BR0113428B1 - processo para carbonilação e método de produção de ácido acético por meio da carbonilação de metanol. - Google Patents

processo para carbonilação e método de produção de ácido acético por meio da carbonilação de metanol. Download PDF

Info

Publication number
BR0113428B1
BR0113428B1 BRPI0113428-0A BR0113428A BR0113428B1 BR 0113428 B1 BR0113428 B1 BR 0113428B1 BR 0113428 A BR0113428 A BR 0113428A BR 0113428 B1 BR0113428 B1 BR 0113428B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
resin
reactor
carbonylation
reaction mixture
group
Prior art date
Application number
BRPI0113428-0A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0113428A (pt
Inventor
Hung-Cheun Cheung
G Paull Torrence
Elaine C Sibrel
Mark O Scates
Valerie Santillan
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed filed Critical
Publication of BR0113428A publication Critical patent/BR0113428A/pt
Publication of BR0113428B1 publication Critical patent/BR0113428B1/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07CACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
    • C07C51/00Preparation of carboxylic acids or their salts, halides or anhydrides
    • C07C51/10Preparation of carboxylic acids or their salts, halides or anhydrides by reaction with carbon monoxide
    • C07C51/12Preparation of carboxylic acids or their salts, halides or anhydrides by reaction with carbon monoxide on an oxygen-containing group in organic compounds, e.g. alcohols
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07CACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
    • C07C51/00Preparation of carboxylic acids or their salts, halides or anhydrides
    • C07C51/42Separation; Purification; Stabilisation; Use of additives
    • C07C51/47Separation; Purification; Stabilisation; Use of additives by solid-liquid treatment; by chemisorption

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Oil, Petroleum & Natural Gas (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)
  • Low-Molecular Organic Synthesis Reactions Using Catalysts (AREA)
  • Catalysts (AREA)

