PT99061B - Combinacoes de substancias activas do tipo piretroide, contendo benflutrin e pralletrin - Google Patents

Combinacoes de substancias activas do tipo piretroide, contendo benflutrin e pralletrin Download PDF

Info

Publication number
PT99061B
PT99061B PT99061A PT9906191A PT99061B PT 99061 B PT99061 B PT 99061B PT 99061 A PT99061 A PT 99061A PT 9906191 A PT9906191 A PT 9906191A PT 99061 B PT99061 B PT 99061B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
weight
pralletrin
frog
benflutrin
benfluthrin
Prior art date
Application number
PT99061A
Other languages
English (en)
Other versions
PT99061A (pt
Inventor
Klaus Mrusek
Klaus Naumann
Rainer Sonneck
Original Assignee
Bayer Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Bayer Ag filed Critical Bayer Ag
Publication of PT99061A publication Critical patent/PT99061A/pt
Publication of PT99061B publication Critical patent/PT99061B/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01NPRESERVATION OF BODIES OF HUMANS OR ANIMALS OR PLANTS OR PARTS THEREOF; BIOCIDES, e.g. AS DISINFECTANTS, AS PESTICIDES OR AS HERBICIDES; PEST REPELLANTS OR ATTRACTANTS; PLANT GROWTH REGULATORS
    • A01N53/00Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing cyclopropane carboxylic acids or derivatives thereof

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Agronomy & Crop Science (AREA)
  • Pest Control & Pesticides (AREA)
  • Plant Pathology (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Dentistry (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)

