PT1551690E - Estrutura de suporte de selim - Google Patents

Estrutura de suporte de selim Download PDF

Info

Publication number
PT1551690E
PT1551690E PT03748405T PT03748405T PT1551690E PT 1551690 E PT1551690 E PT 1551690E PT 03748405 T PT03748405 T PT 03748405T PT 03748405 T PT03748405 T PT 03748405T PT 1551690 E PT1551690 E PT 1551690E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
support structure
frame
projections
rigid portions
portions
Prior art date
Application number
PT03748405T
Other languages
English (en)
Inventor
Massimo Fregonese
Branko Lukic
Thomas Overthun
Chris Cowart
Original Assignee
Selle Royal Spa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=32051260&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT1551690(E) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Selle Royal Spa filed Critical Selle Royal Spa
Publication of PT1551690E publication Critical patent/PT1551690E/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62JCYCLE SADDLES OR SEATS; AUXILIARY DEVICES OR ACCESSORIES SPECIALLY ADAPTED TO CYCLES AND NOT OTHERWISE PROVIDED FOR, e.g. ARTICLE CARRIERS OR CYCLE PROTECTORS
    • B62J1/00Saddles or other seats for cycles; Arrangement thereof; Component parts
    • B62J1/08Frames for saddles; Connections between saddle frames and seat pillars; Seat pillars
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62JCYCLE SADDLES OR SEATS; AUXILIARY DEVICES OR ACCESSORIES SPECIALLY ADAPTED TO CYCLES AND NOT OTHERWISE PROVIDED FOR, e.g. ARTICLE CARRIERS OR CYCLE PROTECTORS
    • B62J1/00Saddles or other seats for cycles; Arrangement thereof; Component parts

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Seats For Vehicles (AREA)
  • Professional, Industrial, Or Sporting Protective Garments (AREA)
  • Steering Devices For Bicycles And Motorcycles (AREA)
  • Mechanical Control Devices (AREA)
  • Prostheses (AREA)
  • Chair Legs, Seat Parts, And Backrests (AREA)
  • Forklifts And Lifting Vehicles (AREA)

