PT98318B - Processo para a separacao de sulfato de um componente cromio contaminante - Google Patents

Processo para a separacao de sulfato de um componente cromio contaminante Download PDF

Info

Publication number
PT98318B
PT98318B PT98318A PT9831891A PT98318B PT 98318 B PT98318 B PT 98318B PT 98318 A PT98318 A PT 98318A PT 9831891 A PT9831891 A PT 9831891A PT 98318 B PT98318 B PT 98318B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
sulfate
liquor
sodium
chromium
chlorate
Prior art date
Application number
PT98318A
Other languages
English (en)
Other versions
PT98318A (pt
Inventor
Raymond E Alford
Felix M Mok
Original Assignee
Chemetics Int
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Chemetics Int filed Critical Chemetics Int
Publication of PT98318A publication Critical patent/PT98318A/pt
Publication of PT98318B publication Critical patent/PT98318B/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C25ELECTROLYTIC OR ELECTROPHORETIC PROCESSES; APPARATUS THEREFOR
    • C25BELECTROLYTIC OR ELECTROPHORETIC PROCESSES FOR THE PRODUCTION OF COMPOUNDS OR NON-METALS; APPARATUS THEREFOR
    • C25B1/00Electrolytic production of inorganic compounds or non-metals
    • C25B1/01Products
    • C25B1/24Halogens or compounds thereof
    • C25B1/26Chlorine; Compounds thereof
    • C25B1/265Chlorates
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C01INORGANIC CHEMISTRY
    • C01BNON-METALLIC ELEMENTS; COMPOUNDS THEREOF; METALLOIDS OR COMPOUNDS THEREOF NOT COVERED BY SUBCLASS C01C
    • C01B11/00Oxides or oxyacids of halogens; Salts thereof
    • C01B11/12Chloric acid
    • C01B11/14Chlorates
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C01INORGANIC CHEMISTRY
    • C01DCOMPOUNDS OF ALKALI METALS, i.e. LITHIUM, SODIUM, POTASSIUM, RUBIDIUM, CAESIUM, OR FRANCIUM
    • C01D3/00Halides of sodium, potassium or alkali metals in general
    • C01D3/14Purification
    • C01D3/16Purification by precipitation or adsorption

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Inorganic Chemistry (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Electrochemistry (AREA)
  • Metallurgy (AREA)
  • Electrolytic Production Of Non-Metals, Compounds, Apparatuses Therefor (AREA)
  • Inorganic Compounds Of Heavy Metals (AREA)
  • Removal Of Specific Substances (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)

