BR112018006845B1 - Um método, uma montagem-guia e um sistema para separar conjuntos de vísceras inviscerados de aves abatidas - Google Patents

Um método, uma montagem-guia e um sistema para separar conjuntos de vísceras inviscerados de aves abatidas Download PDF

Info

Publication number
BR112018006845B1
BR112018006845B1 BR112018006845-4A BR112018006845A BR112018006845B1 BR 112018006845 B1 BR112018006845 B1 BR 112018006845B1 BR 112018006845 A BR112018006845 A BR 112018006845A BR 112018006845 B1 BR112018006845 B1 BR 112018006845B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
viscera
guide member
intestines
gizzard
guide
Prior art date
Application number
BR112018006845-4A
Other languages
English (en)
Other versions
BR112018006845A2 (pt
Inventor
Uffe Thrane
Bent Sørensen
Torben Andersen
Original Assignee
Linco Food Systems A/S
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Linco Food Systems A/S filed Critical Linco Food Systems A/S
Publication of BR112018006845A2 publication Critical patent/BR112018006845A2/pt
Publication of BR112018006845B1 publication Critical patent/BR112018006845B1/pt

Links

Images

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A22BUTCHERING; MEAT TREATMENT; PROCESSING POULTRY OR FISH
    • A22CPROCESSING MEAT, POULTRY, OR FISH
    • A22C21/00Processing poultry
    • A22C21/06Eviscerating devices for poultry

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Processing Of Meat And Fish (AREA)
  • Prostheses (AREA)

Abstract

a invenção se refere a um método, uma montagem-guia e um sistema para separar conjuntos de vísceras de aves (1) suspensos a partir de uma sustentação de vísceras (2). no método, um membro-guia (4) é movido de modo que o dito conjunto de vísceras (1) esteja disposto em uma abertura alongada (43) do membro-guia com os intestinos e a vesícula biliar suspensa abaixo do dito membro-guia e o fígado (16) e a moela (17) posicionada acima do mesmo. os intestinos (15) e a vesícula biliar são, então, separados do conjunto de vísceras remanescente (1) enquanto o dito fígado (16) repousa sobre uma primeira parte (41) de uma superfície de suporte de separação e a dita moela (17) em uma segunda parte (42) no lado oposto de uma abertura alongada. antes da separação, o conjunto de vísceras (1) é colocado em contato com um membro de engate (8) de modo que a moela (17) seja mantida em um lado da abertura alongada (43) pelo menos até entrar em contato com a superfície de suporte de separação (41).

