PT2347017E - Métodos para conservar peles de matadouro - Google Patents

Métodos para conservar peles de matadouro Download PDF

Info

Publication number
PT2347017E
PT2347017E PT98201403T PT09820140T PT2347017E PT 2347017 E PT2347017 E PT 2347017E PT 98201403 T PT98201403 T PT 98201403T PT 09820140 T PT09820140 T PT 09820140T PT 2347017 E PT2347017 E PT 2347017E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
drying
steps
liquor
acids
fatty
Prior art date
Application number
PT98201403T
Other languages
English (en)
Inventor
Peter J Holicza
Original Assignee
Leatherteq Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Leatherteq Ltd filed Critical Leatherteq Ltd
Publication of PT2347017E publication Critical patent/PT2347017E/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C14SKINS; HIDES; PELTS; LEATHER
    • C14CCHEMICAL TREATMENT OF HIDES, SKINS OR LEATHER, e.g. TANNING, IMPREGNATING, FINISHING; APPARATUS THEREFOR; COMPOSITIONS FOR TANNING
    • C14C1/00Chemical treatment prior to tanning
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C14SKINS; HIDES; PELTS; LEATHER
    • C14CCHEMICAL TREATMENT OF HIDES, SKINS OR LEATHER, e.g. TANNING, IMPREGNATING, FINISHING; APPARATUS THEREFOR; COMPOSITIONS FOR TANNING
    • C14C1/00Chemical treatment prior to tanning
    • C14C1/08Deliming; Bating; Pickling; Degreasing
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T428/00Stock material or miscellaneous articles
    • Y10T428/4935Impregnated naturally solid product [e.g., leather, stone, etc.]

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • General Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Treatment And Processing Of Natural Fur Or Leather (AREA)

