PT95181B - Disjuntor, em particular, de proteccao - Google Patents

Disjuntor, em particular, de proteccao Download PDF

Info

Publication number
PT95181B
PT95181B PT9518190A PT9518190A PT95181B PT 95181 B PT95181 B PT 95181B PT 9518190 A PT9518190 A PT 9518190A PT 9518190 A PT9518190 A PT 9518190A PT 95181 B PT95181 B PT 95181B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
columns
arc
contact
circuit breaker
ribs
Prior art date
Application number
PT9518190A
Other languages
English (en)
Other versions
PT95181A (pt
Inventor
Werner Ostermann
Juergen Orzechowski
Original Assignee
Aeg Niederspannungstech Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Aeg Niederspannungstech Gmbh filed Critical Aeg Niederspannungstech Gmbh
Publication of PT95181A publication Critical patent/PT95181A/pt
Publication of PT95181B publication Critical patent/PT95181B/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01HELECTRIC SWITCHES; RELAYS; SELECTORS; EMERGENCY PROTECTIVE DEVICES
    • H01H9/00Details of switching devices, not covered by groups H01H1/00 - H01H7/00
    • H01H9/30Means for extinguishing or preventing arc between current-carrying parts
    • H01H9/34Stationary parts for restricting or subdividing the arc, e.g. barrier plate
    • H01H9/346Details concerning the arc formation chamber
    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01HELECTRIC SWITCHES; RELAYS; SELECTORS; EMERGENCY PROTECTIVE DEVICES
    • H01H9/00Details of switching devices, not covered by groups H01H1/00 - H01H7/00
    • H01H9/30Means for extinguishing or preventing arc between current-carrying parts
    • H01H9/34Stationary parts for restricting or subdividing the arc, e.g. barrier plate
    • H01H9/342Venting arrangements for arc chutes

Landscapes

  • Arc-Extinguishing Devices That Are Switches (AREA)
  • Circuit Breakers (AREA)
  • Breakers (AREA)
  • Keying Circuit Devices (AREA)
  • Driving Mechanisms And Operating Circuits Of Arc-Extinguishing High-Tension Switches (AREA)

