PT778262E - Processo para a purificacao de (rr-ss)-2-dimetilaminometil-1-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol e seus sais - Google Patents

Processo para a purificacao de (rr-ss)-2-dimetilaminometil-1-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol e seus sais Download PDF

Info

Publication number
PT778262E
PT778262E PT96308347T PT96308347T PT778262E PT 778262 E PT778262 E PT 778262E PT 96308347 T PT96308347 T PT 96308347T PT 96308347 T PT96308347 T PT 96308347T PT 778262 E PT778262 E PT 778262E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
methoxyphenyl
dimethylaminomethyl
cyclohexanol
process according
mixture
Prior art date
Application number
PT96308347T
Other languages
English (en)
Inventor
Joseph Kaspi
Ori Lerman
Michael Tennenbaum
Erez Gal
Original Assignee
Chemagis Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Chemagis Ltd filed Critical Chemagis Ltd
Publication of PT778262E publication Critical patent/PT778262E/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07CACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
    • C07C213/00Preparation of compounds containing amino and hydroxy, amino and etherified hydroxy or amino and esterified hydroxy groups bound to the same carbon skeleton
    • C07C213/10Separation; Purification; Stabilisation; Use of additives
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07CACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
    • C07C2601/00Systems containing only non-condensed rings
    • C07C2601/12Systems containing only non-condensed rings with a six-membered ring
    • C07C2601/14The ring being saturated

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)
  • Acyclic And Carbocyclic Compounds In Medicinal Compositions (AREA)

