PT1808370E - Dispositivo de protecção para o casco de uma embarcação - Google Patents

Dispositivo de protecção para o casco de uma embarcação Download PDF

Info

Publication number
PT1808370E
PT1808370E PT06350013T PT06350013T PT1808370E PT 1808370 E PT1808370 E PT 1808370E PT 06350013 T PT06350013 T PT 06350013T PT 06350013 T PT06350013 T PT 06350013T PT 1808370 E PT1808370 E PT 1808370E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
hull
protective device
inflatable element
span
inflatable
Prior art date
Application number
PT06350013T
Other languages
English (en)
Inventor
Fendermatic
Original Assignee
Fendermatic
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Fendermatic filed Critical Fendermatic
Publication of PT1808370E publication Critical patent/PT1808370E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B63SHIPS OR OTHER WATERBORNE VESSELS; RELATED EQUIPMENT
    • B63BSHIPS OR OTHER WATERBORNE VESSELS; EQUIPMENT FOR SHIPPING 
    • B63B59/00Hull protection specially adapted for vessels; Cleaning devices specially adapted for vessels
    • B63B59/02Fenders integral with waterborne vessels or specially adapted therefor, e.g. fenders forming part of the hull or incorporated in the hull; Rubbing-strakes
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B63SHIPS OR OTHER WATERBORNE VESSELS; RELATED EQUIPMENT
    • B63BSHIPS OR OTHER WATERBORNE VESSELS; EQUIPMENT FOR SHIPPING 
    • B63B59/00Hull protection specially adapted for vessels; Cleaning devices specially adapted for vessels
    • B63B59/02Fenders integral with waterborne vessels or specially adapted therefor, e.g. fenders forming part of the hull or incorporated in the hull; Rubbing-strakes
    • B63B2059/025Fenders integral with waterborne vessels or specially adapted therefor, e.g. fenders forming part of the hull or incorporated in the hull; Rubbing-strakes pneumatic, e.g. inflatable

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Ocean & Marine Engineering (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Die Bonding (AREA)
  • Laying Of Electric Cables Or Lines Outside (AREA)
  • Treatments For Attaching Organic Compounds To Fibrous Goods (AREA)
  • Input Circuits Of Receivers And Coupling Of Receivers And Audio Equipment (AREA)
  • Filling Or Discharging Of Gas Storage Vessels (AREA)
  • Actuator (AREA)
  • Tents Or Canopies (AREA)
  • Chutes (AREA)
  • Other Liquid Machine Or Engine Such As Wave Power Use (AREA)
  • Aiming, Guidance, Guns With A Light Source, Armor, Camouflage, And Targets (AREA)
  • Tires In General (AREA)
  • Pipe Accessories (AREA)
  • Diaphragms And Bellows (AREA)
  • Superconductors And Manufacturing Methods Therefor (AREA)
  • Discharge Heating (AREA)
  • Emergency Lowering Means (AREA)
  • Helmets And Other Head Coverings (AREA)

