PT1227207E - Ferragem para uma janela e partes para tal ferragem - Google Patents

Ferragem para uma janela e partes para tal ferragem Download PDF

Info

Publication number
PT1227207E
PT1227207E PT2075285T PT02075285T PT1227207E PT 1227207 E PT1227207 E PT 1227207E PT 2075285 T PT2075285 T PT 2075285T PT 02075285 T PT02075285 T PT 02075285T PT 1227207 E PT1227207 E PT 1227207E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
toothed
hardware
slats
groove
parts
Prior art date
Application number
PT2075285T
Other languages
English (en)
Inventor
Remi Emiel Van Parys
Original Assignee
Parys Remi E Van
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Parys Remi E Van filed Critical Parys Remi E Van
Publication of PT1227207E publication Critical patent/PT1227207E/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E05LOCKS; KEYS; WINDOW OR DOOR FITTINGS; SAFES
    • E05CBOLTS OR FASTENING DEVICES FOR WINGS, SPECIALLY FOR DOORS OR WINDOWS
    • E05C9/00Arrangements of simultaneously actuated bolts or other securing devices at well-separated positions on the same wing
    • E05C9/20Coupling means for sliding bars, rods, or cables
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E05LOCKS; KEYS; WINDOW OR DOOR FITTINGS; SAFES
    • E05CBOLTS OR FASTENING DEVICES FOR WINGS, SPECIALLY FOR DOORS OR WINDOWS
    • E05C9/00Arrangements of simultaneously actuated bolts or other securing devices at well-separated positions on the same wing
    • E05C9/06Arrangements of simultaneously actuated bolts or other securing devices at well-separated positions on the same wing with three or more sliding bars
    • E05C9/063Arrangements of simultaneously actuated bolts or other securing devices at well-separated positions on the same wing with three or more sliding bars extending along three or more sides of the wing or frame
    • E05C9/066Locks for windows or doors specially adapted for tilt and turn
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E05LOCKS; KEYS; WINDOW OR DOOR FITTINGS; SAFES
    • E05CBOLTS OR FASTENING DEVICES FOR WINGS, SPECIALLY FOR DOORS OR WINDOWS
    • E05C9/00Arrangements of simultaneously actuated bolts or other securing devices at well-separated positions on the same wing
    • E05C9/24Means for transmitting movements between vertical and horizontal sliding bars, rods or cables for the fastening of wings, e.g. corner guides