Description

1 ΡΕ2347017
DESCRIÇÃO "MÉTODOS PARA CONSERVAR PELES DE MATADOURO" A invenção pertence à conservação de peles de matadouro, peles e peles com pelo e, em particular a métodos de conservação antes de curtir.
Antecedentes 0 processo de fabricar couro a partir de peles de matadouro mudou relativamente pouco durante muitos anos e os muitos passos que o processo compreende são bem conhecidos na indústria. Em termos gerais, há passos preliminares para conservar as peles de matadouro e prepará-las para serem curtidas, seguidos pelos passos de curtimenta e processamento posterior. Uma sequência típica de passos na parte preliminar do processo, antes da curtimenta, é curar com sal (cloreto de sódio), demolhar e lavar, descarnar, encalar, deslanar, amatar e tratar com ácidos. A cura de sal das peles de matadouro, efectuada como primeiro passo, é feita quer pela imersão das peles de matadouro numa solução salina, por salga húmida ou salga seca. 0 objectivo da cura de sal é retardar a deterioração antes de se efectuarem os restantes passos do processo de fabrico de couros. É comum, na América do Norte e em muitas 2 ΡΕ2347017 outras partes do mundo, que as peles de matadouro sejam conservadas pela cura de sal e, então, sejam enviadas para fábricas de curtumes além-mar para processamento posterior e curtimenta.
Outro método comum de curar peles de matadouro inclui o processamento através dos passos preliminares de maneira convencional e curtir com sulfato de crómio, o que resulta num produto designado por "azul húmido" (curtimenta a crómio húmida) que é, então, mais curtida outra vez, muitas vezes nas fábricas de curtumes além-mar. Mesmo com este processo, contudo, a cura de sal pode ser efectuada como um passo preliminar. 0 pedido US 4 999 024 A divulga um processo de curtir couro no qual, como tratamento preliminar, peles de matadouro de animais divididas, ou peles a serem curadas por secagem e/ou salga, são imersas numa solução lubrificante de gordura/óleo, escorridas e, subsequentemente, submetidas a um processo de amatar como preparação final para a curtimenta. A prática da cura de sal provoca danos ambientais significativos. Quando a cura e a curtimenta são efectuadas em fábricas diferentes, este dano ocorre em ambos os lugares.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO A invenção fornece um método para conservar peles de matadouro antes da cura sem usar cura de sal, na qual as 3 ΡΕ2347017 peles de matadouro sao imersas num licor gordo antes da secagem.
De acordo com um modelo de realização, as peles de matadouro são submetidas aos passos de lavar, descarnar, encalar e deslanar, seguidos pelos passos de imersão em licor gordo, eliminação da cal, desamatagem, tratamento com ácidos e, por fim, secagem. Eventualmente, os passos preliminares podem incluir a divisão da pele de matadouro.
De acordo com outro modelo de realização, as peles de matadouro são submetidas aos passos de lavar, descarnar, encalar, deslanar e eliminar a cal, seguidos pelos passos de imersão em licor gordo, amatagem, tratamento com ácidos e secagem.
De acordo com outro modelo de realização, as peles de matadouro são submetidas aos passos de lavar, desencarnar, encalar, deslanar, eliminar a cal e amatar, seguidos pelos passos de tratar com ácidos usando uma porção de uma solução de tratamento com ácidos, imersão em licor gordo, mais tratamento com ácidos com o resto da solução de tratamento com ácidos e, finalmente, secagem. A invenção fornece ainda uma pele de matadouro conservada, imersa em licor gordo, não curtida. A pele de matadouro também pode ser tratada com ácidos ou deslanada, ou ambos. Pode ser fabricada de acordo com os métodos da invenção. 4 ΡΕ2347017
Deve entender-se que o método da presente invenção é um afastamento significativo dos processos convencionais do fabrico de couros. 0 mais importante é que o passo inicial da cura de sal das peles de matadouro não é necessário nem efectuado. 0 passo de imersão em licor gordo é efectuado antes de qualquer curtimenta da pele de matadouro, ao passo que nos processos convencionais, é geralmente efectuado depois de a pele de matadouro ser curtida, não antes. Também, a pele de matadouro é seca depois de tratada com ácidos, enquanto que, nos processos convencionais, as peles de matadouro não são secas antes da curtimenta.
