PT89577B - Processo de preparacao de acido n-fosfono-metil-imino-diacetico e de cloreto de acido - Google Patents

Processo de preparacao de acido n-fosfono-metil-imino-diacetico e de cloreto de acido Download PDF

Info

Publication number
PT89577B
PT89577B PT89577A PT8957789A PT89577B PT 89577 B PT89577 B PT 89577B PT 89577 A PT89577 A PT 89577A PT 8957789 A PT8957789 A PT 8957789A PT 89577 B PT89577 B PT 89577B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
acid
carboxylic acid
imino
phosphorus trichloride
chloride
Prior art date
Application number
PT89577A
Other languages
English (en)
Other versions
PT89577A (pt
Inventor
Jeno Pelyva
Laszlo Lendvai
Sandor Balint
Zoltan Kolonics
Csaba Spotei
Sandor Laszlo
Bela Karacsonyi
Janosne Benczik
Csaba Kayos
Original Assignee
Nitrokemia Ipartelepek
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Nitrokemia Ipartelepek filed Critical Nitrokemia Ipartelepek
Publication of PT89577A publication Critical patent/PT89577A/pt
Publication of PT89577B publication Critical patent/PT89577B/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07CACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
    • C07C51/00Preparation of carboxylic acids or their salts, halides or anhydrides
    • C07C51/58Preparation of carboxylic acid halides
    • C07C51/60Preparation of carboxylic acid halides by conversion of carboxylic acids or their anhydrides or esters, lactones, salts into halides with the same carboxylic acid part
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07FACYCLIC, CARBOCYCLIC OR HETEROCYCLIC COMPOUNDS CONTAINING ELEMENTS OTHER THAN CARBON, HYDROGEN, HALOGEN, OXYGEN, NITROGEN, SULFUR, SELENIUM OR TELLURIUM
    • C07F9/00Compounds containing elements of Groups 5 or 15 of the Periodic Table
    • C07F9/02Phosphorus compounds
    • C07F9/28Phosphorus compounds with one or more P—C bonds
    • C07F9/38Phosphonic acids [RP(=O)(OH)2]; Thiophosphonic acids ; [RP(=X1)(X2H)2(X1, X2 are each independently O, S or Se)]
    • C07F9/3804Phosphonic acids [RP(=O)(OH)2]; Thiophosphonic acids ; [RP(=X1)(X2H)2(X1, X2 are each independently O, S or Se)] not used, see subgroups
    • C07F9/3808Acyclic saturated acids which can have further substituents on alkyl

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Oil, Petroleum & Natural Gas (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Biochemistry (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Molecular Biology (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)
  • Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)
  • Low-Molecular Organic Synthesis Reactions Using Catalysts (AREA)

