BRPI0720407B1 - Método e aparelho para a retirada de pele dorsal de uma parte de carcaça de ave doméstica abatida. - Google Patents

Método e aparelho para a retirada de pele dorsal de uma parte de carcaça de ave doméstica abatida. Download PDF

Info

Publication number
BRPI0720407B1
BRPI0720407B1 BRPI0720407-8A BRPI0720407A BRPI0720407B1 BR PI0720407 B1 BRPI0720407 B1 BR PI0720407B1 BR PI0720407 A BRPI0720407 A BR PI0720407A BR PI0720407 B1 BRPI0720407 B1 BR PI0720407B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
dorsal
skin
cut
carcass part
leg
Prior art date
Application number
BRPI0720407-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Christianus Hendrikus Janssen Petrus
Gerardus Maria Gerrits Johannes
Josephus Van Den Nieuwelaar Adrianus
Original Assignee
Stork Pmt B.V.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Stork Pmt B.V. filed Critical Stork Pmt B.V.
Publication of BRPI0720407A2 publication Critical patent/BRPI0720407A2/pt
Publication of BRPI0720407B1 publication Critical patent/BRPI0720407B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A22BUTCHERING; MEAT TREATMENT; PROCESSING POULTRY OR FISH
    • A22CPROCESSING MEAT, POULTRY, OR FISH
    • A22C21/00Processing poultry
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A22BUTCHERING; MEAT TREATMENT; PROCESSING POULTRY OR FISH
    • A22CPROCESSING MEAT, POULTRY, OR FISH
    • A22C21/00Processing poultry
    • A22C21/0023Dividing poultry

