PT93836B - Processo para a cristalizacao de bicarbonato de sodio - Google Patents
Processo para a cristalizacao de bicarbonato de sodio Download PDFInfo
- Publication number
- PT93836B PT93836B PT93836A PT9383690A PT93836B PT 93836 B PT93836 B PT 93836B PT 93836 A PT93836 A PT 93836A PT 9383690 A PT9383690 A PT 9383690A PT 93836 B PT93836 B PT 93836B
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- sodium bicarbonate
- process according
- aqueous solution
- sodium
- particles
- Prior art date
Links
Classifications
-
- C—CHEMISTRY; METALLURGY
- C01—INORGANIC CHEMISTRY
- C01D—COMPOUNDS OF ALKALI METALS, i.e. LITHIUM, SODIUM, POTASSIUM, RUBIDIUM, CAESIUM, OR FRANCIUM
- C01D7/00—Carbonates of sodium, potassium or alkali metals in general
- C01D7/16—Preparation from compounds of sodium or potassium with amines and carbon dioxide
-
- C—CHEMISTRY; METALLURGY
- C01—INORGANIC CHEMISTRY
- C01D—COMPOUNDS OF ALKALI METALS, i.e. LITHIUM, SODIUM, POTASSIUM, RUBIDIUM, CAESIUM, OR FRANCIUM
- C01D7/00—Carbonates of sodium, potassium or alkali metals in general
- C01D7/38—Preparation in the form of granules, pieces or other shaped products
Landscapes
- Chemical & Material Sciences (AREA)
- Organic Chemistry (AREA)
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Materials Engineering (AREA)
- Inorganic Chemistry (AREA)
- Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
- Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)
- Saccharide Compounds (AREA)
- Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)
- Crystals, And After-Treatments Of Crystals (AREA)
- External Artificial Organs (AREA)
- Detergent Compositions (AREA)
- Steroid Compounds (AREA)
- Inorganic Compounds Of Heavy Metals (AREA)
Description
Descrição referente à patente de invenção de 50LVAY (Sociátá Anonyme), belga, industrial e comer ciai, com sede em 33, rue du Prince Albert, 3-1050 Bruxelles, Bélgica, para:
PROCESSO PARA A_CRISTALIZAÇÃD DE BICARBONATO DE SÚDIO
A presente invenção refere-se a bicarbonato de sódio de morfologia particular, assim como a um processo para a sua obtenção.
Existem diversos processos conhecidos para a obtenção de bicarbonato de sódio.
Um primeiro processo, designado genericamente processo do amoníaco e explorado correntemente na indústria, consiste em tratar uma salmoura amoniacal com um gás contendo anidrido carbónico (TE-PANE HOU - Manufacture of soda - segunda edição - American Chemical Society Monograph Series - 1969 - Hafner Publishing Company - páginas 132 a 157).
Um outro processo consiste em misturar uma solução saturada aquosa de cloreto de sódio com uma base orgânica azotada, insolúvel em água (geralmente uma amina) e em tratar a mistura resultante com um gás contendo anidrido carbónico (pa—
tentes FR-A-2 545 079 e FR-A-2 551 42B - 50LVAY L Cie).
Para produzir bicarbonato de sódio de grande pureza destinado nomeadamente â alimentação, submete-se uma solução aquosa de carbonato de sódio à acção de um gás contendo anidrido carbónica (5HREVE - The Chemical Process Industries - segunda edição - 1969 - McGraw - Hill Book Company, Inc. - página 295) .
Nestes processos conhecidos o tratamento com o gás contendo o anidrido carbónico produz uma suspensão aquosa de cristais de bicarbonato de sódio. Este processo implica então uma filtração da suspensão para extrair dela os cristais de bicarbonato de sódio e uma secagem destes cristais. Estas duas operações são langas e de elevado custo e implicam por outro lado investimentos onerosos. □ bicarbonato de sódio obtido depois da secagem está geralmente num estado de um pó fino cujas partículas são irregulares em formas e dimensões, e apresentam frequentemente uma dispersão granulométrica extensa.
A invenção refere-se a bicarbonato de sódio de morfologia nova, que se distingue do bicarbonato de sódio conhecido pelo facto de ser formado por partículas regulares, de dimensões superiores.
A invenção refere—se por consequência ao bicarbonato de sódio que está num estado de partículas ovoides ou esféricas.
No âmbito da invenção as partículas ovoides são partículas que apresentam uma superfície essencialmente curva, isenta de arestas vivas. Têm geralmente um perfil de revolução que pode variar da forma lenticular à esfera ideal.
De acordo com uma forma de realizaçao particular, o bicarbonato de sódio de acordo com a invenção está no estado de partículas ovoides apresentando uma relaçao axial média igual pelo menos a 0,5 e de preferência superior a 0,7, sendo esta relação axial média definida pela fórmula:
i=n n
na qual e b^ designam respectivamente a menor e a maior dimensões axiais de uma partícula, n designa o nómero de partículas de uma amostra representativa das partículas de bicarbonato de sódio.
