BR0202604B1 - conjunto de láminas para moto vibrador. - Google Patents

conjunto de láminas para moto vibrador. Download PDF

Info

Publication number
BR0202604B1
BR0202604B1 BRPI0202604-0A BR0202604A BR0202604B1 BR 0202604 B1 BR0202604 B1 BR 0202604B1 BR 0202604 A BR0202604 A BR 0202604A BR 0202604 B1 BR0202604 B1 BR 0202604B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
blade
line
imaginary line
blades
motovibrator
Prior art date
Application number
BRPI0202604-0A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0202604A (pt
Inventor
Rick L Habben
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed filed Critical
Publication of BR0202604A publication Critical patent/BR0202604A/pt
Publication of BR0202604B1 publication Critical patent/BR0202604B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B26HAND CUTTING TOOLS; CUTTING; SEVERING
    • B26BHAND-HELD CUTTING TOOLS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B26B19/00Clippers or shavers operating with a plurality of cutting edges, e.g. hair clippers, dry shavers
    • B26B19/02Clippers or shavers operating with a plurality of cutting edges, e.g. hair clippers, dry shavers of the reciprocating-cutter type
    • B26B19/04Cutting heads therefor; Cutters therefor; Securing equipment thereof
    • B26B19/06Cutting heads therefor; Cutters therefor; Securing equipment thereof involving co-operating cutting elements both of which have shearing teeth

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Forests & Forestry (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Dry Shavers And Clippers (AREA)

