PT2004903E - Lado superior e, nomeadamente, lado do papel, bem como uma teia de máquina de papel - Google Patents

Lado superior e, nomeadamente, lado do papel, bem como uma teia de máquina de papel Download PDF

Info

Publication number
PT2004903E
PT2004903E PT06841046T PT06841046T PT2004903E PT 2004903 E PT2004903 E PT 2004903E PT 06841046 T PT06841046 T PT 06841046T PT 06841046 T PT06841046 T PT 06841046T PT 2004903 E PT2004903 E PT 2004903E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
fabric
yarns
threads
repetition
weft
Prior art date
Application number
PT06841046T
Other languages
English (en)
Inventor
Klaus Fichter
Wolfgang Heger
Original Assignee
Andritz Tech & Asset Man Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Andritz Tech & Asset Man Gmbh filed Critical Andritz Tech & Asset Man Gmbh
Publication of PT2004903E publication Critical patent/PT2004903E/pt

Links

Classifications

    • DTEXTILES; PAPER
    • D21PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
    • D21FPAPER-MAKING MACHINES; METHODS OF PRODUCING PAPER THEREON
    • D21F1/00Wet end of machines for making continuous webs of paper
    • D21F1/0027Screen-cloths
    • D21F1/0036Multi-layer screen-cloths

Landscapes

  • Paper (AREA)
  • Woven Fabrics (AREA)
  • Folding Of Thin Sheet-Like Materials, Special Discharging Devices, And Others (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)

