PT1441590E - Composições fungicidas compreendendo pirimetanil e pelo menos um derivado de ácido fosforoso e sua utilização no combate contra as doenças das plantas - Google Patents

Composições fungicidas compreendendo pirimetanil e pelo menos um derivado de ácido fosforoso e sua utilização no combate contra as doenças das plantas Download PDF

Info

Publication number
PT1441590E
PT1441590E PT02793216T PT02793216T PT1441590E PT 1441590 E PT1441590 E PT 1441590E PT 02793216 T PT02793216 T PT 02793216T PT 02793216 T PT02793216 T PT 02793216T PT 1441590 E PT1441590 E PT 1441590E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
pyrimethanil
phosphorous acid
botrytis cinerea
composition
alternaria
Prior art date
Application number
PT02793216T
Other languages
English (en)
Inventor
Patrice Duvert
Original Assignee
Bayer Cropscience Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=8869173&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT1441590(E) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Bayer Cropscience Sa filed Critical Bayer Cropscience Sa
Publication of PT1441590E publication Critical patent/PT1441590E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01NPRESERVATION OF BODIES OF HUMANS OR ANIMALS OR PLANTS OR PARTS THEREOF; BIOCIDES, e.g. AS DISINFECTANTS, AS PESTICIDES OR AS HERBICIDES; PEST REPELLANTS OR ATTRACTANTS; PLANT GROWTH REGULATORS
    • A01N43/00Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing heterocyclic compounds
    • A01N43/48Biocides, pest repellants or attractants, or plant growth regulators containing heterocyclic compounds having rings with two nitrogen atoms as the only ring hetero atoms
    • A01N43/541,3-Diazines; Hydrogenated 1,3-diazines

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Agronomy & Crop Science (AREA)
  • Pest Control & Pesticides (AREA)
  • Plant Pathology (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Dentistry (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Zoology (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)