Description

[1] A presente invenção se refere a um método, uma montagem-guia e um sistema para separar um conjunto de vísceras inviscerados de aves abatidas.
[2] A separação de vísceras é uma parte importante do processo de abate de aves. Os dois parâmetros mais importantes são velocidade e qualidade. Os sistemas de abate de aves modernos têm capacidade de operar em velocidades de processamento acima 200 aves por minuto. Como o valor dos sistemas é diretamente proporcional a sua velocidade de processamento, mesmo um aumento pequeno na velocidade de processamento pode ser muito valioso. No entanto, um aumento na velocidade de processamento não deve resultar em uma redução correspondente na qualidade da separação.
[3] Uma parte particularmente importante processo de separação de vísceras é a separação de partes comestíveis de partes não comestíveis. Tipicamente, os intestinos e a vesícula biliar são tidos como partes não comestíveis, enquanto que o fígado, o coração e a moela são tidos como partes comestíveis. Especialmente, a separação da vesícula biliar do fígado é desafiadora, uma vez que a vesícula biliar contém bile que pode contaminar as partes comestíveis do conjunto de vísceras se a separação não for realizada de modo apropriado.
[4] Os documentos WO2015/070880 e WO2014/183769 revelam métodos e aparelhos para separar conjuntos de vísceras, em que conjuntos de vísceras suspensos a partir de sustentações sob a influência da gravidade são dispostos em uma abertura alongada de um membro-guia de uma maneira na qual os intestinos e a vesícula biliar sejam suspensos abaixo do dito membro-guia e o fígado e a moela estejam posicionados acima do dito membro-guia. Os intestinos e a vesícula biliar são, então, separados do conjunto de vísceras remanescente enquanto o fígado repousa sobre uma superfície de suporte de separação do membro-guia.
[5] Em alguns casos, no entanto, uma parte do fígado é puxada abaixo das placas-guia estacionárias e é cortada e descartada junto com a vesícula biliar e os intestinos e, em outros casos, uma parte da vesícula biliar é deixada no fígado.
[6] Desse modo, ainda é um problema fornecer um método e/ou sistema que permite uma separação ainda mais precisa dos intestinos e da vesícula biliar das vísceras remanescentes em altas velocidades de processamento quando conjuntos de vísceras são suspensos a partir de sustentações de vísceras.
[7] Um primeiro aspecto da invenção se refere a um método para separar um conjunto de vísceras mantido por uma sustentação de vísceras em um transportador de vísceras em uma maneira na qual pelo menos o fígado, os intestinos e a vesícula biliar sejam suspensos abaixo da dita sustentação de vísceras, em que o dito método compreende as etapas de: A) mover um membro-guia de uma primeira posição para uma segunda posição de modo que o dito conjunto de vísceras esteja disposto em uma abertura alongada do membro-guia de uma maneira na qual os intestinos e a vesícula biliar sejam suspensos abaixo do dito membro-guia e o fígado e a moela estejam posicionados acima do dito membro-guia, em que a dita abertura alongada tem uma direção de comprimento, e B) separar os intestinos e a vesícula biliar do conjunto de vísceras remanescente enquanto o membro-guia está na segunda posição e o dito fígado e a dita moela repousam sobre uma superfície de suporte de separação do dito membro-guia, em que a dita superfície de separação inclui uma primeira parte em um lado da abertura alongada adaptado para sustentar a moela e um segundo lado no lado oposto da abertura alongada adaptada para sustentar o fígado, em que, antes ou simultaneamente à etapa A), o conjunto de vísceras é colocado em contato com um membro de engate de uma maneira para que pelo menos a moela seja mantida em um lado da abertura alongada pelo menos até entrar em contato com a superfície de suporte de separação.
[8] Manter a moela em um lado da abertura alongada contribui para uma orientação bem definida do conjunto de vísceras e, desse modo, garante que a moela e o fígado estejam na posição pretendida na superfície de suporte de separação. Isso, por sua vez, reduz o número de conjuntos de vísceras, em que a separação resulta em uma parte da vesícula biliar que é deixada no fígado ou uma parte do fígado que é cortada e descartada junto com os intestinos e a vesícula biliar. Experimentos mostraram que ao manter inicialmente tanto a moela quanto o fígado em um lado da abertura alongada, as diferenças em densidade e estrutura da moela e do fígado farão com que a moela repouse corretamente na superfície de suporte de separação em um lado da abertura alongada enquanto o fígado oscila sobre o lado oposto da abertura alongada antes repousar sobre a superfície de suporte de separação. Usar um membro de engate mostrou resultar em um melhoramento de 30 % no número de conjuntos de vísceras que são separados de modo ideal.
[9] Dependendo da modalidade do membro de engate e da anatomia dos conjuntos de vísceras processados, o fígado pode oscilar para o lado oposto do membro de engate mesmo antes do movimento do membro-guia ser iniciado, de modo que apenas a moela seja retida pelo membro de engate. Isso está completamente dentro do escopo da invenção.
[10] O método é particularmente vantajoso quando o membro-guia é movido entre a primeira posição e a segunda posição em um movimento de rotação, visto que o ângulo de alteração do membro-guia durante o movimento pode contribuir para o posicionamento do fígado e da moela na superfície de suporte de separação. O método, no entanto, também fornece uma vantagem com outros padrões de movimento.
[11] Se o membro de engate se projetar na abertura alongada pelo menos durante uma parte da etapa A), a transferência da moela para a superfície de suporte de separação pode ser auxiliada e o risco de o conjunto de vísceras ser comprimido entre o membro de engate e o membro- guia reduzido.
[12] A fim de permitir que a separação seja realizada com um baixo risco de o dispositivo de corte atingir o membro de engate e/ou membro-guia, pode ser vantajoso que o membro de engate não se projete na abertura alongada do membro-guia quando o membro-guia está na segunda posição.
[13] O tamanho e o formato do membro de engate podem variar dependendo, por exemplo, do espaço disponível, mas atualmente é considerado vantajoso que o conjunto de vísceras seja colocado em contato com o membro de engate de uma maneira para que o centro de gravidade da moela esteja engatado com o membro de engate direta ou indiretamente, isto é, com outro tecido ou órgãos entre a moela e o membro de engate.
[14] Uma modalidade específica, que fornece um bom suporte para a moela, é onde a parte do membro de engate está entrando em contato com o conjunto de vísceras tem formato de placa, substancialmente plana e se estende em um plano definido pela direção de comprimento da abertura alongada, e substancialmente perpendicular ao plano da superfície de suporte de separação na abertura alongada. Essa modalidade também é fácil de manter limpa devido a sua estrutura simples, mas será entendido que vantagens similares podem ser alcançadas com uma braçadeira produzida, por exemplo, a partir de uma haste inclinada. O aço inoxidável é um material bem adequado para o membro de engate, bem como outras partes da montagem-guia.
[15] A separação real pode ser alcançada de diversas maneiras, o que inclui por uma lâmina posicionada entre do dito membro-guia e o dito membro de engate, por bordas da abertura alongada do membro-guia movido junto, como tesouras, e/ou por uma extração dos intestinos e/ou vesícula biliar.
[16] Para facilitar adicionalmente a introdução de uma lâmina ou dispositivo de corte similar, a parte do membro de engate que está entrando em contato com o conjunto de vísceras pode ser produzida com uma borda ou superfície superior substancialmente linear, que é substancialmente paralela à direção de comprimento da abertura alongada quando o membro-guia está na segunda posição. Isso fornecerá uma lacuna de altura substancialmente uniforme entre o membro- guia e o membro de engate, e o lado inferior do membro-guia e/ou a borda ou superfície superior do membro de engate pode servir como uma guia para o dispositivo de corte.
[17] A orientação bem definida do conjunto de vísceras pode ser auxiliada ou garantida se os intestinos forem presos por um membro de preensão antes ou simultaneamente à etapa A), e prender os intestinos também contribuirá para a vesícula biliar sair no lado inferior do membro-guia quando o conjunto de vísceras está disposto na abertura alongada. A fim de contribuir adicionalmente para garantir que a vesícula biliar esteja localizada abaixo do membro-guia antes da separação, o membro de preensão pode, possivelmente, realizar um movimento vertical no qual os intestinos são puxados para baixo através da abertura alongada do membro-guia. Tal movimento para baixo pode ser realizado em todos os conjuntos de vísceras ou apenas onde foi detectado que a vesícula biliar não saiu corretamente. Um efeito similar pode ser alcançado mantendo-se o membro de preensão no mesmo nível horizontal e em vez de mover o membro-guia para cima.
[18] Um processamento contínuo pode ser alcançado fazendo-se com que cada uma das ditas sustentações de vísceras se mova como um par com uma montagem-guia que inclui o membro-guia e o membro de engate pelo menos por uma distância.
