PT81043B - Chemical process - Google Patents

Chemical process Download PDF

Info

Publication number
PT81043B
PT81043B PT81043A PT8104385A PT81043B PT 81043 B PT81043 B PT 81043B PT 81043 A PT81043 A PT 81043A PT 8104385 A PT8104385 A PT 8104385A PT 81043 B PT81043 B PT 81043B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
acid
amino acid
ketone
dihydroxyphenylglycine
hydroxyphenylglycine
Prior art date
Application number
PT81043A
Other languages
English (en)
Other versions
PT81043A (en
Original Assignee
Beecham Group Plc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Beecham Group Plc filed Critical Beecham Group Plc
Publication of PT81043A publication Critical patent/PT81043A/pt
Publication of PT81043B publication Critical patent/PT81043B/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07BGENERAL METHODS OF ORGANIC CHEMISTRY; APPARATUS THEREFOR
    • C07B55/00Racemisation; Complete or partial inversion
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07BGENERAL METHODS OF ORGANIC CHEMISTRY; APPARATUS THEREFOR
    • C07B57/00Separation of optically-active compounds

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)
  • Physical Or Chemical Processes And Apparatus (AREA)
  • Low-Molecular Organic Synthesis Reactions Using Catalysts (AREA)

Description

DESCRIÇÃO DO INVENTO
A invenção refere-se a um processo químico para a racemização de -aminoácidos*
Os ος -aminoácidos opticamente activos são úteis na sín tese de muitos compostos fisiologicamente activos, em particular como cadeias laterais em antibióticos de penicilina e cefalosporina. E conveniente sintetizar os -aminoácidos na forma racjê mica e a seguir resolve-los nos enantiómeros separados. Contudo, em muitos casos, apenas um enantiómero tem utilidade comercial e é assim desejável racemizar o isómero não desejado, de modo a que a mistura racemizada possa de novo ser submetida a resolução.
A Patente Britânica 1 432 822 descreve a racemização de um éster de um aminoácido por meio do uso de um aldeído ou de uma cetona. A Patente Britânica 1 417 060 descreve a racemização de um aminoácido jM-acilo por aquecimento num solvente escolhido ds entre tri-ésteres de ácido fosfórico, ácidos gordos inferiores contendo até 4 átomos de carbono, dialquilformamidas, cetonas e dialquilsulfóxido. A Patente Britânica 1 560 907 descreve a racemização de uma amida de um aminoácido por aquecimennum solvente de
to/na presença de uma cetona e/um ácido tendo uma constante de
L a>4
) dissociação abaixo de 1,8x10 . 0 pedido de patente japonês
1512/78 (Kokai 54-109912) descreve a racemização de um éster de um amino ácido por aquecimento na presença de uma cetona e de um ácido protónico ou de Leuiis. A especificação da patente Europeia NS. 57 092 descreve a racemização do próprio aminoácido ou de um seu sal na presença de um ácido alifático e de um aldeído.
0 presente invento refere-se â racemização de aminoácidos livres pelo uso de uma cetona. A técnica anterior era diferente deste processo.
Deste modo o presente invento fornece' um processo para a racemização de um -aminoácido que compreende o tratamento de um -aminoácido opticamente activo com uma cetona na preseri ça de um ácido orgânico.
Qs aminoácidos adequados incluem os << -aminoácidos na-
64 081
Ref: BAL/EMY/CAE/B1705
-3turais, neutros, ácidos e básicos. Representa-se na fórmula (l) uma classe preferida de aminoácido:
R.CH.CQOH (I)
t 2
nh2
na qual R representa um grupo hidrocarboneto ou heterocíclico opcionalmente substituído.
0 termo "hidrocarboneto” inclui grupos com atê 18 átoI mos de carbono, adsquadaments atê 10 átomos de carbono, convenientemente atê 6 átomos de carbono. Grupos hidrocarboneto adequa dos incluem alquilo alcenilo-C2_g> alcinilo-C2_g, cicloal,
quilo-Cj γ, cicloalquilo-C^_7-alquilo-(C^_g), arilo e aril-alque nilo-(C^_6).
R é preferivelmente um grupo arilo.
Os grupos alquilo adequados incluem grupos alquilo de cadeia linear e ramificada contendo de 1 a 6 átomos de carbono, como por exemplo metilo, etilo, propilo e butilo. Um grupo particular de alquilo ê metilo.
0 termo "heterociclilo" inclui aneis isolados ou fundidos compreendendo atê 4 heteroátomos no anel escolhidos de entre oxigénio, azoto e enxôfre e substituídos opcionalmente com até 3 átomos de halogénio, grupos alquilo-C^^, alcoxi-C^_g, halo-alquilo-C^g, hidroxi, amino, carboxi, alccxi-C^_g-carbonilo, alco xi-C^_>g-carbonilo-alquilo-C^_g, aril ou oxo.
