PT2282947E - Recipiente próprio para conter e distribuir uma bebida pressurizada, método e válvula para esse recipiente - Google Patents

Recipiente próprio para conter e distribuir uma bebida pressurizada, método e válvula para esse recipiente Download PDF

Info

Publication number
PT2282947E
PT2282947E PT09729565T PT09729565T PT2282947E PT 2282947 E PT2282947 E PT 2282947E PT 09729565 T PT09729565 T PT 09729565T PT 09729565 T PT09729565 T PT 09729565T PT 2282947 E PT2282947 E PT 2282947E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
container
neck
valve
ring
support arm
Prior art date
Application number
PT09729565T
Other languages
English (en)
Inventor
Bernardus Cornelis Johannes Landman
Original Assignee
Heineken Supply Chain Bv
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=40316949&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT2282947(E) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Heineken Supply Chain Bv filed Critical Heineken Supply Chain Bv
Publication of PT2282947E publication Critical patent/PT2282947E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B67OPENING, CLOSING OR CLEANING BOTTLES, JARS OR SIMILAR CONTAINERS; LIQUID HANDLING
    • B67DDISPENSING, DELIVERING OR TRANSFERRING LIQUIDS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B67D1/00Apparatus or devices for dispensing beverages on draught
    • B67D1/08Details
    • B67D1/0801Details of beverage containers, e.g. casks, kegs
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B67OPENING, CLOSING OR CLEANING BOTTLES, JARS OR SIMILAR CONTAINERS; LIQUID HANDLING
    • B67DDISPENSING, DELIVERING OR TRANSFERRING LIQUIDS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B67D1/00Apparatus or devices for dispensing beverages on draught
    • B67D1/08Details
    • B67D1/0801Details of beverage containers, e.g. casks, kegs
    • B67D1/0805Openings for filling
    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y10TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC
    • Y10TTECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER US CLASSIFICATION
    • Y10T29/00Metal working
    • Y10T29/49Method of mechanical manufacture
    • Y10T29/49826Assembling or joining

Landscapes

  • Devices For Dispensing Beverages (AREA)
  • Closures For Containers (AREA)
  • Details Of Rigid Or Semi-Rigid Containers (AREA)
  • Containers And Packaging Bodies Having A Special Means To Remove Contents (AREA)
  • Containers Having Bodies Formed In One Piece (AREA)
  • Filling Of Jars Or Cans And Processes For Cleaning And Sealing Jars (AREA)

