PT88448B - Processo para a preparacao de composicoes farmaceuticas antiprotozoarias contendo azitromicina ou um seu derivado - Google Patents

Processo para a preparacao de composicoes farmaceuticas antiprotozoarias contendo azitromicina ou um seu derivado Download PDF

Info

Publication number
PT88448B
PT88448B PT88448A PT8844888A PT88448B PT 88448 B PT88448 B PT 88448B PT 88448 A PT88448 A PT 88448A PT 8844888 A PT8844888 A PT 8844888A PT 88448 B PT88448 B PT 88448B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
azithromycin
pharmaceutical composition
prepared
process according
amino
Prior art date
Application number
PT88448A
Other languages
English (en)
Other versions
PT88448A (pt
Inventor
Jack Samuel Remington
Original Assignee
Pfizer
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Pfizer filed Critical Pfizer
Publication of PT88448A publication Critical patent/PT88448A/pt
Publication of PT88448B publication Critical patent/PT88448B/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K31/00Medicinal preparations containing organic active ingredients
    • A61K31/70Carbohydrates; Sugars; Derivatives thereof
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61PSPECIFIC THERAPEUTIC ACTIVITY OF CHEMICAL COMPOUNDS OR MEDICINAL PREPARATIONS
    • A61P33/00Antiparasitic agents
    • A61P33/02Antiprotozoals, e.g. for leishmaniasis, trichomoniasis, toxoplasmosis
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07HSUGARS; DERIVATIVES THEREOF; NUCLEOSIDES; NUCLEOTIDES; NUCLEIC ACIDS
    • C07H17/00Compounds containing heterocyclic radicals directly attached to hetero atoms of saccharide radicals

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Molecular Biology (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • Pharmacology & Pharmacy (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Biotechnology (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Biochemistry (AREA)
  • Genetics & Genomics (AREA)
  • General Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Nuclear Medicine, Radiotherapy & Molecular Imaging (AREA)
  • Tropical Medicine & Parasitology (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)
  • Saccharide Compounds (AREA)
  • Nitrogen And Oxygen Or Sulfur-Condensed Heterocyclic Ring Systems (AREA)
  • Plural Heterocyclic Compounds (AREA)