Description

CAMPO DA INVENÇÃO
Esta invenção refere-se a um processo para a separação de um sulfato metálico alcalino do componente impuro e indesejável de crómio contido no licor aquoso. Mais particularmente, refere-se á separação do sulfato de sódio, substancialmente livre de cromato, na manufactura do clorato cristalino.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO clorato de sódio é geralmente preparado pela electrólise do cloreto de sódio em que o cloreto de sódio é electrolisado para produzir cloro, hidróxido de sódio e hidrogénio. 0 cloro e o hidróxido de sódio são imediatamente postos a reagir para formar o hipoclorito de sódio, o qual é então convertido em clorato e cloreto sob condiçoes de pH e temperatura.
Então, com o sistema electrolítico, o cloreto de sódio é, com efeito, combinado com água para formar clorato de sódio e gás de hidrogénio. A electrólise tem lugar tipicamente a 60°C até 90°C nas células electrolítícas incluindo ânodos, os quais podem ser um metal precioso ou um óxido metálico revestido de titanio, e cátodos, os quais podem ser de aço.
É pratica comum na electrólise produção de halatos, tais como o clorato cromato (crómio VI), usualmente na forma mente dícromato de sódio, ao electrólito a eficiência total. 0 cromato previne a corrente no cátodo, reduz as reacções conversão do hipohalito no halato, e. g.
da ãgua salgada para a de sódio, acrescentar um de um dicromato, tipicacoino um meio de aumentar perda de eficiência da laterais e aumenta a hipoclorito no clorato.
crómio VI não é consumido pelo processo^ -ficZ’9 com a solução metálica halato/água salgada.
As instalações de fabrico de clorato através de um processo associado, ou destinado, ao consumo de clorato frequentemente produzem um licor contendo o clorato. As instalações comerciais de clorato servindo muitos clientes distribuídos por uma vasta zona produzem clorato tipicamente como um produto cristalino. Deste modo, os custos do transporte são minimizados e a perda do ião de crómio residual no licor é eliminada.
sal cloreto de sódio usado para preparar a água salgada para a electrólise do clorato de sódio geralmente comtém impurezas o que, dependendo da natureza da impureza e dependente de algumas das técnicas de produção empregues, pode dar origem a problemas operacionais nas instalações os quais são familiares para os especialistas nesta técnica. Os processos de controlar estas impurezas são variados e incluem purgá-las do sistema para processos alternativos ou para o dreno, precipitação por conversão em sais insolúveis, ou cristalização ou tratamento por permuta iónica. 0 controle das impurezas aniónicas apresenta problemas mais complexos do que o das impurezas catiónicas.
ião sulfato é um ingrediente comum no sal comercial. Quando este sal é usado directamente, ou sob a forma de uma solução de água salgada, e não são utilizados passos especiais para remover o sulfato, o sulfato penetra no sistema electrolítico. 0 ião sulfato mantém a sua identidade sob as condições no sistema electrolítico e então vai-se acumulando e progressivamente aumenta em concentração no sistema a não ser que seja removido de algum modo. Nas instalações de clorato que produzem um licor, o ião sulfato irá ficar com o licor. Nas instalações que produzem unicamente clorato cristalino, o sulfato mantém-se no licor-mãe
Passado tempo, a concentração do ião sulfato aumentará e afectará adversamente a electrólise e causará problemas operacionais dada a precipitação localizada nas células electrolíticas.
Na patente americana ηθ 4.702.805, publicada em 27 de Outubro de 1987, de Burkell e Warren, descreve um método para o controlo do sulfato numa corrente de electrólito numa instalação de clorato cristalino, pelo qual o sulfato é separado por cristalização. Na produção do clorato de sódio cristalino de acordo com a patente americana ηθ 4.702.805, o clorato de sódio é cristalizado a partir de um licor rico em clorato de sódio, e os cristais são removidos para fornecer um licor-mãe compreendendo principalmente clorato de sódio e cloreto de sódio, juntamente com outros componentes incluindo iões sulfato e dicromato. Uma porção do licor-mãe é arrefecida até uma temperatura para efectuar a cristalização de uma porção do sulfato como sulfato de sódio misturado com clorato de sódio. A mistura cristalizada é removida e o licor-mãe gasto é reciclado para o processo electrolítico.
Foi descoberto subsequentemente, que a mistura cristalizada de sulfato e clorato a partir de licores comerciais típicos de acordo com o processo da patente americana ηθ 4.702.805, pode ser descolorada do amarelo devido á absorção inesperada de um componente de crómio nos cristais. A descoloração não pode ser removida pela lavagem da mistura separada com licores nos quais o sulfato e o clorato cristalizados são insolúveis. Isto representa uma limitação ao processo tal como é revelado na patente americana 4.702.805. Deverá ser tomado em conta que a presença de crómio no referido produto sulfato pode ser prejudicial nas utilizações subsequentes deste produto.
e um produto químico dispendioso e, embora os processos tenham sido desenvolvidos para a remoção do dicromato dos licores contendo clorato, tais processos para a remoção do dicromato do licor antes da remoçãodo sulfato não é económica ou eficiente para toda a operação do processo electrolítico.
