BR0108576B1 - saco plástico "camiseta t" e método de fabricação de um saco plástico. - Google Patents

saco plástico "camiseta t" e método de fabricação de um saco plástico. Download PDF

Info

Publication number
BR0108576B1
BR0108576B1 BRPI0108576-0A BR0108576A BR0108576B1 BR 0108576 B1 BR0108576 B1 BR 0108576B1 BR 0108576 A BR0108576 A BR 0108576A BR 0108576 B1 BR0108576 B1 BR 0108576B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
bag
tape
shirt
sealing line
reinforcing
Prior art date
Application number
BRPI0108576-0A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0108576A (pt
Inventor
Ebrahim Simhaee
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed filed Critical
Publication of BR0108576A publication Critical patent/BR0108576A/pt
Publication of BR0108576B1 publication Critical patent/BR0108576B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65DCONTAINERS FOR STORAGE OR TRANSPORT OF ARTICLES OR MATERIALS, e.g. BAGS, BARRELS, BOTTLES, BOXES, CANS, CARTONS, CRATES, DRUMS, JARS, TANKS, HOPPERS, FORWARDING CONTAINERS; ACCESSORIES, CLOSURES, OR FITTINGS THEREFOR; PACKAGING ELEMENTS; PACKAGES
    • B65D33/00Details of, or accessories for, sacks or bags
    • B65D33/06Handles
    • B65D33/065Integral handles
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65DCONTAINERS FOR STORAGE OR TRANSPORT OF ARTICLES OR MATERIALS, e.g. BAGS, BARRELS, BOTTLES, BOXES, CANS, CARTONS, CRATES, DRUMS, JARS, TANKS, HOPPERS, FORWARDING CONTAINERS; ACCESSORIES, CLOSURES, OR FITTINGS THEREFOR; PACKAGING ELEMENTS; PACKAGES
    • B65D33/00Details of, or accessories for, sacks or bags
    • B65D33/02Local reinforcements or stiffening inserts, e.g. wires, strings, strips or frames
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10STECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10S383/00Flexible bags
    • Y10S383/903Stress relief

