PT796289E - Processo para a modificacao quimica de termoplasticos contendo grupos alquilo - Google Patents

Processo para a modificacao quimica de termoplasticos contendo grupos alquilo Download PDF

Info

Publication number
PT796289E
PT796289E PT95942071T PT95942071T PT796289E PT 796289 E PT796289 E PT 796289E PT 95942071 T PT95942071 T PT 95942071T PT 95942071 T PT95942071 T PT 95942071T PT 796289 E PT796289 E PT 796289E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
plasma
plasma treatment
thermoplastics
process according
treatment
Prior art date
Application number
PT95942071T
Other languages
English (en)
Inventor
Stephan Berger
Original Assignee
Arplas Ges Fur Plasmatechnolog
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Arplas Ges Fur Plasmatechnolog filed Critical Arplas Ges Fur Plasmatechnolog
Publication of PT796289E publication Critical patent/PT796289E/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C08ORGANIC MACROMOLECULAR COMPOUNDS; THEIR PREPARATION OR CHEMICAL WORKING-UP; COMPOSITIONS BASED THEREON
    • C08JWORKING-UP; GENERAL PROCESSES OF COMPOUNDING; AFTER-TREATMENT NOT COVERED BY SUBCLASSES C08B, C08C, C08F, C08G or C08H
    • C08J3/00Processes of treating or compounding macromolecular substances
    • C08J3/28Treatment by wave energy or particle radiation
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B29WORKING OF PLASTICS; WORKING OF SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE IN GENERAL
    • B29BPREPARATION OR PRETREATMENT OF THE MATERIAL TO BE SHAPED; MAKING GRANULES OR PREFORMS; RECOVERY OF PLASTICS OR OTHER CONSTITUENTS OF WASTE MATERIAL CONTAINING PLASTICS
    • B29B13/00Conditioning or physical treatment of the material to be shaped
    • B29B13/08Conditioning or physical treatment of the material to be shaped by using wave energy or particle radiation
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B29WORKING OF PLASTICS; WORKING OF SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE IN GENERAL
    • B29KINDEXING SCHEME ASSOCIATED WITH SUBCLASSES B29B, B29C OR B29D, RELATING TO MOULDING MATERIALS OR TO MATERIALS FOR MOULDS, REINFORCEMENTS, FILLERS OR PREFORMED PARTS, e.g. INSERTS
    • B29K2023/00Use of polyalkenes or derivatives thereof as moulding material

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Toxicology (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • Polymers & Plastics (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Treatments Of Macromolecular Shaped Articles (AREA)
  • Processes Of Treating Macromolecular Substances (AREA)
  • Addition Polymer Or Copolymer, Post-Treatments, Or Chemical Modifications (AREA)
  • Other Resins Obtained By Reactions Not Involving Carbon-To-Carbon Unsaturated Bonds (AREA)