Description

DESCRIÇÃO "PROCESSO PARA A PURIFICAÇÃO DE (RR-SS)-2-DIMETIL-AMINOMETIL-l-(3-METOXIFENIL)CICLO-HEXANOL E SEUS SAIS" A presente invenção relaciona-se com um processo para a purificação de cloridrato de (RR,SS)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol, também conhecido como tramadol, a partir de cloridrato de (RS,SR)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol e de outros produtos indesejáveis. Em particular, a presente invenção baseia-se na observação recentemente realizada segundo a qual o (RS,SR)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol sofre desidratação em condições às quais o (RR,SS)-2-dimetilamino-metil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol permanece praticamente intacto. O tramadol é um analgésico amplamente comprovado, inventado pela Gruenenthal GmbH, Alemanha, utilizado como um analgésico que não cria habituação e vendido sob várias denominações comerciais tais como Tramai, Crispin ou Tramundin. A síntese do tramadol está descrita na Patente dos Estados Unidos N° 3652589 e na Patente Britânica N° 992399. A síntese comercial do tramadol consta de uma reacção de Grignard entre a 2-dimetilaminometilciclo-hexanona e o brometo de 3-metoxifenilmagné-sio (Equação 1).
Da natureza da reacção, toma-se óbvia a obtenção de (RR,SS)-2- dimelilaniiiioiuelil-l-(3-meloxifeiiil)ciclo-liexanol (Estrutura 1) e (RS,SR)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol (Estrutura 2) em proporções variáveis, dependendo das condições reaccionais.
As patentes originais atribuídas a Gruenenthal GmbH descrevem a separação do (RR,SS)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol puro da seguinte forma: A mistura complexa de produtos contendo o (RR,SS)- e o (RS,SR)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifeml)ciclo-hexanol obtida na reacção de Grignard é destilada sob alto vácuo. Ambos os isómeros destilam a 138o-140°C, (0,8 mbar [0,6 mm Hg]). O destilado é dissolvido em éter e a solução é tratada com HC1 gasoso. A mistura Tesultante de cloridrato de (RR,SS)- e (RS,SR)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol é precipitada e filtrada, geralmente esta mistura contém cerca de 20% de cloridrato de (RS,SR)-2-dimetilaminometil-1 -(3 -metoxifenil)ciclo-hexanol. -3- /τ * t £ Μ » s A mistura dc isómcros é em seguida aquecida duas vezes a refluxo com cinco volumes de dioxano húmido e filtrada. O bolo obtido é constituído por cloridrato de (RR,SS)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol puro, enquanto que a solução residual contém “uma mistura de cerca de 20% a 30% de isómcro cis (i.e. RS,SR) e de cerca de 70% a 80% de isómero trans (i.e. RR,SS), cuja separação não pode ser melhorada utilizando dioxano à ebulição” (Patente dos Estados Unidos N° 3652589 - Exemplo 2). O dioxano, utilizado em grandes quantidades neste processo, possui muitas propriedades indesejáveis. Este composto foi recentemente catalogado pela OSHA como um carcinogéneo da Categoria 1. (Kirk & Othmer, 3a edição, vol. 9, página 386) c sabe-se que provoca a depressão do SNC e a necrose do fígado (ibid. Vol. 13, página 267). Além disso, este composto tem tendência para produzir peróxidos perigosos (ibid. Vol.17, página 48).
Em consequência, a concentração de dioxano no produto final tem sido rigidamente limitada a alguns ppbs e o DAC (1991) restringiu o teor de dioxano no tramadol a 50 ppb.
Outro método de separação patenteado por Chemagis Ltd (IL 103096) tira partido do facto do cloridrato de (RR,SS)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol precipitar mais rapidamente da sua solução em alcoóis de cadeia média (C4-C8) do que o cloridrato de (RS,SR)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol o qual tem tendência a separar-se mais tarde. A desvantagem principal deste método reside na incerteza associada ao intervalo de tempo entre o final da separação do cloridrato de (RR,SS)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol e o início da separação do cloridrato de (RS,SR)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexa- -4- ç πυΐ, υ qual parece depender vincadamente da composição da mistura bruta. Em consequência, ocorrem frequentemente variações no rendimento e qualidade do produto. Além disso, cerca de 40% do cloridrato de (RR,SS)-2-dimetilaminome-til-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol não se separa e permanece em solução juntamente com o cloridrato de (RS,SR)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol. Esta mistura não pode ser adicionalmente purificada por este método.
Após terem sido realizadas uma série de experiências para investigar as propriedades químicas do (RS,SR)- e do (RR,SS)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol, foi agora surpreendentemente descoberto que os isómeros apresentam diferenças consideráveis relativamente ao seu comportamento químico, nomeadamente, verificou-se que o (RS,SR)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol é consideravelmente mais reactivo relativamente à desidratação que o (RR,SS)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol. Em termos práticos, quando a mistura de (RR,SS)- e (RS,SR)-2-dimetilamino-metil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol é aquecida com um ácido forte num meio orgânico ou aquoso, o (RS,SR)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexa-nol sofre desidratação selectiva, enquanto que o (RR,SS)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol permanece intacto. O produto principal de desidratação é o l-(3-metoxifenil)-2-dimetilaminometil-ciclo-hex-6-eno (3), embora suqam quantidades menores de l-(3-metoxifenil)-2-dimetilaminometil-ciclo-hex-1-eno.
