PT93128B - Processo para a preparacao de um concentrado de factor de von willebrand purificado e pasteurizado - Google Patents
Processo para a preparacao de um concentrado de factor de von willebrand purificado e pasteurizado Download PDFInfo
- Publication number
- PT93128B PT93128B PT93128A PT9312890A PT93128B PT 93128 B PT93128 B PT 93128B PT 93128 A PT93128 A PT 93128A PT 9312890 A PT9312890 A PT 9312890A PT 93128 B PT93128 B PT 93128B
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- mol
- solution
- factor
- pasteurized
- von willebrand
- Prior art date
Links
Classifications
-
- C—CHEMISTRY; METALLURGY
- C07—ORGANIC CHEMISTRY
- C07K—PEPTIDES
- C07K1/00—General methods for the preparation of peptides, i.e. processes for the organic chemical preparation of peptides or proteins of any length
- C07K1/14—Extraction; Separation; Purification
-
- C—CHEMISTRY; METALLURGY
- C07—ORGANIC CHEMISTRY
- C07K—PEPTIDES
- C07K14/00—Peptides having more than 20 amino acids; Gastrins; Somatostatins; Melanotropins; Derivatives thereof
- C07K14/435—Peptides having more than 20 amino acids; Gastrins; Somatostatins; Melanotropins; Derivatives thereof from animals; from humans
- C07K14/745—Blood coagulation or fibrinolysis factors
- C07K14/755—Factors VIII, e.g. factor VIII C (AHF), factor VIII Ag (VWF)
-
- C—CHEMISTRY; METALLURGY
- C07—ORGANIC CHEMISTRY
- C07K—PEPTIDES
- C07K1/00—General methods for the preparation of peptides, i.e. processes for the organic chemical preparation of peptides or proteins of any length
- C07K1/02—General methods for the preparation of peptides, i.e. processes for the organic chemical preparation of peptides or proteins of any length in solution
Landscapes
- Chemical & Material Sciences (AREA)
- Health & Medical Sciences (AREA)
- Organic Chemistry (AREA)
- Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
- Medicinal Chemistry (AREA)
- Proteomics, Peptides & Aminoacids (AREA)
- Molecular Biology (AREA)
- Biochemistry (AREA)
- Biophysics (AREA)
- General Health & Medical Sciences (AREA)
- Genetics & Genomics (AREA)
- Gastroenterology & Hepatology (AREA)
- Zoology (AREA)
- Toxicology (AREA)
- Hematology (AREA)
- Analytical Chemistry (AREA)
- Medicines That Contain Protein Lipid Enzymes And Other Medicines (AREA)
- Peptides Or Proteins (AREA)
- Medicines Containing Material From Animals Or Micro-Organisms (AREA)
- Separation Using Semi-Permeable Membranes (AREA)
Description
DESCRIÇÃO
A invenção refere—se a um processo para a preparação de um concentrado de factor de von Willebrand purificado e pasteurizado, bem como a um tal concentrado preparado de acordo com este processo, que é adequado para o tra tamento do sindroma de von Willebrand.
Este estado clínico caracteriza-se por uma deficiência congénita e/ou uma falta da proteína de von Willbrand.
É necessário um concentrado de factor de von Willebrand puro e isento de virus, pois que se utilizam para o tratamento da hemofilia A concentrados de factor VIII:
C oada vez mais purificados, que só contem vestígios de factor de von Willebrand.
Uma vez que os doentes do sindroma de voz. * Willebrand têm de ser tratados durante toda a vida e por vezes
PS.
ça Ao preparado. Tfa ea preparaçSee pobres a* ílbrl0 factor do voa willebrand olxcala ao plana auaa coaeeatração de 5-10 ag/1 o ae fora* da «a eoaplexo aSo ligado covaleateaeate aaa o factor VXII. a efcaaada glabalia* cnti-hnofllloa· So ao-pxeelpitado o factor da voa tUlebrod aaoaatra-ca, ooao eoaplexo da factor da voa VlUaferead/£aeter TXXI, aolto e&rlçuedde a poda por laaa isolar» «ao a partir do plane oa da fraoçSo do pleeaa, por saio da aítodos do fraoeioaaaeate ooabeoidee.
Do registo da pataata eleaão 5 504 585 (ϋδΡ,4,57β,21β) ooabece-ee oa processo para a trataaoato da eoaplexo do factor ΤΣΖΖ, n çea ao liga oaa preparaçao da faetor TUI a oa* aatrls laeolâvel, que ocntd* grupos sulfato livres, por exeaplo aolfato do dextraa, aão soado acatado olareaaata poaafvel oaa aaperaçSo do οαφίβχο da factor TZU aa fsetor YXXIt C o factor do voa Wlllebraad.·
Sa GB 2 079 292 deccrovo-cc oa procccco para a preparação do aa factor do voa Wlllebrand a partir do eopreelpltade, çee eoatado taabda aSo aspara o factor TIXXx 0 do factor do voa Ullabread.
