PT100230B - Dispositivo regulador de caudal para cateteres dispositivos semelhantes e processo para a fabricacao do mesmo - Google Patents

Dispositivo regulador de caudal para cateteres dispositivos semelhantes e processo para a fabricacao do mesmo Download PDF

Info

Publication number
PT100230B
PT100230B PT100230A PT10023092A PT100230B PT 100230 B PT100230 B PT 100230B PT 100230 A PT100230 A PT 100230A PT 10023092 A PT10023092 A PT 10023092A PT 100230 B PT100230 B PT 100230B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
tube
passage
catheters
similar devices
flow regulator
Prior art date
Application number
PT100230A
Other languages
English (en)
Other versions
PT100230A (pt
Original Assignee
Grifols Lucas Victor
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Grifols Lucas Victor filed Critical Grifols Lucas Victor
Publication of PT100230A publication Critical patent/PT100230A/pt
Publication of PT100230B publication Critical patent/PT100230B/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B29WORKING OF PLASTICS; WORKING OF SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE IN GENERAL
    • B29CSHAPING OR JOINING OF PLASTICS; SHAPING OF MATERIAL IN A PLASTIC STATE, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; AFTER-TREATMENT OF THE SHAPED PRODUCTS, e.g. REPAIRING
    • B29C67/00Shaping techniques not covered by groups B29C39/00 - B29C65/00, B29C70/00 or B29C73/00
    • B29C67/0014Shaping techniques not covered by groups B29C39/00 - B29C65/00, B29C70/00 or B29C73/00 for shaping tubes or blown tubular films
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61MDEVICES FOR INTRODUCING MEDIA INTO, OR ONTO, THE BODY; DEVICES FOR TRANSDUCING BODY MEDIA OR FOR TAKING MEDIA FROM THE BODY; DEVICES FOR PRODUCING OR ENDING SLEEP OR STUPOR
    • A61M39/00Tubes, tube connectors, tube couplings, valves, access sites or the like, specially adapted for medical use
    • A61M39/22Valves or arrangement of valves
    • A61M39/225Flush valves, i.e. bypass valves for flushing line

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Heart & Thoracic Surgery (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Biomedical Technology (AREA)
  • Pulmonology (AREA)
  • Anesthesiology (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Hematology (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Infusion, Injection, And Reservoir Apparatuses (AREA)
  • Media Introduction/Drainage Providing Device (AREA)

