PT1486345E - Material para impressão a jacto de tinta com estabilidade melhorada ao ozono e à luz - Google Patents
Material para impressão a jacto de tinta com estabilidade melhorada ao ozono e à luz Download PDFInfo
- Publication number
- PT1486345E PT1486345E PT03025169T PT03025169T PT1486345E PT 1486345 E PT1486345 E PT 1486345E PT 03025169 T PT03025169 T PT 03025169T PT 03025169 T PT03025169 T PT 03025169T PT 1486345 E PT1486345 E PT 1486345E
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- acid
- printing material
- layer
- ink
- material according
- Prior art date
Links
Classifications
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B41—PRINTING; LINING MACHINES; TYPEWRITERS; STAMPS
- B41M—PRINTING, DUPLICATING, MARKING, OR COPYING PROCESSES; COLOUR PRINTING
- B41M5/00—Duplicating or marking methods; Sheet materials for use therein
- B41M5/50—Recording sheets characterised by the coating used to improve ink, dye or pigment receptivity, e.g. for ink-jet or thermal dye transfer recording
- B41M5/52—Macromolecular coatings
- B41M5/5227—Macromolecular coatings characterised by organic non-macromolecular additives, e.g. UV-absorbers, plasticisers, surfactants
-
- B—PERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
- B41—PRINTING; LINING MACHINES; TYPEWRITERS; STAMPS
- B41M—PRINTING, DUPLICATING, MARKING, OR COPYING PROCESSES; COLOUR PRINTING
- B41M5/00—Duplicating or marking methods; Sheet materials for use therein
- B41M5/50—Recording sheets characterised by the coating used to improve ink, dye or pigment receptivity, e.g. for ink-jet or thermal dye transfer recording
- B41M5/502—Recording sheets characterised by the coating used to improve ink, dye or pigment receptivity, e.g. for ink-jet or thermal dye transfer recording characterised by structural details, e.g. multilayer materials
- B41M5/506—Intermediate layers
Landscapes
- Ink Jet Recording Methods And Recording Media Thereof (AREA)
- Ink Jet (AREA)
- Paper (AREA)
- Inks, Pencil-Leads, Or Crayons (AREA)
Description
1
Descrição "Material para impressão a jacto de tinta com estabilidade melhorada ao ozono e à luz" A invenção diz respeito a um material de impressão para um processo de impressão por jacto de tinta com um suporte com uma camada que absorve a tinta e uma camada fixadora de corantes.
Num processo de impressão por jacto de tinta (Ink-Jet em inglês) são aplicadas sobre um material de impressão gotas minúsculas de tinta que por sua vez são absorvidas por este material com o auxílio de diferentes técnicas já muitas vezes descritas. São colocados diferentes requisitos ao material de impressão como elevada densidade de cor dos pontos impressos, grande capacidade de absorção de tinta, tempo de secagem curto e uma resistência à fricção associada suficiente, uma difusão para o exterior dos corantes não superior à quantidade necessária na direcção transversal dos pontos impressos (Bleed em inglês), assim como uma coalescência de cores mínima e uma elevada resistência à água. Outros requisitos em particular para as impressões semelhantes a fotografias são brilho homogéneo e brilho da superfície do material para impressão.
Como consequência dos grandes progressos da tecnologia "Ink-Jet" do ponto de vista da qualidade das fotografias e da velocidade de impressão das impressoras o mercado para a impressora de jacto de tinta cresceu enormemente. É esperado que nos próximos anos no âmbito da fotografia digital em particular, dos materiais do jacto de tinta com qualidade fotográfica se continue a desenvolver fortemente. Para se conseguir uma qualidade fotográfica das figuras por impressão com jacto de tinta, conseguir-se uma boa estabilidade fotográfica é um dos principais objectivos do 2 desenvolvimento. Isto conduz a novos desenvolvimentos, tanto nos materiais que vão receber as fotografias, como também nos pigmentos em que se baseiam as tintas.
Materiais para impressão por jacto de tinta podem ser divididos em duas classes, nomeadamente aquelas com camadas que incham com a água que contêm agentes ligantes como gelatina ou álcool polivinílico e aqueles com camadas microporosas.
Aqueles com camadas que incham com a água possuem a vantagem de brilharem e de apresentarem densidades de cores muito elevadas após a impressão. Elas oferecem uma boa estabilidade ao ozono, uma vez que as camadas com capacidade de incharem, como barreira impedem a penetração do ozono no material. 0 material apresenta porém desvantagens do ponto'de vista da qualidade das fotografias (bleed, coalescência de cores) e no tempo de secagem.
