BR102015001666B1 - dispositivo para o processamento de trituração de sólidos ou suspensões com proporções de sólidos e processo para iniciar um processo de trituração de sólidos ou suspensões com proporções de sólidos de um dispositivo de moagem - Google Patents

dispositivo para o processamento de trituração de sólidos ou suspensões com proporções de sólidos e processo para iniciar um processo de trituração de sólidos ou suspensões com proporções de sólidos de um dispositivo de moagem Download PDF

Info

Publication number
BR102015001666B1
BR102015001666B1 BR102015001666-2A BR102015001666A BR102015001666B1 BR 102015001666 B1 BR102015001666 B1 BR 102015001666B1 BR 102015001666 A BR102015001666 A BR 102015001666A BR 102015001666 B1 BR102015001666 B1 BR 102015001666B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
drive shaft
stirring
stirring elements
elements
grinding
Prior art date
Application number
BR102015001666-2A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102015001666A2 (pt
Inventor
Arne Götzel
Original Assignee
Netzsch-Feinmahltechnik Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Netzsch-Feinmahltechnik Gmbh filed Critical Netzsch-Feinmahltechnik Gmbh
Publication of BR102015001666A2 publication Critical patent/BR102015001666A2/pt
Publication of BR102015001666B1 publication Critical patent/BR102015001666B1/pt

Links

Images

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B02CRUSHING, PULVERISING, OR DISINTEGRATING; PREPARATORY TREATMENT OF GRAIN FOR MILLING
    • B02CCRUSHING, PULVERISING, OR DISINTEGRATING IN GENERAL; MILLING GRAIN
    • B02C17/00Disintegrating by tumbling mills, i.e. mills having a container charged with the material to be disintegrated with or without special disintegrating members such as pebbles or balls
    • B02C17/16Mills in which a fixed container houses stirring means tumbling the charge
    • B02C17/163Stirring means

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Accessories For Mixers (AREA)
  • Mixers Of The Rotary Stirring Type (AREA)
  • Crushing And Grinding (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO PARA O PROCESSAMENTO TRITURADOR DE SÓLIDOS OU SUSPENSÕES COM PROPORÇÕES DE SÓLIDOS E PROCESSO PARA INICIAR UM PROCESSO DE TRITURAÇÃO DE UM DISPOSITIVO DE MOAGEM. A presente invenção refere-se a um dispositivo para o processamento triturador de sólidos ou suspensões com proporções de sólidos. O dispositivo compreende um recipiente de moagem com uma pluralidade de corpos de moagem recebidos no recipiente de moagem, pelo menos um eixo de acionamento, que se estende no lado frontal no recipiente de moagem e vários elementos de agitação no recipiente de moagem, posicionados no recipiente de moagem e que podem ser movidos de modo rotativo pelo eixo de acionamento. Entre pelo menos um dos vários elementos de agitação e o eixo de acionamento está formada uma folga de rotação, que permite um movimento de rotação relativo, coaxial e limitado, do pelo menos um elemento de agitação ao eixo de acionamento.

