PT86467B - Processo para a preparacao de latices anti-nodoas e anti-residuos para a lavagem aquosa de artigos texteis e de composicoes que os contem - Google Patents

Processo para a preparacao de latices anti-nodoas e anti-residuos para a lavagem aquosa de artigos texteis e de composicoes que os contem Download PDF

Info

Publication number
PT86467B
PT86467B PT86467A PT8646787A PT86467B PT 86467 B PT86467 B PT 86467B PT 86467 A PT86467 A PT 86467A PT 8646787 A PT8646787 A PT 8646787A PT 86467 B PT86467 B PT 86467B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
process according
meth
acid
acrylic
polyester
Prior art date
Application number
PT86467A
Other languages
English (en)
Other versions
PT86467A (fr
Inventor
Gilles Guerin
Dominique Charmot
Gerard Berrod
Robert Gresser
Original Assignee
Rhone Poulenc Chim Base
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from FR8618471A external-priority patent/FR2609065B1/fr
Priority claimed from FR8707279A external-priority patent/FR2615526B1/fr
Application filed by Rhone Poulenc Chim Base filed Critical Rhone Poulenc Chim Base
Publication of PT86467A publication Critical patent/PT86467A/pt
Publication of PT86467B publication Critical patent/PT86467B/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C11ANIMAL OR VEGETABLE OILS, FATS, FATTY SUBSTANCES OR WAXES; FATTY ACIDS THEREFROM; DETERGENTS; CANDLES
    • C11DDETERGENT COMPOSITIONS; USE OF SINGLE SUBSTANCES AS DETERGENTS; SOAP OR SOAP-MAKING; RESIN SOAPS; RECOVERY OF GLYCEROL
    • C11D3/00Other compounding ingredients of detergent compositions covered in group C11D1/00
    • C11D3/16Organic compounds
    • C11D3/37Polymers
    • C11D3/3788Graft polymers
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C11ANIMAL OR VEGETABLE OILS, FATS, FATTY SUBSTANCES OR WAXES; FATTY ACIDS THEREFROM; DETERGENTS; CANDLES
    • C11DDETERGENT COMPOSITIONS; USE OF SINGLE SUBSTANCES AS DETERGENTS; SOAP OR SOAP-MAKING; RESIN SOAPS; RECOVERY OF GLYCEROL
    • C11D3/00Other compounding ingredients of detergent compositions covered in group C11D1/00
    • C11D3/0005Other compounding ingredients characterised by their effect
    • C11D3/0036Soil deposition preventing compositions; Antiredeposition agents

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Oil, Petroleum & Natural Gas (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Detergent Compositions (AREA)
  • Treatments For Attaching Organic Compounds To Fibrous Goods (AREA)