Description

1
Descrição
Composições fungicidas compreendendo pirimetanil e pelo menos um derivado de ácido fosforoso e sua utilização no combate contra as doenças das plantas A presente invenção diz respeito a uma composição fungicida compreendendo pirimetanil e pelo menos um derivado dé fósforo e mais especialmente ácido fosforoso, assim como à utilização de uma tal composição associando os seus compostos activos na luta contra as doenças das plantas ou contra os fungos fitopatogénicos presentes ou susceptiveis de aparecer nas plantas, permitindo uma tal associação em particular um prolongamento no tempo da àctividade. do pirimetanil. 0 pirimetanil é um composto fungicida largamente conhecido e em particular descrito na obra intitulada. The Electronic Pesticide Manual (Twelfth Edition) versão 2,0 {de British Crop Protection Council, editada por Clive Tomlin).
Além disso, o pedido de patente de invenção francesa n° 2692108 que diz respeito essencialmente a misturas à base de pirimetanil e de numerosos outros compostos dá uma lista de mais do que onze' tipos de famílias de compostos fungicidas e mais de 70 compostos candidatos à mistura, entre esta lista sistemática de compostos, apenas 23 misturas foram sujeitas a experimentação em laboratório, nenhuma em condições de campo aber.to. A mistura de pirimetanil e derivado (s) do fósforo (e em. particular do ácido fosforoso) nunca é mencionado nem mesmo sugerido por este documento. Uma tal mistura nunca foi realizada e ainda menos experimentada.
Entre os derivados de fósforo conhecidos como fungicidas figuram os derivados de ácido fosforoso ou 2 fosfónico, tais como o ácido fosforoso e os seus sais alcalinos, ou alcalino-terrosos, os fosfitos metálicos (Al, Na) em particular o fosetil-Al. Este fungicida é largamente conhecido e comercializado em particular sob o nome de Aliette®. 0 fosetil-Al é o éster monoetilico-fosfonato de aluminio descrito em particular nas patentes seguintes: DE-B-2456627, US-B-4 139 616, e US-B-4143059, assim como no "Pesticide Manual", a World Compendium, 11a edição, C.D.S. Tomlin, British Crop Protection Council,. n° 599.
Além disso, o pedido de patente de invenção japonesa n°05112408 descreve associações de- compostos fungicidas escolhidos entre dois grupos. O primeiro grupo compreende derivados do tipo 2-anilino-4-metilpirimidina em que 7 são dados como exemplos, enquanto que o segundo grupo diz respeito a cinco outros compostos fungicidas conhecidos que são a 2,6-dicloro-4-nitroanilina, a iprodiona, a procimidona, o fosetil-Al e a polioxina. Além disso, a combinação especifica do pirimetanil e de um derivado· de ácido fosforoso não é descrita neste documento, cujo objectivo é; fornecer um meio de combate anti-fúngico que seja de espectro largo ou de efeito sinergistico. O prolongamento no tempo da eficácia do pirimetanil no seio da associação da presente invenção nunca foi divulgado nem sugerido em nenhum destes documentos.
Em matéria de actividade fungicida, em particular na protecção de culturas um dos problemas centrais das investigações realizadas neste dominio da técnica é a melhoria dos comportamentos em particular em termos. de actividade fungicida e sobretudo em termos da manutenção desta actividade.fungicida no tempo.
Naturalmente, os fungicidas úteis na protecção dos vegetais contra os fungos devem estar dotados dè uma ecotoxicidade reduzida ao minimo, sabendo que tanto os utilizadores de princípios activos fungicidas como os 3 consumidores de produtos resultantes destas culturas estão cada vez mais sensibilizados para estes assuntos.
Além disso, do ponto de vista toxicológico os fungicidas devem ser tanto quanto possível nem perigosos nem tóxicos quando utilizados.
Além disso, é vantajoso que os fungicidas possuam um éspectro largo de actividade.
Bem entendido, o factor económico não deverá ser desprezado na investigação dos novos fungicidas. 0 corolário de tudo isto é que é sempre desejável reduzir as doses dos produtos químicos espalhados no meio ambiente para combater os ataques pelos fungos às culturas, em particular reduzindo as doses de aplicação dos produtos e/ ou a frequência de aplicação.
Sem que isto seja limitativo, interessa mais particuiarmente no âmbito da invenção a protecção de culturas contra a infestação por fungos, tal como a podridão cinzenta, as alternarioses, o . pedrado, as monilíoses e ainda as cercosporioses dizendo respeito mais especialmente às culturas frutículas ou leguminosas incluindo a vinha a arboricultura, a banana, os variados legumes.
Uma vantagem da presente invenção é permitir uma melhor gestão dos fenómenos de resistência dos organismos fitopatogénicos ' das culturas em relação aos princípios activos anti-fúngicos conhecidos.
Uma outra dificuldade em relação à 'utilização de numerosos materiais fungicidas reside na acumulação de vários dos problemas que acabaram de ser expostos. De facto é mais difícil de resolver os problemas expostos,· quando eles se acumulam porque as soluções estudadas são por vezes antinómicas ou antagonistas.
Um objectivó da invenção é por' isso fornecer uma nova composição fungicida útil para resolver os problemas 4 expostos acima, em particular uma composição que permita melhorar a persistência da acção do pirimetanil.
Um outro objectivo da invenção é propor uma nova composição fungicida útil no tratamento preventivo e curativo das doenças fúngicas, por exemplo das culturas frutícuias, ou de leguminosas incluindo a vinha, a arboricultura, a banana, as culturas de legumes variados.
Um outro objectivo da presente invenção é fornecer uma composição fungicida que possui propriedades preventivas, curativas erradicantes e anti-esporulantes.
Um outro objectivo da presente invenção é permitir a utilização de derivados de ácido fosforoso, tal como o fosetil-Al, e do próprio ácido fosforoso contra as doenças que atacam as culturas arboricolas e em particular contra o pedrado.
Um outro objectivo desta invenção é permitir um espaçamento dos tratamentos aplicados nas culturas, ou de permitir a supressão de um certo número de tratamentos.
Outros objectivos da. invenção aparecerão na exposição da invenção que se segue.
De forma surpreendente, foi descoberto que o conjunto destes objèctivos, entre outros podem ser atingidos na.sua totalidade,. ou parcialmente graças às composições fungicidas objectos da presente invenção, associando como princípios activos pirimetanil e pelo menos um derivado de fósforo, vantajosamente pelo menos um derivado de ácido fosforoso. A persistência dos efeitos fungicidas que a invenção permite atingir tem como efeito benéfico a redução das doses e o número de aplicações necessárias.
De preferência, o derivado de fósforo é um derivado de ácido fosforoso, de preferência- escolhido no grupo que compreende derivados de ácido fosforoso como os fosfitos metálicos, tais como o fosetil-Al, o fosetil-Na, o ácido 5 fosforoso e os seus sais alcalinos ou alcalino-terrosos e as suas misturassendo o fosetil-Al e o fosetil-Na os mais particularmente preferidos, assim como o próprio ácido fosforoso. Estas combinações particulares mostraram-se muito vantajosas nas proporções de pirimetanil-outro composto que vão de 0,1 a 1.
Encontrar-se-à na referência citada mais acima referências a. métodos de preparação de tais compostos.
