PT1465594E - Forma galénica sólida para a administração ocular de um princípio activo, inserto oftálmico sólido e solúvel e processo de fabrico de um tal inserto - Google Patents

Forma galénica sólida para a administração ocular de um princípio activo, inserto oftálmico sólido e solúvel e processo de fabrico de um tal inserto Download PDF

Info

Publication number
PT1465594E
PT1465594E PT02804932T PT02804932T PT1465594E PT 1465594 E PT1465594 E PT 1465594E PT 02804932 T PT02804932 T PT 02804932T PT 02804932 T PT02804932 T PT 02804932T PT 1465594 E PT1465594 E PT 1465594E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
dosage form
form according
soluble
water
compression
Prior art date
Application number
PT02804932T
Other languages
English (en)
Inventor
Jean-Marc Aiache
Gilbert Serpin
Said El Meski
Philippe Tourrette
Marie Di Battista
Original Assignee
Thea Lab
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=8870629&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT1465594(E) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Thea Lab filed Critical Thea Lab
Publication of PT1465594E publication Critical patent/PT1465594E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K47/00Medicinal preparations characterised by the non-active ingredients used, e.g. carriers or inert additives; Targeting or modifying agents chemically bound to the active ingredient
    • A61K47/30Macromolecular organic or inorganic compounds, e.g. inorganic polyphosphates
    • A61K47/36Polysaccharides; Derivatives thereof, e.g. gums, starch, alginate, dextrin, hyaluronic acid, chitosan, inulin, agar or pectin
    • A61K47/38Cellulose; Derivatives thereof
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61KPREPARATIONS FOR MEDICAL, DENTAL OR TOILETRY PURPOSES
    • A61K9/00Medicinal preparations characterised by special physical form
    • A61K9/0012Galenical forms characterised by the site of application
    • A61K9/0048Eye, e.g. artificial tears
    • A61K9/0051Ocular inserts, ocular implants
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61PSPECIFIC THERAPEUTIC ACTIVITY OF CHEMICAL COMPOUNDS OR MEDICINAL PREPARATIONS
    • A61P27/00Drugs for disorders of the senses
    • A61P27/02Ophthalmic agents