Description

presente invento diz respeito a um dispositivo regulador de caudal para cateteres, dispositivos semelhantes e ao processo de fabricação do mesmo, trazendo notáveis vantagens no que diz respeito aos reguladores de caudal para cateteres actualmente conhecidos.
Como se sabe, a regulação de maneira precisa à passagem de fluídos que devem ser administrados mediante cateteres ao corpo humano, apresenta notáveis dificuldades pois que se devem regular caudais muito reduzidos de fluido, o que se deve realizar de forma facilmente ajustável.
São conhecidos muitos sistemas, entre os quais cabe citar os que actuam por estrangulamento progressivo do tubo, seja por compressão lateral do mesmo ou por interposição de um corpo que vai fechando a passagem do líquido ou inclusivamente por meio de tracção longitudinal do tubo que se estreita esmagando o núcleo rígido interno em relação ao qual é cada vez mais reduzido o interstício de passagem.
Contudo, os sistemas actualmente conhecidos sofrem do inconveniente da defeituosa e errática progressividade de graduação, por serem as passagens muito reduzidas e por isso mesmo apresentam o defeito de algumas partículas do líquido poderem depositar-se nos interstícios muito reduzidos da passagem alterando as condições do fluxo após o ajustamento que se tivesse realizado no mesmo. Isto conduz, portanto à pouca fiabilidade no funcionamento do dispositivo regulador da passagem durante o ciclo de utilização, o que tem como consequência que o tratamento médico que se deseja conseguir pode ficar deste modo substancialmente alterado.
—3 —
A razão de muitos dos inconvenientes indicados apoia-se para além do primitivismo do sistema de estrangulamento no facto de se tratar de tubos ou passagens que em princípio têm diâmetros grandes e cujo ajuste se consegue por esmagamento, produzindo uma grande aproximação das paredes entre si, pelo que se compreende que para se obter um raio hidráulico muito reduzido o interstício resultante tem que ser extremamente pequeno com todos os inconvenientes que se mencionaram.
A presente patente de invenção está destinada a dar a conhecer um dispositivo regulador de caudal para cateteres e dispositivos semelhantes que solucione de maneira satisfatória os inconvenientes anteriormente mencionados.
princípio básico do regulador de caudal objecto do presente invento assenta na constituição do regulador de caudal mediante passagens regulares constantes, calibrados com grande precisão e que contrariamente ao que se praticou até ao momento, não são ajustáveis. Mediante este princípio, que se mostrou revolucionário na sua aplicação aos reguladores de caudal para cateteres, consegue-se uma regularidade absoluta da passagem pelo que o caudal de alimentação no tratamento clínico resulta constante e permanente e além do mais, ao constituir uma passagem de muito pequeno diâmetro porém de forma circular ou sensivelmente circular, consegue-se, que para um raio hidráulico determinado, as dimensões transversais do orifício sejam as maiores possível, evitando os interstícios extraordinariamente reduzidos dos reguladores de caudal actualmente conhecidos, que davam lugar a obstruções e irregularidades de funcionamento.
Em devido tempo, a presente patente desenvolve-se ela própria ao processo de fabricação do regulador de caudal a que se refere. 0 procedimento, que se explicará de forma mais detalhada
nesta memória descritiva, resolve a realização das passagens calibradas de regulação com dimensões individuais muito reduzidas e com uma secção transversal muito precisa em toda o seu comprimento. Em devido tempo, o processo é facilmente industrializado, conseguindo-se preços de custo muito reduzidos.
Para uma melhor compreensão juntam-se a título de exemplo, uns desenhos explicativos do regulador de caudal e do processo para o seu fabrico que são o objecto da presente patente de invenção.
As Figuras 1, 2 e 3 são secções longitudinais e transversais de um regulador de caudal realizado de acordo com o presente patente.
As Figuras 4, 5 e 6 mostram de forma detalhada e esquematicamente, três fases distintas da fabricação do regulador de caudal.
As Figuras 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13 representam diferentes fases da fabricação do regulador de caudal mostrando a posição relativa da vareta calibrada interna em relação ao regulador.
As Figuras 14 e 15 representam cada uma delas vistas do regulador aplicada a ligações com o conjunto da tubagem da conduta.
A Figura 16 mostra esquematicamente a utilização do regulador de caudal em aplicação clínica.
Tal como se pode observar nos desenhos, o regulador de caudal que ê objecto da presente patente consiste essencialmente
num conjunto moldado único, designado de uma maneira geral pelo numero de referência (1), o qual possui as extremidades tubulares (2) e (3) , um corpo central (4) no qual existe um orifício com dimensões bem determinadas para a regulação do caudal, de diâmetro muito preciso (5). A forma do referido orifício, em secção transversal, será preferencialmente circular ou muito parecida com a forma circular, a fim de se conseguir as maiores dimensões transversais para um determinado raio hidráulico.
Se bem que a parte central que tem a passagem calibrada (5) tenha sido representada com a forma achatada, por razões da técnica de fabricação, compreender-se-à que a mesma poderia ter qualquer outra forma exterior desde que seja respeitada a forma cilíndrica ou quase cilíndrica da passagem calibrada central.
A fabricação da zona que tem a passagem calibrada e a a própria conduta se realizam-se tal como se representou esquematicamente nas Figuras 4, 5 e 6, nas quais se pode observar que um tubo inicial (7) recebe interiormente uma vareta calibrada (8) que actua como um mandril e exteriormente actuam os dispositivos de prensagem a quente (9 e 10), de modo a que uma vez suficientemente elevada a temperatura do tubo de material plástico (7), chegando ao ponto de fluidez, os elementos (9 e 10) pressionam o
I tubo, tal como se representou na Figura 5, ajustando as paredes do mesmo â forma dos elementos (9 e 10) que ficam face a face um com o outro e também à forma exterior da vareta calibrada (8). Depois da fase de compressão na qual os elementos (9 e 10) pressionam a parte central (11) do tubo (7) e após um certo arrefecimento, podem-se retirar a s referidas peças e extrair a vareta que actuou como um mandril, ficando o dispositivo de controlo da passagem de líquidos constituído com a sua forma final o que quer dizer, com as suas extremidades com a forma de tubo, por se ter partido de um tubo original (7) e com a parte
central achatada ou com outro tipo de forma (11) dependendo da forma precisa das peças (9 e 10), tendo-se conseguido que no interior exista a passagem calibrada (12). Nas Figuras 7a 13 observam-se as diferentes fases do fabrico do dispositivo de controlo da passagem dos fluidos, representadas de forma esquemática. Nas referidas Figuras representa-se um tubo inicial (13) que é alimentado axialmente até à cabeça de moldação representada de uma maneira geral pelo número de referência (14), existindo uma guia (15) em oposição ao tubo (13), com um anel de expulsão exterior (16). A vareta (17) é introduzida axialmente no interior do tubo de guia (15), passando a adoptar a disposição da Figura 9, na qual a vareta já está totalmente introduzida, de modo que a sua cabeça (18) se encontra encostada topo a topo contra um anel ou gola (19) adjacente ao anel expulsor (16). Nas Figuras 10 e 11 representaram-se as fases de moldação intermédias nas quais se determina a passagem calibrada e o corte do tubo, efectuando-se uma secção (20) por meio da qual se separa o tubo (13) do elemento que constituiu o dispositivo moldado de controlo da passagem. Em continuação, tal como se representa na Figura 11, a vareta calibrada (17) é extraída da guia (15) e o conjunto do dispositivo de controlo da passagem que ficou acabado, separa-se da cabeça de moldação (14) sendo finalmente expulso por meio de deslocamento do anel expulsor (16), representando-se o conjunto do dispositivo de controlo da passagem, completamente terminado pelo número de referência genérico (21).
dispositivo ficará ligado, tal como se representa nas Figuras 14 e 15, como por exemplo, a elementos de ligação tais como a peça (22) e a peça (23) , possuindo a primeira delas um alojamento interno de tipo cónico (24) destinado a receber o sistema de condução do produto (26) e a segunda (25), destinada a ser ligada a uma agulha ou cateter para o paciente, tal como se representa nas Figuras 15 e 16.
-7A graduação da passagem do fluído pelo dispositivo de
controlo que é objecto da presente patente consegue-se, por um lado, por meio do diâmetro e comprimento final da zona moldada do dispositivo (21) e por outro por meio da altura do recipiente que contém o produto (27) que alimenta a conduta (26), variando a coluna de líquido em relação à veia do paciente onde está implantado o cateter ou agulha (28). Um suporte de tipo convencional (29), com a possibilidade de graduar o ponto de suspensão da bolsa (27), permitirá fazer variar a altura da coluna estática do líquido a fim de fazer variar desse modo o fluxo de líquido administrado ao paciente.
Tudo o que não afectar, alterar, mudar ou modificar a essência do regulador descrito, poderá variar para todos os efeitos desta patente de invenção.