Description

"CONJUNTO DE LÂMINAS PARA MOTOVIBRADOR", a presente invenção se relaciona com conjuntos delâminas para motores vibradores, e mais particularmente comconjuntos de lâminas para máquinas de corte de cabelos esemelhantes, que são configuradas de forma a reduzir a probabilidadede beliscar ou cortar a pele da pessoa.
HISTÓRICO DA INVENÇÃO
Os motores vibradores têm sido usados emcortadores de cabelo elétricos por muitos anos, como nas Patentesdos Estados Unidos Nos. 2.877.364, 2.986.662 e 3.026.430, que ficamno presente incorporadas como referência em suas totalidades. Umexemplo de um motor vibrador convencional em um cortador decabelos está mostrado na FIG. 5. É claro, existem outros tipos emodelos de cortadores de cabelos que não o mostrado na FIG. 5, eque também possuem motores vibradores. Novamente com referênciaà FIG. 5, essa figura mostra um cortador de cabelos (10) que inclui umestojo (12), uma lâmina estacionária para corte de cabelos (14), e umalâmina alternativa de corte de cabelos (16). A lâmina (16) é acionadapor um motor vibrador (18), que inclui uma bobina estacionária (20),laminações de bobina (22) e laminações móveis (24). Deve ser notadoque em alguns modelos é utilizado um braço móvel de aço no lugardas laminações móveis (24).
As laminações de bobina (22) são estacionáriasdentro do estojo (12). As laminações móveis (24) são parte de umbraço vibrador (26). O braço vibrador (26) também inclui um suportede extremidade (28). O braço (26) está ligado de forma operativa àlâmina móvel (16) por meio de um dedo resiliente (32). Um sistemamecânico de molas (34) inclui o suporte de extremidade (28), que estáfixado em uma das extremidades ao estojo (12) e as molas da bobina(36) localizadas em cada lado do suporte de extremidade (28) e entreas paredes adjacentes do estojo (12). O sistema mecânico de molas(34) é projetado de forma que o braço vibrador (26) tenha umafreqüência de ressonância adequada.
Em operação, as laminações do braço (24)tendem a se alternarem em um pequeno arco devido ao braçovibrador (26) estar fixado em uma das extremidades. Como resultado,a lâmina móvel (16) tende a alternar em um trajeto elíptico A. Comoserá esclarecido abaixo, o trajeto elíptico da lâmina móvel (16)contribui para o problema enfocado pela presente invenção.
Apesar dos cortadores convencionais decabelos descritos terem sido úteis e terem tido sucesso comercial,cortar e beliscar a pele das pessoas pode ser um problema.Especificamente, os cortadores de cabelos são por vezes usados paracortarem rente ao couro cabeludo, com as pontas dos dentes dalâmina sendo dirigidas contra a pele. Entretanto, devido ao trajetoelíptico da lâmina de corte, existe a tendência para que a lâmina decorte vá além da lâmina estacionária na direção do fim de seu curso,conseqüentemente beliscando ou cortando a pele da pessoa. Comoilustração, a Fig. 6A é uma vista frontal de um conjunto convencionalde corte, e a FIG. 6B é uma vista fragmentária ampliada da FIG.6A,mostrando a lâmina de corte (16) indo além da lâmina estacionária(14), na direção do fim de curso de corte.
Para resolver o problema supramencionado, emalguns cortadores convencionais de cabelos, o comprimento da lâminaestacionária (14) é aumentado com respeito ao comprimento dalâmina móvel, de maneira a aumentar o tamanho de umasuperposição, XGap (mostrada na direção à esquerda da FIG. 6A),que é medida entre a extremidade da lâmina de corte (16) e aextremidade da lâmina estacionária (14). De maneira notável, se asuperposição XGap for suficientemente grande, então a lâmina decorte (16) não se estenderá além da lâmina estacionária (14) no finaldo curso de corte. Infelizmente, para proporcionar um corte muitocurto, é desejável reduzir XGap a aproximadamente zero.
Alternativamente, alguns cortadoresconvencionais de cabelos incorporam uma guia de lâmina nodispositivo, de forma a garantir que a lâmina de corte percorra seucurso em linha reta, sem ir além da lâmina estacionária. Essaabordagem proporciona resultados satisfatórios, que porém resultamem maiores custos de fabricação, tornando esta abordageminadequada para cortadores de cabelos de baixo custo. Além disso, aguia de lâmina impõe uma carga lateral à lâmina alternativa, que reduzde forma indesejada a potência de corte em um cortador do tipovibratório.
Ainda uma outra abordagem do problemasupradescrito envolve a redução do curso da lâmina de corte. Comoacima descrito, a lâmina de corte tem mais probabilidade de ir além dalâmina estacionária no extremo final do curso. Assim, a probabilidadeda lâmina estacionária ir além da lâmina estacionária pode serreduzida com, por exemplo, a redução dos àmpere-volts do motor.Entretanto, a redução do curso da lâmina dessa forma também podereduzir o desempenho de corte em um nível inaceitável.
Assim, existe a necessidade de que o conjuntode lâminas dos cortadores de cabelos proporcionem um corteextremamente curto, evitando que a pele seja beliscada ou cortada.Existe também a necessidade que os cortadores de cabelos sejambaratos para a fabricação e que evitem o uso de trajetos guia rígidos.Outra necessidade é que o conjunto de lâminas aperfeiçoadas doscortadores vibradores de cabelos tenham o conjunto aperfeiçoado delâminas podendo ser facilmente incorporado aos projetos dos produtosexistentes.
Além disso, um objeto da presente invenção éproporcionar novos e aperfeiçoados conjuntos de lâminas para oscortadores vibradores de cabelos.
Outro objeto é proporcionar novos eaperfeiçoados conjuntos de lâminas, que proporcionem corte rentesem o uso de uma guia rígida de lâmina.
Ainda outro objeto é proporcionar conjuntos delâminas novos e aperfeiçoados que proporcionem um corte rente semsacrificar a potência de corte.
Ainda outro objeto é o de proporcionarconjuntos de lâminas novos e aperfeiçoados que sejam de simplesfabricação e montagem, e que possam ser facilmente adaptados paraserem utilizados em cortadores vibradores convencionais de cabelos.
RESUMO DA INVENÇÃO
Em resumo, a presente invenção se relaciona,em parte, com um conjunto de lâminas para um cortador elétrico decabelos, no qual o conjunto de lâminas inclui uma lâmina estacionáriae uma lâmina de corte. A lâmina estacionária inclui uma pluralidade dedentes estacionários de corte, com cada um dos dentes estacionáriosde corte dotado de uma ponta em sua extremidade distai, econsiderando que as pontas dos dentes estacionários de cortedefinem uma primeira linha imaginária. A lâmina de corte estáconfigurada para movimento arqueado alternativo relativamente àlâmina estacionária, e tendo uma pluralidade de dentes alternativos decorte, dotados de uma ponta em suas extremidades distais. As pontasdos dentes alternativos de corte definem uma segunda linhaimaginária. Uma importante característica da presente invenção, é quea distância entre a primeira linha imaginária e a segunda linhaimaginária é maior perto de ambas as partes extremas das mesmasdo que uma distância correspondente na parte central entre as partesextremas.
