"CORREIA TRANSPORTADORA SEM-FIM" Campo da Invenção
A presente invenção se relaciona geralmente a correias tranportadoras, e mais especificamente a uma correia transportadora sem-fim para uma fábrica de ar acondicionado, na qual a correia transportadora se estende em helicoidal ao longo de parte de seu comprimento, compreendendo eixos transversais e elementos laterais. Técnica Anterior
Correias transportadoras do tipo descrito acima são freqüentemente usadas em fábricas de ar condicionado para prover rápido resfriamento de produtos alimentares. Tais correias transportadoras usualmente são constituídas de meios de ligação que compreendem elementos laterais e eixos transversais conectados àqueles. Os meios de ligações são interconectados de tal modo que a correia transportadora gire quer verticalmente e lateralmente. Os meios de ligação podem, no entanto, ser projetados de vários modos.
As figuras Ia a Ic mostram uma correia transportadora 101 com meios de ligação 102 do primeiro tipo. Cada meio de ligação 102 compreende elementos laterais 103 e um eixo 104 entre os mesmos, fixado aos elementos laterais 103. Furos alongados 105 são formados nos elementos laterais 103 para interconectar os meios de ligação 102, os eixos 104, 105 de um meio de ligação 102 que se estende através de furos alongados 105 nos elementos laterais 103 de um meio de ligação adjacente 102.
Os furos alongados 105 permitem que os meios de ligação adjacentes 102 se movimentem entre si. Graças a esta mobilidade, a correia transportadora 101 pode girar na direção lateral.
Os eixos 104 são montados giratoriamente nos furos alongados 105, por conseguinte permitindo que a correia transportadora gire na direção vertical.
Em relação à giração vertical, ilustrada na figura Ic, a correia transportadora 101 adota uma condição rígida entre dois eixos 104, o que significa que o raio de giração Ri depende da distância Al, que corresponde à distância entre dois eixos 104.
Uma correia transportadora construída de acordo com estes princípios está descrita, por exemplo, em EP 293.095. Este tipo de técnica anterior de correia transportadora 101 sofre, no entanto, um sério problema. Os meios de ligação 102 da correia transportadora 101 apresentam uma rigidez relativamente baixa que torna sua capacidade de carga limitada.
Este problema foi eliminado por meio de uma correia transportadora 201, como mostrado nas figuras 2a a 2c. A correia transportadora 2 01 compreende meios de ligação 202 de um segundo tipo.
Este segundo tipo de meios de ligação 2 02 compreende elementos laterais 2 03 que são fixamente conectados em pares a dois eixos 204.
Os elementos laterais 203 e eixos 204 formam um meio de ligação 2 02 tendo uma estrutura de quadro torsionalmente rígida. Os meios de ligação 2 02 são, por sua vez, interconectados de maneira similar àquela descrita acima para uma correia transportadora 101 com meios de ligação 102 do citado primeiro tipo.
Uma correia transportadora construída de acordo com este princípio está descrita por exemplo em SE 452.590. Em alguns casos, é desejável prover uma conexão ainda mais forte entre os meios de ligação 202 através de elementos de pressão (não mostrados) conectados a eixos opostos de dois meios de ligação adjacentes 202.
Os meios de ligação torsionalmente relativamente rígidos 202 do citado segundo tipo fazem que a correia transportadora 2 01 tenha uma boa capacidade de carga. Em alguns casos, o projeto dos meios de ligação provoca certas dificuldades.
0 projeto dos meios de ligação 202 resulta no fato de a correia transportadora 201, girando na direção vertical como mostrado na figura 2c, se torna rígida ao longo de uma distância A2 que corresponde a três eixos 2 04, e conseqüentemente, o raio de giração R2 da correia transportadora aumenta, se a distância entre os eixos 202 não tiver sido modificada em relação à correia transportadora 101, que compreende meios de ligação 102 do citado primeiro tipo. Para fixar um dado raio de giração, o que é freqüentemente desejável, a distância entre os eixos 2 04 deve ser reduzida desta forma, resultando em uma correia mais compacta e pesada 201.
Conseqüentemente, há necessidade de uma correia transportadora melhorada com meios de ligação do citado segundo tipo, i.e. uma correia transportadora com meios de ligação torsionalmente rígidos. Sumário da Invenção
Em vista do citado acima, um primeiro objetivo da presente invenção é prover uma correia transportadora tendo meios de ligação torsionalmente rígidos.