Description

(54) Título: MÉTODO E APARELHO PARA A RETIRADA DE PELE DORSAL DE UMA PARTE DE CARCAÇA DE AVE DOMÉSTICA ABATIDA.
(51) Int.CI.: A22C 21/00 (30) Prioridade Unionista: 22/12/2006 NL 1033122 (73) Titular(es): STORK PMT B.V.
(72) Inventor(es): PETRUS CHRISTIANUS HENDRIKUS JANSSEN; JOHANNES GERARDUS MARIA GERRITS; ADRIANUS JOSEPHUS VAN DEN NIEUWELAAR “MÉTODO E APARELHO PARA A RETIRADA DE PELE DORSAL DE UMA PARTE DE CARCAÇA DE AVE DOMÉSTICA ABATIDA”
A invenção refere-se ao processamento de uma parte de carcaça de ave doméstica abatida.
É conhecido na técnica dividir uma carcaça de ave doméstica abatida, após evisceração, em uma primeira parte, que compreende o peito (em particular, a primeira parte é uma capa de peito) e uma segunda parte, que compreende as pernas e uma parte do dorso superior. A primeira parte é presa substancialmente a um portador de produto, que engata a parte interna da parte de carcaça. Posteriormente, a primeira parte da carcaça é transportada por este portador de produto ao longo de uma ou mais estações de processamento. A segunda parte da carcaça é transportada, pendente por suas pernas, ao longo de uma ou mais estações de processamento.
Após a divisão, a segunda parte da carcaça compreende assim ainda uma peça do dorso superior. Produtos, tais como pernas de frango, partes inferiores da coxa, pedaços de coxas ou carne de perna com pele são feitos geralmente da segunda parte. Antes que estes produtos possam ser feitos, a porção dorsal precisa ser removida, porque ela não permanece presa a estes produtos. Por conseguinte, geralmente a porção dorsal é retirada de uma segunda parte da carcaça deste tipo. Posteriormente, a parte restante é dividida em duas antes de as partes de perna separadas serem processadas mais adiante para formar, por exemplo, pernas de frango, partes inferiores de coxa e/ou pedaços de coxas.
No método conhecido descrito acima, a pele dorsal que está presente no dorso superior permanece presa na carne dorsal.
Subsequentemente, as porções dorsais compreendendo a pele dorsal são vendidas como um produto separado ou abastecidas para processamento adicional, por exemplo, para fabricar produtos de conveniência.
O método descrito acima não é satisfatório. Os produtos finais obtidos geram valor econômico insuficiente.
O objetivo da invenção é prover um método e aparelho aperfeiçoado para o processamento de uma parte de carcaça de ave doméstica abatida.
A invenção alcança este objetivo por um método de acordo com a reivindicação 1, e um aparelho de acordo com ou a reivindicação 11 ou reivindicação 12.
A invenção permite que a came dorsal seja retirada após a retirada da pele dorsal. A porção dorsal compreendendo came dorsal, que fica agora solta da pele dorsal, possui um valor econômico mais alto do que uma porção dorsal a qual a pele dorsal encontra-se ainda presa, em particular, porque o conteúdo de gordura é reduzido ao remover-se a pele dorsal. A pele dorsal retirada deste modo também tem um valor econômico relativamente alto. A pele dorsal contém, entre outros, colágeno, permitindo que ela seja vendida como um produto independente e garantindo uma fonte atrativa de renda.
Antes de começar a etapa relevante do processo, a parte de carcaça possui pelo menos uma parte do dorso superior (porção dorsal) e pelo menos uma parte de cada uma das pernas. As partes de pema que estão presentes estão ainda presas, pelo menos em parte, na porção dorsal. A porção dorsal possui tanto came dorsal como pele dorsal. As partes de pema envolvem pelo menos as coxas e estão pelo menos parcialmente protegidas com pele de pema. A pele de pema está pelo menos parcialmente presa na pele dorsal que está presente na porção dorsal.
No método, a parte de carcaça a ser processada primeiramente é pendurada por suas pernas em um portador de produto. Ficará vidente que a parte de carcaça pode na prática ser suspensa por suas pernas também em um estágio anterior do processo de abate, e que uma ou outras mais etapas de processamento pode ser realizada entre as etapas relevantes no presente caso e essa de suspender.
Preferencialmente, é formado um pré-corte em três locais na parte de carcaça:
- em ambos os lados da parte de carcaça, de modo que a pele 5 de perna no respectivo lado da parte de carcaça é separada da pele dorsal, e
- no lado traseiro da parte de carcaça, no centro, de modo que a pele de perna e a pele dorsal sejam separadas uma em relação à outra neste local.
Os pré-cortes nas laterais da parte de carcaça são feitos entre a 10 coxa respectiva e o dorso da parte de carcaça pendurado no portador de produto.
A suspensão da parte de carcaça por suas pernas possui a vantagem de permitir que a pele dorsal seja retirada de uma maneira controlada. Também é possível, em uma modalidade adequada do método e aparelho, retirar a carne dorsal na mesma linha que aquela em que o restante da parte de carcaça, em particular as partes de perna, é processada.
Uma vantagem adicional do aparelho e do método de acordo com a invenção é que os produtos específicos derivados de aves domésticas podem ser feitos com um grau mais alto de automação/mecanização, enquanto que a produção dos mesmos anteriormente exigia esforço indesejável, incluindo, em particular, operações manuais. Entre os exemplos disto, se incluem tirinhas para churrasco, para o mercado da Austrália, que compreende uma lasca de ombro e a carne em tomo dele. No passado, não era possível produzir este produto automaticamente em uma linha, apesar de que a produção parcialmente manual levava a um produto excessivamente caro. O aparelho e método de acordo com a invenção permite que produtos deste tipo sejam produzidos, inversamente, a um preço aceitável.
E possível formar pré-cortes separados nos locais acima mencionados. Isto resulta então em dois cortes laterais e um corte traseiro.
Entretanto, também é possível formar um corte contínuo ao longo de dois ou mais dos locais acima mencionados na carcaça. Assim, por exemplo, um précorte combinado simples pode ser feito, a pele dorsal e a pele de perna sendo separadas uma da outra em todos os três locais acima mencionados.
Se forem selecionados três cortes separados, é possível fazer primeiro os cortes laterais e então os cortes dorsais, mas também fazer primeiro o corte dorsal e depois o corte lateral, ou os dois cortes laterais. Os cortes laterais podem ser feitos ao mesmo tempo, embora isto não seja necessário. E possível que um ou mais dos cortes acima mencionados sejam formados como uma série de cortes parciais menores ou perfurações.