No seio da composição de acordo com a invenção a proporção de quantidades de pirimetanil e de derivado de ácido fosforoso vai de 0,0005 a 250, de preferência de 0,05 a 10 e mais preferencialmente ainda de 0,05 a 1:.
Todas as vezes as proporções destes compostos que vão de 0,1 a 10, de preferência de 0,1 a 6, ainda mais preferidas de 0,1 a 1 mostraram-se ainda mais vantajosas.
Uma composição de acordo com a invenção particularmente vantajosa compreende pirimetanil e fosetil-Al numa proporção que vai de' 0,1 a 10., de preferência de 0,1'a 6,· e ainda mais preferida de 0,1 a 1. .
Da maneira habitual, as composições de acordo com a invenção compreendem entre 0,00001 e 100%, de preferência entre 0,001 e 80% de princípios activos estejam estes compostos associados, ou estejam sob a forma de dois. princípios activos utilizados separadamente.
Salvo quando precisado em contrário, as proporções e percentagens utilizadas ou descritas tanto áo longo da presente exposição como nas reivindicações que se seguem são proporções ou percentagens em peso.
Para a sua utilização na prática, as substâncias activas da composição de acordo com a invenção são raramente· utilizadas sozinhas.
Tal como para a sua preparação, estes princípios activos são habitualmente associados a um suporte sólido, ou líquido, utilizável em particular no domínio da 6 agricultura, e eventualmente pelo menos um agente tensioactivo e/ ou um ou vários agentes auxiliares.
Em particular, são utilizáveis como suportes os suportes inertes e habituais: da mesma maneira como agentes tensioactivos são utilizáveis os agentes tensioactivos usuais no domínio da preparação de composições destinadas a utilizações em agricultura, em particular para o tratamento ou protecção de culturas, tais. como os da presente invenção.
De ' acordo com uma outra concretizzação da presente' invenção, as diferentes composições fungicidas de acordo com a invenção que puderam ser descritas até agora podem iguálmente ·. tomar a forma de misturas extemporâneas designadas habitualmente como tank-mix -(do inglês mistura de tanque).
Estas composições fungicidas na forma de tank-mix encontram-se . habitualmente., na . forma de .. composições fungicidas diluídas.
Mais frequentemente estas composições fungicidas ditas de tank-mix são misturadas no reservatório do dispositivo de aplicação.
Da maneira habitual, os compostos fungicidas preparados nas composições de acordo com a invenção são então associados a um ou vários suportes e/ ou a uma ou várias substâncias úteis à sua preparação na. forma de formulação. Assim, se for o caso, as composições de acordo com a invenção podem compreender até 99% de suporte e/ ou até 25% de um ou vários agentes tensioactivos e/ ou até 25% de um ou vários agentes de formulação.
Na presente exposição com o termo suporte designâ-se uma matéria orgânica ou, mineral, natural ou sintética, com o qual o, ou os princípios activos encontram-se nas composições de acordo com a invenção em particular, para 7 facilitar a sua aplicação numa planta, ou fruto ou ainda nas semente ou no solo.
Este suporte é então geralmente inerte e é na maior parte das vezes aceitável em agricultura, particularmente pela planta tratada, ou pelos frutos desta planta em sentido lato.
Como exemplos de suportes sólidos utilizáveis podem-se mencionar os silicatos naturais ou sintéticos, as resinas, as ceras, os pós finos ou os grânulos de argila, em particular argila, de caolino, terra de diatomáceas, bentonite, ou argila ácida, óxido de silício hidratado sintético, talcos, cerâmicas, outros minerais em que a seriçite, o quartzo, o enxofre, o carbono activo,. o carbonato de cálcio., o silício hidratado, ou ainda adubos industriais como sulfato' de amónio, fosfato de amónio, nitrato de amónio, ureia ou cloreto de amónio, silicatos naturais, ou sintéticos, resinas·, ceras, talco, , cal, quartzo, atapulgite, montmorilonite, bentonite, óu terras de diatomáceas. Alumina, ou. silicatos, rochas naturais, moídas, ou pulverizadas, tais como a calcite, mármore, pedra pomes, sepiolite e dolomite; granulados sintéticos de farinhas inorgânicas ou orgânicas; granuladas de material orgânico, tal como serradura, casca de noz de coco, espiga, ou invólucro de milho, ou caule de tabaco; sílica gel, fosfato tricálcico, cortiça em pó, ou adsorvente de negro de carbono; polímeros solúveis em água.
Como exemplos de.suportes líquidos utilizáveis pode-se mencionar a água, os álcoois e em particular o metanol,' ou o etanol, as cetonas, em particular a acetona a metiletilcetona, ou a ciclohexanona, as fracções de petróleo, os hidrocarbonetos aromáticos e portanto o benzeno, o tolueno, o xileno, o etilbenzeno ou o mètilnaftaleno, os hidrocarbonetos não aromáticos e portanto o hexano, o ciclohexano, o keroseno, ou o 8 gasóleo, o gás liquefeito, os ésteres e portanto o acetato de etilo e o acetato de butilo, os nitrilos e portanto o acetonitrilo e o isobutironitrilo,. os ésteres e portanto o éter diisopropílico ou o dioxano, as- amidas e portanto a N,N-dimetilformamida, ou a Ν,Ν-dimetilacetamida, os hidrocarbonetos halogenados e portanto o diclorometano, o tricloroetano, ou o tetracloreto de carbono, o dimetilsulfóxido, os óleos vegetais e portanto o óleo de soja, ou o óleo de algodão. . 0, ou os agentes tensioactivos. podem ser agentes emulsionantes, dispersantes ou molhantes do tipo iónico, ou não iónico.
Pode por exemplo citar-se os sais de ácidos poliacrílicos, os sais dos ácidos lenhinosulfónicos, os sais dos ácidos fenolsulfónicos ou naftalenosulfónicos, os policondensados de óxido de:etileno com álcoois gordos, ou com ácidos gordos, ou com aminas gordas, fenois substituídos, em particular os alquilfenois, ou os arilfenois, os sais de ésteres de á.cidos sulfosuccínicos,' derivados da taurina, em particular os alquiltauratos, ós ésteres fosfóricos de álcoois ou de fenois polietóxilados; em particular podem-se citar os sais de alquilsulfonatos, os alquilarilsulfonatos, os éteres alquilarílicos,. os seus derivados polióxietilénicos, os ' éteres polietilenoglicólicos, os ésteres de poliálcoois, os derivados de açúcares álcoois e outros. A presença de pelo menos um. agente tensioactivo é geralmenté indispensável, quando pelo menos um dos princípios activos e/ ou suporte inerte não são solúveis em particular na água, rio1 caso do agente vector da aplicação ser a água.
Nas composições de acordo com· a invenção podem igualmente encontrar-se associadas aos. princípios activos todos os tipos de outros, ingredientes ou agentes, tais como 9 por exemplo os coloides protectores, os agentes adesivos, os agentes espessantes, os agentes tixotrópicos, os agentes de penetração, os corantes tais como os pigmentos inorgânicos, òs conservantes, os. aromas, os anti-geles, os agentes estabilizantes e portanto o fosfato ácido de isopropilo, o 2,6-di-terc-butÍlo-4-metilfenol, o 2-terc-butil-4-metóxifenol e o 3“terc~butil-4-metóxifenol, os óleos vegetais, ou minerais, os ácidos gordos ou os seus ésteres, os agentes sequestrantes os agentes dispersantes e portanto a caseína a gelatina, as sacarinas e em particular o pó de amido, a goma arábica, determinados derivados da celulose ou do ácido alginico, os derivados da lenhina, á bentonite, os polímeros sintéticos solúveis em água, em particular o álcool polivinílico, a polivinilpirro.lidona, os ácidos poliacrílicos, assim como outros princípios activos conhecidos pelas suas propriedades pesticidas, em particular insecticidas, ou fungicidas; ou pelas suas propriedades que favorecem o crescimento das plantas, em particular os adubos; ou pelas propriedades reguladoras do crescimento das plantas ou dos insectos.