Description

presente invento é dirigido ao uso de compostos de fórmula (I) como a seguir descrito, viz., azitromicina, seu 4-epimero, e correspondentes análogos 4-deoxi-4-amino, no tratamento de infecções protozoárias sistémicas em mamíferos, particularmente no tratamento de toxoplasmoses, uma infecção protozoária devida a estirpes Toxoplas ma gondii, particularmente prejudiciais em mulheres grávidas e entre outros tais como os doentes da SIDA, que são imuno deficientes .
Azitromicina e o U.S.A.N. (nome genérico) para 9a-aza-9a-metil-9-deoxo-9a-homoeritromicina A, num composto antibacteriano de aspecto amplo derivado de eritromicina A. A azitromicina foi independentemente descoberta por Bright, Patente U.S. 4474768 e Kobrehel et al., Patente
U.S. 4517359. 0 nome N-meti1-11-aza-10-deoxo-10-dihidroeritromicina A foi empregado nesta patentes. 0 nome presente mais sistemático ê baseado na nomenclatura de expansão e substituição do anel da IUPAC Nomenclature of Organic chemistry, 1979 Editioni5, Pergamon Press, 1979, pp. 68-70 , 459, 500-503 . 4-Epi-azitromicina (4-epi-9a-aza-9a-meti 1-9-deoxo-9a-homoeritromicina A), 4-amino-4ll-deoxi-azitromicina (4-amino-9a-aza-9a-metil-9-deoxo-4-deoxi-9a-homoeritromicina A), e 4-epi-4-amino-4-deoxiazitromicina A (4-epi-4-amino-9a-aza-9a-metil-9-deoxo-4-deoxi-9a-homoeritromicina A), também antibacterianos de espectro amplo derivados de eritromicina A, são os assuntos de Brigth, Patente U.S. 4526889, Hanske and Nagel, Patente U.S. 4512982, and Hanske and Nagel, loc. cit., respectivamente.
Há uma necessidade continua de drogas que são eficaz contra infecções protozoários em mamíferos, em particular contra toxoplasmoses no homem. A transmissão da doença pode ocorrer transplacentalmente, por ingestão de carne crua ou mal passada contendo tecido com quistos ou cistos, ou por exposição a oocistos nas fazes dos gostos.
Toxoplasmoses neonatais congénitas que sao'adquiridas transplacentalmente, tendo a mãe adquirido numa infecção primária durante ou antes da gravidez, podem levar o aborto espontâneo, aborto ou nado morto, defeitos de nascimento, ou o nascimento de uma criança com doença clinica. A doença pode causar dano no cerebro ou mesmo morte naqueles que têm sistemas imunes enfraquecidos, particularmente entre os que sofrem de SIDA (Sin_ droma de Imunodeficiêneia Adquirida) onde a encefalite toxoplasma ê uma infecção ameaçadora da vida, vulgarmente encontrada. Até agora, não tem havido qualquer alternativa ao presente regime de pirimetamina mais uma sulfonamida- um regime relativamente tóxico com numerosos efeitos laterais entre os últimos doentes da população. Aproximadamente 20% dos doentes da SIDA são seropositivos aos anticorpos Toxoplasma e aproximadamente 30% destes indivíduos seropositivos sofrerão de encefalite toxoplâsmiea, reflectindo o problema critico nesta população doente. Numa série recente, aproximadamente 50% dos doentes morrem, sendo o tempo médio para morrer de 4 meses. Além disso, uma vez que a incidência da recaida é também proibitivamente alta, são necessárias novas drogas as quais podem ser aplicadas quer para tratamento inicial quer para terapia supressiva durante a vida do doente.
Foi recentemente assinalado que o antibiótico macrolido, roxitromicina (o 9-fO-(2-metoxietoximeti1)/oxima de eritromicina A) possui actividade contra toxoplasmose em ratos (ver Hofklin e Remington, Antimicrobial
Agentes and ehemotherapy, vol. 31, pp. 346-348 (1987); e referências principais ai citadas).
(Ia) R1 = OH, R2 = H azitromicina
(Ib) 1 2 R = H, R = OH 4-epi-azitromicina
(Ic) R1 = NH2, R2 = H 4-amino-4-deoxi- azitromicina
(Id) R1 = H, R2 = NH2 4-epi-4-amino-4 -deoxiazitromicina
Descobrimos agora que os compostos de fórmula (I), em que um de R e R é hidrogénio e o outro ê hidroxi ou amino (convenientemente aqui designado como derivados azitromicina, vide supra) possuem uma actividade remacardamente potente contra Protozoa, particularmente espécies Toxoplasma, e por isso são valiosos em conposições farmacêuticamente para um método de tratamento ou prevenção de infecções protozoárias em mamíferos/incluindo o homem. Estes compostos são especialmente valiosos no tratamento de toxoplas^ moses, uma infecção devida a uma estirpe de Toxoplasma gondi i · como acima notado, ê um problema particular em mulheres grávidas e em doentes imuno comprometidos.
-5f -J
presente invento ê prontamente realizado. Os compostos de fórmula (I) são preparados de acor do com os métodos das Patentes U.S. 4474768, 4512982 e 4526889, acima citados, as quais são aqui incluídas para referência.
