BR102012032524A2 - Dispositivo e método para processar uma parte de carcaça de ave doméstica abatida em uma linha de processamento - Google Patents

Dispositivo e método para processar uma parte de carcaça de ave doméstica abatida em uma linha de processamento Download PDF

Info

Publication number
BR102012032524A2
BR102012032524A2 BR102012032524-1A BR102012032524A BR102012032524A2 BR 102012032524 A2 BR102012032524 A2 BR 102012032524A2 BR 102012032524 A BR102012032524 A BR 102012032524A BR 102012032524 A2 BR102012032524 A2 BR 102012032524A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
blades
knife
legs
arrow
carcass
Prior art date
Application number
BR102012032524-1A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102012032524B1 (pt
Inventor
Vos Ferdinand Allard De
Pieter Willem Vonk
Original Assignee
Meyn Food Proc Technology Bv
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=47146290&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BR102012032524(A2) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Meyn Food Proc Technology Bv filed Critical Meyn Food Proc Technology Bv
Publication of BR102012032524A2 publication Critical patent/BR102012032524A2/pt
Publication of BR102012032524B1 publication Critical patent/BR102012032524B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A22BUTCHERING; MEAT TREATMENT; PROCESSING POULTRY OR FISH
    • A22CPROCESSING MEAT, POULTRY, OR FISH
    • A22C21/00Processing poultry
    • A22C21/0069Deboning poultry or parts of poultry
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A22BUTCHERING; MEAT TREATMENT; PROCESSING POULTRY OR FISH
    • A22CPROCESSING MEAT, POULTRY, OR FISH
    • A22C21/00Processing poultry
    • A22C21/0023Dividing poultry

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Processing Of Meat And Fish (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO E MÉTODO PARA PROCESSAR UMA PARTE DE CARCAÇA DE AVE DOMÉSTICA ABATIDA EM UMA LINHA DE PROCESSAMENTO. Dispositivo e método para processar uma parte de carcaça de ave doméstica abatida em uma linha de processamento, parte de carcaça a qual é suportada em um portador que é móvel na dita linha de processamento e compreende junções de asa, caracoides, uma fúrcula incorporada com duas pernas que se fundem entre si em um Ângulo agudo, um esterno, pelo menos uma membrana e/ou ligamento que se conecta pelo menos ao esterno, e naturalmente carne presente incluindo filés internos e externos, no qual meios de métodos são aplicados para cortar a membrana e/ou remover a dita fúrcula da parte da carcaça, em que os ditos meios para cortar a membrana e/ou remover a dita fúrcula compreendem uma faca em forma de seta e duas lâminas arranjadas em lados opostos da dita faca, em que após os meios para cortar a membrana e/ou remover a dita fúrcula serem introduzidos na parte de carcaça, a faca conformada em seta e as duas lâminas são movidas em um movimento unitário de dentro da parte de carcaça em uma direção lateral para longe da parte de carcaça de forma a erguer as pernas de fúrcula enquando elas ainda estão conectadas ás junções de asa, e subsequentemente virar as pernas de fúrcula para fora das junções de asa da parte de carcaça.