Description

MEMÓRIA......DESCRITIVA invsnto refere-se a um disjuntor de acordo com o conceito geral da reivindicação 1, em particular a um disjuntor de protecção de condutores, com construção estreita»
Tais disjuntores, com câmaras de extinção especial, são conhecidos em numerosos modelos, refira-se os objectos das patentes alemãs 1 185 2 □s disjuntores já conhecidos têm dentro da caixa de isolante uma camara de arco voltaico com chapas associadas ao ponto de contacto, para extinguir eficazmente o arco voltaico de ligação que surge num corte causado por curto-circuito.
Os melhoramentos destas formas básicas da camara estão descritos nas patentes alemãs 27 16 619 BI e 33 37 562 Al e euro peias 0 123 090 Bl, 0 158 124 A2 e 0 251 160 A2, Todos estes dispositivos de extinção têm em comum o facto de apresentarem várias chapas de extinção dispostas lado a lado e afastadas, e duas placas de material isolante na chamada zona de-ante-cãmara ladeando transversalmente e à frente do conjunto de contactos. As placas de material isolante, quase sempre em cerâmica ou ainda ds um material sintético, estão dispostas afastadas das paredes exteriores da caixa» Assim, é possível uma corrente à volta das placas através de gases do arco voltaico, ou uma igualação da pressão»
A desvantagem destes dispositivos de extinção é que as duas placas de material isolante adicionais, as quais, além dos custos por peça, requerem um custo adicional de montagem» Além disso, há um risco de avaria considerável se, ao fechar-se as partes da caixa, as placas de cerâmica não estiverem bem colocadas ou deslizarem. Poderão acontecer facilmente perturbações de funcionamento do comutador devido ao aparecimento de fragmentos das placas de material isolante soltos dentro da caixa.
Para se economizar as placas de material isolante, é já conhecido, da patente francesa 25 75 861 Bi, um disjuntos ds um disjuntos
286
Ρ 40 07 606,.7
Kl/gs protecção de condutores com meios de guia do arco voltaico na de zona/ ante-câmara» Estes consistem em filas de nervuras nas paredes interiores da caixa da câmara ds arco voltaico» Entre as filas de nervuras, que aparesentam uma estrutura ramificada, ou podem ser ainda configuradas como paredes direitas, fica um canal central» Consoante a forma dada às nervuras, estas ficam rodeadas por sulcos ou entalhes, as quais contêm uma reserva de gás frio não ionizado e irão assegurar, quando de um corte, uma recondução do gás à zona de contacto,. As filas de nervuras dispostas livre··· a meio da zona de ante-câmara, alargam contactos sem que haja uma condução do arco voltaico de ligação pretendida e também dos gases do arco voltaico,. A forma e a posição dos sulcos conjugam-se, essencial-··· mente, para que seja mantida uma espessura das nervuras constante, a fim de excluir cavidades e irregularidades das partes da caixa» Na concepção das filas de nervuras deste comutador estão, portanto,em primeiro plano a forma e a técnica de prensagem» Numa tal câmara de extinção não são porém asseguradas uma recondução óptima dos gases e uma salda rápida do arco voltaico da ligação, desde o ponto de contacto até às chapas de extinção» me nte, apr oximadament« apenas o trajecto entre o invento tem por objectivo simplificar, num disjuntor do tipo referido, a câmara de extinção dentro da sua zona de ante-camara, e conseguir uma melhor condução do arco voltaico, bem como provocar no espaço de ante-câmara uma resistência à deslocação particularmente baixa, de modo que seja garantida uma saida mais rápida e segura do arco voltaico da ligação do ponto de contacto para a pilha de chapas de extinção»
Este objectivo é alcançado com um disjuntor com as características indicadas na reivindicação 1. São objecto das sub-reivindicações os melhoramentos e as configurações vantajosas do invento.
A configuração, de acordo extinção é vantajosa devido ao impelido pelo campo magnético das com o invento, da câmara de arco voltaico de ligação ser réguas de guia de arco voltaico
--ars^·
7.1 286
Ρ 40 07 606,,7
Kl/gs <ζ
Ρ'ΖΛ' /' '
