PT87991B - Processo para a coloracao de fibras ceratinicas, em particular humanas, com pelo menos um colorante indolico - Google Patents

Processo para a coloracao de fibras ceratinicas, em particular humanas, com pelo menos um colorante indolico Download PDF

Info

Publication number
PT87991B
PT87991B PT87991A PT8799188A PT87991B PT 87991 B PT87991 B PT 87991B PT 87991 A PT87991 A PT 87991A PT 8799188 A PT8799188 A PT 8799188A PT 87991 B PT87991 B PT 87991B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
composition
group
process according
indole
dye
Prior art date
Application number
PT87991A
Other languages
English (en)
Other versions
PT87991A (pt
Inventor
Jean-Francois Grollier
Original Assignee
Oreal
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Oreal filed Critical Oreal
Publication of PT87991A publication Critical patent/PT87991A/pt
Publication of PT87991B publication Critical patent/PT87991B/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61QSPECIFIC USE OF COSMETICS OR SIMILAR TOILETRY PREPARATIONS
    • A61Q5/00Preparations for care of the hair
    • A61Q5/10Preparations for permanently dyeing the hair
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K8/00Cosmetics or similar toiletry preparations
    • A61K8/18Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition
    • A61K8/19Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition containing inorganic ingredients
    • A61K8/20Halogens; Compounds thereof
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K8/00Cosmetics or similar toiletry preparations
    • A61K8/18Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition
    • A61K8/30Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition containing organic compounds
    • A61K8/49Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition containing organic compounds containing heterocyclic compounds
    • A61K8/4906Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition containing organic compounds containing heterocyclic compounds with one nitrogen as the only hetero atom
    • A61K8/4913Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition containing organic compounds containing heterocyclic compounds with one nitrogen as the only hetero atom having five membered rings, e.g. pyrrolidone carboxylic acid
    • A61K8/492Cosmetics or similar toiletry preparations characterised by the composition containing organic compounds containing heterocyclic compounds with one nitrogen as the only hetero atom having five membered rings, e.g. pyrrolidone carboxylic acid having condensed rings, e.g. indol

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Birds (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Inorganic Chemistry (AREA)
  • Cosmetics (AREA)
  • Coloring (AREA)

