PT1407174E - Válvula de cursor - Google Patents

Válvula de cursor Download PDF

Info

Publication number
PT1407174E
PT1407174E PT02767162T PT02767162T PT1407174E PT 1407174 E PT1407174 E PT 1407174E PT 02767162 T PT02767162 T PT 02767162T PT 02767162 T PT02767162 T PT 02767162T PT 1407174 E PT1407174 E PT 1407174E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
valve
slider
valves
flange
valve body
Prior art date
Application number
PT02767162T
Other languages
English (en)
Inventor
Roland Unruh
Heinz Lueke
Original Assignee
Richter Albert Ari Armaturen
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=7959318&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT1407174(E) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Richter Albert Ari Armaturen filed Critical Richter Albert Ari Armaturen
Publication of PT1407174E publication Critical patent/PT1407174E/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16KVALVES; TAPS; COCKS; ACTUATING-FLOATS; DEVICES FOR VENTING OR AERATING
    • F16K31/00Actuating devices; Operating means; Releasing devices
    • F16K31/44Mechanical actuating means
    • F16K31/50Mechanical actuating means with screw-spindle or internally threaded actuating means
    • F16K31/508Mechanical actuating means with screw-spindle or internally threaded actuating means the actuating element being rotatable, non-rising, and driving a non-rotatable axially-sliding element
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16KVALVES; TAPS; COCKS; ACTUATING-FLOATS; DEVICES FOR VENTING OR AERATING
    • F16K1/00Lift valves or globe valves, i.e. cut-off apparatus with closure members having at least a component of their opening and closing motion perpendicular to the closing faces
    • F16K1/02Lift valves or globe valves, i.e. cut-off apparatus with closure members having at least a component of their opening and closing motion perpendicular to the closing faces with screw-spindle
    • F16K1/06Special arrangements for improving the flow, e.g. special shape of passages or casings
    • F16K1/08Special arrangements for improving the flow, e.g. special shape of passages or casings in which the spindle is perpendicular to the general direction of flow

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Lift Valve (AREA)
  • Taps Or Cocks (AREA)
  • Valve Device For Special Equipments (AREA)
  • Magnetically Actuated Valves (AREA)
  • Electronic Switches (AREA)
  • Fluid-Driven Valves (AREA)
  • Pens And Brushes (AREA)