Ls entre as faces superiores salientes de nervuras contíguas, bem como um estreitamente limitado lateralmente pelas superfícies frontais de várias colunas, ou espigas, distribuídas pelo espaço de ante-câmara, e por evoluir numa fenda estreita. Deste modo, juntamente com uma melhor condução do arco voltaico, resulta uma grande aceleração do arco voltaico com baixa pressão gasosa. Simultaneamente, a acção impulsora do material emissor de gás das nervuras e colunas é aproveitada como pretendido para, exercer um impulso adicional no arco voltaico. Com as placas laterais fechadas, essa acção é,porém,quase sempre já muito forte, Além disso, a pressão gasosa resultante do arco voltaico ern movimento pode espalhar-se aos espaços livres entre as colunas, de modo que o arco voltaico da. ligação encontra apenas uma baixa resistência à deslocação na direcção das chapas de extinção e pode, portanto, sair rápida e seguramente do ponto de contacto. No trajecto do arco voltaico, através do retorno dos gases, por entre as colunas compensa eficazmente uma diferença de pressão eventualmente obstrutiva adiante e atras · do arco voltaico. Esta igualação da pressão permite simultaneamente uma boa desionização da zona susceptível de nova inflamação no ponto de contacto,atrás do arco voltaico. Além disso, as paredes vedantescom forma de nervuras aumentam os trajectos até aos pontos de contacto. Como as arestas das nervuras só sofrem uma carga diminuta do arco voltaico, também se obtém com os contactes abertos, uma grande estabilidade do isolamento. Uma. vantagem particular do invento é ainda a grande velocidade do arco voltaico e a baixa pressão gasosa no espaço de ante-câmara, mais os efeitos acima descritos, serem alcançáveis por moldagem directa das colunas e também das paredes vedantes durante a fabricação das partes da caixa a partir de um plástico duro, ou um termoplástico e, portanto, sem agravamento dos custos,, Suprimindo as duas placas de material isolante até agora quase sempre presentes na zona de ante-eãmara, resulta no conjunto uma considerável economia nos custos,,
Seguidamente o invento ê melhor explicado com o auxílio desenho relativamente a. um exemplo de execução.
do
286Ρ 40 07 606,.7
Kl/gs
A Fig,. 1 mostra simplif icadamente um disjuntor de protecção de condutores com a metade superior da. caixa aberta na zona da câmara d© extinção, enquanto que a Fig,. 2 reproduz um corte através da câmara de extinção pela linha. II-II da Fig,. 1.
Na Fig. 3 mostra-se uma. vista em perspectiva da. zona da câmara de extinção, de acordo com o invento, ds uma metade da caixa, enquanto que a Fig. 4 mostra em representação explodida esquemática os contornos internos de ambas as metades separadas da caixa na zona da câmara de extinção.
disjuntor de protecção de condutores x>m construção estreita, tem uma caixa (1) constituída por duas metades (la, lb) apenas que recebe no cimo um mecanismo de armar e desarmar (2)/esboçado, Na zona-base subjacente está predominantemente configurada como câmara de extinção (3), a caixa (1) feita de massa moldavel ds plástico duro ou de termoplástico, que na sua maior parte está preenchida com uma pilha de chapas de extinção (4) disposta paralelamente ao fundo (le) do disjuntor, A profundidade da câmara de extinção entre as suas duas faces laterais internas (3a, 3b) ê predeterminada a partir da largura normalizada dos disjuntores pelas paredes exteriores (la’, lb’) da caixa e com uma espessura habitual na técnica de fabrico,
A pilha de chapas de extinção (4), metida na câmara de extinção, e contígua com a sua superfície frontal estreita a uma parede (íd) da caixa,provida com aberturas de ventilação, está limitada nas faces longitudinais superior e inferior por réguas de guia de arco voltaico (6) e (7), que por seu lado estão dirigidas para a zona de um conjunto de contactos (5), localizado no espaço de ante-câmara (3c) da câmara de extinção. Com, por exemplo, nove chapas de extinção (4a) de material ferromagnético, dispostas lado a lado e afastadas, a pilha de chapas de extinção, entre ambas as superfícies laterais (3a, 3b), enche completamente a parte em forma de caixa da câmara de extinção ao lado do espaço ~r /*% ζ*% χ /1 2 ο ο
Ρ 40 07 606.:7 Kl/gs
de ante-câmara (3c) e é ai mantida segura de maneira não representada mais pormenor izadamente.
