquanto que os dentes de lâmina convencionais (10) são normalmente sujeitos a um acabamento ou lapidação secundários o que arredonda alguns cantos ou bordas, eles ainda possuem várias superfícies planas.
Verificou-se que a remoção dos ângulos retos ou cantos nas bordas (34)-(42) resultou em taxas de avanço de cabelo significativamente maiores por meio de um conjunto de lâminas (48) composto por uma lâmina fixa ou estacionária (50) e uma lâmina em movimento complementar (52), sendo que pelo menos uma das quais é equipada com os presentes dentes (22’) - (FIG. 8). Tal conjunto de lâminas (48) é tipicamente equipado com uma lâmina guia (54), como é conhecida na arte de corte de cabelo. Referindo-se brevemente à FIG. 6, para obter a desejada ação de corte do tipo tesoura, os dentes da lâmina móvel (52) definirão uma linha (56) na superfície de corte (28).
Taxas de cortes na ordem de cinco a dez vezes mais rápidas do que as das lâminas padrão “com cantos” com superfícies superiores planas e superfícies de parede lateral foram obtidas com, pelo menos, a lâmina estacionária (50) fornecida com os presentes dentes (22’). Além disso, a lâmina (52) pode também ser equipada com os dentes (22’), contanto que a lâmina fixa (50) seja provida de dentes deste tipo. As principais vantagens de desempenho dos presentes dentes (22’) são obtidas quando eles são formados sobre a lâmina fixa (50). Também foi verificado que a eficiência de corte aumenta com os presentes dentes (22’), de tal modo que são necessárias menos passagens pelo usuário ao utilizar a máquina de corte em uma determinada área da cabeça de um indivíduo. Assim, um cortador equipado com lâminas (50), (52), pelo menos a lâmina (50), tendo os presentes dentes (22’) que sempre resulta um cortador de um nível muito mais poderoso.
A Tabela 1 abaixo apresenta uma comparação das taxas de avanço da lâmina entre lâminas do cortador padrão e a presente lâmina, que tem dentes (22’):
Teste Sintético do Corte de Cabelos
Este teste mediu o tempo, em segundos, tomado para mover três conjuntos de amostras das lâminas (A, B e C) de cada configuração por meio de uma densidade específica de cabelos artificiais dispostos ao longo de uma distância especificada, por exemplo, em um intervalo de 20 a 24 polegadas de comprimento.
Figure img0001
Figure img0002
Calculando a média dos resultados acima, a presente lâmina corta, aproximadamente, cinco vezes mais veloz do que a lâmina de estoque.
Fazendo novamente referência às FIGS. 3A, 4, 7 A e 7B, a configuração do presente dente (22’) tem três zonas distintas: uma zona de transição (58), uma zona de transição (60) e a ponta (26). De preferência, o corpo principal (60) é formado como resultado das operações de obturação, moagem ou trituração e, como resultado, é uma seção transversal em forma de caixa, com superfícies planas. A zona de transição (58) proporciona uma mudança suave em sua configuração a partir da ponta (26) até o corpo principal. Será visto nas FIGS. 3A e 7A a quantidade de material removido de uma lâmina de dentes padrão, mostrada em perfil pelas linhas tracejadas (62). Está contemplado que a ponta (26) é esférica ou em formato de nariz-bala.
É contemplado que as presentes lâminas, (50), (52) tendo os presentes dentes (22’) podem ser moldados de modo que os dentes têm o perfil desejado utilizando qualquer uma das seguintes tecnologias bem conhecidas de usinagem, confecção e acabamentos, incluindo, mas não limitadas a quedas de meios abrasivos, acabamentos de arraste abrasivo, abrasivos de borracha, rodas de desbaste, polidores abrasivos, bem como outras tecnologias conhecidas de moagem, polimento, desbaste e usinagem.
Assim, será visto que fornecendo a lâmina de corte (50) tendo dentes (22’) produzidos com uma área da ponta (26), que carece de superfícies planares exceto para as superfície de corte, resulta em taxa de avanço de cabelo significativamente maiores do que os conjuntos de lâminas de cortes convencionais.
Enquanto tenha sido mostrada e descrita uma forma de configuração particular da presente perfil de dente de lâmina de aparadores de cabelo de baixa resistência, será apreciado pelos profissionais peritos na arte que alterações e modificações podem ser feitas ao mesmo sem se afastar do âmbito da invenção nos seus aspectos mais amplos e conforme definido nas reivindicações a seguir.