Description

ΡΕ1227207 - 1 -
DESCRIÇÃO
FERRAGEM PARA UMA JANELA E PARTES PARA TAL FERRAGEM
Esta invenção relaciona-se com uma ferragem para uma janela com um caixilho fixo e uma folha, cuja ferragem compreende, pelo menos, uma peça de suporte, a qual pode ser accionada por um manipulo para operar a ferragem e pode, em uso, estar ligada, respectivamente de forma móvel, a uma extremidade da folha e ao caixilho fixo, numa ranhura de ferragem e nas ripas, as quais podem ser movidas por esta peça de suporte, cujas ripas podem ser movimentadas numa ranhura de ferragem na dita extremidade e, possivelmente, em outras extremidades da folha ou do caixilho fixo, das quais, pelo menos, várias são providas com, pelo menos, um perno o qual coopera com uma parte de fecho anexa, respectivamente, ao caixilho fixo e à folha. 0 bloqueio e o desbloqueio de tal janela são comandados por um manipulo fixo à folha ou ao caixilho fixo, cujo manipulo encaixa com uma parte na peça de suporte de forma a movê-la.
Contudo, as janelas têm diferentes dimensões, de tal modo que os comprimentos das ripas podem divergir de janela para janela.
Com ferragens conhecidas, estas ripas são couceiras perfiladas extrudidas de alumínio, as quais são cortadas até ao tamanho pretendido pelo fabricante da janela, em função das ΡΕ1227207 -2 - dimensões da janela e a posição do manipulo, e as quais são subsequentemente furadas ou perfuradas de forma a criar aberturas que são necessárias para as unir, através de pernos, à peça de suporte e, possivelmente, em conjunto ou a outras partes. 0 corte à medida das ripas e a furação ou perfuração das aberturas são demasiado morosos para o fabricante e requerem máquinas relativamente dispendiosas, de tal modo que as ripas fabricadas são relativamente dispendiosas.
Em primeiro lugar, este é o caso se as ripas não estiverem apenas presentes ao longo da extremidade onde a peça de suporte está situada, mas também ao longo de uma extremidade na direcção perpendicular à mesma, em que as ripas são ligadas através de um conector de canto.
Este é o caso, por exemplo, de uma janela oscilo-basculante.
Uma janela oscilo-basculante compreende uma folha, a qual pode estar ligada através de uma dobradiça a um lado vertical do caixilho fixo, bem como inclinar-se através da parte inferior. A transição da inclinação para a rotação, ou o inverso, é também comandada pelo manipulo que está fixo à folha e que encaixa na peça de suporte, a qual é colocada de forma móvel numa extremidade vertical da folha. Esta peça de suporte está ligada, através de ripas, a um perno para inclinação no -3- ΡΕ1227207 lado inferior e através de ripas e um conector de canto ligado a um mecanismo em tesoura, o qual está montado entre a folha e o caixilho fixo.
Tal disposição é conhecida da patente DE 199 13 306, a qual descreve uma ferragem que compreende uma peça de suporte, a qual está ligada ainda a ripas através de partes dentadas que se encaixam entre si. A invenção tem como objectivo providenciar uma ferragem, a qual pode ser colocada mais rapidamente numa janela.
De acordo com a invenção, este objectivo é atingido através de uma ferragem de acordo com a reivindicação 1.
Sendo preferível que as partes dentadas se sobreponham entre si em maior ou menor grau, o comprimento geral das ripas ao longo da extremidade pode ser predefinido. Assim, as ripas podem também ser fabricadas antecipadamente nas instalações da empresa, com várias dimensões padrão. 0 comprimento das partes dentadas é de, pelo menos, 5 cm, e preferencialmente, pelo menos, 6 cm.
De modo a que as partes dentadas encaixem entre si com a sobreposição desejada, de forma fácil, a peça de suporte de acordo com a invenção é providenciada com pernas elásticas, com as quais é encaixada na ranhura de ferragem. -4- ΡΕ1227207
Preferencialmente, as ripas, entre as suas extremidades, têm uma secção transversal igual a um T invertido, de tal modo que podem ser movidas na ranhura de ferragem para a posição desejada, após o que a peça de suporte é encaixada nesta ranhura de ferragem, para que as partes dentadas encaixem entre si. A peça de suporte compreende, preferencialmente, uma nervura num lado e uma ranhura no outro lado, as quais são providenciadas de forma móvel, respectivamente, sob e sobre uma extremidade da ranhura de ferragem. No seu lado dirigido para o fundo da ranhura de ferragem, a peça de suporte pode compreender uma ranhura para uma extremidade plana de uma ripa, a qual, por exemplo, pode compreender ranhuras biseladas.
Na forma de realização, o ajuste possível na direcção longitudinal de cada união é, por exemplo 50 mm, de tal forma que na direcção longitudinal das ripas, a diferença em comprimento de 100 mm pode ser aproveitada.
Na forma de realização, as ripas unidas à peça de suporte podem também ser providenciadas com uma parte dentada na sua extremidade afastada desta última, cujas partes dentadas encaixam numa parte dentada complementar de uma parte, por exemplo, outra ripa, a parte móvel de um conector de canto ou semelhante.
Tendo em consideração o facto de que estas partes dentadas não têm de ser usadas para um ajuste em comprimento, -5- ΡΕ1227207 estas podem ser mais curtas e possuir dentes maiores do que as partes dentadas acima mencionadas.
Uma das partes dentadas que encaixam entre si pode ser provida na parte interna de uma extremidade oca engrossada, a outra parte dentada, por exemplo, numa extremidade afunilada.