Description

1
DESCRIÇÃO "DISPOSITIVO DE PROTECÇÃO PARA O CASCO DE UMA EMBARCAÇÃO" A invenção refere-se a um dispositivo para proteger contra choques o casco de uma embarcação.
Quando uma embarcação se encontra amarrada ao longo de um pontão ou de um cais é colocado, em diferentes pontos situados ao longo da borda do casco e virado para o pontão, um dispositivo para protecção do referido casco, a fim de evitar a deterioração do mesmo.
Esse dispositivo de protecção apresenta-se sob a forma de uma manga vertical semi-rigida, mantida em suspensão por um cabo estivado, por exemplo, na amurada.
Essas mangas, inicialmente dispostas no interior da embarcação, têm de ser colocadas manualmente no seu lugar aquando da acostagem e depois arrumadas durante a deslocação no mar ou num rio.
Sendo essa manipulação fastidiosa e perigosa, conhece-se um dispositivo, DE-A- 297 04 772 U ou EP-A-0 987 176, que consiste em criar no casco alojamentos onde estão contidos dispositivos insufláveis de protecção.
Cada um dos dispositivos é constituído por uma membrana elástica, deformável de tal forma que, desinsuflada, pode ficar totalmente inserida no alojamento e no estado insuflado, esse dispositivo apresenta-se com o formato aproximado de uma esfera. Cada um dos elementos insufláveis encontra-se montado, de forma móvel, na embocadura de um 2 circuito de insuflação/desinsuflação, a qual se salienta no interior do alojamento.
Quando se dá a insuflação, a deformação da parede do dispositivo faz sobressair o dispositivo de protecção.
Um tal sistema evita assim as manipulações e pode ser gerido á distância.
Este sistema, que apresenta vantagens, necessita, no entanto, que esses meios sejam previstos no momento da construção do casco.
Um segundo inconveniente é que esses meios ficam dispostos a um determinado nível da embarcação, o qual não corresponde necessariamente à altura do pontão ou do cais, quando se tem em conta a altura da maré.
Um terceiro ponto é que, aquando da acostagem, esses dispositivos sofrem importantes tensões tangenciais, as quais tendem a arrancá-los das suas embocaduras.
Mesmo com a embarcação na posição de parada, esses dispositivos trabalham sob tensões tangenciais. A invenção propõe-se remediar acentuadamente esses inconvenientes.
Para esse efeito a invenção tem por objecto um dispositivo insuflável de protecção para o casco de uma embarcação, compreendendo o referido dispositivo um elemento insuflável que, no estado de desinsuflado, se situa no interior do casco e no estado de insuflado fica no exterior do casco, 3 estando esse elemento insuflável ligado, por meio de uma conduta, a um circuito de insuflação/desinsuflação e sendo esse dispositivo de protecção caracterizado por compreender um meio de movimentação em translação, o qual desloca o elemento insuflável entre uma posição interna e uma posição externa. A invenção será bem compreendida com a ajuda da descrição, que se segue, feita a título de exemplo não limitativo, com referência ao desenho, o qual representa:
Fig.l: Um dispositivo de protecção na posição retraída Fig.2: 0 dispositivo de protecção na posição saliente e insuflada.
Com referência ao desenho, vê-se um dispositivo insuflável 1 para protecção do casco de uma embarcação. Esse dispositivo deve ser colocado no seu lugar antes da acostagem da embarcação ao cais ou ao pontão de amarração.
Esse dispositivo 1, para protecção do casco de uma embarcação, compreende um elemento insuflável 100, móvel entre uma posição, dita interna (figura 1), na qual se apresenta desinsuflado e que se situa no interior do casco e uma posição, dita externa (figura 2), em que se situa no exterior do casco.
Para esse efeito o casco apresenta um orifício de passagem 2 encamisado, por exemplo, por um tubo 2A, que atravessa o casco.
Para insuflar e desinsuflar, esse dispositivo de protecção encontra-se ligado a um circuito 3 de insuflação/desinsuflação através de uma conduta 4. 4
Utilizar-se-á, por exemplo, um compressor 5 associado a uma bomba de vácuo 6 que possui, acessoriamente, uma reserva de ar comprimido.
Um distribuidor permite ligar o dispositivo de protecção ao compressor ou à bomba de vácuo.
De acordo com a invenção, o dispositivo de protecção compreende um meio 7, para a manobra em translação, que o desloca entre as duas posições anteriormente referidas. A deslocação em translação do dispositivo, permite assim faze-lo salientar-se do casco e traze-lo para o exterior a um nivel desejado, ou seja, mais ou menos elevado em relação à ponte da embarcação.
Logo que ele se encontre completamente no exterior do casco, pode então ser insuflado.
Vantajosamente, é a conduta 4, de alimentação/evacuação do ar do dispositivo insuflável, que desloca o dispositivo de protecção 1. A conduta 4 tem portanto de exercer uma acção de pressão e uma acção de tracção.
Para que essa conduta possa actuar em pressão, desliza numa manga 8 imobilizada, por cada uma das suas extremidades, na embarcação.
Essa conduta deve igualmente ser flexível para, por exemplo, se enrolar num tambor 9 movimentado por um motor eléctrico 10. 5
Vantajosamente, o elemento insuflável 100 do dispositivo de protecção é ligado à conduta de alimentação/evacuação 4, por meio de uma união 11, a qual permite a rotação do dispositivo em relação à conduta.
Este aspecto é importante, uma vez que permite que se faça funcionar o dispositivo de protecção em rotação e não tangencialmente.
De preferência, o elemento insuflável do dispositivo de protecção é de formato alongado, de modo que, colocado em posição no exterior do casco, proteja o casco ao longo de uma boa extensão em altura.
Na solução apresentada, o dispositivo de protecção é constituído por um corpo central IA, oco e flexível, como seja um tubo flexível em aço inoxidável, munido de perfurações para a passagem do ar, estando esse tubo envolvido por um invólucro deformável 1B. A conduta de alimentação 4 comporta um elemento resistente à tracção.
Conforme se pode ver no desenho, a conduta 4 comporta um invólucro metálico flexível, por exemplo do tipo utilizado para o tubo flexível mas estanque, ou esta conduta metálica pode ainda alojar uma conduta plástica 14, do tipo daquela que é utilizada para os comandos pneumáticos.
Pode ser utilizado um cabo para proporcionar resistência à conduta 4. 6
Essa conduta de alimentação 4 deve apresentar uma boa resistência à tracção porque, quando o dispositivo de protecção está saído, pode ser submetido a fortes forças de tracção, que não podem ser ignoradas. 0 facto de se prever uma união 11, que permite a rotação do elemento insuflável, limita as forças exercidas sobre a conduta, principalmente as de tracção.
Vantajosamente, a extremidade livre do dispositivo de protecção apresenta-se sob a forma de uma bucha de oclusão 12 destinada a fechar o orifício do casco da embarcação, através do qual transita o dispositivo de protecção.
Essa bucha de oclusão 12 será chumbada de maneira que possa ajudar à deslocação do dispositivo de protecção no sentido da saída. Para uma boa vedação pode apresentar localmente uma porção cónica, a qual poderá ser completada por meio de uma junta estanque.
Essa bucha de oclusão sustém também verticalmente o dispositivo, quando se encontra saído devido ao efeito da gravidade.
Conforme se pode ver, o tubo que atravessa o casco tem um formato de cotovelo, de modo a trazer uma parte do dispositivo e da conduta a uma direcção paralela ao casco.
Foi representado esquematicamente um enroscamento em translação 13 da conduta de alimentação.
Pode tratar-se de um enroscamento em rotação do tambor, no qual está enrolada a conduta de alimentação, mas também de 7 um sistema de pressão, situado o mais próximo possível do orifício do casco.
Pode prever-se aí um indicador do comprimento de desenrolamento da ligação, que une o dispositivo de protecção ao tambor, a fim de se saber, a partir de um ponto afastado, a posição do elemento insuflável em relação à ponte.
Assim podem-se, colocar esses dispositivos, os também chamados bóias de protecção contra pancadas (em francês pare-bâttâges), a partir de um posto de comando, sem o risco de se cair à água, o que é muito interessante para pessoas com mobilidade reduzida.
Esses dispositivos serão distribuídos ao longo do casco de acordo com as necessidades.
Lisboa, 13 de Janeiro de 2011