Description

ΡΕ2282947 1
DESCRIÇÃO "RECIPIENTE PRÓPRIO PARA CONTER E DISTRIBUIR UMA BEBIDA PRESSURIZADA, MÉTODO E VÁLVULA PARA ESSE RECIPIENTE" O invento diz respeito a um dispositivo próprio para armazenar bebidas.
Bebidas tais como bebidas gaseificadas, por exemplo bebidas não alcoólicas ou cerveja, podem ser fornecidas, por exemplo, em garrafas, latas ou barris. Quando as bebidas são embaladas em garrafas de plástico, normalmente são usadas garrafas de material plástico obtidas por meio de um processo de moldagem por sopro, tendo um gargalo que é obturado por meio de uma tampa roscada. Para se despejar a bebida, a tampa é desenroscada, após o que uma parte da bebida pode ser vertida para fora da garrafa e a tampa pode voltar a ser novamente enroscada no gargalo.
Quando a bebida é embalada numa lata ou num barril, normalmente é utilizada uma fonte de pressão externa, tal como por exemplo um cilindro de gás e um dispositivo de dosagem para a regulação da pressão no interior da lata ou do barril. A bebida é então distribuída sob pressão através de um dispositivo de vazamento configurado para esse efeito . 2 ΡΕ2282947 A partir do documento EP 1064221 é conhecido um dispositivo em que num recipiente de material plástico ou de metal é proporcionado um regulador de pressão que é por exemplo colado no fundo do recipiente ou suspenso na tampa. O documento WO 03/050031 corresponde ao preâmbulo da reivindicação 1 e descreve um sistema de válvula para um recipiente com um saco interior. Por esse meio, o sistema de válvula proporciona uma passagem de gás e um canal de gás em forma de chaminé, através dos quais o gás pode ser obrigado a passar, quando em uso, entre um recipiente exterior e o saco interior, para comprimir o saco. A fim de poder ser utilizado, o recipiente dotado do sistema de válvula deve ser colocado num dispositivo de vazamento e uma ligação de gás externa precisa de ser unida à conduta de escoamento de gás. O documento WO 88/01981 descreve um dispositivo de distribuição de fluidos dotado de um corpo adaptado que é próprio para ser acoplado a um recipiente. O dispositivo de distribuição alberga uma válvula que faz funcionar um cartucho de gás, em que o cartucho de gás se acha incorporado num invólucro que durante o uso penetra no interior do recipiente. O cartucho de gás pode ser usado em diferentes recipientes e quando o cartucho de gás fica vazio pode-se proceder à sua substituição. Durante a ligação do dispositivo de distribuição, é possível ter livre acesso à bebida a partir do lado de fora do recipiente. 3 ΡΕ2282947 0 documento US 3632023 divulga um dispositivo de vazamento que se acha dotado de uma ligação de reservatório que se estende para o lado de dentro de uma abertura de reservatório e de uma cabeça de vazamento que pode ser ligada de maneira destacável à ligação de reservatório. A cabeça de vazamento acha-se dotada de uma válvula de obturação automática de gás. Esta cabeça de válvula e esta ligação de reservatório são concebidas para poderem ser usadas de maneira repetida, em que é proporcionada uma fonte de fornecimento de gás externa própria para pressurizar a bebida no interior do reservatório.
Um objectivo do invento consiste em proporcionar um suporte para bebida que é simples em termos de estrutura e de utilização. Outro objectivo do invento consiste em proporcionar um suporte para bebidas com o qual a bebida possa ser distribuída sob pressão. Um outro objectivo do invento é o que consiste em proporcionar um suporte para bebidas em que a bebida fica protegida contra influências exteriores, tais como contaminação. Estes e/ou outros objectivos podem ser atingidos com um suporte ou um método de acordo com o invento.
Num primeiro aspecto, um suporte para bebidas de acordo com a reivindicação 1 anexa compreende um recipiente fabricado substancialmente a partir de material plástico, dotado de um gargalo, em que num espaço interior do recipiente é proporcionado um líquido e sobre o ou no interior do gargalo é proporcionada uma válvula. Através da válvula 4 ΡΕ2282947 estendem-se uns meios de distribuição. A válvula é fixada no interior do ou sobre o gargalo e é proporcionado um dispositivo de pressão próprio para pressurizar o liquido contido no interior do recipiente. No interior do ou sobre o gargalo acha-se suspenso um braço de suporte que se estende pelo menos parcialmente no espaço interior do recipiente e que circunda pelo menos parcialmente os meios de distribuição .
Noutro aspecto, é descrito um método de acordo com a reivindicação 11 anexa que é próprio para a formação de um suporte. Num recipiente com um gargalo, através do gargalo é introduzido liquido, em que o gargalo é pelo menos parcialmente obturado por uma válvula. No espaço interior do recipiente é inserido um dispositivo de distribuição e no espaço interior do recipiente é colocado um elemento suspenso no ou no interior do gargalo. 0 elemento vai circundar pelo menos parcialmente o dispositivo de distribuição, de maneira que a bebida só pode ser distribuída a partir do recipiente através do dispositivo de distribuição .
Noutro aspecto, é descrito um braço de suporte de acordo com a reivindicação 13.
Para clarificação do invento, modos de realização de um suporte ou dispositivo de distribuição e respectivas partes e métodos irão ser melhor elucidados com referência aos desenhos. Nos desenhos: 5 ΡΕ2282947 a Fig. 1 mostra, numa vista em alçado lateral e em corte parcial, um primeiro modo de realização de um suporte; a Fig. 2 mostra, numa vista a escala aumentada, uma porção de um suporte de acordo com a Fig. 1, com um tubo de distribuição representado esquematicamente; a Fig. 3 mostra, numa vista em alçado lateral e em corte parcial, um primeiro modo de realização de um suporte; a Fig. 4 mostra, numa vista a escala aumentada, uma porção de um suporte de acordo com a Fig. 3; a Fig. 5 mostra esquematicamente uma porção de um suporte de acordo com o invento, com um dispositivo de pressão fixado sobre o suporte com a ajuda de um dispositivo de soldadura, em particular um dispositivo de soldadura por ultra-sons; a Fig. 6 mostra um suporte semelhante à Fig. 1, com uma maneira de fixação alternativa; a Fig. 7 mostra uma porção de um suporte, de maneira semelhante à Fig. 2, com uma outra maneira de fixação alternativa; a Fig. 8 mostra, uma ao lado da outra, uma fixaçao de 6 ΡΕ2282947 acordo com a Fig. 1 e uma fixaçao num modo de realização alternativo; a Fig. 9 mostra um primeiro braço de suporte alternativo ; a Fig. 10 mostra um segundo braço de suporte alternativo ; a Fig. 11 mostra uma porção de um suporte, representado numa vista em perspectiva na Fig. 11A, com uma porção de um braço de suporte alternativo de acordo com a Fig. 10; as Figs. 12 e 13 mostram outros modos de realização alternativos da fixação de um elemento interno suspenso ou apoiado no gargalo do suporte; a Fig. 14 mostra um suporte num modo de realização parcialmente translúcido, com um anel de suporte disposto num local adjacente ao fundo; a Fig. 15 mostra partes de dois suportes empilhados um sobre o outro; e a Fig. 16 mostra, numa vista em alçado lateral, dois suportes mutuamente acoplados.
Nesta descrição as mesmas partes ou partes cor- 7 ΡΕ2282947 respondentes têm os mesmos números de referência ou números de referência correspondentes. Os modos de realização representados são apresentados apenas a titulo de ilustração e não devem ser interpretadas de modo algum como limitativos. Nesta descrição irão ser discutidos e representados exemplos para distribuir cerveja, em particular cerveja do tipo lager (cerveja de fermentação baixa). No entanto, com um dispositivo de acordo com esta especificação também podem ser distribuídos outros tipos de bebidas. Nesta descrição a designação "inferior" designa um lado de um suporte que é representado na parte inferior nas figuras. Por conseguinte, a designação "superior" deve ser entendida como sendo o lado oposto.
Nesta descrição é descrito, inter alia, um elemento que pode ser total ou parcialmente inserido, suspenso e/ou suportado, ou então fixado ou disposto, num suporte. Nalguns modos de realização, este elemento interno pode compreender um dispositivo de regulação de pressão. Noutros modos de realização, o elemento pode compreender uma garrafa interior, uma camisa interior, um saco, um aparelho ou semelhante. São possíveis muitas variantes de outros elementos que podem ser dispostos num suporte e que devem ser consideradas como capazes de poderem ser aqui divulgadas. A Fig. 1 mostra esquematicamente, em alçado lateral e em corte parcial, um suporte 1 que compreende um recipiente 2, por exemplo total ou parcialmente cheio com uma bebida 3, e um dispositivo de distribuição 4. A bebida ΡΕ2282947 3 pode ser cerveja. Num modo de realização, o recipiente 2 pode ser formado como uma garrafa de material plástico moldado por sopro. Noutro modo de realização, o recipiente 2 pode ser moldado por rotação, moldado por injecção ou fabricado de qualquer outro modo, total ou parcialmente a partir de material plástico. 0 recipiente também pode ser total ou parcialmente fabricado a partir de um material diferente, como metal. 0 recipiente 2 acha-se dotado de um corpo 5, um gargalo 6 e um fundo 7. 0 fundo 7 pode ser por exemplo um fundo em forma de "pétala" tendo, por exemplo, três, quatro ou cinco pés de apoio. Desta maneira, pode ser obtida uma garrafa que se sustenta sozinha de pé, e que além disso pode ser resistente a pressões internas relativamente elevadas, por exemplo, cinco ou mais bar. Noutro modo de realização, a garrafa pode por exemplo ser dotada de um anel de suporte, como se acha esquematicamente representado na Fig. 14, no qual a garrafa se pode apoiar. Este anel pode por exemplo ser formado sobre a garrafa, colado sobre a garrafa, apertado sobre a garrafa, integralmente moldado por injecção com a garrafa ou proporcionado de qualquer outra maneira e pode ser utilizado em qualquer modo de realização de um suporte de acordo com o invento. 0 corpo 5 pode ser global, de modo a ser capaz de resistir a pressão interna de uma maneira simples. No entanto, também pode ter uma forma diferente. 0 corpo 5, o fundo 7 e o gargalo 6 definem substancialmente um espaço interior 8, no interior do qual é recebida a bebida 3. Neste modo de realização, no espaço interior 8 estende-se substancialmente o dispositivo de distribuição 4. 9 ΡΕ2282947