Description

"SACO PLÁSTICO "CAMISETA Τ" E MÉTODO DE FABRICAÇÃO DE UM SACO PLÁSTICO"
Campo de invenção
Esta invenção se relaciona a sacos plásticos e, mais particularmente, a sacos pregueados especialmente os sacos chamados de sacos "camiseta-T" (T-shirt). Histórico da invenção
Os sacos em uso nos E.U. e em outros países são chamados sacos "camiseta-T". Os sacos "camiseta-T" são costumeiramente feitos com um filme plástico tubular pregueado (gussets), escamado, e cortado formando sacos com alças nas laterais.
As alças para os sacos "camiseta-T" são formadas a partir das regiões laterais pregueadas. Portanto, quando o saco for carregado e levantado manualmente, forças relativamente grandes são aplicadas na direção oposta às áreas nas junções do selo inferior e das dobras nas pregas. 0 saco, por conseguinte, muito provavelmente deverá cisalhar nestas junções quando o mesmo for carregado e levantado manualmente.
Se o saco sobrecarregado não se romper na junção de selagem inferior, muito provavelmente deverá cisalhar nas alças. As alças podem ser reforçadas se forem feitas maiores, mas a largura das alças é limitada à largura das pregas e quanto maior a prega, mais fraca será a junção desta com o selo inferior.
Para resolver estes problemas, pode se aumentar a espessura do filme plástico ou ainda usar um filme de plástico de qualidade superior, mas as junções, embora com resistência proporcionalmente maior, continuam sendo as áreas mais fracas no saco. Ademais, estas soluções resultam em um custo adicional, em virtude do aumento de qualidade do material empregado.
Ademais, quando o filme tubular tiver pregas, a espessura das regiões pregueadas nas laterais do saco é duas vezes a espessura da porção sem pregas no centro. Os meios de selagem que formam o selo no fundo do saco devem prover calor suficiente para soldar as quatro camadas nas regiões pregueadas, o que é mais calor que o requerido para a região central sem pregas do saco. 0 calor em excesso aplicado à porção sem pregas cria uma área fraca, particularmente na área das junções das dobras das pregas com o selo inferior.
Uma solução possível para este problema é aumentar o tempo de selagem reduzindo a velocidade no processo de selagem. Esta mudança, no entanto, não resolve totalmente o problema, e, ademais, em virtude da redução de produção, resulta em um aumento de custos no produto final.
O principal objetivo da presente invenção é prover um saco plástico pregueado mais forte que os sacos da técnica anterior de mesma construção e sem incorrer em custos adicionais.
Um outro objetivo da invenção é prover um saco plástico pregueado no qual as junções das dobras das pregas e linha de selagem não sejam as partes mais fracas do saco.
Um objetivo mais específico da invenção é prover um modo econômico para reforçar um saco "camiseta-T" convencional sem significativamente aumentar o custo de fabricação.
Um outro objetivo adicional da invenção é prover um saco "camiseta-T" tendo alças mais largas para uma dada espessura de filme plástico.
Sumário da Invenção
De acordo com a invenção, pelo menos uma fita plástica é coladai ao fundo de um saco plástico pregueado em uma região que inclui junções entre as dobras das pregas e o selo inferior. Preferivelmente, aplicam-se duas fitas em lados opostos do saco, ou aplica-se uma única fita plástica dobrada no selo, resultando no efeito de transferir as forças normalmente aplicadas na junção selo/ pregas à fita, ou fitas, de modo que o saco não cisalhe primeiramente nas áreas das junções.
Descrição Resumida dos Desenhos
A figura 1 é uma vista em planta frontal mostrando um saco "camiseta-T" de técnica anterior com propósito explicativo;
a figura 2A é uma vista em corte ao longo da linha 2A-2A da figura 1;
a figura 2B é uma vista em corte ao longo da linha 2B-2B da figura 1;
a figura 3 é uma vista em planta frontal mostrando um saco "camiseta-T" de técnica anterior totalmente carregado;
a figura 4 é uma vista inferior do saco "camiseta-T" totalmente carregado mostrado na figura 3;
a figura 5 é uma vista em planta frontal mostrando um saco "camiseta-T", de acordo com a invenção; e
a figura 6 é uma vista inferior do saco "camiseta-T" mostrado na figura 5 totalmente carregado;
a figura 7 é uma vista em planta lateral de uma máquina para aplicar fitas de reforço a ambos os lados do saco.
a figura 7A é uma vista ampliada da estação de aplicação de fita mostrada na figura 7;
a figura 8 é uma vista de topo da máquina mostrada na figura. 7;
a figura 9 é uma vista em perspectiva explodida mostrando como a fita inferior é aplicada, sendo essencialmente o mesmo o mecanismo de aplicação da fita superior;
a figura 10 é uma vista em corte seccional do dispositivo que cola as duas fitas aos lados opostos do saco;
a figura 11 é uma vista lateral, parcialmente seccionada, mostrando o mecanismo para dobrar uma única fita no fundo do saco;
a figura 12 é uma vista em corte do dispositivo mostrado na figura 11, logo antes da dobra ser feita;
a figura 13 mostra o mecanismo da figuras 11 e 12 depois de a fita ter sido dobrada na borda do saco;
a figura 14 mostra uma outra configuração da invenção; e
a figura 15 mostra uma configuração da invenção na qual se emprega uma fita não adesiva.
Descrição Detalhada Um saco plástico "camiseta-T" de técnica anterior é mostrado na figura 1, com propósito de explicação. Como exemplo, o saco pode ser fabricado a partir de um filme plástico extrudado feito de polietileno. 0 tubo é parcialmente pregueado formando uma dobra interna 10 e duas dobras externas 12 em cada lado. 0 filme pregueado planifiçado inclui painéis externos 11 e 13, e a seguir passa em uma estação de solda para formar um selo inferior 14 e um selo superior 16. 0 filme então passa através de uma estação de corte no qual os sacos individuais são cortados. Os sacos são então empilhados (pilhas de 50 sacos, por exemplo) e cada pilha de sacos é cortada para formar regiões de recorte 18 nos sacos. Em virtude da forma da região de recorte 18, são formadas alças 20 nas porções laterais pregueadas do saco.
0 saco pregueado inclui duas regiões externas 22A, cada região contendo quatro camadas de filme e uma região central 22B contendo somente duas camadas. Durante a etapa de selagem a quente, deve se aplicar uma quantidade suficiente de calor ao fundo do saco para soldar as quatro camadas nas regiões 22A entre si. Praticamente, não é possível aplicar menos calor à região 22B onde há somente duas camadas. Em conseqüência, a aplicação de calor que é requerida para formar o selo 14 nas regiões 22A produzirá calor excessivo na região 22B. Em virtude deste calor excessivo, o selo 14 é mais fraco na região central 22A.
O selo 14 é formado por meio de uma barra de selagem que se desloca para entrar em contato com o filme pregueado enquanto este se move através da estação de selagem.