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Medicinal Chemistry (AREA)
  • Pharmacology & Pharmacy (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Ophthalmology & Optometry (AREA)
  • Inorganic Chemistry (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Bioinformatics & Cheminformatics (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • General Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Nuclear Medicine, Radiotherapy & Molecular Imaging (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Medicinal Preparation (AREA)
  • Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)
  • Acyclic And Carbocyclic Compounds In Medicinal Compositions (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
FORMA GALÉNICA SÓLIDA PARA A ADMINISTRAÇÃO OCULAR DE UM PRINCÍPIO ACTIVO, INSERTO OFTÁLMICO SÓLIDO E SOLÚVEL E PROCESSO DE FABRICO DE UM TAL INSERTO A presente invenção refere-se a uma forma galénica sólida para a administração ocular de principio activo, um inserto oftálmico sólido e solúvel a partir desta forma, assim como um processo de fabrico de um tal inserto. A forma galénica da invenção pode ser utilizada indiferentemente em medicina humana ou veterinária para uma acção local ou sistémica. Várias composições farmacêuticas são utilizadas no tratamento dos distúrbios oculares. Estas composições são em geral formas liquidas, geles ou pomadas. Devido à secreção e à drenagem do liquido lacrimal, estas formas não permitem um tempo de contacto suficiente para uma penetração satisfatória do ou dos princípios activos ao nível da córnea.
Desde 1973, apareceram formas sólidas do tipo inserto a colocar no fundo do saco conjuntival. Estes insertos são geralmente compostos por uma matriz de polímeros insolúveis destinados a libertar o princípio activo de modo prolongado. Devem então ser retirados do fundo do saco conjuntival após um tempo de contacto suficiente. Tais formas são particularmente indicadas quando o tratamento prescrito deve ser de longa duração ou necessita um tempo de contacto prolongado. 0 emprego deste tipo de inserto é igualmente 1 procurado para a administração de uma dose precisa de um principio activo.
Tais insertos insolúveis podem por vezes apresentar o inconveniente de libertar lentamente os princípios activos retidos na matriz. Podem ser igualmente incompatíveis quando se procura uma acção imediata.
Devido a esta matriz insolúvel, a dose do princípio activo deve ser aumentada e o perfil de libertação não é sempre controlado dado que uma dada quantidade de princípio activo não é libertada pela matriz polimérica. Um outro inconveniente destas formas é que elas devem ser retiradas após a utilização com um risco de ruptura do inserto no momento da sua remoção.
Foram optimizados insertos oculares solúveis biodegradáveis a partir de polímeros biocompatíveis hidrossolúveis. Estes insertos são igualmente destinados a uma libertação prolongada e controlada de uma substância medicamentosa por solubilização ou dilatação lenta e progressiva dos polímeros utilizados. US-A-4 179 497 descreve insertos oftálmicos de pilocarpina à base de uma matriz de hidroxipropilcelulose (HPC), realizados por extrusão ou por compressão-moldagem a quente. Os insertos obtidos, que aproveitam as propriedades termoplásticas da HPC, são moles e flexíveis após compressão. Administrados no olho, eles amolecem e depois dissolvem-se lentamente. 0 passo de dar forma a quente pode degradar os princípios activos sensíveis. 2
Seria então desejável dispor de formas galénicas sólidas para a administração ocular de princípios activos que permitem uma libertação rápida deste último.
Seria igualmente desejável dispor de formas galénicas sólidas para a administração ocular de princípios activos que permitem uma libertação controlada, assim como de insertos oftálmicos solúveis permitem uma libertação rápida e controlada de princípios activos. É, de modo geral, sempre desejável limitar ao máximo o número total de ingredientes, por exemplo devido a questões de custos ou de interacção entre os diferentes constituintes. É por isso que o presente pedido tem como objecto uma forma galénica sólida para a administração ocular de princípios activos da invenção caracterizada por compreender pelo menos um excipiente hidrossolúvel e biocompatível com uma utilização oftálmica e em que é obtida por um processo escolhido entre a compressão e a liofilização, de tal modo que ela se possa decompor no saco conjuntival, e especialmente uma forma galénica sólida para a administração ocular de um princípio activo, caracterizada por comportar pelo menos um excipiente hidrossolúvel e biocompatível para uma utilização oftálmica e por ser obtida por um processo escolhido entre: - a compressão directa, - a compressão por via seca, - a compressão por via húmida, - a compressão de um liofilizado, 3 sendo a compressão operada a uma temperatura inferior a 45°C, e - a liofilizaçao, de tal modo que se possa decompor e libertar o principio activo no saco conjuntival. A forma galénica segundo a invenção é seca e rígida.
Por "princípio activo" entende-se, no sentido da presente invenção, não só um composto com uma acção farmacológica mas também um composto que não tenha qualquer acção farmacológica mas por exemplo uma acção física, utilizável a título ilustrativo na síndrome do olho seco, ou mecânica.