Neste modo de realização, o dispositivo de distribuição 4 compreende por exemplo um dispositivo tal como é conhecido através do documento NL 1008601, por exemplo como representado nas Figs. 1 a 3 do mesmo. Outros exemplos de modos de realização possíveis de dispositivos de distribuição 4 e/ou de dispositivos de pressão 9 para serem nele utilizados são por exemplo conhecidos através dos documentos EP 1 140 658, WO 2005/095229, EP 1 642 861, U.S. 5.368.207, ou através dos pedidos de patente não pré-publicados de requerente, intitulado "Pressure regulator and tapping apparatus provided therewith" ou "Tapping appa-ratus, provided with a pressure regulating device", apresentado em 31 de Março de 2008. Estes dispositivos 4, 9 são mencionados apenas a titulo de ilustração, e não devem ser interpretados de modo algum como limitativos, e são todos configurados, com base na pressão interna que reina no espaço interior 8 e/ou por meio de operação realizada por um utilizador, para regular a pressão no espaço interior 8 através da introdução de gás sob pressão proveniente de um reservatório de armazenamento 10 no interior do espaço interior 8, cuja pressão é controlada por um dispositivo de regulação de pressão 11.
No modo de realização representado, um dispositivo de pressão 9 compreende um recipiente de aerossol 10 como um reservatório de armazenamento, obturado por uma válvula de aerossol (não representada). Uma unidade de regulação 11 controlada pela pressão sob a forma de um dispositivo de regulação de pressão é fixada no recipiente de 10 ΡΕ2282947 aerossol 10, de modo que a válvula de aerossol pode ser aberta pela unidade de regulação 11 se a pressão no espaço interior 8 descer abaixo de uma pressão desejada. De preferência, como um resultado, o dispositivo de pressão 9 vai regular de maneira operativa a pressão no espaço interior para uma pressão de equilíbrio de C02 no seio da bebida, a uma desejada temperatura, por exemplo uma pressão compreendida entre aproximadamente 1,2 e 2 bar absolutos, mais particularmente entre aproximadamente 1,4 e 1,6 bar entre por exemplo 0 e 15°C, por exemplo a aproximadamente 6°C. Evidentemente que, por exemplo para bebidas sem ser cerveja, em cada caso pode ser estabelecida uma pressão adequada.
No modo de realização representado na Fig. 1, o dispositivo de pressão 9 com o recipiente 10, que pode por exemplo ser fabricado a partir de metal, é suspenso por um fundo 12 pelo lado do gargalo 6. A unidade de regulação 11 na posição representada na Fig. 1 fica portanto dirigida para baixo, voltada para o fundo 7. No entanto será evidente que a posição real durante a utilização irá naturalmente também depender da orientação do suporte 1. Na Fig. 1, este último está assente sobre o fundo 7. O dispositivo de pressão 9 é suspenso num braço de suporte 13, por exemplo fabricado a partir de material plástico, o qual braço de suporte 13 compreende um anel de aperto 14, que pode abraçar modo apertado uma parte 45 do recipiente 10 contígua ao fundo 12. Noutro modo de realização, o recipiente 10 ou o dispositivo de pressão 9, como tal, pode ser fixado ao braço de suporte 13 de uma maneira diferente, por exemplo por 11 ΡΕ2282947 colagem, por meios de aperto cooperantes situados no braço de suporte 13 e/ou no recipiente 10 e/ou na unidade de regulação 11.
No lado do gargalo 6 o braço de suporte 13 está ligado a um anel de suspensão 15 ou acha-se dotado de um anel de suspensão 15. Num modo de realização, o anel de suspensão 15 é substancialmente em forma de disco vai apoiar-se por meio de um bordo 16 situado no lado de baixo 17 no lado de cima 18 do gargalo 6. No lado de baixo 17 do anel de suspensão 15 é proporcionado um anel de aperto 19, no interior do gargalo 6, no qual é fixado um anel 20 que se acha ligado ao lado de cima do braço de suporte 13. Num outro modo de realização, o braço de suporte 13 pode ser formado integralmente com o anel de suspensão 15 ou ser fixado a este de uma maneira diferente, por exemplo por soldadura, colagem, encaixe rápido, à pressão e com efeito de mola, parafusos ou de qualquer outra maneira. O anel de suspensão 15 acha-se dotado de uma abertura central 21, em torno da qual, no lado de cima do anel 15, se estende um bordo 22. Como é claramente visível na Fig. 2, nessa abertura é disposta uma válvula 23, em particular uma válvula 23 do tipo válvula de aerossol, como é também usada, por exemplo, num barril Tapvat® de Heine-ken, Holanda, e como descrito, por exemplo, no documento EP 99960036.4. Se a partir do lado de fora for introduzido CO2 ou outro propelente no interior do espaço interior 8 do recipiente 2, então, para esse efeito, além da válvula 23 12 ΡΕ2282947 pode ser proporcionada, por exemplo, uma segunda válvula do tipo válvula de aerossol, uma válvula de retenção ou uma abertura de admissão aberta. Então também pode ser usada uma válvula de dupla acção, tal como uma válvula de aerossol, como descrito no documento WO 2008/048098, cuja especificação deverá ser aqui incorporada pelo menos no que diz respeito às válvulas e ao regulador de pressão.
No modo de realização representado, a válvula 23 acha-se dotada de uma manga 24 na qual se vai apoiar uma mola 25. A mola 25 pressiona um corpo de válvula 26 contra uma sede de válvula 27, por exemplo um anel de material plástico ou de borracha. Quando o corpo de válvula 26 é empurrado para baixo, de maneira a separar-se da sede de assentamento 27, a bebida pode passar pelo corpo de válvula 26 e ser distribuído. Ligado à manga 24, no lado de baixo desta, encontra-se um tubo de subida 28, que se estende até um ponto situado próximo do fundo 7. A manga 24, que pode por exemplo ser feita de metal, é fixada numa placa de cravar 29. A placa de cravar 29 é fixada por um bordo exterior 30 da mesma sobre o bordo 22. O bordo exterior 30 pode por exemplo ser cravado sobre o bordo 22. Surpreendentemente, descobriu-se que isto era muito bem possível quando a placa de cravar 29 é fabricada a partir de metal tal como aço ou alumínio e o anel 15 a partir de material plástico. O anel de suspensão 15 acha-se dotado, no lado de baixo 17, com uma ranhura 31 que pode deslizar sobre o lado de cima 18 do gargalo 6 com um ajuste relativamente aperta- 13 ΡΕ2282947 do. No interior da ranhura 31 pode ser proporcionado um bordo 32, por exemplo um bordo 32 que tem uma secção transversal ligeiramente pontiaguda, por exemplo substancialmente triangular ou parabólica. Em resultado disso, o anel de suspensão 15, quando colocado sobre o lado de cima 18 do gargalo, irá apoiar-se no bordo 31, de modo que irá ser obtida uma superficie de contacto relativamente pequena. De preferência, o bordo 32 tem uma altura que é menor do que a profundidade da ranhura 31, de modo que nessa posição a ranhura 31 vai ficar com os respectivos bordos longitudinais 33 encostados contra o lado de dentro e o lado de fora do gargalo 6, que deste modo vai ficar correctamente posicionado. Nesta condição, o anel de suspensão 15 pode ser fixado sobre o gargalo 6. Para esse efeito, de preferência, é feito uso de uma técnica de soldadura, de maneira que uma parte do material do gargalo 6 e/ou do anel de suspensão 15, incluindo o bordo 32, caso exista, vai fundir-se pelo menos parcialmente. Em resultado disso, é obtida uma boa superficie de contacto e após o arrefecimento do material será obtida uma firme ligação entre o gargalo e o anel de suspensão 15. Num modo de realização vantajoso, é feito uso da técnica de soldadura por ultra-sons, como representado esquematicamente na Fig. 5, em que esquematicamente uma corneta (altifalante) 46 de um aparelho de soldadura por ultra-sons 47 é dirigida para o anel de suspensão 15 e para o gargalo 6. Uma vantagem da utilização da técnica de soldadura, em particular da técnica de soldadura de ultra-sons, é a de que ela irá produzir ligações particularmente boas, também quando por exemplo partes do anel 15 e/ou do 14 ΡΕ2282947 gargalo 6 estão húmidas, por exemplo em resultado do enchimento do recipiente 2 com bebida. Em consequência disso, a ligação também pode ser obtida depois do suporte ter sido enchido. A ligação é de preferência não reversível. Isto significa que o utilizador não pode abrir o suporte, por exemplo, mediante separação do anel de suspensão 15 do gargalo. Deste modo, é impedida a possibilidade de contaminação ou de qualquer outra adulteração da bebida. Neste modo de realização, o anel de suspensão 15 forma uma válvula. 0 anel de suspensão pode ter em torno da abertura 21 uma zona central que é mais fina do que o bordo 16. A zona central pode formar uma superfície de fecho, com o bordo possivelmente levantando-se a partir da zona central.
