BR0010033B1 - processo para a terminaÇço imediata de polimerizaÇÕes por radical livre, e, soluÇço inibidora. - Google Patents

processo para a terminaÇço imediata de polimerizaÇÕes por radical livre, e, soluÇço inibidora. Download PDF

Info

Publication number
BR0010033B1
BR0010033B1 BRPI0010033-1A BR0010033A BR0010033B1 BR 0010033 B1 BR0010033 B1 BR 0010033B1 BR 0010033 A BR0010033 A BR 0010033A BR 0010033 B1 BR0010033 B1 BR 0010033B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
solution
free radical
phenothiazine
inhibitory
meth
Prior art date
Application number
BRPI0010033-1A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0010033A (pt
Inventor
Heinrich Aichinger
Gerhard Nestler
Juergen Schroeder
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed filed Critical
Publication of BR0010033A publication Critical patent/BR0010033A/pt
Publication of BR0010033B1 publication Critical patent/BR0010033B1/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08FMACROMOLECULAR COMPOUNDS OBTAINED BY REACTIONS ONLY INVOLVING CARBON-TO-CARBON UNSATURATED BONDS
    • C08F2/00Processes of polymerisation
    • C08F2/38Polymerisation using regulators, e.g. chain terminating agents, e.g. telomerisation
    • C08F2/40Polymerisation using regulators, e.g. chain terminating agents, e.g. telomerisation using retarding agents
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08FMACROMOLECULAR COMPOUNDS OBTAINED BY REACTIONS ONLY INVOLVING CARBON-TO-CARBON UNSATURATED BONDS
    • C08F2/00Processes of polymerisation
    • C08F2/38Polymerisation using regulators, e.g. chain terminating agents, e.g. telomerisation
    • C08F2/42Polymerisation using regulators, e.g. chain terminating agents, e.g. telomerisation using short-stopping agents

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Polymerisation Methods In General (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)
  • Mechanical Treatment Of Semiconductor (AREA)
  • Crystals, And After-Treatments Of Crystals (AREA)
  • Electrical Discharge Machining, Electrochemical Machining, And Combined Machining (AREA)
  • Polymerization Catalysts (AREA)