Description

A presente invenção diz respeito a novos látices utilizados como agentes anti-nódoas e anti-resíduos para a lavagem aquosa de artigos têxteis.
Sabe-se que as composições de limpeza actualmente comercializadas, destinadas à lavagem de artigos têxteis sintéticos ou naturais, são misturas complexas de diferentes produtos com funções bem determinadas, como por exemplo agentes complexantes de metais, tensioactivos, agentes anticorrosivos, detergentes, agentes anti-resíduos, agentes de embranquecimento ou agentes anti-nódoas.
Entende-se por agentes anti-nódoas os agentes que têm como função principal reduzir a afinidade das fibras têxteis para as nódoas, em particular para as nódoas gordas e facilitar assim e sua eliminação.
Entende-se por agentes anti-resíduos os agentes que têm como função principal evitar a deposição da sujidade nas fibras têxteis, em oarticular para evitar uma nova deposição da sujidade que foi retirada durante a lavagem.
objectivo orincinal da presente invenção consiste na preparação de novos agentes com propriedades de anti-redeposição e de eliminação de nódoas que sejam particu· larmente eficazes e de custo relativamente baixo.
Um outro objectivo da presente invenção diz res_ peito à preparação de composições de lavagem que contenham estes novos agentes anti-nódoas.
Neste texto e em toda a memória descritiva o termo látices tem o sentido habitual, quer dizer, dispersões aquosas de polímeros que formam sistemas heterogéneos que com preendem uma fase líquida contínua, água e uma fase sólida descontínua.
Os látices solúveis em bases, de acordo com a invenção que é objecto do presente pedido de patente de invenção, são látices no estado de dispersão com um certo pH, nomeadamente ácido ou neutro em que, logo que se aumenta o pH, as partículas polimerizadas referidas antes se dividem, o que conduz assim a soluções aquosas de polímeros. Noutros termos, os látices compreendidos no âmbito da presente inven çao sao os que, quando se aumenta o pH, são susceptíveis de sofrer uma variação da sua configuração em função do pH do banho de limpeza.
Os látices solúveis em bases utilizados sao geralmente produtos bem conhecidos. A sua preparação, características físicas e químicas consideram-se aqui como fazendo parte da técnica anterior.
objectivo da presente invenção foi seleccionar, na gama de látices descritos, um domínio de composições de látices que, por um lado, fossem sintetizáveis a baixo custo e que, por outro lado, apresentassem propriedades anti-nódoas e anti-resíduos melhoradas em relaçao aos látices des-.3 critos na técnica anterior.
Os látices objecto do presente pedido de patente de invenção, são todos látices vinílicos, quer compostos de copolímeros de acetato de vinilo e de ácidos carboxílicos insaturados, eventualmente enxertados por poliésteres sulfónicos, quer copolímeros metacrílicos-ácidos carboxílicos enxertados por poliésteres sulfónicos.
Como primeiro tipo de látices solúveis em bases, no âmbito da presente invenção, podem-se citar os látices à base de ésteres vinílicos. Mais particularmente, podem-se utilizar os látices à base de ésteres vinílicos, de ácidos monocarboxílicos ou dicarboxílicos com insaturação etilénica e eventualmente enxertados, quer por ésteres metacrílicos, quer por monémeros solúveis em água como a acrilamida ou o vinilsulfonato, Como exemplo de écido, mencionar-se-h o ácido maleíco, crotónico, metacrílico ou itacónico. Geralmente, a percentagem de ácido é de pelo menos 3$ θ, de preferência, está compreendida entre 3 e 8$. Como éster vinílico, citar-se-à, particularmente, o acetato de vinilo.
primeiro tipo de látices solúveis em bases, que são objecto da presente invenção, é também constituído por látices à base dos ésteres vinílicos descritos antes, polimerizados na presença de poliésteres sulfonados.
segundo tipo de látices solúveis em bases, que são objecto da presente invenção, é constituído por ésteres metacrílicos e ácidos carboxílicos enxertados por poliésteres sulfonados.
Neste caso, pode-se utilizar os látices à base de ésteres metacrílicos de ácidos monocarboxílicos ou dicar-
boxílicos com insaturaçao etilénica e, eventualmenter outros monómeros como o estireno ou o butadieno.
A título de ésteres metacrílicos, citar-se-à, nomeadamente, os metacrilatos de alquilo, cuja cadeia alquílica contém, de preferência, 1 a 4 átomos de carbono, como o metacrilato de metilo ou de etilo.
Como ácidos, pode-se mencionar particularmente os ácidos metacrílicos, itacónicos ou maleícos.
Em princípio, a taxa de ácido (percentagem ponderai de monómero no produto) é de pelo menos 10$ θ, geralmen te, está compreendida entre 10$ e 20$.
A taxa de poliéster-sulfonato, em relação aos monómeros é, de preferência, inferior a 10$. Os poliésteres sulfonados que se utilizam preferencialmente, no quadro da presente invenção, são os que contêm cerca de 60$ de ácido ftálico ou succínico para 40$ de óxido de etileno. 0 ácido ftálico reparte-se entre os seus isómeros aproximadamente do seguinte modo: 80$ de ácido tereftálico para 20$ de ácido is£ ftálico, estando este último quase completamente sulfonado.
Os látices que são objecto da presente invenção escolhem-se, de preferência, no primeiro grupo de látices solúveis em bases que têm uma composição que corresponde ã seguinte repartição:
- 84 a 96$ de acetato de vinilo,
-3a 6$ de ácido acrílico ou crotónico ou de um dos seus derivados e
-la 10$ de poliéster sulfonado.
Prefere-se utilizar os látices cuja composição está compreendida dentro dos seguintes limites:
- acetato de vinilo
- 94 $
- ácido crotónico ou acrílico
- poliéster sulfonado e mais particularmente os látices cujo ácido é o ácido acrí lico.
Fazem igualmente parte da presente invenção os produtos referidos antes que tenham sofrido uma hidrólise parcial ou total dos grupos acetato de vinilo, quer dizer, uma transformação do acetato de vinilo em álcool vinílico.