Os aneis heterocíclicos compreendem adequadamente de 4 a 7 átomos em anel, preferivelmente 5 a 6 átomos.
Quando aqui utilizado, o termo "arilo" inclui fenilo e naftilo opcionalmente substituídos com atê 5, preferivelmente atê 3, grupos escolhidos de entre halogénio, alquilo-C^^, fenilo, alcoxi-C^_g, halo-alquilo-C^_g, hidroxi, amino, nitro, carbo xi, alcoxi-C^g-carbonilo, alcoxi-C^_g-carbonilo-alquilo-(C^_g), alquilo-(C^_g)-carboniloxi ou alquilo-(C^__g)-carbonilo.
Os substituintes opcionais adequados para os grupos hi-
64 081
Ref! BAL/EMY/CAE/81705
-4drocarbonetos e heterocíclieos e radicais orgânicos incluem alquilo-(C^ ^), heterocíclico, amino, alcanoil-(C^_6)-amino, mono-, di- e tri-alquil-(C1_6)-amino, hidroxi, alcoxi-(C1_6), mercapto, alquil-ÍC^^J-tio, heterooiclil-tio, ariltio, sulfamoilo, carbamoilo, amidino, guanidino, nitro, cloro, bromo, fluoro, carboxi e seus sais e ésteres, alcanoiloxi-(C^_6), aril-carbonilo e hete rociclilcarbonilo.
R representa preferivelmente fenilo opcionalmente substituído com atê 3 átomos de carbono escolhido de entre hidroxi ou halogénio. Os -aminoácidos particularmente preferidos de fórmula (I) incluem mono- e di-hidroxifenilglicinas, especialmeji te 4-hidroxifenilglicina e 3,4-di-hidroxifenilglicina.
0 eÇ -aminoácido pode ser utilizado na forma do próprio ácido ou de um seu sal.
Os sais adequados de \ -aminoácidos incluem sais ácidos, ácidos básicos, sais internos zuiteriónicos e sais de adiçao de ácido. Sao preferidos os sais de metal alcalino como por exemplo de sódio, e sais de adiçao de ácido como por exemplo ace tato ou benzoato. SSo muito preferidos os sais que têm sido uti. lizados na resolução de << -aminoácidos como por exemplo sais de bromocanforsulfonato.
As cetonas adequadas para o processo do invento têm a fórmula lis
R1-CO-R2 II
1 2
em que R e R podem ser iguais ou diferentes e representam cada
um grupos hidrocarboneto ou heterocíclico, como acima definidos, 1 2
ou R e R formam em conjunto um anel cicloalcanona.
As cetonas preferidas incluem acetona, metil^etilcetona, metilisobutilcetona, ciclohexanona e ciclopentanona.
A cetona pode ser utilizada em excesso. A quantidade de cetona utilizada é convenientemente de 2% a 50% do volume total de solvente, i.e. 0,5 a 20 moles, preferivelmente 1 a 10 moles por mole de << -aminoácido.
64 081
Refs BAL/EMY/CAE/B1705
I 60$00I
Ικ8Β8η%£ I
-5Os ácidos orgânicos adequados para o processo do invento incluem ácidos alcanóicos-(ci_6), por exemplo ácido fórmico, ácido acético, ácido propiónico e ácido butirico. Um ácido orqâ nico preferido é o ácido acético. E preferível utilizar 5 a 50 moles de ácido orgânico por mole de aminoácido. 0 ácido orgânico, juntamente com a cetona, poderá convenientemente formar o solvente para o processo de racemização.
Excesso de ácidos fortes tende a inibir a racemização e deve ser evitado embora possam ser utilizados sais de ácidos fojr
I tes.
A cetona e o ácido orgânico utilizados no processo podem ser convenientemente utilizados como solventes na reacção de racemização. Podem, contudo, utilizar-se co-solventes adicionais.
Apôs a reacção, o aminoácido racémico pode ser recupera do por processos convencionais, por exemplo por cristalização.
Efectuam-se geralmente os processos do presente invento a temperaturas de 6Q2C ou mais, preferivelmente 802C ou mais.
As reacções são muito preferivelmente efectuadas em refluxo. Assim quando se utiliza ácido acético como ácido orgânico, efectua-se a reacção entre 115 e 12Q2C à pressão atmosférica ou a cerca de 702C no vácuo.
Como atrás referido, a vantagem do processo do presente invento é fornecer um i\ -aminoácido racémico que pode ser subme tido a resolução de modo a obterem-se quantidades adicionais do enantiómero pretendido. Wuma realização preferida adicional do presente invento, o processo de raceroização é efectuado na mesma solução do processo de resolução, de modo a racemizar in situ o isómero não desejado, enquanto se remove continuamente o isómero pretendido a partir da solução por meio do agente resolvente.
Deste modo, o presente invento refere, num aspecto adicional, um processo de preparação de um \ -aminoácido opticameji te activo, processo esse que compreende resolver um -aminoáci do racémico na presença de uma cetona e de um ácido orgânico.
