PT2464265E - Forno para o tratamento térmico de produtos alimentares - Google Patents

Forno para o tratamento térmico de produtos alimentares Download PDF

Info

Publication number
PT2464265E
PT2464265E PT107304776T PT10730477T PT2464265E PT 2464265 E PT2464265 E PT 2464265E PT 107304776 T PT107304776 T PT 107304776T PT 10730477 T PT10730477 T PT 10730477T PT 2464265 E PT2464265 E PT 2464265E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
chain
heat treatment
food products
furnace according
chamber
Prior art date
Application number
PT107304776T
Other languages
English (en)
Inventor
Per Heindorf Iversen
Original Assignee
Mom S As
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Mom S As filed Critical Mom S As
Publication of PT2464265E publication Critical patent/PT2464265E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47JKITCHEN EQUIPMENT; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; APPARATUS FOR MAKING BEVERAGES
    • A47J37/00Baking; Roasting; Grilling; Frying
    • A47J37/04Roasting apparatus with movably-mounted food supports or with movable heating implements; Spits
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47JKITCHEN EQUIPMENT; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; APPARATUS FOR MAKING BEVERAGES
    • A47J37/00Baking; Roasting; Grilling; Frying
    • A47J37/04Roasting apparatus with movably-mounted food supports or with movable heating implements; Spits
    • A47J37/045Roasting apparatus with movably-mounted food supports or with movable heating implements; Spits with endless conveyors
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47JKITCHEN EQUIPMENT; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; APPARATUS FOR MAKING BEVERAGES
    • A47J37/00Baking; Roasting; Grilling; Frying
    • A47J37/06Roasters; Grills; Sandwich grills

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Baking, Grill, Roasting (AREA)
  • Furnace Charging Or Discharging (AREA)