A distância aumentada perto das partesextremas pode ser vista de várias formas diferentes. Por exemplo, asalturas das pontas dos dentes alternativos de corte podem aumentargradualmente a partir da primeira e da segunda extremidades nadireção do ponto meio, onde as pontas dos dentes definem umasegunda linha imaginária na forma de um arco. Alternativamente, asalturas das pontas dos dentes alternativos de corte perto da primeira eda segunda extremidades podem somente ser menores que as alturasdas pontas dos dentes alternativos de corte perto do ponto meio, deforma que um grupo dos dentes alternativos de corte tem todo umaaltura uniforme de pontas.
De acordo com outra configuração da presenteinvenção, são transpostas as configurações da altura dos dentes decorte da lâmina estacionária e da lâmina de corte. Especificamente, asalturas das pontas do dente estacionário de corte próximas de umadas primeira e segunda extremidades são maiores que as alturas daspontas do dente de corte próximo ao ponto meio, entre a primeira e asegunda extremidades. Nessa configuração, a primeira linhaimaginária é portanto preferível na forma de um arco geralmentecôncavo, com ou sem uma parte central reta.
Como outra alternativa, ambas a primeira e asegunda linhas imaginárias podem ser configuradas de forma quenenhuma linha seja uma linha geralmente reta. De preferência, aprimeira linha imaginária é geralmente côncava e a segunda linhaimaginária é geralmente convexa. Opcionalmente, uma delas, ouambas, a primeira linha imaginária e a segunda linha imagináriapodem também incluir uma parte reta perto do centro das mesmas.
Cada uma das configurações acima descritasproporciona um corte mais rente que o possível com as lâminas docortador tradicional de cabelos, sem sacrificar a potência de corte ouaumentar o custo de fabricação.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
As características supramencionadas e outrasda presente invenção , assim como a forma de obtê-las se tornarãomais aparentes, e a própria invenção será melhor entendida com areferência à seguinte descrição de suas várias configurações, tomadasem conjunto com os desenhos de acompanhamento, nos quais:
A FIG. 1A é uma primeira configuração de umconjunto de lâminas para cortador da presente invenção, em umestado inicial;
A FIG. 1B é uma vista fragmentária ampliada daFIG. 1A em um estado inicial;
A FIG. 1C é uma vista em plano sobrecabeçado conjunto de lâminas para cortador da FIG. 1 A;
A FIG. 1C' é uma variação da configuraçãomostrada na FIG. 1C;
A FIG. 1D mostra o conjunto de lâminas paracortador da FIG. 1A na direção da extremidade de um curso de corte;
A FIG. 1E é um desenho de vistas em seçãoparcial de um dente da lâmina estacionária e um dente da lâminaalternativa;
A FIG. 2A é uma segunda configuração de umconjunto de lâminas de cortador da presente invenção em um estadoinicial;
A FIG. 2B é uma vista fragmentária ampliada daFIG. 2A;
A FIG. 2C é uma vista em plano sobrecabeçado conjunto de lâminas para cortador da FIG. 2A;
A FIG. 2C' é uma variação da configuraçãomostrada na FIG. 2C;
A FIG. 2D mostra o conjunto de lâminas decortador da FIG. 2A na direção do final de um curso de corte;
A FIG. 3A é uma terceira configuração de umconjunto de lâminas de cortador da presente invenção, em um estadoinicial;
A FIG. 3B é uma vista fragmentária ampliada daFIG. 3A;
A FIG. 3C é uma vista em plano sobrecabeçado conjunto de lâminas de cortador da FIG. 3A;
A FIG. 3C' é uma variação da configuraçãomostrada na FIG. 3C;
A FIG. 3D mostra o conjunto de lâminas decortador da FIG. 3A na direção do final de um curso de corte;
A FIG. 4A é uma vista em plano sobrecabeçade outra configuração do presente conjunto de lâminas de cortador;
A FIG. 4B é uma variação da configuração daconfiguração mostrada na FIG. 4A;
A FIG. 5 é uma vista em corte de um conjuntoconvencional de cortador de cabelos;
A FIG. 6A é uma vista frontal de um conjuntoconvencional de corte; e
A FIG. 6B é uma vista fragmentária ampliada daFIG. A, mostrando a lâmina de corte se estendendo além da lâminaestacionária no final de um curso de corte.
DESCRIÇÃO DETALHADA DAS
CONFIGURAÇÕES.
O inventor da presente invenção descobriu serpossível proporcionar um corte mais rente que o possível com umconjunto de lâminas de corte convencional, mantendo uma baixaprobabilidade de beliscões indesejáveis na pele da pessoa, pelaseleção do aumento da distância entre os dentes alternativos e osdentes estacionários.
Um conjunto de lâminas (100) FIGS. 1A-3D dapresente invenção está configurado para ser usado com um cortadorconvencional de cabelos. Para fins ilustrativos, o presente conjunto delâminas (100) será descrito para uso com o cortador convencional decabelo (10) mostrado na FIG. 5. Entretanto, deve ser entendido que apresente invenção não se limita ao uso com cortadores de cabelos dotipo mostrado na FIG. 5, porém pode ser adaptado para uso comvários tipos diferentes de cortadores de cabelos.
O conjunto de lâminas (10) inclui uma lâminaalternativa (102) e uma lâmina estacionária (104). Maisparticularmente, o conjunto de lâminas (100) da presente invençãoestá configurado especificamente para uso com um cortador decabelos que conduz a lâmina de corte por um trajeto levementeelíptico.
As lâminas (102) e (104) possuem fileiras dedentes (106) e (108), respectivamente, que são dispostos de formaque o cabelo que entra nos dentes adjacentes (106) é cortado com omovimento para frente e para trás do dente (106) no dente (108).Como melhor visto na FIG. 1E, o dente (106) e (108) são compostosgeralmente de uma porção raiz (106root), (108root) e uma porção deface de corte (106face), (108face). Como é sabido pelosconhecedores da arte, a maioria da ação de corte ocorre onde aporção da face da lâmina alternativa cruza a porção da face da lâminaestacionária.
Como descrito no histórico da invenção, atingirum corte extremamente rente requer a redução da sobreposição XGapentre a lâmina de corte e a lâmina estacionária. Entretanto, quando asobreposição é reduzida abaixo de um nível limite, existe umaprobabilidade aumentada de cortar ou beliscar a pele da pessoa.
