PT1914762E - Casquilho de extremidade para um componente indutivo e componente indutivo - Google Patents

Casquilho de extremidade para um componente indutivo e componente indutivo Download PDF

Info

Publication number
PT1914762E
PT1914762E PT70196415T PT07019641T PT1914762E PT 1914762 E PT1914762 E PT 1914762E PT 70196415 T PT70196415 T PT 70196415T PT 07019641 T PT07019641 T PT 07019641T PT 1914762 E PT1914762 E PT 1914762E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
core
end cap
wire
jaw
longitudinal direction
Prior art date
Application number
PT70196415T
Other languages
English (en)
Inventor
Steven Van Nimmen
Michael Siotto
Tom Ocket
Jan Van Cauwenberge
Original Assignee
Tyco Electronics Belgium Ec Bv
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Tyco Electronics Belgium Ec Bv filed Critical Tyco Electronics Belgium Ec Bv
Publication of PT1914762E publication Critical patent/PT1914762E/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01FMAGNETS; INDUCTANCES; TRANSFORMERS; SELECTION OF MATERIALS FOR THEIR MAGNETIC PROPERTIES
    • H01F17/00Fixed inductances of the signal type 
    • H01F17/04Fixed inductances of the signal type  with magnetic core
    • H01F17/045Fixed inductances of the signal type  with magnetic core with core of cylindric geometry and coil wound along its longitudinal axis, i.e. rod or drum core
    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01FMAGNETS; INDUCTANCES; TRANSFORMERS; SELECTION OF MATERIALS FOR THEIR MAGNETIC PROPERTIES
    • H01F27/00Details of transformers or inductances, in general
    • H01F27/02Casings
    • H01F27/027Casings specially adapted for combination of signal type inductors or transformers with electronic circuits, e.g. mounting on printed circuit boards
    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01FMAGNETS; INDUCTANCES; TRANSFORMERS; SELECTION OF MATERIALS FOR THEIR MAGNETIC PROPERTIES
    • H01F27/00Details of transformers or inductances, in general
    • H01F27/28Coils; Windings; Conductive connections
    • H01F27/30Fastening or clamping coils, windings, or parts thereof together; Fastening or mounting coils or windings on core, casing, or other support
    • H01F27/306Fastening or mounting coils or windings on core, casing or other support
    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01FMAGNETS; INDUCTANCES; TRANSFORMERS; SELECTION OF MATERIALS FOR THEIR MAGNETIC PROPERTIES
    • H01F27/00Details of transformers or inductances, in general
    • H01F27/28Coils; Windings; Conductive connections
    • H01F27/32Insulating of coils, windings, or parts thereof
    • H01F27/324Insulation between coil and core, between different winding sections, around the coil; Other insulation structures

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Power Engineering (AREA)
  • Microelectronics & Electronic Packaging (AREA)
  • Coils Or Transformers For Communication (AREA)
  • Details Of Connecting Devices For Male And Female Coupling (AREA)

