BR112012016525B1 - Triturador - Google Patents
Triturador Download PDFInfo
- Publication number
- BR112012016525B1 BR112012016525B1 BR112012016525-9A BR112012016525A BR112012016525B1 BR 112012016525 B1 BR112012016525 B1 BR 112012016525B1 BR 112012016525 A BR112012016525 A BR 112012016525A BR 112012016525 B1 BR112012016525 B1 BR 112012016525B1
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- upstream
- pinion
- output
- downstream
- module
- Prior art date
Links
Images
Classifications
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B02—CRUSHING, PULVERISING, OR DISINTEGRATING; PREPARATORY TREATMENT OF GRAIN FOR MILLING
- B02C—CRUSHING, PULVERISING, OR DISINTEGRATING IN GENERAL; MILLING GRAIN
- B02C17/00—Disintegrating by tumbling mills, i.e. mills having a container charged with the material to be disintegrated with or without special disintegrating members such as pebbles or balls
- B02C17/18—Details
- B02C17/24—Driving mechanisms
-
- F—MECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
- F16—ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
- F16H—GEARING
- F16H1/00—Toothed gearings for conveying rotary motion
- F16H1/02—Toothed gearings for conveying rotary motion without gears having orbital motion
- F16H1/20—Toothed gearings for conveying rotary motion without gears having orbital motion involving more than two intermeshing members
- F16H1/206—Toothed gearings for conveying rotary motion without gears having orbital motion involving more than two intermeshing members characterised by the driving or driven member being composed of two or more gear wheels
-
- F—MECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
- F16—ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
- F16H—GEARING
- F16H1/00—Toothed gearings for conveying rotary motion
- F16H1/02—Toothed gearings for conveying rotary motion without gears having orbital motion
- F16H1/20—Toothed gearings for conveying rotary motion without gears having orbital motion involving more than two intermeshing members
- F16H1/22—Toothed gearings for conveying rotary motion without gears having orbital motion involving more than two intermeshing members with a plurality of driving or driven shafts; with arrangements for dividing torque between two or more intermediate shafts
-
- Y—GENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
- Y10—TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
- Y10T—TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
- Y10T74/00—Machine element or mechanism
- Y10T74/19—Gearing
- Y10T74/19642—Directly cooperating gears
- Y10T74/19679—Spur
- Y10T74/19684—Motor and gearing
Landscapes
- Engineering & Computer Science (AREA)
- General Engineering & Computer Science (AREA)
- Mechanical Engineering (AREA)
- Food Science & Technology (AREA)
- Gear Transmission (AREA)
- Crushing And Grinding (AREA)
- Disintegrating Or Milling (AREA)
- Finish Polishing, Edge Sharpening, And Grinding By Specific Grinding Devices (AREA)
- Crushing And Pulverization Processes (AREA)
- Transmission Devices (AREA)
Abstract
triturador a presente invenção trata de triturador do tipo indicado no preâmbulo da reivindicação 1. o triturador, em particular um triturador horizontal compreende uma câmara de trituração (4), uma coroa dentada (6) fixada na câmara de trituração e um dispositivo de arraste da coroa dentada, o dispositivo de arraste é um dispositivo de arraste (8) para a coroa denta-da (6), do tipo que compreende um redutor (10) que é dotado; de uma árvore de arraste (18) adaptado para ser ligado a um motor; de pelo menos um pinhão de saída (20), e o ou cada pinhão de saída está adaptado para engrenar com a coroa dentada e para ser arras-tado por a árvore de arraste; e de um cárter (22); o redutor compreende pelo menos dois pinhões de saída, em particular três pinhões de saída, e em particular quatro pinhões de saída.
Description
[001] A presente invenção trata de triturador do tipo indicado no preâmbulo da reivindicação 1.
[002] Trituradores horizontais são conhecidos no estado da técnica. Esses trituradores compreendem uma câmara de trituração na qual está fixada uma coroa dentada. A coroa dentada é arrastada por um redutor que está ligado a um motor. O redutor comporta um pinhão de saída que engrena com a coroa dentada.
[003] O dispositivo de arraste do estado da técnica possui os seguintes inconvenientes: - A potência transmissível pelo redutor é limitada pela capacidade dos dentes da coroa dentada; e - O redutor é difícil de montar e de desmontar, e requer frequentemente a desmontagem e o deslocamento do cárter a fim de realizar uma troca de pinhão de saída.
[004] A presente invenção tem por finalidade corrigir pelo menos um desses inconvenientes.
[005] Para esse fim, a presente invenção tem por objeto um triturador do tipo indicado acima, caracterizado pelas características da reivindicação 1.
[006] De acordo com modos particulares de realização, a presente invenção comporta uma ou mais das seguintes características:
[007] Os pinhões de saída estão dispostos sobre um círculo primitivo, e os eixos de rotação de todos os pinhões de saída estão dispostos no interior de uma faixa angular inferior a 180°, e em particular inferior a 90°, desse círculo primitivo.
[008] O dispositivo compreende um motor de arraste, em particular um único motor de arraste, e o motor de arraste compreende uma árvore de motor e a árvore de motor está fixada em rotação na árvore de arraste.
[009] O redutor forma pelo menos um grupo de pinhões constituído dotadas as vezes de dois pinhões de saída, em particular dois pinhões de saída adjacentes, e no qual o redutor compreende pelo menos um estágio de redução a jusante e cada grupo de pinhões é arrastado por um estágio de redução a jusante.
[010] Pelo menos um ou cada estágio de redução a jusante compreende: - uma roda dentada a jusante por pinhão de saída do grupo de pinhões, e - um pinhão a jusante, em particular um único pinhão a jusante, que engrena com cada roda dentada a jusante desse estágio de redução a jusante.
[011] O pinhão a jusante está montado com uma mobilidade radial em relação aos eixos de rotação das rodas dentadas a jusante.