Um objetivo adicional da presente invenção é prover uma correia transportadora tendo uma boa condição de giro na direção vertical.
Também se trata de um objetivo da presente invenção prover uma correia com peso relativamente baixo. Para se conseguir alguns destes e outros objetivos que ficarão mais claros a partir da descrição que se segue, provê-se uma correia transportadora, de acordo com a presente invenção, tendo as características definidas na reivindicação 1. As configurações preferidas serão estabelecidas nas reivindicações dependentes 2 a 14.
Mais especificamente, de acordo com a presente invenção, provê-se uma correia transportadora sem-fim para uma fábrica de ar condicionado, cuja correia transportadora se estende em helicoidal ao longo de parte de seu comprimento compreendendo eixos transversais e elementos laterais, a citada correia transportadora se caracteriza pelo fato de os elementos laterais serem conectados aos pares a somente dois eixos, que são fixamente conectados aos citados elementos laterais e formarem com estes um meio de ligação, sendo que os meios de ligação adjacentes são articulados entre si por um elemento de acoplamento que é arranjado entre os mesmos e conectado aos eixos vizinhos dos meios de ligação adjacentes.
Daí, resultando uma correia transportadora melhorada. Uma vez que cada meio de ligação compreende dois elementos laterais e dois eixos transversais fixamente conectados ao mesmo, os meios de ligação proporcionam uma estrutura de quadro relativamente rígida, portanto proporcionando à correia boa capacidade de carga. Cada elemento lateral adicionalmente é conectado a somente dois eixos, i.e. eixos aos quais o elemento 1 é fixamente conectado. A conexão dos meios de ligação é conseguida indiretamente por meio do elemento de acoplamento. Conseqüentemente, a correia transportadora pode ser projetada apresentando uma boa condição de giro na direção vertical. A conexão indireta dos meios de ligação adjacentes na verdade significa que a correia transportadora, girando verticalmente, é rígida ao longo de somente dois eixos vizinhos, ao contrário de correias transportadoras da técnica anterior tendo meios de ligação rígidos, cujas correias transportadoras são rígidas ao longo de três eixos, girando verticalmente.
A correia transportadora, de acordo com a presente invenção, pode ser projetada apresentando um dado raio de giro com um número comparativamente menor de eixos por unidade de comprimento, dois ao invés de três, que permite uma significativa redução no peso da correia transportadora. Também sendo possível aumentar as dimensões da correia transportadora sem aumentar demasiadamente seu peso.
De acordo com uma configuração preferida da correia transportadora da presente invenção, cada ligação adjacente é articulada no elemento de acoplamento entre os mesmos, para girar em torno de dois eixos mutuamente perpendiculares, que por sua vez são perpendiculares à direção longitudinal da correia transportadora. Isto significa que uma correia transportadora projetada desta forma pode girar quer verticalmente e horizontalmente. De acordo com uma outra configuração preferida, os meios de ligação adjacentes são através do citado elemento de acoplamento, mutuamente móveis na direção longitudinal da correia transportadora. Conseqüentemente, a correia transportadora pode ser estendida ou expandida, contraídas ou retraídas. Contraindo a correia transportadora ao longo da porção de borda e/ou expandindo a correia transportadora ao longo da outra porção de borda, será possível conseguir a citada condição de giro na direção lateral da correia transportadora. 0 elemento de acoplamento preferivelmente é projetado de modo que os eixos vizinhos dos meios de ligação adjacentes no estado expandido sejam arranjados a uma distância que corresponda à distância entre dois eixos dos respectivos meios de ligação. Garantindo que a distância entre todos os eixos da correia transportadora seja idêntica no estado expandido da correia, será fácil passar a correia transportadora através de rolo defletor para girá-la verticalmente. De acordo com uma configuração mais preferida, os elementos laterais de cada meio de ligação sobrepõem os elementos laterais de um meio de ligação adjacente no estado expandido da correia transportadora. Isto garante que a correia transportadora tenha bordas laterais não- interrompidas também quando se encontra na condição estendida ou expandida. Cada meio de ligação, vantajosamente, inclui uma porção frontal complementar a uma porção traseira de um meio de ligação adjacente para permitir sobreposição mutua ao conectar