Description

[0001] A presente invenção refere-se a um dispositivo para o processamento triturador de sólidos ou suspensões com proporções de sólidos, bem como a um processo para iniciar um processo de trituração de um dispositivo de moagem.
[0002] Dispositivos de moagem para sólidos ou moinho de bolas estão formados para trituração de sólidos para determinados graus de fineza e compreendem, em geral, uma câmara de moagem, posta em rotação, na qual estão dispostos vários corpos de moagem ou bolas de moagem, para trituração do respectivo sólido. Os moinhos ou a câmara de moagem do respectivo moinho de bolas são enchidos por uma abertura central em uma das paredes frontais. A descarga depende da forma de construção e ocorre, por exemplo, por fenda na parede da câmara de moagem, no final do moinho, sendo que os corpos de moagem, devido ao seu diâmetro de secção transversal máximo, ampliado em relação às fendas, são retidos e permanecem na câmara de moagem ou no recipiente de moagem.
[0003] Uma forma especial desses moinhos de bolas é o moinho de bolas com agitador. Moinhos de bolas com agitador consistem em um recipiente de moagem, disposto verticalmente ou horizontalmente, na maioria das vezes, aproximadamente cilíndrico, que na dependência do respectivo processo de moagem, na prática, está enchido até 70% - 90% com corpos de moagem ou bolas de moagem. O recipiente de moagem, nesse tipo de moinho de bolas com agitador, está montado, em geral, de modo estacionário e não rotativo.
[0004] Para produzir um movimento dos corpos de moagem, com processo de moagem daí resultante para o respectivo sólido, está disposto um agitador no recipiente de moagem e é movido giratoriamente através de um eixo de acionamento. O processo de moagem ativo, continuamente material de moagem é bombeado através da câmara de moagem. Nesse caso, os sólidos suspensos são triturados ou dispersos por forças de choque e cisalhamento entre os corpos de moagem. Na descarga do moinho ocorre, ainda, uma separação de material de moagem e corpos de moagem por meio de um sistema de separação apropriado, Moinhos de bolas com agitador conhecidos do estado da técnica, estão em condições, nesse caso, de triturar materiais de enchimento minerais em forma seca. Em outras aplicações conhecidas, proporções de sólidos em suspensões podem ser trituradas por meio de moinhos de bolas com agitador.
[0005] Um moinho de bolas com agitador desse tipo é mostrado, por exemplo, no pedido de patente DE 10 2010 056 287 A1. O moinho de bolas com agitador descrito no documento DE compreende um recipiente de moagem e um eixo de agitação rotativo dentro do mesmo, sobre o qual estão dispostos vários elementos de moagem. Entre os elementos de moagem estão dispostos vários elementos adicionais, que devem reforçar o processo de moagem ou o procedimento de trituração de sólidos. De acordo com a descrição do pedido de patente DE, os elementos adicionais estão formados como barras. O eixo de agitação é levado à conexão com um motor, para a operação rotativa.
[0006] Quando um moinho de bolas com agitador desse tipo, tal como é conhecido do estado da técnica, é posto em operação, o eixo de acionamento precisa superar um momento de arranque para o movimento rotativo dos elementos de moagem, que em relação ao momento que atua sobre o eixo de acionamento no decorrer do processo de moagem, está formado de modo ampliado. Como a massa do respectivo material de moagem e das bolas de moagem, já antes do processo de moagem, atuam sobre os elementos de moagem e o eixo de acionamento, pode ser registrada uma forte diferença entre o momento de arranque e o outro momento que atua sobre o eixo de acionamento no processo de moagem.
[0007] No estado da técnica, devido ao momento alto no início de um processo de moagem, são necessários motores fortes para poder pôr o eixo de acionamento, com os respectivos elementos de moagem, que estão em conexão com o eixo de acionamento, em movimento rotativo. Em relação a motores com menor potência, esses motores possuem um consumo de energia alto e custos de aquisição mais altos, bem como um dimensionamento mais alto, motivo pelo qual são desejáveis dispositivos e processos, que se distinguem por custos menores, bem como por um consumo de energia mais baixo e uma necessidade de espaço reduzida.
[0008] Além disso, do alto momento de arranque, resulta uma forte carga de uma engrenagem, opcionalmente disposta intermediariamente entre o eixo de acionamento e o motor. Devido à alta carga, a respectiva engrenagem precisa apresentar um dimensionamento e configuração correspondente, para poder resistir às altas cargas. Também com isso, estão associados outros usos e uma alta necessidade de espaço para a engrenagem, para poder configurar a engrenagem de acordo com o momento alto no início do processo de moagem.
[0009] Além disso, também deve ser registrado que um eixo de acionamento, que no início precisa receber um torque alto e, portanto, está exposto a uma alta torsão, na prática, durante uma operação repetida, já depois de algum tempo pode tender a manifestações de fadiga, de modo que seriam desejáveis processos e dispositivos que permitem um uso mais prolongado do eixo de acionamento.
[0010] É, portanto, tarefa da invenção pôr à disposição um dispositivo e um processo, que não apresentam pelo menos algumas das desvantagens conhecidas do estado da técnica.
[0011] A tarefa acima é solucionada por um dispositivo e um processo, que compreendem as características da invenção. Configurações vantajosas estão descritas pelas concretizações.
[0012] A invenção refere-se a um dispositivo para o processamento triturador de sólidos ou suspensões com proporções de sólidos. O dispositivo está formado nas modalidades preferidas como moinho de bolas com agitador e compreende um recipiente de moagem com uma pluralidade de corpos de moagem recebidos no recipiente de moagem.
[0013] Por exemplo, um dispositivo desse tipo para trituração de sólidos ou suspensões com proporções de sólidos pode encontrar aplicação na área da indústria de alimentos, na área da química e/ou na área da farmácia. Também é concebível que através do dispositivo ou por meio do processo de acordo com a invenção sejam triturados sólidos, que estão formados por minerais.
[0014] O recipiente de moagem pode possuir uma modelação cilíndrica e estar posicionado, por exemplo, verticalmente ou horizontalmente. No que se refere à modelação, posicionamento, bem como volume são imagináveis para o técnico citado inúmeras possiblidades conhecidas, de modo que as mesmas não são expressamente descritas no total. De preferência, o recipiente de moagem é estacionário no âmbito da presente invenção e não giratório, bem como, nesse caso, orientado horizontalmente, ou deitado. Para receber o material de moagem e descarregar o mesmo depois da trituração, o recipiente de moagem pode apresentar aberturas correspondentes para esse fim.
[0015] Os corpos de moagem podem estar formados apropriadamente como bolas de moagem e levando em consideração o sólido a ser triturado, apresentar diferentes diâmetros em diversas modalidades.
[0016] O dispositivo compreende, ainda, um eixo de acionamento, que se estende no lado frontal para dentro do recipiente de moagem e vários recipientes de moagem e elementos de agitação movidos rotativamente pelo eixo de acionamento. O eixo de acionamento pode passar por uma tampa do recipiente de moagem e, apropriadamente, está posta em conexão com um motor. Ao motor e ao eixo de acionamento, opcionalmente pode estar intercalada uma engrenagem, com um ou mais escalões de multiplicação. Em modalidades preferidas, o eixo de acionamento gira ou os vários elementos de agitação giram em relação ao recipiente de moagem.
[0017] No que se refere a uma configuração dos vários elementos de agitação, são imagináveis diversas possibilidades no âmbito da presente invenção. Assim, os vários elementos de agitação podem estar formados por barras, pás ou similares.
[0018] Em modalidades preferidas, os elementos de agitação estão, no entanto, formados, pelo menos proporcionalmente, através de discos de agitação, ainda descritos mais detalhadamente a seguir. Os elementos de agitação podem estar posicionados ao longo do eixo longitudinal do eixo de acionamento, de modo que o eixo longitudinal do eixo de acionamento está formado como eixo de rotação para os diversos elementos de agitação. Além disso, é concebível que vários elementos de agitação ou todos os elementos de agitação se estendam radialmente para fora do eixo de acionamento e na direção do recipiente de moagem, opcionalmente, através de saliências ainda descritas mais detalhadamente a seguir.
[0019] De acordo com a invenção, entre pelo menos um dos vários elementos de agitação e o eixo de acionamento está formada uma folga de rotação ou um grau de libertação, folga de rotação essa que permite um movimento rotativo relativo, coaxial e limitado, do pelo menos um elemento de agitação ao eixo de acionamento. Todos os elementos de agitação, bem como o eixo de acionamento podem, portanto, a uma rotação conjunta, girar em torno de um eixo longitudinal em comum, ou o eixo longitudinal do eixo de acionamento. Além disso, o pelo menos um dos vários elementos de agitação pode ser movido de modo limitadamente rotativo em relação ao eixo de acionamento e em torno do eixo longitudinal do eixo de acionamento.
[0020] Quando um dispositivo de acordo com a invenção para processamento de sólidos é posto em funcionamento, resulta daí, incialmente, um movimento rotativo do eixo de acionamento, sendo que o pelo menos um elemento de agitação, devido à folga de rotação, não é movido junto com o eixo de acionamento. O elemento de agitação permanece, nesse caso, imóvel, no recipiente de moagem, de modo que um momento de arranque, que precisa ser recebido pelo eixo de acionamento ao ser iniciado o processo de trituração, está formado de modo menor em relação a uma conexão continuamente rígida à torsão de todos os elementos de agitação com o eixo de acionamento. Um pico de torque ou o máximo torque a ser recebido através do eixo de acionamento, pode ser reduzido na configuração de acordo com a invenção de um dispositivo e por meio de um processo de acordo com a invenção.
[0021] Vantajosamente, devido à folga de rotação entre o pelo menos um dos vários elementos de agitação e o eixo de acionamento podem ser usados motores com potência pequena e preço de aquisição menor, que, opcionalmente, apresentam um dimensionamento reduzido. Todo o dispositivo pode, portanto, ser instalado também em locais com pouca capacidade volumétrica.
[0022] Como os motores que podem ser usados possuem uma potência menor, o dispositivo pode apresentar um consumo de energia reduzido para trituração, em relação aos dispositivos conhecidos do estado da técnica. Também o processo ainda descrito mais detalhamente a seguir possui as vantagens descritas.
[0023] Além disso, cargas que, a um momento de arranque ou a um torque máximo reduzido são transmitidas a uma engrenagem intercalada entre o motor e o eixo de acionamento, estão formadas de modo reduzido.
[0024] Portanto, como a engrenagem precisa receber menos cargas, podem ser usadas engrenagens simplificadas, do que resultam vantagens econômicas e uma vida útil mais alta da respectiva engrenagem. Também em engrenagens, o dimensionamento correspondente pode ser reduzido, motivo pelo qual o dispositivo de acordo com a invenção distingue-se por uma estrutura compacta.
[0025] Por uma carga menor do eixo de acionamento, devido ao momento de arranque reduzido, a vida útil do eixo de acionamento pode se aumentada. Também podem ser usados eixos de acionamento com dimensionamento menor ou com diâmetro de secção transversal reduzido, que são mais vantajosos na aquisição e podem distinguir-se por uma massa menor, bem como uma necessidade de espaço reduzida.
[0026] O movimento rotativo relativo coaxial do pelo menos um elemento de agitação ao eixo de acionamento ou a folga de rotação está limitado de acordo com a invenção. Quando um dispositivo de acordo com a invenção para processamento de sólidos é posto em funcionamento, então daí resulta - tal como já mencionado acima - um movimento rotativo do eixo de acionamento, sendo que o pelo menos um elemento de agitação, a movimento rotativo inicial, devido à folga de rotação, não é movido de modo rotativo junto com o eixo de acionamento.