Description

"PROCESSO PARA A TERMINAÇÃO IMEDIATA DE POLIMERIZAÇÕESPOR RADICAL LIVRE5 E, SOLUÇÃO INIBIDORA"
A presente invenção refere-se a um processo para aterminação imediata de polimerizações por radical livre. Uma vez iniciadas,as polimerizações por radical livre são altamente exotérmicas, isto é, ocorremcom considerável liberação de calor, o calor de polimerização, que a não serse for removido acelera adicionalmente a polimerização por radical livre.
Se a remoção de calor mencionada acima ocorrer de umamaneira inadequada em polimerizações por radical livre intencionais, há umperigo de que a polimerização seja tão vigorosa que o reator que contém amistura de polimerização sofra explosão se não for contrariada apolimerização descontrolada (por exemplo, polimerização em massa porradical livre, em solução, em emulsão ou em suspensão de compostos(monômeros) que tenham pelo menos um grupo etilenicamente insaturado).
Uma tal medida defensiva eficaz também é necessária emparticular no caso de polimerizações por radical livre iniciadas nãointencionalmente. Podem ocorrer polimerizações por radical livre iniciadasnão intencionalmente, por exemplo, durante a estocagem e/ou o transporte desubstâncias que contêm monômeros, pois tanto calor como luz ou radicaislivres indesejados podem iniciar a polimerização por radical livre demonômeros. E verdade que é habitualmente feita uma tentativa de evitar taispolimerizações por radical livre não intencionais por adição de pequenasquantidades (como regra até 1000 ppm em peso) de inibidores depolimerização por radical livre (aceitantes de radical livre inibidores depolimerização) aos monômeros. No entanto, seu efeito de inibição não deveser demasiadamente acentuado pois de outra forma eles precisariam serseparados antes o uso subseqüente de monômeros para fins de polimerizaçãopor radical livre. No entanto,·os iniciadores de polimerização por radical livrepodem habitualmente predominar em relação a um efeito moderadamenteinibidor, como possuído, por exemplo, pelo p-metoxifenol (MEHQ), e é poresta razão que o MEHQ é um estabilizador para estocagem e/ou paratransporte particularmente freqüentemente usado para monômeros. Noentanto, a experiência demonstrou que, até mesmo no caso de monômerosestabilizados com estabilizador para estocagem e/ou para transporte, nãopode ser completamente excluída uma polimerização por radical livre nãointencional dos ditos monômeros. Isto se aplica em particular quando osmonômeros forem monômeros (met)acrílicos e/ou estireno, que particularmentesofrem facilmente polimerização por radical livre.
Deve ser entendido que os monômeros (met)acrílicos nestecaso significam substâncias que compreendem acroleína, metacroleína, ácidoacrílico, ácido metacrílico e/ou ésteres dos dois ácidos mencionados acima.
Nesta publicação, o ácido (met)acrílico é geralmente usado como umaabreviação para ácido acrílico e/ou metacrílico.
Especialmente as substâncias que compreendem pelo menos90% em peso de monômeros (met)acrílicos e/ou de estireno estão em riscoem relação a uma polimerização por radical livre não intencional (istotambém se aplica quando os inibidores de polimerização são adicionadoscomo uma media preventiva). Isto se aplica em particular quando taissubstâncias são expostas a condições extremas externas durante o transportee/ou durante estocagem (por exemplo, temperaturas extremamente altasdurante o transporte por navio através de várias zonas climáticas (porexemplo, através do equador), como no caso, por exemplo, para transporte daEuropa até o Sudeste da Ásia ou a temperaturas extremamente baixas, comono caso de estocagem em tanques ao ar livre em países do norte). Emparticular, baixas temperaturas não estão fora de risco pois elas podem emcasos extremos levar a cristalização parcial ou completa dos monômeros. Estaúltima habitualmente resulta na separação de monômeros e estabilizador(purificação por cristalização), que podem levar à presença de regiões nãoestabilizadas de monômeros e subseqüente fusão durante um certo período,cujas regiões podem com grande probabilidade ser o ponto de partida de umapolimerização por radical livre não intencional.
Para transporte seguro e/ou estocagem segura de substânciascontendo monômero, há portanto uma necessidade de um processo que sejacapaz de terminar muito rapidamente uma polimerização por radical livre dosmonômeros iniciada não intencionalmente. Um tal processo também énecessário, entretanto, para interromper imediatamente polimerizações porradical livre não intencionais descontroladas.
Os processos conhecidos até esta data que consideram aadição de uma solução inibidora conhecida não são muito confiáveis a baixastemperaturas devido à cristalização da solução de inibidor.
É um objetivo da presente invenção fornecer um processo paraterminar imediatamente polimerizações por radical livre que também sejaaplicável a temperaturas abaixo de O0C.
Foi verificado que este objetivo é alcançado por um processopara terminar imediatamente polimerizações por radical livre, quecompreende a adição de uma solução de um inibidor que contém fenotiazinae pelo menos 50% (peso/peso) de N-alquilpirrolidona a um sistema que estásendo submetido a polimerização por radical livre.
O objetivo é alcançado, de acordo com a invenção, se asolução de inibidor também contiver p-metoxifenol (MEHQ).
A natureza vantajosa do novo processo é um resultado deatividade intensiva e extensiva de pesquisa, como a seguir:
- comparado com a recomendação de EP-B 64628 e EP-A200181 de adicionar uma solução de inibidor de polimerização baseada emhidroquinona ou butil pirocatecol ou derivados dos mesmos para terminarimediatamente uma polimerização por radical livre, a solução de inibidor aser adicionada de acordo com a invenção contendo fenotiazina contém uminibidor de polimerização por radical livre substancialmente mais eficiente emais amplamente aplicável.
