PT87217B - Metodo para efectuar a vedacao de sapatos na zona da sola - Google Patents

Metodo para efectuar a vedacao de sapatos na zona da sola Download PDF

Info

Publication number
PT87217B
PT87217B PT87217A PT8721788A PT87217B PT 87217 B PT87217 B PT 87217B PT 87217 A PT87217 A PT 87217A PT 8721788 A PT8721788 A PT 8721788A PT 87217 B PT87217 B PT 87217B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
shoe
layer
sealing
insole
impermeable
Prior art date
Application number
PT87217A
Other languages
English (en)
Other versions
PT87217A (pt
Inventor
Walter Bleimhofer
Thorger Hubner
Original Assignee
Gore W L & Co Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=6325749&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT87217(B) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Gore W L & Co Gmbh filed Critical Gore W L & Co Gmbh
Publication of PT87217A publication Critical patent/PT87217A/pt
Publication of PT87217B publication Critical patent/PT87217B/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A43FOOTWEAR
    • A43DMACHINES, TOOLS, EQUIPMENT OR METHODS FOR MANUFACTURING OR REPAIRING FOOTWEAR
    • A43D1/00Foot or last measuring devices; Measuring devices for shoe parts
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B29WORKING OF PLASTICS; WORKING OF SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE IN GENERAL
    • B29DPRODUCING PARTICULAR ARTICLES FROM PLASTICS OR FROM SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE
    • B29D35/00Producing footwear
    • B29D35/06Producing footwear having soles or heels formed and joined on to preformed uppers using a moulding technique, e.g. by injection moulding, pressing and vulcanising
    • B29D35/061Producing footwear having soles or heels formed and joined on to preformed uppers using a moulding technique, e.g. by injection moulding, pressing and vulcanising by injection moulding
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A43FOOTWEAR
    • A43BCHARACTERISTIC FEATURES OF FOOTWEAR; PARTS OF FOOTWEAR
    • A43B17/00Insoles for insertion, e.g. footbeds or inlays, for attachment to the shoe after the upper has been joined
    • A43B17/10Insoles for insertion, e.g. footbeds or inlays, for attachment to the shoe after the upper has been joined specially adapted for sweaty feet; waterproof
    • A43B17/107Insoles for insertion, e.g. footbeds or inlays, for attachment to the shoe after the upper has been joined specially adapted for sweaty feet; waterproof waterproof
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A43FOOTWEAR
    • A43BCHARACTERISTIC FEATURES OF FOOTWEAR; PARTS OF FOOTWEAR
    • A43B7/00Footwear with health or hygienic arrangements
    • A43B7/12Special watertight footwear
    • A43B7/125Special watertight footwear provided with a vapour permeable member, e.g. a membrane