[0027] Se no decorrer de um movimento rotativo por menos de 360°, o eixo de acionamento assumir uma determinada posição relativa ou uma determinada posição rotativa ao pelo menos um elemento de agitação, então no decorrer da outra rotação, o pelo menos um elemento de agitação é movido de modo rotativo, junto com o eixo de acionamento e através do eixo de acionamento. A posição relativa do pelo menos um eixo de agitação e do eixo de acionamento, é mantida a partir do movimento rotativo conjunto. Em modalidades preferidas, a uma posição relativa previamente definida do eixo de acionamento ao pelo menos um elemento de agitação, pode dar-se um acoplamento mecânico entre o pelo menos um elemento de agitação e o eixo de acionamento.
[0028] No decorrer do outro movimento rotativo conjunto do pelo menos um elemento de agitação, junto com o eixo de acionamento, a frequência de rotação do pelo menos um elemento de agitação está formada de modo idêntico à frequência de rotação do eixo de acionamento. Pela rotação dos vários elementos de agitação, corpos de moagem são movidos no recipiente de moagem do dispositivo de acordo com a invenção, com o que está associada uma trituração do respectivo material de moagem.
[0029] Ao término de um processo de trituração para o respectivo material de moagem, o movimento rotativo do eixo de acionamento, bem como dos elementos de agitação rotativos, movidos por meio do eixo de acionamento, é parado. Subsequentemente, pelo menos um dos elementos de agitação é desacoplado do eixo de acionamento e pode ser movido em relação ao eixo de acionamento por meio da folga de rotação descrita previamente. Quando um processo de trituração é novamente iniciado, então o elemento de acionamento inicialmente não está acoplado ao eixo de acionamento. O momento de arranque está formado de modo reduzido em relação a um acoplamento formado de modo contínuo de todos os elementos de agitação com o eixo de acionamento. Quando o eixo de acionamento é acionado de modo rotativo, então além de um movimento rotativo do eixo de acionamento por menos de 360°, um acoplamento de pelo menos um elemento de agitação com o eixo de acionamento pode girar.
[0030] Se um dispositivo de medição deve ser parado e, subsequentemente, novamente posto em operação, então, para esse fim, temporalmente depois da introdução de um movimento rotativo de todos os elementos de agitação, o eixo de acionamento é parado e, em seguida, é movido de modo rotativo em direção de rotação inversa. Depois da parada do eixo de acionamento, o dispositivo de medição pode ser posto fora de serviço por um determinado tempo, sendo que o eixo de acionamento não é movido. Quando um novo processo de trituração deve ser iniciado, então o eixo de acionamento pode ser movido, para esse fim, na direção de rotação inversa.
[0031] Nesse caso, pode estar previsto que na mudança da direção de rotação, o acoplamento entre o pelo menos um elemento de agitação e o eixo de acionamento seja temporariamente desfeito, para, a seguir, resultando do movimento de rotação na direção de rotação inversa, é novamente produzido. Uma folga de rotação entre o eixo de acionamento e o pelo menos um elemento de agitação pode, portanto, estar formada, independentemente, da respectiva direção de rotação do eixo de acionamento, entre o eixo de acionamento e o pelo menos um elemento de agitação.
[0032] Vantajosamente, portanto, também na nova entrada em funcionamento ou no novo início de um processo de trituração com direção de rotação inversa do eixo de acionamento, o momento de arranque para o eixo de acionamento está formado de modo reduzido, devido ao acoplamento, inicialmente não formado entre o eixo de acionamento e o pelo menos um elemento de agitação.
[0033] Também pode ser imaginado que o acoplamento entre o respectivo elemento de agitação e o eixo de acionamento é desprendido manualmente. Também pode acontecer que o dispositivo seja posto em conexão operacional com um dispositivo de restauração, que, depois do término de um processo de trituração, desprende o acoplamento de um ou mais elementos de agitação ou move o ou os respectivos elementos de agitação na região da folga de rotação limitada em relação ao eixo de acionamento.
[0034] De acordo com a invenção está previsto que entre pelo menos um dos vários elementos de agitação e o acionamento está formada uma folga de rotação, mas, em modalidades preferidas, entre vários, por exemplo, três ou mais do que três elementos de agitação, e o eixo de acionamentos forma uma folga de rotação, para reduzir o momento de arranque e fazer uso extensivo das vantagens já citadas.
[0035] Em modalidades preferidas. O pelo menos um dos vários elementos de agitação possui um determinado grau de liberação ao eixo de acionamento, apenas através da folga de rotação, enquanto outros movimentos relativos do pelo menos um elemento de agitação ao eixo de acionamento, por exemplo, em direção axial, estão impedidos. Portanto, em modalidades preferidas, a posição relativa do pelo menos um elemento de agitação ao eixo de acionamento está predeterminada ou fixada na direção longitudinal do eixo de acionamento.
[0036] É concebível, ainda, que um ou mais elementos de arrasto estão levados à conexão operacional com o pelo menos um elemento de agitação e o eixo de acionamento, que, a posição de rotação relativa previamente definida do eixo de acionamento ao pelo menos um elemento de agitação, acoplar o pelo menos um elemento de agitação para rotação conjunta ao eixo de acionamento. O termo “acoplar" precisa, nesse caso, ser entendido amplamente, de modo que para esse fim, podem ser previstas quaisquer possibilidades em diversas modalidade, no qual o pelo menos um elemento de agitação pode ser movido girando para a direita e/ou girando para a esquerda, pode ser movido coaxialmente pelo eixo de acionamento e, em conjunto com o eixo de acionamento.
[0037] Particularmente, deram bom resultado modalidades, nas quais por meio do acoplamento entre o pelo menos um elemento de agitação e o eixo de acionamento está produzida uma conexão friccional e/ou por encaixe positivo entre o pelo menos um elemento de agitação e o eixo de acionamento.
[0038] Também pode ocorrer que pelo menos um dos vários elementos de agitação é posto em conexão fixamente, sem folga de rotação, com o eixo de acionamento. Um movimento de rotação relativo entre eixo de acionamento e esse elemento de agitação, que está posto em conexão fixamente, sem folga de rotação, com o eixo de acionamento pode estar assentado sobre o eixo de acionamento e estar fixado através de conexões por parafuso e/ou aperto e/ou solda e/ou outras conexões no eixo de acionamento.
[0039] No início de um movimento de rotação do eixo de acionamento, os corpos de moagem ou bolas de moagem dispostos no recipiente de moagem já podem, portanto, ser movidos por pelo menos um elemento de agitação, que está em conexão fixa com o eixo de acionamento. O movimento das bolas de moagem tem uma ação de reforço par redução do momento de arranque, que atua sobre o eixo de acionamento, no subsequente acoplamento de um ou mais outros elementos de agitação no eixo de acionamento. Assim, o momento transmitido pelo ao menos um elemento de agitação, transmitido no acoplamento ao eixo de acionamento, está formado de modo reduzido, como os corpos de moagem ou bolas de moagem pelo menos proporcionalmente já são movidos. Na prática mostrou-se que podem encontrar utilidade particularmente modalidades, nas quais pelo menos um elemento de agitação ou exatamente um elemento de agitação está em conexão de modo continuamente de modo rígido à torsão ou sem folga de rotação com o eixo de acionamento.
[0040] Também é concebível que todos os elementos de agitação, que estão postos em conexão fixamente, sem folga de rotação, com o eixo de acionamento, estejam reunidos para um módulo e podem ser fixados de modo desprendível em uma seção de flange no lado frontal do eixo de acionamento. Como entre eixo de acionamento e os elementos de agitação sem folga de rotação não é possível um movimento relativo ao eixo - desde que o dispositivo compreenda vários elementos de agitação, sem folga de rotação - movimentos relativos entre os elementos de agitação individuais, sem folga de rotação, estão impedidos. Por exemplo, o módulo pode ser posto em conexão de modo desprendível com o eixo de acionamento, através de uniões por parafuso ou similares, em uma extremidade no lado frontal do eixo de acionamento.
[0041] Em modalidades particularmente preferidas, estão presentes mais e pelo menos dois elementos de agitação desse tipo, que estão postos em conexão, sem folga de rotação, fixamente com o eixo de acionamento. Os pelo menos dois elementos de agitação desse tipo podem estar dispostos de modo adjacente ao longo do eixo longitudinal do eixo de acionamento e estar conectados com o eixo de acionamento ou acoplados ao eixo de acionamento. Além disso, os pelo menos dois elementos de agitação desse tipo podem apresentar, em cada caso, saliências para fins de um movimento de corpos de moagem e material de moagem no movimento rotativo dos respectivos elementos de agitação, sendo que as saliências dos elementos de agitação estão alinhadas de modo nivelado uma à outra.
[0042] Além disso, pode ser imaginado que pelo menos um dos elementos de agitação está formado como disco de agitação, que, em cada caso, apresenta várias saliências apontadas para fora do eixo de acionamento. Particularmente, o pelo menos um elemento de agitação e o eixo de acionamento está formada uma folga de rotação, pode estar formado como disco de agitação e apresenta várias saliências, apontadas para fora do eixo de acionamento.
[0043] Se estiverem presentes vários elementos de agitação ou discos de agitação, entre os quais e o eixo de acionamento está formada uma folga de rotação, então as saliências dos vários elementos de agitação ou discos de agitação, depois do acoplamento dos vários elementos de agitação ou discos de agitação com o eixo de acionamento, podem estar orientados alinhados uns aos outros.
[0044] Quando estão presentes elementos de agitação, que estão conectados fixamente, sem folga de rotação, com o eixo de acionamento, as saliências dos discos de agitação com folga de rotação às saliências dos discos de agitação, sem folga de rotação, a uma rotação conjunta ou giro, podem estar alinhadas umas às outras. Consequentemente, todos os elementos de agitação formados como discos de agitação, podem compreender, em cada caso, várias saliências apontadas pra fora do eixo de acionamento, sendo que o acoplamento formado do pelo menos um elemento de agitação, para rotação conjunta no eixo de acionamento, as saliências de todos os elementos de agitação, formados como discos de agitação, estão orientadas de modo nivelado umas às outras.
[0045] Também pode ocorrer que entre vários dos elementos de agitação e o eixo de acionamento esteja formada uma folga de rotação, que permite um movimento de rotação relativo, coaxial e limitado, dos vários elementos de agitação ao eixo de acionamento, sendo que pelo menos dois desses elementos de agitação podem ser movidos de modo rotativo, independentemente um do outro.
[0046] No movimento de rotação do eixo de acionamento, nesse caso, primeiramente, um ou mais primeiros elementos de agitação podem ser acoplados no eixo de acionamento e, subsequentemente, um ou mais elementos de agitação podem ser acoplados no eixo de acionamento. Particularmente, para modalidades, nas quais vários elementos de agitação possuem uma folga de rotação ao eixo de acionamento, um acoplamento sucessivo desse tipo pode ser apropriado, para poder reduzir o respectivo momento máximo, que em um acoplamento dos elementos de agitação atua sobre o eixo de acionamento. Pode-se imaginar, nesse caso, que um ou mais dos próprios elementos de agitação formam, em cada caso, um ou mais dispositivos de arrasto, sendo que através desses dispositivos de arrasto, temporalmente, depois de seu movimento de rotação iniciado, eles iniciam um movimento de rotação de um ou mais outros elementos de agitação, que formam uma folga de rotação em relação ao eixo de acionamento. O um ou mais elementos de agitação, que eles próprios, em cada caso, formam um ou mais dispositivos de arrasto, podem estar em conexão de modo continuamente rígido à torsão com o eixo de acionamento, e/ou formar uma folga de rotação em relação ao eixo de acionamento.