Por "hidrossolúvel", entende-se que o excipiente é directamente solúvel ou parcialmente solúvel em água, sem passagem por um estágio de gel. 0 excipiente hidrossolúvel e biocompatível para uma utilização oftálmica é com vantagem escolhido entre os polímeros hidrossolúveis. 0 excipiente hidrossolúvel e biocompatível para uma utilização oftálmica é por exemplo escolhido entre os hidratos de carbono, as gomas, os sais de sódio, os sais de cálcio, os sais de magnésio, as maltodextrinas, os derivados celulósicos, os quitosanos, os amidos desestruturados, os amidos parcialmente hidrolisados, os amidos reticulados, os álcoois polivinílicos e os polímeros de ácidos acrílicos. 4
Os derivados celulósicos são de preferência escolhidos entre as hidroxialquilceluloses, por exemplo, a hidroxi-propilcelulose. 0 excipiente hidrossolúvel e biocompatível para uma utilização oftálmica pode estar presente numa concentração que pode atingir 99,9 % em peso, de preferência compreendida entre cerca de 40 e cerca de 99,5 %, especialmente entre 50 % e 99 %, particularmente entre 60 % e 95 %.
Segundo a invenção, a forma galénica pode conter entre outros excipientes convencionais de formas oftálmicas escolhidos entre os lubrificantes solúveis, os agentes de desintegração, os agentes de escoamento, os agentes de revestimento poliméricos e os ligantes. O lubrificante solúvel é por exemplo escolhido entre os sucro ésteres, o polietileno glicol, a leucina e o borato de sódio. O agente de desintegração é por exemplo escolhido entre os derivados celulósicos, a croscarmelose sódica, a crospovidona e povidona.
Os derivados celulósicos são por exemplo a carboximetilcelulose sódica.
Os agentes de revestimento poliméricos são em geral escolhidos entre os derivados termoplásticos de celulose. Os derivados termoplásticos de celulose são por exemplo a etilcelulose e o acetato de celulose. Devem ser solúveis nas lágrimas. 5 0 número de excipiente que encerra uma forma galénica segundo a invenção é com vantagem inferior a 5, de preferência inferior a 4, especialmente inferior a 3; particularmente existe apenas um único excipiente.
Em condições preferenciais de aplicação da invenção, as formas galénicas acima são substancialmente desprovidas de agentes plastificantes como o polietileno glicol, a glicerina ou hidroxipropil sacarose.
Noutras condições preferenciais de aplicação da invenção, as formas galénicas acima são substancialmente desprovidas de um agente conservante.
Por "substancialmente desprovidas", entende-se que a quantidade ponderai do composto em questão é inferior a 1%, especialmente inferior a 0,5% do peso total da forma terminada. Em condições particularmente preferidas o produto em questão é totalmente ausente da forma galénica acima. A forma galénica da invenção pode entre outros conter uma substância farmacologicamente activa ou não farmacologicamente activa mas por exemplo com acção física ou mecânica. A substância farmacologicamente activa é por exemplo escolhida entre os agentes anestésicos como a tetracaína, a lidocaína ou a bupivacaína, os agentes antialérgicos como o cromoglicato de sódio, os anti-inflamatórios não esteróides como o diclofenac, a indometacina ou o ibuprofeno, os antibióticos como a gentamicina ou a tobramicina, os agentes antibacterianos ou antivirais como o aciclovir ou o 6 ganciclovir, os midriáticos como a fenilefrina, a tropicamida, a atropina, os agentes antiglaucomatosos como a pilocarpina, o timolol, as prostaglandinas. Pode-se citar também os agentes antissépticos como a ciclosporina, os agentes cicatrizantes, os produtos de diagnóstico, os suplentes lacrimosos, os agentes vasoconstritores, os agentes mióticos, os agentes antimicóticos e os agentes antiflogísticos. A substância farmacologicamente activa pode ser escolhida para uma acção com objectivo local ou para uma acção com objectivo sistémico.
Uma substância farmacologicamente inactiva poderá ser por exemplo a hidroxipropilcelulose permitindo tratar a síndrome do olho seco. 0 perito na técnica determinará facilmente a quantidade de substância farmacologicamente activa em função da natureza da substância e do efeito terapêutico desejado. A forma galénica da invenção é como vantagem estéril e condicionada individualmente ou em doses múltiplas de preferência num dispositivo que facilita a sua administração. 0 ou os excipientes e a implementação do processo, por exemplo a força de compressão, serão escolhidos com vantagem pelo perito na técnica para conferir a uma forma galénica segundo a invenção um tempo de desagregação inferior a duas horas, de preferência inferior a uma hora, especialmente inferior a 45 min, particularmente inferior a 30 min, muito 7 particularmente inferior a 15 min. A desagregação poderá por exemplo intervir em 2 min.
Por exemplo, adicionando um agente de desintegração, obtém-se um encurtamento da duração da desagregação.
As formas galénicas sólidas para a administração ocular objecto da presente invenção possuindo propriedades físico-químicas muito interessantes. Elas permitem especialmente uma libertação rápida do ou dos princípios activos. Elas permitem também uma libertação controlada destes princípios activos.