As composiçoes detergentes que contenham o referido látex fazem também parte da presente invenção. Contêm, de preferência, pelo menos 0,1 % de látices, tal como se descreveu antes e ainda com maior preferência 0,4 $·
As composições detergentes podem conter, além disso, a título de auxiliares de lavagem, pirofosfatos, metafosfatos, tripolifosfatos de metais alcalinos, zeolitos, agentes tensioactivos, sistemas de enbranquecimento, enzimas, agentes ópticos para colorir de azul, perfumes, silicatos, etc.
Pode-se também incorporar o látex numa composição de lavagem o que também permite juntar o látex ao banho durante a lavagem.
Ê claro que tudo o que se disse antes na descrição da natureza e das características do látex solúvel em bases aplica-se aqui às composições, sendo os látices, que entram na constituição das composições, idênticos aos descritos para o processo.
Dão-se a seguir exemplos.
Os ensaios realizados durante os exemplos que se seguem têm por fim avaliar as propriedades anti-nódoas e
f' * anti-depósitos de um dado aditivo
A redeposição da sujidade é um fenómeno cumulativo que se manifesta por uma coloração acinzentada do tecido ao fim de um grande número de ciclos de lavagem.
EXECT10S 1 a 4
Para medir as propriedades anti-redeposição, o método utilizado consiste em lavar várias vezes amostras de tecidos na presença do aditivo a ensaiar e de um tecido sujo. As condições experimentais sao as seguintes:
CONDIÇÕES OPERATÓRIAS
Efectuam-se cinco ciclos de lavagem cumulativos nas seguintes condições:
- Temperatura de lavagem ; 60°C
- Duração de lavagem : 20 minutos (7 minutos de subida de temperatura e 13 minutos a 60°C.). A velocidade de agitação é de 100 pancadas/minuto.
- Diluição : adição de 250 ml de água dura fria seguida de 5 minutos de agitação.
- 3 lavagens de 5 minutos na presença de 500 ml de água dura fria.
- Dureza da água (33° françês : 330 mg CaCO^/l)
- Secagem dos tecidos por duas passagens sucessivas nu- ma foto-arrefecedora.
Medição da reflectancia. : fotómetro GARDNER com filtro Y, 4 espessadoies de tecidos.
TECIDOS :
Algodão 405
Poliéster de algodão (PE/A) 7406 l Origem TESTPjEBRIC
Poliéster Dacron 54” (PE)
SUJIDADE :
- KREFELD WFK (Alderstrasse, 44, Liefrschein)
- ΕΚΡΑ (Algodão Saint GALLEN EMPA, laboratório de ensaio de materiais; Unterstrasse 11, caixa postal, CH 9001, ST. GALL).
EQUIPAMENTO :
Tergotómetro (HOBOKEN, N, J, United State Testing Co.
Inc.) (2 potes por ensaio)
- cada pote do tergotómetro contém:
. 4 eprovetas de algodão (10 x 12 cm) . 4 eprovetas de PE/A (10 x 12 cm) . 4 eprovetas de poliéster (10 x 12 cm) . 4 eprovetas de algodão sujo KREFELD (10 x 12 cm) ou:
eprovetas de algodão sujo KREFELD e eprovetas de algodão sujo EMPA (10 x 12 cm) . 500 ml de solução de lavagem (a concentração do agente de lavagem é de 6g/l).
. Taxa de banho 1/25AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS :
A medição da reflectância R efectua-se com a ajuda de um fotómetro GARDNER com filtro Y sobre 4 espessadores de tecidos. Um aditivo é tanto mais eficaz quanto mai- δ /
or for a reflectância do tecido lavado 5 vezes na sua presen ça, de acordo com o ensaio descrito antes, e quanto mais essa reflectância se aproximar da do tecido limpo (R s 83 %). Os
V produtos ensaiados são particularmente activos nas fibras sintéticas, assim como na mistura de fibras. As medições da reflectância apresentadas nos quadros são relativas, unicamente, aos tecidos de poliéster.
RESULTADOS DOS ENSAIOS ;
Estudou-se a influência na eficácia anti-redeposição dos produtos, dos seguintes parâmetros:
- natureza e taxa do ácido,
- taxa de poliéster sulfonado,
- hidrólise das funções acetato.
Nos quadros seguintes, as quantidades relativas dos constituintes acetato de vinilo, ácido crotónico ou acrílico e poliéster sulfonado estão expressas em percentagem em peso. As qualidades dos melhores aditivos comparam-se com as do aditivo comercial F4M (éter de celulose da DOW CHEKICAL).
A composição ponderai âa fórmula de lavagem utilizada é a seguinte:
Alquilbenzeno-sulfonato de sódio 7 $
Estearato de sódio 3 %
Cémulsol ® DB 6/18 2,5 %
Cémulsol ® LA 90 2,5 %
Tripolifosfato de sódio 28,75%
Pirofosfato de sódio 2 %
Ortofosfato de sódio 0,5 %
Dissilicato de sódio 9,35 %
Sulfato de sódio 17,5%
Tinopal ® SOP 0,2%
Tinopal® DMS X 0,2%
Enzima esperase Novo 0,3%
Perborato de sódio 25 %
Magilex ® 120 1 %
E.D.T.A. de sódio 0,2%
EXEKPLO 1
Actuação de diferentes látices do primeiro tipo:
Adiciona-se, em post^dição, os produtos citados no quadro I, a concentração em agente de lavagem é de 6 g/1, contendo 0,42 % de aditivo. Lavou-se cada amostra de tecido 5 vezes na presença da sujidade.
QUADRO I
Produto COMPOSIÇÃO ACTUAÇÃO
$ de acetato de vini lo $ de áci do cro-~ tónico $ de ácido acrílico Poli és. teres sulfonados Reflectância 3y (poliéster)
Branco 58
P4M 77,5
1 95,50 3,50 - 1 76
2 93,10 4,90 - 2 78
3 91,35 4,80 - 3,85 78,5
4 88 4,60 - 7,40 78
5 92,30 - 3,85 3,85 78
6 91,35 - 4,8o 3,85 78
7 88 4,60 7,40 77
- 11 / ,/ ensaio de referência branco corresponde a cinco lavagens de tecidos na presença de sujidades e na ausência de aditivo .
BWLO 2
Estudo em função da concentração na solução de lavagem:
Tal como no exemplo 1, realizam-se diferentes ensaios modificando a concentração de aditivo no banho de lavagem.
- adição, em post-adição em diferentes concentrações;
- concentração de agente de lavagem de 6 g/1;
- sujidade KREFELD.
QUADRO II
conc. no banho PRODUTO conc. na fórmula ACTUAÇÂO Ry (poliéster)
5 PPm (0,08%) lOppm (o,i7%: 25 ppm (0,42%)
5 72 77 78
7 73 76,5 77
F4N 75 76 77
Branco 58
- 12 EXEMPLO 3
Influência da sujidade:
- junção do látex em post-adição com uma concen tração constante no banho= 25 ppm;
- concentração de agente de lavagem 6g/l;
- sujidades KREFELD + EMPA