[0047] Para o técnico mencionado está claro que ele pode prever qualquer número de elementos de agitação, que no decorrer de uma rotação do eixo de acionamento, opcionalmente, por menos de 360°, ele acopla sucessivamente ao eixo de acionamento.
[0048] Para o acoplamento entre o pelo menos um elemento de agitação, com folga de rotação, e o eixo de acionamento, podem ser imaginadas, em princípio, numerosas modalidades. Na prática, deram bons resultados, por exemplo, modalidades, nas quais entre pelo menos dois elementos de agitação e o eixo de acionamento está formada uma folga de rotação, sendo que os pelo menos dois elementos de agitação estão reunidos por pelo menos uma barra de arrasto orientada paralelamente ao eixo de acionamento, que ao imergir em uma ranhura correspondente do eixo de acionamento, acopla os pelo menos dois elementos de agitação de modo rígido à torsão no eixo de acionamento. A pelo menos uma barra de arrasto pode estar em conexão fixa com os pelo menos dois elementos de agitação, de modo que a posição e a distância relativa dos pelo menos dois elementos de agitação um ao outro são predeterminadas por meio de sua conexão fixa com a pelo menos uma barra de arrasto.
[0049] A ranhura pode, nesse caso, estar inserida no eixo de acionamento, paralelamente ao eixo de rotação do eixo de acionamento. Quando os pelo menos dois elementos de agitação, que estão reunidos através de uma barra de arrasto orientada paralelamente ao eixo de acionamento, não estão acoplados com o eixo de acionamento, e o eixo de acionamento pode ser movido no âmbito da folga de rotação em relação aos pelo menos dois elementos de agitação, então também a barra de arrasto é movida em relação ao eixo de acionamento e pode, nesse caso, em modalidades preferidas, estar em contato de superfície com o eixo de acionamento.
[0050] Durante um movimento de rotação relativo do eixo de acionamento por menos de 360° aos pelo menos dois elementos de agitação reunidos através da barra de arrasto, a barra de arrasto pode imergir na ranhura correspondente do eixo de acionamento, de modo que pelo menos dois elementos de agitação, em consequência disso, estão acoplados de modo rígido à torsão com o eixo de acionamento ou levado à conexão rígida à torsão. Consequentemente, no acoplamento pode estar formada uma conexão por encaixe positivo entre a respectiva barra de arrasto e o eixo de acionamento.
[0051] Também pode ocorrer que vários primeiros elementos de agitação estejam reunidos através de pelo menos uma primeira barra de arrasto e vários segundos elementos de agitação estão reunidos através de pelo menos uma segunda barra de arrasto, sendo que os vários primeiros elementos de agitação e os vários segundos elementos de agitação, durante um movimento de rotação do eixo de acionamento por menos de 360°, são acoplados sucessivamente por meio da respectiva barra de arrasto no eixo de acionamento. Nesse caso, pode ocorrer que o eixo de acionamento forme uma ranhura, na qual, depois do acoplamento, várias barras de arrasto estão dispostas paralelamente ao eixo longitudinal do eixo de acionamento.
[0052] Em modalidades preferidas, a cada um dos elementos de agitação, entre os quais e o eixo de acionamento está formada uma folga de rotação, estão associadas pelo menos duas barras de arrasto. O eixo de acionamento pode formar de acordo com o número de barras de arrasto, um número idêntico de ranhuras, que correspondem às respectivas barras de arrasto. No acoplamento do ou dos respectivos elementos de agitação com o eixo de acionamento, as barras de arrasto associadas ao ou aos respectivos elementos de agitação podem imergir, pelo menos aproximadamente ao mesmo tempo, em sua ranhura, em cada caso correspondente ou estar dispostas em sua ranhura, em cada caso, correspondente.
[0053] Além disso, mostraram bom resultado outras modalidades para acoplamento do pelo menos um elemento de agitação, entre o qual e o eixo de acionamento está formada uma folga de rotação. É concebível, por exemplo, que o eixo de acionamento esteja em conexão com pelo menos um, e de preferência dois, dispositivos de arrasto, que se estendem para fora do eixo de acionamento, que, a uma determinada posição de rotação relativa do pelo menos um elemento de agitação ao eixo de acionamento, estão guiados contra um encosto do elemento de agitação, em cada caso associado. Se estiverem presentes dois dispositivos de arrasto desse tipo, então os mesmos podem estar formados em uma peça. Os pelo menos dois dispositivos de arrasto podem apontar radialmente para fora do eixo de acionamento. Quando o pelo menos um dispositivo de arrasto, que se estende para fora do eixo de acionamento, entra em contato de superfície com o encosto do elemento de agitação, pode ser formado um acoplamento entre eixo de acionamento e elemento de agitação, bem como o respectivo elemento de agitação pode ser arrastado de modo rotativo pelo eixo de acionamento, no avanço de seu movimento de rotação adicional.
[0054] Nesse caso, pode ocorrer que o pelo menos um dispositivo de arrasto, que se estende para fora do eixo de acionamento, esteja retido de modo removível no eixo de acionamento, por exemplo, por meio de uma conexão com mola de ajuste. Outras modalidades são imagináveis, nas quais o pelo menos um dispositivo de arrasto, que se estende para fora do eixo de acionamento, está fixado no eixo de acionamento, por exemplo, através de conexões friccionais e/ou por encaixe positivo, desde que possa ser garantida uma conexão rígida à torsão entre o pelo menos um dispositivo de arrasto e o eixo de acionamento.
[0055] Em modalidades preferidas estão presentes pelo menos dois dispositivos de arrasto, que se estendem radialmente para fora do eixo de acionamento, com os quais o eixo de acionamento está em conexão.
[0056] Para poder garantir um acoplamento suave e o mais livre possível de desgaste na modalidade descrita, com pelo menos um dispositivo de arrasto, bem como encosto associado, na prática, deu bom resultado dotar o respectivo dispositivo de arrasto e/ou o respectivo encosto de um elemento de amortecimento elástico, que no contato do respectivo dispositivo de arrasto, com seu encosto, em cada caso associado, está disposto entre o respectivo dispositivo de arrasto e o encosto respectivamente associado.
[0057] Além disso, pode ocorrer que entre vários elementos de agitação e o eixo de acionamento esteja formada uma folga de rotação, sendo que os vários elementos de agitação estão conectados um ao outro de modo rígido à torsão. Desde que o pelo menos um dispositivo de arrasto, que se estende para fora do eixo de acionamento, esteja guiado contra o encosto, em cada caso associado, de um dos vários elementos de agitação, todos os elementos de agitação conectados um ao outro à prova de torsão, podem ser movidos de modo rotativo por meio do eixo de acionamento, ou por meio do pelo menos um dispositivo de arrasto, que se estende para fora do eixo de acionamento.
[0058] Além disso, é concebível que um ou mais elementos de agitação sejam movidos de modo rotativo através do dispositivo de arrasto, que se estende para fora do eixo de acionamento, e que aos próprios um ou mais elementos de agitação estejam associados dispositivos de arrasto próprios, através dos quais os um ou mais elementos de agitação iniciam, temporalmente, depois de seu movimento de rotação em início, um movimento de rotação de um ou mais outros elementos de agitação, que formam uma folga de rotação em relação ao eixo de acionamento.
[0059] Também pode ocorrer que a cada elemento de agitação, entre o qual e o eixo de acionamento está formada uma folga de rotação, esteja associado pelo menos um dispositivo de arrasto próprio, para o acoplamento de modo rígido à torsão com o eixo de acionamento.
[0060] A invenção refere-se, além disso, a um processo para pôr em funcionamento um processo de trituração de sólidos ou suspensões com proporções de sólidos de um dispositivo de moagem.
[0061] Por razões de completamento, deve ser mencionado que características, que foram citadas previamente para diversas modalidades do dispositivo de acordo com a invenção, podem encontrar aplicação também em diversas modalidades do processo de acordo com a invenção. Além disso, características, que são citadas abaixo para diversas modalidades do processo de acordo com a invenção, podem estar presentes em diversas modalidades do dispositivo de acordo com a invenção.
[0062] O dispositivo de moagem para execução do processo de acordo com a invenção, compreende um recipiente de moagem, com uma pluralidade de corpos de moagem recebidos no recipiente de moagem, pelo menos um eixo de acionamento, que se estende no lado frontal dentro do recipiente de moagem, e vários elementos de agitação posicionados no recipiente de moagem e que podem ser movidos rotativamente pelo eixo de acionamento. Através do movimento rotativo dos elementos de agitação, o respectivo material de moagem é triturado por forças de choque e cisalhamento por meio dos corpos de moagem ou por meio de bolas de moagem.
[0063] No âmbito do processo de acordo com a invenção, é iniciado um movimento rotativo de pelo menos um elemento de agitação através de um acoplamento entre o pelo menos um elemento de agitação e o eixo de acionamento, resultante do movimento de rotação do eixo de acionamento, e disposto a jusante, temporalmente, do movimento de rotação em início.
[0064] Por exemplo, para acoplamento, ou para acoplamento mecânico entre o pelo menos um elemento de agitação e o eixo de acionamento pode ser produzida uma conexão friccional e/ou por encaixe positivo entre o pelo menos um elemento de agitação e o eixo de acionamento.
[0065] Como o movimento rotativo de pelo menos um elemento de agitação está disposto a jusante do movimento de rotação em início do eixo de acionamento, um momento de arranque, que atua sobre o eixo de acionamento no início do movimento de rotação, pode ser reduzido. Quando o pelo menos um elemento de agitação é movido através do eixo de acionamento, então o pelo menos um elemento de agitação e o eixo de acionamento giram coaxialmente.
[0066] Também pode ocorrer que pelo menos um dos vários elementos de agitação esteja conectado fixamente com o eixo de acionamento, e no início do movimento de rotação do eixo de acionamento é movido de modo rotativo, junto com o eixo de acionamento. Em modalidades preferidas, vários elementos de agitação estão conectados fixamente com o eixo de acionamento e o movimento de rotação em início do eixo de acionamento, são postos em movimento rotativo simultaneamente, pelo eixo de acionamento.
[0067] Também é concebível que o movimento rotativo de pelo menos dois elementos de agitação seja iniciado sucessivamente e, em cada caso, temporalmente, depois do movimento de rotação em início do eixo de acionamento. Dependendo do torque máximo especificado e a ser recebido pelo eixo de acionamento, os movimentos rotativos de mais de dois, por exemplo, de três ou quatro, elementos de agitação podem ser iniciados sucessivamente e, temporalmente, depois de iniciado o movimento de rotação do eixo de acionamento.
[0068] Também pode estar previsto que vários elementos de agitação estejam reunidos, cujo movimento rotativo é iniciado simultaneamente e depois do movimento rotativo em início do eixo de acionamento, por meio de um acoplamento rotativo entre os vários elementos de agitação e o eixo de acionamento.
[0069] Por exemplo, vários primeiros elementos de agitação e vários segundos elementos de agitação podem estar reunidos. O movimento rotativo dos vários primeiros elementos de agitação pode ser iniciado simultaneamente e depois do movimento rotativo em início do eixo de acionamento, enquanto, subsequentemente, o movimento rotativo dos vários segundos elementos de agitação é iniciado simultaneamente. Para o técnico citado, está claro que vários elementos de agitação podem estar reunidos para outros grupos, por exemplo, vários terceiros e quartos elementos de agitação, sendo que os movimentos rotativos dos grupos são iniciados sucessivamente.