Sa SP 0 022 052 (OSP 4,210,580) dcaerovo» -cc oa praaaao, oa çao ao trata ao plane cca hcparlac da eddlo, precipitaste flbreaeetlaa Juataaaata cca o factor da voa Slllcbraad. A partir da cneda ecbrooaâaata racupara-aa o f aotor aatl-hmofíllco· Oroaatogrefa-ee o precipitado ea celulose DSA£ e isole-ae a flbxoaeetlaa· Sef are -ae çae, çuaate ea atiUea para a erooategrafla gel de cgerccc, o factor do voa Wlllbra&d. alui-ae ao *vold volne* (voloae aorta). A bepariaa d .ρ—μΛ4 λβ· asa çpuuxbldsdes otlllaadn w oaa filtra— ção da gel < oa ?aaao licitante para oaa produção ã escala la»
dustrial. Além disso trabalha-se com KSCN que é tóxico.
No registo de patente europeu 0 083 483 repefer-se que, no estado da técnica, se descreve um processo no J. Lab. Clin. Med. 95,40 (1879)·» para a separação do factor VIII: C e do factor de von Willebrand, separação essa efectua da por imunoadsorpção. Nesse processo, contudo, apenas ae obtém o factor VIII: C com uma pureza razoável.
Um outro processo para a separação destes dois factores encontra-se descrito no Brit. J. Hematol. 43,669(1979)« 110 qual se utiliza aminohexil-agarose · Também este processo é inadequado para a obtenção do factor de von Willbrand.
Na própria EP 0 083 483 descreve-se um processo para a preparação do factor VIII: C, que apenas contém pequenas quantidades do factor de von Willebrand. Não se refere aí, contudo, qualquer processo para o isolamento do factor de von Willebrand.
Todos estes processos têm uma caracteris tica comum que é a de não conduzirem a uma dissociação completa do complexo com o isolamento consequente de um F VIII: C nativo e do vWP. Nenhum destes processos descreve um produto pasteurizado e por isso isento de viras. Para proteger o vWF de uma decomposição proteolítica durante a purificação, utilizam-se nestes processos substancias tóxicas como DFP e inibidor da tripoina de soja ou ainda tampões como KSCN ou NaN^· Finalmente estes processos desvantagens, uma vez que incluem passos que são limitantes para a produção em larga escala. Entre eles destacam-se, por exemplo, filtrações em ge isto é, separações com base no peso molecular, ou passos croma tográficos utilizando um gradiente salino para a eluição.
A presente invenção descreve um processo com o qual se consegue, surpreendentemente, dissociar o eomple
- 5 ~ xo do factor VIII: C β do factor de von Willebrand e isolar o factor de von Willebrand purifificado e pasteurizado com eleva do rendimento· 0 objectivo desta invenção é a preparação de um agente terapêutico coagnlante, purificado, pasteurizado e por isso isento de virus, para o tratamento do síndroma de von Willebrand.
ob^ectivo da invenção é um processo para a preparação de um concentrado de factor de von Willebrancl. pasteurizado, caracterizado por se tratar uma solução que contém o factor de von Willebrand (vWF) como complexo com o P VIII C num tampão de aminoácido de pH 5,5 a 6,5 e numa concentração de hidratos de carbono de 5 a 30% em peso, com um permutador aniónico, ao qual se liga ο Ρ VIII: C, e se isolar a partir da solução o concentrato de factor de von Willebrand.
Como material de partida para a preparação de um concentrado de vWF podem utilizar-se soluções nas quais o vWP se encontra presente como complexo com ο Ρ VIII: 0„ p. ex.plasma e fracções dele obtidas como crioprecipitados, fracção dohn I ou ainda camadas sobrenadantes e extractos de culturas celulares.
material de partida, de preferencia os crioprecipitados ou as fracções intermédias deles obtidas, pode ser pasteurizado.
vWP pode proteger-se da inactivaçao térmica durante a pasteurização, pela adição de hidratos de carbono, de preferência sacarose, de preferência em concentrações de 10 a 60 % em peso, e/ou de aminoácidos, de preferência glicina, de preferência em concentrações de 0,3 a 5,0 mol/1, e/ou de sais de cálcio, de preferência em concentrações de 1 a 20 mmol/1. Por meio destas medidas pode também impedir-se ao mesmo tempo a precipitação de proteínas sensíveis ao melo ácido, por exemplo a fibronectina.
Os hidratos de carbono servem não só para proteger as proteínas da uma inactivação térmica ou de uma desnaturação, mas também como solubilizantes na zona de pH áci do de 6,5 a 5»5» β neste caso em especial para o fibrinogénio e para o vWP· impedindo surpreendentemente a sua precipitação·
Pode manter-se o vWF em solução após adsorpção do Ρ VIII: C ao permutador iônico a pH 5,5» separar— -se da solução o fibrinogénio por adição de glicina em concentrações de 0,5 a 5»0 mol/1, de preferência 2,7 mol/1 e, a partir da camada sobrenadante de glicina precipitar-se o vWF com concentrações de NaCl correspondentes a 2 a 15 % em peso, de preferência 6 % em peso.
vWF pode pasteurizar-se uma segunda vez, como produto intermediário, para aumentar a segurança virai · vW? pasteurizado e altamente purificadc pode filtrar-se em condições estéreis e liofilizar-se, por exemplo com glicina (2 % em peso), albumina (0,5 %) em citrato (0,02 mol/l)-NaCl (0,06 mol/1) como estabilizadores.