Os sistemas microporosos devido aos espaços vazios da camada de aplicada podem absorver rapidamente a tinta durante a impressão, apresentam uma qualidade fotográfica excelente com base na boa fixação da cor. Possuem um tempo de secagem curto e não surgem problemas com a coalescência e Bleed. As fotografias obtidas com tais materiais de impressão microporosos não são porém estáveis à luz e reagem de forma sensível aos gases contidos no ar, em particular ao ozono. O gás pode facilmente penetrar nos microporos das camadas de impressão e possivelmente apoiado pelo efeito catalítico dos pigmentos contidos nas camadas que atacam as ligações duplas dos pigmentos. A capacidade reactiva em relação ao ozono pode ser reforçada a temperatura ainda mais elevada. Os corantes à base de azul são especialmente reactivos com o ozono. Às soluções propostas na altura para resolver o problema pertence a laminação da fotografia impressa com um filme de poliéster, ou a utilização de tintas que contêm I 3 aditivos de metais alcalinos e grupos amónio, ou de sais de amina. Estas soluções apresentam de facto aspectos positivos, não se encontram porém isentas de desvantagens. Às desvantagens pertence por um lado o aumento dos custos de produção provocado pelo passo de laminação, por outro lado os compostos metálicos apresentam a tendência de provocar desvios de cor significativos, que se tornam visíveis como turváção da cor.
De acordo com a JP- 10-264501 a estabilidade ao ozono pode ser melhorada utilizando como agente ligante um amaciador contendo uma resina termoplástica na camada que recebe a tinta. O efeito protector do ozono ê supostamente conseguido pelo facto do pigmento e dos corantes da tinta absorvidos serem envolvidos pela resina. Uma outra possibilidade de melhoria da estabilidade ao ozono encontra-se descrita na JP 08-164664. Neste caso é utilizado na camada que recebe a tinta um pigmento inorgânico, cuja superfície se encontra modificada com cicloamilose.
Na EP0524635A1 é proposto um material de impressão que contém na camada que recebe a tinta uma combinação de partículas de amido, um copolímero de etileno/ acetato de vinilo e um agente fixador dos corantes catiónicos.
Além disso, de acordo com a JP 2000-177235 é utilizado numa camada porosa contendo óxido de alumínio um Mg-tiocianato com o objectivo de melhorar a estabilidade à luz e ao ozono.
Na EP 1 1 57 847 AI é descrita a utilização de derivados benzotriazol na camada receptora da tinta para melhorar a resistência do material de impressão ao gás. A EP 1029703A1 descreve para melhorar a estabilidade à luz a utilização de hidroquinona, sais do ácido pirocatecolsulfónico e sais do ácido fenilsulfónico. Estas substâncias podem ser aplicadas numa camada separada ou 4 directamente na camada receptora. Uma melhoria na estabilidade ao ozono não pode ser conseguida com estes compostos.
Através da utilização de sais orgânicos um anel aromático, ou pelo menos com dois grupos carboxílicos na camada receptora é de acordo com a EP0614771A1 melhorado o amarelecimento na zona dos cantos. No material receptor impresso poude apenas ser verificado uma limitada boa estabilidade â luz e ao ozono. É por isso objectivo da invenção disponibilizar um outro material para impressão, através do processo por jacto de tinta que apresente uma resistência melhorada contra o efeito do ozono e simultaneamente apresente uma elevada estabilidade à luz.
Este objectivo é atingido através de um material de impressão para "Ink Jet" com um suporte, pelo menos com uma camada que absorve a.tinta e pelo menos uma camada que fixa os corantes no qual no lado superior da camada fixadora dos corantes é aplicado um ácido a-hidróxicarboxílico e pelo menos um ácido hidróxisulfónico que apresenta numa solução aquosa a 0,01 molar uma constante de acidez, pKa de 0,5 a 2,0 e em que o valor do pH da superfície fixadora dos corantes revestidos ê de 2,5 a 4,0. A Fig. 1 apresenta um material para impressão de acordo com a invenção. Ξ ainda objectivo da invenção um processo de preparação do material para impressão "ink-Jet" anteriormente designado, em que o ácido hidróxiarilsulfónico na forma de uma solução aquosa de 1 a 10% é aplicado no lado superior da camada fixadora de corantes. 0 material para impressão de acordo com a invenção oferece uma elevada resistência ao ozono e estabilidade à luz. Surpreendentemente foi ainda verificada uma elevada 5 resistência à humidade em que irá contrariar uma mistura de cores nos limites das cores.