Description

MEMÓRIA DESCRITIVA
Resumo presente invento tem por objecto um novo processo para a coloração de fibras ceratínicas, que consiste na aplicação de uma composição (A) contendo pelo menos um colorante da fórmula:
(D
LOREAL, S.A.
PROCESSO PARA A COLORAÇÃO DE FIBRAS CERATÍNICAS, EM PARTICULAR HUMANAS, COM PELO MENOS UM COLORANTE INDÓLICO
em que
R^ é hidrogénio, alquilo ou -SíR^R^qR^;
R2 e Rg representam hidrogénio, alquilo, carboxilo, alcoxicarbonilo ou -COOSiRgR^QR^;
R4 e R^ representam hidrogénio, alquilo, formilo, acilo, alcenoilo, -SiR^R^gR^^, -PfOXORg^, RgOSOg ou então R^ e Rg em conjunto com os átomos de oxigénio aos quais estão ligados, formam um ciclo;
Rg e R.? representam hidrogénio, alquilo, Rg representa alcoxi ou mono- ou dialquilamino, Rg, R^q e R^ representam alquilo, em associação com iões iodeto, se secar a composição e se aplicar uma composição à base de peróxido de hidrogénio.
invento tem por objecto um novo processo para a coloração de fibras ceratínicas, em particular das fibras ceratínicas humanas tais como cabelos, pelos, (barba, bigode, pestanas, sobrancelhas), para lhes conferir uma coloração natural, utilizando-se um colorante indólico.
É bem conhecido a coloração dos cabelos humanos com 5,6-di-hidroxi-indol ou seus derivados. Sabe-se igualmente que a cor dos cabelos provem principalmente dos pigmentos melânicos segregados pelos melanocitos e que estes pigmentos de origem natural contêm eumelaninas cuja biossíntise natural se efectua em várias etapas por polimerização do produto de oxidação de um ácido aminado: a tirosina, sendo um dos produtos de oxidação da tirosina o 5,6-di-hidroxi-indol.
A requerente descreveu nos seus pedidos de patente francesa ηθ 2593061 e 2606636, um processo de coloração de fibras ceratínicas com 5,6-di-hidroxi-indol e/ou seus derivados compreendendo a aplicação sobre as fibras de, pelo menos, uma composição (A) contendo, um meio apropriado para a coloração, 5,6-di-hidroxi-indol e/ou seus derivados em associação com iões iodeto, sendo a aplicação da composição (A) precedida ou seguida pela aplicação de uma composição (B) que contem, um meio apropriado para a coloração, peroxido de hidrogénio.
A requerente acaba de verificar que era possível melhorar de forma surpreendente a potência da coloração obtida graças a este processo, fazendo-se seguir a aplicação da composição (A) por uma etapa de secagem ou de evaporação do meio líquido.
Entre as técnicas de coloração ou de descoloração normalmente utilizadas no domínio capilar, uma delas consiste em tratar parcialmente a cabeleira para obter um efeito designado por “madeixas.
Geralmente obtém-se este efeito aplicando-se o produto de coloração ou de descoloração em madeixas isoladas, ou em madeixas retiradas através de uma touca de plástico colocada sobre o coro cabeludo ou em madeixas isoladas por um outro processo como algodão, papel de alumínio, etc. ou ainda pela técnica designada por varrimento com um pente.
Dado o interesse do 5,6-di-hidroxi-indol e de seus derivados, foi igualmente previsto a aplicação deste processo de coloração utilizando-se iões iodeto e peróxido de hidrogénio para se obter o efeito designado por madeixas.
A requerente verificou entretanto que quando se utiliza este processo em várias etapas para colorir parcialmente o cabelo para se obter o efeito designado por madeixas, se obtinha uma coloração imperfeita e pouco estética.
Com efeito, a requerente verificou que este processo provocava frequentemente um manchamento dos cabelos próximos das madeixas em que se aplicar a composição devido à difusão importante do colorante sobre as fibras vizinhas aquando da exposição ao peróxido de hidrogénio.
Este inconveniente manifesta-se sobretudo quando se pretende proceder à coloração de cabelos curtos brancos ou grisalhos e mais particularmente dos cabelos ao nível das têmporas masculinas. Com efeito, neste caso, é praticamente impossível proceder-se a uma coloração utilizando uma touca, dado os cabelos serem demasiado curtos.
Por outro lado, o facto de se não utilizar touca permite também um ganho de tempo.
A requerente verificou que de forma surpreendente, era impossível remediar os problemas de man-5-
chamento ou de estética provocados por este processo de coloração em dois tempos descrito anteriormente e que era igualmente possível, como acima se indicou, obter-se colorações que apresentassem uma potência melhorada.
Este processo compreende a aplicação de pelo menos um colorante indólicos com iões iodeto seguida da aplicação de peróxido de hidrogénio, caracterizado por uma etapa intermédia de secagem ou de evaporação do meio tintorial.
O objectivo do invento é, por isso, constituído por um novo processo de coloração das fibras ceratínicas e, em particular, humanas.
Tornar-se-ão evidentes outros objectivos do invento com a leitura da memória descritiva e dos exemplos que se seguem.
processo de coloração das fibras ceratínicas, e em particular humanas, é essêncialmente caracterizado pelo facto de se aplicar, sobre estas fibras, num primeiro tempo, uma composição (A) líquida apropriada para a coloração, contendo pelo menos um colorante indólico da fórmula
em que
Rj representa um átomo de hidrogénio, —«T
um grupo alquilo inferior ou um grupo -SiRgR^gR^^;
R2 e Rp idênticos ou diferentes, representam um átomo de hidrogénio ou então um grupo alquilo inferior, um grupo carboxilo, um grupo alcoxicarbonilo inferior ou um grupo -COOS; RgRgQRgg)
R^ e R5, idênticos ou diferentes representam um átomo de hidrogénio, um grupo alquilo near ou ramificado, um grupo formilo, um grupo acilo C2_^20' linear ou ramificado, um grupo alcenoílo linear ou ramificado, um grupo -SiRgR^gR^^, um grupo -PtOXORg^, um grupo RgOSC^ ou então R^ e Rg, em conjunto com os átomos de oxigénio aos quais estão ligados, formam um ciclo contendo eventualmente um grupo carbonilo, um grupo metileno, eventualmente substituido, um grupo tiocarbonilo ou um grupo p(o)or6, ou então :r7r8;
Rg e R.7 representam um átomo de hidrogénio ou um grupo alquilo inferior, Rg representa um grupo alcoxi inferior ou um grupo mono- ou dialquiiamino, Rg, R^g e , idênticos ou diferentes, representam grupos alquilo inferiores, lineares ou ramificados e cs seus sais de adição com ácidos minerais ou orgânicos bem como os sais de metais alcalinos, alcalino-terrosos ou aminas correspondentes, ou uma sua mistura, em associação com iões iodeto, num segundo tempo, se levar ao estado seco as fibras por secagem ou evaporação do meio líquido, e num terceiro tempo, se proceder à aplicação duma composição (B) contendo, num meio líquido apropriado, por a coloração, peróxido de hidrogénio
Os compostos da fórmula (I) preferidos correspondem à fórmula:
-Ί-
em que R2 e R^, idênticos ou diferentes, representam um átomo de hidrogénio, um grupo alquilo inferior C^-Cg, um grupo carboxilo, um grupo alcoxicarbonilo inferior cujo grupo alcoxi é um grupo C^-Cg , R^ e Rg , idênticos ou diferentes,representam um átomo de hidrogénio, um grupo alquilo inferior C^-Cg , um grupo acilo linear, um grupo trimetilsililo, ou então R^ e Rg, em conjunto com os átomos de oxigénio aos quais estão ligados, formam um ciclo metilenodioxi eventualmente substituido ou carbonildioxi.