- comparado com a recomendação de Res. Dicl. 1989, 300,-245 (Eng.) de adicionar uma solução aquosa de sal de Cu(II) para terminarimediatamente uma polimerização por radical livre de ácido acrílico nãointencional, soluções inibidoras baseadas em N-alquilpirrolidona são comoregra, por um lado, miscíveis tanto com sistemas aquosos como com nãoaquosos e, por outro lado, também subseqüentemente separáveis de taissistemas;
- Process Saf. Prog. 12 (2) (1993), 111-114 recomenda, paraterminar imediatamente uma polimerização não intencional por radical livrede ácido acrílico, a adição de uma solução inibidora baseada em fenotiazina,porém esta técnica anterior não contém indicação de que a fenotiazina deveser adicionada em solução em um solvente que compreende principalmente aN-alquilpirrolidona.
- A PCT/EP 98/06814 de 27 de outubro de 1998 descreve umprocesso para terminar imediatamente polimerizações por radical livre, quecompreende a adição de uma solução inibidora que contém fenotiazina e pelomenos 50% (peso/peso) de N-alquilpirrolidona a um sistema submetido apolimerização por radical livre. Entretanto a solução inibidora resultantecristaliza-se próximo a O0C. Não é mencionado que a adição de p-metoxifenol(MEHQ) à solução inibidora era vantajosa. Por adição de MEHQ à soluçãoinibidora, entretanto, o ponto de cristalização da solução inibidora édrasticamente diminuído de modo que a solução inibidora também possaagora ser confiavelmente usada a temperaturas abaixo de 0°C.
As propriedades inibidoras de cristalização de MEHQ até esteponto são completamente surpreendentes. Até esta data, o MEHQ foiadicionado apenas como um estabilizador para estocagem e/ou transporte aosmonômeros capazes de polimerização por radical livre.Outras vantagens do novo procedimento são que as N-alquilpirrolidonas são inertes em relação à maioria das substâncias. Alémdisso, o ponto de ebulição da N-alquilpirrolidona está acima do ponto deebulição da maioria dos monômeros, facilitando a separação subseqüente dosmonômeros e permitindo outro uso subseqüente dos monômeros. Além disso,o alto ponto de ebulição das N-alquilpirrolidonas evita a formação demisturas explosivas de vapor/oxigênio em zonas climáticas quentes. Alémdisso, as N-alquilpirrolidonas geralmente têm um baixo ponto de fusão, quepermite seu uso até mesmo em países do norte. Uma outra vantagem é obaixo ponto de fiilgor das N-alquilpirrolidonas e sua toxicidade, se elasporventura forem tóxicas. Entretanto, o fato de que a fenotiazina tem altasolubilidade em N-alquilpirrolidona à temperatura ambiente (25°C) é muitoparticularmente vantajoso para o novo processo. Isto permite o novo uso desoluções de fenotiazina que têm um alto teor de fenotiazina sem o risco de afenotiazina ser imediatamente parcialmente ou completamente precipitada dasolução com uma variação da temperatura externa.
A adição de fenotiazina como tal para terminar imediatamentea polimerização por radical livre é uma desvantagem pelo fato de que o baixograu de divisão da fenotiazina como tal não é apropriado para a terminaçãoimediata necessária.
As N-alquilpirrolidonas preferidas de acordo com a invençãosão aquelas com grupos alquila de 1 a 8 átomos de carbono. Particularmentepreferidas entre estas são as N-alquilpirrolidonas cujo grupo alquila é de 1 a 6átomos de carbono. As N-alquilpirrolidonas muito particularmente preferidassão a N-metilpirrolidona e a N-etilpirrolidona.
Além das N-alquilpirrolidonas, a solução de fenotiazina a seradicionada de acordo com a invenção pode também conter outros solventes.Os solventes adequados deste tipo são aqueles que são miscíveis com as N-alquilpirrolidonas. Exemplos de tais solventes são bifenila, difenil éter,tolueno, xileno, ftalato de dimetila, acetato de butila e acetato de 2-etilhexila.As Ν,Ν-dialquilcarboxamidas cujos grupos alquila tenham de pieferência de1 a 8 átomos de carbono também são adequadas como tais outros solventes.Os grupos alquila particularmente vantajosos são metila, etila e n-butila. AsΝ,Ν-dialquilcarboxamidas de ácidos Ci-C3-alcanocarboxílicos também sãoparticularmente vantajosas, As Ν,Ν-dialquilcarboxamidas particularmentevantajosas de acordo com a invenção são a Ν,Ν-dimetilformamida e a N3N-dimetilacetamida.
O solvente da solução de fenotiazina a ser adicionada deacordo com a invenção de preferência compreende pelo menos 75%,particularmente de preferência pelo menos 85%, muito particularmentepreferivelmente pelo menos 95%, baseado no peso do dito solvente, de N-alquilpirrolidona. De acordo com a invenção, o solvente da solução defenotiazina vantajosamente consiste exclusivamente de N-alquilpirrolidona,em particular exclusivamente de N-metilpirrolidona ou exclusivamente de N-etilpirrolidona.
Além da fenotiazina e do MEHQ, a solução inibidora a seradicionada de acordo com a invenção também pode conter outros inibidoresde polimerização. Exemplos destes são hidroquinona, difenilamina, p-fenileodiaminas, radicais nitroxila (compostos que têm pelo menos um grupo>N-0 -), compostos que têm um grupo nitroso, isto é, um grupo -N=O ehidroxilaminas.
Os radicais nitroxila (também chamados aqui radicais N-oxila)que são particularmente adequados de acordo com a invenção são aquelesderivados de uma amina secundária que não contém átomos de hidrogêniosobre os átomos de a-carbono (isto é, os grupos N-oxila são derivados degrupos amino secundários correspondentes). Particularmente adequados entreestes são os radicais N-oxila que são citados na EP-A 135.280, no pedido depatente anterior DE-A 19.651.307, US-A 5.322.912, US-A 5.412.047, US-A4.581.429, DE-A 1.618.141, CN-A 1.052.847, US-A 4. 670.131, US-A5.322.960, o pedido de patente anterior DE-A 19.602.539, EP-A 765.856 eJP-A 5.320.217.
Tais radicais N-oxila estáveis, adequados derivados de umasegunda amina são, por exemplo, aqueles de fórmula geral I
<formula>formula see original document page 8</formula>
em que
são os mesmos ou diferentes grupos alquila decadeia reta ou ramificada não substituídos ou substituídos e