Description

ΕΡ 1 551 690/ΡΤ DESCRIÇÃO "Estrutura de suporte de selim"
Campo técnico
Este invento aplica-se no campo dos velocípedes e produtos semelhantes e refere-se a uma estrutura de suporte que tem uma superfície de assento para utilizadores de máquinas ou veiculos accionados por pedais.
Antecedentes da arte
No campo das máquinas accionadas por pedais, tais como bicicletas, triciclos, bicicletas de exercício ou semelhantes, são conhecidos numerosos exemplos de estruturas de suporte, ou selins, os quais estão adaptados para suportar utilizadores sobre uma superfície de assento.
Um selim compreende geralmente uma estrutura rigida adaptada para suportar o peso do corpo do utilizador e permitir a fixação do selim em cima de uma bicicleta ou veiculo similar através de meios de prisão adequados.
De modo a reduzir a compressão nos pontos de contacto entre a superfície de assento e o utilizador é comum utilizar elementos de absorção de choque e/ou elásticos, geralmente feitos de uma espuma polimérica ou um material que tem um comportamento viscoso, interpostos entre a superfície de assento e a estrutura rígida.
Durante o pedalar, as áreas interiores da coxa do utilizador contactam repetidamente a periferia lateral do selim, provocando desse modo fricção periódica e consequentes irritações locais, a não ser que sejam proporcionadas disposições particulares.
Uma solução possível consiste em reduzir a extensão da estrutura rígida ou tornar a mesma parcialmente flexível nos bordos laterais do selim, sendo os referidos bordos principalmente formados por um material macio, adaptado para ser deformado elasticamente durante a actividade de pedalar. 2
ΕΡ 1 551 6 9Ο/PT
Isto permite reduzir a acção de contacto dos bordos laterais do selim nas áreas de corpo relevantes mas conduz a outras desvantagens.
Uma primeira desvantagem consiste no facto de a presença de tais bordos flexíveis reduzir a superfície em contacto com o corpo do utilizador e, como resultado, aumentar a pressão exercida pelo selim.
Uma segunda desvantagem associada a tais bordos laterais flexíveis é que os mesmos fazem com que a estrutura rígida seja permanentemente, e muitas vezes, inaceitavelmente enfraquecida.
Uma solução para reduzir ou evitar contactos e fricção repetidos contra o interior das coxas consiste na utilização de almofadas macias adicionais, colocadas nos bordos laterais do selim. A US-A-20020069464 descreve uma almofada adicional a ser encaixada na superfície do lado de fora de um selim. Uma tal almofada adicional consiste em dois membros tubulares macios substancialmente paralelos, os quais estão ligados por um membro flexível feito de tecido ou material similar. 0 membro de tecido flexível tem um tamanho tal que, uma vez que esteja assente sobre a superfície de assento do selim, os dois membros tubulares macios ficam situados ao longo dos bordos laterais do selim, em áreas de maior contacto com o interior das coxas do utilizador.
Um limite aparente desta solução assenta no facto de a almofada adicional, quando não está segura apropriadamente, poder ser deslocada durante a utilização, devido ao movimento das pernas, e ser em qualquer dos casos um membro suplementar, o qual tem de ser verificado repetidamente para o posicionamento apropriado. Além do mais, a utilização de um membro adicional implica necessariamente uma construção mais complexa, requer um cuidado particular nas operações de montagem e muda grandemente o aspecto do selim.
As WO-A-0051877, US 6,019,422, GB-A-2184698 descrevem várias concretizações que podem estar todas associadas ao 3
ΕΡ 1 551 6 9Ο/PT mesmo princípio de operação. O selim é do tipo convencional, com uma estrutura rígida coberta com um material macio, o qual é concebido para melhorar o conforto da superfície de assento. Quaisquer possíveis fricções contra o interior das coxas do utilizador são atenuadas por meios apropriados que podem baloiçar para segurar o selim na armação da máquina operada por pedais. Tais meios de prisão que podem baloiçar permitem que o selim rode segundo um ângulo limitado em torno de um eixo paralelo ao eixo longitudinal do selim. Através desta disposição, durante a acção de pedalar, o selim pode oscilar no lado da perna que empurra e as pressões exercidas sobre o interior da coxa são reduzidas.