Outra opção é fazer um dos cortes laterais primeiro, depois o corte dorsal e então o outro corte lateral. Se for selecionado um corte continuo simples, então é vantajoso cortar nesta ordem.
Após os pré-cortes terem sido feitos nas laterais e, 15 preferencialmente, também no lado traseiro, a pele dorsal, pelo menos para a maior parte, é cortada solta da pele sobre as pernas. Se forem formados três cortes separados, pode ser que o corte dorsal e os cortes laterais não se alinhem totalmente mas, devido a que as ligações restantes entre a pele dorsal e a pele de perna são relativamente estreitas em relação ao comprimento dos cortes; na prática, isto não apresenta quaisquer problemas durante a remoção da pele dorsal.
Ao fazer os pré-cortes nas laterais, pelo menos a pele é penetrada. O meio de corte que fez estes cortes, opcionalmente como parte de um corte contínuo e longo, se apropriado simples, também pode, entretanto, se ajustado de tal forma que a came repousando abaixo da pele também é dividida ou cortada.
Ao fazer o corte dorsal ou a parte do corte contínuo no local do dorso, preferencialmente somente a pele é penetrada e a came subjacente não é dividida ou é dividida apenas levemente. A coluna vertebral preferencialmente não é penetrada. Isto é devido a que uma vez que a pele dorsal tenha sido retirada, a porção dorsal precisa ainda ser separada das pernas. Um bom posicionamento da parte de carcaça a ser processada é importante para este processamento. E neste caso vantajoso que a forte ligação que a coluna vertebral provê esteja ainda presente.
Se forem selecionados pré-cortes separados ou cortados, os pré-cortes preferencialmente ficam localizados substancialmente em linha um em relação ao outro.
O aparelho de acordo com a invenção compreende um 10 primeiro meio de corte para fazer os cortes laterais nos lados da parte de carcaça.
Em uma modalidade possível, o primeiro meio de corte compreende dois elementos de corte: um primeiro elemento de corte para fazer o primeiro corte lateral e um segundo elemento de corte para fazer o segundo corte lateral no outro lado da parte de carcaça.
Para fazer um corte, a parte de carcaça e o meio de corte que faz o respectivo corte se movem um em relação ao outro. Genericamente falando, a parte de carcaça será deslocada pelo portador de produto ao longo de um percurso predeterminado, e os meios de corte são dispostos em uma posição substancialmente estacionária, se apropriado resilientemente disposto, no corpo do aparelho.
Em uma modalidade possível, contempla-se que o primeiro meio de corte pode compreender dois elementos de corte que são dispostos em ambos os lados do percurso ao longo do qual o portador de produto move a parte de carcaça.
A invenção pode ser realizada em um aparelho que também compreende um segundo meio de corte. Este segundo meio de corte é então usado par fazer o corte dorsal, enquanto que o primeiro meio de corte compreende preferencialmente dois elementos de corte separados — cada um para um corte em um lado. Esta variação é particularmente adequada, se for selecionada a realização de três pré-cortes separados: um em cada lado e um corte no dorso.
Os meios de corte podem ser providos com lâminas rotativas, 5 por exemplo, circulares e/ou lâminas estáticas.
Em uma variação, o aparelho pode compreender um elemento de corte único, por exemplo, uma lâmina rotativa ou estática. A parte de carcaça, neste caso, é guiada em relação ao elemento de corte de tal forma (e/ou o elemento de corte é guiado ao longo da parte de carcaça de tal forma) que o elemento de corte único faz os pré-cortes acima mencionados, preferencialmente como um corte contínuo único. O movimento relativo entre o elemento de corte e a parte de carcaça, neste caso, incluirá geralmente tanto movimentos rotacionais como translacionais. Nesta modalidade, os meios de corte primeiro e segundo são integrados em um elemento de corte único.
A invenção também inclui uma variação do método, e o aparelho em que meramente os dois cortes laterais são formados, e nenhum corte dorsal. Os cortes laterais, neste caso, se estendem suficientemente para longe que as extremidades dos cortes laterais no lado da coluna vertebral são separadas um do outro por no máximo 40 milímetros. Uma ligação, portanto, permanece entre a pele dorsal e a pele de perna, que é desfeita durante a remoção da pele dorsal. Nesta modalidade, a distância entre as extremidades dos cortes laterais no lado da coluna vertebral fica preferencialmente entre 10 e 20 milímetros; mais preferencialmente, a distância é de 15 mm. Esta modalidade também provê a possibilidade não somente de cortar a pele, mas também de dividir a pele, mas também de dividir ou mesmo penetrar a carne que se encontra abaixo da mesma.
Preferencialmente, o aparelho compreende uma ou mais guias para a parte de carcaça, que garante que a parte de carcaça fica posicionada em relação a um ou mais dos meios de corte e/ou ao arrancador de pele dorsal.
Preferencialmente, um dispositivo de retirada de pele dorsal, ou arrancador de pele dorsal, que é usado otimamente, compreende pelo menos dois rolos interativos, que são cada um deles providos com dentes, tais como um perfil helicoidal. Os rolos são dispostos preferencialmente de tal forma que a direção axial deles opera substancialmente em paralelo à direção em que os portadores de produto deslocam a parte de carcaça. Preferencialmente, os rolos do arrancador de pele dorsal são posicionados próximos um do outro a uma certa distância. Isto impede que a pele dorsal seja danificada a um grau indesejado durante a remoção. Altemativamente, outros tipos de mecanismo de retirada de pele dorsal podem ser usados. Como exemplo, inclui um arrancador de pele dorsal baseado em rolos descascadores ou um arrancador de pele dorsal em que um rolo simples interage com uma placa ao invés de com um segundo rolo. Os rolos que são usados podem ser posicionados, não com seus eixos axiais substancialmente paralelos à direção em que os portadores de produto deslocam as partes de carcaça, mais, ao contrário, com seus eixos axiais posicionados substancialmente perpendicularmente à mesma ou a um ângulo adequado diferente.
Deste modo, de acordo com a invenção, a primeira pele dorsal é retirada, e somente depois a carne dorsal. Isto apresenta a vantagem que a pele dorsal pode ser retirada em uma linha em que, depois de tudo, a parte de carcaça já se encontra suspensa para a retirada da carne dorsal e para o processamento adicional da metade dorsal. Além disto, a conexão entre o dorso superior e a metade dorsal confere estabilidade ao dorso, como resultado de que a pele dorsal é retirada de uma maneira mais controlada.