[0070] Em modalidades preferidas, além isso pode estar previsto que dos vários elementos de agitação estendem-se saliências na direção para fora do eixo de acionamento, sendo que depois do movimento de rotação iniciado de todos os elementos de agitação, as saliências de pelo menos dois elementos de agitação estão alinhadas de modo nivelado um ao outro.
[0071] Tal como já mencionado previamente, pode ocorrer que pelo menos um dos vários elementos de agitação esteja conectado fixamente com o eixo de acionamento e, o movimento rotativo, em início, do eixo de acionamento é movido de modo rotativo, junto com o eixo de acionamento. O elemento de agitação conectado fixamente com o eixo de acionamento, pode apresentar, nesse caso, saliências, que, de preferência, apontam radialmente para fora do eixo de acionamento e, opcionalmente, na direção de uma parede interna do recipiente de moagem. Quando um outro elemento de agitação é acoplado temporalmente depois do início do movimento de rotação no eixo de acionamento, então suas saliências podem estar orientadas de modo alinhado com as saliências do elemento de agitação conectado fixamente com o eixo de acionamento.
[0072] Em modalidades preferidas, além disso, pode estar previsto que o acoplamento formado entre o pelo menos um elemento de agitação e o eixo de acionamento, todos os elementos de agitação ou as saliências de todos os elementos de agitação estão orientados de modo alinhado um ao outro.
[0073] Além disso, para modalidades preferidas, está previsto que temporalmente depois de iniciar um movimento rotativo de todos os elementos de agitação, o eixo de acionamento é parado e, a seguir, é movido de modo rotativo em direção de rotação inversa. Na mudança da direção de rotação, o acoplamento entre o pelo menos um elemento de agitação e o eixo de acionamento pode ser desprendido temporariamente e, subsequentemente, resultando do movimento de rotação em direção de rotação inversa, novamente restaurada. Quando o acoplamento está novamente restaurado, então o pelo menos um elemento de agitação é movido de modo rotativo, junto com o eixo de acionamento, em direção de rotação inversa.
[0074] Também é concebível que, temporalmente depois de iniciar um movimento rotativo de todos os elementos de agitação, o eixo de acionamento é subsequentemente movido em direção de rotação inversa, até que o acoplamento entre o pelo menos um elemento de agitação e o eixo de acionamento esteja suspenso. Depois de acoplamento suspenso entre o pelo menos um elemento de agitação e o eixo de acionamento, o eixo de acionamento pode ser novamente movido rotativamente na primeira ou precedente direção de rotação.
[0075] A seguir, exemplos de modalidade da invenção e suas vantagens devem ser explicados por meio dos desenhos anexos. As relações em tamanho dos elementos individuais um ao outro nas figuras nem sempre correspondem às relações em tamanho reais, uma vez que algumas formas estão representadas simplificadas e outras formas, para melhor visibilidade, ampliadas, em relação a outros elementos..
[0076] Figura 1 mostra uma vista em perspectiva esquemática de um exemplo de modalidade de um dispositivo de acordo com a invenção; Figura 2 mostra uma vista em perspectiva esquemática da modalidade da Figura 1, sob explicação de outros detalhes; Figura 3 mostra um corte transversal por uma outra modalidade de um dispositivo de acordo com a invenção.
[0077] Para elementos iguais ou de função igual da invenção são usados sinais de referência idênticos. Além disso, por razões de visibilidade, só estão inscritos sinais de referência nas figuras individuais, que são necessários para a descrição das respectivas figuras. As modalidades representadas representam apenas exemplos, de como podem estar configurados o dispositivo de acordo com a invenção ou o processo de acordo com a invenção e não representam nenhuma limitação conclusiva.
[0078] A Figura 1 mostra uma vista em perspectiva esquemática de um exemplo de modalidade de um dispositivo de acordo com a invenção 1.O dispositivo 1 está previsto para o processamento triturador de sólidos ou suspensões com proporções de sólidos e, no presente, formado como moinho de bolas com agitador 2. Os sólidos, que são triturados pelo dispositivo 1, podem estar formados, por exemplo, por minerais
[0079] Indicado em linhas fantasmas está um recipiente de moagem 5 cilíndrico, formado como componente do dispositivo 1, no qual o respectivo material de moagem, bem como uma pluralidade de bolas de moagem (não representadas) estão dispostas. O recipiente de moagem 5 está montado de modo imóvel ou estacionário e no lado frontal, opcionalmente, pode dispor de um fundo de recipiente, bem como tampa de recipiente, que não pode ser visto na Figura 1.
[0080] O número de referência 4 indica uma parte de um eixo de acionamento, que está em conexão com um motor, não representado por razões de visibilidade nas figuras do presente pedido de patente. Como o recipiente de moagem 5 está formado montado de modo imóvel ou estacionário, o eixo de acionamento 4 gira em relação ao recipiente de moagem 5.
[0081] Estão ainda representados vários primeiros elementos de agitação 3 a 3c, bem como vários segundos elementos de agitação 6 a 6d, sendo que os vários primeiros elementos de agitação 3 a 3c e os vários segundos elementos de agitação 6 a 6d podem ser movidos de modo coaxialmente rotativo por meio do eixo de acionamento 4 ou de modo rotativo em torno do eixo longitudinal L do eixo de acionamento 4. Pode ser visto, ainda, que os primeiros elementos de agitação 3 a 3c estão formados, em cada caso, como discos de agitação, enquanto os segundos elementos de agitação 6 a 6d estão reunidos para um módulo 20 e conectados de modo rígido à torsão. Também os elementos de agitação 3 a 3c formados como discos de agitação formam um módulo 10.
[0082] Tanto os primeiros elementos de agitação 3 a 3c como também os segundos elementos de agitação 6 a 6d compreendem, para movimento das bolas de moagem dispostas no recipiente de moagem 5, bem como do material de moagem, em cada caso, saliências 7 a 7c, bem como 9 a 9d, sendo que as saliências 7 a 7c, bem como 9 a 9d, um movimento rotativo dos primeiros elementos de agitação 3 a 3c,bem como dos segundos elementos de agitação 6 a 6d, possuem por meio do eixo de acionamento 4 uma orientação alinhada um ao outro e apontam radialmente para fora do eixo de acionamento 4 na direção de uma parede interna do recipiente de moagem 5.
[0083] Faz-se referência ao fato de que a formação geométrica das saliências 7 a 7c, bem como 9 a 9d, representada nas figuras do presente pedido de patente, deve ser entendida apenas exemplificadamente. Assim, as saliências7 a 7c e/ou as saliências 9a 9d apresentam outras formas e, nesse caso, por exemplo, podem estar formadas por barras e/ou pás. Também o número dos primeiros elementos de agitação 3 a 3c, bem como dos segundos elementos de agitação 6 a 6d foi selecionado de modo apenas exemplificado.
[0084] Pelo posicionamento dos elementos de agitação 3 a 3c, bem como 6 a 6d, ao longo do eixo longitudinal L do eixo de acionamento 4 e seu movimento rotativo por meio do eixo de acionamento 4, o eixo longitudinal L do eixo de acionamento 4 está formado, ao mesmo tempo, como eixo de rotação para os elementos de agitação 3 a 3c, bem como 6 a 6d.
[0085] Entre os primeiros elementos de agitação 3 a 3 e o eixo de acionamento 4 está formada uma folga de rotação, que permite um movimento rotativo relativo, coaxial e limitado, dos primeiros elementos de agitação 3 a 3c ao eixo de acionamento 4, em torno do eixo longitudinal L.
[0086] Os segundos elementos de agitação 6 a 6d estão conectados de modo rígido à torsão uns aos outros e com o eixo de acionamento, de modo que a um movimento de rotação em início do eixo de acionamento 4 e entrada em funcionamento do dispositivo 1, os segundos elementos de agitação 6 a 6d já são girados sincronizadamente com o eixo de acionamento 4.
[0087] Como entre os primeiros elementos de agitação 3 a 3c e o eixo de acionamento está formada uma folga de rotação ou funcionamento em vazio, os primeiros elementos de agitação 3 a 3c, um movimento de rotação em início do eixo de acionamento 4, incialmente não são acionados pelo eixo de acionamento e não são movidos de modo rotativo, junto com o eixo de acionamento 4. Um momento de arranque, que um movimento de rotação em início, precisa ser recebido pelo eixo de acionamento 4, está, portanto, reduzido, em relação a uma conexão contínua, rígida à torsão, de todos os elementos de agitação 3 a 3c, bem como 6 a 6d.
[0088] Devido a isso, para o movimento rotativo do eixo de acionamento 4, podem ser usados motores com potência pequena e custos de aquisição menores, que além disso possuem um dimensionamento menor. Motores desse tipo também estão caracterizados por um consumo de energia reduzido, de modo que por meio do dispositivo 1 pode ser realizada uma trituração de material de moagem com economia de energia. Quando uma engrenagem está disposta entre o eixo de acionamento 4 e o motor não representado, então no dispositivo 1 a carga da engrenagem é reduzida devido ao torque máximo pequeno.
[0089] Picos de carga, que a um acoplamento fixo contínuo de todos os elementos de agitação 3 a 3c, bem como 6 a 6d, atuariam sobre o eixo de acionamento 4, estão formados de modo reduzido no dispositivo 1, com o que está associada uma torsão menor do eixo de acionamento e uma vida útil mais longa.
[0090] A folga de rotação ou o grau de liberação entre os primeiros elementos de agitação 3 a3c, e o eixo de acionamento 4 está limitada no dispositivo 1. Quando é iniciado um movimento de rotação do eixo de acionamento 4, então os elementos de agitação 3 a 3c inicialmente não estão acoplados de modo rígido à torsão no eixo de acionamento 4, para poder reduzir de modo correspondente o momento de arranque do eixo de acionamento, a movimento de rotação em início.
[0091] No decorrer de um movimento de rotação do eixo de acionamento 4 por menos de 360°, o eixo de acionamento assume uma determinada posição de rotação relativa aos primeiros elementos de agitação 3 a 3c, sendo que os primeiros elementos de agitação 3 a 3c estão acoplados com o eixo de acionamento 4 e postos em conexão de modo rígido à torsão com o eixo de acionamento 4.
[0092] A Figura 1 mostra a esse respeito um primeiro exemplo de modalidade, de como um acoplamento desse tipo ou uma conexão rígida à torsão desse tipo pode dar-se a uma posição de rotação relativa, determinada, do eixo de acionamento 4 aos primeiros elementos de agitação 3 a3c.
[0093] Podem ser vistas aqui duas barras de arrasto 12 e 12a, que reúnem os primeiros elementos de agitação 3 a 3c e conectam continuamente um ao outro de modo rígido à torsão. Através das barras de arrasto 12 e 12a, os primeiros elementos de agitação 3 a 3c estão reunidos por um módulo 10, de modo que um movimento de rotação relativo dos elementos de agitação 3 a 3c um ao outro por meio das barras de arrasto 12 e 12a está impedido. A posição relativa dos primeiros elementos de agitação 3 a 3c ao longo do eixo longitudinal do eixo de acionamento 4 está, ainda, fixamente especificada, de modo que os elementos de agitação 3 a 3c, adicionalmente à folga de rotação, não possuem outros graus de liberação em relação ao eixo de acionamento 4.
[0094] Quando o eixo de acionamento 4 assume uma posição rotação relativa aos primeiros elementos de agitação 3 a 3c, então as barras de arrasto 12 e 12a imergem em ranhuras correspondentes do eixo de acionamento 4 e acoplam os elementos de agitação 3 a 3c através de conexão por encaixe positivo no eixo de acionamento 4. No exemplo de modalidade da Figura 1, o próprio eixo de acionamento 4 forma as ranhuras para acoplamento dos primeiros elementos de agitação 3 a 3c. Mas, também pode ser concebido que meios auxiliares estão inseridos sobre o eixo de acionamento 4, que formam as ranhuras e estão em conexão rígida à torsão com o eixo de acionamento.
[0095] A um movimento de rotação adicional do eixo de acionamento 4 e subsequentemente ao acoplamento, os primeiros elementos de agitação 3 a 3c são movidos, nesse caso, com sincronização de frequência com o eixo de acionamento 4. A posição de rotação relativa do eixo de acionamento 4 aos primeiros elementos de agitação 3 a 3c, a partir do acoplamento dos primeiros elementos de agitação 3 a 3c é mantida continuamente por meio das barras de arrasto 12 a 12a.
