PT86764B - Processo para aumentar a efeiciencia da propagacao vegetativa de batateiras "in vitro" - Google Patents

Processo para aumentar a efeiciencia da propagacao vegetativa de batateiras "in vitro" Download PDF

Info

Publication number
PT86764B
PT86764B PT86764A PT8676488A PT86764B PT 86764 B PT86764 B PT 86764B PT 86764 A PT86764 A PT 86764A PT 8676488 A PT8676488 A PT 8676488A PT 86764 B PT86764 B PT 86764B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
shoots
rooted
process according
propagation
medium
Prior art date
Application number
PT86764A
Other languages
English (en)
Other versions
PT86764A (pt
Inventor
Ferenc Foglein
Gyorgy Molnar
Original Assignee
Novotrade R T
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Novotrade R T filed Critical Novotrade R T
Publication of PT86764A publication Critical patent/PT86764A/pt
Publication of PT86764B publication Critical patent/PT86764B/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01HNEW PLANTS OR NON-TRANSGENIC PROCESSES FOR OBTAINING THEM; PLANT REPRODUCTION BY TISSUE CULTURE TECHNIQUES
    • A01H4/00Plant reproduction by tissue culture techniques ; Tissue culture techniques therefor
    • A01H4/005Methods for micropropagation; Vegetative plant propagation using cell or tissue culture techniques

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Biotechnology (AREA)
  • Cell Biology (AREA)
  • Developmental Biology & Embryology (AREA)
  • Botany (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Breeding Of Plants And Reproduction By Means Of Culturing (AREA)
  • Hydroponics (AREA)
  • Cultivation Receptacles Or Flower-Pots, Or Pots For Seedlings (AREA)