De harmonia com uma outra forma de realização, que é particularmente vantajosa, o bicarbonato de sédio de acordo com a invenção está no estado de partículas cujo diâmetro médio é pelo menos igual a 0,25 mm, e é de preferencia superior a 0,50 mm, sendo o diâmetro médio definido pela fórmulas
Z n . d . i i
Z Π.
na qual n designa a frequência ponderai das partículas de uma amostra de partículas cujo diâmetro médio é igual a d^ (G. HERDAN - '’5mall particle statistics” - 2- edição - 1960 - Dutterworths - págs. 10 e 11).
diâmetro médio óptimo das partículas que formam o bicarbonato de sódio de acordo com a invenção depende da utilização para a qual está destinado. 0 bicarbohato de sódio de acordo com a invenção, que é bastante conveniente para a maioria das aplicações, apresenta um diâmetro médio de partículas compreendido entre 0,50 e 3 mm, e uma relação axial média compreendida entre 0,75 e 0,95. Sao preferidas as partículas aproximadamente esféricas.
Numa forma de realização preferida do bicarbonato de sódio de acordo com a invenção ás partículas ovoides ou esféricas são monolíticas.
Pretende-se designar por partícula monolítica uma partícula formada de um bloco unitério, não aglomerado, de bicarbonato de sódio. De acordo com a invenção as partículas monolíticas são preferivelmente cristalinas. Cada partícula é de preferencia um policristal.
bicarbonato de sódio de acordo com a invenção apresenta geralmente uma dureza elevada e uma elevada resistência aos choques e à abrasão. A sua manipulação e a sua armazenagem sao fáceis e os riscos de emanação de poeiras são reduzidas, ou mesmo suprimidos. Apresenta por outro lado a particularidade de ter uma velocidade de dissolução moderada na água.
bicarbonato de sódio de acordo com a invenção encontra diversas aplicações, nomeadamente em farmácia, para a alimentação humana ou animal, para o tratamento das águas usadas ou das águas ácidas, assim como para a produção do carbonato de sódio.
A invenção refere-se igualmente a um processo para a fabricação de bicarbonato de sódio, segundo o qual se faz circular uma solução aquosa saturada de bicarbonato de sódio através de um leito móvel de cristais.
No processo de acordo com a invenção os cristais da leito servem de gérmens para a iniciaçao da cristalização de bicarbonato de sódio por dessobressatiraçao da solução sobressaturada. 5e bem que se possam utilizar cristais de outra matéria mineral diferentss do bicarbonato de sódio, prefere-se utilizar, de harmonia com a invenção, um leito de cris tais de bicarbonato de sódio. Estes podem ser obtidos por qualquer técnica adequada conhecida, por exemplo uma das técnicas actuais descritas acima.
De acordo com uma forma de execução preferida do processo de acordo com a invenção, moi-se uma partícula do bicarbonato de sódio cristalizado no decurso do processo e recircula-se o bicarbonato de sódio moído no leito móvel. Com efeito observou-se que a qualidade do bicarbonato de sódio produzido pelo processo de acordo com a invenção é melhorada (em particular a morfologia dos grãos é mais regular) quando os gérmens que servem para iniciara cristalização do bicarbonato de sódio no leito compreendem partículas obtidas por trituração dos graos de bicarbonato de sódio produzidas par meio do processo de acordo com a invenção.
leito móvel é por definição um leito no qual as partículas estão animadas de movimentos incessantes durante a passagem da solução de bicarbonato de sódio. Pode ser realizado por qualquer cristalizador apropriado.
De acordo com uma forma de realização preferida do processo de acordo com a invenção o leito móvel é um leito fluidizado de acordo com a definição geralmente admitida (EIVAUDON, MA550T e QEN5IMDN - Precis de genie chimique - tomo 1 - 1960 - Derger-Levrault, Nancy - págs. 353 a 370). Para o efeito utiliza-se com vantagem a técnica descrita e reivindica da no Pedido de Patente Francesa 88.10402 (50LVAY &. Cie), que consiste em fazer passar a solução saturada através de um
distribuidor disposto sob o leito e concebido para distribuir a solução saturada em fluxos filamentares verticais, sendo o distribuidor mantido a uma temperatura apropriada para evitar que o bicarbonato de sódio cristalize espontaneamente à sua superfície. Um aparelho conveniente para a realização desta forma de execução do processo de acordo com a invenção compreende uma cuba cilíndrica vertical e um tubo vertical que está disposto a> ial mente na cuba e que desemboca na vizinhança imediata do fundo desta; a camara anelar vertical que fica assim delimitada entre o tubo axial e a parede cilíndrica da cuba á dividida em duas pelo distribuidor do leito fluidizado. Na exploração deste aparelho o leito de cristais á realizado na câmara anelar por cima do distribuidor, e a solução sobressaturada é introduzida no tuto axial de modo que penetre radialmente na câmara anelar, perto do fundo desta, atravesse o distribuidor e fluidize o leito de cristais»
A taxa óptima de sobressaturação da solução sobressaturada depende de diversos parâmetros, nomeadamente da suíi temperatura e da presença eventual de impurezas sólidas ou dissolvidas. Na prática, e se todas as restantes condiçoes permanecerem iguais, há interesse em realizar uma taxa de sobressaturaçao máxima, devendo esta todavia ser limitada para evitar cristalizações acidentais sobre as paredes da instalação de cristalização, a montante do leito de cristais, ou um crescimento anárquico dos cristais do leito, prejudicial â sua morfologia e à sua resistência mecânica.