Estas propriedades são seguidamente ilustradas na parte experimental. Elas justificam a utilização das formas galénicas sólidas para a administração ocular descritas seguidamente a título de formas de transporte especialmente de medicamentos.
As formas galénicas sólidas para a administração ocular segundo a presente invenção encontram a sua utilização por exemplo no tratamento tanto curativo como preventivo da inflamação ocular, da síndrome do olho seco, da alergia ocular, assim como em anestesia. A forma galénica da invenção pode ser utilizada indiferentemente em medicina humana ou veterinária, para uma acção local ou sistémica. É por isso que a invenção tem também como objecto um inserto oftálmico constituído por uma forma galénica tal como descrita acima e tendo as dimensões apropriadas para uma administração ocular. A forma galénica constituindo o inserto oftálmico tem com vantagem um comprimento compreendido entre cerca de 1 mm e cerca de 10 mm, por exemplo compreendido entre cerca de 2 mm e cerca de 5 mm para um inserto oblongo. Um inserto de forma circular terá por exemplo um diâmetro gue pode ir até cerca de 10 mm, especialmente compreendido entre cerca de 1 e cerca de 4 mm. A forma galénica da invenção pode especialmente ser preparada: - a compressão directa, - a compressão por via seca, - a compressão por via húmida, - a compressão de um liofilizado. Pode-se para este fim preparar um liofilizado à base de uma mistura, especialmente em partes iguais, entre um princípio activo e manitol, misturar este liofilizado por exemplo com hidroxipropilcelulose e PEG 6000, de preferência após homogeneização, misturar o conjunto com um excipiente de compressão directa como o manitol, e comprimir com auxílio de um punção apropriado, - por realização de um liofilizado.
Para preparar uma forma galénica segundo a invenção, pode-se especialmente proceder como se segue: (a) mistura dos diferentes constituintes sob a forma de pó e compressão directa da mistura, sendo o princípio activo eventual e os excipientes peneirados num peneiro de malha compreendida em geral entre 0,100 e 0,630 mm; 9
Antes de uma compressão directa pode-se adicionar por exemplo um agente humidificante tal como o ácido hialurónico, um agente lubrificante ou então fazer misturas à base de lactose, açúcares ou sacarose tais como o Microcristal 120® ou Compressuc®, de granulometria diferente. (b) granulação ou revestimento de toda ou parte dos excipientes e compressão; (c) dissolução do principio activo num solvente tal que uma solução aquosa ou salina e de preferência uma solução à base de um sacárido como o manitol ou o sorbitol seguida da evaporação do solvente segundo a técnica de liofilização.
Opera-se a compressão a uma temperatura inferior a 45°C, de preferência inferior a 35°C, especialmente inferior a 30°C, particularmente inferior a 25°C e mais particularmente à temperatura ambiente.
Em certos casos, o processo pode ser realizado a frio (4°C por exemplo) para evitar uma eventual degradação de um principio activo quando é termolábil.
As condições preferenciais de utilização das formas galénicas sólidas para a administração ocular acima descritas aplicam-se igualmente aos outros objectos da invenção acima visados. 0 presente pedido tem finalmente como objecto a utilização de uma forma galénica sólida compreendendo pelo menos um excipiente hidrossolúvel e biocompativel de utilização oftálmica e obtida pelos processos acima, para se decompor no saco conjuntival, para a administração ocular de um principio activo. 10 A invenção será agora ilustrada descrita pelos seguintes exemplos.
Exemplo 1
Prepara-se uma forma galénica segundo a invenção sob a forma de um inserto oftálmico contendo cloridrato de tetracaina como substância farmacologicamente activa incorporada na mistura de pós obtida a partir dos componentes seguintes de Tabela I.
Tabela I
Componente Percentagem em peso Cloridrato de tetracaina 22 Lactose para compressão directa 78 A lactose para compressão directa utilizada é a lactose comercializada pela sociedade BASF sob a denominação Ludipress® LCE. 0 principio activo e o excipiente são peneirados num peneiro de malha 0,400 mm. São de seguida pesados e misturados durante 5 a 10 minutos. É de seguida obtido um inserto oftálmico efectuando uma compressão directa da mistura obtida, sobre uma máquina rotativa equipada com 12 punções de forma oblonga com 4,3 mm de comprimento e 2,3 mm de largura. 11 0 tempo de dissolução do inserto oftálmico obtido é de 4 minutos.
Exemplo 2
Prepara-se uma forma galénica a partir dos componentes da Tabela II segundo o modo operatório do Exemplo 1.
Tabela II
Componente Percentagem em peso Cloridrato de tetracaina 9 Lactose para compressão directa 86 Crospovidona 5 A lactose para compressão directa utilizada é a lactose comercializada Ludipress® LCE. pela sociedade BASF sob a denominação A crospovidona utilizada como agente de desintegração é comercializada Kollidon® CL-M. pela sociedade BASF sob a denominação É obtido um inserto oftálmico como no Exemplo 1. 0 tempo de dissolução do inserto oftálmico obtido é de 2,5 minutos. 12
Exemplo 3