Entre estes compostos, pode-se citar, em particular, 5,6-di-hidroxi-indol, 5-metoxi-6-hidroxi-indol, 3-metil-5,6-di-hidroxi-indol, 2-metil-5,6-di-hidroxi-indol, 5-acetoxi-6-hidroxi-indol, 2-etoxicarbonil-5,6-di-hidroxi-indol, 2,3-dimetil-5,6-di-hidroxi-indol e seus sais.
Uma realização particularmente preferida do invento consiste em utilizar 5-(hidroxi ou metoxi )-6-hidroxi-indol.
O ião iodeto utilizado no processo de acordo com o invento é, de preferência, um iodeto de metal alcalino ou alcalino-terroso ou de amónio,e mais particularmente iodeto de potássio.
No decorrer do processo de acordo com o
invento, é possível, após a secagem, eliminar o produto seco na superfície das fibras, por passagem com a escova para deixar apenas o colorante que tenha penetrado.
Este processo é utilizado de preferência para colorir parcialmente as cabeleiras que se tornarem brancas ou grisalhas por perda da pigmentação natural, para se obter um efeito designado por madeixas
Este processo é particularmente interessante para a coloração dos cabelos das têmporas masculinas ou dos pelos da barba, dos bigodes, pestanas ou sobrancelhas.
Nas composições utilizadas no processo de acordo com o invento, o(s) colorante(s) indólico(s) está(estão) geralmente presente(s) em proporções compreendidas entre 0,01 e 5%, em peso, e de preferência entre 0,03 e 3%, em peso, em relação ao peso da composição (A). A proporção em iodeto na composição (A), aplicada no decorrer do processo de acordo com o invento, está compreendida entre 0,007 e 4%, em peso, expressa em iões I e de preferência entre 0,08 e 2,5% em relação ao peso total da composição (A)
A relação colorante indólico/I está compreendida, de preferência, entre 0,05 e 10 e mais particularmente entre 0,5 e 2.
O pH da composição (A) está de preferência compreendida entre 2 e 7.
O peroxido de hidrogénio está presente na composição (B) em proporções geralmente compreendidas entre 1 e 40 volumes e, de preferência, entre 2 e 20 volumes e mais particularmente entre 3 e 15 volumes. Esta composição tem um pH compreendido entre 2 e 11.
processo de acordo com o invento é utilizado prevendo-se tempos de actuação para a composição (A), que contém o(s) colorante(s) indólico(s) de fórmula (I) em associação com os iões iodeto, compreendidos entre 10 segundos e 45 minutos e, de preferência de cerca de 2 a 25 minutos e mais particularmente cerca de 2 a 15 minutos, e para a composição (B) que contém o peróxido do hidrogénio, tempos de actuação compreendidos entre 10 segundos e 45 minutos e, de preferência, entrei minuto e 30 minutos.
Os tempos de secagem ou de evaporação estão de preferência compreendidos entre 2 minutos e 50 minutos e efectuam-se a uma temperatura compreendida entre 20°C e 50°C.
A requerente verificou que o processo utilizado permitia obter efeitos de madeixas tendo colorações poderosas, penetrando bem nas fibras, nomeadamente nas fibras ceratínicas humanas tais como cabelos e pelos, em tempos reiativamente curtos da ordem de 2 a 15 minutos.
processo de acordo com o invento permite igualmente obter reflexos claros, quer utilizando-se concentrações fracas em colorante(s) indólico(s) e em iodeto no limite da relação colorante indólico/I indicado anteriormente e tempos de actuação muito curtos para a aplicação da composição de peróxido de hidrogénio (B), quer por aclaramento de colorações escuras já obtidas deixando-se actuar a composição de peróxido de hidrogénio (B) de forma prolongada .
As composições utilizadas para a realização do processo de acordo com o invento podem apresentar-se sob formas diversas, nomeadamente líquidos mais ou menos espessos ou gelifiçados, cremes, emulsões, espumas ou outras formas apropriadas para efectuar uma coloração.
acetato de moéteres monoAs composições tintoriais destinadas a ser utilizadas no processo de acordo com o invento e contendo quer o(s) colorante(s) indólico(s) de fórmula I em associação com os iões iodeto, quer o peróxido de hidrogénio, incluem geralmente um meio aquoso constituído por água ou uma mistura de água-solvente(s), sendo o(s) solvente(s) preferêncialmente escolhido(s) entre os solventes orgânicos, tais como álcool etílico, álcool propílico ou isopropílico, álcool terciobutílico, etilenoglicol, éteres monometilico, monoetílico ou monobutílico de etilenoglicol noetiléter de etilenoglicol, propilenoglicol metílicos de propilenoglicol e de dipropilenoglicol e lactato de metilo.
Os solventes preferidos são o álcool etílico e o propilenoglicol.
É igualmente possível armazenar o(s) colorante(s) indólico(s) de fórmula (I) e/ou o iodeto num meio constituído por solventes essencialmente anidros e misturar este ou este solventes com um meio aquoso, no momento da utilização.
Os solventes são escolhidos entre os anteriormente mencionados.
Cham-se solvente enidro a um solvente contendo menos de 1% de água.
Quando o meio é constituído por uma mistura água-solvente(s), os solventes estão presentes em concentrações compreendidas entre 0,5 e 75%, em particular entre 2 e 50%, em peso, em relação ao peso total da composição ,e mais particularmente entre 2 e 20%.
A composição (A) pode conter outros colorantes, quer de oxidação quer directos, que permitem obter
uma coloração ou reflexo em presença do ião iodeto e do peróxido de hidrogénio.
Entende-se por colorantes de oxidação os compostos que não são geralmente colorantes em si mesmos, mas compostos intermédios inicialmente pouco ou não coloridos, designados nomeadamente por bases de oxidação ou precursores que desenvolvem o seu poder tintorial em meio oxidante, constituído geralmente por água oxigenada, para dar origem, em meio básico, a um colorante segundo um processo de condensação oxidativa, quer do precursor de colorante de oxidação em si mesmo, quer da 'base de precursor de colorante de oxidação sobre um composto designado por matizador ou acoplador. Os colorantes de oxidação incluem igualmente os acoplados e os colorantes de oxidação ditos rápidos.
Os colorantes de oxidação são escolhidos nomeadamente entre as parafenilenodiaminas correspondentes de preferência à fórmula:
em que:
R-^γ e Rjg , idênticos ou diferentes, podem representar hidrogénio, um grupo alquilo inferior C^-Cg, um radical alquilo C^-Cg , substituido por um ou vários grupos hidroxi ou por um grupo metoxi,, metilsulfonilamino ou aminocarbonilo, um grupo furfurilo, um radical fenilo eventualmente substituido por um grupo amino;
R15 6 R14 P°dem rePresentar' independentemente um do outro, hidrogénio, um grupo alcoxi inferior C^-Cg, um átomo de halogénio tal como cloro, um grupo alquilo inferior C^-Cg , um grupo alquilo inferior C^-Cg, substituido por um ou vários grupos hidroxi;