Uma desvantagem comum de todas estas concretizações consiste na estrutura consideravelmente complicada introduzida pela utilização destes meios de prisão que podem baloiçar, e pelo consequente aumento dos custos de construção. A wo-A-02/12055 descreve uma estrutura de suporte que tem todas as características mencionadas no preâmbulo da concretização 1. Contudo, nesta arte anterior o bordo periférico exterior da armação é substancialmente contínuo e tem um aro relativamente rígido que reduz a flexibilidade da própria armação. Assim, a estrutura de suporte descrita nesta arte anterior não pode reduzir a compressão na vizinhança do bordo exterior da armação de modo a tornar menos confortável o movimento de pedalar.
Descrição do invento
Um objecto principal deste invento consiste em obviar as desvantagens acima mencionadas, ao proporcionar uma estrutura de suporte para uma bicicleta ou outra máquina accionada por pedais, a qual está adaptada para se ajustar aos músculos das pernas e nádegas, e para proporcionar elevado bem-estar e conforto durante a utilização.
Um outro objecto do invento consiste em proporcionar uma estrutura de suporte a qual tem uma superfície de assento suficientemente larga e uma tal forma de modo a limitar a compressão provocada quer pelo peso do utilizador quer pelo 4 ΕΡ 1 551 690/ΡΤ movimento de pedalar, que se exercem nas áreas do interior da coxa do utilizador.
Um objecto particular consiste em proporcionar uma estrutura de suporte que se ajuste aos utilizadores de estaturas e tamanhos diferentes.
Um outro objecto particular consiste em proporcionar uma estrutura de suporte que seja eficaz sob o ponto de vista do custo e que alcance os desempenhos desejados sem necessitar de elementos adicionais caros ou excessivos através de construções complicadas.
Ainda um outro objecto particular consiste em proporcionar uma estrutura de suporte a qual seja confortável e segura mesmo quando o utilizador se encontra nos pedais da bicicleta ou semelhante.
Um objecto adicional consiste em proporcionar uma estrutura de suporte que pode ser conformada de uma tal maneira a ter um aspecto agradável.
Estes objectos, assim como outros que serão mais aparentes daqui para a frente, são conseguidos através de uma estrutura de suporte de acordo com a concretização 1. Graças a uma tal disposição particular, a estrutura de suporte pode servir os músculos das pernas e nádegas e proporcionar um elevado bem-estar e conforto, mesmo para utilizadores que têm tamanhos de corpo diferentes, e sem que seja preciso elementos adicionais caros ou excessivos através de estruturas complicadas.
De preferência, a armação tem pelo menos um par de porções com rigidez diferente, localizadas nos lados, simetricamente em relação ao eixo longitudinal, o qual é definido por uma porção frontal alongada da armação.
Graças a esta configuração particular, a estrutura de suporte terá uma superfície de assento suficientemente larga de uma tal forma de modo a limitar as compressões provocadas pelo peso do utilizador e, ao mesmo tempo, terá uma flexibilidade local para também reduzir as compressões e 5 ΕΡ 1 551 690/ΡΤ fricções provocadas pelo movimento de pedalar, nas áreas do interior da coxa do utilizador.
De modo adequado, pelo menos uma porção de rigidez diferencial está localizada no bordo traseiro da armação.
Graças a esta caracteristica particular, a estrutura de suporte é confortável e segura mesmo quando o utilizador estiver de pé nos pedais da bicicleta ou semelhante. Além disso, o bordo traseiro da estrutura de suporte pode ser conformado de uma tal maneira de modo a ter um aspecto agradável.
Breve descrição dos desenhos