Description

A invenção refere-se a um processo para aumentar a
Λ eficiência vegetativa de batateiras em fase in vitro”. Tem sido desenvolvidos vários métodos tendo em vista a propagação vegetativa de batateiras in vitro. Conseguimos efectivar um método complexo que pode ser aplicado na produção eco·· nomica massiva do material de propagação da batateira em grari des quantidades e que e apropriado para a produção de diferentes materiais de propagação (enxertos enraizados, minituZ Z /wz berculos e pequenos tubérculos, aplicaçao da Patente Húngara n9.1160/84). Durante a aplicação da invenção supramencionada descobrimos que os rebentos desenvolvem-se e multiplicam-se zz melhor em meio liquido do que em meio solido.
M ZZ
A propagaçao de rebentos em meio liquido e preferencial para se obterem plantas enraizadas. Adicionalmente, planeámos experiencias para a posterior propagação das plantas z enraizadas propagadas por cultura liquida. Como resultado destas experiencias alcançamos um tal método que e muito mais; ~z eficaz para a propagaçao in vitro comparado com os métodos anteriores.
zZ ponto essencial deste metodò e que as plantas enrai z 9e zadas produzidas em meio liquido, para posterior cultivo em estufas ou para a posterior produção de minituberculos in vitro, propagam-se de uma tal forma que as referidas plantas são divididas primeiramente em rebentos e peças de rebentos enraizadas e ambas as partes - os rebentos e as peças de rebentos enraizadas - são colocadas em meio nutritivo fresco. A posteΛ, Z rior propagaçao de rebentos desenvolvidos em meio liquido
Z β Z * esta aumentando a eficacia da propagaçao, mas a nova etapa esz «V sencial deste método consiste na utilização das peças de rebentos enraizadas para posterior propagação e esta etapa pode aperfeiçoar em cinco vezes mais a velocidade de multiplicaçãc podendo-se, consequentemente poupar muito tempo.
De acordo com uma variante desta invenção ambos os rebentos e as peças de rebentos enraizadas são colocados em
meio liquido de forma que as culturas desenvolvidas a partir dos rebentos são idênticas as culturas enraizadas originais, podendo ser utilizados na produção de minituberculos ou poden do ser colocados em estufas ou podendo ser feita a sua propagação da maneira acima descrita, enquanto as culturas desenvolvidas a partir das peças de rebentos enraizadas podem ser preferencialmente utilizadas na fundação de culturas de mini✓ tubérculos in vitro.
De acordo com uma outra variante desta invenção apenas
A* · f · « os rebentos sao colocados em meio liquido e posteriormente cultivados para obterem culturas enraizadas, enquanto as peças de rebentos enraizadas são colocadas em meio solido e, num curto período de tempo, as peças enraizadas estão produzindo novos rebentos que são bons para posterior propagação.
As peças de rebentos enraizadas cultivadas em meio de agar solido são apropriadas não apenas para a propagação in vitro, mas também para plantação em estufa uma vez que são χ X equivalentes as culturas desenvolvidas em meio liquido.
Ainda de acordo com uma outra variante deste processo, ambos os rebentos e as peças dos rebentos enraizadas foram colocados em meio sólido. A partir das peças dos rebentos enraizadas desenvolveram-se uma grande quantidade de novos z
rebentos enquanto que os rebentos colocados em meio solido z desenvolveram ininterruptamente um sistema de raízes. Ambas z z as culturas podem ser usadas como atras se descreveu, isto e, podem ser posteriormente propagadas sob condições in vitro, podendo-se nelas originar a formaçao de minituberculos in vitro, e podem ser plantadas em estufas.
zz
Este ultimo processo e a forma variante preferencial
A* ZZ da nossa invenção uma vez que neste processo e necessário mencs *vZ material de propagaçao do que no processo utilizando meio liquido e podem-se desenvolver rebentos de todos os botões das peças de rebentos, que podem ser cortadas curtas.
A cultura enraizada desenvolvida em meio agar pode
ser plantada no solo juntamente com o meio.
Durante o exame das possibilidades de utilização do z φ z e meio de agar solido, foi estabelecido que o meio solido pode igualmente ser usado numa camada mais fina que o usual, isto z e uma camada com cerca de 1 cm.
sistema de raízes das culturas desenvolvidas em tal meio e mais favoravel no que respeita quer a propagaçao in vitro quer a plantação no solo.
z tempo economizado e o resultado de dois factores:
Z
- A disposição dos rebentos no meio liquido necessita de z
menos tempo comparado com o tempo necessário para a
Ζ sua colocaçao em meio solido.
- As peças de rebentos enraizadas podem ser colocadas z z quer no meio liquido quer no meio solido com um moviz mento apenas devido as raízes
Os exemplos que se seguem ilustram o invenção.
É a seguinte a composição do lizámos:
Heio nutritivo para a batateira
Pleio solido, meio de manutenção e meio de propagação adjacentes, processo da presente meio nutritivo que uti-
NH4NO3 lôOOmg PJesoinosita lOOmg
KNO3 19OOmg Cloridreto de Tiamina 0,5mg
CaC12.2H2D 440mg Cloridreto de Piridoxina l,Omg
F)gSO4.7H2O 370mg Ácido Nicotinico 5,Omg
Na2-EDTA+FcSO4.7H2O 25mg z z Acido Pantotenico 2,5mg
H3BO4 6,2mg Ácido Naftilacetico 0,OOlm
WnSO4. 4H2O 22,3mg Sacarose 30g
Zn S04. 4H2O 8,6mg Agar 6,5g
Kl O,83mg pH 5,7g
Na2flo04.2H2O O,25mg
Cu SO4.5H2O O,O25mg
CoC12 6H2O O,O25mg
agar.
l*)eio líquido para o enraizamento: como acima, sem
Exemplo 1
Os rebentos das culturas das batateiras desenvolvidas em meia solido foram cortados e cerca de 10 peças foram colocadas nurr frasco com capacidade para 400 ml, contendo 20 ml de meio liquido, sendo culturadas durante duas semanas aproximadamenf sob a temperatura de 22$C, durante 16 horas com uma iluminação de 3000 lux. Sob estas condições desenvolveram-se 20-25 novos rebentos e raizes adjacentes. A cultura enraizada e depois retirada do frasco por fórceps sob condições esterilizadas, os rebentos são cortados e colocados em 2-3 frascos contendo e, meio nutritivo fresco e as restantes peças de rebentos enraizadas sao colocadas num novo meio liquido. As culturas preparadas desta forma foram cultivadas durante duas semanas e foram levadas a originar a produção de minituberculos, e pas4» ~ — s sados 2-3 meses em media - poderão produzir 50 minituberculos.
As culturas desenvolvidas a partir dos rebentos cortados podem ser utilizadas - da forma atras descrita - na propagaçao, podem ser transplantadas em estufas ou poderão originar minituberculos. Usando este processo pode-se produzir mais 50% de z z culturas dentro do mesmo período de tempo necessário para as z
culturas desenvolvidas em meio solido.
Exemplo 2
Z β Λ
Rebentos de culturas desenvolvidos em meio solido (cuja comA* Z Z posição esta atras indicada) foram cortados em cerca de 10 pe. ças e foram colocados num frasco com capacidade para 400 ml, contendo 20 ml de meio liquido, sendo cultivados durante 2 semanas aproximadamente, sob 222C de temperatura e com 300 lu de iluminação durante 16 horas. Sob estas condições as cultuz ras foram desenvolvendo 20-20 novos rebentos e raizes adja centes. As culturas enraizadas foram depois retiradas com fórceps esterilizados, cortaram-se os rebentos e colocadas em 2-3 frascos contendo meio liquido fresco. As culturas dez 4 senvolvidas em meio liquido foram utilizadas para posterior propagação, para originar a formação de minituberculos ou foram plantadas em estufas. As peças de rebentos enraizadas colocadas em meio solido foram desenvolvendo novos rebentos no espaço de 2 semanas, os quais são apropriados para inicia:?
2-3 novas culturas.
z
Usando este processo atras detalhadamente descrito, podem-se z produzir 5 vezes mais culturas no mesmo período de tempo como se se estivessem a utilizar apenas culturas desenvolvidas em
Z z meio solido para propagaçao e pode-se poupar grandes períodos de tempo.