[012] O cárter delimita um espaço de pinhão, que aloja pelo menos um pinhão de saída, e um espaço a jusante, que aloja pelo menos o estágio de redução a jusante, no qual o redutor compreende meios de vedação que separam o espaço de pinhão e pelo menos o espaço a jusante.
[013] O redutor compreende pelo menos um estágio de redução o montante arrastado pela árvore de arraste, e o estágio de redução a montante está, se for o caso, adaptado para arrastar um estágio de redução a jusante.
[014] O ou cada estágio de redução a montante compreende: - uma roda dentada a montante, para cada grupo de pinhões, e - um pinhão a montante, em particular um único pinhão a montante, adaptado para arrastar cada roda dentada a montante e que é solidário em rotação em relação à árvore de arraste.
[015] O ou cada estágio de redução a montante compreende, se for o caso, para cada grupo de pinhões, uma roda dentada intermediária, e cada roda dentada intermediária engrena com uma roda dentada a montante e o pinhão a montante.
[016] O estágio de redução a montante e o estágio de redução a jusante estão ligados por uma árvore alongada, e o pinhão a jusante está montado por uma ligação com centros de rótulas no estágio de redução a montante.
[017] O redutor compreende um módulo de pinhão de saída, e esse módulo de pinhão de saída compreende, - um pinhão de saída, - uma árvore de saída que porta o pinhão de saída e eventualmente uma roda dentada a jusante, - dois rolamentos que suportam a árvore de saída, e o módulo de pinhão de saída pode ser retirado em uma só peça do cárter e/ou pode ser inserido em uma só peça no cárter.
[018] O redutor compreende um módulo de roda a montante que compreende: - uma ou a roda dentada a montante, - uma árvore a montante que porta a roda dentada a montante, - dois rolamentos que suportam a árvore a montante e no qual o módulo de roda a montante pode ser retirado em uma só peça do cárter e/ou pode ser inserido em uma só peça no cárter.
[019] Cada vez que o sentido de inserção do módulo pinhão de saída no cárter e o sentido de inserção do módulo de roda a montante e o sentido de retirada do módulo pinhão de saída do cárter e o sentido de retirada do módulo roda a montante do cárter são dirigidos de lados opostos um ao outro.
[020] Dispositivo de arraste no qual o redutor compreende um módulo de arraste que compreende: - a árvore de arraste, - o pinhão a montante, e o módulo de arraste pode ser retirado em uma só peça do cárter e/ou pode ser inserido em uma só peça no cárter.
[021] O redutor compreende um módulo intermediário que compreende uma roda dentada intermediária e o módulo intermediário pode ser retirado do cárter de acordo com um sentido de retirada perpendicular ao eixo de rotação C-C da roda intermediária, e em particular o módulo intermediário pode ser retirado do cárter por uma abertura adaptada para alojar o módulo de roda a montante.
[022] Cada pinhão de saída está adaptado para aplicar uma força de engrenamento com a coroa dentada 6 e no qual a força resultante FR de todas essa forças de engrenamento possui um componente dirigido verticalmente para cima.
[023] A presente invenção tem por objeto um triturador, em particular um triturador horizontal, que compreende uma câmara de trituração, uma coroa dentada fixada na câmara de trituração e um dispositivo de arraste da coroa dentada, caracterizada pelo fato que o dispositivo de arraste é um dispositivo de arraste tal como descrito acima.
[024] A presente invenção será mais bem entendida com a leitura da descrição a seguir, dada unicamente a título de exemplo e feita em relação aos desenhos anexos, nos quais: - a figura 1 é uma vista esquemática de lado de um triturador horizontal de acordo com a presente invenção; - a figura 2 é vista axial do triturador da figura 1; - a figura 3 é uma vista em corte do redutor do triturador das figuras 1 e 2; - a figura 4 é uma vista em maior escala do detalhe IV da figura 3; - a figura 5 é uma vista em maior escala do detalhe V da figura 3; - a figura 6 é uma vista esquemática do pinhão a jusante e das rodas dentadas a jusante, considerados de acordo com a seta VI da figura 5; - a figura 7 é uma vista em perspectiva do redutor no estado montado, com omissão do cárter 22, - a figura 8 é uma vista em corte de um lado do redutor durante a retirada do módulo roda a montante, da retirada do módulo de arraste e da retirada do módulo alongado; - a figura 9 é uma vista idêntica à da figura 8, durante a retirada do módulo de pinhão de saída e durante a retirada de uma roda dentada intermediária; - a figura 10 mostra em perspectiva o módulo de arraste; - a figura 11 mostra em perspectiva a roda dentada intermediária e a árvore intermediária; - a figura 12 mostra em perspectiva o módulo roda a montante; - a figura 13 mostra em perspectiva o módulo alongado; e - a figura 14 mostra em perspectiva o módulo pinhão de saída.
[025] A figura 1 mostra um triturador horizontal, designado pela referência geral 2.
[026] O triturador horizontal 2 compreende uma câmara de trituração 4, uma coroa dentada 6 fixada na câmara de trituração 4, e um dispositivo de arraste 8 adaptado para arrastar a coroa dentada 6.
[027] A câmara de trituração 4 está alojada em rotação em torno de um eixo de rotação X-X, que está disposto horizontalmente.
[028] O dispositivo de arraste 8 é dotado de um redutor 10 e de um único motor de arraste 12.
[029] O motor de arraste 12 comporta um rotor 14 que está fixado em uma árvore de motor 16.
[030] O redutor 10 comporta uma árvore de arraste 18 que está adaptada para ser fixada na árvore de motor 16. A árvore de arraste 18 e a árvore de motor 16 estão ligadas por um acoplamento.
[031] O redutor 10 é, ainda, dotado de quatro pinhões de saída 20 cada um dos quais está adaptado para engrenar com a coroa dentada 6 e adaptado para ser arrastado pela árvore de arraste 18. O redutor 10 dispõe de um cárter 22. De modo geral, o redutor 10 compreende pelo menos dois pinhões de saída. Ele pode comportar três pinhões de saída ou, como no presente caso, exatamente quatro pinhões de saída 20.