A patente americana 4.636.376, de Maloney e Carbaugh, revela a remoção de sulfato de licores contendo clorato de sódio cromato aquoso sem simultaneamente serem removidas quantidades significativas de cromato. 0 cromato e o licor de sulfato contendo clorato tendo um pH numa variação de cerca de 2,0 a cerca de 6,0 é tratado com um material contendo cálcio a uma temperatura de entre cerca de 40°C e 90°C, durante 2 e 24 horas para formar um precipitado contendo sulfato. 0 precipitado é predominantemente glauberite, Na^CaíSO^Jg.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Surpreendentemente, foi agora descoberto que os cristais do sulfato de sódio podem ser obtidos substancialmente livres de cromato (crómio VI), a partir do licor aquoso contendo sulfato e um cromato (crómio VI) ,e, preferentemente, um halato.
É um objectivo da presente invenção separar substancialmente o sulfato do composto cromato (crómio VI) a partir de um licor sulfato contendo uma espécie cromato.
É ainda um objectivo da presente invenção reduzir substancialmente a contaminação do crómio VI, ou a descoloração, dos cristais de sulfato obtidos a partir de um licor contendo sulfato de crómio VI.
\ '· - ν' w *' '
É ainda ura objectivo da present'e- 'invenção reduzir substancialmente a contaminação de crómio (VI) do sulfato de sódio misturado com clorato de sódio, cuja mistura foi separada a partir de um licor produzido por um processo electrolítico para a manufactura do clorato de sódio.
Assim, a presente invenção fornece um processo melhorado para separar um sulfato de metal alcalino contido num licor aquoso a partir de uma espécie de crómio dissolvida no referido licor, sendo a referida espécie de crómio definida como uma que seria absorvida com o referido sulfato de metal alcalino após precipitação do referido sulfato a partir do referido licor a um pH superior a cerca de 7, compreendendo o referido processo melhorado o ajustamento do pH do referido licor para um valor na gama desde cerca de 2,0 a cerca de 6,5, o arrefecimento do referido licor até uma temperatura suficiente para fornecer uma pasta aquosa compreendendo o sulfato precipitado substancialmente livre da referida espécie de crómio, e a remoção do referido sulfato precipitado.
As partículas sólidas podem estar na forma de cristais, e nesse caso o passo do arrefecimento do referido licor pode ser considerado como sendo um processo de cristalização. Se as partículas sólidas são amorfas, então o passo do arrefecimento pode ser considerado como sendo um processo de precipitação. 0 sulfato de metal alcalino é, preferêncialmente, sulfato de sódio.
A espécie de crómio pode ser qualquer uma das espécies que se encontra dissolvida no mesmo licor que contém o sulfato, e a qual seria absorvida no sulfato fosse ele cristalizado ou precipitado a partir do licor a um pH superior do que cerca de 7; e cuja espécie seria de outro modo dissolvida no referido licor após a cristalização ou precipitação do composto de sulfato a partir
do licor num licor de pH na gama de cerca de 2,0 a cerca de 6,5. A espécie de crómio no licor aquoso é indesejada como parte das partículas sólidas que cristalizam ou precipitam a partir do licor de pH ajustado. É altamente desejável que essencialmente todas as espécies de crómio se conservem dissolvidas no licor. No processo da presente invenção a contaminação das partículas sólidas é substancialmente reduzida. Deverá ser entendido que o termo contido é aqui usado com referência a um composto, componente, espécie e afins, em que estando contido no licor, inclui, mas não é limitado ao termo dissolvido.
Num aspecto preferencial da presente invenção, um halato ou per-halato metálico, está adicionalmente contido no licor aquoso. Como parte deste aspecto, as partículas sólidas que se formam podem além disso ser o referido halato ou per-halato. 0 clorato de metal alcalino é preferentemente o clorato de sódio. Assim, o sulfato de metal após a cristalização pode estar misturado com o clorato dissolvido no licor que cristaliza ou precipita em simultâneo com o composto de sulfato.
Ainda num outro aspecto preferencial da presente invenção o licor aquoso contém uma espécie de clorato, de sulfato e de crómio obtida pela electrólise do cloreto numa célula electrolítica. Preferentemente, o licor aquoso é um licor-mãe obtido após uma porção do clorato ser removida do licor rico em clorato produzido através da electrólise do cloreto numa célula electrolítica. Preferentemente o referido cloreto é cloreto de sódio, o referido composto de sulfato é sulfato de sódio e a referida espécie de crómio é crómio (VI), por exemplo cromato.
A remoção das partículas sólidas do licor pode ser conseguida usando qualquer processo convencional para remover um sólido de um líquido, incluindo a filtração para recolher o sólido, a decantação após assentamento ou centrifugação seguida de decantação .
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
Na prática do presente processo de invenção o pH do licor é ajustado para um valor seleccionado na gama de cerca de 2,0 a cerca de 6,5, preferentemente de cerca de 3,0 a cerca de 5,5, e o licor é arrefecido, preferentemente, para uma temperatura seleccionada numa gama de cerca de 50 C a cerca de -5°C. 0 pH do licor pode ser ajustado para o pH desejado através da adição de ácido inorgânico adequado em quantidade suficiente. Pode ser empregue no processo desta invenção qualquer ácido inorgânico que seja capaz de controlar o pH do licor resultante numa gama desejada, e não actue como um agente redutor para qualquer clorato de metal e crómio hexavalente presente no licor. Ácidos inorgânicos adequados são o ácido clorídrico, o ãcido sulfúrico e o ácido nítrico. 0 ácido para adição geralmente tem uma concentração na gama de cerca de 5% a cerca de 75% de ácido inorgânico em peso numa solução aquosa.