Além disso, as composições, fungicidas de acordo com a invenção podem tomar formas bastantes diversas em particular estarem sob formas sólidas, o.u líquidas. Assim,: as .composições de acordo com a invenção podem tomar numérosas formas de formulações; assim pode-se utilizar estas composições compreendendo os princípios activos sob a forma de gerador de', aerossol; suspensão de cápsulas; produto para nebulização a frio; pó para pulverização, concentrado emulsionável, emulsão do tipo aquoso/ aquosa, emulsão do tipo oleosa/ inversa, granulado encapsulado, gran lado fino,· suspensão concentrada para tratamento de sementes; granulado; produto para nebulização a. quente; macrogranulado; microgranulado; pó a dispersar no óleo; suspensão concentrada diluível no óleo; líquido miscível no 10 óleo; pasta; bastonete de utilização agrofarmacêutica; pó para tratamento de sementes a seco; sementes tratadas ou revestidas; vela fumigena; cartucho fumigeno; fumigeno; granulado fumigeno; bastonete fumigeno; comprimido fumigeno; caixa fumigena; concentrado solúvel; pó solúvel; líquido para tratamento de sementes; suspensão concentrada (=concentrado fluidizável}; líquido para aplicação a volume muito baixo; suspensão para aplicação a volume muito baixo; produto difusor de vapor; granulados ou comprimidos a dispersar na água; pó moíhável para tratamento húmido; granulados ou comprimidos solúveis na água; pó solúvel para o tratamento de sementes; pó moíhável; igualmente misturas eventuais, associações ou combinações destas diferentes formas. '
Para além do pirimetanil e pelo menos um derivado de1 fósforo, . ou de ácido fosforoso, tal como o fosetil-Al,. a composição de acordò com. á invenção pode igualmente compreender outros princípios activos e. em particular um ou vários princípios activos úteis para a protècção de plantas contra entidades nocivas..
Entre os princípios activos a composição de acordo com a invenção pode compreender um ou vários compostos insecticidas, herbicidas, fungicidas ou reguladores de crescimento.
Entre os princípios .activos fungicidas suplementares, que podem ser utilizados sozinhos ou em associação com outros princípios activos, em particular os pesticidas, na composição de acordo com a invenção, pode-se citar ' o sulfato de 8-hidróxiquinolina; AC , 382042; Ampelomyces. quisqualis; azaconazole; azoxystrobin; bacillus subtilis; benalaxyl; bitertanol; blasticidin-S; calda. bordalesa; bromuconazole; bupirimate; carboxin; polisulfureto de cálcio; captan; .carbendazim; carpropamid (KTU 3616); CGA 279202;. chinometionato; chlorothalonil; · chlozolinate; 11 hidróxido de cobre; naftanato de cobre; oxicloreto de cobre; sulfato de cobre; óxido cuproso; cymoxanil; cyprOconazole; dichlofluánid; . diclocymet;. dicloran; diethofencarb; difenoçonazoel; difenzoquat;. difenzoquat metilsulfate; diflumetorim; dimethirimol; dimethomorph; diniconazole; diniconazole-m; dinocap; difenilamina; dithianon; dodemorph; acetato de dodemorph; dodine; dodine base livre; ediphenphos; .epoxiconazole; ethasulfocarb; ethirimol; etridiazole; .famoxadone; fenamidone; fenarimol; fenbuconazole; fenfuram; fenhexamid; fenpiclonil; fenpropidin; fenpropimorph; acetato.de fentin; hidróxido de fentin; ferimzone; fluazinam; fludioxonil; flúoroimide; fluoxastrobin; fluquinconazole; flusilazole; flusulfamida; flutolanil; flutriafol; folpet; fomaldeido; fuberidazole; furalaxyl; gliocladium virens; guazatine; acetatos de guazatine: GY· 81; hexacloróbenzeno; hexaconazole; hymexazol; IKF-916; sulfato de imazalil; imibenconazole; iminooctadine; triacetato irainooctadine; iminooctadine tris (albesilate); ipoconazole; iprobenfos; . iprodiona; iprovalicarb;. kásugamycin; kasugamycin cloridrato hidrato; krésoxim-metilo; mancopper; mancozeb; maneb; mepronil; metalaxyl; metalaxyl-M; .metam-sódio; metconazole; metasulfocarb; isotiocianato de metilo; metiram; metominostrobin;imetrafenone; MON-65500; ácido nafténico; a .natamicina; nicobifen;. nitrothal-isoproyl; . nuarimol; a octhilinone; ofurace; ácido oleico (os ácidos gordos); oxadixyl; oxine-cobre;. oxycarboxin; penconazole; pencycuron; pentaclorofenol; laurato de ' pentaclorofenilo; perfurazoate; phebiopsis gigantea; pthalide; piperalin; polyoxin B;. outras polyoxinas; polyoxorim; hidróxiquinolina sulfato de potássio; probenazole; prochloraz; procymidone; propamocarb; :cloridrato de propamocarb; propiconazole; propíneb; prothiconazole; pyraclostobin; pyrazophos; piributicarb; pyrifenox; pyroquilon; . quinoxyfen, 12 quintozene; sec-butilamine; 2-fenilfenóxido . de sódio; pentaclorofenóxido de sódio; espiroxamina; streptomyces griseoviridis; enxofre; tebucoríazole; tetraconazole; thiabendazol; thif luzamide; thiophana.te-metilo; thiram; tolclofos-metil; tolylfluanid; triadimefon; triadimenol; triazoxide, Trichoderma ' harzianum; tricyclazole; tridemorph; triflumizole; triforine; triticonazole; validamycin; vinclozolin; naftanato de zinco; zineb, ziram, zoxamide; os compostos de nome químico (E,E)-2-(2-(1-{1-(2-piridil)propiloxiimino)-l-ciclopropilmetiloximetil)-fenil)-3-metóxi-propenoato e o 3-(3,5-diclorofenil)-4-cloro pirazol, lH-pirazol-4-carboxamidar· l-metil-N-[3-(4-metilfenil)-2-tienil]-3-(trifluoro) em que- o código de desenvolvimento é MTF-753.
De acordo com um outro aspecto também completamente vantajoso, a presente invenção diz igualmenté respeito a um método de luta a título curativo, ou preventivo contra os organismos fitopatogénicos das plantas, um- tal método de acordo corria invenção baseia-se na utilização de pelo menos uma composição, ou de pelo menos uma., associação de acordo com a invenção.
Este . método é particularmente vantajoso no que compreende a utilização inédita de um' derivado de fósforo com o objecti.vo de melhorar 'significativamente a' persistência da acção do pirimetanil. .
Uma tal· utilização nunca foi descrita até ao momento. No âmbito desta nova utilização prefere-se utilizar o ácido fosforoso., ou um dos seus derivados, tais como descritos acima. 0 derivado preferido do ácido fosforoso. é o fosetil-Al.
Quando da sua utilização de acordo com a presente invenção, os princípios activos preparados encontram-se nas proporções, pirimetanil/derivado de fósforo tal como os 13 descritos mais acima para a composição de acordo com a invenção.
Entre os processos ou métodos de tratamento e/ ou de protecção de acordo com a invenção, são preferidos aqueles que' são preparados para o tratamento, e/ ou protecção de culturas e entre tais métodos, ou procedimentos são muito particularmente preferidos aqueles para a protecção das culturas. A dita concretização dos procedimentos de acordo com a invenção pode ser realizada de acordo com diferentes formas e em particular utilizando uma grande variedade de modos de aplicação, mas igualmente de acordo com diferentes técnicas de aplicação, ou então para a protecção de diferentes tipos, variedades ou. famílias de vegetais, ou. de plantas, ou ainda para a luta, ou.o controlo de diferentes tipos de organismos fitopatogénicos.