[032] Os pinhões de saída 20 possuem dentes retos. A coroa dentada 6 possui igualmente dentes retos.
[033] Cada um dos pinhões de saída 20 define um eixo de rotação A-A. Esses eixos de rotação A-A encontram-se sobre um círculo primitivo cujo centro coincide com o eixo X-X. Os eixos de rotação A-A de todos os pinhões de saída 20 estão dispostos sobre uma faixa angular α que é inferior a 180°, e em particular inferior a 90°, desse círculo primitivo. Isso facilita a montagem do redutor ao nível da coroa dentada e faz com que o triturador ocupe horizontalmente pouco espaço.
[034] Durante o funcionamento, cada pinhão de saída 20 aplica uma força de engrenagem na coroa dentada 6. Todos os pinhões de saída 20 estão dispostos em relação à coroa dentada 6 de tal modo que a força resultante FR dessas forças de engrenagem tenha um componente dirigido verticalmente para cima. Assim, a força resultante FR atua contra o peso da coroa 6 e da câmara de trituração 4. Consequentemente, os mancais que portam a câmara de trituração e a coroa dentada podem ter dimensões relativamente pequenas.
[035] Para esse fim os eixos de rotação de todos os pinhões de saída 20 estão vantajosamente dispostos no interior de uma faixa angular que é limitada por um primeiro limite L1 e um segundo limite L2.
[036] O primeiro limite L1 está inclinado em 30° em relação a um meio-plano que se estende verticalmente para baixo a partir do eixo X-X e deslocado desse meio plano no sentido de arraste da coroa 6. O segundo limite L2 está inclinado em 100° em relação ao meio-plano precitado e deslocado desse meio plano no sentido de arraste da coroa dentada 6. Na Figura 2, o sentido de arraste da coroa 6 é o sentido anti-horário.
[037] A seguir, a estrutura do redutor 10 será descrita em relação à figura 3.
[038] O redutor 10 forma grupos de pinhões 24, e cada grupo de pinhões 24 é constituído de dois pinhões de saída 20 adjacentes. O redutor 10 compreende para cada grupo de pinhões 24 um estágio de redução a jusante 26 adaptado para arrastar esse grupo de pinhões 24. Para esse fim, cada estágio de redução a jusante 26 comporta duas rodas dentadas a jusante 28. O estágio de redução a jusante 26 compreende igualmente um único pinhão a jusante 30 que engrena com cada roda dentada a jusante 28 do estágio de redução a jusante 26.
[039] Cada roda dentada a jusante 28 e cada pinhão a jusante 30 possuem dentes oblíquos, em particular helicoidais (cf. Figuras 13 e 14).
[040] O redutor 10 dispõe para cada grupo de dois pinhões de saída 20, portanto, para cada estágio de redução a jusante 26, de um estágio de redução a montante 32. Cada estágio de redução a montante 32 é arrastado pela árvore de arraste 18 e compreende uma roda dentada a montante 34, um pinhão a montante 36 e uma roda intermediária 38. A roda dentada intermediária 38 engrena, de um lado, com a roda dentada a montante 34 e, de outro lado, com o pinhão a montante 36. Assim, os estágios de redução a montante 32 possuem um único pinhão a montante comum 36.
[041] A roda dentada intermediária 38 permite aumentar o entreixo entre a árvore de arraste 18 e a roda dentada a montante 34.
[042] Cada roda dentada a montante 34, cada roda dentada intermediária 38 e o pinhão a montante 36 possui dentes oblíquos, e em particular helicoidais.
[043] A árvore de arraste 18 arrasta, portanto, cada estágio de redução a montante 32, cada um dos quais um estágio de redução a jusante 26, que arrasta os pinhões de saída 20.
[044] O redutor 10 define uma direção de eixo DX. Todos os eixos de rotação dos pinhões e rodas dentadas do redutor 10 estendem-se paralelamente a essa direção DX.
[045] Cada pinhão de saída 20 define um plano mediano, que se estende perpendicularmente à direção de eixo DX. Em sua posição neutra (cf. a seguir), todos os planos medianos dos pinhões 20 estão centrados em um plano de pinhão de saída P1, perpendicularmente à direção de eixo DX. Os planos medianos das rodas dentadas a jusante 28 e dos pinhões a jusante 30 estão alinhados axialmente ao longo de um plano P2. O plano P2 é paralelo plano de pinhão de saída P1.
[046] As rodas dentadas a montante 34, o pinhão a montante 36, e se for o caso, a roda dentada intermediária 38 possuem, cada um, um plano mediano, que se estende perpendicularmente à direção de eixo DX. Esses planos medianos estão alinhados axialmente um em relação ao outro e se estendem ao longo de um plano de estágio de redução a montante P3. O plano P3 é paralelo aos planos P1 e P2.
[047] Os planos P2 e P3 estão situados de dois lados opostos plano P1. Em outras palavras, considerados de acordo com a direção de eixo DX, os pinhões de saída 20, estão dispostos entre o estágio de redução a jusante 26 e o estágio de redução a montante 32.
[048] Na figura 4 está representada mais detalhadamente a parte do redutor que comporta o pinhão de saída 20 e a roda dentada a jusante 28.
[049] O redutor 10 compreende, para cada pinhão de saída 20 um módulo de pinhão de saída 40. Esse módulo de pinhão de saída 40 compreende um dos pinhões de saída 20 bem como uma roda dentada a jusante associada 28. O módulo de pinhão de saída 40 comporta igualmente uma árvore de saída 42 e dois rolamentos 44, 46 que suportam a árvore 42 em relação ao cárter 22. O módulo de pinhão de saída 40 é, ainda, dotado de duas juntas de vedação 48 (cf. Figura 14).
[050] Além disso, o módulo de pinhão de saída 40 comporta um primeiro bloco de suporte 50 que porta a pista externa do rolamento 46 e uma porção externa de um das juntas de vedação 48.