[0096] Quando o acoplamento entre os primeiros elementos de agitação 3 a 3c e o eixo de acionamento 4 não está formado, ou se as barras de arrasto 12 e 12a não imergem nas ranhuras correspondentes, então as barras de arrasto 12 e 12a são postas em contato deslizante de superfície com a superfície externa do eixo de acionamento 4 e, a um movimento de rotação relativo do eixo de acionamento, são guiadas aos primeiros elementos de agitação 3 a 3c na superfície externa do eixo de acionamento 4.
[0097] Tal como pode ser visto, além disso, da Figura 1, as duas barras de arrasto 12 e 12a, a um movimento de rotação relativo do eixo de acionamento 4 aos primeiros elementos de agitação 3 a 3c, pelo menos, aproximadamente, ao mesmo tempo em sua ranhura, em caso associada.
[0098] Um traçado das ranhuras, que na Figura 1 estão inseridas no eixo de acionamento 4, está orientado, no presente, paralelamente ao eixo longitudinal L do eixo de acionamento 4. As ranhuras possuem uma extensão longitudinal paralela ao eixo de rotação L, que no que se refere ao seu dimensionamento corresponde pelo menos a uma extensão longitudinal da barra de arrasto 12 ou 12a, em cada caso associada. Em modalidades preferidas, o número das ranhuras está formado de acordo com o número de barras de arrasto 12 ou 12a.
[0099] A modalidade representada na Figura 1 representa apenas uma possibilidade para poder reduzir o momento de arranque, que atua sobre o eixo de acionamento 4. Assim, são concebíveis outras modalidades, nas quais estão presentes módulos adicionais, em cada caso formados de um ou mais elementos de agitação, sendo que o acoplamento dos módulos individuais para o movimento de rotação conjunto ao eixo de acionamento dá-se em etapas sucessivas.
[00100] Além disso, o acoplamento representado na Figura 1 por meio das barras de arrasto 12 e 12a deve ser entendido apenas exemplificadamente, de modo que existem outras possiblidades de fazer uso da ideia de acordo com a invenção, sob dispensa das barras de arrasto12 e 12a. Particularmente, são apropriadas conexões friccionais e/ou por encaixe positivo para estabelecer um acoplamento entre os elementos de agitação 3 a 3c e o eixo de acionamento, temporalmente depois de iniciado o movimento de rotação do eixo de acionamento 4.
[00101] Também é concebível que todos os elementos de agitação 3 a 3c são rotativamente móveis um ao outro, sendo que um acoplamento dos primeiros elementos de agitação 3 a 3c com o eixo de acionamento, dá-se, pelo menos proporcionalmente, em etapas sucessivas.
[00102] A Figura 2 mostra uma vista em perspectiva esquemática da modalidade da Figura 1, sob esclarecimento de outros detalhes. O recipiente de moagem 5, por razões de visibilidade, não está reproduzido na Figura 2.
[00103] Está representado, ainda, na Figura 2 o módulo 20 já descrito, com os segundos elementos de agitação 6 a 6d, bem como o módulo 10 com os primeiros elementos de agitação 3 a 3c. Os segundos elementos de agitação 6 a 6d do módulo 20 estão reunidos de modo rígido à torsão um ao outro e podem ser retirados, em conjunto, do eixo de acionamento 4.
[00104] Tal como pode ser visto na Figura 2, todo o módulo 20 com todos os segundos elementos de agitação 6 a 6d, está fixado na parede frontal no eixo de acionamento 4, através de uniões por parafusos 28 e retido de modo rígido à torsão no eixo de acionamento 4.
[00105] São concebíveis outras modalidades, nas quais o módulo 20 está posto em conexão 20 através de conexões alternativas ou nas quais os segundos elementos de agitação 6 a 6d estão conectados individualmente continuamente, de modo rígido à torsão e sem folga de rotação, com o eixo de acionamento 4. Por exemplo, para esse fim, os segundos elementos de agitação 6 a 6d estão assentados de modo rígido à torsão sobre o eixo de acionamento 4.
[00106] Também pode ocorrer que os segundos elementos de agitação 6 a 6d continuamente em conexão de modo rígido à torsão com o eixo de acionamento 4 não estão presentes e os primeiros elementos de agitação 3 a 3c são acoplados mecanicamente, temporalmente depois do movimento de rotação em início do eixo de acionamento 4.
[00107] Também em modalidades alternativas é concebível que as barras de arrasto 12 e 12a estão em conexão com o eixo de acionamento 4 e os primeiros elementos de agitação 3 a 3c formam ranhuras correspondentes adequadas. No decorrer de um movimento de rotação do eixo de acionamento 4, as barras de arrasto 12 e 12a podem imergir, então nas ranhuras correspondentes dos elementos de agitação 3 a 3c.
[00108] Na Figura 2 os primeiros elementos de agitação 3 a 3c já estão acoplados no eixo de acionamento 4, de modo que as saliências 7 a 7c estão orientadas de modo alinhado às saliências 9 a 9d.
[00109] Quando um processo de trituração para o respectivo material de moagem é terminado, então o movimento de rotação do eixo de acionamento 4 e, com isso, o movimento de rotação dos elementos de agitação 3 a 3c e 6 a 6d acoplados com o eixo de acionamento 4. Como todos os elementos de agitação 3 a 3c, bem como 6 a 6d estão em conexão rígida à torsão com o eixo de acionamento 4 ou estão acoplados ao eixo de acionamento 4, para redução do momento de arranque, a um movimento de rotação do eixo de acionamento 4 começando de novo, é preciso dar-se um desacoplamento do primeiro elemento de agitação 3 a 3c do eixo de acionamento. Para esse fim, as barras de arrasto 12 e 12a são guiadas por meio de um movimento de rotação relativo dos primeiros elementos de agitação 3 a 3c ao eixo de acionamento 4, em torno do eixo longitudinal L e na região da folha de rotação para fora de sua respectiva ranhura associada.
[00110] Devido à sua folga de rotação, os primeiros elementos de agitação 3 a 3c podem ser movidos em torno do eixo longitudinal L em relação ao eixo de acionamento 4. Por outro lado, os segundos elementos de agitação 6 a 6d estão continuamente em conexão de modo rígido à torsão com o eixo de acionamento 4 e, portanto, não podem ser movidos de modo rotativo em relação ao eixo de acionamento 4.
[00111] Quando o dispositivo 1 é novamente posto em funcionamento, então os primeiros elementos de agitação 3 a 3c, a movimento de rotação em início do eixo de acionamento 4, são inicialmente desacoplados do eixo de acionamento 4. No decorrer de um movimento de rotação do eixo de acionamento 4 por menos de 360°, as barras de arrasto 12 e 12a imergem novamente em sua ranhura, em cada caso associada, do que resulta um acoplamento de modo rígido à torsão dos primeiros elementos de agitação 3 a 3c com o eixo de acionamento 4.O acoplamento rígido à torsão está ainda temporalmente disposto a jusante do movimento de rotação em início do eixo de acionamento 4 de modo que o torque que atua sobre o eixo de acionamento 4, a movimento de rotação em início do eixo de acionamento 4 está formado de modo reduzido em relação a uma conexão contínua, rígida à torsão, de todos os elementos de agitação 3 a 3c, bem como 6 a 6d com o eixo de acionamento 4.
[00112] A Figura 3 mostra um corte transversal por uma outra modalidade de um dispositivo 1 de acordo com a invenção. Particularmente, a Figura 3 explica uma outra possibilidade de acoplar com o eixo de acionamento 4 os primeiros elementos de agitação 3 a 3c, temporalmente depois do movimento de rotação em início do eixo de acionamento 4.
[00113] Pode ser visto, ainda, na Figura 3 um primeiro elemento de agitação 3, bem como um segundo elemento de agitação 6. Ainda, as saliências 9 do segundo elemento de agitação 6. Devido à posição do corte transversal as saliências 7 ou 7 a 7c do primeiro elemento de agitação 3 não podem ser vistas na Figura 3.
[00114] Estão representados dois dispositivos de arrasto 13 e 13a, que se estendem radialmente para fora do eixo de acionamento 4. Os dispositivos de arrasto 13 e 13a estão formados em uma peça e conectados de modo rígido à torsão com o eixo de acionamento 4 através de uma mola de ajuste 15.Outras modalidades podem ser concebidas, nas quais está prevista uma conexão friccional e/ou por encaixe positivo para o acoplamento rígido à torsão dos dispositivos de arrasto 13 e 13a com o eixo de acionamento 4.
[00115] O primeiro elemento de agitação 3 possui dois encostos 17 e 17a, contra os quais os dispositivos de arrasto 13 e 13a estão guiados no movimento de rotação do eixo de acionamento 4. Quando os dispositivos de arrasto 13 e 13 entram em contato, o primeiro elemento de agitação 3 está acoplado no eixo de acionamento e é movido de modo coaxialmente rotativo com o eixo de acionamento 4.
[00116] Pode ser vista, ainda, uma folga de rotação, que está formada entre o primeiro elemento de agitação 3 e o eixo de acionamento 4, sem a existência do contato de superfície do respectivo encosto 17 e 17a com o dispositivo de arrasto 13 e 13a, em cada caso associado.
[00117] O primeiro elemento de agitação 3 dispõe de dispositivos de arrasto 14 e 14’ próprios. Quando o primeiro elemento de agitação 3 é movido de modo rotativo por um acoplamento por meio dos dispositivos de arrasto 13 e 13a pelo eixo de acionamento 4, então no decorrer do movimento de rotação do primeiro elemento de agitação 3, os próprios dispositivos de arrasto 14 e 14’ entram em contato com pelo menos outro dos elementos de agitação 3a a 3d, do que é iniciado um movimento rotativo do ou dos respectivamente outros elementos de agitação 3a a 3c. Nas diversas modalidades pode, nesse caso, estar previsto que a cada um dos elementos de agitação 3 a 3c, entre o qual e o eixo de acionamento 4 está formada uma folga de rotação, esteja associado um ou mais dispositivos de arrasto próprios 14 e 14’, de modo que o movimento rotativo de todos os elementos de agitação 3 a 3c é iniciado sucessivamente. É concebível, nesse caso, que o eixo de acionamento 4 execute um movimento de rotação por mais de 360°, até que todos os elementos de agitação 3 a 3c estejam acoplados em conexão com o eixo de acionamento 4 e por meio do eixo de acionamento 4 são movidos rotativamente.
[00118] Vantajosamente, na modalidade representada na Figura 3, o eixo de acionamento 4, no término de um processo de moagem pode ser parado e, depois disso, ser movido de modo rotativo em direção de rotação inversa. O acoplamento entre os elementos de agitação 3 a 3c é desprendido temporariamente, nesse caso. O momento de arranque do eixo de acionamento 4 está, portanto, também formado de modo reduzido, a movimento de rotação em início, em direção de rotação inversa.
[00119] Além disso, a seguir, resultando do movimento de rotação em direção de rotação inversa e disposto temporalmente a jusante do movimento de rotação em início do eixo de acionamento 4 em direção de rotação inversa, o acoplamento dos elementos de agitação 3 a 3c com o eixo acionamento 4 é novamente produzido.
[00120] Em outras modalidades é concebível que a cada um dos primeiros elementos de agitação 3 a 3c, está associado pelo menos um dispositivo de arrasto 13 ou 13a. Também pode ocorrer que os dispositivos de arrasto 13 e 13a estão formados para o acoplamento de modo rígido à torsão de todos os primeiros elementos de agitação 3 a 3c com o eixo de acionamento 4.
[00121] Como o eixo de acionamento 4 opcionalmente pode possuir uma alta frequência de rotação, mostram bons resultados modalidades, nas quais aos dispositivos de arrasto 13 ou 13a e/ou aos encostos 17 ou 17a está associado um elemento de amortecimento elástico (não representado). Quando o respectivamente primeiro elemento de agitação 3 a 3c é movido rotativamente por meio do eixo de acionamento 4, aos dispositivos de arrasto 13 ou 13a e o encosto 17, em cada caso associado está intercalado o elemento de amortecimento elástico.
[00122] A invenção foi descrita sob referência a uma modalidade preferida. Mas, para um técnico é concebível que podem ser feitas variações e modificações da invenção, sem, nesse caso, deixar a área de proteção da invenção. Lista de sinais de referência 1 dispositivo 2 moinho de bolas com agitador 3 primeiro elemento de agitação 4 eixo de acionamento 5 recipiente de moagem 6 segundo elemento de agitação 7 saliência 9 saliência 10 módulo 12 barra de arrasto 13 dispositivo de arrasto 14 dispositivo de arrasto próprio 15 mola de ajuste 17 encosto 20 módulo Leixo longitudinal