O documento US 4,723,339 descreve um método e aparelho para remoção de pele de peito de uma parte de carcaça de ave doméstica abatida. A parte de carcaça é guiada por um portador de produto, suspensa por suas pernas, ao longo do aparelho de remoção de pele. O método de acordo com o documento US 4,723,339 não é adequado para a remoção ou retirada de pele dorsal porque, ao contrário da pele de peito, a pele dorsal não pode ser esticada. Além disto, a pele de peito é danificada consideravelmente durante a remoção, se é usado o aparelho de acordo com o documento US 4,723,339. A extensão do dano que a pele incorre durante a sua remoção com o auxílio do aparelho descrito em US 4,723,339 é indesejável, se a pele for destinada a ser vendida como um produto independente.
O método e o aparelho de acordo com a invenção será descrito detalhadamente, sem conferir qualquer limitação, com referência aos desenhos apensos, em que:
A fig. 1 é uma ilustração geral do processamento de acordo com a invenção;
A fig. 2 mostra a realização dos cortes laterais;
A fig. 3 mostra a parte de carcaça após a realização dos cortes laterais de acordo com a fig. 2;
A fig. 4 mostra a realização do corte traseiro;
A fig. 5 mostra a parte de carcaça após a realização dos cortes laterais e do corte traseiro;
A fig. 6 mostra a remoção da pele dorsal; e
A fig. 7 mostra a realização de uma maneira alternativa de um ou mais cortes para o método de acordo com a invenção.
O método de acordo com a invenção refere-se ao processamento de uma parte de carcaça 1 de ave doméstica abatida, no presente exemplo, um frango, cuja parte de carcaça 1 possui um lado frontal
9, uma traseira 7 e duas laterais 6.
Antes das etapas relevantes do processamento de acordo com a presente invenção serem realizadas, a carcaça inicial 1 compreende uma porção dorsal 3 e pelo menos uma parte de cada perna 5. A porção dorsal 3 possui carne dorsal 8 e pele dorsal 4, que abrange pelo menos as partes de perna. As pernas 5 também têm ainda pele presa a elas, que é referida no presente documento como pele de perna. As pernas compreendem pelo menos as coxas, e a parte dorsal compreende pelo menos uma parte do dorso superior.
A carcaça inicial 1, como é mostrada nas figuras, é uma carcaça de ave doméstica, no presente caso, frango, caracterizada pelo fato de que o peito está ausente, como resultado do fato de que ele foi removido em uma etapa de processamento anterior, por exemplo, enquanto a parte de carcaça foi suspensa por suas partes de perna a partir de um portador de produto adequado.
A fig. 1 é uma vista global do processamento de acordo com a invenção. O ponto inicial é uma parte de carcaça 1 de ave doméstica abatida, com o peito tendo sido removido (veja fig. IA). O processamento de acordo com a invenção descrita no presente documento gera três produtos: uma metade traseira 101 compreendendo duas partes de perna 5 (ver fig. 1C), uma porção dorsal com pele 3 (compreendendo a came dorsal 8) e, como terceiro produto, a pele dorsal desbastada 4. Com relação à came dorsal 8 e a pele dorsal 4, faz-se referência à fig. 1B. Após as etapas de processamento descritas de acordo com a invenção, a metade traseira 101 pode ser processada ainda para formar, por exemplo, partes inferiores de coxa, pernas de frango, pedaços de coxa e/ou came de perna desossada.
O método de acordo com a invenção começa no exemplo de modalidade mostrada com a suspensão da parte de carcaça 1 a ser processada em um portador de produto 50. O portador de produto 50, neste caso, é adaptado para engatar as duas partes de perna 5 da parte de carcaça 1. Neste exemplo, o portador 50 possui para cada uma das partes de perna uma fenda receptora, opcionalmente provida com um elemento de travamento, para prender as partes de pema em ditas fendas. O portador de produto 50 é configurado para transportar a parte de carcaça 1 ao longo de um trilho 52 em uma direção de condução T. O portador de produto 50 é neste caso preso em trilho transportador elevado 52, tal como é geralmente conhecido da técnica anterior neste campo. Opcionalmente, o portador de produto 50 é rotacionável sobre um eixo vertical e/ou rotacionável sobre um ou mais outros eixos.
No exemplo de modalidade mostrado, as várias etapas do método de acordo com a invenção são realizadas em várias estações de processamento, o trilho transportador elevado guiando os portadores de produto ao longo das estações de processamento. Entretanto, também é possível que uma ou mais das etapas de processamento seja realizada em uma única estação.
O portador de produto 50 traz a parte de carcaça 1, que fica suspensa pelas pernas 5 abaixo do portador de produto 50, para um primeiro meio de corte de um aparelho (não mostrado em pormenores), por exemplo, compreendendo um corpo. Antes da parte de carcaça 1 alcançar o primeiro meio de corte, a parte de carcaça 1 é interceptada por guias 16, por exemplo como mostrado na fig. 2. No exemplo da fig. 2, as guias 16 são formadas por hastes entre as quais a parte de carcaça passa, embora também seja concebível usar placas ou semelhante. Preferencialmente, o espaço entre as guias 16 na extremidade em que as partes de carcaça entram é relativamente grande, para subsequentemente se tomar menor mais próximo do primeiro meio de corte. As guias 16 são presas preferencialmente acima do primeiro meio de corte. As guias 16, neste caso, são mais efetivas, porque elas atuam sobre uma massa substancialmente maior da parte de carcaça 1 suspensa no portador de produto 50.
Neste exemplo, o primeiro meio de corte compreende um primeiro elemento de corte 15a e um segundo elemento de corte 15b, que são dispostos em um ou outro lado do trajeto das partes de carcaça 1 no corpo do aparelho. Os elementos de corte 15a, 15b do primeiro meio de corte são configurados no presente caso como lâminas rotativas, neste caso, circulares.
Cada uma das lâminas rotativas 15a, 15b é presa em um eixo 17a, b e é acionada por um motor 18a, b. Como uma alternativa para as lâminas rotativas, as lâminas estáticas também podem ser usadas em um ou outro lado do trajeto para as partes de carcaça 1.