Outras caracteristicas e vantagens do invento entender-se-ão mais claramente a partir da descrição detalhada de diversas concretizações preferidas mas não exclusivas de uma estrutura de suporte de acordo com o invento, as quais são descritas por meio de exemplos não limitadores com a ajuda das folhas de desenho anexas, nas quais: a FIG. 1 é uma vista em perspectiva geral parcialmente seccionada de uma estrutura de suporte de acordo com o invento; a Fig. 2 é uma vista em perspective de topo de uma primeira concretização de uma parte da estrutura de suporte mostrada na Fig. 1; a Fig. 3 é uma vista em perspective por baixo da parte mostrada na Fig. 2; a FIG. 4 é uma vista em alçado lateral da parte da estrutura mostrada na Fig. 2; a Fig. 5 é uma vista em perspectiva de topo de uma segunda concretização de uma parte da estrutura de suporte de acordo com o invento; a Fig. 6 é uma vista em perspective por baixo da parte mostrada na Fig. 5; a FIG. 7 é uma vista em alçado lateral da parte da estrutura mostrada na Fig. 5; a FIG. 8 é uma vista em perspectiva aumentada de um detalhe da estrutura mostrada na Fig. 1. 6 ΕΡ 1 551 690/ΡΤ
Descrição detalhada de uma concretização preferida
Com particular referência às figuras acima mencionadas, é mostrada uma estrutura de suporte ou selim de acordo com o invento, designada globalmente por 1, que tem uma superfície de assento 2, e é particularmente concebida para bicicletas ou outras máquinas accionadas por pedais, e.g. bicicletas e triciclos de exercício. A estrutura de suporte 1 compreende uma armação substancialmente rígida ou semi-rígida 3, a qual é feita de materiais de plástico ou compósitos. Por exemplo, a armação 3 pode ser feita por moldagem ou moldagem por injecção de materiais de plástico tais como PA6, PAI2, PBT, PET, PVC ou semelhantes, com tipos diferentes de cargas. A armação 3 pode ser segura a uma bicicleta ou uma máquina accionada por pedais por meios de ligação apropriados 4, os quais são conhecidos per se e estão colocados no lado de baixo 5 da armação 3.
Uma almofada que pode ceder 7 está segura à face de topo 6 da armação 3 para tornar a superfície de assento 2 macia e confortável. A almofada que pode ceder 7 pode ser feita de um material que tem um comportamento substancialmente elástico, tal como uma espuma de polímero, e/ou de um material que tem um comportamento substancialmente visco-plástico, e.g. um gel, ou de uma combinação dos mesmos.
Uma camada de cobertura 8 é sobreposta à almofada que pode ceder 7 para proteger a estrutura de suporte 1 e dar à mesma um aspecto agradável. Esta camada de cobertura 8 pode ser feita de diversos materiais diferentes, tais como pele, pele de imitação e outros materiais sintéticos, e pode ter uma variedade de cores. A armação 3 tem uma porção traseira lateralmente alargada 9 para suportar as nádegas de um utilizador e uma porção frontal alongada 10 que define um eixo longitudinal L.
De acordo com o invento, a armação 3 tem uma ou mais porções 11, 11' de rigidez diferente. Assim é possível tornar mais confortável o movimento de pedalar, ao actuar directamente sobre o componente mais rígido da estrutura de 7 ΕΡ 1 551 690/ΡΤ suporte 1, sem que seja preciso qualquer elemento adicional o qual iria complicar o produto e o seu fabrico.
De modo adequado, a armação 3 tem pelo menos um recesso 12, o qual é formado ao longo de um bordo periférico exterior 13 da armação. Cada porção com rigidez diferente 11, 11' está localizada na proximidade do bordo periférico exterior 13, em correspondência com um recesso respectivo 12.
Vantajosamente, cada porção com rigidez diferente tem uma pluralidade de projecções 14 que se prolongam para fora a partir dos seus respectivos recessos 12, e são substancialmente paralelas, de modo a formar uma estrutura tipo pente. Tais projecções 14 podem ser monolíticas com armação 3. Em particular, cada uma das projecções 14 que pertence a uma porção com rigidez diferente 11, 11' encontra-se localizada a uma distância predeterminada H das outras perspectivas adjacentes à mesma, distância essa que pode variar para cada projecção 14, dependendo da sua posição.
Os espaços entre as projecções 14 são vantajosamente preenchidos com elementos de preenchimento 15, feitos de um material plástico e/ou elastomérico, e adaptados para preservar a flexibilidade das projecções 14 e para aumentar o seu conforto e durabilidade. Os elementos de enchimento 15 também podem cobrir parcialmente as projecções 14, tal como mostrado na Fig. 2 e na Fig. 5.
As três extremidades 16 das projecções 14 estão substancialmente alinhadas para definir um bordo 17 o qual está ligado ao bordo periférico externo 13 da armação 3.