Claims (13)

1. Dispositivo (1) para o processamento de trituração de sólidos ou suspensões com proporções de sólidos, que compreende um recipiente de moagem (5) com uma pluralidade de corpos de moagem recebidos no recipiente de moagem (5), pelo menos um eixo de acionamento (4), que se estende no lado frontal no recipiente de moagem (5), e vários elementos de agitação (3, 3a, 3b, 3c, 6, 6a, 6b, 6c, 6d), posicionados no recipiente de moagem (5) e que podem ser movidos de modo rotativo pelo eixo de acionamento (4), sendo que entre pelo menos um (3, 3a, 3b, 3c) dos vários elementos de agitação (3, 3a, 3b, 3c, 6, 6a, 6b, 6c, 6d) e o eixo de acionamento (4) está formada uma folga de rotação, que permite um movimento de rotação relativo, coaxial e limitado, do pelo menos um elemento de agitação (3, 3a, 3b, 3c) ao eixo de acionamento (4), caracterizado pelo fato de que um ou vários elementos de arrasto (12, 12a, 13, 13a), com o pelo menos um elemento de agitação (3, 3a, 3b, 3c) e o eixo de acionamento (4) são levados a uma conexão funcional que, com uma posição de rotação relativa previamente definida do eixo de acionamento (4) ao pelo menos um elemento de agitação (3, 3a, 3b, 3c), acopla o pelo menos um elemento de agitação (3, 3a, 3b, 3c) no eixo de acionamento (4) para rotação conjunta.
2. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que pelo menos um (6, 6a, 6b, 6c) dos vários elementos de agitação (3, 3a, 3b, 3c, 6, 6a, 6b, 6c, 6d) é levado à conexão fixa, sem folga de rotação, com o eixo de acionamento (4).
3. Dispositivo de acordo com a reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que pelo menos um dos vários elementos de agitação (3, 3a, 3b, 3c, 6, 6a, 6b, 6c, 6d) está formado como disco de agitação, que compreende várias saliências (7, 7a, 7b, 7c), que apontam para fora do eixo de acionamento (4).
4. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que todos os elementos de agitação (3, 3a, 3b, 3c, 6, 6a, 6b, 6c, 6d) formados como discos de agitação compreendem, em cada caso, várias saliências (7, 7a, 7b, 7c, 9, 9a, 9b, 9c, 9d), que apontam para fora do eixo de acionamento (4), sendo que, com acoplamento formado do pelo menos um elemento de agitação (3, 3a, 3b, 3c,) para rotação conjunta no eixo de acionamento (4), as saliências (7, 7a, 7b, 7c, 9, 9a, 9b, 9c, 9d) de todos os elementos de agitação (3, 3a, 3b, 3c, 6, 6a, 6b, 6c, 6d) estão orientadas de modo alinhado uma à outra.
5. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que entre vários (3, 3a, 3b, 3c) dos elementos de agitação (3, 3a, 3b, 3c, 6, 6a, 6b, 6c, 6d) e o eixo de acionamento (4) está formada uma folga de rotação, que permite um movimento rotativo relativo, coaxial e limitado, dos vários elementos de agitação (3, 3a, 3b, 3c) ao eixo de acionamento (4), sendo que pelo menos dois desses elementos de agitação (3, 3a, 3b, 3c) podem ser movidos de modo rotativo, independentemente um do outro.
6. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que entre pelo menos dois elementos de agitação (3, 3a, 3b, 3c) e o eixo de acionamento (4) está formada uma folga de rotação, sendo que os pelo menos dois elementos de agitação (3, 3a, 3b, 3c) são associados por uma barra de arrasto (12 12a) orientada paralelamente ao eixo de acionamento (4) que, quando da imersão em uma ranhura correspondente do eixo de acionamento (4), acopla os pelo menos dois elementos de agitação (3, 3a, 3b, 3c), de modo rígido à torsão, ao eixo de acionamento (4).
7. Dispositivo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que o eixo de acionamento (4) está conectado com pelo menos um e, de preferência, dois dispositivos de arrasto (13, 13a), que se estendem para fora do eixo de acionamento (4), que a uma determinada posição de rotação relativa do pelo menos um elemento de agitação (3, 3a, 3b, 3c) ao eixo de acionamento (4), são guiados contra um respectivo encosto (17, 17a) do elemento de agitação (3, 3a, 3b, 3c).
8. Dispositivo de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que o eixo de acionamento (4) está em conexão com pelo menos dois dispositivos de arrasto (13, 13a), que se estendem radialmente para fora do eixo de acionamento (4).
9. Processo para iniciar um processo de trituração de sólidos ou suspensões com proporções de sólidos de um dispositivo de moagem (1), sendo que o dispositivo de moagem (1) compreende um recipiente de moagem (5) com uma pluralidade de corpos de moagem recebidos no recipiente de moagem (5), pelo menos um eixo de acionamento (4), que se estende no lado frontal no recipiente de moagem (5) e vários elementos de agitação (3, 3a, 3b, 3c, 6, 6a, 6b, 6c, 6d) posicionados no recipiente de moagem (5) e que podem ser movidos rotativamente pelo eixo de acionamento (4), sendo que o movimento rotativo de pelo menos um elemento de agitação (3, 3a, 3b, 3c) é iniciado através de um acoplamento resultante do movimento de rotação do eixo de acionamento (4) e temporalmente disposto a jusante do movimento rotativo em início do eixo de acionamento (4), entre o pelo menos um elemento de agitação (3, 3a, 3b, 3c) e o eixo de acionamento (4), o processo caracterizado pelo fato de que pelo menos um dos vários elementos de agitação (6, 6a, 6b, 6c, 6d) está conectado fixamente ao eixo de acionamento (4) e, ao iniciar o movimento de rotação do eixo de acionamento (4), é juntamente movido de modo rotativo com o eixo de acionamento (4).
10. Processo de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que o movimento rotativo de pelo menos dois dos elementos de agitação é consecutivamente iniciado e, em cada caso, temporalmente depois do movimento rotativo no eixo de acionamento (4).
11. Processo de acordo com a reivindicação 9 ou 10, caracterizado pelo fato de que vários elementos de agitação (3, 3a, 3b, 3c) são combinados, cujo movimento rotativo é introduzido ao mesmo tempo, e depois de iniciado o movimento de rotação do eixo de acionamento (4), por meio de um acoplamento entre os vários elementos de agitação (3, 3a, 3b, 3c) e o eixo de acionamento (4).
12. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 9 a 11, caracterizado pelo fato de que dos vários elementos de agitação (3, 3a, 3b, 3c, 6, 6a, 6b, 6c, 6d) estende-se saliências (7, 7a,7b, 7c, 9, 9a, 9b 9c, 9d) na direção para fora do eixo de acionamento (4), sendo que depois do movimento de rotação iniciado de todos os elementos de agitação (3, 3a, 3b, 3c, 6, 6a, 6b, 6c, 6d), as saliências (7, 7a,7b, 7c, 9, 9a, 9b 9c, 9d) de pelo menos dois elementos de agitação estão alinhadas uma à outra.
13. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 9 a 12, caracterizado pelo fato de que, temporalmente após a introdução de um movimento rotativo de todos os elementos de agitação (3, 3a, 3b, 3c, 6, 6a, 6b, 6c, 6d), o eixo de acionamento (4) é parado e, depois disso, é movido rotativamente em direção inversa de rotação, sendo que, quando da mudança da direção de rotação, o acoplamento entre o pelo menos um elemento de agitação (3, 3a, 3b, 3c) e o eixo de acionamento (4) é temporariamente liberado e, subsequentemente, é novamente estabelecido, resultando do movimento rotativo em direção de rotação invertida.
BR102015001666-2A 2014-01-30 2015-01-26 dispositivo para o processamento de trituração de sólidos ou suspensões com proporções de sólidos e processo para iniciar um processo de trituração de sólidos ou suspensões com proporções de sólidos de um dispositivo de moagem BR102015001666B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102014101165.1 2014-01-30
DE102014101165.1A DE102014101165A1 (de) 2014-01-30 2014-01-30 Vorrichtung zum zerkleinernden bearbeiten von feststoffen oder suspensionen mit feststoffanteilen und verfahren zum starten eines zerkleinerungsprozesses einer mahlvorrichtung