A temperatura da solução sobressaturada não é crítica. Observou-se todavia na prática que a velocidade de crescimento dos cristais do leito é tanto maior quanto mais elevada for a temperatura da solução. Convém todavia que a temperatura da solução permaneça inferior à sua temperatura de ebulição à pressão reinante na instalação de cristalização. Por
exemplo, pode-se com vantagem utilizar soluções aquosas de bicarbonato de sódio apresentando um grau de sobressaturação compreendido entre 0,5 e 15 g/kg, a uma temperatura compreendida entre 50 e 1152C, quando a pressão reinante na instalação de cristalização é a pressão atmosférica normal. 0 grau de sobressaturaçaó exprime a massa de bicarbonato de sódio, por kg da solução, que excede a massa de bicarbonato de sódio, por kg da solução, que excede a massa correspondente â saturação da solução.
meio utilizado para obter a solução aquosa sobressaturada de bicarbonato de sódio não é crítico.
De acordo com uma forma de realização preferida da invenção, para obter a solução sobressaturada, mistura-se primeiro uma solução aquosa de bicarbonato de sódio, (de preferencia saturada) com uma solução aquosa de um sal de sódio mais solóvel na água que o bicarbonato de sódio, e converte-se o referido sal em bicarbonato de .sódio na mistura resultante.
Nesta forma de execução do processo de acordo com a invenção as condições operatórias devem ser reguladas por forma a evitar precipitar bicarbonato durante a conversão do referido sal de sódio em bicarbonato de sódio. Estas condiçoes são facilmente realizáveis por uma escolha apropriada do sal de sódio, das quantidades ponderais relativas das soluções aquosas que se misturam ou das suas concentrações respectivas. □ sal de sódio pode ser com vantagem o cloreto ou o carbonato de sódio.
Numa primeira variante da forma de realização, que acaba de ser descrita, da invenção, para produzir a solução aquosa sobressaturada de bicarbonato de sódio, mistura-se uma solução aquosa saturada de bicarbonato de sódio com uma salmoura amoniacal e trata-se a mistura resultante com um gás contendo anidrido carbónico, regulando as quantidades respectivas das
- 7 soluçoes e do gás para evitar fazer precipitar bicarbonato de sadio.
Numa segunda variante da referida forma de realizaçao mistura-se uma solução aquosa saturada de bicarbonato de sádio com uma solução aquosa de carbonato de sódio e trata-se a mistura resultante com um gás contendo anidrido carbónico em condições reguladas para evitar fazer precipitar o bicarbonato de sódio.
Numa terceira variante mistura-se uma solução aquosa saturada de bicarbonato de sédio, uma solução aquosa de cloreto de sódio e um líquido orgânico insolúvel em água, compreendendo uma base organica azotada, insolúvel em água, trata-se a mistura resultante com um gás contendo anidrido carbónico regulando as concentrações ou as quantidades respectivas da solução aquosa, do líquido orgânico e do gás para obter, no meio reactivo resultante, uma solução aquosa sobressaturada de bicarbonato de sódio, sem precipitado, e submete-se o referido meio reactivo a uma decantação para recolher separadamente a solução aquosa sobressaturada de bicarbonato de sódio e uma fase organica compreendendo o cloridrato da base orgânica azotada,
Nesta variante do processo de acordo com a invenção a base orgânica azotada é por definição qualquer reagente orgânico azotado que seja insolúvel em água e que apresente um carácter básico suficiente para reagir com o cloreto de hidrogénio formando o cloridrato da base. Sao exemplos de bases orgânicas azotadas, utilizáveis nesta variante da invenção, as iminas insolúveis em água e os seus derivados, os sais de amónic quaternário insolúveis em água e as aminas e derivadas aminados insolúveis na água. Pode-se utilizar indiferentemente aminas primárias, secundárias ou terciárias. Utilizam-se de maneira particularmente vantajosa aminas primárias e muito particularmente alquilaminas primárias compreendendo 12 a 24 átomos de carbono, de preferencia 12 a 14 átomos de carbono na molécula.
D líquido orgânico pode ser constituido pela base organica azotada tal qual, quando esta é líquida nas condições de realização do processo. Como variante pode ser uma solução da base orgânica azotada num dissolvente orgânico insolúvel em água. São exemplos de dissolventes orgânicos utilizáveis no âmbito da invenção o xileno, os butilbenzenos, os metiletilbenzenos e muito especialmente o white spirit e os dissolventes comerciais conhecidos pelas marcas I5OPAR (Esso) que é uma mistura de isoparafinas, SOLVESSO (Esso) que é uma mistura de compostos aromáticos, 5HELLSOL AB (Shell) que é uma mistura de compostas aromáticos, e 5HELL50L K que é uma mistura de compostos alifáticos.
Entende-se pela expressão insolúvel na água que a solubilidade da base organica azotada e, consoante os casos, do dissolvente na água nao excede 2,5% em peso da solução, de preferência 1%.
