PT94613A - Processo para a preparacao de gomas de mascar de calorias reduzidas estimulantes da saliva gomas de mascar com o centro recheado e gomas de mascar revestidas com um produto de confeitaria - Google Patents

Processo para a preparacao de gomas de mascar de calorias reduzidas estimulantes da saliva gomas de mascar com o centro recheado e gomas de mascar revestidas com um produto de confeitaria Download PDF

Info

Publication number
PT94613A
PT94613A PT9461390A PT9461390A PT94613A PT 94613 A PT94613 A PT 94613A PT 9461390 A PT9461390 A PT 9461390A PT 9461390 A PT9461390 A PT 9461390A PT 94613 A PT94613 A PT 94613A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
amount
weight
present
gum base
chewing gum
Prior art date
Application number
PT9461390A
Other languages
English (en)
Inventor
Subraman R Cherukosi
Steven Michael Faust
Gul Mansukhani
Kenneth P Bilka
Original Assignee
Warner Lambert Co
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from US07/377,494 external-priority patent/US4980177A/en
Application filed by Warner Lambert Co filed Critical Warner Lambert Co
Publication of PT94613A publication Critical patent/PT94613A/pt

Links

Landscapes

  • Confectionery (AREA)

Description

Descrição referente â patente de invenção de WARNER-LAMBERT COMPA-NY, norte-americana, industrial e comercial, estabelecida em 201 Ta-bor Road, Morris Plains, New Jer-sey 07950, Estados Unidos da America, (inventores: Subraman R. Che rukosi, Steven M. Faust, Gul Man-sukhani e Kenneth P. Bilka, residentes nos E.U.A.), para "PROCESSO PARA A PREPARAÇÃO DE GOMAS DE MASCAR DE CALORIAS REDUZIDAS ESTIMULANTES DA SALIVA, GOMAS DE MASCAR COM O CENTRO RECHEADO E GOMAS DE MASCAR REVESTIDAS COM UM PRODUTO DE CONFEITARIA"
DESCRIÇÃO
1. ÂMBITO DA INVENÇÃO A presente invenção refere-se a composições de goma de mascar de conteúdo em calorias reduzido constituídas por uma base de goma possuindo uma característica hidrofílica melhorada. Numa forma de realização, esta invenção refere-se a gomas de mascar estimulantes da saliva constituídas por uma base de go ma possuindo uma característica hidrofílica melhorada e um polímero hidrofílico estimulante da saliva num veículo anidro. Noutra forma de realização, esta invenção refere-se a gomas de mascar de centros recheados em que a camada exterior ê constituída por uma base de goma possuindo uma característica hidrofílica me lhorada. Numa outra forma de realização, esta invenção refere-se a gomas de mascar revestidas com produtos de confeitaria em que a porção centro é constituída por uma base de goma possuindo uma 1 -
característica hidrofílica melhorada. Noutras formas de realização, esta invenção refere-se a gomas de mascar de centro recheado estimulantes de saliva e gomas de mascar revestidas com produtos de confeitaria estimulantes de saliva. As composições de goma de mascar melhoradas podem utilizar-se para preparar uma vasta variedade de produtos de goma com um conteúdo em calorias reduzido. A presente invenção refere-se também a métodos para a preparação das composições melhoradas de goma de mascar de conteúdo em calorias reduzido.
2. DESCRIÇÃO DA TÉCNICA ANTERIOR
As composições de goma de mascar contêm, normalmente, uma base de goma mascavei insolúvel em água, um agente espessante, e outros aditivos tais como um agente edulcorante e um agente aromatizante. Normalmente a base de goma contém também plastificantes ou amaciadores para melhorar a consistência e a textura da goma. 0 agente espessante geralmente inclui edulcoran tes solúveis em agua tais como sacarose ou xarope de milho ou, em gomas sem açúcar, sorbitol e manitol em conjunto com um edulcorante artificial.
As composições de goma de mascar de conteúdo em calorias reduzido são bem conhecidas na especialidade. As gomas de mascar de conteúdo em calorias reduzido contêm, em geral, aproximadamente 25% de uma base de goma solúvel em agua, de apro ximadamente 40% a aproximadamente 90% de um agente espessante (agente de enchimento ou agente texturizante), um agente aromati zante solúvel em agua, e agentes edulcorantes solúveis em agua tais como sacarose e xarope de milho em gomas com açúcar, e sorbitol, manitol e edulcorantes intensos em gomas sem açúcar. A base de goma pode conter também plastificantes ou amaciadores para melhorar a consistência e a textura da goma.
Uma tentativa para preparar uma goma com conteúdo em calorias reduzido envolve a substituição dos agentes es_ pessantes de açúcar solúvel e álcool de açúcar por alternativas de baixas calorias tais como agentes de enchimento e texturizan-. tes inertes. As gomas preparadas desta forma possuem, em geral, * uma textura deficiente devido a gue os agentes espessantes de 2 Μ. açúcar e ãlcool de açúcar não proporcionam apenas edulcorância mas, proporcionam também uma descontinuidade â base de goma que origina uma sensação na boca mais macia e mais agradável.
Outra tentativa para preparar uma goma com con teúdo em calorias reduzido envolve a utilização de uma composição de goma de mascar com baixo conteúdo de agente de enchimento e elevado conteúdo de base de goma. As gomas deste tipo possuem, em geral, textura deficiente e possuem um mascar duro, firme, se melhante a borracha. Além disso, uma vez que os carbo-hidratos (agentes espessantes) promovem a salivação, estas gomas com elevado conteúdo de base normalmente não estimulam a formação da sa liva e não são suculentas.
As composições de goma de mascar estimulantes de saliva são conhecidas na especialidade. Estas gomas contêm um agente estimulante de saliva que ê, normalmente, um ácido orgâni co derivado de produtos naturais tais como frutos, vegetais, plan tas e leite. Para estimular a formação de saliva, estes ácidos devem estar presentes em concentrações elevadas, em geral, superiores a aproximadamente 3% em peso. A concentração elevada destes ácidos produz um sabor amargo perceptível. A Patente Norte Americana N9 4698223, publicada por Perfetti et al. e atribuída a Gum Base Co., SPA, descreve uma composição de goma de mascar sem calorias que inclui de 92% a 99% de uma base de goma, até um máximo de 4% de glicerol, e até um máximo de 3% de um agente aromatizante. A base de goma in clui de 8% a 15% de um elastõmero, de 10% a 30% de um õleo animal ou vegetal hidrogenado ou parcialmente hidrogenado, de 10% a 39% de um agente de enchimento mineral inerte, de 8% a 25% de a-cetato de polivinilo, de 4% a 9% de gliciridos de ácido gordo, de 15% a 25% de resinas, de 2% a 6% de goma natural, de 4% a 12% de cera e até um máximo de 0,05% de anti-oxidantes. A Patente Norte Americana N9 4088788, publicada por Ream et al. e atribuída a Wm. Wrigley Jr. Company, descre ve composições de gomas de mascar estimulantes de saliva que incluem uma base de goma, um agente edulcorante, um agente aromatizante e uma combinação de pelo menos 3% de um ácido orgânico em associação com pelo menos, de 0,01% a 0,3% de sacarina para 3
λ promover a salivação. A Patente Norte Americana N9 4151270, publicada por Ream et al. e atribuida a Wm. Wrigley Jr. Company, descre ve composições de gomas de mascar estimulantes de saliva que incluem uma base de goma, um agente edulcorante, um agente aromati zante e uma combinação de pelo menos 3% de um ácido orgânico em associação com pelo menos 10% de fructose para promover a saliva ção. A Patente Norte Americana N9 4241091, publicada por Stroz et al. e atribuida a Life Savers, Inc. descreve uma composição de goma de mascar não adesiva que inclui uma base de goma, um agente edulcorante não calõrico, um agente aromatizante ãgua, um agente espessante, um agente de enchimento, um agente de amaciamento e um agente de deslizamento. 0 agente espessante pode ser carboxi-metil celulose de sõdio. A Patente Norte Americana N9 4252830, publicada por Kehoe et al. e atribuida a Life Savers, Inc., descreve uma base de goma de mascar livre de calorias que contêm níveis elevados de agentes de enchimento inertes, um agente de amaciamento, um agente edulcorante não calõrico, um agente aromatizante. A base de goma pode também conter plastificantes que podem ser carboxi-metil celulose de sõdio.
As composiçoes de gomas de mascar de centros recheados são conhecidas na especialidade. Em geral, tais gomas são constituídas por uma camada exterior possuindo uma composição de goma de mascar que encerra uma cavidade contendo um recheio de centro líquido o qual contêm vários aditivos tais como agentes aromatizantes, agentes edulcorantes, e análogos. A manutenção da integridade do centro líquido e da camada exterior solida ê um problema que frequentemente se põe com as composições de goma de mascar de centros recheados, durante a armazenagem. Um problema de estabilidade com as composições de goma de mascar de centros recheados é que na armazenagem o centro líquido tende a ser absorvido por, ou migrar para, a camada exterior sólida de que resulta uma composição de goma [ que possui uma camada exterior mais mole e um centro líquido re-• duzido. O segundo problema de estabilidade com as composições de 4 r·.
goma de mascar de centros recheados ê que no ambiente de armazenagem a humidade ê absorvida na camada exterior o que leva a camada exterior a amolecer. As tentativas para melhorar a estabilidade de armazenagem das gomas de mascar de centro recheado têm | sido viradas principalmente para a modificação da composição e a minimização do conteúdo aquoso, do centro líquido para retardar a migração e a absorção do líquido na camada exterior. Em geral, apenas pequenas quantidades de centro líquido (ate aproximadamen te 20% em peso) têm sido incorporadas em gomas de mascar de centros recheados. A Patente Norte Americana N9 3894154, publicada por Graff et al., e atribuida a Warner-Lambert Company, descreve uma goma de mascar de centros recheados que contêm um centro líquido aquoso contendo um humectante miscível em ãgua tal como glicerina para reduzir o conteúdo de humidade do centro e retardar assim um aumento na viscosidade do centro líquido. i i A Patente Norte Americana N9 4156740, publicada por Glass et al., e atribuida a Warner-Lambert Company, descreve uma goma de mascar de centros recheados sem açúcar que con têm um centro líquido aquoso contendo uma goma natural ou sintética tal como carboxi-metil celulose para ligar a agua no centro líquido. A Patente Norte Americana N9 4157402, publica-
I jda por Ogawa et al., e atribuida a Lotte Co., Ltd. descreve uma goma de mascar de centros recheados que contêm um centro líquido aquoso contendo um emulsionante para ligar os õleos aromatizan-tes e a ãgua reduzindo assim a separação e migração do centro. A Patente Norte Americana N9 4316915, publicada por Friello et al., e atribuida a Life Savers, Inc., descreve uma goma de mascar de centros recheados que contêm um centro Ilíquido contendo um agente espessante tal como carboxi-metil celulose em, essencialmente, toda a glicerina para retardar a migração do centro líquido para a camada exterior. A Patente Norte Americana N9 4466983, publicada por Cifrese et al., e atribuida a Warner-Lambert Company, de£ creve uma goma de mascar de centro recheado que contêm um centro líquido contendo uma mistura de hidrêlisatos de amido hidrogena- 5 dos, solução de sorbitol, glicerina e, opcionalmente, um agente aromatizante, em que o conteúdo total de ãgua do centro líquido ê aproximadamente 5% ou inferior.
As composições de goma de mascar revestidas com produtos de confeitaria são conhecidos na especialidade. Em geral, tais gomas revestidas ou em grânulos são constituídas por uma porção de centro ou núcleo possuindo uma composição de goma de mascar que i revestida por um revestimento exterior de produto de confeitaria. 0 centro ou porção interior da composição é normalmente uma goma de mascar macia e o revestimento exterior ê quebradiço e estaladiço. A porção centro e o revestimento de produto de confeitaria pode ser com açúcar ou sem açúcar. Em geral, a porção do centro de goma de mascar deve ser condicionada antes do revestimento para assegurar que o revestimento exterior adere uniformemente ao centro de goma de mascar.
Um problema comummente verificado com gomas de mascar, especialmente com gomas de mascar revestidas com produtos de confeitaria ê a tendência para determinadas gomas perderem humidade durante a armazenagem o que origina que o produto de goma de mascar se torna não elástico originando um produto quebradiço e estaladiço ou "velho". Outras gomas tendem a absorver humidade sob condições húmidas e a tornarem-se moles e pegajosas e mais difíceis de revestir com revestimento de produtos ide confeitaria. As gomas possuindo conteúdos tradicionais de base de goma e agente espessante são submetidas ao calor, humidade e fluxo de ar gerado durante o processo de revestimento. Gomas que não "envelhecem" são normalmente formuladas para excluir humidade ou reterem a humidade na base de goma. Estas gomas são, em geral, preparadas utilizando humectantes para amaciar a goma. Estes humectantes tendem a ser higroscõpicos originando assim que a goma absorva atê aproximadamente 30% de humidade, na armazenagem, o que resulta num produto de goma que perdeu a sua consistência. A Patente Norte Americana N9 4514422, publicada por Yang et al., e atribuída a Warner-Lambert Company, descre ve uma composição de goma que possui resistência melhorada ao en velhecimento incluindo uma mistura essencialmente anidra de uma base de goma, pelo menos um álcool de açúcar, e glicerina, em 6
que a composição de goma contem não mais do que 2% em peso de água. Os produtos de goma feitos de acordo com esta invenção são em geral mais macios mas absorvem quantidades significativas de humidade, ate aproximadamente 35%. A Patente Norte Americana N9 4753806, publicada por Carrol et al. e atribuida a Nabisco Brands, Inc., descreve uma composição de goma flexível macia contendo uma base de go ma, um agente edulcorante, e aproximadamente 10%-30% de um hidro lisato de amido hidrogenado cozido possuindo um conteúdo de humi dade compreendido entre aproximadamente 4% e aproximadamente 12% A Patente Norte Americana N9 4166134, publicada por Witzel et al., atribuida a Life Savers, Inc., descreve um método para melhorar a retenção e flexibilidade de uma composição de goma de mascar que inclui a incorporação de um amaciador aquoso numa base de goma, mistura de um edulcorante â mistura de base de goma-amaciador, e, a seguir, mistura de um humectante na mistura. A humidade é retida na base de goma e é separada do humectante para diminuir o "envelhecimento". A Patente Norte Americana N9 4581234, publicada por Cherukuri et al., e atribuida a Warner-Lambert Company, descreve uma composição de goma de mascar possuindo resistência melhorada ao envelhecimento que inclui uma goma de mascar possuindo um conteúdo de humidade até um mãximo de aproximadamente 0,3% em que a goma possui um valor de humidade relativa de equilíbrio inferior ao da humidade relativa ambiente. A Patente Norte Americana N9 4587125, publicada por Cherukuri et al., e atribuida a Warner-Lambert Company, descreve uma composição de goma de mascar possuindo resistência melhorada ao envelhecimento que inclui uma goma de mascar possuindo um conteúdo de humidade até ao mãximo de aproximadamente 0,9% em que a goma possui um valor de humidade relativa de equilíbrio inferior â humidada relativa ambiente. A Patente Norte A-mericana N9 4579738, publicada por Cherukuri et al., e atribuida a Warner-Lambert Company, descreve uma composição de goma possu-. indo resistência melhorada ao envelhecimento que inclui uma base * de goma macia, um agente edulcorante natural sólido solúvel em 7 iv c-^spfr.r:
água e um agente aromatizante' absorvido nos micro-canais de um produto alimentar. Não são utilizados quaisquer humectantes ou outros ingredientes contendo humidade e a composição de goma pos sui um conteúdo de humidade até um máximo de aproximadamente 0,9%, em peso da composição final.
Embora as composiçoes anteriores proporcionem gomas de mascar estimulantes de saliva, gomas de mascar de centros recheados e gomas de mascar revestidas com produtos de confeitaria possuindo qualidades melhoradas, nenhuma das composições anteriores ê inteiramente satisfatória. Assim, i comercialmente vantajoso proporcionar uma goma de mascar estimulante de saliva que possua uma textura de mascar macia, uma goma de mascar de centros recheados que possa ser utilizada com vários centros líquidos, e uma goma de mascar revestida com um produto de confeitaria que se possa utilizar com uma vasta variedade de revestimentos de produtos de confeitaria. A presente invenção proporcio jína tais gomas de mascar de conteúdo em calorias reduzido melhora das. Em particular, a presente invenção proporciona uma goma de mascar estimulante de saliva de conteúdo em calorias reduzido que possui uma textura de mascar macia sem um conteúdo elevado em agente de enchimento e ácidos orgânicos, uma goma de mascar de centros recheados que possui uma camada exterior melhorada que pode ser utilizada com uma vasta variedade de enchimentos de centros líquidos e que pode encapsular essencialmente todos os centros líquidos aquoso, e uma goma de mascar revestida de produtos de confeitaria que possui um centro melhorado com resistên cia aumentada ao "envelhecimento" e propriedades de absorção de humidade reduzidas. A presente invenção refere-se também a métodos para a preparação de gomas de mascar estimulantes de saliva de conteúdo em calorias reduzido melhoradas, gomas de mascar de centros recheados e gomas de mascar de produtos de confeitaria e a produtos de goma de mascar melhorados nos quais se podem utili zar.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO . A presente invenção refere-se a composições de \ goma de mascar de conteúdo em calorias reduzido constituidas por 8 uma base de goma possuindo uma característica hidrofílica melhorada. Numa forma de realização, esta invenção refere-se a uma composição de goma de mascar estimulante de saliva de conteúdo em calorias reduzido que inclui (A) uma base de goma possuindo uma característica hidrofílica melhorada presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 40% e aproximadamente 75%, em peso da composição de goma de mascar, (B) um agente espessan-te presente numa quantidade até ao máximo de aproximadamente 60% em peso, da composição de goma de mascar, (C) uma quantidade e-ficaz de um agente edulcorante, e (D) uma mistura homogénea de um polímero hidrofílico presente numa quantidade de, pelo menos, aproximadamente 1,5% num veículo anidro. Noutra forma de realiza Ição, esta invenção refere-se a uma composição de goma de mascar de centros recheados possuindo uma camada exterior que encerra uma cavidade e um centro líquido dentro da cavidade, em que a ca mada exterior ê constituída por uma base de goma possuindo uma característica hidrofílica melhorada. Numa outra forma de realização, esta invenção refere-se a uma composição -de goma de mascar revestida por produtos de confeitaria possuindo uma porção centro e um revestimento de produto confeitaria sobre a porção do centro em que a porção do centro inclui uma goma de conteúdo em calorias reduzido possuindo uma característica hidrofílica melhorada. Noutras formas de realização, esta invenção refere-se a uma goma de mascar de centros recheados estimulante de saliva de conteúdo em calorias reduzido e a uma goma de mascar revestida por produtos de confeitaria estimulante da saliva e de conteú do em calorias reduzido. Numa forma de realização preferida, a base de goma possuindo uma característica hidrofílica melhorada inclui (a) um elastõmero presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 0,5% e aproximadamente 20%, em peso da base de goma, (b) um polímero de acetato de polivinilo de peso molecular médio possuindo um peso molecular compreendido entre a-proximadamente 35000 e aproximadamente 55000 presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 10% e aproximadamente 25%, em peso da base de goma, (c) um mono-glicêrido acetilado presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 4,5% . e aproximadamente 10% em peso da base de goma, (d) uma cera pos-1 suindo um ponto de fusão inferior a aproximadamente 60°C presen- 9 te numa quantidade compreendida entre aproximadamente 6% e apro-ximadamente 10% em peso da base de goma, e (e) um material se-leccionado no grupo constituido por solventes elastõmeros, e-mulsionantes, plastificantes, agentes de enchimento, e suas misturas, presentes numa quantidade para levar a quantidade total da base de goma a 100% em peso, da base de goma.
DESCRIÇÃO DOS DESENHOS A figura 1 representa na forma gráfica a inten sidade de suculência, numa escala de 0 a 100 versus tempo, das composições de goma de mascar dos exemplos 1 a 3. A figura 2 representa numa forma gráfica a absorção de humidade, em percentagem da humidade absorvida por peso, versus semanas de armazenagem das composições de goma de mas car dos exemplos 4 a 5 (controlos), e dos exemplos 6 a 10 (amostras de ensaios) a 27°C e 80% de H.R. A figura 3 representa numa forma gráfica a absorção de humidade, em percentagem da humidade absorvida em peso versus semanas de armazenagem, das composições de goma de mascar do exemplo 15 (controlo) e exemplos 16 a 17 (amostras de ensaio) a 27°C e 80% de H.R. A figura 4 representa na forma gráfica o grau relativo de dureza, versns o tempo de armazenagem a 23° C e 23% de humidade relativa, das composições de goma de mascar do exem-Iplo 15 (controlo) e exemplos 16 a 17 (amostra de ensaio) .