A FIG. 1A ilustra uma primeira configuração doconjunto de lâminas de cortador (100) da presente invenção em umestado inicial, no qual o ponto meio (102C) da lâmina alternativa decorte (102) está alinhada com um ponto meio (104C) da lâminaestacionária de corte (104).
A FIG. 1B é uma vista fragmentária ampliada daporção mais à direita da FIG. 1 A, mostrando que os dentesalternativos de corte selecionados (106S), localizados na extremidadepróxima (102R) da lâmina alternativa de corte (102), são formadoscom pontas mais curtas que os dentes de corte (106C), localizadospróximos ao ponto meio (102C). Em contraste, os dentes (108) dalâmina estacionária (104) têm altura uniforme de pontas. Este aspectoda invenção está ainda ilustrado na FIG. 1C, que mostra a forma geralda lâmina alternativa de corte (102) e a forma geral da lâminaestacionária de corte (104).
A redução das alturas das pontas dos dentesexternos pode ser feita de várias formas diferentes. Por exemplo, aFIG. 1C mostra uma configuração onde as alturas das pontas dosdentes externos foram encurtadas, sendo definida uma linhaimaginária de pontas (106Tip) (criada desenhando uma linha que ligaas pontas da lâmina alternativa (102)). Como pode ser visto na FIG.IC, a linha (106Tip) inclui partes curvadas nas extremidades direita eesquerda da mesma, e uma parte reta que liga as duas porçõescurvadas. Assim, as alturas das pontas gradualmente aumentam dasalturas de pontas curtas nas extremidades direita e esquerda, até queatinjam a porção central, onde todas as alturas das pontas são asmesmas. Como uma pequena variação da configuração da FIG. 1C, écontemplado que duas linhas retas inclinadas (não mostradas) podemser substituídas pelas duas porções curvadas nas extremidades direitae esquerda.
Apesar da altura da ponta variar como acimadiscutido, as pessoas peritas na técnica também verão que existemvárias abordagens para a variação da altura de um dente, que édefinida como a distância entre a ponta e a raiz do dente. Umaabordagem é a de abaixar a posição da ponta, como mostrado pelasbordas extremas esquerda e direita de (106tip) da FIG. 1C, mantendoas raízes de cada dente em uma linha reta, como mostrado em(106root). Na configuração da FIG. 1C, as alturas dos dentes mais àesquerda e mais à direita são menores que as alturas dos dentes dodente central, que têm pontas que estão alinhadas por uma linha retaimaginária.
A FIG. 1C' mostra um exemplo de umaconfiguração na qual as alturas do dente são constantes, e somenteas alturas das pontas dos dentes externos direito e esquerdo estãoencurtadas. Nessa figura, tanto as pontas (106Tip) como as raízes(106root) variam da mesma forma, como também a linha da pontaimaginária e a linha da raiz imaginária são paralelas. Entretanto, deveser notado que as alturas relativas das pontas dos dentes mais àesquerda e mais à direita são menores que as alturas das pontas dosdentes centrais. Ainda uma outra abordagem é variar as posiçõestanto da linha de raiz imaginária como da linha da ponta imaginária(não ilustrada nos desenhos).
Retornando à FIG. 1B, é mostrado que osdentes estacionários de corte (108) definem cooperativamente umaprimeira sobreposição (X1) com os dentes alternativos e relativamentemais curtos (106S). A sobreposição (X1) é medida a partir de umaporção extrema da ponta (110) do dente (108) até uma porçãoextrema da ponta (112) do dente (106S). De forma similar, os dentesestacionários de corte (108C) cooperativamente definem uma segundasobreposição (X2) com o dente (106C). A sobreposição (X2) é medidaa partir de uma porção extrema da ponta (114) do dente (108) até umaextremidade (116) do dente (106C). Notavelmente, a sobreposição(X1) é maior que a sobreposição (X2), e preferivelmente (X2) éaproximadamente zero.
Em uma configuração preferida, a sobreposição(X1) está aproximadamente entre 10 e 15 milésimos de polegada,apesar das outras dimensões também serem contempladas como estando dentro do escopo da invenção. Além disso, dependendo doponto de pivotagem da lâmina alternativa (102), a sobreposiçãomáxima na posição do curso mais à direita (FIG. 1B) da lâminaalternativa (102) pode ser diferente da sobreposição máxima naposição de curso mais à esquerda da lâmina alternativa (102) (nãoilustrada).
A FIG. 1D mostra o conjunto de corte (100) nadireção do final de um curso de corte, no qual o final (102R) da lâminaalternativa de corte (102) está na posição mais à esquerda. Deve sernotado que mesmo nesta posição extrema mais à esquerda as pontasdos dentes alternativos na lâmina (102) não são mais altas que aspontas dos dentes da lâmina estacionária (104).
Uma pessoa versada na técnica prontamenteapreciará que o conjunto de corte dessa configuração proporciona umcorte extremamente rente, pois a maioria dos dentes (106) tem asobreposição mínima (X2) com os dentes (108), já que muitos poucosdos dentes (106S) possuem uma sobreposição maior (X1) em que(X1) e (X2) são mostrados na FIG. 1B.
A FIG. 2A ilustra uma segunda configuração doconjunto de lâminas do cortador (100) em um estado inicial, no qualum ponto meio (102C) da lâmina alternativa de corte (102) estásubstancialmente alinhado com o ponto meio (104C) da lâminaestacionária de corte (104).
A FIG. 2B é uma vista fragmentária ampliada daFIG. 2A, mostrando que uma altura da ponta dos dentes alternativosde corte (106) aumenta gradualmente a partir de uma extremidadepróxima de menor altura (102R) (e extremidade (102L)) da lâminaalternativa de corte (102), atingindo uma máxima altura de pontapróxima ao ponto meio (102C). Novamente, também nessaconfiguração, os dentes (108) da lâmina estacionária (104) têm umaaltura uniforme de pontas. Este aspecto da invenção está aindailustrado na FIG. 2C, que mostra a forma total da lâmina alternativa decorte (102) e a forma total da lâmina estacionária de corte (104).