ponto ds contacto com interrupção simples disposto no espaço de ante-câmara (3c) de forma, aproximadamente, afunilada, no bordo superior direito da câmara de extinção, consiste numa peça de contacto fixa (5a), que está unida por peças condutoras de corrente (10a) e por uma bobina de corte (10) a um borne de saida (11), e numa alavanca de contacto (5b) que bascula num preso à caixa,, A alavanca mantém-se unida por condutores móveis (12a, 12b), com sujeição a um interruptor térmico (12), a um borne de entrada (13), e durante uma operação de desarmar, bascula no sentido inverso ao dos ponteiros de relógio. A peça de contacto fixa (5a) e a alavanca de contacto (5b) formam no próprio ponto de contacto, juntamente com os seus condutores de corrente, um anel de corrente aproximadamente em U, que está orientado perpendicularmente à direcção das chapas de extinção (4a). Cada chapa de extinção tem na face dianteira ou frontal virada para o espaço de ante-câmara (3c) um recorte (4b) aproximadamente em V, que melhora a entrada do arco voltaico, e cobre com o contorno dianteiro,assim formado, toda a secção transversal aberta do espaço de ante-câmara abrangido predominantemente pelas partes de parede (le). Apenas,para o movimento basculante, da alavanca de contacto (5b),é feito nas partes de parede (le) um rebaixo,de modo que o espaço de antecâmara (3c) é conformado de modo quase impermeável à pressão, em união com as réguas de guia de arco voltaico (6, 7) até ao mecanismo de armar e desarmar.
São de importância essencial duas nervuras estreitas (3d, 3e) que sobressaem prismaticamente no espaço de ante-câmara (3c), de ambas as superfícies laterais (3a, 3b) até ao meio da caixa, e que normalmente apresentam uma secção transversal rectangular, mas também podem ter configuração trapezoidal ou escalonada. São moldadas directamente em ambas as metades (la, 1b) da caixa, desde o fundo das paredes laterais (la”, lb’) até,aproximadamente, ao plano de basculação da alavanca de contacto móvel (5b), e
286
Ρ 40 07 606,7
Kl/gs terminam na face superior, preferivelmente, a uma igual altura das superfícies laterais. No plano
distância da camara de extinção, ou seja, no plano do desenho da Fig. 1, correm as nervuras (3d, 3e) de largura aproximadamente constante, mas de forma arqueada, distinta, e concretamente desde a zona do conjunto de contacto até ao contorno frontal da pilha de chapas de extinção.
A nervura superior (3d) confina com a peça de contacto fixa (5a) e segue a raiz de contacto (5a’) desta,pelo lado virado par,a o espaço de ante-câmara,até à parede da câmara de extinção, na zona da régua de arco voltaico superior (6),. As nervuras (3d) ds ambas as metades da caixa cercam a peça de contacto fixa no lado do contacto e em ambos os lados estreitos, de modo que no meio, entre as nervuras (3d), só fica livre, praticamente, uma fenda correspondente à largura da alavanca de contacto (5b) ao longo da raiz de arco voltaico (5a’), mesmo se aplica, à nervura (3e) ao longo da régua de guia de arco voltaico (7), Esta está igualmente cercada,em ambos os lados nas arestas longitudinais até ao espaço de ante-câmara (3c) pelas nervuras (3e), de modo que também aqui só fica livre uma fenda, aproximadamente, com a largura da alavanca de contacto, que serve para formar a origem do arco voltaico de ligação (9), 0 arco voltaico estreitado pelas faces superiores das nervuras (3d, 3e), dentro da fenda, pode assim chegar à. pilha de chapas de extinção, Uma haste (7’),minimamente saliente,na régua de guia de arco voltaico inferior, perto da. fenda, ajuda adicionalmente ao trajecto rectilíneo desde/erigem do arco voltaico, 0 impulso do arco voltaico é, além disso, influenciado positivamente pelas partes da régua de guia de arco voltaico ferromagnética larga (7) cobertas lateralmente pelas nervuras (3e), pois a maior secção transversal do material melhora a acção impulsora no arco voltaico
Uma outra caracteristica principal do invento são várias colunas ou espigas (3f) - doravante designadas apenas por colunas
286
Ρ 40 07 606.7
Kl/gs
-9dispostas no espaço de ante-câmara (3c), as quais estão •iformemente distribuídas na secção transversal livre,entre as nervuras (3d, 3e). As colunas (3f) de secção transversal redonda, ou ainda angular, estão afastadas das nervuras (3d, 3e) e entre si por uma distância aproximadamente igual, e vão desde as superfícies laterais (3a, 3b) até quase ao plano de basculação da alavanca de contacto (Sb), de modo que só fica livre uma fenda estreita contínua entre as suas faces frontais (3f’)„ As faces frontais de ambos os grupos de colunas ladeiam assim, estreitamente um arco voltaico de ligação (9), atraído para o ponto de contacto, em conjugação com as nervuras (3d, 3e) de altura, preferivelmente, igual, enquanto que as origens do arco na ponta de contacto (5a’) e nas réguas de guia (6, 7) são estiradas e impelidas aceleradamente (posiçoes 9’, 9 do arco voltaico) da zona de contacto,para a pilha de chapas extintoras (4).