Claims (11)

  1. Dente (22') para uma lâmina (10) de um aparelho de corte de cabelo, caracteriza por compreender:
    • - uma raiz (24) fixada a uma base (12) da lâmina tendo quatro lados planos;
    • - uma ponta (26) oposta à referida raiz (24), um eixo longitudinal do referido dente (22') definido entre a referida raiz (24) e a referida ponta (26);
    • - uma superfície de corte plana e inferior (28) com uma borda periférica com uma porção aguda;
    • - uma superfície superior (30) oposta à referida superfície inferior;
    • - paredes laterais (32) geralmente paralela e geralmente planas que separa a referida superfície superior (30) da referida superfície inferior (28) perto da referida raiz (24);
    • - pelo menos uma parte da referida superfície superior (30) e as referidas paredes laterais (32) sendo uma porção de um elipse no sentido do referido eixo longitudinal, a partir da referida ponta (26) e terminando na referida raiz (24), uma seção transversal semelhante tomada próxima à referida ponta (26) é em forma de “D”, com uma única linha reta sendo definida pela referida superfície de corte plana e inferior (28); uma área de transição arredondada definindo uma distância de ponta (26) entre a referida superfície de corte plana inferior (28) e a referida superfície superior (30) na referida ponta (26) de modo que a referida área de transição se misture suavemente com a referida superfície de corte plana, em que a distância da referida ponta (26) do dente (22') à referida raiz (24) é maior do que uma distância de uma extremidade distal da referida borda cortante periférica à referida raiz (26).
  2. Dente (22') de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a porção arqueada da referida borda periférica engloba menos que ou igual a 1/3 do referido eixo longitudinal partindo da referida ponta (26) e terminando na referida raiz (24).
  3. Dente (22'), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que ainda inclui uma transição gradual suave entre a seção transversal do referido dente entre a primeira seção transversal ao referido eixo longitudinal do referido dente (22’) tomado próximo à referida raiz (24) e uma segunda seção transversal similar tomada próximo à referida ponta (26).
  4. Dente (22’) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que uma borda periférica da referida superfície inferior (28) na referida ponta (26) é arredondada de modo a formar uma transição com as referidas paredes laterais (32).
  5. Dente (22’), de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que inclui ainda uma primeira região próxima à referida ponta (26) sem cantos e uma segunda região próxima a referida raiz (24) com cantos.
  6. Lâmina de corte para utilização em um dispositivo de corte de cabelo, caracterizado por compreender:
    • - uma base (12) tendo uma primeira borda (14) e uma segunda borda oposta (16);
    • - uma pluralidade de dentes (22’) que se projetam a partir da referida segunda borda (16), sendo que cada referido dente define um eixo longitudinal entre uma raiz (24) fixada à referida primeira borda e uma ponta (26) oposta à referida raiz (24);
    • - cada um dos referidos dentes (22’) fornecidos com uma superfície de corte plana e inferior (28) com uma borda periférica com uma porção arqueada, uma superfície superior (30) oposta à referida superfície inferior (28) e parede lateral (32) geralmente paralela e geralmente plana;
    • - uma primeira seção transversal tomado de cada um dos referidos dentes incluindo a referida ponta (26) em um primeiro plano sendo paralelo à referida superfície de corte plana e uma segunda seção transversal no formado D tomada em cada um dos referidos dentes próximo a referida ponta (26) no segundo plano sendo perpendicular à referida superfície de corte e estendendo de uma superfície superior do dente (30) a referida superfície de corte plana definindo uma porção de um elipse, e uma terceira seção de corte tomado à referida raiz (24) com quatro lados planos e uma transição gradual suave entre a referida segunda seção transversal no terceiro plano e a referida terceira seção transversal na referida raiz (24); e uma área de transição arredondada definindo uma distância de ponta (26) entre a referida superfície de corte plana e inferior (28) e superfície superior (30) na referida ponta (26) de modo que a referida área de transição mistura suavemente na referida superfície de corte plana (28) em que a distância da referida ponta (26) do dente a referida raiz (24) é superior à distância da extremidade distal da referida borda cortante periférica à referida raiz (26).
  7. Lâmina da reivindicação 6, caracterizada pelo fato de que a referida porção arqueada da referida borda periférica engloba menos que ou igual a 1/3 do referido eixo longitudinal partindo da referida ponta (26) e terminando na referida raiz (24).
  8. Lâmina de acordo com a reivindicação 6, caracterizada pelo fato de que a transição entre as extremidades adjacentes dos arcos "X" e "Y" é suave.
  9. Lâmina de acordo com a reivindicação 6, caracterizada pelo fato de que uma superfície superior (30) do referido dente (22’) ao longo do referido eixo longitudinal define um arco elíptico.
  10. Lâmina de acordo com a reivindicação 6, caracterizada pelo fato de que uma borda periférica da referida superfície inferior (28) na referida ponta (26) é arredondada de modo a formar uma transição com as referidas paredes laterais (32).
  11. Lâmina de acordo com a reivindicação 6, caracterizada pelo fato de ainda incluir uma primeira região próxima à referida ponta (26) sendo livre de cantos e uma segunda região próxima a referida raiz (24) com cantos.
BR112012023342-4A 2010-03-19 2011-02-14 dente para uma lâmina de um aparelho de corte de cabelo e lâmina de corte BR112012023342B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US12/727,863 2010-03-19
US12/727,863 US9027252B2 (en) 2010-03-19 2010-03-19 Low resistance hair clipper blade tooth profile
PCT/US2011/024725 WO2011115714A1 (en) 2010-03-19 2011-02-14 Low resistance hair clipper blade tooth profile