Description

1
DESCRIÇÃO "LADO SUPERIOR E, DE MODO ESPECIAL, LADO PARA O PAPEL, PARA UMA MÁQUINA DE PRODUÇÃO DE PAPEL, BEM COMO UMA TEIA DE UMA MÁQUINA DE PRODUÇÃO DE PAPEL" A invenção diz respeito à constituição de um lado superior e, de modo especial, de um lado para o papel para uma tela de camadas múltiplas de uma máquina de produção de papel, dizendo igualmente respeito a uma tela de uma máquina de produção de papel em conformidade, destinada, de modo especial, a ser utilizada numa secção húmida de uma máquina de produção de papel.
Na secção húmida de uma máquina de produção de papel tem lugar a formação da folha de papel, a qual, dependendo do modelo de máquina, tem lugar ou sobre uma tela de uma máquina de produção de papel, ou entre duas dessas telas. Para que a folha seja produzida é depositada uma suspensão, constituída por cerca de 1 % de fios e/ou de substâncias adjuvantes e por cerca de 99 % de água, de forma uniforme, sobre a tela da máquina de produção de papel, sendo os componentes sólidos contidos na solução separados da água por um processo de filtração. Regra geral, e mediante a utilização de diversos elementos de drenagem até ao fim da secção húmida, obtém-se uma percentagem de matéria seca ou um teor de sólidos compreendido entre os cerca de 20 e os cerca de 22 %. O papel produzido desta forma é já de tal maneira resistente, que pode ser transferido para a secção de prensa e continuar a ser secado nessa secção. Em máquinas de produção de papel modernas como, por exemplo, as máquinas com o dispositivo "Gap former", no qual o jacto proveniente da caixa de entrada é dirigido para o espaço 2 existente entre duas telas convergentes, a tecnologia utilizada para a execução deste processo de filtração foi de tal maneira aperfeiçoado, que, a velocidades iguais ou superiores a 2.000 m/min, é necessário claramente menos de um segundo para realizar esse processo.
Enquanto, por um lado, uma série de grandezas relacionadas com a tecnologia de produção de papel, como é o caso, por exemplo, do grau de brancura, da resistência à tracção e da extensão, são preponderantemente determinadas pela matéria-prima e pelas substâncias adjuvantes utilizadas, pelo outro as telas de formação de folhas, por sua vez, exercem uma influência considerável sobre o perfil de gramagem e o perfil transversal de espessura do papel, bem como sobre a retenção de fios e ainda sobre as marcas visivelmente deixadas pela tela na folha de papel. É, de modo especial, nos papéis destinados a utilizações no sector gráfico que os requisitos de qualidade relativos a estas caracteristicas são particularmente exigentes. Estes requisitos elevados em termos de qualidade impedem uma utilização de matérias-primas com uma qualidade claramente inferior, como é o caso, por exemplo, de papel usado, impedindo igualmente que, através de uma redução da gramagem do papel, se economize nas matérias-primas e, por conseguinte, nos custos. A reacção a estas tendências não se tardou a fazer sentir aquando do desenvolvimento das telas de formação de folhas para máquinas de produção de papel, tendo sido desenvolvidos os mais diversos esforços com o intuito de se conseguir alcançar um compromisso entre a maior qualidade possível do lado para o papel, por um lado, e um lado da máquina o mais robusto e grosseiro possível, para assim se 3 obter um tempo de operação elevado e, ao mesmo tempo, uma estabilidade elevada do tecido da tela.
Foi para satisfazer estes requisitos que foram desenvolvidas as telas de tecido de duas camadas, caracterizadas por um sistema de fios de teia com, pelo menos, dois sistemas de fios de trama, em que um sistema de fios de trama, pelo menos, está exclusivamente entretecido do lado do papel, e em que o outro sistema está exclusivamente entretecido do lado da máquina. Entre outras, as patentes que passamos a enumerar em seguida apresentam algumas formas de realização de telas de formação de folhas correspondentes: EP 0 186 406 A3, DE 31 43 433 A, DE 25 40 490 B2, DE 22 63 476 B2, DE 38 17 144 Al, DE 38 01 051 Al, DE 39 10 019 Al e ainda a patente DE 41 07 633 C2.
Apesar de este tipo de telas de formação de folhas ainda hoje ser utilizado com frequência, todas estas telas se caracterizam por uma permeabilidade à água comparativamente reduzida, que se fica a dever ao facto de os fios orientados no sentido da máquina estarem dispostos de modo a ficarem muito justos, ou seja, muito próximos uns dos outros. Por outro lado, este tipo de telas não permite nem produzir o lado para o papel em tecido em ponto de tafetá, que é reconhecidamente o tipo de tecido ideal, nem uni-lo a um substrato de tecido. Assim sendo, é frequente o papel apresentar marcas indesejadas. A fim de eliminar estas desvantagens, foram desenvolvidos esforços no sentido de desenvolver uma tela para uma máquina de produção de papel cujo lado do papel fosse constituído por um tecido em ponto de tafetá. As telas 4 compostas correspondentes, constituídas por três camadas, são formadas por, pelo menos, duas camadas separadas de tecido, das quais a camada superior é caracterizada por ser feita de um tecido em ponto de tafetá, tecido esse que é unido às demais camadas de tecido de forma adequada. De acordo com as soluções já conhecidas, as várias camadas são unidas umas às outras por meio de fios de ligação individuais, que tanto podem formar fios de teia, como fios de trama que se estendem na direcção transversal. Além disso, a ligação correspondente também foi obtida através do entrelaçar dos sistemas de fios de teia e dos sistemas de fios de trama de um tecido no outro tecido, para o que os fios acima referidos de uma camada de tecido mudam para a camada de tecido seguinte, e vice-versa. As patentes que enumeramos em seguida apresentam alguns exemplos deste tipo de ligação: DE 33 18 985 Al, DE 42 29 828 C2, DE 29 17 694 C2, EP 0 093 096 Bl, EP 0 069 101 Bl, EP 0 097 966 BI e WO 93/00472.
