PT1900669E - Equipamento para posicionamento de um bordo de fuga de folha - Google Patents

Equipamento para posicionamento de um bordo de fuga de folha Download PDF

Info

Publication number
PT1900669E
PT1900669E PT07114492T PT07114492T PT1900669E PT 1900669 E PT1900669 E PT 1900669E PT 07114492 T PT07114492 T PT 07114492T PT 07114492 T PT07114492 T PT 07114492T PT 1900669 E PT1900669 E PT 1900669E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
sheet
roller
rollers
folding
conveyor belt
Prior art date
Application number
PT07114492T
Other languages
English (en)
Inventor
Markus Belmann
Klaus-Peter Schreiber
Gerald Manhart
Original Assignee
Heidelberger Druckmasch Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Heidelberger Druckmasch Ag filed Critical Heidelberger Druckmasch Ag
Publication of PT1900669E publication Critical patent/PT1900669E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65HHANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL, e.g. SHEETS, WEBS, CABLES
    • B65H45/00Folding thin material
    • B65H45/12Folding articles or webs with application of pressure to define or form crease lines
    • B65H45/18Oscillating or reciprocating blade folders

Landscapes

  • Folding Of Thin Sheet-Like Materials, Special Discharging Devices, And Others (AREA)
  • Registering Or Overturning Sheets (AREA)