Claims (1)

  1. REIVINDICAÇÕES ia. - Dispositivo regulador de caudal para cateteres e, dispositivos semelhantes caracterizado por ser constituído por um elemento moldado que se acha dotado de uma passagem de diâmetro e comprimento bem precisos e que faz parte integrante de um componente em cujas extremidades estão situadas umas tubagens destinadas a promover a ligação entre a referida passagem de uma predeterminada furação de diâmetro bem preciso e o sistema de alimentação, sendo as características da passagem calibrada de diâmetro bem preciso função do raio hidráulico da referida passagem e escolhidas em conformidade.
    23. - processo para a fabricação de um dispositivo regulador de caudal para cateteres e dispositivos semelhantes, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender a operação que consiste em se proceder à alimentação de uma prensa de aquecimento e moldagem com um tubo contínuo no seu estado inicial, com a introdução simultânea de uma vareta calibrada, axialmente no interior do tubo, antes de se proceder à moldagem da zona do tubo que corresponde ã posição da vareta que vai ficar completamente embebida no material moldado sob a acção de uma operação de achatamento ou esmagamento, sendo o componente arrefecido e a vareta extraída, procedendo-se depois à separação do dispositivo de controlo de caudal do material tubular inicial por meio de uma operação de corte.
PT100230A 1991-03-18 1992-03-12 Dispositivo regulador de caudal para cateteres dispositivos semelhantes e processo para a fabricacao do mesmo PT100230B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ES9100691A ES2028740A6 (es) 1991-03-18 1991-03-18 Regulador de caudal para cateteres y similares y procedimiento para la fabricacion del mismo.