Description

“DISPOSITIVO E MÉTODO PARA PROCESSAR UMA PARTE DE CARCAÇA DE AVE DOMÉSTICA ABATIDA EM UMA LINHA DE PROCESSAMENTO”
A invenção se refere a um dispositivo e método para processar uma parte de carcaça de ave doméstica abatida em uma linha de processamento, parte de carcaça a qual é suportada em um portador que é móvel na dita linha de processamento e compreende junções de asa, coracoides, uma furcula incorporada com duas pernas que se fundem entre si em um ângulo agudo, um estemo, pelo menos uma membrana e/ou ligamento que se conecta pelo menos ao estemo, e naturalmente carne presente incluindo filés internos e externos. O dispositivo compreende meios para cortar a membrana e/ou remover a dita furcula da parte de carcaça, o que significa compreender uma faca em forma de seta e duas lâminas arranjadas em lados opostos da dita faca. As lâminas são independentemente móveis com relação à faca e são arranjadas com bordas frontais para corte.
Tal dispositivo e método são conhecidos a partir de EP-A-2 289 340, mas diferencia de EP-A-I 454 531, tanto no nome do depositante. Em EP-A-I 454 531 um membro cortante é usado junto com uma lâmina de cisalhamento para torcer a furcula para fora das junções de ombro de uma parte de carcaça. No método conhecido de EP-A-2 289 340 a furcula é primeiro desconectada de uma primeira membrana e/ou ligamento com a qual ela se anexa ao restante da carcaça pela introdução de ditos meios para cortar a membrana e/ou remover a furcula na carcaça para cortar uma primeira membrana e/ou ligamento. Depois disso os ditos membros são operados para cortar as pernas da furcula, e para penetrar e/ou cortar uma membrana adicional que conecta a furcula ao estemo.
A presente invenção mira melhorar os resultados práticos que são alcançados com o dispositivo e o método conhecidos.
É um objetivo adicional da invenção reduzir o risco de lascas de ossos permanecerem na carne da ave doméstica após a remoção da furcula.
É ainda um objetivo da invenção aumentar a produtividade de carne da ave doméstica abatida.
É um objetivo adicional da invenção reduzir o risco de danificar os filés no processo de remoção da furcula.
É ainda um objetivo da invenção aliviar o processo de inserção da faca com lâminas na parte de carcaça.
É ainda um objetivo da invenção reduzir os custos de fabricação do dispositivo da invenção, e reduzir o nível de seus requisitos de sintonia.
Estes e outros objetivos e vantagens são pelo menos em parte alcançados com o dispositivo e método de acordo com um ou mais das reivindicações anexas.
De acordo com um primeiro aspecto da invenção pelo menos uma da faca conformada em seta e das lâminas é provida com primeiras porções seguindo o ponto de seta e as bordas frontais das lâminas que precedem segundas porções da dita faca e lâminas que são posicionadas em um lado que faceia para longe do ponto de seta e das bordas frontais das lâminas, em que as porções estão sem forma de seta e mais estreitas do que as segundas porções para acomodar as pernas de furcula adjacentes às ditas primeiras porções. Com esta medida o risco de lascas de ossos ou de quebrar não intencionalmente as pernas de furcula antes à sua remoção da parte de carcaça é reduzido. Também se reduz o risco de danificar os filés quando se introduz a faca na parte de carcaça. As porções frontais mais estreitas também aliviam o processo de introduzir as facas e lâminas na parte de carcaça. Isto é benéfico, pois a parte de carcaça mantém melhor sua posição no portador que suporta a parte de carcaça e consequentemente reduz os requisitos de sintonia da faca e das lâminas.
De acordo com um segundo aspecto da invenção que é aplicável independentemente da medida previamente mencionada, o dispositivo é arranjado para mover a faca conformada em seta e as duas lâminas em lados opostos da dita faca em um movimento unitário de dentro da parte de carcaça em uma direção mais longe do eixo de corpo longitudinal 5 da parte de carcaça de forma a mover as pernas de furcula enquanto elas ainda estão conectadas às junções de asa até que elas se destaquem completamente das junções de asa da parte de carcaça. É claro que esta operação é realizada após os meios para cortar a membrana e/ou a remoção da dita furcula são primeiro introduzidos na parte de carcaça. De acordo com esta medida a etapa 10 de método de cortar as pernas da furcula de acordo com o método conhecido é evitada, desta forma tanto a redução adicional do risco de lascas de ossos e aperfeiçoar a produtividade de carne já que o corte conhecido das pernas de furcula inevitavelmente poderia acarretar em corte parcial da carne, que agora também é evitada. Além disso, como de acordo com a invenção a furcula 15 pode ser removida integralmente da parte de carcaça, isto também melhora a produtividade de carne. Ainda, a faca conformada em seta pode ser incorporada mais simples, sem as bordas de lado de corte que no dispositivo conhecido são necessárias para cortar as pernas de furcula. Isto toma a faca mais fácil de fabricar.