Description

PROCESSO PARA CARBONILAÇÃO E MÉTODO DE PRODUÇÃO DE ÁCIDO ACÉTICO POR MEIO DA CARBONILAÇÃO DE METANOL
CAMPO TÉCNICO
A presente invenção refere-se de modo geral a processos de carbonilação e especificamente a um método de seqüestrar catalisadores de metal do Grupo VIII voláteis ou arrastados em um equipamento de carbonilação.
ESTADO DA TÉCNICA
Os processos de carbonilação são bem conhecidos na arte. De particular significação comercial são os processos para a carbonilação de metanol para produzir ácido acético e processos para a carbonilação do acetato de metila para produzir anidrido acético. Ver Applied Homogeneous Catalyst With Organometallic Compounds, Cornilis e al.,Ed. (Bench Edition)(Wylie, Weinheim, Republica Federal da Alemanha .2000), Capítulo 2, Partes 2,1.2 e seguintes,pp. 104-137.
Para produzir ácido acidificante, um método de escolha envolve a carbonilação do metanol em um meio reacional homogêneo onde o ródio é utilizado como um catalisador. Esse método é geralmente referido na arte como o processo Monsanto e foi desenvolvido nos anos 1970. Um método particularmente preferido é orientado na Patente U.S. No. .5.144.068 para Smith e outros. Neste assim chamado processo de "baixo teor de água" um álcool tal como o metanol é rea- gido com monóxido de carbono em um meio líquido de reação contendo catalisador ródio estabilizado com um sal iodeto, especialmente iodeto de lítio juntamente com um iodeto de alquila tal como o iodeto de metila e acetato de alquila tal como o acetato de metila em proporções especificadas. Com uma concentração finita de água no meio reacional, o produto é o ácido carboxílico ao invés de, por exemplo, o anidrido. 0 sistema reacional da patente x068 não apenas proporciona um produto ácido com teor de água extraordi- nariamente baixo e em taxas surpreendentemente favoráveis, como também apresenta estabilidade surpreendentemente alta do catalisador. Isto é, o catalisador é resistente à precipitação do catalisador para fora do meio de reação.
Um outro método de escolha para a carbonilação do metanol envolve a utilização de um catalisador homogêneo de irídio no reator. É revelado, por exemplo, na Patente U.S. No. 5.883.295, para Sunley e outros, um processo para a produção de ácido acético compreendendo a carbonilação com monóxido de metanol e/ou um seu derivado reativo, em substancial ausência de um promotor metálico e/ou co- promotor iodeto iônico em um reator de carbonilação contendo uma composição líquida de reação compreendendo um catalisador irídio de carbonilação, co-catalisador de iodeto de metila, água, ácido acético, e acetato de metila onde é mantido na composição líquida de reação: (a) água a uma concentração menor que 5% em peso; (b) iodeto de metila em uma concentração maior que 12% em peso e (c) no reator de carbonilação uma pressão total de menos de 50 bar. Ver também a Patente U.S. No. 5.877.348 para Ditzel e outros e a Patente U.S. No. 5.877.347 também para Ditzel e outros.
Uma desvantagem em particular do sistema homogêneo catalisado por irídio é a tendência do catalisador a formar espécies voláteis o que leva à perda do catalisador. Ver, por exemplo, a Patente U.S. No. 5.942.460 para Garland e outros na Coluna 4, linhas 3 e seguintes bem como a Patente U.S. No. 5.932.764 para Morris e outros na Coluna 3, linha .1 e seguintes onde é dito:
"...Preferivelmente para prevenir significativo aumento da volatilidade do catalisador irídio e/ou promotor opcional a quantidade de monóxido de carbono na segunda composição líquida retirada a partir da segunda zona de reação não deverá ser reduzida muito baixo, tipicamente para manter pelo menos 2 0% em volume dos gases dissolvidos e/ou arrastados em seu interior..."
Como será notado por aqueles com experiência na arte, existe sempre um incentivo para o aprimoramento de processos existentes, por exemplo, a precipitação no sistema homogêneo de ródio é constantemente assunto de melhoria, enquanto que o problema da volatilidade no sistema de irídio é de constante interesse. Um método proposto e trabalhado extensivamente foi o de introduzir um catalisador suportado para dentro dos sistemas de carbo- nilação para evitar os problemas de estabilidade/volatili- dade/e precipitação. Por exemplo, é revelado na Patente U.S. No. 5.466.874 para Scates e outros, um sistema catali- sador polimérico de carbonilação útil para a carbonilação de metanol que inclui um suporte polimérico contendo grupos pirrolidona pendentes os quais sustentam espécies de ródio. Ver também a Patente U.S. No. 5.281.359 para Scates e outros, bem como a Patente U.S. No. 5.334.755 para Yoneda e outros e a Patente U.S. No. 5.364.963 para Minami e outros.
Ver também a Patente U.S. No. 5.155.261 para Marston e outros que revela um aprimorado processo Monsanto para a preparação do ácido acético e um catalisador heterogêneo sustentado para realizar esse processo. O método compreende reagir metanol com monóxido de carbono sob uma pressão de .6,5 MPa a 8 MPa em uma temperatura de 170-200°C em presença de iodeto de metila e um catalisador compreendendo um polímero insolúvel possuindo uma base livre pendente, N- óxido, ou grupos piridina quaternizados sustentando espécies de ródio carregadas a menos de 10 por cento em peso (expresso como metal) do componente polímero.
A publicação WIPO WO 98/57918 revela um processo para a produção de ácido acético utilizando um catalisador de metal do Grupo VIII sustentado em vinil piridina em uma modalidade típica, em torno de 9 por cento em peso de vinil piridina é carregada ao reator de carbonilação. Ver Exemplo .1, p. 10.
Vários suportes têm sido especificamente sugeridos para suportar o catalisador de irídio. É revelado na Patente U.S. No. 5.892.110 para Ramprasad e outros, um pro- cesso para a produção de anidrido acético através da reação de acetato de metila, monóxido de carbono e hidrogênio em temperaturas e pressões elevadas, e em presença de um haleto de alquila e de um catalisador heterogêneo bifun- cional que contém um polímero insolúvel possuindo pendentes grupos fosfina quaternizados alguns dos quais grupos fosfina são ligados ionicamente aos complexos aniônicos de metal do Grupo VIII, o restante dos grupos fosfina sendo ligados ao iodeto. A patente xIlO reporta que em contraste aos processos antecedentes não é necessário acelerador (promotor) para se conseguir a reação catalítica e os produtos são facilmente separados do catalisador mediante filtração. 0 catalisador pode ser reciclado para corridas consecutivas sem perda na atividade. Em geral, os catalisadores incluem um polímero, tal como um polímero com grupos fosfina pendentes e um metal do grupo VIII tal como o ródio ou o irídio. Ver a coluna 2, linhas 55-60. Ver também a Publicação WIPO 98-33590, e a Patente U.S. No. 。4.127.506 para Gray e outros.
A presente invenção utiliza substratos poliméricos com unidades de repetição contendo nitrogênio para seqüestrar, espécies catalisadoras arrastadas ou voláteis. Desse modo, o ródio arrastado não irá "se depositar em placas" no equipamento de carbonilação e os complexos voláteis de irídio podem ser recuperados.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
A presente invenção proporciona em um primeiro aspecto um processo de carbonilação para a carbonilação de um reagente incluindo um reator contendo uma mistura reacional que inclui um componente catalisador de metal do Grupo VIII e um haleto de alquila, cujo reator é acoplado a um pulsador configurado para receber continuamente um fluxo da mistura de reação e separá-la em um fluxo de produto e um fluxo de reciclo da mistura de reação onde o processo é aprimorado mediante o contato do fluxo de produto com uma resina polimérica possuindo unidades de repetição heterocí- clicas operativas para seqüestrar os componentes do catali- sador de metal do Grupo VIII presentes no fluxo de produto. Particularmente preferidas são resinas contendo anel piri- dina e resinas contendo anel pirrolidona. Tipicamente as resinas vinil-piridina e vinil-pirrolidona são usadas e essas resinas são reticuladas a um nível de reticulação de pelo menos cerca de 2 0% de modo que elas são insolúveis no meio reacional. Muito preferivelmente os reagentes carboni- láveis são o metanol ou o acetato de metila e o haleto de alquila presente na mistura reacional é o iodeto de metila. 0 componente catalisador do Grupo VIII é tipicamente sele- cionado a partir do grupo consistindo de irídio, ródio, cobalto, rutênio ou suas misturas. A invenção é particular- mente útil em conjunto com sistemas catalisados por irídio.
A invenção é do mesmo modo particularmente útil para remover quantidades de traço de um componente catalisador inicial do Grupo VIII a partir de um fluxo de produto. Tipicamente, tais quantidades traço podem ser de a partir de 1 parte por bilhão (ppb) até cerca de 150 ppm, com base no conteúdo do metal do Grupo VIII. Mais tipicamente, a invenção é empregada de modo vantajoso em um fluxo de produto possuindo um teor de metal do Grupo VIII de algo em torno de 5 ppb até cerca de 5 ppm, com base no teor do metal do Grupo VIII.
Em um outro aspecto da invenção é proporcionado um sistema de carbonilação, um reator acoplado a um pulsador o qual, por seu turno, está acoplado a um sistema de purificação de produto onde: (a) o reator contém a mistura reacional incluindo um componente catalisador de metal do Grupo VIII e um componente promotor haleto de alquila; (b)um pulsador é adaptado para receber continuamente um fluxo da mistura reacional e separá-lo na forma de um fluxo de líquido de reciclo o qual é retornado ao reator e um fluxo de vapor de produto, onde é fornecido ao sistema de purificação e inclui um componente catalisador de metal do Grupo VIII volátil ou arrastado; (c)é adicionalmente provido, à jusante do pulsador, um meio para seqüestrar o componente catalisador de metal do Grupo VIII proveniente do fluxo de produto compreendendo um substrato polimérico possuindo unidades de repetição heterocíclicas contendo nitrogênio.
Tipicamente, o substrato polimérico está em forma granular ou de pérolas sendo muito preferivelmente resina de polivinil-pirrolidona, reticulada, a qual é insolúvel no meio reacional. Tipicamente, as pérolas de resina estão em um leito fixo entre o pulsador e o sistema de purificação tal que o leito fixo de resina particulada contata o fluxo de produto quando ele está na forma de vapor.
Em um típico equipamento, o pulsador é configurado para vaporizar adiabaticamente o fluxo da mistura reacional fornecida a ele de modo a produzir o fluxo de vapor de produto como adicionalmente discutido aqui.
Ainda em um outro aspecto da presente invenção é proporcionado um método de produzir ácido acético por meio da carbonilação de metanol incluindo:
(a) reagir o metanol com monóxido de carbono em um reator provido com um meio reacional homogêneo compreendendo um componente metal catalítico selecionado a partir do grupo consistindo de formas solúveis de irídio, ródio, e suas misturas, opcionalmente incluindo um co-promotor seleciona- do a partir do grupo consistindo de rutênio, ósmio, tungstênio, rênio, zinco, cádmio, índio, mercúrio, e suas misturas, e adicionalmente incluindo acetato de metila, iodeto de metila e água;
(b) fornecer um fluxo da mistura reacional a um pulsador adaptado para separar o fluxo da mistura reacional na forma de um fluxo líquido de reciclo e um fluxo de produto;
(c) reciclar o fluxo de reciclo para o reator; (d)contatar o fluxo de produto com uma resina selecionada a partir do grupo consistindo de resinas vinil-piridina e resinas vinil-pirrolidona e suas misturas, a resina sendo operativa para seqüestrar componentes de metal catalítico presentes no fluxo de produto e;
(e)purificar o fluxo de produto.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
A invenção é descrita em detalhes a seguir com referência à única figura a qual é um diagrama esquemático que ilustra um equipamento de carbonilação que pode ser usado em conjunto com a presente invenção.
DESCRIÇÃO DAS MODALIDADES PREFERIDAS
A presente invenção está direcionada de modo geral a sistemas de carbonilação que empregam componentes catalisa- dores metais do Grupo VIII. Sem desejar estar limitado por qualquer teoria, é considerado que o componente catalisador na forma de um complexo aniônico carbonil-metal se liga eletrostaticamente aos sítios catiônicos do substrato polimérico que é gerado pela reação dos iodetos de alquila sobre o substrato, para quaternizar as unidades de repeti- ção heterocíclicas contendo nitrogênio sobre um substrato polimérico. Assim, de acordo com a invenção, espécies catalisadoras voláteis ou arrastadas são imobilizadas sobre a resina e podem ser recuperadas através da digestão do polímero; isto é, por combustão ou outros meios adequados. A presente invenção pode ser apreciada em conjunto com, por exemplo, a carbonilação do metanol, seus derivados reativos com monóxido de carbono em um sistema de reação catalítico homogêneo compreendendo um solvente de reação (tipicamente o ácido acético), metanol e/ou seus derivados reativos, um catalisador solúvel de irídio, pelo menos uma concentração finita de água, bem como um polímero insolúvel contendo anel piridina ou pirrolidona e opcionalmente incluindo um promotor de ósmio ou de rutênio. A carbonilação do metanol utilizando catalisador de irídio é bem conhecida sendo geralmente descrita nas seguintes Patentes U.S.: 5.942.460;5.932.764; 5.883.295; 5.877.348; 5.877.347 e 5.696.284, as revelações das quais são aqui incorporadas por referência como se apresentadas em suas totalidades. Derivados reativos adequados de metanol incluem o
acetato de metila, éter dimetílico e iodeto de metila. Uma mistura de metanol e de seus derivados reativos pode ser usada como reagentes no processo da presente invenção. Preferivelmente, metanol e/ou seus derivados reativos serão convertidos a acetato de metila na composição líquida de reação mediante a reação com o produto ácido acético ou solvente. A concentração da composição do líquido de reação de um acetato de metila está de modo adequado na faixa de 1 a 70% em peso, preferivelmente em torno de 2 a 50% em peso, muito preferivelmente em torno de 3 a 35% em peso.
A água pode ser formada in si tu na composição líquido de reação, por exemplo, mediante a reação de esterificação entre o reagente metanol e o produto ácido acético. A água pode ser introduzida no reator de carbonilação juntamente com ou separadamente dos outros componentes da composição líquida de reação. A água pode ser separada dos outros componentes da composição de reação retirada do reator e pode ser reciclada em quantidades controladas para manter a concentração requerida de água na composição líquida de reação. Preferivelmente, a concentração de água na composição líquida de reação está na faixa de 0,1 a 15% em peso, mais preferivelmente em torno de 1 a 15% em peso, muito preferivelmente em torno de 1 a 10% em peso.
Um catalisador de irídio na composição líquida de carbonilação pode compreender qualquer composto contendo irídio que seja solúvel na composição de reação líquida. 0 catalisador irídio pode ser adicionado para a composição de reação líquida para a carbonilação em qualquer forma adequada que se dissolva na composição líquida de reação ou seja conversível a uma forma solúvel. Exemplos de adequados compostos contendo irídio que podem ser acrescentados à composição líquida de reação incluem: IrCl3, IrI3, IrBr3, [Ir (CO) 2I ] 2 / [Ir(CO)2ClJ2, [Ir(CO)2BrJ2, [Ir(CO)2I2]-H+, [Ir(CO)2Br2]-H+, [Ir(CO)2I4]-H+, [Ir(CH3)I3(CO2)]-H+, Ir4(CO)12, IrCl3.3H20, IrBr3.3H20. Ir4(CO)i2, irídio metálico, Ir2O3, Ir (acac) (CO) 2, Ir(acac)3, acetato de irídio, [Ir3O(OAc)6 (H2O) 3] [OAc] , e ácido hexacloroirídico [H2IrCle]. Mais pre- ferivelmente, complexos de irídio livres de cloreto; tais como acetatos, oxalatos e acetoacetatos são empregados.
Preferivelmente, a concentração de catalisador de irídio na composição líquida de reação está na faixa de cerca de 100 a 6000 ppm em peso de irídio.
Promotores e co-promotores podem ser usados como parte do sistema catalítico da presente invenção como descrito na Publicação da Patente Européia EP 0 849 248, a revelação da qual é aqui incorporada por referência. Promotores adequados são selecionados a partir de rutênio, ósmio, tungstênio, rênio, zinco, cádmio, índio, gálio e mercúrio, e são mais preferivelmente selecionados a partir de rutênio e ósmio. 0 rutênio é o promotor muito mais preferido. Preferivelmente, ο promotor está presente em uma quantidade efetiva até o limite de sua solubilidade na composição líquida de reação e/ou quaisquer fluxos líquidos de processo reciclados para o reator de carbonilação a partir do estágio de recuperação de ácido acético. 0 promotor está adequadamente presente na composição líquida de reação a uma relação molar de promotor para irídio de cerca de [0,5 a 15] :1, preferivelmente em torno de [2 a 10] :1, mais preferivelmente de [2 a 7,5]:1. Uma adequada concentração de promotor é de 400 a 5000 ppm.