os meios de ligação. Os elementos laterais de cada meio de ligação incluem transição estendida no centro para prover a citada porção frontal e a citada porção traseira do meio de ligação. Vantajosamente, os eixos de cada meio de ligação se conectam ao respectivo elemento lateral no respectivo lado da citada transição. Um meio de ligação projetado desta forma apresenta grande rigidez torsional. De acordo com a configuração preferida, furos alongados são feitos no elemento de acoplamento para receber os citados eixos vizinhos dos meios de ligação adjacentes. Os furos alongados permitem a citada mobilidade dos meios de ligação na direção longitudinal da correia transportadora e também a condição de giro da correia transportadora na direção lateral. De acordo com uma outra configuração preferida, o elemento de acoplamento compreende dois meios de acoplamento, cada um deles arranjado na respectiva borda lateral longitudinal da correia transportadora. De acordo com uma outra configuração preferida, um primeiro elemento lateral de cada meio de ligação forma um espaçador para suportar uma volta sobreposta da correia transportadora quando esta se estende em helicoidal na citada fábrica de ar condicionado. Uma correia transportadora projetada desta forma é auto- portante em um lado. Preferivelmente, também um segundo elemento lateral de meio de ligação forma um espaçador. Tal correia é auto-portante em ambos lados. De acordo com ainda com uma outra configuração preferida, os eixos da correia transportadora suportam uma tela de arame para formar a superfície de carga da correia.
As configurações preferidas da presente invenção serão agora descritas por meio de exemplo, fazendo referência aos desenhos anexos. Descrição Resumida dos Desenhos
As figuras Ia a Ic são vistas esquemáticas de uma correia transportadora convencional com meios de ligação de um primeiro tipo;
as figuras 2a a 2c são vistas esquemáticas de uma correia transportadora convencional com meios de ligação de um segundo tipo;
a figura 3 é uma vista em perspectiva de uma correia transportadora sem-fim, de acordo com a presente invenção, que se estende em helicoidal ao longo de parte de seu comprimento;
a figura 4a a 4c são vistas esquemáticas de uma correia transportadora, de acordo com a presente invenção, com meios de ligação de um segundo tipo;
a figura 5 é uma vista em perspectiva interrompida de uma configuração preferida de uma correia transportadora, de acordo com a presente invenção;
a figura 6 é uma vista em perspectiva de um meio conectante da correia transportadora da figura 5;
a figura 7 é uma vista em perspectiva de um elemento lateral da correia transportadora da figura 5;
a figura 8 é uma vista em perspectiva interrompida de uma segunda configuração de uma correia transportadora de acordo com a presente invenção. Descrição das Configurações
A presente invenção se relaciona a uma correia transportadora sem-fim 1 para uma fábrica de ar condicionado, na qual a correia transportadora se estende em helicoidal ao longo de parte de seu comprimento.
A correia transportadora 1 assim deve ser arranjada em um Ioop sem fio, por exemplo, como mostrado na figura 1.
A correia transportadora 1 pode ser rapidamente resfriada quando passa através da fábrica de ar condicionado.
No entanto, deve ser apreciado que a correia transportadora da presente invenção poderá também ser usada para outras aplicações além de fábricas de ar condicionado.
A presente invenção será descrita agora fazendo referência a um diagrama esquemático, à configuração básica e às configurações preferidas. Sendo que componentes equivalentes receberão números iguais. As figuras 4a a 4c ao quais se faz referência agora, esquematicamente ilustram uma correia transportadora 1 da presente invenção.
A correia transportadora 1 compreende uma pluralidade de meios de ligação, cada um deles tendo dois elementos laterais 3 e dois eixos 4 que se estendem entre os elementos laterais e fixamente conectados aos mesmos. A parte mostrada da correia transportadora 1 compreende mais especificamente um primeiro meio de ligação Ia e um segundo meios de ligação 2b, mutuamente adjacentes, de um elemento de acoplamento 5. Um outro meio de ligação 2 adjacente ao citado segundo meio de ligação 2b é indicado por linhas tracejadas.
Cada meio de ligação 2a e 2b compreende dois elementos laterais 3a e 3b e dois eixos transversais 4a e 4b que se estendem entre os elementos laterais 3a, 3b e sendo fixamente conectados aos mesmos.
Cada meio de ligação 2a e 2b assim tem uma estrutura de quadro que prove elevada rigidez torsional aos meios de ligação 2a e 2b.
