PT683982E - Um produto de pastelaria com alto conteudo de iogurte - Google Patents

Um produto de pastelaria com alto conteudo de iogurte Download PDF

Info

Publication number
PT683982E
PT683982E PT95201033T PT95201033T PT683982E PT 683982 E PT683982 E PT 683982E PT 95201033 T PT95201033 T PT 95201033T PT 95201033 T PT95201033 T PT 95201033T PT 683982 E PT683982 E PT 683982E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
weight
yoghurt
yogurt
product according
pastry
Prior art date
Application number
PT95201033T
Other languages
English (en)
Inventor
Roberto Guarneri
Nadia Morbarigazzi
Original Assignee
Barilla Alimentare Spa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Barilla Alimentare Spa filed Critical Barilla Alimentare Spa
Publication of PT683982E publication Critical patent/PT683982E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A21BAKING; EDIBLE DOUGHS
    • A21DTREATMENT, e.g. PRESERVATION, OF FLOUR OR DOUGH, e.g. BY ADDITION OF MATERIALS; BAKING; BAKERY PRODUCTS; PRESERVATION THEREOF
    • A21D2/00Treatment of flour or dough by adding materials thereto before or during baking
    • A21D2/08Treatment of flour or dough by adding materials thereto before or during baking by adding organic substances
    • A21D2/24Organic nitrogen compounds
    • A21D2/26Proteins
    • A21D2/261Animal proteins
    • A21D2/263Animal proteins from dairy products
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A21BAKING; EDIBLE DOUGHS
    • A21DTREATMENT, e.g. PRESERVATION, OF FLOUR OR DOUGH, e.g. BY ADDITION OF MATERIALS; BAKING; BAKERY PRODUCTS; PRESERVATION THEREOF
    • A21D13/00Finished or partly finished bakery products
    • A21D13/10Multi-layered products
    • A21D13/16Multi-layered pastry, e.g. puff pastry; Danish pastry or laminated dough
    • A21D13/19Multi-layered pastry, e.g. puff pastry; Danish pastry or laminated dough with fillings