□ líquido orgânica pode eventualmente conter o cloridrato da base orgânica azotada. De um modo geral convém todavia que a relação entre o peso do cloridrato da base orgânica azotada no líquido orgânico e o peso total da mistura da base orgânica e do cloridrato não exceda 0,25, sendo aconselhadas relações inferiores a 0,20 e sendo preferidas as inferiores a 0,15. Doravante esta relação é designada taxa de cloridrato do líquido orgânico.
As particularidades e pormenores da invenção tornam-se evidentes na descrição seguinte dos desenhos anexos.
A fig. 1 mostra o esquema geral de uma instalação utilizando uma primeira forma de execução particular do processo de acordo com a invenção} a fig. 2 mostra o esquema geral de uma instalação utilizando uma segunda forma de execução do processo de acordo com a invenção;
a fig. 3 mostra, em secção axial vertical, um aparelho de cristalizaçao de leito fluidizado, utilizável nas instalações das fig. 1 é 2;
as figs. 4 e 5 são fotografias, com ampliação 40 x, de grãos de bicarbonato dé sódio obtidos por meio do processo de acordo com a invenção.
Nestas figuras as mesmas notações de referência designam elementos idênticos.
A instalação esquematizada na fig. 1 compreende uma câmara de reacção 1 e uma câmara de cristalização 2.
A camara de reacção 1 é alimentada, de modo contínuo e simultaneamente, com uma solução aquosa saturada de carbonato de sódio 3, uma solução aquosa saturada (ou ligeiramente sobressaturada) de bicarbonato de sódio 4 e um gás 5 contendo anidrido carbónico. 0 gás 5 é por exemplo gás recolhido de um forno de cal, contendo pelo menos 60|l em peso de anidrido carbónico.
débito de gás 5 é regulado para um valor suficiente para que a totalidade do carbonato de sódio introduzido pela solução 3 na camara 1 seja aí convertido em bicarbonato de sódio. Os débitos respectivos de soluções 3 e 4 e do gás são reguladas também para produzir na câmara 1 uma solução aquosa sobressaturada de bicarbonato de sódio, evitando expressamente precipitar bicarbonato de sódio.
A mistura reactiva o retirada da camara de reacção 1 é então uma solução aquosa sobressaturada de bicarbonato de sódio. £ transferida tal qual, através de uma bomba 7, para a camara de cristalizaçao 2. Retira-se por outro lado da câmara 1 o excesso de gás 1 que não reagiu.
Na camara de cristalização 2 a solução sobressaturada 6 atravessa verticalmente, de baixo para cima, um leito de cristais de bicarbonato de sódio cujo diâmetro médio das partículas é escalonado entre 0,25 e 1 mm aproximadamente. As dimensões do leito de cristais e a velocidade ascendente da solução sobressaturada 6 são reguladas de modo a fluidizar a totalidade do leito, evitando todavia que as partículas mais finas sejam arrastadas pela solução para fora do leito. A solução 6 é então progressivamente dessobressaturada enquanto atravessa o leito, cujos cristais crescem como consequência. As maiores fracçoes granulométricas ocupam a parte baixa da câmara de cristalizaçao e sao retiradas dali periodicamente ou de forma contínua por uma conduta de retirada θ. A altura do leito de cristais é regulada de modo que as águas-mães da cristalização, recolhidas na parte superior da câmara 2, sejam uma solução aquosa saturada ou ligeiramente sobressaturada de bicarbonato de sódio. Esta é enviada à camara de reacçao 1 onde constitui a solução 4 referida acima.
Na instalaçao representada na fig. 2 a câmara de reacção 1 é alimentada simultaneamente com uma solução aquosa saturada de cloreto de sódio 9, uma solução aquosa saturada (ou ligeiramente sobressaturada) de bicarbonato de sódio 4, um gás 5 contendo anidrido carbónico e um líquido orgânico 10 compreendendo uma amina primária insolóvel nas soluções aquosas de bicarbonato de sódio. 0 líquido orgânico 10 pode ser por exemplo uma solução a 50¾ em peso em xileno, da alquilamina primária conhecida pela marca PRIMENE JMT (Rohm & Haas) que contém entre 1B e 24 átomos de carbono na sua molécula. Numa variante o líquido orgânico pode ser uma alquilamina primária líquida contendo menos do que 18 átomos de carbono na sua molécula, utilizada tal qual, não dissolvida num dissolvente, por exemplo a amina conhecida pela marca PRIMENE 81R (Rohm & Haas) cuja molécula contém entre 12 e 14 átomos de carbono,
Os débitos respectivos da solução aquosa 9, do líquido orgânico 10 e do gás 5 são regulados para converter uma parte pelo menos do cloreto de sódio da solução 9 em bicarbonato de sódio. Os débitos respectivos das soluções aquosas 4 e 9, do líquido orgânico 10 e do gás 5 são por outro lado reguladas para obter na câmara 1 uma solução aquosa sobressaturada de bicarbonato de sódio, evitando expressamente precipitar o bicarbonato de sódio.
A mistura reactiva 12 retirada da câmara de reacção 1 é então constituída por uma solução aquosa sobressaturada de bicarbonato de sódio e por uma fase organica compreendendo o cioridrato da amina. A mistura reactiva 12 é transferida para uma câmara de decantaçao 13 onde se separa, por gravidade ou centrifugação, a fase orgânica do cloridrato da amina 14 e a solução aquosa sobressaturada de bicarbonato de sódio 6.