O promotor pode compreender qualquer composto contendo metal promotor adequado que seja solúvel na composição líquida de reação. 0 promotor pode ser acrescentado à composição líquida de reação para a reação de carbonilação em qualquer forma adequada que se dissolva na composição líquida de reação ou seja conversível à forma solúvel. Exemplos de adequados compostos contendo rutênio que podem ser usados como fontes de promotor incluem o cloreto de rutênio (III) , cloreto de rutênio (III) tri-hidratado, cloreto de rutênio (IV), brometo de rutênio (III) , rutênio metálico, óxidos de rutênio, formiato de rutênio (III), [Ru(CO)3I3]-H+, [Ru(CO)2I2Jni [Ru(CO)4I2], [Ru (CO) 3I2] 2, tetra(aceto)cloro rutênio (III), acetato de rutênio (III), propionato de rutênio (III), butirato de rutênio (III), pentacarbonil rutênio, trirutênio dodecacarbonila, e hidrocarbonil rutênios mistos tais como o dímero dicloro tricarbonil rutênio (II) , dímero dibromo tricarbonil rutênio (II), e outros complexos organo-rutênio tais como o tetraclorobis (4-cimeno)rutênio (II), tetraclorobis (benzeno)dirutênio (II), polímero dicloro(ciclo-octa-1,5- dieno)rutênio (II) e tris(acetilacetonato)rutênio (III).
Exemplos de adequados compostos contendo ósmio que podem ser usados como fontes de promotores incluem o cloreto de ósmio (III) hidratado e anidro, ósmio metálico, tetraóxido de ósmio, triósmiododecacarbonila, [Os(CO)4I2], [Os (CO) 3I2] 2, [Os (CO) 3I3] ~H+, pentacloro-^-nitrodiósmio e ósmio-hidrocarbonilas mistas tais como o dímero tricar- bonildicloroósmio (II) e outros complexos organo-ósmio.
Exemplos de adequados compostos contendo tungstênio que podem ser usados como fontes de promotores incluem W(CO)s, WCl4, WCl6, WBr6, WI2, ou C9H12W(CO)3 e qualquer composto de tungstênio cloro-, bromo- ou iodo-carbonila.
Exemplos de compostos adequados contendo rênio que podem ser usados como fontes de promotor incluem o Re2 (CO) 10, Re(CO)5Cl, Re(CO)5Br, Re(CO)5I, ReCl3Xh2O, [Re (CO)4I] 2, [Re (CO)4I2] H+ e ReCl5-H2O.
Exemplos de adequados compostos contendo cádmio que podem ser usados incluem Cd(OAc)2, CdI2, CdBr2, CdCl2, Cd(OH)2, e acetilacetonato de cádmio.
Exemplos de adequados compostos contendo mercúrio que
podem ser usados como fontes de promotor incluem Hg(OAc)2, HgI2, HgBr2, HgCl2, Hg2I2, e Hg2Cl2.
Exemplos de adequados compostos contendo zinco que podem ser usados como fontes de promotor incluem Zn(OAc)2, Zn(OH)2, ZnI2, ZnBr2, ZnCl2, e acetilacetonato de zinco.
Exemplos de adequados compostos contendo gálio que podem ser usados como fontes de promotor incluem acetilacetonato de gálio, acetato de gálio, GaCl3, GaBr3, GaI3, Ga2Cl4 e Ga(OH)3.
Exemplos de adequados compostos contendo índio que podem ser usados como fontes de promotor incluem o acetilacetonato de índio, acetato de índio, InCl3, InBr3, InI3, e In(OH)3.
Preferivelmente, a concentração de iodeto de metila na composição líquida de reação está na faixa de cerca de 1 a .50% em peso, preferivelmente em torno de 2 a 30% em peso.
0 reagente monóxido de carbono pode ser essencialmente puro ou pode conter impurezas inertes tais como o dióxido de carbono, metano, nitrogênio, gases nobres, água, e hidrocarbonetos parafínicos C1 a C4. A presença de hidro- gênio no monóxido de carbono gerado in si tu pela reação de deslocamento água-gás é preferivelmente mantida baixa, por exemplo, menos de 10 0 KPa de pressão parcial, na medida que sua presença pode resultar na formação de produtos de hidrogenação. A pressão parcial de monóxido de carbono na reação está adequadamente na faixa de cerca de 100 KPa a .7000 KPa, preferivelmente em torno de 10 0 KPa a 3 500 KPa, e muito preferivelmente em torno de 100 KPa a 1500 KPa.
A pressão da reação de carbonilação está adequadamente na faixa de IMPa a 2OMPa, preferivelmente em torno de IMPa a IOMPa, muito preferivelmente de 1,5MPa a 5MPa. A tempera- tura da reação de carbonilação está adequadamente na faixa de 100 a 300°C, preferivelmente na faixa de 150 a 220°C. a reação.
A terminologia "polímero contendo anel piridina", "polímero piridina" e similar usada aqui é pretendida se referir a um polímero contendo anéis piridina substituídos ou não-substituídos, anéis policondensados contendo piri- dina tais como anéis quinolina. Os subst ituintes podem incluir aqueles inertes a carbonilação de metanol tais como um grupo alquila e grupo alcoxila. Exemplos típicos de polímeros contendo anel piridina, insolúveis, incluem aqueles obtidos através da reação de vinilpiridina com um monômero divinila ou através da reação de vinilpiridina com um monômero de vinila contendo monômero de divinila, tal como copolímeros de 4-vinilpiridina e divinilbenzeno, copo- límeros de 2-vinilpiridina e divinilbenzeno, copolímeros de estireno, vinilbenzeno e divinilbenzeno, copolímeros de vinilmetilpiridina e divinilbenzeno e copolímeros de vinil- piridina, acrilato de metila e diacrilato de etila. Polí- meros particularmente preferidos são descritos na Patente U.S. No. 5.334.755 para Yoneda e outros, a revelação da qual é aqui incorporada por referência. Graus relativamente altos de reticulação no polímero é muito mais preferido.
A terminologia "polímero contendo anel pirrolidona", polímero de pirrolidona e similar aqui usada é pretendida se referir a um polímero contendo anéis pirrolidona substituídos ou não-substituídos. Os substituintes podem
incluir aqueles inertes ao meio de carbonilação de metanol
tais como grupos alquila ou grupos alcoxila. Exemplos típicos de polímero contendo anel pirrolidona, insolúvel, incluem aqueles obtidos através da reação de vinil- pirrolidona e divinilbenzeno. Os polímeros de pirrolidona são discutidos na Patente U.S. No. 5.466.874 para Scates e outros, bem como nas Patentes U.S. Nos. 5.286.826;4.786.699 e 4.139.688, as revelações das quais são aqui incorporadas por referência. Um substrato polímero de pirrolidona preferido é disponível sob o nome comercial de
Reillex® da Reilley Tar and Chemical Corporation de Indianápolis, IND.
É desejável que o polímero contendo anel heterocíclico de nitrogênio esteja reticulado pelo menos 10%, preferivelmente pelo menos cerca de 15% ou 20% e até cerca de 75%. Um nível de reticulação abaixo de 10% é desvantajoso porque a resistência mecânica do polímero pode se degradar durante o uso. À medida que a reticulação aumenta, a disponibilidade da superfície do polímero pode ser indevidamente restringida. Um grau máximo de reticulação de 50 ou 60 por cento é então preferido. O termo "grau de reticulação" aqui usado é pretendido se referir ao conteúdo, em termos de % em peso, do monômero divinilbenzeno, por exemplo.
Um polímero insolúvel de piridina ou pirrolidona pode estar na forma N-óxido ou de base livre ou forma quaternizada como indicado acima. O polímero contendo anel piridina ou pirrolidona, insolúvel, está preferivelmente em uma forma perolada ou granular, mais preferivelmente em uma forma esférica, possuindo um diâmetro de partícula de cerca de 0,01 a 2 mm, pref erivelmente em torno de 0,1 a 1 mm, mais pref erivelmente em torno de 0,25 a 0,7 mm. Polímeros contendo piridina comercialmente disponíveis tais como Reillex-425 (produto da Reilly Tar and Chemical Corporation) e KEX-316, KEX-501 e KEX-212 (produtos da Koei Chemical Co. Ltd.) podem ser adequadamente usados para o propósito da presente invenção. Como notado acima as pirrolidonas são também disponíveis da Reilly Tar e um grau de reticulação de pelo menos cerca de 10% é preferido.
A presente invenção é mais bem apreciada através da referência à Figura 1, que é um diagrama esquemático que ilustra um típico sistema de carbonilação. Na Figura 1 é mostrado um sistema de carbonilação 10 que inclui um reator .12 provido com uma abertura de exaustão 14. 0 reator 12 está acoplado a um pulsador 16 por meio de um conduto 18. 0 pulsador, por seu turno, está acoplado a uma seção de purificação 198 que compreende uma coluna de restos leves .20, uma coluna de desidratação 22 e uma coluna de restos pesados 24. De acordo com a invenção é proporcionado um leito fixo de resina pirrolidona ou piridina em forma granular indicado em 30. 0 leito fixo 30 é operativo para seqüestrar as espécies catalisadoras voláteis ou arrastadas tais como o irídio volátil que sai do pulsador através do fluxo de vapor ou de produto.
O ácido acético é produzido em uma reação em fase líquida a uma temperatura de a partir de cerca de 150 a 200 ℃e a uma pressão de a partir de 3 MPa até cerca de 6 MPa. 0 monóxido de carbono e o metanol são introduzidos continuamente para dentro do reator 12 com adequada mistura a uma alta pressão parcial de monóxido de carbono. Os subprodutos não condensáveis são expelidos do reator para manter uma ótima pressão parcial de monóxido de carbono. O gás de saída esgotado do reator é tratado para recuperar os condensáveis do reator; isto é, iodeto de metila antes da queima. As eficiências de metanol e de monóxido de carbono são pref erivelmente maiores que cerca de 98% e 90% respectivamente. Como será notado a partir de Smith e outros, na patente indicada acima, ineficiências maiores do processo são a produção concomitante de dióxido de carbono e hidrogenação por meio da reação de deslocamento água-gás.
A partir do reator um fluxo da mistura reacional é continuamente alimentado através de um condutor 18 para o pulsador 16. Ao longo do pulsador o produto ácido acético e a maior parte dos restos leves (iodeto de metila, acetato de metila, água) são separados da solução catalisadora do reator e transferidas com os gases dissolvidos para a seção de destilação ou de purificação em uma reação adiabática em estágio único. A solução catalisadora é reciclada ao reator através do condutor 32. Sob as condições de processo do pulsador, o catalisador é suscetível de desativação em baixas pressões parciais de monóxido de carbono no vaso de pulsação, e pode ser arrastado até o sistema de purificação19.
A purificação do ácido acético requer tipicamente destilação em um processo de três colunas. 0 produto vapor proveniente da parte superior do pulsador é primeiramente passado através de um leito fixo 30 de pirrolidona, piridina ou de outra resina contendo nitrogênio de modo a remover as espécies catalisadoras de metal do Grupo VIII voláteis ou arrastadas antes de serem alimentadas a uma coluna de restos leves. 0 iodeto de metila, acetato de metila, e uma parte da água se condensam na parte superior das colunas de restos leves para formar duas fases (orgânica e aquosa). Ambas as fases superiores retornam para a seção de reação através da linha de reciclo 34. Os gases dissolvidos provenientes da coluna de restos leves descarregam através da seção de destilação. Antes desse fluxo de exaustão ser queimado, os restos leves residuais são lavados e reciclados ao processo. 0 ácido acético retirado lateralmente da coluna de restos leves alimenta a coluna de desidratação 22. A água e algum ácido acético proveniente dessa coluna se separam e reciclam para o sistema de reação através da linha de reciclo 34 como mostrado. 0 ácido acético bruto seco é um fluxo de resíduo proveniente dessa coluna o qual alimenta a coluna de restos pesados 24. 0 produto ácido acético é propiciado como um vapor que é retirado lateralmente da coluna de restos pesados como mostrado. Uma mistura de subprodutos acéticos de alto ponto de ebulição primariamente ácido propiônico é removida como fundos a partir da coluna.
É opcionalmente provido um outro leito fixo 36 o qual é empregado para controlar o teor de iodeto, especialmente o teor de iodeto de alquila, do produto. Um tipo de leito fixo pode ser um leito fixo de vinilpiridina como é reve- lado na Publicação da Patente Européia 0 685 445 de Fillers e outros; enquanto que um método particularmente preferido de remoção de iodeto envolve o uso de uma resina de troca iônica fortemente ácida, macro-reticular trocada em prata como descrita na Patente U.S. No. 4.615.806 para Hilton.
Foi demonstrado que as resinas de vinilpirrolidona irão se ligar a componentes catalisadores de ródio, por exemplo, na Patente U.S. 5.466.874 para Scates e outros; enquanto que as resinas vinilpirrolidona irão do mesmo modo se ligar a componentes catalisadores de ródio como descrito na Patente U.S. No. 5.155.261 para Marston e outros. As patentes *874 e λ 261 são aqui incorporadas por referência. A fim de averiguar se os catalisadores de iridio e rutênio poderiam se ligar a essas resinas e caso ou não essas resinas poderiam ser úteis como um meio para seqüestrar compqnentes catalisadores de metal do Grupo VIII voláteis ou arrastados, os seguintes experimentos foram realizados. PROCEDIMENTO GERAL
Uma série de corridas foi realizada em uma autoclave em batelada B de 300cm3, Hostalloy (Autoclave Engineering). Cada corrida durou cerca de 3 0 minutos e foi conduzida em uma temperatura de reator de cerca de 195 0C e a uma pressão de monóxido de carbono de cerca de 2,76 MPa (400 psig). 0 procedimento para todas as corridas na Tabela I é descrito abaixo.
Os reagentes foram pesados e carregados para o reator.
No reator, a solução consistiu de água (3,8 g) , ácido acético glacial (60,4 g) , óxido de irídio(IV) hidratado (3000 ppm, 0,6 g) (PPG Industries), acetato de metila (33,7 g) (Aldrich)(que se equilibra com o metanol e ácido acético), e iodeto de metila (20,4 g) (Fisher). 0 reator
foi purgado diversas vezes com 0,34 MPa (50 psig) de monóxido de carbono. Após garantir que o reator estava livre de vazamento, o reator foi pressurizado até 1,86 MPa (270 psig) e aquecido até 195 °C. A temperatura do reator foi mantida a 195°C, variando em menos de 1°C. A tempe-
ratura foi mantida mediante o uso de um aquecedor elétrico
e ajustado adicionalmente por água de resfriamento. À medida que a temperatura aumentou, a pressão do reator foi elevada para 2,76 MPa (400 psig) mediante adição de monóxido de carbono proveniente do reservatório. Quando a
solução do reator atingiu as condições-alvo, o agitador foi acionado a 8 00 rpm. O monóxido de carbono proveniente do reservatório foi introduzido ao reator na medida da necessidade de demanda de pressão para manter 2,76 MPa (400 psig). Esse tempo foi registrado como tempo zero. A
introdução de monóxido de carbono proveniente do reservatório, a temperatura do reator, e a pressão do reator foram registradas a cada minuto. Quando introdução de monóxido de carbono foi interrompida, a corrida foi completada e a solução de reação foi deixada para resfriar até a temperatura ambiente.
A taxa de introdução de gás foi medida mediante a marcação do monóxido de carbono consumido como uma função do tempo. Essa taxa de introdução de gás foi então usada para calcular a taxa de carbonilação, como o número de moles de reagente consumido por litro de líquido do reator desgaseifiçado frio por hora (mol/l/h) como um rendimento no espaço de tempo [space time yield (STY) ] , em uma específica composição de reator. EXEMPLOS
Exemplo Comparativo A 0 procedimento acima foi seguido sem a adição de um polímero contendo heterociclo de nitrogênio. Os resultados estão na Tabela I Exemplo 1
0 procedimento acima foi seguido onde 1,3 g de poli(4- vinilpiridina) ("PVP-I") reticulada 25% (Aldrich, Reilly), cerca de 1%, foi acrescentada. A taxa de carbonilação foi medida aproximadamente como 43 STY sobre a mesma base como do Exemplo Comparativo A. Após o término da corrida, o polímero foi digerido e analisado quanto ao metal irídio a fim de determinar a quantidade de irídio carregada que tinha sido ancorada ao polímero. Os resultados para esse Exemplo também estão apresentados na Tabela I, juntamente com os resultados dos Exemplos 2 a 8. Exemplos 2 a 8 Em seguida ao procedimento do Exemplo 1, uma série de corridas foi realizada com diferentes quantidades de poli- (vinilpiridina). A polivinilpiridina foi fornecida tanto pela Aldrich ou Reilly Industries (Indianápolis. Ind.). As composições do reator e os resultados quanto ao irídio ancorado estão na Tabela I.
Como pode ser visto, os melhores resultados em termos de seqüestro do catalisador são obtidos quando a relação de resina para o catalisador de metal do Grupo VIII é relativamente alta como é o caso em um leito fixo disposto em um fluxo de produto de acordo com a invenção.
Tabela I
Efeito do Polímero, Polivinilpiridina sobre 3000 ppm de iridio
<table>table see original document page 22</column></row><table> .1Quantidade de polivinilpiridina (PVP-I) em % em peso no reator. Os experimentos foram feitos a 195°C; 2,76 MPa (400 psia) . Os materiais do reator incluíam aproximadamente 3% de H2O; 27% de MeOAc; 20% de MeI e 3000 ppm de Ir. .2Ir no polímero é listado em % de Ir. As amostras foram digeridas em ácido e analisadas quanto ao metal. %Ir = {(quantidade inicial de Ir)-(Ir ancorado no polímero)}/ (quantidade inicial de Ir).
Exemplos 9 a 14
Em seguida ao procedimento apresentado acima, a resina polivinilpirrolidona reticulada foi carregada em uma autoclave juntamente com os vários componentes listados na Tabela I a seguir.
Tabela II
STY de carbonilação com catalisador de Ir- ou Ir/Ru e polivinilpirrolidona _
<table>table see original document page 23</column></row><table>
*Após a reação, o polímero foi filtrado, digerido e analisado quanto à quantidade de Ir e/ou Ru no polímero. Ppm ancorada se refere ao ppm presente no reator.
A invenção foi descrita em detalhes e ilustrada em conjunto com numerosas modalidades. Modificações para as modalidades específicas dentro do espírito e do escopo da presente invenção serão facilmente evidentes para aqueles com experiência na arte. Por exemplo, um co-catalisador de ródio poderá ser usado com o irídio ou o ródio poderá ser usado como o único metal catalisador. Tais modificações estão inseridas no espírito e no escopo da presente invenção que é apresentada nas reivindicações anexas.