A formação do selo depende da temperatura da barra, do tempo de aplicação da barra sobre o filme, e da pressão aplicada pela barra. Quanto mais grossa as camadas de plástico, maior será calor e a pressão requerida para formar a linha de selagem. Uma quantidade maior de calor pode ser provida aumentando a temperatura da barra de selagem ou tempo de aplicação. Normalmente, um aumento na pressão não é um fator importante. Prefere-se aumentar a temperatura substancialmente para evitar o aumento no tempo de aplicação que, com certeza, reduz o tempo de fabricação. Por meio de exemplo, se a espessura do filme for de 15 μm, uma barra de selagem aquecida a 350°F deverá requerer otimamente um tempo de aplicação de 0,8 segundos a uma pressão de 45 psi. Se a espessura do filme for aumentada para 30 μm, o mesmo tempo de aplicação poderá ser obtido se a temperatura da barra de selagem for aumentada para 450°F e a pressão para 46 psi.
A figura 3 ilustra o saco "camiseta-T" de técnica anterior depois de ter sido carregado e levantado pelas alças 20. O conteúdo do saco deve exercer uma força devido a gravidade, indicado pela seta F. Em virtude de as alças serem ligadas ao fundo do saco nas junções 24, o peso do conteúdo no saco cria forças iguais f1 e f2 que são aplicadas em direções opostas, primariamente às junções. Conseqüentemente, estas junções são as áreas do saco que mais provavelmente deverão se romper (isto é, cisalhar), se o peso do saco for excessivo.
A medida que as pregas se tornam mais profundas, a tendência das junções em se romper aumenta. A área das junções é a mais fraca quando o saco for totalmente pregueado, isto é quando as junções das dobras internas 10 e a linha de selagem 14 se intersectam no centro da linha de selagem. Por outro lado, pregas mais profundas são preferidas em virtude de permitirem alças mais amplas 20. Alças maiores são preferidas porque suportam mais peso; além de mais sendo confortáveis para o usuário.
Como mostrado acima, a resistência de um saco "camiseta- T" poderá ser aumentada se aumentando a espessura do filme ou melhorando a qualidade do plástico e por conseguinte, aumentando o custo do saco. Esta invenção consegue resultados superiores provendo uma fita de reforço que suporta as forças que tendem a separar as junções 24 quando o saco é carregado. De acordo com a invenção, como mostrado nas figuras 5 e 6, a fita 3 0 é colada ao fundo do saco no selo 14 e atua para absorver as forças aplicadas nas junções 24. A fita 30 é mostrada se estendendo a partir do ponto 3OA ao ponto 30B. O comprimento da fita não é crítico, mas a fita deve ser mais comprida que a distância entre as junções 24 e geralmente quanto mais comprida a fita 30, maior será o reforço. Surpreendentemente, a fita aumenta a resistência do saco mais que um comparável aumento na espessura de filme. Em outras palavras, um saco de 15 μπι tendo duas fitas de 15 μπι é substancialmente menos propenso a romper nas junções 24 que um saco de 30 μπι tendo a mesma espessura nas junções.
Contempla-se que uma única fita 3 0 pode ser dobrada em torno do fundo do saco, mas também fitas separadas poderão ser aplicadas em cada lado do saco se obtendo o mesmo resultado em termos de reforço das junções 24. Alguns benefícios são obtidos quando se aplicam fitas separadas somente às áreas de junção, por exemplo um quadrado de 1/2 polegada. Uma fita de polipropileno com adesivo sensível a pressão poderá ser usada, mas deve ser entendido que uma ampla variedade de materiais também poderá ser utilizada, incluindo um material com o qual o saco é feito. No lugar de um adesivo sensível a pressão, um adesivo termicamente ativado poderá ser empregado ou a própria fita poderá ser feita de um material que possa ser soldado ao saco.
As dimensões da fita também não são críticas. A fita pode se estender cerca de 2 mm acima e abaixo do selo. Se uma única fita for dobrada no fundo, a fita deve ser suficientemente larga para se estender cerca de 2 mm acima do selo em ambos os lados do saco.
Resultados satisfatórios também podem ser obtidos usando somente uma única fita aplicada em um dos painéis 11 ou 13. Comumente, se as dobras internas 10 do saco sem- reforço são separadas a partir dos painéis externos 11 e 13 (colados um ao outro nas junções 24 na linha de selagem 14) os painéis externos começam a cisalhar nos pontos 24 ao mesmo tempo. Observou-se que se uma fita de reforço for aplicada em somente um dos painéis 11 ou 13, a tendência de cisalhar ambos os painéis será substancialmente reduzida. Novamente, as dimensões da fita não são críticas e bons resultados podem ser obtidos com uma fita que se estende em ambas as junções 24 e que varia na faixa de 1/4 a 1/2 de polegada.
Há um número de diferentes processos e máquinas para fabricação de sacos "camiseta-T". No processo acima onde sacos individuais são cortados do filme e empilhados, uma máquina de fita convencional pode ser usada para colar uma ou duas fitas ao selo inferior de cada saco logo antes de empilhar. Assim, ao invés de fitas separadas, poderá ser aplicada uma única fita dobrada.
Na configuração ilustrada, os selos 14 e 16 são formados a cerca de 3 mm da borda do saco. Em alguns processos os sacos são cortados e selados simultaneamente com faca quente, caso em que os selos são formados nas bordas do saco. A invenção é igualmente aplicável a esta construção, assim como igualmente a outras construções. Na verdade, a presente invenção é aplicável a qualquer caso onde um saco plástico pregueado for selado depois de pregueado, mesmo que não inclua alças.
Em alguns casos os sacos "camiseta-T" são providos em rolos onde sacos individuais são separados por uma linha perfurada de separação. Os sacos são fornecidos individualmente, cisalhando as sucessivas linhas de separação. Aqui, a fita de reforço, conforme a invenção, será aplicada apenas acima (à frente) da perfuração, preferivelmente uma fita em cada lado do saco.
As figuras 7-10 ilustram esquematicamente uma máquina para aplicar duas fitas em lados opostos de um saco durante processo de fabricação.
Em um processo típico de fabricação de sacos "camiseta- Τ", um tubo pregueado é selado em sua parte superior e parte inferior (selos 16 e 14) e para formar uma peça 40 (ver figura 9). Um conjunto de peças então são empilhadas, por exemplo 50 sacos, e recortadas com ferramenta para formar as alças 20. Contempla-se que a fita de reforço 30 deve ser aplicada antes das operações de empilhamento e recorte, embora a invenção seja igualmente aplicável em processos onde a fita é aplicada em outras etapas no ciclo de fabricação.