64 081
Ref: BAL/EMY/CAE/B1705
-6A escolha do agente resolvente dependerá, obviamente, do aminoácido utilizado. Por exemplo a feniltjlicina pode ser resolvida utilizando o ácido canfor-10-sulfónicoJ a 4-hidroxi-fenilglicina ê resolvida adequadamente utilizando sais diastereoisomêricos com ácido 3-bromocanfor-9-sulfónico (que ê também referido como ácido 3-bromocanfor-8-sulfónico - ver pedido Oaponês ns. 50-148144, Kokai 52-714401. 0 pedido de patente Europeia 85106310.7 refere a resolução de 3,4-di-hidroxifenilglicina utilizando sais diastereoisoméricos com ácido 3-bromocanfor-9-sulfónico.
Assim, o presente invento fornece uma realização prefe rida, um processo de preparação de 4-hidroxifenilglicina ou 3,4-di-hidroxifenilglicina opticamente activas, processo que compre ende permitxr-se um seu sal 3-bromocanfor-9-sulfonato cristalizar de uma solução de uma mistura de sais diastereoisoméricoscan forsulfonatos de 4-hidrofenilglicina ou 3,4-di-hidroxifenilglici na, na presença de uma cetona e de um ácido orgânico, e libertar as referidas 4-hidroxifenilglicina ou 3,4-di-hidroxifenilgli cina opticamente activas.
Deste modo, tem lugar a cristalização preferencial de um dos enantiómeros e o sal remanescente é racemizado in situ.
| Os sais de bromocanforsulfonato diastereoisoméricos são
separados por cristalização preferencial.
Ocasionalmente a cristalização pode necessitar de ser induzida por concentração da solução, adicionando-se um outro solvente no qual um diastereoisómero ê menos solúvel, como por exemplo a água? ou por cristais de nucleação do diastereoisómero pretendido. Esta nucleação pode ser particularmente desejada para os sais de D-3,4-di-hidroxifenilglicina.
Após separação, trata-se o sal canforsulfonato diastereoisomérieo pretendido com uma base. As bases adequadas são as susceptíveis de libertar a 4-hidroxifenilglicina ou 3,4-dihidroxifenilglicina a partir do sal canforsulfonato diastereoisomérico ou, por exemplo, bases que são mais fortBS do que a 4-hidrox_i fenilglicina ou 3,4-di-hidroxifenilglicina, como por exemplo acjB
64 081
Ref: BAL/ERY/CAE/B1705
-7tato de sódio, acetato de potássio, hidróxido de sódio e hidróxj. do de potássio.
Esta reacção de separação de sais pode, surpreendentemente efectuar-se virtualmente em idêntico sistema tal como o da resolução o racemização, normalmente a cetona e ácido orgânico e em particular ácido acético, fornecendo assim uma vantagem significativa para o processo do invento sobre os processos ante riores. Contudo, a presença de um pouco de água, por exemplo 5 a 10%, é desejável para evitar a ocorrência de racemização. Esta água é posteriormente removida sem dificuldade.
Uma vantagem adicional do processo do invento ê a resis tência das cetonas à degradação. Assim enquanto os aldeidos se degradam rapidamente quando se opera o processo como ciclo repetido utilizando o mesmo sistema solvente, o processo do presente invento pode ser operado mais de 10 vezes com o mesmo solvente sem degradação excessiva da cetona. Além disso, quando se pretende transferir o agente resolvente do sistema por extracção com solventes, pode utilizar-se a cetona como solvente para esta extracção.
Ainda uma vantagem adicional do processo do presente i_n vento é que o ácido canforsulfónico libertado pode ser facilmente recuperado e re-utilizado.
Os Exemplos seguintes ilustram o presente invento.
EXEMPLO 1
Agitaram-se durante 15 minutos 100 g de uma solução aquosa contendo 33,2 g de um sal 3-bromo-canfor-9-sulfonato de potássio, 19 g de ácido sulfúrico concentrado e 150 ml de metil isobutil cetona e separaram-se as fases formadas. Extraíu-se a fase aquosa com 2 porções adicionais de 50 ml de metil isobutil cetona e clarificaram-se por filtração as fases orgânicas combinadas. Evaporou-se o solvente em vácuo e redissolveu-se o sólido restante (ácido livre agente resolvente) em 100 ml de ácido acético glacial e 50 ml de metil isobutil cetona e agitou-se com
15,8 g de 4-hidroxifenilglicina racémica a 8020 durante 15 horas. No final deste período recolheu-se o bromo canfor sulfonato de
Ref: BAL/EMY/CAE/B17O5 *
-84-hidroxifenilglicina por filtração e verificou-se que continha uma proporção 93:7 de enantiómeros D(-)- para L(+)-4-hidroxifenilglicina (rendimento 92%).