No modo de realização representado nas Figs. 1 e 2, o braço de suspensão 13 é concebido de maneira a que o dispositivo de pressão 9 vá ficar suspenso numa posição desviada com respeito à linha de centros H do gargalo 6 e, no modo de realização representado, ao eixo longitudinal ou linha de centros Hi do suporte 1. Para esse efeito, o anel de aperto 14 é montado excentricamente em relação ao braço de suporte 13. 0 dispositivo de pressão 9 pode por exemplo ser suspenso de maneira a que um tubo de enchimento 34 (representado por linhas a traço interrompido na Fig. 2) de uma instalação de enchimento (não representada) possa ser inserido através da abertura 21, paralelo ao eixo longitudinal Hi do gargalo 6 e/ou do suporte 1, portanto sem que vá tocar no dispositivo de pressão 9. Isto tem a vantagem de que o dispositivo de pressão 9 também pode ser colocado 15 ΡΕ2282947 antes de se proceder ao enchimento do suporte 1, isto sem que o dispositivo de enchimento precise de ser adaptado. Um tubo de enchimento 34 pode ser inserido no suporte 1 até um ponto próximo do fundo 7. Após o enchimento, a válvula 23 pode então ser disposta e fixada, por exemplo mediante cravação ou qualquer outro processo. 0 gargalo 6 tem de preferência uma secção transversal circular com um raio maior que 13 mm ou uma zona de passagem com uma superfície de secção transversal de mais do que 530 mm2. 0 raio pode por exemplo ter um valor compreendido entre cerca de 13 e cerca de 20 mm, de preferência entre cerca de 13 mm e 16 mm, ou a superfície pode ser de proporções comparáveis. Desta maneira, o dispositivo de pressão 9 com volume suficiente pode ser simplesmente introduzido através do gargalo 6, ao passo que o recipiente 10 do mesmo pode ser cilíndrico. Graças à técnica de soldadura, em particular à soldadura por ultra-sons, não é preciso usar nenhuma tampa roscada.
No modo de realização representado nas Figs. 1 e 2, entre o braço de suporte 13 e o anel de suspensão 15 é proporcionada pelo menos uma superfície de elevação 36 tendo um bordo inclinado 37. Visto em alçado lateral, por exemplo uma superfície de elevação 36 estende-se desde aproximadamente perto do eixo longitudinal H do gargalo adjacente ao anel de suspensão 15 até ao braço de suspensão 13 aproximadamente adjacente a meio do braço de suporte 13, visto na direcção da altura do suporte 1. A ou cada superfície de elevação 36 é de preferência concebida de maneira a que, se o dispositivo de pressão 9 for inserido através 16 ΡΕ2282947 do gargalo 6, e, por exemplo, libertado, o dispositivo de pressão 9 é forçado para dentro do espaço interior 8 sob a influência da gravidade e ao mesmo tempo é empurrado para o lado pelas superfícies de elevação 36 até o anel de suspensão 15 ir encostar contra o gargalo 6. Desta maneira, o dispositivo de pressão 9 é levado para a posição correcta de uma maneira particularmente simples e substancialmente automática.
Nos modos de realização representados, o anel de suspensão 15 vai apoiar-se no lado de cima do gargalo 6. Uma vantagem de uma tal construção pode ser a de que o dispositivo de pressão pode ser levado para a sua posição por acção da gravidade e não irá cair mais para dentro do recipiente. Além disso, isto pode simplificar a soldadura. No entanto, naturalmente que também podem ser utilizadas outras configurações, desde que os meios de suspensão e o gargalo 6 possam ser mutuamente soldados.
Na Fig. 2 está esquematicamente representado um tubo de distribuição 40 que por intermédio de um botão de accionamento 41 com uma parte de canal 42 é inserido na válvula 23, em particular no corpo de válvula 26. Quando o botão de accionamento 41 é pressionado para baixo, a válvula 23 é aberta e a bebida pode ser distribuída a partir do espaço interior 8, através do tubo de distribuição 40.
Nas Figs. 3 e 4 é representado um modo de realização alternativo de uma parte de um suporte 1 de acordo 17 ΡΕ2282947 com o invento. Sem entrar em pormenores, ele é igual ao suporte de acordo com as Figs. 1 e 2, no entanto, o dispositivo de pressão 9 está suspenso exactamente por debaixo do gargalo 6. Mais uma vez, o anel de suspensão 15 é fixado sobre o gargalo 6, em particular por meio de técnica de soldadura, mais particularmente por meio de soldadura por ultra-sons. Neste modo de realização, o braço de suporte 13 é substancialmente tubular, com uma superfície inclinada 37 que é disposta de maneira a que, quando um tubo de subida 28 é inserido através da abertura 21, este vai ser empurrado para o lado e dobrado, de maneira que ele vai ser simplesmente obrigado a ficar encostado ao dispositivo de pressão 9 e pelo menos ao recipiente 10. Perto do lado de baixo da superfície 37 pode ser proporcionada uma abertura 38 à qual é ligado um tubo 39 que orienta o tubo de subida na direcção correcta. O recipiente pode ser cheio antes de se proceder à colocação do dispositivo de pressão, mas também podem ser cheio através da abertura 21. São proporcionadas aberturas 47 através das quais a bebida, como por exemplo cerveja, pode fluir, através do braço de suporte tubular 13, para dentro do espaço interior 8.
Num modo de realização, o suporte 2, ou pelo menos o gargalo 6 do mesmo, pode ser fabricados a partir de material plástico capaz de poder ser soldado, em particular, um material plástico capaz de poder ser soldado por ultra-sons, tal como por exemplo PET, PEN, PE, PP ou semelhante, e que além disso é de preferência reciclável. E preferível utilizar um material plástico que permita que o 18 ΡΕ2282947 recipiente 2 possa ser moldado por sopro a partir deste, em particular com uma espessura de parede relativamente espessa, sendo por exemplo, embora não se limitando a, espessuras de valor compreendido entre umas poucas dezenas de milímetros e alguns milímetros, a fim de se obter um recipiente 2 que é resistente à pressão para as pressões aqui anteriormente mencionadas ou mais elevadas. 0 anel de suspensão 15 pode ser fabricado a partir de um material plástico compatível com o mesmo. 0 termo "compatível" deve aqui ser entendido como dizendo respeito a um material plástico capaz de poder ser soldado, em particular capaz de poder ser soldado por meio de soldadura por ultra-sons, com o material plástico do gargalo 6. Num modo de realização, o recipiente 2 e o anel de suspensão 15 são fabricados a partir de PET ou de uma mistura destes. 0 braço de suporte 13 pode ser fabricado a partir de um material plástico diferente ou do mesmo material plástico. Toda a suspensão do dispositivo de pressão no interior do recipiente 2 também pode ser fabricada, por exemplo, por moldagem por injecção 2K, ou mais K. Estes exemplos servem apenas para fins de ilustração e não devem ser interpretados de modo algum como limitativos.
Num modo de realização vantajoso, o anel de suspensão 15 é pelo menos parcialmente translúcido, em particular na parte onde o anel de suspensão 15 se acha ligado ao recipiente 2. Desta maneira, a soldadura entre o anel de suspensão 15 e o recipiente 2, em particular o gargalo 6, pode ser verificada de uma maneira simples, em particular 19 ΡΕ2282947 opticamente, por exemplo por inspecção visual. Essa inspec-ção pode ser realizada a olho nu, mas também pode ser realizada, por exemplo, por uma câmara tal como uma câmara CCD e um software de reconhecimento de imagem. Além disso, para verificar essas soldaduras de uma maneira (semi)automática podem ser usados outros sistemas conhecidos per se a partir da prática. Aqui, o termo "translúcido" deve ser entendido como significando pelo menos, embora não exclusivamente, transmissor de luz de uma frequência adequada para a verificação da união mencionada.
Na descrição foi dado um exemplo de uma configuração dos bordos cooperantes do anel de suspensão e do gargalo do recipiente, em particular do lado de cima deste. Esta configuração é capaz de ter muitas variantes, como por exemplo as que são conhecidas através das publicações da firma Sonitek - Sonic & Thermal Technologies, Inc., Mil-ford. Essas configurações e outras configurações comparáveis podem ser usadas num suporte 1 de acordo com o invento. A escolha entre as configurações possíveis pode ser feita facilmente por um entendido na matéria, dependendo das especificações escolhidas. Num modo de realização exem-plificativo, o anel de suspensão 15 no bordo 17 tem uma espessura de 3,0 mm, o bordo 32 tem uma secção transversal aproximadamente triangular com uma altura de 0,6 mm. 0 anel de suspensão 15 e o gargalo 6 foram fabricados a partir de PET. O anel de suspensão 15 foi soldado ao gargalo 6 utilizando um tipo de máquina de soldar por ultra-sons USP-3000/5KW com Sonotrodo TE20 104B2/1 da firma o Telsonic, 20 ΡΕ2282947 com uma configuração de pressão de soldadura 2,9 bar; potência máxima 5.562 W; energia 300 Ws; tempo de repouso 0,5 s; tempo sónico 110 ms. Naturalmente que também podem ser utilizados outros dispositivos de soldadura por ultra-sons e a configuração irá depender inter alia dos materiais utilizados e da geometria usada.
