BR102012030459A2 - desossador para partes de ave, tais como coxas ou sobrecoxas - Google Patents

desossador para partes de ave, tais como coxas ou sobrecoxas Download PDF

Info

Publication number
BR102012030459A2
BR102012030459A2 BR102012030459-7A BR102012030459A BR102012030459A2 BR 102012030459 A2 BR102012030459 A2 BR 102012030459A2 BR 102012030459 A BR102012030459 A BR 102012030459A BR 102012030459 A2 BR102012030459 A2 BR 102012030459A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
bird
conductor
parts
boning
thighs
Prior art date
Application number
BR102012030459-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Hillo Eric Adriaan Van
Jan Willem Hagendoorn
Bas Nagel
Original Assignee
Meyn Food Proc Technology Bv
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=46801380&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BR102012030459(A2) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Meyn Food Proc Technology Bv filed Critical Meyn Food Proc Technology Bv
Publication of BR102012030459A2 publication Critical patent/BR102012030459A2/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A22BUTCHERING; MEAT TREATMENT; PROCESSING POULTRY OR FISH
    • A22CPROCESSING MEAT, POULTRY, OR FISH
    • A22C21/00Processing poultry
    • A22C21/0069Deboning poultry or parts of poultry
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A22BUTCHERING; MEAT TREATMENT; PROCESSING POULTRY OR FISH
    • A22CPROCESSING MEAT, POULTRY, OR FISH
    • A22C21/00Processing poultry
    • A22C21/0069Deboning poultry or parts of poultry
    • A22C21/0076Deboning poultry legs and drumsticks
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A22BUTCHERING; MEAT TREATMENT; PROCESSING POULTRY OR FISH
    • A22CPROCESSING MEAT, POULTRY, OR FISH
    • A22C21/00Processing poultry
    • A22C21/0053Transferring or conveying devices for poultry

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Processing Of Meat And Fish (AREA)