Como foi demonstrado, atrás, é objecto da presente invenção reduzir substancialmente a contaminação do ião de crómio de um sulfato de metal alcalino e em particular reduzir substancialmente a contaminação do crómio (VI) do sulfato de sódio separado de um licor aquoso contendo clorato produzido por um processo electrolítico para a manufactura do clorato. Desta forma, a descoloração do amarelo do composto sulfato separado, devido a absorção do crómio (VI), tal como dicromato, pode ser substancialmente reduzida. Deverá ser entendido que a eliminação completa da contaminação do crómio, particularmente da contaminação do dicromato, do sulfato separado, embora sendo desejável, não é essencial para beneficiar do processo da presente invenção.
processo da presente invenção é particularmente útil em’ ligação com o processo melhorado da produção do clorato de sódio revelado na patente americana n2 4.702.805, em que a concentração do sulfato no sistema é controlada.
Assim, num outro aspecto da presente invenção, é fornecido um processo contínuo melhorado para a produção de clorato de sódio cristalino através da electrólise do cloreto de sódio num processo electrolítico compreendendo:
a) o fornecimento de água e cloreto de sódio contaminado com sulfato a uma zona de reacção contendo uma espécie de crómio em que o referido cloreto de sódio é electrolisado até cloro e hidroxido de sódio, sendo o referido cloro e hidróxido de sódio feitos reagir para formar hipoclorito de sódio o qual é então feito reagir para produzir um licor rico em clorato de sódio;
b) o arrefecimento do referido licor, rico em clorato de sódio até obter a cristalização de uma parte do referido licor rico em clorato de sódio para fornecer cristais de clorato de sódio e um licor mãe incluindo clorato de sódio, cloreto de sódio, crómio e sulfato;
c) a remoção dos referidos cristais de clorato de sódio;
d) a reciclagem de uma porção principal do referido licor-mãe para a referida zona de reacção;
e) o arrefecimeneto de uma porção menor do referido licor-mae até uma temperatura para efectuar a cristalização a partir dele de uma porção do referido sulfato como sulfato de sódio misturado com o referido clorato de sódio, e a produção de uma solução saturada fria do licor-mãe gasto compreendendo a referida espécie de crómio;
f) a remoção a referida referido licor-mãe gasto;
a reciclagem do licor-mãe gasto para a referida zona de reacçao;
em que a quantidade da referida porção licor-mãe é seleccionada de tal modo que menor do referido a concentração de sulfato na referida zona de reacção é mantida substancialmente
CJ constante a um nível pré determinado;
compreendendo o melhoramento o ajustamento do pH da referida porção menor do referido licor-mãe numa gama de cerca de 2,0 a cerca de 6,5 antes de posterior arrefecimento, após o que o referido arrefecimento provoca precipitação de uma porção do referido sulfato substancialmente livre da referida espécie de crómio.
Também, no processo para a produção de clorato de sódio cristalino através da electrólise de cloreto de sódio tal como foi descrito atrás, quando um material contendo cálcio estiver adicionalmente contido no referido licor-mãe, então o referido sulfato cristalizado não inclui essencialmente glauberite.
exemplo seguinte invenção a fim de que que a qualquer intenção de limitar ilustra um modelo de preferencial da invenção seja melhor entendida, a invenção.
sem
Uma solução aquosa (I) foi preparada contendo clorato de sódio (30,9%), cloreto de sódio (12,5%), deca-hidrato de sulfato de sódio (3,9%), e di-hidrato de dicromato de sódio
O (0,5%). Uma segunda solução aquosa (II) foi preparada contendo clorato de sódio (40,0%) e água (60,0%). Os valores da percentagem são em peso de solução.
Uma amostra da solução (I) foi tomada e o seu pH ajustado com ácido clorídrico até 4. A solução foi colocada num recipiente agitado colocado num banho frio e arrefecida até -10°C. Durante o período de arrefecimento foram-lhe adicionados cristais semente de clorato de sódio (0,05%) e de sulfato de sódio (0,05%). A pasta de cristais resultante foi separada por filtração e lavada com a solução (II), de novo filtrada e lavada. Amostras dos cristais recuperados eram brancas após a lavagem. Amostras do bolo de filtração foram analisadas após cada lavagem. Os resultados são dados no quadro 1 com elementos comparativos para procedimetos de cristalização talcomo foram descritos atrás mas levados acabo usando base de hidróxido de sódio para fornecer soluções com um pH de 7 e um pH de 10, sendo este último valor típico dos licores fornecidos aos cristalizadores industriais.
tf
Efeito da cristalização no pH do sulfato de sódio e clorato de sódio
Teste 1 2 3
pH 4 7 10
depois depois depois depois depois depois
da Ia da 2a da Ia da 2a da Ia da 2a
lavagem lavagem lavagem lavagem lavagem lavagem
C102 sob 82,7 82,9 81,8 82,1 81,2 81,5
a forma de
NaC103 %
Cl sob a 0,5 0,1 0,4 0,1 0,5 0,1
forma de
NaCl %
SO^ sob a 16,8 17,0 16,2 16,3 16,3 16,4
forma de
Na2SC>4 %
Cr sob a 180,0 48,0 forma de Na2C2 07 %
1600,0 1600,0
2000,0 2000,0
Os resultados são dados com base em sólidos secos.