Preferivelmente, após a faca conformada em seta e as duas
lâminas serem movidas (para mais longe) transversalmente para longe do eixo de corpo longitudinal da parte de carcaça, a dita faca e as lâminas são movidas para cima em unissonância para virar as pernas de furcula para fora das junções de asa da parte de carcaça. Isto garante remoção completa das pernas de furcula das junções de asa.
Alternativamente, é possível após a faca conformada em seta e as duas lâminas serem movidas transversalmente com relação ao eixo de corpo longitudinal a parte de carcaça, e antes da dita faca e lâminas serem movidas para cima, que a faca e as lâminas são primeiro movidas para baixo em unissonância para puxar as pernas de furcula para fora das junções de asa da parte de carcaça.
De acordo com um terceiro aspecto da invenção que pode ser aplicado independentemente dos aspectos previamente discutidos, a faca conformada em seta é provida com ganchos giratórios tendo uma primeira posição na qual os ganchos estão em um ângulo agudo com os limites externos da faca para reduzir a resistência quando a faca é movida para a parte de carcaça, e uma segunda posição na qual os ganchos estão se estendendo lateralmente apontando para longe da faca em uma direção transversal a um eixo longitudinal da dita faca para permitir que os ganchos contatem as pernas de furcula quando se remove a faca da parte de carcaça. Esta medida toma possível que após os meios para cortar a membrana e/ou remover a dita furcula são introduzidos na parte de carcaça, a faca conformada em seta e as duas lâminas podem ser simplesmente movidas para cima fazendo com que os ganchos se estendam transversalmente lateralmente com relação ao eixo longitudinal da faca. Os ganchos então operados nas pernas de furcula causando a desconexão eventual de junções de asa.
Alternativamente, é possível que as lâminas sejam providas com ganchos giratórios tendo uma primeira posição na qual os ganchos estão 20 em um ângulo agudo com as lâminas para reduzir a resistência quando as lâminas são movidas para a parte de carcaça, e uma segunda posição na qual os ganchos estão se estendendo lateralmente apontando para longe das lâminas em uma direção transversal ao eixo longitudinal das ditas lâminas para garantir que os ganchos contatem as pernas de furcula quando removem 25 as lâminas da parte de carcaça. Ainda nesta modalidade no processo de mover as lâminas com a faca primeiro transversalmente com relação ao eixo de corpo longitudinal da parte de carcaça seguido por um movimento para cima, os ganchos atuam nas pernas de furcula para causar a sua remoção e desconexão completa das junções de asa. A invenção irá a seguir ser adicionalmente elucidada com referência aos desenhos que mostra as figuras de algumas modalidades exemplares do dispositivo e método da invenção que não são restritivos com relação às reivindicações anexas.
No desenho:
- Figura 1 mostra esquematicamente os ossos de uma parte de carcaça de ave doméstica abatida;
- Figura 2 mostra uma vista detalhada do dispositivo da técnica anterior que pertence a sua faca e as duas lâminas arranjadas em lados opostos da dita faca;
- Figura 3 mostra uma vista lateral na esquerda e uma vista frontal na direita da faca conformada em seta da técnica anterior;
- Figura 4A/4B mostra uma vista lateral na esquerda e uma vista frontal na direita de uma modalidade (fig. 4A) e uma segunda modalidade (fig. 4B) da faca conformada em seta da invenção;
- Figura 5 mostra uma vista lateral de uma lâmina de acordo com a técnica anterior a ser usada em combinação com uma faca conformada em seta;
- Figura 6 mostra uma vista lateral da lâmina de acordo com a invenção a ser usada em combinação com uma faca (conformada em seta);
- Figura 7 mostra para propósitos de referência uma vista lateral de uma parte de carcaça a ser processada de acordo com a invenção;
- Figura 8 mostra esquematicamente a etapa de mover a faca conformada em seta com as lâminas laterais para a parte de carcaça;
- Figura 9 mostra esquematicamente a etapa de mover a faca conformada em seta com as lâminas laterais em unissonância para longe da parte de carcaça;
- Figuras IOell mostram esquematicamente a etapa de mover a faca conformada em seta com as lâminas laterais em unissonância para cima; - Figura 12 mostra esquematicamente a etapa de mover a faca conformada em seta com as lâminas laterais em unissonância para baixo;
- Figuras 13 e 14 proveem uma vista frontal da operação da faca conformada em seta da invenção provida com ganchos extensíveis laterais e giratórios; e
- Figuras 15 e 16 proveem uma vista frontal da operação das lâminas laterais da invenção providas com ganchos extensíveis laterais e giratórios.
Sempre as figuras que os mesmos numerais de referência forem aplicados, estes numerais se referem às mesmas partes.