Description

MEMÓRIA DESCRITIVA
Resumo
O presemte invento diz respeito a um processo para apreparação de novas combinações de substâncias activas que contêm os piretróides benflutrin (2,3,5,6-tetrafluorobenzil(+)lR-trans-2,2-dimetil-3-(2,2-diclorovinil)-ciclo-propanocarboxilato) e pralletrin (lR-2-propargil-3-metil-ciclopent-2-en-l-on-4-il-cis/trans-crisantemato) na proporção de mistura de 1 parte em peso de benflutrin para 1 parte em peso de pralletrin até 1 parte em peso de benflutrin para 7 partes em peso de pralletrin. É essencialmente caracterizado por se misturar os ingredientes anteriormente referidos com auxiliares e aditivos habituais numa percentagem de 0,005 a 96% em peso da combinação de substância activa.
Estas novas combinações de substâncias activas têm um efeito sinergístico muito acentuado contra mosquitos e moscas, devendo ser utilizadas, de preferência, contra parasitas domésticos, parasitas próprios de situações de falta de higiene e parasitas de produtos armazenados.
presente invento diz respeito a novas combinações de substâncias activas que contêm os piretroides benflutrin (2,3,5,6-tetra-fluorobenzil- (+)lR-trans-2,2-dimetil-3-(2,2-diclorovinil)-ciclo-propanocarbo-xilato) e pralletrin (lR-2-propargil-3-metil-ciclo-pent-2-en-l-on-4-il-cis/trans“crisantemato). Pralletin é também conhecida pelo nome comercial Etoc^.
Em princípio, conhecem-se combinações sinergísticas de vários piretroides, no entanto, uma interacção mútua da acção insecticida dos componentes ocorre em proporções diversas e imprevisíveis. Conhecem-se mesmo efeitos antagonísticos de misturas piretroides (sobre este
Synthetic Pyrethroid Insecticides:
assunto vide K. Naumann. Structures and Properties,
Springer Verlag, 1990, pãgs. 164, 167 e 168).
Um grande número de publicações no domínio do piretróide/sinergismo piretrõide mostra que não é possível fazer-se generalizações e que é impossível antever um aumento ideal na actividade insecticida sinergística. A causa da existência da acção biológica, assim como do sinergismo, não vai procurar-se apenas a nível farmacológico-molecular, pois também processos fármaco-dinâmicos e metabólicos desempenham aqui o seu papel.
Além disso, deverá ter-se em atenção que as diferentes espécies de artrópodes reagem de maneira diferente a tais misturas sinergísticas. A redução absoluta da quantidade de doseamento dos piretroides em questão, que pode ser conseguida em alguns casos, deverá também ser encarada como um contributo inovador para o combate de parasitas voadores, não só em espaços fechados mas também ao ar livre, onde é fundamental uma acção rápida para evitar, por exemplo, mordeduras de mosquitos, embora aplicando, particularmente, a menor quantidade possível de substância activa. Assim, na prática, há uma grande necessidade de combinações piretróides que sejam altamente eficazes sob o ponto de vista sinergístico.
Através da EP-A 148 625, conhece-se um sinergismo âe combinações de diversos piretróides ligeiramente voláteis. Assim, o pralletrin (ali. compound 11) está misturado com permetratos de pentafluorobenzilo e, em especial, com a substância activa do tipo piretróide - fenflutrin - (ali. compound 15) na proporção de fenflutrin:pralletrin 1:4 até 7:3.
Pelo Quadro 2 da EP-A 148 625, pode ver-se que fenflutrin: :pralletrin, misturada numa proporção de 1:3 é aplicada numa espiral anti-mosquitos (coil) contra o mosquito Culex pipiens pallens, actua 1,4 vezes mais depressa do que a mesma quantidade em peso de pralletrin só por si e 1,3 vezes mais depressa do que a mesma quantidade em peso de fenflutrin só por si, baseada no efeito knock-down de 50% (ΚΤ^θ). O Quadro 6 da EP-A 148 625 mostra que fenflutrin:pralletrin, misturadas numa proporção de 1:4 na lâmina de um vaporizador após aplicação com um vaporizador eiéctrico, actuam 1,6 vezes mais depressa do que a mesma quantidade em peso de fenflutrin só por si e 1,4 vezes mais depressa do que a mesma quantidade em peso de pralletrin.
Descobriu-se agora que combinações de substâncias activas, que contêm os piretróides benflutrin (2,3,5,6-tetrafluorobenzil (+) IR—trans-2,2-dimetil-3-(2,2-diclorovinil)-ciclo-propanocarboxilato) da fórmula (I) (I)
e pralletrin (lR-2-propargil-3-metil-ciclopent-2-en-l-on-4-il-cis/trans-crisantemato) da fórmula (II)
CH2C= CH (II) na proporção de mistura de 1 parte em peso de benflutrin para 1 parte em peso de pralletrin até 1 parte em peso de benflutrin para 7 partes em peso de pralletrin, têm, surpreendentemente, um efeito sinergístico muito acentuado contra mosquitos e moscas.