Uma forma particularmente valiosa de azitromicina (Ia) com esta intenção é a azitromicina dihidratada preparada de acordo com métodos divulgados nos Exemplos a seguir.
A utilidade dos compostos de fórmula (I) no tratamento ou prevenção de infecçóes protozoárias em mamíferos ê demonstrada pela sua assinalável actividade em infecções modelo Toxoplasma gondii em ratos. Por exemplo, obser vamos que o azitromicina (Ia) tem actividade potente in vivo contra toxoplasmoses murideas. Ratos infectados intraperito2 nealmente com 10 taquizoitos da estirpe RH virulenta de T. gondii e tratados 24 horas mais tarde com 200 mg de azitromicina kg/dia oralmente por gavage (solubi1izado em polietileno glicol 200) durante 10 dias, sobreviveram todos. As concentrações de 100 ou 50 mg/kg originaram 80 e 20% de sobrevivência, respectivamente. Experiências adicionais revelaram que uma dose diãria de 200 mg/kg por cada de 3 dias após a infecção originou 100% de sobrevivência dos ratos infectados com 10 taquizóitos RH. Além disso esta concentração da droga protegeu 100% dos ratos infectados quando administrada tão tarde quanto 72 horas apôs a injecção com 10 de taquizóitos RH. Experiências adicionais revelam que 70% dos ratos infectados intracerebralmente com 104 taquizóitos da estirpe C56 de T. gondi i e tratados em 200 mg/kg/dia durante 10 dias sobreviveram, mas somente 10% dos controlos não tratados sobreviveram. Estes resultados indicam quea azitromicina ê altamente efectiva contra a infecção com T. gondii (ver Hofflin et al., acima citados, e referências ai citadas, para descrições mais detalhadas destes modelos toxoplasmose muridea).
No tratamento ou prevenção de infecções protozoárias sistémicas em mamíferos, particularmente
V 7
Aoxoplasmose no homem devido a estirpes de.Toxoplasma gondi i, os composto de fórmula (I), incluindo os seus sais farmacêuticamente aceitáveis, são doseados oralmente ou parenteral mente. A dosagem oral será geralmente a preferida, particular mente nos casos onde a droga ê crónicamente doseada como uma medida preventiva. No entanto, particularmente em administração aguda para casos severos de toxoplasmoses, a administra ção parenteral pode ser preferida, um assunto a ser decidido pelo critério do médico assistente. A gama de dosagem prefe rida é cerca de 5-100 mg por kg de peso do corpo por dia, em doses diárias simples ou divididas, independentemente da via de administração. Em situações especiais, particularmente em casos de infecção ameaçadoras da vida, podemos prescrever doses superiores ao critério do médico assistente.
Quando usados para tratar ou evitar uma infecção protozoária sistémica num mamífero, particularmente toxoplasmoses no homem, os compostos de fórmula (I), incluindo os seus sais farmaceuticamente aceitáveis, podem ser doseados sôzinhos, mas são preferivelmente doseados na forma de composições farmacêuticas correspondendo o composto activo e um suporte ou diluente farmaceuticamente aceitável. Tais composições farmacêuticas, quer de administração oral ou parenteral, são preparadas de acordo com mêtodossfarmacêuti cos convencionais, por exemplo, como divulgado nas Patentes U.S. 4474768, 4512982 e 4526889, acima citadas, e incluídas para referência.
presente invento ê ilustrado pe los exemplos seguintes, mas não fica limitado aos seus deta lhes.
EXEMPLO 1
Azitromicina Não-higroscôpica Dihidratada
Método A
Juntamos o higroscôpico monohidratado da Preparação 1 (100 g; teor em âgua: 3,1%), tetrahidrofurano (220 ml) e terra de diatomáceas (5 g) num frasco Erlenmyer de 500 ml, agitado durante 30 minutos e filtrado com 20 ml de tetrahidrofurano de lavagem. 0 conjunto do filtrado e lavagem foi transferido para um frasco de fundo redondo de 3 litros. A solução foi agitada vigorosamente e juntamos H20 (2,0 ml). Apôs 5 minutos, juntamos hexano (1800 ml) durante 5 minutos, com agitação continua vigorosa. Apôs um período de granulação de 18 horas, o produto em epigrafe foi recuperado por filtração com lavagem de hexano 1 χ 10 ml, e secamos in vacuo atê 4,6 + 0,2% H20 por Karl Fischer, 89,5 g.
Método B
Carregamos o higroscôpico monohidratado da Preparação 1 (197,6 g) e tetrahidrofurano (430 ml) num reactor e a mistura agitada para obtermos uma solução bran ca leitosa. Juntamos carvão activado (10 g) e terra de diatomâceas (10 g) e a mistura foi agitada durante 15 minutos, e a seguir diluida com 800 ml de hexano e filtramos com sucção sobre um tampão de terra de diatomáceas com 250 ml de hexano para lavagem. 0 conjunto filtrado e lavagem foi diluído a 2500. ml com hexano e aquecido a 34eC. Com agitação, juntamos 24,7 ml de H20. A mistura foi arrefecida à temperatura ambiente, granulada durante cinco horas e o composto em epigrafe recolhido e seco como no Método A, 177,8 g.