Description

DESCRIÇÃO "VÁLVULA DE CURSOR" A presente invenção refere-se a uma válvula de cursor de acordo com o conceito genérico da reivindicação 1.
Uma válvula deste género ficou já a ser conhecida pelo documento DE 19733544.
Estas válvulas de cursor são utilizadas em múltiplos campos de aplicação. Em comparação com válvulas de borboleta, por exemplo, proporcionam vantagens consideráveis, nomeadamente no que se refere à estanqueidade, à capacidade de regulação e à sua vida útil.
Assim, por exemplo, quando a frequência de utilização for maior, isto é, quando houver múltiplas operações de fecho, nas válvulas de borboleta a superfície de vedação entre a peça de obturação e a sede de válvula está sujeita a desgaste que faz com que a funcionalidade seja afectada e com que, devido à construção da válvula, o desgaste só poder ser eliminado pela substituição de elementos de vedação.
Em contrapartida numa válvula de cursor os desgastes que afectam a vedação da sede da válvula ou da peça de obturação podem ser compensados em grande parte exercendo por meio da haste da válvula uma maior pressão sobre a peça de obturação, o que cria um maior aperto de encontro à sede da válvula. 1
Designadamente devido à forma da peça de obturação a capacidade de regulação da válvula de cursor é melhor do que a de uma válvula de borboleta. Isto deve-se sobretudo ao facto de a borboleta da válvula ser rodada em torno de um eixo vertical e bastar já um pequeno ângulo de rotação para pôr a descoberto uma grande secção transversal de passagem. Em virtude disso podem ocorrer além disso golpes de pressão (golpes de aríete) nas tubagens da instalação.
As válvulas de borboleta, tal como as válvulas de cursor ou válvulas similares, distinguem-se no entanto por terem um comprimento total muito curto, o que é desejável em muitos campos de aplicação. A presente invenção tem o objectivo de configurar uma válvula de cursor do género em questão de tal maneira que a sua capacidade de utilização resulta melhorada.
Este objectivo atinge-se pela adopção de uma válvula de cursor com as características enunciadas na reivindicação 1.
Devido à configuração em termos de construção de uma válvula de cursor, enunciada naquela reivindicação, há agora a possibilidade de aplicar a válvula nos locais em que até à data só era possível utilizar válvulas de borboleta, válvulas de corrediça ou válvulas de macho esférico. Isto permite evidentemente obter um campo de aplicação substancialmente alargado das válvulas de cursor, quando comparado com o que acontecia até agora. 2
Além disso as válvulas de borboleta já montadas podem ser substituídas sem problemas por válvulas de cursor configuradas da maneira preconizada pela presente invenção.
Nomeadamente o comprimento total muito reduzido quando comparado com o diâmetro nominal permite agora uma utilização optimizada da válvula de cursor.
Para tal é decisiva a configuração da sede de válvula e da peça de obturação, que na posição de fecho está em contacto com essa sede. Neste particular é especialmente importante a posição de inclinação da sede de válvula, isto é, da superfície da sede na qual encosta a toda a volta a peça de obturação, peça essa que em muitos casos está revestida de uma vedação elástica.
De acordo com um aperfeiçoamento vantajoso da invenção está previsto que a superfície de assento da sede de válvula tenha a toda a volta uma inclinação tal que os pontos de intersecção das geratrizes que definem a sede de válvula e que se encontram em posições diametralmente opostas delimitam uma superfície.
Como de maneira surpreendente foi possível constatar, esta forma de realização presta-se especialmente bem à realização das características enunciadas na reivindicação 1, permitindo optimizar por um lado a estanqueidade e por outro lado as perdas em carga.
Acresce que uma válvula de cursor configurada da maneira em apreço pode ser fabricada de forma especialmente económica, pelo que neste aspecto não apresenta inconvenientes em relação às válvulas de borboleta que se obtêm a bom preço, de modo que esta nova válvula de cursor pode em larga medida ser muito bem 3 considerada como sendo um substituto equivalente de uma válvula de borboleta.
De acordo com a invenção a haste está acoplada à peça de obturação num ponto mais ou menos excêntrico, consoante a posição de inclinação da sede de válvula, o que contribui igualmente para uma optimização da nova válvula.
Outras formas de configuração vantajosas da invenção encontram-se referenciadas nas reivindicações secundárias.
Um exemplo de realização da invenção será de seguida descrito mediante o desenho anexado. A figura única mostra em corte uma vista lateral de uma válvula de cursor de acordo com a invenção.
Na figura encontra-se representada uma válvula de cursor que comporta um corpo 1 de válvula ao qual se segue um pescoço 2 do corpo, no qual se encontra apoiada, de modo a poder rodar, uma porca 3 de haste, mas que, no entanto, se encontra travada na direcção axial. A porca 3 de haste tem uma ligação fixa com uma roda manivela 5, mediante a qual é possível mover a dita porca 3 de haste. A porca 3 de haste guia uma haste 4 de válvula de movimento axial, haste cuja rosca exterior está engrenada na rosca interior da porca 3 de haste, pelo que a rotação da roda manivela 5 provoca o deslocamento axial da haste 4 de válvula. 4 0 corpo 1 de válvula apresenta duas superfícies frontais 11 situadas de lados contrários da válvula e paralelas uma à outra, superfícies essas que podem ser apertadas entre duas extremidades de tubagem, não representadas na figura, encontrando-se as superfícies frontais 11 então em contacto com flanges fixadas nas extremidades da tubagem. As flanges das extremidades da tubagem estão ligadas entre si por parafusos. Para tal estes parafusos passam através de furações 12, que estão previstas numa flange 10 do corpo 1 da válvula. Esta flange 10 está disposta, com referência ao comprimento total do corpo 1 da válvula, aproximadamente a meio do mesmo. A válvula de cursor é centrada e apertada entre as extremidades de tubagem por meio dos parafusos que, como já se referiu, passam através das furações 12.
Em vez das furações 12, que são furações de passagem, podem estar previstos furos roscados, nos quais podem ser enroscados parafusos que passam através de furações de passagem das flanges da tubagem, parafusos por meio dos quais a válvula de cursor fica então ligada de maneira fixa com as tubagens.
Além disso o corpo 1 da válvula está provido de uma conduta 8 de passagem, através da qual é possível fazer passar um fluido que corre pela já referida tubagem.
Para obturar o fluxo está prevista no corpo 1 da válvula uma sede 9 de válvula com uma posição inclinada, sede essa que apresenta uma superfície de sede circundante com a qual pode entrar em contacto, de modo a vedar, uma peça 6 de obturação, estando a peça 6 de obturação revestida de uma vedação elástica 7. 5 A haste 4 está ligada à peça 6 de obturação com imobilização à rotação, de modo que ao rodar a roda manivela 5 e em consequência disso também a porca 3 de haste, a haste 4 de válvula se move na direcção axial, arrastando consigo na mesma direcção a peça 6 de obturação.
De acordo com a invenção o diâmetro nominal do corpo 1 de válvula, isto é, o diâmetro da conduta 8 de passagem junto da sua entrada e da sua saida corresponde ao comprimento total da válvula, isto é, o afastamento entre os dois lados frontais 11 paralelos entre si corresponde às medidas que nas normas é definido para válvulas, nomeadamente para válvulas de borboleta ou válvulas de macho esférico na versão de ligação rápida. Assim, remete-se a titulo de exemplo para a norma europeia EN 558-1, série básica 16, na qual se indica para um diâmetro nominal de DN = 100 mm um comprimento total de 64 mm. Para o mesmo diâmetro nominal o comprimento total mencionado na referida norma para a série básica 20 é de 52 mm. Como se nota, o comprimento total é em qualquer dos casos nitidamente menor do que o diâmetro nominal.
Lisboa, 18 de Setembro de 2007 6