Opreparado de acordo com a invenção é mais ou menos isento de proteínas inconvenientes, ao contrário dos crioprecipitados anti-hemofílicos, do crioprecipitado bruto ou das suas criofracções, que até agora têm sido utilizados para o tratamento do síndroma de vW.
processo de acordo com a invenção correspondeu às elevadas exigências de pureza, rendimento e isenção de virus: juntamente com as proteínas indesejáveis eliminam-se também pelo processo de purificação outros virus possivelmente presentes e inactivam-se por meio de pasteurização.
A actividade específica de um produto preparado de acordo com O processo descrito situa-se acima de 100 E de F VIII Eí Co F/iag de proteína.
Pode proceder-se da seguinte maneira:
crioprecipitado dissolvido, fortemente enriquecido com o factor de von Willebrand e com o factor VIII , libertado dos factores do complexo de protrombina por meio de adsorção em Al(OH)^, estabiliza-se para protecção contra inacti vação térmica, por meio de um método conhecido, por adição de hidratos de carbono, aminoácidos e iões cálcio, e aquece-se em solução aquosa, de preferência durante 10 horas a 60°C,
A solução pasteurizada pode diluir-se ató ao dobro do volume com um tampão de condutividade fisiológica (12 - 15 mS) e a ua pH de 5»5i com a composição de 0,2 mol/1 de lisina e 0,2 mol/1 de acetato de sõdio, ajusta-se o pH da solução a 5,5 e aplica-se a um permntador aniónico a 20°C.
Nestas condições, o factor VIII liga-se a permutadores iõnicos básicos oom DEAE e QAE como grupos funcionais ligados a fiSephadex, fiSepharose, celulose ou ^Practogel· como matriz, enquanto que o vWF permanece em solução, paara este fim equilibram-se previamente estes permutadores com o seguinte tampão: 0,1 mol/1 de acetato de sódio; 0,1 mol/1 de lisina; 0,017 mol/1 de NaCl; pH 5»5·
Uma vez que, nas condições mencionadas, o vWP permanece na camada sobrenadante juntamente com fibrino— génio e fibronectina, ocorre evidentemente a dissociação do complexo de vWF como factor VIII, nas condições mencionada.
permutador aniónico carregado com F TT. pode lavar-se com uma solução tampão contendo 0,1 mol/1 de lisina; 0,1 mol/1 de acetato de sódio; 0,017 mol/1 de acetato de sódio; 0,01.7 mol/1 de NaCl; pH 5» ou com outros tampões com uma condutividade de 12 - 15 mS. Para a eluição utilizam-se tampões com elevadas concentrações salinas, por exemplo 0,5-1 mol/1 de NaCl ou de outros halogenetos alcalinos ou alcalinoterrosos ·
- 6 0 eluído pode, conforme o caso, tratar-se de modo a obter-εβ um concentrado de F VIII: C pasteurizado e altamente purificado.
A dissociação descrita e a adsorpção selectiva a pH ácido só é possível quando o fibrinogénio, que constitui a componente principal da proteína em solução, não precipita; pois é sabido que as englobulinas, às quais pertence o fibrinogénio, precipitam em solução aquosa por acidificação a pH 5 a 5»5·
Isto não é válido para o processo de acordo com a invenção, porque os hidratos de carbono que ficam em solução após a pasteurização e o cálcio e o fibrinogénio também se mantém em solução a um pH ácido.
Este passo do processo é também objectivo e matéria da presente invenção, mesmo quando a pasteurização das proteínas se efectua mais tarde.
factor de von Willebrand, isento da actividade do factor VIII: C, continua justamente com o fibrinogénio e com a fibroneactiva na camada sobrenadante (processo •batch*) ou passa pela coluna e pode em seguida separar-se, por meio de passos de fraççionamento apropriados, das proteínas em grande excesso que o acompanham, por exemplo por meio de um fraççionamento com glicina e precipitação com NaCl da camada sobrenadante do permutador aniónico.
Para este fim ajusta-se o pH da camada sobrenadante de DEAE a 7,3 e precipita-se a 37°C com 0,5-3 mol^. de glicina, de preferência com 2,7 mol/1, e separa-se o fibrinogénio precipitado.
Por meio de adição de NaCl sólido nem solução ao sobrenadante de glicina até uma concentração final
de 2 a 25 % em peso, de preferência 6 % em peso, precipita-se selectivamente o factor de von Willebrand e separa-se, por exemplo, numa centrífuga.
precipitado dissolvido pode purificar-se p
por tratamento com Aerosil até um grau de pureza superior·
A uma determinada concentração de albumina, ajustada pela OD (densidade óptica) a 280nm, ligam-se ao Aerosil de preferencia as proteínas acompanhantes do vWF, nomeadamente fibrinogénio, fibronectina e imunoglobulina; diminuindo-se também claramente ao isoaglutininas indesejadas· 0 tratamento com ae.
rosil pode efectuar-se tanto antes como depois da Pasteurização.
precipitado de factor de von Willebrand assim preparado dissolver-se, juntar-se com sacarose-glicina e aquecer-se novamente durante 10 horas a 60°C para aumentar a segurança contra virus. Esta pasteurização é surpreendentemente possível praticamente sem perda de actividade· A partir da solução diluida arrefecida separa-se o fibrinogénio ainda presente por meio de uma precipitação com gllcina de 0,5—5«0 mol/1, de preferência 2,2 mol/1. Através de uma precipitação subsequente, com cloreto de sédio, da camada sobrenadante, com 2 a 25 % em peso, de preferência 8 % em peso, pode isolar-se o factor de von Willebrand numa forma de elevada pureza e com um baixo teor em isoaglutinina.