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102015001666A2 BR102015001666A2 (pt) 2016-03-08
BR102015001666B1 true BR102015001666B1 (pt) 2021-05-25

Family

ID=52394873

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102015001666-2A BR102015001666B1 (pt) 2014-01-30 2015-01-26 dispositivo para o processamento de trituração de sólidos ou suspensões com proporções de sólidos e processo para iniciar um processo de trituração de sólidos ou suspensões com proporções de sólidos de um dispositivo de moagem

Country Status (4)

Country Link
EP (1) EP2902110B1 (pt)
CN (1) CN104815728B (pt)
BR (1) BR102015001666B1 (pt)
DE (1) DE102014101165A1 (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN108499665A (zh) * 2018-04-09 2018-09-07 中际山河科技有限责任公司 一种研磨机
DE102022122868A1 (de) 2022-09-08 2024-03-14 Netzsch-Feinmahltechnik Gmbh Rührwerksmühle mit besonderen mitnehmern

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE589796C (de) * 1931-11-23 1933-12-14 Axel Larsen Mahlvorrichtung fuer trockenes oder nasses Mahlgut
DE1211905B (de) * 1964-02-26 1966-03-03 Draiswerke Ges Mit Beschraenkt Ruehrwerksmuehle zum Herstellen von Feststoffdispersionen
DE2631623C2 (de) * 1976-07-14 1985-06-13 Draiswerke Gmbh, 6800 Mannheim Rührwerksmühle
CN2587509Y (zh) * 2002-12-19 2003-11-26 中国地质科学院郑州矿产综合利用研究所 新型超细搅拌磨
NZ545960A (en) * 2006-03-15 2008-04-30 Environmental Decontamination Milling apparatus
DE102010053484A1 (de) * 2010-12-04 2012-06-06 Netzsch-Feinmahltechnik Gmbh Dynamisches Element für die Trenneinrichtung einer Rührwerkskugelmühle
DE102010056287A1 (de) 2010-12-24 2012-06-28 Netzsch-Feinmahltechnik Gmbh Rührwerkskugelmühle mit Aktivrührwerk

Also Published As

Publication number Publication date
CN104815728A (zh) 2015-08-05
DE102014101165A1 (de) 2015-07-30
EP2902110A1 (de) 2015-08-05
BR102015001666A2 (pt) 2016-03-08
CN104815728B (zh) 2017-06-06
EP2902110B1 (de) 2017-03-29

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP5687038B2 (ja) 遠心機
US5472278A (en) Stirring apparatus having blades creating a circulating flow
BR102015001666B1 (pt) dispositivo para o processamento de trituração de sólidos ou suspensões com proporções de sólidos e processo para iniciar um processo de trituração de sólidos ou suspensões com proporções de sólidos de um dispositivo de moagem
JP5473916B2 (ja) 粉砕ミル及び粉砕方法
JP2014042867A (ja) 循環型メディア撹拌ミル
CN111318209A (zh) 用于防止凝聚现象的多轴行星式搅拌机
JP5748992B2 (ja) 均質混練機
CN106311042A (zh) 制浆搅拌机
JP2014046239A (ja) 粉砕装置
JP2010537813A5 (pt)
WO2007037263A1 (ja) 攪拌装置
CN201625516U (zh) 活动叶片搅拌器
JP5106324B2 (ja) 洗浄性及びメンテナンス性を向上させた円錐型リボン混合処理装置
US20110211421A1 (en) Horizontal mixing trailer system
RU2716679C1 (ru) Месильный орган и мешалка
JP6069659B2 (ja) 撹拌装置
JPH06104187B2 (ja) ミキサ−のためのピン付きミル
TW200402330A (en) Pulverizer
CN209287165U (zh) 一种用于制药的颗粒混合机
KR20140063178A (ko) 분할식 교반축
CN106582954A (zh) 一种防堵塞化工原料搅拌粉碎装置
CN203229826U (zh) 湿法碎纸机
CN207238138U (zh) 一种硅微粉球磨机
WO2006112164A1 (ja) 原料スラリー処理装置
CN110395490A (zh) 一种双螺杆防架桥喂料装置

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 26/01/2015, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.