Cada projecção 14 pode ter uma forma e secção transversal dessas de modo a proporcionar uma resistência à flexão e ao corte predeterminadas, quando da actuação por intermédio de uma força dirigida quer substancialmente normal à superfície de assento 2, quer ao longo de um plano substancialmente paralelo à superfície de assento 2.
Por esta razão, cada porção com rigidez diferente 11, 11' contribui para suportar o peso que actua sobre a superfície de assento 2, cuja extensão não é reduzida de modo notável devido 8 ΕΡ 1 551 690/ΡΤ à provisão das porções 11, 11'. Por conseguinte, se o peso do utilizador estiver distribuído sobre uma vasta superfície de assento 2, as pressões de contacto ainda são baixas, o que é vantajoso para o conforto global da estrutura de suporte 1. Além disso, a flexibilidade dos apêndices que se projectam 14 ajuda o utilizador no seu movimento, em particular durante o movimento de pedalar.
De modo adequado, pelo menos um par de porções com rigidez diferente 11 encontra-se posicionado simetricamente em relação ao eixo longitudinal L, nos lados da porção traseira alargada 9 e/ou na junção entre a porção traseira alargada 9 e a porção frontal alongada 10.
Recorre-se a esta selecção das porções com rigidez diferente 11 pelo facto destas porções contactarem contínua e ciclicamente com o interior das coxas do utilizador durante o movimento de pedalar.
Vantajosamente, a armação 3 pode incluir pelo menos uma porção com rigidez diferente 11', localizada sobre o bordo traseiro 18 da porção traseira alargada 9. A porção com rigidez diferente 11' proporciona uma porção traseira de flexibilidade mais elevada, o que é vantajoso quando o utilizador se encontra sobre os pedais da bicicleta ou produto similar. Em particular, de modo a correr em descidas com degraus ou evitar obstáculos, os utilizadores de bicicletas de montanha iriam em vez disso ter um desequilíbrio para trás, ficando em posição nos pedais, ou ter o seu corpo apenas suportado no bordo traseiro 18 da porção traseira alargada 9. Numa tal posição, qualquer contacto desejado ou choque acidental contra o bordo traseiro 18 é menos traumático e perigoso graças à porção com rigidez diferente 11'.
Além do mais, a porção com rigidez diferente 11' no bordo traseiro 18 não provoca qualquer enfraquecimento da armação 3 e permite conformar o bordo traseiro 18 conforme desejado, e conferir ao mesmo um aspecto agradável.
Para um conforto mais elevado da estrutura de suporte 1, a almofada que pode ceder 7 pode ter um tamanho tal de modo a 9
ΕΡ 1 551 6 9Ο/PT prolongar-se totalmente ou parcialmente acima das porções com rigidez diferente 11, 11'. Além disso, para fins estéticos e de protecção, a camada de cobertura 8 também pode ter uma extensão tal de modo a cobrir totalmente ou parcialmente as porções com rigidez diferente 11, 11'. A descrição mostra claramente acima que a estrutura de suporte do invento permite alcançar os objectos propostos e que, particularmente, a presença de porções com rigidez diferente nos lados da porção traseira alargada e/ou na junção entre a porção traseira alargada e a porção frontal alongada proporciona a dupla vantagem de tornar mais fácil o movimento de pedalar, ao melhorar o contacto entre a estrutura de suporte e o interior das coxas do utilizador, e de manter uma superfície de assento larga, sem enfraquecer a armação e aumentar as pressões exercidas sobre o utilizador. A estrutura de suporte de acordo com o invento está susceptível a numerosas modificações e mudanças que caem todas dentro do conceito inventivo descrito nas reivindicações anexas. Todos os seus detalhes podem ser substituídos por outros tecnicamente equivalentes, e os materiais podem variar dependendo de diferentes necessidades, sem se afastar do âmbito do invento.
Embora a estrutura de suporte tenha sido descrita com particular referência às figures anexas, os números a que se faz referência na descrição e reivindicações são apenas utilizados por causa de uma melhor inteligibilidade do invento e não se destinam a limitar o âmbito reivindicado de qualquer maneira.
Lisboa, 2007-12-10