Como descrito acima, as alturas graduadas daspontas dos dentes podem ser conseguidas variando as posições daspontas, enquanto se mantêm as posições de raiz em uma linha reta ouvariando as posições de raiz. Assim, por exemplo, a FIG. 2C ilustraque a altura graduada dos dentes é conseguida variando as posiçõesdas pontas (106Tip), enquanto é mantida uma posição uniforme deraiz (106Root), e a FIG. 2C' mostra um método alternativo para avariação das alturas das pontas dos dentes (similar à FIG. 1C'). NaFIG. 2C', as pontas (106Tip) dos dentes estão alinhadas em uma linhacurvada imaginária, como na FIG. 2C, porém as raízes (106Root) sãodiferentes das da FIG. 2C. Na configuração da FIG. 2C\ a linha de raizimaginária (106Root) é curvada da mesma forma que a linha de pontaimaginária (106Tip), enquanto na FIG. 2C a linha de raiz imaginária(106Root) é uma linha reta. Assim, na configuração da FIG. 2C',apesar das alturas das pontas serem mais curtas perto dasextremidades direita e esquerda, as alturas dos dentes são iguais,devido à linha (106Tip) ser aproximadamente paralela à linha(106Root). Deve ser notado que as linhas de ponta (106Tip) das FIGS.2C e 2C' são essencialmente as mesmas, e as linhas de ponta dasFIGS. 1C e 1C' são essencialmente as mesmas, porém as linhas deponta das FIGS. 2C e 2C' diferem daquelas das FIGS. 1C e 1C'.Especificamente, as linhas de ponta nas FIGS. 2C e 2C' são curvadasem seus comprimentos totais, enquanto as linhas de ponta nas FIGS.1C e 1C' incluem uma porção de linha reta no centro.
Retornando à FIG. 2B, os dentes estacionáriosde corte (1081), (1082), (1083). . . (108C) cooperativamente definemuma sobreposição continuamente variada X1, X2, X3 . . . XC com osdentes alternativos de corte (1061), (1062), (1063) . . . (106C).Notavelmente, a sobreposição máxima X1 é definida pelos dentes decorte (1061), localizados nas extremidades próximas (102L) e (102R),e a sobreposição gradualmente se reduz até atingir a sobreposiçãomínima XC, definida pelos dentes de corte (106C), que estão próximosao ponto meio (102C).
A FIG. 2D mostra o conjunto de corte (100) nadireção do final de um curso de corte, isto é, com a lâmina alternativa(102) em sua posição mais à esquerda. Em particular, a FIG. 2Dmostra que os dentes da lâmina alternativa (102) não se estendempara além dos dentes da lâmina estacionária (104) no final do curso decorte.
A FIG. 3A ilustra uma terceira configuração doconjunto de lâmina de cortador (100) em um estado inicial· no qual umponto meio (102C) da lâmina alternativa de corte (102) está alinhadocom o ponto meio (104C) da lâmina estacionária de corte (104).
A FIG. 3B é uma vista fragmentária ampliada daFIG. 3A. As FIGS. 3A e 3B em conjunto mostram que a altura dosdentes estacionários de corte (108) aumenta gradualmente a partir deuma menor altura próxima ao ponto meio (104C) da lâminaestacionária de corte (104) até uma altura máxima nas extremidadespróximas (104L) e (104R). Em contraste, os dentes (106) da lâminaalternativa de corte (102) têm altura uniforme de pontas. Esteaspectoda invenção está ainda ilustrado na FIG. 3C, que mostra a forma geralda lâmina alternativa de corte (102) e a forma geral da lâminaestacionária de corte (104). A Fig. 3C' mostra uma variação da FIG.3C. Na Fig. 3C', a lâmina estacionária (104) inclui uma posição centralem que as pontas têm todas uma altura uniforme (definindo uma linhareta), considerando que na FIG. 3C as pontas na porção central têmalturas variadas de forma a definir uma curva côncava em todo ocomprimento de uma linha imaginária criada pelas alturas das pontas.
Retornando à FIG. 3B, é possível ver que osdentes estacionários de corte (1081), (1082), (1083) . . . (108C)cooperativamente definem uma sobreposição continuamente variadaX1, X2, X3 . . . XC com os dentes alternativos de corte (106), quepossuem altura uniforme. Notavelmente, a sobreposição máxima (X1)é definida pelos dentes de corte (1081), que estão localizados nasextremidades próximas (104L) e (104R) (FIG. 3A), e a sobreposiçãogradualmente se reduz, até atingir a sobreposição mínima (XC)definida pelos dentes de corte (108C) próximos ao ponto meio (104C)(FIG. 3A).
A FIG. 3D mostra o conjunto de corte (100) nadireção do final de um curso de corte. Em particular, a FIG. 3D mostraque os dentes (102) não se estendem para além dos dentes (108) nofinal do curso de corte.
As FIGs. 4A e 4B mostram as formas totais dalâmina alternativa de corte (102) e da lâmina estacionária de corte(104) de duas outras configurações da presente invenção. A FIG. 4Amostra uma configuração na qual as pontas da lâmina estacionária(104) formam uma linha imaginária que define uma curva côncava, eas pontas da lâmina alternativa (102) definem uma linha imagináriaque tem partes em ângulos retos nas extremidades e uma parte emlinha reta no meio.
A FIG. 4B mostra uma configuração na qual aspontas da lâmina estacionaria (104) definem uma linha de pontasimaginárias curvada mas extremidades e reta no meio. A lâminaalternativa (106) nessa configuração define uma linha de pontasimaginárias com uma curva convexa em todo o seu comprimento.Deve ser notado que a presente invenção não se limita àsconfigurações mostradas, porém também inclui combinações dasconfigurações reveladas, tais como a lâmina estacionária definindouma linha de pontas imaginárias criada por uma linha curva côncava ea lâmina alternativa definindo uma linha de pontas imaginárias criadapor uma linha convexa; a lâmina estacionária definindo uma linhas depontas imaginária criada por segmentos de linha em ângulos retos e alâmina alternativa definindo uma linha de pontas imaginárias criadapor segmentos de linha convexa nas extremidades e uma porção delinha reta no centro; etc. Uma consideração importante a ser lembradaao determinar as formas das lâminas da presente invenção é que adistância entre as pontas da lâmina alternativa e as pontas da lâminaestacionária deve ser aumentada perto das extremidades dasmesmas. Como discutido acima, essas distâncias aumentadas nasextremidades podem ser atingidas pela redução das alturas daspontas das seções extremas dos dentes da lâmina alternativa,aumentando as alturas das pontas das seções extremas dos dentesda lâmina estacionária, ou por uma combinação dessas reduções depontas da lâmina alternativa e esses alongamentos de pontas dalâmina estacionária. Assim, as pontas da lâmina alternativa não sesobreporão às pontas da lâmina estacionária, mesmo quando a lâminaalternativa faz seu movimento indicado em arco.
As vantagens da presente invenção devem jáser aparentes. Especificamente, as várias configurações incorporamum projeto exclusivo que permite uma redução na sobreposição entreos dentes alternativos de corte e os dentes estacionários de corte,facilitando assim um corte mais rente que o possível com os conjuntosconvencionais de lâminas de corte, sem aumentar a probabilidade decortes ou beliscões.
Apesar dos princípios da invenção terem sidodescritos acima em conexão com um aparelhamento específico eaplicações específicas, deve ser entendido que esta descrição ésomente feita como exemplificação, não sendo uma limitação aoescopo da invenção.