As peles de matadouro produzidas pelo método da invenção são secas, flexíveis e prontamente re-hidratadas para processamento posterior. São mais fáceis de classificar do que as peles de matadouro salgadas e com pêlo. São muito mais leves do que as peles de matadouro curadas com sal e, portanto, a sua expedição é mais barata. Não incluem o desperdício dos sub-produtos e do sal, presentes nas peles de matadouro salgadas e, portanto, não criam problemas de eliminação aos industriais de curtumes.
Estas e outras características da invenção tornar-se-ão aparentes na seguinte descrição dos modelos de realização preferidos.
Descrição dos Modelos de Realização Preferidos
Nesta especificação e nas reivindicações, o termo 5 ΡΕ2347017 "pele de matadouro" deve ser entendido como incluindo peles de matadouro, peles e peles com pelo. Também deve ser entendido que todas as percentagens em peso aqui indicadas, salvo especificação em contrário, referem-se ao peso da pele de matadouro a ser tratada. Assim, por exemplo, referência à imersão num licor gordo que seja de 5% em peso refere-se à percentagem em peso do licor gordo relativo ao peso da pele de matadouro a ser imersa no licor gordo.
Ao pôr em prática os métodos da invenção, além dos passos de imersão em licor gordo, tratamento com ácidos e secagem, como a seguir descreveremos em mais pormenor, as peles de matadouro são submetidas aos passos convencionais de lavar, descarnar, encalar, deslanar, eventualmente dividir, eliminar a cal e amatar. Cada um destes passos convencionais é bem entendido na técnica do processamento de peles de matadouro.
Os passos chave dos métodos da invenção são os passos de imersão em licor gordo, tratamento com ácidos e secagem. A secagem é efectuada como o último dos passos dos métodos, embora passos adicionais, tais como a colocação em estacas, possam ser efectuados depois da secagem. 0 Método de Conservação no qual a Imersão em Licor Gordo é
Efectuada antes de Encalar
Neste modelo de realizaçao do método de conservação, a pele de matadouro é, primeiro, preparada pelos 6 ΡΕ2347017 passos preliminares de lavar, descarnar, encalar e desla-nar, sendo que estes passos são, típica e preferivelmente efectuados nessa ordem. Eventualmente, o passo de dividir é efectuado depois da deslanagem. Depois da deslanagem ou depois da divisão, se for efectuada, a pele de matadouro é imersa em licor gordo usando um licor gordo aniónico.
Então, os passos de eliminar a cal, amatar, tratar com ácidos e, finalmente, secar são efectuados, preferivelmente, nessa ordem. Os passos de imersão em licor gordo, tratamento com ácidos e secagem são mais descritos a seguir. O Método de Conservação no qual a Imersão em Licor Gordo é efectuada depois de Eliminar a Cal
Neste modelo de realização do método de conservação, a pele de matadouro é, primeiro, preparada pelos passos preliminares de lavar, descarnar, encalar, deslanar e eliminar a cal, sendo que típica e preferivelmente, os passos são efectuados nessa ordem. Eventualmente, o passo de divisão é efectuado depois da deslanagem e antes da eliminação da cal. Depois da eliminação da cal, a pele de matadouro é imersa em licor gordo, usando um licor gordo aniónico. Então, os passos de amatar, tratar com ácidos e, finalmente, secar são efectuados, preferivelmente nessa ordem. Os passos de imersão em licor gordo, tratamento com ácidos e secagem são mais descritos a seguir. 7 ΡΕ2347017 O Método no qual a Imersão em Licor Gordo é Efectuada Entre Dois Passos de Tratamento com Ácidos
Neste modelo de realização do método de conservação, a pele de matadouro é preparada em primeiro lugar pelos passos preliminares de lavar, descarnar, encalar, deslanar, eliminar a cal e amatar, sendo os passos típica e preferivelmente efectuados nessa ordem. Eventualmente, o passo de divisão é efectuado depois da desla-nagem e antes da eliminação da cal. Depois de amatada, a pele de matadouro é tratada com ácidos usando uma porção da solução de tratamento com ácidos, por exemplo, um quarto do total da solução de tratamento com ácidos a ser usada no processo. Então, a pele de matadouro é imersa em licor gordo, usando um licor gordo catiónico. A pele de matadouro é mais tratada com ácidos, usando o resto da solução de tratamento com ácidos, por exemplo, três quartos do total da solução de tratamento com ácidos usada no processo. Finalmente, a pele de matadouro é seca. Os passos de imersão em licor gordo, tratamento com ácidos e secagem são mais descritos a seguir. O Passo de Imersão em Licor Gordo