Prepara-se uma forma galénica a partir dos componentes da Tabela III segundo o modo operatório do Exemplo 1.
Tabela III
Componente Percentagem em peso Cloridrato de tetracaína 10 Lactose para compressão directa 78 Crospovidona 12 A lactose para compressão directa utilizada é a lactose comercializada pela sociedade BASF sob a denominação Ludipress®. É obtido um inserto oftálmico como no Exemplo 1 ou 2. 0 tempo de dissolução do inserto oftálmico obtido é de 4,5 minutos.
Exemplo 4
Prepara-se uma forma galénica a partir dos componentes da Tabela IV segundo o modo operatório do Exemplo 1. 13
Tabela IV
Componentes Percentagem Cloridrato de lidocaína 3,3 Polietileno glicol 6000 10 Lactose para compressão directa OD A lactose para compressão directa utilizada é a lactose comercializada pela sociedade BASF sob a denominação Ludipress® LCE. É obtido um inserto oftálmico como no Exemplo 1 ou 2. 0 tempo de dissolução do inserto oftálmico obtido é de 2 minutos.
Exemplo 5
Prepara-se uma forma galénica a partir dos componentes da Tabela V segundo o modo operatório do Exemplo 1.
Tabela V
Componentes Percentagem Cloridrato de tetracaina 3,3 Hidroxietilcelulose 5 Polietileno glicol 6000 10 Lactose para compressão directa 81, 7 14 A lactose para compressão directa utilizada é a lactose comercializada pela sociedade BASF sob a denominação Ludipress® LCE. É obtido um inserto oftálmico como no Exemplo 1 ou 2. 0 empo de dissolução do inserto oftálmico obtido é de 3 minutos.
Exemplo 6
Prepara-se uma forma galénica a partir dos componentes da Tabela VI segundo o modo operatório do Exemplo 1.
Tabela VI
Componente Percentagem em peso Cloridrato de tetracaina 11,3 Hidroxipropilmetilcelulose 5 Sucro ésteres 2 Lactose para compressão directa 81, 7 A lactose para compressão directa utilizada é a lactose comercializada pela sociedade BASF sob a denominação Ludipress® LCE. É obtido um inserto oftálmico como no Exemplo 1 ou 2. 0 tempo de dissolução do inserto oftálmico obtido é de 4 minutos e 50 segundos. 15 É evidente para o perito na técnica que o mesmo principio activo, um anestésico, foi utilizado unicamente para permitir comparações dos tempos de dissolução mas que qualquer principio activo utilizável em oftalmologia pode ser integrado na composição segundo a invenção.
Exemplo 7: forma galénica preparada por liofilização/ compressão
Prepara-se uma forma galénica segundo a invenção a partir dos componentes da tabela seguinte:
Componentes Percentagem em peso Mistura liofilizada (lactoferrina + manitol) 46 HPC (Klucel® EP Pharm 100) 31,2 Manitol para compressão directa (Pearlitol® 17 100 SD) PEG 6000 5, 8 - Realiza-se um liofilizado à base de uma mistura em partes iguais entre o principio activo (lactoferrina) e o manitol, - homogeneíza-se, - mistura-se com a HPC e o PEG 6000, - mistura-se com o manitol para compressão directa, - procede-se à compressão para obter um inserto segundo a invenção. - efectua-se um acondicionamento primário e depois secundário. 16 0 inserto oftálmico obtido é uma forma galénica de um peso médio de 12 mg e de uma resistência à ruptura (dureza de 40N avaliado num teste de dureza segundo a farmacopeia europeia). 0 manitol por compressão directa é adicionado para melhorar o escoamento do pó e obter uma melhor compressão da mistura do liofilizado obtido.
Exemplo 8; fórmula galénica preparada por compressão após granulação por via húmida
Prepara-se uma forma galénica a partir dos componentes da Tabela seguinte:
Componentes Percentagem em peso Diclofenac 1,3 HPMC (Metolose® 90 SH) Ia porção 20 HPMC (Metolose® 90 SH) 2a porção 1,3 Lactose para compressão directa 77, 4 - mistura-se o diclofenac e a primeira porção de HPMC, - procede-se a uma granulação húmida com uma mistura de água /álcool etílico, - seca-se durante 2 horas a 42°C e peneira-se, - mistura-se os grânulos peneirados com a segunda porção de HPMC, - adiciona-se a lactose para compressão directa, e procede-se à compressão dos 500 g de grânulos obtidos para obter os compostos de um peso médio de 12 mg que se desmembram em lh 30. 17
Fazendo variar as percentagens dos componentes, pode-se variar o tempo de dissolução do inserto obtido. Este tempo pode ser de cerca de 20 min, por vezes entre 1 h 30 e 2 horas, mas pode variar e atingir 8 horas, até mesmo um tempo de desmembramento compreendido entre 12 e 24 horas.
Exemplo 9: fórmula galénica preparada por compressão após granulação por via húmida
Prepara-se uma forma galénica a partir dos componentes da Tabela seguinte:
Componentes Percentagem em peso Diclofenac 1,2 Leucina (Fluka) 20 Leucina (sigma) 33, 8 Leucina (sigma) (fase externa) 1,2 Lactose para compressão directa 38,8 - mistura-se o diclofenac e o HPMC, - depois, adiciona-se a leucina Fluka e a leucina Sigma, - procede-se a uma granulação húmida da mistura obtida com uma mistura água / álcool etílico, - seca-se os grânulos durante 2 horas a 42°C e peneira-se, - mistura-se o grânulo obtido com a leucina restante colocada em fase externa, - adiciona-se a lactose para compressão directa, - procede-se à compressão dos 500 g de grânulos obtidos regulando a força de compressão para que o inserto 18 oftálmico fabricado, uma libertação do horas. de um peso médio de 12 mg, permitindo diclofenac durante pelo menos oito 20-10-2010 19