QUADRO III
PRODUTO Ry poliéster
- 65
F4M 45
5 77
7 78
Com a mistura de sujidades, o éter de celulose aumenta a redeposiçao enquanto os aditivos reivindicados continuam eficazes.
EXEMPLO 4
Introdução do aditivo 5 num caldo para atomizaçao (slurry).
Num caldo (slurry”) com o pH alcalino, a força iónica e a temperatura elevada tendem a degradar os produtos frágeis; por consequência, analisou-se o agente de lavagem
obtido a partir dum caldo contendo o aditivo a ensaiar.
Os ingredientes habituais duma solução de lava· gem tais como TPP, agentes tensioactivos iónicos, silicato de sódio, sulfato de sódio e água misturam-se para formar um caldo que constitui o slurry”. Seca-se jem seguiiia pór atomização esta mistura fortemente alcalina, para se obter um pó. Em segui da junta-se os agentes tensioactivos não iónicos, os agentes de branqueamento, os enzimas e os perfumes.
Prepararam-se dois caldos e juntou-se o aditivo a um deles. Para simular a hidratação do TPP e a atomização, manteve-se estas misturas h temperatura de 90°C durante lhe 30 m, sob agitação. Nestas condições de pH e de temperatura, o aditivo 5 é totalmente hidrolizado. Os grupos acetato de vinilo transformam-se em álcool vinílico. Prenararam-se três fór- mulas com a mesma composição global da precedente (ver fórmulas das págs. 8 e 9), a partir dos caldos e ensaiaram-se em condições experimentais idênticas às descritas no exemplo 1.
As características das fórmulas preparadas são | as seguintes· fórmula X: preparada a partir do caldo testemunha sem aditivo, fórmula Ύ: preparada a partir do caldo testemunha sem aditivo, sendo o aditivo 5 introduzido em post-adição à razão de 0,42£ da fórmula, fórmula Z: preparada a. partir do caldo contendo o aditivo n5 5, sendo a percentagem ponderai em aditivo n^ 5 na fórmula de 0,42
Os valores das reflectancias R do tecido dacron obtidos com estas fórmulas, estão referidos no quadro IV:
QUADRO IV
Propriedades anti-redeposição do aditivo ne 5 introduzido num caldo:
FORMULA DE LAVAGEM Ry
X : sem aditivo 54
Y : aditivo adicionado em post-adição (0,4250 78
Z : aditivo adicionado no caldo -------(0,42%)...------------- 80,5
Os resultados obtidos com o aditivo 5 introduzido num caldo são da mesma ordem de grandeza dos que se obtêm quando se introduz este aditivo no banho de lavagem. O produto conserva as suas propriedades anti-redeposição quando se introduz num slurry.
Isto mostra que os polímeros da presente invenção, depois da hidrólise, conservam a sua actividade.
EXEMPLOS 5 a 6
Para medir as propriedades anti-nódoas, o método utilizado consiste em lavar as amostras de tecidos na presença do aditivo a ensaiar, manchar os tecidos e lavá-los novamente. Os resultados obtidos traduzem a afinidade dos têxteis para uma determinada nódoa. As condições experimentais são as seguintes:
*
TECIDOS ; ílgodão 405
Poliéster algodão (PE/A) 7404 f
Poliéster Dracon” 54 (PE)
Origem TESTFABRIC /
/
EQUIPAMENTO ; Linitest HANAU (2 potes por ensaio)
Cada pote de linitest contém:
. 10 esferas inox de 12 mm de diâmetro, . 4 rectângulos de algodão (10 x 12 cm), . 4 rectângulos de PE/A (10 x 12 cm), . 4 rectângulos de poliéster (10 x 12 cm), . 300 ml de solução de lavagem . Relação do banho : 1/15
CONDIÇÓES OPERATÓRIAS :
. Temperatura de lavagem : 60°C . Duração da lavagem : 40 minutos (25 minutos de subida de temperatura e 15 minutos a 60°C), . Diluição : adição de 150 ml de água dura fria seguida de 5 minutos de agitação, . 3 lavagens de 5 minutos em presença de 400 ml de água dura fria . Dureza da água (33°TH), . Secagem dos tecidos por duas passagens sucessivas em uma envernizadora de fotografias (glaceuse photo) . Medição da reflectância : fotométro GARDNER filtro Y, 4 espessadores de tecidos.
SUJIDADE : óleo de automóvel usado.
SUCESSÀO D as OPERAÇÕES :
. Condicionamento : efectua-se um ciclo de lavagem na presença do aditivo a ensaiar. 0 aditivo pode introduzir-se no banho de lavagem, ou durante a lavagem.
. Enodoamento : com a ajuda de uma bureta, coloou se ja 2Ϊ) g de tecido
ca-se 4 gotas de óleo usado no centro da amostra de tecido disposto sobre um vidro de relógio. Põem em seguida os tecidos numa estufa a 60°C durante uma hora. Suja-se assim metade das amostras . Medição da reflectância dos tecidos manchados (GARDNER, filtro Y).
. lavagem: procede-se da mesma maneira que para o condicionamento mas sem aditivo. Cada pote de linitest contém assim duas amostras com nódoas e duas amostras sem nódoas de càda qua lidade de tecido . Medição da reflectância dos tecidos após lavagem (GARDNEB, filtro Y).
Λ reflectância dos tecidos manchados indica o efeito anti-nódoas.
EXPRESSÃO DOS RESULTADOS :
Os resultados respeitantes à remoção das nódoas exprimem-se sob a forma do valor da remissão R ;
R·. —R_ X 100
R/> . _i__s-----Rg : reflectância vagem, do tecido sujo, antes da la: reflectância o vagem, do tecido limpo, antes da laRj : reflectância gem.
do tecido sujo, após a lavaQuanto mais a remissão R for elevada, maior é
a eficácia do aditivo como agente anti-nódoas.
EXEMPLO 5 :
Este exemplo ilustra a utilização de diferentes látices cujas características estão indicadas nos quadros V e VI.
- 18 / ’ z
QUADRO V (látex do tipo I)
Produto COMPOSIÇÃO ($)
Branco $ acetato de vinilo $ ácido crotónico outros produtos
- - -
F4M - - -
L 8 84,5 5,5 Acrilato de butilo 10
L 9 89,5 10,5
L 10 91,8 2,2 Acido itacónico 6
L 11 91 5 Acrilamida 4
1 12 91 5 Vinilsulfonato 4
L 13 91 5 Acido acrílico 4
1 14 91 5 Acido maleíco 4
1 15 83,5 6,5 Acrilato de butilo 10
L 16 — 95 5 -
QUADRO VI (Látex do tipo 2)
Referência Natureza dos monómeros Percentagem em peso do monómero no produto
L 17 Acrilato de butilo Metacrilato de metilo Acrilato de etilo Acido metacrílico polim£ rizado em presença de *~ 4% de Poliéster sulfonado 34.5 32.5 16.5 16,5