De significado decisivo para o efeito de acordo com a invenção é que o ácido hidróxiarilsulfónico é utilizado como tal e não na forma dos seus sais ou ésteres. A solubilidade em água do ácido hidróxiarilsulfónico a 40°C é preferencialmente superior a 10% p. O valor do pH à superfície do material de impressão situa-se preferencialmente numa gama de 3,0 a 3,5.
Aril pode significar fenilo, ou naftilo. O ácido hidróxiarilsulfónico é preferencialmente 4-hidrõxibenzenosulfõnico e/ ou ácido 5-sulfosalícilico dihidrato. 0 ácido hidróxiarilsulfónico é preferencialmente aplicado sobre a camada fixadora dos corantes na forma de uma solução aquosa com uma concentração de 1 a 10% p. relativamente ao peso da solução. A solução pode apresentar um valor de pH de 1,0 a 3,0 numa gama de temperatura de 10 a 5 0 ° C. O ácido hidróxiarilsulfónico é utilizado como mistura com um ácido α-hidróxicarboxílico. A proporção entre quantidades de '·. ácido hidróxiarilsulfónico/ a-hidrõxicarboxílico . pode ser de 1:10 a 10:1 preferencialmente 1:5 a 5:1. Preferencialmente o ácido a-hidróxicarboxílico é o ácido D-glucónico. São ainda adequados todos os ácidos α-hidróxicarboxílicos cíclicos e ácido α-hidróxicarboxílico com cadeias lineares, ou ramificadas com 2 a 12, preferencialmente 5 a 8 átomos de carbono. A massa aplicada da camada contendo o ácido hidróxiarilsulfónico sem agente ligante adicional não deve ultrapassar 2 g/m2 e preferencialmente deverá ser inferior a cerca de 1 g/m2. Numa outra concretização o ácido hidróxiarilsulfónico pode apresentar-se na forma de uma 6 camada que também contém agente ligante, agente molhante, agentes tensiòactivos, agentes anti-espumantes e agente estabilizador da luz. Como agentes ligantes podem ser utilizados em particular polímeros solúveis em água e/ ou polímeros dispersáveis em água com uma temperatura de transição vítrea Tg de 30 a 85°C (DSC) e uma viscosidade de no máximo de 60 cps (medida numa solução a 4% a 20°C). Tais polímeros são por exemplo poliuretanos, poliacrilatos, álcoois po.livinílicos, gelatinas, derivados de gelatinas, celuloses, amidos, amidos modificados e/ ou acetato de polivinilo. A massa a aplicar da camada pode ser de 4 g/m2, em particular até cerca de 2 g/m2.
Pigmentos adequados de acordo com a invenção da camada inferior que absorve a tinta são por exemplo óxido de alumínio, hidróxido de alumínio, hidrato de óxido de alumínio dihidrato, ácido silícico, sulfato de bário e dióxido de titânio. Na camada inferior é especialmente preferido um pigmento à base de dióxido de silício amorfo. Um tal pigmento pode ser modificado cationicamente. A distribuição do tamanho de partículas dos pigmentos da camada que absorve a tinta situa-se preferencialmente na gama de 150 a 1000 nm com um tamanho médio de partícula de 240 a 350 nm.
Pigmentos adequados de acordo com a invenção da camada que absorve os corantes são. por exemplo óxido de alumínio, hidróxido de alumínio, hidrato de óxido de alumínio, ácido silícico, sulfato de bário e dióxido de titânio. 0 pigmento utilizado na camada que absorve a tinta apresenta um tamanho médio de partículas de 10 a 500 nm, especialmente de 50 a 100 nm. A camada que absorve a tinta e a camada que absorve os corantes contêm um agente ligante polimêrico solúvel em água e/ ou dispersável em água. Agentes ligantes adequados são por exemplo álcool polivinílico, completamente ou 7 parcialmente saponifiçado, álcool polivinílico modificado cationicamente, álcool polivinllico que apresenta grupos sililo, álcool polivinílico que apresenta grupos acetal, gelatinas, polivinilpirrolidona, amidos, carboximetilcelulose, polietilenoglicol, estireno/ butadieno -latex e estireno/ acrilato-latex. As quantidades de agente ligante na camada fixadora de corantes e na camada que absorve a tinta ê de cerca de 5 a 35% p., preferencialmente de 10 a 3 0% p. relativamente ao peso da camada seca.