[19] Um segundo aspecto da invenção se refere a uma montagem-guia para uso em um sistema para separar conjuntos de vísceras que inclui um membro-guia com uma superfície de suporte de separação que tem uma abertura alongada para receber um conjunto de vísceras e com um membro de engate disposto de modo que o mesmo mantenha pelo menos a moela em um lado da abertura alongada pelo menos até entrar em contato com a superfície de suporte de separação. Tal montagem-guia pode ser usada em um aparelho de separação de vísceras, possivelmente, substituindo uma montagem-guia de técnica anterior sem o membro de engate aprimorando, dessa maneira, a precisão e a eficiência do aparelho de separação, conforme descrito em referência ao primeiro aspecto da invenção acima.
[20] O membro-guia será, em geral, móvel entre uma primeira posição inativa e uma segunda posição ativa, e em experimentos com conjuntos de vísceras de galinha, foi mostrado que a montagem-guia está funcionando bem se a superfície de suporte de separação estiver, de preferência, substancialmente vertical na primeira posição e substancialmente horizontal na segunda posição.
[21] Em algumas modalidades, o membro-guia tem capacidade de girar sobre um eixo geométrico, que é substancialmente perpendicular à abertura alongada e/ou paralelo à borda frontal, mas outros padrões de movimento também são previstos.
[22] Conforme descrito acima, pode ser vantajoso que pelo menos uma parte do membro de engate se projete na abertura alongada pelo menos em uma posição do membro-guia e, em uma modalidade específica, a parte do membro de engate que está entrando em contato com o conjunto de vísceras tem formato de placa, substancialmente plana e se estende em um plano definido pela direção de comprimento da abertura alongada, e substancialmente perpendicular ao plano da superfície de suporte de separação na abertura alongada pelo menos quando o membro-guia está na segunda posição.
[23] Um membro de preensão disposto abaixo do dito membro-guia para prender uma parte dos intestinos forma parte da montagem-guia em algumas modalidades.
[24] Uma maneira de fornecer o movimento do membro- guia é incorporar a dita montagem-guia a uma estrutura de montagem, em que pelo menos o dito membro-guia é móvel de modo vertical disposto na dita estrutura de montagem com uma primeira posição vertical adaptada para receber um conjunto de vísceras e uma segunda posição vertical acima da dita primeira posição vertical. O membro de engate e/ou membro de preensão pode ser montado na mesma estrutura de montagem e qualquer movimento necessário desses membros também pode ser fornecido por um movimento relacionado à estrutura de montagem. Também é possível tornar toda a estrutura de montagem móvel a fim de alcançar um movimento da montagem- guia em relação à sustentação de vísceras.
[25] Além de permitir uma coordenação ou sincronização fácil de movimento, dispor o membro-guia, o membro de engate e/ou o membro de preensão em uma estrutura de montagem comum, a provisão de uma montagem-guia também permite que as partes diferentes sejam facilmente fornecidas, montadas e substituídas como uma unidade, tornando a construção de um sistema de acordo com a invenção, bem como manutenção e reparo relativamente fáceis. Isso é, particularmente, para se membros adaptados para conectar a estrutura de montagem a uma estrutura de aparelho, como membros de controle adaptados para cooperar com trilhos-guia ou similares na estrutura de aparelho, forem produzidos de uma maneira já conhecida de outros sistemas usados em abatedouros de aves.
[26] Um terceiro aspecto da invenção se refere a um sistema para separar conjuntos de vísceras que compreendem um transportador de vísceras que compreende uma pluralidade de sustentações de vísceras, pelo menos um membro-guia e pelo menos um membro de engate disposto de modo que o mesmo mantenha pelo menos a moela em um lado de uma abertura alongada no membro-guia pelo menos até entrar em contato com uma superfície de suporte de separação no membro-guia. As vantagens de tal sistema correspondem àquelas descritas em referência ao primeiro e ao segundo aspectos da invenção acima.
[27] A fim de permitir movimento do membro-guia, o sistema pode incluir adicionalmente um mecanismo de ativação adaptado para mover o membro-guia, de preferência, para girar sobre um eixo geométrico horizontal. Tal mecanismo de ativação pode ser fornecido como parte de uma montagem-guia, possivelmente, em uma estrutura de montagem, mas também pode ser fornecido como uma parte independente do sistema.
[28] O movimento mútuo das sustentações de vísceras e do membro-guia (ou membros-guia) pode ser alcançado fornecendo-se o sistema com sustentações de vísceras adaptadas para se mover substancialmente no mesmo plano horizontal e do dito membro-guia adaptado para ser movido para cima em direção a uma sustentação de vísceras, possivelmente, por um movimento de rotação, mas outros padrões de movimento também são previstos.
[29] Para uso no processo de separação, é atualmente preferencial que o sistema inclua adicionalmente uma lâmina ou dispositivo de corte similar disposto abaixo da superfície de suporte de separação pelo menos quando em uma posição de uso, em que a dita lâmina ou dispositivo de corte similar, de preferência, é adaptado para ser posicionado entre o membro de engate e o membro-guia, quando o membro- guia está na segunda posição. Outros mecanismos de separação também podem, no entanto, ser fornecidos, alguns foram mencionados em referência ao primeiro aspecto da invenção acima.
[30] O dispositivo de corte pode formar parte de uma montagem-guia ou estar em uma parte independente do sistema.
[31] Os membros de preensão configurados para se moverem com uma sustentação de vísceras particular e prender os intestinos podem formar parte do sistema, e cada membro de preensão pode ser configurado para realizar um deslocamento para baixo e extração dos intestinos para baixo através da abertura alongada do membro-guia, conforme também foi descrito acima.
[32] Durante todo esse texto deve ser entendido que referências a um membro ser “substancialmente vertical” ou “substancialmente horizontal” são apenas tomadas como uma indicação geral de direção. Isso, por exemplo, significa que quando o membro-guia é descrito como sendo “substancialmente horizontal” em sua posição ativa, deve ser entendido como significando que o mesmo deve ter capacidade de formar uma superfície de sustentação para o fígado e a moela. Do mesmo modo, a posição inativa “substancialmente vertical” deve ser entendida como uma posição em que o membro-guia oscilou na direção contrária e está disposto em uma posição, em que qualquer líquido na superfície de suporte de separação será escoado.
[33] Referência às posições relativas como “acima”, “abaixo”, “para cima” ou “para baixo” devem ser entendidas como aplicando à montagem-guia quando montada e em sua posição de uso pretendida.
[34] O termo “repousa” não deve ser entendido no senso muito estrito de que, por exemplo, o fígado é absolutamente estacionário em relação à superfície de suporte de separação. Algum movimento pode estar envolvido devido às velocidades de processamento muito altas em processamento de aves moderno. Para evitar danos ao conjunto de vísceras, particularmente, o fígado, é, no entanto, preferencial que o movimento seja limitado de modo que a velocidade relativa do fígado em relação à superfície de suporte de separação seja menor que 25 %, de preferência, menor que 10 %, da velocidade da sustentação de vísceras.
[35] Do mesmo modo, deve ser entendido que o contato entre o membro de engate e o conjunto de vísceras irá, em geral, assumir o caráter do conjunto de vísceras que repousam contra o membro de engate, particularmente, se o mesmo não estiver disposto verticalmente, e que forças resultantes do movimento das partes individuais do sistema podem influenciar no contato entre o membro de engate e o conjunto de vísceras.
[36] A seguir, a invenção será descrita em maiores detalhes em referência às modalidades mostradas nos desenhos, em que:
[37] A Figura 1 mostra uma primeira modalidade de um membro-guia e um membro de engate visualizado de cima,
[38] A Figura 2 mostra uma segunda modalidade de um membro-guia e um membro de engate visualizado de cima,
[39] A Figura 3 mostra uma terceira modalidade de um membro-guia e um membro de engate visualizado de cima,
[40] A Figura 4 é uma vista em perspectiva de uma sustentação de vísceras que prende um conjunto de vísceras separadas de uma galinha sob a influência da gravidade e de uma montagem-guia que inclui um membro de engate e um membro- guia mostrados em uma posição inativa,
[41] A Figura 5 mostra a montagem-guia na Figura 4 em uma posição ativa e de um ângulo ligeiramente diferente,
[42] A Figura 6 é uma vista em perspectiva de uma sustentação de vísceras que prende um conjunto de vísceras separadas de uma galinha, e uma montagem-guia que inclui um membro-guia, um membro de engate e um membro de preensão montados em uma estrutura de montagem, em que o membro-guia está em uma primeira posição inativa,
[43] A Figura 7 corresponde à Figura 6, mas mostra o membro-guia em uma segunda posição ativa,