Este tipo de tecidos já conhecidos permitiu melhorar a regularidade da superfície do lado superior, fazendo com que as marcas deixadas no papel sofressem uma redução significativa em relação às deixadas pelas telas de duas camadas, e fazendo ao mesmo tempo com que, apesar da utilização de um número comparativamente maior de fios do lado do papel, a permeabilidade se mantivesse. Isto levou a que as telas de três camadas passassem a ser mais utilizadas no caso dos papéis utilizados no sector gráfico anteriormente referidos.
No entanto, esta constituição em várias camadas acarretou consigo um aumento considerável da espessura da tela da máquina para produção de papel, o que faz com que se possa 5 acumular uma maior quantidade de água no tecido e com que, por conseguinte, a capacidade de drenagem sofra uma redução correspondente. Outra desvantagem inerente ao tecido composto com três camadas reside na união das várias camadas. É frequente as camadas individuais de tecido, unidas umas às outras por meio de fios de ligação, ao serem introduzidas na máquina de produção de papel, e devido ao desvio a que são submetidas, serem sujeitas a uma curvatura, em que, reportada a uma fase neutra na parte central da tela, uma camada regista um estiramento, ao mesmo tempo que a camada de tecido situada por cima da fase neutra regista uma compressão. Regra geral isso provoca um afrouxamento da união dos tecidos, que, quando é muito pronunciada, pode dar origem a um deslocamento das camadas umas em relação às outras e, em casos extremos, pode mesmo dar origem a uma separação das camadas de tecido, o que, por sua vez, faz com que a tela da máquina de produção de papel fique inutilizada. É bem verdade que, a fim de obviar à separação das camadas, a patente DE 100 30 650 Cl já divulga uma solução, de acordo com a qual os fios orientados no sentido da máquina são utilizados como fios de ligação, o que faria com que, com a mudança dos fios de teia ou dos fios orientados na direcção da máquina do lado do papel para o lado da máquina, e vice-versa, houvesse uma compensação do estiramento e da compressão de ambos os lados do tecido; um tipo de ligação que, contudo, só por si, não é suficiente para compensar a maior espessura, condicionada pela estrutura, do tecido composto, com a capacidade de drenagem reduzida que lhe está associada. 6 A patente GB 2 391 557 A divulga um lado superior constituído por uma multiplicidade de fios de teia, entretecidos com uma multiplicidade de fios de trama, sendo formadas repetições de pontos de tecido tanto na direcção longitudinal como na direcção transversal, em que a repetição dos pontos de tecido dos fios de trama contém seis vezes tantos fios como a repetição dos pontos de tecido dos fios de teia.
Tendo em conta este estado da técnica, a presente invenção tem por objectivo melhorar ainda mais as soluções já conhecidas, de modo a ser formado um lado superior, ou um lado do papel, de uma tela de uma máquina de produção de papel que se caracterize pelas vantagens de um tecido em ponto de tafetá e que, apesar disso, permita conseguir uma constituição mais simples, mais compacta e mais robusta seja do tecido, seja da tela da máquina de produção de papel em que a tela vai ser utilizada. Um objectivo que é satisfeito através de um lado superior, e, de modo especial, de um lado do papel, com as características da reivindicação 1 e ainda por meio de uma tela de uma máquina de produção de papel com as características da reivindicação 5. A solução concebida de acordo com a presente invenção é caracterizada por, de acordo com a concepção das características da reivindicação 1, o lado superior, ou o lado do papel, ser constituído por uma multiplicidade de fios de teia que estão entretecidos com uma multiplicidade de fios de trama e, dessa maneira, criam repetições de pontos de tecido tanto na direcção longitudinal, como na direcção transversal, em que a repetição de pontos de tecido dos fios de trama contém três vezes tantos fios como 7 a repetição de pontos de tecido dos fios de teia, e em que a repetição de pontos de tecido dos fios de teia é constituída por, pelo menos, três fios, e a repetição de pontos de tecido dos fios de trama é constituída por, pelo menos, nove fios, em que todos os fios de teia passam, de forma alternada, por cima de três fios de trama e depois por baixo de três fios de trama, passando em seguida por baixo dos fios de trama remanescentes da repetição de pontos de tecido transversal, e em que dois fios de teia directamente adjacentes estão deslocados na direcção longitudinal, uns em relação aos outros, o correspondente a, pelo menos, três fios de trama. 0 referido objectivo também é satisfeito por uma tela para uma máquina de produção de papel com as características que são apresentadas na reivindicação 5. 0 lado superior concebido de acordo com a presente invenção foi concebido de forma a se assemelhar ao tecido em ponto de tafetá já sobejamente conhecido, e, dessa forma, tornar possível a produção de um papel sem marcas. Apesar disso, esta concepção especial do lado superior ainda permite alcançar uma drenagem elevada e, desde que o lado superior seja provido, do seu lado inferior, de outras camadas de tecido correspondentemente adequadas, obtém-se uma constituição compacta e robusta que contraria a indesejada separação das camadas. 