BR0205743B1 - válvula de levantamento. - Google Patents

válvula de levantamento. Download PDF

Info

Publication number
BR0205743B1
BR0205743B1 BRPI0205743-3A BR0205743A BR0205743B1 BR 0205743 B1 BR0205743 B1 BR 0205743B1 BR 0205743 A BR0205743 A BR 0205743A BR 0205743 B1 BR0205743 B1 BR 0205743B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
valve
flange
seat
valve housing
valves
Prior art date
Application number
BRPI0205743-3A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0205743A (pt
Inventor
Heinz Lueke
Roland Unruh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=7959318&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BR0205743(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed filed Critical
Publication of BR0205743A publication Critical patent/BR0205743A/pt
Publication of BR0205743B1 publication Critical patent/BR0205743B1/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16KVALVES; TAPS; COCKS; ACTUATING-FLOATS; DEVICES FOR VENTING OR AERATING
    • F16K31/00Actuating devices; Operating means; Releasing devices
    • F16K31/44Mechanical actuating means
    • F16K31/50Mechanical actuating means with screw-spindle or internally threaded actuating means
    • F16K31/508Mechanical actuating means with screw-spindle or internally threaded actuating means the actuating element being rotatable, non-rising, and driving a non-rotatable axially-sliding element
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16KVALVES; TAPS; COCKS; ACTUATING-FLOATS; DEVICES FOR VENTING OR AERATING
    • F16K1/00Lift valves or globe valves, i.e. cut-off apparatus with closure members having at least a component of their opening and closing motion perpendicular to the closing faces
    • F16K1/02Lift valves or globe valves, i.e. cut-off apparatus with closure members having at least a component of their opening and closing motion perpendicular to the closing faces with screw-spindle
    • F16K1/06Special arrangements for improving the flow, e.g. special shape of passages or casings
    • F16K1/08Special arrangements for improving the flow, e.g. special shape of passages or casings in which the spindle is perpendicular to the general direction of flow