Ambas as camadas podem conter os aditivos habituais e excipientes como agentes tensioactivos, agentes molhantes e agentes fixadores dos corantes como compostos de poliamônio.
As espessuras das camadas aplicadas que absorvem a tinta e que fixam os corantes podem ter de 10 a 60 μπ*, preferencialmente de 20 a 50 μτη.
Como material de suporte pode ser utilizado basicamente qualquer papel de base. São preferidos papeis de base de superfície colada internamente, calandrado, ou não calandrado ou papeis fortemente colados internamente. O papel pode ser colado por via ácida, ou neutra. O papel de base deve apresentar uma elevada estabilidade dimensional e receber o líquido contido na tinta sem formação de ondas. São especialmente adequados papeis com elevada estabilidade dimensional de misturas de celulose de madeiras de resinosas e de celulose de eucalipto. Deste modo indica-se a EP 0 786 552 BI que- descreve um papel de base para material de impressão por jacto de tinta. O papel de base pode conter outros materiais auxiliares e aditivos habituais da indústria de papel como corantes, branqueadores ópticos, ou agentes anti-espumantes. É também possível a utilização de desperdício de celulose e de papel velho reciclado. Podem ser utilizados papeis de base com 8 uma densidade de 50 a 300 g/m2. Como material de suporte é especialmente adequado papel revestido num lado ou em ambos os lados com poliolefinas, especialmente com polietileno {LDPE e/ ou HDPE). A quantidade aplicada de polietileno é de 5 a 20 g/m2. Também são adequadas folhas artificiais como por exemplo de poliéster ou de cloreto de polivinilo. A densidade do suporte pode ser de 50 a 300 g/m2.
Para aplicar as camadas pode ser utilizado qualquer processo de aplicação e de doseamento desejados geralmente conhecidos como processo de aplicação com cilindros, gravura ou Nip, assim como doseamentos por escovas de ar e por rolos niveladores. É especialmente preferida a aplicação com o auxílio de uma instalação de revestimento em cascata ou de um fundidor de fenda.
Para a regulação do comportamento de "curl", da anti-estática e da capacidade de transporte na impressora o lado posterior pode ser equipado com uma camada funcional separada. Camadas posteriores adequadas são descritas na EP 0 616 252B1 e EP 0 697 620 BI que são incorporadas por referência. A título de exemplo a Fig 1 apresenta uma concretização do material para impressão de acordo com a invenção. Como suporte serve um papel de base revestido de ambos os lados com polietileno 2,2'. Sobre uma das camadas de polietileno 2,2' encontra-se localizada uma camada que absorve a tinta 3. Esta camada 3 contém um pigmento finamente dividido e um agente de ligação. Sobre a camada 3 encontra-se localizada uma camada que absorve a tinta 4 que também contém um pigmento finamente dividido e um agente ligante. A camada 5 de acordo com a invenção contendo o ácido hodróxiarilsulfónico encontra-se sobre a camada fixadora dos corantes 4.
Os exemplos seguintes servem para esclarecer mais detalhadamente a invenção. 9
Exemplos
Os exemplos B3 e B6 são exemplos de acordo com a invenção, os restantes exemplos destinam-se a fins comparativos.
Exemplos BI a B3
Nos exemplos BI a B3 foi utilizado como suporte um papel colado internamente por via neutra com dímero de alquilceteno e revestido de ambos os lados com polietileno com uma densidade superficial de 173 g/m2. A face superior do papel de base foi além disso revestida por extrusão com uma camada de baixa densidade (LDPE) de polietileno contendo a massa de revestimento 10% p. de Ti03 e a face posterior foi revestida por extrusão com uma camada clara de LPDE. A massa de revestimento aplicada na face superior foi de 1? g/m2, e na face posterior foi de 22 g /m2. A camada superior do suporte foi revestida com uma massa de revestimento que continha 75% p. de um ácido silícico finamente dividido {300 nm) e 25% p. de um álcool polivinílico (grau de .saponificação de 88 mol%). 0 revestimento foi efectuado com um fundidor de fenda em que foi obtida uma camada que absorve a tinta. Sobre esta camada, cuja massa aplicada no estado seco é de 12 g/m2 foi aplicada a massa de revestimento para a camada que fixa os corantes com um fundidor de fenda. Esta massa de revestimento continha 89% p. de um óxido de alumínio finamente dividido (100 nm) e 11% p. de um álcool polivinílico (grau de saponificação de 88% mol). A massa de revestimento foi de 3 0 g/ m2 no estado seco. Sobre esta camada fixadora dos corantes foram aplicados os compostos referidos na Tabela 1 sob a forma de soluções aquosas. 10
Tabela 1 BI B2 B3 Composto Ácido 4-hidróxibenze-nosulfónico Ácido 5-sulfosalicí-lico dihidrato Mistura de BI com ácido glucónico 1:4 Concentração (%p.) 3,0 7,3 5,0 Densidade de aplicação (g/m2) 0,8 0,8 0,8 PH da superfície 3,5 2,8 3,1
Exemplos B4 a B6 O suporte, a camada que absorve a tinta e a camada que fixa os corantes são os mesmos que nos exemplos BI a B3.