0 lado superior, ou o lado do papel, reivindicado no presente pode ser obtido, de forma económica, em dispositivos de tecelagem normais, pelo que, dessa forma, também se torna possível prescindir de equipamentos e de máquinas dispendiosos. Através da utilização de, pelo menos, três fios orientados na direcção da máquina, torna-se possível unir fios de trama orientados na direcção transversal, do lado da máquina, e, dessa forma, relativamente a um tecido em ponto de tafetá ideal, alcançar uma regularidade elevada para o lado superior, ou para a camada superior, do tecido de uma tela de uma máquina de produção de papel. 0 princípio de ligação aqui reivindicado pode ser alargado a praticamente qualquer quantidade de fios de teia numa repetição de pontos de tecido, e pode ser concretizado, sem qualquer tipo de problema, para três, cinco e seis fios de teia numa repetição de pontos de tecido. Quanto maior for o número de fios de teia de uma repetição de pontos de tecido, tanto mais se desloca a relação de comprimento entre os fios de teia e os fios de trama orientados na direcção transversal, no lado superior, na direcção dos fios de trama orientados na direcção transversal. Isso faz com que a ligação se torne cada vez mais larga, o que, em principio, é prejudicial para a regularidade do lado do papel, mas que, em contrapartida, seja formada uma base cada vez melhor para as fibras de papel essencialmente longitudinais que saem da saída de tecido da máquina de produção de papel. Desta forma simples, o lado superior pode ser ajustado, em função dos requisitos que vão surgindo na prática, às particularidades aplicáveis caso a caso.
Numa forma de realização particularmente vantajosa da solução de acordo com a presente invenção é adicionado ao lado de cima uma fixação térmica, do que resulta um estiramento no sentido longitudinal e uma alteração da estrutura do tecido, e, de acordo com os quais os fios de teia, na zona em que se unem aos fios de trama superiores, deixam de se estender estritamente na vertical ou na 9 direcção longitudinal, orientando-se, em vez disso, ligeiramente na diagonal. 0 entrelaçamento dos fios de trama do lado da máquina, ou seja, do substrato de tecido, com o estrato superior de tecido, ou com o lado superior, pode ser realizado de inúmeras maneiras. Numa forma de realização preferencial, é seleccionada uma relação de três fios de trama superiores para dois fios de trama inferiores. Neste caso, a subida do substrato de tecido deverá equivaler, de preferência, a dois.
Em principio, também será possível optar por outras relações de fios de trama.
As demais reivindicações dependentes apresentam outras formas de realização da solução concebida de acordo com a presente invenção.
Segue-se uma descrição mais detalhada da solução concebida de acordo com a presente invenção, baseada em diversas formas de realização, e feita mediante recurso aos desenhos. Assim, as figuras que se seguem mostram, num esquema de princípio, a figura 1 mostra uma primeira forma de realização que diz respeito a uma superfície de tecido com uma repetição de pontos de tecido de fios de teia de quatro fios e com uma repetição de pontos de tecido de fios de trama de doze fios, de acordo com a representação de uma repetição de pontos de tecido de ligação como a que é apresentada na figura 4b); 10 a figura 2 mostra uma segunda forma de realização que diz respeito a uma superfície de tecido com uma repetição de pontos de tecido de fios de teia de três fios e a uma repetição de pontos de tecido de fios de trama de nove fios, de acordo com a representação de uma repetição de pontos de tecido de ligação como a que é apresentada na figura 4a); a figura 3 mostra uma terceira forma de realização que diz respeito a uma superfície de tecido com uma repetição de pontos de tecido de fios de teia de cinco fios e a uma repetição de pontos de tecido de fios de trama de 15 fios, de acordo com a representação de uma repetição de pontos de tecido de ligação como a que é apresentada na figura 4c); a figura 4 mostra diversas formas de realização de repetições de pontos de tecido de ligação, em que na figura 4a) se pode ver uma repetição de pontos de tecido de fios de teia de três fios e uma repetição de pontos de tecido de fios de trama de nove fios, na figura 4b) se pode ver uma repetição de pontos de tecido de fios de teia de quatro fios e uma repetição de pontos de tecido de fios de trama de doze fios, na figura 4c) se pode ver uma repetição de pontos de tecido de fios de teia de cinco fios e uma repetição de pontos de tecido de fios de trama de 15 fios, e 11 na figura 4d) se pode ver uma repetição de pontos de tecido de fios de teia de seis fios e uma repetição de pontos de tecido de fios de trama de 18 f ios ; A figura 5 mostra o percurso descrito pelos fios de teia de uma forma de realização de uma superfície com uma repetição de pontos de tecido de fios de teia de quatro fios e com uma repetição de pontos de tecido de fios de trama de doze fios, e ainda com fios de trama do lado da máquina entretecidos; A figura 6 mostra um tecido em ponto de tafetá que já é do conhecimento geral; A figura 7 mostra uma representação do lado superior com uma repetição de pontos de tecido dos fios de teia de quatro fios e com uma repetição de pontos de tecido de fios de trama de doze fios, apresentada de forma esquemática. A presente invenção diz respeito a uma tela de camadas múltiplas para uma máquina de produção de papel que tem um lado para o papel que, numa primeira abordagem, se deve assemelhar ao tecido em ponto de tafetá já conhecido de todos (vide a representação que é mostrada na figura 6), mas que, através da utilização de uma multiplicidade de inúmeros fios orientada no sentido da máquina, deve permitir o entrelaçamento de fios adicionais, e, mais concretamente, de fios de trama que se prolongam na direcção transversal, do lado da máquina.