Estas misturas actuam muito mais rapidamente do que as mesmas quantidades em peso dos componentes puros. A maneira como isto afecta as várias espécies de mosquitos e moscas é ideal; mesmo moscas resistentes em larga escala a ésteres fosfóricos, carbamatos e piretróides, podem agora ser satisfatoriamente combatidas, utilizando as misturas de acordo com o invento.
A substância activa benflutrin é conhecida através da EP-A 279 325 e a substância activa pralletrin, por exemplo, através da BE-A 805 442 e EP-A 148 625.
Os dois componentes benflutrin e pralletrin são misturados, de preferência, numa proporção de peso (benflutrin:pralletrin) de 1:3 a 1:6 e, em particular, na proporção de peso de 1:4 a 1:5.
Experiências mostraram que uma combinação das substâncias activas benflutrin/pralletrin na proporção de 1:5 abate os mosquitos Aedes e Culex 5 vezes mais depressa do que a mesma quantidade em peso de benflutrin só por si e 10 vezes mais depressa do que a mesma quantidade de pralletrin só por si (efeito ”knock-down). No caso de moscas, cuja resistência é mais acentuada, a combinação de benflutrin:pralletrin = 1:4 apresentou efeitos 10 vezes mais rápidos do que a mesma quantidade em peso de benflutrin e 20 vezes mais rápidos do que a mesma quantidade em peso de pralletrin. Sobre este ponto, vide exemplo A com os quadros 1 a 6 da parte experimental do presente pedido de patente.
As combinações de substâncias activas de acordo com o invento são particularmente adequadas para combater parasitas animais, em particular artrópodes, que aparecem como parasitas domésticos, parasitas próprios de situações de falta de higiene ou parasitas de produtos armazenados. Elas são eficazes contra espécies nor- malmente sensíveis e/ou espécies resistentes, assim como contra as fases de desenvolvimento, em conjunto ou individualmente. Os parasitas acima mencionados incluem:
Da ordem dos Thysanura
Da ordem dos Orthoptera por ex.: por ex.:
Da ordem dos Demaptera por ex
Da ordem dos Isoptera por ex
Da ordem dos Anoplura por ex
Da ordem dos Heteroptera por ex
Da ordem dos Lepidoptera por ex.
Da ordem dos Coleoptera por ex.
Da ordem dos Hymenoptera por ex.
Lepisma saecharina.
Blatta orientalis, Periplaneta americana, Leucophaea maderae, Blattella germanica,
Acheta domesticus. Forficula auricularis. Reticulitermes spp. Pediculus humanus corporis Cimex lectularius,
Rhodnius prolixus,
Triatoma infestans.
Ephestia kuehniella, Galleria mellonella, Tineola biselliella. Anobium punctatum, Rhizopherta dominica, Hylotrupes bajulus, Oryzaephilus surinamensis Sitophilus spp.,
Dermestes spp.,
Trogoderma spp.,
Anthrenus spp.,
Lyctus spp.,
Niptus hololeucus,
Gibbium psylloides,
Tribolium spp.
Monomorium pharaonis, Lasius niger,
Vespa spp.
Da ordem dos Diptera z.B. por ex.: Aedes aegypti,
Anopheles spp.,
Culex spp.,
Musca spp.,
Fannia spp.,
Calliphora spp.,
Lucilia spp.,
Chrysomyia spp.,
Stomoxys spp.,
Tabanus spp.
Da ordem dos Siphonaptera por ex.: Xenopsylla cheopis, Ceratophyllus spp., Ctenocephalides spp.
Da ordem dos Acarina por ex.: Glycyphagus spp.,
Tyrophagus spp.,
Ornithodoros spp.,
Argas spp.,
Ixodes spp.
Para preparar formulações prontas para serem utilizadas, a combinação de substâncias activas de acordo com o invento é convertida nas formulações habituais, tais como soluções, emulsões, macro-emulsões e micro-emulsões, pós para pulverização, suspensões, pós, poeiras, espumas, pastas, iscas, aerossóis, óleos em spray, concentrados em suspensão, substâncias naturais e sintéticas impregnadas com substância activa, em especial as chamadas formulações de slow-release (libertação retardada), que libertam a substância activa lentamente e numa determinada dose, micro-cápsulas, cargas para equipamento de queima, cartuchos de fumigação, caixas de fumigação, velas, espirais anti-mosquitos, formulações ULV, formulações para nevoeiro frio e quente,
papéis anti-traça, assim como lâminas para vaporizadores e soluções para serem aplicadas sobre ou em dispositivos aquecidos eléctrica ou químico-termicamente e além disso a aplicação em sistemas vaporizadores independentes do calor.