Sobre a camada que fixa os corantes foi aplicada uma solução de revestimento constituída por 8% em p. de um álcool polivinílico (grau de saponificação 88% mol) e 5% p. do ácido hidróxiarilsulfónico indicado na Tabela 2 de acordo com a invenção.
Tabela 2 B4 B5 B6 Composto Ác ido 4 -hidróxibenze-nosulfônico Ácido 5-sulfosalicí-lico dihidrato Mistura de B4 com ácido glucónico 1:4 Concentração (%p.) 5,0 5,0 5,0 Densidade de aplicação (g/m2) 1,8 1,5 1,3 pH da superfície 2,8 3,2 3,4
Exemplo 7
Foi seleccionado um material para impressão como os dos exemplos BI e B6, mas sem o revestimento de acordo com 11 a invenção com o ácido hidróxiarilsulfõnico e ácido a-hidrõxicarboxilico.
Exemplos B8 a B1Q A condução das experiências foi efectuada como nos exemplos 1 a 3 com a diferença de que na solução aquosa de revestimento foram utilizados para a camada superior um sal de sõdio de ácido salicílico (B8) , sal sõdico de ácido 4-hidróxibenzenosulfõnico dihidrato (B9) e ácido benzenosulfónico (B10 > . A concentração dos compostos foi de respectivamente 3% p. As quantidades aplicadas das substâncias utilizadas no estado seco foi de 0,8 g/m2. 0 valor de pH da superfície foi de 5,4 (B7), 4,1 CBS} e 4,2 (B9) .
Exemplo 11
Sobre a camada fixadora dos corantes do exemplo comparativo 1 foi aplicada uma solução etanólica de 2% p, de ácido salicílico. A quantidade aplicada da substância utilizada no estado seco foi de 0,8 g/m2. Foi medido um valor de pH da superfície de 4,7.
Teste
Os materiais para impressão obtidos foram testados, quanto à sua resistência à luz, resistência ao ozono, densidade de cor e resistência contra a humidade. A base dos testes foram impressões a cores de três impressoras diferentes Epson Stylus 870 Photo Printer, Canon S800 Photo Printer e Hewlett-Pacckard 970 Printer. Foram impressos pontos circulares com um diâmetro de 10 mm 12 nas cores, azul, magenta, amarelo e preto. Os resultados do teste encontram-se reunidos nas tabelas 3 a 7.
Resistência ao ozono -As amostras de papel impresso foram secas e foram mantidas durante 24 horas na ausência do efeito da luz, gãs e humidade. De seguida foram calculados os valores colorimétricos de L*a*b* das superfícies com cor.
No passo seguinte as amostras foram armazenadas durante 24 horas numa câmara de ozono para uma concentração de ozono de 3,5 ppm a uma temperatura de 20 a 22aC e a uma humidade relativa de 40 a 50%. De seguida foram novamente calculados os valores de L*a*b* e o grau de perda de cor ΔΕ.
Os valores de L*a*b* foram medidos com um X-Rite Color Digital Swatchbook (X-Rite, Inc., Grandville, Michigan, USA) . A medição da diferença de cor ΔΕ foi efectuada, através da equação %Ae=[(AL*)2 + (Aa*)2 + (Ab*)2]1/2. A perda de cor em cada superfície colorida em comparação com o material padrão é calculada como %ΔΕ de acordo com a equação seguinte (DIN 6174) e apresentada nas tabela 3 a 5: %ΔΕ=(ΔΕ/ΔΕ padrão) x 100%. Quanto maior for o valor de %ΔΕ, melhor é a resistência ao ozono do material.