Se observarmos com mais atenção o tecido em ponto de tafetá ideal que é já do conhecimento geral, tal como está apresentado na figura 6, verificamos que a regularidade 12 elevada que pauta esta ligação resulta, acima de tudo, da repetição de pontos de tecido 101, curta, de apenas dois fios de teia e dois fios de trama orientados na direcção transversal. Se, além disso, se utilizar ainda o mesmo número de fios e o mesmo diâmetro de fio tanto na direcção longitudinal, como na direcção transversal, obtém-se uma malha quadrada e uma altura uniforme no que se refere à curvatura dos fios de trama e dos fios de teia.
Respeitando a condição de que o número de fios = 2 / diâmetro do fio, as distâncias 102 e 105 entre as malhas adjacentes é igual seja à largura da malha 106, seja ao comprimento da malha 103. Para se obter um lado superior o mais parecido possível com um tecido em ponto de tafetá, a solução concebida de acordo com a presente invenção prevê, entre outras coisas, a utilização de, pelo menos, três fios orientados na direcção da máquina, que a distância que os separa seja inferior a 20 % do diâmetro de um fio de teia, que a repetição de pontos de tecido de fios de trama seja concebida de modo a ser três vezes tão comprida como a repetição de pontos de tecido dos fios de teia, em que cada fio orientado na direcção da máquina tem de passar, alternadamente, por cima de três fios de trama orientados na direcção transversal e, em seguida, por baixo de três fios de trama com a mesma orientação e, por fim, por baixo do lado superior e em que - a ligação se pauta por uma subida equivalente a três. 13 A figura 4 mostra o princípio técnico de ligação subjacente por meio de quatro repetições de pontos de tecido de fios de teia diferentes. Na representação que se pode ver apresentada nesta figura, e tal como é habitual na tecnologia têxtil, os fios orientados na direcção da máquina (fios de teria) estão representados por colunas e os fios orientados na direcção transversal (fios de trama) estão representados por linhas. Além disso, os pontos de cruzamento em que cada um dos fios de teia passa por cima de um fio de trama passível de atribuição estão assinalados por uma cruz.
Na figura 4a), a solução concebida de acordo com a presente invenção é aplicada a uma repetição de pontos de tecido de fios de teia de três fios 21 a 23. A repetição de pontos de tecido de fios de trama tem um comprimento de nove fios 1 a 9, em que o primeiro fio de teia 21 se liga, alternadamente, com os fios da trama 1 a 6 e, mais concretamente, passando por cima dos fios da trama 1, 3 e 5 e passando por baixo dos fios da trama 2, 4 e 6. Em seguida, o fio de teia prossegue o seu percurso por baixo dos fios da trama 7 a 9. 0 fio de teia 22, directamente adjacente do lado direito, descreve o mesmo percurso; no entanto, o percurso descrito por este fio de teia apresenta-se deslocado para cima o equivalente a três fios de trama. Os fios de trama que faltam em cima são acrescentados por baixo do ponto de início. Regra geral, a esta deslocação dá-se o nome de "subida". Por conseguinte, o fio de teia 22 inicia-se então no fio de trama 4 e, em seguida, o percurso que descreve é igual ao descrito pelo fio de teia 21. 14 A figura 4b) mostra uma forma de realização preferencial da solução concebida de acordo com a presente invenção, com uma repetição de pontos de tecido de fios de teia de quatro fios 21 a 24. Desta forma, a repetição de pontos de tecido dos fios de trama é de doze fios 1 a 12 e, por conseguinte, tem um comprimento que equivale a três vezes o comprimento da repetição de pontos de tecido dos fios de teia. Também neste caso os primeiros fios de trama 1 a 6 são entretecidos através dos fios de teia 21, passando alternadamente por cima dos fios 1, 3 e 5 e, em seguida, por baixo dos fios 2, 4 e 6. Os fios de trama remanescentes 7 a 12 prosseguem o seu percurso por baixo do fio de teia 21. A disposição resultante para os demais fios de teia 22, 23 e 24 é comparável.
Na figura 7 pode ver-se a representação esquemática da superfície tecida de acordo com a repetição de pontos de tecido de ligação que é mostrada na figura 4b). Se os fios de teia e os fios de trama 102 e 105 tiverem o mesmo diâmetro, e se, além disso, as distâncias entre os fios de trama 103 forem as mesmas, os comprimentos dos fios flutuantes dos fios de teia e dos fios de trama 104 e 107 podem ser representados da mesma maneira. A única diferença reside na largura da malha 106.
Se for utilizado um método de fixação térmica comum para os fios de material sintético utilizados, o estiramento longitudinal que ocorre durante a fixação térmica provoca uma alteração da estrutura, como se pode ver na representação esquemática que é apresentada na figura 1.