Os licores gordos são agentes que lubrificam, amaciam ou tornam as fibras das peles de matadouro ou couros mais flexíveis ou maleáveis. A aplicação de um agente desse tipo é aqui referida como imersão em licor gordo. Tanto os licores gordos aniónicos como os catiónicos 8 ΡΕ2347017 podem ser usados nos métodos da invenção. Os licores gordos não iónicos também podem ser usados mas são preferidos os aniónicos e os catiónicos. Para os métodos nos quais a imersão em licor gordo é efectuada antes de amatar, são preferidos os licores gordos aniónicos. Para o método em que a imersão em licor gordo é efectuada depois de amatar, entre a primeira e a segunda parte do passo de tratar com ácidos, são preferidos os licores gordos catiónicos. A imersão das peles de matadouro em licor gordo é efectuada numa solução aquosa do licor gordo. A imersão no licor gordo é efectuada a concentrações de licor gordo desde cerca de 1 até 15 % em peso, preferivelmente 2 a 10% em peso, mais preferivelmente 5 a 10% em peso (relativo ao peso das peles de matadouro a serem imersas no licor gordo). Os tempos de processamento estão na gama de 40 até 180 minutos. As gamas de pH preferidas estão entre 1 e 13, dependendo do licor gordo usado, e a temperatura da solução situa-se entre 25 e 50 graus C. O Passo de Tratar com Ácidos
As soluções de tratamento com ácidos, usadas convencionalmente na indústria de curtumes, compreendem uma solução aquosa de cloreto de sódio e ácido. Essas soluções de tratamento com ácido convencionais podem ser usadas nos métodos da invenção. 9 ΡΕ2347017
As soluções de tratamento com ácidos que são preferidas para uso na invenção compreendem soluções aquosas de ácido fórmico, ácido sulfúrico e quer cloreto de sódio quer cloreto de potássio, ou uma combinação de ambos os sais. 0 teor em sal está na gama de 3 até 15% em peso e o teor em ácido fórmico e em ácido sulfúrico está, para cada um deles, na gama de 0,5 até 5% em peso (todos relativos ao peso da pele de matadouro) . Uma solução preferida de tratamento com ácidos, aqui referida como "ácido Standard", compreende 7% em peso de cloreto de sódio, 1% em peso de ácido fórmico e 1% em peso de ácido sulfúrico. Outra solução preferida de tratamento com ácidos, aqui referida como "duplo ácido", compreende 7% em peso de cloreto de sódio, 2% em peso de ácido fórmico e 2% em peso de ácido sulfúrico.
Para reduzir a quantidade de cloreto de sódio na solução de tratamento com ácidos, toda ou parte da mesma pode ser substituída por cloreto de potássio. Assim, outra solução preferida de tratamento com ácidos compreende 3,5% em peso de cloreto de sódio, 3,5% em peso de cloreto de potássio, 2% em peso de ácido fórmico e 2% em peso de ácido sulfúrico. O Passo de Secar O passo de secar, tal como é usado nos métodos da invenção, é efectuado para dois efeitos. Um é o de reduzir o peso da pele de matadouro tratada. Visto as peles de 10 ΡΕ2347017 matadouro tratadas serem tipicamente exportadas para outro lado para serem curtidas, um menor peso reduz os custos de exportação. A segunda razão é a de ajudar à conservação das peles de matadouro, porque ao reduzir o teor em humidade das peles de matadouro tratadas diminui a sua suscepti-bilidade ao desenvolvimento de bactérias, bolores e fungos. Entender-se-á que as peles de matadouro tratadas não necessitam de ser secas até um estado de secura total. Na especificação e nas reivindicações, "secagem" significa reduzir o teor em humidade até um nivel pretendido. O nivel de humidade das peles de matadouro secas é, tipicamente, de até cerca de 25% em peso. Os níveis de humidade preferidos estão na gama de 5 até 25% em peso, mais preferivelmente 10 a 15% em peso. A secagem pode ser efectuada de várias maneiras. É possível secar as peles de matadouro simplesmente por secagem ao ar, pendurando as peles de matadouro tratadas para secarem ao ar livre até se atingir o pretendido nível de humidade. Para um processamento mais rápido, contudo, são utilizados meios de secagem mecânica. Um meio de secagem é enxugar, no qual uma pele de matadouro húmida é espremida numa máquina entre rolos cobertos de feltro. Outro meio de secagem é a secagem por vácuo, no qual uma pele de matadouro é colocada numa câmara de secagem sob pressão de ar reduzida. Outra é a secagem por estiramento, na qual as peles de matadouro são esticadas num bastidor, com travincas nas suas extremidades, e são passadas através de uma câmara de aquecimento. 11 ΡΕ2347017