Description

1
DESCRIÇÃO
"CASQUILHO DE EXTREMIDADE PARA UM COMPONENTE INDUTIVO E COMPONENTE INDUTIVO" A invenção refere-se a um casquilho de extremidade para um componente indutivo, como um núcleo com arame enrolado em torno do mesmo, com um receptáculo em que se pode alojar o núcleo, que se projecta na sua direcção longitudinal, e com um dispositivo de guia com o que uma extremidade do arame pode dirigir-se na direcção longitudinal, estando o dispositivo de guia equipado com pelo menos uma projecção que se prolonga radialmente para o exterior ou uma indentação que discorre numa direcção periférica. É conhecido por um núcleo de material ferromagnético e que serve como uma vareta de antena que se insere num alojamento e para que o arame se enrole depois em torno do alojamento. A desvantagem desta solução é que o arame e o núcleo estejam separados um do outro pelo alojamento interposto, que, devido às perdas por dispersão, conduz à redução da eficiência. Além disso, diferentes formas de núcleo requerem a utilização de alojamentos de formas diferentes.
Também se sabe que o arame se fixa com fita adesiva ou semelhante, e que o núcleo com o arame enrolado em torno do mesmo, asseguram-se depois num alojamento. A desvantagem aqui é que a aplicação automática da fita adesiva se pode conseguir apenas com uma grande complexidade, o que implica custos elevados unitários, especialmente no caso de produção em massa. 0 documento DE 1 98 36 128 AI apresenta uma componente em miniatura indutivo para a montagem SMD, com um núcleo só de uma parte massiva de um material pobremente condutor de electricidade, em particular, material de ferrite, e com 2 pelo menos uma bobine de indução disposta em torno do núcleo. Em pelo menos uma das duas extremidades, o núcleo tem uma secção livre de bobine, que pode adoptar a forma de um grampo rectangular e em que uma cavilha de acoplamento fabricado do mesmo material se formou integralmente. Enrolado na cavilha de acoplamento múltiplas vezes se encontra uma extremidade do enrolamento . Na região da cavilha de acoplamento, a parte inferior das bobines de indução está fornecida de um revestimento de estanho. 0 documento WO 2005/062316 A2 e WO 2005/045992 A2 referem-se a antenas planas, direccionalmente independentes, de desenho em miniatura.
Dado que a aplicação directa dos enrolamento s de material de ferrite se considera difícil desde o ponto de vista de fabricação, um corpo de enrolamento plano em plástico proporciona-se no documento WO A2 2005/062316 para um componente indutivo em miniatura com três bobines de indução localizadas perpendicularmente entre si. Um núcleo de ferrite plano está inserido no corpo de enrolamento . 0 documento WO 2005/045992 A2 refere-se também a um componente indutivo em miniatura equipada com três bobines de indução localizadas perpendicularmente entre si. As bobines de indução aplicam-se a um corpo de enrolamento plano, que está fabricado pelo menos em parte de material de ferrite e que está fornecido na sua face superior e face inferior com elementos de guiado para dirigir a terceira bobine de indução. Além disso proporciona-se uma placa de bobine com cantos ou projeções em torno da que se enrolam as extremidades da terceira bobine de indução.
Os dispositivos dos documentos WO 2005/045992 e WO 2005/062316 estão adaptados especialmente à geometria das antenas com três bobines de indução localizadas perpendicularmente entre si e de desenho plano. Para núcleos em forma de vareta, por exemplo, as soluções descritas nestes dois dos documentos são inadequadas, o que 3 restringe o seu campo de aplicação. 0 documento US 2002/007999 AI divulga um porta-bobine com elemento de retenção para fixar a bobine. O documento DE 202 09 817 UI divulga um casquilho de extremidade para uma componente indutivo. Um indutor sintonizável com um alojamento exterior de um material plástico, em torno do qual se enrola um arame e em que um elemento de sintonização pode ser introduzido, se descreve no documento US 2003/0128092 AI. Um casquilho de um porta-bobine divulga-se no documento US 5.600.294.
Considerando a técnica anterior, o objectivo da invenção é criar um dispositivo para núcleos com enrolamento s de arame, dispositivo que se pode utilizar com independência do comprimento do núcleo, é fácil de instalar e altamente eficaz devido às perdas por dispersão reduzidas.