Abstract

DESOSSADOR PARA PARTES DE AVE, TAIS COMO COXAS OU SOBRECOXAS. A presente invenção refere-se a um desossador e a um método de desossar partes de ave, compreendendo uma alimentação para as partes de ave se movendo em uma direção de transporte, e uma linha de transportador que é sincronizada com a alimentação e tendo uma serie de condutores para o recebimento de cada parte de ave única em um único condutor, enquanto as partes de ave se movendo em sua direção de transporte. Cada um dos condutores é concretizado com dois brancos móveis, preferencialmente oscilantes, tendo uma posição aberta e uma posição fechada, em que a posição aberta do condutor assegura que uma parte de ave seja recebida de forma acurada no referido condutor. A posição fechada dos dois braços móveis do condutor assegura uma fixação em posição da coxa de ave recebida no referido condutor, de modo a se promover um desossamento acurado subsequente da parte de ave.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "DESOSSA- DOR PARA PARTES DE AVE, TAIS COMO COXAS OU SOBRECOXAS".
A presente invenção refere-se a um desossador para partes de ave, tais como coxas ou sobrecoxas, compreendendo uma alimentação para as partes de ave que se movem em uma direção de transporte, e a uma li- nha transportadora que é sincronizada com a alimentação e que tem uma série de condutores para o recebimento de cada parte de ave única em um único condutor, enquanto as partes de ave estão se movendo na sua direção de transporte. Embora o desossador da invenção possa ser aplicado com referência a qualquer tipo de parte de ave, para facilidade de entendimento, a exposição a seguir faz referência em particular a coxas de ave. É para ser entendido, contudo, que a invenção e as reivindicações às quais ela se refe- re não estão restritas ao processamento de coxas de ave, mas concernem ao processamento de partes de ave em geral. De forma correspondente, a invenção também é concretizada em um método de desossamento de partes de ave.
A patente holandesa do requerente NL-C-2 002 580, cujo conte- údo é julgado plenamente inserido e compreendido aqui, refere-se a um re- movedor de pele para coxas de ave, mas menciona em sua página 6, linhas a 30, com referência à figura 1, conforme anexado a esta descrição, bre- vemente expõe: a descarga 3 do removedor de pele compreende uma linha de transportador 1 que é provida com condutores 2 para o recebimento ali das coxas sem pele. Uma vez que as coxas sem pele estejam nos conduto- res 2 da linha de transportador 1, as coxas sem pele podem ser transporta- das para um outro dispositivo de processamento, por exemplo, para desos- samento das coxas e colheita da carne das referidas coxas. Para esta finali- dade, a linha de transportador 1 é acionada de forma síncrona com a linha de transportador precedente 5, cuja última linha de transportador 5 represen- ta a alimentação para a linha de transportador.
Embora o aparelho de acordo com a NL-C-2 002 580 geralmente falando opere de forma satisfatória, é um objetivo desta invenção aumentar a confiabilidade na qual as partes de ave são recebidas nos condutores. É um outro objetivo da invenção aumentar a confiabilidade na operação de desossamento.
Estes objetivos e outras vantagens que possam se tornar evi- dentes a partir da exposição a seguir são promovidos pela aplicação de um desossador e um método de desossamento de acordo com uma ou mais das reivindicações em apenso.
De acordo com um primeiro aspecto da invenção, cada um dos condutores é concretizado com dois braços móveis, preferencialmente osci- lantes, tendo uma posição aberta e uma posição fechada, em que a posição aberta do condutor assegura que uma parte de ave seja recebida de forma confiável no referido condutor e que, na posição fechada, os dois braços móveis circundem ou envolvam inteiramente a parte de ave longitudinalmen- te, isto é, ao longo de seu comprimento. Pela aplicação dos dois braços mó- veis, a abertura dos braços do condutor para recebimento das partes de ave em movimento pode ser disposta grande o bastante para nunca perder uma parte de ave liberada da alimentação. A confiabilidade da operação de de- sossamento subsequente é facilitada pela disposição que, na posição fecha- da, os dois braços móveis circundem ou envolvam inteiramente a parte de ave em sua direção longitudinal, isto é, ao longo de seu comprimento. A faci- lidade e a confiabilidade de operação são particularmente promovidas pela disposição dos braços móveis como braços oscilantes.
É notado que a US-A-5 277 649 expõe um desossador para par- tes de ave com uma série de condutores, cada condutor único equipado pa- ra o recebimento de uma única parte de ave, enquanto as partes de ave es- tão se movendo em sua direção de transporte, e em que cada um dos con- dutores é concretizado com dois braços móveis com uma posição aberta e uma posição fechada. Na posição aberta, o condutor assegura que a parte de ave possa ser recebida de forma confiável ali. Na posição fechada, con- tudo, a parte de ave é fixada em posição pela manutenção da parte de ave em apenas um lugar, o que é prejudicial para o posicionamento acurado da parte de ave, particularmente durante um desossamento.
De acordo com um segundo aspecto da invenção, a posição fe- chada dos dois braços móveis, preferencialmente oscilantes, do condutor que envolvem inteiramente a parte de ave assegura uma fixação na posição da parte de ave recebida no referido condutor em múltiplos lugares, de modo a promover que a parte de ave seja posicionada de forma estável, permitin- do um desossamento subsequente acurado da parte de ave. Nesse sentido, uma referência também é feita à EP-B-O 859 550, a qual não apenas difere do desossador da invenção pelo fato de aplicar uma linha de transportador acionada de forma intermitente que fica parada quando recebe as partes de ave e se move após isso, para transportar as partes de ave para uma Iocali- zação em que um desossador ocorre. Também difere do desossador da in- venção pelo fato de usar um maquinário complicado pelo qual a manutenção das partes de ave com grampos é funcionalmente separada da manutenção das partes de ave em posição para desossamento com pratos de centraliza- ção móveis. Devido ao projeto menos complicado do desossador da inven- ção, ele é menos propenso a um mau funcionamento, à parte de ser mais barato de fabricar, enquanto ainda a repetibilidade do desossador da inven- ção é julgada melhorada em relação à técnica anterior.
É notado que o projeto do meio para atuação dos braços móveis a partir da posição aberta para a posição fechada e vice-versa é uma ques- tão de engenharia de projeto de rotina caindo nas capacidades de qualquer engenheiro mecânico. Uma exposição adicional de como isto pode ser im- plementado pode ser descartada, portanto. É suficiente dizer que os braços móveis, preferencialmente oscilantes, podem ser concretizados, por exem- plo, como braços atuados por carne que seguem um trilho pré-definido na direção de transporte dos condutores.
O desossador da invenção será adicionalmente elucidado, a par- tir deste ponto, com referência aos desenhos, nos quais se provê na:
- figura 1: uma vista esquemática no lado de alimentação de um desossador para coxas de ave de acordo com a técnica anterior; - figuras 2 a 4: uma vista esquemática da operação no lado de
um desossador de acordo com a invenção, conforme empregado para o de- sossamento de coxas de ave. Contudo, é expressamente destacado que o desossador da invenção também pode ser aplicado a outras partes de ave.
Em qualquer lugar nas figuras que os mesmos números de refe- rência são aplicados, estes números se referem às mesmas partes.
No precedente, uma breve discussão da operação no lado de a- limentação do desossador de acordo com a técnica anterior foi oferecida. De acordo com a técnica anterior, as figuras 2 a 4 mostram que, na invenção, os receptáculos 4 a partir dos quais as coxas de ave são liberadas se movem na direção A e, de forma síncrona com o movimento dos receptáculos 4, os condutores 2 os quais recebem as coxas de ave 8 se movem na direção B. Diferencia-se do desossador da técnica anterior pelo fato de, na
invenção, cada um dos condutores 2 (um único dos quais sendo mostrado nas figuras 2 a 4 se movendo na direção A) ser concretizado com dois bra- ços móveis 6, 7 tendo uma posição aberta (figura 2A em uma vista lateral, figura 2B em uma vista de topo e figura 3 em uma vista lateral) e uma posi- ção fechada (figura 4A em uma vista lateral; figura 4B em uma vista de to- po), em que a posição aberta (figuras 2A, 2B e 3) do condutor 2 assegura que uma coxa de ave 8 seja recebida de forma acurada em todos os mo- mentos no referido condutor 2. Isto é simbolizado com a transição da coxa de ave 8 na alimentação em que ela se move para fora do receptáculo 4 pa- ra ser eventualmente recebida no condutor 2, conforme mostrado na figura 3. É ainda notado que as figuras mostram a modalidade preferida em que os braços móveis são braços oscilantes 6, 7.
As figuras 4A, 4B mostram que, subseqüentemente à coxa de ave 8 ser recebida no condutor 2, os braços oscilantes 6, 7 do condutor 2 são movidos para a posição fechada, em que os dois braços móveis 6, 7 circundam ou envolvem inteiramente a parte de ave 8, o que assegura uma fixação na posição da coxa de ave 8 recebida no referido condutor 2, de mo- do a promover um desossamento subsequente acurado da coxa de ave 8. A execução deste desossamento pode ser feita, por exemplo, por meios co- nhecidos com uma vareta a qual empurra o osso para fora da coxa de ave, a qual é mantida fixa em posição pelos braços móveis fechados 6, 7 do condu- tor 2. Uma vareta conhecida como essa é exposta, por exemplo, na EP-B-O 859 550.
Finalmente, é expressamente notado que as reivindicações e a invenção a qual elas se referem não devem ser consideradas restritas à mo- dalidade de exemplo específica, conforme mostrado nas figuras, conforme discutido aqui acima. Esta modalidade de exemplo e sua descrição mera- mente servem para elucidação dos termos das reivindicações sem preten- são de restringir o escopo destas reivindicações a qualquer outra coisa além de ser consistente com sua terminologia. O escopo de proteção que a inven- ção merece deve ser decidido, portanto, apenas em relação à terminologia das reivindicações, ao passo que qualquer ambigüidade possível com res- peito a estas reivindicações deve ser resolvida com referência ao dado e- xemplo.