Resistência à luz - As amostras de papel foram impressas com cor magenta numa extensão de 40%, 60% e 80% e colocadas durante 48 horas a 30°C e a uma humidade relativa de 60% num Atlas 3000i Weatherometer (1,2 W/m2) . A avaliação da perda de cor foi efectuada de acordo com o CIE L*a*b* System.
Os valores de L*a*b* foram medidos com um X-Rite Color Digital Swatchbook (X-Rite, Inc., Grandville, Michigan, USA). O cálculo da diferença de cor ΔΕ é efectuada através da equação ΔΕ=[(Δΐι*)2 + (Aa*)2 + (Ab*)2]1/2. 13
Resistência contra a humidade do ar - As amostras foram aclimatizadas durante 12 horas a 23°C/ 50% de Hr. De seguida seguiu-se um armazenamento de cinco dias a 35 °C/ 80% Hr, A migração das cores nas extremidades da superfície da cor foi avaliada visualmente com as notas 2 (nenhuma migração) a 5 (migração forte).
Densidade de cor - A densidade de cor foi medida com um densitómetro X-Rite Tipo 428 nas cores azul, magenta, amarelo e preto. Quanto maior for o valor de uma determinada cor, melhor é a densidade de cor.
Tabela 3 -Resistência ao ozono e resistência à luz (Impressora HP 970)
Resistência à luz Resistência ao ozono ΔΕ (40%) ΔΕ (60%) . ΔΕ (80)% %ΔΕ BI 17,9 19,3 18,9 62 B2 12,1 13,8 13,3 24 B3 12,3 14,0 13,7 23 B4 15,6 17,0 16,8 42 B5 16,8 18,4 17,9 27 B6 13,6 14,8 14,5 24 B7 58,8 60,2 62,5 100 B8 33,1 35,5 34,7 81 B9 35,7 39,9 36,3 83 B10 34,8 39,4 36,1 84 Bll 30,1 33,2 30,5 82 14
Tabela 4 -Resistência ao ozono e resistência à luz (Impressora Epson 870)
Resistência â luz Resistência ao ozono ΔΕ (40%) ΔΕ (60%) ΔΕ (80)% %ΔΕ BI 17,6 20,0 19,5 40 B2 13,7 15,5 15,7 16 B3 13,1 15,3 15,1 14 B4 15,3 17,8 17,3 74 B5 16, 9 19,0 18,8 29 B6 13,5 15,8 15,6 16 B7 58,8 63,5 62,5 100 B8 39,8 42,5 41,5 84 B9 41, 7 44,1 43,9 104 B10 44,1 46,5 46,4 92 Bll 38,7 41,5 41,0 85
Tabela 5 -Resistência ao ozono e resistência à luz (Impressora Canon S 800)
Resistência à luz Resistência ao ozono ΔΕ (40%) ΔΕ (60%) ΔΕ (80)% %ΔΞ BI 7,3 7,4 5,5 28 Β2 5,4 5, 7 4,1 11 Β3 5,5 5,4 4,2 9 Β4 6,3 6,4 4,9 61 Β5 7,0 7, 0 5,2 24 Β6 5,7 5,9 4,3 11 Β7 38,7 36,1 34,9 100 Β8 28,2 25,1 20,7 86 Β9 29,0 25,4 21,8 88 Β10 26,3 23,6 20,2 91 Bll 20,3 18,1 15,7 82 15
Tabela 6- Resistência a humidade
Exemplo HP97 0 Epson 870 Canon S800 BI 2 2 2 B2 2 2 2 B3 2 2 2 B4 2 2 2 B5 2 2 2 B6 2 2 2 B7 5 5 5 B8 5 5 5 B9 5 5 5 B10 5 5 5 Bll 5 5 5
Tabela 7 -Densidade de cor
Densidade de cor Canon S800 Epson 870 HP990 Y M G S Y M G S Y M G s BI 1,13 1,84 2,47 2,10 1,08 1,87 2,31 2,36 1,23 1,99 1,14 1,73 B2 1,12 1,84 2,48 2,11 1,09 1,85 2,32 2,35 1,21 2,04 1,17 1,75 B3 1,13 1,84 2,39 2,07 1,10 1,89 2,30 2,35 1,24 1,84 1,11 1,70 B4 1,16 1,82 2,21 2,04 1, 04 1,89 2,30 2,34 1,26 1,82 1,10 1,69 B5 1,13 1,85 2,43 2,08 1,10 1,80 2,27 2,32 1,32 1,94 1,15 1,75 B6 1,15 1,77 2,27 2,01 1,00. 1,72 2,16 2,13 1,24 1,79 1,09 1,66 B7 1,18 1,89 2,47 2,17 1,09 1,8G 2,41 2,40 1,19 1,99 1,16 1,75 B8 1,14 1,85 2,29 1,92 1,11 1,81 2,16 2,33 1,11 1,81 1,15 1,71 B9 1,13 1,81 2,22 1,85 1,10 1,74 2,18 2,28 1,15 1,81 1,19 1,70 B10 1,15 1,85 2,20 1,83 1,12 1,76 2,16 2,29 1,07 1,75 1,19 1,62 Bll 1,13 1,84 2,29 1,92· 1,09 1,77 2,19 2,31 1,08 1,82 1,17 1,63