Para o casquilho de extremidade antes mencionado, este objectivo se consegue de acordo com a invenção mediante la provisionamento de pelo menos uma mordaça que se prolonga na direcção longitudinal do núcleo, estando o dispositivo de guia disposto numa extremidade da mordaça na direcção longitudinal.
Esta solução com a sua simplicidade de desenho tem a vantagem de que o arame se separa do núcleo só na região da mordaça, em que se assegura o arame contra o deslizamento com o dispositivo de guia. Mal o enrolamento do arame sai da mordaça, o arame pode apoiar-se directamente sobre o núcleo, pelo que a eficácia se vê só ligeiramente afectada. O casquilho de extremidade é especialmente adequado para uma vareta de antena em que o dispositivo de guia assegura só a região da extremidade do enrolamento de arame e dirige o arame com o propósito de inverter ou retornar o enrolamento até um contacto terminal. O casquilho de extremidade é adequado para ambas direcções de enrolamento . 4 A solução de acordo com a invenção pode melhorar-se ainda mais através de diversas realizações, cada uma independente das outras e vantajosas per se. As diversas características destas realizações que são responsáveis para cada vantagem particular podem combinar-se, como se quiser, na presente memória descritiva.
Por exemplo, numa realização vantajosa, a espessura de parede da mordaça pode diminuir, pelo menos em secção, para o seu bordo na direcção periférica e/ou direcção de enrolamento . A direcção periférica aqui discorre numa direcção perpendicular à direcção longitudinal do núcleo. A direcção de enrolamento apresenta um componente na direcção periférica, mas ao contrário discorre numa inclinação relativamente a um plano paralelo com a direcção periférica. Devido à redução da espessura de parede, um degrau ou descontinuidade na transição entre a mordaça e o núcleo pode evitar-se em grande medida. Um degrau ou descontinuidade deste tipo daria lugar a uma separação do arame a partir do núcleo, e às perdas por dispersão e ao aumento de tensão mecânica no arame. Devido à redução da espessura de parede, o arame pode guiar-se para descansar de forma essencialmente plano contra o núcleo.
Além disso, numa realização adicional, o contorno exterior da mordaça pode discorrer, na direcção periférica e/ou direcção de enrolamento , pelo menos aproximadamente, tangencialmente em relação ao contorno exterior do núcleo no bordo da mordaça. Esta medida conduz também a uma transição mais uniforme do arame desde a mordaça no núcleo. Esta solução é especialmente simples de realizar se, pelo menos na região de um bordo da mordaça, o contorno exterior do núcleo está equipado com um bordo longitudinal em que a progressão de contorno muda repentinamente.
Em particular, o contorno interior ou a secção transversal do receptáculo pode corresponder-se com o contorno exterior ou secção transversal do núcleo, e formar 5 um bordo longitudinal correspondente com o bordo longitudinal do núcleo. 0 bordo da mordaça localizada na direcção periférica e/ou de enrolamento no presente documento pode alinear-se pelo menos virtualmente na direcção longitudinal com o bordo longitudinal. Se, nesta realização, o arame se transfere ao núcleo no ponto do bordo da mordaça alineada com o bordo longitudinal, pode-se alcançar uma transição uniforme entre a mordaça e o núcleo.
Na sua extremidade orientada na direcção longitudinal do núcleo, a mordaça pode biselar-se, pelo menos na região de esquina, em relação com o plano perpendicular à direcção longitudinal, em que o bisel discorre preferentemente na direcção de enrolamento . Como resultado, os enrolamento s de arame colocados em torno da parte do núcleo que se projecta a partir do receptáculo podem guiar-se perto da mordaça.
Além disso, o contorno interior da mordaça pode inicialmente seguir o contorno interior do receptáculo, e expandir-se depois na direcção longitudinal, de modo que se forma um receptáculo de enrolamento . 0 receptáculo de enrolamento está dimensionado preferentemente de forma que um enrolamento de arame colocado em torno do núcleo pode alojar-se no seu interior. Nesta realização, o enrolamento de arame pode guiar-se até por debaixo da mordaça, o que significa a comprimentos mais curtos em geral. Para esta finalidade, o receptáculo de enrolamento pode, de acordo com uma melhoria adicional, localizar-se aproximadamente ao mesmo nível do que o dispositivo de guia na direcção longitudinal. Com esta realização, é possível compensar a tolerância do núcleo. 0 dispositivo de guia pode estar equipado com pelo menos uma projeção, que se prolonga radialmente para fora. Se um enrolamento de arame é colocado atrás da projeção quando se observa a partir do núcleo, o arame pode fixar-se de uma forma simples. A projeção pode, em particular, 6 adoptar a forma de uma nervura que se prolonga na direcção periférica ou de enrolamento , ou de uma fixação de grampo.