R3 e R4 são os mesmos ou diferentes grupos alquila de cadeiareta ou ramificada não substituídos ou substituídos ou
R3CNCR4 é uma estrutura cíclica não substituída ousubstituída.
Os compostos I que são particularmente adequados de acordocom a invenção são aqueles que são citados na EP-A 135.280, no pedido depatente anterior DE-A 19.651.307, US-A 5.322.912, US-A 5.412.047, US-A4.581.429, DE-A 16 18 141, CN-A 1.052.847, US-A 4.670.131, US-A5.322.960 e no pedido de patente anterior DE-A 19.602.539.
Exemplos destes são os radicais N-oxila estáveis de fórmulageral I em que R , R , R e R são os grupos CrC4 alquila (idênticos oudiferentes), tais como metila, etila, n-propila, isopropila, n-butila, isobutila outer-butila, pentila linear ou ramificado, fenila ou um grupo substituído dosmesmos e
R3eR4 são os grupos CrC4 alquila (idênticos ou diferentes), taiscomo metila, etila, n-propila, isopropila, n-butila, isobutila ou ter-butila,pentila linear ou ramificado ou um grupo substituído dos mesmos ou,juntamente com CNC, são a estrutura cíclica<formula>formula see original document page 9</formula>
em que η é um número inteiro de 1 a 10 (freqüentemente de 1 a 6), inclusiveestruturas cíclicas substituídas deste tipo. Exemplos típicos são 2,2,6,6-tetrametil-l-oxilpiperidina, 2,2,5,5-tetrametil-l-oxilpirrolidina e 4-oxo-2,2,6,6-tetrametil-1 -oxilpiperidina.
Os radicais N-oxila I podem ser preparados partindo dasaminas secundárias correspondentes por oxidação, por exemplo, comperóxido de hidrogênio. Como regra, eles podem ser preparados comosubstância pura.
Os radicais N-oxila I adequados de acordo com a invençãoincluem em particular piperidina- ou pirrolidina-N-oxilas e di-N-oxilas dasseguintes fórmulas gerais II a IX:<formula>formula see original document page 10</formula>
em que
m é desde 2 até 10,
R7, Rs e R9 independentemente um do outro são cada um<formula>formula see original document page 11</formula>
M+ é um ίοη de hidrogênio ou um íon de metal alcalino,q é um número inteiro de 1 a 10,
R', R", R5, R independentemente um do outro eindependentemente de R1, R2, R5 e R6 são os mesmos grupos que R1,
R10 é Cj-C4 alquila, -CH=CH2, -C=CH, -CN,O
-C-NH2, - COcPm® , - COOCH3 ou -COOC2H5,
R11 é um radical orgânico que tem pelo menos um grupoprimário, secundário (por exemplo, -NHR1) ou terciário (por exemplo,
-NR1R2) ou pelo menos um grupo amônio
-N+R14R15R16X", em que X" é F", Cl", Br", HSO4, SO42, H2PO4,
HPO42 ou PO43 e R14, R15 e R16 são radicais orgânicos independentes um dooutro (por exemplo, independentemente um do outro e independentemente de
R1, são os mesmos grupos que R1).
R11 independentemente de R , é um dos mesmos grupos que
R11 ou -H, -OH, C ι -C4-alquila, -COO~M+, -C=CH,
<formula>formula see original document page 11</formula>ou CrC4 alquila hidroxila-substituído (por exemplo, hidroxietila ouhidroxipropila) ou
R11eR'2 juntos são o oxigênio de um grupo carbonila eR13 = -H, -CH3 ou -CH2-C-O0 M® ·
Preferencialmente, R1 = R2 = R5 = R6 = Rr = R2' = R5' = R6' =-CH3.
Exemplos de radicais N-oxila típicos adequados de acordocom a invenção são
4-hidróxi-2,2,6,6-tetrametil-1 -oxilpiperidina,4-hidróxi-2,6-difenil-2,6-dimetil-1 -oxilpiperidina,4-carbóxi-2,2,6,6-tetrametil-1 -oxilpiperidina,4-carbóxi-2,6-difenil-2,6-dimetil-1 -oxilpiperidina,3-carbóxi-2,2,5,5-tetrametil-1-oxilpirrolidina,3-carbóxi-2,5-difenil-2,5-dimetil-1 -oxilpirrolidina,4-acetil-2.2,6,6-tetrametil-1 -oxilpiperidina,
Ν,Ν'-bis (1 -oxil-2,2,6.6-tetrametilpiperidin-4-il)-N,N'-bisformil-l,6-diamino-hexano e
adipato de bis (l-oxil-2,2,6,6-tetrametilpiperidin-4-ila).
A preparação de 3-carbóxi-2,2,5,5-tetrametil-l-oxil-pirrolidina é descrita, por exemplo em Romanelli, M., Ottaviani, M.F.,Marini, G., Kevan, L., JPCH J: Phys. Chem., EN, 93, 1 (9189), 317-322.
Os compostos (VI) e (VII) podem ser obtidos de acordo comUS-A 4.665.185 (por exemplo, Exemplo 7) e DE-A 19.510.184.
Outros exemplos típicos adequados são:
<formula>formula see original document page 12</formula><table>table see original document page 13</column></row><table><table>table see original document page 14</column></row><table><formula>formula see original document page 15</formula><formula>formula see original document page 16</formula><formula>formula see original document page 17</formula>
Número de Registro Bcilstein 1.451.06S(C11H18NO:);
Número de Registro Beilstein 1.451.075(C11H2ONO:);
Número de Registro Beilstein 1.423.698 (4-etil-4-hidróxi-2,2,6,6-tetrametil-l-oxilpiperidina);
Número de Registro Beilstein 5.509.793 (4-etoximetil-4-hidróxi-2,2,6,6-tetrametil-l-oxilpiperidina);
Número de Registro Beilstein 3.960.373(C10HiyN2Oj);
Número de Registro Beilstein (CioH17N2O2);
Número de Registro Beilstein 3.985.130((ácido 2,2,6,6-tetrametil-l-oxil-4-piperidilideno) succínico).De acordo com a invenção, misturas de um radical N-oxilapodem evidentemente também ser usados além da fenotiazina.
Compostos nitroso orgânicos adequados de acordo com ainvenção são, por exemplo, as N-nitrosoarilaminas ou compostos nitroso quetenham um grupo nitroso ligado diretamente a um átomo de carbono de umnúcleo aromático. Exemplos são nitrosofenóis, tais como 4-nitrosofenol,nitrosonaftóis, tais como 2-nitroso-l-naftol, nitrosobenzeno, N-nitroso-N-metiluréia, nitroso-N,N-dialquilanilinas em que o alquila é metila, etila,propila e/ou butila, N-nitrosodifenilamina, N-nitrosofenilnaftilamina, 4-nitrosodinaftilamina e p-nitrosodifenilamina. De acordo com a invenção,misturas dos compostos nitroso mencionados antes podem evidentemente serusados além da fenotiazina.
As p-fenilenodiaminas adequadas de acordo com a invençãosão aquelas de fórmula geral X
<formula>formula see original document page 18</formula>
em que
R16, R17 e R18, independentemente um do outro são cada umalquila, arila, alcarila ou aralquila de até 20 átomos de carbono ouhidrogênio.