DESCRIÇÃO PORMENORIZADA DA INVENÇÃO A presente invenção refere-se a composições de goma de mascar de conteúdo em calorias reduzido constituída por ama base de goma possuindo uma característica hidrofílica melhorada. Numa forma de realização, esta invenção refere-se a uma com posição de goma de mascar estimulante da saliva de conteúdo em calorias reduzido que inclui (A) uma base de goma possuindo uma característica hidrofílica melhorada presente numa quantidade com . preendida entre aproximadamente 40% e aproximadamente 75%, em pe-[ só da composição de goma de mascar, (B) um agente espessante pre- 10 & ί·. sente numa quantidade até um máximo de aproximadamente 60%, em peso da composição de goma de mascar, (C) uma quantidade eficaz de um agente edulcorante, e (D) uma mistura homogénea de um polímero hidrofílico presente numa quantidade de, pelo menos, apro ximadamente 1,5% num veículo anidro. Numa forma de realização, esta invenção refere-se a uma composição de goma de mascar de centros recheados possuindo uma camada exterior que encerra uma cavidade e um centro líquido dentro da cavidade, em que a camada exterior inclui uma base de goma possuindo uma característica hi drofílica melhorada. Numa outra forma de realização, esta invenção refere-se a uma composição de goma de mascar revestida por um produto de confeitaria possuindo uma porção centro e um reves timento de produto de confeitaria sobre a porção centro em que a porção centro inclui uma goma de conteúdo em calorias reduzido possuindo uma característica hidrofílica melhorada. Noutras formas de realização, esta invenção refere-se a uma goma de mascar de centros recheados estimulantes de saliva de conteúdo em calorias reduzida e uma goma de mascar revestida com produtos de con feitaria estimulante da saliva de conteúdo em calorias reduzido.
Numa forma de realização preferida, a base de goma possuindo uma característica hidrofílica melhorada inclui (a) um elastémero presente numa quantidade compreendida entre a-proximadamente 0,5% e aproximadamente 20%, em peso da base de go ma, (b) um polímero de acetato de polivinilo de peso molecular médio possuindo um peso molecular compreendido entre aproximadamente 35000 e aproximadamente 55000 presente numa quantidade com preendida entre aproximadamente 10% e aproximadamente 25%, em pe so da base de goma (c) um monoglicérido acetilado presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 4,5% e aproximadamente 10%, em peso da base de goma, (d) uma cera possuindo um jponto de fusão inferior e aproximadamente 60° C presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 6% e aproximadamen te 10%, em peso da base de goma e (e) um material seleccionado do grupo constituido por solventes elastõmeros, emulsionantes, plastificantes, agentes de enchimento, e suas misturas, presentes numa quantidade para levar a quantidade total da base de go- . ma a 100%, em peso da base de goma. *_ Numa forma de realização mais preferível, a ba 11
' se de goma possuindo uma característica hidrofílica melhorada inclui (a) um elastomero presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 0,5% e aproximadamente 20% em peso da base de goma, (b) um polímero acetato de polivinilo de peso molecular médio possuindo um peso molecular compreendido entre aproximadamente 35000 e aproximadamente 55000 presente numa quantidade com preendida entre aproximadamente 10% e aproximadamente 25%, em pe so da base de goma, (c) um monoglicerido acetilado presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 4,5% e aproximadamente 10%, em peso da base de goma, (d) uma cera possuindo um ponto de fusão inferior a aproximadamente 60°C presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 6% e aproximadamente 19%, em peso da base de goma, (e) um solvente elastomero presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 2% e aproximadamente 11%, em peso da base de goma, (f) um plastificante numa quantidade compreendida entre aproximadamente 5% e aproxima damente 14%, em peso da base de goma, (g) um agente de enchimento numa quantidade compreendida entre aproximadamente 15% e apro ximadamente 40%, em peso da base de goma.
J
Como aqui utilizado, o termo "composição de conteúdo em calorias reduzido" significa uma composição possuindo um valor calõrico dois terços ou menos inferior â das composições convencionais. O termo "mascar firme ou semelhante a borracha" refere-se a uma composição de goma de mascar que exige um grande esforço muscular para a mastigar ou uma composição que proporciona uma massa de goma com elasticidade elevada e que ê difícil de deformar.
Os requerentes descobriram uma base de goma contendo uma cera de baixo ponto de fusão que não necessita de um nível elevado de agente espessante para plastificar a base de goma e torná-la macia durante o mascar. A nova base de goma pode ser utilizada em níveis superiores aos normais em composições de gomas de mascar, em vez de um agente espessante e/ou edulcorante para preparar gomas de conteúdo em calorias reduzido, com elevado conteúdo de base e baixo conteúdo em agente espessante que não possuem características de mascar semelhantes a borracha ou • firmes. A base de goma melhorada possui propriedades hidrofílicas; 12
aumentadas relativamente âs bases de goma convencionais e parece aumentar em tamanho durante o mascar libertando agentes aromati-zantes e edulcorantes que normalmente estão retidos na base de goma ao mesmo tempo que mantêm uma textura de mascar macia. As composições de goma de mascar de conteúdo em calorias reduzido preparadas com a composição com conteúdo em base elevado e conteúdo de agente espessante baixo da invenção são menos higroscõ-picas (possuem menor absorção de humidade) e têm menos tendência para se tornarem "velhas" do que as composições de goma de conteúdo em calorias reduzido convencionais/ ao mesmo tempo que pos suem consistência e textura comparáveis.
Os requerentes descobriram que a presença de um polímero hidrofílico num veículo anidro numa composição de go ma com elevado conteúdo em base de goma e baixo conteúdo de agen te espessante proporciona uma goma de conteúdo em calorias reduzido possuindo um efeito estimulante de saliva agradável sem um sabor amargo adequada no tratamento de xerostomia. ; Em adição/ as composições de goma de mascar de centros recheados que utilizam uma base de goma possuindo uma ca racterística hidrofílica melhorada tais como as bases de goma da invenção, sozinha ou numa composição de goma com conteúdo elevado de base de goma e baixo aonteúdo de agente espessante, na ca-
I mada exterior mostram estabilidade bastante melhorada durante a armazenagem. Embora esta invenção não seja limitada por considerações teóricas, os requerentes acreditam que as camadas exterio res que incluem uma base de goma possuindo uma característica hidrofílica melhorada possuem características hidrofõbicas melho radas que resistem â absorção do centro líquido na camada exterior. Ao mesmo tempo, a película hidrofõbica que possui um conteúdo de agente espessante baixo (carbo-hidratos), evita que a humidade ambiente seja absorvida pela camada exterior e pelo cen tro líquido provocando a cristalização do centro. As composições de gomas de mascar de centros recheados preparadas com a composição de camada exterior com conteúdo de base elevado e conteúdo de agente de espessante baixo são menos higroscõpicos (possuem * menor absorção de humidade) e têm menos tendência a tornar-se • "velhas" do que as composições de goma de centros recheados con- 13
I vencionais, ao mesmo tempo que possuem consistência e textura I comparáveis. Alem disso, podem-se formular composições de goma de centros recheados com quantidades significativamente maiores de centros líquidos, assim como com centros líquidos contendo quantidades maiores de água. Além disso, as composições de goma de mascar revestidas de produtos de confeitaria que utilizam bases de goma possuindo uma característica hidrofílica melhorada tal como as bases de goma desta invenção, sozinhas ou numa composição de goma com elevado conteúdo de base de goma e baixo con teúdo de agente espessante, na porção centro da goma possuem resistência aumentada ao "envelhecimento" e propriedades de absorção de humidade reduzidas durante a armazenagem. Embora esta invenção não seja limitada por considerações teóricas, os requeren |tes acreditam que as porções centro que incluem bases de goma possuindo uma característica hidrofílica melhorada retêm os ingredientes na base. A humidade, se presente, não pode mover-se facilmente através da porção centro. Ao mesmo tempo, c núcleo hi drofóbico, que contêm quantidades menores dos componentes higros cõpicos tais como agentes espessantes (carbo-hidratos) e humectantes do que os núcleos convencionais, não absorvem facilmente a humidade ambiente. Assim, as composições de goma de mascar revestidas com produtos de confeitaria preparadas com as composições de núcleo com elevado conteúdo de base e baixo conteúdo de agente espessante desta invenção são menos higroscópicas e têm menos tendêndia para se tornarem "velhas" do que as gomas revesti das com produtos de confeitaria convencionais, ao mesmo tempo que possuem consistência e textura comparáveis.
Os elastómeros (borrachas) utilizados na base de goma da presente invenção variam muito de acordo com vários factores tais como o tipo de base de goma desejado, a consistência da composição de goma desejada e outros componentes utilizados na composição para fazer o produto de goma de mascar final. 0 elastómero pode ser qualquer polímero insolúvel em água conhecido na especialidade, e inclui os polímeros de goma utilizados para gomas de mascar e gomas de bolha. Os exemplos ilustrativos # de polímeros adequados em bases de goma incluem elastómeros na- • turais e sintéticos. Por exemplo, os polímeros que são adequados 14 em composições de base de goma incluem, sem limitação, substâncias naturais (de origem vegetal) tais como chicle, borracha natural, goma coroa, nispero, rosidina, jelutong, perilo, guta negra, tunu, balata, gutapercha, "lechi capsi", sorva, guta kay e análogos, e suas misturas. Nos exemplos de elastómeros sintéticos incluem, sem limitação, copolímeros estireno-butadieno, (SBR), copolímeros poli-isobutileno, isobutileno-isopreno, polie-tileno, e análogos, e suas misturas. A quantidade de elastõmero utilizada na base de goma varia de acordo com vários factores tais como o tipo de base de goma utilizada, a consistência da composição de goma desejada e outros componentes utilizados na composição para fazer o produto de goma de mascar final. Regra geral, o elastõmero esta presente na base de goma numa quantidade compreendida entre, aproximadamente, 0,5% e, aproximadamente, 20%, e de preferência, entre aproximadamente, 2,5% e, aproximadamente, 15% em peso da base de goma. O polímero acetato de polivinilo utilizado na base de goma da presente invenção e um polímero acetato de polivinilo possuindo um peso molecular médio, especificamente, possuindo um peso molecular médio compreendido entre aproximadamente 35000 e aproximadamente 55000. Este polímero de acetato de po livinilo de peso molecular médio tem, de preferência, uma viscosidade compreendida entre aproximadamente 35 segundos e aproximadamente 55 segundos (designação ASTM D12000-82 utilizando um procedimento Ford cup viscometer). O polímero acetato de polivinilo de peso molecular médio está presente na base de goma numa quantidade compreendida entre aproximadamente 10% e aproximadamente 25%, e de preferência, entre aproximadamente 12% e aproximadamente 27%, em peso da base de goma. O polímero acetato de polivinilo de peso molecular médio pode também ser misturado com um polímero acetato de polivinilo de peso molecular baixo. O polímero acetato de polivinilo de peso molecular baixo possui um peso molecular médio compreendido entre aproximadamente 12000 e aproximadamente 16000, Este polímero acetato de polivinilo de peso molecular baixo pos-[ sui, de preferência, uma viscosidade compreendida entre aproxima • damente 14 segundos e aproximadamente 16 segundos (designação 15
D1200-82 utilizando um procedimento Ford cup viscometer. 0 polímero acetato de polivinilo de peso molecular baixo estã presente na goma numa quantidade até um máximo de aproximadamente 17%, ef de preferência, compreendida entre aproximadamente 12% e aproximadamente 17%, em peso da base de goma.
Quando se mistura o polímero acetato de polivi nilo de baixo peso molecular com um polímero acetato de polivini lo de peso molecular médio, os polímeros estão presentes numa proporção molar compreendida entre aproximadamente 1:0,5 e aproximadamente 1:1,5, respectivamente. O polímero acetato de polivinilo de peso molecular médio pode também misturar-se com um polímero acetato de polivinilo de peso molecular elevado. O polímero acetato de poli vinilo de peso molecular elevado possui um peso molecular médio compreendido entre aproximadamente 65000 e aproximadamente 95000. O polímero acetato de polivinilo de peso molecular elevado está presente na base de goma numa quantidade até um máximo de aproxi madamente 5%, em peso da base de goma.
Os monoglicêridos acetilados da presente inven ção, tal como o polímero acetato de polivinilo, servem como agen tes plastificantes. Embora o valor de saponificação dos monogli-céridos acetilados não seja crítico, os valores de saponificação preferidos, estão compreendidos entre 278 e 292, 316 e 331, 370 e 380 e 430 e 470. Um monoglicêrido acetilado particularmente prei ferido possui um valor de saponificação superior a aproximadamen te 400. Tais monoglicêridos acetilados possuem, em geral, um valor de acetilação (percentagem de acetilado) superior a aproxima damente 90 e um valor hidroxilo inferior a aproximadamente 10 (Food Chemical Codex (FCC) III/P508 e a revisão de AOCS). A utilização de monoglicêridos acetilados na presente base de goma ê preferida relativamente à utilização de plastificantes de acetato de polivinilo (PVA) mais amargos, em particular, triacetato de glicerilo. Os monoglicêridos acetilados estão presentes na base de goma numa quantidade compreendida entre aproximadamente 4,5% e aproximadamente 10%, e, de preferên cia, entre aproximadamente 5% e aproximadamente 9%, em peso da base de goma. A cera na base de goma da presente invenção a- 16
macia a mistura polimérica de elastómeros e melhora a elasticidade da base de goma. As ceras utilizadas possuem um ponto de fu são inferior a aproximadamente 60°C, e, de preferência, compreendido entre aproximadamente 45°C e aproximadamente 55°C. Uma cera preferida ê uma cera de parafina de baixo ponto de fusão. A cera está presente na base de goma numa quantidade compreendida entre aproximadamente 6% e aproximadamente 10% e, de preferên cia, entre aproximadamente 7% e aproximadamente 9,5%, em peso da base de goma.
Em adição âs ceras de baixo ponto de fusão, po dem utilizar-se ceras possuindo um ponto de fusão mais elevado na base de goma, em quantidades ati um máximo de aproximadamente i j 5% em peso da base de goma. Tais ceras de ponto de fusão elevado incluem ceras de abelha, cera vegetal, cera candila, cera carnau ba, ceras de petróleo, e análogos, e suas misturas.
Em adição aos componentes apresentados anteri-ormente, a base de goma inclui uma variedade de ingredientes tra dicionais, tais como um componente seleccionado do grupo constituído por solventes de elastómeros, emulsionantes, plastifican-tes, agentes de enchimento, e suas misturas. Estes ingredientes estão presentes na base de goma numa quantidade para elevar a quantidade total da base goma a 100%. A base de goma pode conter solventes de elastómeros para auxiliar no amaciamento do componente elastõmero. Tais solventes de elastómeros podem incluir os solventes de elas tómeros conhecidos na especialidade, por exemplo, resinas terpi-neno, tais como polímeros de alfa-pineno ou beta-pineno, metilo, glicerol e ésteres penta-eritritol de rosinas e rosinas modifica das e gomas, tais como rosinas hidrogenadas, dimerizadas e poli-merizadas, e suas misturas. Os exemplos de solventes de elastôme ros adequados para utilização aqui incluem os éster penta-eritri tol de madeira parcialmente hidrogenada e rosinas de goma, o éster penta-eritritol de rosinas de madeira de goma, o éster glice-· rol de rosina de madeira, o éster glicerol de madeira e rosina de madeira parcialmente dimerizada, o éster glicerol de madeira de rosina de goma polimerizadas, o éstér glicerol de rosina de . óleo de polpa de madeira, o éster de glicerol de rosina de madei ' ra e de goma e a madeira e rosina de goma parcialmente hidroge- 17
~ nadas e o éster metílico hidrogenado de madeira e rosina, e análogos, e suas misturas. 0 solvente de elastõmero pode utilizar--se na base de goma em quantidades compreendidas entre aproxima-damente 2% e aproximadamente 15%, e, de preferência, entre apro-ximadamente 7% e aproximadamente 11%, em peso da base de goma.
As bases de goma podem também incluir emulsionantes que ajudam na dispersão dos componentes imiscíveis, num sistema estável ú-nico. Os emulsionantes adequados nesta invenção incluem mono-es-tearato de glicerilo, lecitina, monoglicêridos de ácidos gordos, diglicêridos, mono-estearato de propileno glicol, e análogos, e suas misturas. 0 emulsionante preferido é mono-estearato de glicerilo. 0 emulsionante pode utilizar-se em quantidades compreen- i didas entre aproximadamente 2% e aproximadamente 15%, e, de preferência, entre aproximadamente 7% e aproximadamente 11%, em peso da base de goma. A base de goma pode também incluir plastifican tes ou amaciadores para proporcionar uma variedade de texturas desejadas e propriedades de consistência. Devido ao baixo peso molecular destes ingredientes, os plastificantes e amaciadores são susceptíveis de penetrar na textura fundamental da base de goma tornando-a plástica e menos viscosa. Os plastificantes amaciadores adequados incluem lanolina, ácido palmítico, ácido olei co, ácido esteárico, estearato de sódio, estearáto de potássio, tri-acetato de glicerilo, lecitina de glicerilo, mono-estearato i de glicerilo, mono-estearato de propileno glicol, monoglicêrido acetilado, glicerina, e análogos, e suas misturas. As ceras, por exemplo ceras naturais e sintéticas, óleos vegetais hidrogenados ceras de petróleo tais como ceras de poli-uretano, ceras de poli etileno, ceras de parafina, ceras microcristalinas, ceras gordas mono-estearato de sorbitano, sebo, propileno glicol e suas mistu ras e análogos, podem também incorporar-se na base de goma. Os i plastificantes e amaciadores utilizam-se, em geral, na base de goma em quantidades até um máximo de aproximadamente 20% e, de preferência, em quantidades compreendidas entre aproximadamente 9% e aproximadamente 17%, em peso da base de goma.
Os plastificantes preferidos são os óleos ve-[ getais hidrogenados e incluem óleo de soja e óleo de algodão que • se podem utilizar sozinhos ou em combinação. Estes plastifican- 18 -
tes proporcionam â base de goma boa textura e características de mascar macias. Estes plastificantes e amaciadores utilizam-se, em geral, em quantidades compreendidas entre aproximadamente 5% e aproximadamente 14% e, de preferência, em quantidades compreen didas entre aproximadamente 5% e aproximadamente 13,5%, em peso da base de goma. Numa outra forma de realização preferida, o a-gente de amaciamento ê glicerina anidra, tal como a comercialmen te disponível, United States Pharmacopeia (USP) grade. A gliceri na é um líquido xaroposo com um sabor doce quente e possui uma edulcorância de aproximadamente 60% da cana de açúcar. Uma vez que a glicerina ê higroscõpica, ê importante que a glicerina a-nidra seja mantida sob condições anidras durante a preparação da composição de goma de mascar. A base de goma desta invenção pode também incluir quantidades eficazes de agentes espessantes tais como adjuvantes minerais que podem servir como agentes de enchimento e de textura. Os adjuvantes minerais adequados incluem carbonato de cálcio, carbonato de magnésio, alumina, hidréxi-I do de alumínio silicato de alumínio, talco, fosfato de tri-eãlcio j fosfato de di-cãlcio, e análogos, e suas misturas. Estes agentes de enchimento ou adjuvantes podem utilizar-se nas composições de base de goma em quantidades variáveis. De preferência, o agente de enchimento, quando utilizado, está presente numa quantidade jcompreendida entre aproximadamente 15% e aproximadamente 40%, e |de preferência entre aproximadamente 20% e aproximadamente 30%, ;em peso da base de goma. Podem, opcionalmente incluir-se uma va-
