PT1361554E - Dispositivo para a identificação de veículos - Google Patents

Dispositivo para a identificação de veículos Download PDF

Info

Publication number
PT1361554E
PT1361554E PT02010438T PT02010438T PT1361554E PT 1361554 E PT1361554 E PT 1361554E PT 02010438 T PT02010438 T PT 02010438T PT 02010438 T PT02010438 T PT 02010438T PT 1361554 E PT1361554 E PT 1361554E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
vehicle
identification
vehicles
case
detection
Prior art date
Application number
PT02010438T
Other languages
English (en)
Inventor
Georg Riepe
Original Assignee
Ages Arbeitsgeme Gebuhrenentri
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Ages Arbeitsgeme Gebuhrenentri filed Critical Ages Arbeitsgeme Gebuhrenentri
Publication of PT1361554E publication Critical patent/PT1361554E/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G07CHECKING-DEVICES
    • G07BTICKET-ISSUING APPARATUS; FARE-REGISTERING APPARATUS; FRANKING APPARATUS
    • G07B15/00Arrangements or apparatus for collecting fares, tolls or entrance fees at one or more control points
    • G07B15/06Arrangements for road pricing or congestion charging of vehicles or vehicle users, e.g. automatic toll systems
    • G07B15/063Arrangements for road pricing or congestion charging of vehicles or vehicle users, e.g. automatic toll systems using wireless information transmission between the vehicle and a fixed station
    • GPHYSICS
    • G08SIGNALLING
    • G08GTRAFFIC CONTROL SYSTEMS
    • G08G1/00Traffic control systems for road vehicles
    • G08G1/01Detecting movement of traffic to be counted or controlled
    • G08G1/017Detecting movement of traffic to be counted or controlled identifying vehicles

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Business, Economics & Management (AREA)
  • Finance (AREA)
  • Traffic Control Systems (AREA)
  • Devices For Checking Fares Or Tickets At Control Points (AREA)