A fase organica 14 é tratada de forma conhecida por si num dispositivo 15 para regenerar a amina 10 que é reciclada na camara de reacçao 1.
A solução aquosa sobressaturada de bicarbonato de sódio 6 é enviada, através da bomba 7, para a cânara de cristalização 2 onde é tratada da maneira descrita acima, com referência à fig. 1.
Nas instalações esquematizadas nas fias. 1 e 2 a camara de reacçao 1 pode ser vantajosamente uma coluna de absDrpção do tipo de empilhamento, bem conhecida na técnica (JOHN, H. PERRY - Chemical Engineers Handbbok - 4?. edição - 1963 - McEraw-Hill Book Company - págs. 16.27 a 18.53).
A camara de cristalização 2 deve ser concebida para permitir a utilização de um leito móvel estável de cristais. Para o efeito pode-se, com vantagem, utilizar o aparelho de cristalização representado na fig. 3. Este está de acordo com o aparelho descrito no Pedido de Patente Francesa 68.10402 (SOLVAY A Cie). Compreenda uma cuba cilíndrica vertical 16 na qual um tubo vertical 17 está disposto axialmente. A cuba 16 é obturada por uma tampa 19 e esta é atravessada pelo tubo vertical 17 que desemboca próximo do fundo da cuba 16. Uma divisória anelar, horizontal, perfurada 22 divide a cuba numa camara anelar superior 24 e numa câmara inferior 25. A câmara superior 24 constitui a câmara de cristalização e contém o leito de cristais j 20. 0 tubo vertical 17 serve para a admissao da solução sobressaturada de bicarbonato de sódio 6 na câmara 25; uma conduta 21 desemboca na parte superior da câmara 24 e serve para evacuar as águas-mães 4 da cristalização e uma conduta 8 serve para a retirada dos cristais.
Durante o funcionamento do aparelho da fig. 3 a solução aquosa sobressaíurada de bicarbonato de sódio 6 desce
I verticalmente pelo tubo 17, penetra radialmente na câmara inferior 25 da cuba 16 e atravessa sucessivamente a divisória 22 e o leito de cristais 20. A divisória 22 tem por finalidade distribuir a solução sobressaturada 6 em fluxos filamentares verticais 23, para fluidizar o leito de cristais 20. Os cristais do leito
vão então repartir-se em camadas ou extractos em função das suas dimensões granulométricas. As fracções de maior granulometria progridem para o fundo do leito, de onde são retiradas periodicamente ou de forma contínua pela conduta de retirada 8. A solução dessobrsssaturada que abandona o leito ê evacuada pela conduta 21.
Os exemplos seguintes servem para ilustrar a invenção.
Estes exemplos referem-se a ensaios laboratoriais que foram executados numa instalação que associa uma camara de sobressaturação, para a produção de uma solução sobressaturada de bicarbonato de sódio, e uma câmara de cristalização de bicar bonato de sódio, funcionando segundo o princípio do leito móvel
Λ de cristais. Para a camara de sobressaturaçao utilizou-se uma coluna cilíndrica munida de vários pratos perfurados horizontais, regularmente espaçados uns dos outros. A câmara de cristalização consistia numa coluna cilíndrica prolongada na base por uma zona cónica pata a retirada dos cristais de bicarbonato de sódio.
Exemplo 1
Neste exemplo alimentou-se a câmara de sobressaturação com:
uma solução aquosa de carbonato de sódio contendo 250 g de carbonato de sódio por kg e cálcio em quantidade igual a 180 mg por kg de bicarbonato de sódio cristalizado; débito = 10 litros/hora;
A# — uma solução aquosa saturada de bicarbonato de sódio, constituida pelas águas-mães da cristalização do bicarbonato de
sódio, débito = 450 litros/hora;
um gás contendo 40/c· em peso de dióxido de carbono, 3 débito = 2 m /hora.
Retirou-se, na base da camara de sobressaturação, uma solução aquosa sobressaturada de bicarbonato de sódio que se introduziu na base da câmara de cristalização. Simultaneamente introduziu-se nesta partículas de bicarbonato de sódio, a razao de cerca de 70 g/hora, sendo estas partículas destinadas a servir de gérmens para a iniciação da cristalização c bicarbonato de sódio.
A temperatura foi mantida a 6020 nas câmaras de sobressaturação e de cristalização.
A fig. 4 reproduz a fotografia de graos de bicarbonato de sódio recolhidos na base da câmara de cristalização. Estes graos tem uma forma que varia entre a esfera e o elipsoide, sem asperezas nem arestas vivas; apresentam um diâmetro médio de 920 microns.