Description

>962 ^
DESCRIÇÃO "PROCESSO PARA A MODIFICAÇÃO QUÍMICA DE TERMOPLÁSTICOS CONTENDO GRUPOS ALQUILO" [0001] A presente invenção refere-se a um processo para a modificação química de termoplásticos contendo grupos alquilo e termoplásticos modificados contendo grupos alquilo.
[0002] É conhecido que os termoplásticos contendo grupos alquilo, por exemplo, poliolefinas e copolímeros de poliolefinas, podem ser utilizados em várias áreas. Se forem preparadas peças ou folhas de revestimento a partir de termoplásticos contendo grupos alquilo, e se tiverem de ser de seguida por exemplo envernizados, revestidos, estampados ou colados, é necessário proceder a um tratamento prévio, que consiste em flamejar, num tratamento de corona ou num tratamento de plasma. Aqui, ao lado da reduzida selectividade e variabilidade dos processos conhecidos, é desvantajosa a necessidade de um aumento do esforço processual para disponibilizar todo um sistema de tratamento, bem como disponibilizar um tratamento para diferentes formas geométricas das peças e folhas de volume relativamente elevado.
[0003] Da 25a edição do livro de bolso de materiais sintéticos, página 248 à 259, é conhecido um processo para o tratamento posterior de materiais sintéticos contendo grupos alquilo. Aqui, a superfície dos materiais sintéticos contendo grupos alquilo, por exemplo, uma superfície PE, é tratada através de plasma de elevada voltagem, de forma a conseguir-se uma modificação química local. Devido a este tratamento local da superfície, por exemplo em formas, é conseguida uma melhoria da capacidade de lacagem, em particular, da capacidade de estampar. Aqui é contudo desvantajoso, que se efectue um tratamento posterior adicional, cuja utilização é apenas possível em âmbitos limitados, devido à i disponibilização de instalações de plasma de elevada voltagem para produtos acabados.
[0004] Do documento DE 41 41 805 AI é descrito um processo e um dispositivo para a preparação de peças de material sintético termoplástico com o auxilio de temperaturas próximas da de plasma, nos quais o tratamento com plasma ou é conduzido com frequências de micro-ondas de 2,45 Ghz ou com radio-frequências de 13,56 Mhz ou 27,17 Mhz. O documento US-PS 5,234,723, publica uma instalação de tratamento de plasma que funciona em continuo, na qual o material na forma de pó, devido à sua gravimetria, pode ser conduzido para um recipiente de tratamento. Aqui decorre uma excitação por plasma com uma frequência constante de 13,56 Mhz. Do documento JP 94/018739 é conhecido um processo para o tratamento de um pó de "Tuner" com um plasma. Aqui utiliza-se uma purificação por plasma com 13,56 MHz.
[0005] Do documento WO-A-96/15853 é conhecida a modificação através de tratamento com plasma de um agregado de material sintético contendo grupos alquilo. Para além disso, são conhecidos através dos documentos WO-A-95/07946 e WO-A-95/03344 processos, nos quais poliolefinas são tratadas através de plasmas.
[0006] A invenção tem assim como objectivo, desenvolver um processo de um determinado tipo, que de uma forma mais simples e mais económica possibilite a modificação química de termoplásticos contendo grupos alquilo.
[0007] De acordo com a presente invenção, este objectivo é conseguido, por os termoplásticos contendo grupos alquilo serem granulados e submetidos a um tratamento de plasma com frequências variáveis numa gama de frequências de 10 kHz a 10
Ghz. Foi verificado surpreendentemente, que através da transformação dos termoplásticos contendo grupos alquilo na forma de granulado e do seu tratamento com plasma a frequências variáveis, é alcançável uma modificação das características do material no interior dos termoplásticos 2 contendo grupos alquilo. Através da transformação na forma do granulado, é possível alcançar uma modificação química quantitativa e qualitativa de elevado valor. Em especial, através do tratamento com plasma, são possíveis de alcançar, a partir dos termoplásticos granulados, produtos químicos especiais, que podem ser utilizados de formas variadas, sem que se tenha que proceder a um pós tratamento trabalhoso. Em especial, são obtidos dos termoplásticos tratados, formas de objectos e folhas sem outro qualquer pré-tratamento, em particular pós tratamento, por exemplo, envernizáveis, revestíveis, estampáveis, coláveis entre outros. Um grau da modificação química dos termoplásticos contendo grupos alquilo pode ser alcançado de forma simples, de preferência através do ajuste do tamanho de grão do granulado e/ou dos parâmetros do tratamento de plasma.
[0008] Uma forma de elaboração da invenção prevê que o tratamento de plasma possa ser executado com a combinação de diferentes frequências altamente variáveis. Assim pode ser muito vantajoso, conduzir tratamentos de plasma com frequências sucessivamente acopladas, com acoplamentos variáveis, de diferentes frequências elevadas, com pelo menos duas frequências acopladas simultaneamente de elevada frequência e as combinações daqui resultantes, conduzidas a um acoplamento de frequências. Desta forma a modificação química pode ser muito vantajosamente ajustada à diferente constituição dos termoplásticos contendo grupos alquilo, utilizados, bem como das utilizações alvo depois da modificação química.