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Lift Valve (AREA)
  • Taps Or Cocks (AREA)
  • Valve Device For Special Equipments (AREA)
  • Magnetically Actuated Valves (AREA)
  • Electronic Switches (AREA)
  • Fluid-Driven Valves (AREA)
  • Pens And Brushes (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "VÁLVULA DE LEVANTAMENTO"
A presente invenção refere-se a uma válvula de levantamento de acordo com o preâmbulo da reivindicação 1.
Válvulas de levantamento desse tipo são empregadas em mui- tas áreas de aplicação. Em relação, por exemplo, às válvulas de portinhola, elas possuem vantagens consideráveis no que diz respeito à vedação, à capacidade de regulagem e à duração.
Dessa forma, por exemplo, em uso mais freqüente, portanto, no caso de um fechamento múltiplo em válvulas de portinhola, a superfície de válvula entre a peça de fecho e o assento da válvula é submetida a um des- gaste que leva a um prejuízo da capacidade de funcionamento e, condicio- nada à construção, só pode ser remediada através de uma troca de ele- mentos de válvula.
Em contrapartida, no caso de uma válvula de levantamento, os desgastes que prejudicam a vedação do assento da válvula e da peça de fecho, podem ser compensados em uma parte considerável pelo fato de que, uma pressão aumentada é levada, por meio do fuso da válvula sobre a peça de fecho, pelo que ocorre uma compressão melhor no assento da válvula.
A capacidade de regulagem da válvula de levantamento, em particular, devido à forma da peça de fecho é melhor do que no caso de uma válvula de portinhola. Isso sobretudo porque o disco da válvula é gira- do em torno de um eixo vertical e já com giro pequeno, libera uma grande seção transversal de fluxo. Deste modo, em conseqüência disso, pode che- gar a choques de pressão (choques de água) na tubulação de instalações.
Sem dúvida, válvulas de portinhola, da mesma forma que corre- diças ou acessórios similares, se caracterizam por um comprimento de construção muito curto, o que é desejável para muitos campos de aplicação.
À presente invenção cabe a tarefa de construir uma válvula de levantamento do tipo de acordo com o gênero, de tal modo que sua capaci- dade de emprego seja aperfeiçoada. Essa tarefa é solucionada através de uma válvula de levanta- mento, que apresenta as características da reivindicação 1.
Por meio dessa forma de construção de uma válvula de levan- tamento, então, existe a possibilidade de empregar essa válvula ali também, onde até o momento somente válvulas de portinhola, corrediças ou válvulas de esferas podem ser empregadas. Isso possibilita, naturalmente, um cam- po de aplicação das válvulas de levantamento consideravelmente maior do que até aqui em uso.
Além disso, válvulas de portinhola já montadas podem ser subs- tituídas, respectivamente, sem problemas, por uma válvula de levantamento construída no sentido da invenção.
Em particular, o comprimento de construção muito pequeno em relação ao diâmetro nominal permite, então, um emprego otimizado da vál- vula de levantamento.
Nesse caso, a configuração do assento da válvula e da peça de fecho adjacente a ele em posição de fechamento é decisiva. Nesse caso, chega-se, em particular, à posição inclinada do assento da válvula, isto é, da superfície de assento, na qual a peça de fecho encosta circundando fre- qüentemente com uma vedação elástica.
De acordo com um aperfeiçoamento vantajoso da invenção, está previsto que a superfície de assento do assento da válvula esteja inclinada circundando de tal modo que, os pontos de corte das linhas de revestimento que ficam, respectivamente, diametralmente opostas, através da qual o as- sento da válvula é definido, incluam uma superfície.
Como tem-se mostrado de modo surpreendente, essa execução é particularmente apropriada, para realizar as características da reivindica- ção 1, por um lado com otimização da vedação, e por outro lado, da resis- tência à corrente.
Acrescente-se a isso o fato de que, uma válvula de Ievanta- mento construída dessa forma, pode ser fabricada de modo particularmente econômico, de tal modo que, essa nova válvula de levantamento, sem dúvi- da, pode ser vista como substituição equivalente em amplas faixas para uma válvula de portinhola.
Além disso, pode estar previsto que, dependendo da posição de inclinação do assento da válvula, o fuso esteja ligado fora do centro, o que da mesma forma, contribui para uma otimização da nova válvula.
Outras construções vantajosas da invenção estão caracteriza- das nas reivindicações subordinadas.
Um exemplo de execução da invenção será descrito, a seguir, com auxílio do desenho anexo.
A única figura mostra uma válvula de levantamento de acordo com a invenção em uma vista lateral cortada.
Na figura está representada uma válvula de levantamento, que apresenta uma carcaça da válvula 1, à qual se conecta um gargalo da car- caça 2, no qual está apoiada uma porca do fuso 3, podendo girar, todavia segura axialmente.
Com a porca do fuso 3 está ligado fixamente um volante manual 5, através do qual a porca do fuso 3 pode se movimentar.
Na porca do fuso 3 é conduzido um fuso da válvula 4 deslocável axialmente, cuja rosca externa penteia a rosca interna da porca do fuso 3, pelo que, no caso da rotação do volante manual 5, é produzido o movimento axial do fuso da válvula 4.
A carcaça da válvula 1 apresenta duas superfícies frontais 11 que ficam opostas, passando paralelamente uma em relação à outra, que podem ser apertadas entre duas extremidades do encanamento, não repre- sentado, sendo que as superfícies frontais 11, então, encostam em flanges das extremidades do encanamento. Por meio de parafusos, os flanges das extremidades do encanamento estão ligados entre si. Nesse caso, esses parafusos são conduzidos através dos furos 12 que estão previstos em um flange 10 no lado da carcaça da carcaça da válvula 1. Esse flange 10, em relação ao comprimento de construção da carcaça da válvula 1, está dis- posto aproximadamente no centro.
Por meio dos parafusos, que como mencionado, são conduzidos através dos furos 12, a válvula de levantamento é centrada e apertada entre as extremidades do encanamento.
Ao invés dos furos 12 que formam furos de passagem, podem estar previstos furos roscados, nos quais são aparafusados os parafusos, que podem ser conduzidos pelos furos de passagem de flanges do enca- namento, e por meio dos quais a válvula de levantamento, então, está liga- da fixamente com os encanamentos.
Além disso, a carcaça da válvula 1 apresenta um condutor de fluxo 8, através do qual pode ser conduzido um meio que flui, através dos tubos mencionados.
Para o fechamento do fluxo está previsto um assento da válvula 9 disposto inclinadamente na carcaça da válvula 1, que apresenta uma su- perfície de assento circundante, na qual pode ser colocada uma peça de fecho 6 vedando, sendo que a peça de fecho 6 é provida de uma vedação 7 elástica.
O fuso da válvula 4 está ligado à prova de torção à peça de fe- cho 6 de tal modo que, no caso da rotação do volante manual 5 e, com isso, da porca do fuso 3, o fuso da válvula 4 se move axialmente, bem como, a peça de fecho 6 na mesma direção.
De acordo com a invenção, a carcaça da válvula 1 corresponde em sua largura nominal, portanto, ao diâmetro do condutor de fluxo 8, na entrada e na saída do comprimento de construção, isto é, ao intervalo entre os dois lados frontais 11 paralelos, às dimensões definidas pelas normas para acessórios, em particular, para válvulas de portinhola ou válvulas esfé- ricas em execução com aperto. A título de exemplo, é remetido à norma eu- ropéia EN 558-1, série básica 16, na qual no caso de um diâmetro nominal DN = 100 mm, é indicado um comprimento de construção de 64 mm. No caso do diâmetro nominal igual, o comprimento de construção na norma mencionada na série básica 20 é de 52 mm. Como pode ser reconhecido, em todo caso, o comprimento de construção é nitidamente mais curto do que o diâmetro nominal.