[44] A Figura 8 corresponde à Figura 7, mas vista de um ângulo diferente e que inclui uma lâmina circular inserida entre o membro-guia e o membro de engate, e
[45] A Figura 9 é uma ilustração esquemática do modelo de uma seção de um abatedouro de aves que inclui um sistema de acordo com a invenção.
[46] Três modalidades diferentes de um membro-guia 4 e um membro de engate 8 adequadas para uso de acordo com a invenção são mostradas nas Figuras 1 a 3. Quando nada mais é alegado, os recursos, que têm os mesmos números de referência, têm a mesma função ou substancialmente a mesma função.
[47] O membro-guia 4 compreende uma superfície de suporte de separação 41, 42 destinada para sustentar pelo menos o fígado e a moela de um conjunto de vísceras, conforme será descrito posteriormente. O lado direito 41 da superfície de suporte de separação é destinado para sustentar a moela e o lado esquerdo 42 é destinado para sustentar o fígado. Uma abertura alongada 43 que se estende da borda frontal 44 do membro-guia delimita os dois lados 41, 42 da superfície de suporte de separação e é destinada a envolver os intestinos do conjunto de vísceras, conforme também será descrito posteriormente. Oposto à borda frontal 44 na Figura 1 está um eixo 40 destinado para definir um eixo geométrico de rotação R quando conectado a uma montagem-guia ou estrutura de aparelho.
[48] A abertura alongada 43 na Figura 1 é reta, mas na modalidade mostrada na Figura 2, a abertura alongada inclui três seções, uma seção proximal 43a localizada na borda frontal 44 do membro-guia, uma seção distal 43b localizada na direção contrária da borda frontal e uma seção inclinada intermediária 43c que interconecta as seções proximal e distal. A seção distal 43b dessa modalidade está localizada à direita da seção proximal quando visualizada a partir da borda frontal e de acima e centralizada entre as bordas laterais. Em outras palavras, a seção proximal e a abertura 43d da abertura alongada 43 na borda frontal 44 estão localizadas à esquerda da parte intermediária da borda frontal. Isso demonstrou fornecer um posicionamento ideal do conjunto de vísceras em relação ao membro-guia quando processa conjuntos de vísceras de galinha com o uso de um aparelho de evisceração do tipo descrito no documento WO98/44806.
[49] A modalidade na Figura 3 tem uma abertura alongada reta, mas inclinada e, desse modo, combina as vantagens da modalidade nas Figuras 1 e 2.
[50] Em todas as modalidades mostradas nas Figuras 1 a 3, pelo menos algumas das bordas laterais da abertura 43 são bisotadas para auxiliar na inserção e posicionamento do conjunto de vísceras.
[51] O membro-guia 4 nas Figuras 1 a 3 é substancialmente quadrado, mas o mesmo também pode ter ligeiramente formato de cunha e ser bem estreito na extremidade voltada para a direção contrária da borda frontal para ajudar o conjunto de vísceras a alcançar a orientação desejada na superfície de suporte de separação e/ou convexa ou côncava. Do mesmo modo, será entendido que mesmo que a superfície de suporte de separação seja descrita como sendo plana, modalidades em que a superfície de suporte de separação é ou convexa ou côncava também estão dentro do escopo da invenção.
[52] Os flanges de borda 46, 47 na borda frontal e nas bordas laterais ajudam a manter o fígado e a moela na superfície de suporte de separação e impedir danos não intencionais ao fígado impedindo-se, particularmente, que os lóbulos do fígado fiquem pendurados pelas bordas.
[53] O membro-guia também pode ser composto de duas partes mutuamente móveis (não mostradas), em que cada uma forma um lado 41, 42 da superfície de suporte de separação. A abertura alongada 43 pode, então, ser formada por cada parte que tem uma reentrância no lado voltado para a outra parte, ou apenas uma parte pode incluir uma reentrância. De modo alternativo, a abertura alongada pode ser fornecida simplesmente mantendo-se uma distância entre as duas partes, e a separação dos intestinos e vesícula biliar do fígado e moela pode, então, ser alcançada pressionando-se as duas partes uma contra a outra, possivelmente combinada com uma extração dos intestinos em uma direção no sentido contrário do membro-guia.
[54] Também é possível usar um membro de placa mais simples (não mostrado) com uma abertura no ponto intermediário, e em que os intestinos são simplesmente passados através da abertura.
[55] Detalhes adicionais sobre modalidades vantajosas do membro-guia podem ser encontradas no pedido de patente anterior do requerente publicado sob o número WO2015/070880.
[56] O membro de engate 8 é de uma configuração reta em todas as modalidades mostradas nas Figuras 1 a 3 e disposto substancialmente em uma parte central da abertura alongada que se estende na direção de comprimento L da abertura. Devido às seções proximal e distal 43a, 43b serem compensadas uma em relação à outra na modalidade na Figura 2, o membro de engate é mostrado como localizado próximo a uma borda lateral da abertura na seção proximal 43a e próximo à borda lateral oposta na seção distal 43b. No entanto, é atualmente considerado vantajoso manter uma distância de pelo menos 1 mm entre o membro de engate e as bordas laterais da abertura alongada. Isso irá, não apenas impedir contato direto entre o membro-guia e o membro de engate e, consequentemente, reduzir o desgaste nessas partes, mas também reduzirá o risco de partes do conjunto de vísceras serem comprimidas sem intenção entre si. Dispor o membro de engate de modo que o mesmo seja ligeiramente descentralizado em relação à abertura alongada pode contribuir para manter a moela em um lado da abertura alongada e, desse modo, para um posicionamento preciso na superfície de suporte de separação, conforme será descrito em detalhes abaixo.
[57] Conforme também será visualizado, a transição entre a borda frontal 44 do membro-guia e as bordas laterais da abertura alongada 43, 43a é pelo menos, de algum modo, arredondada em todas as modalidades. Isso ajudará a impedir que os intestinos sejam comprimidos entre o membro-guia e o membro de engate, particularmente quando o membro-guia é girado em relação ao membro de engate, conforme será descrito abaixo.
[58] Como é bem conhecido por um indivíduo versado, conjuntos de vísceras de aves são relativamente uniformes apesar das variações de tamanho, mas como particularmente o tecido de fígado é macio, não será possível manter o mesmo completamente em um lado da superfície de suporte de separação. Além disso, uma porcentagem pequena de aves é anatomicamente diferente no sentido de que os órgãos estão localizados no lado oposto da cavidade corporal em comparação com aves normais da mesma espécie. Em tais casos, a posição dos órgãos no conjunto de vísceras inviscerado que oscilam na sustentação de vísceras também será como espelho invertido em comparação com o que será mostrado e descrito no presente documento. Na maior parte dos casos, a presente invenção terá, no entanto, capacidade para lidar com tal conjunto de vísceras em espelho invertido, ainda que a moela e o fígado estejam repousando nos lados opostos da superfície de suporte de separação, mas a precisão da separação não será tão alta. Do mesmo modo, será entendido que os órgãos em algumas espécies de aves podem estar localizados de modo ligeiramente diferente no conjunto de vísceras em relação ao que é mostrado nos desenhos, que representa conjuntos de vísceras de galinha. As posições e dimensões relativas descritas no presente documento podem, portanto, ter que ser adaptadas para o processamento particular.
[59] Agora, voltando para as Figuras 4 e 5, o membro-guia 4 e o membro de engate 8 são mostrados como partes de uma montagem-guia 6 e dispostos abaixo de uma sustentação de vísceras 2, que pode ser parte de um transportador de vísceras suspenso de uma maneira bem conhecida pelo indivíduo versado na técnica.
[60] Um conjunto de vísceras de uma galinha é mostrado oscilando na sustentação de vísceras 2 nas Figuras 4 e 5. Nesse caso, a sustentação de vísceras é do tipo com duas partes mutuamente móveis e tem o esôfago 11 preso abaixo do coração 12, de modo que o coração e os pulmões 13 estejam repousando em uma superfície superior 21 da sustentação de vísceras, mas a invenção funciona igualmente bem quando o esôfago é mantido entre o coração 12 e o papo. Do mesmo modo, deve ser entendido que a sustentação de vísceras não tem que prender o esôfago. Também é verificado que embora um conjunto de vísceras de galinha é, no presente documento, usado como um exemplo, conjuntos de vísceras de outras aves como patos, gansos, perus, pombos ou codornas podem ser mantidos e processados substancialmente da mesma maneira.
[61] Na modalidade preferencial, diversas sustentações de vísceras 2 são montadas em um transportador suspenso como é prática comum em abatedouros de aves e receber um conjunto de vísceras em um momento, ou diretamente de um eviscerador ou de um transportador ou unidade intermediário, que pode, por exemplo, servir como um amortecedor.
[62] O membro de engate 8 é, no presente documento, composto de um membro de placa substancialmente plano 81 que se estende em um plano definido pela direção de comprimento L da abertura alongada 43 e substancialmente perpendicular ao plano da superfície de suporte de separação 41,42, mas uma braçadeira ou haste se estende no nível da borda superior 82 do membro de placa pode fornecer a mesma função. O membro de placa 81, que é a parte destinada a entrar em contato com o conjunto de vísceras 15, é fixado a uma parte de suporte 83 adaptada para se conectar a uma estrutura de montagem ou similares.