A parte de carcaça 1, neste caso, é guiada com o lado do peito para frente (observado na direção de condução T) entre as lâminas rotativas 15a, 15b. Ao entrar no primeiro meio de corte, a parte de carcaça 1 experimenta um certo grau de resistência, fazendo a parte de carcaça 1 se inclinar levemente sobre um eixo horizontal, que é substancialmente perpendicular à direção de condução. Na medida que o primeiro meio de corte passa através da parte de carcaça 1, esta resistência desaparece, permitindo que a parte de carcaça 1 fique suspensa na posição vertical novamente. Isto permite cortes laterais um pouco curvados 10a, b nos lados da parte de carcaça 1. A curvatura segue, em certa medida, o contorno da coxa.
Cada um dos elementos cortantes 15a, b forma um corte lateral
10a, no lado respectivo 6 da parte de carcaça 1. Cada corte lateral 10a, b corta através da pele sobre a parte de carcaça 1, de tal forma que, no lado 6 da parte de carcaça 1, a pele da perna respectiva 5 e a pele do dorso são separadas uma da outra. Os cortes laterais 10a, b são localizados preferencialmente o mais possível no local em que a porção dorsal 3 é subsequentemente separada das pernas 5, ou seja, entre a respectiva coxa e o dorso da parte de carcaça 1 suspensa no portador de produto.
E possível ajustar a profundidade de corte dos elementos de corte 15a, 15b, de tal forma que a carne que está localizada abaixo da pele também seja dividida ou penetrada. É possível mesmo separar parte da porção dorsal 3 das pernas 5 já quando os cortes laterais 10a, b são feitos. A coluna vertebral, entretanto, permanece intacta.
No exemplo de modalidade da fig. 2, os cortes laterais 10a, b são feitos substancialmente ao mesmo tempo. Entretanto, também é possível fazer os cortes laterais 10a, b sequencialmente (primeiro um corte lateral e depois o outro). De fato, isto se aplica também em uma variação alternativa (não mostrada) sem um corte traseiro.
A fig. 3 mostra a parte de carcaça 1 após a realização dos 5 cortes laterais 10a, b.
Neste exemplo, um corte dorsal 11 é feito após fazer os cortes laterais 10a, b. Isto é mostrado na fig. 4. Entretanto, também é possível fazer primeiro o corte dorsal lle depois os cortes laterais 10a, b.
Neste caso, o portador de produto 50 traz a parte de carcaça 1 10 para o segundo meio de corte, que é acomodado no corpo (não mostrado em pormenores) do aparelho. O segundo meio de corte é usado para fazer o corte dorsal 11. Para fazer o corte dorsal 11, a parte de carcaça 1, neste caso, é rotacionada através de um quarto de uma volta, assim, ao invés da parte da frente 9 da parte de carcaça 1, um dos lados 6 é direcionado para frente (observado na direção de condução T).
No exemplo de modalidade da fig. 4, o segundo meio de corte é configurado como uma lâmina rotativa, neste caso, circular 25. A lâmina rotativa 25 é disposta ao longo do trajeto que a parte de carcaça acompanha, suspensa a partir de portadores 50. Para que seja possível fazer o corte dorsal
11 usando a lâmina rotativa 25, que é disposta ao longo do trajeto, as partes de carcaça 1 são giradas, durante o transporte desde o primeiro meio de corte 15a, b até o segundo meio de corte 25, de tal forma que a parte de carcaça 1 é movida, com um dos lados 6 na frente (observado na direção de condução), pelo portador de produto 50 ao longo do trajeto. Desta forma, a parte traseira da parte de carcaça 1 fica direcionada para aquele lado do trajeto em que a lâmina rotativa 25 é disposta. Isto é mostrado na fig. 4.
Uma guia 26, carregada pelo corpo (não mostrada em pormenores) do aparelho, garante, neste caso, que a parte de carcaça 1 seja pressionada contra a lâmina rotativa 25. No exemplo da fig. 4, é feito uso de uma guia simples 26, que é disposta do lado oposto da lâmina rotativa 25 ao longo do trajeto. Também pode ser feito uso de duas guias, que são dispostas em um ou outro lado do trajeto que a parte de carcaça 1 segue. Nesse caso, o segundo meio de corte se projeta um pouco acima da guia, que é disposta na borda do meio de corte, ou um pouco abaixo de dita guia, permitindo assim que a parte de carcaça 1 seja posta em contato com o segundo meio de corte. As guias podem ser configuradas das maneiras conhecidas por uma pessoa versada na técnica, por exemplo, como hastes ou barras redondas ou quadradas, ou como placas.
A profundidade do corte dorsal 11 é preferencialmente limitada, de tal forma que somente a pele é cortada e não a carne localizada abaixo da pele. Devido a que a coluna vertebral forma a conexão mais forte entre a porção dorsal 3 e as pernas 5, a coluna vertebral é danificada preferencialmente o mínimo possível quando o corte é feito. Isto beneficia a separação confiável do pedaço de dorso com pele.
A fim de limitar a profundidade de corte, a lâmina rotativa 25 é provida preferencialmente com um mecanismo de parada de profundidade, neste caso uma capa de proteção 29, que descansa sobre a lâmina circular. Esta capa de proteção 29 impede que a lâmina rotativa 25 penetre a parte de carcaça 1 mais profundamente.
O corte dorsal 11 se alinha com os cortes laterais 10a, b o máximo possível, de forma tão ideal que um corte contínuo fique presente na pele entre as pernas 5 e o dorso da parte de carcaça 1, após passar pelo segundo meio de corte. Isto é mostrado na fig. 5. Se os cortes 10a, b, 11 não se alinharem exatamente um em relação ao outro, isto não representa necessariamente um problema. Algumas pequenas ligações entre a pele de perna e a pele dorsal 4 são destacadas durante a retirada da pele dorsal. E adicionalmente vantajoso, se os cortes são localizados substancialmente em uma extensão em relação ao outro.
Em uma modalidade alternativa (não mostrada), o corte dorsal é omitido. Nesta variação, as lâminas rotativas 15a, 15b são dispostas de tal forma que elas também cortam a came dorsal. É atingida uma eficácia razoável, em particular no processamento de frango, se, neste caso, a distância entre as bordas de corte das lâminas rotativas 15a, b ficar a no máximo 40 milímetros. Preferencialmente, esta distância é selecionada entre 10 e 20 milímetros; mais preferencialmente, esta distância é de aproximadamente 15 mm. Nestes valores preferidos para a distância entre as lâminas rotativas 15a, b, que forma os cortes laterais, a remoção da pele dorsal é mais efetivo.
Nesta variação (não mostrada), as lâminas estáticas ou outros elementos de corte também podem ser usadas. Se forem usados outros elementos de corte, é vantajoso fazer as extremidades dos dois cortes laterais, no lado voltado para a coluna vertebral, em uma distância mútua de no máximo 40 mm. Preferencialmente, esta distância é selecionada entre 10 e 20 milímetros; mais preferencialmente, esta distância é de 15 mm.
A fig. 6 mostra um exemplo da remoção da pele dorsal 4.