Como mostrado na figura 7, e 8, tiras de filme plástico superior e inferior 42 e 44, respectivamente, passam através de duas máquinas formadoras de fita 46 e 48. Cada uma destas máquinas 46, 48 forma uma multiplicidade de fitas de reforço 3 0 de dimensões adequadas nas tiras 42 e 44. As máquinas 46 e 48, que podem ser similares às máquinas de fabricação de rótulos, formam fitas sucessivas 30, estriadas de modo que, embora retidas nas tiras 42 e 44, ainda possam ser facilmente removidas em uma estação de aplicação de fita. Isto se reflete nas linhas tracejadas que definem a periferia das fitas individuais 30 dentro da tira 42 na figura 8.
As tiras estriadas 42 são deslocadas ao longo de uma série de rolos 50 através de estações para aplicação de fitas superiores e inferiores 52 e 54, respectivamente. Como mostrado abaixo, as fitas 30 são aplicadas em ambos os lados de uma peça "camiseta-T" 4 0 suportada em uma bandeja 56. As tiras 42 e 44, tendo agora as fitas de reforço 30 removidas, passam então nos rolos 58 e são a seguir enroladas nos rolos 60 e 62.
A aplicação da fita é mostrada nas figuras 9 e 10. A figura 9 ilustra somente a estação de aplicação de fita inferior 54, enquanto a estação para fita superior é a sua imagem especular.
A bandeja 56 inclui uma região de aplicação de fita recortada 64 e abas de referência 66 que alinham a peça "camiseta-T" 40 de modo que o selo inferior 14 se localize na região de recorte 64 e seja acessível às fitas enquanto as tiras 42 e 44 passam nas estações 52, 54. Cada estação de aplicação de fita inclui uma guia vertical 68 onde o cabeçote de pressão 70 se desloca verticalmente. As áreas do cabeçote de prensagem 70 correspondem à área de uma fita individual 3 0 e sendo conectadas à extremidade de uma haste reciprocante 72. O movimento da tiras 42 e 44 é sincronizado com o movimento das peças 4 0 e cabeçote de prensagem 70, por exemplo em resposta a ação de um sensor óptico em uma peça apropriadamente localizada 40 dentro da bandeja 56. Quando a peça estiver adequadamente posicionada, o cabeçote de prensagem 70 é deslocado verticalmente em ambas as estações 52 e 54 que punciona as fitas individuais 30 das tiras 42 e 44 e sela as mesmas sob pressão no selo inferior 14, como descrito acima. Preferivelmente, os cabeçotes 70 são eletro-estaticamente carregados de modo que depois de removida a tira estriada, as fitas 30 tendem a se aderir nos cabeçotes até serem aplicadas no saco. As fitas 30 podem ser seladas ao saco com um adesivo sensível a pressão ou adesivo termicamente ativado. No caso deste último, os cabeçotes de prensagem 70 nas estações 52 e 54 devem estar aquecidos.
Depois de as fitas 30 serem aplicadas em lados opostos da peça 40, a peça é removida e empilhada para sofrer um subseqüente recorte das alças. O aparelho usado para posicionar a peça 40 na bandeja 56 e remover a peça depois de as fitas serem aplicadas pode ser do tipo convencional e, por conseguinte, não precisará ser descrito aqui com detalhes.
As figuras 11, 12, e 13 mostram um dispositivo para dobrar uma única fita no fundo de uma peça 40. Neste caso, as fitas 30 são parcialmente cortadas a partir de uma única tira 42 que se desloca verticalmente. O dispositivo inclui dois cabeçotes 80 conectados por suas extremidades internas a uma haste de suporte central 82 por meio de conectores giratórios 84. Os cabeçotes 80 são também conectados a um par de barras atuadoras 8 6 por uma conexão giratória similar 88. Quando uma peça "camiseta-T" 40 estiver apropriadamente posicionada na bandeja de suporte 56, o mecanismo se desloca a partir da posição da figura 11 para a posição da figura 12, daí separando uma fita 30 da tira onde foi cortada. A haste de suporte central 82 pára de se movimentar, mas as barras atuadoras externas 86 continuam a se deslocar em direção à peça 40 fazendo os cabeçotes 80 girarem em torno dos conectores 84, como mostrado na figura 13. Esta ação dobra a fita 30 em torno da peça "camiseta-T" 40 e no fim do curso, aplica pressão fazendo a fita se aderir ao saco. O mecanismo então retorna a sua posição inicial mostrada na figura 11 na posição de aplicar a próxima fita 30 à próxima peça b"camiseta-T" 40 depois de esta ter sido apropriadamente posicionada na bandeja 56.
Surpreendentemente, descobriu-se também que a fita 30 aplicada em um ou ambos painéis 11 e 13 não precisa ser sobreposta a linha de selagem 14 para prover um reforço substancial. Assim, como se mostra na figura 14, uma fita 30 ligeiramente acima da linha de selagem (como mostrado em linha cheia) ou ligeiramente abaixo da mesma (como mostrado em linhas tracejadas) proporciona um reforço substancial. Por exemplo, a fita pode ser posicionada a cerca de 1 mm acima ou abaixo da linha de selagem.
Uma configuração adicional da invenção é mostrada na figura 15. Nesta configuração como se mostra em linhas tracejadas, uma tira plástica não-adesiva 90 é termicamente colada ao saco ao longo da linha de selagem 14 quando a linha de selagem 14 se forma. A tira plástica 90 pode ser feita do mesmo material que do saco.
Novamente, o comprimento da tira pode ser maior que a distância entre as junções 24. A largura necessária somente será suficiente para englobar a largura da linha de selagem. Na configuração preferida, a espessura da tira é cerca de duas vezes da espessura do filme plástico com o qual o saco "camiseta-T" é feito; no entanto, se a espessura for cerca da metade da espessura dos painéis 11 e 13 o resultado também será satisfatório. Também descobriu-se que as junções 24 de um saco "camiseta-T" reforçado por uma tira 90 tendo a metade da espessura do saco (isto é, cerca de 15 ym) são mais fortes que as junções de um saco "camiseta-T" feito do mesmo filme plástico com o dobro da grossura (isto é, 3 0 μιη) .
Adicionalmente, resultados satisfatórios serão obtidos se a tira for colocada dentro do saco, ou seja entre um ou ambos os painéis 11 e 13 e dobras das pregas.
O efeito da tira separada 30 ou tira 90 será maior que o conseguido quando se aumenta a espessura do saco na linha de selagem 14, por sua vez, aumentando a quantidade de material plástico disponível para fusão e selagem, daí aumentando a resistência da selagem. A presença de uma camada adicional de material provê maior resistência que um comparável aumento na espessura do filme.
Ademais, referindo-se à figura 1, em um saco "camiseta-T" há quatro camadas de filme nas regiões 22A e duas camadas de filme na região 22B. A razão entre espessuras nestas duas regiões portanto será de 4 para 2. Quando se adiciona a tira 90 com uma espessura duas vezes a espessura de camadas individuais, a espessura das áreas pregueadas 22A se torna igual a seis camadas, enquanto a espessura da área 22B se torna igual à espessura de quatro camadas. Por conseguinte, a razão entre espessuras será de 6 para 4. Em outras palavras, com a tira de reforço posicionada, a área pregueada 22A será uma vez e meia mais grossa que a área não-pregueada 22B, enquanto que sem a tira de reforço, a porção pregueada será duas vezes mais grossa que a porção não-pregueada 22A, melhorando (isto é, reduzindo) a razão entre espessuras, a resistência da junção 24 será aumentada.