Description

ΕΡ1900669 - 1 -
DESCRIÇÃO
"EQUIPAMENTO PARA POSICIONAMENTO DE UM BORDO DE FUGA DE FOLHA" A invenção refere-se a um equipamento e a um método para posicionamento de um objecto móvel - em forma de folha - numa máquina de dobrar com pelo menos uma unidade de lâmina de dobragem, de acordo com o preâmbulo das reivindicações 1 ou 17.
Por intermédio da combinação de máquinas de lâminas de dobragem de bolsas, as chamadas máquinas de dobragem combinadas, as dobras paralelas são obtidas num primeiro posto de dobragem segundo o principio de dobragem de bolsas, sendo seguidamente realizada a dobragem transversal com uma lâmina de dobragem de trabalho vertical. Para isso, as folhas dobradas são transportadas por deslizamento em direcção a um posto de dobragem transversal, por intermédio de uma correia transportadora, depois de obtidas as dobras paralelas. Para garantir um transporte realmente sem deslizamento, o objecto bidimensional transportado deve ser mantido em baixo e verticalmente comprimido sobre a correia transportadora. Para geração da força de compressão vertical para isso necessária, tanto são utilizadas esferas de carregamento como rolos de guiamento. A titulo de exemplo, tais sistemas de esferas de carregamento são conhecidos a partir do -2- ΕΡ1900669 modelo de utilidade alemão DE 84 06 391. No entanto, nos últimos tempos tem tido maior implementação a utilização de rolos de guiamento, como os que são por exemplo descritos no modelo de utilidade alemão DE 93 04 281. Estes apresentam particulares vantagens relativamente ao sistema de esferas de carregamento, que por exemplo dizem respeito ao facto de, com rolos de guiamento, se poder conseguir um rigoroso guiamento da folha.
Para execução de uma dobragem exacta na unidade de lâmina de dobragem, torna-se necessário que seja posicionado com precisão o rolo de guiamento localizado a seguir ao batente de dobragem transversal, o que significa portanto que a folha fica "livre" entre o batente de borda dianteira e o rolo de guiamento. Para se conseguir garantir isso, o rolo de guiamento deve ser posicionado de modo que o rolo continue a rodar e não permaneça sobre o bordo de fuga da folha, nem directamente sobre a folha dobrada. Um tal equipamento é já conhecido a partir do documento de modelo de utilidade alemão DE 299 04 757. Neste documento, é proposto um equipamento para que objectos móveis em forma de folha sejam mantidos em baixo e submetidos a carregamento, para o que são disponibilizados um ou mais rolos de guiamento para manter em baixo o objecto. Para o posicionamento rigoroso dos rolos de guiamento, pelo menos um destes rolos de guiamento deve dispor de uma marcação. -3- ΕΡ1900669
Para unidades de lâmina de dobragem utilizadas actualmente, uma folha é conduzida, a uma velocidade de produção completamente desenvolvida, ao encontro de um batente estacionário. A energia cinética do movimento comprime a folha como uma mola, que fica então livre para um súbito ressalto. Ao ressaltar para trás, a folha move-se no sentido contrário ao do papel, deixando a sua localização de ser determinada com precisão. As correias transportadoras continuam a funcionar e obrigam a folha que ressaltou para trás a ir novamente contra o batente, a toda a velocidade. A folha irá continuar a ressaltar, até que a força das correias e do dispositivo de transporte em direcção ao batente seja maior que a força elástica de retorno resultante da força elástica da folha. Após algum tempo, a folha fica estacionária e as correias passam por baixo dela. A folha pode agora ser dobrada com a lâmina. 0 tempo de demora - que a folha agora não estacionária, em movimento para a frente e para trás, irá necessitar para ficar horizontal e alinhada a montante do batente - reduz a produtividade exequível. 0 "ressalto" da folha tornar-se-á tanto maior quanto mais a folha puder ressaltar para trás, dado que, de cada vez que ela voltar a avançar, irá receber mais energia.
Para evitar os ressaltos para trás da folha em frente aos batentes, é já conhecida a colocação de escovas -4- ΕΡ1900669 nos bordos de fuga da folha dobrada para fixação nos apoios terminais da folha dobrada, ou de uma faixa de escovas sobre o lado superior da folha dobrada. No entanto, a faixa de escovas, a qual provoca a travagem do lado superior da folha dobrada, torna-se desvantajosa em particular para folhas de dobragem com uma baixa gramagem, uma vez que é pouco provável a existência de um dispositivo simétrico e, consequentemente, de uma travagem uniforme. Além disso, o ajustamento e posicionamento das escovas ou faixas de escovas são demorados.