Claims (21)

1. "CONJUNTO DE LÂMINAS PARA MOTOVIBRADOR", caracterizado por ser constituído de um conjunto delâminas para um cortador elétrico de cabelos, compreendendo oreferido conjunto de lâminas: - uma lâmina estacionária incluindo umapluralidade de dentes estacionários de corte (108), cada um dosreferidos dentes estacionários de corte tendo uma ponta em suaextremidade distai e onde as referidas pontas dos referidos dentesestacionários de corte definem uma primeira linha imaginária; - umalâmina de corte configurada para movimento alternativo em arcorelativo á referida lâmina estacionária e dotada de uma pluralidade dedentes alternativos de corte (106), com cada dente alternativo de cortedotado de uma ponta em sua extremidade distai, e onde as referidaspontas dos referidos dentes alternativos de corte definem umasegunda linha imaginária; e onde a distância entre a referida primeiralinha imaginária e a segunda linha imaginária é maior perto de ambasas porções das mesmas do que a referida distância correspondente naparte central entre as referidas porções extremas.
2. "CONJUNTO DE LÂMINAS PARA MOTOVIBRADOR", de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por serconstituído de um conjunto de lâminas onde a referida primeira linhaimaginária é geralmente uma linha reta e a referida segunda linhaimaginária é uma linha que geralmente não é reta em todo seucomprimento.
3. "CONJUNTO DE LÂMINAS PARA MOTOVIBRADOR", de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por serconstituído de um conjunto de lâminas onde a referida segunda linhaimaginária é geralmente uma linha reta e a referida primeira linhaimaginária é uma linha que não é geralmente reta em todo seucomprimento.
4. "CONJUNTO DE LÂMINAS PARA MOTOVIBRADOR", de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por serconstituído de um conjunto de lâminas onde nem a referida primeiralinha imaginária nem a referida segunda linha imaginária são linhasgeralmente retas em todos seus comprimentos.
5. "CONJUNTO DE LÂMINAS PARA MOTOVIBRADOR", de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por serconstituído de um conjunto de lâminas onde a referida primeira linhaimaginária é geralmente uma linha com curva côncava.
6. "CONJUNTO DE LÂMINAS PARA MOTOVIBRADOR", de acordo com a reivindicação 5 caracterizado por serconstituído de um conjunto de lâminas onde a referida primeira linhaimaginária inclui uma parte geralmente reta perto de seu centro.
7. "CONJUNTO DE LÂMINAS PARA MOTOVIBRADOR", de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por serconstituído de um conjunto de lâminas onde a referida segunda linhaimaginária é geralmente uma linha com curva convexa.
8. "CONJUNTO DE LÂMINAS PARA MOTOVIBRADOR", de acordo com a reivindicação 7 caracterizado por serconstituído de um conjunto de lâminas onde a referida segunda linhaimaginária inclui uma parte geralmente reta perto de seu centro.
9. "CONJUNTO DE LÂMINAS PARA MOTOVIBRADOR", de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por serconstituído de um conjunto de lâminas onde a referida primeira linhaimaginária é geralmente uma linha curva côncava e a referida segundalinha imaginária é geralmente uma linha curva convexa.
10. "CONJUNTO DE LÂMINAS PARA MOTOVIBRADOR", de acordo com a reivindicação 9 caracterizado por serconstituído de um conjunto de lâminas onde a referida primeira linhaimaginária inclui uma parte geralmente reta perto de seu centro.
11. "CONJUNTO DE LÂMINAS PARA MOTOVIBRADOR", de acordo com a reivindicação 9 caracterizado por serconstituído de um conjunto de lâminas onde a referida segunda linhaimaginária inclui uma parte geralmente reta perto de seu centro.
12. "CONJUNTO DE LÂMINAS PARA MOTOVIBRADOR", de acordo com a reivindicação 9 caracterizado por serconstituído de um conjunto de lâminas onde tanto a primeira referidalinha imaginária como a segunda referida linha imaginária incluempartes geralmente retas perto de seus respectivos centros.
13. "CONJUNTO DE LÂMINAS PARA MOTOVIBRADOR", de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por serconstituído de um conjunto de lâminas onde pelo menos uma dasreferidas primeira linha imaginária e segunda linha imaginária estácompletamente definida por três segmentos de linha relativamenteretos.
14. "CONJUNTO DE LÂMINAS PARA MOTOVIBRADOR", caracterizado por ser constituído de um cortador elétricode cabelos compreendendo: - uma carcaça; - um motor na referidacarcaça; - uma lâmina estacionária incluindo uma pluralidade dedentes estacionários de corte (108), com cada um dos dentesestacionários de corte tendo uma ponta em sua extremidade distai eonde as referidas pontas dos referidos dentes estacionários de cortedefinem uma primeira linha imaginária; - uma lâmina de corteconfigurada para movimento alternativo em arco relativo à referidalâmina estacionária e dotada de uma pluralidade de dentesalternativos de corte, com cada um dos dentes alternativos de cortetendo uma ponta em sua extremidade distai, e onde as referidaspontas dos referidos dentes alternativos de corte definem umasegunda linha imaginária; e onde a distância entre a referida primeiralinha imaginária e a referida segunda linha imaginária é maior perto deambas suas porções extremas do que a referida distânciacorrespondente na parte central entre as referidas porções extremas.
15. "CONJUNTO DE LÂMINAS PARA MOTOVIBRADOR", de acordo com a reivindicação 14 caracterizado por serconstituído de um conjunto de lâminas onde pelo menos uma dasreferidas primeira linha imaginária e segunda linha imaginária é umalinha geralmente não reta ao longo de todo seu comprimento.
16. "CONJUNTO DE LÂMINAS PARA MOTOVIBRADOR", de acordo com a reivindicação 14 caracterizado por serconstituído de um conjunto de lâminas onde nem a referida primeiralinha imaginária nem a referida segunda linha imaginária é uma linhageralmente reta em todo seu comprimento.
17. "CONJUNTO DE LÂMINAS PARA MOTOVIBRADOR", de acordo com a reivindicação 14 caracterizado por serconstituído de um conjunto de lâminas onde pelo menos uma dasreferidas primeira linha imaginária e a segunda linha imaginária é umalinha geralmente curva.
18. "CONJUNTO DE LÂMINAS PARA MOTOVIBRADOR", de acordo com a reivindicação 17 caracterizado por serconstituído de um conjunto de lâminas onde pelo menos uma daslinhas geralmente curvas inclui uma parte relativamente reta perto deseu centro.
19. "CONJUNTO DE LÂMINAS PARA MOTOVIBRADOR", de acordo com a reivindicação 14 caracterizado por serconstituído de um conjunto de lâminas onde uma entre a referidaprimeira linha imaginária e a segunda referida linha imaginária é umalinha geralmente curva e a outra referida primeira linha imaginária ereferida segunda linha imaginária é geralmente uma linha reta.
20. "CONJUNTO DE LÂMINAS PARA MOTOVIBRADOR", de acordo com a reivindicação 14 caracterizado por serconstituído de um conjunto de lâminas onde a referida primeira linhaimaginária está totalmente definida por três segmentos de linharelativamente retos.
21. "CONJUNTO DE LÂMINAS PARA MOTOVIBRADOR", de acordo com a reivindicação 14 caracterizado por serconstituído de um conjunto de lâminas onde a referida segunda linhaimaginária está completamente definida por três segmentos de linharelativamente retos.
BRPI0202604-0A 2001-03-16 2002-03-15 conjunto de láminas para moto vibrador. BR0202604B1 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US09/809,872 US6658740B2 (en) 2001-03-16 2001-03-16 Blade assembly for a vibrator motor