Com a finalidade de melhorar a fixação do arame quando se realiza uma volta, a projeção pode estar equipada, em pelo menos uma extremidade orientado para a direcção periférica, com uma fenda, que está aberta na direcção longitudinal. Com esta finalidade, a largura livre da fenda corresponde preferentemente a pelo menos aproximadamente o diâmetro do arame. 0 casquilho de extremidade pode estar ainda equipado com uma pluralidade de mordaças, por exemplo, pelo menos duas mordaças, que estão localizadas preferentemente opostas ao núcleo. Isto provoca um melhor suporte do núcleo. Nesta realização, forma-se uma abertura entre as mordaças, em cuja abertura o núcleo pode entrar em contacto com o arame. 0 casquilho de extremidade pode, em particular, ter um desenho simétrico, que simplifique o modelado se o casquilho de extremidade está fabricado de plástico modelado por injecção.
Além disso, pelo menos um dispositivo de guia pode estar atribuído a cada mordaça, de modo que inclusive os núcleos com uma pluralidade de enrolamento s podem utilizar o casquilho de extremidade. Com esta realização, também existe a opção de seleccionar o dispositivo de guia para uma volta do arame que se adapta melhor à situação da instalação em termos de posicionamento, sem que o casquilho de extremidade tenha de se reposicionar no núcleo.
Para assegurar-se especialmente de forma simples sobre o núcleo, o casquilho de extremidade pode estar equipado com um meio de retenção, por exemplo, pelo menos um retentor, que está concebido para bloquear com um meio de contra-retenção no núcleo, ou que simplesmente serve para manter o casquilho de extremidade no núcleo através de fricção. Como alternativa, o núcleo pode estar também 7 concebido ou ligado de alguma outra forma ao casquilho de extremidade mediante ajuste por conformação, ajuste por fricção o ajuste de material.
Numa qualquer das realizações descritas anteriormente, o casquilho da extremidade pode ser utilizado, em particular, para um componente indutivo em miniatura, tal como um módulo de antena, em particular para um conjunto de placa de circuito impresso. A componente pode estar equipada com um núcleo fabricado de material ferrítico, que actua como uma vareta de antena, em torno de cujo arame se enrola e que está acomodado no receptáculo do casquilho de extremidade. A vareta de antena pode, em particular, configurar-se como um corpo alongado prismático ou cilíndrico com preferentemente pelo menos um bordo longitudinal, mas em particular duas regiões planas que se prolongam na direcção longitudinal e estão delimitadas por bordos longitudinais. 0 arame enrola-se em torno do núcleo e ao longo do núcleo para o casquilho de extremidade, e, quando se observa desde o núcleo, está previsto com pelo menos um enrolamento em torno de uma mordaça atrás do dispositivo de guia. 0 arame enrolou-se num dispositivo de guia e depois retornou. 0 retorno tem lugar preferentemente num ponto da periferia do núcleo em que o enrolamento começou, na extremidade do núcleo que está oposto ao casquilho de extremidade. A indutância pode-se ajustar com precisão através da quantidade da secção de enrolamento que se encontra em torno da mordaça ou mordaças do casquilho da extremidade e a parte posterior do núcleo na direcção periférica ou de enrolamento que não está coberta. Isto se simplifica ainda mais se dois ou mais guias proporcionam-se, em torno da qual guia o arame se pode rodar segundo se necessite, dependendo do ajuste necessário fino da indutividade. A invenção descrever-se-á a seguir com maior detalhe 8 mediante uma realização e com referência às figuras. Algumas caracteristicas da realização podem omitir-se de acordo com as vantagens anteriormente mencionadas se a vantagem vinculada à caracteristica não é necessária para uma aplicação determinada.
Nas figuras: A Figura 1 é uma vista esquemática em perspectiva de um casquilho de extremidade de acordo com a invenção. A Figura 2 é uma vista esquemática em perspectiva do casquilho de extremidade que se apresenta na Figura 1, instalado num módulo de antena.