Claims (15)

1. Processo de carbonilação para a carbonilação de um reagente carbonilável compreendendo: (a) carbonilar um reagente na presença de um componente catalisador de metal do Grupo VIII e um componente promotor haleto de alquila para formar uma mistura reacional em um reator; (b) fornecer um fluxo da mistura reacional a um pulsador, acoplado ao reator, para separar o fluxo da mistura reacional em um fluxo de reciclo liquido e em um fluxo de produto; o processo de carbonilação sendo caracterizado por: (c) colocar em contato o fluxo de produto com uma resina polimérica compreendendo nitrogênio contendo unidades de repetição operativas heterociclicas para seqüestrar, na resina polimérica, pelo menos uma porção do componente catalisador de metal do Grupo VIII presente no fluxo de produto; e (d) recuperar pelo menos uma porção do componente de metal do Grupo VIII ao separar pelo menos uma porção do componente de metal do Grupo VIII da resina polimérica.
2. Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a resina polimérica é selecionada a partir do grupo consistindo em resinas contendo anel piridina e resinas contendo anel pirrolidona.
3. Processo, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que a resina polimérica é uma resina de vinilpiridina.
4. Processo, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que a resina polimérica é uma resina de viniIpiridina reticulada possuindo um grau de reticulação de pelo menos 10%.
5. Processo, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que a resina polimérica é uma resina de polivinilpirrolidona.
6. Processo, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que a resina polimérica é uma resina de vinilpirrolidona possuindo um grau de reticulação de pelo menos 10%.
7. Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o haleto de alquila é iodeto de metila.
8.Processo, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o componente catalisador de metal do Grupo VIII é selecionado do grupo que consiste em iridio, ródio, cobalto, rutênio, e suas misturas.
9.Processo, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que o componente catalisador de metal do Grupo VIII compreende ródio.
10. Processo de carbonilação compreendendo: (a) carbonilar um reagente na presença de um componente catalisador de metal do Grupo VIII compreendendo iridio e um componente promotor haleto de alquila para formar uma mistura reacional em um reator; (b) fornecer continuamente um fluxo da mistura reacional a um pulsador, acoplado ao reator, para separar o fluxo da mistura reacional em um fluxo de reciclo liquido e em um fluxo de produto; o processo de carbonilação sendo caracterizado por: (c) colocar em contato o fluxo de produto com uma resina polimérica compreendendo nitrogênio contendo unidades de repetição operativas heterociclicas para seqüestrar, na resina polimérica, pelo menos uma porção do componente catalisador de metal do Grupo VIII presente no fluxo de produto.
11. Método de produção de ácido acético por meio da carbonilação de metanol compreendendo: (a) reagir metanol com monóxido de carbono em um reator provido com um meio reacional homogêneo compreendendo um componente metal catalitico selecionado a partir do grupo consistindo de formas solúveis de iridio, ródio, e suas misturas, opcionalmente incluindo um co- promotor selecionado a partir do grupo consistindo de rutênio, ósmio, tungstênio, rênio, zinco, cádmio, indio, mercúrio, e suas misturas, e adicionalmente incluindo acetato de metila, iodeto de metila e água; (b) fornecer um fluxo da mistura reacional a um pulsador, adaptado ao reator, para separar o fluxo da mistura reacional na forma de um fluxo liquido de reciclo e um fluxo de produto; (c) reciclar o fluxo de reciclo para o reator; o método sendo caracterizado por: (d) colocar em contato o fluxo de produto com uma resina selecionada a partir do grupo consistindo em resinas vinilpiridina reticuladas e resinas vinilpirrolidona reticuladas e suas misturas para seqüestrar, na resina, pelo menos uma porção do componente de metal catalitico presente no fluxo de produto; (e) purificar o fluxo de produto; e (f) recuperar pelo menos uma porção do componente de metal catalitico por separação da pelo menos uma porção do componente de metal catalitico da resina.
12. Método, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que a resina é uma resina vinilpirrolidona reticulada.
13. Método de produção de ácido acético por meio da carbonilação de metanol compreendendo: (a) reagir o metanol com monóxido de carbono em um reator provido com um meio reacional homogêneo compreendendo um componente metal catalitico selecionado a partir do grupo consistindo em formas solúveis de irídio, ródio, e suas misturas, opcionalmente incluindo um co- promotor selecionado a partir do grupo consistindo em rutênio, ósmio, tungstênio, rênio, zinco, cádmio, indio, mercúrio, e suas misturas, e adicionalmente incluindo acetato de metila, iodeto de metila e água; (b) fornecer continuamente um fluxo da mistura reacional a um pulsador, adaptado ao reator, para separar o fluxo da mistura reacional na forma de um fluxo liquido de reciclo e um fluxo de produto; (c) reciclar o fluxo de reciclo para o reator; o método sendo caracterizado por: (d) colocar em contato o fluxo de produto de vapor com uma resina selecionada a partir do grupo consistindo em resinas vinilpiridina reticuladas e resinas vinilpirrolidona reticuladas e suas misturas para seqüestrar pelo menos uma porção do componente de metal catalitico presente no fluxo de produto na resina; (e) purificar o fluxo de produto.
14. Método, de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo fato de que o componente de metal catalitico compreende iridio.
15. Método, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que o componente de metal catalitico compreende rutênio.
BRPI0113428-0A 2000-08-24 2001-07-30 processo para carbonilação e método de produção de ácido acético por meio da carbonilação de metanol. BR0113428B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US09/645.642 2000-08-24
US09/645,642 US6627770B1 (en) 2000-08-24 2000-08-24 Method and apparatus for sequesting entrained and volatile catalyst species in a carbonylation process
PCT/US2001/023852 WO2002016297A1 (en) 2000-08-24 2001-07-30 Method and apparatus for sequestering entrained and volatile catalyst species in a carbonylation process