Deste modo, a ferragem pode compreender uma ou mais ripas que são providas com uma parte dentada em ambas as extremidades, onde estas partes dentadas podem ser complementares ou iguais.
Na forma de realização, as peças de suporte e as ripas podem ser fabricadas a partir de um material sintético, por exemplo, poliamida, preferencialmente reforçadas por fibras, tais como fibras de vidro.
Como resultado do mesmo, as ripas e outras partes podem ser fabricadas de forma relativamente barata, por exemplo, moldagem por injecção. A ferragem pode estender-se ao longo de uma extremidade da janela, em cujo caso compreende, pelo menos, um conector de canto com uma parte fixa e uma parte que é ai móvel, em que uma extremidade da parte móvel está ligada a uma extremidade da ripa na ranhura de ferragem através de partes dentadas que encaixam entre si.
Um conector de canto, o qual, com uma parte, está situado na mesma extremidade que a peça de suporte, pode ser unido a uma ripa ao longo de uma extremidade que ai se mantém perpendicular -6- ΡΕ1227207 através de partes dentadas semelhantes àquelas com que a peça de suporte é ligada a uma ripa, de acordo com a dita primeira forma de realização. A ferragem de uma janela, entre outras, a ferragem de acordo com qualquer uma das formas de realização acima mencionadas, pode compreender uma parte que forma uma rampa, a qual é provida no caixilho fixo.
Doravante, com a intenção de melhor demonstrar as caracteristicas da invenção através de exemplo sem qualquer carácter limitativo, são descritas várias formas de realização preferidas de uma ferragem e de partes para tal ferragem de acordo com a invenção, com referência aos desenhos em anexo, nos quais: A figura 1 representa, esquematicamente, a ferragem de acordo com a invenção de uma janela oscilo-basculante, com a maioria das partes separadas;
As figuras 2 e 3 representam vistas em perspectiva da peça de suporte e das extremidades, a serem ai ligadas, das ripas da ferragem da figura 1, antes e após a ligação, respectivamente; As figuras 4 a 6 representam cortes transversais de acordo com as linhas IV-IV, V-V e VI-VI na figura 2, com uma parte de uma folha;
As figuras 7 e 8 representam vistas em perspectiva de extremidades cooperantes de duas ripas da ferragem, vistas a partir da parte superior e fundo, respectivamente; -7- ΡΕ1227207 A figura 9 representa um corte transversal de acordo com a linha IX-IX na figura 7; contudo, com uma parte da folha;
As figuras 10 e 11 representam vistas em perspectiva, vistas, respectivamente, do fundo e da parte superior, das extremidades do conector de canto e uma ripa no lado superior da folha que têm de ser ligadas; A figura 12 representa, esquematicamente, uma folha de varrer com as partes da ferragem colocadas;
As figuras 13 e 14 representam, esquematicamente, duas formas de realização de uma janela de guilhotina, com indicação das partes das ferragens; A figura 15 representa, esquematicamente, uma janela de projecção com indicação das partes da ferragem de acordo com a invenção; A figura 16 representa, esquematicamente uma janela basculante, também com indicação das partes da ferragem. A ferragem para uma janela oscilo-basculante que é composta por um caixilho fixo 1 e uma folha 2, a qual está esquematicamente representada na figura 1 (sem o caixilho 1 e a folha 2), compreende substancialmente várias peças, isto é, uma peça de suporte 3 a qual é ligada de forma móvel a uma extremidade vertical da folha 2, um conector de canto 4 situado acima com uma parte móvel 5, a qual é maleável e pode ser colocada numa parte fixa 6 tipo calha, o qual forma um canto de 90° e é fixo na folha 2, um mecanismo de tesoura 7, o qual é providenciado no topo da janela, entre o caixilho 1 e a folha 2, mais particularmente uma parte da dobradiça superior 8 e um pino de dobradiça 9, o qual é providenciado por debaixo da peça -8- ΡΕ1227207 de suporte 3, no fundo, numa ripa 10, e que, na posição inclinada da folha 2, penetra numa abertura 11 da parte que forma a rampa 12, a qual é fixa na parte horizontal inferior do caixilho fixo 1.
As partes acima mencionadas estão ligadas uma à outra através de ripas 13 ou 14, as quais podem ser movidas nas ranhuras de ferragem 15, as quais são providas nos perfis da folha 2 e, como representado nos cortes transversais das, entre outras, figuras 4 a 6, são formadas por duas nervuras paralelas 16, as quais são dobradas uma na direcção da outra com as suas extremidades exteriores, de modo a que as ranhuras 16A sejam formadas entre estas extremidades e o restante da couceira perfilada. Estas ranhuras de ferragem 15 estendem-se ao longo de todo o comprimento das extremidades da folha 2.
As ripas 13 são ripas de ajuste e as ripas 14 são ripas de ligação. São de um tipo diferente, como será descrito em baixo, com diferentes comprimentos em cada tipo. Dependendo do tipo, as extremidades são diferentes; contudo, entre as extremidades as ripas têm a mesma secção transversal, a qual é igual a um T invertido. Em lados opostos, a cabeça assenta nas ranhuras 16A, enquanto a haste do T está situada entre as extremidades das nervuras 16, directamente uma na direcção da outra.
Pelo menos, são providenciadas várias ripas 13 e 14 e pernos 17 que podem encaixar por detrás das partes de fecho 17A, as quais estão ligadas ao caixilho fixo 1. -9- ΡΕ1227207