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0202604A BR0202604A (pt) 2003-03-25
BR0202604B1 true BR0202604B1 (pt) 2011-02-08

Family

ID=25202391

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0202604-0A BR0202604B1 (pt) 2001-03-16 2002-03-15 conjunto de láminas para moto vibrador.

Country Status (10)

Country Link
US (1) US6658740B2 (pt)
EP (1) EP1240984B8 (pt)
JP (1) JP4632616B2 (pt)
CN (1) CN2530785Y (pt)
AR (1) AR033041A1 (pt)
AU (1) AU785057B2 (pt)
BR (1) BR0202604B1 (pt)
CA (1) CA2377032C (pt)
DE (1) DE60204731T2 (pt)
ES (1) ES2244736T3 (pt)

Families Citing this family (36)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE602005011945D1 (de) * 2004-03-26 2009-02-05 Koninkl Philips Electronics Nv Rasierapparat
US20080209741A1 (en) * 2007-03-02 2008-09-04 Chin-Chuan Chen Blade structure of an electric hair trimmer
US7841091B2 (en) * 2007-11-15 2010-11-30 Wahl Clipper Corporation Bladeset for a hair cutting apparatus
KR20100005614A (ko) * 2008-07-07 2010-01-15 황이삭 이발기날 어셈블리
US8276279B2 (en) * 2010-08-09 2012-10-02 Wahl Clipper Corporation Hair clipper with a vibrator motor
JP5238051B2 (ja) * 2011-03-22 2013-07-17 パナソニック株式会社 トリマー刃
PL2614938T3 (pl) 2012-01-12 2020-06-29 Spectrum Brands, Inc. Elektryczny trymer do włosów
US9522432B2 (en) 2012-06-01 2016-12-20 Herbert W. Staub Cradle cutter
US10252429B2 (en) * 2013-05-30 2019-04-09 Koninklijke Philips N.V. Stationary cutting blade for a hair clipping device
WO2015103248A1 (en) * 2014-01-01 2015-07-09 Daniel Lawrence Roth Shaving and grooming apparatus
US20150202782A1 (en) * 2014-01-23 2015-07-23 Po - Hsun Chien Electromotive hair cutter
BR112016023796B1 (pt) * 2014-04-18 2021-02-09 Koninklijke Philips N.V lâmina estacionária, conjunto de lâminas, e método de fabricação de uma lâmina estacionária de compósito metal-plástico
CN104227746B (zh) * 2014-09-01 2015-12-16 浙江美森电器有限公司 一种刀片和应用该刀片的理发器
US9713877B2 (en) 2014-11-12 2017-07-25 Medline Industries, Inc. Clipper head with drag reduction
USD779123S1 (en) 2014-11-12 2017-02-14 Medline Industries, Inc. Clipper head
USD794871S1 (en) 2016-01-15 2017-08-15 Medline Industries, Inc. Clipper
USD795497S1 (en) 2016-01-15 2017-08-22 Medline Industries, Inc. Clipper
US10166319B2 (en) 2016-04-11 2019-01-01 CorWave SA Implantable pump system having a coaxial ventricular cannula
US9968720B2 (en) 2016-04-11 2018-05-15 CorWave SA Implantable pump system having an undulating membrane
USD802216S1 (en) 2016-06-10 2017-11-07 Medline Industries, Inc. Clipper head
USD802214S1 (en) 2016-06-10 2017-11-07 Medline Industries, Inc. Clipper head
USD802215S1 (en) 2016-06-10 2017-11-07 Medline Industries, Inc. Clipper head
USD802217S1 (en) 2016-06-10 2017-11-07 Medline Industries, Inc. Clipper head
US10933181B2 (en) 2017-03-31 2021-03-02 CorWave SA Implantable pump system having a rectangular membrane
FR3073578B1 (fr) 2017-11-10 2019-12-13 Corwave Circulateur de fluide a membrane ondulante
US10188779B1 (en) 2017-11-29 2019-01-29 CorWave SA Implantable pump system having an undulating membrane with improved hydraulic performance
EP3527338A1 (en) * 2018-02-20 2019-08-21 Koninklijke Philips N.V. Comb for a hair clipper
WO2020188453A1 (en) 2019-03-15 2020-09-24 CorWave SA Systems and methods for controlling an implantable blood pump
EP3854542B1 (en) 2020-01-23 2023-12-13 Braun GmbH Electric beard trimmer
EP3854540A1 (en) * 2020-01-23 2021-07-28 Braun GmbH Electric beard trimmer
EP3854538A1 (en) 2020-01-23 2021-07-28 Braun GmbH Electric beard trimmer
EP3854541B1 (en) 2020-01-23 2024-06-26 Braun GmbH Electric beard trimmer
JP7349682B2 (ja) * 2020-02-14 2023-09-25 パナソニックIpマネジメント株式会社 除毛装置の刃および除毛装置の刃を備える除毛装置
WO2021176423A1 (en) 2020-03-06 2021-09-10 CorWave SA Implantable blood pumps comprising a linear bearing
USD992821S1 (en) 2021-11-11 2023-07-18 Wahl Clipper Corporation Stationary blade for a hair trimmer
WO2024105583A1 (en) 2022-11-15 2024-05-23 CorWave SA Implantable heart pump system including an improved apical connector and/or graft connector