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112012023342A2 BR112012023342A2 (pt) 2016-11-29
BR112012023342B1 true BR112012023342B1 (pt) 2021-01-12

Family

ID=44646055

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112012023342-4A BR112012023342B1 (pt) 2010-03-19 2011-02-14 dente para uma lâmina de um aparelho de corte de cabelo e lâmina de corte

Country Status (10)

Country Link
US (1) US9027252B2 (pt)
EP (1) EP2547492B1 (pt)
JP (1) JP5732124B2 (pt)
CN (1) CN102834230B (pt)
AU (1) AU2011227716B2 (pt)
BR (1) BR112012023342B1 (pt)
CA (1) CA2792851C (pt)
ES (1) ES2815949T3 (pt)
MX (1) MX2012010632A (pt)
WO (1) WO2011115714A1 (pt)

Families Citing this family (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE202006007059U1 (de) * 2005-12-12 2006-10-12 Koninklijke Philips Electronics N.V. Schneideeinheit mit Schutzzähnen und Haarschneidevorrichtung
US10668636B2 (en) * 2012-10-15 2020-06-02 Matthew W. Krenik Cutter head for automated hair cutting system
US9656400B2 (en) * 2012-11-21 2017-05-23 Matthew W. Krenik Hair cutting techniques for automated hair cutting system
BR112015029525B1 (pt) * 2013-05-30 2020-12-01 Koninklijke Philips N.V. lâmina de corte estacionária para um dispositivo de aparagem de pelos; conjunto de corte; dispositivo de aparagem de pelos; processo para fabricar uma lâmina de corte estacionária para um dispositivo de aparagem de pelos
EP2857157B1 (en) 2013-10-01 2017-12-13 Koninklijke Philips N.V. Blade set, hair cutting appliance, and related manufacturing method
EP2857154B1 (en) * 2013-10-01 2019-02-20 Koninklijke Philips N.V. Blade set and hair cutting appliance
US20150314461A1 (en) * 2014-05-02 2015-11-05 Raymond Industrial Ltd. Hybrid Shaving System
JP6186088B2 (ja) * 2014-09-18 2017-08-23 コーニンクレッカ フィリップス エヌ ヴェKoninklijke Philips N.V. ブレードセット、切断器具、及び関連する製造方法
EP3288727B1 (en) * 2015-04-28 2019-09-04 Koninklijke Philips N.V. Blade set and hair cutting appliance
JP5950379B1 (ja) * 2016-02-12 2016-07-13 株式会社カペリート すきバサミ
US10307920B1 (en) 2017-03-21 2019-06-04 Felix Sanchez Hair clipper variable comb attachment
USD863682S1 (en) * 2018-04-23 2019-10-15 Joseph Jarvis, Jr. Clipper blade
EP3566828A1 (en) * 2018-05-08 2019-11-13 Koninklijke Philips N.V. Stationary blade, blade set and hair cutting appliance