Description

ξ>339·&·ζ.
DESCRIÇÃO "Um produto de pastelaria com alto conteúdo de iogurte" A presente invenção refere-se, em geral, aos denominados produtos de pastelaria levedados de forma natural que têm um índice de humidade entre 15 e 25% em peso. A invenção refere-se, mais particularmente, a um produto de pastelaria, recheado ou sem rechear, que compreende iogurte como sendo o ingrediente que a caracteriza.
Sabe-se que já há tempo que está em curso uma investigação constante no sector de produtos de pastelaria na industria de confeitaria, com o objectivo de enriquecer os produtos, particularmente, desde o ponto de vista da saúde e da nutrição.
Sabe-se também o numero e a natureza dos problemas que o investigador tem que enfrentar, quando depois de identificar os melhores ingredientes de enriquecimento e a "receita" mais apropriada e mais equilibrada, desde os pontos de vista nutritivo e organoléptico, tem que os incorporar na mistura básica de farinha-água-fermento. Estes problemas sempre se incrementam, devido à necessidade de obter uma taxa alta de produção, o que é típico na industria alimentaria, com instalações e máquinas que sejam do mais convencional possível.
Também se sabe que, entre os muitos ingredientes saudáveis e nutritivos para o enriquecimento de produtos de pastelaria, o iogurte goza, actualmente, duma particular aceitação, devido às suas reconhecidas propriedades. 1
No entanto, no que se refere ao iogurte em particular, existe um limite em relação à correspondente quantidade que pode ser associada a um produto de pastelaria (por exemplo um aperitivo), do tipo aqui tido em consideração e, apesar das numerosas e repetidas tentativas feitas com este fim, até agora ainda não se conseguiu superar este limite.
De facto, de acordo com uma técnica bem fundada neste campo, de modo a associar iogurte a um produto de pastelaria, foi inicialmente incorporado num creme de recheio que, com o fim de manter as qualidades organolépticas do produto final e, em particular, com o fim de não ter um sabor "excessivamente" ácido, tinha que conter mais de 15-18% em peso de iogurte.
Tendo em conta o facto de que a relação entre a massa e o creme de recheio dos produtos de pastelaria convencionais pode variar entre 70/30-80/20, e que a percentagem de 4-5% em peso de iogurte do produto final era consequentemente demasiado baixa, como para ser significativa desde um ponto de vista nutritivo e organoléptico, foi tomado em consideração, então, a incorporação de iogurte na massa, mas observou-se relutantemente que não era possível incorporar iogurte em quantidades superiores a 5-6% em peso em relação ao peso da massa.
De facto, para quantidades de iogurte superiores a 5-6%, chegou-se à conclusão que nas fases de fermentação e de cozedura, existia um abatimento substancial da estrutura da massa, com todos os efeitos adversos reconhecidos na qualidade do produto final, incluindo o efeito visual de não atingir a forma desejada. O produto 2 final ficaria, de facto, sempre achatado e/ou rígido, e de qualquer modo inaceitável para ser colocado no mercado. 0 documento DE-A-4202267 divulga uma composição duma massa que compreende iogurte em pó (5-25%), adoçante, gordura vegetal, amido, sêmola de soja, clara de ovo, acidificante, agente emulsionador e, opcionalmente, outros aditivos. 0 documento GB-A-440790 divulga uma bolacha de textura porosa, composta por uma camada unida por numerosos filamentos, tipo fio, substancialmente paralelos, entrecruzados e sobrepostos. O problema sobre o qual se baseia a presente invenção é, por esse motivo, o de proporcionar um produto de pastelaria, no qual a massa tenha uma estrutura tal que possa aceitar quantidades de iogurte superiores ao limite permitido até agora, de 5-6% em peso em relação ao peso da massa, sem que por esse motivo tenha um efeito comparável a um abatimento da estrutura, durante a fermentação e a cozedura, ou depois duma permanência prolongada em armazém.
Sabe-se que a denominada "estrutura" duma massa deve-se à firmeza da rede de glúten respectiva, ou seja, da rede formada pelo glúten que está presente na farinha seleccionada para a produção da massa.
Surpreendentemente, foi actualmente descoberto que o iogurte evita a formação da rede de glúten e que tem inclusivamente um efeito desestruturante na rede, sendo este efeito directamente proporcional à quantidade de iogurte incorporado na massa original e tornando-se 3 significativo precisamente com valores de iogurte superiores a 5-6%. 0 conceito de solução para o problema técnico mencionado anteriormente é o de aumentar de maneira eficaz a reticulação da rede de glúten da massa, de modo a tornar o efeito desestruturante, exercido pelo iogurte incorporado na mistura original, completamente irrelevante para os objectivos de estabilidade estrutural do produto final.
Tendo como base este conceito, o problema técnico exposto anteriormente está resolvido, de acordo com a invenção, mediante um produto de pastelaria, caracterizado por compreender uma massa levedada de forma natural que tem um conteúdo de humidade de 15-2 5% em peso, produzida a partir duma folha de camadas múltiplas de massa estendida com rolo, com camadas entrecruzadas e que incorpora uma quantidade superior a 10% em peso de iogurte. A expressão: "folha de camadas múltiplas, com camadas entrecruzadas", pretende essencialmente definir o resultado da técnica denominada "dobrar e estender" aplicada a uma folha de massa estendida com rolo, e que de acordo com esta técnica se estende uma folha de massa, estendida com rolo, dobrada em diversas camadas sobrepostas e na qual a folha estendida resultante, que por sua vez se dobra em varias camadas sobrepostas, se estende numa direcção transversal à que se estendeu previamente, e assim sucessivamente durante um numero predeterminado ou escolhido de vezes.
Através deste tipo de operação, as cadeias de glúten da massa cruzam-se entre si varias vezes com um aumento 4 do efeito de reticulação (reticulação mecânica) na rede do glúten.
Descobriu-se que, para que a estrutura do produto de pastelaria da invenção não seja essencialmente afectada pelo iogurte nesta incorporado, o numero de camadas entrecruzadas da folha estendida com rolo, de camadas múltiplas, a partir das quais se forma o produto, deve ser proporcional à quantidade de iogurte presente na mesma.