I :riedade de ingredientes tradicionais na base de goma em quantida des eficazes tais como agentes colorantes, anti-oxidantes, conservantes, agentes aromatizantes e análogos. Por exemplo, podem utilizar-se diõxido de titânio e outros corantes adequados para alimentos, drogas e aplicações cosméticas, conhecidos como coran tes F.D.& C. Um anti-oxidante tal cómo hidroxi-tolueno butilado (BHT), hidroxi-anisole butilado (BHA), gaiato de propilo, e suas misturas, pode também incluir-se. Outros aditivos convencionais da goma de mascar conhecidos dos especialistas em gomas de mascar podem também ser utilizados na base de goma. • Numa forma de realização preferida, a base de . goma da. presente invenção, inclui, em percentagens em peso da 19 base goma, (a) um elastõmero presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 0,5% e aproximadamente 20%, (b) um polímero de acetato de polivinilo de peso molecular ínêdio possuindo um peso molecular compreendido entre aproximadamente 35000 e aproximadamente 55000 presente numa quantidade compreen dida entre aproximadamente 10% e aproximadamente 25%, (c) um mo noglicêrido acetilado presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 4,5% e aproximadamente 10%, (d) uma cera possuindo um ponto de fusão inferior e aproximadamente 60°C, presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 6% e aproximadamente 10% e (e) um material seleccionado do grupo constituído por solventes de elastõmeros, emulsionantes, plasti ficantes, agentes de enchimento, e suas misturas, presentes numa quantidade para levar a quantidade total de base de goma a 100%. Mais preferivelmente, a base de goma inclui, em percentagem em peso da base de goma, (a) um elastõmero presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 0,5% e aproximada mente 20%, (b) um polímero acetato de polivinilo de peso molecu lar médio possuindo um peso molecular compreendido entre aproxi madamente 35000 e aproximadamente 55000 presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 10% e aproximadamente 25%, (c) um monoglicêrido acetilado presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 4,5% e aproximadamente 10%, (d) nu ma cera possuindo um ponto de fusão inferior a aproximadamente 60°C, presente numa quantidade compreendida entre aproximadamen te 6% e aproximadamente 10%, (e) ma solvente de elastõmero presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 2% e aproximadamente 11%, (f) um plastificante numa quantidade compreendida entre aproximadamente 5% e aproximadamente 14%, e (g) um agente de enchimento numa quantidade compreendida entre aproximadamente 15% e aproximadamente 40%.
Uma vez preparada, a base de goma da invenção possuindo uma característica hidrofílica melhorada pode ser armazenada para utilização futura ou pode utilizar-se directamen-te como a camada exterior de uma goma de centros recheados ou como a porção centro de uma goma revestida com produtos de confeitaria. A base de goma da invenção pode também ser formulada com aditivos convencionais para preparar uma vasta variedade de 20 composições de goma de mascar. A base de goma pode ser utilizada em produtos de goma de mascar com açúcar e sem açúcar.
Numa forma de realização, esta invenção dirige-se a composições de goma de mascar de centros recheados possuindo uma camada exterior que encerra uma cavidade e um centro líquido dentro da cavidade em que a camada exterior inclui uma base de goma constituída, em percentagens em peso da base, por (a) um elastõmero presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 0,5% e aproximadamente 20%, (b) um polímero de acetato de polivinilo de peso molecular médio possuindo um peso molecular compreendido entre aproximadamente 35000 e aproximadamente 55000 presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 10% e aproximadamente 25%, (c) um monoglicêrido aceti. lado presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 4,5% e aproximadamente 10%, (d) uma cera possuindo um ponto de fusão inferior a aproximadamente 60°C, presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 6% e aproximadamente 10% e (e) um material seleccionado do grupo constituido por solventes de elastõmeros, emulsionantes, plastificantes, agentes de enchimento, e suas misturas, presentes numa quantidade para levar a quantidade total da base de goma a 100%. Mais preferivelmente, a base de goma da goma de centros recheados inclui, em percentagens em peso da base de goma, (a) um elastõmero presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 0,5% e aproximadamente 20%, (b) um polímero de acetato de polivinilo de peso molecular médio possuindo um peso molecular compreendido entre aproximadamente 35000 e aproximadamente 55000, presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 10% e a-proximadamente 25%, (c) um monoglicêrido acetilado presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 4,5% e aproximadamente a0%, (d) uma cera possuindo um ponto de fusão inferior a aproximadamente 60°C, presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 6% e aproximadamente 10%, (e) um solven te elastõmero presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 2% e aproximadamente 11%, (f) um plastificante numa quantidade compreendida entre aproximadamente 5% e aproximadamente 14%, e (g) um agente de enchimento numa quantidade compre endida entre aproximadamente 15% e aproximadamente 40%. 21 -
Numa outra forma de realizaçao, esta invenção dirige-se a uma composição de goma de mascar revestida de produ tos de confeitaria possuindo uma porção centro e um revestimento de produto de confeitaria sobre a porção centro em que a porção centro inclui uma base de goma constituída, em percentagem em peso da base de goma, por (a) um elastómero presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 0,5% e aproximada mente 20%, (b) um polímero acetato de polivinilo de peso molecu lar médio possuindo um peso molecular compreendido entre aproxi madamente 35000 e aproximadamente 55000 presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 10% e aproximadamente 25%, (c) um monoglicêrido acetilado presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 4,5% e aproximadamente 10%, (d) uma cera possuindo um ponto de fusão inferior a aproximadamente 60°c, presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 6% e aproximadamente 10%, (e) um material seleccionado do grupo constituido por solventes de elastõmeros, emulsionantes, plastificantes, agentes de enchimento, e suas misturas, presentes numa quantidade para elevar a quantidade total de base de goma a 100%. Mais preferivelmente, a base de goma da goma de mas car revestida de produtos de confeitaria inclui, em percentagens em peso da base de goma, (a) um elastõmero presente numa quanti dade compreendida entre aproximadamente 0,5% e aproximadamente 20%, (b) um polímero acetato de polivinilo de peso molecular me dio possuindo um peso molecular compreendido entre aproximadamente 35000 e aproximadamente 55000 presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 10% e aproximadamente 25%, (c) um monoglicêrido acetilado presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 4,5% e aproximadamente 10%, (d) uma cera possuindo um ponto de fusão inferior a aproximadamente 60°C, presente numa quantidade compreendida entre aproximadamen te 6% e aproximadamente 10%, (e) um solvente de elastõmero presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 2% e aproximadamente 11%, (f) um plastificante numa quantidade compreendida entre aproximadamente 5% e aproximadamente 14%, e (g) um agente de enchimento numa quantidade compreendida entre apro ximadamente 15% e aproximadamente 40%. A presente invenção estende-se aos métodos 22
para fazer as composiçoes de base de goma melhoradas. A forma pela qual os componentes da base de goma são misturados não ê típica e efectua-se utilizando técnicas e aparelhos padrão conhe eidos dos especialistas. Num método típico, mistura-se um elas-tomero com um solvente de elastémero e/ou um plastificante e/ou um emulsionante e agita-se durante um período compreendido entre 1 e 30 minutos. Depois de se completar a mistura, mistura--se o componente acetato de polivinilo â mistura. O acetato de polivinilo de peso molecular médio ê misturado, de preferência, antes da adição do acetato de polivinilo de baixo peso molecular opcional para evitar a criação de bolsas de acetato de poli vinilo dentro da mistura de elastémero. Os ingredientes remanes centes, tais como a cera de baixo ponto de fusão, são depois misturados, em massa ou por incrementos, ao mesmo tempo que a mistura da base de goma ê misturada de novo durante durante 1 a 30 minutos.
Numa forma de realizaçao preferida, esta inven çio dirige-se a métodos para a preparação de uma base de goma, que inclui as fases de (1) proporcionar os ingredientes seguintes da base de goma, em percentagens em peso, Ca) um elastémero presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 0,5% e aproximadamente 20%, (b) um polímero acetato de polivinilo de peso molecular médio possuindo um peso molecular compreendido entre aproximadamente 35000 e aproximadamente 55000 presente nu ma quantidade compreendida entre aproximadamente 10% e aproxima damente 25%, (c) um monoglicêrido acetilado presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 4,5%, e aproximadamen te 10%, (d) uma cera possuindo um ponto de fusão inferior a apro ximadamente 60°C, presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 6% e aproximadamente 10%, e (e) um componente seleccionado do grupo constituido por solventes de elastémero, emulsionantes, plastificantes, agentes de enchimento, e suas misturas, presentes numa quantidade para levar a quantidade total da base de goma a 100%, e (2) mistura dos ingredientes da fase (1) para formar uma mistura uniforme.
Noutra forma de realização preferida, esta in • venção dirige-se a um método para a preparação de uma camada ex-. terior numa composição de goma de mascar de centros recheados, 23 h
<S-.v
em que a camada exterior ê constituída por uma base de goma, que inclui as fases apresentadas anteriormente para a preparação de uma base de goma. Numa outra forma de realização preferida, esta invenção dirige-se a um método para a preparação de uma porção centro numa goma de mascar revestida de produtos de confeitaria possuindo um revestimento de produtos de confeitaria sobre a porção centro, em que a porção centro ê constituída por uma base de goma, o qual inclui as fases apresentadas anteriormente para a preparação da base de goma.
Outras bases de goma possuindo uma caracterís-tica hidrofílica melhorada e adequadas para utilização em compo sições de goma de mascar em quantidades superiores âs convencio nais podem também utilizar-se na presente invenção. Em geral, estas bases de goma podem utilizar-se em quantidades até um máximo de 99%, de preferência em quantidades entre aproximadamente 40% e aproximadamente 85%, e, mais preferivelmente, entre aproximadamente 40% e aproximadamente 75%, em peso da composição de j goma de mascar. As bases de goma adequadas possuindo uma carac-teristica hidrofílica melhorada incluem, por exemplo, as descri tas na Patente Norte Americana N9 4698223, cuja descrição é a-qui incorporada como referência.
Estas bases de goma possuindo uma caracterís-tica hidrofílica melhorada podem utilizar-se directamente como a camada exterior de uma goma de centros recheados ou como a por ção centro de uma goma revestida de produtos de confeitaria. As bases de goma podem também formular-se com aditivos convencio:- * nais para preparar uma vasta variedade de composições de goma de mascar. Estas bases de goma podem utilizar-se em produtos de go ma de mascar com açúcar e sem açúcar.
Numa outra forma de realização desta invenção, a base de goma possuindo uma característica hidrofílica melhora da ê utilizada como a camada exterior de uma goma de mascar de centros recheados. Em geral, o centro líquido está presente na goma de mascar de centros recheados numa quantidade compreendida entre aproximadamente 15% e aproximadamente 50%, e de preferência, entre aproximadamente 20% e aproximadamente 35%, em pe-] so do produto de goma de mascar final. Podem incluir-se agentes edulcorantes, agentes aromatizantes, e análogos, como apresenta 24
ii
' do adiante, na porção centro recheado da goma.
Noutra forma de realização desta invenção, a base de goma possuindo uma característica hidrofílica melhorada e utilizada como a porção centro de uma goma de mascar revestida de produto de confeitaria. A porção centro estã presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 25% e aproxima-damente 95%, em peso da composição de goma. Podem incluir-se a-gentes edulcorantes, agentes aromatizantes, e análogos, como a-presentado adiante, na porção de revestimento exterior de produto de confeitaria da goma.
J A presente invenção estende-se aos métodos de Iproduzir as composições de base de goma melhoradas. Numa forma I de realização, esta invenção dirige-se a um método para a prepa-|ração de uma camada exterior numa composição de goma de mascar de centro recheado, em que a camada exterior ê constituída por uma base de goma possuindo uma característica hidrofílica melhorada, que inclui as fases de (1) proporcionar os ingredientes da j base de goma possuindo uma característica hidrofílica melhorada, í e (2) mistura dos ingredientes da fase (1) para formar uma mis-I tura uniforme.
J
Noutra forma de realização, esta invenção diri ge-se a um método para a preparação de uma porção centro numa composição de goma de mascar revestida de produto de confeitaria possuindo um revestimento de produtos de confeitaria sobre a por ção centro, em que a porção centro ê constituída por uma base de goma possuindo uma característica hidrofílica melhorada, o qual inclui as fases de (1) proporcionar os ingredientes da base de goma possuindo uma característica hidrofílica melhorada, e (2) mistura dos ingredientes da fase (1) para formar uma mistura u-niforme. Noutra forma de realização desta invenção, a base de goma possuindo uma característica hidrofílica melhorada é formulada com aditivos tais como agentes espessantes, um agente edul-corante, um agente aromatizante e análogos, para formar uma composição de goma de mascar. A composição de goma de mascar pode utilizar-se como uma camada exterior de uma goma de mascar de centros recheados, a porção centro de uma goma de mascar reves- * tida de produtos de confeitaria ou pode ser formulada com uma • mistura homogénea de um polímero hidrofílico presente numa quan- 25 <>v
.:vííc«v , »
tidade de pelo menos aproximadamente 1,5% num veículo anidro para proporcionar gomas de mascar estimulantes de saliva de acordo com a presente invenção. As composições de goma de mascar que contêm a base de goma possuindo uma característica hidrofílica melhorada e agentes estimulantes de saliva da presente invenção podem também utilizar-se como a camada exterior de uma goma de mascar de centros recheados ou como a porção centro de uma goma de mascar revestida de produtos de confeitaria. Podem então incluir-se agentes edulcorantes adicionais, agentes aromatizantes, e análogos, na porção revestimento de confeitaria da goma revestida de produtos de confeitaria ou da porção centro recheada de líquido da goma de mascar de centros recheados. A quantidade de base de goma utilizada nas composições de goma de mascar varia de acordo com factores tais como o tipo de base de goma utilizado, a consistência desejada, e os outros componentes utilizados para fazer o produto de goma de mascar final. Em geral, a base de goma está presente na composição de goma de mascar numa quantidade compreendida entre aproximadamente 40% e aproximadamente 75%, e, de preferência, entre aproximadamente 50% e aproximadamente 65%, em peso da composição da goma de mascar. Para as gomas de centros recheados, a base de goma está, geralmente, presente na composição de goma de mascar numa quantidade compreendida entre aproximadamente 40% e aproximadamente 85%, e, de preferência, entre aproximadamente 50% e aproximadamente 65%, em peso da composição da goma de mascar. A composição de goma pode incluir quantidades eficazes de aditivos convencionais seleccionados do grupo constituído por agentes edulcorantes (edulcorantes), plastificantes, amaciadores, emulsionantes, ceras, agentes de enchimento, agentes espessantes (veículos, extensores),adjuvantes minerais, agen tes aromatizantes (aromas, aromatizantes), agentes colorantes (colorantes, corantes), anti-oxidantes, acidulantes, espessantes e análogos, e suas misturas. Estes ingredientes estão presentes na composição de goma de mascar numa quantidade para levar a quantidade total da composição de goma a 100%. Alguns destes a-ditivos podem servir para mais do que um objectivo. Por exemplo, as composições de goma sem açúcar, um edulcorante, tal como sor-bitol ou outro álcool de açúcar, pode também funcionar como um 26
agente espessante.
Os plastificantes, agentes de amaciamento, adjuvantes minerais, ceras e anti-oxidantes, atrás discutidos, como sendo adequados para utilização na base de goma, podem também utilizar-se na composição de goma de mascar. Os exemplos de outros aditivos convencionais que se podem utilizar incluem emul-sionantes, tais como lecitina e mono-estearato de glicerílo, es-pessantes, utilizados sozinhos ou em combinação com outros a-gentes de amaciamento, tais como metil-celulose, alginatos, car-ragenano, goma xantana, gelatina, alfarrobeira, alcantira, alfarroba, e carboxi metil celulose, acidulantes tais como ácido má-lico, ácido adípico, ácido cítrico, ácido tartárico, ácido fumã-! rico, e suas misturas, e agentes de enchimento, tais como os a-trãs descritos sob a categoria de adjuvantes minerais.
Os polímeros hidrofílicos que se podem utili-! zar na presente invenção para estimular a saliva são os polímeros que possuem uma forte afinidade para a ligação, ou absorção da água, e que se dilatam e formam geles reversíveis. Os polímeros hidrofílicos aquoso incluem, sem limitação, derivados de celulose, derivados de goma e misturas de outros polímeros hidrofílicos. Os derivados de celulose adequados incluem celulose, metil celulose, carboxi-metil-celulose de sódio, hidroxi-metil-celulose, hidroxi-propil celulose, e análogos, e suas misturas. I Os derivados de goma adequados incluem goma arábica, carragenano xantana, zein, e análogos, e suas misturas. Outros polímeros hidrofílicos adequados incluem alginatos, sólidos de xarope de milho, maltodextrinas, e análogos, e suas misturas. Os polímeros hidrofílicos preferidos são seleccionados do grupo constituido por celulose, carboxi-metil-celulose de sódio, goma arábica, car ragenano, e suas misturas. 0 polímero hidrofílico mais preferível ê carboxi-metil-celulose de sódio.
Os polímeros hidrofílicos da presente invenção são utilizados, em quantidades eficazes para promoverem a salivação quando mascados, numa composição de goma de mascar.
Em geral, o polímero hidrofílico está presente na composição de goma de mascar numa quantidade de pelo menos aproximadamente 1,5% . de preferência, compreendida entre aproximadamente 1,5% e apro-1 ximadamente 10%, e mais preferivelmente entre aproximadamente 2% 27
e aproximadamente 4%, em peso da composição de goma de mascar.
Os veículos anidros na presente invenção são os veículos suscep-tíveis de dispersarem o polímero hidrofílico de tal forma que se possa misturar o polímero, uniformemente, na composição de goma de mascar. Os veículos anidros adequados incluem, sem limitação, glicerina, propileno glicol, óleos, xaropes de milho levados â ebulição, licasina levada â ebulição, e análogos, e suas misturas. Os veículos anidros são seleccionados do grupo constituído por glicerina, propileno glicol, e suas misturas. 0 veículo anidro mais preferível ê glicerina.
Os veículos anidros na presente invenção utilizam-se em quantidades eficazes para dispersarem o polímero hidrofílico. Em geral, o veículo anidro está presente na composição da goma de mascar numa quantidade compreendida entre aproximadamente 15% e aproximadamente 20%, de preferência, entre aproximadamente 5% e aproximadamente 12%, e mais preferivelmente entre aproximadamente 7% e aproximadamente 9%, em peso da composição de goma de mascar.
Os agentes espessantes (veículos, extensores), na presente invenção podem ser solúveis em água e incluem agentes edulcorantes, seleccionados do grupo constituído por, mas não limitado a, monossacarídeos, dissacarídeos, polissacarídeos, álcoois de açúcar, e suas misturas; polímeros de glicose aleatoriamente ligados tais como os polímeros distribuídos sob a marca registada POLYDEXTROSE por Pfizer, Inc., Groton, Connecticut; isomalte (uma mistura racêmica de alfa-D-glucopiranosil-1,6-mani tol e alfa-D-glucopiranosil-1,6-sorbitol fabricados sob a marca registada PALATINIT por Suddeutsche Zucker), malodextrinas; hi-drolisatos de amido hidrogenados; hexoses hidrogenadas; dissaca-rídeos hidrogenados; minerais, tais como carbonato de cálcio, talco, dióxido de titãnio, fosfato de di-cãlcio, celulose e análogos, e suas misturas. Os agentes espessantes podem utilizar-se em quantidades atê um máximo de aproximadamente 60% e, de preferência, em quantidades compreendidas entre aproximadamente 25% e aproximadamente 60%, em peso da composição da goma de mascar.
Os agentes espessantes de açúcar adequados in-] cluem monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos tais como • xilose, ribulose, glicose (dextrose), manose, galactose, fructo- 28 4 *
t. 1 o
- se (levulose), sacarose (açúcar), maltose, açúcar invertido, a-mido parcialmente hidrolisado e sólidos de xarope de milho, e suas misturas. As misturas de sacarose e sólidos de xarope de milho são os agentes de espessamento de açúcar preferidos.
Os agentes espessantes de álcool de açúcar a-dequados incluem sorbitol, xilitol, manitol, galacticol, e suas misturas. As misturas de sorbitol e manitol são os agentes espessantes de álcool de açúcar preferidos. 0 maltitol ê um álcool de açúcar solúvel em água, não calõrico adequado como um agente espessante na preparação de bebidas e produtos alimentares não calõricos e ê descrito com mais pormenor na Patente Norte Americana N9 3708396, cuja descrição se incorpora aqui como referência. 0 maltitol é feito por hidrogenação de maltose que é dissacarídeo de redução mais comum e encontra-se no amido ou noutros produtos naturais.
J