Os compostos X em que R16, R17 e R18, independentemente umdo outro são cada um metila, etila, propila, isopropila, isobutila, sec-butila, n-butila, pentila, fenila ou naftila são particularmente adequados. Exemplos decompostos X adequados são N,N'-bis-sec-butil-p-fenilenodiamina, N-fenil-Ν'-isopropilfenilenodiamina, N-naftil-N'-sec-butil-p-fenilenodiamina,N,N,N'-trimetil-p-fenilenodiamina, N,N,N'-trietil-p-fenilenodiamina, N,N-dimetil-p-fenilenodiamina, Ν,Ν-dietil-p-fenilenodiamina, N-fenil-N',N'-dimetil-p-fenilenodiamina, N-fenil-N',N'-dietil-p-fenilenodiamina, N-fenil-Ν',Ν'-dipropil-p-fenilenodiamina, N-fenil-N',N'-di-n-butil-p-fenilenodiamina,N-fenil-N',N'-di-sec-butil-p-fenilenodiamina, N-fenil-N'-metil-N'-etil-p-fenilenodiamina, N-fenil-N^metil-N^propil-p-fenilenodianiina, N-feml-N'-metil-p-fenilenodiamina, N-fenil-N'-etil-p-fenilenodiamina, N-fenil-N'-propil-p-fenilenodiamina, N-fenil-N-isopropil-p-fenilenodiamina, N-fenil-N'-butil-p-fenilenodiamina, N-fenil-N'-isobutil-p-fenilenodiamina, N-fenil-N'-sec-butil-p-fenilenodiamina, N-fenil-N'-tert-butil-p-fenilenodiamina, N-fenil-N'-n-pentil-p-fenilenodiamina, N-fenil-N'-n-hexil-p-fenilenodiamina, N-fenil-N'-( 1 -metilhexil)-p-fenilenodiamina, N-fenil-N'-( 1,3-dimetilbutil)-p-fenilenodiamina, N-fenil-N'-(l,4-dimetilpentil)-p-fenilenodiamina e p-fenilenodiamina. De acordo com a invenção, também podem ser usadasmisturas de p-fenilenodiaminas além da fenotiazina. Misturas particularmenteadequadas deste tipo são as misturas de p-fenilenodiamina recomendadas naWO 92/01665.
De acordo com a invenção, também podem evidentemente serusadas misturas de todos os diferentes inibidores de polimerizaçãomencionados acima além da fenotiazina e MEHQ.
As soluções de fenotiazina que são preferidas de acordo com ainvenção são aquelas cujo teor total de inibidor de polimerização compreendepelo menos 50, particularmente de preferência pelo menos 75, muitoparticularmente de preferência pelo menos 90, % em peso de fenotiazina.Particularmente vantajosamente, nenhum outro inibidor de polimerizaçãoalém da fenotiazina e do MEHQ está presente na solução inibidora a seradicionada de acordo com a invenção. O MEHQ dificilmente age como uminibidor na solução inibidora.
Como regra, o teor de fenotiazina nas soluções inibidoras aserem usadas de acordo com a invenção é pelo menos 10, de preferência pelomenos 20, particularmente de preferência pelo menos 30, % (peso/peso),baseado na solução.
De acordo com a invenção, é preferida uma solução defenotiazina em metilpirrolidona, cujo teor de fenotiazina é vantajosamente de35 a 45%, baseado na solução. Freqüentemente, o teor de fenc-t-.azina dasolução mencionada acima é 35% (peso/peso).
O teor do inibidor de cristalização MEHQ na soluçãoinibidora é de preferência de 2,5 até 12,5% (peso/peso), em particular desde 5até 10% (peso/peso) baseado no peso da solução inibidora.
Em modalidades particularmente preferidas da invenção, asolução inibidora compreende 35% de fenotiazina, 5% de MEHQ e 60% deN-metilpirrolidona ou 30% de fenotiazina, 10% de MEHQ e 60% de N-metilpirrolidona (em cada caso peso/peso).
O novo processo é adequado para terminar imediatamentequalquer tipo de polimerizações por radical livre até mesmo abaixo de 0°C,em particular aquelas polimerizações por radical livre não intencionais oudescontroladas mencionadas no inicio da publicação.
Estas incluem em particular as polimerizações por radical Iiwenão intencionais daquelas substâncias que compreendem pelo menos 95 oupelo menos 98 ou pelo menos 99 ou 100% em peso de monômeros(met)acrílicos. Os monômeros (met)acrílicos particularmente adequados sãoácido (met)acrílico e ésteres do ácido (met)acrílico ou ácido (met)acrílico eálcoois monoídricos ou poliídricos. Isto se aplica em particular quando osalcanóis monoídricos ou poliídricos são de um a vinte átomos de carbono oude um a doze átomos de carbono ou um a oito átomos de carbono. Exemplostípicos de tais ésteres são por exemplo acrilato de metila, acrilato de etila,acrilato de n-butila, acrilato de isobutila, acrilato de ter-butila, acrilato de 2-etilhexila, metacrilato de metila, metacrilato de etila, metacrilato de n-butila emetacrilato de ter-butila.
A invenção também se refere a um aparelho para a realizaçãode um novo processo.
E conveniente em termos de tecnologia de aplicação introduzira solução inibidora a ser adicionada de acordo com a invenção por meio deum bocal de pulverização para se conseguir unia distribuição rápidahomogênea no sistema submetido a polimerização por radical livre. Asaparelhagens descritas na DE-A 197 49 859 e DE-A 198 22 492 sãoparticularmente adequadas para introduzir a solução inibidora no sistema queestá submetido a polimerização.
Evidentemente, a homogeneização mencionada acima tambémpode ser suportada por circulação por meio de uma bomba e/ou por agitação.Entretanto, tais medidas mecânicas auxiliares também acarretam o perito deaceleração da polimerização pois elas também estão associadas à introduçãode energia no sistema que está submetido a polimerização por radical livre. Asolução de fenotiazina a ser introduzida está convenientemente contida emum recipiente adequado para estocagem. Se o novo processo para terminarimediatamente a polimerização por radical livre de monômeros (met)acrílicosque se polimerizam não intencionalmente na ausência de um solvente, aquantidade total adicionada de fenotiazina devia ser desde aproximadamente0,01 até 3% em peso, baseado nos monômeros (met)acrílicos. Como regra, ésuficiente uma quantidade de desde 0,01 até 0,05, freqüentemente 0,025% empeso de fenotiazina.
Exemplo
Composição da solução inibidora Ponto de cristalização35% (p/p) de fenotiazina 65% (p/p) de N- metilpirrolidona + 2°C35% (p/p) de fenotiazina 5% (p/p) de MEHQ 60% (p/p) de N- metilpirrolidona -Il0C
A comparação do ponto de cristalização de uma soluçãoinibidora que contém MEHQ com aquele de uma solução inibidora semMEHQ demonstra que o MEHQ abaixa o ponto de cristalização e se estendeda faixa de operação por 13°C, desde 2°C até -Il0C. O efeito da fenotiazinacomo um inibidor de polimerização não é prejudicado.