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0113428A BR0113428A (pt) 2003-07-08
BR0113428B1 true BR0113428B1 (pt) 2012-11-27

Family

ID=24589845

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0113428-0A BR0113428B1 (pt) 2000-08-24 2001-07-30 processo para carbonilação e método de produção de ácido acético por meio da carbonilação de metanol.

Country Status (12)

Country Link
US (1) US6627770B1 (pt)
EP (1) EP1326823B1 (pt)
JP (2) JP4855635B2 (pt)
KR (1) KR100728432B1 (pt)
CN (1) CN1209334C (pt)
AT (1) ATE521586T1 (pt)
BR (1) BR0113428B1 (pt)
CA (1) CA2418073C (pt)
ES (1) ES2371234T3 (pt)
MX (1) MXPA03001564A (pt)
TW (1) TWI290134B (pt)
WO (1) WO2002016297A1 (pt)

Families Citing this family (228)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ATE435070T1 (de) * 2002-09-13 2009-07-15 Wako Pure Chemical Industies L Palladiumkatalysatorzusammensetzung
CN100376325C (zh) * 2004-03-25 2008-03-26 香港理工大学 羰基合成催化剂、其制备方法和制备乙酸和乙酐的方法
CN100372608C (zh) * 2004-11-22 2008-03-05 中国科学院化学研究所 催化醋酸甲酯或二甲醚合成醋酐的催化剂体系及应用
CN100443173C (zh) * 2004-11-22 2008-12-17 中国科学院化学研究所 甲醇合成乙酸或乙酸甲酯合成乙酐的催化剂体系及应用
US7902398B2 (en) * 2007-04-25 2011-03-08 Celanese International Corporation Method and apparatus for carbonylation with reduced catalyst loss
US7989659B2 (en) 2007-05-17 2011-08-02 Celanese International Corporation Method and apparatus for making acetic acid with improved light ends column productivity
RU2469783C2 (ru) 2008-04-29 2012-12-20 Селаниз Интернэшнл Корпорейшн Устройство для карбонилирования метанола, имеющее абсорбер с возможностью выбора из нескольких растворителей
US7820855B2 (en) * 2008-04-29 2010-10-26 Celanese International Corporation Method and apparatus for carbonylating methanol with acetic acid enriched flash stream
US8546622B2 (en) 2008-07-31 2013-10-01 Celanese International Corporation Process for making ethanol from acetic acid using acidic catalysts
US8309773B2 (en) 2010-02-02 2012-11-13 Calanese International Corporation Process for recovering ethanol
US8304586B2 (en) 2010-02-02 2012-11-06 Celanese International Corporation Process for purifying ethanol
US7884237B2 (en) * 2008-11-07 2011-02-08 Celanese International Corp. Methanol carbonylation with improved aldehyde removal
US8455685B2 (en) * 2009-07-07 2013-06-04 Celanese International Corporation Acetic anhydride production by way of carbonylation with enhanced reaction and flashing
US8168822B2 (en) 2009-07-07 2012-05-01 Celanese International Corporation Acetic acid production by way of carbonylation with enhanced reaction and flashing
MX2012004842A (es) 2009-10-26 2012-05-29 Celanese Int Corp Proceso para hacer etanol a partir de acido acetico utilizando catalizadores acidos.
US8728179B2 (en) 2010-02-02 2014-05-20 Celanese International Corporation Ethanol compositions
BR112012019310A2 (pt) 2010-02-02 2018-05-08 Celanese Int Corp processos para purificação de etanol
US8668750B2 (en) 2010-02-02 2014-03-11 Celanese International Corporation Denatured fuel ethanol compositions for blending with gasoline or diesel fuel for use as motor fuels
US8747492B2 (en) 2010-02-02 2014-06-10 Celanese International Corporation Ethanol/fuel blends for use as motor fuels
US8575403B2 (en) 2010-05-07 2013-11-05 Celanese International Corporation Hydrolysis of ethyl acetate in ethanol separation process
US8314272B2 (en) 2010-02-02 2012-11-20 Celanese International Corporation Process for recovering ethanol with vapor separation
EP2531292A2 (en) 2010-02-02 2012-12-12 Celanese International Corporation Processes for producing ethanol from acetaldehyde
US8541633B2 (en) 2010-02-02 2013-09-24 Celanese International Corporation Processes for producing anhydrous ethanol compositions
WO2012039840A2 (en) 2010-02-02 2012-03-29 Celanese International Corporation Processes for producing alcohols from a mixed acid feed
US8460405B2 (en) 2010-02-02 2013-06-11 Celanese International Corporation Ethanol compositions
US8344186B2 (en) 2010-02-02 2013-01-01 Celanese International Corporation Processes for producing ethanol from acetaldehyde
WO2011097193A2 (en) 2010-02-02 2011-08-11 Celanese International Corporation Hydrolysis of ethyl acetate in ethanol separation process
AU2011213058B2 (en) 2010-02-02 2015-08-13 Celanese International Corporation Process for purifying a crude ethanol product
US8552226B2 (en) * 2010-02-02 2013-10-08 Celanese International Corporation Process for heat integration for ethanol production and purification process
US8680343B2 (en) 2010-02-02 2014-03-25 Celanese International Corporation Process for purifying ethanol
US8394984B2 (en) 2010-02-02 2013-03-12 Celanese International Corporation Process for producing an ethyl acetate solvent and co-production of ethanol
US8318988B2 (en) 2010-05-07 2012-11-27 Celanese International Corporation Process for purifying a crude ethanol product
US8932372B2 (en) 2010-02-02 2015-01-13 Celanese International Corporation Integrated process for producing alcohols from a mixed acid feed
US8858659B2 (en) 2010-02-02 2014-10-14 Celanese International Corporation Processes for producing denatured ethanol
US8394985B2 (en) * 2010-02-02 2013-03-12 Celanese International Corporation Process for producing an ester feed stream for esters production and co-production of ethanol
US8552224B2 (en) 2010-05-07 2013-10-08 Celanese International Corporation Processes for maximizing ethanol formation in the hydrogenation of acetic acid
WO2012039841A1 (en) 2010-02-02 2012-03-29 Celanese International Corporation Integrated process for producing alcohols from a mixed acid feed
US8222466B2 (en) 2010-02-02 2012-07-17 Celanese International Corporation Process for producing a water stream from ethanol production
KR20120130765A (ko) 2010-02-02 2012-12-03 셀라니즈 인터내셔날 코포레이션 변성 에탄올의 제조 방법
WO2011097220A2 (en) 2010-02-02 2011-08-11 Celanese International Corporation Process for producing ethanol using an extractive distillation column
US8552225B2 (en) 2010-02-02 2013-10-08 Celanese International Corporation Process for vaporizing acetic acid for hydrogenation processes to produce ethanol
US8680342B2 (en) 2010-05-07 2014-03-25 Celanese International Corporation Process for recovering alcohol produced by hydrogenating an acetic acid feed stream comprising water
US8704010B2 (en) 2010-05-07 2014-04-22 Celanese International Corporation Alcohol production process with impurity removal
US8569551B2 (en) 2010-05-07 2013-10-29 Celanese International Corporation Alcohol production process integrating acetic acid feed stream comprising water from carbonylation process
US8754267B2 (en) 2010-05-07 2014-06-17 Celanese International Corporation Process for separating acetaldehyde from ethanol-containing mixtures
US8575404B2 (en) 2010-05-07 2013-11-05 Celanese International Corporation Process for recycling gas from acetic acid hydrogenation
US8704011B2 (en) 2010-05-07 2014-04-22 Celanese International Corporation Separating ethanol and ethyl acetate under low pressure conditions
EP2566837A2 (en) 2010-05-07 2013-03-13 Celanese International Corporation Process for purifying ethanol
US8604255B2 (en) 2010-05-07 2013-12-10 Celanese International Corporation Process for recovering ethanol with sidedraws to regulate C3+ alcohols concentrations
US8859827B2 (en) 2011-11-18 2014-10-14 Celanese International Corporation Esterifying acetic acid to produce ester feed for hydrogenolysis
US9272970B2 (en) 2010-07-09 2016-03-01 Celanese International Corporation Hydrogenolysis of ethyl acetate in alcohol separation processes
US8664454B2 (en) 2010-07-09 2014-03-04 Celanese International Corporation Process for production of ethanol using a mixed feed using copper containing catalyst
US20120010445A1 (en) 2010-07-09 2012-01-12 Celanese International Corporation Low Energy Alcohol Recovery Processes
US8846988B2 (en) 2010-07-09 2014-09-30 Celanese International Corporation Liquid esterification for the production of alcohols
WO2012148509A1 (en) 2011-04-26 2012-11-01 Celanese International Corporation Process for producing ethanol using a stacked bed reactor
US8829250B2 (en) 2010-07-09 2014-09-09 Celanese International Corporation Finishing reactor for purifying ethanol
US9150474B2 (en) 2010-07-09 2015-10-06 Celanese International Corporation Reduction of acid within column through esterification during the production of alcohols
US8710279B2 (en) 2010-07-09 2014-04-29 Celanese International Corporation Hydrogenolysis of ethyl acetate in alcohol separation processes
US8809597B2 (en) 2010-07-09 2014-08-19 Celanese International Corporation Separation of vapor crude alcohol product
US8846986B2 (en) 2011-04-26 2014-09-30 Celanese International Corporation Water separation from crude alcohol product
US8901358B2 (en) 2010-07-09 2014-12-02 Celanese International Corporation Esterification of vapor crude product in the production of alcohols
US8710280B2 (en) 2010-07-09 2014-04-29 Celanese International Corporation Weak acid recovery system for ethanol separation processes
US8884080B2 (en) 2010-07-09 2014-11-11 Celanese International Corporation Reduced energy alcohol separation process
CN103038202B (zh) 2010-08-06 2015-04-01 国际人造丝公司 用作发动机燃料的乙醇/燃料调和物
WO2012018960A2 (en) 2010-08-06 2012-02-09 Celanese International Corporation Denatured fuel ethanol compositions for blending with gasoline or diesel fuel for use as motor fuels
US8378141B2 (en) * 2010-08-16 2013-02-19 Celanese International Corporation Process and system for supplying vapor from drying column to light ends column
US8530696B2 (en) 2010-09-24 2013-09-10 Celanese International Corporation Pump around reactor for production of acetic acid
US8394988B2 (en) 2010-09-28 2013-03-12 Celanese International Corporation Production of acetic acid with high conversion rate
US8877963B2 (en) 2010-09-28 2014-11-04 Celanese International Corporation Production of acetic acid with high conversion rate
US8461379B2 (en) 2010-10-12 2013-06-11 Celanese International Corporation Production of acetic acid comprising feeding at least one reactant to a recycle stream
RS58729B1 (sr) 2010-10-13 2019-06-28 Celanese Int Corp Postupak za obnavljanje halogenih promotera i uklanjanje jedinjenja koja redukuju permanganat
US8678715B2 (en) 2010-11-15 2014-03-25 B&J Rocket America, Inc. Air cooled spacer for multi-blade abrading wheel
US8637698B2 (en) * 2010-11-19 2014-01-28 Celanese International Corporation Production of acetic acid with an increased production rate
US8563773B2 (en) 2010-12-16 2013-10-22 Celanese International Corporation Eductor-based reactor and pump around loops for production of acetic acid
US20120253084A1 (en) 2011-04-01 2012-10-04 Celanese International Corporation Vent scrubbers for use in production of ethanol
US8686200B2 (en) 2011-04-26 2014-04-01 Celanese International Corporation Process to recover alcohol from an acidic residue stream
US9000232B2 (en) 2011-04-26 2015-04-07 Celanese International Corporation Extractive distillation of crude alcohol product
US8686199B2 (en) 2011-04-26 2014-04-01 Celanese International Corporation Process for reducing the concentration of acetic acid in a crude alcohol product
US8754268B2 (en) 2011-04-26 2014-06-17 Celanese International Corporation Process for removing water from alcohol mixtures
US8927780B2 (en) 2011-04-26 2015-01-06 Celanese International Corporation Process for removing aldehydes from ethanol reaction mixture
US8933278B2 (en) 2011-04-26 2015-01-13 Celanese International Corporation Process for producing ethanol and reducing acetic acid concentration
US8927783B2 (en) 2011-04-26 2015-01-06 Celanese International Corporation Recovering ethanol with sidestreams to regulate C3+ alcohols concentrations
US8927788B2 (en) 2011-04-26 2015-01-06 Celanese International Corporation Process to recover alcohol with reduced water from overhead of acid column
US9000233B2 (en) 2011-04-26 2015-04-07 Celanese International Corporation Process to recover alcohol with secondary reactors for hydrolysis of acetal
TW201302684A (zh) 2011-04-26 2013-01-16 Celanese Int Corp 由醋酸進料及再循環醋酸乙酯進料生產乙醇之製程
WO2012149135A2 (en) 2011-04-26 2012-11-01 Celanese International Corporation Using a dilute acid stream as an extractive agent
US8748675B2 (en) 2011-06-16 2014-06-10 Celanese International Corporation Extractive distillation of crude alcohol product
TW201249790A (en) 2011-04-26 2012-12-16 Celanese Int Corp Reduced energy alcohol separation process having controlled pressure
CN103270010B (zh) 2011-04-26 2016-01-20 国际人造丝公司 粗乙醇的抽提蒸馏
WO2012149199A2 (en) 2011-04-26 2012-11-01 Celanese International Corporation Process for producing ethanol and reducing acetic acid concentration
US8907141B2 (en) 2011-04-26 2014-12-09 Celanese International Corporation Process to recover alcohol with secondary reactors for esterification of acid
US8884081B2 (en) 2011-04-26 2014-11-11 Celanese International Corporation Integrated process for producing acetic acid and alcohol
US9073816B2 (en) 2011-04-26 2015-07-07 Celanese International Corporation Reducing ethyl acetate concentration in recycle streams for ethanol production processes
CN103108854B (zh) 2011-04-26 2015-09-30 国际人造丝公司 具有水脱除的降低能量的醇分离方法
US9024082B2 (en) 2011-04-26 2015-05-05 Celanese International Corporation Using a dilute acid stream as an extractive agent
US9024084B2 (en) 2011-04-26 2015-05-05 Celanese International Corporation Reduced energy alcohol separation process having controlled pressure
US8592635B2 (en) 2011-04-26 2013-11-26 Celanese International Corporation Integrated ethanol production by extracting halides from acetic acid
WO2012149158A1 (en) 2011-04-26 2012-11-01 Celanese International Corporation Recovering ethanol sidedraw by separating crude product from hydrogenation process
US9024085B2 (en) 2011-04-26 2015-05-05 Celanese International Corporation Process to reduce ethanol recycled to hydrogenation reactor
US8927787B2 (en) 2011-04-26 2015-01-06 Celanese International Corporation Process for controlling a reboiler during alcohol recovery and reduced ester formation
US8927784B2 (en) 2011-04-26 2015-01-06 Celanese International Corporation Process to recover alcohol from an ethyl acetate residue stream
WO2012149164A1 (en) 2011-04-26 2012-11-01 Celanese International Corporation Process for controlling a reboiler during alcohol recovery and reduced ester formation
EP2702023B1 (en) 2011-04-26 2016-03-09 Celanese International Corporation Reduction of acid within column through esterification during the production of alcohols
US20120277482A1 (en) 2011-04-26 2012-11-01 Celanese International Corporation Removing Water from an Acetic Acid Stream in the Production of Alcohols
WO2012148465A1 (en) 2011-04-26 2012-11-01 Celanese International Corporation Recovering ethanol with sidestreams to regulate c3+ alcohols concentrations
US8461399B2 (en) 2011-04-26 2013-06-11 Celanese International Corporation Separation process having an alcohol sidestream
EP2702027B1 (en) 2011-04-26 2014-12-24 Celanese International Corporation Process to recover alcohol with secondary reactors for esterification of acid
US8652988B2 (en) 2011-04-27 2014-02-18 Celanese International Corporation Catalyst for producing acrylic acids and acrylates
US8697908B2 (en) 2011-05-05 2014-04-15 Celanese International Corporation Removal of amine compounds from carbonylation process stream containing corrosion metal contaminants
WO2012151377A1 (en) 2011-05-05 2012-11-08 Celanese International Corporation Removal of aromatics from carbonylation process
US8642498B2 (en) 2011-05-11 2014-02-04 Celanese International Corporation Catalysts for producing acrylic acids and acrylates