3 4 -5- -5-
J
Uma vez convertida a maior parte do (RS,SR)-2-dimetilamino-metil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol nos respectivos compostos de desidratação, o (RR,SS)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol resultante pode ser facilmente separado dos outros compostos através de uma simples recris-talização.
Num exame retrospectivo, olhando para a estrutura do (RS,SR)- e do (RR,SS)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol toma-se evidente a razão da maior susceptibilidade do (RS,SR)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol à desidratação. O protão ligado ao azoto do (RR,SS)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol protonado consegue estabelecer uma ligação de hidrogénio estável com o átomo de oxigénio do grupo hidroxilo (veja-se Fig. 2). No (RS,SR)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol não há qualquer possibilidade de se formar uma ligação de hidrogénio intramolecular estável (veja-se Fig. 1).
Além disso, quando a reacção é levada a cabo em meio aquoso, uma certa quantidade de (RS,SR)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo- hexanol, alé 50%, c convertida a (RR,SS)-2-dimetilaminomel.il-l-(3-meloxiíe-nil)ciclo-hexanol. Isto poderá, evidentemente, aumentar a eficiência do processo.
Assim, segundo a presente invenção é agora proporcionado um processo para a purificação e separação de (RR,SS)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol a partir de misturas contendo também (RS,SR)-2-dimctilaminometil-1 -(3-metoxifenil)ciclo-hexanol compreendendo: a. a rcacção da mistura acima com um ácido forte num meio orgânico ou aquoso a uma temperatura elevada, através da qual o (RS,SR)-2-dimetil-aminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol é selectivamente convertido em 1 -(3-metoxifenil)-2-dimetilaminometilciclo-hex-6-eno, l-(3-metoxife-nil)-2-dimetilaminometilciclo-hex-l-eno ou numa mistura destes; ou, quando a reacção é realizada em meio aquoso, em l-(3-metoxifenil)-2-dimetilaminometilciclo-hex-6-eno, l-(3-metoxifenil)-2-dimetilaminome-tilciclo-hex-1 -eno, (RR,SS)-2-dimetilaminometil-1 -(3-metoxifenil)ciclo-hexanol ou numa mistura destes; b. a precipitação selectiva do (RR,SS)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxife-nil)ciclo-hexanol desejado como um sal de ácido de amina; e c. a recristalização do produto purificado. O tratamento com uma solução ácida aquosa pode ser utilizado para purificar misturas de cloridratos de (RS,SR)- e (RR,SS)-2-dimetilaminometil-1 -(3-metoxifenil)ciclo-hexanol, como é o caso dos resíduos obtidos no processo de purificação utilizando dioxano descrito na Patente dos Estados Unidos N° 36535S9, ou no processo de purificação em que são utilizados alcoóis de cadeia média, como descrito na Patente Israelita 103096. Além disso, o (RS,SR)-2- dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol puro pode ser parcialmente convertido ao (RR,SS)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol desejado quando tratado sob as condições supramencionadas. O procedimento geral de purificação consiste em aquecer a mistura de (RR,SS)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol e (RS,SR)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol, obtida na reacção de Grignard entre a 2-dimetilaminometilciclo-hexanona e o brometo de 3-metoxifenil-magnésio, com um ácido forte em meio aquoso. A mistura resultante é ajustada a pH 13, extraída com tolueno e a fase orgânica é evaporada sob pressão reduzida. O óleo resultante é tratado com uma solução de HC1 em 2-propanol e arrefecida a 5°C. O (RR,SS)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol separa-se exclusivamente, enquanto que a maior parte dos outros sais de amónio [incluindo o cloridrato de (RS,SR)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol e os cloridratos dos derivados desidratados de 2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)-ciclo-hexanol] permanecem em solução. O cloridrato de (RR,SS)-2-dimetilami-nometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol bruto pode ser purificado por recris-talização.
Embora a invenção seja descrita nos exemplos que se seguem com respeito a determinadas formas de realização preferidas, para que alguns aspectos daquela sejam melhor entendidos e compreendidos, não se pretende limitar a invenção a estas formas de realização particulares. Antes pelo contrário, pretende-se abranger todas as alternativas, modificações e equivalentes que possam ser incluídos no âmbito da invenção como definido pelas reivindicações apensas. Assim, os exemplos abaixo que incluem formas de realização preferidas servirão para ilustrar a prática da presente invenção, devendo ser entendido que os aspectos particulares são apresentados apenas a título de exemplo e para o propósito de uma discussão ilustrada de formas de realização preferidas da presente invenção c são apresentados para se proporcionar o que se pensa ser a descrição mais proveitosa e facilmente compreensível dos procedimentos de formulação, bem como dos princípios e aspectos conceptuais da invenção. EXEMPLO 1 923 g da solução obtida a partir da reacção de Grignard entre a 2-dimetilaminometilciclo-hexanona e o brometo de 3-metoxifenilmagnésio é evaporada