Com os rolos de guiamento já conhecidos a partir do modelo de utilidade alemão DE 93 04 281, já se pode razoavelmente evitar o "ressalto" da folha em muitos casos de aplicação. No entanto, para elevadas velocidades e gramagens, a actuação destes rolos de guiamento sozinhos deixa de ser suficiente. A partir do documento WO-A-2005/095245 é já conhecido um aparelho de dobragem longitudinal, em que a relação de fase do produto é directamente detectada por via óptica antes da dobragem longitudinal. Isto torna possivel sincronizar o instante de dobragem, e corrigi-lo se necessário. Além disso, estão adicionalmente previstos batentes móveis, os quais reduzem o impacto e asseguram um alinhamento exacto de produto. O objectivo da presente invenção consiste em proporcionar um equipamento alternativo que reduza os -5- ΕΡ1900669 períodos de contacto da folha aquando do impacto sobre o batente de uma unidade de lâmina de dobragem, mesmo para elevadas velocidades e gramagens, e que possa simultaneamente realizar uma dobragem sem falhas na unidade de lâmina de dobragem.
Este objectivo é conseguido por intermédio de um equipamento de acordo com as caracteristicas distintivas da reivindicação 1, e um método com as etapas de método de acordo com a reivindicação 17.
De acordo com a invenção, a folha 10 é conduzida ao encontro de um batente de borda dianteira 3 por intermédio da correia transportadora 2. Durante o processo de avanço, pelo menos um rolo 5, 5' irá assentar sobre a correia transportadora 2, ou seja sobre a folha 10. Fica desta maneira reduzida a hipótese de um ressalto da folha após o impacto sobre o batente de borda dianteira.
Num outro modelo de realização preferido, a folha 10 é conduzida ao encontro de um batente de borda dianteira, entre os rolos 5, 5', 6, 13 e uma correia transportadora 2. Neste caso, os rolos 5, b, 13 estão articuladamente fixados, com possibilidade de rotação, num transportador comum. Deste modo, fica por um lado garantido que a folha será conduzida na direcção de transporte exactamente em linha recta, em que o modelo de realização 100 é ainda positivamente influenciado por um ressalto para trás da folha aquando do impacto sobre o batente de borda -6- ΕΡ1900669 dianteira, em que o modelo de realização 100' torna possível um ajustamento em função do formato.
Nestas circunstâncias, uma vez que os rolos 5, 5' são articulados desde uma posição inactiva até uma posição activa, em função da posição da lâmina de dobragem 9, não será o processo de dobragem adversamente afectado como consequência das forças de atrito entre a folha 10 e os rolos de 5, 5'.
Em dois modelos de realização particularmente preferidos, os rolos 5 e/ou 13 estão fixados, com possibilidade de rotação, num transportador comum 12 por intermédio de alavancas 11, 11', podendo ser articulados com a ajuda de pinos de guiamento 7, T que estão fixados numa biela 8. Estes modelos de realização são particularmente fáceis de produzir e de controlar.
Ainda num outro modelo de realização, o movimento de vaivém da biela 8 é provocado por um cilindro pneumático, em função dos sinais de um sensor. Este modelo de realização tem a vantagem de o sensor 4 não ter de estar directamente aplicado no batente de borda dianteira 3, antes podendo realizar a sua detecção num ponto definido na frente do batente de borda dianteira da folha 10. 0 restante tempo de transporte pode ser utilizado para enviar sinais de comando, a partir de um dispositivo de controlo, para a lâmina de dobragem e para o cilindro pneumático. -7- ΕΡ1900669
Ainda num outro modelo de realização, o rolo 13 poder-se-á articular em função do formato da folha, sendo o rolo 5' aplicado no batente de borda dianteira 3,ou na sua proximidade. Assim sendo, apenas o rolo 5' terá de estar sincronizado, dado que apenas um rolo - nomeadamente o rolo 5' - é mantido sobre a folha e reduz o ressalto.
Noutros modelos de realização, a sincronização do rolo 5' é realizada quer através de alavancas de desvio 11' , quer através de um elemento de accionamento 14, quer através de um dispositivo de elevação 16. Todas estas soluções tornam possivel um ajustamento simples e rápido do rolo 5' .
Outros modelos de realização preferidos para o equipamento em conformidade com a invenção serão em seguida adicionalmente descritos em detalhe, fazendo referência aos desenhos.
Os desenhos mostram, em representação esquemática:
Figura 1: uma vista lateral das peças essenciais do equipamento de acordo com a invenção, com a lâmina de dobragem levantada;
Figura 2: uma vista lateral das peças essenciais do equipamento de acordo com a invenção, com a lâmina de dobragem baixada;
Figura 3: uma vista em planta de um equipamento de acordo com a invenção, em conformidade com a Figura 1; - 8- ΕΡ1900669