Description

ΚΕΤ.'ό RI Α_ DE SCRITIVA invento refere-se à preparação simultânea de acido N-fosfono-metil-imino-diacético e de cloretos de ácidos carboxílicos inferiores usando um novo processo.
ácido M-fosfono-metil-imino-diacético é um intermediário importante durante a preparação de herbicida glyphosat com largo espectro de actividade. De forma semelhante, os cloretos de ácidos carboxílicos são também importantes e são frequentemente usados como reagentes nas sínteses químicas orgânicas. A preparação económica simultânea dos dois produtos não esta ainda descrita na literatura.
processo de preparação do ácido N-fosfono-metll-imino-diacético está descrito na GB-PS 2.154.589, de acordo com a qual a solução aquosa do sal de sódio do ácido imino-diacético é tratada com ácido clorídrico em primeiro lugar e depois com a solução aquosa de tricloreto de fósforo e formaldeído. De acordo com a reacção o ácido clorídrico é fornecido em primeiro lugar à solução aquosa do sal de sódio do ácido imino-dlacético e uma parte da água é destilada. 0 tricloreto de fósforo é então adicionado a 110-112eC. A mistura reaccional obtida contem sal clorídrico do ácido imino-diacético, cloreto de sódio, água e ácido fosforoso. É então adicionada uma solução aquosa de formaldeído à mistura reaccional a uma temperatura de cerca de 1C8-11OSC e e reagida a esta temperatura durante pelo menos 1 1/2 horas. No final da reacção adiciona-se hidróxido de sódio à mistura reaccional, filtra-se, e o bo lo de filtração é lavado várias vezes com água e depois seco. 0 rendimento é de cerca de 87,9/ . A desvantagem do processo é que, como um efeito da água, o acido clorídrico formado a partir do tricloreto de fósforo·, em adição ao acido fosforoso, não pode ser utilizado, a sua destruição tem custos elevados e contamina fortemente o ambiente. 0 cloreto de sódio formado paralelamente não pode ser, de igual modo, utilizado, polui o produto final e só pode ser removido do produto final após mais lavagens.
790
2251-561/88
-3Na C-B PS 2.C21.589 o tricloreto de fósforo e água são rea gídos em primeiro lugar abaixo de 403C para preparar ácido N-fosfono-metil-imino-diacético, depois adiciona-se ácido imino-diacético à solução sob ebulição, e depois o formaldeído aquoso e 2/3 da água são destilados. 0 ácido N-fosfono-metil-imino-discético precipita da solução após adição do etanol, e os cristais precipitados sao lavados com etanol e agua. A desvantagem do processo é, entre outras, que a maior parte das 3 moles de ácido clorídrico formado, em moles, e usado para a decom posição do tricloreto de fósforo, não é utilizada no processo, porque um terço do ácido clorídrico formado é suficiente para o processo de fosfonometilação. A destruição do ácido clorídrico influencia desvantajosamente a economia do processo, e provoca poluição do ambiente.
Os outros processos conhecidos são baseados em princípios semelhantes e a sua característica comum é que os átomos de cloro do tricloreto de fósforo são usados para a formação de ácido clorídrico ou são transformados em cloreto de sódio, influenciando a remoção de ambos, desvantajosamente, a economia e a qualí. dade do produto.
objecto do invento consiste na utilização completa dos átomos de cloro do tricloreto de fósforo usado na preparação do ácido N-fosfono-riíetil-imino-diacético. Um outro objectivo é a eliminação da poluição do ambiente e a destruição dos produtos secundários prejudiciais tais como ácido clorídrico e cloreto de sódio, bem como evitar a sua formação.
processe de acordo com o invento, para a preparação simultânea de ácido N-fosfono-metil-imino-diacético e de cloreto de ácido carboxílico inferior usando ácido imino-diacético e tricloreto de fósforo, pode ser caracterizado por se reagir tri. cloreto de fósforo e um ácido carboxílico numa proporção molar de cerca de 1:3 e por se isolar o ácido fosforoso e o cio reto do ácido carboxílico formados, um do outro, e por se separar o cloreto do ácido carboxílico. Após diluição com água, a fase de ácido fosforoso contendo também ácido carboxílico e cloreto do ácido carboxílico é reagida com ácido imino-diacético e a
790
2251-561/83
-4solução aquosa de formaldeído, a uma temperatura entre 60-1202G na presença de um ácido mineral adicionado, de preferèn cia na presença de ácido clorídrico, e então evaporada até que se separe um produto cristalino.
A proporção molar de ácido imino-diacético para ácido fos foroso s formaldeído e de cerca de 1:1-1,1:1-1,2.
tricloreto de fósforo e o ácido carboxílico, de preferência o ácido acético, são reagidos a 0-20eC. Opcionalmente, o teor em ácido carboxílico e em cloreto do ácido carboxílico, ou ainda em ácido clorídrico, da fase de ácido fosforoso, for mado pela reacção de tricloreto de fosforo e de ácido carboxílico, pode ser reduzido por destilação. Para promover a precj^ pitação do ácido N-foafono-metil-imino-diacético obtido no final da síntese, a mistura reaccional é evaporada para cerca de 2/3 do seu volume.
Para conseguir as vantagens do invento, não é um requisito importante remover os componentes individuais da mistura reaccional obtida após reagir tricloreto de fósforo e ácido carboxílico, e também não e importante a precipitação dos componentes não-reagidos ou dos materiais de partida. 0 ácido fosforoso, o cloreto do ácido carboxílico e o ácido carboxílico podem ser separados pela simples sedimentação das fases, por destilação ou pela extracção da fase acídica fosforosa.