Na zona em que os fios de teia 21 a 24"' se ligam aos fios de trama superiores 1 a 5, o percurso descrito por esses 15 fios de teia 21 a 24"' deixa de ser estritamente vertical, ou de estar orientado na direcção longitudinal, passando a estar orientado na direcção diagonal. Ao longo do fio de teia 21, e tal como se pode ver na figura 1, por exemplo, isto significa que a elevação do fio de teia por cima do fio de trama 1 está deslocada mais para a direita do que por cima do fio de trama 3, e que a elevação do fio de teia por cima do fio de trama 5 corresponde ao ponto em que este fio apresenta o maior deslocamento para a esquerda. Isto é conseguido da seguinte maneira: quando os fios de teia são estirados no plano da imagem, os fios de trama entretecidos, que se apresentam essencialmente direitos, registam uma curvatura e, por sua vez, provocam um desvio dos fios de teia. Desta forma, a partir de uma malha grande 118, são obtidas duas malhas mais pequenas 119 e 120 (vide a figura 1), que se aproximam substancialmente das malhas do tecido em ponto de tafetá 108.
Este principio de ligação pode ser ampliado para praticamente qualquer quantidade de fios de teia na repetição de pontos de tecido, como se pode ver representado, a titulo de exemplo, nas figuras 4a), 4c) e 4d) para três, cinco e seis fios de teia. Quanto maior for a quantidade de fios de teia de uma repetição de pontos de tecido, tanto maior será a deslocação registada pela relação de comprimento entre os fios de teia e os fios de trama orientados na direcção transversal, no lado superior, na direcção dos fios de trama orientados na direcção transversal. Isso faz com que tenha lugar um alargamento correspondente, o que, contudo, e no que toca à regularidade do lado do papel, se torna indesejável, mas que, em contrapartida, também faz com que seja formada uma base cada vez melhor para as fibras de papel essencialmente 16 longitudinais que saem da saida de tecido da máquina de produção de papel. Dependendo do que for mais conveniente, nesse caso o lado superior representado por ser adaptado às condições vigentes com toda a simplicidade. A primeira forma de realização que é apresentada na figura 1 mostra, neste contexto, a superfície da solução concebida de acordo com a presente invenção com uma repetição de pontos de tecido de fios de teia de quatro fios 21 a 24 e com uma repetição de pontos de tecido de fios de trama de doze fios 1 a 12, de acordo com o padrão de tecelagem que é apresentado na figura 4b) . Repetições de pontos de tecido, ou disposições de fios correspondentes que se repetem, são assinaladas por uma pelica a seguir ao respectivo número de referência.
Na primeira forma de realização, o primeiro fio de teia 21 liga-se, alternadamente, com os primeiros seis fios de trama 1 a 6, passando por cima e por baixo deles, e estendendo-se em seguida unicamente por baixo dos demais fios de trama 7 a 12. Os fios de teia seguintes 22, 23 e 24, compreendidos na mesma repetição de pontos de tecido, sobem, respectivamente, três fios de trama, no caso vertente para a direita, em cima. Tal como acontece com cada ligamento do tecido, também pode ter lugar uma subida para a esquerda, o que iria dar azo a uma superfície com uma imagem oposta à mostrada (e que não está representada em nenhuma figura).
Nos exemplos de formas de realização que são apresentados nas figuras 2 e 3 é mostrada uma forma de realização com uma repetição de pontos de tecido de fios de teia de três ou cinco fios. Também neste caso são mostradas quatro repetições de pontos de tecido de fios de teia umas ao lado 17 das outras, para, dessa forma, se conseguir ficar com uma imagem mais clara da superfície.
Na quarta forma de realização, que é apresentada na figura 5, é mostrada a utilização da superfície concebida de acordo com a presente invenção numa tela de formação de folhas de duas camadas como tela para uma máquina de produção de papel; a figura mostra o percurso dos fios de teia, enquanto os fios de trama são mostrados em corte. Este tipo de representação torna evidente que a zona dos fios de teia que passa por baixo dos fios de trama superiores pode ser utilizada para o entrelaçamento de fios de trama inferiores. A zona em causa é a zona em que o fio de teia 21 passa por baixo dos fios de trama 6 a 12 ou 6' a 12' . A superfície aqui utilizada corresponde à que é apresentada na figura 1, com uma repetição de pontos de tecido de fios de teia de quatro fios e, correspondentemente, com uma repetição de pontos de tecido de fios de trama de doze fios. A quantidade de fios de trama foi seleccionada de acordo com uma relação de três fios de trama superiores para dois fios de trama inferiores. Quando tem lugar a subida equivalente a três do tecido superior, o substrato de tecido regista uma subida equivalente a dois. Isto faz com que tanto as relações entre os números de fios de trama, como a subida entre o tecido superior e o substrato de tecido sejam iguais, o que tem um efeito positivo sobre a construção total. No exemplo de forma de realização que é mostrado na figura 5, o comprimento de fios flutuantes dos fios de trama inferiores foi seleccionado de modo a corresponder ao dobro da repetição de pontos de tecido dos fios de teia do tecido superior, ou seja, de modo a 18 englobar oito fios. Desta forma, a superfície concebida de acordo com a presente invenção pode ser utilizada como o lado para o papel para uma grande variedade de lados para as máquinas diferentes e, por conseguinte, para uma grande variedade de substratos de tecido.
Lisboa, 16 de Dezembro de 2010