Claims (3)

1. Válvula de levantamento, com uma carcaça da válvula 1, que apresenta um condutor de fluxo (8), que pode ser fechado através de uma peça de fecho (6) acionável por meio de um fuso da válvula (4) que pode ser deslocado axialmente, sendo que, na posição de fechamento, a peça de fecho (6) encosta vedando em um assento da válvula (9) disposto inclina- damente em relação à direção de fluxo, caracterizada pelo fato de que a superfície de assento do assento da válvula (9) está inclinada circundando de tal modo que, os pontos de corte das linhas de revestimento que ficam, respectivamente, diametralmente opostas incluem uma superfície e que o fuso da válvula (4), dependendo da posição de inclinação do assento da válvula (9), está ligado fora do centro na peça de fecho (6), sendo que a carcaça da válvula em sua largura nominal e seu comprimento de constru- ção corresponde às dimensões para válvulas de portinhola, corrediças ou válvulas esféricas em execução de aperto.
2. Válvula de levantamento de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a carcaça da válvula apresenta um flange (10), caracterizada pelo fato de que o flange (10) está provido de furos ros- cados, nos quais podem ser aparafusados parafusos conduzidos através de flanges de encanamento.
3. Válvula de levantamento de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a carcaça da válvula apresenta um flange (10), através do qual podem ser conduzidos parafusos com os quais podem ser ligados entre si flanges de encanamento, caracterizada pelo fato de que o flange (10) está disposto quase centralmente, em relação ao comprimento de construção.
BRPI0205743-3A 2001-07-14 2002-07-02 válvula de levantamento. BR0205743B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE20111721U DE20111721U1 (de) 2001-07-14 2001-07-14 Hubventil
DE20111721.5 2001-07-14
PCT/EP2002/007254 WO2003008846A1 (de) 2001-07-14 2002-07-02 Hubventil

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0205743A BR0205743A (pt) 2003-07-15
BR0205743B1 true BR0205743B1 (pt) 2012-02-07

Family

ID=7959318

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0205743-3A BR0205743B1 (pt) 2001-07-14 2002-07-02 válvula de levantamento.

Country Status (15)

Country Link
US (1) US20030197148A1 (pt)
EP (1) EP1407174B1 (pt)
JP (1) JP2004535539A (pt)
KR (1) KR20040023564A (pt)
CN (1) CN1464948A (pt)
AT (1) ATE371131T1 (pt)
BR (1) BR0205743B1 (pt)
DE (2) DE20111721U1 (pt)
DK (1) DK1407174T3 (pt)
ES (1) ES2289145T3 (pt)
HR (1) HRP20030165A2 (pt)
HU (1) HUP0303885A2 (pt)
PL (1) PL200430B1 (pt)
PT (1) PT1407174E (pt)
WO (1) WO2003008846A1 (pt)

Families Citing this family (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6863859B2 (en) 2001-08-16 2005-03-08 Objet Geometries Ltd. Reverse thermal gels and the use thereof for rapid prototyping
US7641082B2 (en) * 2005-04-28 2010-01-05 Kenneth John Seton Applicator for particulate matter
US7708254B2 (en) 2007-08-07 2010-05-04 Warren Controls, Inc. Actuator apparatus for operating and locking a control valve and a method for its use
CN101832401A (zh) * 2010-04-27 2010-09-15 湖南泵阀制造有限公司 一种波纹管球阀
CN103398179A (zh) * 2013-08-20 2013-11-20 卓旦春 一种电动调节阀
DE102015100929A1 (de) 2015-01-22 2016-08-11 Ari-Armaturen Albert Richter Gmbh & Co Kg Stellventil