Description

ΕΡ2464265Β1
DESCRIÇÃO
FORNO PARA O TRATAMENTO TÉRMICO DE PRODUTOS ALIMENTARES 0 invento refere-se a um forno para o tratamento térmico de produtos alimentares colocados numa grelha numa câmara por meio de uma fonte de calor, em que a grelha consiste numa parte superior de uma grelha em forma de corrente sem-fim que se desloca em torno de um determinado número de suportes de corrente, em que os suportes inferior e superior definem as extremidades inferior e superior da referida parte de corrente superior. 0 documento de patente australiana AU8835982 divulga um aparelho de cozedura para a preparação de produtos alimentares feitos de farinha. Os pedaços de pão são cozidos no aparelho sendo transportados em transportadores através das secções de aquecimento.
Os fornos para o tratamento térmico de refeições na forma de produtos alimentares, tais como, por exemplo, as batatas fritas, são amplamente utilizados em locais onde existe uma procura de refeições servidas de forma fácil e rápida. 0 documento WO 95/13734 divulga um forno deste tipo.
Este forno compreende uma câmara de tratamento térmico com uma grelha na forma de um tambor rotativo no qual os produtos alimentares são expostas a radiação térmica a partir de lâmpadas de quartzo, enquanto se roda simultaneamente o tambor. 1 ΕΡ2464265Β1
Uma desvantagem desta construção reside no facto de a temperatura na câmara se tornar bastante elevada, pelo que as substâncias vaporizadas descarregadas dos produtos alimentares tendem a desintegrar-se, formando-se componentes com mau odor e prejudiciais à saúde.
Outra desvantagem reside no facto de estes compostos tenderem a agarrar-se à superfície das lâmpadas quentes, com o resultado desvantajoso de as lâmpadas se tornarem mais ou menos inúteis e a sua superfície atingir uma temperatura superior à que o material pode suportar.
Este forno conhecido é de fabrico dispendioso. Além disso, a sua estrutura complicada torna-o susceptível de se quebrar durante o funcionamento. 0 carregamento do forno com uma porção de produtos alimentares exige os passos seguintes.
Abrir uma primeira entrada para a câmara de tratamento térmico e depois uma segunda entrada para o tambor, carregar o tambor com produtos alimentares a serem sujeitos a tratamento térmico, após o que a segunda abertura de entrada e a primeira abertura de entrada têm de ser novamente fechadas para poder tratar termicamente os produtos alimentares carregados. A descarga dos produtos alimentares acabados tratados termicamente é feita da seguinte forma.
Roda-se o tambor até uma posição de descara predeterminada, abre-se uma abertura de descarga fazendo rodar uma porta deslizante em torno do eixo do tambor, 2 ΕΡ2464265Β1 descarregam-se os produtos alimentares sujeitos a tratamento térmico através da abertura de descarga, e fecha-se de novo a referida abertura. 0 tratamento térmico dos produtos alimentares neste forno conhecido é também um processo relativamente lento devido ao facto de a grelha ser um tambor com uma área de grelha efectiva relativamente pequena. A dimensão limitada da abertura de descarga e o formato circular do tambor implicam, além disso, que a operação de descarga exige tempo e que o esvaziamento frequente do tambor não seja completo sempre que uma porção de produtos alimentares tenha sido preparada.
Além disso, os produtos alimentares caiem através da abertura de descarga influenciadas apenas pela gravidade. É inútil dizer que a utilização deste forno conhecido é extremamente laboriosa e demorada. Por isso, o forno também é inadequado para o tratamento térmico de porções de produtos alimentares numa sucessão rápida. 0 referido forno conhecido para o tratamento térmico de porções de produtos alimentares tem, por isso, uma capacidade relativamente pequena e uma grande exigência de espaço.
As desvantagens acima mencionada do forno da arte anterior são solucionadas de acordo com o invento por, num primeiro aspecto do presente invento, se proporcionar um forno do tipo mencionado no parágrafo inicial no qual uma porção de produtos alimentares pode ser sujeita a tratamento 3 ΕΡ2464265Β1 térmico de uma forma rápida e fácil; num segundo aspecto do presente invento proporciona-se um forno do tipo mencionado no parágrafo inicial que tem uma grande capacidade com uma pequena exigência de espaço; num terceiro aspecto do presente invento proporciona-se um forno do tipo mencionado no parágrafo inicial por meio do qual as porções de produtos alimentares podem ser submetidas a tratamento térmico numa sucessão rápida; num quarto aspecto do presente invento proporciona-se um forno do tipo mencionado no parágrafo inicial que pode ser operado de uma forma simples e económica; num quinto aspecto do presente invento proporciona-se um forno do tipo mencionado no parágrafo inicial que tem uma estrutura simples e pouco dispendiosa; num sexto aspecto do presente invento proporciona-se um forno do tipo mencionado no parágrafo inicial que não é susceptivel de avariar durante o funcionamento; num sétimo aspecto do presente invento proporciona-se um forno do tipo mencionado no parágrafo inicial no qual a temperatura durante o funcionamento é suficientemente baixa para garantir que as substâncias vaporizadas descarregadas dos produtos alimentares durante o tratamento térmico não se desintegram; num oitavo aspecto do presente invento proporciona-se um forno do tipo mencionado no parágrafo inicial no qual a fonte de calor tem uma vida útil longa.
As caracteristicas novas e únicas do invento consistem no facto de o forno compreender meios de accionamento concebidos para colocar a parte de corrente superior em movimento na direcção do suporte de corrente superior durante o tratamento térmico de uma porção de produtos alimentares e na direcção do suporte de corrente inferior durante a descarga dos produtos alimentares acabadas sujeitas a tratamento térmico. 4 ΕΡ2464265Β1
De acordo com o invento este forno tem uma área de grelha em forma de corrente relativamente grande e, além disso, uma grande abertura de descarga através da gual pode ser feita uma descarga forçada dos produtos alimentares acabados.
Obtém-se assim, com vantagem, um forno melhorado por meio do gual porções de produtos alimentares podem ser sujeitas a tratamento térmico de uma forma rápida e fácil, simples e económica, numa sucessão rápida. 0 forno também tem uma estrutura simples e barata, que não é susceptivel de se avariar durante o funcionamento e também tem uma vida útil longa.
Durante o funcionamento a temperatura no forno é relativamente baixa, pelo que as substâncias vaporizadas descarregadas dos produtos alimentares durante o tratamento térmico não se desintegram.