Claims (11)

1. Processo para a terminação imediata de polimerizações porradical livre, caracterizado pelo fato de que compreende a adição de umasolução inibidora que contém fenotiazina e N-alquilpirrolidona em umaconcentração igual a ou maior do que 50% (peso/peso) - com base no peso dedita solução inibidora - a um sistema que está submetido a polimerização porradical livre, em que a solução inibidora também contém p-metoxifenol.
2. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de que N-alquilpirrolidona é N-metilpirrolidona ou N-etilpirrolidona.
3. Processo de acordo com a reivindicação 1 ou 2,caracterizado pelo fato de que o teor de fenotiazina da solução inibidora éigual ou maior do que 10% (peso/peso) baseado no peso da solução inibidora.
4. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1a 3, caracterizado pelo fato de que o teor de p-metoxifenol da soluçãoinibidora é de 2,5 a 12,5% (peso/peso) baseado no peso da solução inibidora.
5. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1a 4, caracterizado pelo fato de que o teor de p-metoxifenol da soluçãoinibidora é de 5 a 10% (peso/peso), baseado no peso da solução inibidora.
6. Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1a 5, caracterizado pelo fato de que o sistema que está submetido apolimerização por radical livre compreende monômeros (met)acrílicos quesofrem a polimerização em massa por radical livre.
7. Processo de acordo com a reivindicação 6, caracterizadopelo fato de que o monômero (met)acrílico é o ácido (met)acrílico.
8. Processo de acordo com a reivindicação 6, caracterizadopelo fato de que o monômero (met)acrílico é o éster (met)acrílico.
9. Solução inibidora, caracterizada pelo fato de que contémfenotiazina, p-metoxifenol e uma N-alquilpirrolidona.
10. Solução inibidora de acordo com a reivindicação 9,caracterizada pelo fato de que contém fenotiazina, p-metoxifenol e N-metilpirrolidona.
11. Solução inibidora de acordo com a reivindicação 10,caracterizada pelo fato de que contém uma concentração igual a ou maior doque 10% (peso/peso) de fenotiazina, de 5 a 10% (peso/peso) de p-metoxifenol e uma concentração igual a ou maior do que 50% (peso/peso) deN-metilpirrolidona, em cada caso com base no peso da solução inibidora.
BRPI0010033-1A 1999-04-27 2000-04-27 processo para a terminaÇço imediata de polimerizaÇÕes por radical livre, e, soluÇço inibidora. BR0010033B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE19918970A DE19918970A1 (de) 1999-04-27 1999-04-27 Verfahren zur Sofortbeendigung von radikalen Polymerisationen
DE19918970.6 1999-04-27
PCT/EP2000/003836 WO2000064947A1 (de) 1999-04-27 2000-04-27 Verfahren zur sofortbeendigung von radikalischen polymerisationen