[0009] Numa outra elaboração vantajosa da invenção, está previsto que o tratamento de plasma decorra com a introdução de pelo menos um gás inerte, por exemplo hélio e/ou árgon, e/ou sob a introdução de pelo menos um gás de reacção, por exemplo oxigénio e/ou azoto e/ou monómeros. Para além disso, é preferível que o tratamento de plasma decorra sucessivamente com um plasma de gás inerte e pelo menos um 3 plasma de gás de reacção e/ou um plasma de mistura de gases de reacção ou sob a introdução de uma mistura de pelo menos um gás inerte e um gás de reacção. Através da escolha de uma composição determinada de gases de processo, é possível introduzir, em quantidade suficiente, nos termoplásticos contendo grupos alquilo, durante o tratamento de plasma (gás inerte, gás de reacção, mistura de gases de reacção), grupos reactivos necessários às modificações químicas, nos termoplásticos granulados, por exemplo, grupos hidróxilo, grupos carbóxilo, grupos amina primários e secundários. Estes grupos introduzidos estão em posição de reagir com os termoplásticos contendo grupos alquilo, promovendo ligações químicas e/ou características físicas. Outros grupos polares introduzíveis, mas não reactivos, por exemplo grupos carbonilo, grupos amina terciários, podem também promover uma alteração das características dos termoplásticos contendo grupos alquilo. Transformando os termoplásticos contendo grupos alquilo em granulados, é possível, durante o tratamento de plasma, uma relativa modificação homogénea dos termoplásticos contendo grupos alquilo com os grupos reactivos introduzidos, em particular não reactivos.
[0010] Os termoplásticos tratados possuem assim uma distribuição relativamente homogénea dos grupos reactivos, em particular, não reactivos, introduzidos, em toda a extensão espacial (enchimento de granulado) dos termoplásticos contendo grupos alquilo. São assim alcançáveis termoplásticos de cada tipo, adequados a determinado tipo de utilização, após tratamento de plasma, em que não é mais necessário um tratamento subsequente. 0 ajustamento dos termoplásticos contendo grupos alquilo, para cada caso de aplicação, pode de uma forma simples ser executado através do tratamento de plasma, de acordo com a presente invenção, de um granulado de termoplásticos contendo grupos alquilo.
[0011] Em conjunto, o efeito surpreendente da invenção foi explorado com vantagem, em que o tamanho específico das 4 partículas de polímero como massa molecular e distribuição de massa molecular bem como composição de um copolímero não apresentassem uma influência significatica na intensidade do efeito obtido através do tratamento de plasma, mas sim acima de tudo, no papel decisivo desempenhado pelo teor em grupos alquilo no material de partida. Através de uma escolha de uma composição determinada dos gases de processo para a transformação química sobre o material de partida bem como uma sucessão especial de combinações de frequência, é possível introduzir diferentes grupos funcionais dirigidos a outros tipos de manipulações subsequentes nas formas das peças, em particular nas folhas, por exemplo no envernizamento, revestimento, estampagem ou colagem. A invenção é melhor elucidada através dos exemplos de execução seguintes com base nos desenhos correspondentes. Mostra-se:
Figura 1: Decurso do processo para o tratamento de termoplásticos contendo grupos alquilo num diagrama de fluxo e
Figura 2: Uma representação esquemática de um sistema para a execução do processo.
[0012] Na figura 1 deve ficar melhor esclarecido o processo de acordo com a invenção, através do auxílio de um diagrama. Num primeiro passo 10, devem ser preparados os materiais de partida, de termoplásticos contendo grupos alquilo colocados à disposição. Os termoplásticos são aqui transformados numa forma granular, cujo o tamanho de grão, é por exemplo inferior a 3 mm, em que eventualmente são adicionados os aditivos necessários, como por exemplo, estabilizadores. Como materiais de partida podem ser utilizados quer termoplásticos novos bem como termoplásticos obtidos de reciclagem de material. Por termoplásticos de material de reciclagem, tem de se ter em atenção, que estes não estejam fortemente 5 danificados, isto é, que possuam ainda uma estrutura molecular adequada. Num outro passo 12, o material de partida é colocado numa câmara de processo. A câmara de processo pode ser um forno de plasma com um tambor de rotação de forma a conduzir o tratamento de plasma.
[0013] Num outro passo 14, os parâmetros de processo e os gases do processo são ajustados para o tratamento do material de partida. Aqui, são estabelecidas, em particular as combinações especiais dos gases de processo, isto é, um primeiro tratamento com plasma de gás inerte, de preferência com hélio e/ou árgon, e o tratamento seguinte com um plasma de gás de reacção, de preferência oxigénio e/ou azoto e/ou monómeros ou também o tratamento com um plasma, resultante de uma mistura dos gases acima referidos. Para além disso, decorre o ajustamento das altas frequências necessárias para a obtenção de plasma em vácuo e a sua sequência no tempo. Assim são previstas variantes para a execução do tratamento de plasma, na primeira com uma baixa frequência, por exemplo, 13,56 MHz, e de seguida com uma frequência mais alta, por exemplo, 2,45 GHz. Para além disso é previsível uma sucessiva alteração das frequências. Naturalmente podem ser ajustadas outras frequências de uma forma preferencial, numa gama livre ou escolhível, para se conduzir o tratamento de plasma. Para além disso, pode ser executada uma alternância sucessiva, ou eventualmente simultânea de diferentes frequências elevadas. Finalmente, ajusta-se o valor das rotações da mistura desejadas, por exemplo na gama entre 4 e 20 rotações por minuto, bem como da pressão desejada para o processo, por exemplo na gama entre 0,1 mbar a 2 mbar. Durante o tratamento de plasma a pressão do processo pode sofrer algumas alterações. Para além disso, o período de duração do tratamento é de tal forma determinado que permita o tratamento do material de partida. Este tempo é por exemplo entre 5 e 900 s. Os parâmetros de processo designados, em particular os gases de processo, podem variar entre 6 si de forma preferencial, e são determinados relativamente à composição de cada material de partida em concreto.
[0014] Num outro passo 16 decorre então o tratamento de plasma do material de partida com os parâmetros ajustados no passo 14, em particular as condições do processo. Aqui é previsível também, que durante o tratamento de plasma no passo 16, possa decorrer uma alteração e/ou ajuste dos parâmetros do processo, por exemplo, através de uma regulação. Através das combinações descritas para os gases de processo, e para os parâmetros de processo do tratamento de plasma, é possível alcançar numa extensão suficiente, com o objectivo de uma subsequente manipulação dos termoplásticos contendo grupos alquilo, uma introdução de grupos reactivos necessários, dependendo do material de partida utilizado nos termoplásticos.