Claims (15)

1. Saco plástico "camiseta-T" , compreendendo um tubo de filme plástico com pregas laterais, cada prega incluindo uma dobra interna (10) , uma linha de selagem (14) no fundo do saco intersectando as citadas dobras internas (10), e alças (20) formadas nas porções pregueadas do saco, caracterizado pelo fato de compreender meios de reforço (30) separados do citado filme plástico que se aderem ao fundo do saco e se estendem através de cada uma das citadas dobras internas (10) próximas ou sobrepondo- se à citada linha de selagem (14).
2. Saco, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de os citados meios de reforço compreenderem fitas separadas (30) aplicadas em lados opostos do citado saco.
3. Saco, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de os citados meios de reforço compreenderem uma fita (30) dobrada em torno do fundo do citado saco.
4. Saco, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de os citados meios de reforço compreenderem uma fita (30) aplicada somente em um lado do citado saco.
5. Saco, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de os citados meios de reforço compreenderem uma fita (3 0) incluindo um revestimento de adesivo sensível à pressão.
6. Saco, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de os citados meios de reforço compreenderem uma fita (30) termicamente colada ao saco.
7. Saco, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de a fita (30) ser termicamente colada no saco ao longo da citada linha de selagem.
8. Saco, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de os citados meios de reforço compreenderem uma fita com cerca da metade da espessura do filme plástico.
9. Saco, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de os citados meios de reforço compreenderem fitas (30) separadas aplicadas em cada uma das citadas junções.
10. Método de fabricação de um saco plástico, compreendendo o pregueamento de um filme plástico tubular e a formação de uma linha de selagem (14) através do filme tubular pregueado próximo ao fundo do saco, o citado método sendo caracterizado pelo fato de pelo menos uma fita de reforço (30) ser aplicada em torno da linha de selagem (14) , a fita (30) se estendendo nas regiões pregueadas do saco.
11. Método, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de a fita de reforço ser aplicada em cada lado do saco.
12. Método, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de uma fita (30) única ser dobrada em torno da extremidade selada do saco.
13. Método, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de o filme plástico tubular pregueado ser selado em ambas as extremidade antes da aplicação da fita (30) .
14. Método, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de a fita de reforço (30) ser termicamente colada ao saco ao longo da linha de selagem (14) quando a linha de selagem é formada.
15. Método, de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo fato de após a fita de reforço (30) ser aplicada em uma extremidade do saco, as alças (20) serem cortadas na extremidade oposta do saco para formar um saco "camiseta-T".
BRPI0108576-0A 2000-02-15 2001-02-15 saco plástico "camiseta t" e método de fabricação de um saco plástico. BR0108576B1 (pt)