Adicionaram-se 41 g do sal acima referido em porções a 30 ml de água mantida a 552C e reajustou-se o pH a 4,3 por adição de uma solução aquosa de hidróxido de sódio a 45/j em peso. Após mais 0,5 horas a 552C arrefeceu-se a solução à temperatura ambiente, filtraram-se os sólidos, lavaram-se com água e secaraja -se obtendo-se 14 g de D(-)-4-hidroxifenilglicina (pureza enan| tiomórica de 93%).
EXEMPLO 2
Aqueceram-se 5 g del(4-)3-bromocanfor-9-sulfonato de 4-hidroxifenilglicina (L(+)H5C) a 9Q9C juntamente com 0,03 g de acetato de sódio, 13,3 ml de ácido acético glacial e 6,6 ml de metil isobutil cetona durante 48 horas. A análise por cromatografia líquida de alta pressão (hplc) revelou que a conversão em D(-) 3-bromocanfor-9-sulfonato de 4-hidroxifenilglicina. (D(-)HSC) era acima de 99%.
EXEMPLO 3
. Para comparação da actividade catalítica de várias ceF tonas, agitou-se 1 g de L(+)HSC era 5 ml de ácido acético glacial
a 8Q2C durante 1,5 horas na presença de 100 mg de vários catalisadores. Apresenta-se na tabela seguinte a extensão da conversão L(+)HSC-D(-)HSC.
metil isobutil cetona 14%
ciclohexanona 49%
acetona 29%
óxido de mesitileno 14%
butanona 18%
Em experiências semelhantes verificou-se actividade catalítica significativa na ciclopentanona, cicloheptanona, ácido fenilglioxílico, e ácido pirúvico.
64 081
Ref: BAL/EMY/CAE/B17O5
-9EXEMPLO 4
’ Agitaram-se a 452C durante 1 hora 50 g de D(-)HSC, 15
ml de água, 15 ml de butanona, 120 ml de ácido acético glacial e 19 g de acetato de sódio. Recolheu-se a suspensão sólida por filtração, lavou-se com butanona e secou-se, e verificou-se ser D(-)-4-hidroxifenilglicina completamente livre de agente resolvente (14,4 g, rendimento 85%).
Misturou-se o filtrado acima referido com 4-hidroxifenilglicina racémica (12 g) e ácido sulfúrico concentrado (ll,6
I g). Removeram-se 150 ml de solvente por destilação e substituiram-se por 200 ml de ácido acético glacial e 20 ml de butanona. Aqueceu-se a mistura a 9Q2C durante 2 horas e quando se verificou que a reacção não prosseguia de modo satisfatório, adicionaram-se 0,2 g de pastilhas de hidróxido de sódio para neutralizar o excesso de ácido sulfúrico. 0 aquecimento a 902C durante 15 horas produziu uma mistura na qual o componente sólido era essen cialmente um enantiómero puro.
Adicionaram-se à mistura acima referida 9,4 g de hidróxido de sódio dissolvidos em 20 ml de água e agitou-se a mistura durante 1 hora a 452C. Esta operação produziu D(-)-4-hidroxifenilglicina na forma de um sólido em suspensão que foi a seguir
) filtrado, lavado e seco. Obtiveram-se 11,67 g (rendimento 97%),
de pureza enantiomérica 97,3%.
EXEMPLO 5
Agitaram-se a 502C durante 1 hora 500 g de D(-)HSC, 550 ml de ácido acético glacial, 200 ml de butanona, 100 ml de água e 46 g de hidróxido de sódio em 50 ml de água. Separou-se por filtração o produto sólido e lavou-se com 180 ml de ácido acético glacial e 20 ml de butanona. Obtiveram-se após secagem 152,7 g (rendimento 87,4%) de D(-)-4-hidroxifenilglicina.
Adicionaram-se às fases solventes combinadas 148 g de 4-hidroxifenilglicina racémica e 57,6 g de ácido sulfúrico concentrado e refluxou-se a mistura num aparelho de Dean e Stark pa ra condensar e separar as duas fases solventes. A fase inferior
64 081
Refí BAL/EHY/CAE/B1705
-10rica em água Foi posta de lado e a fase superior retornou ao apa relho. Quando cessou a separação de fases, destilaram-se cerca de 150 ml de solvente para uso posterior. A mistura foi em seguida aquecida a 902C durante 15 horas. Dissolveram-se na fase rica em água 46,1 g de hidróxido de sódio e, após arrefecimento, adicionaram-se à mistura principal mantendo a temperatura a cerca de 5Q2C. Recolheu-se o produto D(-)-4-hidroxifenilglicina após 1 hora a 5Q2C por filtração e lavagem com 150 ml do destila do, e secou-se. Obtiveram-se 117 g. Repetiu-se a sequência aci ma referida por mais 5 vezes para se obter um produto com um ren dimento médio de 93% e superior a 98% em pureza enantiomérica.
EXEMPLO 6
Racemização da 5,4-di-hidroxifenilqlicina
Preparou-se D(-) bromocanforsulfonato de 3,4-di-hidroxj. fenilglicina adicionando 275 ml de ácido sulfúrico 2N a uma suspensão de D(-)-3,4-di-hidroxifenilglicina (50 g) e bromocanfor-9-sulfonato de amónio (90 g) em água (100 ml). Após secagem geral misturaram-se 9,5 g do sal acima referido com ácido acético glacial (100 ml), butanona (50 ml), e acetato de sódio (0,3 g). Agitou-se a mistura e refluxou-se durante 1 hora, altura em que se formou uma solução cor-de-laranja transparente. Retirou-se esta solução do aquecimento, adicionaram-se 2 g de acetato de sódio e deixou-se arrefecer para a temperatura ambiente durajq te o tempo de formação de um precipitado cristalino. Filtrou-se o precipitado, lavou-se com ácido acético e butanona e secou-se ao ar. 0 espectro de infra-vermelhos revelou a ausência do agejn