Claims (4)

1. Desossador para partes de ave (8), tais como coxas ou so- brecoxas, compreendendo uma alimentação para as partes de ave (8) se movendo em uma direção de transporte, e uma linha de transportador (1) que é sincronizada com a alimentação e tendo uma série de condutores (2) para o recebimento de cada parte única em um condutor único, enquanto as partes de ave (8) estão se movendo em sua direção de transporte, caracte- rizado pelo fato de cada um dos condutores (2) ser concretizado com dois braços móveis (6, 7) tendo uma posição aberta e uma posição fechada, em que a posição aberta do condutor (2) assegura que uma parte de ave (8) seja recebida de forma confiável no referido condutor (2) e pelo fato de, na posição fechada, os dois braços móveis (6, 7) circundarem ou envolverem inteiramente a parte de ave (8) ao longo de seu comprimento.
2. Desossador para partes de ave, de acordo com a reivindica- ção 1, caracterizado pelo fato de a posição fechada dos dois braços mó- veis (6, 7) do condutor (2) garantir uma fixação na posição da parte de ave recebida no referido condutor (2), de modo a se promover um desossamento subsequente acurado da parte de ave (8).
3. Desossador para partes de ave, de acordo com a reivindica- ção 1 ou 2, caracterizado pelo fato de os dois braços móveis serem braços oscilantes (6, 7).
4. Método para desossamento de partes de aves (8), tais como coxas ou sobrecoxas, em que as partes de aves (8) estão se movendo em uma direção de transporte, cada parte de ave em separado recebida em um único condutor (2), caracterizado pelo fato de cada parte de ave em um único condutor (2) ser fixada em posição no referido condutor por partes de condutor (6, 7) que circundam ou envolvem completamente a parte de ave (8) ao longo de seu comprimento, de modo a se promover um desossamento subsequente acurado da parte de ave (8).
BR102012030459-7A 2011-11-29 2012-11-29 desossador para partes de ave, tais como coxas ou sobrecoxas BR102012030459A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
NL2007888A NL2007888C2 (en) 2011-11-29 2011-11-29 Deboner for poultry parts, such as thighs or drumsticks.