[051] Um segundo bloco de suporte 52 do módulo de pinhão de saída porta a pista externa do rolamento 44 e uma porção externa da outra junta de vedação 48.
[052] O pinhão de saída 20 está disposto sobre a árvore de saída 42 axialmente entre os dois rolamentos 44, 46, ao passo que a roda dentada a jusante 28 está disposta sobre a árvore de saída 42 do lado do rolamento 46 oposto ao pinhão de saída 20.
[053] O pinhão de saída 20 está montado fixo em rotação sobre a árvore de saída 42 por todos meios apropriados, tais como ranhuras, amarração, e/ou chaveamento.
[054] No presente caso, o pinhão de saída 20 está montado sobre a árvore de saída 42 fixa em rotação em torno do eixo de rotação A-A, mas tendo uma liberdade de rotação em torno de um centro de rótula C1 definido por dois eixos R1, R2 mutuamente perpendiculares e perpendiculares ao eixo A-A (ver Figura 4). A liberdade de rotação em torno desse centro de rótula C1 é superior a 0,04° e no máximo 0,4° em relação a uma posição neutra na qual o eixo central do pinhão de saída está alinhado com o eixo A-A. Assim, a posição angular relativa entre a árvore de saída 42 e o pinhão de saída 20 se adapta em função do ponto de contato entre o pinhão de saída 20 e a coroa dentada 6.
[055] Como se pode ver igualmente na figura 4, o cárter 22 delimita um espaço de pinhão 60, no qual se encontram os pinhões de saída 20, e um espaço a jusante 62 que aloja pelo menos o estágio de redução a jusante 26. Esses dois espaços 60, 62 estão separados entre si de modo estanque por meio da junta de vedação 48. O espaço de pinhão 60 comporta um primeiro lubrificante, por exemplo, gordura. O espaço a jusante 62 comporta um segundo lubrificante, por exemplo óleo. Assim, os componentes do redutor diferentes dos pinhões de saída 20 podem ser lubrificados por um lubrificante diferente do lubrificante dos pinhões de saída.
[056] O espaço a jusante 62 compreende vantajosamente ainda as outras rodas dentadas 28, 38 e pinhões 30 do redutor 10.
[057] O redutor 10, no presente caso o estágio de redução a montante 32, comporta um módulo roda a montante 64 (cf. Figura 12). Esse módulo roda a montante 64 compreende a roda dentada a montante 34, uma árvore a montante 66, que porta a roda dentada a montante 34, e dois rolamentos 68, 70, que suporta a árvore a montante 66. A árvore a montante define um eixo de rotação B-B da roda dentada a montante. O módulo roda a montante 64 comporta igualmente um bloco de suporte 72 pelo qual o rolamento 68 está fixado no cárter 22. A roda dentada a montante 34 está disposta axialmente entre os dois rolamentos 68, 70. A árvore a montante 66 comporta, do lado axial dirigido para o estágio de redução a jusante 26, um espaço de recepção 74 (cf. Figura 5) que será descrito mais adiante.
[058] O redutor 10 dispõe de um módulo intermediário 76 (ver figuras 3 e 11). O módulo intermediário 76 é constituída da roda dentada intermediária 38 e de um mancal 78. Como variante, em vez do mancal 78 dois rolamentos estão dispostos no interior da roda dentada 38. O redutor 10 compreende igualmente uma árvore intermediária 81 fixada no cárter e que suporta o módulo intermediário 76. A roda intermediária 38 está alojada em rotação em torno de um eixo de rotação C-C definido pela árvore intermediária 81.
[059] O redutor 10 está ainda dotado de um módulo de arraste 82 (Cf. Figura 10) que comporta a árvore de arraste 18, o pinhão a montante 36 e mancais 84, 86. A árvore de arraste 18 define um eixo de rotação D-D do pinhão a montante 36.
[060] A árvore de arraste 18 está montado nos mancais 84, 86 móvel em translação radialmente em relação ao eixo de rotação D-D. Assim, o pinhão a montante 36 possui uma liberdade de translação de acordo com direções radiais em relação ao eixo de rotação D-D. Assim, o pinhão a montante 36 a igualmente uma liberdade de translação radialmente aos eixos de rotação C-C das rodas dentadas intermediárias 38 com as quais esse pinhão a montante 36 engrena. A liberdade de deslocamento é suficiente para permitir uma equalização das forças de engrenagem que atuam, de um lado, entre uma das duas rodas dentadas intermediárias 38 e o pinhão a montante 36 e, de outro lado, entre a outra das duas rodas dentadas intermediárias 38 e o pinhão a montante 36.
[061] Da mesma forma o redutor 10 comporta um batente 87 que fixa axialmente a árvore de arraste 18 em relação ao cárter 22. Esse batente 87 tem uma liberdade em translação ao longo de um plano perpendicular ao eixo D-D a fim de conferir ao pinhão a montante 36 sua liberdade de translação precitada.
[062] De preferência, o pinhão a montante 36 e a árvore de arraste são fabricados de uma só peça.
[063] Na figura 5 está representada mais detalhadamente a ligação 90 entre o estágio de redução a montante 32 e o estágio de redução a jusante 26.
[064] Essa ligação 90 está adaptada para transmitir a rotação da árvore a montante 66 ao pinhão a jusante 30. A ligação 90 comporta uma árvore alongada 92 que está, de um lado, fixada em rotação na árvore 66 do estágio de redução a montante 32 e, de outro lado, fixada em rotação ao pinhão a jusante 30.
[065] Além disso, a árvore a montante 66 e a árvore alongada 92 definem um centro de rótula C2. A árvore alongada 92 é deslocável angularmente do eixo B-B em torno desse centro C2. Assim, a árvore alongada 92 e o pinhão a jusante 30 definem um centro de rótula C3. O pinhão a jusante 30 é angularmente deslocável em relação ao eixo central da árvore alongada 92 em torno desse centro de rótula C3. Os centros de rótula C2, C3 são constituídos pelas seguintes características.