Os hidrolisatos de amido hidrogenados adequados incluem os descritos nas Patentes Norte Americanas N9 25959, 3356811, 4279931 e vários xaropes e ou põs de glicose hidrogenados que contêm dissacarídeos hidrogenados, polissacarídeos superiores hidrogenados, ou suas misturas. Os hidrolisatos de amido hidrogenados são preparados, principalmente, por hidrogenação catalítica controlada de xarope de milho. Os hidrolisatos de a-mido hidrogenados resultantes são misturas de sacarídeos monomé-ricos, dimiricos e poliméricos. As proporções entre estes diferentes sacarídeos proporcionam propriedades diferentes para os diferentes hidrolisatos de amido hidrogenados. As misturas de hidrolisatos de amido hidrogenado, tais como LYCASIN, um produto comercialmente disponível fabricado por Roquette Freres de França, e HYSTAR, um produto comercialmente disponível fabricado por Lonza, Inc., de Fairlawn, New Jersey, são também adequados.
Os agentes edulcorantes (edulcorantes) utilizados podem ser seleccionados de uma vasta gama de materiais incluindo edulcorantes solúveis em água, edulcorantes artificiais solúveis em água, edulcorantes solúveis em água derivados de e-dulcorantes solúveis em água que ocorrera naturalmente, edulcoran tes com base dipeptídea, edulcorantes com base em proteínas, in- • cluindo as suas misturas. Sem se limitar a edulcorantes particu- • lares, as categorias representativas incluem: (a) agentes edulcorantes solúveis em água tais cquiq di-hidrocalconasf wonelina, 29 • t 1¾ ί-ϊ5Π ΒΒίάβ®^ esteviosidos, glicirrizina, di-hidroflavenol e álcoois de açúcar tais como sorbitol, manitol, maltitol e éster amidas de acido L-amino-di-carboxílico e ácido amino-alcanóico, tais como os des critos na Patente Norte Americana N9 4619834, cuja descrição ê aqui incorporada como referência, e análogos e suas misturas; (b) edulcorantes artificiais solúveis em água tais como sais solúveis de sacarina, isto ê, sais de sacarina de sódio ou cálcio, sais ciclamato, o sal de sódio, amónio ou cálcio de 3,4-di-hidro -6-metil-l,2,3-oxatiazina-4-ona-2,2-diõxido, o sal potássio de 3,4-di-hidro-6-metil-l,2,3-oxatiazina-4-ona-2,2-dioxido (Acessul famo-k), a forma ácido livre de sacarina, e análogos, e suas mis turas; i (c) edulcorantes com base dipeptídea, tais como ácido L-aspãrti-co, éster metílico de L-aspartil-L-fenilalanina (Aspartamo) e ma teriais descritos na Patente Norte Americana N9 3492131, hidrato de L-alfa-aspartir-N-(2,2,4,4-tetra-metil-3-tietanil)-D-alanin-amida (Alitamo), éster metílico de L-aspartir-L-fenil-glicerina je L-aspartil-L-2,5-di-hidrofenil-glicina, L-aspartil-2,5-di-hi-dro-l-fenil-alanina; L-aspartil-L-(1-ciclo-hexeno)-alanina, e análogos, e suas misturas;
J (d) edulcorantes solúveis em água derivados de edulcorantes so -luveis em água que ocorrem naturalmente, tais como derivados clorinados de açúcar ordinário (sacarose), por exemplo, derivados de clorodeoxi-açúcar tais como derivados de cloro-deoxi-sa-carose ou clorodeoxi-galacto-sacarose, conhecidos, por exemplo, sob a designação de produto de Sucralose; os exemplos de derivados de clorodeoxi-sacarose e clorodeoxigalacto-sacarose incluem mas não se limitam a; l-cloro-l'-deoxi-sacarose; 4-cloro-4-deoxi -alfa-D-galacto-piranosil-alfa-D-fructo-furanosido, ou 4-cloro--4-deoxigalacto-sacarose; 4-cloro-4-deoxi-alfa-D-galacto-pirano-sil-l-cloro-l-deoxi-beta-D-fructo-furanosido, ou 4-1'-di-cloro-4-1'-di-deoxigalacto-sacarose; 11-6'-di-cloro-11-61-di-deoxi-sa-carose; 4-cloro-4-deoxi-alfa-D-galacto-piranosil-l,6-di-cloro-1,6-di-deoxi-beta-D-fructo-furanosido, ou 4,1', 6'-tri-cloro-4,1 -6'-tri-deoxigalacto-sacarose; 4,6-di-cloro-4,6-di-deoxi-alfa-D-galacto-piranosil-6-cloro-6-deoxi-beta-D-fructo-furanosido, ou 4,6,6'-tri-cloro-4,6,6'-tri-deoxigalacto-sacarose; 6,1',61-tri--cloro-6,1',6'-tri-deoxi-sacarose; 4,6-di-cloro-4,6-di-deoxi-al- 30 i
I ' (V MU*’
J fa-D-galacto-piranosil-1,6-di-cloro-l,6-di-deoxi-beta-D-fructo--furanosido, ou 4,6,1',6',-tetra-cloro-4,6,11,6’-tetra-deoxi-ga-lacto-sacarose; e 4,6,1', 61-tetra-cloro-4,6,1',6'-tetra-deoxi-sa carose, e suas misturas; e (e) edulcorante de base proteína tais como thaumauccous danielli (Taumatina I e II).
J
Os agentes edulcorantes intensos da presente invenção podem utilizar-se em muitas formas físicas distintas bem conhecidas na especialidade para proporcionar uma erupção inicial de edulcorância e/ou uma sensação prolongada de edulco-rância. Sem se limitar a tais formas físicas incluem formas livres, tais como formas secas por aspersão, formas em pó e formas em pequenas bolas, e formas encapsuladas, e suas misturas.
Regra geral, utiliza-se uma quantidade eficaz de edulcorante intenso para proporcionar o nível de edulcorância desejado, e esta quantidade varia com o nível edulcorante selec-cionado. 0 edulcorante intenso está normalmente presente em quan tidades compreendidas entre aproximadamente 0,001% e aproximada-mente 3%, em peso da composição de goma, dependendo do edulcoran te utilizado. A gama exacta de quantidades para cada tipo de e-dulcorante ê bem conhecida na especialidade e não ê um assunto da presente invenção.
J
Em adição aos agentes estimulantes da saliva, da presente invenção, podem também estar presentes ácidos orgânicos, na goma para estimular a formação de saliva. Os ácidos orgânicos adequados são seleccionados do grupo constituído por acido adípico, ácido ascõrbico, ácido cítrico, ácido fumãrico, ácido láctico, ácido málico, ácido tartárico, e suas misturas.
Os ácidos orgânicos, quando utilizados, estão presentes na goma numa quantidade compreendida entre aproximadamente 0,5% e aproximadamente 10%, de preferência, entre aproximadamente 3% e apro ximadamente 10%, e, mais preferivelmente, entre aproximadamente 3% e aproximadamente 6%, em peso da composição da goma de mascar A composição de goma pode incluir quantidades eficazes de aditivos convencionais seleccionados do grupo constituído por plastificantes, amaciadores, emulsionantes, ceras, agentes de enchimento, adjuvantes minerais, agentes aromatizan- 31 - I Λ \ \
tes (aromas, aromatizantes), agentes corantes (colorantes), anti -oxidantes, acidulantes, agentes de espessamento, e análogos, e suas misturas. Estes ingredientes estão presentes na composição de goma de mascar numa quantidade para elevar a quantidade total da composição de goma de mascar a 100%. Alguns destes aditivos podem servir para mais do que um objectivo. Por exemplo, nas com posições de goma sem açúcar, um edulcorante, tal como sorbitol ou outro álcool de açúcar, pode também funcionar como um agente espessante.
Os agentes plastificantes, e amaciadores adjuvantes minerais, ceras e anti-oxidantes atrás descritos, como sendo adequados para utilização na base de goma, podem também utilizar-se na composição de goma de mascar. Os exemplos de outros aditivos convencionais que se podem utilizar incluem emul-sionantes, tais como mono-estearato de glicerilo, agentes espes-santes, utilizados sozinhos ou em combinação com outros amaciadores, tais como goma xantana, gelatina, alfarrobeira, alcantira je alfarroba, acidulantes tais como ácido mãlico, ácido adípico, ácido cítrico, ácido tartãrico, ácido fumárico, e suas misturas, e agentes de enchimento, tais como os atrás descritos sob a categoria de adjuvantes minerais.
Os agentes aromatizantes que se podem utilizar incluem os aromas conhecidos dos especialistas, tais como aromas naturais e artificiais. Estes aromatizantes podem ser seleccio-nados de éleos de aroma sintéticos e aromáticos e/ou óleos aromatizantes, resinas de óleo e extractos derivados de plantas, folhas, flores, frutos, e outros, e suas combinações. Os éleos aromatizantes representativos, não limitantes, incluem óleo de hortelã, óleo de canela, óleo de gaultêria (salicilato de meti-lo), óleo de hortelã pimenta, óleo de cravo, óleo de louro, óleo de aniz, óleo de eucalipto, óleo de timo, óleo de folha de cedro óleo de nutmeg, pimenta da jamaica, óleo de soja, noz moscada, óleo de amêndoas amargas, e óleo de cássia.
Também adequados são os aromatizantes de frutos artificiais, naturais e sintéticos tais como baunilha, e ô-leos de citrinos incluindo limão, laranja, lima, toranja, e esse ' ncias de frutos incluindo maçã, pera, pêssego, uvas, morango, • framboesa, cerejas, ameixas, ananás, damasco e outros. Estes a-gentes aromatizantes podem utilizar-se na forma liquida ou sõli- 32 /ρτ·τ *<V.’ da e podem utilizar-se individualmente ou em mistura. Os aroma-tizantes comummente utilizados incluem hortelãs tais como hortelã pimente, mentol, baunilha artificial, derivados de canela, e vãrios aromas de frutos utilizados individualmente ou em mistura
Outros agentes aromatizantes adequados incluem aldeídos e esteres tais como acetato de cinamilo, cinamaldeído, citral-di-etil-acetal, acetato de di-hidrocarvilo, formiato de eugenilo, p-metilamisol, e outros. Em geral, podem utilizar-se quaisquer aromatizantes ou aditivos alimentares tais como os descritos em Chemicals Used in Food Processing, publicação 1274 paginas 63-258, pela National Academy of Sciences.
Outros exemplos de aromatizantes aldeídos in-! cluem, mas nao se limitam a acetaldeido (maça), benzaldeido (cereja, amêndoa), aldeído anísico (alcaçuz, anis), aldeído cinami-co (cereja), citral, isto e, alfa-citral (limão, lima), neral, isto é, beta-citral (limão, lima), decanâl (laranja, limão), e-til-baunilha (baunilha, creme), heliotropo, isto e, piperonal (baunilha, creme), baunilha (baunilha, creme), alfa-amil cinamal deído (aromas com condimento de frutos), butiraldeído (manteiga, queijo), valeraldeído (manteiga, queijo), citronelal (moderadores, muitos tipos), decanal (frutos citrinos), aldeído-Cg (frutos citrinos), aldeído-Cg(frutos citrinos), aldeído C12 (frutos citrinos), 2-etil-butiraldeido (frutos de bago), hexanal, isto ê, trans-2 (frutos de bago), tolil-aldeído (cerejas, amêndoas), veratraldeído (baunilha), 2,6-di-metil-5-heptenal, isto ê, melo-nal (melão), 2,6-di-metil-octanal (frutos verdes), e 2-dodecenal (citrinos, tangerina), cereja, uvas, bolo de morangos, suas misturas e análogos. 0 agente aromatizante pode utilizar-se na forma líquida e/ou forma seca. Quando se utiliza na ultima forma, podem utilizar-se meios de secagem adequados tais como secagem por aspersão do óleo. Alternativamente, o agente aromatizante pode ser absorvido em matérias solúveis em água, tais como celulose, amido, açúcar, maltodextrina, goma arábica e outros ou pode ser encapsulado. As técnicas actuais para a preparação de tais formas secas são bem conhecidas e não constituem uma parte • desta invenção.
Os agentes aromatizantes da presente invenção 33
podem utilizar-se em muitas formas físicas distintas bem conhecidas na especialidade para proporcionarem uma erupção inicial de aroma e/ou uma sensação prolongada de aroma. Sem se ser limitativo, tais formas físicas incluem formas livres, tais como for mas secas por aspersão, formas em põ e formas de bolas pequenas, e formas encapsuladas, e suas misturas. A quantidade de agente aromatizante utilizada aqui ê, normalmente, um assunto de preferência sujeito a facto-res tais como o tipo de composição de goma de mascar final, o aroma individual, a base de goma utilizada, e a resistência de aroma desejada. Assim, a quantidade de aromatizante pode variar a fim de se obter o resultado desejado no produto final e tais variações estão dentro das possibilidades dos especialistas sem a necessidade de experimentação. Nas composições de goma o agente aromatizante está, geralmente, presente em quantidades compreendidas entre aproximadamente 0,02% e aproximadamente 5%, e de preferência, entre aproximadamente 0,1% e aproximadamente 2%, e mais preferivelmente entre aproximadamente 0,8% e aproximadaments 1,8%, em peso da composição de goma de mascar.
Os agentes colorantes adequados na presente invenção são utilizados em quantidades eficazes para produzirem a cõr desejada. Estes agentes colorantes incluem pigmentos que se podem incorporar em quantidades atê um máximo de aproximadamente 6%, em peso da composição de goma. Um pigmento preferencial, diõxido de titânio, pode incorporar-se em quantidades atê um máximo de aproximadamente 2%, e de preferência inferior a aproxi madamente 1%, em peso da composição de goma. Os colorantes podem também incluir corantes e colorantes de alimentos naturais adequados para alimentos, drogas'e aplicações cosméticas. Estes colorantes são conhecidos como corantes e lacas F.D.& C. Os materiais aceitáveis para as utilizações anteriores são de preferência solúveis em água. Os exemplos ilustrativos, não limitantes, incluem o corante indigoide conhecido como F.D.& C. Azul NÇ 2, que ê o sal di-sõdio do. ácido 5,5-indigo-estanho di-sulfênico.
Do mesmo modo, o corante conhecido F. D. & D. Verde N9 1 inclui um corante tri-fenil-metano que ê o sal mono-sõdio de 4-/ • _ • 4-(N-etil-p-sulfõnio-benzil-amino) di-fenil-metileno/-/ 1-(N-e- 34 -
til-N-p-sulfõnio-benzil)-delta-2,5-ciclo-hexadieneimina/. Uma lista completa de todos os corantes F.D. & C. e suas estruturas químicas correspondentes pode ser encontrada na Kirk-Othmer En-cyclopedia Of Chemical Technology, 3. Edição, no volume 5 nas paginas 857-884, cujo texto ê aqui incorporado como referência.
Os õleos e gorduras adequados utilizados em composições de goma incluem gorduras vegetais ou animais parcialmente hidrogenadas tais como óleo de côco, õleo de semente de palma, gordura de vaca, banha, e análogos. Estes ingredientes, quando utilizados, estão em geral, presentes em quantidades ate um máximo de aproximadamente 7%, e de preferencia, até um máximo de aproximadamente 3,5%, em peso da composição de goma.
Numa forma de realização, esta invenção dirige-se a composições de goma de mascar estimulantes da saliva com conteúdo em calorias reduzido que incluem (A) uma base goma possuindo uma característica hidrofílica melhorada presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 40% e aproximadamente 75%, em peso da composição de goma de mascar, (B) um agente espessante presente numa quantidade até um máximo de aproximadamente 60%, em peso da composição de goma de mascar, (C) uma quantidade eficaz de um agente edulcorante, e (D) uma mistura homogénea de um polímero hidrofílico presente numa quantidade de pelo menos aproximadamente 1,5% num veículo anidro. Noutra forma de realização, esta invenção dirige-se a uma composição de goma de mascar de centros recheados possuindo uma camada exterior que encerra uma cavidade e um centro líquido dentro da cavidade, em que a camada exterior inclui uma composição de goma de mascar constituída por (A) uma parte de goma possuindo uma característica hidrofílica melhorada presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 40% e aproximadamente 85%, em peso da composição de goma de mascar, e (B) um agente espessante presente numa quantidade até um máximo de aproximadamente 60%, em peso da composição da goma de mascar. Noutra forma de realização, esta invenção dirige-se a uma composição de goma de mascar revestida de produtos de confeitaria possuindo uma porção centro e um revestimento de produto de confeitaria sobre a porção centro em que a porção centro inclui uma composição de goma de mascar de conteúdo em calorias reduzido que ê constituída por (A) uma 35 base de goma possuindo uma característica hidrofílica melhorada presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 40% e aproximadamente 75%, em peso da composição da goma de mascar, e (B) um agente espessante presente numa quantidade até um máximo de aproximadamente 60%, em peso da composição de goma de mascar.
De preferência, a base de goma possuindo uma característica hidrofílica melhorada inclui (A) um elastõmero presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 0,5% e aproximadamente 20%, em peso da base de goma, (b) um polímero acetato de polivinilo de peso molecular médio possuindo um peso molecular compreendido entre aproximadamente 35000 e aproximadamente 55000 presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 10% e aproximadamente 25%, em peso da base de goma, (c) um monoglicérido acetilado presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 4,5% e aproximadamente 10%, em peso da base de goma, (d) uma cera possuindo um ponto de fusão inferior a aproximadamente 60°C, presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 6% e aproximadamente 10%, em peso da base de goma, e (e) um material seleccionado do grupo constituído por solventes de elastómero, emulsionantes, plastificantes, agentes de enchimento, e suas misturas, presentes nas quantidades para levar a quantidade total de base de goma a 100%, em peso da base de goma, (B) um agente espessante presente numa quantidade atê um máximo de aproximadamente 60%, em peso da composição de goma de mascar, (C) uma quantidade eficaz de um agente edulcoran te, e (D) numa mistura homogénea de um polímero hidrofílico presente numa quantidade de pelo menos aproximadamente 1,5% num veí culo anidro. Mais preferivelmente, a base de goma possuindo uma característica hidrofílica melhorada inclui (a) um elastomero presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 0,5% e aproximadamente 20%, em peso da base de goma, (b) um polímero acetato de polivinilo de peso molecular médio possuindo um peso molecular compreendido entre aproximadamente 35000 e aproximadamente 55000 presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 10% e aproximadamente 25%, em peso da base de goma, (c) um monoglicérido acetilado presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 4,5% e aproximadamente 10%, em peso da base de goma, (d) uma cera possuindo um ponto de fusão infe- 36
J rior a aproximadamente 60°C, presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 6% e aproximadamente 10%, em peso da base de goma, (e) um solvente de elastõmero presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 2% e aproximadamente 11%, em peso da base de goma, (f) um plastificante numa quantidade compreendida entre aproximadamente 5% e aproximadamente 14% em peso da base de goma, e (g) um agente de enchimento numa quan tidade compreendida entre aproximadamente 15% e aproximadamente 40%, em peso da base de goma, e (B) um agente espessante presente numa quantidade até um máximo de aproximadamente 60%, em peso da composição de goma de mascar, (C) uma quantidade eficaz de um agente edulcorante, e (D) uma mistura homogénea de um polímero ihidrofílico presente numa quantidade de pelo menos, aproximadamente 1,5% num veículo anidro. A presente invenção inclui também um método para a preparação de composições de goma de mascar melhoradas, incluindo formulações de goma de mascar e de goma de bolha.
As composições de goma de mascar podem prepa-rar-se utilizando técnicas e equipamento padrão conhecidos dos especialistas. Os aparelhos adequados de acordo com a presente invenção incluem aparelhos de mistura e aquecimento bem conhecidos na especialidade de fabrico de goma de mascar, e assim, a selecção dos aparelhos específicos ê evidente para os especialistas.
J
Num tal método, uma composição de goma de mascar i feita por mistura da base de goma da invenção com os outros ingredientes da composição da goma de mascar final desejada Os outros ingredientes, normalmente, incorporam-se na composição como prescrito pela natureza da composição desejada, como é bem conhecido pelos especialistas. As composições de goma de mascar finais são facilmente preparadas utilizando os métodos geralmente conhecidos na especialidade de tecnologia de alimentos e de goma de mascar.
Por exemplo, a base de goma da invenção ê aque cida até uma temperatura suficientemente elevada para amaciar a base sem afectar de forma adversa a capacidade física e química \ da base. As temperaturas óptimas utilizadas podem variar de acor • do com a composição da base de goma utilizada, mas tais tempera- - 37
turas são facilmente determinadas pelos especialistas sem necessidade de experimentação. A base de goma ê, convencionalmente, fundida
J a temperaturas compreendidas entre aproximadamente 60°C e apro-ximadamente 120°C durante um período de tempo suficiente para a tornar uma base fundida. Por exemplo, pode aguecer-se a base de goma sob estas condições durante um período de tempo de aproximadamente 30 minutos antes de se fazer a mistura, por incrementos, com os ingredientes remanescentes da composição de goma tai; como o plastificante, amaciador, agente espessante, edulcorante, e/ou agentes de enchimento, agentes colorantes e agentes aroma-tizantes para plastificar a mistura assim como para modular a dureza, a visco-elasticidade, e a mobilidade da base. Os agentes estimulantes de saliva da presente invenção adicionam-se também :! nesta altura. Continua-se a mistura até se obter uma mistura u-niforme de composição da goma. A seguir pode moldar-se a mistura de composição de goma nas formas de goma de mascar desejadas.
J
Numa forma de realização, esta invenção dirige -se a um método para a preparação de uma composição de goma de mascar estimulante da saliva de conteúdo em calorias reduzido que inclui as fases de (1) proporcionar os ingredientes seguintes da composição de goma de mascar (A) uma base de goma possuin do uma característica hidrofílica melhorada presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 40% e aproximadamente 75%, em peso da composição de goma de mascar, (B) um agente espessante presente numa quantidade até um mãximo de aproximadamen te 60%, em peso da composição da goma de mascar, (C) uma quantidade eficaz de um agente edulcorante, e (D) uma mistura homogénea de um polímero hidrofílico presente numa quantidade de pelo menos aproximadamente 1,5% no veículo anidro, (2) mistura dos ingredientes da fase (A) para formar uma mistura uniforme, e (3) mistura dos ingredientes das fases (B), (C) e (D) à mistura da fase (2) para formar uma mistura uniforme.