Description

1
DESCRIÇÃO "Dispositivo para a identificação de veículos" A invenção refere-se a um método para verificar a autorização de veiculos para transitar por um trajecto de circulação, em que em primeiro lugar um sistema de cobrança de portagem regista caracteristicas de identificação de um veiculo contabilizando a taxa de portagem a pagar para o trajecto que requer portagem e as armazena num registo que representa um veiculo autorizado a transitar pelo trajecto de circulação. Além disso, a invenção refere-se a um dispositivo correspondente para verificar a autorização de veiculos para transitar por um trajecto de circulação.
Os métodos e dispositivos deste tipo são empregados, por exemplo, em trajectos que requerem portagem para controlar se os veiculos que circulam pelo trajecto em questão pagaram correctamente a taxa de uso a pagar.
Conhecem-se diferentes sistemas para a cobrança de taxas de portagem para automóveis, especialmente para camiões, em auto-estradas ou estradas nacionais. Estes calculam a taxa de portagem que deve ser paga geralmente com base no comprimento do trajecto percorrido. Além disso, levam em consideração habitualmente também factores relativos ao veiculo, tal como categoria de eixos, categoria de emissões contaminantes do veiculo e origem do veiculo, na determinação da taxa de uso a pagar.
Em sistemas de registo de portagem convencionais, o motorista do veiculo pega na entrada do trajecto que requer portagem um comprovante do qual se deduz em que ponto começou o uso do trajecto. Em cada saida do trajecto que 2 requer taxa de uso existe então geralmente uma estação de caixa ocupada por pessoas, em que por meio do comprovante entregado pelo motorista do veiculo é definido o comprimento do trajecto percorrido pelo trajecto que requer portagem e é determinada a portagem resultante. 0 custo associado com o serviço das estações de caixa ocupadas por pessoas é considerável. Portanto, está previsto estabelecer sistemas automáticos de cobrança de portagem, nos que não se requer pessoal ou somente um número muito reduzido de pessoal para o registo e a cobrança da portagem. Os sistemas deste tipo que funcionam automaticamente, no entanto, estão expostos ao risco de manipulações que podem levar a perdas consideráveis de receitas de taxas. 0 documento EP 1 160 7 34 A2 revela um método que é baseado neste principio, concretamente um método para conceder uma permissão de entrada para transitar por um estacionamento que requer permissão. Neste sentido, o método conhecido pelo documento EP 1 160 734 A2 corresponde a um sistema automático de cobrança de portagem. Dito de outro modo, o documento EP 1 160 734 A2 descreve um método, em que se recebe um sinal de transponder ou uma imagem de uma matricula de automóvel do veiculo e a seguir é concedida uma permissão de entrada, por exemplo, à área de uma fábrica. Uma vez que o método de concessão de permissão finalizou e o veiculo deslocou-se finalmente à área de uma fábrica, é realizada a verificação da autorização para transitar pelo trajecto de circulação, igual que antes, manualmente por meio de pessoal de vigilância correspondentemente capacitado, por exemplo, o serviço de segurança da fábrica. 3
Isto também é válido para sistemas automáticos de cobrança e pagamento de portagem empregados nos últimos tempos, em que os veículos estão equipados com meios de identificação legíveis por máquina, por exemplo, com matrículas de automóvel legíveis por máquina, transponders ou outras características de identificação que permitem uma identificação inequívoca do respectivo veículo. Estes meios de identificação são registados automaticamente na entrada ou saída de uma estrada que requer portagem, contabilizando a taxa de portagem a pagar para o trajecto percorrido.
Os sistemas automáticos de contabilização possibilitam, inclusive com um elevado volume de tráfego, uma cobrança de portagem rápida, correcta e sem problemas, sem que sejam produzidas retenções de tráfego. No entanto, requerem que realmente cada veículo que entra em consideração esteja equipado com características de identificação adequadas. Dado que não se pode garantir isto na prática do livre aceso à rede de estradas, foi proposto de maneira complementar ao sistema automático um denominado "sistema manual de cobrança de portagem". Neste sistema manual o motorista do veículo paga por antecipação, em pontos de pagamento previstos para isto, a portagem que tem que pagar para o trajecto que vai transitar e para isto obtém um comprovante que deve levar consigo durante o trânsito pelo trajecto. No entanto, precisamente a possibilidade de pagar taxas de portagem por própria responsabilidade, implica um risco considerável de abuso.