Claims (15)

  1. ΕΡ 1 551 6 90/PT 1/3 REIVINDICAÇÕES 1 - Estrutura de suporte que tem uma superfície de assento (2), particularmente para bicicletas e outras máquinas operadas por pedais, que compreende uma armação substancialmente rígida ou semi-rígida (3), meios (4) para segurar a referida armação (3) à bicicleta ou uma máquina operada por pedais, uma almofada que pode ceder (7) segura à face de topo da referida armação (3), uma camada de cobertura (8) sobreposta à almofada que pode ceder (7), tendo a referida armação (3) uma ou mais porções com rigidez diferente (11, 11') adaptadas para facilitar o movimento de pedalar, estando as referidas porções com rigidez diferente (11, 11') localizadas na proximidade de um bordo periférico exterior (13) da referida armação (3), caracterizada por a referida armação (3) ter pelo menos um recesso (12) ao longo do seu bordo periférico exterior (13), compreendendo cada uma das referidas porções com rigidez diferente (11, 11') uma pluralidade de projecções alongadas (14) que se prolongam para fora a partir dos seus recessos respectivos (12) formados na referida armação (3).
  2. 2 - Estrutura de suporte tal como reivindicada na reivindicação 1, caracterizada por as referidas projecções (14) terem extremidades livres (16).
  3. 3 - Estrutura de suporte tal como reivindicada na reivindicação 2, caracterizada por as referidas projecções (14) de cada uma das referidas porções com rigidez diferente (11, 11') se prolongarem substancialmente paralelas umas às outras de modo a formarem uma estrutura tipo pente.
  4. 4 - Estrutura de suporte tal como reivindicada na reivindicação 3, caracterizada por cada uma das referidas projecções (14) de cada uma das referidas porções com rigidez diferente (11, 11') estar localizada a uma distância predeterminada (H) das outras projecções adjacentes à mesma, distância essa que pode variar para cada projecção (14).
  5. 5 - Estrutura de suporte tal como reivindicada na reivindicação 4, caracterizada por cada uma das referidas porções com rigidez diferente (11, 11') compreender elementos ΕΡ 1 551 690/ΡΤ 2/3 de enchimento (15) dentro dos espaços entre as referidas projecções (14).
  6. 6 - Estrutura de suporte tal como reivindicada na reivindicação 5, caracterizada por o material de base dos referidos elementos de enchimento (15) ser um material plástico e/ou elastomérico.
  7. 7 - Estrutura de suporte tal como reivindicada na reivindicação 6, caracterizada por as extremidades livres (16) das referidas projecções (14) estarem substancialmente alinhadas para definir um bordo (17) o qual está ligado ao referido bordo periférico exterior (13) da referida armação (3) .
  8. 8 - Estrutura de suporte tal como reivindicada na reivindicação 1, caracterizada por cada uma das referidas projecções (14) ter uma resistência à flexão e ao corte que depende da direcção da carga.
  9. 9 - Estrutura de suporte tal como reivindicada na reivindicação 8, caracterizada por cada uma das referidas projecções (14) ter uma secção transversal e forma tais de modo a proporcionar uma resistência à flexão e ao corte predeterminadas, em relação à actividade da carga quer substancialmente normal à referida superfície de assento (2), quer ao longo de um plano substancialmente paralelo à superfície de assento (2).
  10. 10 - Estrutura de suporte tal como reivindicada na reivindicação 1, caracterizada por as referidas projecções (14) serem monolíticas com a referida armação (3).
  11. 11 - Estrutura de suporte tal como reivindicada em uma ou mais das reivindicações precedentes, caracterizada por a referida armação (3) ter uma porção traseira lateralmente alargada (9) para suportar as nádegas de um utilizador e uma porção frontal alongada (10) que define um eixo longitudinal (L) .
  12. 12 - Estrutura de suporte tal como reivindicada na reivindicação 1, caracterizada por a mesma compreender pelo ΕΡ 1 551 690/ΡΤ 3/3 menos um par das referidas porções com rigidez diferente (11), simetricamente localizadas em relação ao referido eixo longitudinal (L).
  13. 13 - Estrutura de suporte tal como reivindicada na reivindicação 12, caracterizada por o referido par simétrico de porções com rigidez diferente (11) estar localizado nos lados da referida porção traseira alargada (9) e/ou na junção entre a referida porção traseira alargada (9) e a referida porção frontal alongada (10) .
  14. 14 - Estrutura de suporte tal como reivindicada na reivindicação 13, caracterizada por pelo menos uma das referidas porções com rigidez diferente (11') estar localizada sobre o bordo traseiro (18) da referida porção traseira alargada (9).
  15. 15 - Estrutura de suporte tal como reivindicada numa ou mais das reivindicações precedentes, caracterizada por a referida almofada que pode ceder (7) e/ou a referida camada de cobertura (8) terem uma extensão tal de modo a cobrir totalmente ou parcialmente as referidas porções com rigidez diferente (11, 11'). Lisboa, 2007-12-10
PT03748405T 2002-10-01 2003-10-01 Estrutura de suporte de selim PT1551690E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IT000208A ITVI20020208A1 (it) 2002-10-01 2002-10-01 Struttura di supporto con superficie di seduta per utilizzatori di maccchine o veicoli a pedali.