Na Fig. 6 é representado um modo de realização de um suporte 1 semelhante ao da Fig. 1, em que no entanto o braço de suporte 13 é bloqueado no gargalo 6 e no espaço interior 8 por meio de um anel de retenção 48 fixado no gargalo sobre o anel de suspensão 15. Neste modo de realização, o gargalo 6 acha-se dotado, no lado de dentro, com um ressalto 49 no qual vai assentar o anel de retenção 15. Em torno do ressalto 49 estende-se um bordo vertical 50 que tem uma altura aproximadamente igual à espessura do anel de suspensão 15. Desta maneira, o anel de suspensão 15 vai ficar bloqueado entre o anel de retenção 48 e o ressalto 49. O anel de retenção 48 tem uma abertura central 51 através da qual se pode estender uma parte do dispositivo de distribuição 4. O gargalo 6 acha-se dotado, no lado de fora, com dois rebordos de rigidificação 52, 53, respecti-vamente superior e inferior. Com isto consegue-se melhorar a estabilidade dimensional do gargalo. O anel de retenção 48 tem uma ranhura circunferencial 54 na qual vai encaixar o rebordo de rigidificação superior 52, de maneira que vai ser obtida uma firme ligação e o braço de suporte 13 vai ficar bloqueado de forma apropriada no recipiente 2. Apesar de também poder ser soldada, esta ligação tem a vantagem 21 ΡΕ2282947 disso não ser necessário. Por conseguinte, pode ser usada qualquer combinação desejada de material plástico e/ou de outros materiais. 0 braço de suporte 13 e/ou o anel de suspensão 15 também podem ser ligados ao recipiente 2 e/ou um ao outro por meio de colagem ou de fusão. A Fig. 7 mostra uma parte de um suporte semelhante ao da Fig. 2, em que o anel de retenção 48 é enroscado sobre o gargalo 6 e o anel de suspensão 15. 0 anel de suspensão 15 irá então assentar, da maneira que aqui foi ante-riormente descrita, sobre o lado de cima do gargalo 6 e vai ficar apertado contra este último pelo anel de retenção 48. A Fig. 8 mostra, uma ao lado da outra e em corte parcial, uma porção de um suporte 1 de acordo com as Figs. 1 e 2 (lado esquerdo), tendo a válvula 23 e o tubo de subida 28 sido omitidos, e de acordo com um modo de realização alternativo (lado direito). 0 braço de suspensão 13 é suspenso com um anel 20 num ressalto 49, de maneira semelhante à Fig. 6. Um anel de retenção 48, neste caso de desenho semelhante ao anel de suspensão 15 de acordo com a Fig. 1, mas sem o anel 19, é colocado sobre o anel 20 sobre o gargalo 6 e ligado a estes por meio de uma técnica de união, tal como soldadura ou colagem. O anel 20 pode ter um diâmetro exterior Dr que é ligeiramente maior do que o diâmetro interior Db do gargalo 6 acima do ressalto 48, de maneira que o anel vai ficar ligeiramente apertado na 22 ΡΕ2282947 direcção radial. Desta maneira, o braço de suporte 13 pode manter-se melhor em posição durante o aperto do anel de retenção 48, sem que para isso seja necessário exercer pressão sobre o anel de retenção 48. A válvula pode ser fixada ao bordo 22, por exemplo apertada ou cravada. A Fig. 9 mostra, numa vista em perspectiva, numa vista em planta e numa vista em alçado lateral, um braço de suspensão 13. 0 braço de suspensão 13 é de preferência fabricado a partir de material plástico e compreende o anel de aperto 14 e o anel 20 com abertura de passagem 99, mutuamente ligados por uma parte de ligação 55. A parte de ligação 55 acha-se dotada de duas superfícies de elevação 36 que além disso servem como elementos de rigidificação entre o anel 20 e a parte de ligação 55. O anel 20 acha-se dotado de um anel interior 56, de um anel central 57 e de um anel exterior 58, mutuamente ligados por raios 59 que se estendem, por exemplo, a partir do anel interior 56 até ao ou para além do anel exterior 58, por exemplo numa direcção radial. No anel exterior 58 acham-se formadas umas protuberâncias, por exemplo parcialmente pelos raios 59, que podem ir encostar contra o lado de dentro do bordo 50 acima do ressalto 49 ou contra o anel de retenção 48. De preferência, estas protuberâncias são dimensionadas de maneira a poderem deformar-se ligeiramente, a fim de fazer com que o anel 20 vá ficar apertado no interior do bordo 50 ou do anel de retenção. Desta maneira, pode impedir-se o movimento, por exemplo de sacudidura, de oscilação ou de rotação, do braço de suporte, pelo menos antes de se proceder à 23 ΡΕ2282947 colocação e/ou aperto do anel de retenção 48. Pelo menos o anel interior 56 é aberto, de maneira que uma parte do dispositivo de distribuição 4 pode estender-se através deste anel. A Fig. 10 mostra um modo de realização alternativo de um braço de suporte 13 numa vista em perspectiva, numa vista em planta e numa vista em alçado lateral. Neste modo de realização é mais uma vez proporcionado um anel de aperto 14 que é próprio para sustentar, por exemplo, um regulador de pressão e que se acha ligado a um anel 20 por meio de um elemento de ligação 55. Neste modo de realização, o anel 20 compreende dois anéis concêntricos 56, 58, mutuamente ligados por raios 59, e uma superfície 61. Nesta superfície, entre os raios, são proporcionadas aberturas 62. 0 anel interior 56 é, mais uma vez, aberto. Neste modo de realização, a parte de ligação 55 é ligeiramente tubular e substancialmente rectilínea, de maneira que o braço de suporte 13 pode fabricado com um simples molde de abrir-fechar porque o braço de suporte pode ser extraído do molde. O anel 20, quando visto numa vista por debaixo ou numa vista em planta, estende-se ligeiramente por cima e por debaixo, respectivamente, do anel de aperto 14, com a parte de ligação 55 tendo uma forma igual ao virtual segmento de intersecção dos dois anéis 14, 20. Mais uma vez, podem ser proporcionadas protuberâncias 60 próprias para ajustar e/ou apertar o anel 20 no interior do ou sobre o gargalo, por debaixo do ou no interior do anel de retenção 48. 24 ΡΕ2282947
Na Fig. 11A acha-se representado um recipiente 2 no qual se acha suspenso um braço de suporte 13 que é desenhado como se mostra na Fig. 10. Claramente visível é o encosto das protuberâncias 60 contra o lado de dentro do gargalo 6, em particular contra o bordo 50 situado acima do ressalto 49. Na Fig. 11A é representado o anel de retenção 48, colocado por cima do anel 20, sendo esse anel de retenção 48 omitido na Fig. 11. A Fig. 12 mostra uma forma alternativa de suspen- sao de um braço de suporte 13 com a ajuda de um anel de retenção 15 semelhante ao das Figs. 1 e 2, em que, no entanto, um bordo exterior 63 do anel de retenção 15 se acha dotado de um bordo 64 que se estende no sentido de cima para baixo e que se acha dotado de uma rosca interna 65 que vai cooperar com a rosca exterior 66 formada no gargalo 6. Naturalmente que esta ligação pode ser uma ligação diferente conhecida per se, por exemplo uma ligação de baioneta. Caso se deseje, a ligação entre o anel de retenção 15 e o gargalo 6 pode ser concebida de maneira a que possa ser apenas apertada e não possa ser desapertada, por exemplo mediante a utilização de uma rosca unidireccional ou de uma ligação de roquete.
Na Fig. 13 acha-se representada uma ligação semelhante à da Fig. 12, em que, no entanto, o anel 20 do braço de suporte 13 vai assentar num ressalto 49 e o anel de retenção 48 é enroscado no gargalo 6, indo desse modo bloquear o anel 20 e portanto o braço de suporte 13. 25 ΡΕ2282947 A Fig. 14 mostra, numa vista parcialmente transparente, um suporte 1 com um suporte ou anel de apoio 6 7 proporcionado no fundo 7 do recipiente 2. Este suporte ou anel de apoio pode ter a vantagem, entre outras, do fundo 7 do recipiente poder ser convexo. Outra vantagem pode ser a do suporte se poder sustentar melhor, em particular de uma maneira mais estável, e poder ser empilhado juntamente com outros suportes. Além disso, o anel 67 pode proporcionar protecção ao recipiente. 0 anel é de preferência fabricado a partir de material plástico.
Na Fig. 15 acha-se esquematicamente representada a maneira como dois suportes 1 podem ser empilhados. 0 suporte inferior 1 acha-se dotado de uma tampa 88 sobre o gargalo 6, por exemplo apertado no lado de baixo do rebordo inferior 53 com a ajuda de uns dedos 89 de encaixe rápido, à pressão e com efeito de mola. A tampa 88 cobre a válvula 23 e portanto faz com que esta fique protegida e sobretudo resguardada contra uso involuntário. Portanto, a tampa 88 pode ter a função de dispositivo inviolável. Na tampa 88 pode ser proporcionada uma pega 90, por exemplo que pode ser rodada de uma posição de armazenagem, como a que se acha representada na Fig. 15, para uma posição de transporte em que a pega se estende no sentido de baixo para cima a partir do suporte 1, de maneira a que o suporte 1 possa ser transportado por meio da pega. Além disso, na tampa ou em torno do gargalo pode ser proporcionado um saco, uma bolsa ou qualquer outra embalagem 91 na qual possam ser acondicionadas, por exemplo, partes de vazamento 40, 41, 42 que ΡΕ2282947 irão assim ser fornecidas juntamente com o suporte 1. Entre cada dois suportes 1 colocados um a seguir ao outro pode ser intercalada uma folha intermédia 92, por exemplo uma folha de papel, de cartão ou de material plástico. A folha intermédia pode ser dotada de deformações 93 ou aberturas que podem ser posicionadas sobre as ou em torno das tampas 88 dos suportes. Sobre a folha intermédia 92, sobre as deformações 93 ou aberturas, pode então ser colocado um suporte ou camadas de suportes 1 seguintes, por cima dos suportes 1 subjacentes. São possíveis muitas variantes deste arranjo, as quais serão imediatamente evidentes para os entendidos na matéria.
Na Fig. 16 acham-se esquematicamente representados, numa vista em alçado lateral, dois suportes 1 mutua-mente ligados por meio das pegas 90. Neste modo de realização, as pegas 90 podem ser formadas conjuntamente, por exemplo por meio de moldagem por injecção, ficando mutua-mente ligadas por meio de umas partes frangíveis 94, por exemplo pontes relativamente finas. As pegas 90 acopladas podem dar estabilidade aos suportes durante o armazenamento e o transporte, ao mesmo tempo que podem proporcionar a possibilidade de se agarrar dois suportes conjuntamente e transportá-los mediante uma máquina ou à mão. Com uma mão consegue-se agarrar as duas pegas acopladas, para levantar os suportes 1. Além disso, as pegas podem proporcionar estabilidade quando os suportes 1 se acham empilhados. Especialmente quando os suportes se acham empilhados em padrões entrelaçados. 27 ΡΕ2282947 0 invento não se acha de forma alguma limitado aos modos de realização representados na descrição e nos desenhos. Muitas variantes do mesmo são possíveis dentro do âmbito do invento tal como delineado pelas reivindicações. As variantes incluem todas as combinações de partes dos modos de realização representados. Por exemplo, o recipiente pode ser total ou parcialmente formado de maneira diferente, pode ser acondicionada uma massa diferente ou outra bebida, e além disso o suporte e o dispositivo de pressão pode ter quaisquer forma e dimensões desejadas. 0 dispositivo de regulação de pressão também pode ser disposto no lado de fora do recipiente ou entre o recipiente e um recipiente interior nele disposto.
Lisboa, 31 de Outubro de 2012