As formulações são preparadas de uma maneira conhecida, por exemplo, misturando as duas substâncias activas com diluentes, isto é, solventes voláteis, gases liquefeitos que se encontrem sob pressão e/ou excipientes sólidos, utilizando-se, eventualmente, agentes tensioactivos, isto é, emulsionantes e/ou dispersantes e/ou agentes formadores de espuma. No caso de se utilizar água como diluente, podem também ser utilizados, por exemplo, solventes orgânicos como solventes auxiliares. Como solventes líquidos, interessam essencialmente: compostos aromáticos, como xileno, tolueno, ou alquilnaftalenos; compostos aromáticos clorados e hidrocarbonetos alifáticos clorados como clorobenzeno, cloroetileno ou cloreto de metileno; hidrocarbonetos alifáticos como ciclo-hexano ou parafinas, por exemplo, fracções de petróleo; álcoois como butanol ou glicol, assim como os respectivos éteres e ésteres; cetonas como acetona, metiletilcetona, metilisobutilcetona e ciclo-hexanona; solventes fortemente polares, tais como dimetilformamida e dimetil sulfóxido, assim como água. Por diluentes gasosos liquefeitos ou excipientes entendem-se os líquidos que são gasosos à temperatura ambiente e com pressão normal, por exemplo, propelentes em aerossol, assim como hidrocarbonetos halogenados, como butano, propano, azoto e dióxido de carbono. Como excipientes sólidos, mencionam-se: minerais naturais moídos, tais como, caulinos, aluminas, talco, greda, quartzo, atapulgite, montemorrilonite ou diatomitos e minerais sintéticos moídos, como sílica altamente dispersa, alumina e silicatos; excipientes sólidos para granulados: minerais naturais partidos e fraccionados, tais como, calcite, mármore, pedra-pomes, sepiolite e dolomite, assim como granulados
sintéticos de farinhas inorgânicas e orgânicas e grânulos de material orgânico como serradura, cascas de coco, maçarocas de milho e caules de tabaco; agentes emulsionantes e/ou formadores de espuma; emulsionadores não iónicos e aniónicos como ésteres de ácido gordo de polioxietileno, éteres de álcool gordo de polioxie tileno, por exemplo, éteres de alquilaril-poliglicol, alquil-sulfonatos, alquil-sulfatos, aril-sulfonatos, assim como produtos hidrolizados de albumina; dispersantes: por exemplo, líquidos residuais do processo sulfito de lenhina e metilcelulose.
Nas formulações, podem ser também utilizados agentes adesivos como carboximetilcelulose e polímeros naturais e sintéticos sob a forma de pós, granulados ou latex, tais como goma arábica, álcool polivinílico e acetato depolivinilo.
As formulações já prontas de uso comercial ou os concentrados destinados a posterior diluição contêm, em geral, 0,005 a 96% em peso da combinação de substância activa de acordo com o invento, de preferência entre 0,02 e 90% da combinação de substância activa de acordo com o invento.
O teor de substância activa das formas de aplicação, preparadas a partir das formulações já prontas de uso comercial, pode variar numa escala muito ampla. A concentração de substância activa nas formas de aplicação pode ser de 0,001 a 100% em peso de substância activa, de preferência entre 0,01 e 20% em peso.
Os compostos são aplicados numa forma habitual adaptada às formas de aplicação. São especialmente preferidas formulações em spray, espirais anti-mosquitos, lâminas para vaporizadores e soluções para sistemas de vaporização de longa duração.
A título de exemplo, mencionam-se os. eguintes de formulação.
Exemplos de formulação exemplos
1. Formulação em spray
Partes em
Substância activa benflutrin 0 Substância activa pralletrin 0 Querosene desodorizado/mistura de hidrocarbonetos saturados alifáticos 5 Óleo de perfume 0 Estabilizador 0 Propelente: propano/butano 15:85 94 peso em %
008
032
2. Formulação em spray
Partes em
Substâpcia activa benflutrin 0 Substância activa pralletrin 0 Querosene desodorizado/mistura de hidrocarbonetos saturados alifáticos 38 Óleo de perfume 0 Estabilizador 0 Cloreto de metileno 15 Propelente: propano/butano 15:85 45 peso em %
205
820
485
-113. Lâminas para vaporizador
Substância activa benflutrin 5 mg
Substância activa pralletrin 25 mg
Ftalato de diisononilo 150 mg
Perfume 0,25
Lâminas de celulose (16 x 28 x 3 mm) 800 mg
EXEMPLO 1 - Descrição do ensaio
Teste com aerossol em camaras de 1 m
pequenos cestos de arame (comprimento 7,8 cm, diâmetro 8 cm, malha 1 mm), contendo cada um 20 animais para ensaio, foram pendurados no terço superior do interior de câmaras de ensaio em vidro, com fundo de aço inoxidável, com o tamanho de . . . 3 (dimensões interiores) 0,84 x 0,87 x 1,37 m = 1 m de volume. Uma determinada quantidade de substância activa foi dissolvida em 2 ml de acetona e a solução foi pulverizada por meio de ar comprimido com a ajuda de um bico de vidro existente no fundo da câmara.
Depois de 10, 50 e 95% dos animais terem sido abatidos (knock-down KT), determinou-se o tempo necessário para tal. Se, dentro de um período de exposição de 60 minutos, não se verificou um KT 95, determinou-se a percentagem dos animais abatidos. Ao fim de uma hora, os animais para ensaio foram retirados das câmaras, transveridos para copos de cartão limpos, cobertos com gaze metálica, contendo cotonetes de celulose embebidos numa solução a 15% de açúcar em água, e levados para uma sala sem insecticida. A percentagem de mortalidade foi determinada ao de 24 horas.