[066] A árvore alongada 92 comporta uma extremidade axial 94 que possui um assento esférico convexo 96.
[067] O espaço de recepção 74 da árvore a montante 66 comporta um assento esférico ovo 98. Esses dois assentos esféricos 96, 98 cooperam e definem o centro de rótula C2 da árvore alongada 92 em relação à árvore 66 e ao longo dos eixos perpendiculares ao eixo de rotação B-B e perpendiculares entre si. A árvore alongada 92 comporta uma extremidade 100 que possui um assento esférico convexo 102 que coopera com um assento esférico côncavo 104 praticado no pinhão a jusante 30, e que define o centro de rótula C3 do pinhão a jusante 30 em torno da árvore alongada 92.
[068] Além disso, o pinhão a jusante 30 está fixado axialmente sobre a árvore alongada 92. Assim, o pinhão a jusante 30 e a árvore alongada 92 fazem parte de um módulo alongado 93 (Figura 13).
[069] Na figura 6 estão mostradas esquematicamente e em vista axial as rodas dentadas a jusante 28 e o pinhão a jusante 30. Como se pode ver, graças à liberdade de deslocamento angular em torno dos centros de rótula C2, C3, o pinhão a jusante 30 tem uma liberdade de translação ao longo de direções radiais em relação ao eixo de rotação B-B. Assim, o pinhão a jusante 30 tem igualmente uma liberdade de translação radialmente aos eixos de rotação A-A das rodas dentadas a jusante 28 com as quais esse pinhão a jusante 30 engrena. A liberdade de deslocamento é suficiente para permitir uma equalização das forças de engrenagem que atuam, de um lado, entre uma das duas rodas dentadas a jusante 28 e o pinhão a jusante 30 associado e, de outro lado, entre a outra duas rodas dentadas a jusante 28 e esse pinhão a jusante 30. A liberdade de translação está indicada por um círculo LT no interior do qual se situam todas as posições possíveis do eixo central do pinhão a jusante 30. O pinhão a jusante 30 adapta assim sua posição radial automaticamente em função das forças de reação geradas pelas rodas dentadas a jusante 28.
[070] A figura 7 mostra em perspectiva o redutor 10, com omissão do cárter 22. As Figuras 8 e 9 mostram a montagem e a desmontagem dos diferentes componentes do redutor 10.
[071] A figura 8 ilustra em corte aproximadamente a metade superior da figura 3.
[072] A figura 8 mostra que o módulo roda a montante 64 pode ser retirado do cárter 22 em uma só peça de acordo com um sentido de retirada SR2. Assim, o módulo roda a montante 64 pode ser inserido no cárter em uma só peça de acordo com um sentido de inserção SI2.
[073] Da mesma forma, o módulo alongado 93, que compreende o pinhão a jusante 30 e a árvore alongada 92, pode ser retirado do cárter 22 em uma só peça, e de acordo com um sentido de retirada SR1.
[074] O módulo alongado 93 pode ser inserido no cárter 22 de acordo com um sentido de inserção SI1.
[075] A figura 9 mostra o módulo de pinhão de saída 40 durante sua desmontagem. Pode-se ver que o módulo de pinhão de saída 40 pode ser retirado em uma só peça do cárter 22, de acordo com um sentido de retirada SR1. Da mesma forma, o módulo de pinhão de saída 40 pode ser inserido no cárter 22 em uma só peça de acordo com um sentido de inserção SI1.
[076] A figura 8 mostra que o módulo de arraste 82 pode ser retirado do cárter em uma só peça de acordo com o sentido de retirada SR2.
[077] A figura 9 mostra igualmente a desmontagem do módulo intermediário 76. Para esse fim, a árvore intermediária 81 é retirada axialmente do cárter 22 de acordo com o sentido SR2. Em seguida, o módulo intermediário 76 é deslocado no cárter de acordo com um sentido de retirada SR3 dirigido radialmente em relação ao eixo de rotação C-C até que o módulo intermediário 76 se encontre diante da abertura de recepção do módulo roda a montante 64. Em seguida, o módulo intermediário 76 é retirado do cárter 22 de acordo com o sentido de retirada SR2. A montagem do módulo intermediário 76 é efetuada em sentido inverso.
[078] O módulo intermediário 76 pode, portanto, ser retirado do cárter 22 exclusivamente após a retirada do módulo roda a montante 64 mas independentemente do módulo de arraste 82 e mesmo quando este estiver no estado montado no cárter.
[079] Os sentidos de retirada SR1 e SR2 estão dirigidos em oposição um ao outro. Da mesma forma, os sentidos de inserção SI1 e SI2 estão dirigidos um em oposição ao outro.
[080] O dispositivo de arraste 8 de acordo com a presente invenção é particularmente vantajoso visto que um único motor de arraste 12 arrasta um grande número de pinhões de saída, no exemplo dado quatro pinhões de saída, o que permite distribuir a potência de arraste de um único motor e manter as forças de reação entre os pinhões de saída 20 e a coroa dentada 6 baixa.
[081] Além disso, a construção em módulos permite desmontar o redutor completamente mantendo ao mesmo o cárter 22 no lugar.
[082] Assim, cada um dos módulos 82, 64, 40, 93 pode ser retirado ou pode ser inserido independentemente de todos os outros módulos o que facilita a manutenção do redutor.
[083] A montagem do módulo intermediário 76 através da abertura do cárter 22 que recebe o módulo roda a montante 64 mantém o número de aberturas no cárter 22 baixo.
[084] Além disso, a disposição dos estágios de redução a montante 32 e dos estágios de redução a jusante 26 dos dois lados opostos dos pinhões de saída 20 faz com que o redutor ocupe pouco espaço.