te resolvente (pico a 1740 cra"^) mas era diferente tanto do amiçono
noácido normal racémico/do ópticamente activo. Obtiveram-se 0,85 g (23%).
Após recristalização de uma pequena porção (0,4 g em 2 ml de água dissolvidos com 2 ml de HC1 2N e a seguir precipitados com 2 ml de NaOH 2N), filtração, lavagem, secagem, o produto tinha um espectro de infra-vermelhos idêntico a 3,4-di-hidroxifenilglicina normal racêmica.
64 081
Ref: BAL/EMY/CAE/B17O5
-11-
EXEMPLO 7
Transformação da 3,4-di-hidroxifenilglicina dextrorotatória em
levo rotatória
Adicionaram-se 4 g de L(+)-3,4-di-hidroxifenilglicina oÇ 1% HC1 2N = +1492) a ácido bromocanfor-9-sulfónico bruto (9,5 g = aprox. 1 equivalente), 30 ml de ácido acético glacial, 10 ml de butanona, 0,3 g de acetato de sódio e aqueceu-se a refluxo para se obter uma solução castanha escuro, transparente. Após várias horas em refluxo, começou a formar-se um precipitaI do. Recolheu-se este precipitado, lavou-se e secou-se e verifi
cou-se que tinha de massa 0,9 g. 0 aquecimento da solução resi dual prosseguiu durante 16 horas a cerca de 902C. Obteve-se ura segundo lote, com a massa de 4,0 g, de modo semelhante ao anterior. 0 espectro de infra-vermelhos revelou que era idêntico à D(-)-bromocanforsulfonato de 3,4-di-hidroxifenilglicina autênti. ca. Rendimento total 45,4%.
Suspenderam-se 3,5 g do sal acima referido em 20 ml de água tratada com NaOH 2N a pH 4,1 e agitou-se o precipitado resultante à temperatura ambiente durante 20 minutos. Filtrou-se a seguir o produto, lavou-se com água, e acetona e secou-se a vácuo. Obtiveram-se 1,13 g (87%).
) 0 espectro de infra-vermelhos era idêntico à 0(-)-3,420
di-hidroxifenilglicina autêntica. 1% em HC1 2N = -1492.
EXEMPLO 8
Resolução da 3,4-di-hidroxifenilglicina racémica, racemizada
in situ Resolução
Dissolveu-se um extracto evaporado de metil isobutil cetona contendo ácido bromocanforsulfónico (pureza desconhecida,
168,5 g em bruto), em ácido acético glacial (250 ml) e butanona (100 ml) a 802C.
Adicionou-se 3,4-dihidroxifenilglicina monohidratado racémica (52 g, pureza 88,47%) e agitou-se vigorosamente. 0 aminoácido entrou rapidamente em solução e a seguir cristalizou
64 081
Ref: BAL/EMY/CAE/B1705
-12como sal bromocanfor-9-sulfonato. Filtrou-se este produto após • 0,5 horas, lavou-se com um mínimo de ácido acético glacial e a
seguir butanona, secou-se e analisou-se. Repetiu-se o procedimento com mais duas adições de 20 mg de ácido racémico. 0 terceiro lote revelou ser uma mistura (por espectros IV) e assim se atingiu evidentemente um ponto de equivalência. Obteve-se uma pequena quantidade adicional de sal por repouso à temperatu ra ambiente. Os lotes 1, 2 e 4 apresentaram uma resolução convencional com um rendimento de sal de cerca ds 42!zo (não corrigiI do na pureza),
Racemização in situ
Adicionaram-se tolueno (100 ml) e acetato de sódio (0,5 g) aos combinados filtrados e lavados e refluxou-se moderadamente a solução com um aparelho de Dean e Stark para remover uma fa se inferior rica em água.
Após 5 horas cessou virtualmente a separação da fase inferior e formou-se um precipitado espesso. Reduziu-se a temp.e ratura para 7Q-803C durante 3 horas e recolheu-se o precipitado de maneira acima indicada (lote 5). Aqueceu-se o filtrado a 70-80SC durante a noite (cerca de 16 horas) e obteve-se um sexto lote de sal sólido.
► __
Lote IV <D° f2^.H20_7 Massa Análise de aminoácido
1 sal + 11,92 47,8g -
2 sal + 12,72 27,6g -
3 mistura - 17,15g 65,1/0
4 sal + 11,82 4,76g -
5 sal + 10,32 68,3g -
6 sal + 9,42 22,82g -
Separação de sal
Efectuou-se uma suspensão dos lotes 1, 2, 4, 5 e 6 em
64 081
Ref: BAL/EMY/CAE/B17Q5
-13250 ml de H^O e tratou-se Gom solução aquosa a 50% de NaOH a pH 4,5. Após 1 hora de agitação filtrou-se o produto, laucu-se com água, e secou-se.
Rendimento nassico 58,56 g ( 1/a em HCl 2N = -149Q
Análise de pureza por cromatografia líquida de alta pressão (hplc) = 100,4%)
Rendimento (corrigido na pureza e ignorando o lote 3) = 83,7%.