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102012030459A2 true BR102012030459A2 (pt) 2013-09-17

Family

ID=46801380

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102012030459-7A BR102012030459A2 (pt) 2011-11-29 2012-11-29 desossador para partes de ave, tais como coxas ou sobrecoxas

Country Status (7)

Country Link
US (1) US8568208B2 (pt)
EP (1) EP2599389B2 (pt)
CN (1) CN103125575B (pt)
BR (1) BR102012030459A2 (pt)
DK (1) DK2599389T4 (pt)
NL (1) NL2007888C2 (pt)
RU (1) RU2514266C1 (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
NL2007888C2 (en) 2011-11-29 2013-05-30 Meyn Food Proc Technology Bv Deboner for poultry parts, such as thighs or drumsticks.
US11570999B2 (en) 2020-03-04 2023-02-07 Foodmate US, Inc. Method and apparatus for removing skin from animal parts

Family Cites Families (24)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3837699A (en) * 1968-02-19 1974-09-24 Iowa Beef Processors Method and apparatus for breaking animal carcasses and handling meat products
DE3444430C1 (de) 1984-12-06 1986-04-03 Nordischer Maschinenbau Rud. Baader GmbH + Co KG, 2400 Lübeck Verfahren zum Gewinnen des Fleisches von Gefluegel und Vorrichtung zur Durchfuehrung des Verfahrens
FR2597721B1 (fr) * 1986-04-28 1988-10-21 Durand Ateliers Const Meca L Procede et machine pour arracher les pannes d'un porc abattu.
SU1711771A1 (ru) * 1987-09-11 1992-02-15 Научно-производственное объединение птицеперерабатывающей и клеежелатиновой промышленности "Комплекс" Устройство дл сн ти м са с костей окорочка птицы
DE3743541A1 (de) 1987-12-22 1989-07-06 Nordischer Maschinenbau Einrichtung zum abstreifen des fleisches von den extremitaeten von gefluegel
DE4109699C1 (pt) * 1991-03-23 1992-07-30 Nordischer Maschinenbau Rud. Baader Gmbh + Co Kg, 2400 Luebeck, De
US5197917A (en) 1991-10-11 1993-03-30 Stork Gamco, Inc. Apparatus for removing skin from animal parts
US5277649A (en) * 1992-12-01 1994-01-11 Systemate Holland B.V. Method and apparatus for removing meat from poultry legs and thighs
JP3119429B2 (ja) 1995-07-14 2000-12-18 キヤノン株式会社 プリンタ制御装置及び方法
WO1997011608A1 (de) 1995-09-26 1997-04-03 Maja-Maschinenfabrik Herrmann Schill Gmbh Maschine zum automatischen entbeinen von fleischteilen, insbesondere geflügelschenkel
US6024636A (en) * 1996-01-23 2000-02-15 Systemate Holland B.V. Expandable poultry deboner having a pre-cut installation
US5833527A (en) 1996-01-23 1998-11-10 Systemate Holland, B.V. Poultry breast filleting apparatus
NL1006580C2 (nl) * 1997-07-14 1999-01-15 Stork Pmt Werkwijze en inrichting voor het verwerken van geslacht gevogelte, alsmede transportorgaan voor toepassing in een dergelijke werkwijze en inrichting.
NL1011044C1 (nl) * 1999-01-15 2000-07-18 Stork Pmt Werkwijze en inrichting voor het verwerken van een slachtdier.
ES2610405T3 (es) 2002-12-20 2017-04-27 Marel Stork Poultry Processing B.V. Procedimiento y dispositivo de tratamiento de una pieza de carcasa de ave de corral sacrificada
NL1029227C2 (nl) * 2005-06-10 2006-12-12 Meyn Food Proc Technology Bv Werkwijze en inrichting voor het oogsten van een binnenfilet van gevogelte.
EP2353396B1 (en) 2005-12-09 2020-12-02 Marel Stork Poultry Processing B.V. Method and device for processing a carcass part of slaughtered poultry
NL2000159C2 (nl) * 2006-07-24 2008-01-25 Stork Pmt Inrichting, werkwijze en productielijn voor het conditioneren van geslacht pluimvee.
MX2009006434A (es) * 2006-12-20 2009-11-10 Robotic Technologies Ltd Extractor para usarse en el deshuesado o recorte de cuerpos de animales.
NL1034027C2 (nl) 2007-06-22 2008-12-23 Stork Pmt Inrichting en werkwijze voor het in positie brengen en het aanbrengen van een borstkap van een geslacht gevogelte op een productdrager.
NL2002580C2 (en) * 2009-02-27 2010-08-30 Meijn Food Proc Technology B V Deskinner for poultry parts.
NL2003900C2 (en) * 2009-12-03 2011-06-06 Stork P M T B V Device and method for processing a carcass part of slaughtered poultry.
NL2007492C2 (en) 2011-09-28 2013-04-02 Marel Stork Poultry Proc Bv Carrier for supporting a carcass part of slaughtered poultry.
NL2007888C2 (en) 2011-11-29 2013-05-30 Meyn Food Proc Technology Bv Deboner for poultry parts, such as thighs or drumsticks.