R12 e R13 rePresentam' independentemente um do outro, hidrogénio, um grupo alcoxi inferior C^-Cg, um grupo alquilo inferior C^-Cg, um átomo de halogénio tal como cloro, R^g e R-^^ não podem designar simultaneamente hidrogénio sempre que R12' R13' R14 e R15 designarem todos hidrogénio, bem como os seus sais de ácidos minerais ou orgânicos;
N , N-difenilalquilenodiaminas cujos grupos fenilo são substituidos em para por um grupo OH ou amino eventualmente substituido por um grupo alquilo C^-Cg, os grupos amino ligados de novo pelo grupo alquileno podendo ser substituidos por alquilo C^-Cg, hictoxialquilo C^-Cg, aminoalquilo C^-Cg; - os para-aminofenóis; - os ortoaminofenóis; - os ortofenilenodiaminas e as bases de oxidação heterocíclicas.
Entre os compostos da fórmula (III) mais particularmente preferidos, pode citar-se 2-metilparafenilenodiamina, 2-metoxiparafenilenodiamina, N-metil-2-cloroparafenilenodiamina, N-furfurilparafenilenodiamina, 3-metoxi-l-N-metilparafenilenodiamina, 2-cloroparafenilenodiamina, N-metilparafenilenodiamina, 2,3-dimetilparafenilenodiamina,
5-cloro-l-N-metil-p-fenileno-diamina, 5-metil-l-N,N-dimetil-p-fenilenodiamina, 5-metil-l-N-etil-l-N-(aminocarbonilmetil)p-fenilenodiamina, 5-metil-l-N-etil-l-N-(metil-sulfonilaminoetil)p-fenilenodiamina, N-(2-metoxietil)p-fenilenodiamina , 2,6-dimetil-p-fenilenodiamina, N,N-bis(2-hidroxietil)p-fenilenodiamina, bem como os seus sais com ácidos tais como monocloridratos, dicloridratos ou sulfatos. Entre as N,N'-difenilalquilenonodiaminas, pode-se citar a N,N'-(2-hidroxietil )N,N'-(p-aminofenil)etilenodiamina.
Entre os p-aminofenois mais particularmente utilizáveis de acordo com o invento, pode-se citar pa-13-
raaminofenol, 2-metil-p-aminofenol, 2,3-dimetil-p-aminofenol,
2,6-dimetil-p-aminofenol, 3-metoxi-p-aminofenol, 2-cloro-p-aninofenol, N-metil-p-aminofenol, 3-(metiltio )p-aminofenol, dos quais se prefere o 2-metil-p-aminofenol.
Entre as bases orto, escolhe-se mais particularmente, de acordo com o invento, ortoaminofenol,
5-cloroortoaminofenol e ortofenilenodiamina.
Entre as bases heterocíclicas, prefere-se, de acordo com o invento, utilizar-se 2 ,3-diamino-6-meto- j xipiridina, 2-(2-hidroxietil)amino-5-aminopiridina. e, mais j particularmente, ainda 3,6-diaminopiridina, 2 , 6-dimetoxi-3- |
-aminopiridina, 2-metilamino-3-amino-6-metoxipiridina, e seus sais.
Estas diferentes bases de oxidação podem ser utilizadas em mistura ou sozinhas.
Os acopladores são escolhidos entre os fenóis, metadif enóis , metaaminofenois , metaf enilenodiaminas , derivados mono- ou polihidroxilados do naftaleno e do aminonaftaleno, as pirazolonas, as benzomorfolinas.
Entre os acopladores ou matizantes, pode-se em particular citar os compostos correspondentes à fórmula (IV):
em que ^21' designa hidroxi ou um grupo amino podendo ser substituido por um ou vários grupos hidroxialquilo Cj-Cg;
^23 6 ^19' ÍHdependentemente um do outro, podem representar hidrogénio, um grupo hidroxi, um grupo amino eventualmente substituido por um grupo hidroxialquilo inferior C^-Cg ou um grupo alquilo inferior C^-C^;
Ro~, Rq o e Ron podem representar um átomo de hidrogénio ou um grupo alcoxi C^-Cg , um grupo hidroxialcoxi ou um grupo alquilo inferior C^-Cg;
^23 e ^18 P°dem igualmente formar em conjunto um grupo metilenodioxi.
Entre os acopladores particularmente pre feridos, pode-se citar 2-metoxi-5-aminofenol, 2-metoxi-5-N(2-hidroxietil)aminofenol, 1,3-diamino-2,6-dimetoxibenzeno, 2-metoxi-l-N-metilamino-4-(2-hidroxietiloxi)-3-aminobenzeno, 1,3-diamino-6-metoxibenzeno, 1,3-diamino-4,6-dimetoxibenzeno, 4,6-dimetoxi-l,3-di-N(2-hidroxietillaminobenzeno, 2,6-dimetoxi-3-N(2-hidroxietil)amino-l-aminobenzeno,
2,4-dimetoxi-3-N(2-hidroxietil)amino-l-aminobenzeno, 2-metil -5-N(2-hidroxietil)aminofenol, 1,3-di-N(2-hidroxietil)amino-4-metoxibenzeno, 3-amino-4-metoxifenol, 3,4-metilenodioxi-1-aminobenzeno, 2 ,6-dimetil-3-N(2-hidroxietil)aminofenol,
2,6-dimetil-3-aminofenol, 4-etoxi-l-amino-3-N,N-(bis-2-hidroxietil)aminobenzeno, 2,4-(diamino)fenoxietanol, (2-amino-4-N-metilamino)fenoxietanol, l-metoxi-2N-(2-hidroxietil)amino-4-aminobenzeno, 3,4-metilenodioxi-6-metoxifenol, 3-amino-6-metilfenol, 3,4-metilenodioxi-6-metoxi-aminobenzeno, 3-aminofenol, 1,3-di-hidroxibenzeno.
Outros acopladores preferidos são 6-aminobenzomorfolina, l-amino-7-naftol, 6-hidroxibenzomorfolina, 1-naftol, 1,3-di-hidroxinaftaleno, 1,2-di-hidroxibenzeno.
Os colorantes de oxidação ditos rápi15-
dos são os precursores de colorantes, susceptiveis de dar origem a compostos coloridos por simpies oxidação ao ar, durante o tempo de actuação sobre os cabelos, isto é, geralmente inferior a uma hora e isso na ausência de um outro agen te oxidante. Eles são escolhidos nomeadamente entre os derivados tri-hidroxilados do benzeno, diamino-hidroxibenzenos, aminodi-hidroxibenzenos, triaminobenzenos, amino-hidroxibenzenos, 1,2-di-hidroxibenzenos substituidos no núcleo benzénico.
Entre os derivados tri-hidroxilados do benzeno pode-se citar 1,2 , 4-tri-hidroxibenzeno, 1,2,4-tri-hidroxi-5-alquilbenzeno, nos quais o grupo alquilo é um grupo alquilo inferior C^-Cg θ 1,2,3-tri-hidroxibenzeno e seus sais.
-se citar benzeno e
Entre os diamino-hidroxibenzenos, pode2,4-diaminofenol, 2,5-diamino-4-metoxi-l-hidroxiseus sais.
Entre os aminodi-hidroxibenzenos, pode-se citar 2-amino-l,4-di-hidroxibenzeno, 1,4-di-hidroxi-2-dietilaminobenzeno, 4-amino-resorcina e seus sais.
tuidos, são xibenzeno e
Entre os 1,2-di-hidroxibenzenos substiparticularmente preferidos 4-metil-l,2-di-hidro3-metoxi-l,2-di-hidroxibenzeno.
Os amino-hidroxibenzenos são escolhidos em particular entre 2-amino-4-metoxifenol, 2-aminofenol, 4,6-dimetoxi-3-amino-1-hidroxibenzeno, 2,6-dimetil-4-(N-p-hidroxif enil )amino-l-hidroxibenzeno e seus sais.
A título de triaminobenzenos, pode-se citar 1,5-diamino-2-metil-4-(N-p-hidroxifenil)aminobenzeno e seus sais.
Outros colorantes de oxidação ditos rápidos utilizáveis são escolhidos em particular entre a brasilina, a hematoxilina, o extracto de orcaneta.
Estes diferentes colorantes de oxidação podem ser utilizados em mistura ou sozinhos, em associação com o ião iodeto e o(s) colorante(s) indólico(s) de fórmula (I) .
Os colorantes directos são escolhidos nomeadamente entre os derivados nitratos benzénicos, as antraquinonas, as benzoquinonas.
As composições utilizadas, de acordo com o invento, podem conter amidas gordas tais como monoou dietilamidas dos ácidos derivados de copra, de ácido láurico, de ácido oleico, em concentrações compreendidas entre 0,05 e 10%, em peso.
Elas podem também conter agentes tensio-activos aniónicos, catiónicos, não iónicos, anfotéricos ou suas misturas.
Estes agentes tensio-activos são de preferência utilizados em proporções compreendidas entre 0,1 e 50%, em peso, em relação ao peso total da composição, e mais particularmente entre 1 e 20%, em peso.