Claims (11)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1 - Processo de racemização de um X -aminoácido, cara.£ terizado por se tratar um -aminoácido opticamente activo com uma cetona na presença de um ácido orgânico.
  2. 2 - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracteri zado por o aminoácido ter a fórmula I
    R-CH-CCLH I 2 NH2
    (I)
    na qual R representa um hidrocarboneto opcionalmente substituído ou um grupo heterocíclico.
  3. 3 - Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por R representar fenilo opcionalmente substituído com atá 3 grupos escolhidos de entre hidroxi ou halogênio.
  4. 4 - Processo de acordo com qualquer das reivindicaçães anteriores caracterizado por o ¢( -aminoácido ser a fenilglicina, 4-hidroxifenilglicina ou a 3,4-dihidroxifenilglicina.
  5. 5 - Processo de acordo com qualquer das reivindicaçães anteriores, caracterizado por a referida cetona ter a fórmula (II)
    fV-CO-R2 (II)
    1 2
    na qual R e R são iguais ou diferentes e representam cada um,
    64 081
    Ref: BAL/EMY/CAE/B17O5
    -141 2
    um hidrocarboneto ou um grupo heterocíclico ou R e R completam sm conjunto um anel cicloalcanona»
  6. 6 - Processo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por o ácido orgânico ser o ácido -alcanóico.
  7. 7 - Processo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por a cetona estar presente em 0,5 a 20 mole por mole de o< -aminoácido e o ácido orgânico entre 5 a 50 mole por mole de o< -aminoácido.
  8. 8 - Processo de preparação de um -aminoácido, cara£ terizado por se resolver um o< -aminoácido racémico, ou um seu sal, na presença de uma cetona, e de um ácido orgânico.
  9. 9 - Processo de acordo com a reivindicação 8 caracteri. zado por o OÇ -aminoácido ser a 4-hidroxifenilglicina ou a 3,4-dihidroxifenilglicina e o agente resolvente ser o ácido 3-bromocanfor-9-sulfónico.
  10. 10 - Processo de acordo com a reivindicação 8 ou reivijn dicação 9 de preparação da 4-hidroxifenilglicina ou 3,4-dvhidro xifenilglicina opticamente activas , caracterizado por se deixar cristalizar um seu sal de 3-bromocanfor-9-sulfonato de uma solu ção de uma mistura dos sais diastereoisóraeros de canforsulfonatos de 4-hidroxifenilglicina ou 3,4-di.,.hidroxif enilglicina na presença de uma cetona e de um ácido orgânico e libertar a refe rida 4-hidroxifenilglicina ou 3,4-di^hidrcxifenilglicina óptica mente activas a partir delas.
  11. 11 - Processo de acordo com as reivindicações 9 ou 10, caracterizado por se tratar o sal diastereoisomêrico de canforsulfonato com água e uma base no mesmo sistema solvente utiliza do na resolução e racemização.
PT81043A 1984-08-30 1985-08-28 Chemical process PT81043B (en)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GB848421964A GB8421964D0 (en) 1984-08-30 1984-08-30 Chemical process