Outro método de secagem é a secagem com solventes, na qual uma pele de matadouro é tratada com um solvente orgânico que obriga à saída da água. As peles de matadouro são imersas no solvente durante um período, tipicamente na gama dos 15 minutos até 4 horas. Vários solventes orgânicos podem ser usados para este fim. Um solvente preferido compreende uma solução de hidrocarbonetos alifáticos, etoxilato de álcool gordo, éter glicólico, n-metil-2-pirrolidona e terpenos de laranja. Os solventes podem ser usados na sua forma concentrada ou diluídos com água. 0 passo de secar pode compreender uma combinação destes métodos de secagem. Por exemplo, um primeiro passo de enxugar pode ser seguido por um ou mais passos de secagem por solvente, secagem por vácuo, secagem por estiramento e secagem ao ar. Outra combinação é um primeiro passo de secagem com solvente, seguido de máquina de enxugar, seguida por um ou mais passos de secagem por vácuo, secagem por estiramento e secagem ao ar. O Passo de Divisão É comum na indústria dividir as peles de matadouro durante o processo de fabrico do couro, produzindo uma divisão do grão e uma divisão do fundo que são, cada, mais processadas para produzir couro com as caracteristicas pretendidas. A divisão é um passo facultativo no método da 12 ΡΕ2347017 presente invenção. Tipicamente, seria efectuada depois da deslanagem e antes da eliminação da cal. O Passo de Colocar em Estacas A colocação em estacas é comummente efectuada em couros durante os processos convencionais do fabrico de couro. Consiste em flexionar o couro mecanicamente para melhorar a sua flexibilidade. 0 passo de colocar a pele de matadouro em estacas é um passo facultativo no método da presente invenção. Tipicamente, seria efectuado depois do passo de secagem.
Exemplos
Uma pele de vaca crua, fresca, pesando cerca de 32 kg, foi submetida aos passos preliminares de lavar, descarnar, encalar, deslanar e dividir. A pele de matadouro dividida pesava cerca de 16 kg e foi cortada em quatro pedaços, pesando cada um cerca de 4 kg. Estas amostras preparadas foram então processadas como se descreve nos exemplos que se seguem. As percentagens em peso indicadas nos Exemplos estão baseadas no peso da peça de pele de matadouro dividida a ser tratada.
Exemplo 1
Uma amostra de pele de matadouro preparada foi processada por imersão em licor gordo com 7% de licor gordo 13 ΡΕ2347017 aniónico durante 90 minutos a pH 8,5 e a uma temperatura de 35 graus C. Então, foi eliminada a cal, amatada, tratada com ácidos usando ácido Standard, enxugada na máquina e seca por meio de secagem ao ar numa unidade de estiramento.
Exemplo 2
Uma amostra de pele de matadouro preparada foi processada por eliminação da cal e, depois, imersa em licor gordo com um licor gordo aniónico a 7% durante 90 minutos a pH 8,5 e uma temperatura de 35 graus C. Então, foi amatada, tratada com ácidos usando ácido Standard e seca ao ar numa unidade de estiramento.
Exemplo 3
Uma amostra de pele de matadouro preparada foi processada por eliminação da cal e amatagem. Então, foi tratada com ácidos usando um quarto da quantidade de ácido Standard, depois foi imersa em licor gordo com um licor gordo aniónico a 7% durante 90 minutos a pH 3 e a uma temperatura de 35 graus C. Então, foi mais tratada com ácidos usando os restantes três quartos de ácido Standard. Foi então seca por meio de secagem ao ar numa unidade de estiramento.
As amostras de pele de matadouro processadas de acordo com os Exemplos 1 a 3 foram dobradas e vincadas numa prensa a uma pressão de 200 bares e 5 segundos de 14 ΡΕ2347017 permanência, para investigar a vulnerabilidade das peles de matadouro no estado seco quanto a danos à flor. As amostras também foram curtidas, recurtidas, tintas, imersas em licor gordo, retiradas e estiradas para secarem. Foram então condicionadas e empilhadas usando uma máquina de movimento alternativo. Depois da secagem, todos os couros foram inspeccionados ao microscópio e não havia danos aparentes à flor na linha de dobragem de qualquer das amostras. Os couros fabricados a partir das amostras processadas foram testados em termos de resistência à tracção numa máquina Instron 336. Os resultados situavam-se todos numa gama industrial aceitável.
As amostras processadas de acordo com os Exemplos 1 a 3 foram também submetidas a testes de flexão usando um flexómetro Bally. Não havia danos à flor depois de 20.000 ciclos.
Lisboa, 17 de abril de 2013