L 18 Acrilato de butilo Metacrilato de metilo Acrilato de etilo Acido metacrílico nolimerizado em presença de 8$ de Poliéster sulfonado 34.5 32.5 16.5 16,5
Durante os ensaios, adicionam-se os produtos ao meio a um pH tal que eles permanecem sob a forma de suspensão (adição à terceira lavagem), só se efectuando a solubilização na lavagem seguinte (em que o pH aumenta).
A composição da fórmula utilizada é a seguinte:
TPP 21,5
Pirofosfato neutro 2 £
Fosfato trissódico neutro anidro 0,5 Ç
Silicato de 3Na 8,6 $
Estearato de 3Na TINOPAL DMSX® 3,0 £ 0,2 £
TINOPAL SOP®
ESPERASE NOVO®
Perborato (Ar líquido)
EDTA
LABS neutro
CEMULSOL 6Λ8®
CEKULSOL LA 90®
Sulfato de sódio
0,2 £
0,3 £ 25,0 £
0,2 í
7,0 %
2,5 £
2,5 * /·
Durante cada grupo de ensaios compararam-se os os produtos ensaiados (um a três) com um ensaio na ausência de aditivo. Os resultados obtidos estão indicados no quadro se guinte:
Concent. de agente de lavagem Aditivo e concencentração no banho Remissão R Observações
PE/A : PE
7,5 g/1 sem látex Lg 100 ppm 46,5 47,0 10,9 13,5 adicionado à 3® lavagem
7,5 g/1 sem látex I12 Ιθθ PP® látex L^g 100 opm latex 100 ppm 42,9 56,8 60,1 60,6 14,8 18,7 23.7 25.8 adicionado à 3® lavagem tf Π
7,5 g/1 sem látex L^. 100 ppm látex L^q 100 ppn lá.tex Lgg 100 ppn 4-7,1 56,6 61,3 56,6 12,1 20,5 24,2 21,0 adicionado à 3® lavagem lt II
7,5 g/1 sem látex Lg 100 ppm 35,3 48,5 7 26,6 adicionado à 3® lavagem
/ s
f «t
Estes resultados confirmam o efeito anti-nódoas dos diferentes látices solúveis em bases ensaiados.
EXEMPLO 6 :
Este exemplo ilustra a utilização de alguns látices solúveis em bases, em concentrações variáveis. As condições experimentais sao as mesmas do exemplo 5· Os resultados obtidos estão indicados no quadro seguinte.
Concent. de agente de lavagem Aditivo e concentração no banho Remissão R % Observações
PE/A PE
7,5 g/1 sem látex L^4 20 ppm 34,8 46,5 14,8 16,6 adicionado 'e 3δ lavagem
7,5 g/1 sem látex L14 40 ppm 35,9 40,3 13,1 17,8 adicionado b 3« lavagem
7,5 g/1 sem látex L^ 60 ppm 27,8 39,0 adicionado à 3# lavagem
7,5 g/1 sem látex L^ 8o ppm 34,0 45,5 13,8 18,1 adicionado à 3^ lavagem
7,5 g/1 sem látex 40 ppm 35.6 43.6 17,9 23,6 adicionado Ϊ 3ê lavagem
Estes resultados confirmam o efeito anti-nódoas dos látices solúveis em bases, para várias concentrações de editivo.
EXEMPLO 7
O ensaio utilizado nos exemplos que se seguem tem por finalidade avaliar as propriedades anti-redeposiçao de um dado aditivo, método utilizado consiste em lavar amostras de tecidos na presença do aditivo*a ensaiar e de nódoas depois tas em mechas de algodão. Os resultados obtidos traduzem a afinidade dos têxteis, assim condicionados, para uma nódoa.
As condições experimentais são as seguintes:
TECIDOS; Algodão 405
Poliéster algodão (PE/A)7404 >Origem TESTFABBIC
Poliéster Dracon 54” (PE)
EQUIPAMENTO í Linitest HANAU (2 potes por ensaio) (tergotómetro automatizado)
Cada pote do Linitest contém:
esferas inox de 12 mm de diâmetro, . 300 rectângulos rectângulos de algodão (10 x 12
PE/A (10 x 12 cm), rectângulos (10 x 12 cm) de poliéster ml de solução de lavagem cm), ou seja g de tecido . Relação de banho : 1/15
CONDIÇÕES OPERATÓRIAS :
Temperatura de lavagem : 60°C, . Duração da lavagem :
minutos (25 minutos de aumento de temperatura e 15 minutos a
60°C), . Diluição • adição de
150 ml de água dura fria seguida de minutos de agitação,
, 3 lavagens de 5 minutos na presença de 400 ml de água fria, . Dureza da água ; 33° TH, . Secagem dos tecidas por duas passagens sucessivas numa envernizadora de fotografias («glaceuse photo), . Medição da reflectância · fotométro GÂRDNER, filtro Y, 4 espessadores de tecidos.
SUJIDADE : Spangler” (sebo+ partículas)
SEQUÊNCIA DAS OPERAÇÕES :
- Condicionamento : efectua-se um ciclo de lavagem na presença do aditivo a ensaiar e de sujidade impregnada em mechas de algodão. 0 aditivo pode introduzir-se no banho de lavagem ou durante a lavagem.
- Kedição da reflectância dos tecidos manchados (GÂRDNER, filtro Y).
- Lavagem : procede-se da mesma maneira que no condicionamento, mas na ausência de aditivo. Cada pote de linitest contém assim duas amostras com nódoas e duas amostras sem nódoas, de cada qualidade de tecido.
- Kedição da reflectância após a lavagem (GÂRDNER, filtro Y). A reflectância dos tecidos manchados indica o efeito anti-nódoas.
EXPRESSÃO DOS RESULTADOS :
Os resultados que dizem respeito à anti-redeposição de nódoas, exprimem-se sob e forma do valor da diferença
delta R de reflectância antes e após a lavagem e da eficácia E.
Delta R : RQ - R2 :
Rg-R^ x 100
E% -------------R -Rn O 1
R2 ; reflectância do tecido, sujo após a lavagem,
Rq : reflectância do tecido, antes da lavagem,
R^ · reflectância do tecido branco nao lavado.
Quanto mais baixa for a remissão delta R, maior é a eficácia do aditivo como agente anti-redeposição.
Este exemplo tem por fim pôr em evidência 0 efeito anti-redeposição de um látex solúvel em bases, na presença duma fórmula cuja estrutura (builder”) ou 0 adjuvante de lava gem é constituído por tripolifosfato (TPP) e zeolito 4A.
A composição da fórmula utilizada ê a seguinte:
TPP
19,0 %
Zéolito
Sulfato de sódio
Pirofosfato neutro
Na-.PO, anidro
4
Silicato de 3Na
BLANOSE BXS
TINOPAL DMSX®
TINOPAL SOP®
ESPER4SE NOVO ®
Perborato
Estearato de sódio
17,0 %
9,5 %
2,0 %
0,5 %
8,6 %
1,5 %
0,2 %
0,2 %
0,3 %
25,0 %
3,0 %
- 25 - / /
LÂBS 7,0 %
CEMUISOL 6/18 ® 2,5 g
CEMULSOL LÀ 90 ® 2,5 £
EDTA 0,2
h2o 1,0 g
Este exemplo ilustra a utilização de diferentes látices com uma concentração de 100 ppm numa fórmula de lavagem com uma concentração do banho de 6 g/1.
Aditivo Poliéster/Algodao Poliéster
Delta R 2% Delta R 2%
Sem 20 - 36 -
Lq 11 36 21 38
y 19 28 24 38
L10 13 41 24 36
hl 0 0 100 100 1 4 97 90
T 5 73 11 66
L12 9 65 16 59
t - 1 106 1 97
l13 0 100 1 97
I14 1 94 1 97
12 54 20 49
T 6 73 16 59
15 1 94 4 87
5 69 1 97
116 - 1 106 0 100
L17 - 1 104 7 82
L18 - 1 104 3 91
•f 26 ·