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT100230A PT100230A (pt) 1994-04-29
PT100230B true PT100230B (pt) 1999-08-31

Family

ID=8271684

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT100230A PT100230B (pt) 1991-03-18 1992-03-12 Dispositivo regulador de caudal para cateteres dispositivos semelhantes e processo para a fabricacao do mesmo

Country Status (15)

Country Link
JP (1) JP2761323B2 (pt)
AT (1) AT401144B (pt)
BE (1) BE1006036A3 (pt)
BR (1) BR9200921A (pt)
CH (1) CH689484A5 (pt)
DE (1) DE4207917C2 (pt)
DK (1) DK24092A (pt)
ES (1) ES2028740A6 (pt)
FR (1) FR2674131B1 (pt)
GB (1) GB2254169B (pt)
IT (1) IT1252672B (pt)
MX (1) MX9201160A (pt)
NL (1) NL9200399A (pt)
PT (1) PT100230B (pt)
SE (1) SE9200814L (pt)

Families Citing this family (7)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5549866A (en) * 1991-03-18 1996-08-27 Victor Grifols Lucas Process of making a flow regulation device
US5401255A (en) * 1993-07-20 1995-03-28 Baxter International Inc. Multi-functional valve with unitary valving member and improved safety
FR2715854B1 (fr) * 1994-02-09 1996-04-12 Matef Sa Dispositif de tubulure à petit débit et appareil d'injection de produit pharmaceutique utilisant un tel dispositif.
GB2305370B (en) * 1995-09-19 1997-10-29 Asahi Medical Co Device for depletion of leukocytes
DE19814650C2 (de) * 1998-04-01 2002-02-28 Aeroquip Vickers Internat Gmbh Verfahren zur Herstellung einer Drosselstelle in einem Schlauch sowie Drosselstelle in einem Schlauch
ES2173042B1 (es) * 2001-02-28 2003-06-16 Lucas Victor Grifols Dispositivo y procedimiento para el control de caudal para productos medicamentosos.
US10314994B2 (en) * 2013-12-10 2019-06-11 Applied Medical Technology, Inc. Bridle catheter

Family Cites Families (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
GB689081A (en) * 1951-05-02 1953-03-18 John George Greener An improved metering device for use in refrigerator circulating systems
GB712852A (en) * 1952-01-05 1954-08-04 Girling Ltd Improvements in or relating to the manufacture of fluid flow metering devices
GB1539371A (en) * 1975-01-17 1979-01-31 Clarke E Means for controlling fluid flow
GB1501273A (en) * 1975-08-22 1978-02-15 Avon Medicals Producing a flow restrictor
US4278083A (en) * 1978-06-29 1981-07-14 Young James E Flow regulating device for arterial catheter systems
US4266542A (en) * 1978-12-14 1981-05-12 Baxter Travenol Laboratories, Inc. EVA Formulation having improved properties
US4381591A (en) * 1979-04-24 1983-05-03 American Hospital Supply Corporation Method of assembling medical flushing valve
JPS59164637U (ja) * 1983-04-21 1984-11-05 株式会社 日本メデイカル・サプライ 医療用チユ−ブコネクタ−
DE3417257A1 (de) * 1984-05-10 1985-11-14 B. Braun Melsungen Ag, 3508 Melsungen Spuelvorrichtung fuer einen katheter
US4713063A (en) * 1985-04-29 1987-12-15 Beta Phase, Inc. Intravenous tube and controller therefor
US4626243A (en) * 1985-06-21 1986-12-02 Applied Biomedical Corporation Gravity-independent infusion system
US4743235A (en) * 1986-09-05 1988-05-10 Medex, Inc. Flush control device
JPH01117348U (pt) * 1988-01-28 1989-08-08
JPH0288075A (ja) * 1988-09-22 1990-03-28 Terumo Corp 管状体、その製造方法およびこの管状体を組み込む流れ制御装置
JPH03237984A (ja) * 1990-02-16 1991-10-23 Nippon Sherwood Kk 輸液ライン接続具