Apés dissolução do factor de von Willebrand num tampão de 0,02 mol/1 de citrato, 0,0 6 mol/1 de NaCl, pH 6,8, e estabilização por adição da aminoácidos e albumina, segue-se uma diálise; filtra-se então o produto em condições estéreis e, conforme o caso, liofillsa—se· 0 teor em vWF deter minou-se através de actividade do F VIIIfixCoF, de acordo com o método da aglutinação.
As plaquetas estabilizadas aglutinam—se na presença de F VIIISsCoF e do antibiótico xistocetina A.
- 8 —
Processo da determinação:
iíisturam-se 50 jol de reagente de von Willebrand, Behringwerke (ressuspendido em 1 ml de água destilada) e 50 jal de plasma ou de diluição de plasma, sobre uma placa de vidro e agitam-se durante um minuto à temperatura ambiente, quer numa máquina de agitação, quer manualmente; sendo importante uma boa mistura. Apás um minuto de repouso compara-se o grau de aglutinação com um controle de cloreto de sódio. Lê-se o grau de diluição que ainda á positivo em relação ao controle e multiplica-se pela sensibilidade do reagente. Obtem -se o teor de F VIIIRíCoF em percentagem.
Descreve-se em seguida, com exemplos, a preparação de um concentrado de factor de von Willebrand. pasteurizado e de elevada pureza.
Exemplo 1
1. Material de partida
Dissolveu-se 1 kg de crioprecipitado bruto, por aquecimento a 30-57°0, em 3 1 de um tampão que continha 0,08 mol/1 de NaCl; 0,27 iíol/1 de glicina; 0,13 E/l de anti-
trombina III e 0,66 USPE/ml de de solução com um valor de pH e concentrações seguintes: | heparina. de 6,8-6,9 | Obtiveram-se 4 1 e com os componentes |
NaCl | 0,06 | mol/1 |
Glicina | 0,2 | mol/1 |
AT III | 0,1 | E/ml |
Heparina | 0,5 | E/ml. |
2. Adeorpção em Al(OH)^
Α 1000 al da solução do ponto 1 adicionaram-se 80 al de ume suspensão de Al(OH)^ a 1 % (Behringwerke, láarburg) e agitou-se durante 15 minutos, à temperatura de 28-30°C, Ea seguida centrifugou-se durante 15 minutos a 3000 x g, regeitou—ee o resíduo e adicionaram—se estabilizadores à fase líquida e pasteurizou-se.
3· Estabilização e pasteurização
Trataram-se 1000 al da fase liquida do ponto 2 com os seguintes estabilizadores:
al de solução de CaClg» 1 aol/1 (5 aaol/1)
1000 g de sacarose (500 g/kg de solução)
150 β de glicina (2 aol para 1 1 de solução)· valor de pE ajustou-se a 7,3 com RaOH2N.
volume de solução aumentou coa a adição. A partir de lkg de crioprecipitado obtiveram-se 6,8 1 de solução estabilizada que se aqueceu durante 10 horas a 60°C em banho aaria.
4. Tratamento por permuta iónica
Diluiram-se 6,8 1 da solução do ponto 3 com 6,8 1 de um tampão que continha 0,2 mol/1 de acetato de sódio, pH 5»5 e 0,2 aol/1 de lisina. 0 valor de pH ajustou—se a 5»5 com ácido acético.
Tratou-se a solução com 300 ml de DEAErR Sepharose CL 6 B, que tinha sido equilibrada com um tampão de pH 5,5 que continha 0,1 mol/1 de acetato de sódio, 0,1 aol/1 de lisina e 1 g/1 de NaCl. Agitou-se a suspensão durante 2-3 horas â temperatura ambiente e vigiou-se o decurso da adsozpção por meio de determinação contínua do P VIII. Em seguida aplicou—se a resina carregada a um filtro de Nylon e separou—se, lavou—se, eluiu—se e tratou—se o eluído para se obter um concentrado de Ρ VIII :C.
Isolamento do facto de von Willebrand a partir da camada sobrenadante de DEAE
5. Precipitação com glicina 2,7 M
Para a precipitação ajustou-se o pH da fase líquida de DEAE a 6,8 com NaOH 2 M, aqueceu-se a 37°C, e por adição de 2,1 mol/1 de glicina cristalina (157«5 g) levou—se a uma concentração final de 2,7 mol/1, já que o líquido de DEAE continha já 0,6 mol/1 de glicina vindo da solução pasteurizada. Doseia-se a glicina durante 30 minutos, lentamente, sob agitação. Precipita então o fibrinogénio e remove-se. A mistura de precipitação arrefece até 20-25°C. Separou-se o precipitado de fibrinogénio por meio de centrifugação a 3000 - 5000 x g.