Claims (13)

  1. ΡΕ2282947 1 REIVINDICAÇÕES 1. Suporte para bebidas, compreendendo um recipiente (2) fabricado substancialmente a partir de material plástico, compreendendo um gargalo (6), em que num espaço interior (8) do recipiente é proporcionado um liquido e sobre o ou no interior do gargalo é proporcionada uma válvula (23) através da qual se estendem uns meios de distribuição, em que a válvula é fixada no interior do ou sobre o gargalo (6), caracterizado por no interior do ou sobre o gargalo (6) se achar suspenso um braço de suporte (13) que se estende pelo menos parcialmente no espaço interior do recipiente e que circunda pelo menos parcialmente os meios de distribuição, em que o suporte (1) compreende um dispositivo de pressão (9) próprio para pressurizar o líquido que se acha contido no interior do recipiente (2), em que o dispositivo de pressão (9) se acha suspenso no referido braço de suporte (13) e: - o braço de suporte (13) se acha dotado de ou se acha ligado a um anel de suspensão (15) que tem uma abertura central (21) fechada pela válvula (23); ou o braço de suporte se acha dotado de um anel (20) que se vai apoiar no interior do ou sobre o gargalo (6), o anel (20) tendo uma abertura (99), em que um anel de retenção (48) é montado no gargalo (6) por cima do anel (20), o anel de retenção (48) tendo uma abertura central (21) por cima da abertura (99), em 2 ΡΕ2282947 que a abertura central (21) é fechada pela válvula (23) .
  2. 2. Suporte de acordo com a reivindicação 1, em que o recipiente (2) compreende um ressalto que se acha formado no gargalo (6) e sobre o qual o braço de suporte (13) vai assentar pelo menos parcialmente.
  3. 3. Suporte de acordo com a reivindicação 1 ou 2, em que a válvula (23) é fixada ao gargalo (6) por meio de soldadura, em que a válvula (23) é de preferência fixada sobre um bordo superior (18) do gargalo.
  4. 4. Suporte de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que o dispositivo de pressão (9) está incluído no recipiente (2) e se acha suspenso no braço de suporte (13), em que o dispositivo de pressão (9) compreende de preferência um cartucho de pressão cheio de gás, assim como um dispositivo de regulação de pressão (11) por meio do qual o gás pode ser introduzido no interior do recipiente (2) de uma maneira doseada.
  5. 5. Suporte de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que o dispositivo de pressão (9) incluído no recipiente está suspenso na válvula.
  6. 6. Suporte de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que a válvula (23) é ou compreende um anel que é fixado no interior do e/ou sobre o 3 ΡΕ2282947 gargalo, em que o anel se acha dotado de uma abertura com um bordo no qual é fixada uma válvula, em particular com a ajuda de cravação.
  7. 7. Suporte de acordo com a reivindicação 6, em que o dispositivo de pressão (9) é proporcionado no recipiente (2), inserido através do gargalo (6), em que o dispositivo de regulação de pressão é dimensionado de maneira a não poder ser introduzido através da abertura do anel.
  8. 8. Suporte de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que o dispositivo de pressão (9) é suspenso com a ajuda do braço de suporte (13) no espaço interior do recipiente, deslocado com respeito a um eixo longitudinal do gargalo e/ou do recipiente.
  9. 9. Suporte de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, em que a ligação entre a válvula (23) e o recipiente (2) é irreversível.
  10. 10. Pré-forma ou conjunto de pré-formas para a moldagem por sopro de um recipiente para um suporte de acordo com a reivindicação 2.
  11. 11. Método para a formação de um suporte de acordo com a reivindicação 1, em que, num recipiente de plástico (2) com um gargalo (6), através do gargalo é introduzido líquido, em que o gargalo (6) é pelo menos parcialmente obturado por uma válvula (23), e em que no espaço 4 ΡΕ2282947 interior do recipiente é inserido um dispositivo de distribuição, em que no espaço interior do recipiente é colocado um braço de suporte (13) suspenso no ou no interior do gargalo por meio de um anel que tem uma abertura (21, 99), em que o líquido é introduzido no interior do recipiente através da referida abertura (21, 99) e em que a válvula (23) é colocada em posição após introdução do liquido, indo o braço de suporte (13) circundar pelo menos parcialmente o dispositivo de distribuição, de maneira que a bebida só pode ser distribuída a partir do recipiente através do dispositivo de distribuição.
  12. 12. Método de acordo com a reivindicação 11, em que um dispositivo de pressão próprio para regular a pressão é introduzido no interior do recipiente através do gargalo, suspenso no referido braço de suporte (13).
  13. 13. Braço de suporte (13) para um suporte de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, dotado de um dispositivo de pressão (9) próprio para pressurizar o líquido contido no interior de um recipiente (2), em que o dispositivo de pressão (9) é suspenso no braço de suporte (13) e: o braço de suporte (13) se acha dotado de ou se acha ligado a um anel de suspensão (15) que tem uma abertura central (21); ou o braço de suporte se acha dotado de um anel (20) que tem uma abertura (99), compreendendo ainda um anel 5 ΡΕ2282947 de retenção (48) destinado a ser montado no gargalo (6) por cima do anel (20), o anel de retenção (48) tendo uma abertura central (21) dotada de meios próprios para a montagem de uma válvula (23), indo a válvula (23) obturar a abertura (21). Lisboa, 31 de Outubro de 2012
PT09729565T 2008-04-10 2009-04-08 Recipiente próprio para conter e distribuir uma bebida pressurizada, método e válvula para esse recipiente PT2282947E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
NL2001467A NL2001467C2 (nl) 2008-04-10 2008-04-10 Inrichting voor houden van drank.