[0015] Com o processo de acordo com a presente invenção, os termoplásticos tratados podem de seguida, através de dispositivos adequados, como por exemplos extrusores, extensores, entre outros, ser manipulados até às formas das peças ou folhas.
[0016] 0 processo de acordo com a presente invenção não se limita a tratar um termoplástico contendo grupos alquilo específico. Assim, é possível submeter misturas de diferentes termoplásticos contendo grupos alquilo, a uma composição escolhida do tratamento de plasma. Isto é possível, de uma forma simples, por granular os diferentes termoplásticos contendo grupos alquilo, em quantidades determinadas, de cada quantidade escolhida, misturando-os. Para além disso é possível, antes e/ou depois do tratamento de plasma proceder à formação de compósitos ou a uma mistura dos termoplásticos. por [0017] Na figura 2 ilustra-se o dispositivo utilizado para a execução do processo. Um sistema de plasma designado por 22, em geral possui um tambor de rotação 24. O tambor de rotação 24 serve de câmara de processo e pode, por exemplo, ser constituída por material resistente como alumínio ou aço. A câmara de processo é fechável hermeticamente para se conseguir vácuo, e como particularidade, não deve decorrer mais nenhuma entrada. 0 tambor de rotação 24 é associada a um dispositivo 26 que serve de reactor, que está acoplado a um gerador 28 para a excitação do plasma em micro-ondas e um indutor de altas frequências 32. Para além disso estão previstos direccionadores 30 para conduzir os gases de processo.
[0018] 0 sistema aqui representado constitui apenas um exemplo, não consistindo a invenção, em particular na construção do sistema em concreto. 0 processo de acordo com a presente invenção pode, naturalmente, ser conduzido por um dispositivo análogo que execute totalmente os passos do processo.
[0019] 0 processo de acordo com a presente invenção decorre assim, a partir daqui, da seguinte forma. 0 termoplástico contendo grupos alquilo escolhido e preparado (eventualmente uma mistura de diferentes termoplásticos) é introduzido no tambor de rotação 24, e ai misturado com a correspondente velocidade de rotação e sentido de rotação, que podem ser alteradas por escolha. Através do direccionador 30, conduz-se o gás do processo escolhido, em particular, a mistura de gases de processo, obtendo-se um plasma através do gerador 28 no reactor 26. A obtenção do plasma pode aqui, de preferência ser alcançada por radiação de micro-ondas com uma intensidade de 200 a 1500 W (2,45 GHz). O gás de processo ou a mistura de gases de processo possuem aqui, de preferência, uma pressão de processo entre 0,1 mbar e 2 mbar. Através do indutor de frequências 32 obtém-se uma frequência de, por exemplo, 13,56 MHz, obtendo-se um plasma. Do plasma obtido, partículas activadas chocam com o material de partida que se encontra dentro do tambor rotativo 24. Este facto promove uma alteração da estrutura dentro do material de partida, ou seja do termoplástico contido, na forma da introdução de grupos polares (contendo oxigénio e/ou azoto). Estes grupos 8 polares são, quer grupos reactivos (grupos hidróxilo, grupos carbóxilo, aminas primárias e secundárias) quer também grupos não reactivos (grupos carbonilo, grupos amina terciários). Não há lugar à formação de reticulação. Através de introdução alternada correspondente de diferentes gases de processo, através dos direccionadores 30, e através da submissão a diferentes frequências, pode-se influenciar a obtenção, através do gerador 28, em particular do indutor de frequências 32, de diferentes composições de termoplásticos.
[0020] Num exemplo concreto, no tambor rotativo 24 são introduzidos os granulatos ABS com um tamnho de grão menor que 3 mm. Como parâmetros de processo, ajusta-se a pressão do processo a 0,7 mbar com uma velocidade de rotação de 7 rotações por minuto para o tambor de rotação. A intensidade do gerador 28 é de 1200 W, e a indução de frequência de 32600 W. Como gases de processo, introduzem-se árgon, oxigénio e azoto, sendo o material de partida submetido a tratamento de plasma durante um período de 300 s. Particularmente, decorre um tratamento com plasma de árgon durante 30 s, com uma frequência de excitação de 30 s e sob excitação de micro-ondas, com um plasma de oxigénio durante 60 s com uma frequência de excitação durante 60 s sob excitação de micro-ondas. 0 gerador 28 consegue assim uma frequência de 2,45 Ghz e o indutor de frequência 32 uma frequência de 13,56 Mhz.
[0021] Após terminar o tratamento de plasma, o granulato ABS, pode ser, por exemplo, fundido, e colocado num prato de vidro que serve de transportador. Após a solidificação do fundido de granulato de ABS, este agarra-se fortemente ao prato de vidro, sem o auxílio de agentes de aprisionamento. A camada de composto contendo grupos alquilo pode, a partir de agora, ser manipulada sem quaisquer outros tratamentos intermédios, por exemplo, estampada, colada, revestida, entre outros. Através do tratamento com os plasmas de gases de processo (plasma de gás inerte, plasma de gás de reacção), são introduzidos nos granulatos de ABS, grupos polares contendo 9 oxigénio e azoto, que conduzem à modificação quimica do material de partida.
[0022] Esta modificação da estrutura é eficaz, por exemplo, através da modificação das caracteristicas de superfície. Através de testes de água, pôde ser determinada uma significativamente melhor molhabilidade dos termoplásticos de acordo com a presente invenção relativamente a termoplásticos não tratados.
Lisboa, 8 de Agosto de 2001
Çr AGENTE OFICIAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL 10