US8704012B2 (en) 2011-06-16 2014-04-22 Celanese International Corporation Distillation of crude alcohol product using entrainer
US8884079B2 (en) 2011-08-03 2014-11-11 Celanese International Corporation Reducing impurities in hydrogenation processes with multiple reaction zones
WO2013019239A1 (en) 2011-08-03 2013-02-07 Celanese International Corporation Ethanol separation process having stripping section for reducing acetals
WO2013019233A1 (en) 2011-08-03 2013-02-07 Celanese International Corporation Process for producing anhydrous ethanol using extractive distillation column
WO2013019238A1 (en) 2011-08-03 2013-02-07 Celanese International Corporation Reducing acetals during ethanol separation process using high pressure distillation column
WO2013019231A1 (en) 2011-08-03 2013-02-07 Celanese International Corporation Vapor separation in ethanol production
US8481792B2 (en) 2011-08-03 2013-07-09 Celanese International Corporation Reducing acetals and/or esters during ethanol separation process
WO2013019236A1 (en) 2011-08-03 2013-02-07 Celanese International Corporation Process for recovering ethanol in a side draw distillation column
US8877987B2 (en) 2011-08-03 2014-11-04 Celanese International Corportation Process for producing anhydrous ethanol using extractive distillation column
US8440866B2 (en) 2011-08-03 2013-05-14 Celanese International Corporation Process for separating ethanol having low acid
WO2013019235A1 (en) 2011-08-03 2013-02-07 Celanese International Corporation Process for purifying a crude ethanol product
WO2013019234A1 (en) 2011-08-03 2013-02-07 Celanese International Corporation Processes for improving ethanol production via hydrolysis of ester contaminants
BR112014003783A2 (pt) 2011-08-03 2017-03-21 Celanese Int Corp redução de acetais durante o processo de separação de etanol
US8927782B2 (en) 2011-08-03 2015-01-06 Celanese International Corporation Vapor separation in alcohol production
CN103796979A (zh) 2011-08-03 2014-05-14 国际人造丝公司 用于分离具有低酸的乙醇的方法
US8877986B2 (en) 2011-08-03 2014-11-04 Celanese International Corporation Process for recovering alcohol
US8575405B2 (en) 2011-08-03 2013-11-05 Celanese International Corporation Reducing acetals during ethanol separation process
US8748676B2 (en) 2011-08-03 2014-06-10 Celanese International Corporation Process for purifying a crude ethanol product
US8846987B2 (en) 2011-08-03 2014-09-30 Celanese International Corporation Ethanol separation process having stripping section for reducing acetals
WO2013019229A1 (en) 2011-08-03 2013-02-07 Celanese International Corporation Reducing impurities in ethanol in hydrogenation processes with multiple reaction zones
US8558034B2 (en) 2011-08-03 2013-10-15 Celanese International Corporation Reducing acetals during ethanol separation process using high pressure distillation column
WO2013019237A1 (en) 2011-08-03 2013-02-07 Celanese International Corporation Reducing acetals and/or esters during ethanol separation process
US8895786B2 (en) 2011-08-03 2014-11-25 Celanese International Corporation Processes for increasing alcohol production
US8853466B2 (en) 2011-08-19 2014-10-07 Celanese International Corporation Integrated process for producing ethanol from methanol
US8829253B2 (en) 2011-08-19 2014-09-09 Celanese International Corporation Integrated process for producing ethanol from methanol
US8853467B2 (en) 2011-08-19 2014-10-07 Celanese International Corporation Integrated process for producing ethanol
US20130053599A1 (en) 2011-08-22 2013-02-28 Celanese International Corporation Catalysts for producing acrylic acids and acrylates
US9663437B2 (en) 2011-09-13 2017-05-30 Celanese International Corporation Production of acetic acid with high conversion rate
US8802585B2 (en) 2011-09-22 2014-08-12 Celanese International Corporation Catalysts for producing acrylic acids and acrylates
US8735314B2 (en) 2011-09-29 2014-05-27 Celanese International Corporation Catalysts for producing acrylic acids and acrylates
US20130085302A1 (en) 2011-10-03 2013-04-04 Celanese International Corporation Processes for Producing Acrylic Acids and Acrylates
US20130085299A1 (en) 2011-10-03 2013-04-04 Celanese International Corporation Processes for Producing Acrylic Acids and Acrylate with Diluted Crude Acrylate Stream
US20130085295A1 (en) 2011-10-03 2013-04-04 Celanese International Corporation Processes for producing acrylic acids and acrylates
US9487466B2 (en) 2011-12-16 2016-11-08 Celanese International Corporation Process for producing acrylic acids and acrylates
US20130267736A1 (en) 2011-10-03 2013-10-10 Celanese International Corporation Processes for Producing Acrylic Acids and Acrylates with Diluted Reaction Mixture and By-Product Recycle
US8658824B2 (en) 2011-10-03 2014-02-25 Celanese International Corporation Processes for producing acrylic acids and acrylates
US20130085297A1 (en) 2011-10-03 2013-04-04 Celanese International Corporation Processes for Producing Acrylic Acids and Acrylates with Pre- and Post-Reactor Dilution
US20130253224A1 (en) 2012-03-20 2013-09-26 Celanese International Corporation Process for Producing Acrylic Acids and Acrylates
US8864950B2 (en) 2011-10-03 2014-10-21 Celanese International Corporation Processes for producing acrylic acids and acrylates
US8658823B2 (en) 2011-10-03 2014-02-25 Celanese International Corporation Processes for producing acrylic acids and acrylates
US8658822B2 (en) 2011-10-03 2014-02-25 Celanese International Corporation Processes for producing acrylic acids and acrylates
US20130085298A1 (en) 2011-10-03 2013-04-04 Celanese International Corporation Processes for Producing Acrylic Acids and Acrylates with Liquid Product Dilution
US8536368B2 (en) 2011-10-03 2013-09-17 Celanese International Corporation Processes for the production of acrylic acids and acrylates from a trioxane feed
US8729299B2 (en) 2011-10-03 2014-05-20 Celanese International Corporation Processes for the production of acrylic acids and acrylates
US20130085303A1 (en) 2011-10-03 2013-04-04 Celanese International Corporation Processes for Producing Acrylic Acids and Acrylates
US8536382B2 (en) 2011-10-06 2013-09-17 Celanese International Corporation Processes for hydrogenating alkanoic acids using catalyst comprising tungsten
WO2013056268A2 (en) 2011-10-06 2013-04-18 Celanese International Corporation Hydrogenation catalysts prepared from polyoxometalate precursors and process for using same to produce ethanol
US8658843B2 (en) 2011-10-06 2014-02-25 Celanese International Corporation Hydrogenation catalysts prepared from polyoxometalate precursors and process for using same to produce ethanol while minimizing diethyl ether formation
US8648220B2 (en) 2011-10-11 2014-02-11 Celanese International Corporation Process for producing ethanol using a crude vinyl acetate feed
US8614359B2 (en) 2011-11-09 2013-12-24 Celanese International Corporation Integrated acid and alcohol production process
US8686201B2 (en) 2011-11-09 2014-04-01 Celanese International Corporation Integrated acid and alcohol production process having flashing to recover acid production catalyst
WO2013070210A1 (en) 2011-11-09 2013-05-16 Celanese International Corporation Integrated carbonylation and hydrogenation process to obtain ethanol having flashing to recover acid production catalyst
WO2013070209A1 (en) 2011-11-09 2013-05-16 Celanese International Corporation Integrated carbonylation and hydrogenation process to obtain ethanol
US8748673B2 (en) 2011-11-18 2014-06-10 Celanese International Corporation Process of recovery of ethanol from hydrogenolysis process
WO2013078212A1 (en) 2011-11-22 2013-05-30 Celanese International Corporation Hydrogenating acetic acid to produce ethyl acetate and reducing ethyl acetate to ethanol
EP2782890A1 (en) 2011-11-22 2014-10-01 Celanese International Corporation Esterifying an ethanol and acetic acid mixture to produce an ester feed for hydrogenolysis
US20130131399A1 (en) 2011-11-23 2013-05-23 Celanese International Corporation Catalyst Preparations for High Conversion Catalysts for Producing Ethanol
US8927785B2 (en) 2011-11-29 2015-01-06 Celanese International Corporation Treatment of recycle gas from acid hydrogenation
US9079121B2 (en) 2011-12-02 2015-07-14 Celanese International Corporation Distillation column having enlarged downcomers and method of downcomer enlargement
US9029614B2 (en) 2011-12-14 2015-05-12 Celanese International Corporation Phasing reactor product from hydrogenating acetic acid into ethyl acetate feed to produce ethanol
US8927790B2 (en) 2011-12-15 2015-01-06 Celanese International Corporation Multiple vapor feeds for hydrogenation process to produce alcohol
US9249081B2 (en) 2011-12-16 2016-02-02 Celanese International Corporation Processes for the production of acrylic acids and acrylates
US20130165704A1 (en) 2011-12-21 2013-06-27 Celanese International Corporation Process for producing ethanol in a reactor having a constant temperature
US9233899B2 (en) 2011-12-22 2016-01-12 Celanese International Corporation Hydrogenation catalysts having an amorphous support
US20130165695A1 (en) 2011-12-22 2013-06-27 Celanese International Corporation Process conditions for producing acrylic acid
CN103282333A (zh) 2011-12-22 2013-09-04 国际人造丝公司 使用具有无定形载体的加氢催化剂的乙醇方法
WO2013101304A1 (en) 2011-12-29 2013-07-04 Celanese International Corporation Process for producing ethanol from impure methanol
US8907142B2 (en) 2011-12-29 2014-12-09 Celanese International Corporation Process for promoting catalyst activity for ethyl acetate conversion
CN103282334B (zh) 2011-12-30 2015-11-25 国际人造丝公司 用于从加氢方法进行乙醇生产和回收的压力驱动蒸馏
WO2013103393A1 (en) 2012-01-06 2013-07-11 Celanese International Corporation Processes for making catalysts comprising precious metal and active metal modified support
CN104039447A (zh) 2012-01-06 2014-09-10 国际人造丝公司 含钴加氢催化剂和制备其的方法
WO2013103392A1 (en) 2012-01-06 2013-07-11 Celanese International Corporation Hydrogenation catalyst and process for producing ethanol using the catalyst
WO2013103394A1 (en) 2012-01-06 2013-07-11 Celanese International Corporation Processes for making catalysts with metal halide precursors
US8815768B2 (en) 2012-01-06 2014-08-26 Celanese International Corporation Processes for making catalysts with acidic precursors
BR112014015584A8 (pt) 2012-01-06 2017-07-04 Celanese Int Corp catalisadores de hidrogenação com suportes modificados com cobalto
WO2013103398A1 (en) 2012-01-06 2013-07-11 Celanese International Corporation Modified catalyst supports and process for producing ethanol using the catalyst
US20130197278A1 (en) 2012-01-27 2013-08-01 Celanese International Corporation Process For Manufacturing Ethanol Using A Metallic Catalyst Supported on Titania
US9051235B2 (en) 2012-02-07 2015-06-09 Celanese International Corporation Process for producing ethanol using a molar excess of hydrogen
US9353034B2 (en) 2012-02-07 2016-05-31 Celanese International Corporation Hydrogenation process with reduced residence time for vapor phase reactants
CN103402965A (zh) 2012-02-08 2013-11-20 国际人造丝公司 以高的转化率生产乙酸
US8729311B2 (en) 2012-02-10 2014-05-20 Celanese International Corporaton Catalysts for converting acetic acid to acetone
US9050585B2 (en) 2012-02-10 2015-06-09 Celanese International Corporation Chemisorption of ethyl acetate during hydrogenation of acetic acid to ethanol
US8729317B2 (en) 2012-02-15 2014-05-20 Celanese International Corporation Ethanol manufacturing process over catalyst with cesium and support comprising tungsten or oxides thereof
US20130225876A1 (en) 2012-02-29 2013-08-29 Celanese International Corporation Hydrogenation Catalyst Using Multiple Impregnations of an Active Metal Solution
US9126194B2 (en) 2012-02-29 2015-09-08 Celanese International Corporation Catalyst having support containing tin and process for manufacturing ethanol
CN104271236B (zh) 2012-03-13 2018-01-26 国际人造丝公司 用于产生丙烯酸和丙烯酸类的包含钒、铋和钨的催化剂
US8962515B2 (en) 2012-03-13 2015-02-24 Celanese International Corporation Catalyst for producing acrylic acids and acrylates
US20130245310A1 (en) 2012-03-13 2013-09-19 Celanese International Corporation Catalyst for producing acrylic acids and acrylates
US8927786B2 (en) 2012-03-13 2015-01-06 Celanese International Corporation Ethanol manufacturing process over catalyst having improved radial crush strength
US8802903B2 (en) 2012-03-13 2014-08-12 Celanese International Corporation Stacked bed reactor with diluents for producing ethanol
WO2013137935A1 (en) 2012-03-13 2013-09-19 Celanese International Corporation Catalyst for producing acrylic acids and acrylates comprising vanadium, titanium and tungsten
US8536383B1 (en) 2012-03-14 2013-09-17 Celanese International Corporation Rhodium/tin catalysts and processes for producing ethanol
US20130245131A1 (en) 2012-03-14 2013-09-19 Celanese International Corporation Hydrogenation of Mixed Oxygenate Stream to Produce Alcohol
US20130261349A1 (en) 2012-03-28 2013-10-03 Celanese International Corporation Hydrogenation Catalysts and Processes for Making Same
US8859810B2 (en) 2012-08-21 2014-10-14 Celanese International Corporation Process for recovering permanganate reducing compounds from an acetic acid production process
US8759576B2 (en) 2012-09-06 2014-06-24 Celanese International Corporation Processes for purifying acetic anhydride
WO2014039304A1 (en) 2012-09-06 2014-03-13 Celanese International Corporation Processes for producing vinyl acetate
US20140121410A1 (en) 2012-10-31 2014-05-01 Celanese International Corporation Processes for Regenerating Catalyst for Producing Acrylic Acids and Acrylates
US9000237B2 (en) 2012-12-20 2015-04-07 Celanese International Corporation Ethanol refining process using intermediate reboiler
AR094541A1 (es) * 2013-01-25 2015-08-12 Daicel Corp Procedimiento para producir ácido carboxílico
JP6416193B2 (ja) 2013-03-15 2018-10-31 セラニーズ・インターナショナル・コーポレーション カルボニル化法を用いて合成ガスを分離する方法
US9073846B2 (en) 2013-06-05 2015-07-07 Celanese International Corporation Integrated process for the production of acrylic acids and acrylates
JP2014234383A (ja) * 2013-06-05 2014-12-15 千代田化工建設株式会社 カルボニル化合物の製造方法
US9120743B2 (en) 2013-06-27 2015-09-01 Celanese International Corporation Integrated process for the production of acrylic acids and acrylates
US9150475B2 (en) 2013-11-08 2015-10-06 Celanese International Corporation Process for producing ethanol by hydrogenation with carbon monoxide controls
US9505691B2 (en) 2014-10-02 2016-11-29 Celanese International Corporation Process for producing acetic acid
US9487464B2 (en) 2015-01-30 2016-11-08 Celanese International Corporation Processes for producing acetic acid
EP3250545B1 (en) 2015-01-30 2019-06-26 Celanese International Corporation Processes for producing acetic acid
SG11201706008YA (en) 2015-01-30 2017-08-30 Celanese Int Corp Processes for producing acetic acid
US9561994B2 (en) 2015-01-30 2017-02-07 Celanese International Corporation Processes for producing acetic acid
US9512056B2 (en) 2015-02-04 2016-12-06 Celanese International Corporation Process to control HI concentration in residuum stream
US9505696B2 (en) 2015-02-04 2016-11-29 Celanese International Corporation Process to control HI concentration in residuum stream
US10413840B2 (en) 2015-02-04 2019-09-17 Celanese International Coporation Process to control HI concentration in residuum stream
US9938217B2 (en) 2016-07-01 2018-04-10 Res Usa, Llc Fluidized bed membrane reactor
WO2018004993A1 (en) 2016-07-01 2018-01-04 Res Usa, Llc Reduction of greenhouse gas emission
US9981896B2 (en) 2016-07-01 2018-05-29 Res Usa, Llc Conversion of methane to dimethyl ether
US20190084912A1 (en) 2017-09-15 2019-03-21 Celanese International Corporation Process for producing acrylic acids and acrylates