fim
Os quadros 1 a 6, que se seguem, mostram o efeito sinergístico da combinação das substâncias activas benflutrin e pralletrin.
)
w
d
υ
.c
<d
4-3
w
XJ
3
to
w
d
3
X
r—t
ro Φ
d >
X M
ro
o c
td Φ
o to
d s-x
c
Ή Ή
XJ x>
ε ct
0 >>
o b0
Φ
o d
ε
0 ro
0 φ
X
ε φ
ι-q <
w
to φ
d •rd
O
z-s CL
H w
W Φ
*—·
d
C X
•H
E w
4-3 o
Φ 4-3
rH •H
r-t 3
d cr
e ro
cu 0
ε
Φ
d
«*—» E
w 40
*—« c
o
c o
»H
E -
x3 m
3 ε
r—1
Cm r—
C
Φ Φ
XJ X
Φ co xj d e
Ή d O E ro <d to o o t- ε φ φ ·»—ί «r-í Φ 40 tu, O ω d tn co ι
o
Ό ot m
CM
I o
CM d
£3
4J <0 íΦ α
ε φ
d
O
XJ d
>
•H (0 r—1
Φ
Sm
Φ
XJ d
X •H ε
X ro o
XJ d
4-3 r-t ro ro φ o ί- -H d φ ro
XJ c φ d
ή m XJ 'Φ Φ X x>
C
Ϊ
O
X
I
Λί o
o c
ií o
4J
Ή
Φ
Cu-,
Φ
O ro o
4-3
C •Μ to d u o
E JC
d) ^r X oj ε qj
XJ
Cm
E
Ο ·Η d Ci_, o
in d σ>
φ φ x d x
O -H LA H d * 4-3 «-Λ Ϊ. tf·* u.
O O
- ε φ φ x x c
Ο Φ X
I £
JsJ <O
C Φ -O
O E 40 mH •H Cu< Φ tu, o ω d
Ε φ O X φ o- d ho« ε o c
4-J O φ 40 C 1-f CO ' X) 3
X 8 ro CM r-
«4Γ σ»
CM
z^s tn CM ro rt ro tf te
u>
+ ·· » to V to tn
bM o tn CM
/ o T- τ* CM io
JZ •RT 8 CM 05 3 9 ro o
CM T
x—\ tn ro ro tn <1« -<r θ' CO tf to
σ CM
+ ·· bl hl hi b O b
z-s^ S •R* to to
k—< Λ Λ
uZ o rt in b
to A
JZ g N b- CM tn w
en co tn
CM tn ÍS? »í kS
tn ro T to
x—X Ml Gen Oi CM N N N to CM
ro b b
+ ·· o tn CM *x *x
t-M v-z o M T— tn co b
T to
A
x σ O tn o ro
tr o O O) tn ro CM
CM T“
θ' θ'
in ro 05
Z-\ M 0) tn
C-CM
+ * ‘ o CM CM CM b CM g s
z-s’*'4 Λ Λ
l·—( e
z o T” T— Ύ— rt b O
(O <o
Λ Λ
X o O O N CM N
«e 6 O 0) rt CM
CM *
5? •*5 0
tn in v- τ- to O
en ▼—
z-“\ *
►—<
t—< SeZT—< o CM CM ro b co b co O co
+ ·· Λ Λ Λ
z-ν’-4 IM o τ— CM CM CO b O
s—z ro to
A
.e o eo CM co tn CM
ΤΓ o b- Φ «r—
CM s? ϊί s?
tn ro k ro o ro
o>
hM* U—< σ tn CM bl CM o to Λ o to Λ o (O Λ
o T“ CM b to b
τ- ro te
A
X o CO b. tn ro O
•V o 05 co ro
CM
-d tf
tn to b tn CM •r— O
0) CM ro
z~s 1—4 ro to F- b b b
s to to to
Λ Λ Λ
o CM CM b b b
ro to tp
A A
ro
Φ d
3 X •M tn tn tn CM
O 0 tn in CM v—
d E to CM o 5 g g s § §
Π) L. <d d, <=' o* o o o o* o
> 3 X> •Η x3 M X>
O
Φ XJ XJ •H d o OdErodEfld
4
® «rR s ra
J
,)
c\J
Ο az
Ο <
=) σ
w Q
ttí Q
»H ϋ 3
C <3 3
43 43
0 C
«O ω
43
CG ra
ra ra
co 3
3 fi
-3
ra w
to c
Ό to
0 faO •H
*3 43
o to
CO Um
c •H ra
JZ) fi
ε ω
o •fi
o cx
o ♦H α
ε o X
0 ω
ε r-{ 3
fi)
tt ra ω
3
3 '3
*~s CX
H ra
W 3
c 3 XJ
•H fi W
43 O
3 43
rH •H
r—i 3
tO cr
ί- W
α O
o ε eo fi
f—i 43
··— c
C o ϋ
•H fi
43 m
3 ε
r-i t-4 r—
£ 3 3
XJ Ό
ω ra
•o co
r-i fi co
O Ξ
ra <3
ra 3
o ί- ε
α 3
to o ra 3
4-í >
•fi •H
3 43
u< 3
ω 3
cο
Ό
Jsí
Ο
Ο
C
Ή
0)
Um
0)
Ο
4-4 O + ··
Cí fcl
CM lo
to ío G) ra v to Τ-
CM ra ^o- Ο to
χ. in u
α
J3· tv ι
ο co to fi
4b fO fi
CX ε
ω
Η tn co ι
Ο
Ο
O M3 3 C •H 3 fi O JZ w o o R o o «R ΤΓ O) o cn
.. ε t— ra ra Fx CM *$ σ'· O
fi 3 <=r O) ra
3 Ό C\J
—'CN e
O •Ό · ε •Η 3 •o + ·· Ο”1 o U) ra f*. co
C( o to CSÍ
3 ε **
’β· o
ω
Λ ω
fi
0)
Ό •σ *κ ε
Ο
Ό (0
Ή
Ο 03 ο ο fi ·Η tc ο tn to cr» xj co -o
O M tn fh
- jj fi o o — g
0) Ό TJ c ΐ&
a
Ο 3 XJ
I .c ϋ — o
c ω -o ο ε
3b -H Ή U0) l* O ω to + ·· ω
*Ό to —i m *□ κ3 3 X -σ fi 3 O -3 ·*?
σ>
h* *3 c^
Ν
JS ra co rt ra
ΤΓ ra •o·
Od >5
ra to CM CM CM
O) * to
h—< r* o tf) R o to A O to Λ O ra A
o R ra to ra 8 b ra
A A
4= co CM ra
V CM ra ra tf) ra
θ'- <? ss
tf) to ra ra ra
9) ra ra
ZR» >s 8 tn ra o ra b ra
A A
O cm CM ra K ra O
•r— ra
α w ·«
Ό -Ί ω η. m •σ · ω-Η » β ε ο ο ο
Ό TJ Ε Β £ Β —< to Ε <10 Π! L tfO RJ
E —I Π —I JJ tO —I to - X> «Ii V) X) jb
30.^30^33 OtOEtDcOSBcO tf) tf) •ra cm w- ©
O O O O tf)
03 φ
Φ ο
•Η 03
Ο 3
£ X
<φ 4-3 Φ
η •Η
Χ3 Ο
3
03 Ο.
03 Ú3 Φ
Φ 3 Φ
Ό Ό
03 -
Φ r-4
Ό Φ
Ο ε ί-
Ο
Ο» C
φ £ φ
X ΥΓ CM o o ffl © 5
s—\ Η—< 10 In K Y“
m
\-ztT)
+ ' * t—· o U) ffl f-
C /
2 o th ffl
0 cu
•σ
I X Q N w
λ: Tf ffl a © ©
ο
0 C \ t—< to s ©
O rf 03
Ο 4J + * ’ >—« s ffl Io K
Ή
Φ o CM ffl to
T
Φ
X © ffl ffl
•V © © co
3 cu
cs (μ
•η ·© .ο Φ ε -σ Ο ‘Η Ο r4 •Η Ο X) ε ·η
Ο 03 Ο C
Φ ε « •Η ιο φ 0) Ό Φ ’ co Φ
Η ο Η «
C 'Φ *-> ή ε ή sl ο φ αώ -© ϊ> φ Ή γ-4 03 03 γη co α φ ο φ £ OT 05 <->ΓΊ + * * <\ι
Ο <© ί
ο
Ό rt £
4_>
Φ £
Φ
Ο.
£
Φ
Ο •σ··
Φ ►
4-3
Φ r-4
Φ £
Φ •σ φ
•ο •Η
QUADRO
ο. ο *-< ε
φ ιη
φ
Z-S. £ m|
Μ 4-3
*»»»« £ tu|
Ο
£ Φ ζ—>
Ή ζ
£ « V_-r
JJ η Ο
3 ε X
γ-4 3!
£. »—
Φ Φ
Φ φ CX
X) Ό £
Ή
φ 03 χ5
Ό Φ Φ
£ Φ
r4 Φ %
0 03 03 Ο £ ε <φ ο ε
φ φ φ
φ φ
03 Ή
0 Φ 4-3
4-3 03
Η •Η Φ
Φ 4-3 ε
C, Φ ο
ω Φ ο
φ ο
4-3
C •Η
Ε JZ
Φ 4•σ cm ε φ •Η Ό <Μ ε
Ο ·Η Φ &4
Ο
ΙΖ> Φ σ» φ
Φ Ό Φ ^3. Τ3 Ο -Η tn Η Φ 'Ν
ε ε J-3
03 £ X
E- 3 o o 5Γ W
*“ E
03 03 ΙΟ
X3 XJ ©
C sS. »—< »—< Q
5 ιη
0 Φ
XJ ο
1 x:
O *— X
o
£ φ OJ
_hi X3
ΙΟ
O ε ©
03 4-3 -H
o U r\ t—ι
Φ ο to
Φ L- o
4-3 U Φ ο
r-í
*-*
03 to
Φ 0 £ Φ ··
£ •~t C •σ Ο
Φ Φ Q. Φ Φ φ
Φ 03 xj ho —4 3 -Ο Ή
T3 C Φ Φ ε Φ Ο 0
03 Ό XJ . £ Φ C ω
Φ “H Φ ε Φ £ φ