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2282947E true PT2282947E (pt) 2012-11-14

Family

ID=40316949

Family Applications (2)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT09729565T PT2282947E (pt) 2008-04-10 2009-04-08 Recipiente próprio para conter e distribuir uma bebida pressurizada, método e válvula para esse recipiente
PT09730470T PT2291321E (pt) 2008-04-10 2009-04-08 Distribuidor para conter e distribuir uma bebida pressurizada

Family Applications After (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT09730470T PT2291321E (pt) 2008-04-10 2009-04-08 Distribuidor para conter e distribuir uma bebida pressurizada

Country Status (23)

Country Link
US (2) US8950636B2 (pt)
EP (2) EP2291321B3 (pt)
JP (2) JP5358675B2 (pt)
CN (2) CN102056810A (pt)
AR (2) AR071200A1 (pt)
AT (1) ATE530493T2 (pt)
AU (2) AU2009234558A1 (pt)
BR (2) BRPI0910913A2 (pt)
CA (2) CA2721054A1 (pt)
CL (2) CL2009000868A1 (pt)
DK (2) DK2282947T3 (pt)
ES (2) ES2374792T7 (pt)
HR (1) HRP20120054T1 (pt)
MX (2) MX339708B (pt)
NL (2) NL2001467C2 (pt)
NZ (2) NZ589064A (pt)
PL (2) PL2282947T3 (pt)
PT (2) PT2282947E (pt)
RU (2) RU2533721C2 (pt)
SI (1) SI2291321T1 (pt)
TW (2) TW200948703A (pt)
WO (2) WO2009126034A1 (pt)
ZA (2) ZA201007514B (pt)

Families Citing this family (18)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
HUP1000286A2 (en) * 2010-06-02 2011-12-28 Mayex Canada Kft Dispensing unit and method for dispensing a liquid under pressure
DK2576423T3 (da) * 2010-06-02 2020-05-25 Heineken Supply Chain Bv Fremgangsmåde og anordning til aftapning af drikkevarer, navnlig carboniserede drikkevarer
BR102012021408B1 (pt) 2012-08-24 2020-09-29 Gustavo Foresti Fezer Embalagem para envase e extração de bebida gaseificada
NL2009731C2 (en) * 2012-10-30 2014-05-06 Heineken Supply Chain Bv Container and valve for a container.
NL2009732C2 (en) 2012-10-30 2014-05-06 Heineken Supply Chain Bv Beverage container and valve for a beverage container.
NL2009864C2 (en) 2012-11-22 2014-05-27 Heineken Supply Chain Bv Beverage dispensing assembly and container for use in a beverage dispensing assembly.
US20140326143A1 (en) * 2013-05-06 2014-11-06 16 MILE BREWING COMPANY Inc. Imbrue keg infusion apparatus and system
EP2803631A1 (en) 2013-05-16 2014-11-19 Carlsberg Breweries A/S A beverage dispensing system and a method of dispensing beverage
NL2012200C2 (en) * 2014-02-04 2015-08-06 Heineken Supply Chain Bv Beverage dispensing assembly and tap.
NL2012199C2 (en) 2014-02-04 2015-08-06 Heineken Supply Chain Bv Dispensing assembly and container with tap.
CA2950147C (en) 2014-05-24 2021-03-30 GrowlerWerks, INC. Beverage dispenser and variable pressure regulator cap assembly
NL2012981B1 (en) * 2014-06-11 2017-01-17 Heineken Supply Chain Bv Beverage dispensing system, beverage container and pressurizing system for use in a beverage dispensing system or container.
PT109389A (pt) * 2016-05-16 2017-12-06 Novadelta - Comércio E Indústria De Cafés S A Sistema de preparação de bebidas aromáticas com disposição de descarga de bebidas optimizada e processo de operação do referido sistema
NL2017109B1 (en) * 2016-07-05 2018-01-12 Heineken Supply Chain Bv Beverage dispensing assembly and beverage container
NL2018956B1 (en) 2017-05-19 2018-11-28 Heineken Supply Chain Bv Beverage dispensing assembly and beverage container
NL2018955B1 (en) 2017-05-19 2018-11-28 Heineken Supply Chain Bv Beverage dispensing assembly and beverage container
CN110203559A (zh) * 2019-06-26 2019-09-06 广东美妆优品科技有限责任公司 一种气雾瓶
BR112022023427A2 (pt) * 2020-05-19 2022-12-20 Heineken Supply Chain Bv Válvula para um recipiente de bebida e recipiente de bebida