Numa forma de realização preferida de acordo com o invento, a parte superior da corrente forma uma curva voltada para cima, para o lado côncavo.
De acordo com o invento a curva é orientada de tal forma que o ângulo de inclinação, cuja tangente à referida curva forma com um plano horizontal, muda de um valor inferior para um valor superior na direcção do suporte de corrente inferior para o suporte de corrente superior, de preferência de um valor próximo de zero para um valor de cerca de 90 0 . 5 ΕΡ2464265Β1
Isto implica que a parte superior da corrente, que se desloca na direcção do suporte de corrente superior, colocará os produtos alimentares, de um nivel inferior para um nivel superior, até que o ângulo de inclinação seja tão grande que os produtos alimentares já não possam permanecer na corrente.
Os produtos alimentares caiem então do nivel superior para o nivel inferior na corrente, após o que recomeçam a ser deslocados para cima, e este processo repete-se até que os produtos alimentares tenham sido submetidas a tratamento térmico, tal como pretendido.
Os produtos alimentares, devido a estes movimentos específicos dos produtos alimentares na corrente, serão feitos rodar inúmeras vezes até se assegurar efectivamente o tratamento térmico igual de todos os lados de cada produto alimentar.
Para melhorar a capacidade das correntes em colocar os produtos alimentares, a parte de corrente superior pode ser equipada, de acordo com o invento, com transportadores para suportar os produtos alimentares que se deslocam para cima. Uma área maior da parte de corrente superior é por isso utilizada para o processo de tratamento térmico, pelo que o tempo usado para o processo é menor ao mesmo tempo que aumenta a capacidade do forno.
Do mesmo modo a área da grelha em forma de corrente é relativamente grande, implicando a vantagem de o tempo usado para o tratamento térmico de uma parte dos produtos alimentares ser muito curto, pelo que a capacidade do forno 6 ΕΡ2464265Β1 torna-se muito grande, ao mesmo tempo que o forno tem uma pequena exigência de espaço.
De acordo com o invento a capacidade do forno pode facilmente ser tão grande que o forno pode preparar porções relativamente grandes de produtos alimentares.
Por isso, o forno é adequado, não só para preparar produtos alimentares individuais, com também é um aparelho vantajoso em cozinhas, por exemplo de restaurantes, para preparar porções maiores de produtos alimentares submetidos a tratamento térmico a serem servidos a mais clientes.
Numa forma de realização do invento, a parte superior da corrente pode ser forçada a seguir a curva acima mencionada por meio de guias colocadas por cima da parte de corrente superior, de preferência de cada um dos lados dessa parte de corrente.
Além disso as guias podem ser feitas, de acordo com o invento, num material com um baixo coeficiente de atrito relativamente ao material da corrente.
Numa forma de realização preferida do invento, pelo menos um disco rotativo pode ser colocado em cada um dos lados da grelha em forma de corrente entre os rolos inferior e superior, de tal forma que o disco se apoia contra o lado superior da parte de corrente superior, pelo que uma parte da parte de corrente superior é forçada a estender-se ao longo de uma curva que segue um comprimento de arco da periferia de pelo menos um dos referidos discos rotativos. 7 ΕΡ2464265Β1 0 tratamento térmico dos produtos alimentares pode ser feito, de acordo com o invento, por meio de pelo menos um determinado número de lâmpadas de quartzo colocadas por cima da parte de corrente superior, de preferência numa posição tal que os produtos alimentares na parte de corrente são irradiadas por iqual.
Normalmente, o tratamento térmico dos produtos alimentares exige a admissão de ar no processo para a oxidação dos produtos alimentares e para a remoção dos gases emitidos.
Por isso, o forno tem pelo menos uma entrada de ar e pelo menos uma saída de ar e de gases emitidos. 0 ar e os gases no forno tendem a escoar-se para cima, isto é, da entrada para a saída, uma vez que são aquecidos pelo processo de tratamento térmico no forno.
Nalguns casos, em que um tal escoamento não é suficiente para submeter correctamente os produtos alimentares a tratamento térmico, utiliza-se um ventilador para gerar um fluxo forçado de ar e de gases através do forno, de pelo menos uma das referidas entradas de ar para pelo menos uma das referidas saídas de ar e de gases emitidos. 0 invento será agora explicado em mais detalhe abaixo, proporcionando várias vantagens características e efeitos técnicos e descrevendo formas de realização exemplificativas com referência aos desenhos, nos quais: 8 ΕΡ2464265Β1
Figura 1 é um corte lateral de uma forma de realização do forno de acordo com o invento, numa posição aberta;
Figura 2 mostra o mesmo forno, mas numa posição operacional;
Figura 3 é um corte lateral de outra forma de realização do forno de acordo com o invento, numa posição operacional;
Figura 4 é um corte do forno ao longo da figura IV-IV na figura 1;
Figura 5 é um corte lateral de uma terceira forma de realização do forno de acordo com o invento, numa posição operacional;
Figura 6 é um corte do forno ao longo da linha VI-VI na figura 5,
Figura 7 é um corte do forno ao logo da linha VII-VII-IV na figura 5, e
Figura 8 é um corte ilustrado em maior escala de uma embraiagem do forno ao longo da linha VIII-VIII na figura 7, mas com as duas peças da embraiagem parcialmente engatadas.
No que segue supõe-se que os produtos alimentares a serem submetidos a tratamento térmico são pedaços de batata, do tipo batatas fritas pré-fritas que, durante a operação de tratamento térmico, são atravessadas por uma corrente de ar para serem submetidas adequadamente a tratamento térmico. 9 ΕΡ2464265Β1 Só o forno está ilustrado nas figuras, não os produtos alimentares, que não fazem parte deste invento. 0 processo de tratamento térmico é feito no forno ilustrado nas figuras 1, 2 e 4 compreendendo uma câmara 1 na qual uma grelha 2 em forma de corrente sem-fim móvel é montada numa estrutura 3 consistindo, nesta forma de realização, em quatro vigas transversais 4, 5, 6 e 7 estendendo-se horizontalmente entre dois elementos laterais verticais 8.