Durante a remoção da pele dorsal 4, é feito uso neste caso de um arrancador de pele dorsal 30. O arrancador de pele dorsal 30 compreende neste caso quatro (preferencialmente pelo menos dois) rolos rotativos 31, que são cada um deles provido de um perfil helicoidal 32. Os rolos 31, neste caso, são dispostos com seus eixos axiais substancialmente paralelos à direção de condução T, embora seja, por exemplo, também possível usar os rolos que são dispostos transversalmente à direção de condução T.
Os perfis 32 nos rolos 3 1, que estão localizados próximos um do outro, atuam sobre a pele dorsal 4, que fica presa entre os perfis 32. Como resultado do movimento da parte de carcaça 1 em relação ao arrancador de pele dorsal 30 e como resultado da rotação dos rolos 32, a pele dorsal 4 é separada da came dorsal 8. Preferencialmente, os movimentam a pele dorsal 4 em uma direção que é oposta à direção de condução T. Isto faz que a pele dorsal 4 seja desbastada em um pedaço. Os cortes 10a, b e 11 definem a pele dorsal 4 que é removida em relação à pele de perna, que então permanece presa na parte de carcaça 1.
Se forem usados quatro rolos 31, eles são dispostos 5 preferencialmente de tal forma que eles correspondam à forma da parte de carcaça 1, observada na direção de condução T.
Preferencialmente, existe uma certa quantidade de espaço entre os rolos 31, de modo que a pele não fica assentada entre os rolos 31, mas, ao contrário, permanece mais ou menos intacta.
Altemativamente, outros tipos de arrancadores de pele dorsal também podem ser usados. Entre os exemplos incluem um arrancador de pele dorsal baseado em rolos descascadores ou um arrancador de pele dorsal, em que um rolo simples interage com uma placa, ao invés de com um segundo rolo. Os rolos que são usados podem ser posicionados, ao invés de com o eixo axial deles substancialmente paralelos à direção em que os portadores de produto movem as partes de carcaça, com o eixo axial deles posicionado substancialmente perpendicularmente à mesma ou, se apropriado, em uma posição angular diferente.
Em uma modalidade vantajosa (não mostrada), são feitos, além dos pré-cortes acima mencionados sobre um ou outro lado da coluna vertebral da parte de carcaça, dois cortes que se estendem substancialmente paralelos à coluna vertebral. Preferencialmente, estes cortes são localizados adjacentes à coluna vertebral. E vantajoso, se o aparelho é provido com duas lâminas para fazer os dois cortes. Estas lâminas, por exemplo, podem ser duas lâminas em formato de disco rotativas, que formam estes cortes ao mesmo tempo. Esta vantagem de fazer estes cortes adicionais paralelos na coluna vertebral é que isto permite que a pele dorsal a ser baseado mais facilmente da came dorsal. Estas lâminas, se apropriado, podem ser dispostas resilientemente em relação ao corpo do aparelho por meio de um mecanismo de mola de tal forma que eles podem mover resilientemente em um direção substancialmente perpendicular à coluna vertebral, na medida que a parte de carcaça passa.
Após a retirada da pele dorsal 4, a came dorsal 8 pode ser 5 removida de uma maneira adequada. Por exemplo, a came dorsal 8 pode ser retirada “na linha”, no caso de um arrancador de came dorsal que é configurado com esta finalidade e disposto ao longo da linha. Por outro lado, também é concebível remover a parte (porção da) de carcaça que contém a came dorsal desde o portador de produto e tirá-la da linha e fomecê-la a um aparelho de remoção autônomo.
Um possível método de remoção da came dorsal é, por exemplo, uma técnica de prensagem, por exemplo, usando uma pressão de osso, ao qual a parte de carcaça carregando a came dorsal é abastecida.
Outros métodos adequados de remoção da came dorsal 15 incluem, por exemplo, a soltura da came dorsal ou a retirada da came dorsal, ambos os métodos podem ou não ser realizados em linha.
Dependendo do método de arrancamento selecionado da came dorsal, a parte compreendendo as pernas da parte de carcaça, além disto, pode ser processada adicionalmente para formar pernas de frango, partes inferiores de coxa, came de perna desossada ou semelhante.
Na prática, é concebível que a came dorsal possa ter sido levemente destacada ou solta das partes de osso associadas da carcaça, mesmo antes da pele dorsal ser destacada. Entretanto, para a maior parte, ela estará ainda presa nas partes de osso da parte de carcaça a ser processada quando a pele dorsal é arrancada.
A fig. 7 mostra uma maneira alternativa de fazer um corte dorsal 11 e/ou um ou ambos cortes laterais 10a, b na modalidade alternativa da fig. 7, uma lâmina estática 35 é usada em vez de uma lâmina rotativa. A lâmina estática 35 é presa em um suporte 37, que mantém a lâmina 35 no lugar. O suporte 37 também garante que a profundidade de corte permanece limitada.
No exemplo mostrado da fig. 7, o suporte possui bordas retas 37*, que limitam a profundidade de corte. Altemativamente, estas bordas também podem ser de configuração oblíqua (tal como a capa 29 da fig. 4) ou serem arredondadas.
A guia 36, neste caso, é disposta resilientemente na estrutura (não mostrada) do aparelho, e empurra a parte de carcaça 1 contra a lâmina estática 35. A disposição resiliente da guia 36, neste exemplo, é provida por meio de molas helicoidais 38 em tomo dos pinos-guia 39, embora outros meios, que pode ser conhecidos por uma pessoa versada na técnica, também são possíveis.
Se a modalidade da fig. 7 é usada para fazer todos os cortes 10a, b, 11, a parte de carcaça 1 precisa ser girada sobre seus eixo vertical em relação à lâmina estática 35. Isto é indicado na fig. 7 por setas rotativas R. E benéfico, se a parte de carcaça é girada desta maneira gradualmente em vez de subitamente. Uma rotação gradual permite que a posição instantânea da parte de carcaça seja controlada mais eficientemente do que no caso de rotação súbita.
A rotação gradual pode ser realizada por meio de carnes excêntricos 51, que ficam presos entre o portador de produto 50 e o trilho transportador elevado 52. Os carnes excêntricos são operados por meio de guias 53, que são dispostas fixamente ao longo do trilho. Estas guias entram em contato com os carnes excêntricos na medida que o portador de produto passa e traz os carnes excêntricos 51 gradualmente para a posição desejada.
Após a remoção da pele dorsal 4, a carne dorsal 8 é separada da parte da parte de carcaça que compreende as pernas. A parte de carcaça restante (ou seja, a parte compreendendo as pernas) pode ser processada posteriormente para formar pernas de frango, partes inferiores de coxa, carne de perna com pele, e/ou semelhante.