Family Cites Families (47)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2547052A (en) * 1946-02-05 1951-04-03 Kidde Mfg Co Inc Siphon bottle with aeration and dispensing control means
US3245435A (en) * 1963-12-12 1966-04-12 Colgate Palmolive Co Pressurized dispenser with propellant bag
US3251420A (en) * 1964-04-20 1966-05-17 Fire Guard Corp Fire extinguisher with bottom mounted cartridge
US3613954A (en) * 1968-06-20 1971-10-19 Schlitz Brewing Co J Dispensing apparatus
US3632023A (en) * 1970-03-16 1972-01-04 Republic Corp Tapping device for beer kegs and the like
SE364931B (pt) * 1972-09-27 1974-03-11 Bygg Och Transportekonomie Ab
US3955720A (en) * 1972-11-15 1976-05-11 Malone David C Low pressure dispensing apparatus with air pump
US3815798A (en) * 1973-05-21 1974-06-11 B Lavitch Button fastener
US3964649A (en) * 1975-01-30 1976-06-22 Lever Brothers Company Pressurized dispensing container
US4174811A (en) * 1977-02-15 1979-11-20 Firma Airotechnik Siegfried Binder Gmbh Fluid substance sprayer having propellant gas and substance refill
US4121772A (en) * 1977-08-17 1978-10-24 Rubin Mandrell Portable spray can for dual liquids
US4147283A (en) * 1977-09-21 1979-04-03 The Continental Group, Inc. Combined charging and product dispensing unit
FR2411798A1 (fr) * 1977-12-19 1979-07-13 Waterlomat Sa Appareil de soutirage de boissons carbonatees contenues dans des recipients a reserve de gaz incorporee
US4310108A (en) * 1978-06-08 1982-01-12 Freund Industrial Co., Ltd. Aerosol sprayer with pressure reservoir
SE423610B (sv) * 1978-08-11 1982-05-17 Tetra Pak Dev Sett att framstella forpackningsbehallare av plastmaterial jemte forpackningsbehallare framstelld enligt settet
US4632276A (en) * 1983-12-30 1986-12-30 Yukio Makino Liquid dispensing device
US4595127A (en) * 1984-05-21 1986-06-17 Stoody William R Self-contained fluid pump aerosol dispenser
JPS62260682A (ja) * 1986-05-01 1987-11-12 三菱商事株式会社 注出装置
WO1988001981A1 (en) * 1986-09-09 1988-03-24 Dispak Pty. Limited Liquid dispenser
US5246140A (en) * 1988-06-23 1993-09-21 Micro Matic A/S Container device for distributing a drinkable liquid under pressure from a gas
US5110012A (en) * 1991-01-11 1992-05-05 Scholle Corporation Beverage container with regulated pressure
CA2134663C (en) 1992-04-30 1999-01-05 Rudiger Josef Charles Cruysberghs Pressure generator and dispensing apparatus utilizing same
BR9304369A (pt) 1993-10-26 1995-06-20 Imi Cornelius Brasil Ltda Conjunto extrator de líquido a partir de um recipiente
RU2063915C1 (ru) * 1994-02-14 1996-07-20 Центр комплексного развития технологии и энерготехнологических систем "Кортэс" Распыляющий контейнер и способы его заправки
NL1008601C2 (nl) * 1998-03-16 1999-09-17 Heineken Tech Services Inrichting voor het afgeven van een fluïdum.
GB2335902A (en) 1998-04-01 1999-10-06 Miracle Beer Company Limited Micro-brewing device
JPH11319649A (ja) * 1998-05-19 1999-11-24 Young:Kk エアゾール装置
JP2000085866A (ja) * 1998-09-07 2000-03-28 Seiichi Kitabayashi 合成樹脂製エアゾール噴射用耐圧容器
ATE228466T1 (de) 1998-12-16 2002-12-15 Heineken Tech Services Behälter zum abgeben von flüssigkeit mit einer druckkontrollvorrichtung und aktivierungseinheit
PL192216B1 (pl) * 1998-12-16 2006-09-29 Heineken Tech Services Pojemnik do przechowywania i dozowania piwa i zastosowanie pojemnika
US6276565B1 (en) * 1999-05-11 2001-08-21 Arichell Technologies, Inc. Gas-driven liquid dispenser employing separate pressurized-gas source
JP2001233389A (ja) * 2000-02-21 2001-08-28 Mitani Valve Co Ltd エアゾール容器
EP1317395B1 (en) * 2000-08-16 2010-01-13 Walter K. Lim Gas storage and delivery system for pressurized containers
FR2816599B1 (fr) * 2000-11-10 2003-03-14 Denis Delbarre Fut pour liquide avec moyens de soutirage sous pression
NL1019562C2 (nl) * 2001-12-13 2003-06-17 Heineken Tech Services Klepsamenstel voor gebruik bij drankafgifte.
NL1023968C2 (nl) * 2003-07-21 2005-01-24 Heineken Tech Services Drukregelaar voor houder voor koolzuurhoudende drank.
ATE500158T1 (de) * 2003-07-30 2011-03-15 Rm Beteiligungs Ag Kunststoffgetränkeflasche mit kapsel
EP1504999A1 (en) 2003-08-05 2005-02-09 Amcor Limited Rigid plastic container having gas-barrier properties and high transparency
DE602004009836T2 (de) * 2004-01-30 2008-08-28 Intelligent Packaging Systems Group S.A. Drucksteuervorrichtung
DE102004017171A1 (de) 2004-04-02 2005-10-20 Huber Verpackungen Gmbh & Co K Vorrichtung zur Ausgabe eines Fluides aus einem Hohlraum eines Behälters
DE102004047252A1 (de) * 2004-09-29 2006-04-13 Kurt Oberhofer Flüssigkeitsbehälter
EP1688813A1 (de) 2005-02-02 2006-08-09 Impress GmbH & Co. oHG Druckminder- und Regulierventil mit Anstechmechanismus einer im Faßverschluss montierbaren Gaspatrone
EP2036854A3 (en) * 2005-11-29 2009-04-01 Rexam Petainer Lidköping Ab Closure for a container for beverage
NL1031410C2 (nl) 2006-03-20 2007-09-21 Heineken Supply Chain Bv Drankcontainer en samenstel van een dergelijke container en een tapinrichting.
NL1032709C2 (nl) 2006-10-20 2008-04-22 Konink Grolsch N V Inrichting voor het afgeven van een vloeistof.
NL1032892C2 (nl) * 2006-11-17 2008-05-20 Heineken Supply Chain Bv Tapinrichting met drukregelmiddelen.
US8070023B2 (en) * 2007-03-09 2011-12-06 On Tap Llc Beverage dispensing assembly

Also Published As

Publication number Publication date
CL2009000868A1 (es) 2010-04-09
US20110038989A1 (en) 2011-02-17
EP2282947A2 (en) 2011-02-16
DK2291321T3 (da) 2012-02-06
CA2721054A1 (en) 2009-10-15
RU2533721C2 (ru) 2014-11-20
PL2291321T6 (pl) 2021-07-19
CL2009000869A1 (es) 2010-05-07
DK2282947T3 (da) 2012-12-10
JP2011517647A (ja) 2011-06-16
WO2009126034A1 (en) 2009-10-15
EP2291321A1 (en) 2011-03-09
PT2291321E (pt) 2012-01-27
US20110036807A1 (en) 2011-02-17
TW200948703A (en) 2009-12-01
AR071200A1 (es) 2010-06-02
PL2291321T3 (pl) 2012-03-30
PL2282947T3 (pl) 2013-01-31
TW200948702A (en) 2009-12-01
WO2009126035A3 (en) 2009-12-30
EP2291321B1 (en) 2011-10-26
EP2282947B1 (en) 2012-08-08
BRPI0911253A2 (pt) 2015-10-06
CN102056810A (zh) 2011-05-11
WO2009126035A2 (en) 2009-10-15
RU2010145533A (ru) 2012-05-20
JP2011517646A (ja) 2011-06-16
MX2010011118A (es) 2010-11-30
ZA201007514B (en) 2011-08-31
US8950636B2 (en) 2015-02-10
ES2374792T5 (es) 2020-12-14
CA2720915A1 (en) 2009-10-15
ATE530493T2 (de) 2011-11-15
HRP20120054T1 (hr) 2012-02-29
AR071199A1 (es) 2010-06-02
DK2291321T6 (da) 2021-06-28
MX2010011119A (es) 2010-11-30
CN102056837B (zh) 2015-09-30
ES2374792T7 (es) 2021-11-16
JP5358675B2 (ja) 2013-12-04
US8906438B2 (en) 2014-12-09
RU2010145532A (ru) 2012-05-20
SI2291321T1 (sl) 2012-03-30
ZA201007515B (en) 2011-06-29
NZ589064A (en) 2013-07-26
AU2009234559A1 (en) 2009-10-15
NL2001467C2 (nl) 2009-10-13
AU2009234558A1 (en) 2009-10-15
PL2291321T5 (pl) 2020-12-14
EP2291321B2 (en) 2020-04-22
NL2002731A1 (nl) 2009-10-13
CN102056837A (zh) 2011-05-11
EP2291321B3 (en) 2021-04-07
MX339708B (es) 2016-06-03
ES2391065T3 (es) 2012-11-21
NZ588520A (en) 2013-03-28
DK2291321T4 (da) 2020-06-29
BRPI0910913A2 (pt) 2015-09-29
ES2374792T3 (es) 2012-02-22
NL2002731C2 (nl) 2010-08-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT2282947E (pt) Recipiente próprio para conter e distribuir uma bebida pressurizada, método e válvula para esse recipiente
KR100532205B1 (ko) 맥주와 다른 탄산음료를 저장 및 분배하는 조립체
RU2430010C2 (ru) Емкость для напитка и узел в сборе из такой емкости и выдачного устройства
MX2012000225A (es) Aparato de derivacion y por consiguiente botella comprimible, y preforma para formar tal recipiente.
EP2504272B1 (en) A method for installing a collapsible beverage container in a beverage dispensing system
CN111891548B (zh) 关闭装置和液体容器
BE1018873A5 (nl) Inrichting voor het koppelen van een flexibele container aan een verdeelinrichting.
RU2530844C2 (ru) Устройство для розлива пенящихся и газированных напитков в открытую тару
JP2018536603A (ja) 堆肥化可能な使い捨て飲料容器及び関連する容器密封機構
MXPA00002248A (en) Assembly for storing and dispensing beer and other carbonated beverages