Como é visível a partir das tabelas 3 a 5, através da camada utilizada de acordo com a invenção constituída por um acido hidróxiarilsulfónico e ácido α-hidrôxicarboxílico e eventualmente com outros componentes utilizados nesta 16 camada pode ser conseguida uma melhoria visível da resistência ao ozono e da resistência à luz, não foi observada um perda de qualidade da densidade da cor (tabela 7) . A partir da tabela 6 é além disso visível que a resistência à humidade é claramente melhorada.
Lisboa, 25 de Março de 2008
Claims (10)
1 Reivindicações 1. Material para impressão por jacto de tinta com um suporte, pelo menos uma camada que absorve a tinta e pelo menos uma camada que fixa os corantes, caracterizado por no lado superior da camada que fixa os corantes se encontrar localizado um ácido α-hidróxicarboxílico e pelo menos um ácido hidrõxiarilsulfónico solúvel em agua que apresenta numa solução aquosa a 0,01 molar um valor de constante de acidez pKa de 0,5 a 2,0 e em que o valor de pH da superfície que fixa os corantes revestidos situa-se no intervalo que vai de 2,5 a 4,0.
2. Material para impressão de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o ácido hidróxiarilsulfónico apresentar uma solubilidade em água de mais do que 10% em peso a 4 0°C.
3. Material para impressão de acordo com a reivindicação 1 ou 2 , caracterizada por o ácido hidróxiarilsulfónico ser o ácido 4-hidróxibenzenosulfónico e/ ou o ácido 5-sulfosalicílico dihidratado.
4. Material para impressão de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3., caracterizado por o ácido a-hidrõxicarboxílico ser o ácido D-glucónico.
5. Material para impressão de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado por a proporção qualitativa ácido hidróxiarilsulfónico/ ácido hidróxicarboxílico se situar no intervalo que vai de 1:10 a 10:1.
6. Material para impressão de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por a proporção quantitativa ácido 2 hidrõxiarilsulfónico / ácido hidróxicarboxilico se situar no intervalo que vai de 1:5 a 5:1.
7. Material para impressão de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado por a massa aplicada de ácido hidrõxiarilsulfónico se situar num máximo de 2 g/m2.
8. Material para impressão de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por a massa aplicada de ácido hidrõxiarilsulfónico ser inferior a 1 g/m2.
9. Material para impressão de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por se aplicar o ácido hidróxiarilsulfõnico sob a forma de uma solução aquosa de 1 a 10% sobre a face superior da camada que fixa os corantes.