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT81043A PT81043A (en) 1985-09-01
PT81043B true PT81043B (en) 1987-04-06

Family

ID=10566049

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT81043A PT81043B (en) 1984-08-30 1985-08-28 Chemical process

Country Status (12)

Country Link
US (1) US4647692A (pt)
EP (1) EP0173921B1 (pt)
JP (1) JPS6169748A (pt)
AT (1) ATE34381T1 (pt)
AU (1) AU4682585A (pt)
DE (1) DE3562772D1 (pt)
DK (1) DK391585A (pt)
ES (1) ES8703827A1 (pt)
GB (1) GB8421964D0 (pt)
GR (1) GR852076B (pt)
PT (1) PT81043B (pt)
ZA (1) ZA856540B (pt)

Families Citing this family (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP0499376A1 (en) * 1991-01-31 1992-08-19 Hoechst Celanese Corporation Precipitation-induced asymmetric transformation of chiral alpha-amino acids and salts thereof
DE4407197A1 (de) * 1994-03-04 1995-09-07 Hoechst Schering Agrevo Gmbh Verfahren zur Herstellung von /L/-Homoalanin-4-yl-(methyl)phosphinsäure und deren Salze durch Racematspaltung
EP0784603B1 (en) * 1994-10-07 2003-04-23 Darwin Discovery Limited Racemisation of precursors to levobupivacaine and analogues thereof
US6156900A (en) * 1994-10-07 2000-12-05 Darwin Discovery Limited Racemization of precursors to levobupivacaine and analogues thereof
US6812363B2 (en) * 2002-10-15 2004-11-02 Usv Limited Racemization of optically active 2-substituted phenyl glycine esters
JP2011024572A (ja) * 2009-06-29 2011-02-10 Mitsubishi Gas Chemical Co Inc 光学活性アミノ酸の製造法
KR20170029965A (ko) * 2015-09-08 2017-03-16 주식회사 아미노로직스 D-아르기닌의 제조 방법
WO2018108794A1 (de) 2016-12-15 2018-06-21 Bayer Cropscience Aktiengesellschaft Verfahren zur herstellung von d-glufosinat oder dessen salzen unter verwendung von ephedrin
WO2018108797A1 (de) 2016-12-15 2018-06-21 Bayer Cropscience Aktiengesellschaft Verfahren zur herstellung von l-glufosinat oder dessen salzen unter verwendung von ephedrin
WO2020214631A1 (en) 2019-04-16 2020-10-22 Agrimetis, Llc Methods for producing crystalline l-glufosinate ammonium monohydrate