Claims (9)

1 REIVINDICAÇÕES 1. Lado superior, e, de modo especial, lado para o papel, para uma tela de formação de folhas de camadas múltiplas, previsto, de modo especial, para uma utilização numa secção húmida de uma máquina de produção de papel, e que é constituído por uma multiplicidade de fios de teia (21, 22, 23, ...) que estão entretecidos com uma multiplicidade de fios de trama (1 , 2, 3, ...) e que, dessa maneira, formam repetições de pontos de tecido tanto na direcção longitudinal (fios de teia), como na direcção transversal (fios de trama), em que a repetição de pontos de tecido dos fios de trama contém três vezes tantos fios como a repetição de pontos de tecido dos fios de teia, em que a repetição de pontos de tecido dos fios de teia é constituída por, pelo menos, três fios de teia (21, 22 e 23), e em que a repetição de pontos de tecido dos fios de trama, por conseguinte, é constituída por, pelo menos, nove fios de trama (1, 2, 3, ..., 9), sendo que todos os fios de teia passam, alternadamente, por cima de três fios de trama (1, 3, 5) e, em seguida, por baixo de três fios de trama (2, 4, 6), passando depois por baixo dos fios de trama (7, 8, 9, ...) remanescentes da repetição de pontos de tecido de fios de trama, e em que dois fios de teia directamente adjacentes (21 e 22, 22 e 23, 23 e 24, ...) registam um desvio uns em relação aos outros, na direcção longitudinal, equivalente a, pelo menos, três fios de trama.
2. Lado superior de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a repetição de pontos de tecido dos fios de teia ser constituída por quatro, cinco ou seus fios de teia e ainda caracterizado por a repetição dos pontos de 2 tecido dos fios de trama, correspondentemente, ser constituída por doze, quinze ou dezoito fios de trama.
3. Lado superior de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado por a distância entre cada um dos fios de trama (1, 2, 3, ...) de uma repetição de pontos de tecido de fios de trama ser inferior a 20 % do diâmetro de um fio de teia (21) .
4. Lado superior de acordo com uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado por, a seguir a um estiramento longitudinal durante a fixação térmica, a orientação dos fios sofrer uma alteração de modo a que a orientação do percurso dos fios de teia (21 a 24'"), nas zonas em que se ligam com os fios de trama superiores (1 a 5), assume uma orientação na diagonal.
5. Tela para máquina de produção de papel, caracterizada por ter um lado superior de acordo com uma das reivindicações 1 a 4.
6. Tela para máquina de produção de papel de acordo com a reivindicação 5, caracterizada por ser constituída por duas camadas, com um tecido superior, constituído pelo lado superior, e com um substrato de tecido, em que foi seleccionada uma relação de três fios de trama superiores (1 a 12, 1' a 12') do tecido superior para dois fios de trama inferiores (51 a 58, 59 a 66) do tecido do substrato.
7. Tela para máquina de produção de papel de acordo com a reivindicação 6, caracterizada por a subida, ou seja, a deslocação na direcção longitudinal entre dois fios de teia directamente adjacentes ser correspondente a uma quantidade 3 de fios de trama que, no substrato de tecido, equivale a dois fios, e, no tecido superior, corresponde a três.
8. Tela para máquina de produção de papel de acordo com a reivindicação 6 ou 7, caracterizada por o comprimento de um fio flutuante, formado pelos fios de teia e que passam por cima dos fios de trama inferiores (51 a 66), ter sido seleccionado de modo a ter o dobro do comprimento da repetição de pontos de tecido dos fios de teia do tecido superior.
9. Tela para máquina de produção de papel de acordo com a reivindicação 8, caracterizada por a repetição de pontos de tecido dos fios de trama do substrato de tecido ser dimensionada de modo a ser obtido um fio flutuante, formado pelos fios de teia, que passa por cima de oito fios de trama inferiores (51 a 66). Lisboa, 16 de Dezembro de 2010
PT06841046T 2006-04-08 2006-12-20 Lado superior e, nomeadamente, lado do papel, bem como uma teia de máquina de papel PT2004903E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102006016660A DE102006016660C5 (de) 2006-04-08 2006-04-08 Oberseite, insbesondere Papierseite, sowie Papiermaschinensieb