As três vigas transversais 4, 5 e 6 são uma viga transversal inferior, uma superior e uma intermédia que funcionam como suportes para a corrente e que, por isso, são formadas com superfícies curvas para facilitar a passagem deslizante da corrente pelas vigas transversais. A viga transversal 7 tem a superior e inferior 9 e 10. A corrente é constituída, figura 4, por um determinado longitudinais e transversais 11 para formar uma grelha móvel, corrente estão ilustrados apenas forma de um V com uma perna como pode ver-se melhor na número de elos de cadeia e 12 articulados entre si Nas figuras, os elos de como linhas. A corrente tem uma parte de corrente superior 13 que se estende da viga transversal inferior 4 até à viga transversal superior 5, e uma parte de corrente inferior 14 que se estende da viga transversal superior 5 até à viga transversal intermédia 6, e desta de novo para a viga transversal inferior 4. 10 ΕΡ2464265Β1
Uma guia 15 está montada em cada um dos elementos laterais 8 da estrutura 3, e cada guia estende-se ao longo de uma curva com o lado côncavo voltado para cima.
As guias 15 são colocadas por cima dos rebordos da parte de corrente superior 13 que, dessa forma, é forçada a seguir a mesma curva que as guias.
Na zona da viga transversal inferior 4, a parte de corrente superior 13 está orientada principalmente horizontalmente, enquanto na zona da viga transversal superior 5 está orientada principalmente verticalmente.
Uma polia de tensão 16, que pode ser solicitada por uma mola (não ilustrada), serve para ajustar a tensão da corrente.
Durante o funcionamento a corrente desliza ao longo de uma superfície descendente das guias e na superfície das vigas transversais. As guias e vigas transversais são feitas, por isso, num material com baixa resistência ao atrito.
Um pinhão de corrente 17 engata cada lado da corrente. Os pinhões estão montados um eixo 18, que pode rodar nas chumaceiras 19 formados nos lados da câmara.
Uma roda motriz 20, que engata uma roda mandada 21, está montada numa parte de extremidade do eixo 18. A roda motriz 20 está montada num veio de saída 22 de um motor eléctrico 23. 11 ΕΡ2464265Β1 A corrente pode ser assim feita rodar em torno das três vigas transversais 4, 5 e 6 alimentando o motor 23. Invertendo simplesmente o sentido de rotação do motor, o movimento da parte superior da corrente pode ser direccionada opcionalmente, quer contra a viga transversal superior 5, quer contra a viga transversal inferior 4. A câmara 1 é feita num elemento de parede dupla 24 em cada lado da estrutura, de um elemento de parede dupla 25 no lado traseiro da estrutura, de uma parede inferior 26 por baixo da estrutura e de uma parede superior 27 por cima da estrutura.
Cada um dos elementos laterais 24 é formado com uma parte dianteira 28, que na viga transversal dianteira 7 tem o mesmo formato visto em corte e horizontalmente é colocado em linha com isto na direcção transversal da câmara.
Cada um dos elementos laterais 24 está montado com uma guia 29 para suportar a estrutura 3 que pode ser colocada nas guias de modo a poder ser removido para renovação ou limpeza, se necessário. A parede superior 27 da câmara é formada com uma abertura de acesso 30 formando um ângulo com um plano horizontal para ai proporcionar um acesso confortável ao interior da câmara. A dimensão deste ângulo pode ser escolhida para ser principalmente igual ao que um plano forma com um plano horizontal através da linha central das vigas transversais inferior e superior 4 e 5. 12 ΕΡ2464265Β1
Uma tampa de parede dupla 31 serve para fechar a abertura 30. Na figura 1, a câmara está aberta, e na figura 2 está fechada. A tampa está ligada de forma articulada à câmara por meio de uma ou mais charneiras 32 e pode ser pivotada manualmente ou por meio de actuadores actuados por motor (não ilustrados) ou cilindros de trabalho pneumáticos ou hidráulicos (não ilustrados).
Uma base de lâmpada 33 para suporte de uma ou mais lâmpadas de quartzo 34 está fixada ao lado interior da tampa 31, de tal forma que, na posição fechada da tampa, está colocada centralmente por cima da parte superior 13 da corrente 2 .
No topo da câmara é formada uma saida de ar 35 voltada para trás para permitir que o ar que atravessa a câmara fechada durante o processo de tratamento térmico se escape da câmara. A saida de ar pode desembocar no ambiente ou num filtro (não ilustrado) para limpeza de ar antes de ser evacuado para o ambiente.
Um exaustor de ar 36 está colocado, neste caso, antes da saida de ar na câmara para gerar uma corrente de ar forçado através da câmara. O tratamento térmico dos pedaços de batata é feito da seguinte forma.
Rodando a tampa 31 para cima, abre-se a abertura de acesso 30 à câmara 1, após o que uma porção de pedaços de batata é colocada na grelha 2 em forma de corrente e, 13 ΕΡ2464265Β1 rodando a tampa para baixo sobre a abertura fecha-se a abertura de acesso 30.
Alimentando o motor 23 e o ventilador 34 e ligando as lâmpadas de quartzo 34 dá-se inicio então ao processo de tratamento térmico durante o qual os pedaços de batatas são expostos a intenso calor por radiação infravermelha proveniente das lâmpadas de quartzo. O motor 23, que agora está a rodar, leva a parte superior de corrente 13, através das engrenagens 3 e 4 e dos pinhões de corrente 17, a deslocar-se na direcção da viga transversal superior 5. A forma curva da parte de corrente superior tem o efeito vantajoso de cada pedaço de batata ser feito rodar muitas vezes enquanto é submetido a tratamento térmico, pelo que se consegue um tratamento térmico óptimo por igual do pedaço de batata.
De igual forma, a grande área da grelha em forma de corrente da parte de corrente superior assegura que o processo de tratamento térmico é executado rapidamente.
Os pedaços de batata terão, mesmo se forem pré-fritos, o mesmo teor de água e de componentes oleaginosos, que durante o aquecimento dos pedaços de batata são parcialmente emitidos na forma de vapor. É necessário renovar continuamente o ar na câmara durante o funcionamento para evitar a saturação do ar, o que levaria a que o processo de tratamento térmico fosse mais ou menos entravado ou interrompido e os pedaços de batata não 14 ΕΡ2464265Β1 pudessem atingir a superfície crocante pretendida devido à falta de oxigénio. A renovação de ar é executada, neste caso, por meio do exaustor de ar 36 que, durante o funcionamento, gera uma corrente de ar através da câmara, desde a abertura por baixo da corrente 2 até à abertura 35 no topo da câmara.