Applications Claiming Priority (5)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US50442700A 2000-02-15 2000-02-15
US09/504,427 2000-02-15
US09/707,758 2000-11-07
US09/707,758 US6461041B1 (en) 2000-02-15 2000-11-07 Gussetted plastic bag
PCT/US2001/004971 WO2001060706A1 (en) 2000-02-15 2001-02-15 Gussetted plastic bag

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0108576A BR0108576A (pt) 2003-04-29
BR0108576B1 true BR0108576B1 (pt) 2012-01-24

Family

ID=24843055

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0108576-0A BR0108576B1 (pt) 2000-02-15 2001-02-15 saco plástico "camiseta t" e método de fabricação de um saco plástico.

Country Status (39)

Country Link
US (2) US6461041B1 (pt)
EP (2) EP1731437A1 (pt)
JP (1) JP2003525177A (pt)
CN (1) CN1197739C (pt)
AR (1) AR031839A1 (pt)
AU (1) AU774016B2 (pt)
BG (1) BG65260B1 (pt)
BR (1) BR0108576B1 (pt)
CA (1) CA2400035C (pt)
CO (1) CO5300451A1 (pt)
CY (1) CY1108006T1 (pt)
CZ (1) CZ298737B6 (pt)
DE (1) DE60126060T2 (pt)
DK (1) DK1255678T3 (pt)
EA (1) EA003541B1 (pt)
EE (1) EE04521B1 (pt)
EG (1) EG23414A (pt)
ES (1) ES2279803T3 (pt)
GE (1) GEP20043381B (pt)
HK (1) HK1049819B (pt)
HR (1) HRP20020654B1 (pt)
HU (1) HU227880B1 (pt)
IL (1) IL151015A0 (pt)
IS (1) IS2414B (pt)
MA (1) MA25252A1 (pt)
ME (2) MEP16908A (pt)
MX (1) MXPA02007898A (pt)
MY (1) MY126914A (pt)
NO (1) NO325644B1 (pt)
NZ (1) NZ520440A (pt)
PA (1) PA8511701A1 (pt)
PE (1) PE20011172A1 (pt)
PL (1) PL201093B1 (pt)
PT (1) PT1255678E (pt)
RS (1) RS50068B (pt)
SK (1) SK286272B6 (pt)
TW (1) TWI230135B (pt)
UA (1) UA78675C2 (pt)
WO (1) WO2001060706A1 (pt)

Families Citing this family (22)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE10127867C2 (de) * 2001-06-02 2003-10-23 Lemo Maschb Gmbh Verfahren und Vorrichtung zur Herstellung einer Tragetasche aus Kunststoffolie
US6942100B2 (en) * 2004-02-13 2005-09-13 Frank Su Square bottomed plastic bag stack and method of making same
WO2006097104A2 (en) * 2005-03-15 2006-09-21 Etradan Bs Aps Bag provided with reinforcing connection seams
US20080277308A1 (en) * 2005-10-19 2008-11-13 Ebrahim Simhaee Gusseted T-Shirt Bag and Bagging Rack
PT2078682E (pt) * 2008-01-10 2011-05-11 Daumar Talleres Saco de rede de pl?stico
US20090184123A1 (en) * 2008-01-23 2009-07-23 Condon Duane R Receptacle Liner and Method of Manufacture
US9132938B2 (en) 2008-08-22 2015-09-15 The Glad Products Company Bag with reinforcing features
US20100046861A1 (en) * 2008-08-22 2010-02-25 Wilcoxen Kyle R Bag With Reinforcing Features
US20110255809A1 (en) * 2008-08-22 2011-10-20 The Glad Products Company Bag with Reinforcing Features
US8893457B2 (en) * 2011-02-16 2014-11-25 Cryovac, Inc. Easy open and reclosable package with die-cut web and discrete tape anchored to second side panel
JP5749939B2 (ja) * 2011-03-02 2015-07-15 株式会社イシダ 製袋包装機
JP4902796B1 (ja) * 2011-03-30 2012-03-21 トタニ技研工業株式会社 製袋機
GB201212235D0 (en) * 2012-07-07 2012-08-22 Green Alan J Fluid containers and holders
US20140138278A1 (en) 2012-11-20 2014-05-22 Mpt, Inc. Advertising Media for Application to Packaging Materials
US8821018B2 (en) 2012-11-29 2014-09-02 Daniel Brian Tan Bags with reinforced bag walls
DE102013003223A1 (de) * 2013-02-27 2014-08-28 Haver & Boecker Ohg Packmaschine und Verfahren zum Füllen von Offensäcken
MX2015011397A (es) * 2013-03-15 2016-02-03 Hilex Poly Co Llc Bolsas con pliegues con una lengüeta.
MX369260B (es) * 2013-03-15 2019-11-04 Hilex Poly Co Llc Bolsas reforzadas.
WO2015026349A1 (en) 2013-08-22 2015-02-26 Tan Daniel Brian Reinforced bag seam, method and apparatus for making same
WO2015197358A1 (en) 2014-06-26 2015-12-30 Ge Healthcare Bio-Sciences Ab Bag weld with gusset
CN104943961A (zh) * 2015-06-30 2015-09-30 常州市禾香塑业有限公司 一种透明塑料包装袋
FI3875387T3 (fi) 2020-03-05 2023-11-28 Papier Mettler Kg Muovikalvopohjapussi ja sen käyttö sekä aihio muovikalvopohjapussia varten