Claims (11)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Dispositivo para a protecção do casco de uma embarcação, compreendendo o referido dispositivo um elemento insuflável (100), que no estado de desinsuflado se situa no interior do casco e no estado de insuflado fica no exterior do casco, estando esse elemento insuflável unido a um circuito de insuflação/desinsuflação por meio de uma conduta (4), sendo esse dispositivo de protecção caracterizado por compreender um meio (7) de manobra em translação, que desloca o elemento insuflável entre uma posição interna e uma posição externa.
  2. 2. Dispositivo de protecção de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por ser a deslocação da conduta (4), de alimentação/evacuação do ar do elemento insuflável, que desloca o referido elemento insuflável.
  3. 3. Dispositivo de protecção de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por a conduta 4 comportar um invólucro metálico flexivel.
  4. 4. Dispositivo de protecção de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por compreender um tambor (9) e um motor eléctrico (10).
  5. 5. Dispositivo de protecção de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado por o elemento insuflável se deslocar em translação num tubo de passagem do casco (2A).
  6. 6. Dispositivo de protecção de acordo com a reivindicação 1 ou 5, caracterizado por compreender uma bucha de oclusão (12) na extremidade livre do elemento insuflável.
  7. 7. Dispositivo de protecção de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por o elemento insuflável ter um formato alongado.
  8. 8. Dispositivo de protecção de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por o elemento insuflável ser constituído por um corpo central (IA) flexível, rodeado por um invólucro deformável (1B).
  9. 9. Dispositivo de protecção de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por o elemento insuflável (100) do dispositivo de protecção estar ligado à conduta 4 de alimentação/evacuação por uma união 11, a qual permite a rotação do dispositivo em relação à conduta (4).
  10. 10. Dispositivo de protecção de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por a conduta (4) deslizar numa manga (8) imobilizada em cada uma das suas extremidades.
  11. 11. Processo de protecção para um casco de uma embarcação por meio de um dispositivo conforme reivindicado numa das reivindicações 1 a 10, caracterizado por se deslocar o elemento insuflável (100), a partir de uma posição interna, para uma posição exterior ao casco, situada ao nível desejado e por o elemento insuflável ser insuflado depois de se encontrar completamente no exterior. Lisboa, 13 de Janeiro de 2011 1/2
    1f 2/2 / Jl Xv. 5 > ·* : vy.ssv·1·'·*·*·' ' \^5J»J«>^XXW»VNW*W*SSSSVS<V<SNVW.<V<<<V<<<<<V»fj' v^vnuyAvnmmmumvMúVwv ^^SVXVVN-vxx^SSVXSWlw^yAvw-v^vwvvwvvkkvvvvwvvvvw.vvvKw.^voXXy^^f"' " : 'x \ XX^XSXXX\\\WXsXXNXXNXXNnvX\V.s-.>ss\s\' $A'V
    ^yXVvWX..
    Λ\> ''"Η 1 \ # \ i $ ΐ .-^\^XX\>XXXXXXN\XXXX\X\V·
PT06350013T 2006-01-13 2006-12-06 Dispositivo de protecção para o casco de uma embarcação PT1808370E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0600304A FR2896227B1 (fr) 2006-01-13 2006-01-13 Dispositif de protection d'une coque de bateau