Family Cites Families (14)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR1008132A (fr) * 1950-01-09 1952-05-14 Vanne perfectionnée
DE1044541B (de) * 1957-09-23 1958-11-20 Alois Siebeck Dipl Ing Schiebergehaeuse fuer leichte und schwere Bauart, das mit durchgehenden Schrauben zwischen die Rohrflansche eingespannt werden kann
US4773627A (en) * 1987-07-06 1988-09-27 Rovang, Inc. Gate valve
DE3831249A1 (de) * 1988-09-14 1990-03-22 Schertler Siegfried Ventilschieber
DE8912795U1 (de) * 1989-01-21 1989-12-28 KSB Aktiengesellschaft, 6710 Frankenthal Hubventil
DE8909262U1 (de) * 1989-08-01 1989-10-05 KSB Aktiengesellschaft, 6710 Frankenthal Armaturengehäuse
DE4027459A1 (de) * 1990-08-30 1992-03-12 Richter Albert Ari Armaturen Hubventil
GB2271164B (en) * 1992-08-22 1994-09-21 Oliver Valves Ltd Valve assembly
DE9309932U1 (de) * 1993-07-03 1993-08-19 Jaudt Dosiertechnik Maschinenfabrik GmbH, 86167 Augsburg Drehklappe zum Einbau in Rohrleitungen
UA48246C2 (uk) * 1996-09-12 2002-08-15 Ксб Актієнгезеллшафт Вентиль з малою висотою підняття
DE29723350U1 (de) * 1996-09-12 1998-10-01 KSB AG, 67227 Frankenthal Hubventil kurzer Bauart
DE19637663C2 (de) * 1996-09-16 1999-03-25 Schlattmann Josef Prof H C Dr Ventil und Verfahren zu dessen Herstellung
DE29723687U1 (de) * 1997-03-21 1998-12-10 ARI-Armaturen Albert Richter GmbH & Co KG, 33758 Schloß Holte-Stukenbrock Ventil
DE19809335A1 (de) * 1998-03-05 1999-09-09 Ksb Ag Absperrschieber

Also Published As

Publication number Publication date
EP1407174A1 (de) 2004-04-14
DE20111721U1 (de) 2002-11-21
US20030197148A1 (en) 2003-10-23
PL360056A1 (en) 2004-09-06
PT1407174E (pt) 2007-10-01
DK1407174T3 (da) 2008-01-07
JP2004535539A (ja) 2004-11-25
ES2289145T3 (es) 2008-02-01
DE50210769D1 (de) 2007-10-04
WO2003008846A1 (de) 2003-01-30
KR20040023564A (ko) 2004-03-18
ATE371131T1 (de) 2007-09-15
CN1464948A (zh) 2003-12-31
HUP0303885A2 (en) 2007-11-28
PL200430B1 (pl) 2009-01-30
EP1407174B1 (de) 2007-08-22
BR0205743A (pt) 2003-07-15
HRP20030165A2 (en) 2003-04-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2358233T3 (es) Válvula de bola provista de medios extraíbles para retener la junta axial.
US4137934A (en) Valve construction
US20030196698A1 (en) Axial flow control valve
US3598363A (en) Ball valve
US6935616B2 (en) Balanced plug valve
JP2011033189A (ja) 可撓性の弁座を有したトラニオン搭載ボール弁
AU2018101478A4 (en) A pinch valve
EP1322886B1 (en) An isolation valve assembly
US3889925A (en) Gate valve and seal
US3130742A (en) Combined safety relief valve and conduit
BR0205743B1 (pt) válvula de levantamento.
US3838844A (en) Top entry valve with aligned through passage
US3770014A (en) Unidirectional variable flow valve
KR102316746B1 (ko) 밸브 시이트와 플랜지를 일체화시킨 부식 방지 버터플라이 밸브
US3982727A (en) Flangeless valve
US4335748A (en) Bidirectional control valve
US3671010A (en) Valve assembly with drop-type stem
US3060957A (en) Valve
US5947157A (en) Throttling device and element
US3477691A (en) Spherical plug valve
US11680647B2 (en) Low-torque valve
US1841789A (en) Valve
KR200427051Y1 (ko) 이중 밸브
US3284045A (en) Plug valve
EP0769113B1 (en) Valve

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 02/07/2002, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21A Patent or certificate of addition expired [chapter 21.1 patent gazette]

Free format text: PATENTE EXTINTA EM 02/07/2022