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1551690E true PT1551690E (pt) 2007-12-19

Family

ID=32051260

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT03748405T PT1551690E (pt) 2002-10-01 2003-10-01 Estrutura de suporte de selim

Country Status (13)

Country Link
US (2) US7367619B2 (pt)
EP (1) EP1551690B1 (pt)
JP (1) JP4444112B2 (pt)
CN (1) CN100503346C (pt)
AT (1) ATE372917T1 (pt)
AU (1) AU2003267711B2 (pt)
BR (1) BR0314476A (pt)
CA (1) CA2500161A1 (pt)
DE (1) DE60316329T2 (pt)
ES (1) ES2293001T3 (pt)
IT (1) ITVI20020208A1 (pt)
PT (1) PT1551690E (pt)
WO (1) WO2004031025A1 (pt)

Families Citing this family (27)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ITVI20040254A1 (it) * 2004-10-26 2005-01-26 Selle Royal Spa Struttura di sella a memoria di forma, particolarmente per veicoli a pedali, nonche' metodo di realizzazione di tale struttura
JP2007175482A (ja) * 2005-11-30 2007-07-12 Honda Motor Co Ltd 車両用シート及び船艇用シート
ITVI20060080A1 (it) 2006-03-21 2007-09-22 Selle Royal Spa Supporto per il corpo umano in materiale composito nonche' metodo di realizzazione dello stesso
US7506925B2 (en) * 2006-06-19 2009-03-24 Jeri Rutherford Seat
TWM317378U (en) * 2006-10-23 2007-08-21 Cionlli Ind Co Ltd Bicycle seat capable of reducing ischium pressure
ITVI20070134A1 (it) * 2007-05-09 2008-11-10 Selle Royal Spa Struttura di seduta e metodo per la sua realizzazione.
US9314187B2 (en) * 2007-11-12 2016-04-19 Trek Bicycle Corporation Bicycle seat sizer and positioning device
US20090212608A1 (en) * 2008-02-27 2009-08-27 Damon Rinard Bicycle seat system
TW201206747A (en) * 2010-08-04 2012-02-16 Velo Entpr Co Ltd Bicycle seat frame
NL2006215C2 (en) * 2011-02-16 2012-08-20 Selle Royal Spa Saddle structure, particularly for pedal driven vehicles, and process for making such structure.
DE202012001583U1 (de) * 2012-02-16 2013-05-17 Rti Sports Vertrieb Von Sportartikeln Gmbh Fahrradsattel
TW201336722A (zh) * 2012-03-05 2013-09-16 Velo Entpr Co Ltd 自行車座墊基座
US9289069B2 (en) 2012-04-30 2016-03-22 Adams Mfg. Corp. Seat for molded plastic chairs
US8857914B2 (en) * 2012-04-30 2014-10-14 Adams Mfg. Corp. Seat for molded plastic chairs
DE202012008122U1 (de) * 2012-08-27 2013-12-06 Rti Sports Vertrieb Von Sportartikeln Gmbh Fahrradsattel
USD718543S1 (en) 2013-04-24 2014-12-02 Brooks England Ltd. Saddle
USD754982S1 (en) 2014-10-22 2016-05-03 Shuji Kawai Bicycle saddle with anti-slip pad
USD754981S1 (en) 2014-10-22 2016-05-03 Shuji Kawai Bicycle saddle
TWI577592B (zh) * 2015-10-21 2017-04-11 Bicycle cushions
ITUB20160685A1 (it) * 2016-02-11 2017-08-11 Selle Royal Spa Sella per un veicolo
GB2550945B (en) 2016-06-02 2020-02-19 Darius Development Ltd A cycle seat
US9994272B2 (en) 2016-08-29 2018-06-12 Shinji Marui Bicycle saddle
KR101919235B1 (ko) * 2017-05-22 2018-11-15 이기만 자전거 안장
TWM564548U (zh) * 2018-03-21 2018-08-01 宋盈嬌 Bicycle seat cushion combined with biogel structure
US10882576B2 (en) * 2018-03-21 2021-01-05 Ddk Group Co., Ltd., Taiwan Branch Bike saddle incorporating with bio-gel structure
US11186336B2 (en) 2019-07-22 2021-11-30 Specialized Bicycle Components, Inc. Bicycle saddle
USD990180S1 (en) 2021-04-30 2023-06-27 Specialized Bicycle Components, Inc. Bicycle saddle