No exemplo representado, também na parte inferior e no lado das dobradiças 8 da janela estão presentes pontos de fecho, tal que a ferragem também tem ripas 14 com pernos 17 nos ditos lados, um conector de canto 18 próximo do pino de dobradiça 9 e um conector de canto 19 próximo da dobradiça superior 8. A dobradiça inferior 8 é de um tipo conhecido, em que é possível uma rotação em redor de um eixo vertical e horizontal.
Como representado em pormenor nas figuras 2 a 6, a peça de suporte 3 é um bloco pequeno alongado o qual, com cada uma das suas extremidades, está ligado a uma ripa 13, para que permita um ajuste na direcção longitudinal, desde que a peça de suporte 3 não seja provida na couceira perfilada da folha 2.
Esta peça de suporte 3 tem duas ranhuras 20 no seu centro que saem para o lado das duas ripas 13 aí ligadas e na parede lateral da peça de suporte 3 que aí assenta e que serve para receber as duas pernas do manipulo, não representado nas figuras, para comandar a ferragem.
As duas ripas 13 têm uma extremidade em que a parte superior, isto é, a parte na direcção oposta ao fundo da ranhura de ferragem 15, é cortada em aproximadamente 7 centímetros e é substituída por uma nervura central 21, a qual é providenciada com uma parte dentada 22 sob a forma de corrugações distribuídas em espaços regulares, as quais se estendem ao longo do lado exterior e os lados longitudinais da nervura 21. Nos últimos dois centímetros, a ripa 13 é também mais estreita na direcção transversal. - 10- ΡΕ1227207 A parte dentada 22 tem um comprimento superior a 5 cm, preferencialmente superior a 6 cm, e que no exemplo é aproximadamente sete centímetros.
Entre as ranhuras 20 e até uma distância de cada extremidade, a peça de suporte 3 em lados opostos tem uma perna elástica 23, a extremidade da qual compreende uma pequena extremidade saliente lateral a qual, quando a peça de suporte 3 está colocada na ranhura de ferragem 15, encaixa sob as extremidades dobradas das duas nervuras 16, nas extremidades no topo da parte inferior de uma extremidade de uma ripa 13.
Ao longo de uma distância de, aproximadamente, sete centímetros, cada extremidade da peça de suporte 3 é provida com uma ranhura 24, a qual encaixa na nervura 21 e a qual é provida com uma parte dentada 25, a qual é complementar à parte dentada 22 de uma ripa 13. A parte dentada 25 também consiste de corrugações, as quais se estendem em espaços mútuos regulares ao longo das paredes finais e laterais da ranhura 24, e o comprimento geral da parte dentada 25 é superior a 5 cm, preferencialmente superior a 6 cm, e no exemplo representado é, aproximadamente, sete centímetros. Quando a peça de suporte 3 é encaixada com as suas pernas 23 numa ranhura de ferragem 15, a parte dentada 25 em cada uma das extremidades encaixa com a parte dentada 22 de uma extremidade de uma ripa 13 situada em baixo, e esta ripa 13 é firmemente ligada à peça de suporte 3. As partes dentadas 22 e 25 sobrepõem-se uma à outra de forma maior ou menor, dependendo se a ripa 13, ao encaixar na peça de suporte 3, está situada mais ou menos sob a peça de suporte -11 - ΡΕ1227207 3, de tal modo que é possível um ajuste na direcçao longitudinal de, aproximadamente, cinco centímetros em cada extremidade. A extremidade oposta de cada ripa 3, a qual não é provida com uma parte dentada 22, também é provida com uma parte dentada 26 a qual, contudo, é diferente e consideravelmente mais curta.
Como representado nas figuras 7 a 9, esta parte dentada 26 é exclusivamente provida nas extremidades longitudinais da extremidade a qual, na direcção da largura, é mais fina e, começando a partir do fundo da ranhura de ferragem 15, não é tão alta. No entanto, os dentes da parte dentada 26 são salientes lateralmente, assim como para cima.
Esta parte dentada 26 coopera com uma parte complementar 27 numa extremidade de uma ripa de ligação, sendo esta uma ripa 14. Esta parte dentada 27 complementar é provida no lado interior de uma extremidade 28 algo engrossada, a qual é oca no lado inferior, nas duas extremidades laterais 29 da mesma.
As partes dentadas 26 e 27, as quais são consideravelmente mais curtas do que as partes dentadas 22 e 25, não servem para ajustar o comprimento de todas as ripas ao longo de uma extremidade, e durante o encaixe estas partes dentadas 26 e 27 sobrepõem-se totalmente uma à outra.
As partes dentadas 26 e 27 são encaixadas uma na outra antes de as duas ripas 13 e 14 serem movidas para a ranhura de - 12- ΡΕ1227207 ferragem 15. Uma vez movidas para aí, as partes dentadas 26 e 27 formam uma ligação sólida de uma ripa 13 com uma ripa 14. A outra extremidade da ripa 14 compreende uma extremidade, a qual tem uma forma semelhante à ripa 13 com a parte dentada 26 e a qual, deste modo, também compreende uma parte dentada 26.
Também a parte inferior da parte móvel 5 do conector de canto 4 superior tem uma extremidade rígida ao longo da extremidade vertical da folha 2, cuja extremidade é similar a uma extremidade 28 e, deste modo, tem uma parte dentada 27 na qual, deste modo, de forma análoga àquela descrita acima, encaixa uma parte dentada 26 de uma ripa 14.
Entre a ripa 13 e a dita parte móvel 5, em vez de uma, várias ripas 14 podem ser providas sucessivamente, assim como a ripa 13 com a sua parte dentada 26 pode encaixar directamente na parte dentada 27 desta parte.