Claims (6)

  1. REIVINDICAÇÕES lã. - Processo melhorado para separar um sulfato de metal alcalino, contido num licor aquoso, de uma espécie crómio dissolvida no referido licor, sendo a referida de crómio definida como uma que possa ser absorvida com o referido sulfato de metal alcalino após a precipitação do referido sulfato a partir do referido licor a um pH maior do que cerca de 7, caracterizado por o referido processo melhorado compreender o ajustamento do pH do referido licor aquoso para um valor na gama de cerca de 2,0 a cerca de 6,5, o arrefecimento do referido licor até uma temperatura de suficiente para fornecer uma pasta aquosa compreendendo sulfato precipitado substancialmente livre das referidas especies de crómio, e a remoção do referido sulfato precipitado.
  2. 2ã . - Processo de acordo com a Reivindicação 1, caracterizado por o referido licor aquoso também conter um halato ou um per-halato.
    o'
  3. 3ã. - Processo de acordo com a Reivindicação 2, caracterizado por um clorato de metal alcalino estar adicionalmente contido no referido licor aquoso.
  4. 4ã. - Processo de acordo com a Reivindicação 1, caracterizado por o referido sulfato precipitado conter também um clorato de metal alcalino.
  5. 5ã. - Processo de acordo com a Reivindicação 1, caracterizado por o referido líquido aquoso ser produzido através da electrolise de cloreto numa célula electrolítica.
    das
    Reivindicações la 5, caracterizado por o referido cloreto ser cloreto de sódio.
    75. - Processo de acordo com qualquer uma das Reivindicaçães 1 a 5, caracterizado por referido sulfato ser sulfato de sódio.
    85. - Processo contínuo melhorado para a produção de clorato de sódio cristalizado através da electrólise do cloreto de sódio num processo electrolítico compreendendo:
    a) o fornecimento de água e cloreto de sódio contaminado com sulfato para uma zona de reacção contendo uma espécie crómio em que o referido cloreto é hidrolisado até cloro e hidróxido de sódio, sendo o referido cloro e hidróxido de sódio feitos reagir para formar hipoclorito de sódio o qual é então feito reagir para produzir um licor rico em clorato de sódio;
    b) o arrefecimento o referido licor rico em clorato de sódio até se obter a cristalização de uma porção do referido licor fornecer cristais de clorato de sódio e um licor-mãe incluindo clorato de sódio, cloreto de sódio, crómio e sulfato;
    c) a remoção dos referidos cristais de clorato de sódio;
    d) a reciclagem de uma porção principal do referido licor-mãe para a referida zona de reacção;
    e) o arrefecimento de uma porção menor do referido licor-mãe até uma temperatura para efectuar a cristalização a partir dele de uma porção do referido sulfato como sulfato de sódio misturado com o referido clorato de sódio, e a produção de uma solução saturada fria do licor-mãe gasto compreendendo a referida espécie crómio;
    f) a remoção da referida mistura cristalizada a partir do referido licor-mãe gasto;
    g) a reciclagem do licor-mãe gasto para a referida zona de reacção;
    em que a quantidade da referida porção menor do referido licor-mãe é seleccionado de tal modo que a concentração de sulfato na referida zona de reacção é mantida substancialmente constante a um nível pré-determinado;
    caracterizado por o melhoramento compreender o ajustamento do pH da referida porção menor do referido licor-mãe numa gama de cerca de 2,0 a cerca de 6,5 antes de posterior arrefecimento, após o que o referido arrefecimento provoca a precipitação de uma porção do referido sulfato substancialmente livre da referida espécie crómio.
  6. 9ã, - Processo de acordo com a Reivindicação 1, caracterizado por a referida espécie crómio ser crómio (VI).
    lOã. - Processo de acordo com a Reivindicação 8 ou com a Reivindicação 9, caracterizado por quando um material contendo cálcio estiver adicionalmente contido no referido licor-mãe, então o referido sulfato cristalizado não inclui essencialmente glauberite.
PT98318A 1990-07-16 1991-07-15 Processo para a separacao de sulfato de um componente cromio contaminante PT98318B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US07/552,620 US5093089A (en) 1990-07-16 1990-07-16 Process for the separation of sulphate