As colunas (3f) estão dispostas, preferivelmente, algo desencontradas em ziguezague relativamente a uma linha imaginária central entre ambas as nervuras (3d, 3e) da zona dos pontos de contacto, para as faces frontais das chapas de extinção, mas também podem estar dispostas directamente em fila, sobre essa linha imaginária. Somente na zona alargada em funil, directamente antes das chapas de extinção (4a) estão idealmente duas colunas (Fig. 1, Fig. 3). Em cada metade (la, lb) da caixa, segundo o exemplo de concretização são moldadas directamente, durante a fabricação da caixa, sete colunas (3f), sendo as colunas, preferivelmente, de forma ligeiramente troncónica com um diâmetro médio de cerca de 2 mm e uma altura de cerca de 6 mm. Como nos disjuntores de protecção de condutores são possíveis para o formato do espaço de ante-câmara diversas soluções tecnicamente acertadas devido à forma do conjunto de contactos e à sua posição relativamente às réguas de guia do arco voltaico, por urn lado, e ao número de chapas de extinção e sua disposição na câmara de extinção, por outro, a disposição das colunas (3f) está dependente dos referidos critérios. 0 número de colunas em cada parte da caixa dependerá, essencialmente, do tamanho do espaço de ante71 286
Ρ 40 07 606.7
Κ1 /gs
-câmara, enquanto que a. posição cie verá, ser tanto quanto possível urúformemente distribuída entre a zona dos pontos de contacto e as faces frontais das chapas de extinção. Idealmente, os grupos de colunas estão dispostos desencontradamente em ambas as metades da caixa, como indicado, em particular, na Fig M ζίΐ u t*'! '>b im, apesar da condução apertada do arco voltaico de ligação (9), o atrito nele exercido é diminuído pelas colunas (3f), pois durante a saída do arco voltaico, praticamente só uma face frontal de ambos os grupos de colunas actua na mudança.
Independentemente do número, tamanho e posi Ç' fíi O ? /2. íb? colunas ocupam uma superfície de cerca de entre 5 e 15¾ da. que fica entre as nervuras (3d, 3e) do espaço de ante-câmara, de modo que em redor das colunas (3f) ficam abertos percursos de canal (8) que estão isolados do resto do comutador pelas nervuras e partes de parede (3d, 3e, le) que actuam como paredes de vedação. Devido ao pequeno volume das colunas (3f) relativamente a todo o espaço de ante-câmara, resulta um grande espaço, óptimo para a expansão gasosa, embora o arco voltaico seja conduzido apertadamente e, portanto, a sua densidade de corrente seja mantida tão grande quanto possível,. 0 grande impulso electrodinâmico daí resultante, bem como o atrito praticamente desprezável nas faces frontais das colunas, causam uma saída rápida e segura do arco voltaico de ligação do ponto de contacto para a pilha de chapas de extinção., 0 espaço de expansão existente e os canais em redor das colunas permitem, simultaneamente, uma menor pressão gasosa, qus baixa também a concentração iónic elimina o risco de novas inflamações, atrás do arco voltaico, 0 espaço atrás da peça de contacto fixa (5a) pode servir como uma espécie de tampão e como reserva de ar arrefecedor, quando a nervura (3d) que abrange a ponta de contacto até à régua de guia de arco voltaico superior (6) terminar com,aproximadamente, a face superior do ponto de contacto. Deste modo fica entre o fim da nervura (3d) e a parte de parede (le) um percurso de canal transversal (θ’)> que possibilita uma igualação da pressão,acima do ponto de contacto, até ao próprio espaço de ante-câmara (3c).
286
Ρ 40 07 606.7
Kl/gs
conjunto das colunas, bem como todo o formato do espaço de ante-câmara para um disjuntor de protecção de condutores que se descreveu acima e se representou nas figuras do desenho, podem ser empregues noutros disjuntores, tendo em consideração os critérios referidos,. 0 especialista, terá aqui de ajustar, em cada caso,as colunas e nervuras às medidas da câmara de extinção e do espaço de ante-camara sem sair do âmbito do invento.