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Footwear And Its Accessory, Manufacturing Method And Apparatuses (AREA)
  • Holders For Apparel And Elements Relating To Apparel (AREA)
  • Crushing And Grinding (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
DA
PATENTE DE INVENÇÃO
N.° 87 217
GORE & 00-, GmbH, alemã,com sede em
Wernher-von-Braun-Str. 18, D-8011 Putzbrunn, República Federal Alemã.
W.L.
MÉTODO PARA EFECTUAR A VEDAÇÃO DE SAPATOS NA ZONA DA SOLA
Thorger Húbner e Walter Bleimhofer.
Reivindicação do direito de prioridade ao abrigo do artigo 4.° da Convenção de Paris de 20 de Março de 1883.
República Federal Alemã em 15 de Abril de 1987, sob o n^. P 37 12 901.5.
INPt. MOO. 113 R F 10732
MEMÓRIA DESCRITIVA
Resumo
O presente invento diz respeito a um método própria para se efectuar a vedação da ligação en tre a parte superior (1), impermeável, de um sapato e a palmilha (4) desse mesmo sapato de maneira a que essa vedação seja impermeável à água, sendo a referida vedação efectuada por meio de uma camada de um material que é capaz de poder ser liquefeito e que é impermeável à água depois de endurecer, e sendo a referida camada por injecção na zona da referida ligação com a ajuda de um molde de injecção (30). 0 méW.L. GORE & C0., GMBH
MÉTODO PARA EFECTUAR A VEDAÇAO DE SAPATOS NA ZONA DA SOLA
todo de acordo com o presente invento é caracterizado peio facto de contra a face inferior da parte superior (1) do sapato ser aplicado um molde de injecção (30) que apresenta uma aba de vedação (31) que fica apontada para a palmilha (4) e que circunda toda a zona da referida ligação que se pretende vedar, e por a referida camàda ser moldada no interior da zo na limitada pela referida aba de vedação (31).
Até ao presente momento eram fabricados sapatos cuja parte superior era constituída por um material impermeável à água e de, preferência, permeável ao vapor. Existem problemas no que respeita ao estabelecimento de uma ligação impermeável à água entre a parte superior do sapato e a sola que a esta deve ser fixada.
Nos processos de colagem já conhecidos a parte superior do sapato é, colada à palmilha do sapato por meio de um processo de fixação por colagem e a este conjunto colado vai então ser aplicada a sola que pode ser uma entressola ou directamente a sola. Os pontos fracos que então se formam no caso de se optar por esta solução são as zonas de colagem entre a palmilha e a parte superior do sapato, devido ao facto de a cola não promover logo desde o principio a vedação da totalidade da zona de transição entre a parte do sapato e a palmilha ou devido ao facto de a cola se poder tornar quebradiça e portanto permeável à água devido aos esforços de dobragem a que vai sendo submetida durante a utilização do sapato.
Para se dar uma solução a este pro blema, o conjunto constituído pela parte superior do sapato e pela respectiva palmilha que a esta foi colado tem vindo a ser revestido com um forro em forma de palmilha constituído por um material impermeável à água e permeável ao vapor. Para que fique com a forma desejada, o forro deve ser cosido e so£ dado por acção do calor na zona das costuras. Este método é não só complicado, e portanto caro, como também gerador de problemas visto que o forro tem tendência a formar pregas e outras deformações.
Além disso é também já conhecido o processo de se moldar uma sola de poliuterano contra a zona da sola da parte superior do sapato que assim vão estabelecer uma ligação topo a topo. Para se fazer isto é necessário dispor de um molde de injecção bipartida que irá ser aplicado à
parte superior do sapato em ambos os lados desta. Este molde de injecção é relativamente cara,,devido ao elevado custo dos moldes os fabricantes de calçado foram obrigados a adoptar um número muito limitado de configuração de sola. Além disso existe o facto de não ser possível fazer sapatos muito elegantes com este tipo de solas moldadas.
objectivo do presente invento consiste em aperfeiçoar o método do tipo inicialmente referido de maneira a ser possivel garantir que a ligação entre a parte superior do sapato e a respectiva palmilha seja impermeável à ãgua mesmo após longos períodos de uso do sapato, e ao mesmo tempo permitir que possam ser utilizados quaisquer tipos de solas.
A solução para este problema encoji tra-se indicada na reivindicação 1 do presente pedido de patente e pode ser aperfeiçoada de uma maneira conveniente de acordo com as reivindicações dela dependentes.
No caso do método de acordo com o presente invento é possivel utilizar um molde de injecção relativamente simples. E suficiente dispor de uma matriz de moldagem por injecção que se acha dotada de uma aba de vedação apontada para cima e que apresenta um perfil aproximadamente correspondente ao contorno da palmilha do sapato. Devida ao facto de a linha de aplicação da aba de vedação à parte superior do sapato equipada já com a palmilha não precisa em absoluto de ser exacta, este molde pode ser utilizado no fabrico de um grande número de sapatos de diferentes dimensões.
contorno da aba de vedação deverá correr de preferência ao longo de uma linha recuada em relação à periferia exterior da parte superior do sapato. Deste modo será portanto possível aplicar qualquer tipo de sola que se quiser contra a camada que foi moldada por injecção contra a parte superior do sapato da maneira de acordo com o invento.