[63] Em operação, a sustentação de vísceras 2 e, consequentemente, o conjunto de vísceras se move na direção indicada pelas setas M na Figura 4 colocando, dessa maneira, o conjunto de vísceras em contato com o membro de engate 8. Isso será tipicamente alcançado movendo-se a sustentação de vísceras e a montagem-guia substancialmente na mesma velocidade, pelo menos uma das mesmas após um trilho curvado de modo que sustentações de vísceras e montagens-guia dispostas em série encontrem seus pares um por um conforme o movimento prossegue. Esse princípio de movimento é bem conhecido para o indivíduo versado na técnica.
[64] O membro de engate 8 está disposto em tal altura em relação à sustentação de vísceras que o centro de gravidade da moela 17 está localizado na borda superior 82 do membro de engate pelo menos quando o movimento do membro-guia é iniciado. Isso permite que o membro de engate impeça a moela 17 de se mover após a abertura alongada mantendo-a, desse modo, adjacente à parte 41 da superfície de suporte de separação destinada a receber a moela e na direção contrária da parte oposta 42 destinada a receber o fígado 16. Quando o membro-guia é oscilado da posição na Figura 4 para a posição na Figura 5, o contato com o membro de engate 8 fará com que, inicialmente, tanto a moela 17 quanto o fígado 16 estejam localizados no lado 41 da superfície de separação destinado a receber a moela, mas devido às diferenças em densidade e estrutura da moela e do fígado, a moela 17 repousará em um lado 41 da abertura alongada 43 enquanto o fígado 16 será oscilado para o lado oposto da abertura alongada.
[65] A extensão do membro de engate 8 na direção horizontal perpendicular à direção de movimento M é para que o conjunto de vísceras não deslize para fora e passe pelo membro de engate, e a espessura do membro de placa 81 é para que o mesmo seja suficientemente enrijecido para prender novamente o conjunto de vísceras e que a borda superior 82 não corte o conjunto de vísceras.
[66] Usar uma placa com uma altura, conforme mostrado nas Figuras 4 a 8, resulta no membro de engate 8 também prender os intestinos 15 e impedir, desse modo, que os mesmos oscilem e/ou se espalhem quando as partes superiores de conjunto de vísceras entram em contato com o membro de engate. Um efeito similar pode ser alcançado usando-se uma braçadeira, mas o membro de placa 81 é tanto comparativamente fácil de fabricar quanto de limpar.
[67] Na modalidade mostrada, o membro de engate 8 se projeta na abertura alongada 43 no membro-guia até que o mesmo tenha sido trazido para sua segunda posição ativa. Isso permite que o membro-guia 4 retirem o conjunto de vísceras para fora do membro de engate de uma maneira controlada e com um baixo risco de comprimir os intestinos 15 ou outras partes do conjunto de vísceras, mas outras modalidades são completamente dentro do escopo da invenção.
[68] Agora, voltando para as Figuras 6 as 8, uma montagem-guia 6 semelhante àquela nas Figuras 4 e 5, mas também que inclui um membro de preensão 3 foi fornecida em uma estrutura de montagem, conforme será descrito posteriormente.
[69] Na Figura 6 o membro-guia 4 é mantido em uma primeira posição inativa, substancialmente vertical e na Figura 7 o membro-guia foi colocado em uma segunda posição ativa, substancialmente horizontal que é girada sobre o eixo horizontal 40. O eixo 40 é, de preferência, substancialmente paralelo à direção de deslocamento do transportador de vísceras, de modo que o membro-guia entre ao redor dos intestinos 15 a partir do lado e debaixo, em que os intestinos passam na abertura alongada 43 do membro-guia. Esse movimento de oscilação ou giratório é iniciado pelo mecanismo de ativação 48, que pode ser acionado por mecanismos hidráulicos ou gás, mas a ativação por meio, por exemplo, de um eletromotor também é possível.
[70] Ao mesmo tempo que o movimento do membro-guia 4, os intestinos 15 são presos ou estendidos por um movimento para baixo do membro de preensão 3 e/ou pelo movimento para cima do membro-guia 4 e/ou por um movimento para cima da sustentação de vísceras 2. O membro de preensão pode ser ativado simultaneamente com a rotação do membro-guia, mas também pode ser vantajoso ativar o membro de preensão e possivelmente infligir uma extração para baixo nos intestinos antes de ativar o membro-guia.
[71] No presente documento o membro de preensão 3 é ilustrado como uma ferramenta similar à pinça com um membro de braçadeira em formato de U 31 em um lado dos intestinos e uma única haste 32 no outro lado pressionando um contra o outro para fixar os intestinos, mas outras modalidades são possíveis, conforme será prontamente imaginável para o indivíduo versado.
[72] Quando o membro-guia 4 foi oscilado para sua posição ativa como nas Figuras 5 e 7, o fígado 16 e a moela 17 estão repousando na superfície de suporte de separação superior 41, 42 do membro-guia.
[73] Um estiramento dos intestinos 15, ou pelo membro de preensão 3, possivelmente em cooperação com a sustentação de vísceras e/ou o membro-guia, ou apenas por gravidade, faz com que a vesícula biliar (não mostrada), que foi anteriormente escondida abaixo do fígado 16, passasse através da abertura alongada 43 no membro-guia e se tornasse exposta no lado inferior do membro-guia. O baço (não mostrado) também pode entrar através da abertura alongada, mas isso, em geral, não será o caso quando ao usar um membro-guia como nas Figuras 1 a 3.
[74] Quando o conjunto de vísceras está na posição mostrada na Figura 5 e 7, a vesícula biliar pode ser separada das partes remanescentes do conjunto de vísceras junto com os intestinos 15, por exemplo, por meio de uma lâmina giratória 5 disposta substancialmente em paralelo com o lado inferior do membro-guia e acima da borda superior 82 do membro de engate, conforme mostrado na Figura 8. No entanto, também é possível usas outros tipos de dispositivos de corte ou simplesmente extrair os intestinos e vesícula biliar, mesmo que a extração envolva um risco aumentado de romper a vesícula biliar e/ou danificar o fígado. Outra opção é usar um membro-guia com duas partes 41, 42, conforme descrito acima, em que as duas partes podem ser colocadas juntas de modo que os intestinos e a vesícula biliar sejam ou fixados de modo que os mesmos possam ser puxados, possivelmente com o uso do membro de preensão, ou cortados diretamente pelas duas partes que atuam como tesouras.
[75] Nessa, bem como em todas as outras modalidades em que o membro-guia 4 é oscilado da primeira posição para a segunda posição, a oscilação permite que o fígado 16 e a moela 17 deslizem para baixo ao longo da abertura 43, na qual a vesícula biliar é desprendida do fígado e o conjunto de vísceras se desloca para uma posição ideal para a separação. Esse movimento de deslizamento pode estar simplesmente sob a influência da gravidade, mas também é possível que ocasione um movimento ligeiramente oscilante movendo-se a sustentação de vísceras 2 e o membro-guia 4 um em relação ao outro facilitando, dessa maneira, a reorientação do fígado, da moela e da vesícula biliar. A reorientação do fígado e da moela na superfície de suporte de separação também significa que os mesmos estão dispostos de uma maneira bem definida, conforme visualizado na Figura 5, o que pode ser vantajoso para uma separação posterior dos mesmos entre si e de outras partes do conjunto de vísceras.
[76] Na modalidade nos desenhos, os intestinos estão dispostos verticalmente quando presos pelo membro de preensão 3, mas pode se provar vantajoso dispor os mesmos em outra direção e a direção dos intestinos também pode ser alterada durante o processo alterando-se a posição mútua do membro de preensão, do membro de engate e do membro-guia e/ou o ângulo de um ou de ambos. A força aplicada para realizar estiramento dos intestinos também pode se alterar potencialmente, resultando em um movimento de oscilação dos intestinos.
[77] Os ângulos e forças exatos, resultando em um posicionamento ideal dos intestinos 15, da vesícula biliar e do fígado 16 em relação ao membro-guia 4, dependerão de diversos fatores, como o ângulo da superfície de suporte de separação 41, 42, o tamanho e o formato da abertura 43, as dimensões e a posição do membro de engate 8 e a natureza dos conjuntos de vísceras que são processados.
[78] Um único corte através todo o tecido que conecta os intestinos 15, a vesícula biliar ao restante do conjunto de vísceras fornecerá uma separação muito precisa, mas uma precisão ainda maior com desperdício reduzido de tecido de fígado e vesículas biliares menos rompidas podem ser alcançadas realizando-se dois cortes consecutivos: Um primeiro ou pré-corte separa os intestinos e envolve tecido conectivo, gordura e membranas da moela, e um segundo ou corte principal separa a vesícula biliar do fígado, possivelmente também corta de modo frouxo o baço.
[79] O pré-corte resulta no peso dos intestinos e qualquer força de extração aplicada pelo membro de preensão que afeta apenas as conexões ao fígado, resultando na vesícula biliar ser puxada para fora do tecido de fígado e, desse modo, expor o fio de tecido que conecta os mesmos. O segundo corte pode, desse modo, ser realizado com um risco consideravelmente reduzido de corte no fígado ou vesícula biliar.