Em primeiro lugar, o desenho de um casquilho de extremidade 1 de acordo com a invenção descrever-se-á com referência à Figura 1. Tem essencialmente forma de vaso e está equipado com um receptáculo 3 para um núcleo, como uma vareta de antena, que não se apresenta na Figura 1, receptáculo 3 que está fechado num lado na direcção longitudinal L através de uma porção de cobertura 2. Para a porção de cobertura 2, o receptáculo está delimitado por uma porção de sujeição 4, essencialmente encerrando completamente o receptáculo 3. 0 contorno exterior 4a da porção sujeição 4 pode presentar uma forma que é independente do contorno interior 4b do recipiente 3.
Prolongada na direcção longitudinal L ao longo do lado do receptáculo orientado para a porção de cobertura 2 existe pelo menos uma mordaça 5, cuja superfície interna 6 contínua o contorno interior 4b do receptáculo 3 na direcção longitudinal. Na direcção periférica U, a mordaça 5 prolonga-se em torno de só uma parte do contorno exterior, de modo que pelo menos uma abertura 8 está junto a seus dois bordos 7 localizados na direcção periférica U. A abertura 8 abre-se na direcção longitudinal L no lado orientado longe da porção de cobertura 2, e acaba na porção de sujeição 4 do receptáculo 3.
Se, como se apresenta na Figura 1 a modo de exemplo, 9 uma pluralidade de mordaças 5, por exemplo, duas mordaças, estão dispostas na direcção periférica, preferentemente equidistantes, então, o número de aberturas 8 corresponde-se com o número de mordaças 5, em que cada abertura 8 está restringida na direcção periférica U pelos bordos 7 de duas mordaças 5 sucessivas.
Disposto na mordaça 5 existe um dispositivo de guia 9, que pode adoptar a forma de, por exemplo, uma projeção 10, por exemplo, em forma de uma fixação de nervura ou grampo, que se prolonga na direcção periférica e que sobressai para fora na direcção radial. Em lugar da projeção 10, ou ainda da projeção 10, uma ranhura ou fenda que discorre na direcção periférica U pode-se proporcionar na mordaça 5. A projeção 10 pode-se prolongar sobre toda a mordaça 5 na direcção periférica U ou então pode simplesmente ter um desenho em forma de passador (não apresentado). Preferentemente está localizada na extremidade da mordaça 5 localizado na direcção longitudinal L, e pode, em particular, acabar a rasar com a mesma.
Fornecida em pelo menos uma extremidade, como se apresenta na Figura 1, ou preferentemente em ambas extremidades da projeção 10 localizada na direcção periférica U, existe uma fenda 11 aberta na direcção longitudinal L. 0 receptáculo 3 pode estar fornecido através de retenção 12, por exemplo, um par de retentores 13 radialmente flexíveis localizados radialmente um frente ao outro. O contorno interior 4b do receptáculo 3 corresponde-se preferentemente com o contorno exterior do núcleo que tem de se inserir, e está equipado com pelo menos um bordo longitudinal 14 que se prolonga na direcção longitudinal L, com o bordo o curso do contorno interior muda repentinamente de forma brusca. Na realização apresentada, proporcionam-se quatro bordos longitudinais 14 deste tipo, 10 cada um deles separando uma região 15 aplanada, essencialmente nivelada de um segmento curvado 16. O bordo 7 de uma mordaça 5 encontra-se na região de um bordo longitudinal 14 deste tipo, de modo gue a sua extremidade mais exterior está, pelo menos aproximadamente, a rasar com o bordo longitudinal 14. A espessura de parede da mordaça 5 diminui para o bordo 7 na direcção periférica U, em gue um ângulo agudo surge preferentemente entre a superfície interna 6 e a superfície exterior 17 da mordaça 5. Como resultado, na região do bordo 7, a superfície exterior 17 continua, pelo menos aproximadamente tangencialmente e, preferentemente, sem um escalão, o contorno interior 4b da porção de sujeição 4 na região que se sobrepõe com a abertura 8 na direcção longitudinal L. O casquilho de extremidade 1 está preferentemente fabricado de plástico, que pode ser, em particular, modelado por injecção. A Figura 2 apresenta o casquilho de extremidade 1, como está instalado num componente indutivo 20, aqui um módulo de antena com uma vareta de antena. Outros elementos da componente indutiva 20 são um núcleo 21, que pode ter, por exemplo, forma de vareta, e está fabricado de um material ferromagnético tal como ferrite, e um arame 22 fabricado de um material com boas propriedades de condução eléctrica.