hididratado funde rãpidamente a 1262C (estágio quente, 102/minuto); calorimetria de varrimento diferencial (ritmo de aquecimento, 20aC/minuto) apresenta uma endotermia a 1272C; análise gravimétrica térmica (ritmo de aquecimento 302C/minuto) apresenta uma perda em peso de 1,8% a 1002C e uma perda em peso de 4,3% a 1502C; iv (KBr)
3953, 3553, 3488, 2968, 2930, 2888, 2872, 2827, 2780, 2089,
1722, 1664, 1468, 1426, 1380, 1359, 1344, 1326, 1318, 1282,
1270, 1252, 1187, 1167, 1157, 1123, 1082, 1050, 1004, 993,
977, 955, 930, 902, 886, 879, 864, 833, 803, 794, 775, 756,
729, 694, 671, 661, 637, 598, 571, 526,
495, 459, 399, 374, 321, e 207 cm“1; falfaj^6 = -41,42 (C = 1, chci3)
Anal. Calcd. para C3qH72N2°12 .2H20:
c, 58,14; H, 9,77; N, 3,57; och3, 3, 95; H20, 4,59.
Observada:
c, 58,62; H, 9,66; N, 3,56; och3, 4, 11; H20, 4,49.
Neutralização Equivalente (Nd 0,5N em CH3CN: h2o 1:1):
Calcd. 374,5. Observada : 393,4.
Amostras de um dihidrato, seco ligeiraraente em excesso para conter 4,1% de agua (menos do que o valor teórico) rãpidamente obsorveram água a 33%, 75% ou 100% de humidades relativas para atingir o teor teórico de água (4,6%) para o dihidrato. A 33% e 75% de humidades relativas, O teor em água permanece essencialmente constante durante pelo menos 4 dias. Com 100% de humidade relativa, o teor em água subiu ainda para cerca de 5,2, onde permanecem essencialmente constante nos três dias sucessivos.
Uma amostra do mesmo dihidrato, mantida a 18% de humidades relativa perdem gradualmente água.
Ao fim de quatro dias o teor água era 2,5% e ao 12 dias, 1,1%.
EXEMPLO 2
Pó Azitromicina para Suspensão oral
Misturamos vigorosamente os ingredientes em pó seguintes:
Azitromicina Dihidratada (1200 g em base anidra)
Sacarose
Fosfato de sódio tribãsico dodecahidrato
Benzoato de sódio
Hidroxipropilcelulose
Goma Xamthan
Agente(s) corante(s) de comida certificados na forma sólida
Agentes fragrantes de fruta e/ou baunilha na forma sólida
1268,5 g 23000 g 250 g 90 g 40 g 40 g g ou como necessário para obter a cor desejada
440 g ou como necessário para obter o gosto desej ado
A mistura resultante contem 47,75 mg de actividade azitromicina por grama. Garrafas ambar de
-10»
rolha de parafuso (60 ml) são cheias com 10,47 g da mistura. Antes da administração oral como numa suspensão, juntamos âgua destilada (25 ml) e a mistura ê agitada. Uma colher de chã (5 cc) desta mistura fornece uma dose de 100 mg de azitromicina. Obtêm-se doses maiores ou menores por modificação apropriada do volume de dosagem.
EXEMPLO 3
Gãpsulas azitromicina (250 mg) para administração oral
Os ingredientes seguintes foram rigorosamente pesados, juntos e misturados num misturador apro priado durante 15 minutos.
Azitromicina hidratada 3360,9 g*
*(3250,0 g se anidra)
Lactose anidra 2015,9 g
Amino de milho 611,0 g
material misturado foi moido através de um moinho Fitz JT com um prato N9. 2A (0,093) a baixa velocidade com facas avançadas, a mistura moida misturada durante mais 15 minutos, e pesada. A mistura resultante moida e agitada (5977,2 g) foi a seguir misturada durante 5 minutos com uma mistura lubrificante 9:1 de estearato de magnêsio:lauril sulfato de sódio (91,65 g), e a seguir forçada num Stokes DD-2 equipado com seis estações de funções de 3/4 de face plana, e os tragos granulados por nova moagem e mis-11tura adicional como acima especificado. 0 lubrificante adicional 9:1 (29,6 g) foi misturado com a mistura granulada resultante (5869 g) e o material encapsulado em capsulas <0 numa máquina de encapsular Zanasi RM-63 a um peso de enchimento de 483+ 23 mg para obtermos cápsulas contendo não mais do que 275 mg e não menos do que os desejados 250 mg de actividade azitromicina.
Modificando apropriadamente o tamanho da cápsula, o peso de enchimento e a proporção de azitromicina na mistura, preparamos cápsulas contendo 100 mg,
125 mg, 375 mg ou 500 mg de actividade azitromicina.
Cápsulas de 4-epi-azitromicina,
4-amino-4-deoxi-azitromicina e 411-epi-411-amino-4-deoxi- azitromicina são preparadas de maneira análoga, substituindo em peso igual do ingrediente activo (corrigido para a potência como base livre) para a azitromicina.
EXEMPLO 4
Pastilhas Azitromicina (250 mg) para Administração oral
Os ingredientes seguintes foram rigorosamente pesados, juntos e misturados num misturador apro priado durante 30 minutos:
Azitromicina dihidratada *(13485,0 g numa base anidra)
14245,0 g*
Fosfata de cálcio dibásico
22205,0 g
AC-DI-SOL
Estearato de magnésio
1620,0 g
1242,7 g