Claims (14)

  1. β......g.......L...Y......1.......N....D.....1.......Χ.Α_Χ..0..Ε......s
    1 - Disjuntor, com uma caixa de material isolante, & qual aloja o mecanismo de ligação, e com uma câmara de extinção, incluída na caixa, que apresenta um espaço de ante-cãmara, o qual rodeia o conjunto de contactos e possui peças auxiliares de arco voltaico para a entrada do arco voltaico de ligação, vindo do ponto de contacto para uma zona de extinção de arco voltaico, em particular, uma pilha de chapas de extinção que, por seu lado,fecha do lado afastado do ponto de contacto, o espaço de ante-cãmara munido com réguas de guia, de arco voltaico e afunilado desde o conjunto de contacto até às chapas extintoras, caracterizado por no espaço de ante-cãmara (3c) estarem dispostas, pelo menos, numa das faces laterais internas (3a, 3b), aproximadamente paralelas ao plano do movimento de abertura do contacto (alavanca de con tacto 5b), a par tir, aproximadamente, do conjunto de contactos (5) e ao longo das réguas de guia de arco voltaico (5a.’, 6, 7), nervuras (3d, 3e) de material isolante que encaixam nas réguas de guia de arco voltaico (5a’, 6, 7) até uma fenda no plano de abertura dos contactos, para o espaço de ante-cãmara (3c) e, simultaneamente, formam paredes vedantes para o mecanismo de ligação (2), e por no percurso de canal (8) que fica no espaço de ante-cãmara (3c) estarem dispostas, entre as paredes vedantes (nervuras 3d, 3e; parte de parede le), várias colunas ou espigas (3f) salientes do fundo das faces laterais (3a, 3b), dirigidas para o plano de abertura do contacto, de modo a fazerem com as suas faces frontais (3f’), e conjuntamente com as nervuras (3d, 3e), uma condução lateral precisa do arco voltaico de ligação (9), com superfície de contacto mínima e ficando entre as colunas ou espigas (3f) -- daqui para a frente designadas apenas por colunas ~ apesar da condução precisa, um grande espaço para expansão de gases,.
  2. 2 - Disjuntor de acordo com a reivindicação 1, em particular, disjuntor de proteeção com construção estreita, com uma caixa (1) formada por duas metades (la, lfo), com um conjunto de contactos (5), construído por uma peça de contacto fixa. (5a) e
    -13“
    71 286
    Ρ 40 07 606,7
    Kl/gs por uma alavanca ds contacto móvel (5b),ds interrupção simples, que formam um anel de corrente em U e com uma pilha, de chapas de extinção (4),encaixada na câmara de extinção (3), e perpendicular ao anel de corrente,© que apresenta nas chapas de extinção externas, réguas de guia de arco voltaico (5a’, 6, 7), voltadas para o conjunto de contacto (5)>e destinadas a conduzir a raiz do arco voltaico de ligação, caracterizado por o espaço de ante•••câmara (3c) estar munido, em ambas as faces laterais internas (3a, 3b) da caixa (1), com paredes vedantes com forma de nervuras (nervuras 3d, 3e) opostas ao plano de basculação da alavanca de contacto (5b), as quais estão dispostas até uma estreita fenda desimpedida, para a formação da raiz do arco voltaico de ligação (9), na zona de basculação da alavanca de contacto (5b) e ajustadas à largura daquela,quase adjacente à ponta de contacto (5a’) da peça de contacto fixa (5a),como parte da régua de guia de arco voltaico superior (6) e também ao longo da régua de guia de arco voltaico inferior alongada (7), que actua conjuntamente com a alavanca de contacto móvel (5b), e por, no percurso de canal. (8), assim formado, entre as paredes vedantes (nervuras 3d, 3e, partes de parede le), estarem várias colunas (3f) que se elevam, com distribuição aproximadamente uniforme, entre a. zona dos pontos de contacto (5a, 5b) e as frentes (4a) das chapas de extinção e, com as suas faces dianteiras (3f’) voltadas umas para as outras, ladearem de perto o arco voltaico de ligação (9), vindo do ponto de contacto (5a, 5b) para as réguas de guia (5a’ e 6, 7) no seu percurso na pilha de chapas de extinção (4), mas opondo uma pequena resistência ao deslocamento causada por atrito de superfície
  3. 3 - Disjuntor de acordo com uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado por as colunas (3f) estarem dispostas dentro dos percursos de canal (8), entre as paredes vedantes (nervuras 3d, 3e, partes de parede le), assim como uma distribuição tal que, círculos imaginários de diâmetros, aproximadamente, iguais, em redor dos da base daquelas, sao tangentes uns aos outros e também às paredes vedantes.
    71 286
    Ρ 40 07 606,,7
    Kl/gs
    144 - Disjuntor de acordo com uma das reivindicações 1 a- 3, caracterizado por as colunas (3f) estarem dispostas em fila, aproximadamente, á mesma distância umas das outras.
  4. 5 - Disjuntor de acordo com uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado por as colunas (3f) estarem dispostas com as suas bases numa linha arqueada ideal, aproximadamente a meio, entre as n e r v u r a s e n c u r v a das ( 3 d, 3 e )..
  5. 6 ~ Disjuntor de acordo com uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado por as colunas (3f) estarem dispostas com as suas bases em ziguezague nas faces laterais (3a, 3b), com distribuição quase uniforme, entre as nervuras (3d, 3e) no canal de percurso (8).
  6. 7 - Disjuntor de acordo com uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado por as colunas (3f) de uma (3a) das faces laterais, estarem dispostas em frente das colunas da outra (3b) das faces laterais da caixa (1), deslocadas e espaçadas.
  7. 8 - Disjuntor de acordo com uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado por as colunas (3f) de uma das superfícies laterais (3a ou 3b) terem uma altura igual à. das nervuras (3d, 3e) corresponentes e apresentarem faces frontais (3f’) situadas num plano,
  8. 9 - Disjuntor de acordo com uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado por as nervuras (3d, 3e) e também as colunas (3f) serem moldadas directamente no fabrico das metades (la, lb) da caixa,,
  9. 10 - Disjuntor de acordo com uma dás reivindicações la 9, caracterizado por, preferivelmente, estarem dispostas em cada face lateral (3a e 3b) dentro do espaço ante-cãmara (3c) entre cinco e nove colunas (3f).
  10. 11 - Disjuntor de acordo com uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado por toda a superfície dos percursos de canal (8), entre as paredes vedantes (nervuras 3d, 3e, partes de parede le), estar coberta, aproximadamente 5¾ a 15¾ pelas bases das colunas
    71 286
    Ρ 40 07 606,.7
    -1512 ·· Disjuntor de acordo corn uma das reivindicações 1 a 11, caracterizado por as colunas (3f) terem uma configuração redonda ou também angular e apresentarem um diâmetro e um comprimento 1 a t e r a 1 de, a p r o x i rn a d a m e n t e, 2 rn m .
  11. 13 -- Disjuntor de acordo com uma das reivindicações 1 a 12, caracterizado por as colunas (3f) apresentarem, em ambos os lados do plano de abertura do contacto, uma altura de cerca de 6 mm.
  12. 14 · Disjuntor de acordo com urna das reivindicações 1 a 13, caracterizado por as colunas (3f) terem uma configuração afilada, na direcção do plano de abertura do contacto, corn uma conicidade d e a p r o x i m a d a rn ente 10°.
  13. 15 - Disjuntor ds acordo com uma das reivindicações la 14, caracterizado por a fenda entre as faces frontais (3f’) das colunas (3f) e os lados de cirna das nervuras (3d, 3e) de ambas as metades (la, lb) da caixa (1) apresentar uma largura de cerca de 3 rnrn.
  14. 16 Disjuntor de acordo com uma das reivindicações 1 a 15, caracterizado por as nervuras (3d, 3e) estarem configuradas parra, por um lado permitirem a colocação e fixação da peça de contacto fixa (5a) rnais a ponta de contacto (5a’), e por outro da régua de guia inferior (7) do arco voltaico.
    .isooa,
PT9518190A 1990-03-09 1990-08-31 Disjuntor, em particular, de proteccao PT95181B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE19904007606 DE4007606A1 (de) 1990-03-09 1990-03-09 Selbstschalter, insbesondere leitungsschutzschalter