Claims (4)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Válvula de cursor com um corpo (1) de válvula de ligação rápida que comporta uma conduta (8) de passagem que pode ser obturada por meio de uma peça (6) de obturação actuada por uma haste (4) de válvula de deslocamento axial, encontrando-se a peça (6) de obturação na posição de obturação em contacto, de modo a vedar, com uma sede (9) de válvula disposta com inclinação em relação à direcção de fluxo, estando a haste (4) de válvula ligada de maneira mais ou menos excêntrica à peça (6) de obturação, consoante a posição de inclinação da sede (9) de válvula, caracterizada por o corpo de válvula corresponder, no que se refere ao seu diâmetro nominal e ao seu comprimento total, às medidas definidas pela norma relativa a válvulas de borboleta, válvulas de cursor ou torneiras de macho esférico de ligação rápida.
  2. 2. Válvula de cursor de acordo com a reivindicação 1, em que o corpo da válvula comporta uma flange (10), caracterizada por a flange (10) estar provida de furos roscados nos quais podem ser enroscados parafusos que passam através das flanges da tubagem.
  3. 3. Válvula de cursor de acordo com a reivindicação 1, em que o corpo da válvula comporta uma flange (10), através da qual se podem fazer passar parafusos mediante os quais as flanges da tubagem podem ser ligadas uma com a outra, caracterizada por a flange (10) estar situada, em relação ao comprimento total, numa posição central. 1
  4. 4. Válvula de cursor de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por a superfície de assentamento da sede (9) de válvula ter a toda a volta uma inclinação tal que os pontos de intersecção das geratrizes diametralmente opostas umas às outras delimitam uma superfície. Lisboa, 18 de Setembro de 2007 2
PT02767162T 2001-07-14 2002-07-02 Válvula de cursor PT1407174E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE20111721U DE20111721U1 (de) 2001-07-14 2001-07-14 Hubventil

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1407174E true PT1407174E (pt) 2007-10-01

Family

ID=7959318

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT02767162T PT1407174E (pt) 2001-07-14 2002-07-02 Válvula de cursor

Country Status (15)

Country Link
US (1) US20030197148A1 (pt)
EP (1) EP1407174B1 (pt)
JP (1) JP2004535539A (pt)
KR (1) KR20040023564A (pt)
CN (1) CN1464948A (pt)
AT (1) ATE371131T1 (pt)
BR (1) BR0205743B1 (pt)
DE (2) DE20111721U1 (pt)
DK (1) DK1407174T3 (pt)
ES (1) ES2289145T3 (pt)
HR (1) HRP20030165A2 (pt)
HU (1) HUP0303885A2 (pt)
PL (1) PL200430B1 (pt)
PT (1) PT1407174E (pt)
WO (1) WO2003008846A1 (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6863859B2 (en) 2001-08-16 2005-03-08 Objet Geometries Ltd. Reverse thermal gels and the use thereof for rapid prototyping
US7641082B2 (en) * 2005-04-28 2010-01-05 Kenneth John Seton Applicator for particulate matter
US7708254B2 (en) 2007-08-07 2010-05-04 Warren Controls, Inc. Actuator apparatus for operating and locking a control valve and a method for its use
CN101832401A (zh) * 2010-04-27 2010-09-15 湖南泵阀制造有限公司 一种波纹管球阀
CN103398179A (zh) * 2013-08-20 2013-11-20 卓旦春 一种电动调节阀
DE102015100929A1 (de) 2015-01-22 2016-08-11 Ari-Armaturen Albert Richter Gmbh & Co Kg Stellventil