-4 m ’ 4-3 •O φ 4-3 > 3 4-3 >
X? £ *t4 03 ι-t Χ3 Ο •—4
ΧΦ φ Φ «-4 - X) 4J 03 X) 4-3
X 3 D. m 3 Ο 3 Φ
θ' Φ ε 03 R) Ε 03 Φ
<?
Q ©
X ο τ- CM ϊο © ττ ίο ?!
ίο ffl r CM .09 <
Ο © © © . co ©
ο © © o © ffl
γ— Τ“ Y-
ffl ίο r~ ζ ffl
CM ffl X* io h. ffl
V
ΙΟ CM to ffl ffl
τ· cm“
C3
Ο*
Ο ιη ο to τ’ Ο
Ovo + ··
-16S
CM
Λ\
c rt
<ctí o
X •rd
to X
XJ to
3 OJ
03 ε
o
03 *3
cfl
3 ns
«σ O
to
03
tf s
qj
0 •rd
>rt O
O'QJ
rt o. C to •rd 0) £3 ε ns Ο Ό ϋ ro
O QJ ε
c ·
X o
Ό
I
Jaí
O
O c
O j_J —! QJ U. QJ
S © o CM
F*. b in co
O
FK
CM %*.
o co o
vO + ·· o
ZZ —« «
o c to
o 0) o
x X
ε to cfl
•rd •rd ε
W to ns
to 0) X)
ni s- u
ro
·* ro o
·—- cfl
H 0 (0
H •H
z X 0)
to
c >QJ ω
•rd s
L. O «
X •3 QJ
QJ U
r-1 ro QJ
rH rt X
o W
ί- to 'QJ
ο. o
ε (0
QJ
to QJ
r-s L X
H jj C
s—« C QJ
O X
C 0 ro
•rd •rd
t- r ro
m QJ
3 ε u
r—t
<M τ-
C «·
QJ Φ c*
£3 Ό f\J
QJ to ti-
Ό ns
S- ro
«~d ns c
O ε c
to «0 <0
03 0 ε
O >>
t- •E 0)
0J 0)
CO
ro QJ
O ns D.
X t> U
•H Ή •H
QJ X X
o ro
ω (0 QJ
L
CO
O
Ό’ «
o «J-J to □ ns
C í•H O ε x
QJ ®ό r\j ε qj •h -o
C-t ε
O *H 'C4 k
CM α
α
f\J X CO (m £ ΤΓ ©
CO ©
Cfl **5. O CM
·· X ID C0
tfl QJ σ> tf) F*. CM
Sm Sm 0) O) CM ΊΤ
3 QJ *3 />
X c0 QJ •o CO *3 h-M 'm,z«— + · O in CO b CM
Sm CO O •rd
QJ 3 tr\ X t—M o O) b
α X cfl \mZ CM
ε ε r £>
QJ 3 O Ϊ- Ο £ co IO co V CM o O
*- E
QJ QJ to CM χθ CM ss to 0) S? o
•3 Ό ro CM o tn
r\ Λ
C ΐ-ς r— o © o b o
3 O QJ IO T to Λ © Λ
Ό o b s- b ©
1 X «r“ CM CM ©
Jaí Λ
n
o £ ΤΓ g N. O) CO O) σ ©
c 0) CM T“
JaS “3 tf) 03 CM co tn b
O ε S“ CM ©
D jO
O Um *
-o QJ SX s © o Q CM CM
C0 O
X Lsl C0 o •e CO F- Fx
r—< T-
3 ro
ro
QJ o SL. QJ ..
L. •rd O *3 ro
co QJ £X ro QJ Cfl
QJ ro •3 bDX 3 -3 X
X> c cO co H O 0 3
QJ •o “3 c cfl C n o O to O tn
rt rH C0 E «ro ro J» eco co b U) CM T— o*
X m X •o 0) x > 3 x
T3 C X ro X X ro X
'QJ 0) C0 X » X Λύ ro X X
X T3 Cu m 3 q x 3 q
O (0 E ro ro ε ro cfl
tn ο
cc
Q <
o cr
ro ro
ctí Cu
•H u
P •H
ά 4-3
<<e ro
x ro X 3 ro ro 3
ro ro 3 \ 3
p ro υ
ro Ή
ro X
p ro ro
o ε
»ro o
ro p
c ro
•H o
A «
S 3
O s
Q .—X
ro ro
0 •H ro
ε α p
0 'ro
o CuO
ro S-
ε ro X
*H ro
ro ro E
ro P •t-í
ro ro D.
- ro ro
z—> 43
H c Cm
H ro
X m
w ro
C X JL.
♦rí ro ro
ÍJ ro 43
4-3 u ro
<U xro
r—1 w
r-í ro ro
ro L
u ro 43
α 0 c
ε 0
ro ro ro
>-» u ro
H 43 43
>—» c c
o ro
E ro X
i-J w
U - •H
4-3 m ro
3 ε ro
r—f Σ-
Cm i— Ι
q •H
ro ro X
X p rH 3
ro ro ε
P ro L
r*4 ro
O ε -
03 <ro
ro o ro Im
Σ- ε L
ro ro ro
ro ε
ro JZ
o ro ro
4-3 > ro
•H f-4 43
ro 4-3 ro
<M ro s-
ro
o co í
o vo
E
O p
t □
o
E
Δί
O
4-5
-H ro
Cm ro
O ro o
X M □ ro E í*H O Ξ X s^V> + ' * ea o
to (O ©
O) o
CM ©
jl. ro
ro p ra O to
o E ro JZ b. co
P'* •H P tt N M
Ο rrf σ Cm E /“> M tn tfi co tf b»
m > O •H '—'CM o> co co
(M -H ro t- + * * o m CM W
ro se 0 ,·—s*—* KM
• · r—1 Ul ro O o ío
ro ro ro
3 ro P £ CO M*
43 <U ro cm
ro p se P Q. 5? tf
£- to o —1 M in CO eo
ro ό Ul 1—1 \™Z»—» Cl s. tn
Q* »H ro + ··
ε ε - 43 o in to co
ro □ se e ’Μ*'
H = O 0 o b to
t— E T-
ro ro X o o
P P w 5
c se z-s in o co CM o
o P ro «ν' o tn .09 o CD
I X Λ Λ
0 T- o *r T— © CO
0 ro Λ
Ζέ P V cm O O
ro o 0 E tn xj T Jt b-
43 •H X Cm z—\ UM φ <O v
p ro o Ύ- CO
ro c^ O m CO ©
43 . ω ro
mM o to
3 ro ro
t. ro ..
ro o
ί· —H o p ro
ro ro cu ro ro «
ro n p - hO-H 3 Ό 1
P c ro ro E O 0 o o tn
ro p P E ro c ro cf r<
ro —1 ro E «tO rt í. <rt ro
—< m 43 •o ro 43 > 3 X >
p c -H ro —1 43 03 —1
'ro ro ro ·—( - X x ro x X
x -a 3 O. Pl 3 0 «H 3 u
σ ro E n ro ε o ro
cO — —
to to tO CL
S.O -H C <ro to xa V 03 !S s*o
X CO TO
TO »r1
cO xa
XJ TO
O TO ε
«to o
ο -σ
(0 c (0
•H TO
X> TO
ε
0 X
o o TO —4
ε TO
o 'TO
o Q.
ε TO TO
TO (0
TO X
tO TO TO
x-> xa
H C
H TO
1—» xa
C TO —1
«~í TO
S- 0)
X5
TO r-í w
r-í tO
tO TO
u TO
Q. O
ε *-*
TO TO
tO X
X—* X- —í
M xa Ό
C U
O xa
C TO TO
·—t U
s- •H
m Q.
TO ε
r··! tfl
U» ή Τ-
TO
TO Ο ^a
X> X C
TO TO TO xa
X ro TO
E * 3 Q x
X o
o c
Λ2
O
X3 —4
TO
U,
TO
O + ··
CO
CO cm r* tn tt F* í— — co to tn
CM o
<D
Λ
CO
o TO
co O
1 x> TO
o (0
Ό C L
•rí 0
s X
ro X CM
0 ε TO
x · Ή X
o ro ε
σ > o H
t— •H rt C-,
CM xa
ro O
r-í tr» ro
rt TO c*
E TO
3 TO X
xa TO ro
tO X ϊ£ X
U ro O Ή
TO X in M
□. —í ro
ε ε - X)
TO u
X o o
+ ’· + ’· '03
Tf o o
s* s?
tn to o
o tn T“
cn Tf S
Tf to
Λ
co CM eo
*”
o O O
ò5
cn (O Tf
ua co T-
tn ò O
CM A CO A
ò r-
τ» CM
CM
O co
Λ o
to
A &. -4
r-i (O TO
o ε 0)
TO <ro JL
TO O TO
U E \O
TO TO Cd
<O a TO ·*“
O ó to U-
CC X3 >
Q —4 —{ w
< TO xa c
33 TO to
α ω (0 X
TO
O
XJ ro x»
Ή □ -> TO TO QJ O Xm —t
CO
QJ TO X C Q) rt —i m X
QJ QJ X X
TO TO X X
C 7^ S
O TO
X
I X o — o
C TO X
O E _u —í —í U TO
Ur O ω to
TO X (0 ¢0
SL TO O XI o. to - bO Ή ε υ *. c
TO to ’ro 3 X —4 O □ CO C
TO o
to
A
O to
Λ
CO o
to
A
Ε «CO CO i- ctfl tO > TO -J S>
tn r-~ o
tn
-O xj ** tfl
x) *O TO x3 C —1 TO —í J-> TO —i
CO rH - X) xí TO Λ xí
30.^30-430
CrtOETOtOETOCO