-5A camada moldada já não precisa de ficar visível, de maneira que o aspecto estético do sapato não precisa de ficar prejudicado por essa camada.
Esta camada deverá ser de preferêr^ cia constituída por poliuretano que é liquefeito a fim de poder ser moldada par injecção e que depois é moldado por inje£ ção a uma pressão compreendida, de preferência, entre 3 e 5 atm. Esta pressão garante que o material líquido vá penetrar na zona a ser vedada, entre a palmilha e a parte superior do sapato, e faz com que esta ligação fique impermeável à água.
A fim de que a parte superior do sapato seja impermeável à água, pelo menos uma parte desta parte superior, e de preferência a totalidade da parte superior do sapato, deverá ser revestida com um material impermeável à água que deverá ser, de preferência, permeável ao vapor. Para se conseguir isto é conveniente aplicar, por exem pio, uma película de politetrafluoroetileno (PTFE) orientado por expansão, uma membrana de poliester ou um revestimento de poliuretano microporoso.
A seguir o invento irá ser descrito de uma maneira mais pormenorizada com base em modelos de realização que serão apresentados com referência aos desenhos anexos em que:
a Fig. 1 é uma vista esquemática e em corte segundo um plano vertical da parte superior de um sapato à qual foi aplicada uma palmilha, encontrando-se também representado nesta figura um molde de injecção aplicado contra a parte superior do sapato, bem como a camada de vedação que com este é produzida; e a Fig. 2 é uma vista esquemática da parte superior de um sapato à qual se acha ligada uma palmilha e à qual se acha plicado um molde de injecção.
Na Fig. 1 encontra-se representada a parte superior (1) de um sapato à qual foi colada por meio de uma cola de fixação ou substância adesiva (3) uma palmilha (4). A parte superior (1) pode ser feita de diferentes materiais. Na Fig. 1 acham-se representadas duas possibilidades. No lado esquerdo da figura encontra-se representada uma parte superior de sapato constituída por um laminado (7) compreendendo uma camada exterior (9), uma camada intermédia (11) for. mada por uma membrana impermeável à água e permeável ao vapor, e uma camada interior (13). 0 laminada (7) pode ser revestido pelo lado de dentro com um revestimento (15).
No lado direita da Fig. 1 encontra-se representado um modelo de realização de uma parte superior de sapato que compreende uma camada exterior (17), por exemplo feita de couro, que se acha revestida com um laminado que se£ ve de revestimento e que também neste caso é formada por uma membrana impermeável à água e permeável ao vapor.
rebordo de fixação (19) apresenta uma parte terminal livre (21) que não é colada à palmilha (4).
No caso do modelo de realização que se acha representado no lado esquerdo da Fig. 1, o revestimento (15) é de preferência concebida de maneira a ser mais curto do que o laminado (7) na zona do rebordo de fixação (7) e apenas a parte do laminado (7) que se acha coberta pelo revestimento (15) é que vai ser colada à palmilha (4). A parte do laminado (7) que se projecta para além do revestimento (15) vai constituir a parte ou bordo livre do rebordo de fixação (19).
No caso do modelo de realização que se acha representado no lado direito da fig. 1, a camada exterior (17) é mais curta na zona do rebordo de fixação (19) do que o laminado (7) aplicada sobre a camada exterior (17).
Depois de se ter procedido à colagem da parte superior (1) 3 palmilha (4), e extremidade dianteira (21) do laminado (7) mantem-se desligada da palmilha (4).
Além disso na Fig. 1 encontra-se também representado um molde de injecção (30) que apresenta uma aba de vedação (31) contínua, que se fecha sobre si própria, e que segue aproximadamente a forma da palmilha (4), conforme se pode ver na Fig. 2.
Na vista em corte que se acha representada na Fig. 1 encontra-se representada uma parte es querda (311) da aba de vedação e uma parte direita (31r) da aba de vedação. Durante a realização da operação de moldagem por injecção, as partes (311, 31r) da aba de vedação vão encostar contra os rebordos de fixação (19) por baixo da zona onde foi aplicada a substância adesiva de fixação (3). 0 molde de injecção (30) encontra-se dotado de uma abertura de admissão cuja boca de descarga se acha situada na zona localizada entre as duas partes (311) e (31r) da aba de vedação.
Para se proceder à injecção, o material de vedação (5) é liquefeito e depois injectado no interior do espaço limitado pela aba de vedação (31) sob uma pressão compreendida, por exemplo, entre 3 e 5 atm. Ao proceder assim o material de vedação no estado líquido também vai penetrar no interior da zona situada entre a palmilha (4) e as extremidades livres (21) do rebordo de fixação (19). Graças a esta operação de injecção todo o espaço situado entre a palmilha e o contorno interior do molde de injecção que se acha localizado entre a aba de vedação vai ser chei com o material de vedação. Depois de realizado o endurecimento do material de vedação obtém-se uma vedação impermeável à água na zona do fundo da parte superior (1) do sapato que se acha ligada à palmilha (4).
método de acordo com o presente Invento também pode ser aplicado no caso de a ligação ser feita pelo sistema topo a topo. Neste caso a aba de vedação (31) do molde de injecção (30) é calculado de maneira a que a costura de ligação topo a topo situada no interior da zona do molde de injecção (30) limitada pela aba de vedaçãp (31).