Como representado em pormenor nas figuras 10 e 11, a parte móvel 5 do conector de canto 4 compreende uma segunda extremidade rígida, a qual é ligada à dita extremidade através de uma banda de aço para molas e a qual está situada na extremidade superior da folha 2. Esta última extremidade consiste numa parte em forma de calha 30, a qual é providenciada com uma parte dentada 25 no seu lado interior, a qual é idêntica à parte dentada 25 na peça de suporte 3. - 13- ΡΕ1227207 A parte dentada 25 na dita extremidade da parte 5 encaixa na parte dentada 22 numa extremidade de uma ripa 13, a qual está situada na ranhura de ferragem 15 no lado superior da folha 2. Através das partes dentadas 22 e 25 acima mencionadas o comprimento da ferragem pode ser ajustado na direcção longitudinal da dita extremidade em, aproximadamente, cinco centímetros. A dita ripa 13 encaixa com a sua parte dentada 26 na parte dentada 27 de uma ripa 14, enquanto a parte dentada 26 da ripa 14 acima mencionada encaixa na parte dentada 27, a qual é providenciada numa segunda ripa 14 ou numa extremidade de uma ripa 31 guiada na ranhura de ferragem 15, a qual se estende sob o mecanismo de tesoura 7. Esta ripa 31 é ligada, através do intermédio de uma ripa 32, a uma extremidade da parte móvel 5B do conector de canto 19. A ripa 32 é provida com partes de fecho 33 para bloquear o manipulo principal 34 do mecanismo de tesoura 7, o qual está ligado a uma parte da dobradiça superior 8. A ripa 32 tem uma extremidade com uma ranhura, a qual encaixa num bloco na parte móvel 5B.
Ao longo da extremidade vertical da folha 2, esta parte móvel 5B do conector de canto 19 é provida com uma parte dentada 27 na sua extremidade, com a qual encaixa sobre uma parte dentada 26 de uma ripa adicional 14, a qual se estende ao longo desta extremidade vertical, e assim liga-se à dobradiça 14 através de uma ligação, tal como representado na figura 9. São ligadas várias ripas - 14 - ΡΕ1227207 14 adicionais umas às outras através das partes dentadas 26 e 27, de encaixe mútuo, ao longo da dita extremidade.
Sob a peça de suporte 3, a ripa 13 ligada a esta parte no fundo, encaixa com a sua parte dentada 26 na parte dentada 27 de uma ripa 14. A parte dentada 26 desta ripa 14 encaixa, por sua vez, numa parte dentada 27 na parte superior da dita ripa 10 que é provida com uma ranhura na parte inferior e sustém o pino de dobradiça 9. A dita ranhura encaixa num bloco que é provido na parte móvel 5B do conector de canto 18, o qual é semelhante ao conector de canto 19.
Por fim, a parte dentada 27 desta parte 5B encaixa na parte dentada 26 de uma ripa 14 que pode ser movimentada ao longo da extremidade inferior da folha 2.
As ripas 13 e/ou 14 podem ser compostas por alumínio, assim como por material sintético, por exemplo, poliamida, a qual é reforçada por fibras, por exemplo, fibras de vidro. Também, algumas partes, tal como a peça de suporte 3, a parte fixa dos conectores de canto 4, 18 e 19, podem ser fabricadas por tal material sintético. Um material sintético adequado consiste de 66 % de poliamida e 30 % de fibras de vidro.
Quando a peça de suporte 3 é empurrada para baixo pelo manipulo, as ripas 13, 14, 10, 31 e 32 movem-se e, em primeiro lugar, - 15- ΡΕ1227207 os pernos 17 sao libertados das partes de fecho 17A, como resultado disto a folha 2 pode abrir.
Com um outro movimento, enquanto a folha 2 ainda está fechada, o pino de dobradiça 9 penetra na ranhura 11 da parte que forma a rampa 12, e os carnes 33 no mecanismo de tesoura 7 são libertados, como resultado disto a folha 2 pode inclinar-se.
Aquando da montagem da ferragem na folha 2, duas partes dentadas 26 e 27 a serem ligadas, em primeiro lugar, são encaixadas uma na outra antes de a ripa 13 ou 14, ou qualquer parte, ser movida para a ranhura de ferragem 15.
Por fim, a peça de suporte 3 é encaixada na extremidade vertical na ranhura de ferragem 15, de tal modo que as suas partes dentadas 25 encaixam com vários dentes na parte dentada 22 das duas ripas 13. É claro que as peças de suporte 3 e ripas 13 e 14 descritas anteriormente também podem ser aplicadas a outras janelas que não as janelas oscilo-basculantes, pelo que essas partes podem ser montadas na folha assim como na janela fixa. As partes, tal como o mecanismo de tesoura 7 ou o pino de dobradiça 9, não estão presentes.
Se essas partes se estenderem apenas ao longo de uma extremidade, então pode não ser necessário um ajuste de comprimento preciso. Contudo, as partes descritas acima - 16- ΡΕ1227207 permitem uma montagem mais simples, rápida e barata, sem corte, furação ou perfuração prévios.
Com tais outras janelas, também podem ser usados conectores de canto 4 e/ou 18 e/ou 19.
Na figura 12, está representada muito esquematicamente uma janela de varrer, em que as partes da ferragem estão indicadas com os mesmos números de referência como nas figuras anteriores.
Nas figuras 13 e 14, de um modo análogo, estão representadas duas formas de realização de uma janela basculante.
Na figura 15, também de um modo análogo, está representada esquematicamente uma janela projectante. A folha 2 é anexa ao caixilho fixo no topo em lados opostos, através de um mecanismo de tesoura 7.
Na figura 16, de um modo análogo, está representada uma janela pivotante horizontal, em que a folha 2, nos lados opostos, a metade da sua altura, se move em redor de um eixo horizontal com respeito ao caixilho fixo 1. A invenção não é de modo algum limitada às formas de realização descritas anteriormente e representadas nas figuras; pelo contrário, pode tal ferragem e tais partes para tal ferragem serem realizadas em várias variantes, sem se - 17- ΡΕ1227207 afastarem do âmbito da invenção, como definido pelas reivindicações em anexo.
Lisboa, 24 de Setembro de 2013