Claims (4)

  1. Reivindicações lâ. - Processo para a preparação de combinações de substâncias activas do tipo piretróide, caracterizado por se misturar os auxiliares e aditivos habituais com benflutrin (2,3,5,6-tetrafluorobenzil(+)lR-trans-2,2-dimetil-3-2,2-diclorovinil)-ciclo-propanocarboxilato) e pralletrin (1R-2-propargil-3-metil-ciclopent-2-en-l-on—4-il-cis/trans-crisantemato) na proporção de mistura de 1 parte em peso de benflutrin para 1 parte em peso de pralletrin até 1 parte em peso de benflutrin para 7 partes em peso de pralletrin, apresentando em geral 0,005 a 96% em peso da combinação de substância activa.
  2. 2a. - Processo de acordo com a Reivindicação 1, caracterizado por se incluir na referida composição benflutrin pralletrin na proporção de peso de 1:3 a 1:6.
  3. 3a. - Processo de acordo com as Reivindicações 1 e 2, caracterizado por se incluir na referida composição benflutrin: pralletrin na proporção de peso de 1:4 a 1:5.
  4. 4a. - Método para o combate de artrópodes, que aparecem nas casas de habitação ou como parasitas próprios de situações de falta de higiene ou de produtos armazenados, caracterizado pelo facto de se aplicar uma concentração de 0,001 a 100% em peso de substância activa de preferência de 0,01 a 20% nas várias formas de aplicação.
PT99061A 1990-09-25 1991-09-25 Combinacoes de substancias activas do tipo piretroide, contendo benflutrin e pralletrin PT99061B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE4030223A DE4030223A1 (de) 1990-09-25 1990-09-25 Pyrethroid-wirkstoffkombinationen enthaltend benfluthrin und prallethrin