Tomando referência primeiro da Figura 1, a estrutura óssea de uma parte de carcaça 1 é mostrada. Além da carne (não mostrada) que naturalmente está presente, a parte de carcaça 1 possui costelas 2 conectadas à coluna vertebral 3. No lado do peito a parte de carcaça 1 é provida com a crista de esterno 4 e a placa de esterno 5. Juntos eles são referidos como osso do peito ou esterno 6. Adicionalmente, a Figura 1 mostra que a parte de carcaça 1 é provida com a omoplata ou escápula 10, e que existem junções de asa 8 em um lado conectadas aos coracoides 7, e do outro lado conectadas à furcula 9 tendo pernas 9' e 9" que se fundem no ponto provido com a referência 11.
O dispositivo da invenção é arranjado para processar uma parte de carcaça 1 de ave doméstica abatida em uma linha de processamento, enquanto que a parte de carcaça 1 é suportada em um portador que se move na linha de processamento. Tal arranjo é conhecido por décadas a partir da prática diária na indústria de ave doméstica, de forma que mostrá-lo nos desenhos pode ser dispensado. Qualquer perito na técnica conhece o arranjo de portadores que se move em uma linha de processamento para o propósito de processar partes de carcaça que são suportadas por tais portadores através da linha de processamento, enquanto as ditas partes de carcaça estão sendo processadas por dispositivos arranjados na ou próximos da linha de processamento.
Tomando referência agora a Figura 2, uma vista detalhada é oferecida à faca 12 de acordo com a técnica anterior, claramente mostrando sua forma de seta com um ponto de seta 14. Adicionalmente, a Figura 2 mostra que duas lâminas 15, 16 são arranjadas em lados opostos da faca 12. As lâminas 15, 16 são preferivelmente arranjadas para serem móveis independentemente com relação à faca 12, e são providas com bordas frontais 17, 18 que são intencionadas para cortar qualquer membrana e/ou ligamento que se conecta a furcula, em particular a membrana que conecta a furcula ao esterno de maneira a permitir liberar completamente a furcula 9 do restante da parte de carcaça 1.
Com referência a Figura 3, uma vista detalhada é provida da faca conformada em seta 12 da técnica anterior. Na esquerda pode ser visto que a faca 12 possui um contorno conformado em S; na direita pode ser visto que a faca 12 possui uma primeira porção A seguindo o ponto de seta 14 que precede uma segunda porção B da dita faca 12 que está posicionada em um lado que faceia para longe do ponto de seta 14, em que a primeira porção A é mais ampla do que a segunda porção B.
Reciprocamente, as Figuras 4A e 4B mostram duas modalidades da faca conformada em seta 12 da invenção que diferencia da faca da técnica anterior pelo fato de que a faca 12 possui uma primeira porção A seguindo o ponto de seta 14 que precede uma segunda porção B da dita faca 12 que está posicionada em um lado que faceia para longe do ponto de seta 14, em que a primeira porção A é mais estreita do que a segunda porção B para acomodar as pernas de furcula adjacentes às ditas primeiras porções A. A segunda porção B pode auxiliar a remoção da furcula a partir das junções de asa empurrando as pernas de furcula no momento em que a faca 12 é movida conjuntamente com as lâminas para torcer a furcula solta das junções de asa.
Com referência a Figura 5, a lâmina 15 da técnica anterior é mostrada tal que é provida com uma primeira porção C seguindo a borda frontal das lâminas 17 que precede uma segunda porção D da dita lâmina que está posicionada em um lado que faceia para longe da borda frontal das lâminas 17, em que a primeira porção C possui a mesma largura do que a segunda porção D.
Reciprocamente, as Figuras 6 mostram uma lâmina 15 da invenção que é provida com uma primeira porção C seguindo a borda frontal das lâminas 17 que precede uma segunda porção D da dita lâmina que está posicionada em um lado que faceia para longe da borda frontal das lâminas 17, em que a primeira porção C é mais estreita do que a segunda porção D para acomodar as pernas de furcula adjacentes às ditas primeiras porções C. isto se aplica em particular quando as lâminas 15 junto com a faca 12 são movidas transversalmente ao eixo de corpo longitudinal da parte de carcaça para torcer a furcula para sua remoção das junções de asa.
Para propósitos de referência, a Figura 7 mostra a parte de carcaça 1 em uma vista lateral, em que as junções de asa 8, e a furcula 9 com as pernas de furcula 9', 9" são separadamente indicadas.
A Figura 8 mostra uma primeira etapa no processo da invenção para remover a furcula 9 integralmente da parte de carcaça 1, pela qual na primeira etapa a faca conformada em seta 12 e as duas lâminas 15, 16 arranjadas em lados opostos da dita faca 12 são movidas de acordo com a seta E para a parte de carcaça 1 para o corte da membrana e/ou ligamento que conecta a furcula 9 ao esterno 6.