Family Cites Families (33)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB1517662A (en) 1976-03-12 1978-07-12 California Inst Of Techn Photochemical preparation of catalysts for addition reactions of olefines
JPS53101310A (en) * 1977-02-16 1978-09-04 Asahi Chem Ind Co Ltd Removal of meral and halogen dissolved in carboxylic acid
US4139688A (en) 1977-06-24 1979-02-13 Gaf Corporation Preparation of insoluble polyvinylpyrrolidone
US4328125A (en) * 1979-05-14 1982-05-04 University Of Illinois Foundation Heterogeneous anionic transition metal catalysts
US5144068A (en) 1984-05-03 1992-09-01 Hoechst Celanese Corporation Methanol carbonylation process
US4615806B1 (en) 1985-03-07 1994-05-03 Hoechst Co American Removal of iodide compounds from non-aqueous organic media
DE3532747A1 (de) 1985-09-13 1987-03-26 Basf Ag Verfahren zur herstellung von polyvinylpyrrolidon
JPS63162044A (ja) * 1986-12-25 1988-07-05 Daicel Chem Ind Ltd 触媒の分離方法
US5155261A (en) 1987-02-05 1992-10-13 Reilly Industries, Inc. Process for acetic acid preparation and heterogenous catalyst for same
JP2611774B2 (ja) * 1987-07-01 1997-05-21 和光純薬工業 株式会社 酢酸の精製方法
US5131943A (en) * 1990-12-11 1992-07-21 Conoco Inc. Process for the separation of precious group VIII a metals from cyano complexes of such metals and other metals
US5300685A (en) * 1991-11-25 1994-04-05 Hoechst Celanese Corporation Removal of halide impurities from organic liquids
FR2688335B1 (fr) * 1992-03-03 1994-05-27 Cogema Procede de piegeage du ruthenium gazeux sur de la polyvinylpyridine, utilisable en particulier pour recuperer le ruthenium radioactif provenant de combustibles nucleaires irradies.
US5334755A (en) 1992-04-24 1994-08-02 Chiyoda Corporation Process for the production of acetic acid from methanol and carbon monoxide using supported rhodium catalyst
US5281359A (en) * 1992-08-31 1994-01-25 Hoechst Celanese Corporation Polymeric carbonylation catalyst system
US5286826A (en) 1993-03-05 1994-02-15 Isp Investments Inc. Process for making highly crosslinked polyvinylpyrrolidone having a low swell volume
US5672743A (en) 1993-09-10 1997-09-30 Bp Chemicals Limited Process for the production of acetic acid
JPH06315636A (ja) * 1993-04-30 1994-11-15 Chiyoda Corp ロジウム錯体担持固体触媒の製造方法
US5364963A (en) 1993-04-30 1994-11-15 Chiyoda Corporation Supported rhodium catalyst, method of preparing same and process of producing acetic acid by methanol carbonylation using same
JP2662683B2 (ja) * 1993-04-30 1997-10-15 千代田化工建設株式会社 カルボニル化反応用固体触媒及びそれを用いる酢酸の製造方法
JPH07309800A (ja) * 1994-03-25 1995-11-28 Chiyoda Corp 有機カルボン酸の製造方法
JPH07324055A (ja) * 1994-04-04 1995-12-12 Daicel Chem Ind Ltd 無水酢酸及び酢酸の製造法
DE69500905T2 (de) 1994-05-31 1998-02-12 Eastman Chem Co Verfahren zur Entfernung von Jod enthaltenden Verbindungen aus Essigsäure
US5625095A (en) * 1994-06-15 1997-04-29 Daicel Chemical Industries, Ltd. Process for producing high purity acetic acid
DE4440801A1 (de) * 1994-11-17 1996-05-23 Basf Ag Verfahren zur Herstellung von Aldehyden
GB9503385D0 (en) 1995-02-21 1995-04-12 Bp Chem Int Ltd Process
US5892110A (en) 1996-05-21 1999-04-06 Air Products And Chemicals, Inc. Heterogeneous catalyst for the production of acetic anhydride from methyl acetate
GB9625335D0 (en) 1996-12-05 1997-01-22 Bp Chem Int Ltd Process
GB9626429D0 (en) 1996-12-19 1997-02-05 Bp Chem Int Ltd Process
GB9626428D0 (en) 1996-12-19 1997-02-05 Bp Chem Int Ltd Process
GB9626317D0 (en) 1996-12-19 1997-02-05 Bp Chem Int Ltd Process
WO1998033590A1 (en) 1997-02-04 1998-08-06 Eastman Chemical Company Carbonylation catalyst
GB9712601D0 (en) 1997-06-16 1997-08-20 Bp Chem Int Ltd Chemical process