sob pressão reduzida até se deixar de observar a destilação de solvente. Obtêm-se 212 g de um óleo espesso contendo 43,5% de (RR,SS)-2-dimetil-aminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol e 8% de (RS,SR)-2-dimetilaminome-til-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol. A razão isomérica é de cerca de 1:5,5. Adiciona-se 530 g de água e 180 g de mono-hidrato do ácido 4-toluenossulfónico e aquece-se a mistura a 100°C durante 2 horas. Arrefece-se a mistura, ajusta-se a pH 8, adiciona-se 100 g de carbonato de potássio sólido e 250 ml de tolueno, e separam-se as fases. A fase orgânica é evaporada obtendo-se 173 g de um óleo escuro contendo 48,7% de (RR,SS)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol e 2,5% de (RS,SR)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol. A proporção de (RS,SR)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol para (RR,SS)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol é de 1:20 e o rendimento em (RR,SS)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol é de 92% com base na quantidade inicial de (RR,SS)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol. EXEMPLO 2
Dissolveu-se 172 g do produto bruto obtido no Exemplo 1 em -9- 150 ml de 2-propanol, e adicioaa-se giadualmeute 110 ml de uma solução a 23% de HC1 em 2-propanol enquanto se mantém a temperatura abaixo dos 25°C. A mistura é em seguida agitada e arrefecida a 5°C durante 10 horas. O (RR,SS)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol separa-se praticamente na forma pura. O produto bruto é recristalizado de 2-propanol. EXEMPLO 3
Evapora-se, sob pressão reduzida, 1000 g da solução obtida a partir da reacção de Grignard entre a 2-dimetilaminometilciclo-hexanona e o brometo de 3-metoxifenilmagnésio até se deixar de observar a destilação de solvente. Obtêm-se 225 g de um óleo escuro contendo 43,5% de (RR,SS)-2-dimetilamino-metil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol e 8% de (RS,SR)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol. A proporção de (RS,SR)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol para (RR,SS)-2-dimetilamino-metil-1 -(3-metoxifenil)-ciclo-hexanol é de 1:5,5. Adiciona-se 60 ml de tolueno e 18 g de mono-hidrato do ácido 4-toluenossulfónico e aquece-se a mistura a 90°C durante 2 horas. A reacção é processada da mesma forma que a descrita no Exemplo 1. A proporção de (RS,SR)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxi-fenil)ciclo-hexanol para (RR,SS)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol é de 1:8 e o rendimento em (RR,SS)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol é de 95% com base na quantidade inicial de (RR,SS)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol. EXEMPLO 4 A solução obtida após a reacção de Grignard é tratada com ácido 4-toluenossulfónico da mesma forma que a descrita no Exemplo 1, mas a mistura reaccional é aquecida a 90°C durante 2-1/2 horas. No final da reacção, a
-10- /«3Λ V-M * C proporção de (RS,SR)-2-diiiietilaiiiinoinelil-l-(3-rnetoxi-feiul)cielo-hexanul para (RR,SS)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol é de 1:18 e o rendimento em (RR,SS)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol é de 102% com base na quantidade inicial de (RR,SS)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifcnil)ciclo-hexanol. O produto é processado da forma descrita no Exemplo 2 para proporcionar o produto final. EXEMPLO 5 Λ solução obtida após a reacção de Grignard é tratada com ácido 4-toluenossulfónico da mesma forma que a descrita no Exemplo 1, mas a mistura reaccional é aquecida a 75°C e a reacção é terminada após 4 horas. No final da reacção, a proporção de (RS,SR)-2-dimetilammometil-l-(3-metoxi-fenil)ciclo-hexanol para (RR,SS)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol é de 1:8 e o rendimento em (RR,SS)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol é de 99% com base na quantidade inicial de (RR,SS)-2-dimetilaminometil-1 -(3-metoxifenil)ciclo-hexanol. EXEMPLO 6
Adicionam-se 25 ml de água e 10 g de mono-hidrato do ácido 4-toluenossulfónico a 8,8 g de (RS,SR)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)-ciclo-hexanol puro. Aquece-se a mistura a 95°C durante 2 horas. A reacção é terminada e processada da mesma forma da descrita no Exemplo 1. Obtêm-se 8 g de óleo consistindo de 52,8% de (RR,SS)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxife-nil)ciclo-hexanol, 5% de (RS,SR)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol e 37,8% de 2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)-ciclo-hex-6-eno. EXEMPLO 7
Evapora-se, até cerca de metade do seu volume, 3600 ml de filtrado contendo 7% de cloridrato de (RR,SS)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)-ciclo-hexanol e 1,7% de cloridrato de (RS,SR)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxi-fenil)ciclo-hexanol dissolvidos numa mistura de alcoóis primários obtida como águas-mãe do processo de purificação do Tramadol descrito na Patente Israelita 103096, e extrai-se a solução viscosa obtida com 2 x 1500 ml de água.
Ajusta-se a fase aquosa a pH 7 com uma solução de NaOH a 40% e adiciona-se 500 g de carbonato de potássio sólido e 1500 ml de tolueno. A mistura é agitada, as fases separadas e a fase orgânica evaporada à secura.