Um tabuleiro (não ilustrado) pode ser colocado por baixo da corrente para recolher fluidos, por exemplo gordura e óleo que pingam dos pedaços de batata aquecidos. 0 sentido de rotação do motor é invertido quando os pedaços de batata tiverem sido submetidos a tratamento térmico de acordo com o necessário, pelo que o movimento da parte de corrente superior muda, de ser direccionado contra a viga transversal superior 5, para ser direccionado contra a viga transversal inferior 4, tendo como resultado que os pedaços de batata acabados são rapidamente descarregados, por exemplo, numa manga descartável 37, para aí serem servidos, de forma conveniente, como fast food. 0 fecho é depois aberto para se repetir a operação acima mencionada no caso de ser encomendada uma nova porção de pedaços de batata submetidos a tratamento térmico. 0 forno pode ser colocado, por exemplo, numa mesa 38 numa sala (não ilustrada) onde os pedaços de batata submetidos a tratamento térmico são servidos. Para impedir que esse vapor odoroso se liberte para a sala enquanto a tampa está na posição aberta, o exaustor de ar pode ser adaptado para funcionar continuamente, isto é, também quando a câmara está aberta. 15 ΕΡ2464265Β1 A figura 3 ilustra outra forma de realização do forno de acordo com o invento, numa posição operacional. Esta forma de realização do forno corresponde, no essencial, à forma de realização ilustrada nas figuras 1 e 2. Os mesmos números identificam, por isso, as mesmas partes.
Neste caso existe um funil 39 com uma entrada 40 que passa através da tampa 31. A entrada está fechada, na figura, por uma porta deslizante 41 que, por se poder abrir, permite que o forno, em alternativa a abrir a tampa 31, seja carregado através do funil com uma porção de produtos alimentares.
Neste caso, a tampa pode ser fixa de forma amovível à câmara, para que seja aberta ou temporariamente removida apenas para inspecção e/ou limpeza da corrente.
As figuras 5 a 8 mostram uma terceira forma de realização do forno de acordo com o invento, numa posição operacional. Esta forma de realização do forno corresponde, no essencial, à forma de realização ilustrada na figura 3 e, por isso, os mesmos números são usados para identificar as mesmas partes.
Neste caso os rolos inferior, superior e intermédio 42, 43 e 44 substituíram, as vigas transversais inferior, superior e intermédia 4, 5 e 6 das primeira e segunda formas de realização do forno do invento.
Cada um destes rolos está montado de forma rotativa nos elementos laterais 8 da estrutura 3, e o rolo intermédio 44 está ainda equipado, neste caso, com quatro pinhões de 16 ΕΡ2464265Β1 corrente 17 que engatam a grelha 2 em forma de corrente sem-fim.
Um motor eléctrico 45 serve para fazer rodar o rolo intermédio durante o funcionamento, de tal forma que parte de corrente superior 13 corre na direcção do rolo superior 43 enquanto submete os pedaços de batata a tratamento térmico e na direcção do rolo inferior 42 enquanto descarrega os pedaços de batata submetidos a tratamento térmico. A função do forno do invento corresponde às funções descritas previamente das primeira e segunda formas de realização do forno, e por isso esta função não será aqui descrita.
Esta terceira forma de realização do invento implica a vantagem da grelha em forma de corrente correr em torno dos rolos com um mínimo de atrito e de abrasão.
Nas figuras 5 e 6, o forno está na sua posição montada, pronta a ser usado. Na figura 7 a estrutura está em vias de ser puxada para fora do forno para ser inspeccionada e limpa.
Esta operação é possível devido à forma de realização específica da embraiagem 46 para ligação amovível do rolo intermédio 44 ao motor eléctrico 45.
Esta embraiagem consiste numa primeira parte 47 fixa ao rolo intermédio 44 e numa segunda parte 48 fixa ao veio de saída 49 do motor eléctrico 45. 17 ΕΡ2464265Β1 A primeira parte 47 da embraiagem 46 é formada com uma ranhura 50, enquanto a segunda parte 48 consiste numa chaveta 48 que encaixa na ranhura 50.
No estado montado do forno, a segunda parte 48 da embraiagem engata na ranhura 50 da primeira parte 47, pelo que o motor pode transmitir energia mecânica motriz ao rolo intermédio 44 e, através desta, à grelha 2 em forma de corrente.
Quando se acopla ou desacopla a embraiagem, a ranhura e a chaveta são colocadas na posição ilustrada na figura 8, onde estão em linha com a direcção de movimento da estrutura que é deslocada para dentro e para fora do forno.
Em cada extremidade do rolo inferior e intermédio 42, 44, respectivamente, é colocada uma roda 51 para suporte da estrutura quando é deslocada para dentro e para fora do forno. Durante esta operação, as rodas correm em ranhuras 52 formadas nos elementos de parede 24 em cada lado da câmara 1 do forno.
Uma ventoinha de exaustão 53, que é colocada no elemento de parede dupla 25 no lado traseiro da estrutura, serve, através de uma abertura 54 no referido elemento, para renovar o ar da câmara durante o funcionamento e o empurrar para fora por uma abertura livre 55 no topo do elemento. A ventoinha de exaustão 53 é suportada por meio de pelo menos uma outra ventoinha 56 colocada na tampa de parede dupla 31, que neste caso é formada com um topo convexo 57. 18 ΕΡ2464265Β1
Pelo menos uma das referidas outras ventoinhas 56 serve para incorporar ar fresco através de uma ou mais aberturas de entrada 58 na tampa de parede dupla e soprá-lo para a câmara através da abertura de acesso 30 na parede superior da câmara para suportar a ventoinha de exaustão 53.
Parte do referido ar é guiado para baixo por meio de uma placa deflectora 59 para as lâmpadas 34, para efectivamente arrefecer as lâmpadas e para as manter livres de substâncias vaporizadas que poderiam desintegrar-se e destruir as lâmpadas. A porta deslizante 41 está aberta de inicio, quando se prepara uma porção de produtos alimentares, após o que os produtos alimentares são conduzidos, através do funil 39, para a câmara e para baixo, para a parte de corrente superior 13 da grelha 2 em forma de corrente. A parte de corrente superior estende-se, entre os rolos inferior e superior 42 e 43, ao longo de uma curva côncava que é formada, neste caso, por meio de dois discos que são montados de forma rotativa em cada um dos seus elementos laterais 8 da estrutura 3.
Em vez de um disco relativamente grande em cada um dos lados da estrutura, podem ser usados dois ou mais discos mais pequenos para formar a parte de corrente superior como uma curva.
Os discos podem também estar equipados com dentes que engatam a parte de corrente superior para desta forma garantir efectivamente que os discos rodam, em vez de apenas deslizarem na corrente. 19 ΕΡ2464265Β1
Devido ao facto de a câmara e da tampa serem constituídas por elementos com paredes duplas, a própria câmara está bem isolada. 0 enchimento ou revestimento do interior dos elementos com um material isolante pode melhorar o isolamento. 0 forno do invento tem uma grande capacidade e funciona muito rapidamente, mesmo tendo poucas exigências de espaço.
Lisboa, 22 de Novembro de 2013 20