Figura 4: uma vista detalhada do dispositivo de ajustamento para os rolos (5);
Figura 5a: uma vista lateral das peças essenciais de um outro equipamento de acordo com a invenção, com a lâmina de dobragem levantada;
Figura 5b: uma vista lateral das peças essenciais do equipamento da Figura 5a, com a lâmina de dobragem baixada;
Figura 6: uma vista em planta de um equipamento de acordo com a invenção, em conformidade com a Figura 5a;
Figuras 7a a 7c: uma vista lateral das posições do rolo (13) para diferentes tamanhos de formato;
Figura 8a: uma vista de frente de um rolo alternativo (5');
Figuras 8b a 8d: a sequência de movimentos axiais do rolo alternativo (5') da Figura 8a.
Como se mostra nas Figuras 1 e 3, a folha 10 é transportada através de uma placa de entrada 1 por intermédio dos rolos 5 e 6, previamente postos em tensão por acção de molas (não representadas) em direcção às correias transportadoras 2, seguindo o sentido de transporte A até ao batente de borda dianteira 3 de uma unidade de lâmina de dobragem. A folha 10 permanece sempre alinhada ao longo da subsequente lâmina de dobragem 9 (ver Figura 3) . 0 batente de borda dianteira posiciona a folha 10 relativamente à borda dianteira. A energia cinética da folha 10 faz com que tal folha ressalte para trás, de forma diferente consoante a velocidade de transporte, após o -9- ΕΡ1900669 impacto sobre o batente de borda dianteira. Para evitar o ressalto para trás da folha 10, são colocados múltiplos rolos 5 sobre a folha 10. Os rolos 5 apresentam uma distância fixa uns relativamente aos outros, segundo a direcção de progressão do papel, o que garante que, em função do formato da folha, esteja sempre pelo menos um rolo assente sobre a folha.
Os rolos 5 cumprem as quatro seguintes funções principais, aquando do transporte da folha 10: 1) Os rolos 5 conduzem a folha exactamente em linha recta e segundo o sentido de transporte A até ao batente de borda dianteira 3. 2) Os rolos 5 mantêm a folha 10 em baixo até um pouco antes do impacto da lâmina de dobragem. Isto tem a vantagem de poder ser assim reduzido o tempo de espera para o inicio da elevação da lâmina de dobragem. 3) A inércia do rolo 5 atrasa a inversão do respectivo sentido de rotação, provocada pelo ressalto para trás da folha, o que por sua vez delimita o ressalto para trás . 4) A ligação por atrito entre os rolos 5 e a folha 10 impede um deslocamento lateral da folha, o que torna dispensável uma utilização de batentes laterais.
No entanto, os rolos 5 irão estorvar o processo de dobragem propriamente dito, com o que, devido à supramencionada ligação por atrito aumentar o atrito entre a folha 10 e os rolos 5, irá ficar adversamente - 10- ΕΡ1900669 comprometido tal processo de dobragem. Consequentemente, deverão os rolos 5 ser levantados da folha antes do impacto da lâmina de dobragem 9 sobre a folha 10, como se mostra na Figura 2.
Os rolos 5 são articuladamente fixados, com possibilidade de rotação, num transportador comum 12 por intermédio de uma alavanca 11. Eles são previamente postos em tensão por molas, que não estão ilustradas, segundo a direcção da correia transportadora 2. Entre o transportador 12 e a alavanca 11 está localizada uma biela 8, a qual pode ser movimentada para trás e para diante (seta D na Figura 4) por intermédio de um dispositivo não ilustrado, como por exemplo um cilindro pneumático.
Existem pinos de guiamento 7 montados sobre a biela. Se a biela for agora movimentada, os pinos de guiamento 7 ou irão entrar em contacto com as alavancas 11 e levantam os rolos 5 relativamente à folha 10, ou então deixam de estar em contacto com as alavancas 11 e os rolos 5 voltam a baixar sobre a correia transportadora 2 devido à força das molas. A movimentação da biela e a libertação da lâmina de dobragem ocorrem em função de sinais provenientes de um sensor 4, que pode por exemplo ser concebido sob a forma de célula fotoeléctrica. - 11 - ΕΡ1900669