Claims (8)

  1. REIVINDICAÇÕES:
    19. - Método próprio para se efectuar a vedação da zona de ligação entre a parte superior, impermeável de um sapato e a palmilha desse mesmo sapato de maneira a que essa vedação seja impermeável à água, sendo a referida vedação efectuada por meio de uma camada de um material que é capaz de poder ser liquefeito e que é impermeável à água depois de endurecer, e sendo a referida camada moldada por injecção na referida zona de ligação com a ajuda de um molde de injecção, caracterizado pelo facto de contra a face inferior da parte superior do sapato que se acha ligada à palmilha desse mesmo sapato ser aplicado um molde de injecção que apresenta uma aba de vedação que fica apontada para a palmilha e que circunda toda a referida zona de ligação que se pretende vedar, e por a referida camada ser moldada por inje£ ção no interior da zona limitada pela referida aba de vedação.
  2. 29. - Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a referida camada ser constituída por poliuretano.
  3. 39. - Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a referida camada ser constituída por cloreto de polivinilo.
  4. 43. - Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a referida camada ser constituída por borracha natural.
  5. 59. - Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a referida camada ser consti-10- tuida por borracha sintética.
  6. 6a. - Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo facto de pelo menos uma parte da referida parte superior do sapato ser constituida por um material que é impermeável à âgua mas que é permeável ao vapor ou ser revestida por um material deste tipo.
  7. 7a. ~ Método de acorda com a reivindicação 6, caracterizado por o referido material que é impermeável à água mas que é permeável ao vapor ser uma película de politetrafluoroetileno expandido, uma membrana de poliéster ou um revestimento de poliuretano microporoso.
  8. 8a. - Método de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, próprio para se efectuar a vedação de um rebordo de fixação no caso de sapatos fixados por colagem, caracterizado por o bordo interior do rebordo de fixação ser mantido no estado de não colado, por o referido bordo não colado ser colocado no interior da referida zona limitada pela referida aba de vedação e por o material da camada ser aplicado sobre ambos os lados do referido bordo livre .
PT87217A 1987-04-15 1988-04-12 Metodo para efectuar a vedacao de sapatos na zona da sola PT87217B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE3712901A DE3712901C1 (de) 1987-04-15 1987-04-15 Verfahren zur Abdichtung von Schuhen im Sohlenbereich