Para garantir que os dados do veículo indicados pelo motorista do veículo e consultados pelo sistema por meio do respectivo meio de identificação são correctos, são necessários, portanto, controlos regulares por meio de 4 pessoal de vigilância correspondentemente capacitado da entidade autorizada para arrecadar a portagem. Num controlo deste tipo o pessoal de vigilância determina se os dados do veiculo contabilizados no sistema por meio do respectivo meio de identificação, como categoria de eixos, categoria de emissões contaminantes do veiculo e identificação de pais, coincidem com os verdadeiros dados do veiculo. Adicionalmente ao controlo dos dados do veiculo em forma de provas aleatórias previsto no sistema automático, deve ser comprovado no caso de veículos não equipados para o sistema automático também se para o respectivo veículo realmente foi realizado um registo no sistema de portagem e se o veículo encontra-se no trajecto registado. Isto pode ser realizado, por exemplo, por meio do controlo do comprovante de registo ou por meio da identificação do veículo por meio da matrícula de automóvel no sistema de registo. O custo associado com a realização do controlo em forma de provas aleatórias também é considerável. Além disso, existe o problema de que o pessoal de controlo somente pode registar e controlar em cada caso um número limitado de veículos no tempo previsto. Isto tem como consequência que o número de abusos detectados nos controlos é reduzido em comparação com o dano causado por abusos deste tipo.
Portanto, é o objectivo da presente invenção simplificar os controlos posteriores para a verificação do pagamento correcto da portagem e das indicações realizadas pelo motorista, para aumentar a eficácia e a fiabilidade do controlo de veículos.
Este objectivo é solucionado de acordo com a invenção por meio das características da parte caracterizadora da 5 reivindicação de patente 1, isto é, porque uma vez que um sistema de cobrança de portagem registou caracteristicas de identificação de um veiculo contabilizando a taxa de portagem a pagar para o trajecto que requer portagem e as armazenou num registo que representa um veiculo autorizado para transitar pelo trajecto de circulação, a seguir, um dispositivo realiza uma verificação da autorização do veiculo para transitar por um trajecto de circulação, emitindo um dispositivo de detecção para detectar uma caracteristica de identificação que leva o veiculo uma informação de identificação que, em caso de uma detecção satisfatória, corresponde à caracteristica de identificação, enquanto do contrário indica o fracasso da detecção, determinando um dispositivo de avaliação se à informação de identificação emitida pelo dispositivo de detecção está associado um registo que pertence a um grupo de registos que representam os veículos autorizados para transitar pelo trajecto de circulação, e emitindo, em caso de um resultado positivo desta determinação, um sinal de controlo positivo, enquanto, em caso de um resultado negativo desta determinação, gera um sinal de controlo negativo, e emitindo um dispositivo de indicação um sinal indicador em função do sinal de controlo. 0 objectivo é solucionado também por meio de um dispositivo para verificar a autorização de veículos para transitar por um trajecto de circulação para a realização deste método, com um dispositivo de detecção para detectar em cada caso uma caracteristica de identificação que levam os veículos, que emite uma informação de identificação que, em caso de uma detecção satisfatória, corresponde à caracteristica de identificação, enquanto do contrário 6 indica o fracasso da detecção, com um dispositivo de avaliação que determina se à informação de identificação emitida pelo dispositivo de detecção está associado um registo que pertence a um grupo de registos que representam os veículos autorizados para transitar pelo trajecto de circulação e que, em caso de um resultado positivo desta determinação, emite um sinal de controlo positivo, enquanto em caso de um resultado negativo desta determinação gera um sinal de controlo negativo, bem como com um dispositivo de indicação que emite um sinal indicador em função do sinal de controlo.
Configurações vantajosas são objecto das reivindicações dependentes. 0 método de acordo com a invenção e o dispositivo correspondente possibilitam pela primeira vez submeter um veículo, que já passou pelo ponto de pagamento e ao qual foi concedida uma autorização de entrada ou uso, a uma verificação posterior automática. Deste modo, foi reduzido consideravelmente o custo de controlos manuais por meio de pessoal de vigilância correspondentemente capacitado, por exemplo, em áreas de descanso de auto-estrada, já que por meio do método de acordo com a invenção somente devem ser parados e controlados aqueles veículos para os quais o sistema composto por dispositivo de detecção e dispositivo de avaliação não está seguro de se realmente existe a autorização. O sistema faz, portanto, uma pré-selecção de veículos que vão ser controlados em que a probabilidade de um abuso é máxima. Todos os veículos restantes são detectados desde o princípio como autorizados e o pessoal de vigilância já não tem que levar em consideração estes veículos. 7
Um dispositivo equipado de acordo com a invenção, bem como o método de acordo com a invenção, possibilita com relação a isto uma pré-selecção automática dentre os veículos que passam pelo mesmo. Deste modo, podem ser seleccionados dentre o tráfego que passa pelo dispositivo de controlo aqueles veículos que realmente devem ser submetidos a um controlo. Estes últimos são ou aqueles veículos com relação aos quais o respectivo sistema de registo da entidade autorizada para a arrecadação da portagem não sabe se pagaram uma portagem, ou aqueles veículos para os quais o sistema de registo pode determinar que não foi paga nenhuma portagem ou uma incorrecta para o uso do trajecto. 0 número de veículos que entram em consideração para um controlo está reduzido deste modo tanto que, com pouca necessidade de pessoal, pode ser conseguida uma percentagem de sucesso muito maior no controlo de veículos.