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT95181A PT95181A (pt) 1992-03-31
PT95181B true PT95181B (pt) 1998-06-30

Family

ID=6401865

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT9518190A PT95181B (pt) 1990-03-09 1990-08-31 Disjuntor, em particular, de proteccao

Country Status (12)

Country Link
CZ (1) CZ284991B6 (pt)
DD (1) DD297532A5 (pt)
DE (1) DE4007606A1 (pt)
FI (1) FI96254C (pt)
HU (1) HU207903B (pt)
NO (1) NO180559C (pt)
PL (1) PL163106B1 (pt)
PT (1) PT95181B (pt)
RU (1) RU2027241C1 (pt)
SE (1) SE500191C2 (pt)
SK (1) SK280250B6 (pt)
YU (1) YU48132B (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE4342129A1 (de) * 1993-12-10 1995-06-14 Abb Patent Gmbh Elektrischer Schalter
DE102005007301A1 (de) * 2005-02-17 2006-08-24 Abb Patent Gmbh Elektrisches Installationsgerät mit Lichtbogen-Vorkammerraum und strombegrenzender Lichtbogenlöscheinrichtung
DE102007044214B3 (de) * 2007-09-17 2009-01-02 Siemens Ag Lichtbogenlöscheinheit für Leitungsschutzschalter oder Leistungsschalter
IT1391125B1 (it) * 2008-10-15 2011-11-18 Abb Spa Interruttore di bassa tensione.
DE102011118968B3 (de) * 2011-11-19 2013-01-31 Abb Ag Installationsschaltgerät mit Vorkammerraum und Leitrippen
DE102017214557A1 (de) * 2017-08-21 2019-02-21 Siemens Aktiengesellschaft Elektromechanisches Schutzschaltgerät
DE102018121138B3 (de) * 2018-08-29 2019-12-05 Dehn Se + Co Kg Miniaturisierte Hörnerfunkenstrecke mit integrierter Deionkammer