No que diz respeito aos diferentes modos de aplicação preparados de forma útil no decurso dos procedimentos de acordo com a, invenção são. particularmente possíveis os modos de aplicação simultânea, separada, alternada,, ou sequencial.
De resto, mais frequentemente, os modos de aplicação úteis no decurso dos. procedimentos de acordo com a invenção e que são preferidos consistem em modos de aplicação de princípios activos .de. forma simultânea. Contudo, uma variante relativamente vantajosa do processo de acordo com a invenção realiza, um modo· de aplicação alternado dos. princípios activos.
Um outro modo de aplicação útil para. a realização do processo de acordo com a invenção diz respeito à aplicação sequencial dos compostos fungicidas; um tal modo de aplicação sequencial pode em particular tomar a forma de várias aplicações de pirimetanil,. e depois de várias aplicações do(s) derivado (s). do· ácido, fosforoso. 14
De forma bem evidente um modo de aplicação sequencial inverso que consiste em várias aplicações de dèrivado(s) de ácido fosforoso e depois de várias aplicações de pirimetanil faz igualmente parte dos procedimentos da presente invenção.
As diferentes concretizações dos processos de acordo com a invenção que acabaram de ser descritas podem igualmente ser combinadas ou associadas completamente ou parcialmente umas com as outras. 0 perito na arte saberá facilmente determinar as associações ou combinações de modos de aplicação dê acordo com a invenção que se adequam melhor à utilização dos princípios activos examinados.
Além das diferentes concretizações dos processo de acordo com a invenção que acabaram de ser descritas, os ditos processos podem, utilizar igualmente numerosas técnicas de aplicação; assim como as ditas técnicas podem igualmente ser citadas, a pulverização, a imersão num líquido, a pulverização, a fumagem,. ou .a vaporização. .Quando da aplicaçãodos .princípios activos de acordo com a invenção por imersão, em particular dos frutos, a solução da preparação compreende vantajosamente de 0,01 a 1% deprincípios activos, de preferência.de 0,1' a 1,0%, e ainda mais preferencialmente' de 0,05 aj0,2%. 'Outras variantes de modos de aplicação úteis para os processos de acordo com a invenção existem em particular de acordo com a ou as partes das· plantas ou do ; vegetal tratados ou a tratar.
Deste modo, os processo de acordo com a invenção podem ser efectuados para o tratamento ou a. protecção do material de propagação- vegetal, ou de sementes, em particular dos grãos, dos tubérculos, ou dos rizomas; para o tratamento das raízes, ou para o tratamento dos caules ou das folhas da planta; igualmente para o tratamento das raízes, ou. 15 ainda dos frutos., ou outras partes da planta que possuem um substancial valor económico ou agronómico.
Além disso, os ditos processos de acordo com a invenção podem ser efectuados ,para. tratar plantas em numerosas fases do seu desenvolvimento, em particular para tratar sementes, : sementeiras ou sementeiras de transplantação ou plantas transplantadas-, ou ainda plantas, frutos, ou colheitas.
Uma classificação das doenças vantajosamente tratadas graças à presente invenção pode ser .dada por cultura: -frutos com pevides (maçãs,: pêras, nashi) Penicillium expansum, Gloeosporlum sp.,.. Botrytis cineres, Monilinia fruçtigena, Mucor sp.,, Monilinea laxa, . Venturina inaequalis, ventaria pi ri na, Ventura nashiicolã, Podosphaera leucotricha, frutos com caroços (pêssegos, ameixas, tangerinas,' cerejas, alperces amendoeiras)'·: Botrytis cinerea, Monillia sp. (M. laxa,fructícola), Monilinia fruçtigena, Alternaria alternata, Colletòtrichum gloéosporioides, , Penicillium expansum, Cladosporium herbarum, Rhizopus .. stolonifer, Rhizopus oryzae, Wils.ohomyces carpophilus (shot-hole) , -uvas (vinha e uvas de mesaj: Botrytis cinerea, Aspergillus níger, Penicillium digitatum, Penicillium italicum, Rhizopus stolonifer, Alternaria alternata, - kiwis: Botrytis cinerea, citrinos (laranjas, limões, limas, tangerinas, toranjas): Botrytis cinerea e Phytophthora citrophthora, - bananas, plantains: doença da peie . (Colleto.trichum musae), doenças da coroa (Fusarium semitectum, Fusarium moniliforme, Fusarium palédo-roseum, Acremonium sp, , Botryodiplodia theo-bromae, Ceratocystis. paradoxa, Colletotrichum . musae, Mycosphaerella fijiensis,
Mycosphaerella musicola, Nigrospora sphaerica), 16 - tomates: Alternaria, alternata, - melões: Botrytis cinerea, Alternaria solani, Alternaria alternata, Fusariím sp. (oxysporum, roseum, solani) , Colletotrichum gloeosporioides, Penicillium· sp., Phomopsis sp., - ananás: Ceratocystis paradoxa, - culturas de leguminosas e fruticulas (morangos, tomates, cucurbitáceas,· alface, cebola, alho porro, cenoura) :Botrytis cinerea, Botrytis sp. (squamosa.,...) , Alternaria dauci, Alternaria brassicae, Alternaria alternata,. Sphaerotheca macularás, Sphaerotheca fuliginea, Peronospora. sp., Pseudoperonospora sp., floricultura: Botrytis cinerea, Phytophthora sp.
Entre estas doenças os resultados mais vantajosos são obtidos nas culturas seguintes: -frutos , com pevides (maçãs, peras, ' nashi): Venturia inaequàlis, venturia pirina, Ventura hashiicola, Podosphaèra leucozricha, ou - bananas, plantains:' Mycosphaerella fijiensis,
Mycosphaerella musicola, ou. -uvas (vinha e uvas de mesa.) : Botrytis cinerea.
Um aspecto suplementar· da presente invenção diz respeito .a um produto para aplicação simultânea, separada, alternada, ou sequencial de pirimetanil e de pelo menos um derivado de ácido ' fosforoso,.. de. preferência o fos.etil-alumínio. 0 exemplo que se segue vai permitir ilustrar melhor os diferentes aspectos da presente invenção, em particular os aspectos relativos às composições e aos processo de acordo com a invenção de preparação das ditas, composições 17 fungicidas. Este exemplo não é contudo limitativo do âmbito, da presente invenção.
Exemplo
Macieira ~Venturia inaequalis Os fungicidas seguintes são comparados:
Pirimetanil na dose de 20' g/hl e as misturas fosetil-Al + pirimetanil nas doses de 50+20 e 100+20 g/hl aplicados num volume de caída de 1200 1/ha. -
Os produtos são aplicados nâ macieira (variedade Rome Beauty) ser.sivel a Venturia inaequalis.
Os diferentes produtos em estudo são pulverizados todos os 7, 10 ou 13 dias. (respectivamenté 9, 7 e 6 aplicações no total) num programa de tratamento que começou a 28 de Março de 2001.
As anotações da doença (¾ da superfície foliar destruída) foram efectuadas a 14 deMaio e 11 de Junho de 2001.· Os resultados são expressos em % de folhas atacadas.
Resultados 14 de Maio 11 de Junho Controlo 58,5 100 Pirimetanil (20) -7 dias 14,7 27,7 Eosetil-Al+pirimetanil (500+200)-7 dias 9,7 16,2. Fosetil-Al+pirimetanil (1000+200)-7 dias 7,8 8,7 pirimetanil (200)-10 dias 16,2 33. Fosetil-Al+pirimetanil (500+200)-10 dias 12,2 18,5 Fosetil-Al+pirimetanil (1000+200)-10 dias . 6,3 15,7 18 14 de Maio 11 de Junho Pirimetanil (200)-13 . . dias 16, 3 32 Fosetil-Al+pirimetanil ¢500+200)-13 dias 12,3 18,7 Fosetil-Al+pirimetanil (1000+200)-13 dias 10,3 . 1.6,3 A adição de fosetil-Al permite melhorar a persistência de 'acção do piriíuetanil. Deste modo, a'actividade obtida com aplicações sucessivas todos os 10 a 13 dias permite chegar à actividade obtida normalmente com·aplicações semanais e assim reduzir substancialmente o número de tratamentos que foi necessário aplicar para controlar a evolução da, doença.·
Lisboa, 27. de Junho de 2008