Also Published As

Publication number Publication date
KR20030027071A (ko) 2003-04-03
CN1449370A (zh) 2003-10-15
US6627770B1 (en) 2003-09-30
TWI290134B (en) 2007-11-21
CN1209334C (zh) 2005-07-06
WO2002016297A1 (en) 2002-02-28
EP1326823B1 (en) 2011-08-24
EP1326823A1 (en) 2003-07-16
BR0113428A (pt) 2003-07-08
JP2012006963A (ja) 2012-01-12
ATE521586T1 (de) 2011-09-15
CA2418073A1 (en) 2002-02-28
CA2418073C (en) 2010-03-09
KR100728432B1 (ko) 2007-06-13
ES2371234T3 (es) 2011-12-28
JP2004506704A (ja) 2004-03-04
MXPA03001564A (es) 2003-06-06
JP4855635B2 (ja) 2012-01-18

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR0113428B1 (pt) processo para carbonilação e método de produção de ácido acético por meio da carbonilação de metanol.
JP5438758B2 (ja) 複数の溶媒のオプションを有する吸収器を有するメタノールカルボニル化システム
JP4136661B2 (ja) 低エネルギーカルボニル化プロセス
CA2225868C (en) Iridium-catalysed carbonylation process for the production of acetic acid
US7902398B2 (en) Method and apparatus for carbonylation with reduced catalyst loss
CA2482794C (en) Process for the production of acetic acid
CA2498821C (en) Process for the production of acetic acid
CA2400620C (en) Catalytic composition for carbonylation including iridium and pyridine polymers

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 27/11/2012, MEDIANTE O RECOLHIMENTO DA TAXA QUINQUENAL DE MANUTENCAO (ARTIGOS 119 E 120 DA LPI) E OBSERVADAS AS DEMAIS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 18A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2525 DE 28-05-2019 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.