Uma das extremidades do núcleo 21 insere-se no receptáculo 3 e retém-se com os meios de retenção 12. Na direcção longitudinal L, que se prolonga a partir do casquilho de extremidade 1 na extremidade remota da porção de cobertura. 0 arame 22 está enrolado em torno do núcleo 21 para formar uma bobine 23. A direcção de enrolamento W da bobine 23 apresenta uma componente na direcção periférica U e uma componente na direcção longitudinal L.
Visto desde o núcleo 21, parte do arame discorre na 11 direcção longitudinal atrás de pelo menos um dispositivo de guia 9, atrás das duas guias 9 na Figura 2, e envolve-se em torno da extremidade de uma projeção 10 na direcção longitudinal L, extremidade gue está orientada na direcção periférica U e a direcção de enrolamento W. O arame coincide aqui com a mordaça 5, por exemplo, com o seu último enrolamento , enquanto segue suportando sobre o núcleo 21 na região da abertura 8. Para envolver o arame 22, o mesmo é guiado através da fenda 11, cujo diâmetro corresponde pelo menos com o diâmetro do arame 22. O bordo 7 da mordaça 5 tem um desenho tal que o arame coincide com a mordaça 5 sem problemas, sem necessidade de o tirar fora do núcleo 21 ou recuar. Isto se consegue porque a superficie exterior 17 do bordo 7 segue o contorno exterior do núcleo 21, pelo menos aproximadamente, tangencialmente, e não forma um degrau. Isto se consegue porque o bordo 7 acaba na região do bordo longitudinal 14 do contorno exterior do núcleo 21, e a espessura de parede se afunila para o bordo na direcção periférica U, enquanto o seu contorno interior 6 se apoia sobre o núcleo 21.
Devido às aberturas 8, o arame 22 entra em contacto também com o núcleo 21 entre as mordaças 5, de modo que o arame pode se tomar tão perto como possível do dispositivo de guia 9 na superfície do núcleo 21 sem perdas de eficiência.
Como também se pode observar na Figura 2, a extremidade da mordaça localizada na direcção longitudinal L está biselado pelo menos em secção relativamente ao plano perpendicular à direcção longitudinal L. Isto permite que o enrolamento de arame 22 se tome tão perto como possível às mordaças. Para esta finalidade, as esquinas 24 da mordaça 5 são cónicas. Além disso, a porção de extremidade 25 da mordaça 5, que se encontra na direcção longitudinal L, alarga-se radialmente. O alargado corresponde-se aproximadamente com um diâmetro de arame, pelo que um 12 enrolamento pode ser acomodado na região de extremidade 25. 0 casquilho de extremidade 1 na realização anterior permite que o arame 22 se enrole directamente sobre o núcleo no máximo comprimento de enrolamento possível. Só uma pequena parte da bobine 23 encontra-se na extremidade do casquilho 1. 0 casquilho de extremidade 1 pode cumprir também funções adicionais. Por exemplo, os meios de sujeição podem estar fornecidos de modo que a extremidade do núcleo 21 pode estar assegurado. Finalmente, o conjunto do casquilho de extremidade 1 pode ter lugar não pela inserção do núcleo 21 na direcção longitudinal L, como se apresenta nas Figuras 1 e 2, mas sim, por exemplo, mediante um ajuste por empurre lateral do casquilho de extremidade 1 de forma essencialmente transversal relativamente à direcção longitudinal L. Para esta finalidade, apesar da realização mostrada, o receptáculo 3 pode estar equipado com pelo menos uma abertura de abertura radial, preferentemente extensível flexivelmente, que se apoia contra o núcleo pelo menos em regiões opostas descentralizadas. Para esta finalidade, por exemplo, a abertura 8 pode estender-se tão longe como a porção de cobertura 2 do receptáculo 3. Nesta realização, a porção de sujeição 4 está formada pelas mordaças 5. 13
DOCUMENTOS REFERIDOS NA DESCRIÇÃO
Esta lista de documentos referidos pelo autor do presente pedido de patente foi elaborada apenas para informação do leitor. Não é parte integrante do documento de patente europeia. Não obstante o cuidado na sua elaboração, o IEP não assume qualquer responsabilidade por eventuais erros ou omissões.
Documentos de patente referidos na descrição • DE 19812836 AI [0004] • WO 2005062316 A2 [0005] [0006] • WO 2005045992 A2 [0005] [0007] • WO 2005045992 A [0009] • WO 2005062316 A [0009] • US 2002007999 AI [0010] • DE 20209817 UI [0010] • US 20030128092 AI [0010] • US 5600294 A [0010]