A Figura 9 mostra uma primeira modalidade do método da invenção na qual a faca conformada em seta 12 e as duas lâminas 15, 16 são movidas para longe a partir de um eixo longitudinal da parte de carcaça para virar as pernas de furcula 9', 9" com referência as junções de asa 8 as quais elas ainda estão conectadas. Subsequentemente5 virando ainda mais as pernas de furcula 9', 9", elas são deslocadas para fora das junções de asa 8 da parte de carcaça 1. Nesta modalidade a faca conformada em seta 12 e as duas lâminas 15, 16 em lados opostos da dita faca 12 são movidas primeiro em um movimento unitário de dentro da parte de carcaça 1 em uma direção lateral de acordo com a seta F para longe (a partir de um eixo longitudinal) da parte de carcaça 1. Seguindo este movimento, a faca conformada em seta 12 e as duas lâminas 15, 16 podem ser movidas para cima em unissonância de acordo com as setas G (Figura 10) e H (Figura 11) no processo pelo qual as pernas de furcula 9', 9" são completamente viradas para fora das junções de asa 8 para permitir o seu destacamento integral e completo da parte de carcaça 1.
A Figura 12 diz respeito a uma variação ao método da invenção como explicado com referência as Figuras 9, 10 e 11, no qual anteriormente ao movimento para cima da faca conformada em seta 12 e das duas lâminas 15, 16, mas seguindo seu movimento unitário para longe da parte de carcaça 1 como mostrado na Figura 9, a faca 12 e as duas lâminas 15, 16 são primeiro movidas para baixo em unissonância de acordo com a seta I de maneira a efetuar o destacamento das pernas de furcula 9', 9" das junções de asa 8.
As Figuras 13 e 14 mostram uma segunda modalidade do método da invenção na qual a faca conformada em seta 12 é movida para erguer as pernas de furcula 9', 9" enquanto elas ainda estão conectadas às junções de asa 8, e subseqüentemente vira as pernas de furcula 9', 9" fora das junções de asa 8 da parte de carcaça 1.
A Figura 13 mostra que a faca conformada em seta 12 é provida com ganchos giratórios 22, 23 tendo uma primeira posição na qual os ganchos 22, 23 estão em um ângulo agudo com os limites externos da faca 12 para reduzir a resistência quando a faca 12 é movida para a parte de carcaça 1. Os ganchos giratórios 22, 23 são movidos em sua primeira posição como simbolizada pelas sejas J na parte de carcaça 1, e os ganchos são, portanto controlados pelo produto. A Figura 14 mostra que os ganchos 22, 23 possuem uma segunda posição na qual os ganchos estão se estendendo lateralmente apontando para longe da faca 12 em uma direção transversal a um eixo longitudinal da dita faca 12. Ainda, o movimento dos ganchos 22, 23 para a segunda posição como simbolizado pelas setas K é controlado pelo produto e causado pelo movimento relativo da faca 12 com relação à parte de carcaça 1. A segunda posição dos ganchos 22, 23 permite que os ganchos contatem as pernas de furcula 9', 9" e se movam para o ângulo das pernas 9', 9" com as junções de asa 8 quando se remove a faca 12 da parte de carcaça 1 como mostrado na Figura 14. Devido ao fato de que as pernas de furcula 9', 9" ainda estão conectadas as junções de furcula 8, isto irá eventualmente resultar na remoção das pernas de furcula 9', 9" das junções de furcula 8.
As Figuras 15 e 16 mostram uma terceira modalidade do método da invenção na qual as lâminas 15, 16 em lados opostos da faca conformada em seta 12 são movidas para virar as pernas de furcula 9', 9" enquanto elas ainda estão conectadas as junções de asa 8, resultando eventualmente na desconexão completa das pernas de furcula 9', 9" a partir das junções de asa 8 da parte de carcaça 1.
A Figura 15 mostra que as lâminas 15, 16 são providas com ganchos giratórios 24, 25 tendo uma primeira posição na qual os ganchos 24, estão em um ângulo agudo com as lâminas 15,16 para reduzir a resistência quando as lâminas 15, 16 são movidas para a parte de carcaça 1. Ainda nesta modalidade, os ganchos giratórios 24, 25 são movidos em sua primeira posição pela parte de carcaça 1, e os ganchos são, portanto novamente controlados pelo produto. A Figura 14 mostra que os ganchos 24, 25 possuem uma segunda posição na qual os ganchos estão se estendendo lateralmente apontando para longe das lâminas 15, 16 em uma direção transversal a um eixo longitudinal das ditas lâminas 15, 16. Ainda, esta segunda posição é controlada pelo produto e causada pelo movimento relativo das lâminas 15, 16 com relação à parte de carcaça 1. A segunda posição dos ganchos 24, 25 permite que os ganchos contatem as pernas de furcula 9', 9" e se movam para o ângulo das pernas 9', 9" com as junções de asa 8 quando se remove as lâminas 15, 16 da parte de carcaça 1 como mostrado na Figura 16. Devido ao fato de que as pernas de furcula 9', 9" ainda estão conectadas as junções de furcula 8, isto irá eventualmente resultar na remoção das pernas de furcula 9', 9" das junções de furcula 8.
Será claro para o perito na técnica que existem muitas variações cabíveis ao método e dispositivo da invenção sem fugir do escopo das reivindicações anexas. A elucidação provida acima das reivindicações, portanto não deve ser considerada como restringindo o escopo de proteção que dá mérito a invenção, mas meramente para elucidar as reivindicações anexas.