ácido carboxílico pode ser reagido numa dada proporção molar a uma temperatura entre -10 e +1002C, de preferência a 0-20eC, de acordo com a seguinte equação:
PC13 + 3 R-COOH ---> H3P03 + RC0C1
Em adição ao arrefecimento e agitação é preferível adicio nar tricloreto de fósforo ao acido carboxílico, mas o processo pode ser efectuado adicionando as substâncias numa sequência inversa. Após a reacção, o cloreto de ácido e o ácido fosforo so formados estão presentes em duas fases e separam-se um do outro. A fase superior de ácido clorídrico é separada para uso posterior. A fase inferior acídica fosforosa contém geralmente 80-98% de ácido fosforoso, 2-0% de ácido carboxílico e 1-5% de
790
2251-561/33
-5cloreto do ácido carboxílico. A fase Inferior obtida a partir da mistura reaccional pode ser reagida directamente com a solu ção aquosa de formaldeído à temperatura estipulada. De facto, o processo e efectuado adicionando a solução aquosa de formaldeído à mistura contendo ácido fosforoso, ácido imino-diacético e acido clorídrico aquoso a temperatura do ponto de ebulição da mistura. Após evaporação, o produto final cristalino precipita e pode ser separado por filtração.
As vantagens do processo podem ser resumidas da seguinte forma:
- quando se reage tricloreto de fosforo e ácido carboxíli co na proporção molar correcta, formam-se simultaneamente ácido fosforoso adequado para preparar ácido Ν'-fosfono-metil-imino-diacetico e um cloreto do ácido carboxílico utilizável sepa radamente;
- os átomos de cloro do tricloreto de fosforo podem ser completamente utilizados e a destruição do excesso desvantajoso de ácido clorídrico não é necessária;
- uma parte dos investimentos com o ambiente podem ser poupados e o produto secundário neutralizado (NaOl) não contamina o ambiente;
- a mistura reaccional principal não contém cloreto de só dio, portanto pode ser eliminada a impureza do produto final provocada pelas inclusões de cloreto de sódio;
- o processo pode ser efectuado nos equipamentos químicos usuais.
processo, de acordo com o invento, está detalhado nos seguintes exemplos não limitativos:
EXEMPLO 1
130 g (3 moles) de ácido acético foram medidas num frasco com quatro bocais com arrefecimento e aquecimento, equipado com um agitador, um termómetro e um condensador de refluxo. Com um funil de adição adicionaram-se 137,3 g (1,0 mole) de tricloreto de fosforo a uma temperatura abaixo de 402C. A mistura reaccio nal foi então aquecida para 40-50eC e agitada a esta temperatu ra durante 30 minutos.
790
2251-561/88
-6A mistura obtida foi então deixada repousar e as fases que se separaram entretanto foram processadas. A fase superj. or contendo cloreto de acetilo foi separada, e está disponível para fins técnicos. A fase inferior tendo 96 g e contendo acido fosforoso e em adição 6/ em peso de ácido clorídrico, 2/ cm peso de cloreto de acetilo e 10/ em peso de acido acético, foi misturada com 30 cm3 de água e depois colocada no funil de adição.
No frasco anterior introduziram-se 119,7 g (0,9 mole) de acido imino-diacético, 130 cm de água e 48 g de ácido clorídrico a 37> em peso, e em seguida a fase inferior obtida no passo anterior e contendo acido fosforoso foi adicionada a par. tir do funil de adição sob agitação. A mistura assim obtida foi aquecida para o ponto de ebulição, e adicionaram-se 97 g (1,1 mole) de solução aquosa a 34/ de formaldeído. A mistura reaccional foi mantida em ebulição sob refluxo durante mais uma hora, e depois destilaram-se dois terços do seu volume. Foi então arrefecida para 10sC, os cristais obtidos foram filtrados, lavados com água fria e secos, obtendo-se 173 g de ác_i do N-fosfono-metil-imino-diacético com um ponto de ebulição de 208-209«C.
rendimento foi de 84,6/ calculado para o ácido imino-diacético.
EXEMPLO 2
Segulu-se o processo de acordo com o do Exemplo 1 com a diferença que o tricloreto de fósforo, a quantidade de ácido clorídrico, ácido acético e cloreto de acetilo presentes na fase inferior obtida por reacção de tricloreto de fósforo e áci do acético, foram destilados. A quantidade de ácido clorídrico a 37% administrada pela reacção foi aumentado para 74,7 g. A fase acídica fosforosa assim obtida contendo 2/ de ácido clorídrico, 1/ de cloreto de acetilo e 4/ de ácido acético foi depois reagida de acordo com o Exemplo 1.
Obtiveram-se 173,1 g de ácido N-fosfono-metil-imino-diac^ tico com um ponto de ebulição de 2092c. Esta quantidade repre
790
2251-561/88
5^-., senta 84,7/ do rendimento teorico.
BXSVPLO 3
Seguiu-se o processo descrito no Exemplo 1 com a diferença que o teor em acido acético e cloreto de acetilo da fase acídica fosforosa, obtida durante a reacção de tricloreto de fósforo e ácido acético, diminuiu pela adição repetida de tricloreto de fósforo e pela precipitação posterior, respectivamente. A fase acídica fosforosa assim obtida contendo 7/ de ácido acético, 1,5/ de cloreto de acetilo e 4/ de ácido clorídrico foi adicionada à mistura de 152,5 g (0,9 mole) de cloridrato de ácido imino-diacético com 150 ml de água. A mistura obtida foi aquecida para o ponto de ebulição, e adicionaram-se 97 g (1,1 mole) de uma solução aquosa a 34/ de formaldeído durante 1 hora. Foi então mantida em ebulição sob refluxo duran te mais 2 horas, depois evaporada para dois terços do seu volu me e cristalizou-se o ácido N-fosfono-metll-imino-diacético.
Obtiveram-se 176 g de produto com um ponto de ebulição de 209-210fiC o que representa 86,2/ do rendimento teórico.