Ao entrar, a folha 10 passa com a sua borda dianteira pelo sensor 4, o qual está fixado no batente de borda dianteira 3, ou perto do mesmo. 0 sensor 4 fica agora tapado. O percurso que vai do batente de borda dianteira 3 até ao sensor 4 é fixo e determinado. 0 espaço de tempo entre o momento em que a folha dobrada 10 tapa o sensor com a borda de dianteira e o momento em que a lâmina de dobragem 9 é conduzida para baixo está, por um lado, dependente do tempo durante o qual a folha dobrada 10 percorre a distância desde o sensor 4 até ao batente de borda dianteira 3 e, por outro lado, do tempo durante o qual a folha dobrada contacta com o batente de borda dianteira. O tempo de contacto pode ser escolhido e estabelecido pelo utilizador. Imediatamente antes de a lâmina de dobragem 9 ser conduzida para baixo, os rolos 5 são articulados no sentido ascendente por intermédio do tirante e deixam de contactar com a folha dobrada. Depois de a folha dobrada ter deixado a superfície da placa de entrada 1 (o sensor deixou de estar tapado), os rolos 5 são de novo articulados no sentido descendente. Antes de a folha seguinte ser igualmente conduzida em direcção ao batente de borda dianteira, a lâmina de dobragem levanta-se e os rolos 5 voltam a baixar sobre a correia transportadora 2. 0 comando para libertação da lâmina de dobragem e do cilindro pneumático é feito através de uma unidade de comando que não está representada em detalhe. Naturalmente - 12- ΕΡ1900669 que o sensor 4 também pode estar directamente montado no batente de borda dianteira 3.
Nas Figuras 5a, 5b e 6, está representado um outro equipamento 100' em conformidade com a invenção. Neste equipamento, a folha 10 é transportada através da placa de entrada 1, segundo o sentido de transporte A e por intermédio da correia transportadora 2, até ao batente de borda dianteira 3. 0 transporte da folha 10 é ajudado pelo rolo 6 que é mantido sobre a correia transportadora, e adicionalmente pelos rolos 13 que poderão ser activados ou desactivados mediante o formato da folha, como será adicionalmente esclarecido mais adiante com maior detalhe em ligação com a descrição das Figuras 7a a 7c.
No batente de borda dianteira, ou próximo dele, está montado um outro rolo 5' . Este rolo 5' é previamente posto em tensão em direcção à correia transportadora 2 por intermédio de uma mola que não está representada. Nestas circunstâncias, quando uma folha 10 for transportada ao encontro do batente de borda dianteira 3, o rolo 5' mantém-se sobre a folha 10 até que esta chegue à proximidade do batente de borda dianteira 3. Desta maneira, ficará reduzido um ressalto para trás da folha, e particularmente impedido que a folha se enrole sobre si própria aquando do impacto sobre o batente de borda dianteira e crie uma onda. No entanto, o rolo 5' (ou os rolos 5' ) irá estorvar o processo de dobragem propriamente dito, com o que, devido à ligação por atrito aumentar o atrito entre a folha 10 e os -13- ΕΡ1900669 rolos 5, irá ficar adversamente comprometido tal processo de dobragem. Consequentemente, deverão os rolos 5' ser levantados da folha antes do impacto da lâmina de dobragem 9 sobre a folha 10, como se mostra na Figura 5b.
Para este efeito, o rolo 5' é articuladamente fixado, com possibilidade de rotação, por intermédio de uma alavanca 11' no batente de borda dianteira 3, ou perto do mesmo.
Ao entrar, a folha 10 passa com a sua borda dianteira pelo sensor 4, que está igualmente fixado no batente de borda dianteira - ou perto do mesmo - e que a folha irá logo tapar quando ainda estiver a caminho do batente de borda dianteira. 0 percurso que vai do batente de borda dianteira 3 até ao sensor 4 é fixo e determinado. 0 espaço de tempo entre o momento em que a folha dobrada 10 tapa o sensor com a borda dianteira e o momento em que a lâmina de dobragem 9 é conduzida para baixo está assim, por um lado, dependente do tempo durante o qual a folha dobrada 10 percorre a distância desde o sensor 4 até ao batente de borda dianteira 3 e, por outro lado, do tempo durante o qual a folha dobrada contacta com o batente de borda dianteira. 0 tempo de contacto pode ser escolhido e estabelecido pelo utilizador. Imediatamente antes de a lâmina de dobragem 9 ser conduzida para baixo, o rolo 5' é articulado no sentido ascendente, em função da movimentação de um elemento de accionamento 14, e deixa de contactar com a folha dobrada. 0 elemento de accionamento 14 pode ser - 14- ΕΡ1900669 accionado por um cilindro de elevação, um electroiman, ou um dispositivo equivalente.
Depois de a folha dobrada ter deixado a superfície da placa de entrada 1 (o sensor deixou de estar tapado), o rolo 5' é de novo articulado no sentido descendente. Antes de a folha 10 seguinte ser igualmente conduzida em direcção ao batente de borda dianteira 3, a lâmina de dobragem levanta-se e o rolo 5' volta a baixar sobre a correia transportadora 2.