Claims (9)

1. Dispositivo para processar uma parte de carcaça (1) de ave doméstica abatida em uma linha de processamento, parte de carcaça (1) a qual é suportada em um portador que é móvel na dita linha de processamento e compreende junções de asa (8), coracoides (7), uma furcula (9) incorporada com duas pernas (9', 9") que se fundem entre si em um ângulo agudo (11), um esterno (6), pelo menos uma membrana e/ou ligamento (13) que se conecta pelo menos ao esterno (9), e naturalmente carne presente incluindo filés internos e externos, dispositivo o qual compreende meios (12, 15, 16) para cortar a membrana e/ou remover a dita furcula (9) da parte de carcaça (1), incorporado com uma faca conformada em seta (12) e duas lâminas (15,16) que são arranjadas de maneira móvel em lados opostos da dita faca (12), lâminas as quais (15, 16) são arranjadas com bordas frontais (17, 18) para corte, caracterizado pelo fato de que pelo menos uma das facas conformada em seta (12) e das lâminas (15, 16) é provida com primeiras porções seguindo o ponto de seta (14) e as bordas frontais das lâminas (17, 18) que precedem segundas porções da dita faca (12) e lâminas (15, 16) que são posicionadas em um lado que faceia para longe do ponto de seta (14) e das bordas frontais das lâminas (17,18), em que as primeiras porções (A) estão sem forma de seta e mais estreitas do que as segundas porções (B) para acomodar as pernas de furcula (9', 9") adjacentes as ditas primeiras porções (A).
2. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1 ou de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que é arranjado para mover a faca conformada em seta (12) e as duas lâminas (15, 16) em lados opostos da dita faca (12) em um movimento unitário de dentro da parte de carcaça em uma direção para longe da parte de carcaça de forma a virar as pernas de furcula (9', 9") enquanto elas ainda estão conectadas às junções de asa (8), e subseqüentemente desanexar completamente as pernas de furcula (9', 9") das junções de asa (8) da parte de carcaça (1).
3. Dispositivo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que após a faca conformada em seta (12) e as duas lâminas (15, 16) serem movidas transversalmente para longe da parte de carcaça (1), a dita faca e as lâminas são movidas para cima em unissonância para virar as pernas de furcula (9', 9") para fora das junções de asa (8) da parte de carcaça (1).
4. Dispositivo de acordo com a reivindicação 2 ou 3, caracterizado pelo fato de que após a faca conformada em seta (12) e as duas lâminas (15, 16) serem movidas transversalmente para longe com relação ao eixo de corpo longitudinal a parte de carcaça (1), e antes da dita faca e lâminas serem movidas para cima, a faca (12) e as lâminas (15, 16) são primeiro movidas para baixo em unissonância para puxar as pernas de furcula (9', 9") para fora das junções de asa (8) da parte de carcaça (1).
5. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1 ou de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a faca conformada em seta (12) é provida com ganchos giratórios tendo uma primeira posição na qual os ganchos estão em um ângulo agudo com os limites externos da faca para reduzir a resistência quando a faca (12) é movida para a parte de carcaça (1), e uma segunda posição na qual os ganchos estão se estendendo lateralmente apontando para longe da faca (12) em uma direção transversal a um eixo longitudinal da dita faca (12) para permitir que os ganchos contatem as pernas de furcula (9', 9") quando se remove a faca (12) da parte de carcaça (1).
6. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1 ou de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que as lâminas (15, 16) são providas com ganchos giratórios tendo uma primeira posição na qual os ganchos estão em um ângulo agudo com as lâminas (15,16) para reduzir a resistência quando as lâminas (15, 16) são movidas para a parte de carcaça (1), e uma segunda posição na qual os ganchos estão se estendendo lateralmente apontando para longe das lâminas (15, 16) em uma direção transversal a um eixo longitudinal das ditas lâminas (15, 16) para permitir que os ganchos contatem as pernas de furcula (9', 9") quando se removem as lâminas (15, 16) da parte de carcaça (1).
7. Método para processar uma parte de carcaça (1) de ave doméstica abatida em uma linha de processamento, parte de carcaça (1) a qual é suportada em um portador que é móvel na dita linha de processamento e compreende junções de asa (8), coracoides (7), uma furcula (9) incorporada com duas pernas (9', 9") que se fundem entre si em um ângulo agudo (11), um esterno (6), pelo menos uma membrana e/ou ligamento (13) que se conecta pelo menos ao esterno (9), e naturalmente carne presente incluindo filés internos e externos, dispositivo o qual compreende meios (12, 15, 16) aplicados para cortar a membrana e/ou remover a dita furcula (9) da parte de carcaça (1), meios os quais compreendem uma faca conformada em seta (12) e duas lâminas (15, 16) arranjadas de maneira móvel em lados opostos da dita faca (12), caracterizado pelo fato de que após os meios (12, 15, 16) para cortar a membrana e/ou remover a dita furcula (9) serem introduzidos na parte de carcaça (I)5 a faca conformada em seta (12) e as duas lâminas (15, 16) são movidas para virar as pernas de furcula (9', 9") enquanto elas ainda estão conectadas às junções de asa (8), e subseqüentemente desanexar completamente as pernas de furcula (9', 9") das junções de asa (8) da parte de carcaça (1).
8. Método de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que a faca conformada em seta (12) e as duas lâminas (15, 16) são movidas em uma direção transversalmente para longe da parte de carcaça (1), seguindo que as ditas faca e lâminas são movidas para cima em unissonância para virar as pernas de furcula (9', 9") para fora das junções de asa (8) da parte de carcaça (1).
9. Método de acordo com a reivindicação 7 ou 8, caracterizado pelo fato de que a faca conformada em seta (12) e as duas lâminas (15, 16) são movidas em uma direção transversalmente para longe da parte de carcaça (1), e que antes das ditas faca e lâminas serem movidas para cima, as faca (12) e lâminas (15,16) são primeiro movidas para baixo em unissonância para virar as pernas de furcula (9', 9") para fora das junções de asa (8) da parte de carcaça (1).
BR102012032524A 2011-12-22 2012-12-19 dispositivo para processar uma parte de carcaça de ave doméstica abatida em uma linha de processamento BR102012032524B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
NL2008021A NL2008021C2 (en) 2011-12-22 2011-12-22 Method and device for processing a carcass part of slaughtered poultry.