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1567110A (en) * 1925-04-09 1925-12-29 Franciss G W Bristow Sheep shear
US1746989A (en) * 1927-03-15 1930-02-11 Bristow Franciss Georg William Sheep-shearing-machine comb
US2174130A (en) * 1937-06-10 1939-09-26 Looper Omer Jennings Hair clipper
DE834521C (de) * 1948-10-02 1952-03-20 Kadus Werk Ludwig Kegel K G Haarschneidemaschine
US2713718A (en) * 1954-03-24 1955-07-26 Alexander Healy Jr Clipper combs
US2877364A (en) 1955-07-05 1959-03-10 Wahl Clipper Corp Adjustment mechanism
US3026430A (en) 1958-02-10 1962-03-20 Wahl Clipper Corp Vibratory electromagnetic motor
US2986662A (en) 1958-11-06 1961-05-30 Wahl Clipper Corp Vibratory motor
DE1288480B (de) * 1964-02-29 1969-01-30 Wnii Elek Ffikazii Sjelskowo C Schervorrichtung zum Scheren von Vieh
FR1542796A (fr) * 1967-09-21 1968-10-18 Tondeuse universelle portative à moteur pneumatique incorporé
JPS5320672U (pt) * 1976-07-27 1978-02-21
WO1997040967A1 (en) * 1996-04-26 1997-11-06 Philips Electronics N.V. Hair-cutting apparatus having a toothed cutting device, and toothed cutting device for such an apparatus

Also Published As

Publication number Publication date
ES2244736T3 (es) 2005-12-16
DE60204731D1 (de) 2005-07-28
EP1240984B8 (en) 2005-11-02
EP1240984A2 (en) 2002-09-18
AU785057B2 (en) 2006-09-14
US20020129496A1 (en) 2002-09-19
AU2462002A (en) 2002-09-19
CA2377032A1 (en) 2002-09-16
JP4632616B2 (ja) 2011-02-16
DE60204731T2 (de) 2006-05-11
EP1240984A3 (en) 2003-04-09
US6658740B2 (en) 2003-12-09
AR033041A1 (es) 2003-12-03
JP2002292161A (ja) 2002-10-08
EP1240984B1 (en) 2005-06-22
CN2530785Y (zh) 2003-01-15
BR0202604A (pt) 2003-03-25
CA2377032C (en) 2007-11-20

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR0202604B1 (pt) conjunto de láminas para moto vibrador.
US11577413B2 (en) Electric handheld hair trimmer including blade with beveled portions
EP1917126B1 (en) Razors
JP6551761B2 (ja) 電気かみそり
JP7257419B2 (ja) シェービングユニット及びシェービング機器
JP2017531543A (ja) シェービング刃カートリッジ及びこのようなシェービング刃カートリッジを備えるシェーバ
JP2014158939A (ja) ヘアクリッピングデバイス
JPS6041953B2 (ja) 電気かみなりの往復駆動装置
US9908249B2 (en) Hair clipping device
WO2018167663A1 (en) Hair trimmer
KR200195180Y1 (ko) 조합형 모발절단장치
JP2004089731A (ja) 鼻毛カッター
KR200184842Y1 (ko) 조합형 모발절단장치
JPH0857168A (ja) 往復式電気かみそり
JPS6018220Y2 (ja) 回転式電気かみそり
KR20000011300U (ko) 조합형 모발절단장치
JPH10248382A (ja) 刈り込み鋏
JP2014023742A (ja) 電気かみそり
JP2542019Y2 (ja) ロータリ式電気かみそり
KR20000011301U (ko) 조합형 모발절단장치
JPH07204369A (ja) ロータリ式電気かみそり
KR20000004161U (ko) 조합형 모발절단장치
JP2011147646A (ja) 電気かみそり
KR20000019819U (ko) 전기이발기용 커트빗

Legal Events

Date Code Title Description
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 15/03/2002, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21A Patent or certificate of addition expired [chapter 21.1 patent gazette]

Free format text: PATENTE EXTINTA EM 15.03.2022