A mistura foi moida num pulverizador FItzpatrick D equipado com um prato Na3 (0,125) com faças dianteiras a 3600 rpm. e a seguir misturada durante mais 30 minutos. A mistura moida resultante (39,192 g) juntamos mais 783,8 g de estearato de magnésio e a mistura confirma durante mais 5 minutos. A.mistura foi a seguir forçada de aco£ do com o exemplo anterior, e remoida como imediatamente antes, e misturada durante 5 minutos. Juntamos mais estearato de magnésio (394,5 g) à mistura granulada resultante (39,445 g ), e a mistura continua mais 5 minutos, e a mistura continua mais 5 minutos, e a mistura convertida em pastilhas numa máquina de fabrico de pastilas Ki11 iam com alimentador forçado e funções de forma oval 32 χ 5/8 superior e inferior, tendo cada pastilha um peso de 787 mg + 37 mg, contendo cada uma não menos de 250 mg e não mais do que 275 mg de actividade azitromicina.
EXEMPLO 5
Azitromicina para Injecção I.V. ou I.M.
Numa atmosfera estéril e usando equipamento e componentes estéreis sem partículas 10,949 g de
ãgua para injeeção foram colocadas num frasco de mistura. Juntamos 494,4 de ácido cítrico anidro e dissolvemos com agitação. Num frasco separado dissolvemos 310 g de hidróxido de sódio em 690 g de água. Uma porção do último 755 g foi usado para ajustar o pH do ácido citrico de 1,63 atê 5,09 + 0,02. Juntamos azitromicina dihidratada 670,0 g (equivalente a 642,5 g se anidra), e a mistura foi ajustada a pH 6,60 + 0,1 com mais 4,0 g de solução de hidróxido de sódio. Juntamos ãgua (6076,5 g) para levar a solução resultante até um peso final de 18948,9 g. Se o desejarmos, a solução ê estêrilmente filtrada nesta etapa, usando um filtro miliporo. Usando uma máquina de enchimento, frascos de vidro tipo rocha de 50 ml foram cada um cheio com 15,06 + 0,45 g desta solução, frouxamente rolhados com rolhas de teflon cinzento, e secos por congelamento para obtermos frascos com rolha ou tampa cada um contendo 51 +1,5 mg de actividade azitromicina na forma de sólidos secos congelados. Antes da injeeção i.m. ou I.V., a âgua necessária para a injeeção (10 ml) e adicionada por injeeção com uma seringa através da rolha, e os sólidos secos por congelamento redissolvidos por agitação. Virtualmente em teores totais do frasco são colocados numa seringa-e injectados ou por i.v. ou i.m.
PREPARAÇÃO 1
Azitromicina higroscópica monohidratada
Seguindo substancialmente o processo de metilação de Kobrehel et al., Patente U.S. 4517359; e o processo de cristalização de Bright, Patente U.S. 4474768;
-149-deoxo-9a-aza-9a-homoe.ritromicina A (prêviamente chamada 11-aza-10-deoxo-10-dihidroeritromicina A; 100 g, 0,218 mol) foi dissolvida com agitação em 400 ml de CHClg. Juntamos ãcido fórmico (98%; 10,4 ml; 0,436 mol) e formaldeido (37%; 16,4 ml 0,349 mol) durante 4-5 minutos, e a mistura aquecida a refluxo durante 20 horas. A mistura foi arrefecida à temperatura ambiente, diluida com 400 ml de H20 e ajustada a pH 10,5 com NaOH a 50%. A camada aquosa foi separada e extraída 2 χ 100 ml com CHCl^ fresca. Juntamos as camadas orgânicas, vaporizamos in vacuo até 350 ml, diluimos duas vezes com 450 ml de etanol e revaporizamos a 350 ml, e finalmente diluimos com 1000 ml de H20 durante um periodo de 1 hora, parando durante 15 minutos começando-se a desenvolver uma papa após a adição de cerca de 250 ml de H^O. 0 produto em epigrafe foi recuperado por filtração e seco a 50sC durante 24 horas, 85 g; mp 136SC; a análise térmica diferencial (ritmo de aquecimento 209C/minuto) apresenta endotermia a 1429C; a análise térmica gravimêtrica (ritmo de aquecimento 309C/minuto) mostra uma perda de peso de 2,6% a 100sC e uma perda de peso de 4,5% a 150sC; teor em água 3,92%; teor de etanol 1,09%.
Anal. Galcd. para C3gH72N2012 (corrigida para etanol e teor em água):
C, 58,46; H, 9,78; N, 3,74; Alcoxi, 4,67.
Observada: C, 50,40; H, 9,29; N, 3,50; Alcoxi, 4,52.
Numa amostra do monohidrato (tendo um teor em água de 3,2%) foi mantida a 18% de humidade relati va durante 14 dias. A amostra perdeu a água durante as primei ras 24 horas para obtermos 0 monohidrato tendo 0 teor de água teórico (2,35%). 0 teor de água a seguir manteve-se substancialmente constante durante 14 dias, sendo registado um valor de 2,26% aos 14 dias.
Α 337ο de humidadesrelativa o teor em água de uma amostra do mesmo monohidrato subiu rápidamente para 5,6% onde permaneceu substancialmente constante durante pelo menos três dias. Análogamente a 75% e 100% de humidade relativa, o teor em água subiu rápidamente, mas foi agora mantido a niveis mesmo maiores, 6,6% e 7,2% respectivamente, durante pelo menos 3 dias.