6. Precipitação com NaCl a 6 %
Precipitou-se o factor de von Villabrand por meio de adição de NaCl cristalino à fase líquida contendo glicina 2,7 molar (60 g/1). A precipitou-se efectuou-se à tem peratura ambiente, adicionando-se o NaCl durante 30 minutos e agitmndo-se depois durante mais 30 minutos. Separou—se o precipitado fino numa centrífuga contínua a 15000 z g a 10°C e um caudal de 40 1/hora.
7· Dissolução do resíduo da precipitação com NaCl a 6 %, estabilização e pasteurização resíduo da precipitação com NaCl a 6 % dissolveu-se em 60 ml de água destilada. Obtiveram-ee 82,3 ml de uma solução com uma densidade éptica de 40 a 280 na. No caso de uma densidade éptica maior do que 30 dilui-se a este valor.
Para a estabilização adicionaram-se a
82,5 ml de solução 82,5 β de sacarose (1 g/ml) e 12,3 β de glicina (2 mol/1). 0 volume da solução estabilizada era de
140 ml, ο pH ajustou-ee a 6,0 com NaOH 2 Μ e aqueceu-se a solu ção estabilizada durante 10 horas a 60°C.
8. Isolamento do factor de von Willebrand pasteurizado a partir da solução de estabilizador
Diluição:
Após arrefecimento a 40°C diluiu-se a solução pasteurizada, na proporção de 1:5, oom 280 ml de um tamp pão que continha 0,05 mol/1 de NaCl e 0,02 mol/1 de tri-citra to de sódio. A densidade óptica da solução, a 280 na, era de 8,82 após diluição.
Pré-precipitação com glicina (2,2 mol/1)
Misturaram-se 420 ml da solução pasteurizada e diluida, que já continha 0,4 mol/1 de glicina, com
56,7 g de glicina (1,8 mol/1), a 55°C. k solução arrefeceu du rante a precipitação (50 minutos) e durante o tempo de agitação que se seguie (50 minutos) até è temperatura de 25°C.
Centrlfugou-se o precipitado a 5000 g e rejeitou-se
Precipitação com NaCl a 8 %
Misturou-se a camada sobrenadante de glicina 2,2 molar (420 ml) com 0,53 volumes de um agente de precipitação (159,6 ml) que continha 1,8 mol de glicina e J00 g de NaCl por litro. A temperatura quando da precipitação foi de 20°C, sendo o tempo total de precipitação e agitação de 1 hora. 0 residuo de NaCl a 8 %, que continha o factor de von Willebrand HS, centrlfugou-se a 5000 g·
Dissolução do resíduo de NaCl a 8 %, diálise e ultracentrifugação:
Dissolveu-se o resíduo de NaCl a 8 % em 55 al àe um tampão de pH 6,9 com a seguinte composição:
Tampão de dissolução: 0,06 mol/1 de NaCl
0,02 aol/1 de tri.-citrato de sódio 2 % de glicina
0,5 % de albumina humana,
Dialisou-se a solução durante 2 x 1,5 horas, a 20 °C, contra 1,2 1 de ua tampão de diálisa, sob agitação:
Tampão de diálise: 0,06 mol/1 de NaCl
0,02 aol/1 de tri-citrato de sódio 2 % de glicina (pH 6,8-6,9).
dialisado (69 al) levou-se a uaa concentração final de 0,5 % com albumina humana e centrifugou-se durante 60 minutos a 20°C e 15 000 g, atá se obter uaa solução límpida.
Para a filtração estéril ajustou-se o volume da solução ultracentrifugada a 110 al com tampão de dissolução ·
Filtração estéril, ajuste de concentração, enchimento e liofilização :
Filtrou-se em condições estéreis a solução ultracentrifugada do concentrado de factor de von Willebrai SS (110 ml), após aquecimento a 50-55°C, através de uaa placa filtrante de tamanho de poros 0,45 na e 0,2 na. A solução con tinha 160 E/ml de actividade de F VIII S: CoF.