Family Cites Families (18)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US578837A (en) 1897-03-16 Bicycle-saddle
US574503A (en) 1897-01-05 Bicycle-saddle
US4098537A (en) 1977-03-07 1978-07-04 The Jacobs Corporation Bicycle saddle
GB2184698A (en) 1985-11-05 1987-07-01 Michael Dineen Tilting saddle for bicycle
US5011222A (en) 1989-07-11 1991-04-30 Yates Paul M Orthotic cycle saddle
US5286082A (en) * 1991-08-30 1994-02-15 Alden Laboratories, Inc. Anatomically compensating cycle saddle
US5356198B1 (en) 1992-08-07 1996-05-28 Western States Import Company Bicycle and exerciser seat
CN2140864Y (zh) * 1992-08-31 1993-08-25 陈凤平 自行车鞍座
US5340192A (en) 1993-08-31 1994-08-23 Hsh Ah Yeh Bicycle seat structure
CN2173736Y (zh) * 1993-09-20 1994-08-10 宋铭江 充气保健车座
US5558396A (en) 1994-09-16 1996-09-24 Selle Tech Industrial Co., Ltd. Bicycle saddle assembly with a bicycle saddle capable of absorbing shock in a plurality of directions.
US6131994A (en) 1997-10-22 2000-10-17 Yates; Paul M. Bicycle saddle
US6019422A (en) 1998-06-10 2000-02-01 Taormino; Joseph S. Laterally pivoting bicycle saddle mount with shock absorber
WO2000013959A1 (en) * 1998-09-04 2000-03-16 Jin Yok Ko Bicycle saddle
GB9904728D0 (en) 1999-03-03 1999-04-21 Cox Brian A Saddles for pedal-operated machines
IT1316046B1 (it) 2000-08-03 2003-03-26 Selle Royal Spa Struttura di supporto per veicolo, in particolare per bicicletta
US20020069464A1 (en) 2000-09-05 2002-06-13 Welsh John David Saddle seat supplement and pad
TW542139U (en) 2001-09-05 2003-07-11 Velo Entpr Co Ltd Internal case for seat cushion of bicycle

Also Published As

Publication number Publication date
EP1551690B1 (en) 2007-09-12
ATE372917T1 (de) 2007-09-15
CN100503346C (zh) 2009-06-24
EP1551690A1 (en) 2005-07-13
US20060049675A1 (en) 2006-03-09
ITVI20020208A1 (it) 2004-04-02
JP4444112B2 (ja) 2010-03-31
US7367619B2 (en) 2008-05-06
ES2293001T3 (es) 2008-03-16
US20060022496A1 (en) 2006-02-02
AU2003267711A1 (en) 2004-04-23
JP2006501099A (ja) 2006-01-12
DE60316329D1 (de) 2007-10-25
BR0314476A (pt) 2005-08-02
AU2003267711B2 (en) 2010-09-09
WO2004031025A1 (en) 2004-04-15
CA2500161A1 (en) 2004-04-15
CN1703346A (zh) 2005-11-30
DE60316329T2 (de) 2008-07-03

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1551690E (pt) Estrutura de suporte de selim
JP2006501099A5 (pt)
ES2224276T3 (es) Asiento de bicicleta.
US4063775A (en) Unitary cycle seat support unit
US7018351B1 (en) Comfortable orthopaedic support and the method of making the same
US5108076A (en) Anatomical multilayer bicycle seat
US4471538A (en) Shock absorbing devices using rheopexic fluid
US4999068A (en) Method for making an anatomical multilayer bicycle-type seat
US4815361A (en) Anatomical multilayer bicycle seat and method for making same
ES2610412T3 (es) Sillín ventilado para bicicletas, motocicletas y/u otras máquinas de pedales
US20030171703A1 (en) Self-equalizing resilient orthopaedic support
PT2259693E (pt) Dispositivo de caminhar
KR20010041078A (ko) 자전거용 안장
US20050212337A1 (en) Bicycle saddle with a molded cushioning pad assembly
JP2007186075A (ja) 自転車用サドル
ES2323647T3 (es) Sillin con memoria de forma para vehiculos accionados con pedales y procedimiento para fabricar dicho sillin.
US2613722A (en) Saddle cover
ES2646318T3 (es) Silla de montar ecuestre
JP5933191B2 (ja) サイクリングパンツ
EP1293422B1 (en) Base of bicycle saddle
KR200291574Y1 (ko) 자전거의 안장에 있어서, 등받이를 갖는 안장
RU2745367C1 (ru) Дополнительное сиденье для велосипеда
US569977A (en) Lucien perisse
KR100467870B1 (ko) 자전거의 안장에 있어서, 등받이를 갖는 안장
EP3530555B1 (en) Variable damper seat post