Como já foi anteriormente esclarecido, poderão ser baixados outros rolos 13 sobre a correia transportadora 2, a fim de dar apoio ao transporte da folha 10. Para que estes rolos 13 por um lado não afectam o processo de dobragem de modo a estorvá-lo e, por outro lado, também não precisem de estar sincronizados no movimento para cima e para baixo, como acontece com o rolo 5' , poderão estes rolos 13 ser activados ou desactivados em função do formato, como se mostra nas Figuras 7a a 7c. Para este fim, os rolos 13 estão fixados, com possibilidade de rotação, num transportador comum 12 por intermédio de uma alavanca 11', podendo ser articulados com a ajuda de pinos de guiamento 7' que estão fixados numa biela 8. A movimentação da biela 8 pode ser realizada manual ou automaticamente, por exemplo com o auxilio de um cilindro pneumático que não se encontra representado. - 15- ΕΡ1900669 A Figura 7a mostra, numa ampliação parcial, a posição dos rolos 13 para um formato de folha minimo. Os rolos 13 estão colocados no interior do sistema de alimentação de tal maneira que todos os rolos 13 possam ser baixados para assentar sobre a correia transportadora 2, uma vez que eles já não contactam com a folha 10 quando esta se encosta ao batente de borda dianteira 3. A Figura 7b mostra, numa ampliação parcial, a posição dos rolos 13 para um formato de folha médio. Para este formato, o rolo que está situado a jusante no sentido de transporte contacta com a folha 10, quando esta se encosta ao batente de borda dianteira 3. Para esse efeito, será a biela 8 movida ao longo do percurso de ajustamento G no sentido contrário ao sentido A de transporte da folha. Nestas circunstâncias, o pino de guiamento 7' faz levantar a alavanca 11' e, consequentemente, o rolo 13. A Figura 7c mostra, numa ampliação parcial, a posição dos rolos 13 para um formato de folha máximo. Para garantir que, também para este formato, nenhum rolo 13 se mantém sobre a folha quando esta se encosta ao batente de borda dianteira, a biela 8 é movimentada ao longo do percurso de ajustamento H no sentido contrário ao sentido de transporte A, o que faz com que todos os rolos 13 sejam levantados por intermédio dos pinos de guiamento 7' , os quais actuam sobre as alavancas 11'. 0 modelo de realização mostra apenas, a titulo de exemplo, dois rolos 13. Contudo, o número de rolos 13 pode ser escolhido arbitrariamente. - 16- ΕΡ1900669
Nas Figuras 8a a 8d é mostrada a movimentação para um rolo alternativo 5' , o qual não pode ser activado ou desactivado por intermédio da alavanca 11' como foi atrás detalhadamente descrito, mas sim directamente por intermédio de um correspondente dispositivo de elevação 16. Também este rolo alternativo 5' está montado e actua na proximidade do batente de borda dianteira 3. Para este modelo de realização, o rolo 5' é inserido numa forquilha 15. A forquilha 15 é móvel segundo a direcção da haste de êmbolo 20. Tal mobilidade é permitida através de uma ranhura 17 existente na forquilha 15. A forquilha 15 está impossibilitada de rodar graças á presença de uma cavilha 18. Devido á força elástica da mola de compressão 19, a qual se apoia sobre a forquilha 15 num dos seus lados e sobre o dispositivo de elevação 16 no outro lado, irá o rolo 5' ser pressionado contra a correia transportadora 2.
Ao mover-se a correia transportadora 2, será consequentemente rodado o rolo 5' e gerada uma força de guiamento, a qual será mais tarde transferida para a folha 10 mal ela chegue à zona do rolo 5' . A Figura 8b mostra o rolo em posição de abaixamento sobre a correia transportadora. Quando agora uma folha sobre a correia transportadora passar pelo rolo 5' em direcção ao batente de borda dianteira, ela irá erguer o rolo contrariando a força elástica, ao longo do percurso da mola E e no sentido ascendente como se mostra na Figura 8c. Quando agora a folha 10 se encostar ao batente de borda dianteira 3, será o rolo 5' adicionalmente - 17- ΕΡ1900669 movido no sentido ascendente, por intermédio de um dispositivo de elevação e ao longo de uma elevação F, de modo que ele se levante da folha como se mostra na Figura 8d. Esta elevação é realizada um pouco antes de a folha com a lâmina de dobragem ser comprimida entre os cilindros de dobragem que não estão aqui mostrados em detalhe. Como já foi anteriormente mostrado, a elevação é controlada através de um sensor e correspondente sistema de controlo. 0 dispositivo de elevação pode por exemplo consistir num cilindro pneumático ou electroiman, ou num dispositivo equivalente.
Lista dos numeros de referência 1 Placa de entrada 2 Correia transportadora 3 Batente de borda dianteira 4 Sensor 5,5' Rolo 6 Rolo 7,7' Pino de guiamento 8 Biela 9 Lâmina de dobragem 10 Folha 11,11' Alavanca 12 Transportador 13 Rolo 14 Elemento de accionamento 15 Forquilha 16 Dispositivo de elevação 17 Ranhura 18 Cavilha 19 Mola 20 Haste de êmbolo 100,100' Equipamento A Sentido de transporte B Formato de folha mínimo C Formato de folha máximo D Sentidos de movimentação da . biela E Percurso da mola F Elevação G Percurso de ajustamento da biela H Percurso de ajustamento da biela
Lisboa, 19 de Abril de 2012