Exemplo 2
Repetiu-se o ensaio do exemplo 1 nas condições seguintes:
composição da solução aquosa de carbonato de sódio;
« Na^CO^ = 250 g/kg de solução • Ca = 55 mg/kg de bicarbonato de sódio produzido;
débito de solução de carbonato de sódio: 0 litro/hora;
- 15 - débito da solução saturada de bicarbonato de sódio (águas-mães) : 450 litro/hora;
- débito do gás : 2,6 m /hora;
- cristais gérmen na câmara de cristalização: partículas de bicarbonato de sódio de 520 micron de diâmetro médio, obtidas por trituração de graos de bicarbonato de sódio retiraA dos na base da camara de cristalizaçao;
temperatura de trabalho: 7020.
bicarbonato de sódio retirado na base da câmara de cristalização apresenta-se no estado de grãos regulares, sem asperezas nem arestas vivas, de forma variando desde a esférica à de elipsoide, de diâmetro médio igual a 900 microns. A fig· 5 reproduz a fotografia de grãos recolhidos no decurso do ensaio.
Claims (1)
- R_e_i_v_i_n_d_i_c_a_çJ3_e_s _ is _Processo para a cristalização de bicarbonato de sódio a partir de uma solução aquosa de bicarbonato de sódio, caracterizado pelo facto de se utilizar uma solução aquosa sobressaturada de bicarbonato de sódio que se faz circular atra vós de um leito móvel de cristais.- 25 Processo de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pelo facto de o leito móvel ser um leito fluidizado de cristais.- 39 Processo de acordo com as reivindicações 1 ou 2 caracterizado pelo facto de os cristais do leito móvel serem cristais de bicarbonato de sódio.- 4§ Processo de acordo com a reivindicação 3 caracterizado pelo facto de se utilizar no leito móvel cristais de bicarbonato de sódio obtidos pela trituração de uma fracção de bicarbonato de sódio proveniente da cristalização.5?Processo de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 4 caracterizado pelo facto de se utilizar uma solução aquosa sobressaturada de bicarbonato de sódio obtida misturando uma solução aquosa saturada de bicarbonato de sódio com uma solução aquosa de um sal de sódio mais solóvel que o bicarbonato de sódio, e convertendo o referido sal de sódio em bicarbonato de sódio na mistura resultante.- 65 Processo de acordo com a reivindicação 5 caracterizado pelo facto de a solução aquosa saturada de bicarbonato de sódio ser as águas-mães dd cristalização do bicarbonato de sódio recolhidas do referido leito de cristais.- 75 Processo de acordo com as reivindicações 5 ou 6 caracterizado pelo facto de o sal de sódio ser carbonato de sódio que se converte em bicarbonato de sódio tratando a mistura citada anteriormente com um gás contendo anidrido carbónico.- 8§ Processo de acordo com as reivindicações 5 ou 6 caracterizado pelo facto de se misturar uma solução aquosa saturada de bicarbonato de sódio, uma solução aquosa de cloreto de sódio e uma base organica azotada insolúvel nas soluçoes aquosas de bicarbonato de sódio, se tratar a mistura resultante com um gás contendo anidrido carbónico e se separar uma fase orgânica contendo o cloridrato da base organica azotada, e uma fase aquosa compreendendo a solução sobressaturada de bicarbonato de1B sódio.- 9§ Processo de acordo com as reivindicações anteriores caracterizado pelo facto de se obter bicarbonato de sódio no estado de partículas compreendendo partículas ovoides ou esféricas.- 10 § Processo de acordo com as reivindicações anteriores caracterizado pelo facto de se obter bicarbonato de sódio no qual as partículas ovoides apresentam uma relação axial média pelo menos igual a 0,5, definida pela relaçãos i=n .Σ a .: b .1=1 1 1 nna qual e b^ designam respectivamente, a menor e a maior dimensões axiais de uma partícula, e n designa o número de partículas de uma amostra de partículas.- 11S Processo de acordo com as reivindicações anteriores caracterizado pelo facto de se obter bicarbonato de sódio no qual as partículas ovoides spresentam um diâmetro médio pelo menos igual a 0,25 mm.- 19 12?Processo de acordo com as reivindicações anteriores caracterizado pelo facto de se obterem bicarbonato de sódio no qual as partículas ovoides são esferas que apresentam um diâmetro médio compreendido entre 0,50 e 3 mm.- 13? Processo de acordo com as reivindicações anteriores caracterizado pelo facto de se obter bicarbonato de sódio no qual as partículas ovoides ou esféricas são blocos monolíticos cristalinos.Foram inventores Llaude Breton, francês, doutor engenheiro, residente em rue Pierre Breton 5, F-54110 Dombasle-sur-Meurthe, França; e Léon Ninane, belga, engenheiro civil electricista, residente em rue Laênnec 1, F-54110 Dombasle-sur-Meurthe, França.A requerente declara que o primeiro pedido desta patente foi apresentado em França, em 24 de Abril de 1989, sob ο n? . B9.05513.