Descobriu-se que, para quantidades de 12 a 30% de iogurte em relação ao peso do produto final, o numero de camadas entrecruzadas da folha de camadas múltiplas de massa estendida com rolo, esteja, vantajosamente e preferivelmente, entre 250 e 1500. A vantagem principal, alcançada pela presente invenção, constitui o facto de que podem ser incorporadas quantidades consideráveis de iogurte à "parte" de massa dum produto de pastelaria, ditas quantidades podem até tornar supérfluo o uso dum recheio de iogurte, que é normalmente utilizado de modo a obter umas quantidades apreciáveis de iogurte desde o ponto de vista nutritivo ou de saúde.
Outra vantagem importante, está constituída pelo facto de que a estrutura do produto de pastelaria desta invenção é, deste modo, "estável" e resistente, de tal modo que pode ser fermentada e cozida, mantendo-se a sua forma, sem a utilização de moldes. A variedade de produtos de pastelaria que podem ser produzidos através do que se expõe nesta invenção é, vantajosamente e consequentemente, ampliada desde o ponto de vista da forma e da apresentação dos produtos. 5
De acordo com um dos aspectos preferidos da invenção, utiliza-se iogurte fresco, e mais vantajosamente, iogurte fresco com frutas.
Naturalmente, o produto de pastelaria da invenção pode ser recheado com creme duma composição preferível: podem ser utilizados, vantajosamente mas não exclusivamente, determinados cremes de iogurte, nos quais o conteúdo de iogurte possa variar entre 15 e até 18% em peso, em relação ao peso do creme do iogurte.
Num recheio de creme de iogurte, a proporção em peso entre a massa e o creme do produto final deve, preferivelmente, variar entre 72/28 e 83/17.
As características e vantagens da invenção tornar-se-ão mais evidentes através dos seguintes exemplos relativos à sua realização, nos quais todas as partes se referem a partes em peso, salvo que se indique o contrario. EXEMPLO 1
Preparou-se, de modo totalmente convencional, uma mistura baseada em farinha, água, levedura e gemas de ovo. Durante a fase de amassar, incorporou-se uma quantidade de 20% em peso de iogurte fresco em relação ao peso da massa.
Depois de amassar durante o tempo adequado, extruiu-se a mistura, utilizando, novamente, uma técnica convencional, produzindo uma folha de massa que se submeteu a estratificação em camadas múltiplas.
Em particular, a folha de massa foi disposta em camadas com um total de 520 camadas entrecruzadas, levada a cabo pela técnica de dobrar e estender em quatro fases sucessivas. 6 A partir da folha em camadas múltiplas, de massa estendida com rolo, assim obtida, que tinha uma espessura de aproximadamente 8 mm, formaram-se porções de folha, com dimensões predeterminadas de acordo com os aperitivos que se pretendiam produzir, mediante cortes longitudinais e transversais.
Estas porções de folha estendida com rolo, com camadas múltiplas, que incorporavam iogurte foram fermentadas em condições controladas, a uma temperatura entre 30-32°C e a uma humidade relativa (R.H) de 85-90%, com um tempo de fermentação de 2 horas.
Depois de pincelar, de modo convencional, a superfície com ovo diluído, aplicado com um sistema de pincel, as porções fermentadas foram cozidas no forno a uma temperatura de 180-200°C, permanecendo no forno durante 15-20 minutos.
Deve-se ter em conta que, devido à reticulação especialmente acentuada da rede de glúten na folha de massa estendida com rolo, com camadas múltiplas, as porções de massa conseguiram passar pelas fases de fermentação e cozedura sem que fossem colocadas, de antemão, em moldes adequados.
Todos os aperitivos produzidos deste modo tinham uma textura particularmente suave e uniforme, apesar do alto conteúdo de iogurte (20% em peso, em relação ao peso da massa) com um conteúdo médio de humidade (aproximadamente 18%), e todos eles se conservaram durante muito tempo (2-3 meses). EXEMPLO 2
Preparou-se uma mistura baseada em farinha, água, levedura e gemas de ovo, que incorporava uma quantidade 7 de 12% em peso, do peso do iogurte recém preparado, em relação ao peso da mistura. A folha produzida por extrusão, dispôs-se em camadas, mediante a técnica de dobrar e estender, chegando a compreender 260 camadas entrecruzadas. A folha de massa estendida com rolo, de camadas múltiplas, assim produzida, que tinha uma espessura de 8-9 mm, foi, então, cortada longitudinalmente para produzir um grande numero de fatias contínuas, de folha estendida com rolo, com aproximadamente 26-28 cm de largura.
Depois de serem separadas, colocaram-se as fatias individuais, de folha estendida com rolo, numa câmara de fermentação, a uma temperatura de 30-32°C com uma humidade relativa de 80-85%, na qual permaneceram durante um período de, aproximadamente, duas horas.
Depois da fermentação e da pincelagem superficial adequada com ovo diluído, aplicado com um sistema de pincel, colocaram-se as fatias fermentadas num forno de passadeiras para serem cozidas. A temperatura do forno estava controlada entre os 180-200°C e as fatias permaneceram no forno durante 15-20 minutos.
Quando se retiraram do forno e se arrefeceram, cortaram-se ao meio em sentido longitudinal os produtos assim produzidos, e depois de se dar a volta a uma das duas partes, a outra foi recheada adequadamente com uma medida predeterminada dum creme de iogurte, preparado à parte.
Este creme continha, em particular e preferivelmente, 17-18% de iogurte recém preparado e entre 7 e 11% em peso de fruta seca em relação ao peso do 8 recheio, mais preferivelmente 9% em peso de fruta seca, correspondendo a, aproximadamente, 40% de fruta fresca.
Juntaram-se, então, as duas partes da massa e cortaram-se em fatias transversais para produzir aperitivos recheados de iogurte, nos quais o iogurte estava presente tanto na massa como no recheio.
Os produtos obtidos neste caso também se conservaram durante muito tempo (2-3 meses) e tinham todos uma textura particularmente suave e uniforme, a pesar da presença de elementos desestruturantes como o iogurte e a fruta. EXEMPLO 3
Repetiu-se o exemplo 1, excepto que se incorporou na mistura inicial uma quantidade de iogurte recém preparado, igual a 3 0% em peso da massa e que a técnica de dobrar e estender prosseguiu durante varias fases sucessivas, de modo a produzir uma folha de massa estendida com rolo, de camadas múltiplas, que compreendia 1500 camadas entrecruzadas. O produto obtido, depois da fermentação e da cozedura, constituía um aperitivo que podia também estar recheado com creme de iogurte, mas que podia ser consumido tal como estava, devido ao elevado conteúdo de iogurte na massa.
Neste caso, o aperitivo também tinha uma textura particularmente agradável e uma durabilidade ou vida em armazém que se prolongava até 2-3 meses.
Lisboa, 2 1 NOV. 2000 9