Exemplo 2
Be acordo com o exemplo 1, ponto 6, preparou-se um precipitado com NaCl a 6% e purificou-se o factor de von Willebrand por tratamento com Aerosil. Para tal, dissolveu-se primeiro o precipitado em 60 ml de água destilada, mediu-se a densidade óptica (OB) a 280 nm e diluiu-se depois a solução até ao volume de 200 ml com uma OB de 10· A esta solução adicionou—se Aerosil 200 húmido (em relação à substância seca 5 mg/nl) e agitou-se a suspensão durante 30 minutos a 20°C; centrifugou-se então o Aerosil carregado com as proteínas acompanhantes do factor de von Willebrand e tratou-se a camada sobrenadante, como descrito no exemplo 1, até à obtenção do produto final· Este tinha, com rendimento bom e inalte rado, uma actividade especifica superior por um factor de 2 a
Claims (1)
- SEIVIHBCAÇÕES- la Processo para a preparação de um concentrado de factor de von Willebrand pasteurizado, caracterizado por se tratar uma solução contendo o factor de von Willebrand (vWF) como complexo com o F VIII: C num tampão contendo aminoécidos a pH a 6,5 e & uma concentração de hidratos de carbono de 3 a % peso/peso, num permutador aniénico, ao qual se liga o F VIII íC, e se recuperar a partir da solução o conceçL trado de factor de von Willebrand.- 2e Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por se utilizar como solução contendo o factor de von Willebrand como complexo com o F VIII sG, plasma ou uma fracção a partir dele obtida, de preferência um coprecipitado ou fracção de Conh I, ou uma camada sobrenadante ou um extracto de uma cultura células·- 3® Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por se pasteurizar a solução que contém o factor de von Wlllebrand.- 4® Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por se pasteurizar a solução do factor de von ViUebrand e por se evitar uma inactivação térmica durante a pasteurização através da adição de sacarose, de preferência numa concentração de 10 a 60 % peso/volumm, de glicina, de preferência numa concentração de 0,3 a 3,0 mol/1 e de um sal de cálcio, de preferência numa concentração de 1 a 20 mol/1, impedindo-se ao mesmo tempo pela adição destas substancias a precipitação de proteínas sensíveis ao meio ácido, em especial do fibrogénio e da fibronectina.- 5a Processo de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 4, caracterizado por se tratar o precipitado de factor de von Wlllebrand, na forma em que se encontra antes ou depois da pasteurização, em solução com Aerosil.- 6® Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por apés o tratamento por permuta iénica se prercipitar o fibrinogénio a partir da solução por adição de glici na numa concentração de 0,5 a 3 mol)l, de preferência 2,7 mol/- 15 e se precipitar ο vNF a partir da camada sobrenadante cem uma concentração de NaCl de 2 a 15 % (peso/volume), de preferencia 6 % (peso/volume).- 7* Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por ae filtrar em meio esterilizado e se liofilizar o vWF pasteurizado e purificado por meio da adição de glicina (2 % peso/volume), albumina (0,5 %) em citrato (0,02 mol/1)-NaCl (0,06 mol/1)·
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
DE3904354A DE3904354A1 (de) | 1989-02-14 | 1989-02-14 | Pasteurisiertes, gereinigtes von willebrand-faktor-konzentrat und verfahren zu seiner herstellung |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT93128A PT93128A (pt) | 1990-08-31 |
PT93128B true PT93128B (pt) | 1995-12-29 |
Family
ID=6374025
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT93128A PT93128B (pt) | 1989-02-14 | 1990-02-13 | Processo para a preparacao de um concentrado de factor de von willebrand purificado e pasteurizado |
Country Status (12)
Country | Link |
---|---|
US (1) | US6239261B1 (pt) |
EP (1) | EP0383234B1 (pt) |
JP (1) | JP2930243B2 (pt) |
KR (1) | KR0149999B1 (pt) |
AT (1) | ATE114669T1 (pt) |
AU (1) | AU638969B2 (pt) |
CA (1) | CA2009946C (pt) |
DE (2) | DE3904354A1 (pt) |
DK (1) | DK0383234T3 (pt) |
ES (1) | ES2066020T3 (pt) |
IE (1) | IE900511L (pt) |
PT (1) | PT93128B (pt) |
Families Citing this family (24)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
FR2632309B1 (fr) * | 1988-06-07 | 1990-08-24 | Lille Transfusion Sanguine | Procede de purification par voie chromatographique de proteines, notamment de facteur viii, et les produits obtenus |
FR2644064B1 (fr) * | 1989-02-17 | 1994-05-27 | Aquitaine Dev Transf Sanguine | Procede de fabrication du facteur antihemophilique fviiic ayant une tres haute purete et facteur antihemophilique fviiic ainsi obtenu, ainsi que composition pharmaceutique le contenant |