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0010033A BR0010033A (pt) 2002-01-15
BR0010033B1 true BR0010033B1 (pt) 2010-02-09

Family

ID=7905932

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0010033-1A BR0010033B1 (pt) 1999-04-27 2000-04-27 processo para a terminaÇço imediata de polimerizaÇÕes por radical livre, e, soluÇço inibidora.

Country Status (16)

Country Link
US (1) US6518374B1 (pt)
EP (1) EP1177218B1 (pt)
JP (1) JP4647793B2 (pt)
KR (1) KR100603468B1 (pt)
CN (1) CN1156493C (pt)
AT (1) ATE229544T1 (pt)
AU (1) AU4752600A (pt)
BR (1) BR0010033B1 (pt)
CZ (1) CZ297665B6 (pt)
DE (2) DE19918970A1 (pt)
ES (1) ES2188543T3 (pt)
ID (1) ID30511A (pt)
MX (1) MXPA01010787A (pt)
MY (1) MY122517A (pt)
TW (1) TWI259186B (pt)
WO (1) WO2000064947A1 (pt)

Families Citing this family (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102006045089A1 (de) 2006-09-21 2008-03-27 Basf Ag Verfahren zum Durchmischen einer in einem im wesentlichen abgeschlossenen Behälter befindlichen Flüssigkeit oder Mischung aus einer Flüssigkeit und einem feinteiligen Feststoff
DE102006045088A1 (de) 2006-09-21 2008-03-27 Basf Ag Verfahren zum Durchmischen einer in einem im wesentlichen abgeschlossenen Behälter befindlichen Flüssigkeit oder Mischung aus einer Flüssigkeit und einem feinteiligen Feststoff
DE102007014606A1 (de) 2007-03-23 2008-09-25 Basf Se Verfahren zur Lagerung einer unter den Bedingungen der Lagerung flüssigen Monomerenphase
DE102007014603A1 (de) 2007-03-23 2008-09-25 Basf Se Verfahren des Transports einer aus einem Lagerbehälter entnommenen flüssigen Monomerenphase im Tank eines Tankwagens oder eines Tankschiffs
BRPI1005924B1 (pt) * 2009-02-18 2021-07-27 Dow Global Technologies Llc Composição inibidora de polimerização de monômeros destiláveis e método para inibir a polimerização de um monômero destilável
DE102010000706A1 (de) 2010-01-06 2010-10-14 Basf Se Verfahren zum Fördern eines Stroms einer (Meth)acrylmonomere enthaltenden Flüssigkeit F
WO2011102828A1 (en) * 2010-02-16 2011-08-25 Multi-Chem Group, Llc Method and apparatus for remotely monitoring acrolein temperature in storage tanks
FR2979348B1 (fr) 2011-08-25 2013-08-09 Rhodia Operations Procede de preparation d'une composition inhibitrice comprenant un compose a base d'au moins deux solides inhibiteurs de polymerisation
JP5947064B2 (ja) * 2012-02-29 2016-07-06 花王株式会社 脂肪酸組成物の製造方法
DE102013000128A1 (de) 2013-01-05 2014-07-10 Allessa Gmbh Verfahren zur Sofortbeendigung von radikalischen Polymerisationen und Inhibitorlösung sowie deren Verwendung
US10221255B2 (en) * 2015-06-17 2019-03-05 Basf Se Composition for the immediate stopping of a free-radical polymerization
KR102511957B1 (ko) * 2017-02-27 2023-03-17 에코랍 유에스에이 인코퍼레이티드 컴프레서용 방오제제
US10585325B2 (en) 2017-03-09 2020-03-10 E Ink California, Llc Photo-thermally induced polymerization inhibitors for electrophoretic media
EP4055065A4 (en) * 2019-11-06 2023-07-26 Rhodia Operations COMPOSITION FOR THE IMMEDIATE TERMINATION OF FREE RADICAL POLYMERIZATION AND USES THEREOF
CN117402033A (zh) * 2022-07-08 2024-01-16 埃科莱布美国股份有限公司 协同抗污剂组合物及其使用方法