Claims (18)

1 Reivindicações 1. Composição fungicida compreendendo pirimetanil e· pelo menos um derivado· do .ácido fosforoso, o. próprio ácido fosforoso ou um dos seus sais de metais alcalinos ou alcalino-terrosos, ' em que a .. razão das quantidades de pirimetanil, e de derivados do ácido fosforoso vai de 0,0005 a 250 .
2. Composição de acordo com a reivindicação 1, compreendendo pelo menos um'fosfito metálico.
3. Composição de acordo com qualquer uma das reivindicações 1. e 2, compreendendo fosetil-Al ou fosetil-Na.
4. Composição de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, em que a. razão das quantidades de. pirimetanil e de derivado de ácido fosforoso vai de 0,05 a,10.
5. Composição .de. acordo com qualquer uma das reivindicações. 1 a ,.4./ em que,a. proporção, das.quantidades de pirimetanil e derivado de ácido fosforoso vai de 0,05 a 1.
6·. Composição de aco.rdo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, em que a.proporção de quantidades de pirimetanil e do derivado de ácido fosforoso vai de 0,1 a 10. :
7. Composição de acordo com qualquer pma das reivindicações 1 a 4, em que a proporção de quantidades de pirimetanil e do derivado de' ácido fosforoso vai de 0,1 a. 6.
8. Composição de acordo com'qualquer uma das reivindicações 1 a 7, em que a proporção de quantidades de pirimetanil e do derivado de ácido fosforoso vai de 0,1 a 1. 2
9. Composição de acordo com qualquer uma das reivindicações la 8, compreendendo pirimetanil e fosetil-Al numa quantidade que vai de 0,1 a 1.
10.. Composição de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, compreendendo pirimetanil e ácido fosforoso numa proporção que vai de 0,1 a. 1.
11. Composição de acordo com qualquer .uma das reivindicações la 10, compreendendo igualmente um veiculo sólido., ou liquido·, que pode ser, utilizado em particular no campo da' agricultura, e'opcionalmente pelo menos um agente tensioactivo e/ ou um ou vários agentes auxiliares.
12. Processo .para o combate curativo ou preventivo de organismos- fitopatogénicos de plantas, através de pelo menos uma composição de acordo'. com qualquer . uma . das reivindicações 1 a 11.
13. Processo de acordo com a reivindicação 12, para o combate curativo, ou preventivo de organismos fitopatogénicos de plantas escolhidas entre. -frutos com pevides (maçãs, pêras, nashi) : Penicillium expansum, Gloeosporium' sp., Botrytis cinerea, Monilinia fructigena, Mucor sp., Monilinea laxa, Venturia inaequalis, Venturia pirina, Venturia nashiicola, Podosphaera leucotricha, . . frutos com caroços (pêssegos, ameixas, tangerinas, cerejas, alperces amendoeiras): Botrytis cinerea, Monilia sp. (M. laxa, fructícola), Monilinia fructigena, Alternaria alternata, Colletotrichum gloeospprioides, Penicillium 3 expansum, Çladosporium herbarum, Rhizopus . stolonifer, Rhizopus oryzae, Wilsonomyces carpophilus {shot-hole), -uvas (vinha e uvas de mesa}: Botrytis cinerea, Aspergillus niger, Penicillíum digitatum, Penicillium italicum, Rhizopus stolonifer,. Alternaria alternata, - kiwis: Botrytis cinerea,. citrinos (laranjas, limões, .limas, tangerinas, toranjas): Botrytis cinerea e Phytophthora citrophthora, - bananais, plantains: doença da pele {Colletotrichum musae), doenças da coroa (Fusarium .semiteçtum, Fusarium moniliforme, Fusarium palédo-roseum,. Acremonium sp., Botryodiplodia theo-bromae, . Ceratocystis paradoxa, Colletotrichum musae, Mycosphaerella fijiensis, Mycosphaerella musicola, Nigrospora sphaerica) , - tomates: Alternaria, alternata, - melões: Botrytis cinerea, Alternaria solani, Alternaria alternata, Fusarium sp. (oxysporum, roseum, solani), ' Colletotrichum glceosporioides,. Penicillium sp., Phomopsis sp., - ananás: Ceratocystis paradoxa, . culturas de leguminosas e frutícuias (morangos, tomates, cucurbitáceas, alface, cebola, alho porro, cenoura): Botrytis cinerea., Botrytis sp. (squamosa,...) , Alternaria dauci, Alternaria brassicae, Alternaria alternata, Sphaerotheca macularis, Sphaerotheca fuliginéa,. Peronospora. sp., Pseudoperonospora sp., . - floricultura:. Botrytis cinerea, Phytophthora sp.
14. Uso de ura derivado de fósforo para melhorar a persistência da açção do pirimetanil.
15. Uso de acordo com a reivindicação 14 de um derivado de ácido fosforoso, do próprio ácido fosforoso ou de um dos seus sais de metais alcalinos ou alcalino-terrosos. 4
16. Uso de acordo com qualquer uma das reivindicações 14 e 15, de fosetil-Al.
17. Uso de acordo com qualquer uma das reivindicações 14 a 16,. de fosetil-Al numa proporção de pirimetanil que vai de 0,1 a 1.
18. Uso de acordo com qualquer uma das reivindicações 14 a 17 para combater, qualquer uma das seguintes doenças: -frutos com pevides (maçãs, peras., nashi) : Venturia Inaequalis,' venturia pírina, Ventura nashiicola, Podosphaera leucotricha, ou . - bananas, plantains: Mycosphaerella fijíensisr Mycosphaerella musicoiar ou -uvas (vinha e uvas de mesa): Botrytis cinerea. Lisboa, 27 de Junho de 2008
PT02793216T 2001-11-08 2002-11-08 Composições fungicidas compreendendo pirimetanil e pelo menos um derivado de ácido fosforoso e sua utilização no combate contra as doenças das plantas PT1441590E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR0114439A FR2831768B1 (fr) 2001-11-08 2001-11-08 Composition fongicide comprenant au moins un compose fongici de de la famille des anilinopyrimidines et au moins un derive de l'acide phosphoreux et utilisation de cette composition pour la lutte contre les maladies des plantes