As composições anteriormente definidas e utilizadas no processo de acordo com o invento podem ser tornadas espessas com agentes espessantes tais como alginato de sódio, goma arábica, goma de guar, biopolímeros como goma de xantano ou escleroglucanos, os derivados de celulose tais como metilcelulose, hidroxietilcelulose, hidroxipropilmetilcelulose, sal de sódio de carboximetilcelulose e polímeros de ácido acrílico reticulados ou não. Pode-se igualmente utilizar agentes espessantes minerais tais como bento-17-
nite. Estes espessantes são utilizados sozinhos ou em mistura e estão presentes, de preferência, em proporções compreendidas entre 0,1 e 5%, em peso, em relação ao peso total da composição e mais particularmente entre 0,5 e 3%.
Os agentes alcalinizantes utilizáveis nestas composições podem ser em particular, aminas tais como alcanolaminas, alquilaminas, hidróxidos ou carbonatos alcalinos ou de amónio. Os agentes de acidificação utilizáveis, podem ser escolhidos entre ácido láctico, ácido acético,ácido tártrico, ácido fosfórico, ácido clorídrico e ácido cítri co, embora seja evidentemente possível utilizar-se outros agentes alcalinizantes ou acidificantes apropriados para a coloraç ão.
É eventualmente possível adicionar-se a cada uma das composições um agente de intumescência da fibra ceratínica como, por exemplo, ureia.
Quando a composição contendo o(s) colorante(s) indólico(s) é utilizada sob a forma de espuma, ela pode ser condicionada sob pressão num dispositivo aerosol em presença de um agente propulsor e de um gerador de espuma. Os agentes geradores de espuma podem ser polímeros que formam espuma aniónicos, catiónicos, não iónicos, anfotéricos ou agentes tensio-activos como os indicados anteriormente .
As composições utilizadas no processo de acordo com o invento podem conter, para além de outros, vários adjuvantes tais como perfumes, agentes sequestrantes, agentes filmogénios, agentes de tratamento das fibras, agentes dispersantes, agentes de condicionamento, agentes conservantes, agentes opacificantes.
Utilizando o processo de acordo com o invento, as composições podem ser acondicionadas em disposi-18-
tivos de vários compartimentos designados ainda por kits ou estojos de coloração contendo todos os componentes destinados a ser aplicados numa mesma coloração sobre as fibras ceratínicas em aplicações sucessivas com ou sem pre-mistura.
Tais dispositivos são conhecidos por si e podem incluir um primeiro compartimento contendo o(s) colorante(s) indólico(s) em presença dos iões iodeto num meio líquido apropriado para a coloração, num segundo compartimento uma solução de peroxido de hidrogénio, eventualmente um terceiro compartimento contendo um agente de alcalinização num meio apropriado para a coloração. É igualmente possível prever um quarto compartimento contendo um ou vários colorantes de oxidação ou directos, num meio apropriado para a coloração, sendo os conteúdos do terceiro e do segundo compartimento misturados imediatamente antes do emprego e sendo o do quarto compartimento destinado a ser misturado ao conteúdo do primeiro compartimento.
Se o meio contendo o(s) colorante(s) indólico(s) é constituído por um solvente anidro, procede-se, antes do emprego, a uma mistura com um meio aquoso apropriado para a coloração, presente eventualmente um quinto compartimento.
0(s) colorante(s) indólico(s) em meio anidro pode(m) igualmente ser aplicado(s) directamente sobre as fibras ceratínicas húmidas.
Segundo um outro modo de realização, o Kit ou o estojo de coloração é composto por um primeiro compartimento com uma composição contendo, num meio apropriado para a coloração, iões iodeto, um segundo compartimento contendo, uma composição incluindo num meio líquido apropriado para a coloração, o(s) colorante(s) indólico(s) um terceiro compartimento contendo uma solução de peroxido de hidrogénio, eventualmente um quarto compartimento contendo um
agente de alcalinização. A composição contida no segundo compartimento destina-se a ser misturada, no momento do emprego, ao conteúdo do primeiro compartimento e a contida no quarto destina-se a ser misturada à do terceiro e aplicada imediatamente.
Os processos de acordo com o invento e as composições correspondentes podem ser utilizados para coloração dos cabelos naturais ou já coloridos, com permanente ou não ou desfrisados ou cabelos forte ou ligeiramente descoloridos e eventualmente com permanente. Como indicado anteriormente, eles aplicam-se preferêncialmente para uma coloração parcial para se obter um efeito designado por madeixas , nomeadamente sobre os cabelos curtos que perderam parcialmente a sua pigmentação natural, mas também sobre pelos, tais como barba, bigode, pestanas e sobrancelhas, que não permitem a utilização de uma touca.
O processo do invento pode ser precedido ou seguido por outros tratamentos cosméticos conhecidos.
É igualmente possível utilizá-lo para colorir peles ou lã.
Os exemplos seguintes destinam-se a ilustrar o invento sem, no entanto, ter caracter limitativo .
EXEMPLO 1
Numa cabeleira com 80% de cabelos brancos, aplica-se a composição (A) com um pequeno pincel sobre uma parte do cabelo, da raiz à ponta, de modo a que apenas metade dos cabelos brancos seja coberta pela composição (A).
Procede-se a uma secagem sob capacete durante 10 minutos.
Aplica-se a composição (B) durante 10 minutos.
Enxagua-se e seca-se os cabelos. Procede-se à secagem num secador de capacete (20° a 50°C). Após secagem, uma parte dos cabelos está preta, os outros cabelos ficaram brancos, tornando o conjunto da cabeleira branca a cerca de 40%.
Composição A:
-5,6-di-hidroxi-indol -iodeto de potássio -álcool etílico -goma de guar vendida com a denominação de JAGUAR HP 60 pela Société CELANESE
-Éter alquilico de glicosídeo vendido na concentração de 60% MA com a denominação TRITON CG 110 pela Sociedade SEPPIC -pH espontâneo = 6,5 -Agua q.s.p.
2 io,o g
q.s.p.
1,0 g
5,0 g MA
100,0 g
Composiçao Β:
-Peróxido de hidrogénio 3,75 g
-Lauril-sulfato de amónio 6,7 g
-CARBOPOL 940 (polímero acrílico reticulado) vendido pela Sociedade
GOODRICH -estabilizante -perfume q.s. -Amino-2-metil-2-propanol-1 q.s. -Agua
1,0 g 0,03 g pH = 4
q.s.p. 100,0 g
EXEMPLO 2 como composição (A)
Repete-se o exemplo 1, utilizando-se, a composição seguinte:
-5,6-di-hidroxi-indol
-iodeto de potássio
-Álcool etílico
-goma de guar vendida sob a denominação de JAGUAR HP 60 pela Societe CELANESE
-Éter alquílico de glicosídeo vendido na concentração de 60% MA sob a denominação TRITONCG 110 pela Société SEPPIC
2,0 g 1,0 g io,o g
1,0 g
5,0 g MA
-Trietânolamina q.s.p. pH = 6
-Água q.s.p. 100,0 g
A composição
B é idêntica à do exemplo 1.
Obtém-se uma coloração castanha escura
sobre a parte dos cabelos cbLoridos .
EXEMPLO 3
Repete-se o exemplo 1 utilizando-se, como composição (A), a composição seguinte:
-5-metoxi-6-h idrox i-indol
-iodeto de potássio
-álcool etílico
-goma de guar vendida com a denominação de JAGUAR HP 60 pela Société CELANESE
-Éter alquilico de glicosídeo vendido na concentração de 60%
MA sob a denominação TRITON CG 110 pela Société SEPPIC
-pH espontâneo = 6,2
-Agua q.s.p.
2,0 g 2,0 g
10,0 g
1,0 g
5,0 g MA
100,0 g
A composição (B) tem a composição se guinte
-Peróxido de hidrogénio 3,75 g