Claims (19)

1 REIVINDICAÇÕES 1. Casquilho de extremidade (1) para um componente indutivo (20), como um núcleo (21) com um arame (22) enrolado em torno do mesmo, com um receptáculo (3) em que o núcleo (21) pode estar alojado, projectando-se na sua lonqitudinal direcção (L), e com um dispositivo de guia (9) com o que se pode envolver o arame (22), estando o dispositivo de guia (9) equipado com pelo menos uma projeção (10) que se prolonga radialmente para o exterior ou uma fenda (11) que discorre numa direcção periférica (U) , caracterizado por pelo menos uma mordaça (5) que se prolonga na direcção longitudinal (L), estando o dispositivo de guia (9) disposto na extremidade da mordaça (5) .
2. Casquilho de extremidade (1) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por a espessura de parede da mordaça (5) diminuir, pelo menos em secção, para um bordo (7) na direcção periférica (U).
3. Casquilho de extremidade (1) de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado por a superfície exterior (17) da mordaça (5) seguir, pelo menos em secção, o contorno interior (6) do receptáculo (3) na direcção periférica (U) na sua extremidade (7).
4. Casquilho de extremidade (1) de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por o contorno interior (6) do receptáculo (3) formar pelo menos um bordo longitudinal (14) na direcção periférica (U).
5. Casquilho de extremidade (1) de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por um bordo (7) da mordaça (5) localizada na direcção periférica (U) limitar o bordo 2 longitudinal (14).
6. Casquilho de extremidade (1) de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por a extremidade da mordaça orientada na direcção longitudinal (L) estar biselada em relação ao plano perpendicular à direcção longitudinal (L), pelo menos na região da esquina (24) .
7. Casquilho de extremidade (1) de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por a superfície interior (6) da porção de extremidade (25) da mordaça (5), localizada na direcção longitudinal (L), estar radialmente alargada na direcção longitudinal (L).
8. Casquilho de extremidade (1) de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por o dispositivo de guia (9) estar equipado com pelo menos uma projeção (10), que se prolonga radialmente para fora.
9. Casquilho de extremidade (1) de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por a projeção (10) estar equipada em pelo menos uma extremidade orientada na direcção periférica (U) , com uma fenda (11), que está aberta na direcção longitudinal (L).
10. Casquilho de extremidade (1) de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por, uma pluralidade de mordaças (5) fornecidas, cada uma separada por uma esperma (8).
11. Casquilho de extremidade (1) de acordo com a reivindicação 10, caracterizado por, pelo menos um dispositivo de guia (9) estar atribuído a cada mordaça (5). 3
12. Casquilho de extremidade (1) de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por, o casquilho de extremidade (1) estar concebido simetricamente.
13. Casquilho de extremidade (1) de acordo com qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado por, um meio de retenção (12), que está concebido para reter com um meio de contra-retenção no núcleo, estar previsto.
14. Componente indutivo (20), em particular um módulo de antena, com um núcleo (21) em torno do qual um arame (22) está enrolado, núcleo que está alojado numa extremidade num casquilho de extremidade (1), caracterizado por, o casquilho de extremidade (1) ser um casquilho de extremidade (1) de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 13.
15. Componente (20) de acordo com a reivindicação 14, caracterizado por, o núcleo (21) estar equipado, pelo menos na região da mordaça (5), com um bordo longitudinal (14).
16. Componente (20) de acordo com a reivindicação 14 ou 15, caracterizado por, o arame (22) ser guiado a partir do núcleo (21) na mordaça (5) essencialmente sem retorcer.
17. Componente (20) de acordo com qualquer uma das reivindicações 14 a 18, caracterizado por, o arame (22) estar suportado, pelo menos em secção, no núcleo (21) na região da abertura (8) e guiado depois na mordaça (5).
18. Componente (20) de acordo com qualquer uma das reivindicações 14 a 17, caracterizado por, o arame (22) estar envolvido no dispositivo de guia (9) desde a direcção de enrolamento (W) na direcção longitudinal (L). 4
19. Componente (20) de acordo com qualquer reivindicações 14 a 18, caracterizado por, na d enrolamento (W) , a superfície exterior (17) do segue, pelo menos em secção, o contorno exterior (21) . 4 uma das recção de bordo (7) do núcleo
PT70196415T 2006-10-17 2007-10-08 Casquilho de extremidade para um componente indutivo e componente indutivo PT1914762E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102006049485A DE102006049485A1 (de) 2006-10-17 2006-10-17 Endkappe für ein induktives Bauelement und induktives Bauelement