Noutra forma de realização, esta invenção diri ge-se a um método para a preparação de uma camada exterior de conteúdo em calorias reduzido de uma composição de goma de mascar de centros recheados, que inclui as fases de (1) proporcionar os ingredientes seguintes da composição da goma de mascar 38
- (A) uma base de goma possuindo uma característica hidrofllica melhorada presente numa quantidade compreendida entre aproxima-damente 40% e aproximadamente 85%, em peso da composição de goma de mascar, e (B) um agente espessante presente numa quantidade até um máximo de aproximadamente 60%, em peso da composição de goma de mascar, (2) mistura dos ingredientes da fase (A) para formar uma mistura uniforme, e (3) mistura dos ingredientes da fase (B) â mistura da fase (2) para formar uma mistura uniforme.
Numa outra forma de realização, esta invenção dirige-se a um método para a preparação de uma porção centro de í conteúdo em calorias reduzido numa composição de goma de mascar revestida de produtos de confeitaria possuindo um revestimento de produtos de confeitaria sobre a porção centro, em que a porção centro ê constituida por uma composição de goma de mascar, que inclui as fases de (1) proporcionar os ingredientes seguin- i tes da composição de goma de mascar: (A) uma base de goma possuindo uma característica hidrofílica melhorada presente numa quan tidade compreendida entre aproximadamente 40% e aproximadamente 75%, em peso da composição da goma de mascar, e (B) um agente espessante presente numa quantidade até um máximo de aproximadamente 60%, em peso da composição de goma de mascar, e (2) mistura dos ingredientes da fase (A) para formar uma mistura uniforme i e (3) mistura dos ingredientes da fase (B) â mistura da fase (2) para formar uma mistura uniforme.
De preferência, a base de goma possuindo uma característica hidrofílica melhorada inclui (a) um elastÕmero presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 0,5% e aproximadamente 20%, em peso da base de goma, (b) um polímero acetato de polivinilo de peso molecular médio possuindo um peso molecular compreendido entre aproximadamente 35000 e aproximadamente 55000 presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 10% e aproximadamente 25%, em peso da base de goma, (c) um monoglicérido acetilado presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 4,5% e aproximadamente 10%, em peso da base de goma, (d) uma cera possuindo um ponto de fusão inferior a aproximadamente 60°C, presente numa quantidade compreen-[ dida entre aproximadamente 6% e aproximadamente 10%, em peso da • base de goma, e (e) um material seleccionado do grupo constituído por solventes de elastÕmero, emulsionantes, plastificantes, - 39 -
,>· agentes de enchimento, e suas misturas, presentes numa quantidade para levar a quantidade total da base de goma a 100%. Mais preferivelmente, a base de goma possuindo uma caracterlstica hi-drofílica melhorada inclui (a) um elastõmero presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 0,5% e aproximadamente 20%, em peso da base de goma, (b) um polímero acetato de polivi-nilo de peso molecular médio possuindo um peso molecular compreendido entre aproximadamente 35000 e aproximadamente 55000 presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 10% e aproximadamente 25%, em peso da base de goma, (c) um monoglicê-rido acetilado presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 4,5 e aproximadamente 10% em peso da base de goma, (d) uma cera possuindo um ponto de fusão inferior a aproximadamente 60°C, presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 6% e aproximadamente 10%, em peso da base de goma, (e) um solvente elastõmero presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 2% e aproximadamente 11%, em.peso da base de goma, (f) um plastificante numa quantidade compreendida entre a-proximadamente 5% e aproximadamente 14%, em peso da base de goma e (g) um agente de enchimento numa quantidade compreendida entre aproximadamente 15% e aproximadamente 40%, em peso da base de goma. De acordo com a presente invenção, as bases de goma possuindo uma característica hidrofílica melhorada e as composições dé goma de mascar que incorporam tais bases de goma podem utilizar--se como a camada exterior de uma goma de mascar de centros recheados que encerra o centro líquido. O centro líquido utilizado nesta invenção pode ser qualquer centro líquido bem conhecido na especialidade, incluindo centros líquidos com açúcar e sem açúcar. Estes centros líquidos incluem, sem limitação, centros essencialmente aquosos, centros aquosos contendo aditivos tais como espessantes, emulsionantes, humectantes, ligantes, gomas, e análogos, e suas misturas para evitar a migração do centro líqui do, suspensões, e centros semi-líquidos, em que a viscosidade do centro líquido pode variar entre uma consistência semelhante a gel ou qualidade pastosa, até uma qualidade de líquido relativamente tixotrõpico, viscoso. • Os centros líquidos podem conter os ingredien- . tes tradicionais bem conhecidos na especialidade de gomas de 40
gomas de mascar e produtos de confeitaria tais como agentes aro-matizantes, agentes edulcorantes, e análogos, e suas misturas.
i I
Em adição aos aditivos de produtos de confeitaria, os centros líquidos podem também conter aditivos farmacêuticos tais como medicamentos, refrescantes do hálito, vitaminas, sumos de frutas e análogos, e suas misturas. Os produtos de confeitaria e os a-gentes farmacêuticos podem utilizar-se em muitas formas físicas distintas e bem conhecidas na especialidade para proporcionar uma erupção inicial de edulcorância e aroma e/ou actividade terapêutica ou uma sensação prolongada de edulcorância e aroma e/ /ou actividade terapêutica. Sem se ser limitativo, tais formas físicas incluem formas livres, tais como formas secas por aspersão, formas em p5, e formas de bolas pequenas, e formas encapsuladas, e suas misturas. Os exemplos ilustrativos, mas não limi-tantes, de centros líquidos adequados para utilização na presente invenção incluem os centros descritos nas Patentes Norte Americanas N9 3894154, 4156740, 4157402, 4316915 e 4466983, cujas descrições são aqui incorporadas como referência. Devido âs propriedades hidrofõbicas aumentadas da camada exterior na presente invenção, o que retarda a migração de centro líquido, pode incorporar-se uma proporção significativamente mais elevada entre centro líquido e camada exterior solida nas gomas de mascar de centros recheados desta invenção. A menor quantidade de camada exterior sélida no produto de goma de mascar de centros recheados permite a preparação de gomas de mascar de conteúdo em calorias reduzido. Em geral, o centro líquido está presente na goma de mascar de centro recheado numa quantidade compreendida entre aproximadamente 15% e aproximadamente 50%, e, de preferência, entre aproximadamente 20% e aproximadamente 35%, em peso do produto de goma de mascar final. A presente invenção estende-se a métodos de produzir as composições de goma de mascar de centros recheados melhoradas. As composições melhoradas podem preparar-se utilizan do técnicas e equipamento padrão conhecidos dos especialistas.
Os aparelhos adequados com a presente invenção incluem aparelhos de mistura e aquecimento bem conhecidos na especialidade do fabrico de gomas de mascar e, assim, a selecção do aparelho específico é evidente para os especialistas. 41 t
“ Tais métodos e aparelhos estão descritos, por exemplo, nas Paten tes Norte Americanas N9 3806290 e 3857963, cujas descrições são aqui incorporadas como referência.
Tipicamente, a base de goma desta invenção ou uma composição de goma de mascar incorporando a base de goma des ta invenção, ê alimentada no extrusor de goma e extrudida através de um orifício com um fio de centro ôco de goma de mascar. Uma formulação de centro líquido é alimentada, sob pressão, atra vês de uma conduta interior até ao centro ôco do fio a jusante do orifício e o fio de centro recheado da goma de mascar ê passado numa unidade de dimensionamento onde rolos fazem diminuir a dimensão da secção transversal do fio de goma e forma unidades de goma individuais.
Numa forma de realização preferida, esta inven ção dirige-se a um método para a preparação de uma composição de goma de mascar de centros recheados que inclui o encerramento de uma cavidade que contêm um centro líquido com uma camada exteri-; or, em que a camada exterior inclui uma base de goma possuindo 1 uma característica hidrofílica melhorada. Noutra forma de realização preferida, esta invenção dirige-se a um método para a preparação de uma composição de goma de mascar de centros recheados que inclui o encerramento de uma cavidade contendo um centro líquido com uma camada exterior, em que a camada exterior inclui uma composição de goma constituida por (A) uma base de goma possuindo uma característica hidrofílica melhorada presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 40% e aproximada-mente 75%, em peso da composição de goma de mascar, e (B) um a-gente espessante presente numa quantidade até um máximo de aproximadamente 60%, em peso da composição de goma de mascar.
De preferência, a base de goma possuindo uma característica hi- j drofílica melhorada inclui, em percentagem em peso, (a) um elas-tômero presente numa quantidade compreendida entre aproximadamen te 20%, (b) um polímero acetato de polivinilo de peso molecular médio possuindo um peso molecular compreendido entre aproximadamente 35000 e aproximadamente 55000 presente numa quantidade com preendida entre aproximadamente 10% e aproximadamente 25%, (c) * um monoglicêrido acetilado presente --------------------------- • numa quantidade compreendida entre aproximadamente 4,5%'e'àpro- 42 ximadamente 10%, (d) uma cera possuindo um ponto de fusão inferi or a aproximadamente 60°C, presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 6% e aproximadamente 10%,e (e) um componente seleccionado do grupo constituido por solventes de elastômeros emulsionantes, plastificantes, agentes de enchimento, e suas misturas , presentes numa quantidade para levar a quantidade total de base de goma a 100%. Mais preferivelmente, a base de goma possuindo uma característica hidrofílica melhorada inclui, em percentagens em peso, (a) um elastômero presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 0,5% e aproximadamente 20%, em peso da base de goma, (b) um polímero acetato de polivinilo de peso molecular médio possuindo um peso molecular compreendido entre aproximadamente 35000 e aproximadamente 55000 presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 10% e aproximadamente 25%, em peso da base de goma, (c) um monoglicêrido ace-fcilado presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 4,5% e aproximadamente 10%, em peso da base de goma, (d) uma cera possuindo um ponto de fusão inferior a aproximadamente , 50°C, presente numa quantidade compreendida entre aproximadamen-ite 6% e aproximadamente 10%, em peso da base de goma, (e) um material seleccionado do grupo constituido por solventes de elas-zõmeros, emulsionantes, plastificantes, agentes de enchimento, e suas misturas, presentes numa quantidade para levar a quantidade total de base de goma a 100%, em peso da base de goma, e (B) um agente espessante presente numa quantidade até um máximo jjde aproximadamente 60%, em peso da composição de goma de mascar. ÍDe acordo com a presente invenção, as bases de goma possuindo uma característica hidrofílica melhorada e as composições de base de goma que incorporam tais bases de goma podem ser utilizadas como a porção centro de uma goma de mascar revestida de produtos de confeitaria. 0 revestimento de produtos de confeitaria utilizado nesta invenção pode ser qualquer revestimento de confeitaria bem conhecido na especialidade, incluindo revestimentos de produtos de confeitaria com açúcar e sem açúcar. Estes revestimentos com produtos de confeitaria podem conter aditivos tais como edulcorantes artificiais, agentes aromatizantes •agentes colorantes, agentes formadores de película, plastifican-|fces, ligantes, absorventes de humidade, agentes anti-pegajosida-~le, agentes dispersantes, e análogos, e suas misturas, para pro- - 43 -
duzir o revestimento uniforme com boas propriedades de mascar e bom aspecto.
As gomas de mascar revestidas com produtos de confeitaria são descritas com mais pormenor, por exemplo, na Patente Norte Americana N9 4753790, cuja descrição ê aqui incorporada como referência.
J
Os agentes edulcorantes, agentes aromatizantes e agentes colorantes atrás apresentados para a composição de goma da porção centro da goma podem utilizar-se nos revestimentos com produtos de confeitaria. Os agentes edulcorantes e aromatizantes podem utilizar-se em muitas formas físicas distintas bem conhecidas na especialidade para proporcionar uma erupção inicial de edulcorância e aroma ou uma sensação prolongada de edulco-rância e aroma. Sem se ser limitativo, tais formas físicas incluem formas livres, tais como formas secas por aspersão, formas em põ, formas em bolas pequenas, e formas encapsuladas, e suas misturas.
Os agentes formadores de película adequados incluem hidroxipropil celulose, metil celulose (éter metílico de celulose), etil celulose, hidroxipropil-metil celulose, hidroxi--etil celulose, carboxi-metil celulose, gelatina, e análogos, e suas misturas. Os agentes formadores de película, quando utilizados, estão presentes numa quantidade compreendida entre apro-ximadamente 0,01% e aproximadamente 1%, em peso.
J
Os plastificantes adequados para utilização são solúveis em água. Os exemplos de plastificantes incluem po-lietileno glicol, polivinilpirrolidona- oligõmeros de polipropi-leno glicol (tais como os que possuem um peso molecular médio compreendido entre aproximadamente 1000 e aproximadamente 2000) , álcool de polivinilo, acetato de polivinilo de baixo peso molecular (tal como os que possuem um peso molecular médio compreendido entre aproximadamente 800 e aproximadamente 1200) , gomas naturais solúveis em água tais como alginatos, goma xantana, car ragenano e agar agar, e análogos, e suas misturas. Os plastificantes podem utilizar-se numa quantidade compreendida entre a-proximadamente 0,2% e aproximadamente 1%, em peso. | Os ligantes adequados para utilização incluem • goma arábica, goma xantana, goma alcântira, dextrina de tapioca 44
y
amido alimentar modificado, zein, e análogos, e suas misturas.
Os ligantes podem utilizar-se numa quantidade compreendida entre aproximadamente 0,05% e aproximadamente 0,3%, em peso.
Os absorventes de humidade adequados, quando utilizados, incluem manitol, fosfato de di-cãlcio, talco, estea-rato de magnésio, sulfato de cálcio, sílicas, e análogos e suas misturas. As sílicas adequadas utilizadas como absorventes de humidade incluem sílicas amorfas, sílicas amorfas sintéticas, geles de sílica hidratados, sílicas sintéticas, silicatos de sé-dio alumínio, diéxido de silício amorfo precipitado de tamanho de partícula ultra-fino, e análogos, e suas misturas. Normalmente o absorvente de humidade está presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 0,5% e aproximadamente 3%, em peso.
Os agentes anti-viscosidade adequados que podem também funcionar como um agente de enchimento incluem carbonato de cálcio, talco e tri-silicato de magnésio, e análogos, e suas misturas. Os agentes dispersantes adequados incluem diéxido de titânio, talco e os agentes anti-viscosidade apresentados an-teriormente. A presente invenção estende-se a métodos de fabrico de composições de gomas de mascar revestidas de produtos de confeitaria melhoradas. As composições de goma de mascar revestidas de produtos de confeitaria melhoradas podem preparar-se utilizando técnicas e equipamento padrão conhecidos dos especialistas. Os aparelhos adequados de acordo com a presente invenção incluem aparelhos de mistura, aquecimento, revestimento e secagem bem conhecidos na especialidade de fabrico da goma de mascar e, assim, a selecção dos aparelhos específicos ê evidente para o especialista.
Num tal método, uma composição ê feita por mis tura das composições de goma de mascar essencialmente anidras, sem açúcar, desta invenção, como atrás apresentado com os outros ingredientes da composição de porção de centro desejada. A mistura homogénea ê, depois, formada em unidades que são colocadas numa panela de revestimento rotativa. Prepara-se um xarope de revestimento de produto de confeitaria, com aquecimento, se necessário, e depois aplica-se âs unidades de goma. Permite-se en- 45 csawíir tão que as unidades de goma, reyegtidas arrefeçam e seguem, Nor-malmente incorpora-se yãrios ingredientes nã composição de revestimento de produto dè confeitaria como prescrito pela natureza da composição desejada assim como ê conhecido pelos especialistas, As composições de goma de mascar revestidas finais são facilmente preparadas utilizando métodos geralmente conhecidos na especialidade da tecnologia de goma de mascar tais como, por exemplo, nas Patentes Norte Americanas N9s. 4238510 e 4317838, publicadas por Cherukuri et al., cujas descrições são incorporadas aqui como referência.
J
J
Numa forma de realização preferida, esta inven ção dirige-se a um método para a preparação de uma composição de goma de mascar revestida com produtos de confeitaria possuindo uma porção centro e um revestimento de produto de confeitaria sobre a porção centro que compreende o revestimento da porção centro com o revestimento de produto de confeitaria, em que a porção centro inclui uma base de goma possuindo uma caracterxs-tica hidrofílica melhorada. Noutra forma de realização preferida esta invenção dirige-se a um método para a preparação de uma com posição de goma de mascar revestida com produtos de confeitaria possuindo uma porção centro e um revestimento de produto de confeitaria sobre a porção centro que compreende o revestimento da porção centro com o revestimento de produto de confeitaria, em que a porção centro inclui uma composição de goma constituída por (A) uma base de goma possuindo uma caracterxstica hidrofíli-ca melhorada presente numa quantidade compreendida entre aproxi-madamente 40% e aproximadamente 75%, em peso da composição da goma de mascar, e (B) um agente espessante presente numa quantidade até um máximo de aproximadamente 60%, em peso da composição de goma de mascar.
De preferência, uma base de goma possuindo uma caracterxstica hidrofílica melhorada inclui, em percentagens em peso da base de goma, (a) um elastõmero presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 0,5% e aproximadamente 20% (b) um polímero acetato de polivinilo de peso molecular médio possuindo um peso molecular compreendido entre aproximadamente 35000 e aproximadamente 55000, presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 10% e aproximadamente 25%, (c) um 46
monoglicêrido acetilado presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 4,5% e aproximadamente 10%, (d) uma cera possuindo um ponto de fusão inferior a aproximadamente 60°C, pre sente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 6% e aproximadamente 10%; e (e) um componente seleccionado do grupo constituido por solventes de elastõmeros, emulsionantes, plasti-ficantes, agentes de enchimento, e suas misturas, presentes numa quantidade para levar a quantidade total da base de goma a 100%. Mais preferivelmente, a base de goma possuindo uma característi-ca hidrofílica melhorada inclui, em percentagens em peso da base de goma, (a) um elastõmero presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 0,5% e aproximadamente 20%, em peso da base de goma, (b) um polímero acetato de polivinilo de peso molecular médio possuindo um peso molecular compreendido entre a-proximadamente 35000 e aproximadamente 55000 presente numa quantidade compreendido entre aproximadamente 10% e aproximadamente 25%, em peso da base de goma, (c) um monoglicirido acetilado pre sente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 4,5% e aproximadamente 10%, em peso da base de goma, (d) uma cera possuindo um ponto de fusão inferior a aproximadamente 60°C, presen te numa quantidade compreendida entre aproximadamente 6% e aproximadamente 10%, em peso da base de goma, e (e) um solvente e-lastõmero presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 2% e aproximadamente 11%, em peso da base de goma, (f) um plastificante numa quantidade compreendida entre aproximadamente 5% e aproximadamente 14%, em peso da base de goma, e (g) um agente de enchimento numa quantidade compreendida entre aproximadamente 15% e aproximadamente 40%, em peso da base de goma.
De acordo com a presente invenção, podem preparar-se composições de goma de mascar de centros recheados estimulantes de saliva, de conteúdo em calorias reduzido possuindo uma camada exterior que encerra uma cavidade e um centro líquido dentro da cavidade, em que a camada exterior inclui uma composição de goma de mascar constituida por (A) uma base de goma possuindo uma característica hidrofílica melhorada presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 40% e aproximadamente 85%, em peso da composição de goma de mascar, (B) um agente espessante presente numa quantidade até um máximo de aproxi- 47 Γ·.