Claims (10)

  1. REIVINDICAÇOES:
    13. - Processo para a preparação de uma composição farmacêutica para uso no tratamento ou prevenção de uma infecção por protozoários num mamífero, caracterizado por compreender a combinação de uma quantidade antiprotozoária eficaz de:
    azitromicina;
    4-epi-azitromicina;
    4-amino-4-desoxi-azitromicina; ou
    4-epi-4-amino-4-desoxi-azitromicina;
    ou de um seu sal farmaeêuticamente aceitável, com um suporte ou suportes farmacêuticamente aceitáveis, estando a percentagem de composto activo na composição, compreendida entre 10 a 90% em peso.
  2. 24 5. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por se preparar uma composição farmacêutica que compreende azitromicina, ou um seu sal farmacêuticamente aceitável.
  3. 3â. - Processo de acordo com a rei vindicação 2, caracterizado por se preparar uma composição farmacêutica que compreende di-hidrato de azitromicina.
  4. 4â. - Processo de acordo com a rei vindicação 1, caracterizado por se preparar uma composição farmacêutica que compreende 4-epi-azitromicina ou um seu sal farmacêuticamente aceitável.
    -V
  5. 5â. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por se preparar uma composição farmacêutica, que compreende 4-amino-410 ll-deoxi-azitromicina, ou um seu sal farmaceuticamente aceitável.
  6. 6â. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por se preparar uma composição farmacêutica para o tratamento ou prevenção de uma infecção protozoária num mamífero devida a uma estirpe do Toxoplasma Gondi i.
  7. 7â. - Processo de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por se preparar uma composição farmacêutica que compreende azitromicina ou um seu sal farmacêuticamente aceitável.
  8. 85.-Processo de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por se preparar uma composição far macêutica que compreende di-hidrato de azitromicina.
  9. 9ã. - Processo de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por se preparar uma composição farmacêutica que compreende 4-epi-azitromicina.
  10. 10â. - Processo de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por se preparar uma composição
    -18farmacêutica que compreende 4-amino-4-deoxi-azitromicina.
PT88448A 1987-09-10 1988-09-07 Processo para a preparacao de composicoes farmaceuticas antiprotozoarias contendo azitromicina ou um seu derivado PT88448B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PCT/US1987/002317 WO1989002271A1 (en) 1987-09-10 1987-09-10 Azithromycin and derivatives as antiprotozoal agents