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT98318A PT98318A (pt) 1992-05-29
PT98318B true PT98318B (pt) 1999-01-29

Family

ID=24206091

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT98318A PT98318B (pt) 1990-07-16 1991-07-15 Processo para a separacao de sulfato de um componente cromio contaminante

Country Status (11)

Country Link
US (1) US5093089A (pt)
JP (1) JPH0624739A (pt)
CN (1) CN1050866C (pt)
AU (1) AU630031B2 (pt)
CA (1) CA2041914C (pt)
ES (1) ES2033580B1 (pt)
FI (1) FI101530B (pt)
NZ (1) NZ238887A (pt)
PT (1) PT98318B (pt)
SE (1) SE506783C2 (pt)
ZA (1) ZA915393B (pt)

Families Citing this family (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CA2100948C (en) * 1992-04-22 1995-01-24 John Robert Jackson Process for chromium removal using an inorganic sulfur compound
SE500107C2 (sv) * 1991-06-26 1994-04-18 Eka Nobel Ab Förfarande för framställning av klordioxid
US5520902A (en) * 1994-11-25 1996-05-28 Occidental Chemical Corporation Process for making chromium-free orthorhombic sodium sulfate
JP4012058B2 (ja) 2001-12-21 2007-11-21 キヤノン株式会社 リサイクル性重合体、その製造方法、ならびにリサイクル処理方法
EP1759749A1 (en) * 2005-08-30 2007-03-07 F.Hoffmann-La Roche Ag Method for crystallization of a weakly acidic and/or weakly basic compound
US9869028B2 (en) 2012-08-22 2018-01-16 Chemetics Inc. Side stream removal of impurities in electrolysis systems
CN103539164B (zh) * 2013-11-01 2016-05-25 四川省银河化学股份有限公司 一种由含铬芒硝精制元明粉的方法
CN106048239B (zh) * 2016-06-30 2018-07-20 华南理工大学 一种含六价铬废渣的资源循环再利用的处理方法
CN105907991B (zh) * 2016-06-30 2018-01-05 华南理工大学 一种含六价铬废渣提取回收铬的脱毒处理方法
CN111448164A (zh) * 2017-06-26 2020-07-24 丹尼尔·恩内斯托·加利 从天然盐滩和盐沼中的盐水获得最低杂质含量的浓缩盐水的方法,所述方法具有最小环境影响和最大锂回收