Family Cites Families (33)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2197543A (en) * 1937-12-07 1940-04-16 John F Ames Bag closure
US2581826A (en) * 1946-08-09 1952-01-08 Stanley G Yount Bag
DE830157C (de) * 1950-03-30 1952-01-31 Erich Juenemann Seitenfaltensack mit mechanisch verschlossenem Boden und Verfahren zur seiner Herstellung
US3023679A (en) 1957-08-21 1962-03-06 Continental Can Co Three dimensional bag and method and apparatus for making same
US3141601A (en) 1960-09-06 1964-07-21 Bemis Bro Bag Co Bag top closure
US3221789A (en) * 1963-07-05 1965-12-07 St Regis Paper Co Plastic valve bag
US3362302A (en) * 1965-08-12 1968-01-09 Studley Paper Company Inc Bag closure
DK123860B (da) 1966-11-23 1972-08-14 K Sengewald Bærepose af termoplastisk formstoffolie og fremgangsmåde til fremstilling af posen.
FR1535316A (fr) * 1967-08-30 1968-08-02 Holweg Const Mec Sac plat en papier ou matériau similaire à renforcement extérieur et son procédé de fabrication
FR2110568A5 (pt) 1970-10-19 1972-06-02 Holweg Const Mec
IE36093B1 (en) 1971-03-05 1976-08-18 British Visqueen Ltd Carrier-bags
GB1315891A (en) * 1971-04-30 1973-05-02 British Visqueen Ltd Plastics-film bags
FR2193744A1 (en) 1972-07-26 1974-02-22 Moureau Paul Plastic container for fluids - with the film reinforced by bands on the side walls
GB1465695A (en) 1973-05-21 1977-02-23 Metal Box Co Ltd Packs and methods of making them
GB1466379A (en) * 1973-09-19 1977-03-09 British Visqueen Ltd Plastics carrier bags
FI783497A (fi) 1978-11-15 1980-05-16 Suominen Heikki S Plastkasse med handtag
DK147044C (da) 1980-06-10 1984-09-03 Nyborg Plast Fabrikation Og Ha Saek til rislegods, saasom pulver- eller kornformet materiale
JPS57129050U (pt) * 1981-02-03 1982-08-11
US4464157A (en) * 1981-10-05 1984-08-07 Mobil Oil Corporation Method of preparing a thermoplastic bag having reinforced handles
JPS58180134U (ja) * 1982-05-27 1983-12-01 福助工業株式会社 合成樹脂製袋綴
FI68590C (fi) 1984-03-15 1985-10-10 Rosenlew Ab Oy W Flexibel behaollare foer transport och lagring av massagods
US5048977A (en) 1987-02-11 1991-09-17 Robbins Edward S Iii Ribbed free-standing enclosure
US4895556A (en) * 1987-04-03 1990-01-23 Katana Corp. Sealing element for angle seals and T-shirt bags
US4883450A (en) * 1987-11-02 1989-11-28 Mobil Oil Corp. Process for making single side free plastic bag
US4812055A (en) 1987-12-29 1989-03-14 Mobil Oil Corporation Thermoplastic bag and method of forming the same
US4874256A (en) * 1988-05-24 1989-10-17 Venture Packaging, Inc. Bag with carrying handle for containing merchandise
US5030190A (en) * 1988-08-24 1991-07-09 The Dow Chemical Company Gussetted plastic bags having relief seals and method of making same
GB2243594B (en) 1990-04-30 1994-08-31 Alan Frederick Sandy Disposable containers
GB2264690A (en) 1992-03-06 1993-09-08 John Madeley Gusseted carrier bags
JP2566662Y2 (ja) * 1993-08-31 1998-03-30 株式会社大塚製薬工場 密封包装袋
US5944189A (en) * 1996-04-24 1999-08-31 Ferag Ag Sample bags having thickened regions
JPH09300486A (ja) * 1996-05-20 1997-11-25 Shinsei:Kk コーナーカットされた側面マチ付き袋体の連続製袋方法およびその製袋機。
US6071010A (en) * 1998-12-16 2000-06-06 Chan; Beatrice Carrying bag