Claims (3)

REIVINDICAÇÕES
1 8a
Fig 2
1/3
101
Fig 1C
Fig 1A
Fig 1B
1. Método para a retirada de pele dorsal (4) de uma parte de carcaça (1) de ave doméstica abatida, em que a parte de carcaça (1) compreende inicialmente pelo menos uma parte do dorso superior e pelo menos uma parte das pernas presas ao dorso, de cuja parte de carcaça (1) a capa de peito foi removida, em que a parte do dorso superior possui carne dorsal (8) e pele dorsal (4), e em que as partes de perna (5) compreendem pelo menos coxas, e são providas, pelo menos parcialmente, de pele de perna, a pele de perna estando presa, pelo menos parcialmente, na pele dorsal (4); cuja parte de carcaça (1) possui uma frente (9), uma traseira (7) e dois lados (6), caracterizado pelo fato de que inclui as etapas de:
- suspender a parte de carcaça (1) em um portador de produto (50), o portador de produto (50) engatando as partes de perna (5);
- fazer um primeiro e um segundo corte lateral (10a, 10b) na parte de carcaça (1) pendurada, cujos cortes laterais (10a, 10b) nos lados (6) são localizados em um ou outro lado da parte de carcaça (1), e se estendem substancialmente perpendicularmente à coluna vertebral, em que cada corte lateral (10a, 10b) separa pelo menos a pele da perna no respectivo lado (6) da parte de carcaça (1) da pele dorsal (4);
- destacar a pele dorsal (4) da carne dorsal (8),
- retirar a carne dorsal (8) após a pele dorsal (4) ter sido destacada da carne dorsal (8), destacando a carne dorsal (8) do restante da parte de carcaça (1), e
- fazer um corte dorsal (11), cujo corte dorsal (11) é localizado na traseira (7) da parte de carcaça (1), e separa a pele dorsal (4) da pele de perna.
2/3
2. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que primeiramente são feitos os cortes laterais (10a, 10b) e depois o corte dorsal (11).
8/11
3. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que primeiramente é feito o corte dorsal (11) e depois os cortes laterais (10a, 10b).
4. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que primeiramente é feito um primeiro corte lateral (10a), depois o corte dorsal (11) e depois o outro corte lateral (10b).
5. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que é feito um corte contínuo único que compreende o primeiro corte lateral (10a), o corte dorsal (11) e o segundo corte lateral (10b).
6. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a
5, caracterizado pelo fato de que a profundidade do corte dorsal (11) é selecionada de tal forma que somente a pele dorsal (4) é cortada.
7. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a
6, caracterizado pelo fato de que a profundidade dos cortes laterais (10a, 10b) é selecionada de tal forma que tanto a pele é cortada quanto uma parte da carne subjacente é pelo menos parcialmente dividida.
8. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o corte dorsal (11) e os cortes laterais (10a, 10b) são localizados em linha um em relação ao outro.
9. Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo fato de que durante a realização de pelo menos um dos cortes acima mencionados, a parte de carcaça (1) é girada em relação a um sistema de corte que faz o respectivo corte.
10. Aparelho para a retirada de pele dorsal (4) de uma parte de carcaça (1) de ave doméstica abatida, em que a parte de carcaça (1) compreende inicialmente pelo menos uma parte do dorso superior e pelo menos uma parte das pernas presas ao dorso, de cuja parte de carcaça (1) a capa de peito foi removida, em que a parte do dorso superior possui carne dorsal (8) e pele dorsal (4), e em que as partes de perna (5) compreendem pelo
9/11 menos coxas, e são providas, pelo menos parcialmente, de pele de perna, a pele de perna estando presa, pelo menos parcialmente, na pele dorsal (4); cuja parte de carcaça (1) possui uma frente (9), uma traseira (7) e dois lados (6), caracterizado pelo fato de que compreende:
- um portador de produto (50) para o transporte da parte de carcaça (1) em uma direção de condução, enquanto suspensa pelas partes de perna (5) no portador de produto (50), sendo o portador de produto (50) adequado para engatar as partes de perna (5) da parte de carcaça (1),
- um primeiro sistema de corte (15a, 15b) para formar um primeiro e um segundo corte lateral (10a, 10b), cujos cortes laterais (10a, 10b) nos lados são localizados em um ou outro lado (6) da parte de carcaça (1), e esse estende perpendicularmente à coluna vertebral, em que cada corte lateral (10a, 10b) separa pelo menos a pele de perna sobre o lado (6) respectivo da parte de carcaça (1) da pele dorsal (4),
- um segundo sistema de corte (25) para fazer um corte dorsal (11), cujo corte dorsal (11) é localizado no lado traseiro (7) da parte de carcaça (1), e separa a pele dorsal (4) da pele de perna,
- um arrancador de pele dorsal (30) para destacar a pele dorsal (4) da carne dorsal (8),
- um arrancador de carne dorsal para retirar a carne dorsal (8) da qual apele foi já removida, o aparelho estando adaptado para interagir com um portador de produto (50) que é adequado para engatar-se nas partes de perna (5) da parte de carcaça (1).
11. Aparelho de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que o primeiro sistema de corte (15a, 15b) compreende:
- um primeiro elemento de corte (15a) para fazer o primeiro corte lateral (10a), e
- um segundo elemento de corte (15b) para fazer o segundo corte lateral (10b).
10/11
12. Aparelho de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que o primeiro e o segundo sistemas de corte (15a, 15b; 25) são integrados em um elemento de corte único.
13. Aparelho de acordo com qualquer uma das reivindicações 10 a 12, caracterizado pelo fato de que compreende ainda uma guia para guiar a parte de carcaça (1) a ser processada ao longo de pelo menos um dos sistemas de corte (15a, 15b; 25) e/ou do arrancador de carne dorsal.
14. Aparelho de acordo com qualquer uma das reivindicações 10 a 13, caracterizado pelo fato de que os sistemas de corte (15a, 15b; 25) compreendem pelo menos uma lâmina rotativa.
15. Aparelho de acordo com qualquer uma das reivindicações 10 a 14, caracterizado pelo fato de que os sistemas de corte (15a, 15b; 25) compreendem pelo menos uma lâmina estática.
16. Aparelho de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de que o primeiro sistema de corte possui dois elementos de corte (15a, 15b) que são posicionados em relação um ao outro, de tal forma que a menor distância entre os dois lados de corte que são feitos por estes elementos de corte (15a, 15b) no lado (6) voltado para a coluna vertebral é de no máximo 40 milímetros.
17. Aparelho de acordo com a reivindicação 15, caracterizado pelo fato de que a distância entre os dois lados de corte (10a, 10b) no lado voltado para a coluna vertebral é entre 10 e 20 milímetros.
11/11
3/3 !
I
I
BRPI0720407-8A 2006-12-22 2007-12-13 Método e aparelho para a retirada de pele dorsal de uma parte de carcaça de ave doméstica abatida. BRPI0720407B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
NL1033122 2006-12-22
NL1033122A NL1033122C2 (nl) 2006-12-22 2006-12-22 Werkwijze en inrichting voor het gescheiden oogsten van rugvel en rugvlees van een karkasdeel van geslacht gevogelte.
PCT/NL2007/000316 WO2008078982A1 (en) 2006-12-22 2007-12-13 Method and apparatus for the separate harvesting of back skin and back meat from a carcass part of slaughtered poultry