Claims (7)

1^.- Processo para aumentar a eficiência da propagação vegetativa de batateira ”in vitro”, caracterizado pelo z facto de as culturas enraizadas desenvolvidas em meios liquidos poderem ser propagadas completamente dividindo-as em rebentos e peças de rebentos enraizadas.
23.- Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de ambas as partes - os rebentos e as peças dos rebentos enraizadas - serem posteriormente pro z
pagadas em maio liquido.
3-.- Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto dB os rebentos serem posteriormente propagados em meio liquido e as peças de rebentos enraizados z serem posteriormente propagadas em meio solido.
4-.- Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de tanto os rebentos como as peças z
de rebentos enraizados serem propagados em meio de agar solido.
5-.- Processo de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo facto de se poder repetir o processo diversas vezes.
6â.- Processo de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 3 e 5, caracterizado pelo facto de culturas desen8
- volvidas de rebentos cultivados em meio liquido poderem ser usados para originar a formaçao de mmituberculos e/ou posterior propagação e/ou plantação em estufas.
7ã.- Processo de acordo com as reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo facto de as culturas desenvolvidas a partir de peças de rebentos enraizados poderem ser usadas para originar a formaçao de mimtuberculos.
8â.- Processo de acordo com as reivindicações 1 ou
3 ou 4, caracterizado pelo facto de as culturas desenvolvidas a partir de peças de rebentos enraizados em meios solidos poderem ser usadas para a propagação de novas culturas.
PT86764A 1987-02-16 1988-02-15 Processo para aumentar a efeiciencia da propagacao vegetativa de batateiras "in vitro" PT86764B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
HU87595A HU204946B (en) 1987-02-16 1987-02-16 Method for increasing the effectiveness of "in vitro" vegetative propagation of potato

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT86764A PT86764A (pt) 1988-03-01
PT86764B true PT86764B (pt) 1992-04-30

Family

ID=10950343

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT86764A PT86764B (pt) 1987-02-16 1988-02-15 Processo para aumentar a efeiciencia da propagacao vegetativa de batateiras "in vitro"

Country Status (21)

Country Link
JP (1) JPS63279723A (pt)
CN (1) CN1032448A (pt)
AU (1) AU1173188A (pt)
BE (1) BE1000851A4 (pt)
DD (1) DD267652A5 (pt)
DE (1) DE3804702A1 (pt)
DK (1) DK76488A (pt)
FI (1) FI880681A (pt)
FR (1) FR2610785A1 (pt)
GB (1) GB2201572A (pt)
GR (1) GR880100088A (pt)
HU (1) HU204946B (pt)
IT (1) IT8819410A0 (pt)
LU (1) LU87135A1 (pt)
NL (1) NL8800376A (pt)
NO (1) NO880663L (pt)
PL (1) PL270676A1 (pt)
PT (1) PT86764B (pt)
SE (1) SE8800528L (pt)
TR (1) TR23306A (pt)
YU (1) YU30288A (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5047343A (en) * 1988-04-29 1991-09-10 Wisconsin Alumni Research Foundation Microtuber propagation of potatoes
KR920001196B1 (ko) * 1989-03-11 1992-02-06 한국과학기술원 페트리디쉬를 사용한 새로운 배양기법에 의한 무병, 우량 인공씨감자(기내소괴경, Potato microtuber)의 급속대량 생산방법
CN102257957B (zh) * 2011-05-17 2012-12-19 北方民族大学 早熟马铃薯脱毒基础苗培养基及其制备方法
CN106105639A (zh) * 2016-06-27 2016-11-16 安徽梅兰园林景观工程有限公司 一种土豆种植方法
CN109380114A (zh) * 2018-11-06 2019-02-26 延边大学 一种快速扩繁马铃薯试管苗的方法