Claims (8)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Um produto de pastelaria, caracterizado por compreender uma massa levedada de forma natural que tem um conteúdo de humidade de 15-25% em peso, produzido a partir duma folha de camadas múltiplas de massa estendida com rolo, com camadas entrecruzadas, e que incorpora uma quantidade superior a 10% em peso de iogurte.
  2. 2. Um produto de pastelaria, de acordo com a Reivindicação 1, caracterizado pela presença duma quantidade de iogurte de 10 a 30% em peso.
  3. 3. Um produto de pastelaria, de acordo com a Reivindicação 2, caracterizado por a massa estendida com rolo, de camadas múltiplas, compreender de 250 a 1500 camadas entrecruzadas.
  4. 4. Um produto de pastelaria, de acordo com a Reivindicação 3, caracterizado por o iogurte ser iogurte recém preparado.
  5. 5. Um produto de pastelaria, acordo com a Reivindicação 3, caracterizado por compreender, também, um recheio de creme de iogurte.
  6. 6. Um produto de pastelaria, de acordo com a Reivindicação 5, caracterizado por o recheio compreender creme de iogurte recém preparado e fruta.
  7. 7. Um produto de pastelaria, de acordo com a Reivindicação 6, caracterizado por a fruta ser fruta seca que está presente em quantidades entre 7 e 11% em peso em relação ao peso do recheio.
  8. 8. Um produto de pastelaria, de acordo com quaisquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por ser produzido mediante fermentação e cozedura, sem a utilização de moldes. Lisboa, 2 t MOV. 2000
    2
PT95201033T 1994-05-23 1995-04-22 Um produto de pastelaria com alto conteudo de iogurte PT683982E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ITMI941039A IT1269817B (it) 1994-05-23 1994-05-23 Prodotto da forno ad elevato contenuto di yogurt