madamente 60%, em peso da composição de goma de mascar, (C) uma quantidade eficaz de um agente edulcorante, e (D) uma mistura homogénea de um polímero hidrofílico presente numa quantidade de pelo menos, aproximadamente 1,5% num veículo anidro. Esta invenção inclui também um método para a preparação de uma camada exterior numa composição de goma de mascar de centros recheados, estimulante da saliva, de conteúdo em calorias reduzido, em que a camada exterior i constituída por uma composição de goma de mascar, que inclui as fases de (1) proporcionar os ingredientes seguintes da composição de goma de mascar (A) uma base de goma possuindo uma característica hidrofílica melhorada presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 40% e aproximadamente 85%, em peso da composição de goma de mascar, e (B) um a-gente espessante presente numa quantidade até um máximo de apro-ximadamente 60%, em peso da composição de goma de mascar, (C) uma quantidade eficaz de um agente edulcorante, e (D) uma mistura homogénea de um polímero hidrofílico presente numa quantidade de, pelo menos, aproximadamente 1,5% num veículo anidro, e (2) mistura dos ingredientes da fase (A) para formar uma mistura uniforme, e (3) misturas dos ingredientes da fase (B), (C) e (D) â mistura da fase (2) para formar uma mistura uniforme.
De preferência, a base de goma possuindo uma característica hidrofílica melhorada inclui (a) um elastémero presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 0,5% e aproximadamente 20%, em peso da base de goma, (b) um polímero acetato de polivinilo de peso molecular médio possuindo um peso molecular compreendido entre aproximadamente 35000 e aproximadamente 55000 presente numa quantidade compreendida entre aproxi- i madamente 10% e aproximadamente 25%, em peso da base de goma, (c) um monoglicerido acetilado presente numa quantidade compreen dida entre aproximadamente 4,5% e aproximadamente 10%, em peso da base de goma, (d) uma cera possuindo um ponto de fusão inferior a aproximadamente 60°C, presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 6% e aproximadamente 10%, em peso da base de goma, e (e) um material seleccionado do grupo constituído por solventes de elastomeros, emulsionantes, plastificantes, | agentes de enchimento, e suas misturas, presentes numa quantida-* de para levar a quantidade total de base de goma a 100%, em peso - 48 - l·.
Λ
J
J i da base de goma.
De acordo com a presente invenção, podem preparar-se composições de goma de mascar revestidas com produtos de confeitaria, estimulantes da saliva, de conteúdo em calorias reduzido possuindo uma porção centro e um revestimento de produtos de confeitaria sobre a porção centro em que a porção centro inclui uma goma de mascar de conteúdo em calorias reduzido que ê constituída por (A) uma base de goma possuindo uma caracterís-tica hidrofílica melhorada presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 40% e aproximadamente 75%, em peso da composição de goma de mascar, (B) um agente espessante presente numa quantidade até um mãximo de aproximadamente 60%, em peso da composição de goma de mascar, (C) uma quantidade eficaz de um agente edulcorante, e (D) uma mistura homogénea de um polímero hidrofilico presente numa quantidade de pelo menos, aproximadamente 1,5% num veículo anidro. Esta invenção inclui também um método para a preparação de uma porção centro numa composição de goma de mascar revestida com produtos de confeitaria, estimulantes da saliva, de conteúdo em calorias reduzida possuindo um revestimento de produtos de confeitaria sobre a porção centro, em que a porção centro ê constituída por uma composição de goma de mascar, o qual inclui as fases de (1) proporcionar os ingredientes seguintes da composição de goma de mascar (A) uma base de goma possuindo uma característica hidrofílica melhorada presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 40% e aproximadamente 75%, em peso da composição de goma de mascar, (B) um agente espessante presente numa quantidade ate um mãximo de apro ximadamente 60%, em peso da composição de goma de mascar, (C) uma quantidade eficaz de um agente edulcorante, e (D) uma mistura homogénea de um polímero hidrofilico presente numa quantidade de, pelo menos, aproximadamente 1,5% num veículo anidro, e (2) mistura dos ingredientes da fase (A) para formar uma mistura uniforme, e (3) mistura dos ingredientes da fase (B), (C) e (D) à mistura da fase (2) para formar uma mistura uniforme.
De preferência, a base de goma possuindo uma característica hidrofílica melhorada inclui (a) um elastomero presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 0,5% e aproximadamente 20%, em peso da base de goma, (b) um polímero 49
acetato de polivinilo de peso molecular médio possuindo um peso molecular compreendido entre aproximadamente 35000 e aproximada-mente 55000 presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 10% e aproximadamente 25%, em peso da base de goma, (c) um monoglicérido acetilado presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 4,5% e aproximadamente 10%, em peso da base de goma, (d) uma cera possuindo vim ponto de fusão inferior a aproximadamente 60°C, presente numa quantidade compreendida entre aproximadamente 6% e aproximadamente 10%, em peso da base de goma, e (e) um material seleccionado do grupo constituído por solventes de elastõmero, emulsionantes, plastificantes, agentes de enchimento, e suas misturas, presente numa quantidade para levar a quantidade total da base de goma a 100%, em peso da base de goma. A presente invenção ê ainda ilustrada pelos ! exemplos seguintes que não são considerados como limitantes do âmbito efectivo das reivindicações. Todas as partes e percentagens nos exemplos e na especificação e reivindicações são em pe-i so da composição final, excepto se especificado de outro modo. i
Exemplos 1 a 3
Estes exemplos demonstram uma comparação entre composições de goma de mascar de conteúdo em calorias reduzido contendo níveis diferentes de agente estimulante da saliva, de acordo com a presente invenção. As composições de base de goma dos exemplos 1 a 3 estão apresentadas na tabela 1. TABELA 1 COMPOSIÇÃO DA BASE DE GOMA (PERCENTAGEM EM PESO) Ingrediente Exemplos. 1-3 Elastõmero 10.0 Acetato de polivinilo de baixo peso molecular 12.0 peso molecular médio 12.0 Cont, 50
Cont. Tabela I
Monoglicérido acetilado 6.5 Cera 9.0 Ester de glicerilo de resina de ma- deira parcialmente hidrogenado 8.0 Õleo de soja parcialmente hidroge- nado 9.0 Emuls ionante 8.0 Agente de enchimento 25.5
As composições da goma de mascar dos exemplos 1 a 3 apresentam-se na tabela 2. TABELA 2 COMPOSIÇÃO DE GOMA DE MASCAR (PERCENTAGEM EM PESO) Exemplo Ingrediente. 1 2 3 Base. de goma 65.0 65.0 65,0 Carbo-hidratos . .25.9 24.9 23.9 Agente de amaciamento 0.2 0.2 0.2 Agente aromatizante 2.4 . 2.4 2.4 Agente edulcorante livre encapsulado e 1.5 1.5 1.5 Glicerina . 5.0 5.0 5.0 Carboximetil celulose sõdio de — 1.0 2.0 • Prepararam-se as composições de goma por, pri- . meiro, fusão da base de goma e, depois, mistura do agente de ama 51
ciamento com a base. Misturaram-se depois os carbo-hidratos e o agente aromatizante com a base. Misturou-se, no fim, o agente edulcorante com a base, mantendo a temperatura da mistura inferior a 48°C, de tal forma que o agente edulcorante encapsulado não fundisse.
Avaliaram-se as propriedades estimulantes de saliva (Suculência) das gomas de mascar dos exemplos 1 a 3, por intermédio de um painel de peritos, numa escala de intensidade de 0 (o pior) a 100 (o melhor) depois de 0,5, 2, 4, 6 e 10 minutos de tempo de mascar. As intensidades de suculência das gomas de mascar dos exemplos 1 a 3 são apresentadas graficamente na figura 1. Avalia-se a composição de goma de mascar do exemplo 1 (sem carboximetil celulose) como possuindo uma intensidade de suculência de 40. Avaliou-se a composição de goma de mascar do exemplo 2 (1% de carboximetil celulose de sSdio em 5% de glicerina) como possuindo uma intensidade de suculência de 40. Avaliou-se a composição de goma de mascar do exemplo 3 (2% de carboximetil celulose de sédio em 5% de glicerina) como possuindo uma intensidade de suculência de 60.
Assim, a composição de goma de mascar de conteúdo em calorias reduzido do exemplo 3, que continha pelo menos 2% de carboximetil celulose de sõdio em 5% de glicerina, pos suia melhores propriedades estimulantes de saliva do que as composições de goma dos exemplos 1 e 2 que continham quantidades menores do carboximetil celulose de sõdio (0% e 1%, respectiva-mente).
Exemplos 4 a 10
Percursos não inventivos 4 a 5 Percursos inventivos 6 a 10
Estes exemplos demonstram uma comparação entre composições de goma de mascar de centros recheados convencionais e composições de goma de mascar de centros recheados preparados de acordo com a presente invenção, possuindo estabilidade melhorada durante a armazenagem. A composição de base de goma dos e-xemplos 4 a 5 (controlos) e exemplos 6 a 10 (amostras de ensaios • apresentam-se na tabela 3,. 52 1-¾
JA -¾ TABELA 3 COMPOSIÇÃO DA BASE DE GOMA (PERCENTAGEM EM PESO) Exemplo Ingrediente 4-5 (Controlos) 6-10 (Amostras de ensaio) Elastõmero 12 10 Acetato de polivinilo de baixo peso molecular 20 12 peso molecular médio — 12 Monoglicêrido acetilado — 6.5 Cera 19 9 Ester glicerilo de resina de. madeira parcialmente hidroge-nada 26 S Õleo vegetal/gordura animal parcialmente, hidrogenados 5 9 Emulsionante 7 8 Agente de. Enchimento 11 25.5
As composições de goma de mascar dos exemplos 4 a 5 (controlos) e exemplos 6 a 10 (amostras de ensaio) apresentam-se na tabela 4. TABELA 4 COMPOSIÇÃO. DE GOMA DE MASCAR (PERCENTAGENS EM PESO) Exemplo 4 5 6 7 8 9 10 Ingrediente (Controlos) (Amostras de ensaio) Base de goma 28.0 28.0 65.0 65.0 65.0 65.0 65.0 Carbo-hidratos Sem açúcar 52.3 27.45 27.45 Com açúcar 52.3 27.45 . Sem açúcar Cont. - 53 -
Cont. Tabela 4
Com xilitol Fructose 27.45 27.45 Agente de amaciamento 18.0 18.0 5.1 5.1 5.1 5.1 5.1 Agente aromatizante hortelã-pimenta 1.35 Tridente 1.35 2.0 2.0 2.0 2.0 2.0 Agente edulcorante 0.35 0.35 0.45 0.45 0.45 0.45 0.45
Preparam-se composições de goma de mascar de I centros recheados incorporando os centros líquidos apresentados na tabela 5 e contendo as composições de base de goma apresentadas na tabela 3 e as composições de goma de mascar apresentados na tabela 4. TABELA 5
J COMPOSIÇÃO DE CENTRO LÍQUIDO (PERCENTAGENS EM PESO) Exemplo Ingredientes 4 69% de humectantes sem açúcar e santes espes- (Controlo) 1% de agente aromatizante 30% de água 5 59% de humectantes com açúcar e santes espes- (Controlo) 1% de agente aromatizante 40% de agua.. . 6 100% de licasina 7 100% de glicerina Cont. - 54 -
Cont. Tabela 5 8 100% de agua 9 69% de humectantes sem açúcar e es-pessantes 1% de agente aromatizante 30% de ãgua 10 97% de glicerina 3% de agente aromatizante ' A proporção em peso entre o centro líquido e a camada exterior das composições de goma de mascar de centros recheados dos exemplos 4 a 5 (controlos) era de aproximadamente 20% e a proporção em peso entre o centro líquido e a camada exterior nas composições de goma de mascar de centros recheados dos exemplos 6 a 10 (amostras de ensaio) era de aproximadamente 30%. As composições de goma de mascar de centros recheados dos exemplos 4 a 10 armazenaram-se a 37°C, e observaram-se, periodicamente, para a estabilidade.
Ao fim de uma semana, os centros em todas as composições de goma de mascar de centros recheados estavam estáveis. Ao fim de duas semanas, os centros das composições de goma de mascar eram satisfatórias, contudo, os centros nas gomas de mascar nos exemplos 4 a 5 (controlos) e no exemplo 8 (centro de ãgua-amostra de ensaio) tornaram-se densos.
Ao fim de 4 semanas, os centros nas gomas de mascar dos exemplos 4 e 5 (controlos) tinham secado, o centro no exemplo 8 (centro de ãgua-amostra de ensaio) ficou denso, e os centros nas composições de goma de mascar nos exemplos 7, 9 e 10 (amostras de ensaios) eram aceitáveis. Ao fim de 7 semanas, os centros nas composições de goma de mascar dos exemplos 6 a 10 (amostras de ensaio) não apresentavam nenhuma modificação. Ao fim de 8 semanas, os centros nas composições de goma de mascar nos exemplos 7 a 10 (amostras de ensaio) possuiam ainda um cen-. tro com esguicho aceitável, mesmo o centro do exemplo 8 (centro ' de ãgua-amostra de ensaio) que se tinha transformado numa massa ~ densa e pegajosa. Ao fim de 12 semanas os centros nas composições - 55 Λ
de goma de mascar dos exemplos 6 a 10 (amostras de ensaio) pos-suiam ainda um centro de esguicho aceitável, incluindo o centro da goma de mascar do exemplo 8 (centro de ãgua-amostra de ensaio
Assim, as composições de goma de mascar de cen tros recheados dos exemplos 6 a 10, que continham a composição de base de goma da invenção, eram muito mais estáveis, durante a armazenagem, do que as composições de controlo dos exemplos 4 a 5.
J A quantidade de humidade absorvida pelas composições de goma de mascar dos exemplos 4 a 5 (controlo) e 6 a 10 (amostras de ensaio) foi medida durante um período de 6 semanas a uma temperatura de 27°C e uma humidade relativa (HR) de 80%. A quantidade de humidade absorvida por cada composição de goma de mascar, em percentagem de humidade absorvi da por peso versus semanas de armazenagem, apresenta-se na figura 2. A figura 2 mostra que as composições de goma de mascar dos exemplos 6 a 10, que continham a base de goma da invenção, absor viam, significativamente, menos humidade do que as composições de goma de mascar convencionais dos exemplos 4 a 5.
Exemplos 11 a 14
Estes exemplos demonstram a comparação entre composições de goma de mascar de centros recheados contendo níveis diferentes da base de goma da presente invenção· A composição da base de goma ê a atrás apresentada para os exemplos 6 a 10. As composições de goma de mascar dos exemplos 11 a 14 apresentam-se na tabela 6. TABELA 6 COMPOSIÇÃO DE GOMA DE MASCAR (PERCENTAGENS EM PESO) Exemplo Ingrediente 11 12 13 14 Base. de goma 23 26 65 85 56
Cont. Tabela 6
Carbo-hidratos 72.55 69.55 27.45 7.45 Agente de amaciamento 19 18 5.1 5.1 Agente aromatizante 2 2 2 2 Agente edulcorante 0.45 0.45 0.45 0.45
Prepararam-se composições de goma de mascar de centros recheados a partir de cada composição de goma de mascar apresentada na tabela 6 (exemplos 11 a 14) , incorporando cada uma os centros líquidos (exemplos A a C) apresentados na tabela 7. TABELA 7 COMPOSIÇÃO DE CENTRO LÍQUIDO (PERCENTAGENS EM PESO) Exemplo Ingredientes A 69% de humectantes sem açúcar e es-pessantes 1% de agente aromatizante 30% de agua B 100% de solução de sorbitol C 100% de água A proporção em peso entre centro o líquido e a camada exterior nas composições de goma de mascar de centros recheados dos exemplos 11 a 14 era de apròximadamente 30%.
Armazenaram-se as composições de goma de mascar de centros recheados a 37°c e observaram-se periodicamente para a estabilidade.
Ao fim de 1 hora, o centro da composição de • goma do exemplo 11C (centro de ãgua-23% de base de goma) começou • ^ . a migrar. Ao fim de duas horas, o centro da composição de goma 57 c: j) do exemplo 12C (centro de ãgua-26% de base de goma) começou também a migrar. Ao fim de 4 horas, o centro do exemplo 11C (centro de ãgua-23% de base de goma) desapareceu, o centro do exemplo 12C (centro de ãgua-26% de base de goma) quase desapareceu, e o centro do exemplo 11B (centro de solução de sorbitol-23% de base de goma) começou a migrar.
Ao fim de 5 dias, o centro do exemplo 12C (cen tro de ãgua-26% de base de goma), tinha migrado, os centros dos exemplos 12B e 13B (centros de solução de sorbitol-26% de base de goma e 65% de base de goma) tinha começado a migrar, o centro do exemplo 13C (centro de ãgua-65% de base de goma) tinha começado a migrar, e os centros dos exemplos 14B e 14C (centro de solução de sorbitol e centro de água, respectivamente-85% de base de goma) eram ainda aceitáveis. Os centros dos exemplos 11A, 12A, 13A e 14A (69% de humectantes sem açúcar e espessantes, 1% de agente aromatizante e 30% de centro água) tinham começado a migrar, apresentando o centro do exemplo 11A (23% de base de goma) a maior migração e o centro do exemplo 14A (85% de base de goma) a menor migração.
Ao fim de 11 dias, apenas os centros dos exemplos 11A, 12A, 13A e 14A (.69% de humectantes e espessantes sem açúcar, 1% de agente aromatizante e 30% de centro água) eram a-ceitãveis, sendo o centro do exemplo 11A (23% de base de goma) muito pegajoso e apresentando o centro do exemplo 14A (85% de base de goma) apenas ligeira migração.
Nas amostras restantes, tornou-se uma aliquota do centro da amostra e mediu-se a percentagem de sólidos do centro utilizando um refractõmetro "Baush & Lomb".
Prepararam-se os centros com uma percentagem inicial em sólidos de 72%. Quando os centros migram, a percentagem em sólidos aumenta.
Ao fim de 1 mês, o centro do exemplo 11A(69% de humectantes e espessantes sem açúcar, 1% de agente edulcoran-te e 30% de centro de ãgua-23% de base de goma) era muito denso e possuía uma percentagem de sólidos de 82%. O centro do exemplo 14A (69% de humectantes e espessantes sem açúcar, 1% de agente aromatizante e 30% de centro de água-85% de base de goma) fluia ainda e possuia uma percentagem em sólidos de 72%, 58
Ao fim de 2 meses, o centro do exemplo 11A (69% de humectantes e espessantes sem açúcar, 1% de agente aro-matizante e 30% de centro de ãgua-23% de base de goma) tinham migrado significativamente e não ê.e pode tomar uma aliquota para analise de percentagem de sÕlidos. 0 centro do exemplo 14A (69% de humectantes e espessantes sem açúcar, 1% de agente aro-matizante e 30% de centro de água-85% de base de goma) fluia ainda e possuia uma percentagem em sólidos de 72%.
Ao fim de 3 meses, os centros dos exemplos 13A e 14A (69% de humectante e espessantes sem açúcar, 1% de agente aromatizante e 30% de centro de ãgua-65% de base de goma e 85% de base de goma, respectivamente) fluiam ainda e cada um possuia uma percentagem em sólidos de 74%.
Assim, as composições de goma de mascar de centros recheados dos exemplos 13 e 14, que continham quantidades mais elevadas da composição de goma da invenção (65% e 85%, respectivamente), eram muito mais aceitáveis, durante a armazenagem, do que as composições de goma dos exemplos 11 e 12 que continham quantidades menores da base de goma (23% e 26%, respectivamente) .
Exemplos 15 a 17
Estes exemplos demonstram a comparação entre uma goma de mascar revestida com produtos de confeitaria convencional e gomas revestidas com produtos de confeitaria preparadas de acordo com a presente invenção. A composição de base de goma dos exemplos 15 (controlo) e exemplos 16 a 17 (amostras de ensaio) apresentam-se na tabela 8. TABELA 8 COMPOSIÇÕES DE BASE DE GOMA (PERCENTAGEM EM PESO) Exemplo 15 16-17 Ingrediente (Controlo) (Amostras de ensaio) Elastómero 12 10 « Cont 59 F*****SW-
Cont.Tabela 8
Acetato de polivinilo de baixo peso molecular peso molecular médio 20 12 12 Monoglicérido acetilado — 6.5 Cera 19 9 Éster glicerilo de rosina de madeira parcialmente hidrogenada 26 8 Õleo de soja parcialmente hidrogenado 5 9 Emulsionante 7 8 Agente de enchimento 11 25.5 As composições de goma de mascar do exemplo (controlo) e exemplos 16 a 17 (amostras de ensaio) apresen- tam-se na tabela 9. TABELA 9 COMPOSIÇÃO DA GOMA DE MASCAR (PERCENTAGENS EM PESO) Exemplo 15 16-17 Ingrediente (Controlo) (Amostras de ensaio) Base de goma 28.0 65.0 Carbo-hidratos 52.3 27.45 Agentes de amaciamento 18.0 5.1 Agentes aromatiz antes. 1.35 2.0 Agente edulcorante 0.35 0,45 . A quantidade de humidade absorvida pela σοβαρο ί sição de goma de mascar do exemplo 15 (controlo) e exemplos 16 - 60 -
a 17 (amostras de ensaio) foi medida durante um período de 6 semanas a uma temperatura de 27°C e a uma humidade relativa (HR) de 80%. A quantidade de humidade absorvida por cada composição de goma, em percentagem da humidade absorvida em peso, versus semanas de armazenagem, apresenta-se na figura 3. A figura 3 mostra que as composições de goma de mascar dos exemplos 16 a 17, que continham a base de goma da invenção, absorviam, signifi cativamente, menos humidade do que as composições de goma de mascar convencionais do exemplo 15.
Mediu-se o grau de dureza relativa das composições de goma de mascar do exemplo 15 (controlo), e dos exemplos 16 a 17 (amostras de ensaio) durante um período de 5 sema-ínas a uma temperatura de 23°C e uma humidade relativa de 23%. Mediu-se a dureza com um durõmetro Instron Model 1130 possuindo um leitor digital de Valtes Associates Inc. Comprimiu-se um êmbolo de 0,47 cm contra a superfície da goma até penetrar a superfície. As medições, em libras versus semanas de armazenagem, apresentam-se na figura 4. A figura 4 mostra que as composições de goma de mascar dos exemplos 16 a 17, que continham a base de goma da invenção eram significativamente mais macias do que as composições de goma de mascar convencionais do exemplo 15.
Assim, as composições de goma de mascar revestidas com produtos de confeitaria dos exemplos 16 a 17, que continham a composição de base de goma da invenção, eram muito mais macias e menos higroscõpicas do que a composição de controlo do exemplo 15. Os centros de goma, contendo a composição de base de goma da invenção, mais macia e mais resiliente, toleravam também o fluxo do ar e as condições de temperatura elevadas (apro-ximadamente 34 C) do processo de revestimento, sem deformação significativa.
Esta invenção embora assim descrita, ê óbvio que a mesma pode variar de muitas formas. Tais variações não podem ser consideradas como um afastamento do espírito e âmbito desta invenção e todas essas modificações são consideradas como incluidas dentro do âmbito das reivindicações seguintes. ' 61