Family Cites Families (29)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US518204A (en) * 1894-04-10 broomhead
US1563332A (en) * 1924-11-01 1925-12-01 Franciss G Bristow Adapter for sheep shears
US1567110A (en) * 1925-04-09 1925-12-29 Franciss G W Bristow Sheep shear
GB415455A (en) 1932-03-26 1934-08-22 Ernst Clemens Matthes Improvements in hair clippers
US2024915A (en) * 1933-03-13 1935-12-17 Dufty Clifford George Comb for sheep shearing machines
US2210703A (en) * 1937-11-24 1940-08-06 Franciss G Bristow Sheep shear comb
JPS5841077B2 (ja) * 1974-04-26 1983-09-09 カブシキガイシヤ ハマザワコウギヨウ デンキカミソリ ノ キワゾリバ
US3934340A (en) * 1974-08-23 1976-01-27 Disston, Inc. Cutting blade edge construction for mechanically actuated shears
US3999295A (en) * 1976-04-19 1976-12-28 Sunbeam Corporation Hair cutting apparatus
ZA78707B (en) * 1977-07-08 1979-01-31 Wahl Clipper Corp Hair trimming head
US4592143A (en) * 1984-04-06 1986-06-03 Black & Decker Inc Reciprocating trimming apparatus
JPS6354187A (ja) * 1986-08-26 1988-03-08 松下電工株式会社 電気バリカン
JPH04348789A (ja) * 1991-05-28 1992-12-03 Matsushita Electric Works Ltd ヘアカッター
US5367772A (en) * 1992-05-26 1994-11-29 Matsushita Electric Works, Ltd. Hair clipper
AT401901B (de) * 1993-11-10 1996-12-27 Philips Electronics Nv Gerät zum schneiden von haaren mit einer zahnschneideinrichtung und verfahren zum herstellen eines messers für eine zahnschneideinrichtung eines solchen gerätes
US5579581A (en) * 1994-10-21 1996-12-03 Wahl Clipper Corporation Clipper blade assembly
US5694037A (en) * 1995-07-26 1997-12-02 Lucent Technologies Inc. System and method for calibrating multi-axial measurement devices using multi-dimensional surfaces in the presence of a uniform field
US6073350A (en) * 1996-08-09 2000-06-13 Wahl Clipper Corporation Bladeset for hair clippers including blade with hair evacuation configuration
CN1246820A (zh) * 1997-12-03 2000-03-08 皇家菲利浦电子有限公司 电动毛发切割装置
US5964037A (en) 1998-06-29 1999-10-12 Clark; Reginald Hair clipper blade system for producing a fade haircut
DE19859017C1 (de) * 1998-12-21 2000-02-03 Braun Gmbh Haarschneidemaschine
US6684511B2 (en) * 2000-12-14 2004-02-03 Wahl Clipper Corporation Hair clipping device with rotating bladeset having multiple cutting edges
WO2003006218A1 (en) * 2001-07-11 2003-01-23 Koninklijke Philips Electronics N.V. Cutting member with dual profile tip
JP4032808B2 (ja) * 2002-04-19 2008-01-16 松下電工株式会社 バリカン刃の製造方法
US7080458B2 (en) * 2003-07-17 2006-07-25 Andis Company Ceramic movable blades for blade sets of hair clippers
JP4604846B2 (ja) * 2005-05-31 2011-01-05 パナソニック電工株式会社 体毛処理器具
CN101516584A (zh) * 2006-09-15 2009-08-26 皇家飞利浦电子股份有限公司 具有抽吸单元的毛发修剪器
US7703210B2 (en) * 2007-12-11 2010-04-27 Specialife Industries Limited Blade driving assembly for an adjustable hair clipper
JP2010004992A (ja) * 2008-06-25 2010-01-14 Panasonic Electric Works Co Ltd バリカン刃、及び電動バリカン