Com relação ao método de acordo com a invenção e o dispositivo de acordo com a invenção são adequados especialmente para seu uso em relação com tais sistemas de contabilização e registo de portagem nos quais, por um lado, existe a possibilidade de uma contabilização e pagamento automático da portagem e, por outro lado, a possibilidade de pagamento manual da taxa. Em tais sistemas, o dispositivo de acordo com a invenção pode detectar se em cada caso trata-se de um veículo para o qual foi paga a portagem manualmente e para o qual por conseguinte existe uma necessidade aumentada de um controlo. Igualmente, o método de acordo com a invenção e o dispositivo de acordo com a invenção podem determinar automaticamente se para o respectivo veículo foi paga muito 8 pouca taxa de portagem ou taxa de portagem incorrecta, de modo que não está autorizado para transitar pelo trajecto vigiado em cada caso.
De acordo com a invenção está previsto um dispositivo de detecção que pode registar pelo menos uma característica de identificação de um veiculo que está a passar. Como caracteristicas de identificação entram em consideração com relação a isto basicamente todos os elementos ou sinais que possibilitam uma associação do veículo em questão com um ou vários registos existentes no sistema de cobrança de taxas. Por conseguinte, a característica de identificação que vai ser registada em cada caso pelo dispositivo de detecção pode ser, por exemplo, uma característica detectável opticamente, tal como a identificação de país e/ou a matrícula de automóvel do veículo em questão. No caso da característica de identificação, também pode tratar-se do sinal de um emissor de sinais que se encontra dentro de ou no veículo, tal como transponders passivos ou activos, aparelhos de rádio ou emissores de sinais comparáveis. As caracteristicas de identificação em questão podem ser usadas simultaneamente para o registo automático no sistema de cobrança de taxas, devendo estar associados de maneira inequívoca os dados relevantes para a cobrança das taxas ao sinal gerado pelas mesmas.
No método de acordo com a invenção e o dispositivo de acordo com a invenção utiliza-se de acordo com uma forma de realização preferida da invenção tanto um dispositivo de detecção óptico para detectar caracteristicas ópticas, como um dispositivo de recepção para registar sinais transmitidos de maneira sem fios. No caso de veículos equipados com emissores de sinais electrónicos, tais como 9 transponders, e registados como tais no sistema automático, pode ser comprovado deste modo automaticamente se a matricula de automóvel e/ou a identificação de país associada ao respectivo sinal de identificação na memória de dados coincidem com as caracteristicas de detecção ópticas correspondentes que se encontram no respectivo veiculo. Um abuso por meio de emissores de sinais destinados ao pagamento automático da taxa de portagem pode ser determinado deste modo de maneira simples.
Se o dispositivo de detecção determina que registou de maneira inequívoca no veículo comprovado em cada caso uma característica de identificação, então gera uma informação de identificação que contém a caracteristica de informação. Do contrário a informação de identificação indica que a tentativa de detecção não foi satisfatória. 0 dispositivo de avaliação avalia a informação de identificação recebida desde o dispositivo de detecção. Com relação a isto comprova se a esta informação pode ser associado um registo que pertence a um grupo de registos depositados numa memória de dados, que representam, por exemplo, todos veículos autorizados para transitar pela secção de trajecto vigiada em cada caso. Se este é o caso, então o resultado da determinação é positivo e está claro que o veiculo detectado está autorizado para transitar pela secção de trajecto vigiada. Ao contrário, se a determinação realizada pelo dispositivo de avaliação não é satisfatória, então trata-se de um indicio inequívoco de que está indicado um controlo especial do veículo em questão. A determinação realizada pelo dispositivo de avaliação sempre é não satisfatória quando não se pôde detectar uma caracteristica de identificação no veículo ou quando não 10 possa associar à característica de identificação detectada um registo pertencente ao grupo de registos que representam os veículos autorizados. O dispositivo de avaliação pode ser materializado em forma de um dispositivo de processamento de dados presente localmente em cada caso no dispositivo de acordo com a invenção. No entanto, é igualmente possível também fazer com que a determinações necessárias sejam realizadas por uma unidade de computador colocada de maneira remota com relação ao dispositivo de acordo com a invenção, que está numa conexão de telecomunicação com o dispositivo de avaliação localmente presente no dispositivo de acordo com a invenção. Neste caso, o dispositivo de avaliação localmente presente compreende uma estação de transmissão- recepção através da qual é emitida a informação de identificação emitida pelo dispositivo de detecção à unidade de computador remota e recebe-se o resultado da determinação realizada pela unidade de computador. 0 dispositivo de avaliação localmente presente entrega então um sinal de controlo, que corresponde ao resultado proporcionado pela unidade de computador remota, ao dispositivo de indicação do dispositivo de acordo com a invenção.