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT2004903E true PT2004903E (pt) 2010-12-23

Family

ID=37828530

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT06841046T PT2004903E (pt) 2006-04-08 2006-12-20 Lado superior e, nomeadamente, lado do papel, bem como uma teia de máquina de papel

Country Status (10)

Country Link
US (1) US7770606B2 (pt)
EP (1) EP2004903B1 (pt)
JP (1) JP4971423B2 (pt)
CN (2) CN101416450A (pt)
AT (1) ATE483853T1 (pt)
DE (2) DE102006016660C5 (pt)
ES (1) ES2353405T3 (pt)
PL (1) PL2004903T3 (pt)
PT (1) PT2004903E (pt)
WO (1) WO2007115591A1 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102010017055A1 (de) * 2010-05-21 2011-11-24 Andritz Technology And Asset Management Gmbh Blattbildungssieb
CN102231283A (zh) * 2011-04-07 2011-11-02 清华大学 一种不挥发存储器的无线接口
DE102011054163B3 (de) * 2011-10-04 2013-02-28 ANDRITZ KUFFERATH GmbH Papiermaschinensieb

Family Cites Families (32)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
SE366353B (pt) * 1972-09-01 1974-04-22 Nordiska Maskinfilt Ab
SE385486B (sv) * 1974-10-10 1976-07-05 Nordiska Maskinfilt Ab Formeringsvira for pappers-, cellulosa- eller liknande maskiner samt sett att framstella densamma
SE420852B (sv) * 1978-06-12 1981-11-02 Nordiskafilt Ab Formeringsvira
JPS5512863A (en) * 1978-07-13 1980-01-29 Nippon Filcon Kk Synthetic resin net for paper making
CA1110953A (en) * 1978-10-23 1981-10-20 John G. Buchanan Duplex forming fabric
SE430425C (sv) * 1981-06-23 1986-09-19 Nordiskafilt Ab Formeringsvira for pappers-, cellulosa- eller liknande maskiner
DE3143433A1 (de) * 1981-11-02 1983-05-11 Hutter & Schrantz Siebtechnik GmbH, Wien "doppellagiges gewebe fuer papiermaschinensiebe"
DE3224187C2 (de) * 1982-06-29 1989-01-12 Hermann Wangner Gmbh & Co Kg, 7410 Reutlingen Verband-Gewebe als Bespannung für den Blattbildungsbereich einer Papiermaschine
DE3318985A1 (de) * 1983-05-25 1984-11-29 Fa. F. Oberdorfer, 7920 Heidenheim Papiermaschinensieb mit zwei uebereinander liegenden gewebelagen
US4642261A (en) * 1984-12-21 1987-02-10 Unaform Inc. Papermakers fabric having a tight bottom weft geometry
DE3801051A1 (de) * 1988-01-15 1989-07-27 Wangner Gmbh Co Kg Hermann Doppellagige bespannung fuer den blattbildungsbereich einer papiermaschine
DE3817144A1 (de) * 1988-05-19 1989-11-30 Wangner Gmbh Co Kg Hermann Doppellagige bespannung fuer den blattbildungsbereich einer papiermaschine
DE3910019A1 (de) * 1989-03-28 1990-10-04 Kufferath Andreas Gmbh Mehrlagiges papiermaschinensieb
FI85605C (fi) * 1990-06-15 1994-06-28 Tamfelt Oy Ab Tvaoskiktad pappersmaskinsduk
US5238536A (en) * 1991-06-26 1993-08-24 Huyck Licensco, Inc. Multilayer forming fabric
US5508094A (en) * 1991-12-18 1996-04-16 Albany International Corp. Press fabrics for paper machines
DE4229828C2 (de) * 1992-09-07 1996-07-04 Kufferath Andreas Gmbh Papiermaschinensieb in Form eines Verbundgewebes
US6039838A (en) * 1995-12-29 2000-03-21 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. System for making absorbent paper products
US6427728B1 (en) * 1998-12-14 2002-08-06 The Goodyear Tire & Rubber Company Conveyor belting with reinforcing fabric formed from three interlaced layers
GB2351505A (en) * 1999-06-29 2001-01-03 Jwi Ltd Two-layer woven fabric for papermaking machines
DE19950391A1 (de) 1999-10-11 2001-04-12 Deutsche Telekom Ag Verfahren und Anordnung zur sicheren Abwicklung von E-Commerce Bezahlvorgängen über Kreditkarten
US6413377B1 (en) * 1999-11-09 2002-07-02 Astenjohnson, Inc. Double layer papermaking forming fabric
US6334467B1 (en) * 1999-12-08 2002-01-01 Astenjohnson, Inc. Forming fabric
US6585006B1 (en) * 2000-02-10 2003-07-01 Weavexx Corporation Papermaker's forming fabric with companion yarns
US6244306B1 (en) * 2000-05-26 2001-06-12 Weavexx Corporation Papermaker's forming fabric
FI108551B (fi) * 2000-06-26 2002-02-15 Tamfelt Oyj Abp Paperikonekudos
DE10030650C1 (de) * 2000-06-29 2002-05-29 Kufferath Andreas Gmbh Papiermaschinensieb
US6253796B1 (en) * 2000-07-28 2001-07-03 Weavexx Corporation Papermaker's forming fabric
DE10039736A1 (de) * 2000-08-16 2002-03-07 Kufferath Andreas Gmbh Verbundgewebe
US6379506B1 (en) * 2000-10-05 2002-04-30 Weavexx Corporation Auto-joinable triple layer papermaker's forming fabric
FI110131B (fi) * 2001-02-22 2002-11-29 Tamfelt Oyj Abp Paperikonekudos
GB2391557A (en) * 2002-08-06 2004-02-11 Richard Stone Forming fabric for papermaking

Also Published As

Publication number Publication date
ES2353405T3 (es) 2011-03-01
JP2009533560A (ja) 2009-09-17
WO2007115591A1 (de) 2007-10-18
JP4971423B2 (ja) 2012-07-11
EP2004903A1 (de) 2008-12-24
CN101415881B (zh) 2012-09-12
DE502006008050D1 (de) 2010-11-18
ATE483853T1 (de) 2010-10-15
CN101416450A (zh) 2009-04-22
CN101415881A (zh) 2009-04-22
US20090308482A1 (en) 2009-12-17
EP2004903B1 (de) 2010-10-06
PL2004903T3 (pl) 2011-04-29
US7770606B2 (en) 2010-08-10
DE102006016660B3 (de) 2007-06-06
DE102006016660C5 (de) 2009-09-03

Similar Documents

Publication Publication Date Title
RU2324781C2 (ru) Трехслойная формирующая ткань с двойной основой, обеспечивающая оптимальные характеристики формирования бумажного полотна
JP4810229B2 (ja) 製紙機械用の多層布
KR101189204B1 (ko) 최적의 시트 형성 특성을 갖는 날실쌍 삼중층 형성 천
JP2573000B2 (ja) 製紙機の紙層形成部における張り布
JPH0224958B2 (pt)
CN103443356B (zh) 造纸机织物
JPS59192793A (ja) 成形用織物
JP3242117B2 (ja) 両側交代タイ・ヤーンを有する抄紙ベルト
PT1506339E (pt) Tela para máquina de fabricar papel
CA2080811A1 (en) Woven fabric made of synthetic monofilaments for use as a dewatering screen in a paper-manufacturing machine
JPS63175192A (ja) 抄紙機用複合すき網
JPH0219587A (ja) 抄紙機のシート形成部用の二重層張布
BRPI0606361B1 (pt) pano para a fabricação de papel
BRPI0620763A2 (pt) tecidos de fabrico de papel
KR101425421B1 (ko) 시트 형성 스크린
KR20150123973A (ko) 주행측 상에 다른 플로트 길이를 가지는 씨줄을 구비하는 제지장치 스크린
JP2024012426A (ja) 多層経糸結合製紙業者用の成形布
JP5879467B2 (ja) 抄紙機スクリーン
FI87667C (fi) Beklaednad foer en arkformningsdel vid en pappersmaskin
PT2004903E (pt) Lado superior e, nomeadamente, lado do papel, bem como uma teia de máquina de papel
US7493922B2 (en) Paper machine mesh
JP2012506959A (ja) フォーミングファブリック
US5346590A (en) Dryer screen in a paper machine
US20180355555A1 (en) Paper machine fabric
PT2764157E (pt) Crivo para máquinas de papel