Claims (9)

  1. ΡΕ1227207 -1 - REIVINDICAÇÕES 1 - Ferragem para uma janela com um caixilho fixo (1) e uma folha (2), em que a ferragem compreende, pelo menos, uma peça de suporte separada (3), a qual pode ser accionada por um manipulo para operar a ferragem e pode, em uso, ser provida, respectivamente, na extremidade da folha (2) e no caixilho fixo (1), na ranhura de ferragem (15) da ferragem, de forma móvel, e as ripas (10,13,14,31,32), as quais podem ser movidas através desta peça de suporte (3), cujas ripas são moviveis na ranhura de ferragem (15), formada por duas nervuras (16) paralelas, as quais estão dobradas uma na direcção da outra com as suas extremidades exteriores na dita extremidade e possivelmente em outras extremidades da folha (2) ou do caixilho fixo (1), em que, pelo menos, várias (10,13,14,31,32) das mesmas são providas com, pelo menos, um perno (17), o qual coopera, respectivamente, com uma parte de fecho (17A) provida no caixilho fixo (1) e na folha (2), em que a peça de suporte (3), com cada uma das suas extremidades, é ligada a uma ripa (13) através de partes dentadas (22,25) que se encaixam entre si, isto é, uma parte dentada (22) na extremidade da ripa (13) e uma parte dentada (25) na extremidade da peça de suporte (3), e em que a peça de suporte (3) é provida com pernas elásticas (23) com as quais é encaixada na ranhura de ferragem (15).
  2. 2 - Ferragem de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo facto de que o comprimento das partes dentadas (22,25) da peça de suporte (3) e as ripas (13) aí ligadas é, pelo menos, de 5 cm, e preferencialmente de, pelo menos, 6 cm. ΡΕ1227207 -2 -
  3. 3 - Ferragem de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada pelo facto de que a parte dentada (22) é provida numa nervura (21) da ripa (13) e a outra parte dentada (25) numa ranhura (24), numa extremidade da peça de suporte (3) e que ambas as partes dentadas (22, 25) são formadas por corrugações, as quais estão, respectivamente, nas nervuras (21) e no lado interior da ranhura (24).
  4. 4 - Ferragem de acordo com qualquer uma das formas de realização anteriores, caracterizada pelo facto de que as ripas (13), as quais estão ligadas à peça de suporte (3), são também providas com uma parte dentada (26) na sua extremidade, a qual está na direcção oposta desta peça, cuja parte dentada encaixa numa parte dentada (27) complementar de uma parte, por exemplo, outra ripa (14,31,32), a parte móvel (5,5B) de um conector de canto (4,18,19) ou semelhante.
  5. 5 - Ferragem de acordo com a reivindicação 4, caracterizada pelo facto de que uma das partes dentadas (27) que encaixam entre si é provida no lado interior de uma extremidade aumentada oca (28), e a outra parte dentada (26) numa extremidade afunilada.
  6. 6 - Ferragem de acordo com a reivindicação 4 ou 5, caracterizada pelo facto de que compreende uma ou mais ripas (14) , as quais são providas com uma parte dentada (26,27) em ambas as extremidades, em que estas partes dentadas (26,27) podem ser complementares ou iguais. -3- ΡΕ1227207
  7. 7 - Ferragem de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo facto de que as peças de suporte (3) e/ou as ripas (13,14) são produzidas com material sintético, por exemplo, poliamida, preferivelmente reforçadas por fibras, tais como fibras de vidro.
  8. 8 - Ferragem de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo facto de que se estende sobre mais do que uma extremidade da janela; em cujo caso compreende, pelo menos, um conector de canto (4,18,19) com uma parte fixa (6) e uma parte (5) móvel aí, em que uma extremidade da parte móvel (5) está ligada a uma extremidade de uma ripa (13,14) na ranhura de ferragem (15), através de partes dentadas que se encaixam entre si (25,22 ou 26,27).
  9. 9 - Ferragem de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo facto de que compreende um conector de canto (4) que está situado com uma parte na mesma extremidade, como a peça de suporte (3), e ao longo de uma extremidade que se mantém de forma transversal aí é ligado a uma ripa (13) através de partes dentadas (22, 25) semelhantes àquelas com as quais a peça de suporte (3) é acoplada a uma ripa (13), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4. Lisboa, 24 de Setembro de 2013
PT2075285T 2001-01-29 2002-01-23 Ferragem para uma janela e partes para tal ferragem PT1227207E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BE2001/0068A BE1014943A3 (nl) 2001-01-29 2001-01-29 Beslag van een raam en onderdelen daarvoor.