No caso da verificação dos dados específicos do veículo levados em consideração pelo dispositivo de avaliação, trata-se, por exemplo, dos dados do veículo relevantes para a cobrança de taxas registados pelo sistema de cobrança de taxas no registo automático e/ou manual dos veículos, tais como matrícula de automóvel, identificação de país, categoria de eixos e categoria de emissões contaminantes do veículo. Igualmente pode tratar-se de 11 dados específicos da contabilização, tal como, por exemplo, uma informação sobre o itinerário pago por antecipação, registado no registo manual.
As características de identificação registadas pelo dispositivo de avaliação podem ser arquivadas para fins de documentação numa memória de dados do dispositivo de acordo com a invenção ou numa memória de dados da unidade de computador disposta de maneira remota.
Preferivelmente, a instalação de processamento de dados está equipada com um indicador de hora e/ou de data. Deste modo, em cada operação de detecção pode ser gerada uma indicação de hora e/ou de data e armazenada junto com a característica de identificação lida. Isto possibilita uma associação em tempo real dos veículos que passam.
Se o grupo de registos específicos do veículo e da contabilização, que compreendem os veículos autorizados para transitar pela secção de trajecto vigiada em cada caso, está arquivado num dispositivo de acordo com a invenção numa memória local do dispositivo de avaliação, então este último deveria compreender um dispositivo de recepção para receber registos proporcionados por um servidor de dados central. Deste modo, pode-se garantir que os dados utilizados na determinação realizada pelo dispositivo de avaliação sempre estão actualizados. Se como conexão entre o servidor central e o dispositivo de avaliação local é usada uma conexão sem fios, por exemplo, uma comunicação por rádio, então o dispositivo de acordo com a invenção pode ser operado de maneira segura independentemente da existência de uma conexão fixa local. 0 resultado de controlo determinado pelo dispositivo de avaliação é indicado pelo dispositivo de indicação do 12 dispositivo de acordo com a invenção. Para isto, pode estar previsto um elemento de indicação óptico. No entanto, de maneira alternativa ou complementar podem ser utilizados também emissores de sinais acústicos ou outros elementos adequados para indicar um sinal inequívoco. Se é empregado um elemento de indicação óptico, este está dimensionado preferivelmente de modo que a indicação ainda possa ser lida pelo pessoal de controlo desde uma distância de 200 m. Deste modo, pode-se garantir que o pessoal de controlo possa indicar inclusive a um veiculo que circula a uma velocidade elevada que saia do fluxo de tráfego, quando foi detectado pelo dispositivo de acordo com a invenção ou o método de acordo com a invenção como "que deve ser controlado".
No caso do dispositivo de sinalização acústico pode tratar-se, por exemplo, de um auscultador que leva a respectiva pessoa de controlo, que após a detecção de um veiculo que tem que ser controlado emite um sinal acústico. Deste modo garante-se que o resultado de controlo é percebido perfeitamente pelo pessoal de controlo apesar do grande número de possíveis interferências ópticas, especialmente no caso de um elevado volume de tráfego. A emissão acústica dos resultados de controlo pode ser realizada, por exemplo, por meio da reprodução de tom de voz ou de sinal.
De acordo com uma forma de realização preferida da invenção são transmitidos adicionalmente dados específicos do veículo e/ou da contabilização através do dispositivo de sinalização acústico. Isto tem a vantagem de que pode ser comunicado ao pessoal de controlo durante o controlo do veículo parado, por exemplo, a categoria registada de eixos 13 e de emissões contaminantes do veículo. De maneira complementar pode existir um dispositivo de emissão de dados que emite os dados em questão à pessoa de controlo.
No método de acordo com a invenção, bem como no dispositivo correspondente pode estar prevista também uma câmara de imagem fixa ou imagem móvel para a documentação dos veículos que passam e que se registam. Preferivelmente, trata-se com relação a isto de uma denominada câmara "inteligente", que, por exemplo, escolhe automaticamente o enquadramento por meio de determinadas características de detecção caracterizadoras e ajusta de maneira igualmente automática a nitidez da imagem. Para fazer com que os veículos que passam também sejam visíveis na escuridão, o dispositivo de acordo com a invenção pode apresentar também um dispositivo de iluminação, por exemplo, um flash infravermelho. A seguir a invenção é explicada com mais detalhe por meio de um desenho que representa um exemplo de realização. Mostram de maneira esquemática: a figura 1, uma estrutura típica para controlar o pagamento correcto da portagem por veículos numa autoestrada, a figura 2, um dispositivo para verificar a autorização de veículos para transitar por um trajecto de circulação.