Claims (1)

  1. REIVINDICAÇÕES - Ia - Processo para preparar uma composição de goma de mascar de calorias reduzidas estimulante da saliva caracteri-zado por: (1) se proporcionarem os seguintes ingredientes da composição da goma de mascar: (A) uma base de goma presente numa quantidade compreendida entre 40% e 75% aproximadamente em peso da goma de mascar, constituida por: (a) um elastõmero presente numa quantidade compreendida entre 0,5% e 20%, em peso da base de goma; (b) um polímero de acetato de polivinilo de peso molecular compreendido entre 35.000 e 55.000 presente numa quantidade compreendida entre 10% e 25% aproximadamente, em peso da base de goma; (c) um mono-glicerido acetilado presente numa quantidade compreendida entre cerca de 4,5% e 10% aproximadamente, em peso da base de goma; (d) uma cera possuindo um ponto de fusão inferior a 60°C presente numa quantidade entre cerca de 6%a 10% em peso da base de goma; e (e) um material seleccionado no grupo constituido por solventes de elastõmero, emulsionantes, pias tificantes, agentes de enchimento, e suas misturas, presente numa quantidade que iguale a quantidade total da base de goma a 100% em peso da base de goma; (B) um agente expansor presente numa quantidade inferior ou igual a 60% aproximadamente, em peso da composi- 62 ção da goma de mascar; (C) uma quantidade eficaz de um agente edulcorante; e (D) uma mistura homogénea de um polímero hidrofílico presente numa quantidade de pelo menos 1,5% aproxi-madamente num veículo anidro; (2) se adicionar misturando os ingredientes no passo (A), para formar uma mistura uniforme; e (3) se adicionar misturando os ingredientes nos passos (B), (C) e (D) ã mistura do passo (2) para formar uma mistura uniforme. í - 2a - Processo para a preparação de uma composição de goma de mascar de calorias reduzidas de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o polímero hidrofílico ser selec-cionado no grupo constituido por celulose, carboximetil celulose de sõdio, goma arábica, carragenan^é suas misturas, estando o polímero hidrofílico presente numa quantidade compreendida entre cerca de 1,5% e 10%, em peso da composição de goma de mascar. - 3a - Processo para a preparação de uma composição de goma de mascar de calorias reduzidas de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o veículo anidro ser seleccionado no grupo constituido por glicerina, propileno glicol, e suas misturas, estando o veículo anidro presente numa quantidade compreendida entre cerca de 1% e 20% em peso da composição de goma de mascar. - 4a - Processo para a preparação de uma composição de goma de mascar de calorias reduzidas de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o elastõmero estar presente numa quantidade compreendida entre cerca de 2,5% e 15% em peso da base de goma. 63
    Processo para a preparação de uma composição de goma de mascar de calorias reduzidas de acordo com a reivindicação 1/ caracterizado por o polímero de acetato de polivinilo estar presente numa quantidade compreendida entre cerca de 12% a 17% em peso da base de goma. - 5a - Processo para a preparação de uma composição de goma de mascar de calorias reduzidas, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o mono-glicerido acetilado estar presente numa quantidade compreendida entre cerca de 5% e 9%, em peso da base de goma. - 7a - Processo para a preparação de uma composição de goma de mascar de calorias reduzidas de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a cera estar presente numa quantidade compreendida entre 7% e 9.5% em peso da base de goma. - 8a - Processo para a preparação de uma composição de goma de mascar de calorias reduzidas, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o polímero hidrofílico num veículo anidro ser constituído adicionalmente por um ácido orgânico presente numa quantidade compreendida entre cerca de 0,5 e 10% em peso da composição de goma. - 9a - Processo para a preparação de uma composição de goma de mascar de calorias reduzidas estimulante da saliva, caracterizado por se incorporar: (A) uma base de goma presente numa quantidade compreendida entre 40% e 75%, em peso da composição da goma de mascar constituída por: (a) um elastõmero presente numa quantidade compreendida entre cerca de 0,5% e 20%, em peso da base de goma; 64
    Jt / (b) um polímero de acetato de polivinilo de peso molecular médio possuindo um peso molecular compreendido entre cerca de 35.000 e 55.000 aproxi-madamente presente numa quantidade compreendida entre cerca de 10% a 25%, em peso da base de goma; (c) um mono-glicerido acetilado presente numa quantidade compreendida entre 4,5% e 10% em peso da base de goma; (d) uma cera possuindo um ponto de fusão inferior a cerca de 60°C presente numa quantidade compreendida entre 6% e 10% em peso da base de goma; (e) um solvente de elastémero presente numa quantidade compreendida entre cerca de 2% e 11%, em peso da base de goma; Cf) um plastificante numa quantidade compreendida entre 5% e 14%, em peso da base de goma; (g) um agente de enchimento numa quantidade compreendida entre 15% e 40% em peso da base de goma; e (B) um agente expansor presente numa quantidade inferior ou igual a 60% aproximadamente, em peso da composição da goma de mascar; CC) uma quantidade eficaz de um agente edulcorante; e (D) uma mistura homogénea de um polímero presente numa quantidade de pelo menos cerca de 1,5% num veículo anidro. - 10a - Processo paru a preparação de uma composição de goma de mascar de calorias reduzidas, estimulante da saliva caracterizado por: (1) se proporcionarem os seguintes ingredientes da composição da goma de mascar: 65
    (A) uma base de goma possuindo uma natureza hidrofílica aumentada presente numa quantidade compreendida entre cerca de 40% a 75% em peso da composição da goma de mascar; (B) um agente expansor presente numa quantidade inferior ou igual a 60% em peso da composição de goma de mascar; (C) uma quantidade eficaz de um agente edulcorante; e (D) uma mistura homogénea de um polímero hidrofílico pre sente numa quantidade de pelo menos cerca de lf5% num veículo anidro; (2) se adicionar misturando os ingredientes no passo (A) para formar uma mistura uniforme; e (3) se adicionar misturando os ingredientes nos passos (B), (C) e (D) â mistura do passo (2) para formar uma mistura uniforme. - 11a - Processo para a preparação de uma composição de goma de mascar de centro recheado caracterizado por se envolver uma cavidade contendo um centro líquido com uma concha exterior em que a concha exterior ê constituída por uma base de goma constituida por: (a) um elastõmero presente numa quantidade compreendida entre cerca de 0,5% e 20% em peso de base de goma (b) um polímero de acetato polivinilo de peso molecular médio possuindo um peso molecular compreendido entre cerca de 35.000 e 55.000 presente numa quantidade compreendida entre cerca de 10% e 25% em peso da base de goma; (c) um mono-glicerido acetilado presente numa quantidade compreendida entre cerca de 4,5% e 101 em peso da base de goma; Cd) uma cera possuindo um ponto de fusão inferior a 66
    cerca de 60°C presente numa quantidade compreendida entre cerca de 6% e 10% em peso da base de goma e (e) um componente seleccionado no grupo constituido por solventes elastómero, emulsionantes, plasti ficantes, agentes de enchimento, e suas mistu-f ras presente numa quantidade que iguale a quan tidade total da base de goma a 100% em peso da base de goma. - 12a - Processo para a preparação de uma composição de goma de mascar de centro recheado caracterizado por se envolver uma cavidade contendo um centro líquido com uma concha exterior em que a concha exterior ê constituída por uma composição de goma de mascar constituída por: (A) uma base de goma presente numa quantidade compreendida entre cerca de 40% e 85%, em peso da composição da goma de mascar, constituída por: (a) um elastómero presente numa quantidade compreendida entre cerca de 0,5% e 20%, em peso da base de goma; (b) um polímero de acetato de polivinilo de peso molecular médio possuindo um peso molecular compre endido entre cerca de 35.000 e 55.000 presente numa quantidade compreendida entre 101 e 25% em peso da base de goma; (c) um raonoglicerido acetilado presente numa quantidade compreendida entre cerca 4,5% e cerca de 10%, em peso da base de goma; (d) uma cera possuindo um ponto de fusão inferior a cerca de 60°C presente numa quantidade compreendida entre cerca de 6% e 10%, em peso da base dé goma; e (e) um material seleccionado entre o grupo constitui do por solventes elastómero, emulsionantes, pias tificantes, agentes de enchimento, e suas mistu- 67 -
    ras presente numa quantidade igual da quantidade total da base de goma a 100% em peso da base de goma; e (B) um agente expansor presente numa quantidade igual ou inferior a cerca de 60% em peso da composição de goma de mascar. - 13a - Processo para a preparação de uma concha exterior de uma composição de goma de mascar de centro recheado, em que a concha exterior e constituída uma base de goma possuindo uma natureza hidrofílica aumentada, caracterizada por: (1) se proporcionarem os ingredientes da base de goma possuin do uma natureza aumentada, e (2) se adicionar misturando os ingredientes do passo (1) para formar uma mistura uniforme. - 14a - Processo para a preparação de uma concha exterior numa composição de goma de mascar de centro recheado, em que a concha exterior ê constituída por uma composição de goma de mascar, caracterizado por: (1) se proporcionar os ingredientes seguintes da composição de goma de mascar: (A) uma base de goma possuindo uma natureza hidrofílica aumentada presente numa quantidade compreendida entre cerca de 40% e 85% em peso da composição da goma de mascar; e (B) um agente expansor presente numa quantidade igual ou inferior a 60% em peso da composição de goma de mascar; (2) se adicionar misturando os ingredientes do passo (A) para formar uma mistura uniforme; e (3) se adicionar misturando os ingredientes do passo (B) â mistura do passo (2) para formar uma mistura uniforme. 68 - 3 3
    .Λ·"».·__ Φ’- - 15a - Processo para a preparação de uma composição de goma de mascar de centro recheado caracterizado por se envolver uma cavidade contendo um centro líquido com uma concha exterior, em que a concha exterior é constituida por uma base de goma possuindo uma natureza hidrofílica aumentada. - 16a - Processo para preparar uma composição de goma de mascar de centro recheado caracterizado por se envolver uma cavidade contendo um centro líquido com uma concha exterior, em que a concha exterior ê constituida por uma composição de goma de mascar constituida por; (A) uma base de goma possuindo uma natureza hidrofílica aumentada presente numa quantidade compreendida entre cerca de 40% e 85% em peso da composição de goma de mascar; e (B) um agente expansor presente numa quantidade igual ou inferior a 60% em peso da composição da goma de mascar. - 17a - Processo para a preparação de uma porção central numa composição de goma de mascar revestida por um produto de confeitaria possuindo um revestimento de um produto de confei taria sobre uma porção central, em que a porção central e constituida por uma base de goma, caracterizado por; (1) se proporcionarem os seguintes ingredientes estando as percentagens em peso na base de goma; (a) um elastõmero presente numa quantidade compreendida entre 0,5 e 20% aproximadamente; (b) um polímero de acetato de polivinilo de peso mo lecular médio possuindo um peso molecular compreendido entre cerca de 35.000 e 55.000 presente numa quantidade compreendida entre cerca de 10% e 25%. 69
    (c| mm monoglicerido acetilado presente numa quantidade compreendida entre cerca de 4,5% e 10%; (d) uma cera possuindo um ponto de fusão inferior a cerca de 60°C presente numa quantidade compreendida entre cerca de 6% e 10%; e (e) um componente seleccionado entre o grupo constituído por solventes de elastõmero, emulsionantes plastificantes, agentes de enchimento, e suas misturas, presente numa quantidade que iguale a quantidade total de base de goma a 100%; e (2) se adicionar misturando os ingredientes do passo (1) para formar uma mistura uniforme. - 18a - Processo para a preparação de uma parte central numa composição de goma de mascar revestida com um produto de confeitaria possuindo um revestimento de confeitaria sobre uma porção central em que a porção central e constituída por uma com posição de goma de mascar caracterizado por; (1) se proporcionarem os ingredientes seguintes da composição da goma de mascar: a base de goma compreendida numa quantidade compreen dida entre cerca de 40% e 75% em peso da composição da goma de mascar constituída por: (a) um elastõmero presente numa quantidade compreendida entre cerca de 0,5% e cerca de 20% em peso da base de goma; (b) um polímero de acetato de polivinilo de peso molecular médio possuindo um peso molecular compreendido entre cerca de 35.000 e cerca de 55.000 presente numa quantidade compreendida entre cerca de 10% e 25% em peso da base de goma; (c) um monoglicerido acetilado presente numa quantidade compreendida entre cerca de 4,5% e 10% em peso da base de goma; 70 5¾
    ύ
    (d) uma cera possuindo um ponto de fusão inferior a cerca de 60°C presente numa quantidade compreendida entre cerca de 6% a 10% em peso da base de goma; e (e) um material seleccionado entre o grupo constitui do por solventes de elastõmero, emulsionantes-plastificantes/ agentes de enchimento e suas misturas, presente numa quantidade que iguale a quantidade total da base de goma a 100%, em peso da base de goma; e (B) um agente expansor presente numa quantidade igual ou inferior a cerca de 60%, em peso da composição de goma de mascar; e (2) se adicionar misturando os ingredientes no passo (A) para formar uma mistura uniforme; e (3) se adicionar misturando os ingredientes no passo (B) à mistura do passo (2) para formar uma mistura uniforme. - 19a - Processo para a preparação de uma composição de goma de mascar revestida por um produto de confeitaria possuindo uma porção central e um revestimento de um produto de con feitaria sobre a porção central caracterizado por se revestir a porção central com um revestimento de um produto de confeitaria, em que a porção central é constituida por uma base de goma constituída pelos seguintes ingredientes estando as percentagens em peso da base de goma: (a) um elastõmero presente numa quantidade compreen dida entre cerca de 0,5% e 20%; (b) um polímero de acetato de polivinilo de peso molecular médio possuindo um peso molecular compreendido entre cerca de 35.000 e 55.000 presente numa quantidade compreendida entre 10% e cerca de 25%; 71 »
    -7
    (c) um monoglicerido acetilado presente numa quantidade compreendida entre cerca de 4,5% e 10%; (d) uma cera possuindo um ponto de fusão inferior a cerca de 60°C numa quantidade compreendida entre cerca de 6% e 10%; e (e) um componente seleccionado entre o grupo constituído por solventes de elastõmero, emulsionantes plastificantes, agentes de enchimento, e suas misturas presentes numa quantidade que iguale a quantidade total da base de goma a 100%. - 20a - Processo para a preparação de uma composição de goma de mascar revestida por um produto de confeitaria possuindo uma porção central e um revestimento de um produto de con feitaria sobre a porção central caracterizado por se revestir a porção central com um revestimento de um produto de confeitaria em que a porção central i constituida por uma composição de goma de mascar constituida por: (A) uma base de goma presente numa quantidade compreendi da entre cerca de 40% e 75% em peso da composição de goma de mascar, a qual ê constituida por: (a) um elastõmero presente numa quantidade compreendida entre cerca de 0,5% e 20%, em peso da base de goma; (b) um polímero de acetato de polivinilo de peso molecular médio possuindo um peso molecular compreendido entre cerca de 35.000 e 55.000 presente numa quantidade compreendida entre cerca de 10% e 25%, em peso da base de goma; (c) um monoglicerido acetilado presente numa quantidade compreendida entre cerca de 4,5% e 10%, em peso da base de goma; (d) uma cera possuindo um ponto de fusão inferior a 60°C presente numa quantidade compreendida entre 72
    6% e 10¾, em peso da base de goma; e (e) um material seleccionado entre o grupo constituído por solventes elastõmero, emulsionantes, plastificantes, agentes de enchimento e suas misturas, presente numa quantidade que iguale a quantidade total da base de goma a 100%, em peso da base de goma; e (B) um agente expansor presente numa quantidade igual ou inferior a 60%, em peso da composição da goma de mas car. - 21a - Processo para a preparação de uma porção central de uma composição de goma de mascar revestida com um produto de confeitaria possuindo um revestimento de confeitaria sobre a porção central, em que a porção central ê constituida por uma base de goma possuindo uma natureza hidrofílica aumentada, carac·: terizado por; (1) se proporcionar os ingredientes da base de goma possuindo uma natureza hidrofílica aumentada; e (2) se adicionar misturando os ingredientes no passo (1) para formar uma mistura uniforme, - 22a - Processo para a preparação de uma porção central de uma composição de goma de mascar revestida com um produto de confeitaria possuindo um revestimento de um produto de con feitaria sobre uma porção central, em que a porção central ê constituida por uma composição de goma de mascar, caracterizado por; (1) se proporcionarem os seguintes ingredientes da composição da goma de mascar; CA) uma base de goma possuindo uma natureza hidrofílica aumentada presente numa quantidade compreendida entre cerca de 40% e cerca de 75%, em peso da composição da goma de mascar. 73 1 - — -''~^^χ3Β3ααχβ&ρΐΆ· '* (Β) um agente expansor presente numa quantidade igual ou inferior a cerca de 60% em peso da composição da goma de mascar; e (2) se adicionar misturando os ingredientes no paso (A) para formar uma mistura uniforme; e (3) se adicionar misturando os ingredientes no passo (B) â mistura no passo (2) para formar uma mistura uniforme. - 23a - Processo para a preparação de uma composição de goma de mascar revestida com um produto de confeitaria possuindo uma porção central e um revestimento de um produto de con feitaria sobre a porção central caracterizado por se revestir a porção central com o revestimento de confeitaria em que a porção central ê constituída por uma composição de goma de mascar que compreende: (A) uma base de goma possuindo uma natureza hidrofílica aumentada presente numa quantidade compreendida entre cerca de 40% e 75%, em peso da composição de goma de mascar; e (B) um agente expansor presente numa quantidade iguãl ou inferior a cerca de 60%, em peso da composição da goma de mascar. - 24a - Processo para a preparação de uma concha exterior numa composição de goma de mascar de centro recheado de calorias reduzidas estimulante da saliva em que a concha exterior ê constituida por uma composição de goma de mascar, caracterizado por: (1) se proporcionarem os ingredientes seguintes da composição de goma de mascar; (A) uma base de goma presente numa quantidade compreendida entre cerca de 40% e 85% em peso da composição da goma de mascar, a qual compreende: 74
    (a) um elastõmero presente numa quantidade compreendida entre 0,5% e cerca de 20%, em peso da base de goma; (b) um polímero de acetato de polivinilo de peso molecular médio possuindo um peso molecular compreendido entre 35.000 e 55.000 presente numa quantidade compreendida entre 10% e 25%, em peso da base de goma; (c) um monoglicerido acetilado presente numa quantidade compreendida entre cerca de 4,5% e 10%, em peso da base de goma; (d) uma cera possuindo um ponto de fusão inferior a cerca de 60°C presente numa quantidade compreendida entre 6% e 10%, em peso da base de goma; e (e) um material seleccionado entre o grupo constitui do por solventes elastõmero, emulsionantes, pias tificantes, agentes de enchimento e suas misturas, presente numa quantidade que iguale a quantidade total da base de goma a 100% em peso da base de goma; e (B) um agente expansor presente numa quantidade igual ou inferior a 60%, em peso da composição da goma de mas car; (C) uma quantidade eficaz de um agente edulcorante; e (D) uma mistura homogénea de um polímero hidrofílico pre sente numa quantidade de pelo menos cerca de 1,5% num veículo anidro; e (2) se adicionar misturando os ingredientes no passo (A) para formar uma mistura uniforme; e (3) se adicionar misturando os ingredientes nos passos (B) (C) e (D) â mistura do passo (2) para formar uma mistura uniforme. 75 - 25a - Processo para a preparação de uma concha exterior numa composição de goma de mascar recheado de calorias reduzidas estimulante da saliva, em que a concha exterior é constituída por uma composição de goma de mascar, caracterizado por; (1) se proporcionarem os ingredientes seguintes da composição de goma de mascar; (A) uma base de goma possuindo uma natureza hidrofílica aumentada presente numa quantidade compreendida entre cerca de 40% e 85% em peso da composição da goma de mascar; e (B) um agente expansor presente na quantidade igual ou inferior a 60% em peso da composição da goma de mascar; (C) uma quantidade eficaz de um agente edulcorante; e (D) uma mistura homogénea de um polímero hidrofílico pre sente numa quantidade de pelo menos cerca de 1,5% num veículo anidro; e (2) se adicionar misturando os ingredientes no passo (A) para formar uma mistura uniforme; e 03) se adicionar misturando os ingredientes do passo (B) (C) e (D) â mistura do passo (2) para formar una mistura uniforme. A requerente reivindica as prioridades dos pedidos norte-americanos apresentados em 7 de Julho de 1989, sob os numeros de série 377,494 e 376,945, respectivamente. Lisboa, 6 de Julho de 1990
    76
PT9461390A 1989-07-07 1990-07-06 Processo para a preparacao de gomas de mascar de calorias reduzidas estimulantes da saliva gomas de mascar com o centro recheado e gomas de mascar revestidas com um produto de confeitaria PT94613A (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US07/377,494 US4980177A (en) 1986-12-10 1989-07-07 Reduced-calorie saliva stimulating chewing gum compositions and methods for preparing same