Adicionam-se 230 g de mono-hidrato do ácido 4-toluenossulfónico e 456 ml de água ao resíduo e aquece-se a mistura a 90°C durante 2 lA horas. A reacção é terminada e processada da mesma forma da descrita no Exemplo 1. A proporção de (RS,SR)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxi-fenil)ciclo-hexanol para (RR,SS)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol é de 1:20 e o rendimento até este ponto é de 76% com base na quantidade inicial de cloridrato de (RR,SS)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol. O cloridrato de (RR,SS)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol foi separado do óleo escuro como se descreve no Exemplo 2. EXEMPLO 8 71 g de uma mistura de isómeros contendo 51 g de cloridrato de (RR,SS)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol e 20 g de cloridrato -12- -12-
Ls t/l· /«fv 05*·^ dc (RS,SR)-2-dimctilaminometil-l-(3-metoxifeml)ciclo-hexaiiol, obtida na sequência do processo de purificação descrito na Patente dos Estados Unidos N° 3652589, foi convertida à correspondente mistura básica por tratamento com uma mistura de K2CO3 a 30%. Obtêm-se 62 g de mistura.
Esta mistura é aquecida a 90°C com 90 g de ácido 4-toluenos-sulfónico e 250 ml de água durante 2 lA horas, e a mistura é seguidamente processada como se descreve no Exemplo 2. A proporção de (RS,SR)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)-ciclo-hexanol para (RR,SS)-2-dimetilaminometil-1 -(3-metoxifenil)ciclo-hexanol é de 1:20 e o rendimento em (RR,SS)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxife-nil)ciclo-hexanol é de 111% com base na quantidade inicial de cloridrato de (RR,SS)-2-dimetilaminometil-1 -(3-metoxifenil)ciclo-hexanol. EXEMPLO 9
Uma mistura preparada a partir de 5 g de (RR,SS)-2-dimetilamino-metil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol e de 5 g de (RS,SR)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol é aquecida durante 3 horas a 90°C com 50 ml de água e 15 g de mono-hidrato do ácido 4-toluenossulfónico durante 2 horas. A reacção é terminada e processada da forma descrita no Exemplo 1. A proporção de (RS,SR)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxi-fenil)ci-clo-hexanol para (RR,SS)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol é de 1:18 e o rendimento de (RR,SS)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifeml)ciclo-hexanol é de 122% com base na quantidade inicial de (RR,SS)-2-dimetil-aminometil-1 -(3-metoxifenil)ciclo-hexanol. EXEMPLO 10 923 g da solução obtida a partir da reacção de Grignard entre a 2-dimetilaminometilciclo-hexanona e o brometo de 3-metoxifenilmagnésio é evaporada sob pressão reduzida até se deixar de observar a destilação de solvente. Obtcm-sc 215 g de um óleo espesso. Adiciona-se 250 ml de uma solução aquosa de ácido sulfúrico a 25% e aquece-se a mistura a 90°C durante 2 horas. Ajusta-se a mistura a pHll com carbonato de potássio sólido e extrai-se com tolueno. A proporção de (RS,SR)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)-ciclo-hexanol para (RR,SS)-2-dimetilaminometil-1 -(3-metoxifenil)ciclo-hexanol é de 1:18 e o rendimento de (RR,SS)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol é de 120% com base na quantidade inicial de (RR,SS)-2-dimetilami-nometil-1 -(3-metoxifenil)ciclo-hexanol. EXEMPLO 11
Obtêm-se 115 g de um óleo espesso a partir da reacção de Grignard entre a 2-dimetilaminometilciclo-hexanona e o brometo de 3-metoxifenil-magné-sio, contendo (RR,SS)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol e (RS,SR)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol na proporção de 1:5,5. Aquece-se o óleo a 90°C com 250 ml de uma solução de ácido fosfórico a 50% durante 2,5 horas. O óleo escuro resultante contém (RS,SR)-2-dimetilamino-metil-1 -(3-metoxifenil)ciclo-hexanol e (RR,SS)-2-dimetilaminometil-1 -(3-meto-xifenil)ciclo-hexanol na proporção de 1:18. O rendimento de (RR,SS)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol é de 75% com base na quantidade inicial de (RR,SS)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifeml)ciclo-hexanol. EXEMPLO 12
Obtêm-se 115 g de um óleo espesso a partir da reacção de Grignard entre a 2-dimetilaminometilciclo-hexanona e o brometo de 3-metoxifenil-magnésio, contendo (RR,SS)-2-dimetilaminometil-1 -(3-metoxifenil)ciclo-hexa-nol e (RS,SR)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol na proporção de 1:5,5. Aquece-se o óleo a 90°C com 250 ml de uma solução de ácido fórmico a 75% durante 2,5 horas. O óleo escuro resultante contém (RS,SR)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol e (RR,SS)-2-dimetilamino-metil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol na proporção de 1:9. O rendimento de (RR,SS)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol é de 66% com base na quantidade inicial de (RR,SS)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol.
Será evidente aos peritos na arte que a invenção não se limita aos detalhes dos exemplos ilustrativos precedentes e que a presente invenção pode ser realizada através de outras formas específicas sem que se saia dos atributos essenciais daquela, pelo que é, consequentemente, desejado que as presentes formas de realização e exemplos sejam considerados em todos os aspectos ilustrativos e nunca limitativos, fazendo-se antes referência às reivindicações apensas do que à descrição precedente, e todas as alterações que caiam dentro do significado e equivalência das reivindicações estão, consequentemente, ali compreendidas.
Lisboa, 26 de Janeiro de 2001
ALBERTO CANELAS Agente Oficial da Propriedade Ind
Propriedade Industriai
RUA VICTOR CORDON, 14 1200 LISBOA