Claims (13)

  1. ΕΡ2464265Β1 REIVINDICAÇÕES 1. Forno para o tratamento térmico de produtos alimentares colocados numa grelha (13) numa câmara (1) por meio de uma fonte de calor (34), em que a fonte de calor e a grelha estão compreendidas no forno, sendo a grelha constituída por uma parte superior (13) de uma grelha (2) em forma de uma corrente-sem fim que corre em torno de um determinado número de suportes de corrente (4, 5, 6; 42, 43, 44), em que os suportes inferior e superior (4, 5) definem as extremidades inferior e superior da referida parte de corrente superior, caracterizado por o forno compreender meios de accionamento (23, 20, 21, 17) concebidos para colocar a parte de corrente superior (13) em movimento na direcção do suporte de corrente superior (5) durante o tratamento térmico de uma parte dos produtos alimentares e na direcção do suporte de corrente inferior (4) durante a descarga dos produtos alimentares acabados sujeitos a tratamento térmico.
  2. 2. Forno de acordo com a reivindicação 1,caracterizado por pelo menos um dos suportes de corrente (4, 5, 6; 42, 43, 44) ser um rolo rotativo (42, 43, 44).
  3. 3. Forno de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por pelo menos um disco rotativo (60) ser colocado de cada um dos lados da grelha (2) em forma de corrente entre os rolos inferior e superior (42, 43), de tal forma que o disco se apoia contra o lado superior da parte de corrente superior (13).
  4. 4. Forno de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por uma parte da parte de corrente superior (13) se estender ao longo de uma curva que segue um comprimento de arco da 1 ΕΡ2464265Β1 periferia de pelo menos um dos referidos discos rotativos (60) .
  5. 5. Forno de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado por o forno compreender uma estrutura (3) para a montagem rotativa dos suportes de corrente (4, 5, 6; 42, 43, 44) na corrente (2).
  6. 6. Forno de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por a estrutura compreender os suportes de corrente (4, 5, 6; 42, 43, 44) e dois elementos laterais (8).
  7. 7. Forno de acordo com as reivindicações 5 ou 6, caracterizado por a estrutura (3) ser montada de forma amovível na câmara (1) .
  8. 8. Forno de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado por a câmara (1) compreender uma abertura de acesso (30) e uma tampa (31) para cobrir a abertura de acesso pelo menos durante o tratamento térmico dos produtos alimentares.
  9. 9. Forno de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por a abertura de acesso formar um ângulo com um plano horizontal.
  10. 10. Forno de acordo com as reivindicações 8 ou 9, caracterizado por a tampa (31) ser montada na câmara (1) por meio de pelo menos uma charneira (32).
  11. 11. Forno de acordo com qualquer das reivindicações 8 a 10, caracterizado por a fonte de calor (34) ser montada na tampa 2 ΕΡ2464265Β1 (31) e estar voltada para a parte de corrente superior (13) na posição fechada da tampa.
  12. 12. Forno de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 11, caracterizado por o forno compreender um exaustor de ar (36) para gerar uma corrente de ar através da câmara (1) pelo menos durante uma operação de tratamento térmico.
  13. 13. Forno de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 12, para o tratamento térmico de produtos alimentares, tais como batatas fritas. Lisboa, 22 de Novembro de 2013 3
PT107304776T 2009-07-17 2010-07-12 Forno para o tratamento térmico de produtos alimentares PT2464265E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP09165806A EP2275011A1 (en) 2009-07-17 2009-07-17 An oven for heat-treating food pieces