[085] De acordo com outras características da presente invenção, - um ou cada pinhão de saída pode ser retirado do cárter 22 de acordo com um sentido de retirada que se estende ao longo do eixo do pinhão de saída; - o sentido de retirada do pinhão de saída é paralelo ao eixo de rotação da câmara de trituração 4 ao longo de todo o trajeto entre uma posição na qual o pinhão de saída está inteiramente fora do cárter e uma posição montada.
Claims (18)
1. TRITURADOR, em particular um triturador horizontal, que compreende uma câmara de trituração (4), uma coroa dentada (6) fixada na câmara de trituração e um dispositivo de arraste da coroa dentada, em que o dispositivo de arraste é um dispositivo de arraste (8) para a coroa dentada (6), do tipo que compreende um redutor (10) que é dotado: - de uma árvore de arraste (18) adaptado para ser ligado a um motor, - de pelo menos um pinhão de saída (20), e o ou cada pinhão de saída está adaptado para engrenar com a coroa dentada e para ser arrastado por a árvore de arraste, e - de um cárter (22), e o redutor compreende pelo menos dois pinhões de saída, em particular três pinhões de saída, e em particular quatro pinhões de saída; o redutor forma pelo menos um grupo de pinhões (24) constituído cada vez de dois pinhões de saída, em particular dois pinhões de saída adjacentes, e no qual o redutor compreende pelo menos um estágio de redução a jusante (26) e cada grupo de pinhões é arrastado por um estágio de redução a jusante; caracterizado por pelo menos um ou cada estágio de redução a jusante (26) compreender: - uma roda dentada a jusante (28) por pinhão de saída do grupo de pinhões, e - um pinhão a jusante (30), em particular um único pinhão a jusante (30), que engrena com cada roda dentada (28) a jusante desse estágio de redução a jusante (26); o pinhão a jusante (30) está montado com uma mobilidade radial em relação aos eixos de rotação (A-A) das rodas dentadas a jusante (28); o redutor compreende um módulo de pinhão de saída (40), o qual módulo de pinhão de saída (40) compreende: - um pinhão de saída (20), - uma árvore de saída (42) que porta o pinhão de saída (20) e uma roda dentada a jusante (28), - dois rolamentos (44, 46) que suportam a árvore de saída.
2. TRITURADOR, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo módulo de pinhão de saída ser retirado em uma só peça do cárter e/ou ser inserido em uma só peça no cárter (22).
3. TRITURADOR, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 2, caracterizado pelo redutor compreender pelo menos um estágio de redução a montante (32) arrastado pela árvore de arraste, e o estágio de redução a montante (32), se for o caso, está adaptado para arrastar um estágio de redução a jusante (26).
4. TRITURADOR, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo redutor compreender um módulo de roda a montante (64) que compreende: - uma ou a roda dentada a montante (34), - uma árvore a montante (66) que porta a roda dentada a montante, - dois rolamentos (68, 70) que suportam a árvore a montante e no qual o módulo de roda a montante (64) pode ser retirado em uma só peça do cárter e/ou pode ser inserido em uma só peça no cárter.
5. TRITURADOR, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo redutor compreender um módulo de arraste (82) que compreende: - a árvore de arraste (18), - o pinhão a montante (36), e no qual o módulo de arraste (82) pode ser retirado em uma só peça do cárter (22) e/ou pode ser inserido em uma só peça no cárter.
6. TRITURADOR, de acordo com qualquer uma das reivindicações 2 a 4, caracterizado por cada vez o sentido de inserção (SI1) do módulo pinhão de saída (40) no cárter (22) e o sentido de inserção (SI2) do módulo de roda a montante (64) e o sentido de retirada (SR1) do módulo pinhão de saída (40) do cárter e o sentido de retirada (SR2) do módulo roda a montante (64) do cárter estarem dirigidos em oposição um ao outro.
7. TRITURADOR, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo redutor compreender um módulo intermediário (76) que compreende uma roda dentada intermediária (38) e o módulo intermediário (76) pode ser retirado do cárter (22) de acordo com um sentido de retirada (SR3) perpendicular o eixo de rotação C-C da roda intermediária, e em particular o módulo intermediário (76) pode ser retirado do cárter por uma abertura adaptada para alojar o módulo de roda a montante (64).
8. TRITURADOR, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelos pinhões de saída (20) estarem dispostos sobre um círculo primitivo, e os eixos de rotação (A-A) de todos os pinhões de saída estarem dispostos no interior de uma faixa angular inferior a 180°, e em particular inferior a 90°, desse círculo primitivo.
9. TRITURADOR, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado por compreender ainda um motor de arraste (11), em particular um único motor de arraste, o qual motor de arraste compreende uma árvore de motor (16) e a árvore de motor está fixada em rotação na árvore de arraste (18).
10. TRITURADOR, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo cárter (22) delimitar um espaço de pinhão (60), que aloja pelo menos um pinhão de saída (20), e um espaço a jusante (62), que aloja pelo menos o estágio de redução a jusante, no qual o redutor compreende meios de vedação que separam o espaço de pinhão e pelo menos o espaço a jusante.
11. TRITURADOR, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 e 3, caracterizado por o ou cada estágio de redução a montante (32) compreender: - uma roda dentada a montante (34), para cada grupo de pinhões, e - um pinhão a montante (36), em particular um único pinhão a montante, adaptado para arrastar cada roda dentada a montante (34) e que é solidário em rotação em relação à árvore de arraste.
12. TRITURADOR, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por o ou cada estágio de redução a montante (32) compreender, para cada grupo de pinhões, uma roda dentada intermediária (38), e cada roda dentada intermediária engrena com uma roda dentada a montante (34) e o pinhão a montante (36).
13. TRITURADOR de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 e 3, caracterizado pelo estágio de redução a montante e o estágio de redução a jusante estarem ligados por uma árvore alongada (92), e o pinhão a jusante (30) estar montado por uma ligação (90) com dois centros de rótulas (C2, C3) a o estágio de redução a montante.