-Lauril-sulfato de amónio 6,7 g
-CARBOPOL 1345 (polímero acrílico reticulado) vendido pela Société
GOODRICH 0,7 g —Estábilizante 0,03 g
-Perfume q.s.
-Amino-2-metil-2-propanol-l q.s. pH = 3,8 -Agua q.s.p. 100,0 g
Obtem-se uma coloração preta sobre a parte dos cabelos coloridos.
EXEMPLO 4
Repete-se o exemplo 1, como composição (A) a composição seguinte:
utilizando-se,
-5,6-di-hidroxi-indol
-iodeto de sódio
-butoxi-2-etanol
-goma de xantano vendida pela Société RHONE POULENC sob a denominação de RHODOPOL SC
-Éter alquílico de glicosídeo vendido na concentração de 60%
MA sob a denominação de TRITON CG 110 pela Société SEPPIC
-Agua q.s.p.
-pH espontâneo = 4,61
3,0 g 3,0 g
10,0 g
2,0 g
2,1 g MA 100,0 g
A composição (B) é uma solução aquosa de peróxido de hidrogénio a 20 volumes a um pH 10 ajustado por mono-etanolamina.
Obtem-se uma coloração castanha clara acobreada sobre a parte dos cabelos coloridos.
EXEMPLO 5
Repete-se o exemplo 1 utilizando-se, como composição (A), a composição seguinte:
-Sulfato de N,N-bis(2-hidroxietil)p-fenilenodiamina
-5, 6-di-hidroxi-indol
-Iodeto de potássio
-Álcool etílico
-Goma de xantano vendida sob a denominação RHODOPOL 23 SC pela Société RHONE POULENC
-Éter alquilico de glicosídeo vendido sob a denominação de TRITON CG 110 pela Société SEPPIC
-Trietanolamina q.s. pH = 6
-Água q.s.p.
i,o g 0,2 g 1,0 g
10,0 g
2,0 g
2,1 g MA
100,0 g
A composição (B) é uma solução aquosa de peróxido de hidrogénio a 20 volumes com um pH 3.
Obtem-se uma coloração cinzenta média ligeiramente nacarda sobre a parte dos cabelos coloridos.
EXEMPLO 6
Repete-se o exemplo 1 utilizando-se, como composição (A), a composição seguinte:
COMPOSIÇÃO A:
-5,6-di-hidrox i-indol
-1,3-di-hidroxibenzeno
-3-aminofenol
-iodeto de potássio
-álcool etílico
-goma de guar vendido com a denominação de JAGUAR HP 60 pela Société CELANESE
-Éter alquílico de glicosideo vendido na concentração de 60% MA com a denominação de TRITON CG 110 pela Société SEPPIC
-Conservante q.s.
-Agua q.s.p.
0,6 g 0,05 g 0,4 g 1,0 g
10,0 g
1,0 g
5,0 g MA
100,0 g
COMPOSIÇÃO (B) a 12,5 volumes de água oxigenada
-Peróxido de hidrogénio -Lauril-sulfato de amónio -Goma arábica
-Estabilizante
-Perfume q.s.
-Amino-2-metil-2-propanol-1 -Agua
3,75 g 6,70 g 1,0 g 0,03 g
q.s. pH - 4 q.s.p.100,0 g natural
Obtem-se uma coloração castanha escura sobre a parte dos cabelos coloridos.
EXEMPLO 7
Repete-se o exemplo 1 utilizando-se como composição (A), a composição seguinte:
COMPOSIÇÃO A:
-5,6-di-hidroxi-indol 0,7 g
-1,2,4-tri-hidroxi-5-metilbenzeno 3,0 g
-iodeto de potássio 2,0 g
-álcool etílico 10,0 g
-goma de guar vendida com a denominação de JAGUAR HP 60 pela Société CELANESE 1,0 g
-Éter alguilico de glicosídeo vendido na concentração de 60% MA com a denominação TRITON CG 110 pela Société
SEPPIC 5,0 g MA
-Conservante g.s.
-pH espontâneo = 5,4
-Agua g.s.p. 100,0 g
A composição (B) é a mesma gue a do exemplo 6.
Obtem-se uma coloração loura escura acajou sobre a parte dos cabelos coloridos.
EXEMPLO 8
Repete-se o exemplo 1 utilizando-se, como composição (A) a composição seguinte:
COMPOSIÇÃO A:
-5,6-di-hidroxi-indol
-3-amino-6-metilfenol
-1,2,4-tri-hidroxibenzeno -iodeto de potássio -álcool etílico -goma de guar vendida com a denominação de JAGUAR HP 60 pela Société CELANESE
-Éter alquilico de glicosídeo vendido na concentração de 60% MA com a denominação de TRITON CG 110 pela Société SEPPIC
-Conservante q.s.
-pH espontâneo = 6,7
-Agua q.s.p.
0,3 g θ , 3 g 0,3 g 0,8 g
10,0 g
1,0 g
A composição (B) é a mesma que a do exemplo 6.
Obtem-se uma coloração castanha reuiva sobre a parte dos cabelos coloridos.
EXEMPLO 9
Repete-se o exemplo 1 utilizando-se, como composição (A), a composição seguinte:
-3-metil-5,6-di-hidroxi-indol 1,0 g
-iodeto de sódio 1,0 g
-álcool etílico 10,0 g
-água q.s.p. 100,0 g
-pH espontâneo = 4,9
A composição (B) é uma solução aquosa de peróxido de hidrogénio a 20 volumes a um pH 3.
Obtem-se uma coloração preta ligeiramente azulada sobre a parte dos cabelos coloridos.
EXEMPLO 10
Repete-se o exemplo 1 utilizando-se, como composição (A), a composição seguinte:
-2-metil-5,6-di-hidroxi-indol 1,0 g
-5,6-di-hidroxi-indol 0,3 g
-iodeto de potássio 0,5 g
-álcool etílico 10,0 g
-goma de guar vendida com a denominação de JAGUAR HP 60 pela Société CELANESE 1,0 g
-Éter alquilico de glicosídeo vendido na concentração de 60% MA com a denominação de TRITON CG
110 pela Société SEPPIC 5,0 g MA
-Trietanolamina q.s. pH - 6,5
-Agua q.s.p. 100,0 g e, como composição (B), uma composição idêntica à do exemplo
6.
-29Obtém-se uma coloração castanha dourada sobre a parte dos cabelos coloridos.
EXEMPLO 11
Repete-se o exemplo 1, utilizando-se, como composição (A), a composição seguinte:
-2-etoxicarbonil-5,6-di-hidroxi-indol 1,3 g
-5,6-di-hidroxi-indol 0,3 g
-iodeto de potássio 1,0 g
-álcool etílico 10,0 g
-goma de guar vendida com a denominação de JAGUAR HP 60 pela Société CELANESE 1,0 g
-Éter alquilico de glicosídeo vendido na concentração de 60% MA com a denominação de TRITON CG 110 pela Société SEPPIC 5,0 g
-Trietanolamina q.s. pH = 6,5
-Agua q.s.p. 100,0 g e, como composição (B), a descrita no exemplo 6.
Obtem-se uma coloração loura escura acinzentada sobre a parte dos cabelos coloridos.
EXEMPLO 12
Repete-se o exemplo 1 utilizando-se, como composição (A), a composição seguinte:
-2,3-di-metil-5,6-di-hidroxi-indol -5,6-di-hidroxi-indol -iodeto de potássio -álcool etílico
-goma de guar vendida com a denominação de JAGUAR HP 60 pela Société CELANESE
-Éter alquilico de glicosideo vendido na concentração de 60% MA com a denominação de TRITON CG 110 pela Société SEPPIC
-Trietanolamina q.s. pH = 6,5 -Água q.s.p
0,8 g 0,3 g 0,9 g
10,0 g
1,0 g
5,0 g MA
100,0 g e, como composição (B), a descrita no exemplo 6.
Obtem-se uma coloração da sobre a parte dos cabelos coloridos.
loura acinzenta
EXEMPLO 13
Repete-se o exemplo 1, utilizando-se, como composição (A), a composição seguinte:
-5-acetoxi-6-hidroxi-indol
-5,6-di-hidroxi-indol
-iodeto de potássio
-álcool etílico
-goma de guar vendida com a denominação de JAGUAR HP 60 pela Société CELANESE
-Éter alquilico de glicosídeo vendido na concentração de 60% MA com a denominação de TRITON CG 110 pela Société SEPICC
-Trietanolamina q.s. pH = 6,5 -Agua q.s.p
0,8 g 0,4 g 0,5 g
10,0 g
1,0 g
5,0 g MA
100,0 g e, como composição (Β), a descrita no exemplo 6.
Obtem-se uma coloração castanha escura sobre a parte dos cabelos coloridos.
EXEMPLO 14
Repete-se o exemplo 1 utilizando-se, como composição (A), a composição seguinte:
Bromidrato de 2-metil-5,6-di-hidroxi-indol
-iodeto de amónio
-álcool etílico
-goma de guar vendida com a denominação de JAGUAR HP 60 pela Société CELANESE
-Éter alquilico de glicosideo vendido na concentração de 60% MA com a denominação de TRITON CG 110 pela Société SEPPIC
-Trietanolamina q.s.
-Agua pH - 6,6
q.s.p.
i,o g 1,0 g 10,0 g
5,0 g MA
100,0 g e, como composição (B), a descrita no exemplo 6.
Obtem-se uma coloração castanha clara dourada sobre a parte dos cabelos coloridos.