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT99061A PT99061A (pt) 1992-08-31
PT99061B true PT99061B (pt) 1999-02-26

Family

ID=6414884

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT99061A PT99061B (pt) 1990-09-25 1991-09-25 Combinacoes de substancias activas do tipo piretroide, contendo benflutrin e pralletrin

Country Status (11)

Country Link
EP (1) EP0477676B1 (pt)
JP (1) JPH04270205A (pt)
KR (1) KR0177520B1 (pt)
BR (1) BR9104083A (pt)
DE (2) DE4030223A1 (pt)
ES (1) ES2066304T3 (pt)
GR (1) GR3015140T3 (pt)
MX (1) MX9100996A (pt)
PT (1) PT99061B (pt)
TR (1) TR25252A (pt)
ZA (1) ZA917601B (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPH0543412A (ja) * 1991-08-19 1993-02-23 Earth Chem Corp Ltd 吸液芯用殺虫剤組成物
AU658903B2 (en) * 1991-10-17 1995-05-04 Sumitomo Chemical Company, Limited Snake-controlling agent
US6582714B1 (en) * 1995-04-10 2003-06-24 S. C. Johnson & Son, Inc. Article for insert control by passive evaporation of an active ingredient
US5756340A (en) * 1995-05-08 1998-05-26 The Regents Of The University Of California Insect control with multiple toxins
US6074656A (en) * 1996-11-12 2000-06-13 Dainihon Jochugiku Co., Ltd. Long-acting insecticidal mat and heat-transpiration insecticidal method using the same
US6635077B2 (en) 2001-09-07 2003-10-21 S.C. Johnson Home Storage, Inc. Structure including a film material
JP5589712B2 (ja) * 2009-10-30 2014-09-17 住友化学株式会社 有害生物防除組成物及び有害生物の防除方法

Family Cites Families (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS60139605A (ja) * 1983-12-27 1985-07-24 Sumitomo Chem Co Ltd 燻蒸組成物
DE3705224A1 (de) * 1987-02-19 1988-09-01 Bayer Ag (+)1r-trans-2,2-dimethyl-3-(2,2-dichlorvinyl) -cyclopropancarbonsaeure-2,3,5,6- tetrafluorbenzylester

Also Published As

Publication number Publication date
GR3015140T3 (en) 1995-05-31
PT99061A (pt) 1992-08-31
DE59104138D1 (de) 1995-02-16
KR920005848A (ko) 1992-04-27
TR25252A (tr) 1993-01-01
BR9104083A (pt) 1992-06-02
ES2066304T3 (es) 1995-03-01
KR0177520B1 (ko) 1999-04-01
MX9100996A (es) 1992-05-04
JPH04270205A (ja) 1992-09-25
EP0477676B1 (de) 1995-01-04
DE4030223A1 (de) 1992-03-26
ZA917601B (en) 1992-06-24
EP0477676A1 (de) 1992-04-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
KR960004770B1 (ko) 2,3,5,6-테트라플루오로벤질 (+)ir-트랜스-2,2-디메틸-3-(2,2-디클로로비닐)사이클로프로판카복실레이트, 이의 제조방법 및 이를 함유하는 살충제
ES2247823T3 (es) Composiciones pesticidas residuales y sinergisticas con contenido de piretro y alcohol bencilico.
US6713518B1 (en) Non-hazardous pest control
AU2006238677B2 (en) Aerosol insecticide composition
US5180586A (en) Acaricidal composition
PT99061B (pt) Combinacoes de substancias activas do tipo piretroide, contendo benflutrin e pralletrin
JP3926836B1 (ja) 感染症媒介蚊防除用蚊取線香
Jayakumar et al. Fumigant effect of some essential oils against pulse beetle, Callosobruchus maculatus (Fab.)(Coleoptera: Bruchidae)
Barlow et al. The insecticidal activity of some synthetic pyrethroids against mosquitoes and flies
US4000266A (en) Synergistic combination of insecticides
JP2000053512A (ja) 殺虫組成物
Sumerford Synergism and Synergists, Review of Synergism Among Halogen-Containing Insecticides and Halogen-Containing Synergists
BR112019020206A2 (pt) método para controle de pragas que habitam construções e composição para controle de pragas que habitam construções
JP4193445B2 (ja) 有害節足動物駆除組成物
WO2024201512A1 (en) Renofluthrin indoor space spray composition
JP2019069918A (ja) 害虫防除剤
KR790001033B1 (ko) 살충성 조성물의 조성방법
JPS6147404A (ja) 噴霧用害虫駆除組成物
JPH1059802A (ja) 加熱蒸散駆除方法
HU204657B (en) Cockroach exterminating composition
LT3606B (en) Insecticidal composition
JPH06128114A (ja) 殺虫殺ダニ組成物
HU184614B (hu) Több hatóanyagú, szinergizált inszekticid készítmények és eljárás a hatóanyagok előállítására
HU189820B (en) Arthropocide preparations with improved duration of effect containing 4-amino-benzoic acid-ester-derivatives as photostabilizer
JP2006241011A (ja) 飛翔害虫防除用エアゾール剤

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19920416

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19981118

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20000531