Also Published As

Publication number Publication date
GB2254169A (en) 1992-09-30
ITMI913497A0 (it) 1991-12-27
JPH05123397A (ja) 1993-05-21
CH689484A5 (fr) 1999-05-14
BR9200921A (pt) 1993-03-09
ES2028740A6 (es) 1992-07-01
GB9205057D0 (en) 1992-04-22
ATA46992A (de) 1995-11-15
ITMI913497A1 (it) 1993-06-27
NL9200399A (nl) 1992-10-16
BE1006036A3 (fr) 1994-04-26
DE4207917C2 (de) 1995-11-16
FR2674131B1 (fr) 1998-09-04
DE4207917A1 (de) 1992-09-24
IT1252672B (it) 1995-06-21
SE9200814D0 (sv) 1992-03-17
MX9201160A (es) 1992-10-01
GB2254169B (en) 1994-09-14
FR2674131A1 (fr) 1992-09-25
DK24092D0 (da) 1992-02-25
JP2761323B2 (ja) 1998-06-04
PT100230A (pt) 1994-04-29
SE9200814L (sv) 1992-09-19
DK24092A (da) 1992-09-19
AT401144B (de) 1996-06-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4210287A (en) Drip irrigation system
US6394141B2 (en) Single lumen to multiple lumen transition catheter and method
US6679865B2 (en) Fluid flow meter for gravity fed intravenous fluid delivery systems
US5549579A (en) Unitary drain and method for making
PT100230B (pt) Dispositivo regulador de caudal para cateteres dispositivos semelhantes e processo para a fabricacao do mesmo
EP0058325A1 (en) Flow-through chamber forming part of a blood duct
DE2731276A1 (de) Heizvorrichtung
US3149186A (en) Method for making a catheter
JPH0661364B2 (ja) 膨脹バルーン
US4087301A (en) Method of forming a flow restrictor
US20080029173A1 (en) Variable flow reshapable flow restrictor apparatus and related methods
WO1992009326A1 (de) Katheter
US3938501A (en) Catheter for radiological renal aortography and selective arteriography
WO1997048425A2 (en) Double lumen catheter for draining and irrigating of the intraventricular system and monitoring and controlling of the intracranial pressure
US6926509B2 (en) Apparatus for extruding tubing having a variable wall thickness
US4671320A (en) Adjustable valve for liquids for equipment having a medical application
PT1486223E (pt) Dispositivo para a administração de fármacos passível de ser implantado utilizando um orifício capilar para baixos débitos
EP0257046A4 (en) DEVICE FOR CONTROLLING THE FLOW OF LIQUIDS.
EP3104917B1 (de) Vorrichtung zum erwärmen von strömenden fluiden
US5549866A (en) Process of making a flow regulation device
EP1270033B1 (en) Device for controlling the flow volume of medication products
JP3775439B2 (ja) 二重チューブ、二重チューブ製造装置、二重チューブを用いたバルーンカテーテル及びバルーンカテーテルの製造方法
WO2016037702A1 (de) Vorrichtung umfassend einen mehrlumigen schlauch
US5234412A (en) Flow regulator for a drip chamber
AT391654B (de) Vorrichtung zum extrudieren von kunststoff

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19930924

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19990511

PC4A Transfer of assignment

Owner name: GRIFOLS, S.A., ES

Effective date: 20061115

MM4A Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent

Free format text: MAXIMUM VALIDITY LIMIT REACHED

Effective date: 20140512