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT94613A true PT94613A (pt) 1991-03-20

Family

ID=23489334

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT9461390A PT94613A (pt) 1989-07-07 1990-07-06 Processo para a preparacao de gomas de mascar de calorias reduzidas estimulantes da saliva gomas de mascar com o centro recheado e gomas de mascar revestidas com um produto de confeitaria

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT94613A (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US5087460A (en) Reduced-calorie confectionery coated chewing gum compositions and methods for preparing same
US4980178A (en) Reduced calorie center-filled chewing gum compositions having improved stability
US5110608A (en) Chewing gums having longer lasting sweetness
RU2362325C2 (ru) Термостойкие, имеющие высокий предел прочности при растяжении, инкапсулированные композиции для активных веществ
US5004595A (en) Multiple encapsulated flavor delivery system and method of preparation
US4983404A (en) Controlled release flavor system and method of preparation
US4775537A (en) Sequentially flavored chewing gum composition
CA2422014C (en) Chewing gum formulations including encapsulated aspartame and sodium pyrophosphate
US4961935A (en) Sugarless, substantially anhydrous chewing gum compositions and methods for preparing same
JP3079114B2 (ja) ポリデキストロースおよびクロロデオキシ糖を含有する相乗甘味組成物およびその調製方法
US6455080B1 (en) Chewing gum containing controlled release acyclic carboxamide and method of making
JP4849646B2 (ja) 甘味を有するガムベース及びそれを含んでなるチューインガム組成物
PT99374A (pt) Processo para a preparacao de composicoes sinergisticas encapsuladas de agentes edulcorantes que compreendem aspartamo e acesulfamo-k
BRPI0413098B1 (pt) Base para goma de mascar e composições de goma de mascar
PT92748A (pt) Processo para a preparacao de uma composicao para goma de mascar de sabor de duracao prolongada
JPH09205994A (ja) 咀嚼可能な菓子組成物及びその調製方法
BRPI0513465B1 (pt) Composições orais, artigo comestível, composições para balas e goma de mascar, métodos para preparação do referido artigo e para fornercer sensação às áreas receptoras orais
PT97654A (pt) Processo para a preparacao de agentes edulcorantes de clorodesoxi-acucar estabilizados na forma de po
JPH10507912A (ja) 果汁中心部充填チューインガム
PT98555B (pt) Processo para a preparacao de composicoes de agentes de enchimento contendo polidextrose, isomalte e manitol com fraca absorcao de humidade e reduzido valor calorico
PT793420E (pt) Composicoes de qualidade alimentar refrescantes do halito compreendendo mentol e uma n-substituida-p-mentano carboxamida e processos para a sua preparacao
PT98609A (pt) Processo para a preparacao de um sistema aperfeicoado de libertacao de aroma
ES2415887T3 (es) Composición edible que contiene polímeros hinchables
PT94980A (pt) Processo para a preparacao de um sistema libertador de aroma encapsulado
EP0472500B1 (en) Stabilized chlorodeoxysugar sweetening agents in solid form and methods for preparing same

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19901009

FC3A Refusal

Effective date: 19960506