DE4435392B4 (de) * | 1994-10-04 | 2008-02-07 | Immuno Ag | Verfahren zur Trennung von vWF in hochmolekularen vWF und niedermolekularen vWF |
DE4435485C1 (de) * | 1994-10-04 | 1996-03-21 | Immuno Ag | Verfahren zur Gewinnung von hochreinem von Willebrand-Faktor |
AT405403B (de) | 1997-02-27 | 1999-08-25 | Immuno Ag | Reinigung von von willebrand-faktor durch kationenaustauscherchromatographie |
AT406867B (de) | 1997-02-27 | 2000-10-25 | Immuno Ag | Verfahren zur gewinnung von hochreinem vwf oder faktor viii/vwf-komplex |
US6605222B1 (en) * | 1998-05-20 | 2003-08-12 | Baxter Aktiengesellschaft | Method for producing a factor VIII/von Willebrand factor complex |
DK2130554T3 (da) | 1999-02-22 | 2012-12-03 | Univ Connecticut | Albuminfrie faktor VIII-præparater |
DE10022092A1 (de) * | 2000-05-08 | 2001-11-15 | Aventis Behring Gmbh | Stabilisiertes Protein-Präparat und Verfahren zu seiner Herstellung |
US7365173B2 (en) * | 2002-02-04 | 2008-04-29 | American National Red Cross | Method for the production of pure virally inactivated butyrylcholinesterase |
DE10246125A1 (de) * | 2002-10-01 | 2004-04-15 | Aventis Behring Gmbh | Konzentrat eines Faktor VIII:C-haltigen von-Willebrand-Faktors und das dazu gehörige Verfahren |
DE102004009400A1 (de) | 2004-02-24 | 2005-09-08 | Zlb Behring Gmbh | Fibrinogen Reinigung |
US20050226893A1 (en) * | 2004-03-04 | 2005-10-13 | Jennifer Juneau | Lyophilization method to improve excipient crystallization |
FR2874216B1 (fr) | 2004-08-16 | 2006-11-03 | Lab Francais Du Fractionnement | Procede de preparation d'un concentre de facteur von willebrand (fvw) par voie chromatographique et concentre de fvw susceptible d'etre ainsi obtenu |
JP2008512097A (ja) * | 2004-09-07 | 2008-04-24 | アーケミックス コーポレイション | アプタマー医薬品化学 |
BRPI0514984A (pt) | 2004-09-07 | 2008-07-01 | Archemix Corp | aptámeros para o fator de von willebrand e sua utilização como terapêuticos para doença trombótica |
US7566701B2 (en) * | 2004-09-07 | 2009-07-28 | Archemix Corp. | Aptamers to von Willebrand Factor and their use as thrombotic disease therapeutics |
WO2008150495A2 (en) * | 2007-06-01 | 2008-12-11 | Archemix Corp. | Vwf aptamer formulations and methods for use |
AU2009313325B2 (en) | 2008-11-07 | 2014-05-01 | Takeda Pharmaceutical Company Limited | Factor VIII formulations |
JP6583766B2 (ja) * | 2015-02-02 | 2019-10-02 | 学校法人北里研究所 | タンパク質分離方法、タンパク質分析方法、及びタンパク質分離キット |
KR101841587B1 (ko) | 2016-01-12 | 2018-05-14 | 주식회사 녹십자홀딩스 | 피브리노겐의 정제방법 |
CN105622746A (zh) * | 2016-02-04 | 2016-06-01 | 江西博雅生物制药股份有限公司 | 一种从冷沉淀提取凝血因子ⅷ的废料中提取人血管性血友病因子的制备工艺 |
CN105622747A (zh) * | 2016-02-04 | 2016-06-01 | 江西博雅生物制药股份有限公司 | 一种vWF活性保护液 |
CN105541997A (zh) * | 2016-02-04 | 2016-05-04 | 江西博雅生物制药股份有限公司 | 一种高纯度和高活性血管性血友病因子的制备工艺 |
Family Cites Families (14)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US4027013A (en) * | 1976-01-22 | 1977-05-31 | William L. Wilson | Clottable fibrinogen free factor VIII and albumin product and process |
DE2902158A1 (de) * | 1979-01-20 | 1980-07-31 | Biotest Serum Institut Gmbh | Verfahren zur herstellung von fibrinogen, einem die gerinnungsfaktoren ii, vii, ix und x enthaltenden prothrombinkomplex, antithrombin iii und einer loesung von lagerstabilen serumproteinen |
US4278594A (en) | 1979-06-19 | 1981-07-14 | David Amrani | Process for separation and isolation of AHF, von Willebrand's ristocetin cofactor (VWF:RCF) and fibronectin from blood plasma |
US4210580A (en) | 1979-06-19 | 1980-07-01 | David Amrani | Process for separation and isolation of AHF and fibronectin from blood plasma |
GB2079292A (en) | 1980-07-05 | 1982-01-20 | Speywood Lab Ltd | Blood Clotting Factor Production |
US4361509A (en) | 1981-12-14 | 1982-11-30 | Scripps Clinic And Research Foundation | Ultrapurification of factor VIII using monoclonal antibodies |
DE3237512A1 (de) * | 1982-10-09 | 1984-04-12 | Behringwerke Ag, 3550 Marburg | Verfahren zur pasteurisierung von antihaemophilem kryopraezipitat (ahk) und danach hergestelltes antihaemophiles kryopraezipitat |
GB8403473D0 (en) | 1984-02-09 | 1984-03-14 | Special Trustees For St Thomas | Purification of factor viii |
US4543210A (en) * | 1984-10-04 | 1985-09-24 | Miles Laboratories, Inc. | Process for producing a high purity antihemophilic factor concentrate |
US4743680A (en) * | 1985-02-01 | 1988-05-10 | New York University | Method for purifying antihemophilic factor |
DE3707213A1 (de) * | 1987-03-06 | 1988-09-15 | Behringwerke Ag | Verfahren zur herstellung von faktor viii:c-mangelplasma und ein so erhaltenes mangelplasma |