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS53144521A (en) * 1977-05-20 1978-12-15 Kohjin Co Ltd Method of storing dimethylaminoethyl acrylate
JPH0665375B2 (ja) * 1990-12-27 1994-08-24 荒川化学工業株式会社 反応性乳化剤およびその製造法
US5310428A (en) * 1992-12-22 1994-05-10 Inernational Business Machines Corporation Solvent stabilization process and method of recovering solvent
JP3312639B2 (ja) * 1994-09-01 2002-08-12 株式会社日本触媒 (メタ)アクリル酸エステルの重合防止剤組成物および該組成物を用いた(メタ)アクリル酸エステルの重合防止方法
JP3365096B2 (ja) * 1994-11-11 2003-01-08 宇部興産株式会社 感光性ポリアミドを用いたパターン形成方法
JP3365108B2 (ja) * 1994-12-27 2003-01-08 宇部興産株式会社 感光性ポリアミドを用いたパターン形成方法
JPH10158224A (ja) * 1996-11-27 1998-06-16 Nitto Chem Ind Co Ltd 不飽和第4級アンモニウム塩の製造法
DE19835730A1 (de) * 1997-08-18 1999-02-25 Basf Ag Flüssigkristalline Verbindungen
USH1957H1 (en) * 1997-10-29 2001-04-03 Basf Aktiengesellschaft Immediate termination of free radical polymerizations

Also Published As

Publication number Publication date
DE50000930D1 (de) 2003-01-23
CN1156493C (zh) 2004-07-07
CZ20013843A3 (cs) 2002-02-13
KR20010113898A (ko) 2001-12-28
JP2002543223A (ja) 2002-12-17
CN1358199A (zh) 2002-07-10
KR100603468B1 (ko) 2006-07-24
US6518374B1 (en) 2003-02-11
MXPA01010787A (es) 2002-03-01
TWI259186B (en) 2006-08-01
MY122517A (en) 2006-04-29
ES2188543T3 (es) 2003-07-01
ATE229544T1 (de) 2002-12-15
CZ297665B6 (cs) 2007-02-28
MX221394B (pt) 2004-07-12
DE19918970A1 (de) 1999-09-23
WO2000064947A1 (de) 2000-11-02
AU4752600A (en) 2000-11-10
BR0010033A (pt) 2002-01-15
EP1177218A1 (de) 2002-02-06
EP1177218B1 (de) 2002-12-11
ID30511A (id) 2001-12-13
JP4647793B2 (ja) 2011-03-09

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR0010033B1 (pt) processo para a terminaÇço imediata de polimerizaÇÕes por radical livre, e, soluÇço inibidora.
JP5336844B2 (ja) 重合阻害剤としてのオルト−ニトロソフェノール
JPH06166636A (ja) ビニル芳香族モノマーの重合禁止
KR100537967B1 (ko) 라디칼 중합 반응의 즉시 종결 방법
JP2001513523A (ja) 望ましくないラジカル重合に対する(メタ)アクリル酸エステルの安定化法
JP4686550B2 (ja) スチレン系単量体とスルホン酸との発熱反応を制御する手段
ES2316167T3 (es) Dreivados de 1-oxil-2,2,6,6-tetrametil-4-hidroxipiperidina como inhibidores de monomeeros (met) acrilato.
JP2004504369A (ja) ビニル含有材料の重合防止剤
JP2002513034A (ja) エチレン性不飽和モノマーのラジカル重合の防止用組成物及び方法
JP3534701B2 (ja) 不飽和有機化合物を重合から安定化する方法
WO2000042079A1 (en) Sterically-hindered alkyl hydroxylamines for scavenging of free radicals
EP0194016B1 (en) Optionally n-alkylated mono-, di- and tri-alkanolamine salts of n-nitrosoarylhydroxylamines and inhibiting polymerization therewith
JP2758239B2 (ja) 酸モノマーの重合を禁止する方法
EP2995601B1 (en) Method of inhibiting polymerization of aromatic vinyl compound
RU2127243C1 (ru) Композиция, предупреждающая преждевременную полимеризацию, и способ ингибирования преждевременной полимеризации
JP2017110160A (ja) 重合禁止剤
BR112017018283B1 (pt) Método para inibir polimerização de um composto insaturado
JP2008239600A (ja) ラジカル捕捉剤、重合禁止剤および重合禁止方法
SU981313A1 (ru) Способ стабилизации эфиров акриловой кислоты
JP2016199632A (ja) 高温蒸留用重合禁止剤及び重合禁止方法

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 27/04/2000, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B25D Requested change of name of applicant approved

Owner name: BASF SE (DE)

B21A Patent or certificate of addition expired [chapter 21.1 patent gazette]

Free format text: PATENTE EXTINTA EM 27.04.2020