Claims (16)

1. - Processo para a preparação de lãtices anti-nôdoas e anti-resíduos utilizáveis na lavagem aquosa de materiais têxteis, caracterizado pelo facto de se copolimerizar ésteres vinílicos de ácidos carboxílicos insaturados ou ésteres (met)acrílicos, na presença de poliêsteres sulfõnicos para se obter um produto final constituído ou por copolimeros de acetatos de vinilo-ãcidos carboxílicos insaturados eventualmente enxertados por poliêsteres sulfõnicos ou por copolimeros (met)acrílicos enxertados por poliêsteres sulfõnicos.
2. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de se escolher o ácido carboxílico entre os ácidos maleico, crotõnico, (met)acrílico ou itacõnico.
3. - Processo de acordo com as reivindicações 1 e 2, caracterizado pelo facto de a percentagem de ácido variar entre
3 e 8 %.
4. - Processo de acordo com as reivindicações 1 e 3, caracterizado pelo facto de os copolimeros de acetatos de vinilo-ácidos carboxílicos serem enxertados por um máximo de 10 % de sulfonato de poliéster.
5. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de o sulfonato de poliéster conter 60 % de ácido itálico ou succínico e 40% de óxido de etileno.
6. - Processo de acordo com as reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo facto de se utilizar, em peso:
- 84 a 96 % de acetato de vinilo,
3a 6 % de ácido crotõnico ou acrílico ou um dos seus de derivados,
- 1 a 10 % de poliéster sulfonado.
7. - Processo de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo facto de se utilizar:
- 87 a 49 % em peso de acetato de vinilo,
- 4a 5 % em peso de ácido crotõnico ou acrílico,
2a 8 % de poliéster sulfonado.
8. - Processo de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo facto de se utilizar como ácido o ácido acrílico.
9. - Processo de acordo com as reivindicações 6 a 8, caracterizado pelo facto de se saponificar o conjunto ou apenas uma parte das funções acetato.
10. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de se utilizar como compostos iniciais ésteres (met)acrílicos e ácidos carboxilicos, sendo estes escolhidos entre os ácidos (met)acrílico, itacõnico e maleico.
11. - Processo de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo facto de os ésteres (met)acrílico serem ésteres cuja cadeia alquílica comporta 1 a 4 átomos de carbono.
12. - Processo de acordo com a reivindicação 10, caracterizado pelo facto de os ésteres (met)acrílicos serem escolhidos entre o (met)acrilato de metilo e o (met)acrilato de etilo.
13. - Processo de acordo com as reivindicações 10 a 12, caracterizado pelo facto de se enxertarem os látices com pelo menos 10 % de sulfonato de poliéster.
14. - Processo de acordo com a reivindicação 13, caracterizado pelo facto de o sulfonato de poliéster conter 60 % de ácido ftãlico ou succínico e 40 % de óxido de etileno.
15. - Processo para a preparação de composições detergentes, caracterizado pelo facto de se misturar pelo menos 0,1 % em peso do lãtex preparado pelo processo de acordo com as reivin dicações 1 a 14 com agentes auxiliares de formulação apropriados.
16. - Processo para a preparação de composições detergentes, caracterizado pelo facto de se misturar pelo menos 0,2 %, de preferência pelo menos 0,4 %, do latex preparado pelo processo de acordo com a reivindicação 6,com agentes auxiliares de formulação apropriados.
PT86467A 1986-12-24 1987-12-23 Processo para a preparacao de latices anti-nodoas e anti-residuos para a lavagem aquosa de artigos texteis e de composicoes que os contem PT86467B (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR8618471A FR2609065B1 (fr) 1986-12-24 1986-12-24 Nouveaux agents de lavage et compositions les contenant
FR8707279A FR2615526B1 (fr) 1987-05-20 1987-05-20 Latex antisalissures et antiredeposants pour le lavage aqueux d'articles textiles

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT86467A PT86467A (fr) 1988-01-01
PT86467B true PT86467B (pt) 1991-02-08

Family

ID=26225690

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT86467A PT86467B (pt) 1986-12-24 1987-12-23 Processo para a preparacao de latices anti-nodoas e anti-residuos para a lavagem aquosa de artigos texteis e de composicoes que os contem

Country Status (6)

Country Link
US (1) US4925588A (pt)
EP (1) EP0279134B1 (pt)
DE (1) DE3765773D1 (pt)
DK (1) DK684387A (pt)
ES (1) ES2018568B3 (pt)
PT (1) PT86467B (pt)

Families Citing this family (64)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2644169B1 (pt) * 1989-03-08 1991-05-24 Thone Poulenc Chimie
US5342877A (en) * 1992-07-06 1994-08-30 Eastman Chemical Company Blends of polyesters and alkylhydroxy (meth)acrylate compounds
US5514302A (en) * 1992-09-25 1996-05-07 S.C. Johnson & Son, Inc. Fabric cleaning shampoo compositions
US5733856A (en) * 1994-04-08 1998-03-31 Basf Corporation Detergency boosting polymer blends as additives for laundry formulations
CA2252863A1 (en) 1996-05-03 1997-11-13 Ayako Muramatsu Detergent compositions comprising polyamine polymers with improved soil dispersancy
US5922189A (en) * 1997-09-19 1999-07-13 Santos; Benjamin Process to refine petroleum residues and sludges into asphalt and/or other petroleum products
US6255366B1 (en) 1999-10-01 2001-07-03 Eastman Chemical Company Sulfopolymers as emulsion stabilizers with improved coagulum level
WO2001088075A1 (en) * 2000-05-09 2001-11-22 Unilever Plc Soil release polymers and laundry detergent compositions containing them
GB2366797A (en) * 2000-09-13 2002-03-20 Procter & Gamble Process for making foam component by pressurising/depressurising
EP1978081B1 (en) 2000-10-27 2014-04-30 The Procter and Gamble Company Stabilized liquid compositions
DE10060373A1 (de) * 2000-12-05 2002-06-06 Basf Ag Reaktiv modifizierte, teilchenförmige Polymerisate zur Behandlung der Oberflächen textiler und nicht-textiler Materialien
WO2003012024A1 (en) * 2001-07-27 2003-02-13 Rhodia Inc. Sulfonated polyester compounds with enhanced shelf stability and processes of making the same
US8375494B2 (en) * 2001-09-14 2013-02-19 Clean Control Corporation Cleaning compositions containing a corrosion inhibitor
US7229505B2 (en) * 2001-09-14 2007-06-12 Clean Control Corporation Methods and compositions for surfactant-free cleaning
US6835704B2 (en) * 2001-09-14 2004-12-28 Clean Control Corporation Surfactant-free cleaning compositions and processes for the use thereof
DE10235696B4 (de) * 2002-08-03 2005-09-15 Degussa Construction Chemicals Gmbh Verfahren zur Herstellung von Homo-, Co- und Blockpolymeren
DE102004031299A1 (de) * 2004-06-28 2006-01-12 Basf Ag Copolymerisate und ihre Verwendung zur Behandlung von flexiblen Substraten
EP2135931B1 (en) 2008-06-16 2012-12-05 The Procter & Gamble Company Use of soil release polymer in fabric treatment compositions
US8900328B2 (en) 2009-03-16 2014-12-02 The Procter & Gamble Company Cleaning method
US8444768B2 (en) 2009-03-27 2013-05-21 Eastman Chemical Company Compositions and methods for removing organic substances
US8614053B2 (en) 2009-03-27 2013-12-24 Eastman Chemical Company Processess and compositions for removing substances from substrates
US8309502B2 (en) * 2009-03-27 2012-11-13 Eastman Chemical Company Compositions and methods for removing organic substances
US20110166370A1 (en) 2010-01-12 2011-07-07 Charles Winston Saunders Scattered Branched-Chain Fatty Acids And Biological Production Thereof
MX337814B (es) 2010-07-02 2016-03-18 Procter & Gamble Procedidmiento para fabricar películas a partir de tramas de tela no tejida.
MX2012015187A (es) 2010-07-02 2013-05-09 Procter & Gamble Metodo para suministrar un agente activo.
WO2012003360A2 (en) 2010-07-02 2012-01-05 The Procter & Gamble Company Detergent product and method for making same
WO2012003300A2 (en) 2010-07-02 2012-01-05 The Procter & Gamble Company Filaments comprising a non-perfume active agent nonwoven webs and methods for making same
MX2012015174A (es) 2010-07-02 2013-05-09 Procter & Gamble Filamentos que comprenden un agente activo, tramas de tela no tejida y métodos para elaborarlos.
US20120172281A1 (en) 2010-07-15 2012-07-05 Jeffrey John Scheibel Detergent compositions comprising microbially produced fatty alcohols and derivatives thereof
JP5715251B2 (ja) 2010-07-15 2015-05-07 ザ プロクター アンド ギャンブルカンパニー 末端近傍分岐型化合物を含むパーソナルケア組成物
BR112013019684A2 (pt) 2011-02-17 2016-10-18 Procter & Gamble alquil-fenil-sulfonatos lineares biobaseados
EP2678410B1 (en) 2011-02-17 2017-09-13 The Procter and Gamble Company Composiitons comprising mixtures of c10-c13 alkylphenyl sulfonates
US20140141126A1 (en) 2011-06-29 2014-05-22 Solae Llc Baked food compositions comprising soy whey proteins that have been isolated from processing streams
US20130072415A1 (en) 2011-09-20 2013-03-21 The Procter & Gamble Company DETERGENT COMPOSITIONS COMPRISING SPECIFIC BLEND RATIOS of ISOPRENOID-BASED SURFACTANTS
MX2014003280A (es) 2011-09-20 2014-05-13 Procter & Gamble Composiciones detergentes que comprenden sistemas surfactantes sostenibles que comprenden surfactantes derivados de isoprenoides.
WO2013043855A2 (en) 2011-09-20 2013-03-28 The Procter & Gamble Company High suds detergent compositions comprising isoprenoid-based surfactants
CA2849478A1 (en) 2011-09-20 2013-03-28 The Procter & Gamble Company Detergent compositions comprising primary surfactant systems comprising highly branched surfactants especially isoprenoid - based surfactants
AR088758A1 (es) 2011-09-20 2014-07-02 Procter & Gamble Composiciones detergentes de facil enjuague que comprenden surfactantes basados en isoprenoides
WO2013070559A1 (en) 2011-11-11 2013-05-16 The Procter & Gamble Company Surface treatment compositions including shielding salts
EP2800802B1 (en) 2012-01-04 2018-02-28 The Procter and Gamble Company Active containing fibrous structures with multiple regions having differing densities
WO2013103629A1 (en) 2012-01-04 2013-07-11 The Procter & Gamble Company Active containing fibrous structures with multiple regions
CN104508103A (zh) 2012-07-26 2015-04-08 宝洁公司 含酶的低ph液体清洁组合物
JP6063673B2 (ja) * 2012-08-30 2017-01-18 花王株式会社 洗剤用ビルダー粒子
US9029268B2 (en) 2012-11-21 2015-05-12 Dynaloy, Llc Process for etching metals
WO2014160820A1 (en) 2013-03-28 2014-10-02 The Procter & Gamble Company Cleaning compositions containing a polyetheramine
MX2016007157A (es) 2013-12-09 2016-07-21 Procter & Gamble Estructuras fibrosas que incluyen un agente activo y tienen un grafico impreso sobre estas.
US20150210964A1 (en) 2014-01-24 2015-07-30 The Procter & Gamble Company Consumer Product Compositions
EP2987848A1 (en) 2014-08-19 2016-02-24 The Procter & Gamble Company Method of laundering a fabric
US9617502B2 (en) 2014-09-15 2017-04-11 The Procter & Gamble Company Detergent compositions containing salts of polyetheramines and polymeric acid
EP3272850A1 (en) 2016-07-19 2018-01-24 Henkel AG & Co. KGaA Easy ironing/anti-wrinkle/less crease benefit of fabric treatment compositions with the help of soil release polymers
US10421932B2 (en) 2016-07-21 2019-09-24 The Procter & Gamble Company Cleaning composition with insoluble quaternized cellulose particles and non-anionic performance polymers
JP6810258B2 (ja) 2016-11-01 2021-01-06 ザ プロクター アンド ギャンブル カンパニーThe Procter & Gamble Company 洗濯ケア組成物における青味剤としてのロイコ着色剤
CN109906251A (zh) 2016-11-01 2019-06-18 美利肯公司 在洗衣护理组合物中作为上蓝剂的隐色着色剂
JP6790257B2 (ja) 2016-11-01 2020-11-25 ザ プロクター アンド ギャンブル カンパニーThe Procter & Gamble Company 洗濯ケア組成物における青味剤としてのロイコ着色剤、その包装、キット及び方法
EP3327108A1 (en) 2016-11-25 2018-05-30 Henkel AG & Co. KGaA Easy ironing/anti-wrinkle/less crease benefit of detergents with the help of bentonite or its derivatives
EP3327106A1 (en) 2016-11-25 2018-05-30 Henkel AG & Co. KGaA Easy ironing/anti-wrinkle/less crease benefit by use of cationic polymers and its derivatives
CA3075090A1 (en) 2017-10-12 2019-04-18 The Procter & Gamble Company Leuco colorants as bluing agents in laundry care compositions
TWI715878B (zh) 2017-10-12 2021-01-11 美商美力肯及公司 隱色著色劑及組成物
WO2019075146A1 (en) 2017-10-12 2019-04-18 The Procter & Gamble Company LEUCO-COLORANTS AS AZURING AGENTS IN LAUNDRY CARE COMPOSITIONS
BR112020006988A2 (pt) 2017-10-12 2020-10-06 The Procter & Gamble Company colorantes leucos em combinação com um segundo agente branqueador como agentes de azulamento em composições para cuidado na lavagem de roupas
BR112020008476B1 (pt) 2017-11-01 2023-11-21 Milliken & Company Composto leuco
WO2021247801A1 (en) 2020-06-05 2021-12-09 The Procter & Gamble Company Detergent compositions containing a branched surfactant
EP3978589A1 (en) 2020-10-01 2022-04-06 The Procter & Gamble Company Narrow range alcohol alkoxylates and derivatives thereof
WO2022093189A1 (en) 2020-10-27 2022-05-05 Milliken & Company Compositions comprising leuco compounds and colorants