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT87217A PT87217A (pt) 1989-05-12
PT87217B true PT87217B (pt) 1994-09-30

Family

ID=6325749

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT87217A PT87217B (pt) 1987-04-15 1988-04-12 Metodo para efectuar a vedacao de sapatos na zona da sola

Country Status (13)

Country Link
EP (1) EP0286853B2 (pt)
JP (1) JPH062081B2 (pt)
KR (1) KR880012184A (pt)
CN (1) CN88102190A (pt)
AT (1) ATE95676T1 (pt)
CA (1) CA1333318C (pt)
DD (1) DD284590A5 (pt)
DE (2) DE3712901C1 (pt)
HU (1) HUT57564A (pt)
PT (1) PT87217B (pt)
RO (1) RO100073B1 (pt)
TR (1) TR25076A (pt)
YU (1) YU64088A (pt)

Families Citing this family (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE3840087A1 (de) * 1988-11-28 1990-05-31 Wagner Lowa Schuhfab Schuh - stichwort: kunststoffzwickrand
DE4000156C2 (de) * 1990-01-04 1998-07-30 Gore W L & Ass Gmbh Verfahren zur Herstellung eines wasserdichten Schuhs sowie wasserdichter Schuh
JPH07500026A (ja) * 1991-07-12 1995-01-05 ダブリュ.エル.ゴア アンド アソシエーツ,インコーポレイティド 防水性履物
DE4138836C5 (de) * 1991-11-26 2004-07-15 W.L. Gore & Associates Gmbh Wasserdichtes, atmungsaktives Schuhwerk
DE4311768A1 (de) * 1993-04-08 1994-10-13 Gore W L & Ass Gmbh Verfahren zur Abdichtung von Schuhen im Sohlenbereich
DE4429158C2 (de) * 1994-07-30 1998-12-03 Oskar Welz Schuhwerk
DE4436495A1 (de) * 1994-10-12 1996-04-18 Gore W L & Ass Gmbh Verfahren zur Abdichtung von Schuhen im Sohlenbereich
DE19738744A1 (de) 1997-09-04 1999-04-08 Gore W L & Ass Gmbh Schuh und Verfahren zu dessen Herstellung
ATE269011T1 (de) * 1998-10-28 2004-07-15 Gore W L & Ass Gmbh Schuhwerk mit abgedichtetem sohlenaufbau und verfahren zu dessen herstellung
US6845572B1 (en) 1998-10-28 2005-01-25 Franz Haimerl Sealed shoe and a method for the production thereof
JP2002528152A (ja) * 1998-10-28 2002-09-03 ダブリュ.エル.ゴア アンド アソシエーツ,ゲゼルシャフト ミット ベシュレンクテル ハフツング 釣り込み部シーリングを有する靴とこの靴を製作する方法
US20020053148A1 (en) * 1998-11-17 2002-05-09 Franz Haimerl Footwear with last area sealing and method for its production
WO2000044252A1 (de) * 1999-01-29 2000-08-03 W.L. Gore & Associates Gmbh Schuhwerk mit abgedichteter funktionsschicht und verfahren zu dessen herstellung
WO2001012003A1 (en) * 1999-08-16 2001-02-22 Gore Enterprise Holdings, Inc. Waterproof breathable footwear with cemented outsoles
DE10020738C1 (de) 2000-04-27 2002-01-24 Gore W L & Ass Gmbh Schuhwerk mit abgedichtetem Zwickeinschlag und Verfahren zu dessen Herstellung
FR2826554B1 (fr) * 2001-06-29 2004-01-16 Salomon Sa Chaussure
ITTV20030043A1 (it) * 2003-03-11 2004-09-12 Jolly Scarpe Spa Procedimento per l'ottenimento di una calzatura impermeabile e traspirante e calzatura cosi' ottenuta.
CN102342622B (zh) * 2010-07-29 2015-07-15 阿基里斯株式会社 防水鞋和其所采用的防水内衬
CN107348617A (zh) * 2017-08-31 2017-11-17 成都卡美奇鞋业有限公司 提高鞋底粘合强度的粘接制鞋工艺