Lateralmente com relação a uma via 1 da auto-estrada, a uma distância definida com relação a uma linha de detecção 2 que se estende de maneira transversal sobre a via 1, está colocado um dispositivo 3 para verificar veículos 4, 5 que circulam pela via 1. A uma distância adicional na direcção de circulação F por detrás do 14 dispositivo 3 está marcada uma linha de selecção 6 virtual, isto é, não necessariamente existente fisicamente, que no entanto leva-se em consideração na avaliação, que se estende iqualmente de maneira transversal sobre a via 1, por detrás da qual está disposta a entrada a um estacionamento 7. Na entrada 7 se situa uma pessoa de controlo 8 que tem um campo de visão livre para o lado posterior 9, dirigido para a mesma, da caixa 10 do dispositivo 3. A caixa 10 está montada sobre um poste 11 que está colocado no chão ao lado da via 1. A altura do poste 11 está dimensionada de modo que uma câmara K montada na caixa 10 regista de maneira nitida com toda sua vista frontal, com sua óptica disposta no lado anterior 12 da caixa 10, toda a superfície de cada veiculo 4, 5 que passa pela linha de detecção 2. A câmara montada na caixa 10 forma parte de um dispositivo de detecção E que está montado no dispositivo 3. O dispositivo de detecção E filtra, a partir da imagem proporcionada pela câmara, em forma de dados digitalizados, a matricula de automóvel do veiculo 4, 5 registado em cada caso. Adicionalmente, o dispositivo de detecção E pode estar equipado com um dispositivo de recepção P que, sempre que o veiculo 4, 5 registado em cada caso esteja dotado de um emissor de sinais de rádio, recebe o sinal de rádio emitido por este. O dispositivo de detecção E proporciona a matricula de automóvel filtrada a partir da imagem da câmara K e uma mensagem correspondente ao sinal de rádio dado o caso recebido, como informação de identificação I a um dispositivo de avaliação A igualmente alojado na caixa 10. 15
Se o dispositivo de detecção E não pode determinar uma matricula de automóvel a partir da imagem da câmara K, então a informação de identificação I comunica esta circunstância ao dispositivo de avaliação A. 0 dispositivo de avaliação A compreende uma memória de dados S, em que estão armazenados registos para todos os veículos que estão autorizados para transitar pela secção da auto-estrada vigiada pelo dispositivo 3. 0 dispositivo de avaliação A obtém estes registos através de um dispositivo de telecomunicação sem fios desde um servidor de dados central disposto de maneira muito remota, em que estão armazenados os dados de todos os veículos registados no sistema de registo de portagem do operador de autoestrada. Com relação a isto a conexão entre o dispositivo de avaliação A e o servidor de dados está ajustada de modo que os dados existentes na memória de dados S sempre estão actualizados. 0 dispositivo de avaliação A comprova se à informação de identificação I proporcionada pelo dispositivo de detecção E pode ser associado um registo dentre os registos arquivados na memória de dados S. Se este é o caso, então o dispositivo de avaliação A emite um sinal de controlo positivo S a um dispositivo de indicação Z que igualmente está presente na caixa 10 do dispositivo 3. Ao contrário, se este não é o caso, ou se o dispositivo de detecção E não pôde determinar uma matrícula de automóvel do veículo 4, 5 registado, então o dispositivo de avaliação A emite um sinal de controlo G negativo ao dispositivo de indicação Z. O dispositivo de indicação Z compreende duas lâmpadas indicadoras 13, 14 montadas no lado posterior 9 da caixa 10, das quais uma emite um primeiro sinal luminoso ao ser 16 activada, iluminando, por exemplo, em cor amarela durante um período de tempo curto, e a outra emite um segundo sinal luminoso, iluminando, por exemplo, em amarelo durante um período mais largo.
Se o dispositivo de indicação Z recebe um sinal de controlo G positivo, então activa a lâmpada indicadora 13, que a seguir se ilumina. A pessoa de controlo 8 detecta o sinal luminoso da lâmpada indicadora 13 que se ilumina durante pouco tempo em amarelo e deixa passar o veículo 4 detectado pelo dispositivo 3 como correctamente registado e por conseguinte autorizado para transitar pela secção de auto-estrada vigiada.
Ao contrário, se o dispositivo de indicação Z recebe um sinal de controlo G negativo, então activa a outra lâmpada indicadora 14, que a seguir se ilumina em amarelo durante um intervalo de tempo mais largo que se diferencia da duração de sinal da lâmpada indicadora 14. Este sinal luminoso mais largo emitido pela lâmpada indicadora 14 indica à pessoa de controlo 8 que o seguinte veículo 5 que passe pela linha de selecção 6 virtual deveria ser controlado, já que não pôde determinar-se se está autorizado para transitar pela secção vigiada da autoestrada. A pessoa de controlo 8 guia a seguir o veículo 5 em questão para a entrada do estacionamento 7, onde é realizado então o controlo do veículo. 17 SÍMBOLOS de referencia 1 2 3 via de circulação linha de detecção 5 que dispositivo para verificar veiculos 4, circulam pela via 1 4, 5 veiculos 6 linha de selecção 7 entrada para um estacionamento 8 pessoa de controlo 9 lado posterior da caixa 10 10 caixa 11 poste 12 lado anterior da caixa 10 13,14 lâmpadas indicadoras A dispositivo de avaliação E dispositivo de detecção F direcção de circulação G sinal de controlo I informação de identificação P dispositivo de recepção S memória de dados 18
REFERÊNCIA CITADA NA DESCRIÇÃO
Esta referência citada pelo requerente é apenas para a conveniência do leitor. A mesma não faz parte do documento de patente europeia. Embora muito cuidado tenha sido tomado na compilação da referência, erros e omissões não podem ser excluídos e o IEP não assume qualquer responsabilidade neste sentido.
Documento de patente citado na descrição • EP 1160734 A2 [0006] [0006] [0006]
Lisboa, 13/03/2009