Claims (22)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Forma galénica sólida para a administração ocular de um princípio activo, caracterizada por: - ela comportar pelo menos um excipiente hidrossolúvel e biocompatível para uma utilização oftálmica; - ela ser seca e rígida; - ela ser obtida por um processo escolhido entre: a compressão directa, a compressão por via seca, a compressão por via húmida, a compressão de um liofilizado, sendo a compressão operada a uma temperatura inferior a 45°C, e a liofilização; e ela apresenta um tempo de desmembramento libertando o principio activo no saco conjuntival inferior a 2 horas.
  2. 2. Forma galénica segundo a reivindicação 1, caracterizada pelo excipiente hidrossolúvel ser escolhido entre os polímeros hidrossolúveis e biocompatíveis para uma utilização oftálmica.
  3. 3. Forma galénica segundo a reivindicação 2, caracterizada pelo excipiente hidrossolúvel biocompatível ser escolhido entre os hidratos de carbono, as gomas, os sais de sódio, os sais de magnésio, as maltodextrinas, os derivados celulósicos, os quitosanos, os amidos desestruturados, os amidos parcialmente hidrolisados, os amidos reticulados, os álcoois polivinílicos e os polímeros de ácidos acrílicos. 1 reivindicação 1 ou 2, ocompativel celulósico
  4. 4. Forma galénica segundo a caracterizada pelo excipiente hidrossolúvel e bi para utilização oftálmica ser um derivado escolhido entre as hidroxialquilceluloses.
  5. 5. Forma galénica segundo qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizada pelo excipiente hidrossolúvel e biocompatível para utilização oftálmica ser a hidroxipropilcelulose.
  6. 6. Forma galénica segundo uma das reivindicações 1 a 3, caracterizada pelo excipiente hidrossolúvel e biocompatível para uma utilização oftálmica ser escolhida entre os hidratos de carbono.
  7. 7. Forma galénica segundo uma das reivindicações 1 a 6, caracterizada pelo excipiente hidrossolúvel estar presente numa concentração compreendida entre cerca de 40 e cerca de 99,5 %, em peso.
  8. 8. Forma galénica segundo uma das reivindicações 1 a 7, caracterizada por conter entre outros pelo menos um excipiente escolhido entre os lubrificantes solúveis, os agentes de desintegração, os agentes de escoamento, os agentes de revestimento poliméricos e os ligantes.
  9. 9. Forma galénica segundo uma das reivindicações 1 a 8, caracterizada por conter entre outros pelo menos um lubrificante solúvel exemplo escolhido entre os sucro ésteres, o polietileno glicol, a leucina e o borato de sódio. 2
  10. 10. Forma galénica segundo uma das reivindicações 1 a 9, caracterizada por conter entre outros pelo menos um agente de desintegração escolhido entre os derivados celulósicos, a croscarmelose sódica, a crospovidona e povidona.
  11. 11. Forma galénica segundo a reivindicação 10, caracterizada pelo derivado celulósico ser a carboximetilcelulose sódica.
  12. 12. Forma galénica segundo uma das reivindicações 1 a 11, caracterizada por conter entre outros pelo menos um agente de revestimento polimérico escolhido entre os derivados termoplásticos de celulose.
  13. 13. Forma galénica segundo uma das reivindicações 1 a 12, caracterizada por conter entre outros pelo menos um derivado termoplástico de celulose escolhido entre a etilcelulose e o acetato de celulose.
  14. 14. Forma galénica segundo qualquer uma das reivindicações 1 a 13, caracterizada por conter uma substância farmacologicamente activa.
  15. 15. Forma galénica segundo a reivindicação 14, caracterizada pela substância farmacologicamente activa ser escolhida para uma acção com um objectivo local.
  16. 16. Forma galénica segundo a reivindicação 14, caracterizada pela substância farmacologicamente activa ser escolhida para uma acção com um objectivo sistémico. 3
  17. 17. Forma galénica segundo qualquer uma das reivindicações 1 a 16, caracterizada por ser estéril e acondicionada individualmente ou em multidoses.
  18. 18. Utilização de uma forma galénica sólida segundo qualquer uma das reivindicações 1 a 17, para a preparação de um inserto oftálmico para a administração ocular de um princípio activo por desmembramento no saco conjuntival.
  19. 19. Utilização segundo a reivindicação 18, caracterizada pelo tempo de desmembramento ser inferior a 2 horas.
  20. 20. Inserto oftálmico constituído por uma forma galénica segundo qualquer uma das reivindicações 1 a 17, caracterizada pela referida forma galénica ter dimensões apropriadas para uma administração ocular.
  21. 21. Inserto oftálmico segundo a reivindicação 20, caracterizada pela forma galénica ter um comprimento compreendido entre cerca de 1 mm e cerca de 10 mm ou um diâmetro que pode ir até cerca de 10 mm.
  22. 22. Inserto oftálmico segundo a reivindicação 20 ou 21, caracterizada pela forma galénica ter um comprimento compreendido entre cerca de 2 mm e cerca de 5 mm ou um diâmetro compreendido entre cerca de 1 e cerca de 4 mm. 20-10-2010 4
PT02804932T 2001-12-18 2002-12-17 Forma galénica sólida para a administração ocular de um princípio activo, inserto oftálmico sólido e solúvel e processo de fabrico de um tal inserto PT1465594E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0116377A FR2833493B1 (fr) 2001-12-18 2001-12-18 Forme galenique solide et soluble pour l'administration occulaire de principes actifs et procede de fabrication d'un insert ophtalmique solide et soluble