Claims (10)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Processo para a modificação química de termoplásticos contendo grupos alquilo, com a excepção de poliolefinas, que são utilizados para a preparação de material de revestimento e/ou termofusível, caracterizado por os termoplásticos contendo grupos alquilo serem granulados, e como granulato ser submetido a um tratamento de plasma a frequências variáveis numa gama de frequências de 10 kHz a 10 GHz.
  2. 2. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o tratamento de plasma ser conduzido com uma combinação de diferentes frequências variáveis elevadas.
  3. 3. Processo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por o tratamento de plasma ser conduzido por introdução de pelo menos um gás inerte.
  4. 4. Processo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por o tratamento de plasma ser conduzido por introdução de pelo menos um gás de reacção.
  5. 5. Processo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por o tratamento de plasma ser conduzido por sucessivamente se efectuar a introdução de pelo menos um gás inerte, pelo menos um gás de reacção ou pela introdução de uma mistura de pelo menos um gás inerte e pelo menos um gás de reacção.
  6. 6. Processo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por uma alternância de tratamento de plasma com pelo menos um plasma de gás inerte, pelo menos um plasma de gás de reacção e pelo 1 menos uma mistura de plasma de gás inerte/gás de reacção.
  7. 7. Processo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por antes e/ou depois do tratamento de plasma se efectuar uma mistura.
  8. 8. Processo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por o tratamento de plasma decorrer durante o processo a uma pressão de 0,1 mbar a 2 mbar.
  9. 9. Processo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por o período de duração do tratamento de plasma ser de 5 segundos e 900 segundos.
  10. 10. Processo de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por os termoplásticos contendo os grupos alquilo serem misturados/agitados durante o tratamento de plasma.
    Lisboa, 8 de Agosto de 2001 AGENTE OFICIAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL 2
PT95942071T 1994-12-08 1995-12-07 Processo para a modificacao quimica de termoplasticos contendo grupos alquilo PT796289E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE4445048A DE4445048C2 (de) 1994-12-08 1994-12-08 Verfahren zum chemischen Modifizieren von alkylgruppenhaltigen Thermoplasten und nach dem Verfahren erhältliche Thermoplaste