Claims (13)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Um processo para a purificação e separação de (RR,SS)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol a partir de misturas contendo também (RS,SR)-2-dimetilaminometil-1 -(3-metoxifenil)ciclo-hexanol compreendendo: a. a reacção da mistura acima com um ácido forte num meio orgânico ou aquoso a uma temperatura elevada, através da qual o (RS,SR)-2-dimetil-aminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol é selectivamente convertido em 1 -(3-metoxifenil)-2-dimetilaminometilciclo-hex-6-eno, l-(3-meto-xifenil)-2-dimetilaminometilciclo-hex-l-eno ou numa mistura destes; ou, quando a reacção é realizada em meio aquoso, em l-(3-metoxifenil)-2-dimetilaminometilciclo-hex-6-eno, 1 -(3-metoxifenil)-2-dimetilaminome-tilciclo-hex-1 -eno, (RR,SS)-2-dimetilaminometil- l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol ou numa mistura destes; b. a precipitação selectiva do (RR,SS)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxife-nil)ciclo-hexanol desejado como um sal de ácido de amina; e c. a recristalização do produto purificado.
  2. 2. Um processo de acordo com a Reivindicação 1, em que o (RR,SS)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol e o (RS,SR)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifeml)ciclo-hexanol são obtidos fazendo reagir 2-dimetilaminometilciclo-hexanona com brometo de 3-metoxifenilmagnésio.
  3. 3. Um processo de acordo com a Reivindicação 1 ou com a Λ . \ -2- Reivindicação 2, cm que a citada mistura de (RR,SS)-2-dimetilaininomelil-1 -(3-metoxifenil)ciclo-hexanol e (RS,SR)-2-dimetilaminometil-1 -(3-metoxifenil)-ciclo-hexanol compreende de 20% a 30% de (RS,SR)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol e de 70% a 80% de (RR,SS)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol.
  4. 4. Um processo de acordo com a Reivindicação 1 ou com a Reivindicação 2, em que a citada mistura de (RR,SS)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol e (RS,SR)-2-dimetilaminometil-1 -(3-metoxifenil)-ciclo-hexanol é obtida a partir de uma solução dos correspondentes cloridratos em alcoóis C4-C8 a partir da qual foi precipitado o cloridrato de (RR,SS)-2-dimetilaminometil-1 -(3-metoxifenil)-ciclo-hexanol.
  5. 5. Um processo de acordo com a Reivindicação 1, em que a substância reagente é o (RS,SR)-2-dimetilaminometil-l-(3-metoxifenil)-ciclo-hexanol puro.
  6. 6. Um processo de acordo com qualquer uma das Reivindicações 1 a 5, em que a reacção é realizada a uma temperatura entre 50°-120°C.
  7. 7. Um processo de acordo com qualquer uma das Reivin dicações 1 a 6, em que a reacção é levada a cabo no ponto de ebulição.
  8. 8. Um processo de acordo com qualquer uma das Reivindicações 1 a 7, em que a reacção é levada a cabo em meio aquoso.
  9. 9. Um processo de acordo com qualquer uma das Reivindicações 1 a 8, em que 0 citado ácido forte é o ácido sulfurico. -β ίο.
  10. Uni processo de acordo com qualquer uma das Reivindicações 1 a 8, em que o citado ácido forte é o ácido 4-toluenossulfónico.
  11. 11. Um processo de acordo com qualquer uma das Reivindicações 1 a 10, cm que a precipitação da Etapa b é levada a cabo utilizando um álcool e cloreto de hidrogénio.
  12. 12. Um processo de acordo com qualquer uma das Reivindicações 1 a 11, cm que a precipitação final é levada a cabo por recristalização a partir de um álcool.
  13. 13. Um processo de acordo com a Reivindicação 11, em que o álcool é o 2-propanol. Lisboa, 26 de Janeiro de 2001 ALBERTO CANELAS Agente Oficial da Propriedade Industrial RUA VICTOR CORDON, 14 1200 LISBOA
PT96308347T 1995-12-07 1996-11-19 Processo para a purificacao de (rr-ss)-2-dimetilaminometil-1-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol e seus sais PT778262E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IL11628195A IL116281A (en) 1995-12-07 1995-12-07 Process for the purification of (rr,ss)-2-dimethylaminomethyl-1-(3-methoxyphenyl) cyclohexanol and its salts