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1465594E true PT1465594E (pt) 2010-10-27

Family

ID=8870629

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT02804932T PT1465594E (pt) 2001-12-18 2002-12-17 Forma galénica sólida para a administração ocular de um princípio activo, inserto oftálmico sólido e solúvel e processo de fabrico de um tal inserto

Country Status (12)

Country Link
US (1) US8663678B2 (pt)
EP (1) EP1465594B1 (pt)
JP (1) JP4917738B2 (pt)
CN (1) CN1615120B (pt)
AT (1) ATE474552T1 (pt)
AU (1) AU2002364658A1 (pt)
CA (1) CA2470377C (pt)
DE (1) DE60237111D1 (pt)
ES (1) ES2349295T3 (pt)
FR (1) FR2833493B1 (pt)
PT (1) PT1465594E (pt)
WO (1) WO2003051330A1 (pt)

Families Citing this family (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
KR101464003B1 (ko) * 2005-07-29 2014-11-20 산텐 세이야꾸 가부시키가이샤 고형 조성물을 이용한 후안부 조직으로의 비침습성 약물전달 시스템
US9877973B2 (en) * 2008-05-12 2018-01-30 University Of Utah Research Foundation Intraocular drug delivery device and associated methods
WO2015051264A1 (en) * 2013-10-03 2015-04-09 Imprimis Pharmaceuticals, Inc. Epinephrine-based ophthalmic compositions for intraocular administration and methods for fabricatiing thereof
CZ2014451A3 (cs) 2014-06-30 2016-01-13 Contipro Pharma A.S. Protinádorová kompozice na bázi kyseliny hyaluronové a anorganických nanočástic, způsob její přípravy a použití
CZ309295B6 (cs) 2015-03-09 2022-08-10 Contipro A.S. Samonosný, biodegradabilní film na bázi hydrofobizované kyseliny hyaluronové, způsob jeho přípravy a použití
CZ2015398A3 (cs) 2015-06-15 2017-02-08 Contipro A.S. Způsob síťování polysacharidů s využitím fotolabilních chránicích skupin
CZ306662B6 (cs) 2015-06-26 2017-04-26 Contipro A.S. Deriváty sulfatovaných polysacharidů, způsob jejich přípravy, způsob jejich modifikace a použití
EP3108874A1 (en) * 2015-06-26 2016-12-28 TRB Chemedica AG Ophthalmologic pharmaceutical composition
CZ308106B6 (cs) 2016-06-27 2020-01-08 Contipro A.S. Nenasycené deriváty polysacharidů, způsob jejich přípravy a jejich použití
CN106074361B (zh) * 2016-07-14 2018-10-19 何伟 一种抗眼内炎症植入剂及其制备方法和应用

Family Cites Families (17)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3993071A (en) * 1971-09-09 1976-11-23 Alza Corporation Bioerodible ocular device
US4179497A (en) * 1973-12-17 1979-12-18 Merck & Co., Inc. Solid state ophthalmic medication
NL188266C (nl) * 1975-07-29 1992-05-18 Merck & Co Inc Werkwijze ter bereiding van een oogheelkundig inplantaat.
US4518433A (en) * 1982-11-08 1985-05-21 Fmc Corporation Enteric coating for pharmaceutical dosage forms
IT1223150B (it) * 1987-11-18 1990-09-12 Ubaldo Conte Compressa per uso oftalmico e rilascio controllato della sostanza attiva
PT99989A (pt) * 1991-01-09 1994-05-31 Alza Corp Dispositivos biodegradaveis e composicoes para libertacao difusivel de agentes
FR2688694B1 (fr) * 1992-03-20 1999-06-25 Vetoquinol Sa Insert ophtalmique bioadhesif.
WO1994005257A1 (en) * 1992-09-08 1994-03-17 Allergan, Inc. Sustained release of ophthalmic drugs from a soluble polymer drug delivery vehicle
US5443505A (en) * 1993-11-15 1995-08-22 Oculex Pharmaceuticals, Inc. Biocompatible ocular implants
JPH08127533A (ja) * 1994-11-01 1996-05-21 Taisho Pharmaceut Co Ltd 内服固形製剤用組成物
EP0903151A1 (en) * 1997-09-22 1999-03-24 ASTA Medica Aktiengesellschaft Use of combinations comprising non-sedating antihistamines and alpha-adrenergic drugs for the topical treatment of rhinitis/conjunctivitis and cold, cold-like and/or flu symptoms
SE9802973D0 (sv) * 1998-09-03 1998-09-03 Astra Ab Immediate release tablet
JP4828678B2 (ja) * 1998-11-18 2011-11-30 武田薬品工業株式会社 圧縮成形物
JP2001081048A (ja) * 1999-09-10 2001-03-27 Wakamoto Pharmaceut Co Ltd 眼圧降下剤
JP3435664B2 (ja) * 1999-12-08 2003-08-11 ヤンセンファーマ株式会社 口腔内速崩壊型錠剤及びその製造方法
US6548535B2 (en) * 2000-01-18 2003-04-15 Merck & Co., Inc. Method for treating ocular hypertension
DE10007203A1 (de) * 2000-02-17 2001-08-23 Asta Medica Ag Neue Kombination nichtsedierender Antihistaminika mit Substanzen, die die Leukotrienwirkung beeinflussen, zur Behandlung der Rhinitis/Konjunktivitis