Claims (17)

  1. REIVINDICAÇÕES lã. - Processo para a coloração de fibras ceratínicas, em particular humanas, caracterizado por se aplicar sobre estas fibras, um primeiro tempo, uma composição (A) contendo pelo menos um colorante indólico escolhido entre os compostos da fórmula:
    (I) em que:
    R^ representa um átomo de hidrogénio, um grupo alquilo inferior ou um grupo -SiRgR^gR-^^;
    R2 e R^ idênticos ou diferentes , representam um átomo de hidrogénio ou ainda um grupo alquilo inferior,um grupo carboxilo, um grupo alcoxicarbonilo inferior ou um grupo —COOS iR gRj θ Rj^ 1 ?
    R4 e R5' icos ou diferentes, representam um átomo de hidrogénio, um grupo alquilo linear ou ramificado, um grupo formilo, um grupo acilo ^2^20 linear ou ramificado, um grupo alcenoílo C3-C2Q linear ou ramificado um grupo -SiRgR1 θR1, um grupo -PÍOHORg^, um grupo R^OSC^ ou então R4 e Rç. , em conjunto com os átomos de oxigénio aos quais estão ligados, formam um ciclo contendo acidentalmente um grupo carbonilo, um grupo metileno eventualmente substituido um grupo tiocarbonilo ou um grupo
    P(O)OR6 ou então CPí7%: θ e R^ representam um átomo de hidrogénio ou um grupo alquilo inferior, Rg representa um grupo alcoxi inferior ou um grupo monodiferentes , R10 e *11' idênticos ou ou dialquilamino, Rg representam grupos alquilo inferiores lineares ou ramificados e os sais de adição com ácidos minerais ou orgânicos, bem como os sais de metais alcalinos, alcalino-terrosos ou de aminas correspondentes, ou uma sua mistura, em associação com iões iodeto, e, um segundo tempo, por se levar ao estado de seco a composição tintorial aplicada sobre as fibras, por secagem ou evaporação do meio líquido, e, um terceiro tempo, por se aplicar uma composição (B) que contem, num meio líquido apropriado para a coloração, peróxido de hidrogénio.
  2. 2â. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por os colorantes indólicos serem escolhidos entre os compostos da fórmula:
    em que R'2 e R'g, idênticos ou diferentes, representam um átomo de hidrogénio, um grupo alquilo inferior C/-Cg, um grupo carboxilo, um grupo alcoxicarbonilo inferior cujo grupo alcoxi é um grupo C^-Cg, R'4 e R 1 idênticos ou diferentes, representam um átomo de hidrogénio, um grupo alquilo inferior C^-Cg, um grupo acilo C2-C20 linear, um grupo trimetilsililo, ou então R'4 e R'g, θπι conjunto com os átomos de oxigénio aos quais estão ligados formam um ciclo metilenodioxi eventualmente, substituido ou carbonildioxi.
  3. 3â. - Processo de acordo com as reivindicações 1 ou 2 , caracterizado por o colorante indólico ser escolhido entre 5,6-di-hidroxi-indol, 5-metoxi-6-hidroxi-indol, 3-metil-5,6-di-hidroxi-indol, 2-metil-5,6-di-hidroxi-indol, 5-acetoxi-6-hidroxi-indol, 2-etoxicarbonil-5,6-di-hidroxi-indol , 2 , 3-dimetil-5,6-di-hidroxi-indol e seus sais
  4. 4â. - Processo para a coloração de fibras ceratinicas, em particular humanas, caracterizado por se aplicar sobre estas fibras, num primeiro tempo, pelo menos uma composição (A) contendo, num meio líquido apropriado para a coloração, pelo menos um derivado indólico, em associação com iões iodeto; por, um segundo tempo, se levar ao estado seco a composição tintorial aplicada sobre as fibras, por secagem ou evaporação do meio líquido; por, num terceiro tempo, se aplicar uma composição (B) que contem, num meio liquido apropriado para a coloração, peróxido de hi drogén io.
  5. 5â. - Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado por se proceder à secagem ou à evaporação do meio líquido durante um período de 2 minutos a 50 minutos, a uma temperatura compreendida entre 20 e 50°C.
  6. 6â. - Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado por o ião iodeto ser escolhido entre os iodetos de metal alcalino, alcalino-terroso ou de amónio.
  7. 7ã. - Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado por o(s) colorante(s) indólico(s) estar(em) presente(s) na composição (A) em proporções compreendidas preferência entre 0,03 e 3%, tal da composição (A).
    entre 0,01 em peso, e
    em
    5%, em peso, e de relação ao peso to
  8. 8â. - Processo de acordo com qualquer ações 1 a 7, caracterizado por o ião iodeto composição (A) em proporções compreendi4%, em peso, expressa em ião I e, de pre,08 e 2,5% em relação ao peso total da comuma das reivindic estar presente na das entre 0,007 e ferência, entre 0 posição (A ) .
  9. 9â. - Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado por a relação entre o(s) colorante(s) indólico(s) e o ião cloreto estar compreendido entre 0,05 e 10 e, de preferência, entre 0,5 e 2 .
  10. 10â. - Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado por o teor em peróxido de hidrogénio na composição (B) estar compreendido entre 1 e 40 volumes e, de preferência, entre 2 e 20 volumes e mais particularmente entre 3 e 15 volumes.
    llâ. - Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado por a composição (A) conter um colorante de oxidação ou um colorante directo, permitindo obter uma coloração ou matiz em presença do ião iodeto e do peróxido de hidrogénio.
  11. 12â. - Processo de acordo com a reivindicação 11, caracterizado por os colorantes de oxidação serem escolhidos entre parafenilenodiaminas, Ν',N'-difenilalquilenodiaminas, para-aminofenóis, orto-aminofenóis, ortofenile-37- nodiaminas e bases de oxidação heterocíclicas.
  12. 13â. - Processo de acordo com a reivindicação 11, caracterizado por os colorantes de oxidação serem acopladores escolhidos entre fenóis , metadifenóis, meta-aminofenóis, metafenilenodiaminas, derivados mono- ou poli-hidroxilados do naftaleno e do aminonaftaleno, pirazolonas e benzomorfolinas.
  13. 14§. - Processo de acordo com a reivindicação 11, caracterizado por os colorantes de oxidação serem colorantes de oxidação rápidos escolhidos entre os derivados tri-hidroxilados do benzeno, diamino-hidroxi-benzenos amino-di-hidroxibenzeno, triaminobenzenos, amino-hidroxibenzenos e 1,2-di-hidroxibenzenos substituídos no núcleo benzénico.
  14. 15â. - Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 14, caracterizado por se aplicar, na primeira etapa, a combinação (A) contendo os iões iodeto sob a forma de iodeto de metal alcalino, alcalino-terroso ou de amónio e o colorante indólico, seguindo-se a composição (B) contendo o peróxido de hidrogénio a um pH compreendido entre 2 e 11.
  15. 16ã. - Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 15, caracterizado por o processo ser executado prevendo-se os tempos de actuação para a composição (A) contendo o(s) colorante(s) indélico(s) em associação com os iões iodeto, compreendidos entre 10 segundos e 45 minutos, de preferência compreendidos entre 2 e 25 minutos e mais particularmente entre 2 e 15 minutos, e por a composição que contem o peróxido de hidrogénio (B) ser aplica da durante tempos de actuação compreendidos entre 10 segundos e 45 minutos e, de preferência, entre 1 minuto e 30 minutos , segundo as colorações desejadas.
    175. - Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 16, caracterizado por as composições utilizadas se apresentarem sob a forma de líquidos mais ou menos espessos ou gelificados, de cremes, de emulsões e de espumas.
  16. 18^. - Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 17, caracterizado por a composição (A) que contém o colorante indólico em associação com os iões iodeto, compreender um meio aquoso constituído por água ou uma mistura de água-solvente(s) e por ter um pH compreendido entre 2 e 7.
    195. - Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 17, caracterizado por a composição (A) se apresentar sob a forma de solução anidra.
    205. - Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 19, caracterizado por os solventes serem escolhidos entre álcoois etílico, propilico, isopropílico e terciobutilico, etileno glicol, éteres monometílico, monoetilico ou monobutilico de etilenoglicol, acetato de éter monoetilico de etilenoglicol, propilenoglicol, éter monometilico de propileno glicol ou de dipropilenoglicol e lactato de metilo.
    215. - Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 20, caracterizado por se utilizar composições contendo um ou vários adjuvantes escolhidos entre
    -39as amidas gordas em proporções de 0,05 e 10%, agentes tensio-activos aniónicos, catiónicos, não iónicos, anfotéricos ou suas misturas, presentes em proporções compreendidas entre 0,1 e 50%, em peso, agentes espessantes em proporções compreendidas entre 0,1 e 5%, em peso, perfumes, agentes sequestrantes, agentes filmogéneos, agentes de tratamento, agentes dispersantes, agentes de condicionamento, agentes conservantes, agentes opacificantes, agentes de intumescimento das fibras ceratínicas.
  17. 22â. - Processo de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 21, caracterizado por se proceder à coloração parcial de fibras ceratínicas humanas aplicando-se a composição tintorial (A) em madeixas de cabelo tendo perdido total ou parcialmente a sua pigmentação natural ou em pelos de barba, bigode, pestanas ou sobrancelhas.
PT87991A 1987-07-17 1988-07-14 Processo para a coloracao de fibras ceratinicas, em particular humanas, com pelo menos um colorante indolico PT87991B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
LU86947A LU86947A1 (fr) 1987-07-17 1987-07-17 Procede de teinture des fibres keratiniques,en particulier humaines,avec le 5-(hydroxy ou-methoxy)6-hydroxyindole