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102012032524A2 true BR102012032524A2 (pt) 2013-11-26
BR102012032524B1 BR102012032524B1 (pt) 2019-09-10

Family

ID=47146290

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102012032524A BR102012032524B1 (pt) 2011-12-22 2012-12-19 dispositivo para processar uma parte de carcaça de ave doméstica abatida em uma linha de processamento

Country Status (7)

Country Link
US (1) US8529322B2 (pt)
EP (1) EP2606737B2 (pt)
CN (1) CN103168821B (pt)
BR (1) BR102012032524B1 (pt)
DK (1) DK2606737T4 (pt)
NL (1) NL2008021C2 (pt)
RU (1) RU2515228C1 (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102011107067B3 (de) * 2011-07-11 2012-12-20 Nordischer Maschinenbau Rud. Baader Gmbh + Co Kg Vorrichtung und Verfahren zum Abtrennen des Gabelbeins von entweideten Geflügelkörpern
NL2015235B1 (en) * 2015-07-29 2017-02-20 Marel Stork Poultry Proc Bv Device and method for separating a wishbone from a poultry carcass.
NL2015436B1 (en) * 2015-09-14 2017-04-19 Foodmate Bv Apparatus, system and method for removing furculae from poultry breast caps.
NL2017236B1 (en) * 2016-07-25 2018-01-31 Meyn Food Processing Tech Bv Method and device for processing a carcass part of slaughtered poultry in a processing line
CN107581236A (zh) * 2017-07-04 2018-01-16 山东凤祥股份有限公司 一种鸡叉骨链条输送线加工方法
DK4096411T3 (da) 2020-07-01 2023-10-23 Nordischer Maschinenbau Indretning og fremgangsmåde til medløbende værktøjspositionering samt arrangement og fremgangsmåde til ønskebensfjernelse
NL2028907B1 (en) 2021-08-03 2023-02-17 Meyn Food Processing Tech Bv Method and device for processing a carcass-part of slaughtered poultry