[80] Quando se processa conjuntos de vísceras de galinha, a profundidade do pré-corte deve ser de aproximadamente 7 mm e se revelou ideal para extração dos intestinos aproximadamente 2 cm ainda mais abaixo após o pré- corte para expor adicionalmente a vesícula biliar.
[81] Embora as duas etapas de separação para separar os intestinos da moela e a vesícula biliar do fígado tenham sido descritas acima como sendo realizadas por corte, será entendido que uma ou ambas também podem ser realizadas de outras maneiras, por exemplo, puxando-se. Do mesmo modo, será entendido que um ou mais cortes podem ser realizados com o uso de outros meios além da lâmina circular 5 mostrada, como, por exemplo, uma lâmina linear ou um par de lâminas que atua como tesouras.
[82] Nas Figuras 6 a 8, o membro de preensão 3, o membro de engate 8 e o membro-guia 4 são montados em uma estrutura de montagem que inclui um par de hastes 61, 62, conforme será descrito em detalhes abaixo. Tais hastes podem ser fixadas a uma estação de processamento do tipo carrossel, conforme é bem conhecido pelo indivíduo versado permitindo, dessa maneira, que a montagem-guia 6 se desloque junto com um transportador de vísceras suspenso (não mostrado), em que as hastes são substancialmente verticais ou ligeiramente inclinadas na direção contrária da sustentação de vísceras. Se o transportador girar no carrossel com um raio de curvatura que corresponde substancialmente ao raio do carrossel, a montagem-guia e as sustentações de vísceras nos transportadores se deslocarão substancialmente em paralelo sobre uma seção do transportador, conforme também será descrito em referência à Figura 9.
[83] O membro de preensão 3 é fixado às hastes por meio de um primeiro membro de base 63 e o membro-guia 4 e o membro de engate 8 são fixados às mesmas hastes por meio de um segundo membro de base similar 64. Uma roda 65 no lado traseiro do segundo membro de base é adaptada para se deslocar em um trilho-guia 75 no aparelho, conforme ilustrado na Figura 8 e trilhos-guia similares 76, 77, 79 são fornecidos para as outras rodas 36, 37, 49, respectivamente. Quando o trilho-guia tem uma inclinação para cima, a roda e, consequentemente, também o membro de base serão forçados para cima, em que o membro de base desliza para cima ao longo das hastes e vice-versa quando o trilho-guia tem uma inclinação para baixo, conforme é bem conhecido a partir de outros processos em abatedouros de aves. O primeiro membro de base é fornecido com uma roda similar 36, mas deve ser entendido que tanto pode ser estacionário quanto que o primeiro pode ser móvel e o segundo estacionário em relação às hastes 61, 62. Rodas adicionais 37, 49 são fornecidas para controlar o ângulo dos membros de base. Qualquer uma dessas modalidades fornecerá a alteração mútua de posição do membro de preensão e do membro-guia descritos acima.
[84] Em todas as modalidades mostradas, o membro- guia é substancialmente horizontal em sua posição ativa, mas será entendido que esse não precisa ser o caso. Qualquer ângulo entre 45 graus e horizontal pode ser adequado para sustentar o fígado e a moela dependendo, dentre outras coisas, da presença de flanges de borda e se os intestinos são mantidos por uma prensa ou não. Do mesmo modo, também é possível girar o plano horizontal de modo que o fígado e a moela irão deslizar em direção à extremidade distal da abertura alongada. Essa possibilidade de dispor o membro-guia em um ângulo diferente também se aplica a outras modalidades, desde que o membro-guia tenha capacidade de sustentar o fígado e a moela de modo apropriado. Do mesmo modo, o membro- guia pode ser inclinado de modo que ou a borda anterior ou a borda posterior, quando visualizadas na direção de deslocamento da montagem-guia e/ou do transportador de vísceras, sejam elevadas uma em relação à outra. Tais inclinações podem facilitar o posicionamento do conjunto de vísceras no membro-guia.
[85] É observado que os conjuntos de vísceras mostrados nas Figuras 4 a 8 estão suspensos com o fígado 16 à esquerda nas Figuras, isto é, com o lado do conjunto de vísceras originalmente voltado para o peito da ave antes da evisceração voltada na direção contrária da sustentação de vísceras 2 e estrutura de montagem-guia 6. Se um método de evisceração diferente for usado ou se os conjuntos de vísceras estiverem suspensos na direção oposta devido ao método de transferência para a sustentação de vísceras, o conjunto de vísceras deve ser produzido de modo a engatar o membro de engate 8 do lado oposto de modo que moela 17 que esteja sempre mais próximo ao membro de engate.
[86] Embora a invenção tenha, no presente documento, descrito em referência às modalidades que tem tanto um membro-guia 4, um membro de engate 8 quanto um membro de preensão 3, o membro de preensão pode, a princípio, estar disposto separado da montagem-guia em um estágio anterior no processamento das aves, ou ainda distribuído como, simplesmente, dependendo da gravidade para puxar os intestinos 15 para baixo. Isso também implica que o membro- guia 4 e membro de engate 8 podem ser projetados independentemente do projeto do membro de preensão 3 e vice- versa e que as combinações descritas acima são, portanto, apenas para serem considerados como exemplos não limitantes.
[87] A montagem-guia 6 é parte de um sistema 7 para separar conjuntos de vísceras inviscerados de aves abatidas e esse sistema, por sua vez, é destinado para uso em um abatedouro de aves, em que a mesma está disposta em série com outros sistemas de processamento de aves. Um exemplo do modelo de uma seção de um abatedouro de aves que inclui um sistema 7 de acordo com a invenção é mostrado na Figura 9. As aves (não mostradas), que foram anteriormente aturdidas ou mortas e penduradas pelas pernas em um transportador suspenso 90, entram nessa seção do abatedouro no canto superior esquerdo na Figura 9. A partir desse momento, as aves são, primeiro, levadas para um cortador de ventilação 91 e, então, para uma máquina de abertura 92, antes de serem invisceradas em um eviscerador 93. Os conjuntos de vísceras (não mostrados na Figura 9) são transportados na direção contrária do eviscerador em um transportador de vísceras 94 para o sistema 7 de acordo com a invenção, enquanto as carcaças são transportadas em um transportador separado 95 para uma estação de recorte 96. As estações de processamento adicionais de tipos conhecidos podem ser fornecidas adicionalmente a jusante nos transportadores de vísceras e carcaças, mas são não mostradas ou descritas no presente documento.
[88] O sistema de separação de conjunto de vísceras 7 é, no presente documento, do tipo carrossel com montagens- guia 6 distribuída de modo uniforme ao longo de sua periferia 71. As montagens-guia estão dispostas na mesma distância mútua que a distância entre sustentações de vísceras 2 no transportador de vísceras 94 e o carrossel está girando substancialmente na mesma velocidade que o transportador. Ao passar pelo sistema de separação 7, o transportador de vísceras 94 realiza um giro de 180 graus, o que significa que as sustentações de vísceras no transportador e as montagens- guia no sistema de separação se deslocam em paralelo através de aproximadamente metade da circunferência do carrossel. O fato de que as montagens-guia se movem junto com a sustentação de vísceras significa que os impactos resultantes de um conjunto de vísceras em movimento em um transportador de vísceras que se depara com um membro de engate estacionário 8 são evitados. No entanto, será entendido que a invenção também funcionará em abatedouros de aves que têm um modelo diferente e que a função da montagem-guia é, a princípio, independente do projeto do restante do sistema.
[89] A montagem-guia 6 é, desse modo, potencialmente móvel em pelo menos duas maneiras: A mesma pode se mover para cima e para baixo em relação à sustentação de vísceras 2, conforme mostrado nas Figuras 4 a 8, e a mesma pode se mover em paralelo com o transportador de vísceras, conforme mostrado na Figura 9. Uma dessas maneiras de movimento será, a princípio, suficiente para fornecer uma vantagem sobre a técnica anterior, mas vantagens adicionais são alcançadas combinando-se as mesmas.
[90] É observado que a direção de deslocamento do transportador de vísceras na Figura 9 é a mesma que a direção do movimento mostrada na Figura 4, mas que a direção oposta de deslocamento também é possível. Se o deslocamento na direção oposta e se a montagem-guia e o sistema descritos em referência às Figuras 4 a 8 forem aplicados diretamente, os conjuntos de vísceras estariam entrando em contato com o lado oposto do membro de engate 8. Se a orientação dos conjuntos de vísceras e a direção de entrada no sistema de separação 7 não forem para que os conjuntos de vísceras entrem automaticamente em engate com os membros de engate do lado ideal, conforme explicado acima, um amortecedor ou mecanismo de atraso pode ser empregado de modo que o mesmo seja, em vez do membro de engate 8, engatado com o conjunto de vísceras. Tais mecanismos são bem conhecidos a partir de outros processos na indústria de avicultura.