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT1227207E true PT1227207E (pt) 2013-09-30

Family

ID=3896839

Family Applications (3)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT04076011T PT1447505E (pt) 2001-01-29 2002-01-23 Conjunto de ligação para uma janela
PT04075952T PT1449998E (pt) 2001-01-29 2002-01-23 Acessório para janela
PT2075285T PT1227207E (pt) 2001-01-29 2002-01-23 Ferragem para uma janela e partes para tal ferragem

Family Applications Before (2)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT04076011T PT1447505E (pt) 2001-01-29 2002-01-23 Conjunto de ligação para uma janela
PT04075952T PT1449998E (pt) 2001-01-29 2002-01-23 Acessório para janela

Country Status (8)

Country Link
US (1) US6574927B2 (pt)
EP (4) EP1449998B1 (pt)
AT (2) ATE425334T1 (pt)
BE (1) BE1014943A3 (pt)
DE (2) DE60231535D1 (pt)
DK (1) DK1447505T3 (pt)
ES (3) ES2320884T3 (pt)
PT (3) PT1447505E (pt)

Families Citing this family (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE10157826A1 (de) * 2001-11-24 2003-06-12 Roto Frank Ag Beschlag an einem Flügel oder einem festen Rahmen eines Fensters, einer Tür oder dergleichen
ITTO20030488A1 (it) * 2003-06-27 2004-12-28 Savio Spa Asta di trasmissione per accessori per serramenti
DE202004004009U1 (de) * 2004-03-15 2005-07-28 Mayer & Co. Beschlaganordnung
DE102004043942A1 (de) 2004-09-11 2006-03-30 Roto Frank Ag Beschlaganordnung für ein Fenster, eine Tür oder dergleichen
DE102004043973C5 (de) * 2004-09-11 2008-10-09 Roto Frank Ag Verfahren zur Verbindung von Baugruppen einer Beschlaganordnung in einer Beschlagteilnut eines Tür- oder Fensterflügels
ITTO20060434A1 (it) * 2006-06-15 2007-12-16 Savio Spa "gruppo di azionamento per serramenti"
DE202008004032U1 (de) * 2008-03-20 2009-07-30 Siegenia-Aubi Kg Fenster oder Tür
DE202010016354U1 (de) 2010-12-08 2011-02-17 Siegenia-Aubi Kg Schließteil für einen Verriegelungsbeschlag
EP2735677B1 (en) * 2012-11-21 2017-01-04 Vita Corporation Co., Ltd. Door/window comprising an operating system with multiple locking points
DE102012112899A1 (de) * 2012-12-21 2014-06-26 Roto Frank Ag Treibstangenbeschlag mit Fehlbedienungssperre und Fenster, Tür oder dergleichen mit einem derartigen Treibstangenbeschlag
US9404294B1 (en) * 2014-01-21 2016-08-02 Endura Products, Inc. Astragal with adjustable length shoot bolt drive linkage
CN103899168A (zh) * 2014-04-15 2014-07-02 李健 一种门窗锁装置及一种铝合金门窗
BE1023748B1 (nl) * 2016-01-07 2017-07-11 PARYS Emmanuel Diederich Camille VAN Verdektliggend scharnier voor een draai-kip en kip-draai raam en raam daarmee uitgerust
CN108571244B (zh) * 2018-06-20 2023-08-08 佛山东鹏洁具股份有限公司 一种一键式快拆装柜门铰及其安装结构
BE1029013B1 (nl) * 2021-01-14 2022-08-16 Sobinco Fa Verbindingslat voor raambeslag

Family Cites Families (34)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CH440645A (de) * 1965-01-07 1967-07-31 Schuermann & Co Heinz Dreh-, Drehkipp-, Kipp- oder Klappflügel für Fenster oder Türen
NL7104154A (pt) * 1970-04-02 1971-10-05
DE2026368A1 (de) * 1970-05-29 1971-12-09 Fa. Wilhelm Weidtmann, 5620 Velbert Sicherung gegen Fehlschaltungen für Dreh-Kipp-Flügel von Fenstern, Türen od. dgl
DE2026180A1 (de) * 1970-05-29 1971-12-09 Fa. Gustav Winterhoff, 5750 Menden Dreh-Kipp-Beschlag, insbesondere Kipplager für Fenster, Türen o. dgl
DE2166814A1 (de) * 1971-04-14 1976-03-11 Winkhaus Fa August Beschlag fuer schwenk- oder kippbare fluegel von fenstern und tueren oder dergleichen
DE2142085B2 (de) * 1971-08-21 1974-08-15 Wilhelm Suhr, Baubeschlagfabrik Kg, 3051 Hagenburg Kupplungsvorrichtung für Getriebegestänge an Fenstern oder Türen
DE7223874U (de) * 1972-06-26 1972-10-05 Ver Baubeschlagfab Gretsch & Coo Gmbh Gestänge mit zwei miteinander verbundenen bzw. zu verbindenden Gestängegliedern
DE2456057C2 (de) * 1974-11-27 1983-09-08 Wilh. Frank Gmbh, 7022 Leinfelden-Echterdingen Kippriegellager für ein Fenster, eine Tür o.dgl.
AT331145B (de) * 1974-11-28 1976-08-10 Mayer & Co Riegel Beschlag Gestange fur verschlusse von fenstern oder turen
DE2805465C2 (de) * 1978-02-09 1984-11-15 Fa. Aug. Winkhaus, 4404 Telgte Treibstangenbeschlag
DE7804212U1 (de) * 1978-02-14 1978-05-24 Siegenia-Frank Kg, 5900 Siegen Kippriegelverschlussbeschlag fuer dreh- kippfluegel -fenster und -tueren o.dgl.
DE2826139A1 (de) * 1978-06-15 1979-12-20 Ver Baubeschlag Gretsch Co Vorrichtung zur sicherung gegen fehlbedienung
DE3025885A1 (de) * 1980-07-09 1982-02-04 J. K. Koch, Koebenhavn Beschlag von kipp-schwenk-fluegeln von fenstern, tueren o.dgl.
FR2487419A1 (fr) * 1980-07-25 1982-01-29 Ferco Int Usine Ferrures Ferrure de fenetre, porte ou analogue
GB8417165D0 (en) * 1984-07-05 1984-08-08 Wood T J Securing system
IT1241382B (it) * 1990-12-28 1994-01-10 Fiat Auto Spa Dispositivo di registrazione della lunghezza di un tirante, in particolare per il comando di serrature di veicoli.
DE9102450U1 (pt) * 1991-03-01 1992-06-25 Ramsauer, Dieter, 5620 Velbert, De
DE9203338U1 (pt) * 1992-03-12 1993-07-08 Siegenia-Frank Kg, 5900 Siegen, De
DE9212670U1 (pt) * 1992-09-21 1992-12-17 Laeken Fensterzubehoer Gmbh, 4504 Georgsmarienhuette, De
GB9300402D0 (en) * 1993-01-11 1993-03-03 Schlegel Uk Holdings Espagnolette window locking system and bolt construction
US5483779A (en) * 1993-07-08 1996-01-16 Exposystems, Inc. Header frame for a display system
US5444958A (en) * 1993-11-02 1995-08-29 Lu; Ching-Nan Door frame
DE9402511U1 (de) * 1994-02-16 1994-04-07 Roto Frank Ag Beschlag für Fenster oder Türen o.dgl.
DE9404966U1 (de) * 1994-03-23 1994-05-19 Roto Frank Ag Beschlag für Fenster, Türen o. dgl.
DE59505561D1 (de) * 1994-07-26 1999-05-12 Siegenia Frank Kg Fenster oder Tür mit Schliessstücken
DE19511929C1 (de) * 1995-03-31 1996-05-23 Weidtmann Wilhelm Kg Dreh- und/oder Kipp-Beschlag für Fenster, Türen od. dgl. mit einem zwischen dem Flügel und dem Rahmen angeordneten Flügelheber
FR2747433B1 (fr) * 1996-04-10 1998-05-22 Ferco Int Usine Ferrures Element de ferrure pour porte, fenetre ou analogue, notamment une gache, destine a etre monte sur un profile en aluminium ou en pvc
DE19748059C2 (de) * 1997-10-31 2001-11-29 Weidtmann Wilhelm Kg Treibstangenbeschlag für bewegliche Steuerelemente an einem Fenster oder einer Tür
DE19828034A1 (de) * 1998-06-24 1999-12-30 Winkhaus Fa August Schließblech
FR2786527B1 (fr) * 1998-11-26 2001-01-19 Ferco Int Usine Ferrures Dispositif de relevage pour chassis ouvrant de porte, fenetre ou analogue
FR2789719B1 (fr) * 1999-02-16 2001-05-18 Ferco Int Usine Ferrures Ferrure de verrouillage du type cremone ou analogue
DE19913306A1 (de) * 1999-03-24 2000-09-28 Winkhaus Fa August Beschlagsystem
FR2793511B1 (fr) * 1999-05-11 2001-06-22 Ferco Int Usine Ferrures Element de ferrure de type gache
DE20000246U1 (de) * 2000-01-12 2000-03-30 Aubi Baubeschlaege Gmbh Fehlbedienungssicherung