Claims (17)

  1. ΕΡ1900669 - 1 - REIVINDICAÇÕES 1. Equipamento (100,100') para posicionamento de folhas (10) móveis numa máquina de dobraqem com pelo menos uma unidade de lâmina de dobragem, consistindo em, pelo menos, uma correia transportadora inferior (2) e, pelo menos, um rolo (5,5') que assenta sobre a correia transportadora, sendo a folha (10) conduzida de encontro a um batente de borda dianteira (3) com a ajuda da correia transportadora; caracterizado por, o citado, e pelo menos um, rolo (5, 5' ) poder ser movimentado, em função da posição da lâmina de dobragem (9), desde uma posição activa em que ele contacta com a folha (10), até uma posição inactiva em que ele fica levantado em relação à folha (10) .
  2. 2. Equipamento (100) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por existirem múltiplos rolos (5, 6) que assentam sobre a correia transportadora, em que os rolos (5) estão articuladamente fixados, com possibilidade de rotação, num transportador comum (12).
  3. 3. Equipamento (100') de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por -2- ΕΡ1900669 existirem múltiplos rolos (5', 6, 13) que assentam sobre a correia transportadora, em que os rolos (13) estão articuladamente fixados, com possibilidade de rotação, num transportador comum (12).
  4. 4. Equipamento (100, 100') de acordo com a reivindicação 2 ou 3, caracterizado por os rolos (5, 13) estarem articuladamente fixados no transportador (12) por intermédio de uma alavanca (11, 11' ) .
  5. 5. Equipamento (100, 100') de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por a alavanca (11, 11,) ser rodada por intermédio de pinos de guiamento (7, 7'), os quais estão fixados numa biela (8).
  6. 6. Equipamento (100, 100') de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por a biela (8) ser movimentada para trás e para diante por intermédio de um cilindro pneumático.
  7. 7. Equipamento (100) de acordo com qualquer uma das reivindicações 4 a 6, caracterizado por -3- ΕΡ1900669 os rolos (5) serem articulados em função de sinais provenientes de um sensor (4).
  8. 8. Equipamento (100') de acordo com qualquer uma das reivindicações 4 a 6, caracterizado por os rolos (13) serem articulados em função do formato da folha.
  9. 9. Equipamento (100') de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o mencionado, e pelo menos um, rolo (5' ) estar montado no batente de borda dianteira (3), ou próximo do mesmo.
  10. 10. Equipamento (100') de acordo com a reivindicação 1 ou 9, caracterizado por o mencionado, e pelo menos um, rolo (5' ) ser fixado, com possibilidade de rotação, por intermédio de uma alavanca (11') .
  11. 11. Equipamento de acordo com a reivindicação 10, caracterizado por a alavanca (11') do, pelo menos um, rolo (5') ser rodada através de um elemento de accionamento (14). -4- ΕΡ1900669
  12. 12. Equipamento de acordo com a reivindicação 1 ou 9, caracterizado por o rolo (5') ser inserido numa forquilha (15), a qual se pode movimentar na direcção axial de uma haste de êmbolo (20) pertencente a um dispositivo de elevação (16).
  13. 13. Equipamento de acordo com a reivindicação 12, caracterizado por a forquilha (15) estar impossibilitada de rodar em relação à haste de êmbolo (20), graças á presença de uma cavilha (18).
  14. 14. Equipamento de acordo com a reivindicação 12 ou 13, caracterizado por ser instalada uma mola de compressão (19) entre o dispositivo de elevação (16) e a forquilha (15).
  15. 15. Equipamento de acordo com qualquer uma das reivindicações 12 a 14, caracterizado por o dispositivo de elevação consistir num cilindro pneumático.
  16. 16. Equipamento de acordo com qualquer uma das reivindicações 12 a 15, caracterizado por -5- ΕΡ1900669 o dispositivo de elevação consistir num electroiman.
  17. 17. Método para posicionamento de folhas (10) móveis numa máquina de dobragem com pelo menos uma unidade de dobragem de lâmina, caracterizado pelas seguintes etapas: a) Transporte de uma folha em direcção a um batente de borda dianteira (3); b) Determinação da posição da borda dianteira da folha (10) por intermédio de um sensor (4); c) Libertação da lâmina de dobragem (9), em função da distância residual a ser percorrida pela folha (10) até ao batente de borda dianteira (3) e de um previamente estabelecido periodo de contacto da folha (10); d) Levantamento do - pelo menos um - rolo (5, 5') que pressiona a folha (10) contra uma correia transportadora (2) , de modo que, aquando do impacto da lâmina de dobragem (9) sobre a folha (10), aquele - pelo menos um - rolo já não esteja em contacto com a folha (10); e) Abaixamento do - pelo menos um - rolo (5, 5'), quando a folha (10) deixar de tapar o sensor (4). Lisboa, 19 de Abril de 2012 ΕΡ1900669 1/7 100
    co ΕΡ1900669 2/7
    Fig.3 ΕΡ1900669 3/7
    EP1900669 4/7 ,00 L
    Fig.õb ΕΡ1900669 5/7 100' CN
    Fig.ó 6/7 ΕΡ1900669
    FORMAT max Legenda : FORMAT min FORMATO mínimo FORMAT max FORMATO máximo ΕΡ1900669 7/7
    ο CNJ ο Fig,8a Flg.8b Fig.8c Fig,8d - 1 - ΕΡ1900669 REFERÊNCIAS CITADAS NA DESCRIÇÃO Esta lista de referências citadas pelo requerente é apenas para conveniência do leitor. A mesma não faz parte do documento da patente Europeia. Ainda que tenha sido tomado o devido cuidado ao compilar as referências, podem não estar excluídos erros ou omissões e o IEP declina quaisquer responsabilidades a esse respeito. Documentos de patentes citadas na descrição * DE 8406391 * DE 29904757 • DE 9304281 * WO 2005095246 A
PT07114492T 2006-09-13 2007-08-17 Equipamento para posicionamento de um bordo de fuga de folha PT1900669E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102006042878A DE102006042878A1 (de) 2006-09-13 2006-09-13 Vorrichtung zum Positionieren einer Hinterkante von Bogen