Claims (21)

1. Método para separar um conjunto de vísceras (1) inviscerado de aves abatidas, em que o dito conjunto de vísceras inclui moela (17), fígado (16), intestinos (15) e vesícula biliar, e é mantido por uma sustentação de vísceras (2) em um transportador de vísceras de uma maneira na qual pelo menos o fígado, os intestinos e a vesícula biliar sejam suspensos abaixo da dita sustentação de vísceras (2), em que o dito método compreende as etapas de: A) mover um membro-guia (4) de uma primeira posição para uma segunda posição de modo que o dito conjunto de vísceras (1) esteja disposto em uma abertura alongada (43) do membro- guia de uma maneira na qual os intestinos e a vesícula biliar sejam suspensos abaixo do dito membro-guia e o fígado (16) e a moela (17) estejam posicionados acima do dito membro-guia, em que a dita abertura alongada tem uma direção de comprimento (L), e B) separar os intestinos (15) e a vesícula biliar do conjunto de vísceras remanescente (1) enquanto o membro-guia (4) está na segunda posição e o dito fígado (16) e a dita moela (17) repousam sobre uma superfície de suporte de separação (41, 42) do dito membro-guia, em que a dita superfície de separação inclui uma primeira parte (41) em um lado da abertura alongada (43) adaptado para sustentar a moela e um segundo lado (42) no lado oposto da abertura alongada adaptada para sustentar o fígado, caracterizado pelo fato de que antes ou simultaneamente com a etapa A) o conjunto de vísceras (1) é colocado em contato com um membro de engate (8) de uma maneira para que pelo menos a moela (17) seja mantida em um lado da abertura alongada (43) pelo menos até entrar em contato com a superfície de suporte de separação (41).
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o membro-guia (4) é movido entre a primeira posição e a segunda posição em um movimento de rotação.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que pelo menos uma parte do membro de engate (8) se projeta na abertura alongada pelo menos durante uma parte da etapa A).
4. Método, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que o membro de engate (8) se projeta através da abertura alongada (43) quando o membro- guia (4) está na primeira posição e não se projeta na abertura alongada quando o membro-guia está na segunda posição.
5. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que o conjunto de vísceras (1) é colocado em contato com o membro de engate (8) de uma maneira para que o centro de gravidade da moela (17) esteja engatando no membro de engate direta ou indiretamente.
6. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que a parte do membro de engate (8) que está entrando em contato com o conjunto de vísceras (1) tem formato de placa, substancialmente plana e disposta para se estender em um plano definido pela direção de comprimento (L) da abertura alongada (43), e substancialmente perpendicular ao plano da superfície de suporte de separação (41, 42) na abertura alongada.
7. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de que os intestinos (15) são presos por um membro de preensão (3) antes ou simultaneamente com etapa A), em que o dito membro de preensão possivelmente realiza um movimento vertical no qual os intestinos são puxados para baixo através da abertura alongada (43) do membro-guia (4) e/ou da sustentação de vísceras (2) e/ou do membro-guia (4) que é movido para cima na direção contrária do membro de preensão.
8. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de que os intestinos (15) e a vesícula biliar e, possivelmente, o baço são separados do conjunto de vísceras remanescente (1) por: uma lâmina (5) posicionada entre do dito membro-guia (4) e o dito membro de engate (8); bordas da abertura alongada (43) do membro-guia (4) que são movidas juntas como tesouras; e/ou uma extração dos intestinos (15) e/ou vesícula biliar.
9. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo fato de que a dita sustentação de vísceras (2) e uma montagem-guia (6) que inclui o membro-guia (4) e o membro de engate (8) são movidas como um par pelo menos por uma distância.
10. Montagem-guia (6) para uso em um sistema para separar conjuntos de vísceras (1) que incluem moela (17), fígado (16), intestinos (15) e vesícula biliar e que são inviscerados de aves abatidas, que inclui um membro-guia (4), que é móvel entre uma primeira posição e uma segunda posição e que compreende uma superfície de suporte de separação (41, 42) que tem uma abertura alongada (43) com uma direção de comprimento (L) para receber um conjunto de vísceras (1) de uma maneira na qual pelo menos os intestinos (15) e a vesícula biliar estejam suspensos abaixo do dito membro-guia (4) e o fígado (16) e a moela (17) estejam posicionados acima do dito membro-guia (4), e em que a dita superfície de separação inclui uma primeira parte (41) em um lado da abertura alongada (43) adaptada para sustentar a moela e um segundo lado (42) no lado oposto da abertura alongada adaptada para sustentar o fígado, caracterizada pelo fato de que a mesma inclui adicionalmente um membro de engate (8) disposto de modo que o mesmo mantenha pelo menos a moela (17) em um lado da abertura alongada (43) pelo menos até entrar em contato com a superfície de suporte de separação (41).
11. Montagem-guia, de acordo com a reivindicação 10, caracterizada pelo fato de que o membro-guia (4) tem capacidade de girar sobre um eixo geométrico (R), que é substancialmente perpendicular à abertura alongada (43) e/ou paralelo à borda frontal (44) do membro-guia (4).
12. Montagem-guia, de acordo com a reivindicação 10 ou 11, caracterizada pelo fato de que o membro-guia (4) é móvel entre uma primeira posição inativa e uma segunda posição ativa, em que a superfície de suporte de separação (41, 42), de preferência, é substancialmente vertical na primeira posição e substancialmente horizontal na segunda posição.
13. Montagem-guia, de acordo com qualquer uma das reivindicações 10 a 12, caracterizada pelo fato de que pelo menos uma parte do membro de engate (8) se projeta na abertura alongada (43) pelo menos em uma posição do membro- guia (4).
14. Montagem-guia, de acordo com qualquer uma das reivindicações 10 a 13, caracterizada pelo fato de que o membro de engate (8) inclui um membro de placa (81) adaptado para entrar em contato com o conjunto de vísceras (1), em que o dito membro de placa é substancialmente plano e se estende em um plano definido pela direção de comprimento (L) da abertura alongada (43), e substancialmente perpendicular ao plano da superfície de suporte de separação (41, 42) na abertura alongada pelo menos quando o membro-guia (4) está na segunda posição.
15. Montagem-guia, de acordo com qualquer uma das reivindicações 10 a 14, caracterizada pelo fato de que compreende adicionalmente um membro de preensão (3) disposto abaixo do dito membro-guia (4) para prender uma parte dos intestinos (15) e/ou que compreende uma estrutura de montagem (61, 62) na qual o dito membro-guia (4) e/ou o dito membro de engate (8) e/ou o dito membro de preensão (3) estão dispostos.
16. Montagem-guia, de acordo com qualquer uma das reivindicações 10 a 15, caracterizada pelo fato de que compreende adicionalmente uma estrutura de montagem (61, 62), e em que pelo menos o dito membro-guia (4) é móvel de modo vertical disposto na dita estrutura de montagem com uma primeira posição vertical adaptada para receber um conjunto de vísceras (1) e uma segunda posição vertical acima da dita primeira posição vertical.
17. Sistema para separar conjuntos de vísceras (1) invisceradas de aves abatidas, em que o dito conjunto de vísceras inclui moela (17), fígado (16), intestinos (15) e vesícula biliar, e o dito sistema compreende pelo menos um membro-guia (4) e um transportador de vísceras que compreende uma pluralidade de sustentações de vísceras (2), em que cada sustentação de vísceras (2) é configurada para prender um conjunto de vísceras (1) de uma maneira na qual pelo menos o fígado (16), os intestinos (15) e a vesícula biliar estejam suspensos abaixo da dita sustentação de vísceras (2); o dito membro-guia (4) é móvel entre uma primeira posição e uma segunda posição, o dito membro-guia (4) compreende uma abertura alongada (43) com uma direção de comprimento (L), em que o dito membro-guia é configurado para, enquanto é movido da primeira posição para a segunda posição, receber um conjunto de vísceras (1) mantido por uma sustentação de vísceras (2) na dita abertura alongada (43) de uma maneira na qual os intestinos (15) e a vesícula biliar sejam suspensos abaixo do dito membro-guia (4) e o fígado (16) e a moela (17) estejam posicionados acima do dito membro-guia (4); e em que o dito sistema é configurado para separar os intestinos (15) e a vesícula biliar do conjunto de vísceras remanescente enquanto o dito fígado (16) e a dita moela (17) repousam sobre uma superfície de suporte de separação (41, 42) do dito membro-guia (4) e o membro-guia está na segunda posição, em que a dita superfície de suporte de separação inclui uma primeira parte (41) em um lado da abertura alongada (43) adaptada para sustentar a moela e um segundo lado (42) no lado oposto da abertura alongada adaptado para sustentar o fígado, caracterizado pelo fato de que pelo menos um membro de engate (8) está disposto de modo que o mesmo mantenha pelo menos a moela (17) em um lado da abertura alongada (43) pelo menos até entrar em contato com a superfície de suporte de separação (41).
18. Sistema, de acordo com a reivindicação 17, sendo que o mesmo é caracterizado pelo fato de que inclui adicionalmente um mecanismo de ativação (48) adaptado para mover o membro-guia (4), de preferência, para girar sobre um eixo geométrico horizontal (R).
19. Sistema, de acordo com a reivindicação 17 ou 18, caracterizado pelo fato de que as ditas sustentações de vísceras (2) são adaptadas para se mover substancialmente no mesmo plano horizontal, e em que o dito membro-guia (4) é adaptado para ser movido para cima em direção a uma sustentação de vísceras, possivelmente por um movimento de rotação.
20. Sistema, de acordo com qualquer uma das reivindicações 17 a 19, sendo que o mesmo é caracterizado por incluir adicionalmente uma lâmina (5) ou dispositivo de corte similar disposto abaixo da superfície de suporte de separação (41, 42) pelo menos quando em uma posição de uso, em que a dita lâmina ou dispositivo de corte similar, de preferência, é adaptado para ser posicionado entre o membro de engate (8) e o membro-guia (4), quando o membro-guia está na segunda posição.
21. Sistema, de acordo com qualquer uma das reivindicações 17 a 20, caracterizado pelo fato de que o sistema compreende adicionalmente uma pluralidade de membros de preensão (3), em que cada membro de preensão é configurado para se mover com uma sustentação de vísceras particular (2) e prender os intestinos (15), em que cada membro de preensão, de preferência, é configurado para realizar um deslocamento para baixo e extração dos intestinos para baixo através da abertura alongada (43) do membro-guia (4).
BR112018006845-4A 2015-10-26 2016-10-24 Um método, uma montagem-guia e um sistema para separar conjuntos de vísceras inviscerados de aves abatidas BR112018006845B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DKPA201570693 2015-10-26
DKPA201570693 2015-10-26
PCT/EP2016/075500 WO2017072063A1 (en) 2015-10-26 2016-10-24 A method, a guide assembly and a system for separating viscera sets eviscerated from slaughtered poultry