Also Published As

Publication number Publication date
CN103125575A (zh) 2013-06-05
DK2599389T3 (en) 2014-11-24
NL2007888C2 (en) 2013-05-30
DK2599389T4 (en) 2018-12-17
EP2599389B1 (en) 2014-10-08
EP2599389A1 (en) 2013-06-05
US8568208B2 (en) 2013-10-29
EP2599389B2 (en) 2018-08-22
US20130137351A1 (en) 2013-05-30
RU2514266C1 (ru) 2014-04-27
CN103125575B (zh) 2015-06-17

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US8834237B2 (en) Method and apparatus for processing a poultry carcass part
BRPI0718767B8 (pt) método e dispositivo para evisceração de aves
US4041572A (en) Anatomical section de-boning machine
US8500522B2 (en) Device and method for processing a carcass part of slaughtered poultry
BR112016029768B1 (pt) Aparelho de extração de filé de aves
JP2008307064A (ja) 食鳥屠体上半身の自動脱骨処理装置
BR112016017408B1 (pt) Dispositivo de posicionamento para posicionar pernas de aves de criação conduzidas em fila única na direção de condução ao longo de uma seção de condutor e método que compreende o dito posicionamento para remover a carne da coxa das pernas de aves de criação
BRPI0622404B1 (pt) dispositivo e método para processar uma parte da carcaça da ave abatida
JP2009544311A (ja) 食肉処理家禽の処理装置および処理方法、並びに、家禽の胴体を処置するための生産ライン
BR112016029409B1 (pt) Método e sistema para coletar carne de joelho junto com carne de sobrecoxa da perna da ave
BRPI0715381B1 (pt) aparelho de retenção para suportar corpos de aves evisceradas ou partes dos mesmos
BRPI1103165B1 (pt) Método e dispositivo de processamento para fender uma perna de galinha
BR112014018166B1 (pt) aparelho para remoção de tendões, dispositivo de processamento tendo o referido aparelho para remoção de tendões, e método para remoção automática de tendões e/ou partes de tendões situados nos filés de peito internos
WO2019159526A1 (ja) 骨付き肢肉の骨肉分離装置及び骨付き肢肉の骨肉分離方法
BR102012030459A2 (pt) desossador para partes de ave, tais como coxas ou sobrecoxas
BR102014028586B1 (pt) aparelho e método para remover as vísceras da cavidade abdominal de aves
BR102012032524A2 (pt) Dispositivo e método para processar uma parte de carcaça de ave doméstica abatida em uma linha de processamento
JP2015533517A (ja) 屠殺家禽の胴体部を処理するための装置および方法
US8961273B2 (en) Poultry front half processing apparatus and method
KR102606668B1 (ko) 가금류 사체로부터 위시본을 분리하기 위한 장치 및 방법
BR112018015342B1 (pt) Método e aparelho para cortar longitudinalmente as pernas dos frangos ao longo de um contorno definido por uma estrutura óssea que se estende para o interior
KR20170051328A (ko) 매달린 가금류의 내장 적출 장치 및 내장 적출 방법
BR112021022172A2 (pt) Máquina de transferência e emprego da mesma em uma granja avícola para a transferência de ovos incubados para um piso da mesma
EP4406415A1 (en) Scraper apparatus
BR102021025308A2 (pt) Um dispositivo de abate, uma instalação de abate e um método dos mesmos

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B11B Dismissal acc. art. 36, par 1 of ipl - no reply within 90 days to fullfil the necessary requirements