10. Processo de acordo com a reivindicação 9, caracterizado por o valor do pH da solução de ácido hidrõxiarilsulfónico se situar no intervalo que vai de 1 a 3 num intervalo de temperatura que vai de 10 a 50°C. Lisboa, 25 de Março de 2008
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
DE10251340A DE10251340B4 (de) | 2002-11-05 | 2002-11-05 | Ink-Jet Aufzeichnungsblatt mit verbesserter Ozon- und Lichtstabilität |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT1486345E true PT1486345E (pt) | 2008-04-03 |
Family
ID=32115202
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT03025169T PT1486345E (pt) | 2002-11-05 | 2003-11-04 | Material para impressão a jacto de tinta com estabilidade melhorada ao ozono e à luz |
Country Status (6)
Country | Link |
---|---|
EP (1) | EP1486345B1 (pt) |
AT (1) | ATE383244T1 (pt) |
DE (2) | DE10251340B4 (pt) |
DK (1) | DK1486345T3 (pt) |
ES (1) | ES2298461T3 (pt) |
PT (1) | PT1486345E (pt) |
Family Cites Families (7)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
US5509957A (en) * | 1992-11-09 | 1996-04-23 | Ciba-Geigy Corporation | Ink compositions |
DE60010542T2 (de) * | 1999-02-16 | 2005-05-12 | Oji Paper Co., Ltd. | Tintenstrahlaufzeichnungsmaterial mit verbesserter Lichtechtheit |
US6773771B1 (en) * | 1999-04-27 | 2004-08-10 | Mitsubishi Paper Mills Limited | Ink-jet recording sheet |
US6551695B2 (en) * | 2000-01-14 | 2003-04-22 | Mitsubishi Paper Mills, Limited | Ink-jet recording material |
EP1197345B1 (de) * | 2000-10-11 | 2004-09-29 | ILFORD Imaging Switzerland GmbH | Aufzeichnungsmaterial für den Tintenstrahldruck |
EP1231071B1 (de) * | 2001-02-12 | 2003-05-14 | ILFORD Imaging Switzerland GmbH | Aufzeichnungsmaterial für den Tintenstrahldruck,welches Kupfersalze enthält |
JP2003039824A (ja) * | 2001-05-22 | 2003-02-13 | Fuji Photo Film Co Ltd | インクジェット記録用シート |
-
2002
- 2002-11-05 DE DE10251340A patent/DE10251340B4/de not_active Expired - Fee Related
-
2003
- 2003-11-04 DE DE50308968T patent/DE50308968D1/de not_active Expired - Lifetime
- 2003-11-04 ES ES03025169T patent/ES2298461T3/es not_active Expired - Lifetime
- 2003-11-04 EP EP03025169A patent/EP1486345B1/de not_active Expired - Lifetime
- 2003-11-04 DK DK03025169T patent/DK1486345T3/da active
- 2003-11-04 PT PT03025169T patent/PT1486345E/pt unknown
- 2003-11-04 AT AT03025169T patent/ATE383244T1/de not_active IP Right Cessation
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
ATE383244T1 (de) | 2008-01-15 |
DE10251340A1 (de) | 2004-05-19 |
ES2298461T3 (es) | 2008-05-16 |
DE50308968D1 (de) | 2008-02-21 |
EP1486345A1 (de) | 2004-12-15 |
DK1486345T3 (da) | 2008-05-19 |
DE10251340B4 (de) | 2004-12-02 |
EP1486345B1 (de) | 2008-01-09 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
EP0983867B1 (en) | Ink-jet recording element containing colloidal silica | |
ES2236987T3 (es) | Papel de impresion de chorro de tinta con capas pigmentadas. | |
JPH10100532A (ja) | インクジェット印刷法用の印刷材料 | |
BRPI1106176A2 (pt) | meio de gravaÇço a jato de tinta | |
US20050191442A1 (en) | Ink-jet recording sheet, method for making the same, and image-forming method | |
EP1504919B1 (en) | Ink recording medium and production method therefor | |
JP3664476B2 (ja) | インクジェット記録用記録媒体 | |
JPS6158788A (ja) | 被記録材 | |
ES2262712T5 (es) | Material de registro poroso para chorro de tinta. | |
US20030219611A1 (en) | Ink-jet recording sheet with improved ozone resistance | |
JP6288929B2 (ja) | 記録媒体 | |
JPS63280681A (ja) | インクジェット記録媒体 | |
PT1486345E (pt) | Material para impressão a jacto de tinta com estabilidade melhorada ao ozono e à luz | |
KR100639092B1 (ko) | 수성 잉크용 염료 정착제 및 잉크젯 기록매체 | |
ES2250533T3 (es) | Material de registro para chorro de tinta con resistencia mejorada. | |
JP2000079756A (ja) | インク吸収剤、インク吸収剤スラリ―および記録シ―ト | |
JPS62259882A (ja) | インクジエツト記録媒体 | |
JP2001260530A (ja) | インクジェット記録媒体 | |
JP4019237B2 (ja) | インクジェット用記録媒体 | |
JP2001179086A (ja) | インク吸収剤及びそれを用いた記録シート | |
JP2004114599A (ja) | インクジェット記録媒体 | |
JP4178492B2 (ja) | インクジェット記録シート | |
JP2003170654A (ja) | インクジェット記録媒体 | |
JP2002316475A (ja) | インクジェット記録用シート | |
JP2004142135A (ja) | インクジェット記録用紙とその製造方法 |