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT87991A PT87991A (pt) 1989-06-30
PT87991B true PT87991B (pt) 1995-03-01

Family

ID=19730950

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT87991A PT87991B (pt) 1987-07-17 1988-07-14 Processo para a coloracao de fibras ceratinicas, em particular humanas, com pelo menos um colorante indolico

Country Status (11)

Country Link
JP (1) JPH0193516A (pt)
BE (1) BE1002155A5 (pt)
CH (1) CH676926A5 (pt)
DE (1) DE3824122A1 (pt)
ES (1) ES2007267A6 (pt)
FR (1) FR2618070B1 (pt)
GB (1) GB2207443B (pt)
IT (1) IT1223701B (pt)
LU (1) LU86947A1 (pt)
NL (1) NL8801811A (pt)
PT (1) PT87991B (pt)

Families Citing this family (26)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
LU87086A1 (fr) * 1987-12-18 1989-07-07 Oreal Procede de teinture des fibres keratiniques avec des colorants d'oxydation associes au 5,6-dihydroxyindole et a un iodure et composition tinctoriale mise en oeuvre
LU87113A1 (fr) * 1988-01-26 1989-08-30 Oreal Procede de teinture des fibres keratiniques et composition de teinture mettant en oeuvre du 5,6-dihydroxyindole,un colorant quinonique et iodure
LU87128A1 (fr) * 1988-02-08 1989-09-20 Oreal Composition de teinture des fibres keratiniques mettant en oeuvre du 5,6-dihydroxyindole et au moins une paraphenylenediamine disubstituee sur l'un des groupements amino et procede de mise en oeuvre
US5346509A (en) * 1988-05-12 1994-09-13 Clairol Incorporated Process for dyeing hair by the sequential treatment of hair with metal ion-containing composition and with a dye composition containing 5,6-dihydroxyindole-2-carboxylic acid and certain derivatives thereof
LU87256A1 (fr) * 1988-06-21 1990-02-28 Oreal Procedes de teinture de fibres keratiniques a base de 5,6-dihydroxyindole et d'au moins un sel de terre rare et compositions de mise en oeuvre
US5279620A (en) * 1988-09-12 1994-01-18 L'oreal Tinctorial compositions for keratin fibres containing precursors of oxidation colorants and indole couplers, and dyeing processes using these compositions
LU87337A1 (fr) * 1988-09-12 1990-04-06 Oreal Compositions tinctoriales pour fibres keratiniques contenant des precurseurs de colorants par oxydation et des coupleurs indoliques et procedes de teinture mettant en oeuvre ces compositions
US5167669A (en) * 1989-07-21 1992-12-01 L'oreal Composition for dyeing keratinous fibers employing an indole dye and at least one para-phenylenediamine containing a secondary amino group and process for use
FR2649886B1 (fr) * 1989-07-21 1991-10-11 Oreal Composition de teinture des fibres keratiniques mettant en oeuvre un colorant indolique et au moins une paraphenylenediamine comportant un groupement amino secondaire et procede de mise en oeuvre
FR2649887B1 (fr) * 1989-07-21 1994-07-08 Oreal Procede de coloration mettant en oeuvre des colorants indoliques et des precurseurs de colorants d'oxydation et agents de teinture mis en oeuvre
FR2654336B1 (fr) * 1989-11-10 1994-06-03 Oreal Composition tinctoriale pour fibres keratiniques, contenant des precurseurs de colorants par oxydation et des coupleurs derives de 6- ou 7-hydroxyindole, et procede de teinture mettant en óoeuvre ces compositions.
FR2659228B1 (fr) * 1990-03-08 1994-10-14 Oreal Procede de teinture des fibres keratiniques avec des 6 ou 7-monohydroxy-indoles a ph acide et compositions mises en óoeuvre.
US6238439B1 (en) 1990-06-21 2001-05-29 L'oreal Method for dyeing keratinous fibers with indole compounds, compositions and devices for implementation
FR2722687A1 (fr) * 1994-07-22 1996-01-26 Oreal Utilisation de gomme de guar dans des compositionsnon rincees pour la teinture des fibres keratiniques et procede de teinture
DE69822450T3 (de) 1997-10-22 2010-05-06 L'oreal Färbemittel für keratinische faser und verfahren zum färben unter verwendung dieser zusammensetzung
JP4516708B2 (ja) * 2001-07-12 2010-08-04 ポーラ化成工業株式会社 多色毛髪修飾用の化粧料
DE102014225554A1 (de) * 2014-12-11 2016-06-16 Henkel Ag & Co. Kgaa Mittel und Verfahren zur Behandlung keratinhaltiger Fasern
DE102014225553A1 (de) 2014-12-11 2016-06-16 Henkel Ag & Co. Kgaa Mittel und Verfahren zur Behandlung keratinhaltiger Fasern
FR3082738B1 (fr) 2018-06-20 2020-07-10 L'oreal Composition de coloration capillaire comprenant un colorant d’oxydation, une gomme de scleroglucane et un polymere cationique.
FR3082740B1 (fr) 2018-06-20 2020-05-29 L'oreal Composition de coloration capillaire comprenant un colorant d’oxydation, une gomme de scleroglucane, une alcalnolamine et un agent alcalin mineral.
FR3082739B1 (fr) 2018-06-20 2020-05-29 L'oreal Procede de coloration capillaire mettant en œuvre une composition colorante et une composition oxydante, lesdites compositions comprenant une gomme de scleroglucane.
FR3082710B1 (fr) 2018-06-20 2021-11-26 Oreal Dispositif de distribution d’un produit de coloration capillaire mettant en œuvre une composition colorante et une composition oxydante comprenant une gomme de scleroglucane.
FR3082735B1 (fr) 2018-06-20 2022-03-11 Oreal Composition de coloration capillaire comprenant un colorant d’oxydation, une gomme de scleroglucane et un polymere associatif.
FR3082742B1 (fr) * 2018-06-20 2020-05-29 L'oreal Composition de coloration capillaire comprenant un colorant d’oxydation, une gomme de scleroglucane, et un alkylpolyglycoside.
FR3082736B1 (fr) 2018-06-20 2020-05-29 L'oreal Composition de coloration capillaire comprenant un colorant d’oxydation, une gomme de scleroglucane et agent alcalin de type acide amine.
CN217338168U (zh) * 2022-01-28 2022-09-02 宁波飞马行远国际贸易有限公司 拼接式树裙

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
NL224577A (pt) * 1957-02-02
DE1469739A1 (de) * 1965-10-08 1969-01-02 Bayer Ag Verfahren zum Faerben von Polyolefinen und Polysiloxanen
DE2028818A1 (de) * 1969-06-11 1970-12-17 The Gillette Co,, Boston, Mass. (V.St.A,) Verfahren zum Färben von Menschenhaar
LU86256A1 (fr) * 1986-01-20 1988-01-20 Oreal Procede de teinture des fibres keratiniques avec du 5,6-dihydroxyindole associe avec un iodure
LU86668A1 (fr) * 1986-11-17 1988-06-13 Oreal Procede de teinture des fibres keratiniques avec des derives d'indole associes avec un iodure

Also Published As

Publication number Publication date
JPH0193516A (ja) 1989-04-12
GB2207443A (en) 1989-02-01
GB8817070D0 (en) 1988-08-24
FR2618070B1 (fr) 1993-11-05
IT8867673A0 (it) 1988-07-18
FR2618070A1 (fr) 1989-01-20
GB2207443B (en) 1991-07-10
NL8801811A (nl) 1989-02-16
ES2007267A6 (es) 1989-06-01
DE3824122A1 (de) 1989-01-26
IT1223701B (it) 1990-09-29
LU86947A1 (fr) 1989-03-08
BE1002155A5 (fr) 1990-08-14
CH676926A5 (pt) 1991-03-28
PT87991A (pt) 1989-06-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT87991B (pt) Processo para a coloracao de fibras ceratinicas, em particular humanas, com pelo menos um colorante indolico
US4888027A (en) Process for dyeing keratinous fibers with 5,6-dihydroxyindole in combination with an iodide and a hydrogen peroxide composition at alkaline pH
US4985955A (en) Process for dyeing keratinous fibres with couplers and/or "rapid" oxidation dyes combined with an iodide and dyeing composition employed
EP1813254B1 (en) Hair bleach composition and hair dye composition
ES2215389T3 (es) Colorante para el teñido de fibras de queratina.
US5628991A (en) Cosmetic composition containing a diaminoalkane as an odorless alkalifying agent
JP2798626B2 (ja) ケラチン繊維用水性染色剤
US3488138A (en) Stabilized nitro-aminobenzene dyeing compositions
US4883656A (en) Composition and method for the oxidative dyeing of hair
JP2595076B2 (ja) ケラチン繊維の染色方法および染色用組成物
BR112016026378B1 (pt) Método para o branqueamento dos cabelos e uso de um agente ativo que é ácido maleico para reduzir ou prevenir o dano ao cabelo
PT86127B (pt) Processo para a tintura de fibras ceratinicas com derivados de indol associados a um iodeto
BR112020005529A2 (pt) método para tingir cabelo
BRPI0715987A2 (pt) composiÇço de coloraÇço, kit e processos de coloraÇço dos cabelos humanos
JPH04235910A (ja) 毛髪の染色剤
AU654994B2 (en) Use of indole derivatives as couplers in dyeing keratinous fibres
ES2263613T3 (es) Agente y procedimiento para teñir fibras de queratina.
PT91662B (pt) Processo de tintura das fibras ceratinicas com um mono-hidroxi-indole associado a um iodeto e de preparacoes das composicoes aplicadas
HU221065B1 (hu) Keratintartalmú rostok oxidációs festésére való készítmény és festési eljárás a készítmény alkalmazásával
US5180397A (en) Process for dyeing keratinous fibres with couplers and/or "rapid" oxidation dyes combined with an iodide and dyeing composition employed
US5690695A (en) Composition for the oxidation dyeing of keratinous fibres, comprising a para-phenylenediamine derivative and a 6-hydroxy-1, 4-benzomorpholine and dyeing process using such a composition
JPH0214323B2 (pt)
JPH09255541A (ja) 脱色・染毛用組成物
US5180396A (en) Process for dyeing keratinous fibres with oxidation dyes combined with indole derivatives and dyeing composition employed
JPH0694540B2 (ja) ジメチルアニリン誘導体および染色組成物

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19940817

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19960229