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2464265E true PT2464265E (pt) 2013-11-29

Family

ID=41257076

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT107304776T PT2464265E (pt) 2009-07-17 2010-07-12 Forno para o tratamento térmico de produtos alimentares

Country Status (20)

Country Link
US (1) US8707858B2 (pt)
EP (2) EP2275011A1 (pt)
JP (1) JP5697666B2 (pt)
KR (1) KR20120037996A (pt)
CN (1) CN102481072B (pt)
AU (1) AU2010272636A1 (pt)
BR (1) BR112012001024A2 (pt)
CA (1) CA2804733A1 (pt)
DK (1) DK2464265T3 (pt)
EA (1) EA019800B1 (pt)
ES (1) ES2439285T3 (pt)
HK (1) HK1171350A1 (pt)
MX (1) MX2012000741A (pt)
MY (1) MY154697A (pt)
NZ (1) NZ598243A (pt)
PL (1) PL2464265T3 (pt)
PT (1) PT2464265E (pt)
SG (1) SG177669A1 (pt)
WO (1) WO2011006868A1 (pt)
ZA (1) ZA201201092B (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
KR102241546B1 (ko) * 2019-12-18 2021-04-19 조태중 숯불을 적용한 대형 철판구이 장치
KR102241542B1 (ko) * 2019-12-18 2021-04-19 조태중 타원형 모양의 대형 철판구이 장치
KR102241543B1 (ko) * 2019-12-18 2021-04-19 조태중 양측면 구이 작업 공간을 갖는 대형 철판구이 장치
US11839330B2 (en) * 2021-01-18 2023-12-12 Kitchen Robotics Ltd Air fryer with rotating pot for robotic and automating food preparation systems