Claims (3)

  1. -REIVINDICAÇÕESIa. - Processo para a preparação simultânea de ácido N-fosfono-metil-imino-diacetico e de cloreto de ácido inferior usando ácido imino-diacético e tricloreto de fósforo, caracte rizado por compreender a reacção de tricloreto de fósforo e de um ácido carboxílico C^_^_ numa proporção molar de cerca de 1:3, a uma temperatura entre 0 e 202C, a separação da fase acídica fosforosa, formada, de cloreto de ácido carboxílico e isolamento do cloreto de ácido carboxílico e em seguida, após diluição com água, reacção da fase acídica fosforosa, que também contém ácido carboxílico e cloreto de ácido carboxílico, com ácido imino-diacético e com a solução aquosa de formaldeíw Z tf do, sendo a proporção molar de acido imino-diacetico para acido fosforoso e formaldeído de cerca de 1:1-1,1:1-1,2 na presen ça de um ácido mineral forte adicionado, de preferência ácido clorídrico, a uma temperatura entre 60 e 1202C, e em seguida evaporação da mistura até se separarem os cristais.
  2. 2- . - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o ácido carboxílico ser o ácido acético.
  3. 3- , - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender a diminuição da quantidade de ácido car boxílico, de cloreto de ácido carboxílico, e de ácido clorídri. co respectivamente, presentes na fase acídica fosforosa obtida durante a reacção do tricloreto de fósforo e do ácido carboxílico por destilação ou por tratamento com tricloreto de fósforo, antes da reacção com formaldeído.
PT89577A 1988-02-08 1989-01-31 Processo de preparacao de acido n-fosfono-metil-imino-diacetico e de cloreto de acido PT89577B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
HU88561A HU205944B (en) 1988-02-08 1988-02-08 Process for producing n-phosphono-methyl-imino-diacetic acid

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT89577A PT89577A (pt) 1989-10-04
PT89577B true PT89577B (pt) 1994-01-31

Family

ID=10950166

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT89577A PT89577B (pt) 1988-02-08 1989-01-31 Processo de preparacao de acido n-fosfono-metil-imino-diacetico e de cloreto de acido

Country Status (18)

Country Link
JP (1) JPH01228995A (pt)
CN (1) CN1035294A (pt)
AU (1) AU2886089A (pt)
BE (1) BE1002135A5 (pt)
BR (1) BR8900622A (pt)
CS (1) CS272248B2 (pt)
DE (1) DE3903716A1 (pt)
DK (1) DK39689A (pt)
ES (1) ES2010126A6 (pt)
FR (1) FR2626884B1 (pt)
GB (1) GB2215721B (pt)
GR (1) GR890100071A (pt)
HU (1) HU205944B (pt)
IT (1) IT1228299B (pt)
NL (1) NL8900279A (pt)
NZ (1) NZ227702A (pt)
PL (1) PL277611A1 (pt)
PT (1) PT89577B (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5312973A (en) * 1993-03-25 1994-05-17 Finchimica S.P.A. Process for producing n-phosphono-methyl-imino-diacetic acid
DE19909200C1 (de) * 1999-03-03 2000-03-09 Sueddeutsche Kalkstickstoff Verfahren zur Herstellung von N-Phosphonomethyliminodiessigsäure
DE19914375A1 (de) * 1999-03-30 2000-10-05 Sueddeutsche Kalkstickstoff Verfahren zur Herstellung von N-Phosphonomethyliminodiessigsäure
EP2875037B1 (en) 2012-07-17 2016-09-07 Straitmark Holding AG Method for the synthesis of n-(phosphonomethyl)glycine
EP2875038A1 (en) 2012-07-17 2015-05-27 Straitmark Holding AG Method for the synthesis of n-phosphonomethyliminodiacetic acid
BR112015000993B1 (pt) 2012-07-17 2020-04-28 Monsanto Technology Llc método para a síntese de um ácido alfaaminoalquileno fosfônico ou de um éster do mesmo
EP2875036A1 (en) 2012-07-17 2015-05-27 Straitmark Holding AG Method for the synthesis of aminoalkylenephosphonic acid