14. TRITURADOR, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 13, caracterizado por cada pinhão de saída estar adaptado para aplicar uma força de engrenagem na coroa dentada (6) e no qual a força resultante (FR) de todas essas forças de engrenamento possui um componente dirigido verticalmente para cima.
15. TRITURADOR, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por um sentido de retirada (SR1) e um sentido de inserção (SI1) do módulo de pinhão de saída (40) serem direcionadas ao longo de um eixo (A- A) do pinhão de saída (20).
16. TRITURADOR, de acordo a reivindicação 15, caracterizado pelo sentido de retirada (SR1) do pinhão de saída (20) ser paralelo ao eixo de rotação da câmara de trituração (4) ao longo de todo o trajeto entre uma posição na qual o pinhão de saída (20) está inteiramente fora do cárter (22) e uma posição montada.
17. TRITURADOR, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 16, caracterizado por cada roda dentada a jusante (28) e cada pinhão a jusante (30) terem dentes oblíquos, preferencialmente, dentes helicoidais.
18. TRITURADOR, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 17, caracterizado pelos pinhões de saída (20) terem dentes retos e a coroa dentada (6) ter dentes retos.
Applications Claiming Priority (3)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
FR1050053A FR2954964B1 (fr) | 2010-01-06 | 2010-01-06 | Dispositif d'entrainement pour une couronne dentee et broyeur correspondant. |
FR1050053 | 2010-01-06 | ||
PCT/FR2011/050015 WO2011083274A1 (fr) | 2010-01-06 | 2011-01-06 | Broyeur muni d'un dispositif d'entrainement pour une couronne dentee |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR112012016525A2 BR112012016525A2 (pt) | 2020-09-01 |
BR112012016525B1 true BR112012016525B1 (pt) | 2021-06-22 |
Family
ID=42537484
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BR112012016525-9A BR112012016525B1 (pt) | 2010-01-06 | 2011-01-06 | Triturador |
Country Status (16)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US8931722B2 (pt) |
EP (1) | EP2521870B1 (pt) |
JP (1) | JP5689895B2 (pt) |
KR (1) | KR101760152B1 (pt) |
CN (1) | CN102770688B (pt) |
AU (1) | AU2011204514B2 (pt) |
BR (1) | BR112012016525B1 (pt) |
CA (1) | CA2785407C (pt) |
CL (1) | CL2012001828A1 (pt) |
DK (1) | DK2521870T3 (pt) |
ES (1) | ES2488623T3 (pt) |
FR (1) | FR2954964B1 (pt) |
PL (1) | PL2521870T3 (pt) |
PT (1) | PT2521870E (pt) |
RU (1) | RU2561184C2 (pt) |
WO (1) | WO2011083274A1 (pt) |
Families Citing this family (6)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
FR2988012B1 (fr) * | 2012-03-13 | 2014-05-02 | Cie Engrenages Et Reducteurs Messian Durand | Dispositif d'entrainement et broyeur correspondant |
DE102013021757A1 (de) * | 2013-12-20 | 2015-06-25 | Netzsch Trockenmahltechnik Gmbh | Maschine mit fliegend gelagertem Rotor |
DK177932B1 (en) * | 2013-12-20 | 2015-01-19 | Smidth As F L | Drive arrangement for a mill |
PE20190952A1 (es) * | 2016-12-16 | 2019-07-04 | Smidth As F L | Disposicion de accionamiento para un molino de trituracion de gran potencia y molino de trituracion de gran potencia |
CN113294512B (zh) * | 2021-06-15 | 2022-08-19 | 中国航发沈阳发动机研究所 | 一种采用面齿轮进行功率分流的航空发动机中央传动结构 |
CN113374858B (zh) * | 2021-07-15 | 2023-02-28 | 中信重工机械股份有限公司 | 磨机用齿轮副 |
Family Cites Families (18)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US2441901A (en) | 1946-02-09 | 1948-05-18 | Smidth & Co As F L | Mill |
US2823558A (en) * | 1955-03-04 | 1958-02-18 | Westinghouse Electric Corp | Gearing apparatus |
GB918241A (en) * | 1959-07-06 | 1963-02-13 | Smidth & Co As F L | Improvements in gear trains |
SU410813A1 (pt) * | 1970-11-09 | 1974-01-15 | ||
DE7627915U1 (de) * | 1976-09-07 | 1976-12-30 | Blohm + Voss Ag, 2000 Hamburg | Antriebsanlage fuer insbesondere schiffe |
JPS5727573Y2 (pt) * | 1978-03-17 | 1982-06-16 | ||
JPS6164353A (ja) * | 1984-09-04 | 1986-04-02 | 川崎重工業株式会社 | 湿式ミルの運転方法 |
DE3433905A1 (de) * | 1984-09-14 | 1986-03-27 | Krupp Polysius Ag, 4720 Beckum | Drehtrommel |
JP2977042B2 (ja) * | 1990-11-21 | 1999-11-10 | ヤマハ発動機株式会社 | エンジンの補機駆動構造 |
JP3618367B2 (ja) * | 1994-04-19 | 2005-02-09 | 富士重工業株式会社 | ヘリコプタの動力伝達装置 |
US5813292A (en) | 1995-12-15 | 1998-09-29 | Sikorsky Aircraft Corporation | Method for fabricating a split path transmission system providing equal torque splitting between the split load paths of each gear train thereof at a predefined operating point |
JP3957912B2 (ja) | 1999-03-04 | 2007-08-15 | キヤノン株式会社 | 駆動装置及びこの駆動装置を備える現像装置並びに画像形成装置 |
JP2001327121A (ja) * | 2000-05-17 | 2001-11-22 | Jidosha Denki Kogyo Co Ltd | 減速機構付モータ |
JP2005521558A (ja) * | 2002-04-03 | 2005-07-21 | マーク ギア アクチエンゲゼルシャフト | 水平方向に回転可能な回転体のための駆動装置 |