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1808370E true PT1808370E (pt) 2011-01-20

Family

ID=36940604

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT06350013T PT1808370E (pt) 2006-01-13 2006-12-06 Dispositivo de protecção para o casco de uma embarcação

Country Status (14)

Country Link
US (1) US7650845B2 (pt)
EP (1) EP1808370B8 (pt)
KR (1) KR20080094009A (pt)
CN (1) CN101370709B (pt)
AT (1) ATE485214T1 (pt)
AU (1) AU2006252193A1 (pt)
DE (1) DE602006017647D1 (pt)
ES (1) ES2360028T3 (pt)
FR (1) FR2896227B1 (pt)
NO (1) NO20083110L (pt)
PL (1) PL1808370T3 (pt)
PT (1) PT1808370E (pt)
RU (1) RU2415048C2 (pt)
WO (1) WO2007080296A1 (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
IT1392273B1 (it) * 2008-11-28 2012-02-22 B Financial Srl Attrezzatura composita per la movimentazione di parabordi adatti a proteggere barche, specialmente a vela, durante l'ormeggio e/o l'approdo.
US8087371B1 (en) * 2009-09-25 2012-01-03 The United States Of America As Represented By The Secretary Of The Navy Deployable and inflatable fendering apparatus and method
KR101379653B1 (ko) * 2012-07-25 2014-03-28 삼성중공업 주식회사 선박의 접안 장치
IT201900025072A1 (it) * 2019-12-20 2021-06-20 Paolo Tarpini Dispositivo di protezione perimetrale per veicoli, preferibilmente nautici
CN111634369B (zh) * 2020-05-29 2022-03-18 中国船舶工业集团公司第七0八研究所 一种fpso锚链检测系统舷外护管结构
EP4001089B1 (en) 2020-11-19 2023-08-23 Danilo Visca Fender device for boats
CN112793730B (zh) * 2021-02-26 2022-04-08 广船国际有限公司 船舷保护装置
WO2022198352A1 (zh) * 2021-03-20 2022-09-29 唐山哈船科技有限公司 一种海洋漂浮平台防护装置