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE3811317A1 (de) * 1988-04-02 1989-10-19 Nordischer Maschinenbau Verfahren zum gewinnen des fleisches von den koerpern geschlachteten gefluegels und vorrichtung zur durchfuehrung des verfahrens
NL8802788A (nl) 1988-11-14 1990-06-01 Systemate Bv Inrichting voor het verwijderen van de poten van het rugstuk van gevogelte.
ATE79516T1 (de) * 1989-01-28 1992-09-15 Nordischer Maschinenbau Verfahren zum maschinellen gewinnen des fleisches von gefluegelkoerpern und vorrichtung zur durchfuehrung des verfahrens.
NL8902494A (nl) * 1989-10-06 1991-05-01 Stork Pmt Inrichting en werkwijze voor het wassen van gevogelte.
NL9001246A (nl) 1990-05-31 1991-12-16 Stork Pmt Werkwijze en inrichting voor het van een rompdeel scheiden van de poten van geslacht gevogelte.
US5088957A (en) 1990-09-24 1992-02-18 Designer Foods, Inc. Method for butchering a poultry carcass and cuts resulting therefrom
DK2258202T3 (en) * 2002-12-20 2015-03-02 Marel Stork Poultry Proc Bv Method and device for working a body part of slaughtered poultry
NL1022858C2 (nl) * 2003-03-06 2004-09-16 Meyn Food Proc Technology Bv Fileerstraat voor gevogelte.
NL1029227C2 (nl) * 2005-06-10 2006-12-12 Meyn Food Proc Technology Bv Werkwijze en inrichting voor het oogsten van een binnenfilet van gevogelte.
NL2003384C2 (en) * 2009-08-24 2011-02-28 Meijn Food Proc Technology B V Method and device for processing a carcass-part of slaughtered poultry.
NL2003900C2 (en) * 2009-12-03 2011-06-06 Stork P M T B V Device and method for processing a carcass part of slaughtered poultry.
NL2004662C2 (en) * 2010-05-04 2011-11-08 Meyn Food Proc Technology Bv A method for filleting poultry or poultry parts and a filleting system for such poultry or poultry parts.

Also Published As

Publication number Publication date
NL2008021C2 (en) 2013-06-26
RU2515228C1 (ru) 2014-05-10
CN103168821B (zh) 2015-12-09
DK2606737T3 (da) 2015-06-22
EP2606737B2 (en) 2018-11-21
BR102012032524B1 (pt) 2019-09-10
EP2606737A3 (en) 2013-08-07
DK2606737T4 (en) 2019-03-18
CN103168821A (zh) 2013-06-26
US8529322B2 (en) 2013-09-10
US20130165032A1 (en) 2013-06-27
EP2606737B1 (en) 2015-04-01
EP2606737A2 (en) 2013-06-26

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR102012032524A2 (pt) Dispositivo e método para processar uma parte de carcaça de ave doméstica abatida em uma linha de processamento
JP2013512669A5 (pt)
BRPI0720407B1 (pt) Método e aparelho para a retirada de pele dorsal de uma parte de carcaça de ave doméstica abatida.
BR102013010104A2 (pt) aparelho e método para processar uma parte de carcaça de ave doméstica
BRPI0622404B1 (pt) dispositivo e método para processar uma parte da carcaça da ave abatida
BRPI1103165B1 (pt) Método e dispositivo de processamento para fender uma perna de galinha
US8308535B2 (en) Method and device for processing part of a slaughtered poultry carcass
DK3157343T3 (en) Method and plant for the extraction of knee meat and thigh meat from a poultry
BR112012013040B1 (pt) dispositivo e métodos para separar uma fúrcula de uma parte de carcaça de aves domésticas abatidas
BR112014000304A2 (pt) aparelho e método para separar automaticamente a clavicula de corpos de ave eviscerados
BR112015008104B1 (pt) método e sistema para coletar partes de carne de quarto traseiro
EP3434106B1 (en) Scapula harvester for operating on a poultry carcass
EP2022334A1 (en) Method and equipment for removing backbone of carcass
BR112012014698B1 (pt) Dispositivo e método para remover cartilagem de peito de uma carcaça de peito de ave doméstica
BR112018001568B1 (pt) Sistema e método para automaticamente afrouxar ou remover escápulas de ombros de carcaças
EP3038470B1 (en) Method for cutting open a slaughtered animal which is suspended with its legs from a suspension hook of a conveyor
JP2015216901A (ja) 食鳥屠体用首皮筋入れ装置及び方法
US20120052782A1 (en) Bird Debreasting Tool and Methods
BR102012004436B1 (pt) método e aparelho para retirar a carne dorsal de uma carcaça ou parte de uma carcaça de aves abatidas
JP6405423B2 (ja) 処理ラインでの屠殺家禽の胴体部を処理するための方法及び装置

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B03H Publication of an application: rectification [chapter 3.8 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06T Formal requirements before examination [chapter 6.20 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 19/12/2012, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS. (CO) 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 19/12/2012, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS