PT82750B - Distanciador para armaduras numa cofragem - Google Patents

Distanciador para armaduras numa cofragem Download PDF

Info

Publication number
PT82750B
PT82750B PT82750A PT8275086A PT82750B PT 82750 B PT82750 B PT 82750B PT 82750 A PT82750 A PT 82750A PT 8275086 A PT8275086 A PT 8275086A PT 82750 B PT82750 B PT 82750B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
elastic element
plate
spacer
zone
shaped part
Prior art date
Application number
PT82750A
Other languages
English (en)
Other versions
PT82750A (de
Original Assignee
Dreizler Siegfried
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Dreizler Siegfried filed Critical Dreizler Siegfried
Publication of PT82750A publication Critical patent/PT82750A/pt
Publication of PT82750B publication Critical patent/PT82750B/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E04BUILDING
    • E04CSTRUCTURAL ELEMENTS; BUILDING MATERIALS
    • E04C5/00Reinforcing elements, e.g. for concrete; Auxiliary elements therefor
    • E04C5/16Auxiliary parts for reinforcements, e.g. connectors, spacers, stirrups
    • E04C5/168Spacers connecting parts for reinforcements and spacing the reinforcements from the form

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Architecture (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Reinforcement Elements For Buildings (AREA)
  • Building Environments (AREA)

Description

A presente invenção refere-se a o distanciador para armaduras, em especial de n;a parede de betão, constituído por u:i>a barra distanciadora, pelo menos urna peça e:n forma do placa, que está ligada rigidamente com a barra distanciadora na sua zona superior, e uni elemento elástico, podendo uma barra de armadura sor introduzida entre a peça aa forma de placa e o elemento elástico.
Da patente D3-0S 31 -10 5S5 ® conhecido um distan ciador deste tipo para esteiras de armaduras. A peça ea forma de placa está, neste caso, ligada nona zona superior coei a barra distanciadora através de uaa ligação soldada, 2’a zona do fundo, a peça em forma de placa apresenta uma abertura em forma do U, em uaa de cujas pernas está preso ua elemento elástico. 0 elemento elástico fica neste caso saliente para o interior da abertura e é fornada na referida perna de modo o. poder ser empurrada elasticamente lateralmente. Quando se introduz uma bar ra do uma esteira d© aivaduras na abertura em forma de U, de baixo para cima, o distanciador é colocado de modo tal que a barra da esteira de armaduras erpurra lateralmente o elemento elástico e a barra e deslocada na cava ea forma de U ate ma pon to tal que se encosta á parte inferior do U sem esforço. A parte redonda do U adapta-se então á grossura da barra utilizada em cada caso, de modo que são necessários distanciadores diferentes para as diferentes grossuras do material das armaduras.
I
Tais distanciadores só podem sor usados para uma grossura determinada das barras da esteira de armadoras, de modo que é necessário dispor no local da construção, onde e necessário trabalhar coa esteiras de armaduras de diferentes gros. surac, dc diferentes distancia dores que se adaptei a essas grojs saras. Além disso, um distanciador, uma vem enfiado, só muito dificilmente poderá ser novamente retirado, de modo que um distanciado r montado erradanente só pode sor retirado destruindo c mesmo.
2Tum distanciador conhecido do modelo DD-GA
32 466, ligam-se à barra distanciado ra no las que são dobradas or.i forma de U e feitas de arame elástico. ~s extremidades das melas de prisão são arqueadas para dentro, de modo que resulta um dispositivo do bloqueio elástico, que fecha a abertura limitada pelas duas pernas de cada mola. As pernas da mola de arame, no caso de aparecerem forças mais intensas, podem ser dobradas. Para contrariar assa dobragem, o diâmetro do arame toa que ter um valor relativament© grande, ao qual no entanto ó posto um limite por razões de ordem económica e da técnica de trabalho. 0 arame dobrado em forma de U, feito cie arame de moías é soldado ao distanciador, de modo que, no caso de uin aramo grosso, ó necessário usar um cadencia da operação do soldadura lenta, o que influencia negativamente as características da nola e não garante já α acção de fixação cio arame.
Uro distanciador conhecido da patente S3-03
23 530 apresenta jima barra distanciadora, na qual não soldadas forquilhas de prisão, género ganchos, que apresentam um-a primeira zona para o aperto das barras com um pequeno diâmetro e uma segunda zona que se lhe segue para o aperto de barras de maior diâmetro. As peças em forma de gancho são formadas poluiu arame dobrado e são soldadas na barra distanciadora. ?or muito limitadas, de modo que ri
também os distanciadores deste tipo reter barras de esteiras de armaduras de qualquer grossura dentro de certos limites.
objecto da presente invenção e proporcionar uti distanciador do tipo mencionado na introdução que, coq um fa brico económico e racional e cos um manejo simples, -seja apropriado para receber bairras de armaduras de diferentes diâmetros garantindo um assentamento seguro do distanciador.
De acordo com a presente invenção o problema é resolvido com uni distanciador que
Ilcl sua forma do placa, lateralmente, ume. cava para receber pelo monos parcialmente a barra da armadura, e se una secção do elemento elástico se situar imediatamente em frente do lado da peça em forma de placa provida com a refei-ida cava e no seu plano principal, sendo o elemento elástico que actua como mola empurrado lateralmento elasticamente por este lado da peça em forma de placa.
peça em forma de placa, que é soldada no dis tanciador, recebe na cava lateral u;
ra. A barra fica então em contacto eu frente da cava força elástica lado, re tida na cava por outro lado, to elástico. 2To caso de barras de diâmetro relativamente peque vamente grande da barra saliente para o interior da enfiar uma barra ó necessária uma força de .o caso de tivaiente grandes, o elemento elástico mente, de modo que a barra © comprimida na cava cora uma força
fica, relativamente, uma fracção menor da mesma em contacto quase ajustado na cava, mas, visto globalmente, a barra relativamente grossa é mantida fixada no distanciador. A peça em for ma de placa recebe sem deformação a força de pressão elevada então exercida. 0 distanciador segundo a presente invenção pode ser utilizado para todos os diâmetros de barras de armaduras utilizadas usualmente num estaleiro de construção, de modo que, por exemplo para uma mesma espessura da parede, apenas é necessário dispor de um modelo de distanciador no estaleiro. A peça em forma de placa pode ser fabricada de maneira muito económica sob a forma de peça estampada e ó fixada numa área relativamente grande na barra distanciadora por meio de uma ligação soldada, de modo que se proporciona um distanciador económico que pode ser usado em vários casos.
Num exemplo de realização preferido, o elemento elástico é constituído por um arame feito de aço carbono de moías. Vantajosamente, o arame apresenta um diâmetro de cerca de
1,5 mu, sendo a resistência do arame deá = 180 Kg/mm ,
De maneira particularmente vantajosa, o elemento elástico apresenta numa primeira zona mais ou menos a forma de um ”Zn em ângulos rectos que, no sentido da escrita de um ”Z”, se prolonga numa segunda zona por um laço quase fechado arqueado para baixo, situando-se o ”Z” e o ”laço” mais ou menos num plano e estando uma secção terminal do ”laço” dirigida da zona de transição do Z” para o ”laço. Esta secção terminal do laço forma a secção do elemento elástico que se situa imedia tamente em frente da cava da peça em forma de placa. A zona em forma de nZ” do elemento elástico é então prevista para a ligação com a peça em forma de placa. 0 ”laço”, como um todo, actua de maneira análoga à de uma mola em helice, de modo que as forças são absorvidas por toda a zona quando o laço é empurrado lateralmente. Se o elemento elástico for formado por um ara me, ele pode ser muito fino devido a geometria especial deste.
Numa forma de realização que pode ser montada de maneira particularmente vantajosa, a zona superior da peça
FLT
- em forma de placa está provida de uma ranhura na qual pode introduzir-se a zona em forma de Z” do elemento elástico.
Num exemplo de realização particularmente vanta joso de um distanciador, a zona em forma de ”Zn do elemento elástico na zona de transição do ”Z” para o laço” está prevista com um ângulo ligeiramente maior que 90°, de preferência 95°, recebendo pelo contrário a ranhura nesta zona a forma de um ”Z” com ângulos rectos estritamente, de modo que, quando na ranhura está introduzido um elemento elástico, resulta uma pressão do arame contra os bordos da ranhura, sendo o elemento elástico re tido na ranhura sob tensão.
Numa forma de realização particularmente vantajosa, o diâmetro do arame é ligeiramente maior que a profundida de da ranhura. A ligação da peça em forma de placa com o distanciador, de preferência realizada por soldadura por pontos, faz-se de modo tal que um elemento elástico introduzido na ranhura é apertado entre a peça em forma de placa e a barra distanciadora. Dsta disposição particularmente vantajosa torna possível uma superfície da ligação soldada suficientemente grande entre a peça em forma de placa e o distanciador, sem que então o próprio elemento elástico esteja ligado com o distaaciador por meio de uma ligação soldada, não se verificando assim qualquer alteração inconveniente das características elásticas do arame devido ao efeito do calor durante a operação de soldadura* A ranhura na peça em forma de placa contribui alem disso para o reforço da mesma.
As barras de diâmetros diferentes podem ser retidas na cava de maneira particularmente segura quando esta apresentar um contorno em forma de U, divergindo a linha recta da base do U no sentido da zona inferior da peça em forma de placa relativamente a um eixo longitudinal da parte vertical do Z” da ranhura,
De uma maneira particularmente segura e simples, as barras das esteiras de armaduras podem ser intràduzidas no distanciador entre a peça em forma de placa e o elemento elas-
tico se a peça em forma de placa diminuir de secção na zona inferior que se segue imediatamente à cava em forma de U, ao longo de uma aresta. Por baixo da zona da peça em forma de placa provida da cava é portanto definida entre o elemento elástico e a peça em forma de placa uma zona mais ou menos em forma de funil ou em forma de V e portanto é facilitado o assentamento do distanciador nas barras da esteira de armaduras. Depois desse assentamento qpenas é necessário vencer a força da mola para enfiar as barras nos distanciadores.
Esta possibilidade de introdução θ ainda mais facilitada pelo facto de o elemento elástico oposto à aresta da zona que estreita ter uma inclinação mais ou menos igual mas em sentido oposto.
Vai agora descrever-se com mais pormenor |un exeat, pio de realização de uma forma preferida de um distanciador segundo a presente invenção, com referência aos desenhos anexos, cujas figuras representam:
A fig. 1, uma vista lateral de uma peça em for-
ma de placa de um distanciador segundo a presente invenção;
A fig. 2, una vista de cima da referida peça;
A fig. 3, um elemento elástico de um distancia-
dor segundo a pre sente invenção na condição de não montado; e
A fig. uma vista parcial de um distanciador
r
L· segundo a presente invenção que esta apoiado numa cofragem.
Uma peça em forma de placa, no seguimento designada por placazinha (1), representada nas figs. 1 e 2, apresenta uma zona superior (2), uma zona media (3) θ uma zona inferior (4). Na zona superior (2) a placazina está provida de uma ranhura (5) θ® forma de duplo T, cuja parte vertical (6) se estende desde a parte superior (2), através da parte media (3) e até à zona inferior (4), na qual termina. Um eixo médio (7) da parte vertical (6) da ranhura (5) coincide com a linha básica mais profunda da ranhura (5) e corre paralelamente a uma aresta exterior (8) da placazinha (1). Duas zonas planas
(í?) e (1θ) da placazinha (1) na zona superior (2) funcionam como superfícies de ligaçao com uma barra distanciadora (11), como está indicado a traço-e-ponto na fig. 1. A placazinha (1) a ligada com a barra distanciadora por soldadura por pontos.
Na zona média (3), a placazinha (1) apresenta num dos lados (12) oposto à aresta (8) uma cava (13). A cava (13) apresenta um perfil grosseiramente em forma de U, divergin do a linha da base (14) do U do eixo (7) no sentido da zona inferior (4). 0 angula de divergenoia (# ), representado na fig.
2, e de cer©a de 10°. As pernas (15) e (16) do perfil em forma de U da eava (13) dispõem-se paralelamente entre si e mais ou menos perpendicularmente ao eixo (7), sendo a perna (16) maior que a perna (16), devido a divergência da linha de base (14).
A placazinha (1) estreita na zona inferior (4) de oima para baixo, imediatadiente a seguir ã cava (13), ao longo da uma aresta (17). 0 ângulo de estreitamento e de cerca de
A placazinha (1) é feita sob a forma de uma peça de chapa estampada e pode ser fabricada continuamente, sem desperdícios, na direcção do eixo (7)·
Um elemento elástico (20), representado na fig· 3, apresenta uma primeira zona (21), na qual toma uma forma aproximadamente de um Z em ângulos rectos. No sentido da escrita do Z, segue-se uma segunda zona (22), na qual o elemento elástico toma a forma de um laço ou volta quase fechado, mais ou menos rectanguiar e cuja primeira dobra é dirigida para baixa A primeira zona (21) e a segunda zona (22) do elemento elástico situam-se num mesmo plano. 0 laço da segunda zona (22) apresenta uma secção terminal (24), cuja extremidade (25) se dirige para uma zona de transiçao (26) entre a primeira zona (21) e a segunda zona (22) do elemento elástico (20). A zona de transição (26) está inclinada, relativamente a uma peça vertical, ou ao seu eixo (27), do Z da primeira zona (21), de um ângulo igual ao ângulo recto do Z mais um ângulo adicional ( <$ ). 0 ângulo de inclinação í é de cerca de 5°·
A primeira zona (21) do elemento elástico (20) ma forma de Z e formada de modo tal que pode ser introduzida na
ranhura (5) da zona superior (2) da placazinha (1)representada na fig# 2, de modo que o eixo (?) da ranhura (5) e o eixo (27) da parte vertical da primeira zona (21) do elemento elástico (20) coincidem (ver a fig. 4). Devido ao desvio adicional correspondente ao angula tf da zona de transiçao (26) em relaçao ao eixo vertical (27), na montagem do distanciador é necessário empurrar para dentro da ranhura (5) o elemento elástico (20), ficando assim sob tensão e exercendo pressão nas paredes da ranhura (5)· elemento elástico (20) e formado por um arame
Λ 2 de aço carbono de molas, com uma resistência de<^ ss 180 Kg/mm . 0 elemento elástico (<Ão) apresenta um diâmetro (28) ligeiramente maior que a profundidade (29) da ranhura (5) (ver a fig.l). Quando o elemento elástico está introduzido na ranhura (5) fica ligeiramente saliente acima da superfície superior (30) da pla cazinha (1). Quando se utiliza um arame, ele tem uma grossura de 2/10 a j/lO mm maior que a profundidade (29) da ranhura (5).
No estado de distanciador montado, como se vê na fig. 4, o elemento elástico (20) enfia-se na ranhura (5) e solda-se a barra distanciadora (11) às zonas planas (9) ou (10), respectivamente, da zona superior (2) da placazinha. 0 elemento elástico (2Θ) fica então apertado entre a barra distanciadora (11) e a placazinha (1). A ranhura (5) serve, alem de para receber o elemento elástico (20), também para fins de reforço da placazinha (1).
Na fig. 4 está representada uma parte de um dis. tanciador segundo a presente invenção, que assenta numa cofragem (31), JL barra distanciadora (11) apresenta neste caso na sua extremidade uma ponta de material sintético (32). Podem também usar-se pontas de materiais afins do betão (por exemplo betão de polímeros).
r
Um distanciador completo que deve manter a uma certa distância duas esteiras de armaduras, é construído de modo tal que existe uma segunda parte, simétrica da parte representada na fig. 4, a uma distância apropriada da primeira.
Na situaçao representada na fig, 4, na qual o distanciador está completamente montado, a secção terminal, (24)
do elemento elástico (20) situa-se em frente da cava (13) da placazinha (1). A segunda zona (22), ou seja o laço do elemento elástico (20), situa-se então no plano principal da placa•z-inha (1), Uma secção de guia (33) da segunda zona (22) do elemento elástico (2θ), que no trajecto do laço se situa antes da secção terminal (24), está dobrada de forma tal que a referida secção se orienta com a mesma inclinação mas no sentido contrário ao da aresta (1$) da zona de estreitamento da zona inferior (4) da placazinha, de modo que a aresta (17) e a secção de guia (33) definem uma zona (34) mais ou menos em forma de V ou em forma de funil, o que facilita a introdução do distanciador numa barra (35) da esteira de armaduras.
Gomo se indica na fig. 4 pela seta (36), o distanciado!· 3egundo a presente invenção θ colocado sobre uma barra (35) de uma esteira de armaduras, ficando a barra (35) θ® contacto com a secção de guia (33) θ oom a aresta (17) da placazinha (1), 0 assentamento é facilitado pela configuração em V, de
M modo que esta operaçao pode executar-se sem necessidade de uma k 1 M» j atenção especial e muito rapidamente. A seguir, mediante um empurrão vigoroso para vencer a força elástica do laço do eleί mento elástico (20), introduz-se a barra (35) entre a secção ' terminal (24) e a cava (13)· No exemplo de realizaçao repre| sentado na fig. 4 e necessária uma força de cerca de 10 Kg, 0 diâmetro da barra (35) e mais ou menos igual ao diâmetro da : barra distanciadora (11). Mas com o distanciador representado na fig. 4 podem prender—se também esteiras de armaduras com barras de maior diâmetro, No caso representado na fig. 4, o diâmetro da barra distanciadora (11) e de cerca de 5 mm, a gama de diâmetros das barras da esteira de armaduras e cerca de 5 a 10 mm, de modo que podem usar-se todas as grossuras usuais de esteiras de armaduras no estaleiro de construção.
Devido ã configuração da segunda zona (22) do elemento elástico (20)em forma de laço, quando se efectua o movimento de desvio lateral do elemento elástico (20) ao introduzir-se a barra (35), a força exercida no laço é recebida por toda I a segunda zona (22). Uma barra (35) de uma esteira de armaduras enfiada e portanto completamente comprimida na cava (13), quando se desenvolve a força elástica, e retida com segurança. No
Γ í - 9 caso quer
do barras com maior diâmetro e também possível, sem qualalteração da geometria ou do material do elemento elástico, conseguir uma retenção segura da esteira de armaduras. Um distanciador que tenha sido aplicado por engano numa posição incorrecta da esteira de armadura pode ser novamente puxado para fora da barra, vencendo a força elástica, sem que o dis— tanciador seja por isso danificado ou a mola dobrada de modo que não seja possível a sua nova utilização. Quando se repete a colocação, obtem-se mais uma vez uma retenção completamente segura da'barra (35) da esteira de armaduras.

Claims (3)

  1. R E I V I N DICAÇÕES
    - 1® Distanciador para armaduras numa cofragem, em especial de uma parede de betão, constituído por uma barra distanciadora, pelo-menos uma peça em forma de placa que, numa zona superior, está ligada rigidamente à barra distanciadora, e tan elemento elástico, podendo uma barra da armadura ser introduzida entre a peça em forma de placa e o elemento elástico, caracterizado por a peça em forma de placa (1) apresentar lateralmente uma cava (13) para receber, pelo menos parcialmente, a barra (35) da armadura e por uma secção (24) do elemento elástico se situar directamente em frente do lado (12) da peça em forma de placa provida da cava (13) e estar situada no seu plano principal, sendo o elemento elástico (20), que aotua como mola de prisão, formado de modo que pode ser empurrado elastlcamente pelo lado (12) da peça em forma de placa (1,
    -
  2. 2» Distanciador de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o elemento elástico (20) ser feito de um ara me de aço carbono para molas.
    - 3S 10 - '1
    Distanciador caracterizado por o arame de acordo com a ter um diâmetro reivindicação 2, de cerca de 1,5 mm.
    Distanciador de acordo com as reivindicações 2 ou
  3. 3, caracterizado por o arame ter uma resistência de é 180
    - 5» Distanciador de acordo com a reivindicação 1 e seguintes, caracterizado por o elemento elástico (20) tomar f;,, a’ t * numa primeira zona (21) mais ou menos a forma de um Z, que se
    .li'... ;
    prolonga no sentido da escrita do Z, por uma segunda zona (22), na qual o elemento elástico tem uma forma mais ou menos rectangular e e dobrada primeiramente para baixo e toma a forma de um laço quase fechado, situando-se o Z e o laço” num mesmo plan».
    Distanciador de acordo com a reivindicação 5 o seguintes, caracterizado por o ângulo entre uma vertical (27) do ·!· da primeira zona (21) do elemento elástico (20) e a zona de tranelçao (2ó) para o laço ser maior que 90°, de preferencia igual a 95°.
    - 8» -
    Distanciador de acordo com a reivindicação 1 e seguintes, caracterizado por a peça em forma de placa apresen— e taT uma zona media (3)» a qual está provida da cava lateral, una zona inferior (4).
    - 9» de
    Distanciador de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por a peça em forma de placa (1) estar, provida uma ranhura (5), podendo a primeira zona (21) do elemento elástico (2ô) fm forma de Z” ser introduzida na zona superior (2) da pega ei*#forma de placa (1) na ranhara (5)·
    - 10* Distanciador de acordo com a reivindicação 9» caracterizado por a ranhura (5) ser formada com a configuração de um BZ* com ângulos rectos.
    -11* Distanciador de acordo com as reivindicações 7, $9 « 10, caracterizado por um elemento elástico (20) sob a forma de um arame, que pode ser introduzido na ranhura (5), ter um diâmetro (28) ligeiramente maior que a profundidade (29) da ranhura (5
    Ι·<·
    - 12» Distanciador de acordo com as reivindicações 7 e primeira secção (21) do ranhura (5) ter uma geomeproduzir uma pressão do
    y|í 10r caracterizado por, no caso de uma $ elemento elástico (20) introduzida na tria diferente dada ranhura (5), se elemento elástico (20) contra os bordos da ranhura (5)
    - 13» - 12 1 'W
    Distanciador de acordo com as reivindicações 11 e 12f caracterizado por a peça em forma de placa (1) estar fixada nq tarra distanciadora (11) na zona superior (2) de modo tal qute um arajie introduzido na ranhura (5) e apertado entre a peça
    Distanciador de acordo com as reivindicações 1,
    12 ou 13, ©aracterlzado por a peça em forma de placa (1) ser soldada na barra distanciadora em duas zonas planas (9,1θ) da zona superior (2), estendendo-se a ranhura (5) na direcção lon-; gitudinal da peça em forma de placa (1) entre as duas zonas pla-i nas (9,10)* i·
    - 15® Distanciador de acordo com a reivindicação 1 e Seguintes, caracterizado por a cava lateral (13) na peça em for ma de placa (1) ter um contorno em forma de U, divergindo uma linha de base (14) do ”U* em linha recta na direcção da zona infe-4 rior (4) da peça em forma de placa, relativamente a um eixo lon gitudinal (7) da parte vertical do Z da ranhura (5).
    - 16® Distanciador de acordo com a reivindicação 15, ca racterizado por o angulo de divergência (c{) ser mais ou menos de 10°;
    - 17» Distanciador de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por a peça em forma de placa (1) esifreitar na zona inferior (4) imediatamente a seguir ã cava (13), ao longo deuma aresta (17).
    - 18» - 13 Distanciador de acordo com a reivindicação 17, caracterizado por o ângulo de estreitamento ( ), relativamente ao eixo longitudinal (7), ter um valor de cerca de 17°.
    - 19» Distanciador de acordo com as reivindicações 17 e 18, caracterizado por uma secção de guia (33) da segunda zona (22) do elemento elástico (20) oposto ã aresta (17) da zona inferior (4) da peça em forma de placa se'dispor de modo tal 1 que se define pela aresta (17) e a secção de guia (33) uma zona (3*0 em forma de V, de modo que é facilitada a introdução por pressão de uma barra (35) da armadura no distanciador entrei a peça em-forma de placa (1) e o elemento elástico (20),
    J.
    0 requerente declara que o primeiro pedido desta patente foi depositado na República Federal Alemã, em 14 de Junho de 1985, sob o .P 35 21 345.0.
PT82750A 1985-06-14 1986-06-12 Distanciador para armaduras numa cofragem PT82750B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE19853521345 DE3521345A1 (de) 1985-06-14 1985-06-14 Abstandhalter fuer bewehrungen in einer schalung