US4774323A (en) * | 1987-06-29 | 1988-09-27 | Rorer Pharmaceutical Corporation | Purification of von Willebrand Factor solutions using gel permeation chromatography |
FR2632309B1 (fr) * | 1988-06-07 | 1990-08-24 | Lille Transfusion Sanguine | Procede de purification par voie chromatographique de proteines, notamment de facteur viii, et les produits obtenus |
FR2651437A1 (fr) * | 1989-09-05 | 1991-03-08 | Lille Transfusion Sanguine | Procede de preparation de concentre du complexe facteur viii-facteur von willebrand de la coagulation sanguine a partir de plasma total. |
-
1989
- 1989-02-14 DE DE3904354A patent/DE3904354A1/de not_active Withdrawn
-
1990
- 1990-02-12 DE DE59007785T patent/DE59007785D1/de not_active Expired - Fee Related
- 1990-02-12 KR KR1019900001674A patent/KR0149999B1/ko not_active IP Right Cessation
- 1990-02-12 DK DK90102716.9T patent/DK0383234T3/da active
- 1990-02-12 ES ES90102716T patent/ES2066020T3/es not_active Expired - Lifetime
- 1990-02-12 EP EP90102716A patent/EP0383234B1/de not_active Expired - Lifetime
- 1990-02-12 AT AT90102716T patent/ATE114669T1/de not_active IP Right Cessation
- 1990-02-13 AU AU49339/90A patent/AU638969B2/en not_active Ceased
- 1990-02-13 CA CA002009946A patent/CA2009946C/en not_active Expired - Fee Related
- 1990-02-13 IE IE900511A patent/IE900511L/xx not_active IP Right Cessation
- 1990-02-13 JP JP2029777A patent/JP2930243B2/ja not_active Expired - Fee Related
- 1990-02-13 PT PT93128A patent/PT93128B/pt not_active IP Right Cessation
-
1994
- 1994-06-02 US US08/253,232 patent/US6239261B1/en not_active Expired - Lifetime
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
DK0383234T3 (da) | 1995-05-01 |
AU4933990A (en) | 1990-08-30 |
IE900511L (en) | 1990-08-14 |
ES2066020T3 (es) | 1995-03-01 |
PT93128A (pt) | 1990-08-31 |
JP2930243B2 (ja) | 1999-08-03 |
KR0149999B1 (ko) | 1998-08-17 |
EP0383234A3 (de) | 1991-08-07 |
EP0383234B1 (de) | 1994-11-30 |
JPH02264799A (ja) | 1990-10-29 |
CA2009946A1 (en) | 1990-08-14 |
ATE114669T1 (de) | 1994-12-15 |
CA2009946C (en) | 2000-04-11 |
US6239261B1 (en) | 2001-05-29 |
EP0383234A2 (de) | 1990-08-22 |
KR900012615A (ko) | 1990-09-01 |
DE3904354A1 (de) | 1990-08-16 |
AU638969B2 (en) | 1993-07-15 |
DE59007785D1 (de) | 1995-01-12 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
PT93128B (pt) | Processo para a preparacao de um concentrado de factor de von willebrand purificado e pasteurizado | |
JP3435668B2 (ja) | 高純度で治療用に適した標準化ヒト フオン・ビルブラント因子濃厚液の工業規模製造の方法 | |
JP3701028B2 (ja) | 高純度フォンビルブラント因子の入手方法 | |
US3920625A (en) | Isolation of coagulation factors from biological material using cross linked sulfated, sulfonated carbohydrates | |
US9938318B2 (en) | Process for production of fibrinogen | |
US4495175A (en) | Preparation of highly purified human antihemophilic factor | |
ES2186870T5 (es) | Complejo de factor viii estable, procedimiento para su preparacion asi como preparaciones farmaceuticas del mismo. | |
Rock et al. | Improved yields of factor VIII from heparinized plasma | |
US11401300B2 (en) | Process for production of fibrinogen and fibrinogen produced thereby | |
DK174066B1 (da) | Fremgangsmåde til fremstilling af et faktor VIII-præparat | |
BRPI0602351B1 (pt) | método de separação das proteínas fibrinogênio, fator xiii e cola biológica de uma fração plasmática solubilizada e de preparação de concentrados liofilizados das ditas proteínas, e, concentrado liofilizado | |
US7816495B2 (en) | Processes for the preparation of fibrinogen | |
JPS6187626A (ja) | 高純度抗血友病性因子濃縮物の製造法 | |
SE452250B (sv) | Sett att framstella ett koncentrat av protrombinkomplex | |
JPS5988427A (ja) | 低温殺菌された抗血友病性寒冷沈降物の製造方法 | |
JPS59222420A (ja) | 第8因子含有製剤の製造法 | |
ES2299653T3 (es) | Concentrado de un factor de von willebrand que contiene el factor viii, y procedimiento correspondiente. | |
US5659017A (en) | Anion exchange process for the purification of Factor VIII | |
CA2749902C (en) | New process for highly selective purification of two plasma proteins: von willebrand factor (vwf) and fibronectin (fn) | |
CA1041424A (en) | Isolation of coagulation factors from biological material | |
PL187886B1 (pl) | Sposób wytwarzania nieimmunogennej kompozycji zawierającej czynnik krzepnięcia VIII |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
FG3A | Patent granted, date of granting |
Effective date: 19950908 |
|
PC3A | Transfer or assignment |
Free format text: 980126 CENTEON PHARMA GMBH DE |
|
PD3A | Change of proprietorship |
Owner name: AVENTIS BEHRING GMBH Effective date: 20000316 |
|
MM3A | Annulment or lapse |
Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES Effective date: 20050308 |