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE251806C (pt) * 1900-01-01
HU177486B (en) * 1978-04-11 1981-10-28 Nitrokemia Ipartelepek Process for preparing phosphonic acid derivatives
US4724103A (en) * 1984-02-27 1988-02-09 Monsanto Company Process for preparing N,N-diacetic acid aminomethylenephosphonic acid

Also Published As

Publication number Publication date
DK39689A (da) 1989-08-09
NL8900279A (nl) 1989-09-01
BE1002135A5 (fr) 1990-07-24
CS272248B2 (en) 1991-01-15
GR890100071A (el) 1994-03-31
NZ227702A (en) 1990-10-26
FR2626884A1 (fr) 1989-08-11
PL277611A1 (en) 1989-09-18
CN1035294A (zh) 1989-09-06
GB2215721A (en) 1989-09-27
AU2886089A (en) 1989-08-10
HUT49359A (en) 1989-09-28
DE3903716A1 (de) 1989-08-17
IT1228299B (it) 1991-06-07
IT8919339A0 (it) 1989-02-07
GB8901807D0 (en) 1989-03-15
BR8900622A (pt) 1989-10-10
FR2626884B1 (fr) 1991-11-08
HU205944B (en) 1992-07-28
GB2215721B (en) 1991-06-26
JPH01228995A (ja) 1989-09-12
ES2010126A6 (es) 1989-10-16
CS84289A2 (en) 1990-03-14
DK39689D0 (da) 1989-01-27
PT89577A (pt) 1989-10-04

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US7459582B2 (en) Methods for producing nateglinide crystals
EP0117570B1 (en) Sodium salt of ursodeoxycholic sulphate
EP0340677A2 (en) Gabapentin monohydrate and a process for producing the same
KR920000648B1 (ko) α-L-아스파르틸-L-페닐알라닌 메틸 에스테르의 분리방법
PT89577B (pt) Processo de preparacao de acido n-fosfono-metil-imino-diacetico e de cloreto de acido
CH639369A5 (fr) Benzamides heterocycliques substitues et leurs procedes de preparation.
FI77693C (fi) Foerfarande foer kristallisering av fruktos.
HU189345B (en) Process for preparing salts of d-2-/6-methoxy-2-naphthyl/-propionic acid with n-r-d-glucamines
EP0469742B1 (en) Production of acetaminophen
US4939164A (en) Strontium salt
CA1151183A (en) N-acylcarnosine aluminum salt, its preparation, and a digestive ulcer remedy containing such salt
US4052451A (en) Preparation of calcium pantothenate
JPH09506904A (ja) プロポフォルの精製
CZ277725B6 (en) Method of separating (+)-2-(6-methoxy-2-naphthyl)propionic acid from a mixture of (+) and (-)-2-(6-methoxy-2-naphthyl)propionic acids
DE69017355T2 (de) Prozess zur direkten Isolierung von Captopril.
RU2068408C1 (ru) СПОСОБ ПОЛУЧЕНИЯ N-АЦЕТИЛ- α -ГЛУТАМИНОВОЙ КИСЛОТЫ
US5091540A (en) Process for preparing clotrimazole
EP0053584B1 (en) Raceme sulpiride resolution process
US3359278A (en) Nu-substituted-2, 4, 6-triiodoanilic acids and salts thereof
US4117003A (en) Substituted aromatic naphthalene sulfonamides
RU2084443C1 (ru) Способ очистки монохлоруксусной кислоты
CA1156654A (en) N-¬3-(L'-3"-OXAPENTAMETHYLENEAMINO-ETHYLIDENEAMINO)- 2,4,6-TRIIODOBENZOYL|-.beta.-AMINO-.alpha. - METHYLPROPIONITRILE
US4120953A (en) Novel 2,2', 2"-[s-phenenyltris(sulfonylimino)tris]-[2-deoxy-α-D-glucopyranose], dodecakis (H-sulfate) compounds and their salts
PT1590351E (pt) Processos para a produção de alcalóides de quinazolina
SU829631A1 (ru) Способ получени мононатриевой солифЕНилСилАНТРиОлА

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19930707