Claims (8)

1 REIVINDICAÇÕES 1. Método para verificar a autorização de veículos para transitar por um trajecto de circulação, em que em primeiro lugar um sistema de cobrança de portagem regista características de identificação de um veículo contabilizando a taxa de portagem a pagar para o trajecto que requer portagem e as armazena num registo que representa um veículo autorizado para transitar pelo trajecto de circulação, caracterizado pelo facto de que, a seguir, um dispositivo (3) realiza uma verificação da autorização do veículo (4, 5) para transitar por um trajecto de circulação (1) - emitindo uma informação de identificação (I), utilizando um dispositivo de detecção (E) para detectar uma característica de identificação transportada pelo veículo (4, 5) , que em caso de uma detecção satisfatória corresponde à característica de identificação, enquanto caso contrário indica o fracasso da detecção, utilizando um dispositivo de avaliação (A) , determina se à informação de identificação (I) emitida pelo dispositivo de detecção (E) está associado um registo que pertence a um grupo de registos que representam os veículos (4, 5) autorizados a transitar pelo trajecto de circulação (1), e emite, em caso de um resultado positivo desta determinação, um sinal de controlo (G) positivo, enquanto que, em caso de um resultado negativo desta determinação, se gera um sinal de controlo (G) negativo pelo mesmo, e 2 emite, utilizando um dispositivo de indicação (Z) , um sinal indicador em função do sinal de controlo (G).
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de que o dispositivo de detecção (E) é adequado para detectar uma placa de matricula ou identificação de pais transportada pelo veiculo (4, 5).
3. Método, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo facto de que o dispositivo de detecção (E) é adequado para detectar uma caracteristica de identificação, tal como um sinal de rádio, emitido de maneira sem fios pelo respectivo veiculo.
4. Método, de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de que o dispositivo de avaliação (A) recebe registos proporcionados por um servidor de dados central por meio de um dispositivo de recepção.
5. Método, de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo facto de que o dispositivo de avaliação (A) está conectado através de uma linha de telecomunicação sem fios com o servidor de dados central.
6. Método, de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo facto de que o dispositivo de avaliação (A) apresenta um indicador de hora e/ou data.
7. Método, de acordo com uma das reivindicações 3 anteriores, caracterizado pelo facto de que o dispositivo de indicação (A) emite um sinal acústico e/ou óptico.
8. Dispositivo para verificar a autorização de veículos para transitar por um trajecto de circulação para levar a cabo o método de acordo com uma das reivindicações anteriores - com um dispositivo de detecção (E) para detectar em cada caso uma característica de identificação transportada pelos veículos (4, 5), que emite uma informação de identificação (I) que, em caso de uma detecção satisfatória, corresponde à caracteristica de identificação, enquanto que caso contrário indica o fracasso da detecção, - com um dispositivo de avaliação (A), que determina se à informação de identificação (I) emitida pelo dispositivo de detecção (E) está associado um registo que pertence a um grupo de registos que representam os veículos (4, 5) autorizados a transitar pelo trajecto de circulação (1), e em caso de um resultado positivo desta determinação, emite um sinal de controlo (G) positivo, enquanto que, em caso de um resultado negativo desta determinação, gera um sinal de controlo (G) negativo, bem como - com um dispositivo de indicação (Z) que emite um sinal indicador em função do sinal de controlo (G) . Lisboa, 13/03/2009
PT02010438T 2002-05-08 2002-05-08 Dispositivo para a identificação de veículos PT1361554E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP02010438A EP1361554B1 (de) 2002-05-08 2002-05-08 Vorrichtung zur Identifizierung von Fahrzeugen