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT778262E true PT778262E (pt) 2001-05-31

Family

ID=11068279

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT96308347T PT778262E (pt) 1995-12-07 1996-11-19 Processo para a purificacao de (rr-ss)-2-dimetilaminometil-1-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol e seus sais

Country Status (12)

Country Link
US (1) US5672755A (pt)
EP (1) EP0778262B1 (pt)
AT (1) ATE198879T1 (pt)
AU (1) AU713304B2 (pt)
CA (1) CA2192155C (pt)
DE (1) DE69611663T2 (pt)
DK (1) DK0778262T3 (pt)
ES (1) ES2154792T3 (pt)
GR (1) GR3035602T3 (pt)
IL (1) IL116281A (pt)
PT (1) PT778262E (pt)
SK (1) SK282179B6 (pt)

Families Citing this family (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
IL119121A (en) * 1996-08-22 2000-11-21 Chemagis Ltd Process for the purification of (RR-SS)-2-dimethylaminomethyl-1-(3-methoxyphenyl)cyclohexanol hydrochloride
JP2001510180A (ja) 1997-07-15 2001-07-31 ラシンスキィ・リミテッド トラマドール、その塩酸塩、及びそれらの製造方法
US5877351A (en) * 1997-12-24 1999-03-02 Wyckoff Chemical Company, Inc. Preparation and purification process for 2- (dimethylamino) methyl!-1-(3-methoxphenyl)-cyclohexanol and its salts
IT1298597B1 (it) * 1998-03-06 2000-01-12 Secifarma Spa Processo per la purificazione dell'(rr,ss)-2-(dimetilammino)metil- 1-(3-metossifenil)-cicloesanolo dall'(rs,sr)-2-(dimetilammino)
DE69913955T2 (de) * 1998-05-22 2004-12-16 Mallinckrodt, Inc. Ein verbessertes synthese- und reinigungsverfahren für (r*,r*)-2-[(dimethylamino)methyl]-1-(3-methoxyphenyl) cyclohexanol hydrochlorid
AU4211799A (en) * 1998-05-29 1999-12-13 Pharmacia & Upjohn Company 3-[(1--n-methylamino)ethyl-n-benzyl] pyrrolidine monomethanesulfonate
AU4775699A (en) * 1999-06-22 2001-01-09 Grunenthal Gmbh Method for separating the diastereomer bases of 2-((dimethylamino)methyl)-1-(3-methoxyphenyl)-cyclohexanol
GB0010437D0 (en) * 2000-04-28 2000-06-14 Darwin Discovery Ltd Process
DE10108308A1 (de) * 2001-02-21 2002-08-29 Gruenenthal Gmbh Verfahren zur Isolierung und Reinigung von (1RS,2RS)-2[(Dimethylamino)methyl]-1-(3-methoxyphenyl)-cyclohexanol
US6649783B2 (en) * 2001-10-03 2003-11-18 Euro-Celtique, S.A. Synthesis of (+/-)-2-((dimethylamino)methyl)-1-(aryl)cyclohexanols
WO2003048113A1 (en) 2001-11-30 2003-06-12 Sepracor Inc. Tramadol analogs and uses thereof
US8487002B2 (en) 2002-10-25 2013-07-16 Paladin Labs Inc. Controlled-release compositions
TWI319713B (en) * 2002-10-25 2010-01-21 Sustained-release tramadol formulations with 24-hour efficacy
US20060172006A1 (en) * 2003-10-10 2006-08-03 Vincent Lenaerts Sustained-release tramadol formulations with 24-hour clinical efficacy
DE102005031041A1 (de) * 2005-07-02 2007-01-04 Palitzsch, Peter Verfahren zur Isomerisierung von Tramadol
DK1940467T3 (da) 2005-09-09 2017-02-13 Paladin Labs Inc Lægemiddelsammensætning med langvarig frigivelse
EP1785412A1 (en) * 2005-11-14 2007-05-16 IPCA Laboratories Limited Tramadol recovery process