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT796289E true PT796289E (pt) 2001-10-31

Family

ID=6536105

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT95942071T PT796289E (pt) 1994-12-08 1995-12-07 Processo para a modificacao quimica de termoplasticos contendo grupos alquilo

Country Status (11)

Country Link
US (1) US5904817A (pt)
EP (1) EP0796289B1 (pt)
JP (1) JPH10510305A (pt)
AT (1) ATE201030T1 (pt)
AU (1) AU4340496A (pt)
DE (2) DE4445048C2 (pt)
DK (1) DK0796289T3 (pt)
ES (1) ES2159326T3 (pt)
GR (1) GR3036356T3 (pt)
PT (1) PT796289E (pt)
WO (1) WO1996017882A1 (pt)

Families Citing this family (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
TWI812586B (zh) 2015-12-18 2023-08-21 德商何瑞斯廓格拉斯公司 石英玻璃體、其製備方法與應用、及用於控制烘箱出口處之露點
TW201731782A (zh) * 2015-12-18 2017-09-16 何瑞斯廓格拉斯公司 在多腔式爐中製備石英玻璃體
US11952303B2 (en) 2015-12-18 2024-04-09 Heraeus Quarzglas Gmbh & Co. Kg Increase in silicon content in the preparation of quartz glass
TWI794150B (zh) 2015-12-18 2023-03-01 德商何瑞斯廓格拉斯公司 自二氧化矽顆粒製備石英玻璃體
CN108698887B (zh) 2015-12-18 2022-01-21 贺利氏石英玻璃有限两合公司 由均质石英玻璃制得的玻璃纤维和预成形品
CN109153593A (zh) 2015-12-18 2019-01-04 贺利氏石英玻璃有限两合公司 合成石英玻璃粉粒的制备
CN108698883A (zh) 2015-12-18 2018-10-23 贺利氏石英玻璃有限两合公司 石英玻璃制备中的二氧化硅的喷雾造粒
KR20180095616A (ko) 2015-12-18 2018-08-27 헤래우스 크바르츠글라스 게엠베하 & 컴파니 케이지 용융 가열로에서 이슬점 조절을 이용한 실리카 유리체의 제조
JP7044454B2 (ja) 2015-12-18 2022-03-30 ヘレウス クワルツグラス ゲーエムベーハー ウント コンパニー カーゲー 石英ガラス調製時の中間体としての炭素ドープ二酸化ケイ素造粒体の調製
EP3390290B1 (de) 2015-12-18 2023-03-15 Heraeus Quarzglas GmbH & Co. KG Herstellung eines opaken quarzglaskörpers
DE102016000223A1 (de) * 2016-01-14 2017-07-20 Reifenhäuser GmbH & Co. KG Maschinenfabrik Verfahren und Anlage zum Herstellen eines Bahnförmigen oder Schlauchförmigen Werkstoffes sowie Werkstoff