Claims (15)

  1. ΡΕ2347017 1 REIVINDICAÇÕES 1. Um método para conservar peles de matadouro antes de serem curtidas sem curar as peles de matadouro com sal, cloreto de sódio, em que as peles de matadouro são submetidas a passos que compreendem imergir num licor gor-do, amatar, tratar com ácidos e, finalmente, secar, onde: a) o passo de imergir em licor gordo é efec-tuado antes do passo de amatar; ou b) um primeiro passo de tratar com ácidos é efectuado depois do passo de amatar, o passo de imergir em licor gordo é efectuado depois do primeiro passo de tratar com ácidos, um segundo passo de tratar com ácidos é efectuado depois do passo de imergir em licor gordo, e o passo de secagem é efectuado depois do segundo passo de tratar com ácidos.
  2. 2. Um método de acordo com a reivindicação 1, onde o método é efectuado de acordo com os passos da alínea a) e não dos passos da alínea b).
  3. 3. Um método de acordo com a reivindicação 1, onde o método é efectuado de acordo com os passos da alínea b) e não com os passos da alínea a).
  4. 4. Um método de acordo com a reivindicação 2, 2 ΡΕ2347017 onde as peles de matadouro são submetidas a passos preliminares que compreendem lavar, descarnar, encalar e deslanar, seguidos pelo passo de imergir em licor gordo, um passo de eliminação da cal e os passos de amatar, tratar com ácidos e, finalmente, secar.
  5. 5. Um método de acordo com a reivindicação 2, onde as peles de matadouro são submetidas a passos preliminares compreendendo lavar, descarnar, encalar, deslanar e eliminar a cal, seguidos pelos passos de imergir em licor gordo, amatar, tratar com ácidos e, finalmente, secar.
  6. 6. Um método de acordo com a reivindicação 4, onde os passos depois do passo de deslanagem são efectuados na seguinte ordem: imergir em licor gordo, eliminar a cal, amatar, tratar com ácidos e secar.
  7. 7. Um método de acordo com a reivindicação 5, onde os passos depois do passo de eliminar a cal são efectuados na seguinte ordem: imergir em licor gordo, amatar, tratar com ácidos e secar.
  8. 8. Um método de acordo com qualquer uma das reivindicações 2 e 4 até 7, onde o passo de imergir em licor gordo é efectuado com um licor gordo aniónico.
  9. 9. Um método de acordo com a reivindicação 8, onde o referido licor gordo aniónico é de 1 até 15% em peso relativo ao peso da pele de matadouro. 3 ΡΕ2347017
  10. 10. Um método de acordo com a reivindicação 3, onde o primeiro passo de tratar com ácidos compreende usar uma porção da solução de tratamento com ácidos a ser usada no método e o segundo passo de tratar com ácidos compreende o uso do que resta do mesmo.
  11. 11. Um método de acordo com a reivindicação 3, onde o passo de imergir em licor gordo é efectuado usando um licor gordo catiónico.
  12. 12. Um método de acordo com a reivindicação 11, onde o licor gordo catiónico é de 1 até 15% em peso relativo ao peso da pele de matadouro.
  13. 13. Um método de acordo com qualquer reivindicação anterior, onde o passo de secar compreende: a) usar uma máquina de enxugar; e b) uma de: secagem por solvente, secagem por vácuo, secagem por estiramento e secagem ao ar.
  14. 14. Um método de acordo com a reivindicação 13, onde a secagem por solvente é efectuada usando um solvente que compreende: a) um hidrocarboneto alifático; 4 ΡΕ2347017 b) um etoxilato de álcool gordo; c) um éter glicólico; d) n-metil-2-pirrolidona; e e) um terpeno de laranja.
  15. 15. Um método de acordo com qualquer reivindicação anterior, onde a pele de matadouro é uma pele de vaca. Lisboa, 17 de abril de 2013 1 ΡΕ2347017 REFERÊNCIAS CITADAS NA DESCRIÇÃO Esta lista de referências citadas pelo requerente é apenas para conveniência do leitor. A mesma não faz parte do documento da patente Europeia. Ainda que tenha sido tomado o devido cuidado ao compilar as referências, podem não estar excluídos erros ou omissões e o IEP declina quaisquer responsabilidades a esse respeito. Documentos de patentes citadas na Descrição * US 43&S024 A
PT98201403T 2008-10-17 2009-07-31 Métodos para conservar peles de matadouro PT2347017E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US10647108P 2008-10-17 2008-10-17