Não há conexão direta entre os primeiro e segundo meios de ligação, mas a articulação é conseguida indiretamente através do elemento de acoplamento 5 arranjado entre eles e conectado a dois eixos vizinhos 4a e 4b, i.e. eixos opostos de meios de ligação adjacentes 2a e 2b.
Na configuração mostrada, o elemento de acoplamento 5 compreende dois meios de acoplamento 6, cada um deles arranjado na respectiva borda lateral longitudinal 7 da correia transportadora 1. Cada meio de acoplamento 6 consiste de um corpo alongado, no qual são providos dois furos alongados sucessivamente arranj ados 8.
Cada furo alongado 8 recebe um dos eixos vizinhos 4a e 4b dos meios de ligação adjacentes 2a e 2b.
Os furos alongados 8 do meio de acoplamento 6 fazem os meios de ligação adjacente 2a, 2b mutuamente móveis na direção longitudinal da correia transportadora 1. Como mostrado na figura 4a, o primeiro meio de ligação 2a inclui uma porção traseira 9 complementar à porção frontal 10 do segundo meio de ligação adjacente 2b para prover sobreposição 11 entre os meios de ligação 2a e 2b. A sobreposição 11 é preferivelmente formada de modo a ser mantida também quando os meios de ligação 2ai e 2b estão afastados ao máximo um do outro. Na configuração mostrada na figura 4a, a porção frontal comparativamente mais larga do primeiro meio de ligação prende a porção traseira mais estreita do segundo meio de ligação 2b, o movimento da correia transportadora está ilustrado pela seta na figura 4a.
A correia transportadora da presente invenção 1 pode ser assim recolhida ou contraída aproximando os meios de ligação 2a e 2b. A correia transportadora 1 pode também ser estendida ou expandida afastando os meios de ligação 2a e 2b um do outro. A sobreposição 11 entre os meios de ligação 2a e 2b que é mantida no estado expandido da correia transportadora 1 garante que a correia transportadora 1 tem bordas laterais contínuas 7 também quando a correia transportadora se expande. 0 elemento de acoplamento 5 entre os meios de ligação 2a e 2b permite que os meios de ligação 2a e 2b girem entre si.
Mais especificamente, os meios de ligação 2a e 2b são articulados no elemento de acoplamento 5 entre eles para girar de um lado em torno de um primeiro eixo de rotação paralelo à direção transversal da correia 1 e que está ilustrado em 12 na figura 4a, e de outro lado em torno de
um segundo eixo de rotação perpendicular a ambos à citada direção transversal e à citada direção longitudinal da correia transportadora 1, o citado segundo eixo sendo mostrado em 13 na figura 4b.
A capacidade de girar em torno do primeiro eixo de transmissão 12 é proporcionada pelos eixos 4a e 4b dos meios de ligação 2a e 2b, que são giratoriamente recebidos no furo alongado 8 do meio de acoplamento 6. A condição de giro em torno do segundo eixo geométrico de rotação 13 é proporcionada pelos eixos 4a e 4b que são móveis nos citados furos alongado 8.
A correia transportadora da presente invenção 1 assim pode girar quer verticalmente ou lateralmente graças à condição de giro dos meios de ligação 2a e 2b. Para girar a correia transportadora 1 na direção lateral, a correia transportadora 1 pode, por exemplo, ser expandida ao longo da borda lateral 7 e/ou retraída ao longo da borda lateral 7.
A correia transportadora 1 da presente invenção na verdade apresenta ótima condição de giro na direção vertical. Isto porque o primeiro meio de ligação 2 é conectado verticalmente e giratoriamente ao segundo meio de ligação 2b. Isto significa que, com o meio de ligação girando verticalmente, a correia 1, compreendendo uma pluralidade de meios de ligação 2 conectados e articulados desta maneira, é rígida somente ao longo de uma distância A que corresponde a dois eixos transversais vizinhos 4. Isto deve ser comparado com meios de ligação 201 que compreendem meios de ligação rígidos 2 02, que girando lateralmente são rígidos ao longo de uma distância que corresponde a três eixos 204.
A boa condição de giro da correia transportadora da presente invenção 1 na direção vertical proporciona várias vantagens.