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR886424A (fr) * 1941-04-25 1943-10-14 Procédé pour l'amélioration, la multiplication ou la culture des pommes de terre
HU183978B (en) * 1982-06-28 1984-06-28 Gyogyszerkutato Intezet Process for preparing the propagative material of plants in tissue culture
US4762790A (en) * 1986-01-29 1988-08-09 Cpc International Inc. Process for microplant propagation through increased multiple shoot formation

Also Published As

Publication number Publication date
NO880663L (no) 1988-08-17
SE8800528D0 (sv) 1988-02-16
FI880681A (fi) 1988-08-17
IT8819410A0 (it) 1988-02-15
BE1000851A4 (fr) 1989-04-18
SE8800528L (sv) 1988-08-17
NO880663D0 (no) 1988-02-15
HU204946B (en) 1992-03-30
AU1173188A (en) 1988-08-18
GB8803408D0 (en) 1988-03-16
DE3804702A1 (de) 1988-08-25
FR2610785A1 (fr) 1988-08-19
FI880681A0 (fi) 1988-02-12
DD267652A5 (de) 1989-05-10
LU87135A1 (de) 1989-09-20
NL8800376A (nl) 1988-09-16
DK76488D0 (da) 1988-02-15
GR880100088A (el) 1988-12-16
TR23306A (tr) 1989-09-19
JPS63279723A (ja) 1988-11-16
HUT46353A (en) 1988-10-28
PT86764A (pt) 1988-03-01
PL270676A1 (en) 1988-12-08
YU30288A (en) 1989-06-30
GB2201572A (en) 1988-09-07
DK76488A (da) 1988-08-17
CN1032448A (zh) 1989-04-19

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Cooke et al. The sugar beet crop
Mantell et al. Clonal multiplication of Dioscorea alata L. and Dioscorea rotundata Poir. yams by tissue culture
Rosell et al. In vitro mass tuberisation as a contribution to potato micropropagation
CN100998311A (zh) 山慈姑独蒜兰人工繁殖方法
CN105981553A (zh) 一种葡萄种植方法
JPS5914725A (ja) 植物の増殖材料の製造法
CN107155886A (zh) 一种无病毒栝楼的培养方法
PT86764B (pt) Processo para aumentar a efeiciencia da propagacao vegetativa de batateiras "in vitro"
Nyman et al. In-vitro selection for salt tolerance of taro (Colocasia esculenta var antiquorum)
CN103609433B (zh) 一种耐抽薹萝卜自交系的选育方法
CN110214694B (zh) 浙江雪胆雌、雄株的组培快速繁殖方法
Marchant et al. Embryo rescue, for the production of F 1 hybrids, in english rose
Kidulile et al. Cost effective medium for in vitro propagation of Tanzanian cassava landraces
CN103766116A (zh) 一种薰衣草栽培方法
Stanton et al. Effect of high concentration of phosphorus-32 on growth of the potato
Gates et al. The development of cuttings of the Washington navel orange to the stage of fruit set. I. The development of the rooted cutting
Ichikawa et al. Rooting of sweet potato seedlings submitted to supplemental calcium and phosphorus nutrition on substrate
CN206491065U (zh) 一种可重复使用的农业大棚漂浮育苗养殖浮盘
Bodlaender et al. The influence of the mother tuber on growth and tuberization of potatoes.
CN109479639A (zh) 一种青菜的种植方法
Haapala In expensive mass propagation techniques for introducing improved potato varieties in the tropics
Akter et al. In vitro regeneration of Gloriosa superba L-an overexploited medicinal plant in Bangladesh
Calabrese et al. Agronomical evaluation of artichoke cultivar propagated by seed
Abdalla et al. Temperature and nitrogen nutrition in relation to flowering and fruiting in tomatoes.
JPH0646839A (ja) 植物の組織培養法

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19911028

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19930430