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE1219503B (de) 1960-08-20 1966-06-23 Firth Cleveland Ltd Heiz- und/oder Kuehlgeraet
US3652589A (en) * 1967-07-27 1972-03-28 Gruenenthal Chemie 1-(m-substituted phenyl)-2-aminomethyl cyclohexanols
US3653589A (en) 1970-07-27 1972-04-04 Carrier Corp Air conditioning system
IL103096A (en) 1992-09-08 1996-12-05 Chemagis Ltd Process for purification 2 -]) Dimethylamino (methyl-1-) 3-methoxycinyl (cyclohexanol and its salts.

Also Published As

Publication number Publication date
US5672755A (en) 1997-09-30
AU7181896A (en) 1997-06-12
GR3035602T3 (en) 2001-06-29
DE69611663D1 (de) 2001-03-01
EP0778262A3 (en) 1998-04-29
ES2154792T3 (es) 2001-04-16
CA2192155A1 (en) 1997-06-08
SK150396A3 (en) 1997-07-09
EP0778262B1 (en) 2001-01-24
IL116281A (en) 1999-06-20
EP0778262A2 (en) 1997-06-11
IL116281A0 (en) 1996-03-31
ATE198879T1 (de) 2001-02-15
AU713304B2 (en) 1999-11-25
CA2192155C (en) 2005-06-14
SK282179B6 (sk) 2001-11-06
DE69611663T2 (de) 2001-06-13
DK0778262T3 (da) 2001-03-05

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT778262E (pt) Processo para a purificacao de (rr-ss)-2-dimetilaminometil-1-(3-metoxifenil)ciclo-hexanol e seus sais
Kharasch et al. The addition of N-haloamides to olefins
Thompson The diacylation of amides by acyl chloride—pyridine compounds
US1889645A (en) Beta-dimethylaminoethyl ester of para-butylamino-benzoic acid
Homeyer et al. Preparation of tert-butylacetic acid and its derivatives
US5874620A (en) Process for the purification of (RR-SS)-2-dimethylaminomethyl-1-(3-methoxyphenyl)cyclohexanol hydrochloride
PT1917254E (pt) Processo para a produção de amorolfina
JP2009511622A (ja) ヘキサメチレンジアミン及びアミノカプロニトリルの製造方法
US3207787A (en) N-alkoxy-alpha-substituted cycloalkyl-propylamines
SK10352000A3 (sk) Čistenie tramadolu
US2276508A (en) Method for the separation of optically active alpha-methylphenethylamine
Overberger et al. Decomposition of Unsymmetrical Nitrosamines1
US2276509A (en) Method for the separation of optically active alpha-methylphenethylamine
US3505385A (en) Alpha-lower alkanoylamino - alpha - hydroxy and/or methoxy substituted benzyl propionitriles
WO2020187953A1 (en) Process to recover 3-methyl-but-3-en-1-ol
US3721697A (en) Resolution of dl-alpha-lower alkanoyl-amino-alpha-(benzyl)propionitriles
US3555093A (en) 2,alpha-dimenthyl-beta-ethyl-beta-(p-fluorophenyl)-ethylamines and the salts thereof
US2577121A (en) Substituted ethylamines
JPH01139537A (ja) シクロヘキセンの分離方法
BRPI0607761A2 (pt) mÉtodo para minimizar impurezas À base de aldeÍdo em uma corrente do processo
JP3182563B2 (ja) ジアミノジフェニル化合物の精製方法
US3723496A (en) Resolution of dl-{60 -amino-{60 -vanillylpropionitriles
JP2008222593A (ja) アルキルアミノピリジン類の精製方法
PT85722B (pt) Processo para a separacao de diastereomeros
FR2466476A1 (fr) Procede de durcissement de mousses de polyurethane utilisant comme catalyseur une amine tetramethylee, amines tetramethylees et leur recuperation dans un melange reactionnel