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE1185269C2 (de) * 1961-08-21 1975-05-15 Licentia Patent-Verwaltungs-Gmbh, 6000 Frankfurt Einpoliger selbstschalter in schmalbauform
DE2716619C2 (de) * 1977-04-15 1979-05-03 Licentia Patent-Verwaltungs-Gmbh, 6000 Frankfurt Strombegrenzender Leitungsschutzschalter mit Maßnahmen zur Erhöhung der Laufgeschwindigkeit des Schaltlichtbogeits
DE3311052A1 (de) * 1983-03-25 1984-09-27 Siemens AG, 1000 Berlin und 8000 München Selbstschalter, insbesondere leitungsschutzschalter
DE3337562A1 (de) * 1983-10-15 1985-04-25 Licentia Patent-Verwaltungs-Gmbh, 6000 Frankfurt Loescheinrichtung fuer einen leitungsschutzschalter
DE3413555A1 (de) * 1984-04-11 1985-10-24 Brown, Boveri & Cie Ag, 6800 Mannheim Loescheinrichtung fuer elektrische schalter
FR2575861B1 (fr) * 1985-01-07 1987-01-16 Merlin Gerin Disjoncteur electrique miniature a chambre de formation d'arc
DE3619241C2 (de) * 1986-06-07 1994-07-21 Kloeckner Moeller Gmbh Löscheinrichtung für einen Leitungsschutzschalter
DE3621690A1 (de) * 1986-06-27 1988-01-14 Bbc Brown Boveri & Cie Loescheinrichtung fuer elektrische schalter
DE3908102A1 (de) * 1989-03-13 1990-09-20 Licentia Gmbh Selbstschalter, insbesondere leitungsschutzschalter

Also Published As

Publication number Publication date
DE4007606A1 (de) 1991-09-12
NO180559C (no) 1997-05-07
FI904093A0 (fi) 1990-08-17
HUT57464A (en) 1991-11-28
CS9004249A2 (en) 1991-09-15
SE9002680D0 (sv) 1990-08-17
FI96254C (fi) 1996-05-27
SE9002680L (sv) 1991-09-10
NO180559B (no) 1997-01-27
YU164590A (sh) 1993-11-16
CZ284991B6 (cs) 1999-04-14
NO903816D0 (no) 1990-08-31
PL163106B1 (en) 1994-02-28
SK280250B6 (sk) 1999-10-08
FI904093A (fi) 1991-09-10
HU207903B (en) 1993-06-28
PT95181A (pt) 1992-03-31
RU2027241C1 (ru) 1995-01-20
NO903816L (no) 1991-09-10
HU905724D0 (en) 1991-03-28
FI96254B (fi) 1996-02-15
SE500191C2 (sv) 1994-05-02
YU48132B (sh) 1997-05-28
DD297532A5 (de) 1992-01-09

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT78296B (de) Selbstschalter insbesondere leitungsschutzschalter
ES2230821T3 (es) Disyuntor del cual al menos una fase esta constituida por varios compartimentos polares conectados en paralelo..
DK155395B (da) Overspaendingsaflederindretning til tilslutningslister inden for telekommunikationsteknikken
KR960002401A (ko) 회로 차단기
PT95181B (pt) Disjuntor, em particular, de proteccao
US4071837A (en) Fuse cartridge
BRPI0715153A2 (pt) placa de arco para um conjunto de calha de arco de um aparelho dijuntor de circuito, conjunto de calha de arco para um aparelho dijuntpr de circuito e aparelho disjuntor de circuito
ES2696278T3 (es) Disyuntor de carcasa moldeada
EP3373320B1 (en) Circuit breaker and exhaust structure thereof
US2477189A (en) Electric arc extinguishing means
ES2602953T3 (es) Cámara de corte para un aparato de protección eléctrica y aparato de protección eléctrica que incluye una cámara de este tipo
ES2663241T3 (es) Cámara de corte para un aparato de protección eléctrica y aparato de protección eléctrica que consta de la misma
US3486944A (en) Battery with reserve cell
US3139499A (en) Fuse adapter
CZ151694A3 (en) Circuit breaker with quenching chamber
ES2407116T3 (es) Dispositivo de bajo voltaje con elemento rotativo con alta resistencia electrodinámica
JP4498513B2 (ja) 溝穴を備えた接点手段を有する電気開閉装置
ES2254299T3 (es) Dispositivo de extincion de arco voltaico.
EP1103996B1 (fr) Dispositif de coupure pour appareil interrupteur
PT83108B (pt) Sistema modular unico para o fabrico de material electrico miudo
US1849875A (en) Oil circuit breaker
ES2277822T3 (es) Aparamenta electrica de corte cuyo organo esta provisto de un parachispas.
ES2320932T3 (es) Porta-escobillas de carbon para una maquina electrodinamica.
US1641203A (en) Electric-fuse indicator
US2318488A (en) Circuit controlling device

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19911204

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19980326