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1597393A (en) * 1925-07-06 1926-08-24 Alfred D Sinden Conveyer
US3615585A (en) * 1968-12-18 1971-10-26 Swift & Co Method for heat processing sausage-type food items
JPS5142191B1 (pt) * 1971-01-18 1976-11-13
US4373431A (en) * 1980-12-08 1983-02-15 William P. Wallick Apparatus for applying a grill stripe to a meat product
AU8835982A (en) * 1981-09-11 1983-03-17 Stuck, R.M. Cooking apparatus
US5006355A (en) * 1990-08-01 1991-04-09 Stuck Robert M Apparatus and method for cooking food products, specially for broiling whole chickens and other meats
CN87202484U (zh) * 1987-02-25 1988-03-16 魏述宏 煤气红外多级加热煎饼烙制机
FR2687299B1 (fr) * 1992-02-18 1995-05-19 Seb Sa Grille-pain a plan de defilement incline.
DK171668B1 (da) 1993-11-19 1997-03-10 Ejner Bjoern Hansen Apparatur til varmebehandling af et partikulært fødevareprodukt
PT1006850E (pt) 1997-05-16 2003-02-28 Plf Internat A S Aparelho para um tratamento termico de um produto alimentar especifico
FR2836036A1 (fr) * 2002-02-20 2003-08-22 Diet & Pic Appareil de cuisson pour brochettes
CN201223307Y (zh) * 2008-05-08 2009-04-22 李焯华 多功能电烤箱

Also Published As

Publication number Publication date
US8707858B2 (en) 2014-04-29
SG177669A1 (en) 2012-02-28
CN102481072A (zh) 2012-05-30
NZ598243A (en) 2014-01-31
EA019800B1 (ru) 2014-06-30
AU2010272636A1 (en) 2012-03-08
JP5697666B2 (ja) 2015-04-08
JP2012533328A (ja) 2012-12-27
PL2464265T3 (pl) 2014-01-31
CA2804733A1 (en) 2011-01-20
DK2464265T3 (da) 2013-12-16
MX2012000741A (es) 2012-02-21
BR112012001024A2 (pt) 2016-03-15
EA201200140A1 (ru) 2012-08-30
EP2275011A1 (en) 2011-01-19
ES2439285T3 (es) 2014-01-22
ZA201201092B (en) 2012-10-31
CN102481072B (zh) 2015-06-03
EP2464265A1 (en) 2012-06-20
MY154697A (en) 2015-07-15
KR20120037996A (ko) 2012-04-20
WO2011006868A1 (en) 2011-01-20
US20120114822A1 (en) 2012-05-10
EP2464265B1 (en) 2013-09-11
HK1171350A1 (en) 2013-03-28

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2515193T3 (es) Cocina de calentamiento por infrarrojos
ES2658067T3 (es) Horno de cocción rápida
PT2464265E (pt) Forno para o tratamento térmico de produtos alimentares
PT2203098E (pt) Grelhador automático para cocção por lotes variável
WO2013116606A2 (en) Oven with steam infusion
US3269299A (en) Apparatus for grilling of chickens
US20070039488A1 (en) Oven
KR101660647B1 (ko) 회전식 바비큐 구이장치
US9027470B1 (en) Food condition maintaining device
KR101394563B1 (ko) 휴대용 바비큐 구이 장치
ES2259099T3 (es) Horno asador.
KR100853566B1 (ko) 회전식 구이 장치
KR102049540B1 (ko) 맥반석과 같은 천연복사열판을 이용한 농축수산물 건조 및 구이장치
KR200432413Y1 (ko) 참숯 바비큐 오븐
KR20110004463U (ko) 직화형 조리기구
KR100883608B1 (ko) 고기구이 장치
KR20080003993U (ko) 회전가열식 숯불구이기
JP2016077767A (ja) 食品炙り装置
KR200394453Y1 (ko) 회전식 숯불 구이장치
CN2693008Y (zh) 一种烘、烧、焖、烤炉
CN1672522A (zh) 一种烘、烧、焖、烤炉的设计方法
KR20090008797U (ko) 구이용 전열조리장치
KR20050043527A (ko) 할로겐히터를 구비한 조리기
KR100630391B1 (ko) 회전식 숯불 구이장치
KR200374784Y1 (ko) 음식물 구이장치