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BRPI0720407A2 BRPI0720407A2 (pt) 2013-12-31
BRPI0720407B1 true BRPI0720407B1 (pt) 2018-02-06

Family

ID=38198170

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0720407-8A BRPI0720407B1 (pt) 2006-12-22 2007-12-13 Método e aparelho para a retirada de pele dorsal de uma parte de carcaça de ave doméstica abatida.

Country Status (10)

Country Link
US (1) US7967668B2 (pt)
EP (1) EP2101592B1 (pt)
JP (1) JP5213877B2 (pt)
AT (1) ATE475320T1 (pt)
BR (1) BRPI0720407B1 (pt)
DE (1) DE602007008145D1 (pt)
DK (1) DK2101592T3 (pt)
ES (1) ES2348315T3 (pt)
NL (1) NL1033122C2 (pt)
WO (1) WO2008078982A1 (pt)

Families Citing this family (28)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2010013300A1 (ja) 2008-07-28 2010-02-04 日本メジフィジックス株式会社 脳神経疾患検出技術
CN102858181B (zh) * 2009-12-17 2016-04-20 马雷尔肉类加工有限公司 用于加工已被屠宰的动物和/或其一部分的系统和方法
US8157625B2 (en) * 2010-01-26 2012-04-17 Foodmate Bv Method and apparatus for collecting meat from an animal part
US8632380B2 (en) * 2010-01-26 2014-01-21 Foodmate B.V. Method and apparatus for removing a sleeve of meat from an animal part having bone with knuckles on each of its opposite ends
US8789684B2 (en) 2010-04-19 2014-07-29 Foodmate Bv Rotatable article support for a conveyor
US8757354B2 (en) 2010-04-19 2014-06-24 Foodmate Bv Turning block alignment
NL2004574C2 (en) 2010-04-19 2011-10-20 Foodmate B V Rotatable article support for a conveyor.
NL2004573C2 (en) 2010-04-19 2011-10-20 Foodmate B V Turning block alignment.
NL2006075C2 (en) 2011-01-26 2012-07-30 Foodmate B V Rotationally indexed article support for a conveyor system having an alignment station.
US8727839B2 (en) 2011-01-21 2014-05-20 Foodmate Bv Poultry wing cutter for narrow pitch poultry lines
PL2667728T3 (pl) 2011-01-26 2016-01-29 Foodmate Bv Sposób usuwania kości z ud zwierzęcych w celu oddzielania i zbierania z nich mięsa oraz urządzenie realizujące sposób
US8882571B2 (en) 2011-01-26 2014-11-11 Foodmate Bv Method of deboning animal thighs for separating and collecting meat therefrom and apparatus for performing the method
US8267241B2 (en) 2011-01-26 2012-09-18 Foodmate Bv Rotationally indexed article support for a conveyor system having an alignment station
US8430728B2 (en) 2011-02-14 2013-04-30 Foodmate Bv Special cut poultry wing cutter
US8888569B2 (en) * 2011-09-26 2014-11-18 Tyson Foods, Inc. Big poultry cut-up method
NL2009033C2 (en) 2012-06-19 2013-12-23 Foodmate B V Weighing method and apparatus.
US8808068B2 (en) 2012-10-29 2014-08-19 Foodmate Bv Method of and system for automatically removing meat from an animal extremity
NL2009718C2 (en) 2012-10-29 2014-05-01 Foodmate B V Method of mechanically removing skin from animal parts.
NL2011369C2 (en) * 2013-09-02 2015-03-03 Marel Stork Poultry Proc Bv Skinning installation and method for removing skin from slaughtered poultry parts.
US9078453B2 (en) 2013-11-01 2015-07-14 Foodmate B.V. Method and system for automatically deboning poultry breast caps containing meat and a skeletal structure to obtain breast fillets therefrom
US8961274B1 (en) 2013-12-18 2015-02-24 Foodmate Bv Selective tendon cutter and method
US9596863B2 (en) * 2015-07-24 2017-03-21 Marel Meat Processing Inc. Automatic leg skinner
NL2019926B1 (en) * 2017-11-16 2019-05-22 Meyn Food Processing Tech Bv Deskinning apparatus and method for deskinning a poultry leg or part of a poultry leg
NL2024085B1 (en) 2019-10-23 2021-07-13 Meyn Food Processing Tech Bv Deskinning apparatus and method for deskinning a poultry leg or part of a poultry leg
WO2021178499A1 (en) 2020-03-04 2021-09-10 Foodmate Us, Llc Method and apparatus for removing skin from animal parts
DE102020108618A1 (de) 2020-03-27 2021-09-30 Nordischer Maschinenbau Rud. Baader Gmbh + Co. Kg Halteelement zum Anordnen von Rückenteilen oder Teilen davon von Geflügelschlachtkörpern
DE102020108616B4 (de) 2020-03-27 2022-05-25 Nordischer Maschinenbau Rud. Baader Gmbh + Co. Kg Vorrichtung und Verfahren zum Gewinnen des inneren Rückenfleisches von Geflügel
CN114747605B (zh) * 2022-04-26 2023-09-22 南京农业大学 一种猪半胴体智能化自动分割方法

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3930282A (en) * 1974-09-19 1976-01-06 Victor F. Weaver, Inc. Machine for processing the backs of poultry
US4723339A (en) 1986-04-21 1988-02-09 Stork Pmt B.V. Breast skinner
NL9101050A (nl) * 1991-06-18 1993-01-18 Stork Pmt Werkwijze en inrichting voor het bewerken van de huid van een poot van een geslachte vogel.
US5183434A (en) * 1991-07-03 1993-02-02 Johnson Food Equipment, Inc. Method and apparatus for removing the skin from poultry carcasses
US5188559A (en) * 1991-09-16 1993-02-23 Hazenbroek Jacobus E Method and apparatus for separating the legs from the back of a poultry carcass
NL9401198A (nl) * 1994-07-21 1996-03-01 Stork Pmt Werkwijze en inrichting voor het fileren van de romp van geslacht gevogelte.
US5472377A (en) * 1995-01-19 1995-12-05 Tyson Holding Company Poultry processing method, apparatus, and product
US6322438B1 (en) * 1999-07-15 2001-11-27 Systemate Group, B.V. Poultry leg and thigh processor
NL1012683C2 (nl) * 1999-07-23 2001-01-24 Stork Pmt Werkwijze voor het winnen van een binnenfilet van een gevogeltekarkasdeel, en inrichting voor het bewerken van het gevogeltekarkasdeel.
US6475076B1 (en) * 2001-03-14 2002-11-05 Tyson Foods, Inc. Secondary halving apparatus for poultry
NL1023752C2 (nl) * 2003-06-26 2004-12-28 Meyn Food Proc Technology Bv Inrichting voor het automatisch verwijderen van een staart van gevogelte.

Also Published As

Publication number Publication date
ATE475320T1 (de) 2010-08-15
BRPI0720407A2 (pt) 2013-12-31
EP2101592B1 (en) 2010-07-28
JP5213877B2 (ja) 2013-06-19
US7967668B2 (en) 2011-06-28
DE602007008145D1 (de) 2010-09-09
US20100029186A1 (en) 2010-02-04
DK2101592T3 (da) 2010-11-01
NL1033122C2 (nl) 2008-06-24
ES2348315T3 (es) 2010-12-02
JP2010512784A (ja) 2010-04-30
EP2101592A1 (en) 2009-09-23
WO2008078982A1 (en) 2008-07-03

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BRPI0720407B1 (pt) Método e aparelho para a retirada de pele dorsal de uma parte de carcaça de ave doméstica abatida.
ES2376372T3 (es) Procedimiento y dispositivo de tratamiento de una pieza de carcasa de ave de corral sacrificada.
ES2685312T3 (es) Método y aparato de corte de carcasa animal
RU2619254C1 (ru) Способ, система и направляющий узел для разделения наборов внутренних органов, выпотрошенных из забитой птицы
DK2449886T3 (en) A device for processing a carcass part of slaughtered poultry
RU2536450C1 (ru) Способ обработки тушки птицы и устройство для его осуществления
BRPI0622404B1 (pt) dispositivo e método para processar uma parte da carcaça da ave abatida
JPH05192069A (ja) 屠殺した鳥の足の皮の処理方法とその装置
EP1654932A3 (en) Filleting machine for poultry
ES2655472T3 (es) Un elemento guía, un conjunto guía, un sistema y un método para separar un grupo de vísceras extraído de aves sacrificadas
ES2850879T3 (es) Método y dispositivo de procesamiento de cadáveres de ganado a lo largo de la columna vertebral
ES2400007T3 (es) Sistema y método para la limpieza de una carcasa o parte de una carcasa de aves de corral sacrificadas
NO319404B1 (no) System for total benfjerning
DK3038470T3 (en) PROCEDURE FOR CUTTING A SLAUGHTERED ANIMALS HANGED IN THE LEGS HANGING IN A TRANSPORTER
US5102369A (en) Dark meat deboner
JP2006230322A (ja) 枝肉の分割方法及び装置
ES2769066T3 (es) Procedimiento, grupo de guía y sistema para separar conjuntos de vísceras evisceradas de aves sacrificadas
BR112018006845B1 (pt) Um método, uma montagem-guia e um sistema para separar conjuntos de vísceras inviscerados de aves abatidas

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]