Also Published As

Publication number Publication date
EP2547492B1 (en) 2020-06-17
ES2815949T3 (es) 2021-03-31
EP2547492A1 (en) 2013-01-23
BR112012023342A2 (pt) 2016-11-29
CN102834230A (zh) 2012-12-19
US20110225830A1 (en) 2011-09-22
CA2792851A1 (en) 2011-09-22
EP2547492A4 (en) 2013-11-27
AU2011227716B2 (en) 2014-11-13
CA2792851C (en) 2014-10-28
US9027252B2 (en) 2015-05-12
MX2012010632A (es) 2012-10-09
CN102834230B (zh) 2016-04-13
AU2011227716A1 (en) 2012-10-04
JP2013521981A (ja) 2013-06-13
JP5732124B2 (ja) 2015-06-10
WO2011115714A1 (en) 2011-09-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR112012023342B1 (pt) dente para uma lâmina de um aparelho de corte de cabelo e lâmina de corte
CN103384577B (zh) 具有带有可变楔角的刀刃部分的八边形切削刀片和切削刀具
US8225510B2 (en) Razors and razor cartridges with a decreased total interblade span
BRPI0621787B1 (pt) Cabeça de unidade de lâmina de barbear e barbeador seguro incluindo tal unidade de lâmina
US11376752B2 (en) Embedded blade cutters and blades for same
BR112016006922B1 (pt) Lâmina estacionária para um conjunto de lâmina de um aparelho para cortar pelos, conjunto de lâminas para um aparelho para corte de pelos e aparelho de corte de pelos
BR112015029525B1 (pt) lâmina de corte estacionária para um dispositivo de aparagem de pelos; conjunto de corte; dispositivo de aparagem de pelos; processo para fabricar uma lâmina de corte estacionária para um dispositivo de aparagem de pelos
JP7071539B2 (ja) 刃セット及び毛切断機器
BR112016006920B1 (pt) Lâmina estacionária segmentada para um conjunto de lâminas para um aparelho para corte de pelos, conjunto de lâminas para um aparelho para corte de pelos, e, aparelho de corte de pelos
BR112016003981B1 (pt) Dispositivo de aparagem de pelos
US11484114B2 (en) Tuft-picking device, brush-making machine, method for producing a tuft picker and method for producing a counter piece of a tuft-picking device
US4584745A (en) Double angled precision file
JP7284819B2 (ja) 毛髪切断装置用両面櫛
US10245747B2 (en) Handsaw
US2174130A (en) Hair clipper
US4343089A (en) Outer blade of electric shavers
US2259001A (en) Hair clipper
US2706332A (en) Dry shaver cutter head
US20170355088A1 (en) Cutting head for electric hair clippers
JP3616703B2 (ja) すき鋏の製造方法
CN210143957U (zh) 鞋底修边工具
JP5943496B1 (ja) 安全剃刀
JP6026580B2 (ja) 梳き鋏
TWM465263U (zh) 電動剪髮器固定刀的刀刃改良
JP6128518B2 (ja) 切削インサート及び切削工具

Legal Events

Date Code Title Description
B15I Others concerning applications: loss of priority

Free format text: PERDA DA PRIORIDADE REQUERIDA US 12/727,863 DE 19.03.2010, POIS POSSUI DEPOSITANTE DIFERENTE DO INFORMADO NA ENTRADA NA FASE NACIONAL E SUA RESPECTIVA CESSAO NAO FOI APRESENTADA, MOTIVO PELO QUAL SERA DADA PERDA DESTA PRIORIDADE, CONFORME AS DISPOSICOES PREVISTAS NA LEI 9.279 DE 14/05/1996 (LPI) ART. 16 7O.

B12F Appeal: other appeals
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: suspension of the patent application procedure
B07A Technical examination (opinion): publication of technical examination (opinion)
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 14/02/2011, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.