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR1008132A (fr) * 1950-01-09 1952-05-14 Vanne perfectionnée
DE1044541B (de) * 1957-09-23 1958-11-20 Alois Siebeck Dipl Ing Schiebergehaeuse fuer leichte und schwere Bauart, das mit durchgehenden Schrauben zwischen die Rohrflansche eingespannt werden kann
US4773627A (en) * 1987-07-06 1988-09-27 Rovang, Inc. Gate valve
DE3831249A1 (de) * 1988-09-14 1990-03-22 Schertler Siegfried Ventilschieber
DE8912795U1 (de) * 1989-01-21 1989-12-28 KSB Aktiengesellschaft, 6710 Frankenthal Hubventil
DE8909262U1 (de) * 1989-08-01 1989-10-05 KSB Aktiengesellschaft, 6710 Frankenthal Armaturengehäuse
DE4027459A1 (de) * 1990-08-30 1992-03-12 Richter Albert Ari Armaturen Hubventil
GB2271164B (en) * 1992-08-22 1994-09-21 Oliver Valves Ltd Valve assembly
DE9309932U1 (de) * 1993-07-03 1993-08-19 Jaudt Dosiertechnik Maschinenfabrik GmbH, 86167 Augsburg Drehklappe zum Einbau in Rohrleitungen
DE29723350U1 (de) * 1996-09-12 1998-10-01 KSB AG, 67227 Frankenthal Hubventil kurzer Bauart
UA48246C2 (uk) * 1996-09-12 2002-08-15 Ксб Актієнгезеллшафт Вентиль з малою висотою підняття
DE19637663C2 (de) * 1996-09-16 1999-03-25 Schlattmann Josef Prof H C Dr Ventil und Verfahren zu dessen Herstellung
DE29723687U1 (de) * 1997-03-21 1998-12-10 ARI-Armaturen Albert Richter GmbH & Co KG, 33758 Schloß Holte-Stukenbrock Ventil
DE19809335A1 (de) * 1998-03-05 1999-09-09 Ksb Ag Absperrschieber

Also Published As

Publication number Publication date
EP1407174B1 (de) 2007-08-22
JP2004535539A (ja) 2004-11-25
KR20040023564A (ko) 2004-03-18
DE50210769D1 (de) 2007-10-04
BR0205743A (pt) 2003-07-15
WO2003008846A1 (de) 2003-01-30
ES2289145T3 (es) 2008-02-01
PL200430B1 (pl) 2009-01-30
EP1407174A1 (de) 2004-04-14
HUP0303885A2 (en) 2007-11-28
CN1464948A (zh) 2003-12-31
DK1407174T3 (da) 2008-01-07
US20030197148A1 (en) 2003-10-23
ATE371131T1 (de) 2007-09-15
BR0205743B1 (pt) 2012-02-07
HRP20030165A2 (en) 2003-04-30
PL360056A1 (en) 2004-09-06
DE20111721U1 (de) 2002-11-21

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US3516638A (en) Flow diverter ball valve
US8356627B2 (en) Three-valves manifold for differential pressure type flow meter
CN204062106U (zh) 轴向流体阀
US6935616B2 (en) Balanced plug valve
US6830069B2 (en) Isolation valve assembly
JP5449250B2 (ja) 精密な圧力および流量調節が可能なコーンバルブ
PT1407174E (pt) Válvula de cursor
US20180238469A1 (en) Tap with integral ball valve
US6186476B1 (en) Shut-off valve for pipes
RU177797U1 (ru) Комбинированный шаровой кран-клапан
US8887756B2 (en) Shutoff valve in backflow prevention device
US1841789A (en) Valve
RU135384U1 (ru) Клапан для подключения манометра
US3450164A (en) Dual orifice plug fitting
RU180822U1 (ru) Кран шаровой трехходовой
JP5391317B1 (ja) 精密な圧力及び流量調節が可能なコーン弁
EP0857270B1 (en) Double obturator valve
RU2147704C1 (ru) Задвижка
RU127140U1 (ru) Регулируемая дроссельная шайба
RU2714089C1 (ru) Узел шарового затвора со встроенным вентилем
RU193447U1 (ru) Трехходовой дисковый кран
RU2648138C1 (ru) Шаровой кран
US8844562B2 (en) Access cover in backflow prevention device
RU2307968C2 (ru) Затвор трубопроводной арматуры
US20160319956A1 (en) Shut off valve construction