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2347017E true PT2347017E (pt) 2013-04-26

Family

ID=42106154

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT98201403T PT2347017E (pt) 2008-10-17 2009-07-31 Métodos para conservar peles de matadouro

Country Status (15)

Country Link
US (3) US20100095464A1 (pt)
EP (1) EP2347017B1 (pt)
JP (1) JP5410532B2 (pt)
KR (1) KR101599092B1 (pt)
CN (1) CN102224261B (pt)
AU (1) AU2009304539B2 (pt)
BR (1) BRPI0920172B1 (pt)
CA (1) CA2740378C (pt)
ES (1) ES2403308T3 (pt)
MX (1) MX2011003921A (pt)
NZ (1) NZ592201A (pt)
PL (1) PL2347017T3 (pt)
PT (1) PT2347017E (pt)
SI (1) SI2347017T1 (pt)
WO (1) WO2010043026A1 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN105734181B (zh) * 2008-02-29 2021-05-25 皮具技术有限公司 保存生皮和毛皮的方法
JP5377572B2 (ja) * 2010-06-02 2013-12-25 章 山内 膠、その製法、製造装置および膠原料
CN114574636B (zh) * 2022-02-25 2023-08-29 中国皮革制鞋研究院有限公司 一种生态彩色透明软皮革及其加工方法

Family Cites Families (32)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB191228392A (en) * 1912-12-09 1913-12-09 Werner Spalteholz Improvements in and relating to the Manufacture of Leather and Leather Products.
US1734106A (en) * 1923-10-24 1929-11-05 Ayles William Fielder Bladed hide, skin, or leather working machine
US1927910A (en) * 1931-10-03 1933-09-26 Ig Farbenindustrie Ag Treatment of tanned or nontanned animal hides
US2004930A (en) * 1932-06-28 1935-06-18 Tanning Process Co Method of removing liquids from hides, skins, and leather
US2226579A (en) * 1939-03-31 1940-12-31 Pensel George Robert Production of leather
US2868614A (en) * 1954-04-28 1959-01-13 Nathan W Levin Fatting of skins
US2917833A (en) * 1955-09-21 1959-12-22 Leather Res Corp Dehydration of untanned skins with water-miscible organic solvent containing a relatively non-hygroscopic organic compound
US3429648A (en) * 1965-08-30 1969-02-25 William J Langley Deliming,bating or pickling with solution containing dimethylsulfoxide
DE1660100C3 (de) * 1967-10-07 1978-05-24 Maschinenfabrik Moenus Ag, 6000 Frankfurt Bandmesserspaltmaschine
DE1955265C3 (de) * 1968-11-08 1981-07-02 Coriarii Est, Schaan Maschine zum Ausdrücken von Flüssigkeit aus Häuten. Leder o.dgl.
AR212025A1 (es) * 1975-07-19 1978-04-28 Boehme Chem Fab Kg Procedimiento de preparacion de cueros y pieles
US4147511A (en) * 1978-01-30 1979-04-03 E. I. Du Pont De Nemours And Company Process for solvent-drying leather
US4224028A (en) * 1978-11-20 1980-09-23 Thiele Geraldine H Retardation of the putrefaction of hides and skins
CH667362GA3 (pt) * 1981-03-23 1988-10-14
DE3419405A1 (de) * 1984-05-24 1985-11-28 Henkel KGaA, 4000 Düsseldorf Verfahren zur herstellung von leder und pelzen
DE3533203A1 (de) * 1985-09-18 1987-03-26 Roehm Gmbh Verwendung von phosphonsaeurederivaten als lederhilfsmittel
US5391784A (en) * 1987-05-22 1995-02-21 Chemische Fabrik Stockhausen Gmbh Liquid or flowable derivatives of natural fats and oils a process for their production and their use
DE3717829A1 (de) * 1987-05-27 1988-12-08 Hoechst Ag Verfahren zur kurzzeitkonservierung von rohhaeuten und fellen
CN1010484B (zh) * 1988-01-14 1990-11-21 吉林省食品工业技术开发公司 一种鞣制家禽绒皮的方法
IT1215706B (it) * 1988-01-15 1990-02-22 Prodeco Spa Composizione conciante e sua utilizzazione nei procedimenti di concia e riconcia delle pelli animali.
US4999024A (en) * 1988-12-23 1991-03-12 Hansjoerg Scheen Leather tanning process
CN1061801A (zh) * 1990-11-30 1992-06-10 天津联海皮革工业有限公司 铬鞣黄牛大油革生产工艺及产品
CN1087949A (zh) * 1992-12-07 1994-06-15 冯雨 中国改良绵羊皮制革工艺
CA2141646C (en) * 1994-02-04 2001-11-06 Nobuyuki Kuwabara Leather coloring process, leather coloring apparatus, and colored leather produced by such process
US5820633A (en) * 1996-09-20 1998-10-13 Lesko; Patricia Marie Method of treating leather with improved retaining agents
WO1998016663A1 (en) * 1996-10-17 1998-04-23 Eli Lilly And Company Method for preserving animal hides
US6092301A (en) * 1998-11-13 2000-07-25 Komanowsky; Michael Microwave drying of hides under vacuum in tanning equipment
DE10249077A1 (de) * 2002-10-21 2004-04-29 Basf Ag Verfahren zur Herstellung von Leder
DE10250111A1 (de) * 2002-10-28 2004-05-06 Bayer Ag Chromfreies, wasserdichtes Leder
BR0318684A (pt) * 2003-12-25 2006-12-12 Council Scient Ind Res processo transformado para a fabricação de couros
WO2007038265A2 (en) * 2005-09-27 2007-04-05 Knockout Technologies, Ltd. Disinfectant compositions and methods of use thereof
CN105734181B (zh) * 2008-02-29 2021-05-25 皮具技术有限公司 保存生皮和毛皮的方法