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1914762E true PT1914762E (pt) 2012-12-03

Family

ID=38959686

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT70196415T PT1914762E (pt) 2006-10-17 2007-10-08 Casquilho de extremidade para um componente indutivo e componente indutivo

Country Status (6)

Country Link
US (1) US8102231B2 (pt)
EP (1) EP1914762B1 (pt)
JP (1) JP2008103715A (pt)
DE (1) DE102006049485A1 (pt)
ES (1) ES2393509T3 (pt)
PT (1) PT1914762E (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
USD741765S1 (en) * 2013-07-25 2015-10-27 Japan Display Inc. Information display panel used in an automobile
USD741766S1 (en) * 2013-07-25 2015-10-27 Japan Display Inc. Information display panel used in an automobile
USD741767S1 (en) * 2013-08-06 2015-10-27 Japan Display Inc. Information display panel used in an automobile
JP6451176B2 (ja) * 2014-09-25 2019-01-16 アイシン精機株式会社 バーアンテナ用のボビン、及び、このボビンを備えるバーアンテナ

Family Cites Families (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE3337416A1 (de) * 1983-10-14 1985-04-25 Draloric Electronic GmbH, 8672 Selb Elektrisches bauelement und verfahren zu seiner herstellung
US4725845A (en) * 1986-03-03 1988-02-16 Motorola, Inc. Retractable helical antenna
WO1991016718A1 (fr) * 1990-04-19 1991-10-31 Ake Gustafson Procede d'assemblage d'une bobine sur un circuit imprime
CH684642A5 (fr) * 1991-02-25 1994-11-15 Ake Gustafson Pince de maintien d'un corps de bobine dans une machine de bobinage.
US5600494A (en) * 1994-12-14 1997-02-04 Asahi Kogaku Kogyo Kabushiki Kaisha Objective lens system of an optical disk device
US5600294A (en) * 1994-12-27 1997-02-04 Dana Corporation Interlocking bobbin and cap for electromagnetic coil assembly
EP1345283A1 (en) * 1996-06-20 2003-09-17 Kabushiki Kaisha Yokowo (also trading as Yokowo Co., Ltd.) Antenna
IL119973A0 (en) * 1997-01-07 1997-04-15 Galtronics Ltd Helical antenna element
DE19812836A1 (de) * 1998-03-24 1999-09-30 Pemetzrieder Neosid Induktives Miniatur-Bauelement für SMD-Montage
US6097340A (en) * 1998-04-22 2000-08-01 Auden Technology Mfg. Co., Ltd. Antenna with RF energy shield for a portable cellular telephone
US6594885B2 (en) * 2000-12-26 2003-07-22 General Electric Company Method of making a coil
US20030071755A1 (en) * 2001-10-12 2003-04-17 Auden Techno Corp. Helix antenna with a cap of high dielectric coefficient
US6842101B2 (en) * 2002-01-08 2005-01-11 Eagle Comtronics, Inc. Tunable inductor
TW508047U (en) * 2002-01-21 2002-10-21 Ferrico Corp Improved electronic component base
US6922178B2 (en) * 2003-06-25 2005-07-26 Amphenol-T&M Antennas Multiple pitch antenna assembly
DE10351119A1 (de) * 2003-11-03 2005-06-02 Neosid Pemetzrieder Gmbh & Co Kg Induktives Miniatur-Bauelement, insbesondere Antenne
DE10361233A1 (de) * 2003-12-24 2005-07-28 Neosid Pemetzrieder Gmbh & Co Kg Induktives Miniatur-Bauelement, insbesondere Antenne

Also Published As

Publication number Publication date
JP2008103715A (ja) 2008-05-01
US8102231B2 (en) 2012-01-24
EP1914762B1 (en) 2012-09-12
EP1914762A3 (en) 2011-03-16
ES2393509T3 (es) 2012-12-21
EP1914762A2 (en) 2008-04-23
DE102006049485A1 (de) 2008-04-24
US20080088402A1 (en) 2008-04-17

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP4751390B2 (ja) 電気的コンポーネント用のホルダ
US9592776B2 (en) Protector and wire with protector
WO2014125665A1 (ja) 結束バンド固定構造
PT1914762E (pt) Casquilho de extremidade para um componente indutivo e componente indutivo
US20110031006A1 (en) Cable assembly with cable holder having anti-emi function
TWM418445U (en) Adapter with outer shielded conductor
JPS6037694B2 (ja) ワンシヨツト式感熱保護体を内蔵した界磁コイルボビン
JP2009109437A (ja) リードを有するセンサ素子の固定構造及び固定ユニット
CN106797089B (zh) 延长线缆、插座和插座盖
JP2018191378A (ja) ワイヤハーネス用プロテクタ
JP2012134028A (ja) ワイヤーハーネス
JP6485600B2 (ja) コイル装置
JP2013025914A (ja) ジョイントコネクタ
CN110012877B (zh) 纺车式卷线器线卡止装置及具有其的纺车式卷线器卷线筒
JP6287701B2 (ja) プロテクタ及び電線モジュール
BR102014029950A2 (pt) componente de indução
JP3974967B2 (ja) コイル装置
JP2002057034A (ja) トロイダル型コイル部品
PT2298052E (pt) Componente electrónico
CN110549962A (zh) 保护器
EP2216887A2 (en) Small-sized motor
JPH1079583A (ja) 電気コードの保持構造
JP5967472B2 (ja) コイル部品
JP2018042394A (ja) プロテクタ及びプロテクタ付電線
JP2987126B2 (ja) トランスのピン端子取付構造