Also Published As

Publication number Publication date
CN1615120B (zh) 2012-09-19
CA2470377C (fr) 2013-09-17
EP1465594B1 (fr) 2010-07-21
US8663678B2 (en) 2014-03-04
ATE474552T1 (de) 2010-08-15
US20050118231A1 (en) 2005-06-02
JP2005516922A (ja) 2005-06-09
CN1615120A (zh) 2005-05-11
FR2833493B1 (fr) 2005-09-23
FR2833493A1 (fr) 2003-06-20
CA2470377A1 (fr) 2003-06-26
JP4917738B2 (ja) 2012-04-18
AU2002364658A1 (en) 2003-06-30
WO2003051330A1 (fr) 2003-06-26
EP1465594A1 (fr) 2004-10-13
DE60237111D1 (de) 2010-09-02
ES2349295T3 (es) 2010-12-29

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US10857097B2 (en) Solid dosage form
Gilhotra et al. A clinical perspective on mucoadhesive buccal drug delivery systems
ES2692944T3 (es) Forma de dosificación farmacéutica resistente a la manipulación y resistente a la descarga rápida de la dosis
ES2648129T3 (es) Pastilla a prueba de manipulación que proporciona una liberación inmediata de un medicamento
ES2751329T3 (es) Proceso de fabricación de una forma de dosificación multifásica de rápida disolución liofilizada
PT1753406E (pt) Formulação e método para comprimidos revestidos
BRPI0707043B1 (pt) comprimidos matriciais insolúveis em água a base de oxicodona, seu processo de fabricação e uso de uma composição farmacêutica
CN102614138A (zh) 一种口腔崩解片及其制备方法
CA2438707A1 (en) Oral formulations containing mucopolysaccharide for small intestine delivery and their use in the treatment circulatory disorders
KR20150085826A (ko) 속방 및 연장-방출형 조성물
PT1465594E (pt) Forma galénica sólida para a administração ocular de um princípio activo, inserto oftálmico sólido e solúvel e processo de fabrico de um tal inserto
CA2886573A1 (en) Solid dosage form
KR101409330B1 (ko) 복용순응도가 향상된 서방성 당뇨병 치료용 복합제제 및 이의 제조방법
NZ281236A (en) Tablet (composition) comprising paracetamol (aceta-minophen) and domperidone (5-chloro-1-[1-[3-(2,3-dihydro-2-oxo-1H-benzimidazol -1-yl) propyl]-4-piperidinyl]-1,3-dihydra-2H-benzimidazol-2-one)
JPH05502894A (ja) 放出制御性製剤及び方法
WO2014041489A2 (en) Pharmaceutical dosage form
JP5979466B2 (ja) 粘性液組成物
RU2616263C2 (ru) Таблетка с замедленным высвобождением, содержащая леводропропизин, и способ ее изготовления
BRPI0711306A2 (pt) processo de compactação com rolos aquecidos para produção de composições farmacêuticas
Nasreen et al. Mouth dissolving tablets-A unique dosage form curtailed for special purpose: a review
JP6995463B2 (ja) 末梢血管疾患を有する患者における間欠跛行の症状を軽減するために用いられるキノリノン誘導体シロスタゾールの新規製剤
Lodhi et al. Review Study on Fast Dissolving Tablets Formulation of Antiemetic Medication
JP2016098230A5 (pt)
CN106924203B (zh) 一种爱啡肽舌下给药组合物
CN115737655A (zh) 一种塞来昔布与局麻药的复方缓释组合物