Family Cites Families (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
BE634284A (pt) * 1962-06-29
US3284364A (en) * 1963-01-25 1966-11-08 American Cyanamid Co Soil anti-redeposition agents
DE1617120C3 (de) * 1966-11-18 1975-07-24 Henkel & Cie Gmbh, 4000 Duesseldorf Wasch- und Reinigungsmittel
US3782898A (en) * 1971-08-12 1974-01-01 Pennwalt Corp Temporary soil release resins applied to fabrics in laundering
FR2236926B1 (pt) * 1973-07-13 1977-02-18 Rhone Progil
NL7815009A (nl) * 1977-06-21 1979-07-31 Procter & Gamble Europ Textielwasmiddel met laag fosfaatgehalte.
JPS5813700A (ja) * 1981-07-17 1983-01-26 花王株式会社 食器用洗浄剤組成物
DE3140383A1 (de) * 1981-10-10 1983-04-28 Basf Ag, 6700 Ludwigshafen Polymere organische saeuren, verfahren zu ihrer herstellung und ihre verwendung in wasch- und reinigungsmitteln
DE3233778A1 (de) * 1982-09-11 1984-03-15 Basf Ag, 6700 Ludwigshafen Verfahren einer kontinuierlichen herstellung von copolymerisaten aus monoethylenisch ungesaettigten mono- und dicarbonsaeuren
DE3233777A1 (de) * 1982-09-11 1984-03-15 Basf Ag, 6700 Ludwigshafen Verfahren zur herstellung von copolymeren aus monoethylenisch ungesaettigten mono- und dicarbonsaeuren(anhydride)
DE3305637A1 (de) * 1983-02-18 1984-08-23 Basf Ag, 6700 Ludwigshafen Copolymerisate, ihre herstellung und ihre verwendung als hilfsmittel in wasch- und reinigungsmitteln
GB8311002D0 (en) * 1983-04-22 1983-05-25 Unilever Plc Detergent compositions
DE3426368A1 (de) * 1984-07-18 1986-01-23 Basf Ag, 6700 Ludwigshafen Copolymerisate fuer wasch- und reinigungsmittel
GB8504733D0 (en) * 1985-02-23 1985-03-27 Procter & Gamble Ltd Detergent compositions
JPS61201079A (ja) * 1985-02-28 1986-09-05 ユシロ化学工業株式会社 経糸糊剤

Also Published As

Publication number Publication date
US4925588A (en) 1990-05-15
DE3765773D1 (de) 1990-11-29
ES2018568B3 (es) 1991-04-16
DK684387D0 (da) 1987-12-23
PT86467A (fr) 1988-01-01
DK684387A (da) 1988-06-25
EP0279134B1 (fr) 1990-10-24
EP0279134A1 (fr) 1988-08-24

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT86467B (pt) Processo para a preparacao de latices anti-nodoas e anti-residuos para a lavagem aquosa de artigos texteis e de composicoes que os contem
US2486921A (en) Detergent composition
SU558648A3 (ru) Моюща композици
KR960000198B1 (ko) 세제 조성물
EP0291869A2 (de) Phosphatfreies Waschmittel mit reduzierter Inkrustierungstendenz
JPS6335700A (ja) 洗剤組成物
JPS61256000A (ja) 注ぎうる洗剤及び漂白剤組成物
JPS61255999A (ja) 液体洗剤
CA1335778C (en) Liquid detergent composition
US2746932A (en) Synthetic detergent compositions
NO173662B (no) Toeyvaskemiddelblanding med forbedrede anti-gjenavsetningsegenskaper omfattende dipikolinsyrederivater og en pode-kopolymer av polyalkylenoksyd og vinylacetat
US3609090A (en) Built detergent compositions containing hydroxy ether sulfonates
JPH06192686A (ja) 液体洗濯洗剤組成物
Noble et al. Soap‐based detergent formulations: X. Nature of detergent deposits
JPH0633409B2 (ja) 洗剤組成物
US2874127A (en) Sulfonate detergent compositions of improved foam characteristics
JP7309957B1 (ja) 繊維製品の洗浄方法
US3988265A (en) Detergent compositions containing 1-hydroxyalkane-sulfate, surfactants, inorganic builder, having good rinsing characteristics
KR100464891B1 (ko) 개질된알루미노실리케이트
JP7186608B2 (ja) 繊維製品用洗浄剤組成物
JP3938445B2 (ja) 洗浄剤
US4271032A (en) Polycarboxylic acids and esters in detergent formulations and their use
JPH08503240A (ja) 洗剤組成物
GB2182944A (en) Laundry detergent composition
SU1766956A1 (ru) Моющее средство дл стирки

Legal Events

Date Code Title Description
MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19911220