Also Published As

Publication number Publication date
HUP0300097A2 (en) 2007-10-29
EG23414A (en) 2005-06-26
CY1108006T1 (el) 2013-09-04
DK1255678T3 (da) 2007-05-21
BR0108576A (pt) 2003-04-29
SK286272B6 (sk) 2008-06-06
HK1049819A1 (en) 2003-05-30
EE04521B1 (et) 2005-08-15
ME00064B (me) 2010-10-10
WO2001060706A1 (en) 2001-08-23
NO20023867L (no) 2002-08-15
US6461041B1 (en) 2002-10-08
MXPA02007898A (es) 2004-09-10
EA200200870A1 (ru) 2002-12-26
IL151015A0 (en) 2003-02-12
CN1197739C (zh) 2005-04-20
CN1416402A (zh) 2003-05-07
EP1255678A1 (en) 2002-11-13
CZ20022765A3 (cs) 2004-03-17
MY126914A (en) 2006-10-31
IS6497A (is) 2002-08-13
SK11832002A3 (sk) 2003-03-04
US20020191868A1 (en) 2002-12-19
CA2400035C (en) 2006-06-06
JP2003525177A (ja) 2003-08-26
MEP16908A (en) 2010-06-10
DE60126060T2 (de) 2007-08-16
CA2400035A1 (en) 2001-08-23
HRP20020654B1 (en) 2008-12-31
CZ298737B6 (cs) 2008-01-09
EA003541B1 (ru) 2003-06-26
IS2414B (is) 2008-10-15
MA25252A1 (fr) 2001-10-01
ES2279803T3 (es) 2007-09-01
EP1255678B1 (en) 2007-01-17
NO20023867D0 (no) 2002-08-15
PA8511701A1 (es) 2001-12-14
YU60802A (sh) 2003-12-31
AU774016B2 (en) 2004-06-10
HRP20020654A2 (en) 2004-12-31
PT1255678E (pt) 2007-03-30
PL201093B1 (pl) 2009-03-31
NO325644B1 (no) 2008-06-30
HU227880B1 (en) 2012-05-29
CO5300451A1 (es) 2003-07-31
DE60126060D1 (de) 2007-03-08
HK1049819B (zh) 2007-04-27
RS50068B (sr) 2009-01-22
EP1731437A1 (en) 2006-12-13
NZ520440A (en) 2003-04-29
TWI230135B (en) 2005-04-01
EE200200446A (et) 2003-12-15
US6767317B2 (en) 2004-07-27
PE20011172A1 (es) 2001-11-13
PL356068A1 (en) 2004-06-14
BG107086A (en) 2003-03-31
GEP20043381B (en) 2004-06-10
UA78675C2 (uk) 2007-04-25
BG65260B1 (bg) 2007-10-31
AU3835701A (en) 2001-08-27
AR031839A1 (es) 2003-10-08

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR0108576B1 (pt) saco plástico "camiseta t" e método de fabricação de um saco plástico.
EP1967460B1 (en) Packaging bag and method for manufacturing same
CN104755258B (zh) 用于制造袋的方法和系统
US2234065A (en) Collapsible container
US3540356A (en) Method of manufacturing paper bags provided with an inner lining member of plastic material
US3514033A (en) Plastic bag with handle
US2256506A (en) Method and apparatus for making bags
US5149315A (en) Method of making lined square bottom bag
FI57369C (fi) Foerfarande foer tillslutning av aendan av en kartongfoerpackning
JPS6172537A (ja) 平底熱可塑性サツクの製造方法及びその装置
US3605570A (en) Method of making a plastic bag with handle
US2254510A (en) Method of forming tubular structures
US20090116767A1 (en) Continuous tube for forming bags containing fruit and vegetable products
JP2003137305A (ja) 角底袋およびその製造方法、ならびにその製造装置
EP0342935B1 (en) Manufacturing method of square bottom containers
JPS5854360Y2 (ja) ピロウ型二層袋
CA2228602A1 (en) Process for fabricating bags having a bottom with bellows
JP2533038B2 (ja) ヘッダ―付ガゼット袋の製造方法
KR20020097176A (ko) 거싯으로 보강된 플라스틱백
JPH11227792A (ja) 六角底開口多層袋
JPS5854031B2 (ja) 六角形袋における偏平底の製法
GB2205812A (en) Making sacks
JPH0641165B2 (ja) 筋目付き筒状フィルムの製造方法
ITPD20000013A1 (it) Procedimento per la realizzazione di contenitori da un film di materiale flessibile termosaldabile.
SE178423C1 (pt)

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 24/01/2012, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 17A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)