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT88448A PT88448A (pt) 1989-07-31
PT88448B true PT88448B (pt) 1992-10-30

Family

ID=22202554

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT88448A PT88448B (pt) 1987-09-10 1988-09-07 Processo para a preparacao de composicoes farmaceuticas antiprotozoarias contendo azitromicina ou um seu derivado

Country Status (18)

Country Link
US (1) US4963531A (pt)
EP (1) EP0307128B1 (pt)
JP (1) JPH0667847B2 (pt)
KR (1) KR930011996B1 (pt)
AT (1) ATE74508T1 (pt)
AU (1) AU596029B2 (pt)
CA (1) CA1334574C (pt)
DE (1) DE3869880D1 (pt)
DK (1) DK175544B1 (pt)
HU (1) HUT47553A (pt)
IE (1) IE61507B1 (pt)
IL (1) IL87698A (pt)
MY (1) MY103388A (pt)
NZ (1) NZ226112A (pt)
PH (1) PH26229A (pt)
PT (1) PT88448B (pt)
WO (1) WO1989002271A1 (pt)
ZA (1) ZA886727B (pt)

Families Citing this family (56)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
RO107257B1 (ro) 1987-07-09 1993-10-30 Pfizer Procedeu de obtinere a unui dihidrat de azitromicina, cristalin
SI9011409A (en) * 1990-07-18 1995-10-31 Pliva Pharm & Chem Works O-methyl azitromycin derivates, methods and intermediates for their preparation and methods for preparation of pharmaceuticals products which comprise them
US5912331A (en) * 1991-03-15 1999-06-15 Merck & Co., Inc. Process for the preparation of 9-deoxo-9(Z)-hydroxyiminoerythromycin A
US5985844A (en) * 1992-03-26 1999-11-16 Merck & Co., Inc. Homoerythromycin A derivatives modified at the 4"-and 8A-positions
US5189159A (en) * 1992-04-02 1993-02-23 Merck & Co., Inc. 8a-AZA-8a-homoerythromycin cyclic iminoethers
US5215980A (en) * 1992-01-17 1993-06-01 Merck & Co., Inc. 10-AZA-9-deoxo-11-deoxy-erythromycin A and derivatives thereof
TW271400B (pt) * 1992-07-30 1996-03-01 Pfizer
US5210235A (en) * 1992-08-26 1993-05-11 Merck & Co., Inc. Methods of elaborating erythromycin fragments into amine-containing fragments of azalide antibiotics
US5332807A (en) * 1993-04-14 1994-07-26 Merck & Co., Inc. Process of producing 8A- and 9A-azalide antibiotics
EP0648121B1 (en) * 1993-05-05 1996-10-02 Palo Alto Medical Foundation Use of rifamycin derivatives for the manufacture of a medicament for the treatment of toxoplasmosis
US5529994A (en) * 1993-05-05 1996-06-25 Palo Alto Medical Foundation Treatment for toxoplasmosis
KR970702725A (ko) * 1994-04-26 1997-06-10 노부히로 나리따 비소세포 폐암 치료용 의약 조성물(Medicinal Composition as a Remedy for Nonsmall Cell Lung Cancer)
US5605889A (en) * 1994-04-29 1997-02-25 Pfizer Inc. Method of administering azithromycin
AU744318B2 (en) * 1994-04-29 2002-02-21 Pfizer Inc. Method of administering azithromycin
WO1995030422A1 (en) * 1994-05-06 1995-11-16 Pfizer Inc. Controlled-release dosage forms of azithromycin
US20030212123A1 (en) * 1997-05-05 2003-11-13 Pfizer Inc. COX-2 selective carprofen for treating pain and inflammation in dogs
US6407074B1 (en) * 1997-06-11 2002-06-18 Pfizer Inc C-4″-substituted macrolide derivatives
JP2003512290A (ja) * 1997-09-10 2003-04-02 メルク エンド カムパニー インコーポレーテッド 家畜抗菌剤としての8a−アザライド
SI1437359T1 (sl) * 1997-10-16 2007-06-30 Glaxosmithkline Zagreb Novi 3,6-hemiketali iz razreda 9a-azalidov
HUP0104241A3 (en) * 1998-11-30 2003-12-29 Teva Pharma Ethanolate of azithromycin, process for manufacture, and pharmaceutical compositions
US6555139B2 (en) 1999-06-28 2003-04-29 Wockhardt Europe Limited Preparation of micron-size pharmaceutical particles by microfluidization
IT1313610B1 (it) 1999-08-09 2002-09-09 S I F I Societa Ind Farmaceuti Processo per la preparazione di formulazioni acquose per uso oftalmico
US6608033B1 (en) * 1999-08-27 2003-08-19 Pfizer Inc. Treatment or prevention of coccidiosis
US6586576B2 (en) 2000-01-04 2003-07-01 Teva Pharmaceutical Industries Ltd Preparation method of azithromycin hydrates
WO2002007736A1 (en) * 2000-07-24 2002-01-31 Cadila Pharmaceuticals Limited The process for manufacturing of clear liquid pharmaceutical composition of azithromycin
US6528492B1 (en) 2000-07-25 2003-03-04 Instituto De Investigacion En Quimica Aplicada S.C. Single-step process for preparing 7, 16-deoxy-2-aza-10-0-cladinosil-12-0-desosaminil-4, 5-dihydroxy-6-ethyl-3,5,9,11,13,15-hexamethylbicycle (11.2.1) hexadeca-1(2)-en-ona and obtaining a new form of 9-deoxo-9a-methyl-9a-aza-9a-homoerythromycin a
WO2002009640A2 (en) * 2000-08-01 2002-02-07 Shiva Prasad Singh Process for the preparation of anhydrous azithromycin
ATE306491T1 (de) * 2000-08-23 2005-10-15 Wockhardt Ltd Verfahren zur herstellung von wasserfreiem azithromycin
CZ303343B6 (cs) * 2000-11-27 2012-08-08 Sandoz Ag Zpusob prípravy azithromycinu ve forme monohydrátu
KR100491183B1 (ko) 2001-03-21 2005-05-25 한미약품 주식회사 아지트로마이신의 제조방법 및 이 방법에 사용되는9-데옥소-9에이-아자-9에이-호모에리트로마이신 에이의결정성 수화물
CA2391659C (en) * 2001-05-22 2006-05-30 Pfizer Products Inc. Crystal forms of azithromycin
SI1390377T1 (sl) 2001-05-22 2006-06-30 Pfizer Prod Inc Nova kristalna oblika azitromicina
US6861413B2 (en) * 2001-05-22 2005-03-01 Pfizer Inc. Stable non-dihydrate azithromycin oral suspensions
EA200400214A1 (ru) * 2001-08-21 2004-06-24 Пфайзер Продактс Инк. Азитромицин в виде разовой дозы
US20080149521A9 (en) * 2001-10-18 2008-06-26 Michael Pesachovich Methods of stabilizing azithromycin
PT1446010E (pt) * 2001-10-18 2009-06-08 Teva Pharma Composições de azitromicina estabilizadas
BR0215193A (pt) * 2001-12-21 2004-11-16 Pfizer Prod Inc Formulações de azitromicina diretamente compressìveis
NZ532063A (en) * 2001-12-21 2006-03-31 Pfizer Prod Inc Methods for wet granulating azithromycin
MXPA04007427A (es) * 2002-02-01 2004-10-11 Pfizer Prod Inc Formulaciones de azitromicina granuladas por via seca.
ES2220229B1 (es) * 2003-05-29 2005-10-16 Quimica Sintetica, S.A. Sales de adicion de azitromicina y acido citrico y procedimiento para su obtencion.
US20050013835A1 (en) * 2003-07-15 2005-01-20 Pfizer Inc. Stable non-dihydrate azithromycin oral suspensions
ES2600577T3 (es) 2003-12-04 2017-02-09 Bend Research, Inc. Procedimiento de pulverización-solidificación que usa un extrusor para preparar composiciones en multipartículas de fármacos cristalinos
KR100844628B1 (ko) 2003-12-04 2008-07-07 화이자 프로덕츠 인크. 제약상 다입자의 제조 방법
WO2005053652A1 (en) 2003-12-04 2005-06-16 Pfizer Products Inc. Multiparticulate crystalline drug compositions containing a poloxamer and a glyceride
WO2005053639A2 (en) * 2003-12-04 2005-06-16 Pfizer Products Inc. Controlled release multiparticulates formed with dissolution enhancers
US6984403B2 (en) * 2003-12-04 2006-01-10 Pfizer Inc. Azithromycin dosage forms with reduced side effects
JP2007513146A (ja) * 2003-12-04 2007-05-24 ファイザー・プロダクツ・インク 液体系プロセスによるアジスロマイシンマルチパーティキュレート剤形
KR20080064209A (ko) * 2003-12-04 2008-07-08 화이자 프로덕츠 인코포레이티드 바람직하게는 폴록사머와 글리세라이드를 함유하는다미립자 아지트로마이신 조성물의 제조를 위해 압출기를사용하는 분무응결 방법
JP2007513139A (ja) * 2003-12-04 2007-05-24 ファイザー・プロダクツ・インク 安定性の改善した多粒子組成物
CN1295719C (zh) * 2003-12-30 2007-01-17 郑玉庆 远程智能型变压器
US7468428B2 (en) 2004-03-17 2008-12-23 App Pharmaceuticals, Llc Lyophilized azithromycin formulation
WO2006115494A1 (en) * 2005-04-26 2006-11-02 American Pharmaceutical Partners, Inc. Lyophilized azithromycin formulation
US20060046970A1 (en) * 2004-08-31 2006-03-02 Insite Vision Incorporated Topical otic compositions and methods of topical treatment of prevention of otic infections
US20060198895A1 (en) * 2005-03-07 2006-09-07 Kotliar Eleonora M Azithromycin powder for oral suspension compositions
CN100427499C (zh) * 2005-12-20 2008-10-22 山东诚创医药技术开发有限公司 一种阿奇霉素的可溶性盐及其制备方法
WO2013088274A1 (en) 2011-12-14 2013-06-20 Wockhardt Limited Anhydrous amorphous azithromycin composition free of azithromycin dihydrate