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3458568A (en) * 1965-02-19 1969-07-29 Toa Gosei Chem Ind Process for preparing an optically inactive amino acid from an optically active amino acid
GB1417060A (en) * 1972-10-19 1975-12-10 Ajinomoto Kk Racemization of optically active n-acyl amino acids
JPS54109912A (en) * 1978-02-14 1979-08-29 Ajinomoto Co Inc Racemization of optically active amino acid ester
US4401820A (en) * 1981-01-23 1983-08-30 Tanabe Seiyaku Co., Ltd. Process for racemizing optically active α-amino acids or a salt thereof
JPS5810544A (ja) * 1981-07-09 1983-01-21 Tanabe Seiyaku Co Ltd 光学活性p−ヒドロキシフエニルグリシン塩の製法

Also Published As

Publication number Publication date
GB8421964D0 (en) 1984-10-03
ATE34381T1 (de) 1988-06-15
US4647692A (en) 1987-03-03
ZA856540B (en) 1986-06-25
ES8703827A1 (es) 1987-03-01
ES546489A0 (es) 1987-03-01
PT81043A (en) 1985-09-01
DK391585A (da) 1986-03-01
EP0173921A1 (en) 1986-03-12
EP0173921B1 (en) 1988-05-18
JPS6169748A (ja) 1986-04-10
GR852076B (pt) 1985-12-23
DE3562772D1 (en) 1988-06-23
AU4682585A (en) 1986-03-06
DK391585D0 (da) 1985-08-28

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4401820A (en) Process for racemizing optically active α-amino acids or a salt thereof
PT81043B (en) Chemical process
US20110130587A1 (en) Process for preparing r-beta-amino phenylbutyric acid derivatives
US6215005B1 (en) Intermediates and process for the preparation thereof
JP2011503122A (ja) 4,5−ジメトキシ−1−(メチルアミノメチル)−ベンゾシクロブタンの分離
JP2507069B2 (ja) L―(―)―2―アミノ―3―(3,4―ジヒドロキシフェニル)プロパン酸の合成方法
WO2004043956A1 (fr) Composes pyridopyrimidinone, leur procede de preparation et les compositions pharmaceutiques qui les contiennent
JP2010535177A (ja) ゾピクロンの分割方法および中間化合物
PT828702E (pt) Processo para a resolucao de acidos quirais com 1-aminoindan-2-ois
CZ294964B6 (cs) Způsob přípravy (-)-[[4-(1,4,5,6-tetrahydro-4-methyl-6-oxo-3-pyridazinyl)fenyl]hydrazon]propandinitrilu s optickou čistotou nad 90 %
Yamada et al. Optical resolution of DL-amino acids by preferential crystallization procedure
AU2019347545B2 (en) Novel method for preparing (-)-Cibenzoline succinate
JP5785622B2 (ja) その構造内にグルタミン酸部分を有する葉酸拮抗薬の新規な製造方法
US4172846A (en) Process for separating a mixture of an optically active phenylglycine amide and an optically active phenylglycine
EP0070114B1 (en) A process for preparing an optically active p-hydroxyphenyl-glycine or a salt thereof
EP3280701B1 (en) A method of chiral resolution of the key intermediate of the synthesis of apremilast and its use for the preparation of pure apremilast
US5326878A (en) Method for the resolution of chiral hydantoins
JP2000509068A (ja) エナンチオマーとして純粋なアゼチジン―2―カルボン酸の改良された製造方法
CA2742725A1 (en) Process for resolving zopiclone
PL204820B1 (pl) Sposób wytwarzania kwasu (R)-(-)-2-hydroksy-2-(2-chlorofenylo)octowego oraz sole diastereoizomeryczne
Kolar et al. Conjugate addition of alkyl mercaptans and thioacetic acid to. beta.-chloro-. alpha.,. beta.-didehydro-. alpha.-amino acids: studies toward the synthesis of. beta.,. beta.-bis (alkylthio)-. alpha.-amino acids
WO2006053440A1 (en) New processes for the preparation of optically pure indoline-2-carboxylic acid and n-acetyl-indoline-2-carboxylic acid
IL95717A (en) Process for the chemical separation of W (- 1,3-dimethyl oxaindolylethylamines converted into 5-alkoxy
WO2015145163A1 (en) Process for the manufacture of s-(+)-flurbiprofen
US20090018336A1 (en) Racemization process of R-zopiclone