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE1680553A1 (de) * 1967-06-16 1971-04-29 Ashtabula Bow Socket Co Fahrradgabelschaftrohr
GB1228172A (pt) * 1967-06-21 1971-04-15
US4599810A (en) * 1981-08-06 1986-07-15 W. L. Gore & Associates Waterproof shoe construction
DE3147202A1 (de) * 1981-11-27 1983-06-01 W.L.Gore & Co. GmbH, 8011 Putzbrunn Wasserdampfdurchlaessiges (schweissdurchlaessiges) schuhwerk
FR2550065B1 (fr) * 1983-08-01 1986-02-07 Eymery Jean Pierre Procede pour la fabrication d'articles chaussants a semelles minces en matiere plastique directement injectee sur tige

Also Published As

Publication number Publication date
JPS6420803A (en) 1989-01-24
JPH062081B2 (ja) 1994-01-12
PT87217A (pt) 1989-05-12
CA1333318C (en) 1994-12-06
HUT57564A (en) 1991-12-30
DE3712901C1 (de) 1988-08-04
DD284590A5 (de) 1990-11-21
EP0286853A2 (de) 1988-10-19
EP0286853A3 (en) 1990-10-10
YU64088A (en) 1990-06-30
CN88102190A (zh) 1988-11-02
EP0286853B2 (de) 1998-07-15
DE3884843D1 (de) 1993-11-18
KR880012184A (ko) 1988-11-26
EP0286853B1 (de) 1993-10-13
TR25076A (tr) 1992-09-23
RO100073B1 (en) 1992-06-01
ATE95676T1 (de) 1993-10-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT87217B (pt) Metodo para efectuar a vedacao de sapatos na zona da sola
US4068395A (en) Shoe construction with upper of leather or like material anchored to inner sole and sole structure sealed with foxing strip or simulated foxing strip
FI97522B (fi) Vedenpitävä kenkärakenne ja menetelmä sen valmistamiseksi
US4599810A (en) Waterproof shoe construction
USRE34890E (en) Waterproof shoe construction
ES2374849T3 (es) Calzado que presenta una suela y una pala respirables e impermeables.
CN106263242B (zh) 一种防水鞋及其制作方法
DK0679347T3 (da) Vandtæt sko
PT802041E (pt) Processo de moldagem por injeccao para solas feitas em compostos a base de "eva" expansivel e capaz de formar ligacoes cruzadas
BRPI0621706A2 (pt) sola permeável a vapor e à prova d'água para sapatos, sapato, e, métodos para fabricar sapatos com uma sola permeável a vapor e à prova d'água, e para fabricar solas permeáveis a vapor e à prova d'água
PT858270E (pt) Sapato permeavel ao vapor.
US3535418A (en) Method for manufacturing footwear
IE48148B1 (en) Improvements relating to footwear
KR20090004784A (ko) 중공쿠션돌기가 부착된 신발창 및 이 신발창을 갖는 신발의제조방법
ES2310246T4 (es) Suela impermeabilizada y respirable para calzado y procedimiento para su fabricación.
CN1401473A (zh) 发泡鞋体一体成型的制造方法
US2515050A (en) Method of making full-lined boots
RU200530U1 (ru) Обувь
US3708815A (en) Method of manufacturing waterproof shoes
US2450666A (en) Footwear and method of making it
IL45937A (en) Footwear and method of manufacture
US399130A (en) Boot or shoe
JP3024340B2 (ja) クッション材を装着した射出成形靴の製造方法
US1276090A (en) Process of making shoes.
JPS5811201Y2 (ja) スラツシユチユウガタアンゼンサギヨウグツ

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19940315

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20000930