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2571856A (en) * 1949-06-15 1951-10-16 Freedman Hyman Dental appliance
US3774720A (en) * 1971-09-09 1973-11-27 C Hovey Power-operated retractable ladder for pleasure boats
GB2091678B (en) * 1981-01-23 1984-10-24 Exxon Research Engineering Co An apparatus and method of transferring personnel at sea
IT226529Z2 (it) * 1992-04-27 1997-06-24 Floris Giuseppe Dispositivo di sicurezza gonfiabile per imbarcazioni.
US5340508A (en) * 1992-11-23 1994-08-23 Clean-Flo Laboratories, Inc. Aeration system and method
US5829376A (en) * 1997-01-24 1998-11-03 Kostanski; Jerzy Outrigger watercraft
DE29704772U1 (de) * 1997-03-15 1997-07-03 Hitzler, Andreas, 07330 Marktgölitz Vorrichtung zum automatischen Aufblasen/Absaugen von Fendern auf Booten/Yachten
IT1302211B1 (it) * 1998-09-15 2000-09-05 Antonello Lucio Pontevolpe Dispositivo parabordi per imbarcazioni ad elevata semplicita' diimpiego.
FR2810624B1 (fr) * 2000-06-22 2004-06-25 France Etat Navire porte conteneurs comportant des moyens de stabilisation du navire par accroissement de sa flotabilite
US6830004B2 (en) * 2001-04-10 2004-12-14 Floatlogic, Inc. Inflating watercraft flotation device
ITMI20031731A1 (it) * 2003-09-10 2005-03-11 Fb Design Srl Scafo per imbarcazioni.

Also Published As

Publication number Publication date
EP1808370B1 (fr) 2010-10-20
KR20080094009A (ko) 2008-10-22
EP1808370A1 (fr) 2007-07-18
NO20083110L (no) 2008-07-11
US20070175376A1 (en) 2007-08-02
RU2415048C2 (ru) 2011-03-27
CN101370709A (zh) 2009-02-18
DE602006017647D1 (de) 2010-12-02
WO2007080296A1 (fr) 2007-07-19
ATE485214T1 (de) 2010-11-15
ES2360028T3 (es) 2011-05-31
AU2006252193A1 (en) 2007-08-02
RU2008133210A (ru) 2010-02-20
US7650845B2 (en) 2010-01-26
FR2896227B1 (fr) 2008-03-28
EP1808370B8 (fr) 2011-03-30
FR2896227A1 (fr) 2007-07-20
PL1808370T3 (pl) 2011-05-31
CN101370709B (zh) 2010-10-13

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1808370E (pt) Dispositivo de protecção para o casco de uma embarcação
US5046896A (en) Inflatable buoyant near surface riser disconnect system
ES2545658T3 (es) Sistema de tracción de cable con sección de sellado inflable
US20100031862A1 (en) Inflatable fender for a boat
ES2905354T3 (es) Aparato de desenterramiento y cable o tubería enterrado
KR20050015965A (ko) 잠수함에서 안테나 또는 케이블을 빼내기 위한 장치
WO2006058932A1 (es) Dispositivo de extracción de un cabo sumergido para amarrar un barco
CN207697972U (zh) 一种应用于rov的紧急救生装置
US7114883B2 (en) Offshore fluid transfer system and method
EP3052378B1 (en) Mast system and method
WO2009000980A2 (fr) Dispositif de protection d'une coque de bateau
KR101140021B1 (ko) 보트
US20100300344A1 (en) Inflatable member for a protection device for a ship hull
KR200299797Y1 (ko) 침몰선박 위치확인장치
AU2022203441A1 (en) Hull protector
KR101444148B1 (ko) 인입 가능한 스러스터를 구비한 선박
KR20040027306A (ko) 침몰선박 위치확인장치
TWI597404B (zh) Float anti-tsunami fence device
KR20220082321A (ko) 추진 효율성 및 구난 효율성이 향상된 워터제트 추진 무인 구난정
KR20140071092A (ko) 인입 가능한 스러스터를 구비한 선박
AR034832A1 (es) Sistema para recuperar un contenido fluido de un barco hundido.