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT82750A PT82750A (de) 1986-07-01
PT82750B true PT82750B (pt) 1992-08-31

Family

ID=6273262

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT82750A PT82750B (pt) 1985-06-14 1986-06-12 Distanciador para armaduras numa cofragem

Country Status (7)

Country Link
EP (1) EP0227762B1 (pt)
AU (1) AU6142486A (pt)
DE (2) DE3521345A1 (pt)
ES (1) ES295468Y (pt)
PT (1) PT82750B (pt)
WO (1) WO1986007401A1 (pt)
ZA (1) ZA864429B (pt)

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB941194A (en) * 1960-08-12 1963-11-06 Central Electr Generat Board Improvements in or relating to reinforced concrete members
DE2162173C3 (de) * 1971-12-15 1978-04-27 Reuss Gmbh & Co. Kg, 5600 Wuppertal Halter für die Bewehrung von Betonwänden
DE2424416A1 (de) * 1974-05-20 1975-12-04 Albert Haemmerle Abstandhalter fuer bewehrungseinlagen mit duebel
DE2523530A1 (de) * 1975-05-27 1976-12-16 Ulrich Baumann Abstandhalter
DE7539853U (de) * 1975-12-13 1976-07-15 Exte Extrudertechnik Gmbh, 5921 Wasserfuhr Vorrichtung zum aufhaengen von armierungsmatten
DE2721369A1 (de) * 1977-05-12 1978-11-23 Horst Mueller Abstandshalter fuer das bewehrungsmaterial im stahlbetonbau
DE3140585A1 (de) * 1981-10-13 1983-04-21 Selma 7066 Baltmannsweiler Dreizler "abstandshalter fuer bewehrungsmatten"
FR2554483B1 (fr) * 1983-11-09 1988-06-17 Moreau Pierre Boitier de positionnement d'armatures

Also Published As

Publication number Publication date
ES295468Y (es) 1987-09-16
DE3521345A1 (de) 1986-12-18
EP0227762B1 (de) 1990-04-11
ZA864429B (en) 1987-02-25
AU6142486A (en) 1987-01-07
WO1986007401A1 (en) 1986-12-18
DE3521345C2 (pt) 1990-06-28
EP0227762A1 (de) 1987-07-08
ES295468U (es) 1987-01-01
PT82750A (de) 1986-07-01
DE3670333D1 (de) 1990-05-17

Similar Documents

Publication Publication Date Title
RU2689159C1 (ru) Удерживающая рама для модулей штекерных соединителей, имеющая запорный элемент под предварительным напряжением
KR20070033244A (ko) 격자를 위한 홀딩 요소
WO1999004934A1 (en) Pliers with flush joint bias spring
PT935038E (pt) Poste universal, em forma de i, para cercas, com uns dispositivos de fixacao proprios para fixar ao poste uma rede de arame soldada
PT82750B (pt) Distanciador para armaduras numa cofragem
US1789393A (en) Reenforcement for poles
US4531854A (en) Device for holding sheets provided with perforations
KR200191358Y1 (ko) 옹벽지지용 연결식 지지블럭
CA2232891A1 (en) Stud retention device
US5207290A (en) Hinge for folding sawhorse
US2334773A (en) Repair clamp
TWM601758U (zh) 水箱之可彎折把手結構
US876436A (en) Floor.
US2260974A (en) Reinforcement spacer
KR200427037Y1 (ko) 능형망 울타리
ES2607352T3 (es) Armario, en particular un armario de distribución eléctrica
US1192763A (en) Floor-scraping tool.
GB2153403A (en) Adjustable fence post support
US11858790B2 (en) Pry bar assembly
RU6775U1 (ru) Футляр для набора инструментов
US1688102A (en) Sleeper anchor
KR830001659B1 (ko) 파스너용 고강도 앵카조립체
JPH0741969A (ja) コンクリート中の鋼材の電気防食用電極の配線方法
KR970008692A (ko) 전극 조립체 및 이를 이용한 전지
JPS6028813Y2 (ja) フツクボルト

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19920211

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19970831