Family Cites Families (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
YU43006B (en) * 1981-03-06 1989-02-28 Pliva Pharm & Chem Works Process for preparing n-methyl-11-aza-10-deoxo-10-dihydro erythromycin and derivatives thereof
ZA835204B (en) * 1982-07-19 1985-02-27 Pfizer N-methyl 11-aza-10-deoxo-10-dihydroerythromycin a,intermediates therefor and processes for their preparation
US4474768A (en) * 1982-07-19 1984-10-02 Pfizer Inc. N-Methyl 11-aza-10-deoxo-10-dihydro-erytromycin A, intermediates therefor
US4526889A (en) * 1982-11-15 1985-07-02 Pfizer Inc. Epimeric azahomoerythromycin A derivative, intermediates and method of use
PH19293A (en) * 1982-11-15 1986-03-04 Pfizer Epimeric azahomoerythromycin,pharmaceutical composition containing the same and method of use thereof
US4512982A (en) * 1984-04-13 1985-04-23 Pfizer Inc. 9α-Aza-9α-homoerythromycin compounds, pharmaceutical composition and therapeutic method
AU8280087A (en) * 1987-09-10 1989-04-17 Pfizer Inc. Azithromycin and derivatives as antiprotozoal agents

Also Published As

Publication number Publication date
DK175544B1 (da) 2004-11-29
IL87698A (en) 1992-12-01
KR890004709A (ko) 1989-05-09
IE882762L (en) 1989-03-10
JPH0667847B2 (ja) 1994-08-31
EP0307128B1 (en) 1992-04-08
IL87698A0 (en) 1989-02-28
AU2206188A (en) 1989-05-11
ATE74508T1 (de) 1992-04-15
NZ226112A (en) 1997-03-24
ZA886727B (en) 1990-04-25
PH26229A (en) 1992-04-01
IE61507B1 (en) 1994-11-02
DK502888A (da) 1989-03-13
DK502888D0 (da) 1988-09-09
WO1989002271A1 (en) 1989-03-23
DE3869880D1 (de) 1992-05-14
MY103388A (en) 1993-06-30
JPH0283326A (ja) 1990-03-23
EP0307128A2 (en) 1989-03-15
HUT47553A (en) 1989-03-28
KR930011996B1 (ko) 1993-12-23
US4963531A (en) 1990-10-16
EP0307128A3 (en) 1990-07-04
PT88448A (pt) 1989-07-31
CA1334574C (en) 1995-02-28
AU596029B2 (en) 1990-04-12

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT88448B (pt) Processo para a preparacao de composicoes farmaceuticas antiprotozoarias contendo azitromicina ou um seu derivado
US3898328A (en) Dry stable composition for the treatment of scours and dehydration
EP0524579B1 (en) Improved oral dosing formulations of dideoxy purine nucleosides
CZ336796A3 (en) Pharmaceutical preparation
CZ286202B6 (cs) Farmaceutický přípravek
US4005200A (en) Method for improving the maturity of the parturient canal and the sensitivity to oxytocin
US5182112A (en) Antidiarrheal compositions containing laperamide hydrochloride and a saccharide
US6605301B2 (en) Dispersible macrolide compounds and method for production thereof
US5589198A (en) Treatment of iodine deficiency diseases
JPS5938203B2 (ja) 補酵素qを主成分とする脳循環障害治療剤
EP1648473B1 (en) Single dose fast dissolving azithromycin
US3144387A (en) Anti-inflammatory compositions
US6019970A (en) Treatment of iodine deficiency diseases
US5035898A (en) Potassium/magnesium supplement
AU8280087A (en) Azithromycin and derivatives as antiprotozoal agents
EP1075257A1 (en) Use of triclosan for the treatment of helicobacter pylori infections
US3317391A (en) Composition for treatment of angina pectoris and process for preparing same
US3700770A (en) Phenylalanine derivatives for treatment of measles infections
US3428732A (en) Lincomycin alkylsulfamates
KR960002182B1 (ko) 향지성제
US3784702A (en) Anti-tussive compositions
JP3066051B2 (ja) 橋本甲状腺炎治療剤
US3461207A (en) 16alpha - chloro-1,4-pregnadiene compositions and process for treating inflammatory conditions
JPH07501076A (ja) 次サリチル酸ビスマスの単位剤形
JPH0641420B2 (ja) 向知性剤

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19920407

MM4A Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent

Free format text: MAXIMUM VALIDITY LIMIT REACHED

Effective date: 20080907