Also Published As

Publication number Publication date
US10047410B2 (en) 2018-08-14
US20240002961A1 (en) 2024-01-04
PL2347017T3 (pl) 2013-06-28
EP2347017B1 (en) 2013-01-23
CN102224261B (zh) 2014-04-23
EP2347017A4 (en) 2012-04-25
SI2347017T1 (sl) 2013-05-31
NZ592201A (en) 2012-08-31
AU2009304539A1 (en) 2010-04-22
CA2740378C (en) 2013-04-16
EP2347017A1 (en) 2011-07-27
BRPI0920172B1 (pt) 2020-11-10
KR101599092B1 (ko) 2016-03-14
JP5410532B2 (ja) 2014-02-05
CN102224261A (zh) 2011-10-19
ES2403308T3 (es) 2013-05-17
CA2740378A1 (en) 2010-04-22
US20100095464A1 (en) 2010-04-22
JP2012505932A (ja) 2012-03-08
KR20110086564A (ko) 2011-07-28
MX2011003921A (es) 2011-05-19
WO2010043026A1 (en) 2010-04-22
US20110064960A1 (en) 2011-03-17
AU2009304539B2 (en) 2015-05-07
BRPI0920172A2 (pt) 2015-12-29

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT2179065E (pt) Método de preservar peles de matadouro e peles
US20240002961A1 (en) Methods of preserving hides
US4224029A (en) Exotic leather, method of processing same, and method of processing domestic fowl
KR101581411B1 (ko) 식물성 텐닝 약품을 사용하는 가죽 제조 방법
US2438150A (en) Soaking, freezing, and drying by sublimation of untanned hides
Ulugmuratov et al. Investigation of the degreasing process when processing ostrich skins
Mohamed Recycling of unhairing-liming solution
Sathish et al. Salt-free Chromium Tanning: Practical Approaches
Eakanayake et al. Development of garment leather from Yellowfin tuna (Thunnus albacares) skin
Teshome et al. Poultry industry by-products as an alternative source of exotic leather
Ríos et al. Identification of Technological Parameters for Vegetable Tanning of Paiche Skin Leather (Arapaima gigas) With Quebracho (Schinopsis balansae) and Mimosa (Acacia dealbata) Extract for Environmentally Sustainable Industrial Use
US340199A (en) Stoddard john dobson
KR20210114684A (ko) 산양의 원피를 이용한 고품질 캐시미어 모피 제작방법
Kirubanandan et al. Studies on Solvent Degreasing of Skins in Tanneries.
Levey Chemistry of tanning in ancient Mesopotamia
Wilson The Preparation of Skin for Tanning
MOURSI EFFECT OF TANNING METHODS ON SOME PHYSICAL AND CHEMICAL PROPERTIES OF SHEEP SKIN IN DESERT REGIONS
Wear The History, Manufacture and Marketing of Leather
BRPI0804953A2 (pt) processo de transformação de peles de peixes em couro e couro de peles de peixes