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1441590E true PT1441590E (pt) 2008-07-08

Family

ID=8869173

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT02793216T PT1441590E (pt) 2001-11-08 2002-11-08 Composições fungicidas compreendendo pirimetanil e pelo menos um derivado de ácido fosforoso e sua utilização no combate contra as doenças das plantas

Country Status (27)

Country Link
US (1) US20050019420A1 (pt)
EP (1) EP1441590B1 (pt)
JP (1) JP2005507430A (pt)
KR (1) KR20050044356A (pt)
CN (1) CN1264406C (pt)
AR (1) AR037334A1 (pt)
AT (1) ATE394032T1 (pt)
AU (1) AU2002358878B2 (pt)
BR (1) BR0213918B1 (pt)
CA (1) CA2463707C (pt)
CO (1) CO5590859A2 (pt)
DE (1) DE60226477D1 (pt)
ES (1) ES2305332T3 (pt)
FR (1) FR2831768B1 (pt)
HK (1) HK1071035A1 (pt)
HU (1) HUP0402032A3 (pt)
IL (2) IL161637A0 (pt)
MA (1) MA27148A1 (pt)
MX (1) MXPA04004316A (pt)
NZ (1) NZ532342A (pt)
PL (1) PL209101B1 (pt)
PT (1) PT1441590E (pt)
RU (1) RU2278516C2 (pt)
TW (1) TWI336242B (pt)
UA (1) UA78528C2 (pt)
WO (1) WO2003039257A1 (pt)
ZA (1) ZA200402967B (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP2153721B1 (en) * 2004-10-22 2013-02-13 Ishihara Sangyo Kaisha, Ltd. Agricultural or horticultural fungicide composition and method of controlling plant disease
JP4769921B2 (ja) * 2005-04-25 2011-09-07 丸善製薬株式会社 植物病害防除剤及び農薬
US20100028303A1 (en) 2008-07-17 2010-02-04 Bioworks, Inc. Control of plant diseases and enhancing plant growth using a combination of a trichoderma virens species and a rhizosphere competent trichoderma harzianum species
BRPI0920122B1 (pt) * 2008-10-15 2017-12-19 Bayer Intellectual Property Gmbh Ditiin-tetracarboximides and their uses for combating phytopathogenic fungi
AR077956A1 (es) * 2009-09-14 2011-10-05 Bayer Cropscience Ag Combinaciones de compuestos activos
JP7064165B2 (ja) * 2015-06-08 2022-05-10 ヴイエム アグリテック リミテッド 抗菌性農薬組成物
JP7361696B2 (ja) * 2017-12-20 2023-10-16 バイエル アクチェンゲゼルシャフト リンゴのモザイク黒星病を防除するための殺真菌剤の使用
CN111269844B (zh) * 2020-04-02 2021-05-25 山东省科学院生态研究所 一株防治韭菜灰霉病的哈茨木霉tw21990及其应用