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
FR8905513A FR2646154B1 (fr) | 1989-04-24 | 1989-04-24 | Bicarbonate de sodium et procede pour la cristallisation de bicarbonate de sodium |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT93836A PT93836A (pt) | 1990-11-20 |
PT93836B true PT93836B (pt) | 1996-09-30 |
Family
ID=9381135
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT93836A PT93836B (pt) | 1989-04-24 | 1990-04-23 | Processo para a cristalizacao de bicarbonato de sodio |
Country Status (13)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US5290322A (pt) |
EP (1) | EP0395134B1 (pt) |
JP (1) | JP3112465B2 (pt) |
CN (1) | CN1025554C (pt) |
AT (1) | ATE124668T1 (pt) |
CA (1) | CA2015115C (pt) |
DD (1) | DD299050A5 (pt) |
DE (1) | DE69020630T2 (pt) |
DK (1) | DK0395134T3 (pt) |
ES (1) | ES2074118T3 (pt) |
FR (1) | FR2646154B1 (pt) |
NO (1) | NO303683B1 (pt) |
PT (1) | PT93836B (pt) |
Families Citing this family (21)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US5411750A (en) | 1993-04-27 | 1995-05-02 | Church & Dwight Co., Inc. | Ultrafine sodium bicarbonate powder |
US5445805A (en) * | 1993-05-06 | 1995-08-29 | Church & Dwight Co., Inc. | Large potassium bicarbonate crystals and process for the preparation thereof |
US6322767B1 (en) | 1996-05-21 | 2001-11-27 | Fmc Corporation | Process for making sodium carbonate decahydrate from sodium carbonate/bicarbonate liquors |
US5766270A (en) | 1996-05-21 | 1998-06-16 | Tg Soda Ash, Inc. | Solution mining of carbonate/bicarbonate deposits to produce soda ash |
US5955043A (en) | 1996-08-29 | 1999-09-21 | Tg Soda Ash, Inc. | Production of sodium carbonate from solution mine brine |
US6609761B1 (en) | 1999-01-08 | 2003-08-26 | American Soda, Llp | Sodium carbonate and sodium bicarbonate production from nahcolitic oil shale |
US6699447B1 (en) * | 1999-01-08 | 2004-03-02 | American Soda, Llp | Sodium bicarbonate production from nahcolite |
FR2821344B1 (fr) * | 2001-02-26 | 2003-04-25 | Solvay | Granule de substance minerale agglomeree, resistant a l'abrasion, poudre comprenant de tels granules et procede pour sa fabrication |
CN100415648C (zh) * | 2004-08-24 | 2008-09-03 | 旭硝子株式会社 | 碳酸氢钠的制造方法 |
WO2009138403A1 (en) * | 2008-05-13 | 2009-11-19 | Solvay (Société Anonyme) | Process for the joint production of sodium carbonate and sodium bicarbonate |
WO2012164072A1 (en) | 2011-06-01 | 2012-12-06 | Solvay Chemicals, Inc. | Sodium bicarbonate product with excellent flowability and its method of manufacture |
FR2984299A1 (fr) * | 2011-12-20 | 2013-06-21 | Solvay | Procede de production de bicarbonate de sodium |
FR2984298A1 (fr) * | 2011-12-20 | 2013-06-21 | Solvay | Procede de production de bicarbonate de sodium |
EP2607312A1 (en) | 2011-12-21 | 2013-06-26 | Solvay Sa | Process for preparing sodium bicarbonate particles |
JP2014156375A (ja) * | 2013-02-15 | 2014-08-28 | Lion Corp | 炭酸水素ナトリウム粒子及びその製造方法 |
FR3007753A1 (fr) * | 2013-06-26 | 2015-01-02 | Solvay | Procede de preparation de particules de bicarbonate de metal alcalin |
CN104402023B (zh) * | 2014-11-12 | 2016-08-31 | 天津渤化永利化工股份有限公司 | 一种提高碳化法小苏打产品粒度的生产方法 |
CN105819471B (zh) * | 2016-05-25 | 2017-11-03 | 天津渤化永利化工股份有限公司 | 一种生产大粒度小苏打的方法 |
CN108996526B (zh) * | 2017-06-07 | 2021-06-22 | 中国科学院过程工程研究所 | 一种大颗粒重质小苏打的制备方法 |
JP6830055B2 (ja) * | 2017-12-15 | 2021-02-17 | 三井E&S環境エンジニアリング株式会社 | リン回収装置 |
CN118384682B (zh) * | 2024-06-24 | 2024-08-27 | 山西绿源碳索科技有限公司 | 一种二氧化碳捕集封存装置 |
Family Cites Families (10)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
BE559735A (pt) * | ||||
BE370058A (pt) * | 1929-05-13 | |||
US2193817A (en) * | 1936-04-09 | 1940-03-19 | Frederic A Dakin | Process for recovering sodium carbonate from brines |
US2294778A (en) * | 1940-02-13 | 1942-09-01 | Frederie A Dakin | Process of recovering pure sodium carbonate monohydrate from brines |
US3855398A (en) * | 1973-04-12 | 1974-12-17 | Allied Chem | Sodium carbonate and bicarbonate sperulites from chlorine electrolytic cell liquors |
US3855397A (en) * | 1973-04-12 | 1974-12-17 | Allied Chem | Method of producing sodium carbonate and bicarbonate spherules from brine |
JPS5792517A (en) * | 1980-11-27 | 1982-06-09 | Toyo Soda Mfg Co Ltd | Preparation of sodium carbonate monohydrate |
FR2545079B1 (fr) * | 1983-04-28 | 1985-07-19 | Solvay | Procede et installation pour la production d'une solution organique d'une base organique insoluble dans l'eau |