US8015900B2 (en) * | 2003-07-16 | 2011-09-13 | Sikorsky Aircraft Corporation | Split-torque gear box |
JP2006290148A (ja) * | 2005-04-11 | 2006-10-26 | Nsk Ltd | ウォーム減速機および電動パワーステアリング装置 |
US7918146B2 (en) * | 2006-04-04 | 2011-04-05 | Sikorsky Aircraft Corporation | Multi-path rotary wing aircraft gearbox |
EP2084064B1 (en) * | 2006-11-14 | 2013-04-03 | Bell Helicopter Textron Inc. | Multiple drive-path transmission with torque-splitting differential mechanism |
-
2010
- 2010-01-06 FR FR1050053A patent/FR2954964B1/fr not_active Expired - Fee Related
-
2011
- 2011-01-06 BR BR112012016525-9A patent/BR112012016525B1/pt active IP Right Grant
- 2011-01-06 CA CA2785407A patent/CA2785407C/fr active Active
- 2011-01-06 WO PCT/FR2011/050015 patent/WO2011083274A1/fr active Application Filing
- 2011-01-06 PT PT117042549T patent/PT2521870E/pt unknown
- 2011-01-06 PL PL11704254T patent/PL2521870T3/pl unknown
- 2011-01-06 CN CN201180005483.9A patent/CN102770688B/zh active Active
- 2011-01-06 JP JP2012547530A patent/JP5689895B2/ja active Active
- 2011-01-06 AU AU2011204514A patent/AU2011204514B2/en active Active
- 2011-01-06 EP EP11704254.9A patent/EP2521870B1/fr active Active
- 2011-01-06 US US13/520,327 patent/US8931722B2/en active Active
- 2011-01-06 KR KR1020127019874A patent/KR101760152B1/ko active IP Right Grant
- 2011-01-06 DK DK11704254.9T patent/DK2521870T3/da active
- 2011-01-06 RU RU2012133466/11A patent/RU2561184C2/ru active
- 2011-01-06 ES ES11704254.9T patent/ES2488623T3/es active Active
-
2012
- 2012-07-05 CL CL2012001828A patent/CL2012001828A1/es unknown
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
CL2012001828A1 (es) | 2012-12-14 |
PL2521870T3 (pl) | 2014-10-31 |
RU2012133466A (ru) | 2014-02-20 |
US20130008273A1 (en) | 2013-01-10 |
FR2954964A1 (fr) | 2011-07-08 |
CN102770688A (zh) | 2012-11-07 |
DK2521870T3 (da) | 2014-08-11 |
RU2561184C2 (ru) | 2015-08-27 |
KR101760152B1 (ko) | 2017-07-20 |
AU2011204514B2 (en) | 2016-08-04 |
KR20120110142A (ko) | 2012-10-09 |
CA2785407A1 (fr) | 2011-07-14 |
CA2785407C (fr) | 2018-03-06 |
CN102770688B (zh) | 2016-05-18 |
EP2521870B1 (fr) | 2014-05-14 |
JP2013516584A (ja) | 2013-05-13 |
AU2011204514A1 (en) | 2012-08-02 |
EP2521870A1 (fr) | 2012-11-14 |
WO2011083274A1 (fr) | 2011-07-14 |
US8931722B2 (en) | 2015-01-13 |
FR2954964B1 (fr) | 2012-10-26 |
BR112012016525A2 (pt) | 2020-09-01 |
JP5689895B2 (ja) | 2015-03-25 |
PT2521870E (pt) | 2014-08-28 |
ES2488623T3 (es) | 2014-08-28 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
BR112012016525B1 (pt) | Triturador | |
ES2544643T3 (es) | Dispositivo de accionamiento y trituradora correspondiente | |
ES2708452T5 (es) | Sistema de transmisión de potencia de turbina eólica | |
ES2845621T3 (es) | Aeronave de alas giratorias y sistemas de engranajes planetarios | |
BR112016025125B1 (pt) | Ligação para turbomáquina de aeronave, turbomáquina de aeronave e processo de montagem de uma ligação | |
BR102015008968A2 (pt) | conjunto de eixo compacto com diferencial de bloqueio | |
ES2384733T3 (es) | Engranaje con protección integrada de sobrepar | |
ES2760565T3 (es) | Transmisión de rotor de helicóptero | |
EP3144561A1 (en) | Bogie axle assembly | |
ES2182593T3 (es) | Engranaje planetario. | |
BR102020027069A2 (pt) | Conjunto de eixo tendo um conjunto de mancal de rotor | |
BR112016024728B1 (pt) | Parte dianteira de um motor de turbina de derivação de aeronave | |
ES1076087U (es) | Reductor epicicloidal | |
BR102016017942A2 (pt) | Conjunto de eixo com um mecanismo atuador de rolamento de embreagem | |
ES2955831T3 (es) | Transmisión para un aerogenerador | |
RU2549586C2 (ru) | Планетарный механизм с несколькими передаточными ступенями | |
ES2371693A1 (es) | Transmisión. | |
FR3026452A1 (fr) | Reducteur de vitesse a deux lignes intermediaires de transmission | |
CN106460551A (zh) | 用于燃气涡轮发动机的附件齿轮箱 | |
EP3395599A1 (en) | Bogie axle system | |
BR102016019570A2 (pt) | Bogie shaft system | |
ES2295931T3 (es) | Soporte de piñon de ataque para un conjunto de diferencial. | |
BR102015026734A2 (pt) | Conjunto de pinhão com uma superfície de suporte mancal | |
BRPI1016203B1 (pt) | Diferencial | |
ES2812803T3 (es) | Transmisión |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B06F | Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette] | ||
B06U | Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette] | ||
B09A | Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette] | ||
B16A | Patent or certificate of addition of invention granted |
Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 06/01/2011, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. PATENTE CONCEDIDA CONFORME ADI 5.529/DF, , QUE DETERMINA A ALTERACAO DO PRAZO DE CONCESSAO. |