Em particular, um dado raio de giro R pode ser provido para uma correia transportadora 1 de um certo tamanho com um número comparativamente menor de eixos 4 por unidade de comprimento. Isto significa que o peso da correia transportadora 1 pode ser reduzido, o que é uma grande vantagem especialmente em correias transportadoras 1 tendo dimensões relativamente grandes.
A figura 5, a qual se faz referência agora, ilustra uma parte interrompida de uma correia transportadora 1 de acordo com uma configuração preferida da presente invenção.
Como descrito acima, a correia transportadora 1 compreende uma pluralidade de meios de ligação 2 articulados e indiretamente conectados, sendo que cada um deles compreende dois elementos laterais 3 e dois eixos transversais 4 que se estendem entre os elementos laterais 3 e são fixamente conectados aos mesmos. Na configuração mostrada, a conexão indireta entre dois meios de ligação adjacentes 2 é conseguida através de um elemento de acoplamento 5 na forma de dois meios de acoplamento 6, cada um deles arranjado ao longo da respectiva borda lateral 7.
Cada meio de acoplamento 6 consiste de um corpo alongado, no qual dois furos sucessivamente arranjados 8 são formados, que é mais claramente mostrado na figura 6. Os eixos 4 dos meios de ligação adicionalmente suportam uma tela de arame 14 formando uma superfície de carga 1. A tela de arame que está somente parcialmente mostrada na figura 5, é preferivelmente formada de modo a posicionar o citado meio de ligação 6 ao longo das respectivas bordas laterais 7 da correia 1.
A distância entre os eixos 4 da correia transportadora 1 se encontra no estado expandido da correia transportadora preferivelmente idêntico à distância entre os eixos 4 dos respectivos meios de ligação 2. No entanto, deve ser apreciado que a presente invenção também compreende correias transportadoras com eixos que são arranjados em diferentes configurações. A distância idêntica entre eixos da correia transportadora no estado expandido é, no entanto, muito vantajosa porque permite a passagem da correia transportadora em rolos defletores que deflete a correia transportadora na direção vertical. A figura 7 ilustra mais claramente o elemento lateral 3 da correia transportadora 1 da presente invenção. Mais especificamente, o elemento lateral 3 consiste de uma chapa metálica com linha de dobra ou encosto essencialmente central 15. Um furo 16 é feito em cada lado do citado encosto 15 para receber o eixo 4. No lado posterior do elemento lateral 3, uma estrutura em forma de caixa 17 é formada integrada com a chapa metálica para permitir uma soldagem confiável dos citados eixos 4 no elemento lateral 3.
As porções inferiores de canto 18 do elemento lateral 3 são projetadas para permitir que dois meios de ligação adjacentes se conectem sem que os elementos laterais 3 choquem um no outro ou contra eixos adjacentes 2. 0 encosto central 15 do elemento lateral 3 resulta que o meio de ligação 2 obtenha uma porção frontal 11 e uma porção traseira 10 como descrito com referência à figura 4a. A porção traseira 10 de um meio de ligação 2 é formada complementar à porção frontal 11 para permitir retração do meio de ligação adjacente 2. O fato de os eixos conectarem os respectivos elementos laterais 3 no respectivo lado do citado encosto central 15 melhora a rigidez torsional dos meios de ligação 2. Os elementos laterais 3 também formam espaçadores suportando volta sobreposta da correia 1 quando estendida em helicoidal. 0 elemento lateral 3 da figura 7 no lado de baixo tem meios de guia 19 impedindo a volta sobreposta deslizar da volta subjacente. A correia transportadora 1, tendo meios de ligação 2 com elementos laterais 3, como mostrado na figura 7, é auto-portante. No entanto, nota-se que a invenção também pode incluir correias transportadoras não-auto-portantes e correias auto-portantes ao longo de somente uma borda lateral. De acordo com a presente invenção, provê-se uma correia transportadora sem-fim 1 para fábrica de ar condicionado, na qual tal correia 1 se estende em helicoidal ao longo de parte de seu comprimento. A correia transportadora 1 compreende uma pluralidade de meios de ligação 2 articulados e indiretamente conectados, cada um deles compreendendo dois elementos laterais 3 e dois eixos transversais 4 estendidos entre os elementos laterais 3 e conectados ao mesmo. A conexão articulada e indireta entre dois meios de ligação adjacentes 2 é conseguida através de um elemento de acoplamento 5 conectado aos eixos vizinhos 4 dos meios de ligação 2. Em outras palavras, o elemento de acoplamento 5 conecta os dois eixos dos meios de ligação adjacentes 2, quais eixos 4 são orientados um em direção ao outro. O elemento de acoplamento é projetado de modo a permitir que dois meios de ligação adjacentes 2 girem entre si em torno de dois eixos geométricos de rotação mutuamente perpendiculares 12 e 13 que são perpendiculares ã direção longitudinal da correia 1. Conseqüentemente, a correia transportadora 1 pode girar quer verticalmente ou lateralmente.