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1900669E true PT1900669E (pt) 2012-05-07

Family

ID=38826550

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT07114492T PT1900669E (pt) 2006-09-13 2007-08-17 Equipamento para posicionamento de um bordo de fuga de folha

Country Status (6)

Country Link
EP (1) EP1900669B1 (pt)
JP (1) JP5442191B2 (pt)
CN (1) CN101143663B (pt)
AT (1) ATE548311T1 (pt)
DE (1) DE102006042878A1 (pt)
PT (1) PT1900669E (pt)

Families Citing this family (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN102639420B (zh) * 2009-12-10 2015-05-13 好利用国际株式会社 刀式折页装置
DE102011018859A1 (de) * 2011-04-28 2012-10-31 Heidelberger Druckmaschinen Aktiengesellschaft Falzmaschine mit Transportvorrichtung
CN104444554B (zh) * 2014-09-29 2017-09-01 武汉恒飞电气科技有限公司 自动衣料折叠机
JP7120622B2 (ja) * 2018-10-17 2022-08-17 ホリゾン・インターナショナル株式会社 ナイフ折り機及びその制御装置並びにナイフ折り機の制御方法

Family Cites Families (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
JPS6143803Y2 (pt) * 1979-05-09 1986-12-10
DE8406391U1 (de) * 1984-03-01 1984-07-19 Stahl Gmbh & Co Maschinenfabrik, 7140 Ludwigsburg Falzmaschine mit niederhalteeinrichtung
DE4213017C2 (de) * 1992-04-21 1998-03-19 Heidelberger Druckmasch Ag Bogenanleger an Druckmaschinen
DE9304281U1 (pt) * 1993-03-22 1993-05-13 Stahl Gmbh & Co Maschinenfabrik, 7140 Ludwigsburg, De
US5685539A (en) * 1995-07-05 1997-11-11 Pitney Bowes Inc. Disk transport for paper sheets
DE19606821A1 (de) * 1996-02-23 1997-08-28 Boewe Systec Ag Schwertfalzwerk
JP2786617B2 (ja) * 1996-05-16 1998-08-13 三菱重工業株式会社 折機のシート等の搬送装置
JP3776219B2 (ja) * 1997-09-03 2006-05-17 ホリゾン・インターナショナル株式会社 用紙のナイフ折り装置
DE29904757U1 (de) * 1999-03-16 1999-06-17 Heidelberger Druckmasch Ag Falzmaschine mit Niederhalteeinrichtung
JP3692322B2 (ja) * 2000-12-25 2005-09-07 三菱重工業株式会社 折帖搬送装置
JP3999057B2 (ja) * 2002-06-13 2007-10-31 シャープ株式会社 整合装置、および、それを備えた画像形成システム
DE102004015963A1 (de) * 2004-04-01 2005-11-10 Koenig & Bauer Ag Systems mit alternativen Bearbeitungsstrecken zur Weiterverarbeitung von Produkten, Längsfalzapparat sowie Verfahren zum synchronen Betrieb eines Falzapparates
US7703599B2 (en) * 2004-04-19 2010-04-27 Curt G. Joa, Inc. Method and apparatus for reversing direction of an article

Also Published As

Publication number Publication date
ATE548311T1 (de) 2012-03-15
EP1900669A2 (de) 2008-03-19
JP5442191B2 (ja) 2014-03-12
EP1900669A3 (de) 2009-11-04
DE102006042878A1 (de) 2008-03-27
CN101143663A (zh) 2008-03-19
JP2008069011A (ja) 2008-03-27
EP1900669B1 (de) 2012-03-07
CN101143663B (zh) 2012-04-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
EP2660017B1 (en) Paper cutting device
PT1900669E (pt) Equipamento para posicionamento de um bordo de fuga de folha
US11542046B2 (en) Banding and packaging device
RU2009144795A (ru) Механизм фальцовки бумажных листов и фальцевальный аппарат
JP6611941B2 (ja) プラークランプを用いる媒体位置合わせ
JP2014148371A5 (pt)
US8328443B2 (en) Printer and roll paper holding mechanism
TW480215B (en) A device for positioning sheets in a machine station
JP2015110324A (ja) 長尺紙印刷方法及び長尺紙印刷機
EP1368265B1 (en) An apparatus for receiving, inverting and returning sheets from and to a printer for large-sized
JP2005096998A (ja) 処理機の導入ステーションにシートを位置決めするための装置
US9493319B2 (en) Automatic document feeder and image forming apparatus
JP2007216682A (ja) ブックブロック搬送システム
JP2006327628A (ja) ラベル貼付装置
JP3776219B2 (ja) 用紙のナイフ折り装置
US3473799A (en) Document handling apparatus
GB1312680A (en) Vacuum operated sheet feeding mechanism for newspaper inserter
JP2015134620A (ja) 封緘装置
US1126584A (en) Device for placing single sheets in exact position before delivery.
JP5636274B2 (ja) 封入封緘装置
CN104080965B (zh) 缝制机
JP2003118883A (ja) シート状の被印刷材を搬送するための装置
JP6088270B2 (ja) 券体搬送装置
JP6521439B2 (ja) タグ成形機
JP5898845B2 (ja) 横型製袋包装機における上押さえコンベア装置