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2254276B1 (pt) * 1973-12-14 1977-03-04 Philagro Sa
CA1086768A (en) * 1976-11-16 1980-09-30 Michel Ghazarian Process for the manufacture of an aluminium compound
JP3086746B2 (ja) * 1991-03-20 2000-09-11 クミアイ化学工業株式会社 農園芸用殺菌剤組成物
FR2722652B1 (fr) * 1994-07-22 1997-12-19 Rhone Poulenc Agrochimie Composition fongicide comprenant une 2-imidazoline-5-one
FR2737086B1 (fr) * 1995-07-24 1997-08-22 Rhone Poulenc Agrochimie Composition fongicide comprenant un compose analogue de la strobilurine
DE19739982A1 (de) * 1996-12-10 1998-06-18 Bayer Ag Fungizide Wirkstoffkombinationen
FR2771898B1 (fr) * 1997-12-04 2000-01-07 Rhone Poulenc Agrochimie Composition fongicide et/ou bactericide synergique
US6770303B1 (en) * 1998-04-16 2004-08-03 Bayer Cropscience S.A. Use of antifungal and/or antibacterial and/or antiviral compounds
FR2787295A1 (fr) * 1998-12-22 2000-06-23 Rhone Poulenc Agrochimie Composition fongicide synergique comprenant un compose analogue de la strobilurine

Also Published As

Publication number Publication date
HK1071035A1 (en) 2005-07-08
CO5590859A2 (es) 2005-12-30
IL161637A0 (en) 2004-09-27
WO2003039257A1 (fr) 2003-05-15
ES2305332T3 (es) 2008-11-01
DE60226477D1 (de) 2008-06-19
US20050019420A1 (en) 2005-01-27
PL368232A1 (en) 2005-03-21
FR2831768A1 (fr) 2003-05-09
BR0213918B1 (pt) 2014-10-07
CN1264406C (zh) 2006-07-19
EP1441590B1 (fr) 2008-05-07
RU2278516C2 (ru) 2006-06-27
CN1582115A (zh) 2005-02-16
CA2463707A1 (fr) 2003-05-15
UA78528C2 (en) 2007-04-10
PL209101B1 (pl) 2011-07-29
KR20050044356A (ko) 2005-05-12
CA2463707C (fr) 2011-03-29
HUP0402032A3 (en) 2012-09-28
TW200300328A (en) 2003-06-01
TWI336242B (en) 2011-01-21
RU2004117214A (ru) 2005-03-27
ZA200402967B (en) 2005-03-30
HUP0402032A2 (hu) 2005-01-28
BR0213918A (pt) 2004-08-31
FR2831768B1 (fr) 2004-10-29
NZ532342A (en) 2005-08-26
ATE394032T1 (de) 2008-05-15
JP2005507430A (ja) 2005-03-17
AU2002358878B2 (en) 2006-12-07
EP1441590A1 (fr) 2004-08-04
IL161637A (en) 2010-11-30
MA27148A1 (fr) 2005-01-03
AR037334A1 (es) 2004-11-03
MXPA04004316A (es) 2004-08-11

Similar Documents

Publication Publication Date Title
RU2304388C2 (ru) Фунгицидная композиция, способ борьбы против фитопатогенных грибков сельскохозяйственных культур, продукт для нанесения фунгицидных соединений
EP2667720B1 (en) Pesticidal composition comprising sulphur, a fungicide and an agrochemical excipient
UA89087C2 (uk) Фунгіцидна композиція, спосіб попередження або боротьби з фітопатогенними грибами рослин та спосіб обробки рослин
EA023723B1 (ru) ПЕСТИЦИДНАЯ КОМПОЗИЦИЯ, СОДЕРЖАЩАЯ ФОСЕТИЛ-АЛЮМИНИЙ, ПРОПАМОКАРБ-HCl И ИНСЕКТИЦИДНО АКТИВНОЕ ВЕЩЕСТВО
RU2310328C2 (ru) Фунгицидные комбинации биологически активных веществ
ES2236560T3 (es) Composicion fungicida y uso de esta composicion para la lucha contra las enfermedades de las plantas.
WO2015062353A9 (en) Fungicidal composition and the use thereof
UA80378C2 (en) Fungicidal composition, containing pyridylethylbenzamide derivative and compound capable of ingibiting methionine biosynthesis and method for preventively or curatively combating phytopathogenic fungi of crops
EA014775B1 (ru) Комбинация биологически активных веществ фунгицидного действия
ES2227429T3 (es) Composiciones gungicidas a base de derivados de piridilmetilbenzamida y de derivados del aclido fosforoso.
HU199244B (en) Synergetic fungicide composition
PT1441590E (pt) Composições fungicidas compreendendo pirimetanil e pelo menos um derivado de ácido fosforoso e sua utilização no combate contra as doenças das plantas
BR112018071895B1 (pt) Composição fungicida
PT818144E (pt) Microbicida
UA77972C2 (uk) Фунгіцидна композиція, що містить похідну піридилметилбензаміду і похідну дитіокарбамату, спосіб лікування або запобігання появі фітопатогенних грибів на сільськогосподарських культурах
ES2231671T3 (es) Composiciones fungicidas basadas en derivados de piridilmetilbenzamida y de propamocarb.
EA003089B1 (ru) Синтетические фунгицидные смеси на основе производных n-фенилникотинамида и бензимидазолов или высвобождающих их предшественников
RU2312499C2 (ru) Фунгицидная композиция, включающая пириметанил и ипродион, способ лечебного контроля над фитопатогенными организмами растений
CZ285959B6 (cs) Mikrobicidní kompozice pro ochranu rostlin a způsob potírání chorob rostlin a předcházení chorobám rostlin
EA007333B1 (ru) Фунгицидные смеси на базе дитианона
UA67801C2 (uk) Фунгіцидна композиція та спосіб боротьби з фітопатогенними грибами
KR20130100893A (ko) 퀴나졸린을 포함하는 살진균 혼합물 ii
EA006799B1 (ru) Фунгицидная смесь