De acordo com uma configuração preferida, a condição de giro dos meios de ligação 2 é conseguida por meio de um elemento de acoplamento 5 na forma de dois meios de acoplamento 6, que são arranjados cada um deles na forma de dois meios de acoplamento 6, cada um deles arranjado em uma borda lateral 7 da correia transportadora 1. Cada meio de acoplamento 6 tem furos alongados 8 para receber os citados eixos vizinhos 4.
A figura 8, a qual se faz referência, ilustra uma outra configuração de uma correia transportadora 1 da presente invenção.
Como na configuração anterior, a correia transportadora 1 compreende uma pluralidade de meios de ligação 2, cada um deles tendo dois elementos laterais 3 (dos quais somente se mostra um) e dois eixos 4 que se estendem entre os elementos laterais 3 e são fixamente conectados aos mesmos. Os meios de ligação adjacentes 2 são adicionalmente interconectados por meio de um elemento de acoplamento 5 na forma de dois meios de acoplamento 6, que são arranjados na respectiva borda lateral da correia transportadora 1. Em cada meio de acoplamento 6, são providos dois furos alongados arranjados sucessivamente 8, cada um deles recebendo um dos eixos vizinhos 4 dos meios de ligação adjacente.
Graças aos furos alongados 8 dos meios de acoplamento 6, os meios de ligação adjacentes 2 são móveis entre si na direção longitudinal da correia transportadora 1. Cada meio de ligação 1 inclui uma porção frontal idêntica à porção traseira. Isto significa que os meios de ligação 2 não podem ser conectados sobrepostos. Mais especificamente, forma-se um espaço entre dois meios de ligação 22 quando são afastados um do outro. No entanto, deseja-se que a correia transportadora 1 tenha essencialmente bordas laterais não-interrompidas.
Por esta razão, cada meio de acoplamento 6 compreende um flange projetante 2 0 que preenche o espaço formado entre os dois meios de ligação adjacentes 2. 0 elemento de acoplamento poderá também ser projetado de outros modos. Por exemplo, de acordo com uma configuração não mostrada, é possível conectar indiretamente dois meios de ligação adjacentes através de um elemento de acoplamento formado em uma peça e arranjado entre as bordas laterais da correia transportadora. 0 elemento de acoplamento pode incluir dois furos alongados sucessivamente arranjados, cada um deles recebendo um dos dois eixos vizinhos dos meios de ligação adjacentes. Provendo o elemento de acoplamento com um flange projetante, que combinado com sucessivos flanges projetantes de elementos de acoplamento do mesmo tipo, pode dividir a superfície de carga da correia transportadora em trajetórias separadas, por conseguinte separando os produtos na correia transportadora. Nota-se que a presente invenção não se limita âs configurações ilustradas e descritas acima. Assim é possível formar o elemento de acoplamento com de partes da tela de arame que forma a superfície de carga da correia transportadora. 0 elemento de acoplamento que conecta indiretamente dois meios de ligação adjacentes então consiste de arames que conectam dois eixos vizinhos dos meios de ligação adjacentes.
Também é possível projetar os elementos laterais de tal modo que os mesmos não formem espaçadores para suportar uma volta superposta. Também é possível fazer que os elementos laterais formem espaçadores em somente uma das duas porções de borda da correia transportadora. Tal correia seria auto-portante em somente um lado. Os elementos laterais também podem ser projetados de outras maneiras, e ademais o elemento de acoplamento não precisa ser projetado de acordo com as configurações ilustradas. Um meio de acoplamento do elemento de acoplamento pode incluir um único furo alongado para receber eixos vizinhos e meios de ligação adjacentes. Diversas modificações e variações poderão ser imaginadas por aqueles habilitados na técnica, por conseguinte, o escopo da presente invenção será exclusivamente definido nas reivindicações anexas.