Also Published As

Publication number Publication date
BE1014943A3 (nl) 2004-07-06
EP1449998B1 (en) 2010-01-13
EP1227207A2 (en) 2002-07-31
DE60231535D1 (de) 2009-04-23
EP1227207B1 (en) 2013-07-03
US20020100233A1 (en) 2002-08-01
EP1447509A2 (en) 2004-08-18
ATE455224T1 (de) 2010-01-15
DE60235113D1 (de) 2010-03-04
EP1449998A3 (en) 2005-01-12
EP1447505A2 (en) 2004-08-18
EP1449998A2 (en) 2004-08-25
EP1227207A3 (en) 2004-02-04
PT1449998E (pt) 2010-03-09
EP1447505B1 (en) 2009-03-11
ES2320884T3 (es) 2009-05-29
EP1447509A3 (en) 2005-01-12
ATE425334T1 (de) 2009-03-15
US6574927B2 (en) 2003-06-10
ES2428352T3 (es) 2013-11-07
ES2337356T3 (es) 2010-04-23
PT1447505E (pt) 2009-05-25
EP1447505A3 (en) 2005-01-12
DK1447505T3 (da) 2009-04-27

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT1227207E (pt) Ferragem para uma janela e partes para tal ferragem
AU701505B2 (en) A screening device for a wall opening
US6550733B1 (en) Supporting means for a screening device
EP1491706B1 (en) Transmission rod for accessories for windows and doors
US6161335A (en) Balance shoe for reducing the size of a pivotable window sash assembly
US5003747A (en) Window assembly of extruded plastics material
CA2076655A1 (en) Venetian blind
EA000888B1 (ru) Поддерживающее средство для экранирующего устройства
US6250012B1 (en) Louver assembly with multi-position louver adjusting control rod having clamping connecting arms
CA2314789C (en) T-mullion
US6810619B2 (en) Light-blocking shutter system
NZ226760A (en) Louvre shutter assembly.
US4838332A (en) Swinging screen door for sliding glass doors
US5598664A (en) Sliding partition containing rotatable louvres
CA2265129A1 (en) Corner assembly for a frame
JPH0315751Y2 (pt)
GB2150187A (en) Frame member for a balancing window sash
CA2222434C (en) Louver assembly with multi-position louver adjusting control rod having clamping connecting arms
GB2150189A (en) Sliding window arrangement
EP1873348A2 (en) Blind with folding guides
JP3199821B2 (ja) 横引シャッター開口枠の下枠開放装置
CA2282237C (en) Adjustable shutter assembly and slat control mechanism
JPH0613978Y2 (ja) 戸車式折畳み戸
AU2021449655A1 (en) Screen guide frame structure and screen device having same
JPH0421438Y2 (pt)