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1361554E true PT1361554E (pt) 2009-03-20

Family

ID=29225626

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT02010438T PT1361554E (pt) 2002-05-08 2002-05-08 Dispositivo para a identificação de veículos

Country Status (9)

Country Link
EP (1) EP1361554B1 (pt)
AT (1) ATE418777T1 (pt)
AU (1) AU2003229613A1 (pt)
DE (1) DE50213150D1 (pt)
DK (1) DK1361554T3 (pt)
ES (1) ES2319737T3 (pt)
PT (1) PT1361554E (pt)
SI (1) SI1361554T1 (pt)
WO (1) WO2003096299A1 (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102006024729A1 (de) * 2006-05-26 2007-11-29 Siemens Ag Verfahren zur Überprüfung der Funktion einer mobilen Detektionseinheit
CN110728759B (zh) * 2019-10-23 2021-07-30 招商华软信息有限公司 一种etc门架交易成功率检测方法、装置、计算设备和介质

Family Cites Families (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4325146A (en) * 1979-12-20 1982-04-13 Lennington John W Non-synchronous object identification system
EP1160734A3 (en) 2000-06-01 2004-09-01 Quality Information Systems, S.A. System to control and supervise vehicle transit in restricted access areas

Also Published As

Publication number Publication date
EP1361554B1 (de) 2008-12-24
WO2003096299A1 (de) 2003-11-20
ATE418777T1 (de) 2009-01-15
EP1361554A1 (de) 2003-11-12
ES2319737T3 (es) 2009-05-12
AU2003229613A1 (en) 2003-11-11
DE50213150D1 (de) 2009-02-05
DK1361554T3 (da) 2009-03-16
SI1361554T1 (sl) 2009-04-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
EP0701723B1 (en) A method and a device for the registration of a vehicule in a road toll
RU2117991C1 (ru) Система расчетов за пользование
AU2003297569B2 (en) Method for identifying a toll-required section of road
US5825007A (en) Automatic non-computer network no-stop collection of expressway tolls by prepaid cards and method: pay according to category of vehicle and the distance it travels
US6140941A (en) Open road cashless toll collection system and method using transponders and cameras to track vehicles
KR101029454B1 (ko) 차종 판별 장치를 필요로 하지 않는 요금 자동 수수 시스템
US6109525A (en) Method and device for registering vehicles in a road toll facility
KR100197386B1 (ko) 노차간 통신용 차량 탑재기 및 노차간 통신 장치
US20170249626A1 (en) Vehicle Sensor, Detecting Method Thereof And Self Enforcing Pay-By-Phone Parking System Using The Same
ES2325439T3 (es) Identificacion de vehiculo.
WO1999038123A1 (fr) Appareil, systeme, et carte de comptabilite
JPH02500064A (ja) 車庫またはガレージまたは駐車場用コンピュータ制御チェックシステム
AU691524B2 (en) A device for the registration of vehicle fees
ZA201006521B (en) Devices and method for classifying vehicles
US20050228715A1 (en) Management system for a parking site for vehicles
PT1395957E (pt) Sistema dual de portagem
NO319338B1 (no) Fremgangsmate og system til overvakning av den korrekte drift av en debiteringsanordning
KR100540400B1 (ko) 고속도로통행료원격징수장치의트랜스폰더위치확인시스템
PT1361554E (pt) Dispositivo para a identificação de veículos
CA2453116C (en) Devices and methods for simplification of ocr-based enforcement for automatic toll systems
JP3393598B2 (ja) 車上課金装置
JPH0714037A (ja) 道路利用者の料金支払状態チェック用監視システム
JP3587007B2 (ja) 自動料金徴収システム
KR100281675B1 (ko) 주차유도 관리시스템
JP3214324B2 (ja) 駐輪場出場管理システム