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR112018006845A2 BR112018006845A2 (pt) 2018-11-06
BR112018006845B1 true BR112018006845B1 (pt) 2021-12-14

Family

ID=57482366

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR112018006845-4A BR112018006845B1 (pt) 2015-10-26 2016-10-24 Um método, uma montagem-guia e um sistema para separar conjuntos de vísceras inviscerados de aves abatidas

Country Status (8)

Country Link
US (1) US10602747B2 (pt)
EP (1) EP3367805B1 (pt)
AR (1) AR106418A1 (pt)
BR (1) BR112018006845B1 (pt)
DK (1) DK3367805T3 (pt)
ES (1) ES2769066T3 (pt)
PL (1) PL3367805T3 (pt)
WO (1) WO2017072063A1 (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN114727612B (zh) * 2019-11-29 2023-10-17 丹麦巴德尔食品系统公司 从家禽屠体或其部分回收肝脏的设备和方法

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5026317A (en) * 1990-03-20 1991-06-25 Kennedy Claude D Viscera excision for poultry and the like
US5041053A (en) * 1990-08-01 1991-08-20 Cantrell Machine Company, Inc. Heart harvesting system and method
DE4039721A1 (de) * 1990-12-13 1992-06-17 Behringwerke Ag Verfahren zur herstellung eines pasteurisierten und eisenfreien human-transferrins und seine verwendung
NL9101856A (nl) * 1991-11-07 1993-06-01 Meyn Maschf Werkwijze en inrichting voor het in losse onderdelen scheiden van een uit een vogel verwijderd pakket bestaande uit darmen, lever en hart met longen.
NL1000799C2 (nl) * 1995-07-14 1997-01-15 Meyn Maschf Inrichting voor het verwijderen van de maag uit een door een transporteur voortbewogen ingewandenpakket dat verwijderd is uit een geslachte vogel.
EP1011341B1 (en) 1997-04-10 2002-09-04 LINDHOLST & CO. A/S Method, apparatus and evisceration spoon for eviscerating intestine packs of slaughtered poultry
ES2183626T3 (es) 1998-12-07 2003-03-16 Linco Food Systems As Metodo y aparato para separar paquetes intestinales de aves sacrificadas, en particular de pollos.
DK175558B1 (da) * 2000-09-15 2004-12-06 Slagteriernes Forskningsinst Apparat og fremgangsmåde til automatisk at adskille lever fra et pluckssæt fra en slagtekrop
DK175570B1 (da) * 2002-06-26 2004-12-13 Slagteriernes Forskningsinst Apparat og fremgangsmåde til automatisk afskæring af hjerte og lunger fra et pluckssæt fra en slagtekrop
US20080280550A1 (en) * 2007-01-02 2008-11-13 Tyson Foods, Inc. Method and apparatus for processing gizzards
EP2803273A1 (en) * 2013-05-14 2014-11-19 Linco Food Systems A/S A method, a system and a guide assembly for separating viscera sets eviscerated from slaughtered poultry
PL3068230T3 (pl) * 2013-11-14 2018-03-30 Linco Food Systems A/S Człon prowadnicy, zespół prowadnicy, system i sposób odseparowywania zestawu wnętrzności wypatroszonych z ubitego drobiu

Also Published As

Publication number Publication date
BR112018006845A2 (pt) 2018-11-06
ES2769066T3 (es) 2020-06-24
WO2017072063A1 (en) 2017-05-04
DK3367805T3 (da) 2020-03-02
EP3367805B1 (en) 2019-12-04
PL3367805T3 (pl) 2020-05-18
EP3367805A1 (en) 2018-09-05
US10602747B2 (en) 2020-03-31
AR106418A1 (es) 2018-01-10
US20180310574A1 (en) 2018-11-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US9491952B2 (en) Method, a system and a guide assembly for separating viscera sets eviscerated from slaughtered poultry
US8647181B2 (en) Slaughtering installation and method
BRPI0622404B1 (pt) dispositivo e método para processar uma parte da carcaça da ave abatida
US9648887B2 (en) Guide member, a guide system and a method for separating a viscary set eviscerated from slaughtered poultry
BR112018006845B1 (pt) Um método, uma montagem-guia e um sistema para separar conjuntos de vísceras inviscerados de aves abatidas
JPH0523100A (ja) ブレストプロセツサー

Legal Events

Date Code Title Description
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 24/10/2016, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.