FR2551428B1 (fr) * | 1983-09-05 | 1985-11-22 | Solvay | Procede pour la preparation d'une solution aqueuse de chlorure de sodium et procede de fabrication de bicarbonate de sodium |
FR2634665B1 (fr) * | 1988-07-29 | 1991-12-13 | Solvay | Procede et installation pour la cristallisation d'une substance minerale et cristaux de chlorure de sodium |
-
1989
- 1989-04-24 FR FR8905513A patent/FR2646154B1/fr not_active Expired - Fee Related
-
1990
- 1990-04-11 AT AT90200884T patent/ATE124668T1/de not_active IP Right Cessation
- 1990-04-11 DK DK90200884.6T patent/DK0395134T3/da active
- 1990-04-11 ES ES90200884T patent/ES2074118T3/es not_active Expired - Lifetime
- 1990-04-11 EP EP90200884A patent/EP0395134B1/fr not_active Expired - Lifetime
- 1990-04-11 DE DE69020630T patent/DE69020630T2/de not_active Expired - Fee Related
- 1990-04-23 DD DD90339996A patent/DD299050A5/de not_active IP Right Cessation
- 1990-04-23 CA CA002015115A patent/CA2015115C/fr not_active Expired - Fee Related
- 1990-04-23 PT PT93836A patent/PT93836B/pt not_active IP Right Cessation
- 1990-04-23 NO NO901779A patent/NO303683B1/no unknown
- 1990-04-24 US US07/522,605 patent/US5290322A/en not_active Expired - Lifetime
- 1990-04-24 JP JP02108532A patent/JP3112465B2/ja not_active Expired - Fee Related
- 1990-04-24 CN CN90102323A patent/CN1025554C/zh not_active Expired - Fee Related
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
DD299050A5 (de) | 1992-03-26 |
DE69020630T2 (de) | 1996-01-11 |
EP0395134B1 (fr) | 1995-07-05 |
FR2646154B1 (fr) | 1991-06-28 |
CA2015115C (fr) | 2000-10-24 |
FR2646154A1 (fr) | 1990-10-26 |
NO901779D0 (no) | 1990-04-23 |
EP0395134A1 (fr) | 1990-10-31 |
CN1047839A (zh) | 1990-12-19 |
ES2074118T3 (es) | 1995-09-01 |
ATE124668T1 (de) | 1995-07-15 |
PT93836A (pt) | 1990-11-20 |
NO303683B1 (no) | 1998-08-17 |
CA2015115A1 (fr) | 1990-10-24 |
JP3112465B2 (ja) | 2000-11-27 |
CN1025554C (zh) | 1994-08-03 |
DK0395134T3 (da) | 1995-11-20 |
JPH0365508A (ja) | 1991-03-20 |
DE69020630D1 (de) | 1995-08-10 |
US5290322A (en) | 1994-03-01 |
NO901779L (no) | 1990-10-25 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
PT93836B (pt) | Processo para a cristalizacao de bicarbonato de sodio | |
US6776972B2 (en) | Recovery of common salt and marine chemicals from brine | |
CN1052450C (zh) | 制备碱金属过酸盐固体颗粒的方法及其装置 | |
US3026261A (en) | Method and apparatus for treating sea water to remove objectionable hardness | |
US4294807A (en) | System for removing solids from a used lime or limestone slurry scrubbing liquor in flue gas desulfurization | |
EP0632738B1 (en) | Process for crystallization in a draft tube baffle crystallizer | |
US20180230018A1 (en) | Production of crystalline sodium bicarbonate | |
AU627977B2 (en) | Crystallizer, process and apparatus for producing sodium chloride crystals | |
EP2403806A1 (en) | Removal of impurities in the production of crystalline sodium carbonate, bicarbonate, or sulfite | |
ES2608681T3 (es) | Procedimiento para la preparación de hidratos de parawolframato de amonio y parawolframato de amonio decahidrato | |
EP1440036A1 (en) | Recovery of sodium chloride and other salts from brine | |
Veesler et al. | Growth kinetics of hydrargillite Al (OH) 3 from caustic soda solutions | |
US4174382A (en) | Process for the production of coarse K2 SO4 in crystallizers and classifiers | |
US3130016A (en) | Process for brine manufacture | |
JP5177956B2 (ja) | 純度・白色度の高い天日塩の費用効果の優れた生産方法 | |
US2089339A (en) | Method of manufacturing magnesium hydroxide | |
US3865922A (en) | Process for the preparation of crystalline calcium sulphate and phosphoric acid | |
US4997637A (en) | Digestive crystallizing process and apparatus for purification of KC1 | |
EA038091B1 (ru) | Способ и реактор для извлечения хлорида натрия и хлорида калия из полиминеральных источников | |
CN212757306U (zh) | 一种结晶器系统 | |
CN108786173A (zh) | 循环冷却式流化结晶器和方法 | |
US3347623A (en) | Preparation of potassium bicarbonate | |
SU829567A1 (ru) | Способ получени сульфата кали | |
CN2485020Y (zh) | 盐化工反应器 | |
JPS62103050A (ja) | Edta廃液からのedtaの回収方法 |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
FG3A | Patent granted, date of granting |
Effective date: 19960618 |
|
MM4A | Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent |
Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES Effective date: 20081218 |