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT683982E true PT683982E (pt) 2001-02-28

Family

ID=11368961

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT95201033T PT683982E (pt) 1994-05-23 1995-04-22 Um produto de pastelaria com alto conteudo de iogurte

Country Status (18)

Country Link
EP (1) EP0683982B1 (pt)
JP (1) JPH08149943A (pt)
AT (1) ATE197373T1 (pt)
AU (1) AU701004B2 (pt)
BR (1) BR9502498A (pt)
CA (1) CA2149072A1 (pt)
DE (1) DE69519329T2 (pt)
DK (1) DK0683982T3 (pt)
ES (1) ES2153009T3 (pt)
GR (1) GR3035339T3 (pt)
HU (1) HUT75373A (pt)
IT (1) IT1269817B (pt)
NO (1) NO317931B1 (pt)
PL (1) PL308634A1 (pt)
PT (1) PT683982E (pt)
SI (1) SI0683982T1 (pt)
TR (1) TR28948A (pt)
ZA (1) ZA954158B (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
IT1284649B1 (it) * 1996-05-24 1998-05-21 Foodinvest Group Srl Composizione di crema allo yogurt per trancini alla crema.
US20200107554A1 (en) 2009-12-01 2020-04-09 Arlington Valley Farms Llc Multi-Layered Food Product and Method For Forming
US10448653B2 (en) 2009-12-01 2019-10-22 Arlington Valley Farms Llc Multi-layered food product and method for forming
WO2011068902A2 (en) * 2009-12-01 2011-06-09 Arlington Valley Farms Llc Sandwich and method for forming
DE102013017643A1 (de) * 2013-10-25 2015-04-30 Griesson - De Beukelaer Gmbh & Co. Kg Dauerbackware aus mehreren Schichten und Verfahren zur Herstellung einer aus mehreren Schichten bestehenden Dauerbackware

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB440790A (en) * 1935-07-05 1936-01-06 Loose Wiles Biscuit Co Improved cereal food product and its method of manufacture
DE3105821A1 (de) * 1981-02-18 1982-08-19 Martin 3008 Garbsen Szilagyi "gebaeck"
US4696825A (en) * 1985-01-25 1987-09-29 Nabisco Brands, Inc. Continuous production of shelf-stable multi-textured shredded cereal biscuits having a paste filling
DE4202267C2 (de) * 1992-01-28 1994-02-03 Doehler Gmbh Backmischung mit Joghurtpulver und daraus herstellbares Gebäck

Also Published As

Publication number Publication date
GR3035339T3 (en) 2001-05-31
IT1269817B (it) 1997-04-15
AU1774195A (en) 1995-11-30
TR28948A (tr) 1997-08-04
DE69519329T2 (de) 2001-04-05
EP0683982A1 (en) 1995-11-29
HU9501488D0 (en) 1995-07-28
ATE197373T1 (de) 2000-11-11
ITMI941039A1 (it) 1995-11-23
DK0683982T3 (da) 2001-01-22
SI0683982T1 (en) 2001-02-28
PL308634A1 (en) 1995-11-27
NO952028L (no) 1995-11-24
AU701004B2 (en) 1999-01-14
NO952028D0 (no) 1995-05-22
ES2153009T3 (es) 2001-02-16
EP0683982B1 (en) 2000-11-08
HUT75373A (en) 1997-05-28
ZA954158B (en) 1996-01-19
JPH08149943A (ja) 1996-06-11
DE69519329D1 (de) 2000-12-14
BR9502498A (pt) 1995-12-19
CA2149072A1 (en) 1995-11-24
NO317931B1 (no) 2005-01-10
ITMI941039A0 (it) 1994-05-23

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP2528734B2 (ja) 食 品
US9913488B2 (en) Egg products including plant fiber and method of preparing same
AU738563B2 (en) Shelf-stable snack bar with crust and filling
PT2180792E (pt) Bolo donut cozido ao vapor
ABU‐GHOUSH et al. Comparative study of egg white protein and egg alternatives used in an angel food cake system
PT89115B (pt) Processo para a preparacao de produtos de massa em camadas do tipo "piza"
US6753026B2 (en) Process for making a range of long shelf life, filled bread snacks
HUT73615A (en) Filled laminated dough systems
JPS58190345A (ja) 安定性が良くかおりの高い朝食用ペ−ストリ−
BR112015009539B1 (pt) método para produzir um produto alimentício de textura dupla
PT683982E (pt) Um produto de pastelaria com alto conteudo de iogurte
US20070122536A1 (en) Method for the production of food products having reduced fat content
KR101893496B1 (ko) 부드러운 크림이 포함된 브리오쉬 브레드 및 이의 제조방법
US6827958B2 (en) Toaster pastry
ES2248269T3 (es) Aperitivo salado y metodo para la preparacion del mismo.
KR101893499B1 (ko) 클라우드 브레드 및 이의 제조방법
ES2242592T3 (es) Metodo de preparacion de un aperitivo salado relleno.
JPS61247332A (ja) パイ食品の製造法
CA1248406A (en) High stability, high flavor, breakfast pastry
JPH0139729B2 (pt)
JP2013172697A (ja) もちもちフラワーベース
JPH01265845A (ja) 惣菜入りパン及びその中間流通品
AU2004260550A1 (en) Method for the production of food products having reduced fat content
ITRM20120457A1 (it) Composizione edibile per la conservazione degli alimenti, procedimento per la sua preparazione e relativi usi.
CA2366181A1 (en) Toaster pastry