Family Cites Families (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2570964B1 (fr) * 1984-10-03 1988-11-10 Air Liquide Procede et appareil d'impermeabilisation d'une surface constituee d'un polymere.
US4626473A (en) * 1985-04-22 1986-12-02 Massachusetts Institute Of Technology Thermal energy storage powdered material
US5234723A (en) 1990-10-05 1993-08-10 Polar Materials Inc. Continous plasma activated species treatment process for particulate
JPH04309532A (ja) * 1991-04-08 1992-11-02 Matsushita Electric Ind Co Ltd テフロン治具の表面処理方法
DE4141805A1 (de) * 1991-12-18 1993-06-24 Rhein Bonar Kunststoff Technik Verfahren und vorrichtung zur herstellung von thermoplastischen kunststoffteilen mit hilfe von niedertemperaturplasmen
JPH05323666A (ja) * 1992-05-15 1993-12-07 Shizuoka Prefecture 電子写真用トナーの製造方法
JPH0618739A (ja) 1992-06-30 1994-01-28 Nitto Denko Corp 導波路の製造方法
GB9216509D0 (en) * 1992-08-04 1992-09-16 Health Lab Service Board Improvements in the conversion of chemical moieties
US5283086A (en) * 1992-12-23 1994-02-01 The University Of Western Ontario Plasma treatment of polymer powders
DE4325377C1 (de) 1993-07-26 1995-08-17 Gvu Ges Fuer Verfahrenstechnik Verfahren zur Herstellung eines als Pulverbeschichtungsmaterial und/oder Schmelzkleber einsetzbaren Kunststoffes
DE4331667A1 (de) 1993-09-17 1995-03-23 Poli Film Verwaltungs Gmbh Verfahren zur Herstellung eines Beschichtungsmaterials und Beschichtungsmaterial
US5549795A (en) * 1994-08-25 1996-08-27 Hughes Aircraft Company Corona source for producing corona discharge and fluid waste treatment with corona discharge
DE4443240A1 (de) 1994-11-24 1996-05-30 Gvu Mbh Verfahren zum chemischen Modifizieren von alkylgruppenhaltigen Feststoffen

Also Published As

Publication number Publication date
DE59509246D1 (de) 2001-06-13
DE4445048A1 (de) 1996-06-13
AU4340496A (en) 1996-06-26
JPH10510305A (ja) 1998-10-06
WO1996017882A1 (de) 1996-06-13
EP0796289B1 (de) 2001-05-09
DK0796289T3 (da) 2001-08-20
ES2159326T3 (es) 2001-10-01
GR3036356T3 (en) 2001-11-30
US5904817A (en) 1999-05-18
EP0796289A1 (de) 1997-09-24
DE4445048C2 (de) 1997-03-13
ATE201030T1 (de) 2001-05-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT796289E (pt) Processo para a modificacao quimica de termoplasticos contendo grupos alquilo
Kuzuya et al. Nature of plasma-induced surface radicals of powdered polyethylene studied by electron spin resonance
JP3636462B2 (ja) 粉末コーティング剤として使用可能な合成物質の製造方法及びその使用方法並びに前記製造方法に従って製造された合成物質としての粉末コーティング剤
EP1234846A1 (en) Silicone rubber in the form of a finely divided powder, method for the production and the use of the same
JPH0346491B2 (pt)
JPH04502882A (ja) 有機/有機金属のガス状又は気化可能な化合物の不活性な固体への転化
MX9603072A (es) Proceso y aparato para mezclar polvos cohesivos.
Garnett et al. Grafting of methyl methacrylate to cellulose and polypropylene with UV and ionising radiation in the presence of additives including CT complexes
JP3242977B2 (ja) 容器内面のプラズマ処理法とこれを用いる装置
US5989477A (en) Process for the chemical modification of solids containing alkyl groups
US5472495A (en) Warpage-free pigmenting of macromolecular organic materials
Bhattacharya et al. Basic features and techniques
TW366351B (en) Production process of acrylonitrile (co)polymers
JPH11514399A (ja) 被覆材料で固形物を被覆するための工程および被覆材料で表面を被覆した固形物を生成するための工程
KR100260971B1 (en) Method for manufacturing electromagetic waves covering matter
CN1256391C (zh) 粉体表面微波辅助改性方法
PT731129E (pt) Utilizacao de materiais polimeros
US5904816A (en) Process for the chemical modification of liquids containing alkyl groups
US6090333A (en) Process for the chemical modification of solids containing alkyl groups
GB2326114A (en) Particulate material for waste water treatment
JPS6279235A (ja) ポリプロピレン系樹脂成形体の表面処理方法
JPH0892396A (ja) 改質ポリエチレンの製造方法および成形品
JPH0688349B2 (ja) 樹脂ペレット及びそれを使用する樹脂物体成形法
JPS60217243A (ja) ポリオレフイン系合成樹脂製品の塗装方法
JPH0255741A (ja) 低活性高分子材料成形体表面の活性化処理方法