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE2450259B2 (de) * 1974-10-23 1979-03-29 Bayer Ag, 5090 Leverkusen Verfahren zur Reinigung von Elektrolysesole
DE2709728C2 (de) * 1977-03-05 1981-10-29 Bayer Ag, 5090 Leverkusen Verfahren zur Herstellung von Chlor und Alkalihydroxid durch Elektrolyse unter Einsatz von calcium- und/oder sulfathaltigem Rohsalz
US4268486A (en) * 1979-07-02 1981-05-19 Olin Corporation Selective chromate removal from a chlorate solution
US4259297A (en) * 1979-09-04 1981-03-31 Olin Corporation Chromate removal from concentrated chlorate solution by chemical precipitation
CA1183489A (en) * 1980-09-02 1985-03-05 Hideo Yamamoto Process for recovering cr(vi) ions from a chlorate cell liquor
US4636376A (en) * 1985-09-30 1987-01-13 Ppg Industries, Inc. Sulfate removal from alkali metal chlorate solutions
US4702805A (en) * 1986-03-27 1987-10-27 C-I-L Inc. Production of sodium chlorate
SE455706B (sv) * 1986-12-04 1988-08-01 Eka Nobel Ab Sett vid framstellning av alkaliemetallklorat
CA1314688C (en) * 1987-09-14 1993-03-23 Ian Harry Warren Stripping and recovery of dichromate in electrolytic chlorate systems

Also Published As

Publication number Publication date
SE506783C2 (sv) 1998-02-09
US5093089A (en) 1992-03-03
SE9102169D0 (sv) 1991-07-12
FI913234A (fi) 1992-01-17
PT98318A (pt) 1992-05-29
CA2041914C (en) 1997-12-30
FI101530B1 (fi) 1998-07-15
NZ238887A (en) 1992-08-26
ZA915393B (en) 1992-06-24
ES2033580B1 (es) 1997-07-16
CN1050866C (zh) 2000-03-29
SE9102169L (sv) 1992-01-17
FI913234A0 (fi) 1991-07-03
AU630031B2 (en) 1992-10-15
CN1058240A (zh) 1992-01-29
JPH0624739A (ja) 1994-02-01
FI101530B (fi) 1998-07-15
CA2041914A1 (en) 1992-01-17
AU7612691A (en) 1992-01-16
ES2033580A1 (es) 1993-03-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CA1287596C (en) Production of sodium chlorate
US4115219A (en) Brine purification process
PT98318B (pt) Processo para a separacao de sulfato de um componente cromio contaminante
US4747917A (en) Scale-free process for purifying concentrated alkali metal halide brines containing sulfate ions as an impurity
CN108529562A (zh) 一种氯酸钠母液膜法冷冻脱硝工艺
US4636376A (en) Sulfate removal from alkali metal chlorate solutions
US2764472A (en) Brine purification
JPH0776789A (ja) 塩化カリウム水溶液の電解方法
DE10106932A1 (de) Verfahren zur Herstellung von Natriumpersulfat
US5176801A (en) Sulfate removal from alkali metal chlorate solutions and production of alkali metal chlorate including said removal
US3998709A (en) Treating remains containing sodium chloride and sodium sulphate
CA1313161C (en) Process for the production of alkali metal chlorate
US4132759A (en) Method of purifying brine used in electrolysis by the amalgam process
CA2181613C (en) Impurity removal from sodium chlorate
EP0425131B1 (en) Recovery of IDA and glauber's salt from waste crystal liquors
CN1179882C (zh) 一种硫酸钾的生产方法
CA2048565C (en) Sulfate removal from chlorate liquor
US2863809A (en) Process for concentration of caustic cell liquor
US2196595A (en) Method of purifying caustic
US5273735A (en) Process for the preparation of sodium dichromate
EP0093319B1 (de) Verfahren zur elektrolytischen Herstellung von Chlor und Natronlauge aus sulfathaltigem Salz
ZA200209366B (en) Method for making anhydrous sodium perchlorate.
US5350495A (en) Method for separating impurities from an aqueous alkali metal chlorate electrolyte
JPH0397880A (ja) 水酸化ナトリウムの高濃度水溶液の製造方法
DE426832C (de) Verfahren zur Gewinnung von Tonerde und Kalisalzen aus leucitischen Gesteinen

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19920114

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19981002

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20050404